guia de formação 2015

76

Upload: wecreateyou

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A compilação das ações a realizar pela WeCreateYou em 2015! Podem ser realizadas na sua organição! Peça proposta: [email protected]

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Formação 2015
Page 2: Guia de Formação 2015
Page 3: Guia de Formação 2015
Page 4: Guia de Formação 2015

4

Page 5: Guia de Formação 2015

5

ÍNDICE

A Empresa ............................................................................................ 07Os seus Cursos ................................................................................... 11

Gestão Integrada HST, Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social...12

Introdução de novas TIC e Desmaterialização de Processos ..................... 33

Web Marketing ............................................................................................ 37

Desenvolvimento de Pessoas ..................................................................... 44

Gestão e Melhoria de Processos ................................................................ 47

Gestão Formação ....................................................................................... 70

Flash Training ...................................................................................... 72WeCreate5starTraining ....................................................................... 74

Page 6: Guia de Formação 2015

6

Page 7: Guia de Formação 2015

7aempresa

Page 8: Guia de Formação 2015

8

A Em

pres

a

A wecreateyou assenta as suas acções no desenvolvi-mento de competências para conceber, desenhar, im-plementar e operar sistemas de prestação de serviços assentes em tecnologias, em qualquer sector de activi-dade, incluindo o próprio sector industrial. Suportando-se em metodologias e ferramentas adaptadas da Engenharia de Serviços e Gestão e da Criatividade, criando momen-tos propícios à geração de novas ideias, incentivando e catalisando a co-criação e a inovação.

A sua metodologia prevê a especifi cação do proble-ma, a defi nição e criação da equipa de trabalho da empresa, a preparação e transformação do ambiente de trabalho, desenho e gestão do projecto. Permitir a intersecção,momento de criatividade máxima, que só se consegue juntando especialistas em mais de uma disci-plina, emprestando o olhar específi co de um campo para resolver o problema de outro. O primeiro passo consiste na elaboração de um diagnóstico de necessidades, poden-do assim construir uma oferta integrada de consultoria e formação aos diversos quadros, totalmente custom-izada.

A wecreateyou contempla como resultados para o seu cliente:• a antevisão de necessidades de mercado,• melhoria de processos,• posicionamento e aumento de competitividade,• desenho de serviços;• internacionalização;• formação, melhoria e validação de competências.

A wecreateyou pretende:• Apoiar ao nível da Consultoria de Gestão;• Apoiar na Gestão do processo criativo – desenvolvimento de novos produtos/serviços;• Levar a criatividade às empresas/organizações;• Ser Arquiteta de experiências: Criar espaços de interação, de vivência dentro da organização - a equipa da WeCreateYou prepara o espaço/ambiente na empresa;• Estimular e melhorar as relações interpessoais e comuni-cação;• Adequar a(s) melhor(es) técnica(s) a serem aplicadas;• Acompanhar e implementar o processo;• Estimular os colaboradores a partilharem as ideias com vista ao aumento da produtividade e diminuição do desperdício;• Diagnosticar, desenvolver, desenhar, executar e avaliar programas de formação customizados.

Page 9: Guia de Formação 2015

9

A Empresa

escuta ativa e comunicação efi caz; Melhorar relações interpessoais; Ultrapassar barreiras hierárquicas; Aumentar a produtividade por via da comunicação; Comunicar objetivos e plano estratégico, adequando o modus operandi; Motivar as equipas.

• Introdução de novas TIC e desmaterialização de processos: Identifi cação de necessidades de novas tecnologias para a otimização do negócio; Diagnósti-cos das TIC existentes, apoio na introdução de novas ferramentas no trabalho diário; Promoção de uma forma efi caz a imagem/informação da organização com base nos novos media; Gestão de redes sociais; Serviços SEO; Utilização de ferramentas Google para promoção nos motores de busca; Marketing Digital; Criação de WEB Sites.

• Gestão Integrada HST, Ambiente, Qualidade e Re-sponsabilidade Social: Certifi cação e Controlo de Condições do Ambiente; Plano de Segurança no trabalho, Verifi cação e Plano de Segurança Alimentar; Auditorias nas várias vertentes; Formação de Primeiros Socorros.

• MarketingDigital: Promover, de uma forma efi caz, a im-agem/informação da organização com base nos novos media; Desenvolver uma estratégia de comunicação WEB; Utilizar a WEB como meio de promoção da organização; Combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online, para desenvolver uma plano de e-marketing que se ajuste às necessidades e características da empresa.

• Marketing Serviços: Apoio ao desenvolvimento do Plano de Marketing e Comunicação; Apoiar na identifi cação de mercados-alvo; Análises de mercado; Elaboração de um Plano de Marketing; Posicionamento da oferta; Plano de comunicação.

Áreas de IntervençãoA wecreateyou, com a sua oferta integrada, inter, trans e multidisplinar, intervém ao nível dos vários processos das or-ganizações clientes. Sendo o seu enfoque nas seguintes áreas:• Gestão e Melhoria de processos: Mapear para conhecimento

dos processos pela organização; Otimizar vários processos transversais à organização; Diminuir tempos e desperdícios para o aumento da produtividade; Desenvolver competitivi-dade para o melhor posicionamento no mercado.

• Desenho Serviços: Criação e Gestão do processo criati-vo, Sistematizar o processo de criação de novos produtos; Apoiar o desenvolvimento e desenho de novos serviços/pro-dutos; Estabelecer metodologias no processo criativo/design; Criar e/ou melhorar o ambiente/espaço de criação; Apoiar na criação de um espaço de pesquisa e investigação - Biblioteca.

• Gestão da Formação: Elaborar Diagnósticos de Necessi-dades, Apoiar e desenvolver Candidaturas a Projetos de Formação; Desenvolver Processos de Avaliação da Formação; Construir Percursos Formativos; Apoiar o proces-so de Certifi cação de Entidades; Homologações de cursos; Execução de Auditorias Internas.

• Creative Place: Ofi cinas de Criatividade, onde se vivenciam momentos para estimular e desenvolver as soft skills das pessoas da organização; Se potenciam sinergias internas para criar/estimular/fomentar a inovação; Alinham-se estraté-gias para fi delização do cliente; Desenvolvem-se capaci-dades na relação com o cliente; saber perguntar e responder.

• Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: Analisar e Melhorar o Processo de Gestão de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Planos de Integração de novos colaboradores; Motivação e Empowerment; Gestão de Carreiras; Desenho das Áreas Funcionais; Coaching; Formação em Seleção e Avaliação. Implementar o conceito de “trabalho em equipa”; Potenciar a

Page 10: Guia de Formação 2015

010

A Em

pres

a

Condições de ServiçoCondições de Inscrição, Cancelamento / Falta de Comparência, Pagamentos

• Para efeitos de inscrição, os participantes interessados deverão remeter a fi cha de inscrição até 3 dias antes da data de início do curso, preenchendo todos campos so-licitados, acompanhada dos documentos solicitados, ou efectuarem a sua pré-inscrição on-line em www.wecre-ateyou.biz, e respectivo pagamento por transferência bancária.

• O número de participantes é limitado.

• As inscrições serão consideradas por ordem cronológica de chegada, seguidas de um processo de selecção.

• A inscrição só será válida após pagamento e confi r-mação dos nossos serviços (email, telefone)

• As acções de formação poderão ser adiadas ou anula-das, caso não reúnam um número sufi ciente de partici-pantes, ou por qualquer outro motivo de gestão, proce-dendo ao reembolso da inscrição quando a mesma tenha sido regularizada. No entanto, a inscrição será considera-da numa nova edição da mesma, sendo comunicada pela equipa de formação a nova data.

• Em caso de desistência, se esta for feita nos 4 dias an-teriores ao início do curso, será reembolsado o montante pago. Se a inscrição for cancelada posteriormente e até a data de início do curso, haverá uma penalização de 30% do valor de inscrição. A não comparência na acção de for-mação, e as desistências após o inicio do curso, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição.

• Estas ou outras ações poderão ser feitas nas instalações da empresa ou noutra região.

• Os horários defi nidos serão ajustados às necessidades dos formandos, podendo a formação ser realizada em horário labo-ral, pós-laboral ou sábados.

• Descontos para grupos.

Page 11: Guia de Formação 2015

11osseuscursos

Page 12: Guia de Formação 2015

212

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

ADR: Mercadorias Perigosas

Para quêDestinado a intervenientes no processo de fabrico, carga, descarga, movimentação, estiva e transporte de mercadorias per-igosas. O formando será capaz de adoptar procedimentos correctos, de acordo com o ADR para que as operações fabrico, carga, descarga, movimentação, estiva e transporte de mercadorias perigosas, decorram em segurança.

O formando deverá obter na avaliação contínua valor igual ou superior a treze valores e ser capaz de responder a vinte e cinco questões teóricas de escolha múltipla, relativas aos conteúdos ministrados durante a formação, não podendo errar mais de doze perguntas e no tempo máximo de quarenta e cinco minutos.

Conteúdo programático - 15 horas• Introdução às Mercadorias Perigosas • Obrigações de Segurança dos Intervenientes do Processo das Matérias Perigosas• Classifi cação das Mercadorias Perigosas (capítulo 2.2 do ADR)• O Material de Acondicionamento e Transporte (capítulos 4.1 e 6.1 do ADR)• Identifi cação e Sinalização da Matéria Perigosa no Material de Acondicionamento e transporte (capítulo 5.2 do ADR)• Documentação• Equipamento Móvel do Veículo (capítulo 8.1 do ADR/RPE)• Carregamento em Comum no mesmo Veículo e/ou Contentor (capítulo 7.5.2 do ADR)• Carga, Descarga, Movimentação e Estiva• Transporte de Mercadorias Perigosas utilizando diversos Modos de Transporte

Curso Presencial - datas previstas de início: 20 janeiro: 3a - 14h às 18h21 julho: 3a - 14h às 18h24 novembro: 3 a - 14h às 18h210€ inclui documentação, certifi cado e coffee-break

Page 13: Guia de Formação 2015

13

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Conhecer as implicações e aplicabilidade dos novos requisitos legais em matéria de Classifi cação, Embalagem e Rotulagem de substâncias perigosas, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 98/2010, de 11 de Agosto e Regulamento (CE) n.º 1272 do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de Dezembro de 2008.

Para quê• Aplicação da classifi cação de substâncias e misturas perigosas de acordo com o novo enquadramento legal.• Apresentação dos novos requisitos de embalagem e rotulagem de substâncias e misturas perigosas.• Identifi cação das alterações nos símbolos e indicações de perigo das substâncias e misturas perigosas.• Conhecer novas frases de advertência de perigo e recomendações de prudência – prevenção.

Conteúdo programático - 8 horas• Poluição atmosférica• Águas e efl uentes líquidos• Licenciamento Ambiental• Resíduos• Substâncias químicas (REACH, CLP e SEVESO)• Ruído e energia

Curso Presencial - datas previstas de início: 15 maio: 6a - 9h às 13h e das 14h às 18h

18 setembro: 6a - 9h às 13h e das 14h às 18h125 € inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço de networking

Classifi cação, Embalagem e Rotulagem de Substâncias PerigosasAplicação Prática dos Requisitos Legais do Regulamento CLP (Regulamento CE N.º 1272/2008, de 16 de Dezembro)

Page 14: Guia de Formação 2015

414

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Reach - conceitos e aplicações

Saber interpretar o regulamento REACH Interpretar os conceitos REACH Conhecer as entidades competentes para a aplicação do REACH Identificar as alterações das fichas de dados de segurança segundo o REACH Conhecer a classificação GHS Identificar as alterações dos rótulos segundo o Regulamento CRE

Para quê

Conteúdo programático - 16 horas•

Curso Presencial - datas previstas de início: 10 fevereiro: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h30199€ inclui documentação, certificado, coffe-break

• •

Regulamento REACHIdentificação dos intervenientesObrigações e prazos de implementação do RegulamentoRegisto / Avaliação / Autorização / Restrição de substânciasFerramentas e gestão do REACHComunicação na cadeia de abastecimentoFichas de segurança;Regulamento CREArticulação da empresa com entidades oficiais

•••••••

Page 15: Guia de Formação 2015

15

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Dar a conhecer as implicações e aplicabilidade do regime de gestão dos resíduos da construção e da demolição (RCD) (Decreto-Lei. n.º 46/2008, de 12 de Março).

Para quê• Identifi car as várias tipologias dos RCD (códigos LER) e os impactos ambientais associados a cada tipologia de resíduos.• Interpretar o regime jurídico que rege a gestão de RCD e reconhecer as exigências do CCP e do RJUE em matéria de gestão de RCD.• Aplicar boas práticas de gestão de resíduos nas atividades de construção e demolição nas fases de projeto e de execução de obra.

Conteúdo programático - 10 horas• Verifi car as situações em que as especifi cações Técnicas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) são aplicáveis• Elaborar e Implementar o Plano de Prevenção e Gestão de RCD (PPG) ou efetuar o Registo de Dados de RCD• Conhecer o regime contraordenacional aplicável

Curso Presencial - datas previstas de início:5 de fevereiro: 10h às 13h e das 14h às 17h e uma manhã das 9h às 13h

4 de junho: 10h às 13h e das 14h às 17h e uma manhã das 9h às 13h3 de novembro: 10h às 13h e das 14h às 17h e uma manhã das 9h às 13h

170€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) – RequisitosLegais a cumprir nas fases de projeto e de execução de obra: Uma abordagem Prática

Page 16: Guia de Formação 2015

616

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Socorrismo: Atuação em caso de Emergência no Trabalho

Capacitar os formandos para a prestação de primeiros socorros em caso de acidente ou doença súbita em contexto de trabalho.

Para quê• Identifi car o conceito de Suporte Básico de Vida.• Aplicar a sequência de procedimentos que permitam executar o SBV.• Identifi car os problemas associados à execução de manobras de SBV.• Identifi car quando e como colocar uma vítima em posição lateral de segurança.• Identifi car as situações de obstrução parcial e total da via aérea.

Conteúdo programático - 8 horas• Conceito de acordo com o algoritmo vigente• Procedimentos e sequência do algoritmo, através de realização de exercícios com manequim de simulação• Problemas associados• Como e quando a sua utilização• Situações de obstrução parcial e total• Tipos e causas de obstrução;• Exercícios de para desobstrução da via aérea

Curso Presencial - datas previstas de início:16 de abril: 5ª - 9h às 18h26 de junho: 6ª - 9h às 18h12 de setembro: 6ª - 9h às 18h80€ inclui documentação, certificado, coffee-break

Page 17: Guia de Formação 2015

17

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Aprender a classifi car resíduos corretamente através do uso da Lista Europeia de Resíduos (atribuição do Código LER), publicada na Portaria n.º 209/2004, de 3 de Março.

Para quê• Apresentar os 20 capítulos da Lista Europeia de Resíduos (LER).• Identifi car os dados necessários para o uso da LER.• Dar a conhecer a metodologia de selecção dos códigos LER.• Identifi car os códigos de valorização e eliminação (códigos R e D), publicados no Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho.• Apresentar as caraterísticas dos resíduos que os tornam perigosos, publicadas no Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho.

Conteúdo programático - 3 horas• 20 capítulos da Lista Europeia de Resíduos (LER)• Os dados necessários para o uso da LER• A metodologia de selecção dos códigos LER• Os códigos de valorização e eliminação - códigos R e D (DL nº 73/2011, de 17 de Junho);• As características dos resíduos que os tornam perigosos (DL nº 73/2011, de 17 de Junho).

Curso Presencial - datas previstas de início: 30 janeiro: 4a - 10h às 13h

80€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

A Classifi cação de Resíduos: L.E.R

Page 18: Guia de Formação 2015

818

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos

Implementação e Certifi cação de Sistemas de HACCP.

Para quê• Participe nesta ação e conheça os fatores que afetam o crescimento microbiano.• Saiba realizar a receção e qualifi cação de matérias-primas/materiais de embalagem.

Conteúdo programático - 16 horas• Introdução à segurança alimentar• O que é o sistema HACCP• Perigo para a segurança Alimentar• Pré-requisitos

Curso Presencial - datas previstas de início:18 de fevereiro: 4a e 6a - 18h00 às 22h0028 de outtubro: 4a e 6a - 18h00 às 22h00210€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 19: Guia de Formação 2015

19

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Dar a conhecer as implicações dos principais diplomas da área do ambiente ao sector industrial (poluição atmosférica, efl uentes líquidos, resíduos, ruído, energia, substâncias químicas e licenciamento ambiental).

Para quê• Apresentar os principais objetivos dos diferentes diplomas legais da área do ambiente.• Identifi car os requisitos legais aplicáveis às indústrias.• Conhecer as diferentes metodologias de avaliação de conformidade legal aplicáveis a cada diploma.

Conteúdo programático - 16 horas• Poluição atmosférica• Efl uentes líquidos• Resíduos• Ruído• Energia• Substâncias químicas • Licenciamento ambiental

Curso Presencial - datas previstas de início:6 de março: 6a das 18h30 às 22h30

9 de outubro: 6a das 18h30 às 22h30180€ inclui ddocumentação, certifi cado, coffee-break

Legislação Ambiental – Avaliação da Conformidade dos Principais Diplomas ao Setor Industrial

Page 20: Guia de Formação 2015

020

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

EPI´s: Utilização, Conservação e Higiene

Para quê?• Dotar os formandos de conhecimentos quanto aos vários tipos de EPI existentes, a sua correta utilização e a sua obrigatoriedade.

Conteúdo programático - 8 horas• Disposições gerais• Defi nição de EPI (e exclusões)• Coimas• Obrigações (empregador e trabalhador)• Tipos de EPI• Características de EPI• Inventário (EPI vs Risco)• Distribuição e utilização de EPI• Manutenção de EPI

Curso Presencial - datas previstas de início:24 de março: 3a 9h às 13h e 14h às 18h2 de outubro: 6a 9h às 13h e 14h às 18h110€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 21: Guia de Formação 2015

221

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Participe neste workshop temático, com forte componente prática. Serão realizados trabalhos práticos, em grupo, de simulação de separação de diferentes tipos de resíduos.

Para quê• Saber classifi car e caracterizar os resíduos.• Reconhecer a legislação aplicável.• Identifi car os processos de recolha e tratamento de resíduos.• Separar corretamente todo o tipo de resíduos.

Conteúdo programático - 8 horas• O que são resíduos• Legislação aplicável• Como se classifi cam os resíduos• Riscos de exposição• Consequências da exposição• Prevenção e proteção dos trabalhadores• Exercícios práticos de simulação de separação de resíduos

Curso Presencial - datas previstas de início:11 de março: 18h às 22h

145€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Gestão de Resíduos Hospitalares: Classifi cação, separação e proteção

Page 22: Guia de Formação 2015

222

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Exposição a agentes químicos: Proteção dos trabalhadores. Atualização e consolidação do quadro legal segundo o Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro

Para quê• Dar a conhecer as prescrições mínimas em matéria de proteção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança e a saúde devido à exposição a agentes químicos no trabalho.

Conteúdo programático - 3 horas• Apresentar a terceira lista de valores limite de exposição profi ssional indicativos para os agentes químicos, o valor limite de exposição profi ssional obrigatório para o chumbo, o valor limite biológico obrigatório para o chumbo e a lista de agentes químicos proibidos.• Dar a conhecer o procedimento de autorização para produção, fabrico ou utilização de agentes químicos proibidos.• Apresentar as obrigações em matéria de avaliação de riscos, medidas gerais e específi cas de prevenção e proteção, medidas técnicas e organizativas e medidas em caso de acidentes, incidentes e situações de emergência.

Curso Presencial - datas previstas de início:9 de abril: 5ª das 10h às 13h8 de outubro: 5a das 10h às 13h 90€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 23: Guia de Formação 2015

223

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Para quê• Dar a conhecer as prescrições mínimas em matéria de proteção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança e a saúde devido à exposição no trabalho a: - Amianto (Decreto-Lei n.º 266/2007, de 24 de julho); - Agentes cancerígenos ou mutagénicos (Decreto-Lei n.º 301/2000, de 18 de novembro).

Conteúdo programático - 4 horas• Apresentar o valor limite de exposição para o amianto e os valores limite de exposição profi ssional para os agentes cancerígenos ou mutagénicos (VLEs).• Dar a conhecer as obrigações de notifi cação ou informação das autoridades competentes.• Apresentar as atividades proibidas nas quais os trabalhadores estão ou possam estar expostos a poeiras de amianto ou de materiais que contenham amianto.• Dar a conhecer a recomendação de substituição e redução de agentes cancerígenos ou mutagénicos.

Curso Presencial - datas previstas de início: 9 de abril: 5a das 14h às 18h

8 de outubro: 5a das 14h às 18h95€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Exposição a amianto e agentes cancerígenos ou mutagénicos: Aplicação dos Decretos-Lei n.º 266/2007, de 24 de julho e Decreto-Lei n.º 301/2000, de 18 de novembro

Page 24: Guia de Formação 2015

424

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Técnicas de Auditoria a Sistemas Integrados

Para quê• O formando será capaz de utilizar e implementar técnicas e metodologias de realização de auditorias internas aos Sistemas Integrados de Gestão - Ambiente, Qualidade e Segurança.

Conteúdo programático - 24 horas• Compreender as metodologias de Implementação de Sistemas Integrados de Gestão.• Conhecer a principal legislação ao nível de Ambiente e de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST).• Apreender técnicas e metodologias de auditoria a Sistemas Integrados de Gestão.• Elaborar relatório de auditoria a Sistemas Integrados de Gestão - exercícios práticos.

Curso Presencial - datas previstas de início:8 de abril: 4a e 6a das 9h às 13h21 de outubro: 4a e 6a das 14h às 18h340€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 25: Guia de Formação 2015

225

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Para quê• Reconhecer e aplicar a legislação de segurança, higiene e saúde para serviços.• Utilizar proteção no corpo e nas máquinas.• Decidir sobre medidas de prevenção.• Reconhecer a importância da segurança e higiene no trabalho como fator de promoção de qualidade de vida.

Conteúdo programático - 20 horas:• Sinalização de segurança• Tipos de risco• Gestão de risco• Tipos de proteção• Conceito de acidente de trabalho

Curso Presencial - datas previstas de início: 5 de maio: 3a e 5a 18h00 às 22h00

1 de dezembro: 2a e 3a 18h00 às 22h00260€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Noções Básicas de Higiene e Segurança para Serviços

Page 26: Guia de Formação 2015

626

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Gestão do Risco Radiológico no Meio Hospitalar

Dotar os participantes de uma ferramenta prática que lhe permita avaliar o estado do serviço de radiologia em que estão inseridos, quantifi cando o risco e identifi cando de imediato os pontos críticos podendo assim traçar um plano objetivo de gestão e implementação de medidas.

Para quê• Avaliar e Quantifi car o risco radiológico.• Verifi car o cumprimento das normas e legislação em vigor.• Apresentar sugestões de melhoria.• Elaborar um plano para a gestão e implementação de medidas, com base em prioridades.

Conteúdo programático - 8 horas• Defi nição de Radiação ionizante• Possíveis consequências para a saúde resultante da exposição excessiva à radiação ionizante• Defi nição de Risco• Escolha do método de avaliação de risco que melhor se adequa ao objetivo pretendido• Metodologia de Avaliação;• Conclusões;• Defi nição de estratégia/metodologia de resolução e implementação de medidas

Curso Presencial - datas previstas de início:11 de julho: sábado 9h às 18h 180€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 27: Guia de Formação 2015

227

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Implementar e conduzir um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em qualquer organização, com vista à minimização de impactes ambientais e minimização de custos com a proteção ambiental.

Para quê• Interpretar os requisitos da NP EN ISO 14001:2004;• Conhecer os principais requisitos legais a nível da gestão ambiental;• Implementar metodologias para a identifi cação e avaliação dos aspetos e impactes ambientais;• Planear e acompanhar um Programa de Gestão Ambiental;• Elaborar procedimentos relativos ao controlo operacional dos aspetos ambientais e resposta a situações de emergência;• Elaborar um Programa de Verifi cações Ambientais;• Verifi car a implementação do SGA estabelecido pela organização de acordo com um Plano de Auditorias;

Conteúdo programático - 28 horas• Norma ISO 14001:2004. Conceitos gerais• Legislação Ambiental• Metodologias para a identifi cação e avaliação dos Aspetos Ambientais• Elaboração de Programas de Gestão Ambiental• Estrutura e Responsabilidade / Formação e Sensibilização / Comunicação / Controlo Operacional• Monitorização e Avaliação de Conformidade / Ações Corretivas e Preventivas• Auditorias do SGA / Documentação do SGA / Revisão pela Gestão

Curso Presencial - datas previstas de início:24 de março: 3a e 5a - 18h30 às 22h30

18 de novembro: 4a e 6a - 18h30 às 22h30325€ inclui ddocumentação, certifi cado, coffee-break

Sistemas de Gestão Ambiental

Page 28: Guia de Formação 2015

828

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Para quêCompreender a necessidade do desenvolvimento de estratégias empresariais que assegurem um foco mais voltado à Responsabilidade Social nas Empresas; reconhecer a necessidade da ética durante o processo de gestão e o papel da organização na vida dos seus stakeholders e na comunidade envolvente.

Conteúdo programático - 16 horas• Os requisitos da norma internacional SA 8000• Boas práticas de Responsabilidade Social - associadas ao cumprimento dos requisitos normativos• A estratégia empresarial com base nas boas práticas de Responsabilidade Social• O papel das organizações na comunidade envolvente• Exercícios práticos - Casos de sucesso

Curso Presencial - datas previstas de início:14 de abril: 3a e 4a - 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00310€ inclui documentação,certifi cado, coffee-break e almoço networking

Responsabilidade Social no Sucesso e Estratégia Empresarial

Page 29: Guia de Formação 2015

229

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Meios de 1ª Intervenção

Para quê• Utilizar os meios de 1.ª intervenção. • Aplicar técnicas de 1.ª intervenção em primeiros socorros.• Aplicar os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência

Conteúdo programático - 8 horas• Identifi car os vários tipos de extintores;• Distinguir quais os extintores mais adequados para cada classe de fogo;• Sensibilizar para a formação e para a correta utilização de um extintor;• Saber agir em caso de emergência;• Saber utilizar um extintor, na prática.

Curso Presencial - datas previstas de início:15 de maio: 6a das 9h às 13h

100€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 30: Guia de Formação 2015

030

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Para quê• Saber interpretar o regulamento CRE• Conhecer os prazos de implementação• Conhecer e identificar as alterações na classificação e rotulagem de produtos químicos•

Identificar as alteração nas fichas de dados de segurança

Conteúdo programático - 16 horas• Conceitos

• Legislação

• Introdução ao Regulamento REACH – Regulamento n.º 1907/2006:

• Objectivo • Enquadramento e entrada em vigor

• Regulamento CLP – Regulamento n.º 1272/2008: • Alterações introduzidas nas fichas de dados de segurança

Curso Presencial - datas previstas de início:10 de março: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h30

199€ inclui documentação, certificado, coffe-break

Regulamento CRE

• Intervenientes

• Alterações introduzidas pelo novo regulamento • Códigos GHS, pictogramas, advertência de perigo, recomendação de prudência • Nova classificação de acordo com o Anexo VI• Prazos de implementação

12 de maio: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h30

Page 31: Guia de Formação 2015

331

Gestão Integrada H

ST, Am

biente, Qualidade

e Responsabilidade Social

Implicações do regulamento (ce) n.º 1272/2008, de 16 de dezembro (clp) no armazenamento de substâncias e misturas perigosas: análise de incompatibilidades

Dar a conhecer as implicações e aplicabilidade dos requisitos legais em matéria de classifi cação, rotulagem eembalagem (Regulamento CLP) no armazenamento de substâncias e misturas perigosas: análise de incompatibilidades.

Para quê• Conhecer as novas classes de substâncias e misturas perigosas de acordo com o novo enquadramento legal;• Identifi car as alterações nos símbolos e indicações de perigo das substâncias e misturas perigosas através da correcta interpretação dos rótulos;• Regras para armazenamento de substâncias e misturas perigosas tendo em conta as incompatibilidades das diferentes classes.

Conteúdo programático - 7 horas• As novas classes de substâncias e misturas perigosas para os perigos físicos, perigos para a saúde e perigos para o ambiente• As novas formas de comunicação dos perigos de acordo com o CLP que devem ser incluídas nos rótulos das embalagens de substâncias e misturas perigosas: pictogramas de perigo, palavras-sinal, advertências de perigo e recomendações de prudência• Análise de incompatibilidades no armazenamento de substâncias e misturas perigosas para todas as classes

Curso Presencial - datas previstas de início: 24 de abril: 6a 9h30-17h30

11 de setembro: 6a 9h30-17h3095€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 32: Guia de Formação 2015

232

Ges

tão

Inte

grad

a H

ST, A

mbi

ente

, Qua

lidad

e e

Res

pons

abili

dade

Soc

ial

Dar a conhecer as implicações e aplicabilidade dos requisitos legais em matéria de elaboração das Fichas deDados de Segurança, nomeadamente as contidas no Regulamento (CE) n.º 1907/2006, já alterado nesta matéria pelo Regulamento (UE) n.º 453/2010, e no Regulamento (CE) n.º 1272/2008.

Para quê• Aplicar a classifi cação de substâncias e misturas perigosas de acordo com o recente enquadramento legal na elaboração das Fichas de Dados de Segurança;• Identifi car as alterações nos símbolos e indicações de perigo das substâncias e misturas perigosas;• Conhecer as novas frases de advertência de perigo e recomendações de prudência que vieram substituir as frases de risco e frases de segurança, respectivamente;• Aplicar os requisitos da elaboração das Fichas de Dados de Segurança de acordo com o Regulamento (UE) n.º 453/2010.

Conteúdo programático - 12 horas• Defi nições e funções e obrigações da indústria ao abrigo do CLP- Classifi cação de substâncias e misturas perigosas: especifi cação das classes de perigo e regras de classifi cação- As novas formas de comunicação dos perigos de acordo com o CLP que devem ser incluídas nas fi chas de dados de segurança: pictogramas de perigo, palavras-sinal, advertências de perigo e recomendações de prudência- Elaboração de fi chas de dados de segurança, passo a passo, de acordo com os requisitos defi nidos no Regulamento n.º 453/2010- Disposições transitórias e autoridades competentes

Curso Presencial - datas previstas de início:5 de março: 5ª - 9h às 13h2 de julho: 5ª - 9h às 13h180€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Elaboração de Fichas de Dados de Segurança – Aplicação Prática dos Requisitos Legais do Regulamento CLP (Regulamento(ce) n.º 1272/2008, de 16 de Dezembro) e do Regulamento n.º 453/2010, de 20 de maio

Page 33: Guia de Formação 2015

333

Introdução de novas TIC e

Desm

aterialização de Processos

Excel Avançado: potencialidades

Conhecer e explorar funcionalidades avançadas do Excel.

Para quê?• Utilização avançada do Excel.• Funções avançadas para resolução de problemas.• Tabelas dinâmicas para a análise de dados.• Macros para resolução de situações repetitivas.

Conteúdo programático - 10 horas• Utilização de fórmulas avançadas em contextos práticos• Criação e formatação de uma tabela dinâmica• Utilização de totais e subtotais• Fórmulas em tabelas dinâmicas• Elaboração de gráfi cos• Criação e gravação de uma macro• Execução de uma macro

Curso Presencial - datas previstas de início: 9 janeiro: 6a, 4a e 6a - 14h30 às 18h30/17h30

11 novembro: 4 - 14h30 às 18h30/17h30190€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

13 maio: 4a, 6a e 4a - 14h30 às 18h30/17h30a, 6a e 4a

Page 34: Guia de Formação 2015

434

Intr

oduç

ão d

e no

vas

TIC

eD

esm

ater

ializ

ação

de

Proc

esso

s

Word Avançado: potencialidades

Formar os elementos na utilização avançada e no funcionamento das diversas funcionalidades do Word.

Para quê• Criar índices automáticos.• Incluir imagens e objetos nos documentos e integração com outro tipo de documentos.• Imprimir documentos de e em formatos diversos.• Criar modelos de documentos.• Criar automaticamente correio.• Automatizar tarefas.

Conteúdo programático - 10 horas:• Inclusão de imagens• Técnicas de impressa de documentos• Tipos de documento modelo• Automatização de tarefas

Curso Presencial - datas previstas de início:24 fevereiro: 3a e 5a - 14h30 às 18h30/17h309 dezembro: 4a e 5 - 14h00 às 18h00/17h00190€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

a

Page 35: Guia de Formação 2015

335

Introdução de novas TIC e

Desm

aterialização de Processos

MS Excel: Nível operação

Desenvolver competências para utilização de folha de cálculo informática, com aplicação no seu dia-a-dia.

Para quê• Criar e manipular documentos folhas de cálculo.• Criar fórmulas e utilizar funções de cálculo.• Utilizar referências entre células e folhas.• Manipular folhas e conjuntos de células, linhas e colunas.• Criar e formatar gráfi cos.

Conteúdo programático - 16 horas• Elementos de uma folha de cálculo• Ambiente de folha de cálculo• Abertura de fi cheiros• Gravação de fi cheiros• Inserção e edição de texto em células• Formatação do texto das células• Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas• Referências absolutas e relativas• Fórmulas associadas a cálculos• Inserção de dados para gráfi cos

Curso Presencial - datas previstas de início:

27 de outubro: 3a e 5a - 9h às 13h e 14h às 18h 190€ inclui documentação, certifi cado, co ffee-break

24 de fevereiro: 3ª e 5ª - 9h às 13h e 14h às 18h

Page 36: Guia de Formação 2015

636

Intr

oduç

ão d

e no

vas

TIC

eD

esm

ater

ializ

ação

de

Proc

esso

s

O Offi ce Project oferece ferramentas robustas de gestão de projeto com uma combinação ideal entre facilidade de utilização, efi cácia e fl exibilidade, de modo a permitir gerir projetos de forma mais efi ciente e efi caz.

Para quê• Obter conhecimento sobre as funcionalidades e potencialidades da ferramenta informática para o acompanhamento, controlo e gestão de projetos.

Conteúdo programático - 18 horas• Noções de Gestão de Projetos• Planeamento das atividades do Projeto• Gestão de recursos do Projeto• Acompanhamento do Projeto• Controlo e encerramento do Projeto• Gestão de vários Projetos

Curso Presencial - datas previstas de início:22 janeiro: 5ª - 9h às 13h4 junho: 5a - 9h às 13h10 setembro: 5ª - 9h às 13h3 dezembro: 5ª - 9h às 13h170€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Gestão de Projetos

Page 37: Guia de Formação 2015

337

Web M

arketing

Desenhe a sua estratégia de Marketing Digital

Dotar os formandos de conhecimentos que permitam criar e gerir a presença da empresa na web, usando algumas ferramentas de marketing digital: email marketing, redes sociais, publicidade online e webcopywritting.

Para quê• Criar uma campanha de marketing digital.• Utilizar os meios digitais disponíveis para a venda de produtos, serviços e ideias.• Gerir a comunicação com o mercado aproveitando as potencialidades das redes sociais.• Criar e analisar campanhas de e-mail marketing e publicidade online.

Conteúdo programático - 16 horas• Módulo 1 – Introdução ao Marketing Digital e E-mail Marketing• Módulo 2 - WebCopywriting (Escrever para a Web)• Módulo 3 – Search Engine Marketing & Publicidade Online• Módulo 4 - Redes sociais

Curso Presencial - datas previstas de início:4 de fevereiro: 4a - 18h30 às 22h30

220€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 38: Guia de Formação 2015

838

Web

Mar

ketin

g

Entender o enquadramento e importância das ferramentas de motores de busca, as técnicas utilizadas e os métodos de otimização para atingir os objetivos defi nidos para os websites alvo.

Para quê• Compreender a importância do Search Engine Optimization e o seu enquadramento nas estratégias de e-marketing.• Conhecer os principais fatores de sucesso para melhorar os rankings nos motores de busca.• Conhecer os recursos necessários para uma implementação de SEO de sucesso.• Identifi car fatores principais para melhoria de posicionamentos.• Conhecer e testar ferramentas de auxílio a atividades de SEO.

Conteúdo programático - 8 horas• Os motores de pesquisa em Portugal• Utilizadores ativos e passivos• Efeito ROPO• Vantagens do SEO vs os outros meios de publicidade• Google e o seu Algoritmo• Os 10 principais fatores de sucesso• A medição do retorno• Casos de Sucesso• A análise de rankings e concorrência• O Estudo de Palavras-Chave (Keywords)• Construção de relatórios de otimizações

Curso Presencial - datas previstas de início:20 fevereiro: 6a - 9h às 13h e 14h às 18h11 setembro: 6a - 9h às 13h e 14h às 18h16 dezembro: 4a - 9h às 13h e 14h às 18h115€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

SEO – Search Engine Optimization

Page 39: Guia de Formação 2015

339

Web M

arketing

Google Adwords: ferramentas de promoção na web

Conhecer a ferramenta de publicidade para a Web – Google Adwords

Para quê• Dotar os formandos das competências necessárias ao desenvolvimento e implementação de campanhas utilizando ferramentas de publicidade Web, nomeadamente a ferramenta AdWords. • Conhecer algumas ferramentas de publicidade na WEB.• Criação e confi guração de contas — AdWords.• Defi nir Campanha.

Conteúdo programático - 8 horas• AdWords Editor• Visibilidade e exposição do anúncio• Palavras-chave, termos de busca, tags.• Monitorização• Orçamento• Efi cácia

Curso Presencial - datas previstas de início:11 de março: 4a - 9h00 às 18h00

23 de setembro: 4a - 9h00 às 18h00 150€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 40: Guia de Formação 2015

040

Web

Mar

ketin

g

Identifi car os recursos necessários para uma implementação e acompanhamento corretos do Google Analytics.

Para quê?• Perceber a importância das métricas e análise das mesmas• Perceber como o Google Analytics poderá infl uenciar positivamente o ROI• Conhecer as especifi cidades de instalação e confi guração do Google• Analytics em cenários tecnológicos diversos• Conhecer e consultar as principais métricas via Google Analytics• Elaborar segmentos e relatórios personalizados

Conteúdo programático - 8 horas:• O dashboard e as métricas base• A variação das métricas com os objetivos e tipologia de negócio• As métricas como forma de melhorar a experiência de utilização• As métricas como forma de aumentar a conversão/vendas• As métricas na avaliação do ROI em investimento publicitário• Os testes A/B• Casos de sucesso• Questões legais e de privacidade• O interface e as suas especifi cidades

Curso Presencial - datas previstas de início:12 de maio: 3a das 9h às 13h e das 14h às 18h 20 de outubro: 3a das 9h às 13h e das 14h às 18h150€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Google Analytics: Meça as suas visitas, transforme em clientes

Page 41: Guia de Formação 2015

441

Web M

arketing

Facebook: Marketing para Negócios

Seja capaz de criar uma página do Facebook para a sua empresa. Estabeleça uma estratégia de markting para as redes socias em especial o Facebook.

Para quê• Criar, gerir e dinamizar uma página empresarial no Facebook.• Estabelecer uma estratégia de marketing para as redes.• Identifi car funcionalidades empresariais no Facebook.• Analisar métricas e estatísticas.• Utilizar aplicações para negócios.

Conteúdo programático - 7 horas• Novos paradigmas e desafi os da comunicação • Conceitos de Marketing Digital e Social Media Marketing• Da WEB 1.0 até à WEB 2.0• O futuro da web 3.0• A Lógica da conversão• A presença empresarial nas Redes Sociais horizontais e verticais• Confi guração de conta• Planeamento de uma estratégia• Publicidade• ROI (Métricas e retorno do Investimento)

Curso Presencial - datas previstas de início:27 de junho: Sábado 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

3 de outubro: Sábado 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30155€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 42: Guia de Formação 2015

242

Web

Mar

ketin

g

Perceber a necessidade de defi nir objetivos e estratégias para a presença nas redes sociais.

Para quê• Conhecer as várias redes sociais e tipologia.• Conhecer os recursos necessários para uma boa presença nas redes sociais.• Processo de criação de estratégia Social Media: como implementar, manter e acompanhar a estratégia.

Conteúdo programático - 12 horas:• As várias redes: o seu âmbito e abrangência• A defi nição de estratégias, objetivos e KPIs• Boas práticas e Casos de Sucesso• Produção e gestão de conteúdos e redes:• O conteúdo, a linguagem, a relação• Como relacionar as várias redes e propriedades entre si• Os conteúdos: o tom, a relevância, a periodicidade, o timing• A comunidade: como e quando interagir, gestão de crise• As aplicações e os mashups sociais• Ferramentas de análise de reputação e monitorização• Análise de ferramenta de gestão e medição

Curso Presencial - datas previstas de início:3 de julho: Sexta 9h às 13 e das 14h às 18h e sábado 9h às 13h190€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Social Media

Page 43: Guia de Formação 2015

443

Web M

arketing

LinkedIn: marketing para negócios

Pretende-se com este curso que os formandos conheçam a rede social profi ssional LinkedIn, criar páginas, sua gestão e potencialidades. No fi nal da ação, os formandos serão capazes de identifi car as várias funcional-idades e potencialidades do LinkedIn: criar e gerir páginas individuais e corporativas, estratégia de marketing e como potenciar ligações e negócios.

Para quê• Cada vez mais as empresas necessitam desenhar e implementar uma estratégia de comunicação multi-canal. A presença nas redes sociais é um imperativo atualmente.• Posicione a sua organização, amplie os seus contactos, angarie novos clientes e parceiros de negócio!• O LinkedIn é uma rede social com foco nas relações profi sionais. Saiba como potenciar o seu negócio, quer enquanto profi ssional, quer como empresa. Participe neste workshop e saiba como:• Criar e gerir uma página corporativa e individual no LinkedIn;• Estabelecer uma estratégia de marketing nesta rede e potenciar ligações e negócios.;

Conteúdo programático - 7 horas• O LinkedIn – a rede social profi ssional• O Perfi l Individual no Linkedin• O Perfi l Corporativo no Linkedin• A presença no LinkedIn e respetiva estratégia de marketing

Curso Presencial - datas previstas de início:24 de janeiro: sábado 9h30 às 13h e das 14h às 17h30

16 de maio: sábado 9h30 às 13h e das 14h às 17h3021 de novembro: sábado 9h30 às 13h e das 14h às 17h30

155€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 44: Guia de Formação 2015

444

Des

envo

lvim

ento

de

Pess

oas

Liderança – seja o coach da sua equipa

Os participantes deverão identifi car as necessidades da equipa e os drivers para a sua motivação.

Para quê• Identifi car os princípios do coaching.• Utilizar ferramentas de coaching.• Estabelecer processo comunicacional adequado a cada indivíduo e à equipa.

Conteúdo programático - 16 horas• Os princípios do coaching• O processo comunicacional nas equipas• O líder coach• Acordo de objetivos e plano de ação• Relação intra-equipa

Curso Presencial - datas previstas de início:21 de abril: 3a e 4a das 14h30 às 18h30 220€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 45: Guia de Formação 2015

445

Desenvolvim

ento de Pessoas

Sessões individuais | Experiência | Confi dencialidade | Relatório pessoal

Para quê• Elaborar a sua SWOT pessoal.• Vivenciar a experiência do processo de Coaching.

Conteúdo programático - 2 horas• Identifi que os seus pontos fortes• Prepare-se para entrevistas de emprego• Potencie as suas capacidades• Alcance as suas metas

Curso Presencial - datas previstas de início:Agende a sua sessão. Contacte-nos!

70€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Coach-You: elabore a sua SWOT pessoal

Page 46: Guia de Formação 2015

646

Des

envo

lvim

ento

de

Pess

oas

“Faz favor...”: A Excelência no Atendimento

Para quê• Dotar os participantes de conhecimentos básicos para gestão de situações de atendimento ao público.

Conteúdo programático - 6 horas• Conhecer conceitos básicos de atendimento• Conhecer os canais de atendimento• Conhecer o trinómio do atendimento• Simular situações reais de atendimento

Curso Presencial - datas previstas de início:2 de abril: 5a - 14h30 às 17h3015 de setembro: 5a - 14h30 às 17h30100€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 47: Guia de Formação 2015

447

Gestão e M

elhoria de Processos

Utilização de uma ferramenta de diagnóstico com vista à análise da cadeia de valor.

Para quê• Dotar os participantes de conhecimentos sobre uma ferramenta de diagnóstico, com identifi cação de pontos de melhoria.• No fi nal, os participantes deverão ser capazes de traçar os fl uxos atuais de produção, fazer estudos dos layouts implemen-tados, verifi car os tempos de produção, lead time, identifi car os processos gargalo e as operações que acrescentam e as que não acrescentam valor.

Conteúdo programático - 16 horas• O que é cadeia de valor• Fluxo de produção vs Fluxo de informação• Conceito de família de produtos • Por que é que o mapeamento é uma ferramenta essencial• Etapas do mapeamento da cadeia de valor• Desenho do estado actual• Usar a ferramenta de mapeamento • Desenhar o mapa do estado futuro• Identifi car o caminho crítico de uma família de produtos• Identifi cação das restrições das cadeias de valor• Tipos de Restrições - Interna vs Externa

Curso Presencial - datas previstas de início: 14 de julho: 3a e 5a - 18h30 às 22h30

290€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

VSM | Mapeamento da Cadeia de Valor

Page 48: Guia de Formação 2015

848

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Construir a Arquitetura do Negócio: Gestão por Processos

Este curso visa dotar os participantes com os conhecimentos para a implementação, numa organização, da gestão por processos numa perspectiva de melhoria contínua e em consonância com os princípios orientadores de gestão da qualidade.

Para quê?• Conhecer os conceitos e princípios básicos da abordagem por processos;• Descrever detalhadamente a abordagem por processos;• Adequar os procedimentos às necessidades funcionais da empresa, minimizando os custo.

Conteúdo programático - 20 horas:• Visão holística da organização, enquanto um sistema vivo;• A arquitetura do negócio;• Mapeamento dos processos - os vários níveis/hierarquia;• Ferramentas de mapeamento de processos;• Empowerment e a Gestão Visual• Ciclo PDCA, para a melhoria contínua

Curso Presencial - datas previstas de início:8 de abril: 4a e 6a das 18h30 às 22h30 13 de outubro: 3a e 5a das 18h30 às 22h30220€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 49: Guia de Formação 2015

449

Gestão e M

elhoria de Processos

Venha experienciar e leve consigo uma poderosa ferramenta de estruturação de ideias!O mapa mental é uma ferramenta visual que permite a organização de informação, através de um diagrama hierárquico, em que a ideia principal está situada ao centro.

Para quê?• O mapa mental pode ser utilizado com diversos propósitos, como a resolução de um problema, estruturação de um con-teúdo (para um livro, informação de uma reunião, palestra, etc), planeamento de um evento, facilitando a memorização, fortalecendo a criatividade e redução de tempo e espaço na estruturação da informação.

Conteúdo programático - 16 horas:• Introdução ao mind mapping• Exercícios práticos individuais • Exercícios práticos em grupo

Curso Presencial - datas previstas de início: 12 de abril: Sábado das 9h às 13h

20€ documentação, certifi cado, coffee-break

Mapas Mentais - Mind Mapping

Page 50: Guia de Formação 2015

050

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Implementação de um Sistema de Gestão Visual

Venha conhecer os princípios e técnicas fundamentais para a Implementação de um sistema de gestão visual.

Para quê?• Conhecer princípios e técnicas fundamentais da gestão visual, a compreensão das vantagens da sua implementação e conhecer as principais ferramentas práticas e métodos de implementação. • A sua coordenação com outras ferramentas de melhoria.

Conteúdo programático - 8 horas:• Conhecer os princípios da Gestão Visual; • Identifi car atividades que benefi ciam da implementação da gestão visual; • Identifi car oportunidades de aplicar a Gestão Visual que eliminam desperdício; • Conhecer as interligações da Gestão Visual com outras ferramentas de melhoria.

Curso Presencial - datas previstas de início:7 de abril: 3a e 5a das 18h30 às 22h30130€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 51: Guia de Formação 2015

551

Gestão e M

elhoria de Processos

Compreender os princípios e a metodologia do SMEDDominar os conceitos básicos da ferramenta e aplicá-los na mudança rápida de ferramentas

Para quê?• Capacitar os profi ssionais para aplicar os 5 passos do SMED, eliminando desperdícios, reduzindo os tamanhos dos lotes e padronizando operações.• Reconhecer porque o SMED é fundamental para a Lean Production• Identifi car as tarefas externas e internas• Executar as diversas fases de implementação do SMED• Criar padrões de trabalho

Conteúdo programático - 8 horas:• Defi nição de Setup e SMED• Porquê SMED? • Relação entre lote de produção e tempos de set-up• Os cinco passos do SMED• Estudo do trabalho – observação e fi lmagem• Separar trabalho interno de trabalho externo• Transformar trabalho interno em trabalho externo• Reduzir ou eliminar trabalho interno• Reduzir ou eliminar trabalho externo• Descrição da mudança otimizada

Curso Presencial - datas previstas de início:8 de abril: 4a das 18h30 às 22h30

170€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Métodos para Redução de Tempos de Setup

14 de outubro: 4a das 18h30 às 22h30

Page 52: Guia de Formação 2015

252

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Hidráulica Proporcional

Serão apresentados os conceitos, metodologias e ferramentas, que auxiliarão os profi ssionais a economizar tempo na deteção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes, obtendo assim um melhor desempenho.

Para quê?• Identifi car principais componentes hidráulicos e descrever seu funcionamento;• Interpretar desenho de circuitos hidráulicos proporcionais;• Identifi cação de simbologias associadas à hidráulica,• Interpretar especifi cações técnicas de catálogos

Conteúdo programático - 20 horas:• Hidráulica Proporcional• Estrutura básica de um circuito hidráulico• Componentes – Válvulas de controle, sensores, etc• Simbologia• Análise e interpretação de Esquemas Hidráulicos

Curso Presencial - datas previstas de início:14 de abril: 3a e 5a das 9h às 13h8 de setembro: 3a e 5a das 9h às 13h320€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 53: Guia de Formação 2015

553

Gestão e M

elhoria de Processos

A Auditoria 5S como instrumento estratégico para garantir a implementação e manutenção dos 5S.

Para quê?• Dotar os participantes da capacidade de visão geral sobre o método 5 S e muni-los da informação e ferramentas necessárias para a realização das auditorias no mesmo.• Orientar os participantes numa visão prática sobre técnicas e ferramentas de auditoria e habilitá-los a interpretar os aspetos técnicos e comportamentais de uma auditoria.

Conteúdo programático - 16 horas:• A metodologia 5S: Conceitos e princípios do 5S • Objetivos das Auditorias de 5S - auditoria de 5S como ferramenta de prevenção• A auditoria: O que fazer antes, durante e após• A prática do 5S (como avaliar uma implementação efi caz do sentido de utilização, organização, limpeza/ asseio, padronização e disciplina) • Fundamentos para uma boa Auditoria de 5S• O papel dos auditores Aspetos comportamentais: como o auditor do método 5S infl uencia a mudança de comportamento

Curso Presencial - datas previstas de início:10 de abril - 6ª das 9h às 18h

14 de novembro - 6ª das 9h às 18h300€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Auditor Interno 5S

Page 54: Guia de Formação 2015

454

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Qualidade Serviço: Introdução do Lean Services

Para quê?Este curso visa dotar os participantes dos princípios e técnicas fundamentais do Lean Services, a compreensão das vantagens da sua implementação e conhecer as principais ferramentas práticas e métodos de implementação.

Conteúdo progra mático - 8 horas:• Princípios do Lean Services• Conceito de valor e de desperdício nos serviços;• Mapeamento da cadeia de valor nos serviços;• A qualidade de serviço• Ferramentas de melhoria nos serviços

Curso Presencial - datas previstas de início:5 de março: 5a - 9h00 às 18h00165€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 55: Guia de Formação 2015

555

Gestão e M

elhoria de Processos

Para quê?Pretende-se com este curso que o formando fi que apto a implementar a metodologia dos 5 S, nomeadamente a desenvolver um conjunto de atividades com vista à organização, limpeza, conservação e arrumação dos postos de trabalho, fomentando o trabalho em equipa e a cooperação.

Conteúdo programático - 6 horas:• Otimização de Células de trabalho• Combate ao desperdício• Otimização do fl uxo produtivo• Preparação para a manutenção autónoma

Curso Presencial - datas previstas de início:14 de janeiro: 4ª - 19h às 22h

27 de maio: 4ª - 19h às 22h

120€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Implementação dos 5S O FOCO: Organização do Local de Trabalho para a Produtividade e a Segurança

21 de outubro: 4ª - 19h às 22h

Page 56: Guia de Formação 2015

656

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Efi cácia Comercial

Estruturar o processo comercial e identifi car pontos críticos ao longo das várias etapas. Compreender a importância das normas e procedimentos no processo comercial.

Para quê?• Identifi car ferramentas chave para suporte ao processo comercial• Planear e preparar efi cazmente reuniões comerciais• Identifi car e antecipar oportunidades comerciais• Gerir de forma efi caz a relação comercial

Conteúdo programático - 16 horas:• Identifi cação de contactos (Prospect) e Marcação de Reuniões (Market Planning)• Realização de Reuniões (Demand Creation)• Avaliação de oportunidades• Estratégia de Desenho de soluções Entrega de propostas • Normas e Procedimentos (Política Comercial)• Ferramentas de suporte comercial• Repeated Business• Processo de decisão de compra• Reconhecimento das motivações do Cliente• Detetar/ Criar necessidades no Cliente

Curso Presencial - datas previstas de início:21 janeiro: 4a e 6a - 18h30 às 22h3022 julho: 4a e 6a - 18h30 às 22h3023 setembro: 4a e 6a - 18h30 às 22h30240€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 57: Guia de Formação 2015

557

Gestão e M

elhoria de Processos

Ser capaz de organizar os fl uxos físicos e de informação da empresa do fornecedor ao cliente.

Para quê?Reduzir stocks introduzindo um sistema de informação efi caz com os seus clientes.

Conteúdo programático - 20 horas:• Aprovisionamentos e Logística• As funções Aprovisionamentos e Logística• A gestão física, administrativa e económica de stocks• O planeamento de necessidades e a gestão das compras• As compras e a qualifi cação de fornecedores• As novas relações Cliente/Fornecedor• Avaliação de desempenho e classifi cação de fornecedores• O Aprovisionamento em Just In Time• O Aprovisionamento e a Gestão pela Qualidade Total

Curso Presencial - datas previstas de início: 24 de fevereiro: 3a e 5a - 18h30 às 22h30, última sessão - 18h30 às 20h30

2 de junho: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h30, última sessão - 18h30 às 20h30350€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Aprovisionamento e Logística e Gestão de Stocks

Page 58: Guia de Formação 2015

858

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Eletricidade na Prática - Diagnóstico de Avarias

Para quê?Os setores da eletricidade e manutenção conferem atividades de extrema importância nas organizações. Esta ação de formação, de forte componente prática, permite a preparação dos/as formandos/as para qualquer tipo de instalação elétrica, assim como, a sua capacitação para o diagnóstico de avarias.

Conteúdo programático - 24 horas:• Produção, transporte e distribuição de energia eléctrica• Circuito eléctrico• Intensidade da corrente elétrica • Diferença de potencial• Resistência elétrica• Lei de ohm• Aquecimento dos condutores• Potência elétrica• Energia Elétrica• Corrente continua e alterna• Correntes trifásicas• Montagem estrela e triângulo• Potência em corrente alterna• Exercícios e aplicações práticas

Curso Presencial - datas previstas de início:7 janeiro: 4a e 6a - 18H30 às 22h3016 junho: 3a e 5a - 18H30 às 22h3017 novembro: 3ª e 5ª - 18H30 às 22h30290€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 59: Guia de Formação 2015

559

Gestão e M

elhoria de Processos

Para quê?Obter ferramentas para a melhoria da comunicação e do seu desempenho.

Conteúdo programático - 16 horas:• Comunicação de excelência: comunicar comigo e com os outros;• Escutar, conhecer e agir: métodos e ferramentas para o sucesso com os clientes;• Modelo de comunicação baseado na PNL;• Ferramentas para a melhoria do desempenho (nas vendas, na negociação, na comunicação,..);• Tarefas a realizar como consolidação das ferramentas adquiridas.

Curso Presencial - datas previstas de início:7 de fevereiro: sábado 9h às 18h

4 de abril: sábado 9h às 18h12 de setembro: sábado 9h às 18h

230€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço de networking

Desenvolvimento Pessoal: psico-vendas

Page 60: Guia de Formação 2015

060

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Para quê?• Identifi car os diferentes tipos de armazém• Selecionar as estruturas adequadas aos materiais a armazenar• Conhecer as regras de armazenagem• Selecionar os equipamentos de movimentação adequados

Conteúdo programático - 16 horas:• Os stocks – conceitos básicos.• Estruturas de armazéns e equipamento de movimentação de carga.• Regras básicas de armazenagem.• Boas práticas de inventário.• Integração do armazém na cadeia logística

Curso Presencial - datas previstas de início: 24 de fevereiro: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h3017 de novembro: 3ª e 5ª - 18h30 às 22h30220€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Liderar e Gerir Armazéns

Page 61: Guia de Formação 2015

661

Gestão e M

elhoria de Processos

Para quê?Com este curso permitirá qualifi car os profi ssionais da área da manutenção para a aplicação das melhores práticas da ma-nutenção preventiva, implementar metodologias de manutenção e desenhar check-lists de verifi cação. Desta forma, obterá diminuição de custos, evitando reincidências de avarias, paragens forçadas e outras intervenções.

Conteúdo programático - 16 horas:• Assegurar um conjunto de boas práticas para a manutenção na sua organização e minimizar os problemas que daí advêm: - acidentes laborais, - atrasos na entrega, - stocks sobredimensionados, - problemas de tesouraria.

Curso Presencial - datas previstas de início: 18 de março: 4a e 6a das 9h às 13h

3 de junho: 4a e 6a das 9h às 13h9 de setembro: 4ª e 6ª das 9h às 13h

240€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Boas Práticas para a Manutenção

Page 62: Guia de Formação 2015

262

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Balanced ScoreCard - Tabelas de Indicadores de Gestão

Análise das estratégias que criam valor, utilizando um conjunto de indicadores devidamente estruturados, para melhorar o desempenho e monitorar a evolução em relação aos objetivos traçados.

Para quê?• Criar uma diferente visão aos Gestores de topo sobre a importância da visão estratégica de forma a poder ser medida e monitoriza e contribuir para o sucesso da organização• Otimizar o suporte à tomada de decisão dos gestores de topo e aumentar e efi ciência das mesmas• Aumentar o envolvimento de todos os colaboradores na resolução dos problemas da empresa• Aumentar a efi ciência da organização com medidas concretas e controladas

Conteúdo programático - 16 horas:• Conceitos básicos do balanced scorecard e como pode ser usado para melhorar a organização• Ligação com os objetivos da organização• Como desenvolver e medir indicadores de performance em linha com os objetivos traçados• Simulação de casos• Passos para a implementação • Como o BBS poder suportar a gestão fi nanceira e rentabilidade da organização

Curso Presencial - datas previstas de início:26 maio: 3a e 5a 14h às 18h6 de novembro: 6a 14h às 18h e sábado 9h às 13390€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 63: Guia de Formação 2015

663

Gestão e M

elhoria de Processos

Para quê?• Conhecer os elementos que permitem defi nir a estratégia da empresa;• Conhecer das vantagens da inovação e da sua interligação com gestão da organização na melhoria contínua da sua performance;• Identifi car e analisar várias ferramentas de estratégia empresarial.

Conteúdo programático - 16 horas:• Conceito de estratégia• Análise de várias ferramentas de estratégia empresarial.• Análise de tipos de inovação produto, processo, serviço, marketing, organizacional; a inovação incremental e disruptiva.• Como estruturar um programa de inovação empresarial para atingir a excelência em Competitividade.• Como gerir o programa de Inovação empresarial.

Curso Presencial - datas previstas de início: 19 de maio: 3a e 5a 18h30-22h30

4 de dezembro: 6a 18h às 22h e sábado 9h às 13h370€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Ferramentas Estratégia e Inovação Empresarial

Page 64: Guia de Formação 2015

464

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Comunicação Efi caz

Para quê?• Sabendo as difi culdades que por vezes sentimos em transmitir corretamente a informação pretendida e com o impac-to desejado, preparamos esta ação que permitirá capacitar os/as formandos/as para expressar-se de forma assertiva, produzindo o impacto/ infl uência desejada e potenciando melhor desempenho e resultados.

Conteúdo programático - 16 horas:• Princípios e práticas de estruturação - Princípios da efi cácia da comunicação - Introdução aos princípios de estruturação piramidal - Estruturação vertical e horizontal - Agrupamento de ideias em estruturas MECE• Comunicação escrita, oral e visual - Importância da comunicação escrita e visual - Técnicas de exposição oral - Componentes da linguagem não-verbal• Prática de storyboarding e storylining - Etapas e aspectos críticos do processo de problem solving - Sínteses das ideias principais a transmitir - Fluxo de apresentação de documentos - Técnicas de construção de uma apresentação

Curso Presencial - datas previstas de início:5 de junho: 6a 9h às 18h7 de outubro: 4a 9h às 18h245€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Page 65: Guia de Formação 2015

665

Gestão e M

elhoria de Processos

Para quê?• Conhecer as principais características e desafi os das parcerias;• Implementar parcerias, em termos de organização e modelo de gestão;• Gerir parcerias, com especial enfoque na monitorização e avaliação;• Gerir equipas em modelo de parceria;• Liderar processos de parceria.

Conteúdo programático - 16 horas:• Parceria como forma organizacional: - Conceito; - Níveis e tipologias de parcerias; - Desafi os.• Modelo de funcionamento: - Modelos de organização; - Modelos de gestão; - Facilitadores e instrumentos de gestão.• Gestão de equipas em parceria: - Níveis de liderança; - Competências e estilos de liderança; - Motivação das equipas; - Gestão da desmotivação.

Curso Presencial - datas previstas de início: 25 de junho: 5a 9h às 13h

13 de novembro: 6a 9h às 18h240€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Aperfeiçoar o Processo de Gestão e Liderança de Parcerias

Page 66: Guia de Formação 2015

666

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Workshop Avançado em Lean Tools

Pretende-se com este curso que os formandos conheçam os princípios e ferramentas Lean e sua implementação.

Para quê?No fi nal da ação, os formandos serão capazes de identifi car ferramentas e metodologias Lean, aasim como implementar as mesmas no seu contexto profi ssional.

Conteúdo programático - 12 horas:• A Filosofi a Lean;• As ferramentas Lean, suas vantagens e resultados: - Os 7 MUDA - O VSM – uma ferramenta de diagnóstico - O Método 5S - A Gestão Visual• Estratégias de implementação

Curso Presencial - datas previstas de início:20 de março - 6ª das 18h30 às 22h3018 de setembro - 6ª das 18h30 às 22h30170€ inclui documentação, certifi cado e coffee-break e almoço networking

Page 67: Guia de Formação 2015

667

Gestão e M

elhoria de Processos

Glass Wall Management - Gestão pela Transparência

“Glass Wall Management” providenciar os meios para uma aberta e franca comunicação através das organizações de forma a que todos os colaboradores contribuam e se envolvam com a estratégia e objetivos da empresa.

Para quê?• Criar uma organização que opera de forma transparente e clara para todos• Permitir que todas as atividades de negocio ( as boas, as más e as péssimas) sejam vistas de forma a permitir uma participação construtiva de todos os intervenientes desde os investidores aos operadores• Permitir a criação de estratégias e objetivos perfeitamente alinhados e suportados por um grupo unido• Aumentar a rentabilidade e efi ciência das medidas tomadas, através de grupos mais coesos e comprometidos

Conteúdo programático - 16 horas:• Apresentação do conceito• Analise e discussão de possíveis resultados• Ferramentas que suportam esta visão de gestão• Simulação de casos• Analise de resultados

Curso Presencial - datas previstas de início:16 de outubro: 6a das 14h às 18h e sábado das 9h às 13h

390€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 68: Guia de Formação 2015

868

Ges

tão

e M

elho

ria d

e Pr

oces

sos

Moldação por Injeção de Termoplásticos

Para quê?Habilitar os formandos a conhecer e interpretar as principais propriedades dos materiais termoplásticos, dominar as variáveis do processo de moldação, por forma a tirar o máximo proveito dos equipamentos produtivos.

Conteúdo programático - 24 horas:• Materiais plásticos• Máquinas de Injeção• Moldes• Processo• Defeitos e diagnóstico de falhas

Curso Presencial - datas previstas de início:10 de janeiro - Sábado das 9h às 18h14 de maio - 5a das 18h às 22h2 de outubro - 6a das 18h às 22h350€ inclui documentação, certifi cado e coffee-break

Page 69: Guia de Formação 2015

669

Gestão e M

elhoria de Processos

Projeto de Peças Plásticas

Para quê?Habilitar os formandos a conhecer e manipular ferramentas de dimensionamento de produtos plásticos. Interpretar as exigências das peças a desenvolver, permitindo escolher os materiais mais adequados, aplicando as soluções estruturais em função das aplicações em causa.

Conteúdo programático - 24 horas:• Especifi cações de peças moldadas• Considerações gerais de design • Dimensionamento estrutural • Soluções para montagens• Maquinação e acabamento• Processos de decoração• Conceitos de molde

Curso Presencial - datas previstas de início:5 de março - 5a das 18h às 22h

12 de setembro - Sábado das 9h às 18h13de novembro - 6a das 18h às 22h

390€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 70: Guia de Formação 2015

070

Ges

tão

Form

ação

Indicadores e Métodos para Avaliação da Formação

No fi nal da ação, os formandos deverão ser capazes de planear e executar o processo de avaliação da formação, com vista à medição da efi ciência, efi cácia e do retorno do investimento; à identifi cação de melhorias a aplicar; e à recolha de informação para uma melhor gestão das pessoas e da formação em si.

Para quê?• Desenhar o processo de avaliação da formação: como, quem e quando• Identifi car os indicadores mais adequados para uma avaliação da formação• Identifi car e implementar os métodos mais efi cazes e efi cientes: quais os modelos• Aferir os impactos da formação na organização e no desempenho das pessoas

Conteúdo programático - 16 horas:• O processo da avaliação – projeto complementar ao projecto de formação• As etapas da avaliação da formação• As técnicas de avaliação• O modelo de Kirkpatrick (para avaliação de alteração de comportamento e forma de trabalho dos colaboradores)• Os métodos/instrumentos a implementar• O desenho dos indicadores• Grelhas de avaliação de resultados: medição do impacto

Curso Presencial - datas previstas de início:18 de marçao: 4a e 6a 14h às 18h210€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break

Page 71: Guia de Formação 2015

771

Gestão Form

ação

Um curso intensivo sobre técnicas de vendas para os profi ssionais que querem desempenhar com sucesso a sua função comercial. Extremamente prático, baseado em exemplos reais, que vai aumentar as suas competências técnicas de vendas

Conteúdo programático - 7 horas:• Comunicação no Contexto de Vendas - A importância da comunicação no processo de venda - Comunicação Não-Verbal e Comunicação Verbal - Escuta Activa - Obstáculos à Comunicação: elimine o ruído - Técnica das Perguntas: como obter informação relevante dos Clientes - Criar Rapport: assuma o controlo da comunicação de vendas de forma positiva - Captar a atenção: se não captar verdadeiramente a atenção não irá vender nada• Técnicas de Vendas para o Sucesso - Preparação e Planifi cação - Contacto telefónico - A primeira reunião - As Necessidades do Cliente: identifi car, aprofundar e sistematizar – Apresentação do produto/solução - Apresentação do preço - Ultrapassar objecções - Fecho da Venda

Curso Presencial - datas previstas de início: 27 de novembro: 6a - 9h30 às 17h30

155€ inclui documentação, certifi cado, coffee-break e almoço networking

Técnicas de Venda: melhores vendedores do mundo!

Page 72: Guia de Formação 2015

Hootsuite: faça a gestão das suas redes sociais num local

23 de abril: 5a feira das 14h às 18h23 de julho: 5a feira das 14h às 18h

PowerPointEffective Presentations

26 de fevereiro: 5a feira das 14h às 18h28 de maio: 5a feira das 14h às 18h

Excel Avançado: representação gráfi ca

15 de janeiro: 5a feira das 14h às 18h3 de dezembro: 5a feira das 14h às 18h

Ferramentas Colaborativas Google Drive e Calendar

4 de junho: 5a feira das 14h às 18h15 de outubro: 5a feira das 14h às 18h

Excel Avançado: análise inteligente de dados

21 de maio: 5a feira das 14h às 18h29 de outubro: 5a feira das 14h às 18h

Excel Avançado: formulas e funções

5 de março: 5a feira das 14h às 18h25 de junho: 5a feira das 14h às 18h

22 de outubro: 5a feira das 14h às 18h

MS Outlook: otimize a gestão do seu leitor de email

19 de março: 5a feira das 14h às 18h24 de setembro: 5a feira das 14h às 18h

Mobile Marketing Excelência no Serviço

26 de março: 5a feira das 14h às 18h13 de junho: 5a feira das 14h às 18h

26 de novembro: 5a feira das 14h às 18h

Todas as ações de formação são de 4 horas, com investimento de 45€. Para mais informações, consulte:

http://www.wecreateyou.biz/wecreate-training

Page 73: Guia de Formação 2015

73

Ferramentas colaborativas Outlook partilha e gestão22 de janeiro: 5a feira das 14h às 18h

9 de abril: 5a feira das 14h às 18h2 de julho: 5a feira das 14h às 18h

1 de outubro: 5a feira das 14h às 18h

Ferramentas colaborativas Dropbox e WeTranfer

5 de fevereiro: 5a feira das 14h às 18h17 de setembro: 5a feira das 14h às 18h15 de dezembro: 5a feira das 14h às 18h

Excel Avançado: a vantagem das macros

19 de fevereiro: 5a feira das 14h às 18h17 de dezembro: 5a feira das 14h às 18h

Ferramentas Colaborativas MS Onenote

12 de março: 5a feira das 14h às 18h16 de julho: 5a feira das 14h às 18h

12 de novembro: 5a feira das 14h às 18h

MS Word: Técnicas de impressão de dados

18 de junho: 5a feira das 14h às 18h8 de outubro: 5a feira das 14h às 18h

Excel Avançado: gerir orçamentos

2 de abril: 5a feira das 14h às 18h19 de novembro: 5a feira das 14h às 18h

MS Word: Criação de Indices

8 de janeiro: 5a feira das 14h às 18h7 de maio: 5a feira das 14h às 18h

3 de setembro: 5a feira das 14h às 18h

Email Marketing: construa emails de sucesso

29 de janeiro: 5a feira das 14h às 18h16 de abril: 5a feira das 14h às 18h 9 de julho: 5a feira das 14h às 18h

5 de novembro: 5a feira das 14h às 18h

Inquéritos Rápidos e Efi cazes com o apoio da tecnologia12 de fevereiro: 5a feira das 14h às 18h

14 de maio: 5a feira das 14h às 18h10 de setembro: 5a feira das 14h às 18h

3 de dezembro: 5ª feira das 14h às 18h

Page 74: Guia de Formação 2015

74Visite-nos em http://www.chaverde.wecreateyou.biz, temos sempre novidades a pensar em si!

Page 75: Guia de Formação 2015
Page 76: Guia de Formação 2015

2015

Parque Tecnológico, Inova.Gaia - Av. Manuel Violas, 476 Sala 1. São Félix da Marinha 4410-136 Vila Nova de GaiaTelefone: 220 139 056 | 227 334 140 Telemóvel : 936 035 617 | 936 035 618 E-mail: [email protected]

http://www.wecreateyou.biz | http://www.facebook.com/wecreateyou

A WeCreateYou deseja-lhe muito sucesso nesta aventura estimulante da co-criação, do empreendedorismo e da inovação!