guia do bixo 2015

33
Universidade Federal de Santa Maria Relações Internacionais

Upload: guia-do-bixo-2015

Post on 07-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia de recepção aos calouros de Relações Internacionais da UFSM.

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA DO BIXO 2015

Universidade Federal de Santa Maria

Relações Internacionais

Page 2: GUIA DO BIXO 2015

WELCOME!

É por meio deste guia que a Comissão de Organização do Trote/2015 vem dar as boas-vindas para todos vocês,

calouros. Estamos muito felizes com sua escolha e desejamos sucesso durante toda sua jornada acadêmica. Estaremos à disposição

para ajudá-los ou esclarecer qualquer outro ponto aqui apresentado ou omisso. Esperamos que esse guia seja útil e

possa auxiliá-los nessa fase inicial de calouro e estudante de Relações Internacionais!

Page 3: GUIA DO BIXO 2015

O curso de R.I. está localizado no centro da cidade e não no Campus da UFSM (Camobi). As

aulas acontecem no Prédio de Apoio, antigo Hospital Universitário, assim como

na Antiga Reitoria.

O prédio de Apoio está localizando na Rua

Marechal Floriano Peixoto, n 1775.

Page 4: GUIA DO BIXO 2015

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

13h

30min às 17h

30min

CIE 1059 – Introdução às

Relações Internacionais Danielle Ayres

ISP 1070 – Introdução à

Ciência Política

José Carlos Martinez Belieiro Júnior

CIE 1039 Introdução à

Ciência Econômica

Júlio Eduardo Rohenkohl

JUR 1079 – Introdução ao

Direito Antonio Xavier

ANT.

REITORIA SALA 102

ISP 1071 – Introdução à Sociologia

GRADE HORÁRIA DO CURSO

1° Semestre/2015

Page 5: GUIA DO BIXO 2015

Coordenação

O coordenador do curso é o professor Doutor José Renato Ferra da Silveira; graduado,

mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O horário de funcionamento da coordenação é nos períodos da manhã e da tarde. Caso o

coordenador não esteja presente, os assuntos devem ser tratados com o secretário Rui Thiago

Alves.

Telefone para contato: (55) 3220-9215

Page 6: GUIA DO BIXO 2015

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Durante sua graduação, além das matérias obrigatórias, você terá que cumprir uma carga horária de 160h em atividades extracurriculares

para que possa regularizar sua situação acadêmica e receber o diploma. As ACGs podem ser palestras, eventos, workshops, entre

outros trabalhos aprovados como ACGs pelo curso. Alguns exemplos: (É importante lembra que todos os certificados recebidos devem ser

guardados para a validação das atividades.) Atividades de extensão (até 90h); Atividades de iniciação científica e pesquisa (até 90h); Estágios extracurriculares (até 90h); Monitoria (até 60h por disciplina). Participação em eventos (até 90h); Participação em órgãos colegiados (até 15h); Publicação de artigos jornalísticos (até 15h); Publicação de trabalhos (até 60h para trabalho completo e até 30h

para resumo);

Page 7: GUIA DO BIXO 2015

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (DCG) As DCGs constituem a parte flexível do currículo de cada curso. São cadeiras facultativas que podem inclusive pertencerem a outro curso que tenha relação próxima ou afim às Relações Internacionais. Para finalizar sua graduação, você precisará de 240h de DCGs e 180h de DCGs em línguas. Para inscrever-se numa DCG deve-se ficar atento aos períodos de reajuste todo começo de semestre que ocorrerá nos dias 09 e 10/03/2015 (1° semestre) e 17 e 18/08/2015 (2° semestre). Durante essas datas você deverá descobrir o código da disciplina desejada, pegar um requerimento na secretaria do nosso curso e preenche-lo, obtendo a assinatura e autorização do nosso coordenador. Depois, basta leva-lo até a secretaria do curso onde a cadeira de interesse é ofertada.

Page 8: GUIA DO BIXO 2015

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO O curso de R.I. da UFSM disponibiliza algumas atividades extras nos turnos que não há aula, sendo optativas. Algumas opções são: GRUPOS DE ESTUDOS Estes serão atualizados no começo do semestre. NÚCLEO PRISMA http://www.nucleoprisma.org/ É o grupo de Pesquisa em Relações Internacionais de Santa Maria, que tem como coordenador o prof. José Renato Ferraz da Silveira. Para fazer parte do mesmo pode-se entrar em alguma pesquisa já em desenvolvimento, junto com algum professor ou desenvolver sua própria linha de pesquisa e buscar um professor orientador participante do grupo para lhe auxiliar.

Page 9: GUIA DO BIXO 2015

F5 JUNIOR http://f5junior.com/ É a empresa Júnior de Relações Internacionais, que presta serviços de Consultoria Internacionais a empresas. Para ingressar, é necessário ser aprovado por Processo Seletivo, que ocorre semestralmente ou conforme necessidade.

Page 10: GUIA DO BIXO 2015

CURSOS DE LÍNGUAS É alta a procura de cursos de línguas pelos estudantes de Relações Internacionais. Devido a isso, algumas instituições oferecem descontos especiais para alunos do curso (atenção, é necessário requisitar!). Algumas opções são: Inglês: Challenger, Wizard, PBF, Yázigi, Yes!, Quest, Study Englih; Espanhol: Challenger, Wizard, PBF, Yázigi, Yes!, Quest; Francês: Wizard, PBF, Yázigi, Quest, Up!; Italiano: Associação Italiana de Santa Maria (AISM), Wizard, Quest; Alemão: Instituto Cultural Brasileiro Alemão (ICBA), Wizard, Quest. Além desses cursos particulares, cadeiras de línguas podem ser realizadas como DCGs no curso de Letras e em Tópicos de Línguas I e Tópicos de Línguas II na coordenação de Relações Internacionais. São necessárias 120h de práticas em línguas como DCGs.

Page 11: GUIA DO BIXO 2015

MATRÍCULAS

09 a 11/02 – via Portal do Aluno

Page 12: GUIA DO BIXO 2015

Outras informações relevantes

05 e 06/02/2015: período de confirmação de vaga via web e entrega dos documentos necessários para confirmação à vaga dos selecionados na 2° CHAMADA.

14 a 24/02/2015: período de solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos.

23/02 a 20/04/2015: período para a solicitação do benefício socioeconômico, conforme orientações do edital;

Page 13: GUIA DO BIXO 2015

CARTEIRINHAS De estudante (Biblioteca/RU) A carteirinha de estudante da UFSM pode ser feita através do Portal do Aluno, com o preenchimento online dos dados, e posteriormente retirada na Biblioteca Central da UFSM (no campus) ou presencialmente na Biblioteca Setorial (no térreo do prédio da Antiga Reitoria). No início do semestre devido ao alto número de registros e cadastros, o sistema pode apresentar problemas, atrasando o processo de confecção da carteirinha. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de matrícula e foto 3x4. Benefícios: almoçar no Restaurante Universitário, retirar livros nas bibliotecas da USM, comprovante estudantil, descontos para estudantes, etc.

Page 14: GUIA DO BIXO 2015

Da ATU (Ônibus) Para garantir o direito da meia passagem é obrigatório que o estudante apresente essa carteirinha. O valor normal da passagem é R$ 2,60; sendo, para estudantes no porte dessa, R$ 1,30. É necessário realizar um pré-cadastro no site da ATU e posteriormente apresentar comprovante de matrícula, cópia do CPF, cópia do RG e comprovante de residência. A carteirinha é confeccionada na ATU (Av. Rio Branco, 450); onde também deve ser colocado o crédito para utilização. Obs.: Como a maioria dos estudantes divide apartamento, aluga ou etc. e as contas não estão em seus nomes, o comprovante de residência pode ser requerido nas imobiliárias que administram o aluguel do seu apartamento.

Page 15: GUIA DO BIXO 2015

BENEFÍCIO

Carência e Casa do Estudante (CEU) Aos alunos que possuem condição limitada de sustentar-se em Santa Maria, de acordo com a renda da família, podem entrar com pedido de carência através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O estudante passará por uma série de etapas para comprovar a carência e passar a receber os benefícios. Entre os benefícios, pode-se citar: Três refeições diárias no RU, por um preço mais acessível diferenciado da tarifa regular; Possibilidade de morar na casa do estudante (CEU). Para mudar-se para a CEU, sem custo nenhum, é necessário outro pedido específico. A CEU estrutura-se em apartamentos coletivos para duas ou três pessoas. Há uma unidade localizada no centro da cidade (junto ao DCE) – a CEU I – e a outra no Campus, ao lado do RU – a CEU II.

Page 16: GUIA DO BIXO 2015

DIRETÓRIO ACADÊMICO

O Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Oswaldo Aranha (DARI-OA) é o órgão representativo dos alunos do curso de Relações Internacionais da UFSM. São princípios básicos do DARI-OA a representação do corpo discente do curso de Relações Internacionais perante todos os órgãos da UFSM e de outras entidades estudantis na comunidade acadêmica, a defesa do interesse do curso e o trabalho pelo aperfeiçoamento das atividades acadêmicas. Alguns exemplos de ações diretas do Diretório são: promoção de eventos e atividades socioculturais, organização de delegações para participação de eventos, promoção da integração entre alunos, professores, etc.

Page 17: GUIA DO BIXO 2015

As eleições para o Diretório ocorrem sempre no final do segundo período (semestre) letivo do ano, com gestão vigente para o ano consecutivo. No final de 2014, foi eleita em assembleia geral a chapa “Democracia e Integração” composta pelos discentes: Andreia Maidana, Brigitte Karine, Camille da Costa, Carolina Basso de Ros, Caroline Canzian, Gabriel Silveira, Mariane Azambuja Mello, Matheus Saccol, Pietra Prux e Tales Lanfredi Lago.

Page 18: GUIA DO BIXO 2015

EVENTOS ENERI http://www.faap.br/eneri2015/ O ENERI é o Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais. É realizado uma vez por ano, geralmente no primeiro semestre, respeitando uma rotatividade entre as universidades. Em 2015, ocorrerá no período de 22 a 25 de abril, na cidade de Brasília. Na vigésima edição, o ENERI 2015 tratará de assuntos que transitam entre o tripé principal do curso de Relações Internacionais, a política, a história e a economia. O tema proposto nessa edição irá discutir a multipolaridade no século XXI, na ordem mundial. A ida ao encontro será organizada pelos alunos, através do DARI-OA. Inscrições podem ser realizadas individualmente e pelo site do encontro.

Page 19: GUIA DO BIXO 2015

CONOSUR

O Encontro de Estudiantes y Gradruados em Relaciones Internacionales del Cono Sur (CONOSUR) é um fórum que abrange diversos países da América do Sul. Foi criado com o intuito de promovera integração entre

estudantes e graduados sul-americanos em Relações Internacionais. Nos encontros do CONOSUR os

participantes debatem assuntos da agenda internacional e assistem palestras de autoridades das Relações

Internacionais.

Até o presente momento não temos informações sobre a próxima edição.

Page 20: GUIA DO BIXO 2015

EERRI

O Encontro Estudantil de Relações Internacionais (EERRI) acontece uma vez por ano, geralmente no feriado de 20 de

setembro e é organizado por estudantes de diferentes universidades da Região Sul, independente da Federação

(FENERI), auxiliados pelo COERI-SUL. Até o presente momento, sabemos que a próximo edição ocorrerá

no município de Canoas.

Obs.: os eventos irão ser atualizados nos grupos conforme é divulgado nos sites.

Page 21: GUIA DO BIXO 2015

FÓRUM DA LIBERDADE http://forumdaliberdade.com.br/ O evento é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e, em 2013, foi reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina. O encontro objetiva analisar questões sociais, políticas e econômicas bem como da proposição de caminhos alternativos em direção a uma sociedade mais livre e próspera. Assim, forjado na crença de uma nação plural e livre, o Fórum é uma iniciativa que fomenta a cultura e a educação em nosso país. A 28° edição ocorrerá nos dias 13 e 14/04/2015 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), intitulada “Caminhos para a liberdade”. A ida ao encontro será organizada pelos alunos, através do DARI-OA. Inscrições podem ser realizadas individualmente e pelo site do encontro.

Page 22: GUIA DO BIXO 2015

SIGLAS

FENERI – A Federação Nacional dos Estudante de Relações Internacionais é organizada em âmbito nacional e foi criada para promover e fortalecer o curso no país, organizando os estudantes nesse objetivo. A associação ao órgão é opcional, sendo o curso de R.I. da UFSM um dos associados.

CONERI – O Conselho Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais é um encontro trimestral entre todos os associados da FENERI, ocorrendo para a definição de pautas e diretrizes nacionais referente ao curso.

CIERI – São os Centros Institucionais Estudantis de Relações

Internacionais, dominação dada pela FENERI aos Centros e Diretórios Acadêmicos dos cursos associados.

Page 23: GUIA DO BIXO 2015

ONDE MORAR Como nosso curso localiza-se no Centro, locais privilegiados para moradia são na Rua Floriano Peixoto, Calçadão ou arredores. Fiquem atentos também a localização próxima às paradas de ônibus, que facilitam a ida ao campus para DCGs, eventos e outras atividades. IMOBILIÁRIAS Imobiliária Jair Behr – http://www.jairbehr.com.br/ Imobiliária Taperinha – http://taperinha.com.br/ Imobiliária Nova Era – http://novaeraimobiliaria.com.br/ Imobiliária Fernando Flores – http://www.fernandoflores.com.br/ Nilo Imóveis – http://niloimoveis.com.br/ Nara Imovéis – http://www.naraempreendimentos.com.br/2012/

Page 24: GUIA DO BIXO 2015

ONDE COMER RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO O RU localiza-se no térreo do Prédio da Antiga Reitoria, no centro da cidade. Para comer no RU é necessário apresentar a carteirinha da biblioteca. O valor do almoço é de R$ 2,50. Café da manhã e jantar podem ser consumidos se agendados com antecedência no Portal do Aluno. O cardápio da semana é atualizado todas as segundas-feiras no hall do refeitório e no site do RU.

Page 25: GUIA DO BIXO 2015

OUTRAS OPÇÕES PRÓXIMAS: LANCHES 1. Padaria Dona Helena 2. Padaria La Baguete 3. Padaria Copacabana 4. DiMarzari Panetteria 5. Padaria Kipão 6. Dani Café ALMOÇO 7. Restaurante Popular 8. Restaurante Augusto 9. Restaurante Center Grill 10. Restaurante Alemanha 6. Dani Café JANTA 11. Miau 12. Pingo de Fome 8. Restaurante Augusto

Page 26: GUIA DO BIXO 2015

COMO UTILIZAR

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO O RU funciona de segunda a sábado, das 11h às 13h 15min. Para realizar as refeições é necessário adquirir créditos com o cartão da biblioteca. Esses créditos são adquiridos junto aos Restaurantes Universitários. É possível também agendar a refeição através do site, medida que evita o desperdício e possível falta de comida. Caso o aluno precise almoçar no Campus é necessário passar na administração do RU antes e solicitar uma autorização. A administração do RU do campus está localizada junto ao Restaurante Universitário, ao lado da CEU do campus.

Page 27: GUIA DO BIXO 2015

BIBLIOTECA Para retirar livros é necessário apenas a carteirinha de estudante e senha registrada no Portal do Aluno. As retiradas podem ser feitas tanto na Biblioteca Setorial (Centro) quanto na Biblioteca Central (Campus). Os livros são devolvidos no lugar retirado. • Os livros devem ser devolvidos ou renovados de 7 em 7 dias, podendo

ser feita através do Portal do Aluno. Em caso de atraso, o aluno recebe uma multa no valor de R$ 1,25/dia;

• Os usuários não podem ingressar na biblioteca portando bolsas, sacolas, pastas, fichários e mochilas; tais objetos devem ser colocados nos guarda-volumes situados na entrada da biblioteca;

• Os usuários não podem sair da biblioteca com as chaves dos guarda-volumes.

• Outras informações podem ser vistas no site http://w3.ufsm.br/biblioteca/.

Page 28: GUIA DO BIXO 2015

PORTAL DO ALUNO

Através do Portal do Aluno, o aluno tem acesso a informações referentes a matrícula, quadro de horários, notas, situação na Biblioteca e Restaurante Universitário, entre outros. O acesso é feito no site (http://portal.ufsm.br/aluno/) Obs.: Para os calouros a senha costuma ser a data de aniversário. Ex.: 29/10/1994. Senha:29101994. É importante que vocês alterem essa senha para evitar que outras pessoas tenham acesso a suas contas.

Page 29: GUIA DO BIXO 2015

ÔNIBUS Depois de ter a carteirinha para garantir o desconto de estudante, como explicado na página 15, basta ir até a parada mais próxima e prestar atenção nas linhas de ônibus. Para ir a universidade, há duas opções: o UNIVERSIDADE FAIXA VELHA e o UNIVERSIDADE FAIXA NOVA, que diferem somente em rota. Para voltar do campus, há o CENTRO FAIXA VELHA, CENTRO FAIXA NOVA e o CENTRO BOMBEIROS. Para ver onde há paradas ou o trajeto realizado pelas linhas de ônibus, basta consultar o seguinte link, que também fornece os horários aproximados de saída dos ônibus:

http://site.ufsm.br/onibus/

Page 30: GUIA DO BIXO 2015

LIVRARIAS

CESMA (Rua Professor Braga, 55) A Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA) tem por objetivo o acesso mais acessível a produtos culturais, como livros, materiais escolares, locação de filmes, exibição de filmes e exposições, através de um preço reduzido em comparação ao varejo tradicional. Para se tornar membro é necessário participar de uma das reuniões de associação, levar duas fotos 3x4 ou 2x2, identidade e CPF. O valor da associação é de R$ 105,00 (sendo possível parcelar em uma entrada de 49,80 e mais 4x de R$ 13,80). Dias e horários para associação podem ser consultados em http://www.cesma.com.br/. Obs.: A pontualidade é imprescindível.

Page 31: GUIA DO BIXO 2015

OUTRAS OPÇÕES

Sebo Café ($) – Livros novos e usados, LP’s, revistas e acervo cultural variado. Localizado na Rua Floriano Peixoto, próximo ao Bar do Pingo.

Livraria Athena ($$) – Livros, LP’s, material escolar, atrações culturais e café. Localizada na Rua Floriano Peixoto, próximo ao Calçadão.

Livraria da Mente ($$$) – Livros, material escolar, artigos de decoração e presentes. Localizada no Calçadão com filial na 2° quadra da Bozano.

Page 32: GUIA DO BIXO 2015

NOTAS FINAIS

Mais uma vez, a Comissão de Organização do Trote/2015 parabeniza todos os calouros pela aprovação. Torcemos para

que todos vocês tenham uma excelente graduação e satisfaçam-se no curso quanto na profissão. Sabemos que o início não é fácil, muitos vêm de fora e sequer conhecem a

cidade, mas tenham a certeza que antes de qualquer diversão, nossa função, como veteranos, é recebe-los com muito

companheirismo e satisfação. Podem ter certeza de que não tarda a adaptação e nem a paixão por este curso! Assim,

qualquer dúvida, estaremos sempre disponíveis para auxiliá-los. Parabéns novamente e

BEM-VINDOS ÀS RI – UFSM!

Page 33: GUIA DO BIXO 2015

PRODUÇÃO E REVISÃO

Caroline Canzian Mariane Azambuja Mello