guia junho 2015

36
Junho | 2015 PROGRAMAÇÃO Rio Preto 31ª BIENAL DE SÃO PAULO OBRAS SELECIONADAS ARTES VISUAIS

Upload: sesc-rio-preto

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Guia de programação do Sesc Rio Preto no mês de junho de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Junho 2015

Junho | 2015Programação

Rio Preto

31ª BIENAL DE SÃO PAULO OBRAS SELECIONADAS

ARTES VISUAIS

Page 2: Guia Junho 2015

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Page 3: Guia Junho 2015

dança 26

crianças 24

teatro 23

jovens 18 turismo 31

idosos 28

artes visuais 14

música 20

alimentação 19

literatura 17

cinema e vídeo 22

especial 16

meio ambiente 06

esporte e atividade física 09

cultura digital 17

artes manuais 15

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial Atividades

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

FuncionamentoTerça a sexta, das 13h às 22h.Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 19h.

IngressosInternet: início das vendas às terças, a partir das 15h. Os ingressos adquiridos pela internet podem ser devolvidos em até 7 dias após a data da compra e até 48 horas antes da realização do espetáculo, desde que o ingresso não tenha sido retirado.

Bilheterias das Unidades do Sesc do Estado de São Paulo: início das vendas às quartas, a partir das 17h30. Para os ingressos adquiridos na Bilheteria, não aceitamos devolução ou troca para outro horário, dia ou espetáculo.

Importante: para cada ingresso adquirido com desconto será exigida a apresentação, na entrada do evento, do respectivo documento de comprovação. Nos eventos com classificação indicativa diferente de “Livre”, é obrigatória a apresentação de documento oficial para comprovação de idade ou filiação (em caso de acompanhamento dos pais).

A partir do dia 1 de junho o Parque Aquático estará fechado para manutenção anual.

Saiba mais em: sescsp.org.br/ingressos

Page 4: Guia Junho 2015

Leia a Revista E no seu tablet

Uma publicação do Sesc

mensal • maio de 2015 • nº 11 • ano 21

O mesmo conteúdo em versão digital e gratuita

Page 5: Guia Junho 2015

A partir das charges de Lézio Junior, jornalista e ilustrador, a programação de junho nos convida a refletir sobre a preservação de um bem vital para nossa sobrevivência: a água. E não é só isso: atividades formativas, cine-debate, intervenção artística e um passeio prometem despertar o público para o uso responsável deste elemento.

Partindo para o movimento, a Corrida da Cidade é um encontro que visa sensibilizar a comunidade para a prática de atividades físicas e esportivas. Ela chega com uma programação especial que conta com a participação de corredores que fizeram história no atletismo brasileiro e mundial, brincadeiras, avaliação qualitativa e aulas abertas.

A terceira idade também é protagonista em junho. Com ênfase na promoção da saúde, a Semana de Prevenção de Quedas segue o tema “Balanço, mas não caio”, com o objetivo de explorar as variáveis do equilíbrio para o corpo se manter estável e saudável.

Nas artes visuais chega a Rio Preto a itinerância da 31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, reunindo nove projetos de artistas da Polônia, Dinamarca, Áustria, Reino Unido, Chile, Israel, Turquia e Brasil. As obras tocam particularmente aspectos de religião, conflito social, sexualidade, ecologia e identidade.

Quem gosta de dança, poderá acompanhar uma mostra de três espetáculos da Cisne Negro Cia de Dança, que acumula 38 anos de trajetória de sucesso de público e crítica no Brasil e no exterior.

Nos desdobramentos da contemporaneidade, apresentamos Sons e olhos para Smetak!, um evento que reúne intervenção artística, show, oficina e concerto coletivo em torno da obra do inventor suíço-baiano Walter Smetak.

Fechando os destaques de junho, a semana promete ficar mais animada. “Rastasandália” é o nome do projeto musical que trará o tradicional ritmo nordestino para todas às sextas-feiras do mês. Se você gosta não só de forró, mas de esportes, cultura e artes, seu lugar é aqui. Vem pro Sesc!

editorial

Leia a Revista E no seu tablet

Uma publicação do Sesc

mensal • maio de 2015 • nº 11 • ano 21

O mesmo conteúdo em versão digital e gratuita

Page 6: Guia Junho 2015

meioambiente

Em ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Sesc apresenta uma série de atividades que incentivam o uso responsável da água. Discussões sobre a crise hídrica e as novas formas de enfrentar esta situação. As ações pretendem informar, sensibilizar e envolver os participantes, provocando a reflexão sobre nossa relação com esse bem.

Água - Eu Preciso e Você Também

Foto

: Léz

io J

unio

r | Á

gua

6

Page 7: Guia Junho 2015

intervenção gráfica águaDe Lézio Junior, jornalista. Ilustra a coluna Mercado Aberto, do jornal Folha de S. Paulo, e produz charges e ilustrações para o jornal Diário da Região, para a revista Rolling Stone Brasil e caricaturas para a coluna Veja Essa, da revista Veja.Desenhos bem humorados nos convidam a refletir sobre a preservação da água, o ‘ouro azul’ do século 21, e a crise hídrica, com suas presentes e futuras implicações na vida do planeta.

XDe 2/06 a 30/08, terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.Grátis.

intervenção cataverSoSCom a Cia A Hora da História (São Paulo – SP).O público é convidado a sortear uma poesia de dentro de uma cesta. Os poemas trazem a temática do meio-ambiente e sugerem uma breve reflexão sobre o assunto.

XDia 4, quinta, às 13h.Em Vários Espaços do Sesc. Grátis.

garDuino:JarDinagem + arDuino Encontros experimentais e colaborativos, ao estilo hackerspace, em que os participantes se guiam por um projeto de baixo custo para jardinagem automatizada controlada por arduino. A abordagem passa por alerta da temperatura ao redor de plantas, acendimento de lâmpadas, irrigação automática, entre outros aspectos nos quais a programação de computadores e eletrônica estão sempre presentes.15 Vagas. Curso sequencial com aulas quinzenais, até 28/8. Inscrições no local.

XDias 6 e 27, sábados, às 16h30.Sala de Internet Livre. Grátis.

Jogo De tabuleiro Planeta curumim Jogo que utiliza cartas com curiosidades, reflexões e ações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Para inscritos no programa Curumim.

XDias 9 e 10, terça e quarta, às 14h30.Espaço Oficina 1. Grátis.

exibição e Debate a lei Da águaDe André D’Elia.Brasil: 2014, 78 min. A relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira, a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso em 2012, no ecossistema e na vida dos brasileiros.Após a exibição, debate com Fernando Franco Fonseca, professor e ambientalista , Isabela Kojin Peres, gestora ambiental, e Daniely Forgerini especialista ambiental. Retire seu ingresso a partir das 18h30. 228 lugares.

XDia 11, quinta, às 19h30.Teatro. Grátis.

oficinamini ciSternaPara caPtaçãoDe água Da chuva Com Gustavo Prione, químico ambiental. Construção de uma mini cisterna para captura e armazenamento de água de chuva. Uma forma simples e prática de poupar um recurso essencial para sobrevivência humana, aproveitando o que a natureza nos oferece sem qualquer custo e com tanta qualidade. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDias 13 e 14, sábado e domingo, das 14h às 17h.Espaço Oficina 1. Grátis.

Foto

: Mar

celo

Kah

n

7

Page 8: Guia Junho 2015

oficinainfância SuStentável: aPrenDenDo comoS eScoteiroS Com Fernando Franco Fonseca, professor e ambientalista.Dinâmicas, oficinas e experiências com o tema “Água”, que despertam a percepção, a cooperação e a reflexão sobre a sustentabilidade. Para as crianças inscritas dos programas Curumim e Esporte Criança.

XDias 18 e 19, quinta e sexta, das 14h30 às 17h30.Espaço Oficina 1. Grátis.

vivênciamenoS água,maiS eScovação Com Instrutores e equipe da Odontologia do Sesc Rio Preto.Quanto gastamos de água ao escovar os dentes? Será que temos a consciência do desperdício? O que vemos na prática é a repetição de hábitos sem um olhar crítico e sem a consciência do quanto desperdiçamos. Para inscritos no programa Juventudes.

XDia 18, quinta, às 16h. XDia 20, sábado, às 14h.

Sala de Expressão Artística. Grátis.

oficinaencontroS coma Permacultura Com Daniel de Souza, arte educador, psicólogo e permacultor, e Iara Rodrigues, educadora e fotógrafa. A permacultura é a junção de conhecimentos e técnicas ancestrais aliados aos saberes científicos atuais. Seu objetivo é auxiliar a convivência de maneira harmônica com a natureza. A cada encontro os participantes são estimulados a aplicar os conceitos e práticas da permacultura em seu cotidiano. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDias 20 e 21, sábado e domingo, das 14h às 17h.Espaço Oficina 1. Grátis.

PaSSeioum olhar SobrenoSSoS rioS: rio Preto, rio tietê e rio turvo Com Fernando Franco Fonseca, professor e ambientalista. O objetivo deste passeio é observar de perto a situação dos nossos mananciais (fontes de água usadas para o abastecimento público) e, a partir daí, promover reflexões sobre a situação hídrica da nossa região. o roteiro contempla Cedral (observação de formação das bacias hidrográficas dos rios Preto e Tietê) e Monte Alto (observação de formação da bacia hidrográfica do rio Turvo – visita ao Museu Arqueológico e Paleontológico de Monte Alto). 40 vagas. Inscrições na Central de Atendimento, até 16/06. Almoço incluso.

XDia 28, domingo, às 9h.Saída do Sesc Rio Preto. Grátis.

Foto

: Léz

io J

unio

r | Á

gua

8

Page 9: Guia Junho 2015

esporte e atividade

física

ProvacorriDa e caminhaDa5 e 10kmInscrições pelo site sescsp.org.br/circuitosescdecorridasLargada às 9h.Vagas limitadas.

XDia 14, domingo, às 8h. Concentração Ginásio de Esportes. Grátis.

bate-PaPoDia a Dia Deum correDorCom Marcelo Cabrini, atleta e técnico de corrida. Bate-papo com dicas técnicas de corrida para aqueles que querem iniciar a prática da modalidade e também para os que já estão avançados e buscam acertos técnicos sobre como evoluir no dia a dia de um corredor.Inscrições no local. Vagas limitadas.

XDia 7, domingo, às 9h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

vivênciabrincanDo De atletiSmoCorrer, saltar e lançar são ações presentes em várias brincadeiras infantis. Esta vivência traz tudo isso para o contexto do esporte olímpico mais significativo, o atletismo. De forma lúdica, as crianças aprendem os movimentos básicos das provas e se divertem tentando superar suas marcas. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

XDe 9 a 12, terça a sexta,às 15h. Ginásio de Esportes. Grátis.

O Circuito Sesc de Corridas tem como objetivo sensibilizar a comunidade à prática de atividades físicas e esportivas, como forma de manifestação cultural, promoção da qualidade de vida e acesso aos equipamentos de lazer das unidades. Neste sentido, a etapa Rio Preto - Corrida da Cidade - se transforma no ponto de encontro daqueles que gostam da prática esportiva e da interação social.

Corrida da Cidade

Foto

:Jor

ge E

tech

eber

9

Page 10: Guia Junho 2015

PaleStraaDauto DomingueS Adauto foi atleta de provas de meio fundo e fundo nas décadas de 80 e 90 e, atualmente, é um dos treinadores mais vitoriosos do país nesse tipo de prova. Entre seus inúmeros títulos como treinador podemos destacar o bicampeonato da maratona de Nova York, com o atleta Marilson Gomes dos Santos, em 2006 e 2008. Com essa larga experiência , Adauto traz técnicas de preparação para atletas, periodização de treinamentos e perspectivas para 2016. 228 lugares. Retire seu ingresso a partir das 18h30.

XDia 12, sexta, às 19h30. Teatro. Grátis.

bate-PaPoinSPiraçãoCom Maria Zeferina Baldaia.Maria iniciou o sonho de se tornar corredora ao assistir as vitórias da portuguesa Rosa Mota, na São Silvestre. Começou sozinha a se dedicar ao atletismo e acabou se tornando referência para muitos corredores após vencer provas importantes, entre elas, a Maratona Internacional de São Paulo e a própria São Silvestre. Neste bate-papo, ela narra detalhes de sua trajetória e dá dicas técnicas para corredores. No domingo ela correrá a prova de 5Km.

XDia 13, sábado, às 15h.Ginásio de Esportes. Grátis.

vivênciaavaliação De corriDa na eSteiraO professor Vítor Tessutti, especialista em técnicas de corrida, realizará uma avaliação qualitativa do movimento, analisando fatores como a passada e a presença de movimentos incomuns que prejudicam a eficácia da corrida.Vagas limitadas. Inscrições no local.

XDia 13, sábado, das 15hàs 18h.

XDia 14, domingo, das 8hàs 11h.Ginásio de Esportes. Grátis.

aula abertainiciação Para correDoreSQuer correr e não sabe por onde começar? Os instrutores do Sesc estão preparados para orientá-los na iniciação nessa modalidade. Utilizando um programa de iniciação do projeto MOVE Brasil - Corridas, o objetivo da aula é que o iniciante consiga correr 5km após nove semanas de preparação. Vagas limitadas. Inscrições no local.

XDias 13, 20 e 27, sábados, às 9h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

vivênciaJogar e brincarcomo inDígenaSCom Cristino Wapichana e Shirley Pankará.Por meio de atividades lúdicas e esportivas , os povos indígenas fortalecem o corpo e os sentidos para a sobrevivência, além de fortalecer seus valores, ao ensinar sobre moralidade, educação e convivência em sociedade.Para Crianças Inscritas nos programas do Sesc.

XDias 25 e 26, quinta e sexta,às 16h. Para pais e filhos inscritos nos programas do Sesc.

XDia 27, sábado, às 15h. Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda. Grátis.

torneioSfeStival De futSal femininoA partir de 13 anos.Inscrições.

Xaté dia 3, quarta, às 22h.Setor de Programação.Jogos.

XDia 4, quinta, a partir das 9h30. Ginásio de Esportes. Grátis.

feStival De baDmintonCategorias masculino e feminino. A partir de 8 anos.Inscrições.

Xaté dia 19, sexta, às 22h.Setor de Programação.Jogos.

XDia 21, domingo, a partir das 10h. Ginásio de Esportes. Grátis.

10

Page 11: Guia Junho 2015

torneio De futSal roDobenSAtividade esportiva destinada aos funcionários das empresas do grupo Rodobens.Início.

XDia 23, terça , às 19h.Jogos.

X terças e quintas, às 19h e sábados, às 10h. Ginásio de Esportes. Grátis.

torneio De futSal – Segmento materiaiSDe conStruçãoAtividade esportiva destinada aos funcionários das empresas do segmento de materiais de construção. Em andamento.Jogos.

X quartas e sextas, às 19h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

torneio SinPoSPetroDe futebol SoceityAtividade esportiva para os trabalhadores do segmento posto de combustíveis e derivados.

XQuartas e sextas, às 20h.Campo Society. Grátis.

aula aberta iniciaçãoa corriDa De ruaPara interessados que desejam iniciar na modalidade esportiva.

XDias 6, 20 e 27, sábados,às 10h.Ginásio de Esportes. Grátis.

aQuecimento“corriDa Da ciDaDe”Encontro preparatório para corredores dos clubes de corrida do Sesc e interessados. Bate-papo com Marcelo Cabrini sobre técnicas de corrida, às 9h30.

XDia 7, domingo, às 9h30.Em frente ao Sesc. Grátis.

ciclo SeScAtividade realizada em bikes de spinning sob orientação de instrutor Sesc.

XDias 7 e 28, domingos, às 15h.Deck da Piscina. Grátis.

yogaAula de yoga com música executada ao vivo.

XDia 21, domingo, às 11h.Sala de Expressão Corporal. Grátis.

Dança De SalãoAprendizado de vários ritmos como salsa, samba, forró entre outros.

XDomingos, às 15h.Sala de Expressão Corporal. Grátis.

vivênciaeSPorte em comPanhiaSérie de atividades esportivas orientadas por instrutores do Sesc, que consistem desde a orientação de alongamento, aquecimento e alguns exercícios funcionais para a prática de uma modalidade específica, até a divisão das equipes e acompanhamento dos jogos. Para Credencial Plena e dependentes. bola-QueimaDa

X Sábados e domingos, das 10h às 11h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

vôlei miSto X Sábados, das 14h às 15h30. XDomingos, das 14h às 15h30 e

das 17h às 18h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

baSQuete 3 X Sábados e domingos, das

15h30 às 17h.Ginásio de Esportes. Grátis.

baSQuete X Sábados, das 17h às 18h30.

Ginásio de Esportes. Grátis.

futSal X Sábados e domingos, das 14h

às 18h30.Ginásio de Esportes. Grátis.

circuito PaiS e filhoS X sábados e domingos, das 10h

às 17h.Ginásio de Esportes. Grátis.

11

Page 12: Guia Junho 2015

Práticas aquáticas a partir de 12 anos às 18h e 19h

hidroginástica a partir de 12 anos às 16h30

ATIV

IDA

DES

AQ

UÁT

ICA

S

ginástica multifuncional a partir de 12 anos

manhã 7h às 9h e 9h às 12h

tarde 15h30 às 17h30 e 17h30 às

19h30

noite 19h30 às 21h45

manhã 7h às 9h e 9h às 12h

tarde 15h30 às 17h30 e 17h30 às

19h30

noite 19h30 às 21h45

9h30 às 15h

(horário livre para os alunos

inscritos)

9h30 às 15h

(horário livre para os alunos

inscritos)

Dança de Salão * a partir de 13 anos 20h às 21h30

yoga a partir de 13 anos 15h30 e 19h 18h30 e 19h30

COR

PO E

EX

PRES

SÃO

Brincar, aprender, competir jogar e divertir são elementos presentes no universo dos esportes; prática humana promovedora de infinitas trocas simbólicas, favorável à formação de pessoas e à construção da cidadania. Um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais.

3ª e 5ªFaixa EtáriaModalidade 4ª e 6ª Sábado Domingo

Cursos Regulares

Ginástica Multifuncional

Programa Sesc de Esportes

Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vaga, apresentação de atestado médico de aptidão física no ato da matrícula e na primeira aula.

Atividade em grupo que utilizam métodos e técnicas corporais para o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras.

Das 9h às 18h, o valor da mensalidade de GMF para idosos tem 50% de desconto.Verifique a disponibilidade de vagas na Central de Atendimento.Para frequentar a atividade é necessário fazer o exame clínico (válido por um ano).Alteração de horário de cursos apenas na véspera do vencimento do boleto de pagamento.Atenção: o não pagamento do boleto dos cursos até a data de vencimento implica em perda de vaga. No caso de não recebimento do boleto até dois dias antes do vencimento, procure a Central de Atendimento para impressãp de segunda via.

R$ 28,00 R$ 62,00 R$ 17,00 R$ 38,00 R$ 10,00 R$ 20,00 GRÁTIS

(*)

As

turm

as d

e da

nça

de s

alão

têm

aul

a 1

vez

por s

eman

a: te

rça

ou q

uint

a.

Credencial AtividadesCredencial Plena

12

Page 13: Guia Junho 2015

REC

REA

ÇÕES

ESP

OR

TIV

AS

OR

IEN

TAD

AS

Recreação Esportiva

Cursos Regulares

Faixa Etária 3ª a 6ª Sábado, Domingo e Feriado

Piscina Sala de Expressão Corporal

ginástica multifuncional a partir de 12 anos às 11h

hidroanimação a partir de 12 anos às 16h

recreação aquática infantil

a partir de 6 anos às 15h

3ª e 5ªFaixa EtáriaModalidade

esporte criança de 6 e 7 anos 14h30 às 17h30 14h30 às 17h30

esporte criançade 8 a 10 anos

14h30 às 17h30 14h30 às 17h30

esporte Jovem de 11 a 12 anos 15h30 às 17h30 15h30 às 17h30

basquete de 13 a 15 anos às 17h30

futsal de 13 a 15 anos às 18h

handebol de 13 a 15 anos às 18h

tênis de 13 a 15 anos às 17h30

clube do basquete a partir de 16 anos às 19h

clube do badminton a partir de 16 anos às 19h30

clube da corrida a partir de 16 anos às 19h às 19h

clube do futebol Society a partir de 16 anos às 18h

clube do tênis a partir de 16 anos às 20h às 20h

clube do vôlei a partir de 16 anos às 20h30

iniciação ao tênis a partir de 16 anos às 19h

esporte idoso a partir de 60 anos às 14h30

ESPO

RTE

S

4ª e 6ª Sábado Domingo

R$

28,0

0 R

$ 62

,00

R$

17,0

0 R

$ 38

,00

R$

10,0

0 R

$ 20

,00

GR

ÁTIS

13

Page 14: Guia Junho 2015

artesvisuais

Como (...) coisas que não existem - Obras selecionadas.Exposição que reúne nove projetos participantes da 31ª Bienal de São Paulo. Além de artistas brasileiros, traz ainda obras da Áustria, Chile, Dinamarca, Israel, Polônia, Reino Unido e Turquia. A mostra, com curadoria de Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv, caracterizou-se pelo foco na vida contemporânea e obras que tocaram particularmente aspectos de religião, conflito social, sexualidade, ecologia e identidade.

Xabertura: dia 17, quarta, às 20h. Xvisitação: De 18/06 a 30/08, terça a sexta, das 13h30 às 21h30,

sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Área de Convivência. Grátis.Educativo: agende grupos escolares para visitas monitoradas pelo telefone (17) 3216-9300 oupelo e-mail [email protected]

Veja e baixe o guia eletrônico da 31ª Bienal de Artes em sescsp.org.br/riopreto.

31ª Bienal de São Paulo

Foto

: Div

ulga

ção

| 31ª

Bie

nal d

e Sã

o Pa

ulo

14

Page 15: Guia Junho 2015

PaleStraencontro Para ProfeSSoreS e eDucaDoreS SociaiS - como ProJetar coiSaS Que não exiStem Com Regiane Ishii (Educativo Fundação Bienal de SP).Como as projeções afetam o mundo? Quando elas impulsionam transformações e quando turvam novas possibilidades? Partiremos de obras de artistas como Halil Altindere, Juan Downey, Yuri Firmeza e Nilbar Gures para discutir como as projeções de seus vídeos trazem à tona diferentes pesquisas, viagens, memórias e fantasias. Vamos criar relações entre diferentes significados do verbo projetar com os assuntos e as técnicas percebidas nestes trabalhos. Transitando entre o cinema, o videoclipe, a instalação e a obra de arte, esses vídeos parecem capturar e criar distintos embates com a realidade. A conversa terá como mote uma variação do título da 31ª Bienal de São Paulo, Como (...) coisas que não existem, propondo novas perspectivas para o recorte da mostra itinerante que estará em cartaz no Sesc Rio Preto. Vagas limitadas. Inscrições somente através do link da Bienal: bit.ly/bienalriopreto

XDia 9, terça, das 19h às 22h. Teatro. Grátis.

ateliê bienalCriar conexões e proporcionar aos participantes experiências relacionadas a conceitos propostos pelos artistas da mostra.

curSocinema exPanDiDo: entre a Sala eScurae o cubo branco Com Yuri Firmeza, artista integrante da itinerância 31ª Bienal no Sesc Rio Preto.O curso teórico tem como objetivo investigar as contaminações das linguagens e sua incidência tanto nas artes visuais quanto no cinema; articular as relações entre a obra e o contexto em que ela é produzida e instalada. A proposta é expandir a prática cinematográfica por meio do pensamento, a partir de obras audiovisuais que priorizam a migração do cinema para outros lugares e circunstâncias. Tal operação, denominada cinema de artista ou videoinstalação torna-se cada vez mais presente no circuito das artes visuais. A partir de 16 anos. 40 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDe 26 a 28, sexta, das 19h às 22h, sábado e domingo, das 14h às 19h. Sala de Uso Múltiplo. Valores:R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,50.

curSoeStilo PeSSoal e DeSenho De moDa Com Silvia Pires,designer de moda.Moda e estilo a partir do estudo dos principais profissionais da área. Técnicas de desenho de estilo no croqui e desenho técnico, além de noções sobre cores, formas e estampas para compor uma imagem pessoal em harmonia com o tipo físico. Orientações para a escolha da roupa adequada para cada ocasião. A partir de 14 anos. 15 vagas por turma.Material incluso. Inscrições na Central de Atendimento.Turma 1

XDias 9, 16, 23 e 30/6; 14, 21 e 28/07, terças, das 19h às 21h30.Turma 2

XDias 12, 19 e 26/6; 3, 17, 24 e 31/07, sextas, das 16h30 às 19h.Sala de Expressão Artística. Valores: R$ 5,00 R$ 2,50 Grátis.

artesmanuais

15

Page 16: Guia Junho 2015

Encontros preparatórios que têm como objetivo investigar as diversas formas criativas de natureza social, artística e política da experiência urbana.

Breu

encontroeSPaço, conStrução e memória local: Por uma arte inSeriDa Socialmente Articulação de Danilo Oliveira (Santo André – SP) artista plástico, pesquisador e curador, Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Desde o ano 2000 realiza trabalhos coletivos

em diversas linguagens, das publicações independentes às intervenções urbanas. Membro-articulador de coletivos como Ocavalo e o grupo Base-V.Primeiro encontro processual de articulação e formação com artistas de todas as áreas: artistas plásticos, fotógrafos, designers, arquitetos,

artistas de rua, performers, autodidatas e agentes sociais locais, incentivando a reflexão sobre os processos de construção urbana e a ação estética e artística inserida nesse contexto. Trazer portifólio ou amostras de trabalhos. 40 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 6, sábado, das 10h às 19h.Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

especial

Foto

: Div

ulga

ção

| Esp

aço,

Con

stru

ção

e M

emór

ia L

ocal

16

Page 17: Guia Junho 2015

culturadigital

curSogarDuino: JarDinagem + arDuino (garDenning)Encontros experimentais e colaborativos, ao estilo hackerspace, em que os participantes se guiarão por um projeto de baixo custo para jardinagem automatizada controlada por arduino. A abordagem passa por alerta da temperatura ao redor de plantas, acendimento de lâmpadas, irrigação automática, entre outros aspectos nos quais a programação de computadores e eletrônica estão sempre presentes.15 vagas. 14 anos.Curso sequencial com aulas quinzenais, até 28/8.

XDias 6 e 20, sábados, às 16h30.Sala de Internet Livre. Grátis.

oficinameu Programa De Domingo: JogoS e animaçõeSConheça o Scratch, programa no qual você se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem para desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de poder compartilhar suas criações. 12 vagas. Menores de 8 anos poderão participar acompanhados por um responsável. Inscrições no local.

XDia 7, domingo, às 16h30.Sala de Internet Livre. Grátis.

traQuitanaS e gambiarraS: bateria elÉtrica caSeiraReaproveite materiais usados, descartados ou de baixo custo na produção de pequenos e engenhosos experimentos, usando e aprendendo com eletrônica, física e um pouco de gambiarra. O projeto deste mês é uma bateria caseira para acender lâmpadas de LED. 12 vagas. Menores de 8 anos poderão participar acompanhados por um responsável. Inscrições no local.

XDia 20, sábado, às 16h30.Sala de Internet Livre. Grátis.

bem liDoSentimento Do munDo De Carlos Drummond de Andrade.Com Gustavo Ribeiro.Lançado em 1940, o livro traz poemas que revelam temas e preocupações sociais e políticas que envolvem o contexto da Segunda Guerra Mundial e a ditadura varguista, temas que serão amadurecidos em A Rosa do povo (1945).

XDia 16, terça, às 19h30.Teatro. Grátis.

literatura

17

Page 18: Guia Junho 2015

jovens

(Im)pulsoProjeto que tem como objetivo aproximar músicos iniciantes da produção musical contemporânea, por meio de shows e atividades formativas com profissionais da área. Ao final do processo, as bandas inscritas participam de uma mostra não competitiva, com show de encerramento de um nome de destaque do cenário nacional.

inScriçõeSmoStra De banDaInscrições abertas. Nesta edição, a mostra de bandas do projeto (Im)pulso acontece nos dias 3 e 4 de outubro. A ficha de inscrição pode ser retirada na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto ou baixada no site: sescsp.org.br/riopretoA partir de 13 anos.

XDe 1/6 a 31/7.Grátis.

Foto

: Chr

istia

n G

aul |

Dad

o V

illa-

Lobo

s

bate-PaPoDaDo villa-loboSO guitarrista da icônica banda Legião Urbana fala sobre o início da sua carreira, sobre seu livro recém-lançado “Memórias de um legendário” e sobre a carreira solo. Dado ainda toca algumas músicas. Retire seu ingresso com 1h de antecedência.

XDia 13, sábado, às 15h. Teatro. Grátis.

18

Page 19: Guia Junho 2015

JuventuDeSO programa desenvolve projetos que procuram levar em consideração a pluralidade e diversidade do público jovem e convida-o a participar de ações processuais que fortaleçam a convivência, o diálogo e a troca de experiências, por meio de diferentes linguagens artísticas, acesso às informações e fortalecimento de relações afinadas com seus interesses.Para participar basta ter mais de 13 anos e inscrever-se gratuitamente na Central de Atendimento, acompanhado do responsável legal.

oficinaJogoS teatraiS Construção processual de um espetáculo teatral baseado na série literária “Fazendo Meu Filme”, de Paula Pimenta. A partir de 13 anos. Inscrições na Central de Atendimento.

X terças, às 16h.Sala de Internet Livre. Grátis.

vivênciana onDa DaS coreSO exercício de colorir tem características terapêuticas, pois provoca sensações de prazer e bem-estar por ser uma das formas do brincar.

XDia 4, quinta, às 16h. Sala de Expressão Artística. Grátis.

oficina conto colaborativo – literatura e tecnologiaCom Paula Furtado.Produção de escrita colaborativa de contos utilizando ferramentas digitais. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 11, quinta, às 16h. Sala de Internet Livre. Grátis.

oficina culináriabrigaDeiro De PaçocaGuloseima que une dois dos doces preferidos da culinária brasileira: o brigadeiro e a paçoca. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 25, quinta, às 16h. Sala de Expressão Artística. Grátis.

vivênciamenoS água,maiS eScovação Com Instrutores e equipe da Odontologia do Sesc Rio Preto.Quanto gastamos de água ao escovar os dentes? Será que temos a consciência do desperdício? O que vemos na prática é a repetição de hábitos sem um olhar crítico e sem a consciência do quanto desperdiçando. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 18, quinta, às 16h. XDia 20, sábado, às 14h.

Sala de Expressão Artística. Grátis.

alimentação

açõeS eDucativaScaPacitação Para maniPulaDoreSDe alimentoS Com Nilton César Chopes.O manipulador de alimentos é todo profissional que lida diretamente com o pré-preparo e/ou preparo dos alimentos e, portanto, pode ser foco principal de contaminação dentro das cozinhas. Os hábitos de higiene e comportamento saudáveis são importantes para o preparo de refeições seguras. Este curso visa orientar quanto à manipulação de alimentos de acordo com as Boas Práticas de Fabricação, orientadas pela Vigilância Sanitária. 228 lugares.Inscrições pelo telefone 0800 770 0640, de segunda a sexta, das 8 h às 17h.

XDia 11, quinta, às 14h.Teatro. Grátis.

19

Page 20: Guia Junho 2015

música

Sons e Olhos para SmetakCom curadoria do músico Lívio Tragtenberg, o projeto reúne criações em torno da obra do inventor suíço-baiano Walter Smetak, conhecido por seus instrumentos inventados e as plásticas sonoras. Nos encontros serão apresentados diferentes aspectos da repercussão desse grande inventor nas novas gerações e na cultura brasileira.

intervençãoo ovo De SmetakCom o Coletivo Percutindo Mundos.O Ovo de Smetak - Seis Modos Diferente de se Intuir o Óbvio” é uma recriação do universo Smetakeano. Seus textos, suas pesquisas sonoras e visuais são fragmentadas e reconstruídas pela improvisação da música, dança e interação audiovisual, criando novas possibilidades narrativas.

XDia 20, sábado, às 16h.Comedoria. Grátis.

Showlívio tragtenberge conviDaDoSLivo Tragtenberg, Marcio Barreto e Wellington Tibério fazem uma apresentação onde instrumentos inventados e eletrônicos recriam o universo musical de Walter Smetak.

XDia 20, sábado, às 17h30.Comedoria. Grátis.

intervençãoconcerto coletivo Com o instrumento coletivo Jangau, Livio Tragtenberg convida os participantes a experimentar sua ideia e musicalidade. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 21, domingo, às 15h30.Área externa da Comedoria. Grátis.

oficina Deriva SonoraCom Marco Scarassatti, compositor.Oficina de criação sonora onde o enfoque está na ampliação da capacidade e em novas formas de escuta. Destinada a todos a músicos e demais interessados, Scarassatti utiliza alguns equipamentos especialmente construídos por ele, para realizar uma vivência musical junto aos participantes. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 21, domingo, das 10h às 12h.Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

Foto

: Mar

cinh

a M

umu

| D

eriv

a So

nora

20

Page 21: Guia Junho 2015

SonoraApresentações musicais de diversos estilos, com o objetivo de aproximar o público da atual cena musical independente.A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal, com documentação oficial do menor e do responsável.

XQuintas, às 21h30.Comedoria. Grátis.

Samara bueno &the black wolveSNeste show, a cantora e instrumentista Samara Bueno mostra seu trabalho autoral.

XDia 11, quinta, às 21h30.

helena Sofia e a múSica PerturbaDa braSileiraEm seu álbum de estréia, “Desejo Canibal” a cantora transita por temas aparentemente ingênuos de forma bem humorada.

XDia 18, quinta, às 21h30.

Swing Snake blueS – keeP on the roaDReleituras de clássicos do estilo straight blues, southern rock e rhythm & blues, além do repertório autoral no qual apresentam sua própria concepção musical.

XDia 25, quinta, às 21h30.

raSta SanDáliaAs sextas juninas serão tomadas pelo forró.A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal, com documentação oficial do menor e do responsável.

X Sextas, às 21h.Comedoria. Grátis.

SaculeJoLuiz Gonzaga, Genival Lacerda e Ari Soares são alguns dos mestres do forró-pé de-serra que influenciam o grupo.

XDia 5, sexta, às 21h.

família virgulinoInfluenciados por Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro o grupo traz show baseado em seu novo álbum, “Virgulando”.

XDia 12, sexta, às 21h.

SociaiS Do forróO grupo, que existe desde 1989, traz músicas autorais e também de autores consagrados.

XDia 19, sexta, às 21h.

forró boDóHá 18 anos na estrada, a banda tem repertório de Alceu Valença, Fagner, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

XDia 26, sexta, às 21h.

SambaDoSeScApresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero musical brasileiro e suas vertentes: o samba!

XDomingos, às 16h30.Comedoria. Grátis.

Samba braSil XDia 7, domingo, às 16h30.

Samba Do lelê XDia 14, domingo, às 16h30.

heleno e oS inimigoSDo ritmo

XDia 21, domingo, às 16h30.

gruPo iDentiDaDe XDia 28, domingo, às 16h30.

feriaDofernanDo naSalA banda apresenta repertório com clássicos do rock nacional e internacional: Creedence, Red Hot Chilli Pepers, Oasis, Metallica, Beatles, Barão Vermelho, Capital Inicial, Legião Urbana e Titãs.

XDia 4, quinta, às 16h30.Comedoria. Grátis.

21

Page 22: Guia Junho 2015

cinema e vídeo

Filmes representativos do Expressionismo Alemão, movimento artístico do século 20, cujas principais características no cinema são a abordagem das angústias e tormentos humanos, sua loucura, o sobrenatural e o grotesco.

XDe 2 a 6, terça a sábado.Grátis. 228 Lugares. Retire seu ingresso com 1h de antecedência.Confira as sinopses dos filmes no site: sescsp.org.br/riopreto

o gabinete Do Dr. caligariDe Robert Weine.Alemanha: 1920, 62 min. Após a exibição, bate-papo com Márcio Scheel, professor de Teoria da Literatura do Ibilce/Unesp.

XDia 2, terça, às 20h.Teatro.

fauStoDe F.W. Murnau.Alemanha, 1926, 116 min.

XDia 3, quarta, às 20h.Teatro.

a última gargalhaDaDe F.W. Murnau.Alemanha: 1924, 91 min.

XDia 4, quinta, feriado, às 16h.Teatro.

o golemDe Paul Wegener.Alemanha: 1920, 68 min.

XDia 5, sexta, às 20h.Teatro.

metroPoliSDe Fritz Lang.Alemanha: 1927, 124 min.

XDia 6, sábado, às 16h.Teatro.

curSoexPreSSioniSmoalemão e cinemaCom Gilberto Alexandre Sobrinho, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação (Instituto de Artes – Unicamp).Conheça as bases do movimento expressionista e suas principais características no cinema. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDia 4/7, sábado, às 14h.Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

| Met

ropo

lis

Expressionismo Alemão

22

Page 23: Guia Junho 2015

Sala SeSc De cinemaExibições de filmes de diferentes países e contextos sociais e participantes de importantes festivais, com o intuito de aproximar o público de produções alternativas e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica.Grátis. 228 Lugares. Retire seu ingresso com 1h de antecedência.Confira as sinopses dos filmes no site: sescsp.org.br/riopreto

a lei Da águaDe André D’Elia. Brasil: 2014, 78 min. Documentário. Após a exibição, debate com Fernando Franco Fonseca, professor e ambientalista e Isabela Kojin Peres, gestora ambiental, mestranda em Ecologia Aplicada.

XDia 11, quinta, às 19h30.Teatro.

teatro

laboratório cênico hiStória e eStÉticaDo teatro De rua Com o professor Alexandre Mate, do Instituto de Artes da Unesp.Oficinas com perspectiva expositiva teórica e estética, compreendendo reflexões sobre os expedientes do teatro épico, e o desenvolvimento de atividades práticas 20 vagas.Oficina aberta aos grupos.

XDias 18 e 19, quinta e sexta, às 19h.Especial com Oficina Garalhufa de Teatro.

XDias 19, 20 e 21, sexta a domingo.Teatro. Grátis.

SerPicoDe Sidney Lumet. Estados Unidos: 1973, 130 min. Policial.Com Al Pacino.

XDia 18, quinta, às 20h.Teatro.

Sr. kaPlanDe Alvaro Brechner. Uruguai: 2014, 98 min. Comédia.

XDia 25, quinta, às 20h.Teatro.

Foto

: And

ré D

’Elia

| A

Lei

da

Águ

a

23

Page 24: Guia Junho 2015

criança

amoreS, boloSe outraS aventuraSCom Cia. Santa Víscera Teatro.Enquanto esperam seu doce favorito ficar pronto, Lia e Fred brincam de encenar a maior história de amor e aventura de todos os tempos, a obra prima de William Shakespeare, Romeu e Julieta.

XDia 7, domingo, às 15h.Teatro. Grátis para crianças até 12 anos. Valores: R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00.

teatro à la carteCom Cia. Santa Víscera Teatro.Com mais de 17 cenas de diversos autores da literatura brasileira e mundial, nesse espetáculo o público escolhe através de um cardápio a cena a ser apresentada.

XDia 14, domingo, às 15h.Ginásio de Esportes. Grátis.

ninho De hiStóriaSGrupo Deixa que Eu Conto. Com composições autorais e os contos folclóricos, a apresentação é baseadas na narração oral como faziam nossos antepassados! Viaje nesse mundo de histórias!

XDia 21, domingo, às 15h.Teatro. Grátis para crianças até 12 anos. Valores: R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00.

hiStóriaS imagináriaSGrupo Deixa que Eu Conto.Boi Bumbá, Flor do Mamulengo, Festa no Céu e até o folclórico Pedro Malazartes! Essas e muitas outras histórias e bons causos estão esperando por você!

XDia 28, domingo, às 15h.Ginásio de Esportes. Grátis.

Programa De fÉriaS - inScriçõeS abertaSPara crianças de 6 a 12 anos.150 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.Credencial Plena: de 1 a 28/6, ou enquanto houver vagas.Outros: de 30/6 a 5/7, ou enquanto houver vagas. (50% de desconto para irmãos)

XDe 14 a 24/7.Valores: R$ 50,00 R$ 15,00.

inventanDo moDaJogos, brincadeiras e oficinas propõem uma reflexão sobre os modismos e propagandas que cercam as criança. Serão abordados os cuidados necessários nesse período da vida e a importância de preservá-las de serem induzidas ao consumismo, ao materialismo e do encurtamento da infância.

Foto

: Fer

nand

a Ru

sso

| Nin

ho d

e H

istó

rias

Espetáculos para Crianças

24

Page 25: Guia Junho 2015

ratinho De bibliotecaMediação literária para crianças e familiares, que incentiva o contato com os livros e a leitura.No mundo há vários lugares interessantes! Nosso bairro, nosso país, outros continentes e até mesmo o fundo do mar! Nesse mês, venha explorar diversos locais e aventuras com a gente!Sala de Internet Livre. Grátis.

o bairro Do marceloDe Ruth Rocha.eStela, eStrela-Do-marDe Marie Louise Gay.

XDia 6, sábado, às 15h30.

chocolate Quentena neve De Andersen Katia Canton.

XDia 13, sábado, às 15h30.

kabá DerebuDe Daniel Munduruku.

XDia 20, sábado, às 15h30.

obaxDe André Neves.

XDia 27, sábado, às 15h30.

eSPaço De criativiDaDeAtividades semanais que proporcionam a introdução a diversas formas de expressões artísticas, como a construção de objetos e brinquedos, além de vivências lúdicas que promovem a interação entre adultos e crianças. Para crianças de 7 a 12 anos.Vagas limitadas. Inscrições no local.Sala de expressão artística. Grátis. taumatróPio - iluSão De ótica

XDias 4 e 6, quinta e sábado, às 14h.

bolo De milho XDia 13, sábado, às 14h.

eSPantalhinho XDia 20, sábado, às 14h.

Sala de expressão artística. Grátis.

brigaDeiro De Paçoca XDia 27, sábado, às 14h.

ateliê abertoEspaço para experimentar e agir livremente com diferentes materiais artísticos, possibilitando a criação e expressão de maneira coletiva e divertida.

XDia 4, quinta, feriado, das 16h às 17h.

XDomingos, das 11h às 12h, das 14h às 15h e das 16h às 17h. Em vários espaços do Sesc. Grátis.

SeSc curumimPrograma socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos, que visa o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais integradas ao conhecimento. As crianças frequentadoras do programa participam de atividades de diferentes linguagens artísticas, aprendem sobre cultura digital, meio ambiente, vivenciam atividades físico-esportivas e temas ligados à saúde, em abordagens indispensáveis ao desenvolvimento infantil de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando a livre expressão das crianças e a vivência de experiências de cidadania. Inscrições na Central de Atendimento. Prioritariamente para comerciários (dependentes de comerciários e MIS).

X terças e quintas ou quartas e sextas, das 14h às 17h30.Grátis.

25

Page 26: Guia Junho 2015

dança

boi no telhaDoO espetáculo se destaca pela trilha sonora composta pelo músico francês Darius Milhaud, que apresenta um turbilhão de ritmos e demonstra a musicalidade do povo brasileiro.

Foto

: Div

ulga

ção

| Cis

ne N

egro

Cia

. de

Dan

ça

Programa composto por três espetáculos que foram sucesso de público e crítica no Brasil e no exterior, durante a trajetória de 38 anos da companhia, considerada uma referência no cenário nacional da dança contemporânea.

XDia 27, sábado, às 20h. Teatro. 228 lugares. Valores: R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00.

Cisne Negro Cia. de Dança

SabiáPresente do coreógrafo Vasco Wellenkamp para a Cia, esta obra apresenta músicas de Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda.

alÉm Da PeleCriado pelo coreógrafo francês Patrick Delcroix, a peça pode ser traduzida pelas seguintes palavras: “Além da aparência, nós podemos ser qualquer outra coisa, ter uma outra personalidade, ter outros desejos, ou sermos nós mesmos”.

26

Page 27: Guia Junho 2015

curSo Dança contemPorâneaCom Vinícius Francês, coreógrafo, bailarino e arte educador em dança contemporânea.Valores: R$ 5,00 R$ 8,50.

móDulo iniciante25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

X Sábados, das 9h30 às 11h. Sala de Expressão Corporal 2.

móDuloPrÉ-ProfiSSionalPara dançarinos com experiência em dança contemporânea. 25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

X Sábados, das 11h30 às 13h30. Sala de Expressão Corporal 2.

workShoPcorPo fora Do eixoCom Claudia Palma, intérprete-criadora e diretora da In Saio Cia. de Arte - Cia de Dança independente na cidade de São Paulo. Elementos relacionados à prática da In Saio Cia. de Arte, principalmente voltados às percepções de um corpo em desequilíbrio, com possibilidade de descobertas de novas formas de se reorganizar espontaneamente. Para dançarinos com experiência profissional. Inscrições na Central de Atendimento.

XDias 27 e 28, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.Sala de Expressão Corporal 2. Grátis.

intervençãotranSeunteS: coabitaçõeS em eSPaçoS ocuPaDoSCom Grupo Transeuntes (Campinas – SP).Bailarinos se misturam com o público do local onde a ação acontece.Este diálogo faz com que cada intervenção seja única.

XDia 13, sábado, às 14h.Em vários espaços do Sesc. Grátis.

JamCom Grupo Transeuntes (Campinas – SP). Bailarinos e público improvisam e experimentam a dança.Após a apresentação, bate- papo com o grupo.

XDia 13, sábado, às 16h. Área externa da Comedoria. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

| Cor

po F

ora

do E

ixo

O movimento está no centro do ser humano, está no corpo, foi apropriado pela dança e na vida, simboliza a evolução. O Movimento 1 quer criar deslocamentos, propor as trocas de experiências, produzir questões, sair do lugar comum e assim criar um trânsito entre os artistas, plateia e dança, por meio de atividades investigativas, oficinas, espetáculos, performances.

Movimento 1

27

Page 28: Guia Junho 2015

idosos

Colonizados pelos portugueses, além da língua, os brasileiros herdaram vários hábitos e costumes alimentares e artísticos deste povo. Nos meses de junho e julho, o Sesc Rio Preto propõe um mergulho naquilo que Portugal tem de mais especial: música, gastronomia e Fernando Pessoa, um dos maiores poetas de todos os tempos.Em julho: mais gastronomia e fado!

Portugal à Vista

oficinacrianDocom fernanDo PeSSoaCom Susanna Busato, professora do Ibilce/Unesp.Criação literária e poética, inspirada nos codinomes adotados pelo poeta Fernando Pessoa.

XDias 10 e 17, quartas, às 14h. Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

culináriabacalhau àS nataSCom Diego Rodrigues Costa, chef.Aprenda a fazer este prato tradicional na culinária portuguesa.

XDia 19, sexta, às 14h. Sala Expressão Artística. Grátis.

encontroencontro menSalMomento para troca de ideias sobre o Trabalho Social com Idosos e apresentação das novidades da programação.

XDia 25, quinta, às 14h. Teatro. Grátis.

eSPetáculoeu, PeSSoa eoS outroS euS Com Teatro Cia. & Ato (Porto Alegre – RS).O espetáculo é inspirado na obra do poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, seu mestre e poeta da natureza; Ricardo Reis, clássico e pagão e Álvaro de Campos, o poeta das sensações.

XDia 25, quinta, às 14h30. Teatro. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

| Eu,

Pes

soa

e os

out

ros

Eus

28

Page 29: Guia Junho 2015

Semana De PrevençãoDe QueDaS em iDoSoSDando ênfase à promoção da saúde, a programação segue o tema “Balanço, mas não caio”, com o objetivo de explorar as variáveis do equilíbrio.

vivênciaDança funcional: eQuilíbrio, força e agiliDaDe Com Ticko, bboy e instrutores de atividades físicas do Sesc.Conheça técnicas de breaking (dança de rua) e ginástica multifuncional, e seus elementos que auxiliam o equilíbrio e fortalecimento corporal.

XDia 23, terça, às 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

karatê: menS Sanain corPore Sano Conheça as técnicas de karatê que podem ajudar o desenvolvimento motor e o equilíbrio corporal e mental dos indivíduos.

XDias 23 e 24, terça e quarta, às 15h30.

XDias 25, quinta, às 19h30. Ginásio de Esportes. Grátis.

JogoS virtuaiSOs participantes podem interagir e desenvolver as noções de tempo e espaço e o raciocínio lógico por meio de jogos em uma TV touch screem.

XDe 23 a 30, das 14h às 18h.Sala de Internet Livre. Grátis.

oficinaalimentoS e PreServação Da cognição Com Cacilda de Bortole Ribeiro, nutricionista.Alimentos que contribuem para a preservação das funções cognitivas.

XDia 26, sexta, às 13h30.Sala de Expressão Artística. Grátis.

Dia munDial De conScientiZação Da violência contra a PeSSoa iDoSaEm 2050, estima-se que no Brasil, aproximadamente 25% da população será idosa. O Sesc São Paulo pretende, em sua programação, discutir sobre a realidade vivida hoje por esta população e as mudanças culturais necessárias relacionadas a este processo, ressaltando a importância do cuidado e da alteridade.

bate-PaPorelaçõeS inevitáveiS Com Marília Silva de Albuquerque, graduada em Gerontologia e mestre em Farmacologia pela USP e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.O bate-papo pretende repensar e criar novos paradigmas de convivência e acordos sociais de respeito e cuidado, que possibilitem a construção de uma realidade mais humana.

XDia 17, quarta, às 15h.Teatro. Grátis.

oficinacoStura criativaCom Daniela Águas, artesã.Desenvolvimento de peças em tecidos, sejam elas de vestuários ou decorativas.20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

XDias 3, 10 e 24, quartas, das 16h30 às 18h30.Sala de Expressão Artística. Grátis.

curSoS PermanenteSDança De Salão

X terças e quintas, às 14h.Sala de Expressão Corporal. Grátis.

inciação teatralCom Beta Cunha, atriz.A partir de 50 anos.

X terças e quartas, das 16h às 17h30.Sala de Uso Múltiplo e Teatro. Grátis.

canto coral Com Beto Vanella, músico.

XQuintas, das 15h30 às 17h30.Sala de Uso Múltiplo e Teatro. Grátis.

lian gong Com instrutor de atividades do Sesc.

X terças e quintas, às 16h30.Sala de Expressão Corporal 1. Grátis.

abc Da webDuração de três meses. 20 vagas.Módulo I

X terças, às 15h30.Módulo II

XQuartas, às 14h30.Módulo III - A

X terças, às 14h30 .Módulo III - B

XQuartas, às 15h30 .Sala de internet livre. Grátis.

29

Page 30: Guia Junho 2015

INTERIOR.indd 1 08/04/15 16:18

Page 31: Guia Junho 2015

Programaçãomaio/JULHo

Caminho CaipiraBorborema - SpDia 19/07

Como afirma o cantor e compositor renato Teixeira “o simples resolve tudo”. E a simplicidade é a proposta do Caminho Caipira. Um ambiente tranquilo e um bate-papo com novos amigos, sem badalação, música alta, nem tecnologia de ponta. a tranquilidade, os costumes e as tradições do campo são as características desse passeio que procura fazer com que o visitante perceba outros valores, conhecimentos e experiências, vivenciados no cordial acolhimento familiar e no agradável contato com a natureza, animais e a rotina rural. Café da manhã e almoço inclusos.inscrições e sorteio: dia 16/06, terça, às 19h30.

patrimônioS De minaSBelo horizonte com ouro preto e inhotim (mG) De 1 a 6/09

além de belas paisagens, minas gerais reúne locais com grande importância histórica e outros que são referência atual na arte contemporânea. Este roteiro inclui passeios por Belo Horizonte, além de visita à bela cidade história de ouro Preto, patrimônio da humanidade e visita ao instituto Cultural inhotim, em Brumadinho. Hospedagem no Hotel Cheverny. meia Pensão. Saída às 6h30 do Sesc rio Preto.inscrições e sorteio dia 17/06, quarta, das 19h às 20h.

hiStória e Lazerrio de Janeiro (rJ) De 29/09 a 4/10

o rio de Janeiro está na lista dos mais belos destinos turísticos do mundo. Uma combinação entre natureza, história e cultura, faz da cidade um lugar imperdível, que todo brasileiro deveria conhecer! Neste roteiro, haverá visita aos principais pontos turísticos, Sambódromo e ao centro histórico. Hospedagem no Sesc Copacabana. meia Pensão. Saída às 22h do Sesc rio Preto.inscrições e sorteio dia 24/06, quarta, 19h às 20h.

19/0

71/

0929

/09

r$ 1.000,00 (Credencial plena) r$ 1.150,00 (Usuários) r$ 1.500,00 (outros)Inscrições no Sesc Rio Preto

r$ 858,00 (Credencial plena) r$ 987,00 (Usuários) r$ 1.287,00 (outros)Inscrições no Sesc Rio Preto

r$ 30,00 (Credencial plena) r$ 35,00 (Usuários) r$ 45,00 (outros)Inscrições no Sesc Rio Preto

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

31

Page 32: Guia Junho 2015

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

9arteS viSuaiSComo projetar coisas que não existem pág. 15

arteS manuaiSDesenho de Moda pág. 15

10eSPorteClube do Badminton pág. 13

iDoSoSCriando com Fernando Pessoapág. 28

11meio ambiente A Lei da Água pág. 7

múSicaSamara Bueno & The Black Wolves pág. 21

16literaturaSentimento do Mundo pág. 17

iDoSoSDança de Salão pág. 29

17arteS viSuaiSAbertura 31ª Bienal de São Paulo pág. 14

iDoSoSRelações Inevitáveis pág. 29

18meio ambienteMenos Água, Mais Es covação pág. 8

múSicaHelena Sofia e a Música Perturbada Brasileira pág. 21

23eSPorteTorneio de Futsal Rodobens pág. 11

iDoSoSDança Funcional: Equilíbrio, Força eAgilidade pág. 29

24arteS manuaiSDesenho de Moda pág. 15

iDoSoSKaratê: mens sana in corpor e sano pág. 29

25eSPorteJogar e Brincar como Indígenas pág. 10

múSicaSwing Snake Blues pág. 21

30JovemJogos Teatrais pág. 19

iDoSoSLian Gong pág. 29

4meio ambienteCataversos pág. 7

cinema e víDeoA Última Gargalhada pág. 22

3cinema e víDeoFausto pág. 22

iDoSoSABC da Web pág. 29

2JovemJogos Teatrais pág. 19

cinema e víDeoO Gabinete do Dr. Caligari pág. 22

Page 33: Guia Junho 2015

SEXTA SÁBADO DOMINGO

12eSPorteAdauto Domingues pág. 10

múSicaFamília Virgulino pág. 21

13eSPorteAvaliação de Corrida na Esteira pág. 10

DançaTranseuntes pág. 27

14eSPorteCorrida da Cidade pág. 9

múSicaSamba do Lelê pág. 21

19múSicaSociais do Forró pág. 21

iDoSoSBacalhau às Natas pág. 28

20meio ambienteEncontros com a Permacultura pág. 8

múSicaLívio Tragtenberg pág. 20

21múSicaConcerto Coletivo pág. 20Deriva Sonora pág. 20Heleno e os Inimigos do Ritmopág. 21

26múSicaForró Bodó pág. 21

iDoSoSAlimentos e Preservação da Cognição pág. 29

27DançaCisne Negro Cia. de Dança pág. 26

Corpo Fora do Eixo pág. 27

28meio ambienteUm Olhar Sobre Nossos Rios pág. 8

múSicaGrupo Identidade pág. 21

7eSPorteDia a Dia de um Corredor pág. 9

múSicaSamba Brasil pág. 21

6eSPorteAquecimento “Corrida da Cidade” pág. 11

eSPecialBreu pág. 16

5múSicaSaculejo pág. 21

cinema e víDeoO Golem pág. 22

Page 34: Guia Junho 2015

Sesc Rio PretoTerça a sexta, 13h às 22hSábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h

info

rmaç

ões e

hor

ário

s CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 17 3216-9300Matrículas, inscrições, informações, ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.

AVALIAÇÃO CLÍNICAExame com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende o horário do exame. Leve o ticket e sua Credencial atualizada ao médico responsável. Consulte os horários para realização do Exame na Central de Atendimento. Valores: R$ 22,00 R$ 50,00.

COMEDORIA De terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h30.

EMPRÉSTIMO DE MATERIALJogos, raquetes, bolas, entre outros, mediante apresentação da Credencial. Terça a sexta, 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30. Na catraca da piscina.

PARACICLOExclusivo para bicicletas convencionais, seu uso está condicionado à apresentação da Credencial ou RG para não matriculados. Traga sua corrente e cadeado. Entrada pela Av. José Munia • Terça a sexta: 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 18h30.

ODONTOLOGIAAtendimento exclusivo para Credencial Plena.Horário para consultas de terça a sexta: 8h às 12h, 13h às 17h e 17h30 às 21h30. Sábados: 9h30 às 13h30 e 14h às 18h. Agendamento a partir de 1/04 na Central de Atendimento, vagas limitadas preenchidas por ordem de chegada.

EXAME DERMATOLÓGICOExame de pele que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada seis meses. Você pode realizar o seu exame no Sesc Rio Preto ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Comedoria ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e a Credencial Plena atualizada ao médico responsável. Consulte os horários na Central de Atendimento, crianças até 11 anos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.Valores: R$ 10,00 R$ 20,00.

PARQUE AQUÁTICOExame dermatológico obrigatório. Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Aos sábados, domingos e feriados o Parque Aquático é de uso exclusivo para quem possui a Credencial Plena. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta, das 13h30 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h30.A partir do dia 1 de junho o Parque Aquático estará fechado para manutenção anual.

BRIGADA DE INCÊNDIOSO Sesc Rio Preto possui equipamentos de segurança e uma Brigada de Incêndios capacitada para qualquer eventualidade.

Page 35: Guia Junho 2015

sesctv.org.br/aovivo

oi tv (138) /sesctv

Fot

o: A

lexa

ndre

Fre

itas

Espia Só Vida, trajetória a obra do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical do choro.Direção: Saturnino Rocha

DOCUMENTÁRIO

SÁBADO

27/6, às 22h

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio_interior_sesctv_junho_AF.pdf 1 5/15/15 6:24 PM

Page 36: Guia Junho 2015

Apo

io

Sesc

Rio

Pre

toAv

. Fra

ncis

co d

as C

haga

s O

livei

ra, 1

333

CEP

1509

0-19

0 -

São

José

do

Rio

Pret

o -

SPTE

L.: +

55 (1

7) 3

216

9300

emai

l@rio

pret

o.se

scsp

.org

.br

sesc

sp.o

rg.b

r

UNIDADES DO SESC

caPital e granDe São Paulo

Centro de Pesquisa e Formação Tel: (11) 3254-5600

Sesc Belenzinho Tel: (11) 2076-9700

Sesc Bom Retiro Tel: (11) 3332-3600

Sesc Campo Limpo Tel: (11) 5510-2700

Sesc Carmo Tel: (11) 3111-7000

CineSesc Tel: (11) 3087-0500

Sesc Consolação Tel: (11) 3234-3000

Sesc Interlagos Tel: (11) 5662-9500

Sesc Ipiranga Tel: (11) 3340-2000

Sesc Itaquera Tel: (11) 2523-9200

Sesc Odontologia Tel: (11) 3329-2800

Sesc Osasco Tel: (11) 3184-0900

Sesc Pinheiros Tel: (11) 3095-9400

Sesc Pompeia Tel: (11) 3871-7700

Sesc Santana Tel: (11) 2971-8700

Sesc Santo Amaro Tel: (11) 5541-4000

Sesc Santo André Tel: (11) 4469-1200

Sesc São Caetano Tel: (11) 4223-8800

Sesc Vila Mariana Tel: (11) 5080-3000

interior

Sesc Araraquara Tel: (16) 3301-7500

Sesc Bauru Tel: (14) 3235-1750

Sesc Birigui Tel: (18) 3642-7040

Polo Avançado do Sesc em Araçatuba Tel: (18) 3608-5400

Sesc Campinas Tel: (19) 3737-1500

Sesc Catanduva Tel: (17) 3524-9200

Sesc Jundiaí Tel: (11) 4583-4900

Sesc Piracicaba Tel: (19) 3437-9292

Sesc Ribeirão Preto Tel: (16) 3977-4477

Sesc Rio Preto Tel: (17) 3216-9300

Sesc São Carlos Tel: (16) 3373-2333

Sesc São José dos Campos Tel: (12) 3904-2000

Sesc Sorocaba Tel: (15) 3332-9933

Sesc Taubaté Tel: (12) 3634-4000

Sesc Thermas de Presidente Prudente Tel: (18) 3226-0400

litoral

Sesc Bertioga Tel: (13) 3319-7700

Sesc Santos Tel: (13) 3278-9800

SescTV Tel: (11) 2076-3550

sescsp.org.br/faleconosco