guião do/a facilitador/as3.amazonaws.com/inee-assets/resources/ineemeet... · guião do/a...

4
Guião do/a Facilitador/a ( suporte à apresentação powerpoint ) MeetUp Global da INEE, dezembro de 2013 Tema opcional: Celebrar os 10 anos dos Requisitos Mínimos Apesar de ser um tema opcional, encorajamos os nossos membros a focar os MeetUps da INEE em dezembro de 2013 na Comemoração do 10º Aniversário dos Requisitos Mínimos da INEE. Diapositivo 1: BoasVindas Dê as boasvindas aos participantes! Pergunte se alguém já esteve num MeetUp anteriormente. Explique o objetivo do MeetUp e recolha as expectativas sobre o evento. Explique que os Requisitos Mínimos foram desenvolvidos há 10 anos atrás, em 2003, tendo sido oficialmente apresentados em 2004. O 10º aniversário representa uma óptima oportunidade para aqueles que trabalham no terreno refletirem sobre os sucessos e atuais desafios da educação em situações de emergência, em geral, e, em particular, no que diz respeito à aplicação dos Requisitos da INEE. Sendo estes uma ferramenta fundamental na área da educação em situações de emergência. Diapositivo 2: História dos Requisitos Mínimos da INEE Inicialmente, os membros da INEE priorizaram o desenvolvimento dos Requisitos Mínimos no sentido de promover a educação enquanto pilar fundamental da resposta de emergência, assim como de criar uma ferramenta de ação efetiva que assegure o cumprimento do direito à educação ea resposta às necessidades das populações afetadas. Em dezembro de 2004, a INEE apresentou o manual dos Requisitos Mínimos da INEE para a Educação em situações de Emergência, a primeira ferramenta global que define o nível mínimo de acesso e qualidade educacional para uma melhor coordenação, transparência e prestação de contas. O desenvolvimento dos Requisitos em 2004 e respetiva atualização em 2010 foram amplos processos consultivos que envolveram mais de 3500 pessoas de 52 países, incluindo estudantes, professores, técnicos de ONG, agências das NU, doadores, governos e universidades. Na verdade, alguns de vocês, participantes, podem ter contribuído para o desenvolvimento dos Requisitos. Os Requisitos tem por base o enquadramento legal internacional relacionado com o direito à educação, incluindo a Convenção dos Direitos da Criança e a Carta Humanitária. Os Requisitos Mínimos são reconhecidos pelo Projeto Esfera, cujos requisitos próprios se referem a setores humanitários como saúde e nutrição. Esta é uma grande vitória para o reconhecimento da educação como uma parte imprescindível da resposta humanitária, em conjunto com outros setores. Para aceder a mais informações sobre a história dos Requisitos Mínimos da INEE, clique aqui .

Upload: doankhue

Post on 26-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guião do/a Facilitador/a ( suporte à apresentação powerpoint)Meet­Up Global da INEE, dezembro de 2013Tema opcional: Celebrar os 10 anos dos Requisitos Mínimos

Apesar de ser um tema opcional, encorajamos os nossos membros a focar os Meet­Ups da INEE em dezembro de2013 na Comemoração do 10º Aniversário dos Requisitos Mínimos da INEE.

Diapositivo 1: Boas­Vindas● Dê as boas­vindas aos participantes! Pergunte se alguém já esteve num Meet­Up anteriormente.

● Explique o objetivo do Meet­Up e recolha as expectativas sobre o evento.

● Explique que os Requisitos Mínimos foram desenvolvidos há 10 anos atrás, em 2003, tendo sidooficialmente apresentados em 2004. O 10º aniversário representa uma óptima oportunidade paraaqueles que trabalham no terreno refletirem sobre os sucessos e atuais desafios da educação emsituações de emergência, em geral, e, em particular, no que diz respeito à aplicação dos Requisitos daINEE. Sendo estes uma ferramenta fundamental na área da educação em situações de emergência.

Diapositivo 2: História dos Requisitos Mínimos da INEE● Inicialmente, os membros da INEE priorizaram o desenvolvimento dos Requisitos Mínimos no sentido

de promover a educação enquanto pilar fundamental da resposta de emergência, assim como decriar uma ferramenta de ação efetiva que assegure o cumprimento do direito à educação e aresposta às necessidades das populações afetadas.

● Em dezembro de 2004, a INEE apresentou o manual dos Requisitos Mínimos da INEE para aEducação em situações de Emergência, a primeira ferramenta global que define o nível mínimo deacesso e qualidade educacional para uma melhor coordenação, transparência e prestação de contas.

● O desenvolvimento dos Requisitos em 2004 e respetiva atualização em 2010 foram amplosprocessos consultivos  que envolveram mais de 3500 pessoas de 52 países, incluindo estudantes,professores, técnicos de ONG, agências das NU, doadores, governos e universidades. Na verdade,alguns de vocês, participantes, podem ter contribuído para o desenvolvimento dos Requisitos.

● Os Requisitos tem por base o enquadramento legal internacional relacionado com o direito àeducação, incluindo a Convenção dos Direitos da Criança e a Carta Humanitária.

● Os Requisitos Mínimos são reconhecidos pelo Projeto Esfera, cujos requisitos próprios se referem asetores humanitários como saúde e nutrição. Esta é uma grande vitória para o reconhecimento daeducação como uma parte imprescindível da resposta humanitária, em conjunto com outros setores.

Para aceder a mais informações sobre a história dos Requisitos Mínimos da INEE, clique aqui.

Diapositivo 3: Como têm sido utilizados os Requisitos Mínimos da INEE?

● Desde o seu lançamento, os Requisitos Mínimos têm sido amplamente utilizados por técnicos deeducação, ministérios de Educação , decisores políticos e técnicos humanitários e dedesenvolvimento em mais de 110 países.

● Em 2012, foi feita uma avaliação sobre os Requisitos Mínimos no sentido de se perceber de que formao Manual tem vindo a ser usado por todo o mundo. A avaliação foi feita através de um inquérito porquestionário que recolheu as respostas de 701 pessoas em 117 países (para além dos inquéritos porentrevista e os grupos focais), revelando os seguintes resultados:

● Os Requisitos são amplamente usados em vários tipos de emergência, incluindo contextosde conflito, desastres naturais e emergências complexas.

● O uso dos Requisitos não está limitado à sede das organizações ou ao nível internacional,sendo frequentemente usados a nível nacional.

● Os Requisitos são utilizados nos diferentes níveis da resposta: (do mais frequente para omenos frequente): preparação, reconstrução, desenvolvimento, emergência crónicas epermamentes e resposta imediata.

Os Requisitos são usados, sobretudo, ao nível da:1.     Advocacy pelo Direito à Educação e o reconhecimento da Educação como uma resposta

humanitária fundamental2.   Preparação da resposta perante desastres e emergências3.   Monitorização e Avaliação4.   Formação e Capacitação5.   Propostas de Desenvolvimento6.   Conceção de Projetos7.   Ensino­aprendizagem sobre Educação em situações de Emergência8.     Coordenação das actividades educativas

Para aceder a mais informações sobre a avaliação dos Requisitos Mínimos da INEE, feita em 2012,clique aqui.

Diapositivo 4: Questões para diálogo

● Este é ponto alto do Meet­Up. Facilite o diálogo entre todo o grupo, durante todo o evento, recorrendo aquestões como: (reflectidas na apresentação powerpoint):

1. Como tem aplicado os Requisitos Mínimos no seu trabalho, nos últimos 10 anos? Em quecontexto? Com que intuito?2. Que desafios tem encontrado na utilização desta ferramenta em contextos especifícos? Epontos positivos? Dê exemplos concretos.3. Como têm os Requisitos Mínimos influenciado o seu trabalho (projetos, organização,abordagens) durante os últimos 10 anos?

● Encoraje os participantes a darem exemplos concretos durante a discussão.

● Partilhe o resultado da discussão no Meet­Up com os outros membros da INEE, enviando umpequeno relatório com os pontos­chave, por e­mail, juntamente com o relatório do própriol Meet­Uppara: [email protected].

Existe um conjunto de ferramentas e recursos que suportam e orientam o uso dos Requisitos. No casodos participantes se interessarem, pode partilhar com eles a seguinte lista:

1. Kit de Ferramentas da INEE: página de internet onde pode encontrar todas as ferramentasreconhecidas e aprovadas pela INEE.

2. Relatórios de Avaliação e estudos de caso relacionados com os Requisitos Mínimos:conheça melhor os Requisitos Mínimos a partir da informação presente nos relatórios eexemplos reais.

3. Listas de verificação para a institucionalização dos Requisitos Mínimos: (em inglês)algumas ideias de como usar os Requisitos para ONG, agências das NU, ministérios deeducação e outros parceiros.

4. Contextualização dos Requisitos Mínimos da INEE: (em inglês) versões do Manual dosRequisitos Mínimos adaptados a alguns países.

5. Módulo de e­learning da INEE sobre os Requisitos Mínimos: (em inglês) conjunto demateriais dirigidos àqueles que não podem frequentar as ações de formação presenciais.

6. Pack de Formação da INEE e do Cluster de Educação sobre Educação em situaçõesde Emergência, (em inglês) incluindo um módulo sobre os Requisitos Mínimos.

7. Caso precise de mais apoio relativamente ao uso dos Requisitos, contacte o Secretariadoda INEE através do e­mail: [email protected] ou leia odocumento:“Ferramentas e recursos de apoio à utilização e aplicação dos RequisitosMínimos da INEE”

Diapositivo 5: Partilhe a sua experiência!

● Esta é uma oportunidade única para partilhar diversas experiências que os participantes e membrosda INEE tenham tido com os Requisitos Mínimos! Assim, incentive as pessoas presentes no Meet­Upa partilharem a sua experiência através de pequenos vídeos ou de mensagens escritas. Os referidosvídeos podem ser gravados durante o Meet­Up ou depois.

1.     Grave pequenos vídeos!● A gravação de pequenos vídeos (30 a 60 segundos) permitir­lhes­ão entrar em contacto

com outros membros da INEE, um pouco por todo o mundo, já que os mesmos serãopartilhados com toda a Rede, chegando a vários profissionais do setor da educação. Noentanto, podem enviar­nos vídeos mais longos, por por exemplo com entrevistas dosparticipantes no Meet­Up.

● Os vídeos podem ser muito simples, contendo o seu nome, onde vive e algumas frasessobre a sua experiência com os Requisitos Mínimos. Pode seguir o guião: “O meu nomeé….. vivo em …. e tenho utilizado os Requisitos Mínimos em …”

● Os participantes podem gravar os vídeos com os seus telemóveis, máquinas fotográficasdigitais ou se preferir uma câmara de vídeo.

● Assegure­se que os participantes sabem que os vídeos gravados podem ser divulgados na

página da INEE e junto de outros membros.● Peça aos participantes que enviem os vídeos diretamente por e­mail para:

[email protected] ou que os coloquem no YouTube enquanto “vídeo privado”  e enviem olink por e­mail.

● Por favor, tente gravar os vídeos em espaços silenciosos para garantir a boa qualidade dosom. Sejam criativos e divirtam­se!

● Depois das gravações volte a reunir o grupo para analisarem e conversarem sobre ostestemunhos.

2.     Partilhe a sua experiência através de registos escritos● Aqueles que preferem partilhar a sua experiência por escrito (quer seja no Meet­Up ou na

semana seguinte), podem fazê­lo preenchendo a ficha de caracterização das práticas dosRequisitos Mínimos (disponível aqui) e enviando­as para: [email protected].

Diapositivo 6: Agradecimento

● Facilitadores: Por favor, sistematize o resultado do diálogo e das discussões decorridas duranteo Meet­Up, de acordo com o formulário de avaliação (disponível aqui) e envie­o para a INEEatravés do e­mail: [email protected] logo a seguir ao evento.

● A informação que recolhermos com a sua ajuda é muito importante para nos ajudar a perceber de queforma os Requisitos Mínimos estão a ser utilizados pelos membros da INEE, bem como a conheceros desafios e benefiícios da implementação dos Requisitos no seu trabalho.