guia ilhabela gastronomia 2015

68

Upload: guilherme-andrade

Post on 07-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 2: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 3: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 4: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Guia Ilhabela Gastronomia é uma publicação da Ilha Editorial, Planejamento, Marketing e Distribuição LTDA. Rua Antenor Custódio da Silva, 197 - Ilhabela - SPFundador: Horácio Victor Nascimento de Andrade (1945-2003) - Diretor Comercial e Diagramação: Guilherme Andrade - Editora: Andréia Lima - Jornalista Responsável: Marisol Garcia - MTB 38294 - Tratamento de Imagem: Alexandre Lima . O Guia Ilhabela Gastronomia é uma publicação dirigida a moradores, veranistas, empresários, turistas e freqüentadores de Ilhabela e região. Os anúncios e ofertas aqui publicados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. A reprodução de anúncios, fotos e reportagens só poderá ser feita mediante expressa autorização da Ilha Editorial. Contatos Tel: (12) 3896-6337www.ilhabelagastronomia.com.br - e-mail: [email protected]

Conhecida também pela variedade e qualidade de sua gastronomia, Ilhabela tem dezenas de bons restaurantes, que servem desde pratos da tradicional cozinha caiçara até as sofisticadas receitas da culinária contemporânea.

Para reuni-los de maneira prática e organizada e orientar os turistas e veranistas que frequentam Ilhabela, a Ilha Editorial, responsável pela publicação da Revista Ilhabela, mais importante veículo de comunicação do Litoral Norte de São Paulo, lança a quarta edição do Guia Ilhabela Gastronomia, um roteiro completo com os melhores restaurantes da cidade.

Com distribuição gratuita em hotéis e pousadas, através de uma parceria com o Ilhabela Convention & Visitors Bureau e com a Associação Ilhabela Receptivo, Hotelaria e Gastronomia, o guia estará disponível também em restaurantes, livrarias e cafés. A versão digital pode ser conferida no endereço www.ilhabelagastronomia.com.br.

Escolha o seu restaurante e bom apetite!

Andréia Lima e Guilherme AndradeEditores

Foto capa: Guilherme Andrade

Guia Ilhabela Gastronomia

Page 5: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Lege

nda: Frente ao mar

Carta de vinhos

Estacionamento

Peixes e frutos do mar

Espaço para festas e eventos

Café Espresso

Ambiente climatizadoWi-fi

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 6: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

28 - Restaurante do Cura

18 - Prainha do Julião

Índice

de

rest

aura

ntes

12 - O Caminho da Pizza10 - Ilhasul8 - Viana

14 - Mozzarello 16 - Copacabana Beer

20 - Papagaio 22 - Barba Frutos do Mar 24 -Canto do Jabaquara

26 - Capitano 30 - Max Paladar

Page 7: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

42 - Makis Place Ilhabela

44 - Sr Boteco 46 - Creperia N’Areia

32 - Canto Bravo

40 - Kyodai Sushi Bar38 - Porto Kiosk Sushi

36 - Gaudi34 - Ilha Plaza Hotel

Chandon

Página 60

Hortasverticais

Consciênciaalimentar

Página 48

Página 56

Page 8: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 9: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Viana

Peix

es &

Fru

tos

do M

ar

Fundado em 1960, o restaurante Viana é símbolo de tradição, exclusividade e amor à gastronomia, em uma história que chega à terceira geração na mesma família.

Instalado em frente à charmosa Praia do Viana, o restaurante conta com salão interno e amplo deck coberto com vista panorâmica para o mar. Cercado por areias brancas e águas tranquilas, o quiosque de praia tem um cardápio de petiscos especiais, além de mesas, cadeiras, guarda-sóis e ducha. Também há poitas para receber embarcações.

No menu, pratos inspirados na culinária brasileira e receitas da cozinha internacional, com destaque para os peixes e frutos do mar frescos e selecionados, além de saladas, grelhados, carnes, risotos, massas e petiscos.

09 - Ilhabela Gastronomia

Horário de funcionamentoDurante a temporada, abre todos os dias das 9 às 23:30h e na baixa temporada, de quinta à domingo e feriados.

Avenida Leonardo Reale, 1560.Coordenadas - Latitude: 23°45'31.12"S Longitude: 45°21'2.65"O.Tel. (12) 3896-1089. | ID Nextel. 7*27853www.viana.com.br

Page 10: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: M

arco

Yam

in

Page 11: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Ilhasul Restaurante

Peix

es &

Fru

tos

do M

ar

Av. Riachuelo, 287 – Feiticeira.Reservas pelo telefone: (12) 3894-9426.www.restauranteilhasul.com.br

11 - Ilhabela Gastronomia

Há 26 anos em Ilhabela, o restaurante Ilhasul conquistou os moradores, veranistas e turistas que visitam a cidade pela qualidade e sabor inconfundíveis de seus pratos, que mantêm o mesmo padrão

desde o início, quando o proprietário, à época Campeão Paulista de Caça Submarina, trazia pescados e frutos do mar frescos e os preparava na hora, na presença dos clientes e amigos.

Até hoje, uma equipe bem formada e dedicada guarda os segredos das receitas tradicionais da casa, especializada em camarões, peixes frescos e frutos do mar, além das famosas batatas coradas no alho.

Com atendimento atencioso, acompanhado de perto pela proprietária da casa, o Ilha Sul conta ainda com bom serviço de bar, que traz drinks e caipirinhas, cervejas e destilados, e vinhos de diversas regiões produtoras armazenados em adega climatizada.

Horário de funcionamento:Durante a temporada abre todos os dias, das 13 às 23:30h e na baixa temporada, as sextas, sábados, domingos e feriados, sempre nos mesmos horários.

Page 12: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 13: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Pizz

aria

O Caminho da Pizza

Na temporada abre todos os dias, das 19:00 h. às 24:00 h. e na baixa temporada, as sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas, sempre nos mesmos horários.

Eleito pela edição especial Comer & Beber 2011/2012 da Revista Veja como “A melhor Pizzaria do Litoral Norte”, há nove anos O Caminho da Pizza vem traduzindo muito bem o alto astral de Ilhabela e a paixão pela pizza. O ambiente, descontraído e aconchegante, tem decoração charmosa em móveis

de madeira rústica reaproveitada. Um excelente lugar para reunir a família e os amigos.

Situada em uma rua tranquila, a pizzaria tem um cardápio especial de pizzas Gourmet, elaborado pela chef Stela Yamin, preparadas artesanalmente e assadas num lindo forno à lenha, com massa fina e crocante, servidas em 16 pedaços para serem saboreadas com as mãos.

Todas preparadas com ingredientes de qualidade, frescos e selecionados como as folhas de manjericão e o tomate cereja da horta da pizzaria, calabresa artesanal, shitake orgânico, anchovas Italianas de cura especial e salmão defumado, entre outros. Sem garçons para servir as bebidas, o cliente se serve diretamente nas geladeiras de cervejas especiais importadas e nacionais bem geladas e refrigerantes. A casa oferece também uma carta de vinhos com excelentes rótulos a preços justos.

Rua José Joaquim da Silva, 272 – Itaguassú – Ilhabela.(rua em frente à Pousada Casa Amarela)Tel. (12) 3896-1321 | (11) 99915-5830 e (11) 7749-6874www.ocaminhodapizza.com.br

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 14: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 15: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

15 - Ilhabela Gastronomia

Tradicional pizzaria de Ilhabela, a Mozzarello permaneceu por muitos anos no bairro do Pequeá, onde conquistou uma clientela fiel de moradores e veranistas da Ilha. No ano passado, a casa mudou para um novo espaço

e desde então vem recebendo seus clientes em um casarão cercado por um belo jardim, na Vila, centro histórico da cidade.

No cardápio, diversas opções de pizzas de massa fininha e crocante trazem ingredientes frescos e selecionados em receitas que vão das clássicas mussarela ou margherita até especialidades como a versão À Moda, que tem molho de tomate, abobrinha temperada, queijo polenguinho e rodelas de tomate.

Além do salão interno, charmoso e descontraído, mesas espalhadas pelo jardim e cobertas por ombrellones convidam os visitantes a aproveitar as noites de verão na região mais badalada de Ilhabela.

Horário de funcionamento:Durante a temporada, abre todas as noites, a partir das 19h.

Rua da Padroeira, 40 – VilaTel. (12) 3896-1471

Mozzarello

Pizz

aria

Page 16: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

deFo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 17: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

17 - Ilhabela Gastronomia

Copacabana Beer

Res

taura

nte

& F

orn

eria

Praça Coronel Julião, 47 – VilaTel. (12) 3896-4116www.copacabanailhabela.com.br

Inspirado no charme e na descontração dos tradicionais restaurantes cariocas, o Copacabana é o lugar ideal para quem quer comer bem, bebericar com os amigos e relaxar ao som de boa música.

Cuidadosamente elaborado, o generoso cardápio tem desde petiscos, para acompanhar o chopp gelado, passando por pizzas, sanduíches, saladas, grelhados e massas, pratos triviais a base de carnes, peixes e frutos do mar, até receitas especiais como as “Pérolas do Chef ” e os peixes frescos servidos inteiros ou em postas. Há também pratos executivos para o almoço e jantar e cardápio infantil.

Além do restaurante e da forneria, de onde saem diversos sabores de pizzas assadas em forno a lenha, o Copacabana oferece um autêntico bar, com vários tipos de cervejas nacionais e importadas, destilados, drinks, caipirinhas e uma elaborada carta de vinhos.

Horário de Funcionamento:Abre de terça a domingo, a partir das 12h, durante a semana até as 23h e nos finais de semana e feriados até, no mínimo, 1h.

Page 18: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 19: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

19 - Ilhabela Gastronomia

Prainha do Julião

Res

taura

nte

de

Prai

a

Eleito o “Melhor Bar de Praia do Litoral Norte” pela edição especial Comer & Beber 2013/2014 da Revista Veja, o restaurante Prainha do Julião tem espírito caiçara! Entre os segredos de sua consagrada cozinha, que conquistou

o paladar de moradores e visitantes, estão a compra artesanal de pescados frescos e a associação de receitas tradicionais da culinária local a toques de modernidade e sofisticação, incorporados pela jovem Chef Ana Luisa Julião, que comanda o empreendimento ao lado do pai, Geraldo Julião.

A casa também conta com um charmoso palco, dedicado a shows especiais de Música Popular Brasileira, que desde 2011 já recebeu nomes ilustres como Nana Caymmi, Renato Braz, Zé Renato, Yamandu Costa, Claudio Nucci, Alaide Costa, Áurea Martins, Monica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso, em apresentações intimistas que emocionaram o público.

Inteligente e variado, o cardápio tem saladas, receitas vegetarianas, pratos infantis, petiscos, porções e especialidades à base de peixes frescos e frutos do mar, privilegiando a culinária leve e saudável, enquanto o bar oferece drinks e caipirinhas, diversos rótulos de cerveja, sucos naturais e carta de vinhos.

Horário de funcionamento

Durante a temporada, abre todos os dias.

Av. Riachuelo, 5370Tel. (12) 3894-1867 | [email protected]

Page 20: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 21: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Papagaio

Res

taura

nte

de

Prai

a

21- Ilhabela Gastronomia

Mais tradicional bar de praia de Ilhabela, o Papagaio está desde 1990 na praia do Curral e se tornou ponto de encontro de turistas, moradores e veranistas que visitam a cidade.

Seja pra tomar uma cerveja e petiscar enquanto curte a praia ou para saborear um delicioso almoço a beira-mar, o papagaio é o lugar ideal para quem busca o conforto de um bom serviço de praia, com guarda-sóis, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, ducha, salão com deck sobre a praia e serviço de bote, para embarcações, através do canal 68.

O cardápio traz desde petiscos tradicionais como Camarões Empanados e Isca de Peixe, até pratos sofisticados, a base de lagostas, peixes e frutos do mar, ostras, caldeirada e moqueca. No bar, uma grande diversidade de drinks, caipirinhas e coquetéis, além de cerveja sempre gelada.

Praia do Curral – Ilhabela. Tel. (12) 3894-9302

Horário de funcionamento:Abre todos os dias, a partir das 9h.

Page 22: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 23: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Barba Frutos do Mar

Res

taura

nte

de

Prai

a

23 - Ilhabela Gastronomia

Um dos bares de praia mais tradicionais de Ilhabela, o Barba Frutos do Mar está na Praia Grande desde 1982, quando iniciou suas atividades com um pequeno bar. Com o passar do tempo a casa cresceu, passou

a servir petiscos e porções, se especializou em frutos do mar selecionados e hoje conta também com um restaurante que se tornou sinônimo de sabor e qualidade.

O cardápio variado traz desde porções de camarão, lula, polvo e peixe, com destaque para a Lula à Dorê, com lulas frescas da região, até especialidades como a Casquinha de Siri, o prato Mix Verão, com Camarão Rosa, Lula e Mexilhões, ou a Moqueca de Peixe. Para as crianças, há opções de pratos kids. Para completar o menu, a carta de bebidas tem sucos, caipirinhas, drinks especiais, como a famosa Batida de Coco, cervejas e destilados.

Oferece excelente infra-estrutura para serviço de praia, com deck coberto, além de mesas, guarda-sóis, espreguiçadeiras e ducha para aqueles que querem aproveitar o mar. Também está ao lado do Píer Público da Praia Grande, que possibilita o embarque e desembarque de passageiros de embarcações.

Av. Riachuelo, 5.974, Praia GrandeTel. (12) 3894-1527www.barbafrutosdomar.com.br

Horário de Funcionamento:Abre todos os dias, o ano inteiro, a partir das 9h.

Page 24: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

: Reg

inal

do P

upo

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 25: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Res

taura

nte

de

Prai

a

Canto do Jabaquara

Localizado na praia do Jabaquara, uma das mais bonitas e preservadas da Ilha, o restaurante Canto do Jabaquara surpreende seus visitantes tanto pela beleza do lugar quanto pela qualidade da sua cozinha e estrutura do seu serviço de praia, proporcionando aos seus clientes a perfeita

união entre lazer e prazer.

Entre as especialidades do cardápio estão o Abadejo Grelhado ou o Risoto de Camarão, além de pratos executivos, saladas, carnes e massas, entre outras receitas.Para quem prefere curtir a praia, oferece cadeiras, espreguiçadeiras e ducha natural, além de diversas opções de petiscos, cerveja gelada, drinks, caipirinhas, sucos e refrigerantes.

Horário de Funcionamento:

Durante a temporada, abre todos os dias, das 10:30h as 17h.

Última praia acessível por terra ao norte da Ilha. Após a Vila, são 8km de asfalto e mais 8km em estrada de terra, que pode ser percorrida por qualquer tipo de veículo, já que foi reformada e está em boas condições. Para quem vai de barco, as coordenadas são: S 23º 44’ 11’’ e W 45º 17’ 52’’.

Tel. (12) 9635-9460 | www.cantodojabaquara.com.br25 - Ilhabela Gastronomia

Page 26: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: C

arol

Bas

tos

Page 27: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Capitano

Res

taura

nte

Ita

liano

27- Ilhabela Gastronomia

Fiel aos sabores genuínos das diversas regiões da Itália, o restaurante Capitano tornou-se ponto de encontro de moradores e veranistas de Ilhabela, e conquistou o público pelo sabor autêntico de seus pratos e pelo ambiente agradável, com bar, piano para as noites de música ao vivo, amplo salão interno e mesas ao ar livre.

Comandada pelo chef Fábio Piscioto, a cozinha do restaurante oferece um cardápio completo e variado de massas, além de antepastos e bruschetas, saladas, risotos, carnes, peixes e receitas lactovegetarianas, uma especialidade do cozinheiro. Na lousa pendurada na entrada do restaurante, toda semana, de acordo com a disponibilidade de ingredientes, são anunciadas novidades gastronômicas.

Para acompanhar a boa comida, uma ampla e bem elaborada carta de vinhos traz rótulos procedentes de diversas regiões produtoras, armazenados em adega climatizada. Além das opções da carta, a casa tem um moderno Wine Bar com oito rótulos selecionados servidos em jarras de 250 ml.

Horário de Funcionamento:Abre de quarta a domingo, a partir das 19h. Durante a temporada abre todos os dias, sempre para o jantar.

Av. Pedro Paula de Moraes, 703 – Saco da CapelaTel. (12) 3896-5241 - www.pastadelcapitano.com.br

Page 28: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 29: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

29- Ilhabela Gastronomia

Restaurante do Cura

Res

taura

nte

por

Quilo

Primeiro restaurante a servir comida por quilo em Ilhabela, o Cura tem mais de 30 anos de história na cidade e se transformou num empreendimento familiar que é sinônimo de qualidade.

Instalado na Praia do Perequê, de frente para o mar, o restaurante oferece mais de 60 opções de pratos quentes e frios, saladas e sobremesas, além do Buffet de massas e grelhados preparados na hora com os ingredientes escolhidos pelo cliente.

Elaboradas sempre com ingredientes frescos e selecionados, as receitas valorizam a culinária caseira, variando os pratos a cada dia e apostando na diversidade, com carnes, massas, aves, peixes e frutos do mar, saladas, vegetais, frutas e doces artesanais.

Horário de funcionamento:

Abre todos os dias, a partir das 12h.

Av. Princesa Isabel, 337 – Perequê.Tel. (12) 3896-1311.www.curailhabela.com.br

Page 30: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 31: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

31 - Ilhabela Gastronomia

Com a proposta de servir receitas saborosas, leves e saudáveis, o Max Paladar tem um cardápio variado de saladas, frutas, vegetais, opções integrais, peixes, carnes grelhadas e outros alimentos preparados

cuidadosamente para oferecer refeições equilibradas, com baixo teor de gordura e alto valor nutricional.

Servido em sistema de buffet, o cardápio varia a cada dia oferecendo desde saladas fresquinhas até receitas sofisticadas como lula recheada, pato confit, cordeiro assado com hortelã, bacalhau a portuguesa e peixe fresco assado, além das famosas massas preparadas ao vivo, com os ingredientes escolhidos pelo cliente.

No buffet de sobremesas, diversos tipos de doces preparados na confeitaria do restaurante completam o almoço, e no Empório Max são vendidos pães integrais, cooks, grãos e sementes, frutas secas, granola e outras delícias para levar pra casa.

Durante a semana das 12h às 16h, nos finais de semana das 12h às 18h edurante a temporada das 12h às 22h.

Max Paladar Res

taura

nte

por

Quilo

Av São João, 243 – Perequê. Tel. (12) 3896-3700.www.maxpaladar.com.br

Page 32: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 33: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Pousada Canto Bravo Coz

inha

Con

tem

porâ

nea

33 - Ilhabela Gastronomia

Jantar no restaurante da Pousada Canto Bravo é uma experiência inesquecível! Primeiro, porque a pousada está instalada sobre as areais da Praia do Bonete, considerada uma das mais bonitas do Brasil, onde só é possível chegar a pé, através de uma trilha de 12 quilômetros que corta a Mata Atlântica, ou de barco.

Como não há energia elétrica, o jantar é à luz de velas. Na cozinha, são preparados pratos inspirados em receitas do mundo todo, que misturam ingredientes locais e especiarias da horta orgânica da pousada aos peixes frescos capturados pelos boneteiros através da pesca artesanal.

Além do jantar tradicional, que tem couvert, salada, prato principal e sobremesa, é possível experimentar também (sob encomenda) a opção Sabores Inesquecíveis, que traz pratos especiais da tradicional cozinha caiçara. Durante o dia, o restaurante serve petiscos, saladas, massas e grelhados, e conta com bar com serviço de praia, que tem drinks especiais como a famosa Caipirinha Canto Bravo, feita com folhas de tangerina, gengibre, abacaxi e limão.

Horário de funcionamento

Aberto todos os dias, durante o ano inteiro.

Praia do Bonete | Latitude: S 23°54'42"Longitude: W 45°19'27".www.pousadacantobravo.com.br

Foto

: Div

ulga

ção

Page 34: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 35: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Ilha Plaza Hotel

Coz

inha

Inte

rnac

ional

35 - Ilhabela Gastronomia

Voltado aos hóspedes do hotel, o restaurante do Ilha Plaza tem um cardápio especial de pratos a base de peixes e frutos do mar, como o Camarão à moda do Chef, além de saladas, carnes, massas e sobremesas, como a Torta Trio de Chocolate, uma das especialidades da casa.

O restaurante funciona para almoço e jantar e também serve o café-da-manhã dos hóspedes. Para aquela fome fora de hora, tem sanduíches, sopas, porções e omelete e para as crianças, há cardápio infantil.

No bar da piscina, o menu traz diversas opções de porções e petiscos, ideais para acompanhar os drinks e caipirinhas preparados pelo barman ou uma das opções da carta de vinhos e espumantes, armazenados em adega climatizada.

Horário de Funcionamento:Todos os dias para café-da-manhã, almoço e jantar. Atende não-hóspedes somente mediante reserva.

Av. Almirante Tamandaré, 359 Tel. (12) 3896-5760www.ilhaplazahotel.com.br

Page 36: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 37: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Gaudí

Coz

inha

Med

iter

rânea

Eleito pela Revista Veja por dois anos consecutivos “O Melhor Quiosque de Praia de Ilhabela”, o Gaudí mistura a descontração do serviço de praia à sofisticação culinária de um bistrô, servindo pratos da cozinha mediterrânea em receitas como as tradicionais Paellas, uma das

especialidades da casa.

Instalado sobre as areias da Praia do Perequê, conta com serviço de praia durante o dia e bar e restaurante à noite.

No cardápio, além de peixes e frutos do mar, também há carnes, aves, massas, saladas, petiscos, sanduíches, menu light, com comidas leves e saudáveis, e diversas opções de pratos infantis, enquanto o bar traz uma diversificada carta de bebidas, drinks e vinhos armazenados em adega climatizada.

Av. Princesa Isabel, 750 – Perequê(em frente ao hotel Ilha Flat)Tel. (12) 3896-2715

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias

37 - Ilhabela Gastronomia

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 38: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 39: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Res

taura

nte

Jap

onês

Porto Kiosk Sushi

39 - Ilhabela Gastronomia

Instalado dentro da Marina Porto Ilhabela, o Porto Kiosk Sushi nasceu com a proposta de atender os clientes e frequentadores da Marina, mas em pouco tempo o restaurante fez tanto sucesso que os proprietários

decidiram abrir a casa também ao público.

Em um amplo e charmoso quiosque cercado por decks sobre a areia, bem pertinho do mar, são servidos cortes variados de sushis e sashimis de peixes frescos cuidadosamente selecionados, missoshiro, sunomono, pratos quentes como yakissoba, shimeji, guiôza e rolinho primavera, peixes grelhados e empanados, vegetais e outras delícias da cozinha oriental, apresentadas em sistema de buffet, com preço único por pessoa.

Em uma tenda próxima ao Buffet, Robattas preparadas na hora completam o cardápio. Para acompanhar, saquê, drinks e caipirinhas, cervejas e uma carta de vinhos e espumantes.

Horário de funcionamento: sextas, sábados, feriados e vésperas, a partir das 20h30.

Av. Almirante Tamandaré, 304 - Itaquanduba. Tel. (12) 3896-1243.

Page 40: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 41: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Kyodai Sushi Bar

Res

taura

nte

Jap

onês

41 - Ilhabela Gastronomia

Instalado no charmoso Shopping Ardhentia, de frente para o mar, na Praia do Perequê, o Kyodai Sushi Bar tem receitas especiais da culinária japonesa, em um cardápio cuidadosamente elaborado pelo sushiman Lauro Campos, que tem quase 20 anos de

experiência, mais de dez deles em Ilhabela, já esteve à frente de diversas casas no litoral paulista e hoje comanda seu próprio restaurante.

O menu tem diversas opções de entradas, Uramakis, Hossomakis, Sashimis, Sushis, Hot Rolls, Robatas, Temakis, Combos Especiais e Sobremesas. Quem quiser experimentar um pouco de tudo, pode escolher uma das versões Festival, que trazem vários itens do cardápio por um preço fixo.

O Kyodai também aceita reservas para festas e comemorações, oferece o serviço de Buffet de culinária japonesa para eventos e ministra cursos de sushi e sashimi.

Horário de Funcionamento:Abre de quarta-feira a domingo a partir das 18h e durante a temporada funciona todos os dias.

Endereço:Shopping ArdhentiaAv. Princesa Isabel, 809 – Perequê.

Page 42: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 43: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Makis Place Ilhabela

43 - Ilhabela Gastronomia

Situada na Vila, centro histórico da cidade, a franquia MAKIS PLACE de Ilhabela integra a maior rede de temakerias do Brasil e a maior rede de culinária japonesa do país, que desde sua fundação vem se expandindo em ritmo acelerado pelo Brasil e também no exterior.

Em um espaço charmoso e descontraído, ao lado da Igreja Matriz, o restaurante tem um cardápio variado, com cerca de 100 opções de Temakis, os tradicionais cones japoneses, com receitas que vão dos clássicos salmão e atum com arroz e alga, até versões inovadoras como os Flokis, preparados sem arroz, à base de flocos de cereal e com diversas opções de recheios.

O menu tem ainda opções vegetarianas, diversos tipos de combinados, pratos quentes e outras receitas da saudável culinária japonesa. Para quem não come a alga conhecida como nori, há a opção de fazer todos os pratos com a folha Soy Funny, que é à base de soja.

Horário de Funcionamento:

Abre todos os dias: segunda, quarta e quinta-feira das 12h à meia noite e meia, terça e

domingo das 17:30h à meia noite e meia e sextas, sábados e feriados, das 12 às 03h.

Endereço:Praça Alfredo Oliani, 9 – Vila.Tel. (12) 3896-3770 - www.makis.com.br

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Res

taura

nte

Jap

onês

Page 44: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 45: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Sr Boteco

Pizz

a &

Grill

O Senhor Boteco traz para Ilhabela o clima descontraído e boêmio dos bares paulistanos, com mesas ao ar livre, cardápio caprichado de petiscos e tira-gostos e uma diversificada carta de cervejas, com rótulos nacionais e importados, em garrafas de 650 ml, 1 litro ou long neck, além de

um amplo bar, com destilados, coquetéis e caipirinhas, vodcas e uísques importados, cachaças, vinhos e espumantes, bitters e licores.

O cardápio do restaurante traz diversas opções de grelhados, como a saborosa Picanha na Chapa, tem opções à La Carte com peixes e frutos do mar, Pratos do Dia e menu infantil. A partir das 19h, a casa também conta com uma pizzaria com forno à lenha que serve as tradicionais pizzas na pedra.

Para acompanhar a cerveja, especialidades como espetinhos de Moela de Frango, Tábuas de Frios, porções de Costelinha de Porco, Picanha no Rechaud, Linguiça na Frigideira e Tábua de Boteco, entre outras.

Horário de funcionamento:Abre todos os dias, a partir das 12h.

Rua Espírito Santo, 9 – Barra VelhaTel. (12) 3895-1412

Page 46: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

: Div

ulga

ção

Page 47: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

47- Ilhabela Gastronomia

Cre

per

ia

Creperia N’Areia

Funcionamento:Vila: das 17:00h à meia noite Perequê: das 16h às 23h durante a semana e das 10h à meia noite nos finais de semana, feriados e temporada.

Vila – Praça Cel. Julião, nº 57. Tel. (12) 3896-3985.Praia do Perequê, 336 (em frente ao Restaurante do Cura). Tel. (12) 3896-4239.www.creperianareia.com.br

Criada com a proposta de trazer para Ilhabela um quiosque de praia diferente, a Creperia N’Areia, na Praia do Perequê, serve receitas saborosas do tradicional crepe francês adaptadas ao paladar brasileiro, com mais de 40 opções de recheios doces e salgados.

Além do quiosque de praia, conta também com um endereço na Vila, com as mesmas receitas de crepe. Para acompanhar os crepes, sucos naturais de diversos sabores, vitaminas de frutas, açaí na tigela, Milk Shake, cervejas, drinks e caipirinhas. Para os pequenos existem também opções de crepes kids, em tamanhos menores.

Page 48: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Consciência AlimentarConhecer e entender a sua necessidade nutricional é a chave para uma vida saudávelFo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 49: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

51- Ilhabela Gastronomia

Alimentação saudável é um assunto que está na moda! Todos os dias, blogs, programas de TV e colunas de revistas apontam novas tendências, dietas milagrosas, produtos mirabolantes e

suplementos incríveis que prometem queimar calorias, controlar o peso e ainda proporcionar uma vida saudável e feliz.

Com o ritmo de vida moderno, onde ninguém tem mais tempo pra nada, se alimentar bem deixou de ser prioridade e só quando a balança apita ou os exames laboratoriais reclamam é que as pessoas decidem tomar uma providência. Como mesmo decididas, continuam sem tempo, elas são atraídas pelas tais receitas mágicas que, na maioria das vezes, não funcionam.

“Não existem fórmulas prontas nem dieta saudável ideal que sirva pra todo mundo. É preciso compreender que as pessoas têm necessidades alimentares diferentes e que o primeiro passo é ouvir o seu organismo, analisar seu histórico familiar e encontrar a sua dieta adequada”, explica Andressa Bombini, que criou em Ilhabela o Frutos de Gaia, espaço dedicado à alimentação saudável e à qualidade de vida.

Ela explica que as dietas drásticas e muito restritivas não funcionam porque não atendem às necessidades básicas do organismo e que encontrar o equilíbrio é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar.

“Atualmente, há diversas correntes alimentares, como a vegetariana, vegana, sem glúten, sem lactose, orgânica, crudívora, entre inúmeras outras e é importante lembrar que todas elas podem ser saudáveis, desde que este equilíbrio seja encontrado”, ressalta Andressa.

Page 50: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Comida A verdade é que o

que falta mesmo na mesa das pessoas hoje em dia é comida de verdade!

Os industrializados tomaram conta das refeições de quem acorda cedo, trabalha o dia inteiro e cuida da casa e das crianças, com a promessa de trazer em latinhas, caixinhas e outras embalagens tudo o que precisamos de forma rápida e prática.

São eles os grandes vilões dessa história e tal constatação tem feito muita gente voltar no tempo e procurar na alimentação de seus pais, avós e antepassados a receita ideal para comer e viver melhor. Comida caseira, ingredientes naturais, alimentos frescos, produtos livres de agrotóxicos...

Isso sim é alimentação saudável!

Page 51: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

de verdadeFo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 52: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

E não adianta vir com a desculpa de que não tem tempo, pois a Andressa, que administra seu próprio negócio, atende clientes,

se encarrega dos funcionários e das contas e ainda cuida da casa e dos filhos pequenos, ressalta que é possível sim manter o equilíbrio da alimentação de toda a família. Na casa dela, água e fruta batidos no liquidificador substituem as bebidas artificiais da lancheira das crianças. “Não leva nem 5 minutos”, ela garante.

Os industrializados, cheios de sódio e conservantes, também não têm vez. “Dá pra fazer refeições práticas, rápidas e saborosas com ingredientes naturais. E descobrir o prazer e os benefícios de se alimentar bem valem o esforço extra de preparar pessoalmente a nossa comida”, ensina.

É claro que nem sempre é possível fazer essa descoberta e a mudança de hábitos sozinho e por isso é importante contar com a ajuda de um profissional, que vai analisar as deficiências e os excessos nutricionais e orientar as escolhas.

O importante é tratar o assunto de forma consciente, entender que alimentação saudável não é uma tendência, mas um estilo de vida, e lembrar que a sábia natureza nos oferece tudo o que precisamos para viver bem!

Page 53: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 54: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Suco Verde

Excelente aliado na manutenção de uma dieta saudável, o suco verde possui ação desintoxicante, é rico em vitaminas e minerais e tem propriedades antioxidantes, que ajudam o organismo a combater os radicais livres.

Ingredientes

250 ml de água filtrada (se preferir substitua por água de coco)Suco de 1 limão1/2 maçã2 folhas de couve-manteiga (de preferência orgânica)5 folhas de hortelã1 lasca de gengibre1 colher de sobremesa de Chia (para aproveitar melhor os nutrientes, deixe-as de molho na água do suco por pelo menos 30 minutos antes do preparo).Se achar necessário, use mel ou açúcar mascavo, apenas o suficiente para adoçar.

Preparo

Higienize bem as folhas, bata todos os ingredientes em liquidificar potente por pelo menos dois minutos para homogeneizar bem. Beba sem coar.

Esta e outras opções de Suco Verde estão disponíveis no Empório Frutos de Gaia que, gentilmente, nos cedeu esta receita.

Page 55: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 56: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Como cultivar alimentos orgânicos em espaços reduzidos

A paisagista Marizeth Estrela, especializada em jardinagem orgânica e Feng Shui, alerta para as espécies de hortaliças e ervas mais apropriadas para compor uma horta vertical.

Page 57: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Ter uma horta com espécies variadas e alimentos sempre fresquinhos para enriquecer o sabor das receitas não precisa ser privilégio das moradias com quintais. Isso é o que afirma Marizeth Estrela, paisagista, especialista em jardinagem orgânica e Feng Shui. Para Marizeth, uma parede é espaço suficiente para fazer uma horta vertical e ter ao alcance das mãos alimentos saudáveis e colhidos na hora.

Para escolher onde a horta será montada é preciso avaliar o espaço e a luminosidade disponíveis. “É

importante dar prioridade a áreas com incidência de luz solar pela manhã, próximas a janelas ou mais ventiladas”, alerta a paisagista.

Escolhido o local, é necessário fixar uma treliça de ferro ou madeira na parede para o cultivo da horta. A treliça precisa ser colocada de forma que possa ficar com, pelos menos, 5 cm de distância da parede, para evitar problemas com infiltração e também garantir a boa ventilação das espécies. Em alguns espaços, o ideal é que seja feita uma impermeabilização na parede por profissionais qualificados.

Page 58: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Para o plantio, a dica da especialista é a escolha de vasos de acordo com a decoração do ambiente. Preferir as opções com características em comum, como cor, material e formato é garantia para acertar. Quem não quer investir em vasos pode utilizar garrafas PET cortadas ao meio, canos de PVC ou vasos de barro. A montagem da horta vertical na treliça é feita com ganchos metálicos em formato de S. Esse tipo de gancho pode ser feito manualmente com arame, sem prejuízo ao resultado final. Eles são usados para fixar os vasos na treliça, mantendo-os suspensos. Quanto às espécies, Marizeth recomenda a escolha de hortaliças variadas. “Variedades como alface, tomilho limão, manjericão, orégano, sálvia, alecrim, pimenta, cebolinha, hortelã, salsa são as mais indicadas para o plantio. Frutos de pequeno porte, como o tomate-cereja, também se adaptam a solos com pouca profundidade”, explica. Segundo a paisagista, é natural que as raízes cresçam com o tempo, requerendo a poda e o replantio, mas esse é um cuidado eventual.

A recomendação de Marizeth é de que a terra escolhida seja um substrato orgânico, pronto para o uso. “Em um vaso, com profundidade de cerca de 30 cm, pode-se iniciar o plantio colocando 1/3 de argila expandida; o restante pode ser completado com terra adubada ou o substrato, cobrindo as raízes das mudas. Na hora de plantar, caso haja ervas daninhas ou outras invasoras, basta arrancá-las com as mãos.”

Page 59: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

De acordo com a paisagista, uma rega diária é suficiente para as mudas se desenvolverem. Borrifar a água sobre as espécies ou molhar as mãos na água e sacudi-las sobre as culturas imitando o efeito da chuva é uma alternativa para não machucar as mudas mais sensíveis, como a alface, o tomilho e a hortelã. “A terra deve estar úmida, nunca encharcada. Esse cuidado na quantidade de água favorece a cultura e também evita que a água da rega escorra pela parede”, lembra Marizeth.

Para evitar a presença de insetos nocivos próximos às espécies cultivadas na horta vertical, o recurso utilizado pela paisagista é incluir na horta variedades como tagetes, gerânios, hortelã, citronela ou arruda. “Essas plantas funcionam como repelentes naturais.”

As hortas verticais são fáceis de fazer e não demandam muitos recursos, inclusive de disponibilidade de tempo do dono da casa. A alternativa para obter alimentos frescos, livres de substâncias nocivas à saúde, também pode dar um novo ar ao interior do imóvel, deixando o espaço mais convidativo e agradável. O bem-estar inclui quem pratica a atividade, que pode ser tida como um lazer, para relaxar e afastar preocupações.

Sobre Marizeth Estrela - O amor à natureza e a vocação para transformar espaços áridos em ambientes agradáveis, aconchegantes e cheios de vida foram as principais motivações que levaram Marizeth a dedicar-se ao paisagismo. Tendo iniciado seus estudos em 1996, especializou-se em Feng Shui e agricultura orgânica com mestres nacionais e internacionais. Sua formação inclui também a permacultura, a radiestesia e os florais. No mercado de paisagismo corporativo e residencial desde 1999, Marizeth acredita que o contato com as plantas pode transformar a qualidade de vida das pessoas, transmitir tranquilidade, paz e colocar cores em qualquer olhar.

Page 60: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Chandon para todos os momentosOs novos packs da marca trazem tonalidades e embalagens modernas para colecionar e brindar

Chandon é feita para todos os gostos e momentos, seja para presentear aquela pessoa especial no fim de ano ou comemorar entre família e amigos. A marca traz novas versões:

- Chandon Colors Collection Brut - para os amantes da bebida e colecionadores das taças coloridas, a marca traz duas novas combinações acompanhadas da garrafa de Chandon Resérve Brut: laranja com azul escuro e rosa com azul turquesa.

- Chandon Colors Collection Rosé - uma garrafa de Chandon Brut Rosé e duas taças, uma lilás e outra rosa claro.

Page 61: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

61 - Ilhabela Gastronomia

A marca traz também o Pack Chandon 6+1, perfeito para as comemorações entre família e amigos: embalagem especial com seis garrafas de Chandon Réserve Brut (750 ml) e uma

garrafa de Chandon Réserve Brut Magnum (1,5L).

Todas as novidades podem ser encontradas nas principais delicatessens, empórios e supermercados de todo o Brasil.

Preços sugeridos:Chandon Colors Collection Brut - R$ 120,00Chandon Colors Collection Rosé - R$ 130,00 Chandon 6+1: R$ 480,00

SAC Chandon: (11) 3062-8388www.chandon.com.br@chandonbrasil

Page 62: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 63: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 64: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Lazer

Entretenimento

Turismo

Cultura

Gastronomia

Consumo

Saúde

Bem-estar

Preservação Ambiental

Sustentabilidade

e as últimas notícias da região!

Page 65: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

65- Ilhabela Gastronomia

Veículo de comunicação voltado aos moradores, veranistas, turistas, visitantes e apaixonados por Ilhabela e pelo Litoral Norte paulista, a Revista Ilhabela, há onze anos, leva aos seus leitores notícias e informações sobre uma das regiões mais bonitas e preservadas do Brasil, com textos e imagens exclusivas e um pro-jeto gráfico e editorial que prima pela qualidade e pelo respeito ao leitor e aos anunciantes.

Nossos exemplares são distribuídos gratuitamente em hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, lojas, prestadores de serviços e diversos outros estabelecimentos em Ilhabela.

Garanta o seu ou acesse a versão online emwww.revistailhabela.com.bre boa leitura!

Page 66: Guia Ilhabela Gastronomia 2015

Entre o mar e a Mata Atlântica

Ilhabela tem 346 quilômetros quadrados de área total, formando o arquipélago que compreende a

ilha de São Sebastião, que em sua parte voltada para o canal de mesmo nome abriga a área urbanizada, três ilhas menores: Vitória, Búzios e Pescadores, e os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas.

Desde 1977, 83% dessa área é protegida por um Parque Estadual, criado pelo Governo do Estado para preservar uma das maiores faixas continuas de Mata Atlântica remanescentes na região. A medida garantiu ao arquipélago a manutenção de uma imensa e exuberante área verde, que somada à beleza de suas praias e cachoeiras faz de Ilhabela um destino que agrada e surpreende turistas brasileiros e estrangeiros.

Em 140 quilômetros de costa, estão espalhadas mais de 40 praias, todas cercadas pelo frescor da Mata, que também esconde inúmeras cachoeiras e trilhas para a prática de ecoturismo. No fundo do mar, mais de 20 naufrágios entre cargueiros, pesqueiros, rebocadores, paquetes e petroleiros, fazem da ilha o maior "cemitério" de navios do Brasil, atraindo mergulhadores do mundo todo.

E para receber este turista, empreendedores de diversos ramos investem na região, criando hotéis,

pousadas, restaurantes e lojas projetados para atrair um público exigente e selecionado, que quer aproveitar o que Ilhabela tem de melhor com conforto e sofisticação.

Reunidos, estes ingredientes fazem de Ilhabela um dos melhores destinos tuírsticos do Brasil, ecohido por milhares de brasileiro e estrangeiros que desembarcam por aqui em busca de lazer e entretenimento em um ambiente tranquilo, seguro e preservado.

Para compartilhar estes atributos e mostrar o que a cidade tem de melhor, a Revista Ilhabela, publicação bimestral da Ilha Editorial, há sete anos homenageia Ilhabela em suas capas e em cada uma de suas páginas, com o objetivo de divulgar os atrativos locais, promovendo o turismo racional e sustentável, e incentivar a preservação de seu patrimônio natural, histórico e cultural, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de desfrutar seus encantos e belezas.

Revista Ilhabela, há dez anos imprimindo a cultura caiçara e as belezas naturais de uma das regiões turísticas mais bonitas do país!

www.revistailhabela.com.br

Page 67: Guia Ilhabela Gastronomia 2015
Page 68: Guia Ilhabela Gastronomia 2015