guia prexi 2015

12
Esquema da disciplina A disciplina de Projeto Experimental ocorre duas vezes por semana no esquema de orientação. Cada turma tem dois orientadores ou um orientador em dois dias da semana. Informações desse Guia Formação das agências experimentais; Esquema de orientação; Escolha da empresa-cliente colaboradora (prospecção do cliente); Fechamento do acordo de cooperação com a empresa; Etapas do Projeto Experimental a serem desenvolvidas no semestre; Formato de entrega; Critérios de avaliação e de faltas. UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE GUIA DE PROJETO EXPERIMENTAL I PUBLICIDADE E PROPAGANDA 7º SEMESTRE

Upload: uninove-santo-amaro

Post on 30-Jul-2015

647 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Esquema da disciplina

A disciplina de Projeto Experimental ocorre duas vezes por semana no esquema de orientação.

Cada turma tem dois orientadores ou um orientador em dois dias da semana.

Informações desse Guia

Formação das agências experimentais;

Esquema de orientação;

Escolha da empresa-cliente colaboradora (prospecção do cliente);

Fechamento do acordo de cooperação com a empresa;

Etapas do Projeto Experimental a serem desenvolvidas no semestre;

Formato de entrega;

Critérios de avaliação e de faltas.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

GUIA DE PROJETO EXPERIMENTAL I

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

7º SEMESTRE

Responsabilidade

É de responsabilidade de todo aluno, regularmente matriculado no sétimo semestre de Publicidade e Propaganda, conhecer o GUIA DE PROJETO EXPERIMENTAL I.

Em data estipulada no cronograma da disciplina todos os alunos matriculados no sétimo semestre assinarão no livro-ata a ciência sobre o conteúdo do GUIA DE PROJETO EXPERIMENTAL I, de acordo com as instruções dos professores orientadores.

É papel de todos os integrantes da Agência zelar pela entrega das atividades nos prazos estabelecidos em orientação e no Guia. Além disso, a Agência deve prezar pela boa qualidade dos trabalhos, inclusive, em relação à Língua Portuguesa.

É essencial, em Projeto Experimental, a divisão bastante sólida e clara das responsabilidades entre os integrantes da Agência, para que haja uma boa dinâmica de trabalho em equipe.

NÃO ESQUECER:

Introdução A disciplina de Projeto Experimental, em seus oferecimentos I e II, é uma atividade obrigatória e necessária para a graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Universidade Nove de Julho, a ser desenvolvida no último ano do curso e apresenta as seguintes características:

Exige do aluno uma grande dedicação, o exercício do pensamento estratégico e a capacidade de atuação em equipe, que inclusive são considerados itens de avaliação;

Seu formato é estabelecido de maneira a priorizar a organização e o trabalho em equipe em todas as instâncias;

Ressalta-se que o seu regulamento é estabelecido pela Coordenação da Área de Comunicação Social com os Professores Nucleadores, do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do 7º semestre, através da Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda e deve ser cumprido rigorosamente.

NÃO ESQUECER:

Todos os integrantes da agência devem ler o guia. Ele é o documento que pautará toda a disciplina durante o semestre.

Na primeira semana de março todos os alunos assinam o conhecimento do guia.

O Projeto Experimental é equivalente ao TCC de outros cursos. Ele é o projeto final do curso de Publicidade e Propaganda e para conseguir desenvolvê-lo é necessário dedicação e trabalho em equipe.

Constituição da Agência Experimental

1- Número de Integrantes nas equipes:

Todos os integrantes das agências deverão estar devidamente matriculados no 7º semestre do curso;

Mínimo 4 integrantes por agência. Não será permitida formação de equipes com número inferior ao determinado. Exceções serão tratadas pelos orientadores. A decisão tomada por eles será soberana;

Máximo de 7 integrantes por agência. Não será permitida formação de equipes com número superior ao determinado. Exceções serão tratadas pelos orientadores. A decisão tomada por eles será soberana;

Não há trabalho individual em Projeto Experimental, exceto nos casos relatados no item desligamento de integrante da agência e nas normas definidas pelos orientadores.

2- Problemas na formação de agências:

Caso ocorram problemas na formação das agências, os professores orientadores poderão rearranjar as equipes conforme conveniência para a realização do Projeto Experimental I;

Haverá um prazo final para a determinação das equipes, sendo que, após esse prazo, os orientadores poderão interferir para a conclusão dessa fase.

As determinações conjuntas dos professores orientadores são soberanas.

NÃO ESQUECER:

Realocação de Integrantes / Transferência de Unidade e/ou turno

A mesma equipe deverá realizar o Projeto Experimental I (7º semestre) e Projeto Experimental II (8º semestre), impreterivelmente;

Em caso de troca de turno ou unidade, o aluno deverá comunicar os orientadores para os procedimentos em relação à alocação em outra agência.

Haverá um prazo de 15 dias para que o aluno seja realocado em nova agência, com ou sem interferência dos orientadores no caso de troca de turno ou unidade.

NÃO ESQUECER:

A agência experimental é formada por no mínimo 4 e no máximo 7 integrantes.

Procure formar uma agência com integrantes de habilidades diferentes, para que o trabalho tenha fluidez em todas as etapas.

Caso algum aluno tenha dificuldade em encontrar uma agência para realização do trabalho, os orientadores poderão alocá-lo em uma agência.

As decisões dos orientadores são soberanas.

A agência deve permanecer formada nos 7º e 8º semestres.

A mudança de Unidade e/ou turno deverá ser imediatamente informada aos orientadores.

Desligamento de Integrante da Agência

As agências que desejarem desligar algum integrante da equipe só poderão fazê-lo até data estipulada no cronograma da disciplina, devendo ser observados os itens abaixo:

a. Nos casos em que a agência decidir, por unanimidade, sobre a incompatibilidade de algum integrante, o caso deverá ser analisado e deferido pelos professores orientadores, relatado em livro-ata e assinado por todos os integrantes da agência.

b. Os alunos remanescentes na agência em questão são

responsáveis pela conclusão do Projeto Experimental I e II.

c. O aluno desligado de uma equipe terá um período para nova integração. O prazo para adequação em outra agência estará encerrado em data estipulada em cronograma da disciplina. Após essa data, valerá o disposto no item “e”.

d. A aceitação de um novo integrante por uma determinada

agência deverá ser aprovada pelos professores orientadores, relatado em livro-ata e assinado por todos os integrantes da equipe.

e. Caso o aluno desligado de uma equipe não consiga integrar nova agência, seguindo os parâmetros dispostos nos itens anteriores, o mesmo deverá dar continuidade ao Projeto Experimental I e II sozinho, com o mesmo cliente. De acordo com normas definidas pelos orientadores.

f. Após os prazos estabelecidos em cronograma, nenhuma agência terá autorização para efetuar qualquer mudança em sua composição até o final do semestre.

NÃO ESQUECER:

E-mail da Agência: Toda agência é responsável pela criação, manutenção e checagem de um e-mail de contato da

agência;

Todo integrante da agência deverá ter acesso a esse e-mail;

Esse e-mail deverá aos orientadores até data estipulada em cronograma da disciplina.

Não promova alterações nas agências sem antes conversar com os orientadores.

Divulgação de materiais Todos os materiais relativos às etapas do projeto serão divulgadas via blog ou email.

I

Esquema de Orientações

A disciplina de Projeto Experimental I funciona no esquema de orientação, duas vezes por semana, com horário marcado;

Vale ressaltar que este horário de orientação não desobriga o cumprimento normal de horário de aulas por parte dos integrantes das agências, que deverão utilizar esse espaço para realização das etapas do projeto;

As orientações serão realizadas em horários pré-estabelecidos pelos professores orientadores, entre 19h15 e 22h55 (noturno) e 7h50 e 11h30 (manhã);

Os professores orientadores divulgarão previamente os horários de orientação para todo o semestre, que deverão ser rigorosamente respeitados pelas agências;

Caso a agência não compareça no horário pré-estabelecido para sua orientação, será considerada falta e não haverá atendimento ao final;

Não há troca de horários.

NÃO ESQUECER:

Faltas nas Orientações

A disciplina de Projeto Experimental conta com um limite de faltas, assim como as outras disciplinas do curso. O limite de faltas para disciplina é correspondente à sua carga total, ou seja, aos dois dias da semana no que representa 36 faltas;

Cada ausência em orientação representará 4 faltas;

Todas as faltas serão anotadas no livro-ata pelo professor orientador do dia;

As faltas serão lançadas no sistema em datas previamente agendadas e divulgadas às equipes;

É responsabilidade do aluno o controle da quantidade de faltas;

Equipes que se apresentarem com menos de 50% dos seus integrantes não serão orientadas. Por exemplo, uma equipe com 5 integrantes só poderá ser orientada com, no mínimo, 3 integrantes presentes.

NÃO ESQUECER:

Não há troca de horários entre agências.

Para os atendimentos 50% da agência precisa estar presente.

As planilhas de rodízio de horário serão publicadas no iNOVE no início do semestre.

Não há troca de horários entre agências.

Para os atendimentos 50% da agência precisa estar presente.

As planilhas de rodízio de horário serão publicadas no iNOVE no início do semestre.

Livro – ata Obrigatório

Todas as agências deverão providenciar o caderno de ocorrências de orientação, a fim de que todos os apontamentos de reuniões entre orientadores / orientandos sejam registrados;

Todos os apontamentos serão computados como resultados expressivos da dedicação e do cumprimento das orientações;

O livro-ata deverá ser apresentado em todas as reuniões de orientação, sem o qual não haverá orientação mesmo estando todos os integrantes da agência presentes.

NÃO ESQUECER:

Informações Obrigatórias no Livro-ata

As primeiras páginas do livro-ata deverão conter as seguintes informações:

1º página – logo e dados da agência

2º página – logo e dados do cliente

3º página – foto e dados de todos os integrantes da agência - Carômetro

Contra-capa – carta assinada do cliente

Check list das etapas no 7º semestre ( deve ser colada no final do semestre)

O prazo para finalização das primeiras páginas do guia será encerrado em data estipulada no cronograma da disciplina. Após esse período, a agência não será orientada até o cumprimento dessa exigência.

Cliente

A agência experimental tem a responsabilidade de captar o cliente, que dá o seu acordo ao trabalho acadêmico por meio de carta de apresentação.

O professor orientador do Projeto Experimental tem autonomia para aceitar ou recusar o cliente prospectado pela agência.

Assim que o cliente e o orientador derem o aval ao desenvolvimento do projeto, a carta de apresentação deve ser entregue ao cliente para assinatura.

A carta assinada deverá ser colada na contra capa do livro-ata e uma cópia entregue aos orientadores.

O modelo de carta será enviado por email e no blog.

NÃO ESQUECER:

Sem o livro-ata a agência não será atendida.

O mesmo livro-ata será utilizado pela disciplina Projeto Experimental I e II, respectivamente, nos 7º e 8º semestres.

O Projeto Experimental só começa a ser desenvolvido com a apresentação da carta aceite assinada pelo cliente.

ATENÇÃO:

NÃO SÃO PERMITIDAS AGÊNCIAS TRABALHANDO COM O MESMO CLIENTE EM UM MESMO ANO. TERÁ PRIORIDADE DE CLIENTE A AGÊNCIA QUE TROUXER A CARTA ASSINADA EM PRIMEIRO LUGAR.

PARA RESERVAR O CLIENTE AS AGÊNCIAS PODEM ENVIAR E-MAIL PARA OS ORIENTADORES QUE INFORMARÃO AOS PROFESSORES DAS DEMAIS TURMAS SOBRE A RESERVA. PREVALECERÁ O E-MAIL DE RERSERVA QUE CHEGAR PRIMEIRO A QUALQUER UM DOS ORIENTADORES. A RESERVA VALERÁ POR, NO MÁXIMO, UMA SEMANA.

NÃO É POSSÍVEL REALIZAR PROJETOS BASEADOS EM CLIENTES QUE SE ENCONTRAM NA LISTA DE CLIENTES RESTRITOS, DISPONÍVEL NO INOVE.

Estrutura e Desenvolvimento do Projeto Experimental no 7º semestre

O Projeto Experimental no 7º semestre compreende as seguintes etapas e está dividido da seguinte forma:

Sistema de Entrega das Etapas de Projeto Experimental

Todas as entregas são feitas até às 9h30m (manhã) e até

às 21h (noite);

O não cumprimento desta regra acarretará na perda de 1

ponto por dia de atraso, a partir do horário estipulado;

As entregas ocorrem sempre na primeira orientação da

semana, ou seja, se uma turma tiver orientação às terças e

quintas, as entregas ocorrerão sempre às terças;

É obrigatória a apresentação do livro-ata nas entregas de

todas as etapas de Projeto Experimental. Entregas sem ata

descontarão 1 (um) ponto.

NÃO ESQUECER:

Formato de Entrega final no 7º semestre Na data estipulada em “Cronograma da disciplina”, as agências devem entregar:

1. Book de Projeto – Um único volume organizado conforme abaixo:

a) Capa dura de acordo com layout da agência, espiralada;

b) Contra capa com o nome dos integrantes e do cliente;

c) Sumário;

d) Briefing;

d) Pesquisa de Mercado;

e) Análises – Pré-planejamento;

f) Decisões Estratégicas;

g)Referências Bibliográficas

2. Livro ATA

A agência deve colar o Check List (Vide anexo I) no livro ata após a última anotação do professor

orientador.

Sistema de Avaliação no 7º semestre

O sistema de avaliação no 7º semestre conta com três avaliações:

AV1 – etapas do projeto, com todos os itens estipulados no „Cronograma da Disciplina”

AV2 – avaliação integrada – prova no formato integrado com questões pertinentes a todas as disciplinas do semestre.

AV3 – NOTA INTEGRADA No 7º semestre a nota AV3 será composta por uma média entre a avaliação final dos projetos de todas as disciplinas. Cada uma delas atribuirá uma nota para o desempenho do aluno de acordo com os critérios individuais da disciplina e, posteriormente, as notas serão consolidadas em uma planilha para a geração da AV3 – NOTA INTEGRADA única para todos os professores e disciplinas da respectiva turma. A ENTREGA DE PROJETO EXPERIMENTAL I TERÁ PESO 3 NA COMPOSIÇÃO DA NOTA INTEGRADA AV3.

A agência que perde o horário de entrega das etapas sofre o desconto de um ponto por dia de atraso.

Não há entregas sem livro-ata.

As entregas ocorrem sempre na primeira orientação da semana.

ATENÇÃO:

Para o bom desempenho no sistema de AV3 – NOTA INTEGRADA é importante que as agências mantenham um equilíbrio entre as disciplinas, compreendendo o todo do 7º semestre e organizando o cronograma das atividades para que a entrega de uma etapa não prejudique a evolução de outra.

ANEXO I

PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PROJETO EXPERIMENTAL I

CHECK LIST

ETAPA

Prof. Prof.

STATUS STATUS

Briefing

Observações

Pesquisa de Mercado

Planejamento de Pesquisa

Trabalho de Campo

Tabulação

Infográfico

Análise da Pesquisa

Observações

Análises

Fase 1 - Análise do Cliente

Fase 2- Análise da Concorrência

Fase 3 - Análise da Comunicação

Fase 4 - Análise do Consumidor

Tabela Comp. da Concorrência

Tabela de Forças Externas

Matriz PFOA

Observações

Decisões Estratégicas

Posicionamento

Objetivo de Comunicação

USP

Outros Itens

Observações

Comentários gerais sobre o trabalho