guia sustentabilidade braztoa versão final

20
REALIZAÇÃO

Upload: moacir-duraes

Post on 15-Mar-2016

263 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia de Boas Práticas - bom material para os empreendedores hoteleiros incorporarem nos seus empreendimentos...

TRANSCRIPT

Page 1: Guia sustentabilidade braztoa versão final

realização

Page 2: Guia sustentabilidade braztoa versão final

2

realização

Apresentação ............................................................................................... 3

PolíticA brAztoA de sustentAbilidAde ................................................. 4

Parceiros ..................................................................................................... 5

orientações gerais ...................................................................................... 6

conceitos ..................................................................................................... 7Princípios do turismo sustentável ................................................... 8

como praticar a sustentabilidade .............................................................. 9

boas práticas sustentáveis – Gestão.......................................................... 10da sustentabilidade ......................................................................... 10interna .............................................................................................. 11

orientações para reciclagem ............................................... 14na cadeia de fornecedores .............................................................. 14Financeira ......................................................................................... 16

Facebook: brAztoA – Papo sustentável .................................................. 17

Agradecimentos .......................................................................................... 18

Anotações .................................................................................................... 19

Índice

Page 3: Guia sustentabilidade braztoa versão final

3

consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do tu-rismo brasileiro, com abrangência nacional, a Associação Brasileira das Opera-doras de Turismo – BrAzTOA congrega as mais conceituadas empresas do setor, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos nacio-nais e internacionais e destinos, responsáveis por estimados 85% dos pacotes turísticos comercializados no país e 18% dos bilhetes aéreos emitidos no brasil.

Para atingir seus objetivos e cumprir sua missão de promover ações e parcerias que valorizem as atividades empresariais dos associados, apoiando o desen-volvimento do mercado turístico de forma sustentável, a BrAzTOA atua em três vertentes - institucional, Promoção e Apoio à comercialização e Fomento.

As operadoras de turismo formatam e comercializam pacotes turísticos para brasileiros (em viagens domésticas ou internacionais) e para estrangeiros (em viagens para o brasil). de um lado, relacionam-se com a rede de fornecedores (meios de transporte, de hospedagem, empresas de receptivo local, guias, atrati-vos em geral, cartões de assistência, etc.) de outro, com os distribuidores - agên-cias de viagem.

Por conta desse posicionamento estratégico, na cadeia produtiva, e do efeito mul-tiplicador do turismo, as operadoras contribuem de forma significativa para o de-senvolvimento econômico do país, na geração de emprego e de renda. entretanto, para o sucesso de suas atividades, dependem da integração de cada um dos elos, bem como do padrão de qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos.

A BrAzTOA vem, na última década, discutindo de que maneira pode, como en-tidade, ajudar seus associados a desenvolver ações mais sustentáveis (nos seus negócios e nos destinos que eles ofertam) e como isso pode beneficiar o consumi-dor. Por isso, desenvolve, desde 2005, atividades que, agora, estão englobadas no POlÍTicA BrAzTOA de susTenTABilidAde.

Apresentação

o PrOGrAMA BrAzTOA de susTenTABilidAde pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlo-cutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente res-ponsável, socialmente justa e economicamente viável.

Page 4: Guia sustentabilidade braztoa versão final

4

realização

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – BrAzTOA atua para promo-ver as atividades de seus associados, contribuindo para que o turismo brasileiro seja competitivo, sustentável e com um padrão de serviços de nível internacional.

Atendendo a sua missão, objetivos e valores, a brAztoA buscará aplicar os prin-cípios do turismo sustentável dentro de todas as suas ações e práticas diárias. e por entender que os conceitos de turismo e sustentabilidade são vivos, dinâmi-cos e em constante construção, os difundirá amplamente, ao mesmo tempo em que incentivará seus associados e respectivos interlocutores a contemplarem os princípios sustentáveis e da ética em suas atividades.

A brAztoA atuará para estimular o intercâmbio de boas práticas e a constru-ção coletiva, propiciando que a gestão do turismo brasileiro seja ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. desta forma, reafirma o seu propósito de ser reconhecida como referência de competência e vanguarda na promoção de ações e parcerias para o setor empresarial.

POlÍTicA BrAzTOA de susTenTABilidAde

Page 5: Guia sustentabilidade braztoa versão final

5

Para a viabilização da 1º FAse, a BrAzTOA conta com o patrocínio da Travelport e com a parceria da Travelife e do Movimento Planeta sustentável da editora Abril.

“o PrOGrAMA BrAzTOA de susTenTABilidAde abre ca-minho para que o mercado profissional de turismo en-tenda o poder que a sua atividade representa tanto no meio ambiente, como na formação da opinião pública.

o turismo tem vocação para protagonizar movimento de conscientização junto à sociedade, e com este PrOGrAMA, a BrAzTOA contribuirá para transformar este atributo em realidade. A travelport compartilha da mesma visão, e orgulha--se em ser um dos patrocinadores desta iniciativa.” – Fabio Mendes, Gerente de Marketing da América latina

“sustentável é quem age pensando não apenas no hori-zonte imediato, mas na perenização de seu negócio ou marca. É justamente isso o que busca essa parceria entre brAztoA, revista Viagem e turismo e movimento Planeta

sustentável”, diz caco de Paula, diretor do núcleo de turismo da Abril Mídia.

“o objetivo dessa parceria é difundir e estimular boas práticas de gestão susten-tável entre os operadores de turismo – e criar um ciclo virtuoso que influencie outros players da grande rede de negócios que faz com que o turismo seja uma das atividades mais importantes da economia mundial”, completa.

o PrOGrAMA BrAzTOA de susTenTABilidAde con-ta também com uma parceria internacional de gestão sustentável para operadoras de turismo, denominada travelife, que consiste em um sistema on-line já utili-

zado por associações de operadoras de vários países da europa, entre eles Ho-landa, inglaterra e bélgica.

Parceiros

Page 6: Guia sustentabilidade braztoa versão final

6

realização

este GuiA contém boas práticas de sustentabilidade para operadoras de turismo e seus principais parceiros comerciais.

o termo “boas práticas” significa que as práticas adotadas e apresentadas neste GuiA atendem aos princípios da sustentabilidade. os exemplos apresentados não têm a intenção de representar a melhor, nem a única maneira de se atender os princípios da sustentabilidade.

Alguns dos exemplos não foram retirados de operadoras de turismo ou de forne-cedores da cadeia turística já que, são poucos os que possuem e praticam boas práticas sustentáveis de forma sistematizada. os exemplos aqui apresentados de-vem ser usados pelas empresas como fonte de consulta, guardando o devido cui-dado de analisar se as práticas recomendadas são adequadas à empresa, levando em consideração o seu porte e demais características.

este GuiA não tem a pretensão de esgotar o assunto e salientamos que este deve-rá ser periodicamente atualizado em função de novas pesquisas e dos resultados de implementação na cadeia do turismo. Para tanto os consultores e represen-tantes das empresas devem disponibilizar à brAztoA as práticas adotadas com suas respectivas referências para que possamos manter sempre atualizadas as informações quanto às boas práticas sustentáveis.

todas as práticas devem procurar atender sempre a legislação aplicável nos ní-veis municipal, estadual e federal. recomenda-se que a empresa consulte as organizações não Governamentais (onGs) e demais entidades representativas para se informar a respeito de projetos e boas práticas que estão sendo adotadas em sua região.

Orientações Gerais

Page 7: Guia sustentabilidade braztoa versão final

7

As empresas devem buscar entender e melhorar seus processos gerenciais, aplicando procedimentos mais sustentáveis dentro do tripé ambiental, econô-mico e social.

conceitos

AMBienTAl

Ambientalmente, ela contribui para a conservação da biodiversidade, auxilia na manutenção da qualidade ambiental dos atrativos turísticos e na proteção de espécies ameaçadas.

ecOnÔMicO

economicamente, viabiliza as áreas utilizadas pelo turismo, proporcio-na um diferencial de marketing, gerando vantagens competitivas para os empreendimentos e facilitando o acesso a novos mercados, princi-palmente o internacional.

sÓciO-culTurAl

A sustentabilidade do turismo é fundamentada por um conjunto mínimo de princí-pios. Apresentam-se a seguir os Princípios estabelecidos no brasil pelo conselho brasileiro para o turismo sustentável (cbts), que constituem a referência nacio-nal para o turismo sustentável:

social e culturalmente, estimula boas condições de trabalho, enfatiza a preservação do patrimônio cultural e promove o respeito aos direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades locais e politica-mente promove o respeito à lei e à cidadania.

Page 8: Guia sustentabilidade braztoa versão final

8

realização

Princípios do Turismo sustentável:

1. respeitar a legislação vigenteo turismo deve respeitar a legislação vigente, em todos os níveis, no país e nas convenções internacionais de que o país é signatário.

2. Garantir os direitos das populações locaiso turismo deve buscar e promover mecanismos e ações de responsabilidade so-cial, ambiental e de equidade econômica, inclusive a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.

3. conservar o ambiente natural e sua biodiversidadeem todas as fases de implantação e operação, o turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorando e mitigando efetivamente os impactos, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o con-texto social e econômico existente.

4. considerar o patrimônio cultural e valores locais o turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planejado, implementado e gerenciado em harmonia às tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.

5. estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticoso turismo deve contribuir para o fortalecimento das economias locais, a qualifica-ção das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda e o fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.

6. Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes o turismo deve avaliar a satisfação do turista e verificar a adoção de padrões de hi-giene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento estabelecidos, documentados, divulgados e reconhecidos.

7. estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis o turismo deve estabelecer procedimentos éticos de negócio visando engajar a responsabilidade social, econômica e ambiental de todos os integrantes da ativi-dade, incrementando o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turis-tas, em assuntos de sustentabilidade desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão.

Page 9: Guia sustentabilidade braztoa versão final

9

um dos primeiros passos a seguir para o caminho sustentável é o cumprimento dos aspectos trabalhistas e da política social através de ações como, por exemplo:

•TreinamentoeEducação

•Relaçãoentreostrabalhadoresegovernança

•Nãodiscriminação

•Diversidadeeigualdadedeoportunidades

•Aboliçãodotrabalhoinfantil

•Prevençãodetrabalhoforçadoescravo

•Práticasdereclamaçõesequeixas

•Práticadesaúdeesegurançanotrabalho

•Liberdadeparaaparticipaçãovoluntáriaesocial

•Liberdadedeassociaçãoeacordodenegociaçõescoletivas

•CumprimentodaLeideCotas(n8.213–1991)–ContrataçãodeProfissionaiscom deficiência ou mobilidade reduzida

•CumprimentodaLeidoAprendiz(n10.097/2000)–ALeidoAprendiztemcomoobjetivo facilitar o ingresso do jovem ao mercado formal de trabalho, permitindo sua formação profissional, e incentivando sua permanência na escola

no capítulo a seguir serão apresentadas dicas e ações para a Gestão da sustentabili-dade na sua empresa.

como praticar a sustentabilidade

Page 10: Guia sustentabilidade braztoa versão final

10

realização

GesTãO

dA susTenTABilidAde

A empresa deve possuir uma Política de sustentabilidade com seus ob-jetivos para com fatores ambientais, econômicos e sociais. •ApresentarosobjetivosdaempresanaPolíticadeSustentabilidade,como

por exemplo, a minimização dos impactos ambientais, a forma como preten-de tratar as pessoas que emprega e como pretende se integrar na comunida-de e cooperar em questões significativas para o turismo sustentável.•ExibiraPolíticadeSustentabilidadeemáreasdefreqüentevisualização,qua-

dro de informações, boletim informativo, recepção, entre outros.

desenvolver um método de comunicação com seus colaborado-res quanto às ações do Turismo sustentável e sustentabilidade da empresa.•intranet,informativose/ouquadrodeavisos.•Campanhasinformaisde“semanadasustentabilidade”oureuniõesperió-

dicas sobre um determinado aspecto da Política de sustentabilidade da sua empresa é uma boa forma de envolver colaboradores e fornecedores.•Partilharinformaçõeseatividadesrelativasàsustentabilidadecomempre-

sas, fornecedores, colegas e escolas para encorajar a consciência e centrar prioridades.

Atribuir responsabilidades para pessoas dentro da empresa, para gerir: questões ambientais, o bem estar de funcionários e questões sociais e comunitárias. •Apoiaracomunidadeeorganizaçõescomfinsdeconservação,porexemplo,

pessoal voluntário para apoiar um projeto local. •Ilustraroprocessodeatribuiçãodagestãoderesponsabilidadeseconômi-

cas, sócio-culturais e ambientais aos colaboradores da empresa através de relatórios sobre os sucessos.

Boas práticas de sustentabilidade

Page 11: Guia sustentabilidade braztoa versão final

11

devem ser elaborados relatórios de progresso regulares (pelo me-nos anualmente) adequados ao tamanho da empresa. As formas de registrar o progresso e elaborar relatórios de resultados interna-mente podem incluir:•Supervisãoereferenciaçãodeenergia,resíduos,águatratadaeresidual.•Supervisãoe referenciaçãode igualdadedeoportunidades,em termosde

gênero, raça, idade, posição na empresa, remuneração e duração média do serviço dos colaboradores.•Publicaçãodeinformaçãosobrepatrocínios,aprendizagenseformaçãoem

capacidades extras.•Informaçãosobreonúmerodecontratosemitidosparaosfornecedoreslo-

cais, patrocínio de eventos locais ou doações feitas a instituições de caridade.

inTernA

A empresa deve demonstrar o seu comprometimento com a preservação ambien-tal através da conscientização de seus colaboradores para o controle na geração de resíduos e consumo de energia e água.

consumo de energia•Efetuaramanutençãopreventivadeequipamentosparareduçãodedespe-

sas e utilização de energia.•Utilizarformuláriosdeprocedimentosdemanutençãoeutilizaçãodeequipa-

mentos. Por exemplo, incentivar que os colaboradores desliguem o monitor durante o horário de almoço.•Utilizaraomáximoailuminaçãonaturale/oulâmpadasdebaixoconsumo.•Assegurarqueasluzessãodesligadasemáreasnãoocupadas.Porexemplo,

colocando sensores de movimento.•Porsecretária, ligarumaextensãocommúltiplassaídase interruptorem

todos os equipamentos exceto telefones, fax, ou outros que necessitem estar ligados 24 horas. no final do dia, desligue a extensão no interruptor para que nenhum equipamento fique em modo stand-by.•Instalartemporizadoresparaequipamentosquedevemserligadosoudesli-

gados em determinados períodos.•Utilizefontesdeenergiarenováveis.Asempresasquenãopossuemrecursos

para investir na produção de energia no local, e onde as tecnologias não estão

Page 12: Guia sustentabilidade braztoa versão final

12

realização

disponíveis, podem demonstrar o seu compromisso através da parceria com fornecedores que utilizam fontes renováveis (fontes hidroelétricas, solares, eólicas, das ondas e geotermais).•Efetuaramanutençãopreventivadeequipamentosparareduçãodedespe-

sas e utilização de energia.•Utilizeoarcondicionadodeformaconsciente,eviteofrioexcessivo,regu-

lando o termostato. e na hora da compra, dê preferência às marcas de maior eficiência, segundo o selo Procel, e prefira os aparelhos com controle auto-mático de temperatura. •Elaborarumcheck-list para o fechamento da empresa incluindo o desliga-

mento de todos os equipamentos e iluminação.•Utilizarinformativosparaoconsumoconscientedeenergia.

consumo de água•Efetuaramanutençãopreventivadetorneiras,canos,etc.paraverificação

de infiltrações.•Utilizetorneirascomcontroladoresdefluxo,torneirastemporizadasedispo-

sitivos para controle de descargas.•Utilizarinformativosparaoconsumodeáguaconsciente,identificaçãoere-

conhecimento de vazamentos para que sejam comunicados, de forma que haja reparo imediato.•Conscientizaçãoeeducaçãoparautilizaçãodeáguapeloscolaboradoresda

limpeza. exemplo: ensaboar a louça com a torneira fechada, utilizar balde ao invés de mangueira para limpeza de calçadas e banheiros, entre outros.

resíduos•Modificaroformatodosdocumentosreduzindootamanhodasmargens,de

forma a aumentar a área útil do papel e otimizar as impressões quando ne-cessárias. •Utilizarsoluçõesdocumentaisdigitaisecomunicaçõesdigitais,comooe-

-mail, em detrimento do correio em papel e do fax. •Afixarofíciosememorando internosem locaisestratégicos,enviarpore-

-mail ou colocar disponível na rede. •Imprimir/fotocopiarapenasquandonecessárioeempapelreciclado,frente

e verso. Para drafts, usar o verso das folhas já escritas de um lado. •Fazerascorreçõesdetextosnomonitor.•Promoverapartilhadejornais,revistas,catálogoselistastelefônicasentre

os colaboradores. •Reutilizarenvelopesparaocorreiointernoecaixasdecartãoparaoarmaze-

namento de material de escritório e para expedição de encomendas.

Page 13: Guia sustentabilidade braztoa versão final

13

•Utilizarsemprequepossível:pilhasrecarregáveis,colasecorretoresàbase de água, lapiseiras ou lápis, e nunca deixar marcadores e canetas sem tampa. •Utilizarficheiros,arquivadores,separadores,pastasematerialdeencader-

nação em plástico propileno ou em cartão reciclado, materiais mais fáceis de reciclar posteriormente. •Trocaroscoposdecaféedeáguadescartáveisporchávenaspersonalizadas

ou recipientes que conservam o frio e o calor (“termos”) e não usar embala-gens individuais de açúcar, água, etc. •Colocarmini-ecopontosemlocaisestratégicosecentraiseseparar to-

dos os resíduos que podem ser reciclados como papel, plásticos, tonner, tinteiros, etc. •Trabalharcomfornecedoreseinstituiçõesquepossuamgestãoderesíduos

sólidos.•Oferecermobiliárionãodesejadoecomputadoresainstituiçõesdecaridade,

escolas e grupos comunitários locais.•Encorajarfornecedoresaminimizaraproduçãodeembalagens,areutilizá--lase/oudescartá-lascomoprodutoreciclável.•Darpreferênciaporprodutoscertificadose/ousustentáveisparautilização

na empresa, como por exemplo: café, chá, canetas, pastas, produtos de lim-peza, entre outros.•Conscientizaresensibilizarcolaboradoresatravésdasreuniõesperiódicase/ouinformativossobrearedução,reutilizaçãoereciclagem.

Mobilidade• Privilegiar o transporte de mercadorias e bens em veículos elétricos, híbri-

dos, a gás natural, etc. ou, em alternativa, com maior eficiência de consumo de combustível. •Manteroscarrosdaempresaembomestadodemanutenção.•Estabelecerregrasparadiminuironúmerodetransportesdiários,comopor

exemplo, criar um horário fixo para as entregas. •Promoverasdeslocaçõesdoscolaboradoresemtransportespúblicos,apé,

de bicicleta ou, em alternativa, a partilha de caronas entre colegas.

Page 14: Guia sustentabilidade braztoa versão final

14

realização

tOrientações para reciclagem

Papel e papelão•Jornais,revistas,cadernos, folhassoltas,caixas,eembalagens

devem estar limpos e secos. As caixas devem estar desmontadas. •Papelhigiênico,papelplastificado,papeldefaxoucarbononão

deve ser colocado junto a esse material.

Metais•Pequenassucatascomometaisferrosos,latas,alumínio,cobree

não ferrosos devem estar limpos.

Vidros•Copos,garrafas,potesoufrascosdevemestar limposepodem

ser inteiros ou quebrados.

•Nãocoloquevidrosplanos,cerâmicasoulâmpadas.

Plásticos•Garrafas,sacoseembalagens(todosostipos)devemestarlimpose

sem tampa.

nA cAdeiA de FOrnecedOres

A empresa deve realizar avaliações constantes de seus fornecedo-res e selecioná-los de forma que seja dada preferência aos que ofe-reçam serviços e/ou produtos de acordo com os princípios do turis-mo sustentável, além de promover incentivo para atividades e ações ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis, socialmen-te justas e culturalmente ricas.•Enviarrelatórioparaobtençãodeinformaçõessobreosfornecedores(utili-

zação de recursos naturais, relação com a economia e população local, parti-cipação em treinamento de gestão em sustentabilidade, entre outros).•Formalizaroatendimentoaos critériosde sustentabilidadedefinidospelaempresaatravésdecontratos,declaraçãoe/ouacordosestabelecidoscomfornecedores. exemplo: cláusula contendo a proibição do trabalho infantil e exploração sexual infanto-juvenil.•Buscarinformaçõesquantoàsboaspráticassustentáveisparacadadestino,

Page 15: Guia sustentabilidade braztoa versão final

15

incentivando a produção de conteúdo para distribuição de informação especí-fica do destino ao turista. Por exemplo: não levar conchas, jogar lixo em locais apropriados, respeito à cultura local, entre outros.• Dar preferência e destaque aos produtos de fornecedores sustentáveis.

como por exemplo, oferecer ao cliente produtos sustentáveis como primeira opção, dar destaque em brochuras e website.

Transportes sustentáveis•Ofereceraoconsumidormeiosde transportemenospoluentes.Comopor

exemplo, transportes públicos ou coletivos como opção de transfers para os aeroportos, e trens ou barcos para tours.

Meios de Hospedagens sustentáveis•Solicitaraosmeiosdehospedagemquesigampráticassustentáveis,através

do cumprimento dos requisitos da nbr 15401 – sistema de Gestão da sus-tentabilidade–MeiosdeHospedageme/ouDiretrizesdoSistemadeCertifi-cação dos Meios de Hospedagem travelife.•Incentivaredivulgarprodutoslocalmenteproduzidosnosdestinosparacon-

sumo do cliente como alimentação e souvenirs. exemplo: restaurante com alimentos orgânicos produzidos localmente e artesanato regional.

Passeios sustentáveis•Utilizarpasseios/tours sustentáveis que desenvolvam a comunidade local e

encoraje a população a ser auto-suficiente, como por exemplo, utilização de guias regionais, tour em áreas rurais, em locais de produção de artesanato, entre outros.

destinos•Promovercampanhasedestinossustentáveis.•Incluirnomaterial/documentaçãodeviagem,diretrizesouumcódigodecon-

duta sustentável de acordo com o destino. com informações específicas do destino e atividades oferecidas no local.

Page 16: Guia sustentabilidade braztoa versão final

16

realização

comunicação com o consumidor•Ofereceraoturistaalternativassustentáveiscomdevidaorientaçãoecom-

paração com outros produtos em relação aos impactos ambientais, sociais e econômicos. como por exemplo, meios de transportes menos poluentes, opções de meios de hospedagem sustentáveis, meios para compensação de carbono e passeios que não interfiram negativamente no destino.

FinAnceirA

A empresa deve elaborar periodicamente um plano de negócio com o intuito de conseguir investidores, melhorar as chances de sucesso, identificar riscos e oportunidades, entre outros.•Desenvolvereusardocumentosdecontroledeentradaesaídaderecursos,

de forma a identificar pontos críticos e necessidades de investimento.•Realizarfluxodecaixaparaacompanhamentodaperformancefinanceirada

empresa.•Utilizaríndicesfinanceiros,comoporexemplo,rentabilidade,lucratividade,

margem de contribuição dos produtos e serviços, entre outros para controle do desempenho da empresa.•Analisaromercado,concorrênciaefornecedoresparaavaliaçãodeimpac-

tos, critério de seleção e elaboração de estratégias.

Page 17: Guia sustentabilidade braztoa versão final

17

o objetivo do BrAzTOA – Papo sustentável é o de discutir o que significa ser um “negócio sustentável” e quais são os caminhos para que se alcance a sustentabi-lidade. As empresas do turismo precisam olhar além do mero “verde” para uma sustentabilidade mais ampla. onde o envolvimento de toda a cadeia – o ambiente, a força de trabalho, o social, a comunidade, bem como a governança de clientes e fornecedores – se faz necessário.

este canal é para a troca de informações, experiências, impressões e tudo o mais que possa auxiliar nesta jornada.

conheça, compartilhe, participe:

www.facebook.com.br/braztoapaposustentavel

Facebook: BrAzTOA – Papo sustentável

Page 18: Guia sustentabilidade braztoa versão final

18

realização

Patrocínio:travelport brasil

Parceria:Movimento Planeta sustentável [editora Abril]

travelife

BrAzTOA:Marco Ferraz [Presidente]

Ana carina Homa [Assessora socioambiental]

Monica samia [diretora executiva]

Farah serra [Gerente de Projetos]

Aurélio ruffo [relacionamento com associados]

caroline teixeira, daniela sarmento, Fernando Abrão, IvaniRossi,JulianaRosa,LucieneZissou.

[equipe brAztoA]

consultoria:sextante

Agradecimentos

Page 19: Guia sustentabilidade braztoa versão final

Anotações

19

Page 20: Guia sustentabilidade braztoa versão final

sabe

r5.c

om

Faça a sua parteA questão da sustentabilidade nas operadoras de turismo e seus fornecedo-res começa a partir da conscientização individual dos seus colaboradores.

A empresa tem a responsabilidade quanto à sensibilização e conscientização de seus colaboradores, onde muitas práticas sustentáveis são individuais e profissionais, com resultados em longo prazo que garantirão a conserva-ção dos destinos turísticos e a sobrevivência da empresa dentro do mercado competitivo.

o consumo consciente está no nosso dia a dia, no nosso comportamento e atitudes para com fatores ambientais, sociais e econômicos.

Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - BrAzTOAAv. ipiranga, 324 - bloco c - 16º andar | são Paulo | sP

tel.: (11) 3259 9500 | Fax: (11) 3255 [email protected] | www.braztoa.com.br

www.facebook.com.br/braztoapaposustentavel