guia de eventos - maio | junho 2013

56
maio/junho 2013

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 30-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


31 download

DESCRIPTION

Edição de maio e junho da agenda cultura e de lazer Setúbal - Guia de Eventos

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Eventos - maio | junho 2013

mai

o/ju

nh

o 2

013

Page 2: Guia de Eventos - maio | junho 2013

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser fei-tos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com a Divisão de Comunicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SEtúbAlGuIA DE EvEntOSn.º 90maio | junho 2013

FIChA téCnICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoDICI – Divisãode Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãohugo Martins, Manuel Cordeiro, Marco Silva, Susana ManteigasFotografiaMário PenequeConselho EditorialAna bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva,Paulo Anjos, Rita Pereira, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel lopes, Rita PereiraPaginaçãoAntónio CunhaImpressãoPOWER hOuSE AtIvISMRedaçãoDICI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSn 1646-0464CapaPormenor de pianode hugo O’neill, um dos impulsionadores do Festival de Música de Setúbal

Foto do Leitor de M Armanda FM

…a serra proporciona condições de excelência para a prática de desportos e iniciativas lúdicas, como paintball, orientação, tiro com arco, escalada e passeios pedestres e de btt. Seja qual for a ativi-dade escolhida, a Arrábida permite abraçar em pleno a natureza, acolhendo os visitantes com uma flora deslumbrante, lar de 17 es-pécies de répteis, 34 de mamíferos e 197 de aves. A águia de bonelli, por exemplo, faz da Arrábida o único local na Europa para nidifica-ção numa arriba marinha. na costa, em que as águas translúcidas são ideais para o exercício de atividades náuticas, como mergulho e canoagem, existem 1320 espécies marinhas, de que se destacam os famosos golfinhos, observáveis, nomeadamente, em passeios de turismo de natureza.

arrábidaPatrimónio Mundial porque...

Page 3: Guia de Eventos - maio | junho 2013

5nota de abertura

gu

iam

ai/

jun

Setúbal volta a ser o centro do mundo da música, em maio, com um festival que junta artistas de renome nacional e internacional com pessoas que pouco têm a ver com a área, em particular crianças.

O Festival de Música de Setúbal, na terceira edição, com eventos entre 16 e 19 de maio, é um verdadeiro hino à alegria, com equipamentos e espaços públicos a transbordarem de sonoridades que ligam o concelho ao mundo, sob o lema da comunicação. Artur Pizar-ro, Grand union Orchestra, Pedro Carneiro e a sua Or-questra de Câmara Portuguesa e voces Caelestes são alguns nomes desta edição.

também em maio, destaque para o novo Festival Ibérico do vinho, entre os dias 3 e 5, mais uma iniciati-va com a chancela do projeto municipal viva o vinum, que mostra o melhor que Portugal e Espanha têm para oferecer no domínio do património vínico, conjugando gastronomia, cultura, tradição e enoturismo dos dois países.

Em junho, estão em evidência o Festroia, com uma edição de homenagem ao cinema belga, as Marchas Populares e o regresso das animações de verão, como um Festival da Sardinha.

O lugarda música

Page 4: Guia de Eventos - maio | junho 2013

6sumário MAIO | JUNHO 2013

44PESSOA“Já vejo tudode formamuito diferente”Pedro Estêvão Semedo, 26 anos, passou de vulgar consumidor de cinema a realizador com obra feita.

47CIDADEA forçada águaO Moinho de Maré da Mourisca deixou há muito de moer cereais mas a água ainda é um motor de economia local, agora turística.

06FESTIVAL DE MÚSICA

A música chega a Portugal vinda de vários pontos do mundo como que

atraída pelo ponto de partida. O Festival de Música de Setúbal, na terceira edição,

junta sonoridades eruditas com outras oferecidas pela população, refletindo a

natureza local.

22FESTROIA

Aquele que é um dos mais curiosos festivais de cinema

europeus, de divulgação de obras menos conhecidas,

está de volta à cidade. Setúbal recebe o Festroia de 7 a 16 de

junho, com filmes de amor e uma homenagem à bélgica.

20MARCHAS POPULARES

Dez coletividades marcham pela glória, em junho, primeiro na Avenida luísa todi, dia 8, depois na

Praça de touros Carlos Relvas, a 14 e 15. O concurso Marchas Populares de Setúbal avalia coreografia,

cenografia, figurinos, letra, música e apreciação global.

Page 5: Guia de Eventos - maio | junho 2013

mai/junsumário

46ROTASEstátuasnaturaisA mais velha tem 2000 anos, a mais alta mede 32 metros e a mais grossa tem um tronco com uma circunferência superior a quatro.

maio 6 eventosjunho 20 eventos

bastidores 28 festival de música

exposições 32 mostras de artesagir 34 cursos e concursosinfantil 36 júnior e famíliaretrovisor 38 como foiprojetor 38 julho e agosto

ver 40 andreas stöckleincompasso 41 fernando marquesleituras 43 manuel augusto araújofitas 43 marta pinho alves

pessoa 44 pedro estêvão semedorotas 46 árvorescidade 47 moinho de maréprazeres 48 ritália & bocageafazer 49 envelhecer com prazer

intervir 50 atividades fixasespaços 53 contactos

36FESTA NO PARQUE

O Bonfim acolhe, a 1 e 2 de junho, um evento para toda a família de encerramento do ano letivo e de comemoração do Dia Mundial da Criança. O programa há Festa no Parque conta com ateliers, brincadeiras, artes, desporto, exposição de projetos escolares, feira do livro e música.

Page 6: Guia de Eventos - maio | junho 2013

8MAIO | JunhO 2013

16 // 19 FESTIVAL DE MÚSICADE SETÚBALCertame que conjuga espetácu-los de artistas de renome e da comunidade local, promovendo a música como elemento de união e de festa no concelho.Informações:www.festivalmusicadesetubal.com.ptOrg.: CMS e the helen hamlyn trust

bastidores pág. 28 | exposições pág. 32 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

maio

Page 7: Guia de Eventos - maio | junho 2013

9programa

Música que fala Contos de fadas, serpentes marinhas, bee-thoven e a virgem. O que parece uma amál-gama desconexa de tópicos ganha sentido e força no programa da terceira edição do Festival de Música de Setúbal.

Dedicado este ano à “Comunicação”, o cer-tame continua fiel aos princípios com que foi criado em 2011, promovendo o encontro de cul-turas e gerações em torno da música, chamando a comunidade local a partilhar o protagonismo dos palcos com artistas de renome internacional.

Organizado entre 16 e 19 de maio pela Câmara Municipal, em íntima parceria com the helen hamlyn trust, o festival envolve a participação da comunidade escolar e do movimento associativo de imigrantes em espetáculos de qualidade profissional, uma das imagens de marca do evento.

Mas o certame reserva muito mais para ver e ouvir, como se poderá perceber mais detalhadamente nas páginas de programa-ção seguintes.

Entre outros aliciantes, o pianista Artur Pi-zarro toca “Contos de Fadas, Casas Assom-bradas, Princesas Encantadas – E um elefan-te!”, num espetáculo no dia 16 em que viaja por obras inspiradas em histórias infantis.

O conceituado compositor e músico britânico tony haynes vem a Setúbal a 17 de maio para dirigir a famosa Grand union Orchestra, conjunto que fundou e que, nesta atuação, “tocando Ritmos, trocando Can-ções”, interpreta temas em cumplicidade com jovens da Academia de Música e belas--Artes luísa todi, do grupo belabatuke e do Conservatório Regional de Setúbal.

A Orquestra de Câmara Portuguesa, lide-rada por Pedro Carneiro, sugere, para o dia 18, um périplo pelas obras de João Domin-gos bomtempo e beethoven, enquanto, a 19, o coro voces Caelestes canta “Rosa Imma-culata – Cenas da vida da virgem”.

Saúde!A internacionalização dos vinhos portugue-ses e espanhóis é o grande objetivo do novo Festival Ibérico do vinho.

A valorização dos produtos regionais nos segmentos do vinho e da gastronomia é uma das principais metas traçadas.

Entre 3 e 5 de maio, no largo José Afon-so, uma Feira Ibérica de vinhos reúne deze-nas de expositores, divulgando os melhores sabores e aromas regionais.

no decurso da feira realizam-se sessões de provas de vinhos e de live cooking, com chefs a preparar elaborados pratos gourmet. tudo isto animado com espetáculos a fechar cada dia.

Em complemento, a Casa da baía acolhe, dia 3, o Concurso Ibérico de vinhos Moscatel 2013. Para profissionais, realiza-se, ainda, no dia 4, o SpeedWine business, iniciativa destinada a fomentar a internacionalização dos mercados locais, com empresários da Península Ibérica a interagirem com espe-cialistas de vários pontos do mundo.

1.º FESTIVAL IBÉRICODO VINHOCertame orientado para o gran-de público, mas também com atenção especial dedicada aos profissionais do setor, promovi-do no âmbito do projeto munici-pal viva o vinum.Largo José Afonsoe Casa da BaíaOrg.: CMS e Associação baíade Setúbal com parcerias

M A I O03 // 05

Page 8: Guia de Eventos - maio | junho 2013

10MAIO | JunhO 2013

01 QuA

0 9 h 0 0Gratuito

0 9 h 3 0// 12h30

Gratuito

1 0 h 0 0Gratuito

0 2 Q u I

2 1 h 3 01 €

0 3 S E X

2 1 h 3 0

2 2 h 0 0Gratuito

0 4 S A b

1 0 h 0 0Gratuito

PEDDY PAPERAtividade com cerca de duas ho-ras pela zona do Alto da Guerra, com partida da sede do Alto da Guerra Sport Clube, seguido de almoço.

2.º PASSEIO DA PRIMAVERAManhã de convívio em passeio de bicicleta de divulgação do projeto “nosso bairro, nossa Cidade”, com passagem pelos bairros envolvidos, integrada nas comemorações do 460.º aniver-sário da Junta de Freguesia de S. Sebastião.Org.: CMS e Juntade S. Sebastião

4.º ENCONTRO DE BICICLETAS ANTIGASA iniciativa inclui um passeio pela zona histórica de Setúbal e exposição de componentes e bicicletas antigas.Largo José AfonsoOrg.: “Compadres das Pasteleiras”

CINEMAExibição dos filmes “Cricketers em lisboa” e “Produção Etno-gráfica visual”, de Isabel teixeira, com a presença da realizadora.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

VESTIDO DE CHITA 31.ª edição do Concurso do vestido de Chita, com momen-tos musicais pelo Quarteto Fado Deolinda de Jesus, Manolo e Grupo de Animação do uCRD Praiense. Abertura da exposição itinerante alusiva aos 30 anos do concurso (+ info Exposições).Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e Grupo de Animação do uCRD Praiense

SALAZAR E O PODER,A ARTE DE SABER DURARFernando Rosas apresenta o seu livro.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: DDlX e CMS

OLIMPÍADAS DA FAMÍLIAAtividades direcionadas para o atletismo, realizadas por estações. Complexo Municipal de AtletismoOrg.: CMS

Page 9: Guia de Eventos - maio | junho 2013

11programa

1 6 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0

2 2 h 0 03 €

1 4 h 0 0// 19h00

15 €

1 5 h 3 0// 17h30

Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

SALSA BOOTCAMPWorkshop que aborda noções de ritmo e musicalidade, técni-cas de condução, movimentos e sequências de passos básicos que podem ser aplicados na pis-ta de dança com facilidade, com os professores João Santos e lilian Rivera, cubana.Capricho Setubalense

CIRCUITO SAUDÁVELAtividade do “Manhãs do Par-que”, com rastreios de tensão arterial e IMC, circuito de exercí-cios físicos e jogos tradicionais/desportivos.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS

MULHERES DE ARMASIniciativa com Isabel lindim e Isabel do Carmo.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Associação José Afonso

GUINÉ PARA ALÉM DAS BALASApresentação do livro de J. San-chez Antunes, retrato realista sobre episódios pouco conhe-cidos dos últimos momentos da presença de Portugal na Guiné.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

CAFÉ À TARDEAtuação de alunos de canto de Ângela Sila, acompanhados ao piano, do Conservatório de Artes do Coral luísa todi.Casa da BaíaOrg.: CMS

DIA DO MOSCATELProva de vinho, dia 10, 18h00, se-guida da inauguração da exposi-ção “Moscatel de Setúbal”, 19h00, patente até dia 31 de maio. Dia 11, às 10h30, há um curso “Moscatel vs Chocolate”, mediante inscrição.Casa da BaíaOrg.: CMSParceiros: CvR, Confraria do Moscatel de Setúbal, Escola de hotelaria e turismo de Setúbal

ALA DOS NAMORADOSO grupo volta a reunir-se num ano em que apresentam o novo álbum “Razão de Ser”. O concer-to conta com a participação dos vários músicos que colaboraram ao longo dos vinte anos da banda.Fórum Municipal Luísa Todi

CICLO DE JAZZConcerto com o trio Jazz de Setúbal.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: CMS

Page 10: Guia de Eventos - maio | junho 2013

12MAIO | JunhO 2013

OPEN DAYDemonstração de modalidades desportivas e culturais.Academia da União DesportivaRecreativa das Pontes

I AQUATLO DE SETÚBALCompetição que inclui o Campe-onato nacional Jovem, por clu-bes, às 10h30, uma prova aberta na modalidade de super sprint, às 12h10, e o Campeonato na-cional de Grupos de Idade, na distância sprint, às 12h30. Inicia-tiva dos “11.os Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS, Remo Clube lusitano e Federação Portuguesa de triatlo

GRUTERAConcerto de apresentação do ál-bum “Palavras Gastas”.Casa da CulturaPátio do Dimas Org.: Experimentáculo

THE OTHER DREAM TEAMExibição do filme realizado por Marius Markevicius, em sessão comentada por Ruta Kacinaite.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

V CURTAS SADINASCerimónia de abertura, com atu-ação da banda um Corpo Estra-nho, seguida de exibição de fil-mes concorrentes do concurso de curtas-metragens.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: CMS com parcerias

FINISTERRAExibição de filmes do festival.Casa da CulturaPátio do Dimas O ANO EM QUE PIGAFETTACOMPLETOU A CIRCUM-NAVEGAÇÃOApresentação do livro de luís Cardoso, seguida de récita musi-cal pelo grupo Quadrante.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: DDlX e CMS

DJ SILVER MEDALnoite com DJ set, ilustrada com projeção de filmes da edição an-terior do concurso Curtas Sadinas.Casa da CulturaPátio do Dimas

05 DOM

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 03 €

7 € | Com CD

0 9 Q u I

2 1 h 3 01 €

1 0 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

2 2 h 3 0Gratuito

Page 11: Guia de Eventos - maio | junho 2013

13programa

ALENTEJO ABRAÇA SETÚBALO vIII Encontro de Corais de Alen-tejanos inclui desfile pelas ruas da baixa, às 11h00, e concerto no largo da Misericórdia, 12h00.Org.: “O Independente” e CMS

MANHÃS NO PARQUEAulas de fitness, com step, loca-lizada, Sb combat e zumba.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: São bernardo’s 4Fitness

V CURTAS SADINASDuas sessões de exibição de filmes do concurso de curtas-metragens.Cinema Charlot

O EXPRESSIONISMOPalestra por António Galrinho.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

OS PORTUGUESES NO HOLOCAUSTOConferência com Esther Mucznik da Memoshoá – Associação Me-mória e Ensino do holocausto.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Centro de Estudosbocageanos

DESASSOSSEGOExibição de filme, com a partici-pação de Rita Rio, da Produtora Sardinha em lata, e inaugura-ção de exposição alusiva. Inicia-tiva do “Curtas Sadinas 2013”.Casa da CulturaSala José Afonso

BROADWAY BABYOs irmãos henrique e nuno Feist festejam trinta anos de carreira num espetáculo que recorda gran-des compositores como Cole Por-ter, George Gershwin, Irving berlin, Jerome Kern e Richard Rodgers.Fórum Municipal Luísa Todi

V ENCONTRO DE COROS DE SETÚBALEspetáculo com a participação do Coral luísa todi, Coral évora e Coral dos loureiros.Igreja de S. PauloOrg.: Coral luísa todi

LUGAR AO FADOConcerto com o Quarteto Fado Deolinda de Jesus, projeto que junta a fadista setubalense a Jorge Pimentel, na guitarra por-tuguesa, Carlos Sequeira, viola, e Filipe Martins, contrabaixo.Casa da CulturaPátio do Dimas Org.: CMS

1 1 S A b

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0// 12h00

Gratuito

1 5 h 3 02 1 h 3 0

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

Page 12: Guia de Eventos - maio | junho 2013

14MAIO | JunhO 2013

24.ª MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SETÚBAL Prova de atletismo com 21,097 quilómetros, aberta à população em geral, que inclui a “Minimara-tona das Famílias”, num percur-so com quatro quilómetros, com partida e chegada no largo José Afonso.Org.: Centro Cultural e Despor-tivo dos trabalhadores da CMSApoio: CMS e Xistarca

V CURTAS SADINASDe manhã, uma sessão “Pais & Filhos”, com uma seleção do Fes-tival Monstra. À tarde, exibição de filmes do concurso de curtas--metragens. De noite, cerimónia de entrega de prémios e exibição, extracompetição, de “bela vista”, de Filipa Reis e João Miller Guerra.Cinema Charlot

CURTAS DE AGNÉS VARDAExibição de curtas-metragens, no âmbito do Mês do Diálogo Intercultural.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

CONTOS DE FADAS, CASAS ASSOMBRADAS, PRINCESAS ENCANTADAS E UM ELEFANTE!Atuação de um dos mais acla-mados pianistas portugueses da atualidade, Artur Pizarro, que interpreta obras inspiradas em contos de fadas. Concerto do Festival de Música de Setúbal.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e Fundação hamlyn trust

GRAN TORINOExibição do filme de Clint Eastwood.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

DESFILE DE PERCUSSÃOIniciativa do Festival de Música de Setúbal, num percurso que passa pela Avenida luísa todi, Praça de bocage e Parque do bonfim, onde decorre um momento conjunto de percussão com crianças e jo-vens de associações de imigran-tes e de escolas.

12 DOM

1 0 h 0 0

1 1 h 0 01 5 h 3 02 1 h 3 0

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 Q u I

2 1 h 0 012 €

2 1 h 3 01 €

1 7 S E X

1 0 h 3 0// 11h45

Gratuito

Page 13: Guia de Eventos - maio | junho 2013

15programa

HORAS DE UM TEMPO IMPERFEITOApresentação do livro de poesia de Pedro Marques.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: CMS

PRÉ-CONCERTO/RITMOS COMUNICANTESAtuação conjunta dos grupos de percussão belabatuke – AvEOS e da Academia luísa todi, do Festival de Música de Setúbal.Entrada do Fórum MunicipalLuísa Todi

TOCANDO RITMOS, TROCANDO CANÇÕESConcerto de músicas do mun-do com Grand union Orchestra, Academia luísa todi, belaba-tuke – AvEOS e Conservatório Regional de Setúbal. Espetáculo integrado no Festival de Música de Setúbal.Fórum Municipal Luísa TodiApoio: European Cultural Foundation

LIVRO E DISCOSCerimónia de lançamento do li-vro “Je suis le pianiste”, de Jorge Calheiros, e de discos do maes-tro Rui Serodio.Salão Nobredos Paços do Concelho

PELA PARTE QUE ME TOCAApresentação do livro de hélder Moura Pereira.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: DDlX e CMS

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUSvisitas às exposições do Museu do trabalho, apresentação do Centro de Memórias do Museu com “As fotografias e a descrição formal, o Américo Ribeiro visto da atualidade”, e do documento visual “A Memória no Presente: as pes-soas e os discursos do Centro de Memórias do MtMG”, às 15h00, e palestra sobre história da Foto-grafia e Memória, por Alexandre Ramires, com atuação do Grupo de Jograis u…tópico, às 19h00.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS

MANHÃS NO PARQUEAtividades de fitness, com Ys-tep, Yextreme e Ypilates.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: ACM YFitness

CIRCUITO NACIONAL DE KAYAK DE MARProva para atletas federados, com percurso entre o Parque urbano de Albarquel e o Portinho da Ar-rábida, dos “11.os Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS e Clube de Canoagem de Setúbal

O FESTIVAL VAI AO MERCADOAtuação dos Paganinus – Or-questra de violinos do Conser-vatório Regional de Setúbal, do Festival de Música de Setúbal.Mercado do Livramento

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0// 23h00

12 €

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

1 8 S A b

1 0 h 0 0// 22h00

Gratuito

1 0 h 0 0// 12h00

Gratuito

1 0 h 0 0// 13h00

Gratuito

1 1 h 3 0// 12h00

Gratuito

Page 14: Guia de Eventos - maio | junho 2013

16MAIO | JunhO 2013

COMUNIQUE!Atuação de coros de escolas do 1.º ciclo, da Orquestra do Conser-vatório Regional de Setúbal e do Coral Infantil de Setúbal, iniciativa do Festival de Música de Setúbal.Fórum Municipal Luísa Todi

CAFÉ À TARDEGuitarra e violino pelo Conserva-tório de Artes do Coral luísa todi.Casa da BaíaOrg.: CMS

CHI KUNGDemonstração de arte de origem chinesa pelo mestre hélder Rosa.Parque Desportivo e Recreativodo Vale Ana GomesOrg.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

A CARTUXA DE PARMAPrimeira parte da discussão do clássico de Stendhal pelo Grupo de leitura. Prossegue a 22 de junho.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

AULA DE IOGAJardim do BonfimOrg.: Áshrama Súrya SetúbalApoio: ConfederaçãoPortuguesa do Yoga e CMS

CONVERSASEncontro sobre “O humor na li-teratura e a literatura de humor”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Orgia literária

CONCERTOEvocação dos 200 anos de Wag-ner, com a presença do musicó-logo luís henriques, inclui trans-crição para piano do prelúdio da ópera “tristão e Isolda” feita por Franz liszt. Eurico Cardoso, vio-lino, e Miguel Sousa, piano, apre-sentam ainda obras de brahms, beethoven e Manuel de Falla.Club Setubalense

BOMTEMPO & BEETHOVENEspetáculo pela Orquestra de Câ-mara Portuguesa, sob direção de Pedro Carneiro, que apresenta as sinfonias n.º 2 de João Domin-gos bomtempo e n.º 3 Eroica de beethoven. Iniciativa do Festival de Música de Setúbal.Fórum Municipal Luísa Todi

JOANA GUERRAConcerto de apresentação do álbum “Gralha”, com voz e vio-loncelo, da rubrica Emergências.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

1 8 S A b

1 5 h 0 0// 16h301 € | -12 anos2 € | adultos

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 05 €

Gratuito| sócios

2 1 h 3 0// 23h00

12 €

2 2 h 0 03 €

Page 15: Guia de Eventos - maio | junho 2013

17programa

PASSEIOS PEDESTRE E DE BTT POPULARAtividades com início na sede do Clube Desportivo, Cultural e Re-creativo de Gâmbia, integradas nos “11.os Jogos do Sado”.Herdade da GâmbiaOrg.: CMS e CDCR de Gâmbia

PASSEIO DA PRIMAVERAPasseio de bicicleta, com início no largo da Cooperação.Org.: Clube da Malha Corridada Azeda

MÚSICA NA QUINTA DA BACALHÔAEspetáculo por Rinka Finka, nôs talentu e nove violoncelistas dirigidos por Ângela Carneiro, solista da Orquestra de Câmara Portuguesa, do Festival de Mú-sica de Setúbal.Quinta da Bacalhôavila Fresca de Azeitão

O COURAÇADO POTEMKINExibição do filme de Sergei Ei-senstein, com apresentação do maestro Afonso Malão.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Capricho Setubalense

A GRANDE SERPENTE MARINHAEspetáculo inspirado em hans Christrian Andersen, com o Ex-ternato Rumo ao Sucesso, sob direção de Pedro Condinho, e o Conservatório Regional de Setú-bal, dirigido por António laertes. A coreografia é de Aldara bizarro e os cenários elaborados pela Eb 2,3 de bocage, numa iniciativa do Festival de Música de Setúbal.Fórum Municipal Luísa Todi

ROSA IMMACULATA– CENAS DA VIDA DA VIRGEMEspetáculo do coro voces Cae-lestes, dirigido por Sérgio Fontão, com música inspirada na vida de Maria, de compositores como villa-lobos, lopes-Graça, Arvo Pärt e Grieg, entre outros. Evento no âmbito do Festival de Música de Setúbal.Igreja de S. Sebastião

A PARADAExibição do filme de Srdjan Dra-gojevic, vencedor do Golfinho de Ouro da última edição do Festroia.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

NOITE DE SERENATASEvento da Semana Académica de Setúbal 2013.Largo da SéOrg.: Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal

19 DOM

0 8 h 3 0Gratuito

0 9 h 0 0Gratuito

1 1 h 0 0// 12h30

Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 6 h 0 0// 17h001 € | -12 anos5 € | adultos

1 8 h 3 0// 20h00

Gratuito(reserva)

2 3 Q u I

2 1 h 3 01 €

2 1 h 3 0Gratuito

Page 16: Guia de Eventos - maio | junho 2013

18MAIO | JunhO 2013

TRADIÇÕES, SABORES& AROMAS DE AZEITÃOQuarta edição da Festa do Manel da horta, que, durante três dias, recria o espírito das aldeias anti-gas, com cerca de sessenta ex-positores, incluindo tasquinhas com produtos característicos da Arrábida e Azeitão, como vinho, queijo, doçaria, mel, artesanato e horticultura. Integra programa de animação associado, como jogos tradicionais, sensibiliza-ção ambiental, “hora do conto”, “horta na varanda”, ateliers in-fantis, baile e música. Inaugura-ção oficial às 21h00.Rossio de Vila Nogueirade AzeitãoOrg.: Junta de Freguesiade S. lourençoApoio: CMS

CAFÉ DA NOITEhomenagem ao emblemático programa de rádio dos anos 60/70 de luanda, Angola, com música e conversa, com nuno David.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: SYnAPSIS e MAEDS

CURTAS SADINAS– SELEÇÃO FESTROIASessão de cinema com curtas--metragens provenientes do acervo Festroia, exibidas du-rante a 28.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Setúbal.Capricho SetubalenseOrg.: CMS em parceria com Ca-pricho Setubalense e Festroia

GALA DO CONCURSO DE FADOEspetáculo com os sete vence-dores das diferentes edições do Concurso de Fado Amador de Se-túbal, além de fadistas convida-dos. O bilhete dá acesso a desfile das Marchas Populares na Praça de touros Carlos Relvas.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

FRANCISCO NAIAE A RONDA CAMPANIÇAConcerto de apresentação do trabalho discográfico “Raízes e Criação na Música Popular Portuguesa”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Associação José Afonso

2 4 S E X

1 6 h 0 0// 24h00

GratuitoAté dia 26

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0

2 2 h 0 0Gratuito

Page 17: Guia de Eventos - maio | junho 2013

19programa

MODADesfile de moda, ao longo de todo o dia, com modelos a exibir exclusivamente vestuário prove-niente de 16 lojas da baixa co-mercial de Setúbal, iniciativa do projeto “(RE)viver a baixa”.Praça de BocageOrg.: CMS e Associaçãode Comércio e Serviçosdo Distrito de Setúbal

DESCOBRIR A NOSSA TERRAPasseio pedestre na freguesia do Sado, acompanhado de explica-ção, com o objetivo de conhecer o património cultural, social e ambiental. Ponto de encontro na sede da junta de freguesia.Org.: CMS e Junta do Sado

ATIVAMENTE EM FAMÍLIAAtividade do “Manhãs no Par-que”, com ioga, tai chi, balance, aikido, dancekids, combatkids, body jam, jogos tradicionais e parque de insufláveis.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: tiagos Clínica – Aquasport

II FESTIVAL DA JUVENTUDE DE S. SEBASTIÃOEvento com iniciativas diversas, concertos e workshops.Parque Verde da Bela VistaOrg.: Junta de Freguesia de S. Sebastião e associações juvenisApoio: CMS

TRADIÇÕES, SABORES & AROMAS DE AZEITÃOO Manel da horta, mascote do cer-tame, criada pelo cartoonista Cid, é personificado na peça de teatro de rua “As antigas profissões de Azeitão”, às 12h00  e 18h00. A festa, de recriação do espírito das aldeias antigas, com produtos da Arrábida e Azeitão, integra, entre outras iniciativas, às 11h00, uma visita guiada à casa-museu da produtora vitivinícola José Maria da Fonseca, com prova de vinhos (marcações: 212 199 930).Rossio de Vila Nogueirade Azeitão

THE SECOND CHANCEMostra e venda de artigos em se-gunda mão, com vestuário, calça-do, bijutaria e livros a baixo custo.Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de SetúbalOrg.: the Second Chance

2 5 S A b

todo o diaGratuito

0 9 h 0 0Gratuito

0 9 h 0 0// 13h00

Gratuito

0 9 h 3 0Gratuito

1 0 h 0 0// 24h00

Gratuito+ info dia 24

1 0 h 0 0// 20h00

+ dia 26

Page 18: Guia de Eventos - maio | junho 2013

20MAIO | JunhO 2013

XIII RAID BICASCOCompetição de vela ligeira, com regatas abertas às classes de catamarã Dart e hobbie Cat e provas para velejadores oficiais e atletas não federados. Inicia-tiva dos “11.os Jogos do Sado”.Praia de AlbarquelOrg.: CMS, Clube de velado Sado e empresa bicasco

PASSEIOS PELA HISTÓRIA DE SETÚBALIniciativa com o tema “Setúbal nas épocas Medieval e da Expan-são Marítima – séc. XIII/XIv”.Igreja de Santa Maria Org.: Centro de Estudos bocageanos

AS ROSAS DE ATACAMAO livro de luis Sepúlveda em de-bate pelo Grupo de leitura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA ARTElançamento de livro de Susana te-reso que pretende transmitir con-ceitos e procedimentos da psico-pedagogia da educação pela arte.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

LIVESTREAM– MOVIMENTO PERPÉTUOSessão com DJ convidados.Casa da CulturaPátio do Dimas Org.: Movimento Perpétuoe Piston Recordings

DANÇA DESPORTIVAterceira etapa do Campeonato Regional de Setúbal, com as es-colas de clubes filiados na Asso-ciação Distrital de Setúbal.Pavilhão Municipal João dos SantosOrg.: Associação de Setúbalde Dança DesportivaApoio: CMS

CONCERTO FINAL DE ANO LETIVOParticipação de todas as clas-ses de conjunto com os agru-pamentos de guitarras, violinos, sopros, conjuntos e orquestras orff e coros infantil e juvenil.Fórum Municipal Luísa Todi

2 5 S A b

1 4 h 0 0// 18h00

Gratuito+ dia 26

1 5 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

2 0 h 0 0// 23h00

Gratuito

2 1 h 3 0

Page 19: Guia de Eventos - maio | junho 2013

21programa

THE SECOND CHANCEPavilhão dos Bombeiros Voluntários de Setúbal

TRADIÇÕES, SABORES & AROMAS DE AZEITÃOúltimo dia da festa de recriação do espírito das aldeias antigas, com tasquinhas e programa de animação.Rossio de Vila Nogueirade Azeitão

XIII RAID BICASCOCompetição de vela ligeira dos “11.os Jogos do Sado”.Praia de Albarquel

RECITAL DE VIOLINOSessão com obras de vivaldi, bach, bruch, Mozart e Kreisler.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg: Ângela Peixoto e CMS

ARRAIAL ACADÉMICOFesta dos estudantes, com tas-quinhas, música e muita anima-ção, evento da Semana Acadé-mica de Setúbal 2013.Largo José AfonsoOrg.: Associação Académicado IPS

AS NEVES DE KILIMANJAROExibição do filme de Guédiguian.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Experimentáculo e CMS

ARRAIAL ACADÉMICOLargo José Afonso

CRIME E CASTIGO,O POVO NÃO É SERENOApresentação do livro de Pedro Almeida vieira, seguida de deba-te sobre a pena de morte, com Alice brito. Casa da CulturaSala José Afonso Org.: DDlX e CMS

26 DOM

1 0 h 0 0// 22h00+ info dia 25

1 0 h 0 0// 23h00

Gratuito+ info dias

24 e 25

1 4 h 0 0// 18h00

Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

29 QuA

2 1 h 3 0+ dia 30

3 0 Q u I

2 1 h 3 01 €

2 1 h 3 0+ info dia 29

3 1 S E X

2 2 h 0 0Gratuito

Page 20: Guia de Eventos - maio | junho 2013

22MAIO | JUNHO 2013

junho

bastidores pág. 28 | exposições pág. 32 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

0 8 S A b

2 2 h 0 0

14 // 15

2 2 h 0 0

DESFILE DE APRESENTAÇÃOAvenida Luísa Todi22h00

EXIBIÇÕES A CONCURSOPraça de Touros Carlos Relvas

Page 21: Guia de Eventos - maio | junho 2013

Marchar até à vitória Dez colectividades do concelho entram a bom ritmo na Avenida luísa todi, na noite de 8 de junho, para se apresentarem aos setu-balenses e visitantes nas tradicionais Mar-chas Populares de Setúbal.

nesta apresentação, cada marcha tem entre três e cinco minutos para se exibir ao júri, que as avalia para o Prémio Desfile. Ao contrário das edições anteriores, a Grande Marcha de Setúbal é cantada apenas à sa-ída do desfile de apresentação. Já nas exi-bições na Praça de touros, nos dias 14 e 15, os marchantes devem entrar e sair ao som desta canção, intitulada “Setúbal é bem po-pular e portuguesa“, com letra de luís vieira e Artur Jordão.

O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, o núcleo de Amigos do bairro Santos nicolau, a união Desportiva e Recreativa das Pontes, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, o Grupo Desportivo Indepen-dente, o núcleo bicross de Setúbal, a união Futebol Comércio e Indústria, a “Diabo no Corpo” Associação Cultural, a Cooperati-va de habitação e Construção Económica “bem-vinda a liberdade” e o Centro Cultural e Desportivo de brejos de Azeitão são as co-letividades participantes.

Coreografia, cenografia, figurinos, letra, música e apreciação global são os critérios de avaliação do júri, além do prémio para melhor madrinha, que em 2012 coube a Inês Pereira.

novidade nesta edição das Marchas Populares é a divulgação das classificações durante a tarde do dia 16, ou seja, no dia ime-diatamente a seguir aos desfiles da Praça de touros, através da página de internet da Câmara Municipal, em www.mun-setubal.pt.

23programa

Sardinha aprovadaA sardinha está em festa durante 15 dias em mais de cinquenta restaurantes do concelho. temperada só com sal ou confecionada com o requinte de um prato gourmet, a maravilha de Setúbal e uma das sete da gastronomia portuguesa, convida, no início do verão, a um périplo pelas melhores casas de pei-xe, que aderem a esta iniciativa da Câmara Municipal.

A encerrar a quinzena gastronómica, a Casa da baía recebe, a 7 de julho, uma mostra e degustação de diferentes receitas confecionadas por restaurantes. Os interes-sados em participar nesta atividade devem inscrever-se na Casa da baía, através do te-lefone 265 545 010 ou do endereço eletróni-co [email protected].

FESTIVAL DA SARDINHAQuinzena gastronómica que põe à prova outras formas de cozi-nhar sardinha além de assada, uma marca setubalense.Restaurantes do concelhoe Casa da Baía Org.: CMS

22 JUN // 07JUL

Page 22: Guia de Eventos - maio | junho 2013

24MAIO | JUNHO 2013

29.º FESTROIAO cinema belga e filmes de amor estão em destaque nesta edição.Fórum Municipal Luísa Todi e Cinema Charlot– Auditório Municipal

J U N H O0 7 / / 1 6

Amor, cinema e chocolateA cinematografia belga é homenageada na 29.ª edição do Festival Internacional de Ci-nema de Setúbal, que decorre entre 7 e 16 de junho, no Fórum Municipal luísa todi, como sala principal, e no Charlot.

é precisamente com a bélgica que o Fes-troia inaugura mais um certame, com a home-nagem ao ator belga Jan Decleir e com a exibi-ção de “hasta la vista”, de Geoffrey Enthoven, a abrir a programação cinematográfica, que conta com mais de centena e meia de filmes.

Além do cinema que se faz pelas terras do melhor chocolate e de tintin, o Festroia dedica um ciclo especial ao amor que eterni-zou no grande ecrã casais como Ingrid berg-man e humphrey bogart, em “Casablanca”, Julia Roberts e hugh Grant, em “notting hill”, e, mais recentemente, Kristen Stewart e Robert Pattinson, na saga “twilight”. Fil-mes como estes continuam bem presentes na memória, mas o Festival Internacional de Cinema de Setúbal faz questão de dar a co-nhecer muitos outros inéditos em Portugal.

Como acontece em cada edição do Festroia, que tem como patrocinador oficial a Câmara Municipal de Setúbal, estão em competição na Secção Oficial trabalhos pro-venientes de países cuja produção não ex-ceda, anualmente, trinta filmes. Premiados são também os filmes que competem em “Primeiras Obras” e “O homem e a nature-za”. Estas três categorias são avaliadas por um júri, composto por elementos de várias nacionalidades e, de uma forma ou de outra, ligados à sétima arte, como atores, produto-res, realizadores e críticos cinematográficos.

Além das obras em competição oficial, outros filmes são galardoados, como a atri-buição do Prémio Mário ventura, instituído em 2009 em homenagem ao fundador do festival, premiando o melhor argumento de uma curta-metragem europeia.

Page 23: Guia de Eventos - maio | junho 2013

25programa

MARCHA DOS 3 CASTELOSPasseio com início no Parque ur-bano de Albarquel, de 42 quilóme-tros, por Setúbal, Sesimbra e Pal-mela, dos “11.os Jogos do Sado”.Informações: www.lebresdosado.ptOrg.: CMS e Associaçãode Atletismo “lebres do Sado”

DESCOBRINDO O PORMENOR: PORTAS E JANELASvisita guiada, com ponto de encontro à porta do Museu de Arqueologia e Etnografia do Dis-trito de Setúbal.Informações: 967 822 014Org.: lASA e MAEDS

CAFÉ À TARDEAtuação de alunos de canto de Rui baeta, do Conservatório de Artes do Coral luísa todi, acom-panhados ao piano.Casa da BaíaOrg.: CMS

GLOSASApresentação da publicação, com a presença da compositora Clotil-de Rosa, a quem a revista dedica a edição de maio.Casa da CulturaSala José Afonso

GALA DA PRIMAVERAbaile, com música ao vivo, inclui valsa de abertura, apresentação da coreografa Marina Popova e atribuição de prémio anual. traje de cerimónia obrigatório.Club SetubalenseOrg.: Club Setubalense e Russki Klub

MÚSICA E BAILEEspetáculo musical com Maran-te e baile com Fátima Dias.Campo Desportivo do Alto da Guerra Sport ClubeOrg.: Alto da Guerra Sport Clube e Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

CASA DO RIOA Companhia de Dança de Al-mada apresenta a coreografia de benvindo Fonseca inspirada nas tradições portuguesas.Fórum Municipal Luísa Todi

CICLO DE JAZZConcerto com the Cinnamon band.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: CMS

5.ª PROVA DE RESISTÊNCIA ARRÁBIDA/AZEITÃOCompetição em btt, com partida de vila Fresca de Azeitão, a reali-zar durante duas ou quatro horas.Informações: www.bttvilafresca.netOrg.: núcleo de bttde vila Fresca de AzeitãoApoio: CMS e Juntade Freguesia de S. Simão

0 1 S A b

0 5 h 3 0Gratuito

0 9 h 3 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 05 €

2 1 h 0 0

2 1 h 3 0

2 2 h 0 03 €

02 DOM

0 9 h 0 010 €

| masculinos (s/almoço)

12 €| femininos

15 €| masculinos

(almoço)

Page 24: Guia de Eventos - maio | junho 2013

26MAIO | JUNHO 2013

AULA DE IOGAAtividade para adultos.Áshrama Súrya SetúbalRua Alferes Pinto vidigal,n.º 10 A, 1.º A

O SADO E SUA VOCAÇÃO PORTUÁRIAConferência com Carlos tavares da Silva, Paulo Alexandre Montei-ro e Inês vaz Pinto.Auditório da Administração dos Portos de Setúbal e SesimbraOrg.: MAEDS e APSS

FILMESExibição de “Fé nos burros”, de João Pedro Marnoto, e “A Arte da terra”, de João Garrinhas e Susa-na Costa, presentes em sessão especial Dia Mundial do Ambiente.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Experimentáculo e CMS

GAVETA DE PAPÉISPoesia dramatizada, com texto de José luís Peixoto e direção artística de Olavo nóbrega, que também representa. Participam ainda o pianista António laertes e a bailarina Rita Cardoso.Casa d’AvenidaOrg.: Água Ardente– Produções teatrais

GAVETA DE PAPÉISPoesia dramatizada.Casa d’Avenida

FOGO DO ARbaile de danças tradicionais portuguesas e europeias.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

FIT TRAININGAtividade das “Manhãs no Par-que”, com treino em circuito.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: Ginásio Proaventuras

DIA DOS OCEANOS – PROJETOS MAR PEDAGÓGICOMostra de atividades da econo-mia do mar e exposição de tra-balhos das escolas e de artistas.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS

OLIMPÍADAS DOS SALTOSAtividades para toda a família.Complexo Municipalde AtletismoOrg.: CMS

0 3 S E G

1 0 h 0 0// 11h301 9 h 3 0// 21h00

Gratuito

05 QuA

1 4 h 3 0// 17h30

0 6 Q u I

2 1 h 3 01 €

2 1 h 3 05 €

Até dia 7

0 7 S E X

2 1 h 3 0Até dia 8

+ info dia 6

2 2 h 0 05 €

0 8 S A b

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0// 18h00

Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

Page 25: Guia de Eventos - maio | junho 2013

27programa

PORQUE GOSTAVA JOSÉ AFONSO DE JAZZ?tertúlia com José Duarte.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Associação José Afonso

LAS MENINASAntónio Galrinho analisa quadro.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

GAVETA DE PAPÉISPoesia dramatizada.Casa d’Avenida

MARCHAS POPULARESDesfile de apresentação das dez marchas a concurso.Avenida Luísa Todi

NOITES DA BAÍAClássicos do jazz por laura Ferreira.Casa da BaíaOrg.: CMS

BERLIM, SINFONIADE UMA GRANDE CIDADEAfonso Malão apresenta filme de Walter Ruttmann.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Capricho Setubalense

A INSTALAÇÃO DO MEDORui Zink apresenta o seu mais recente livro.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: DDlX e CMS

MARCHAS POPULARESExibição de cinco marchas a concurso.Praça de Touros Carlos Relvas

MANHÃS NO PARQUEAtividades de fitness, com pila-tes e zumba. Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: Complexo Desportivodu bocage – lAtI

PAULO SANCHES CANTA FERNANDO PESSOAEvento informal com poesia dita e cantada.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

CAFÉ À TARDEMomento de saxofone pelo Con-servatório de Artes do Coral luísa todi.Casa da BaíaOrg.: CMS

A LIVRARIA COMO IDEALCasa da CulturaSala José Afonso Org.: Orgia literária

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0+ info dia 6

2 2 h 0 0Destaque

págs. 20/21

2 2 h 0 07,5 €

| individual10 € | duplo

09 DOM

1 6 h 3 0Gratuito

1 4 S E X

2 2 h 0 0Gratuito

2 2 h 0 0Destaque

págs. 20/21

1 5 S A b

1 0 h 0 0// 12h00

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

Page 26: Guia de Eventos - maio | junho 2013

28MAIO | JUNHO 2013

MIGUEL SOUSAO pianista interpreta Chopin, Schumann, Gershwin e brahms. Club Setubalense

DO CONVENTOPARA O FESTIVALFestival de patinagem artística com duas centenas de atletas.Clube Naval Setubalense

SANTOS POPULARESbaile com o Duo Musical Duplo R.Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de GâmbiaOrg.: Junta de Freguesiade Gâmbia, Pontes e Altoda Guerra e CDCR de Gâmbia

MARCHAS POPULARESExibição de cinco marchas a concurso.Praça de Touros Carlos Relvas

DESTINATÁRIO DESCONHECIDOEncenação de versão da história da americana de origem ale-mã Kathrine Kressmann taylor sobre a relação entre um judeu e um alemão numa Alemanha pré-nacional-socialismo.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: trêsmaisum

2.ª MARATONADE BTT DA ARRÁBIDAProva com partida no largo José Afonso, de 74 quilómetros na com-petição oficial e 40 numa meia--maratona aberta à população.Parque Natural da ArrábidaOrg.: lima e limão, CMSe Associação de Ciclismodo Distrito de Setúbal

CHAOSLEDTOQUIETEspetáculo com banda setuba-lense, do FuMO – Festival urba-no de Música e Outras Coisas.Casa da CulturaOrg.: Experimentáculo

EFTERKLANG– THE GHOST OF PIRAMIDAExibição do filme de Andreas Koefoed, de 2012, iniciativa do festival FuMO.Casa da CulturaSala José Afonso

AZEITÃO, QUEIJO & MOSCATELSegunda edição de certame, com duas noites para degustar vinho e queijo ao som de música. Inau-guração oficial às 20h30.Palácio dos Duques de Aveirovila nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesiade S. lourençoApoio: CMS

1 5 S A b

1 8 h 0 0Gratuito| sócios

2 0 h 3 0// 22h00

Gratuito

2 1 h 0 0

2 2 h 0 0Destaque

pág. ?

2 2 h 0 07 €

16 DOM

0 9 h 0 0

1 7 h 0 0Gratuito

2 0 Q u I

2 1 h 3 01 €

2 1 S E X

1 9 h 0 0// 24h00Até dia 22

Page 27: Guia de Eventos - maio | junho 2013

29programa

CONCERTOEspetáculo com birds Are Indie e outra banda a anunciar, do festi-val FuMO.Cinema Charlot– Auditório Municipal

NOITES DA BAÍAGrandes clássicos do cabaret, com the Cinnamon band.Casa da BaíaOrg.: CMS

COUPLE COFFEECasa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Associação José Afonso

MANHÃS NO PARQUEAtividades de fitness, com profit class, zumba e body combat. Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: health Club Profitness

EUROPA E PORTUGALConferência de viriato Soromenho Marques sobre “Federalismo euro-peu e interesse nacional: o que está em causa no futuro de Portugal?”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudosbocageanos

AULA PÚBLICAIniciativa da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.Fórum Municipal Luísa Todi

AZEITÃO, QUEIJO & MOSCATELvinho e queijo ao som de música.Palácio dos Duques de Aveiro

SANTOS POPULARESnoite dançante.Campo Desportivo do Alto da Guerra Sport ClubeOrg.: Alto da Guerra Sport Clube e Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

V CURTAS SADINASExibição das curtas-metragens vencedoras do concurso.Capricho SetubalenseOrg.: CMS em parceria comCapricho Setubalense

ROTEIROS DA MEMÓRIA HISTÓRICA – SETÚBALApresentação do livro de Maria Alexandra lousada e João Freire.Casa da CulturaSala José Afonso

FESTA JOVEM REVELAÇÃO DE SETÚBAL 2013Auditório José AfonsoOrg.: CMS

2 1 h 3 010 €

2 2 h 0 07,5 €

| individual10 € | duplo

2 2 h 0 0Gratuito

2 2 S A b

1 0 h 0 0// 12h00

Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0

1 9 h 0 0// 24h00+info dia 21

2 1 h 0 0

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

Page 28: Guia de Eventos - maio | junho 2013

a música une gerações, aproxima culturas e diz mais do que muitas palavras. Um ensaio que poderia ter sido uma Torre de babel, acabou por tocar continentes num pequeno ginásio. ao som de tambores, deu-se início à marcha para o Festival de Música de Setúbal

A grande união

“Toca a dançar! Isto é samba!” O ensaio decorria há quase uma hora e os cerca

de vinte jovens orientados por tony haynes esqueciam-se de saborear com o corpo os ritmos que tocavam, absorvidos na concen-tração necessária para aplicar todas as indi-cações do maestro britânico.

O dia foi importante. tratou-se do pri-meiro ensaio com os jovens selecionados da Academia de Música e belas-Artes luísa todi e do grupo de percussão belabatuke – Agrupamento vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago. Foi o primeiro contacto com o músico inglês, responsável da Grand union Orchestra, conjunto profissional com o qual os miúdos setubalenses, dos 12 aos 16 anos, vão tocar a 17 de maio no grande pal-co do Fórum Municipal luísa todi durante o Festival de Música de Setúbal.

Mal aterrou, tony haynes foi diretamen-te do aeroporto para o ensaio e, embora

Page 29: Guia de Eventos - maio | junho 2013

detentor de um léxico bastante completo, o português, que fez questão de falar o tempo todo, ainda estava um pouco enferrujado de-vido ao cansaço da viagem.

Durante o ensaio, as ideias explicaram--se por frases simples e diretas, com alguma ajuda do músico Fernando Molina, o elo de ligação entre o grupo de jovens e a orquestra sediada em Inglaterra.

Mas a língua-mãe naquele final de tar-de acabou por ser a constante pantomima do britânico e, acima de tudo, a música que soou dos tambores, timbales, pandeiretas, congas, pauzinhos, chocalhos e apitos du-rante o ensaio realizado no ginásio na Aca-demia luísa todi.

Estava patente nas caras do grupo, desde os novos aos menos novos, que o dia era de aprendizagem para todos. uns aprenderam ritmos do mundo – os da Grand union Or-chestra, que vão de Portugal ao brasil, passan-do por locais como Índia e Chile –, outros, os mais maduros, conheceram as capacidades de cada miúdo. Avaliação que valeu no final do ensaio elogio rasgado num afável português oxidado, com pronúncia de James bond: “Foi muito bom. Tocam todos muito bem.”

Só na palestra de encerramento daquela jornada, tony haynes explicou à juventude o que se pretende do grupo. “Vocês tocaram o início de cinco temas que vão interpretar com os músicos profissionais da Grand Union na

segunda parte do concerto. Tocaram ritmos portugueses, indianos, latinos e africanos.”

Facto engrandecido de mérito quando se constata que o grupo de alunos atuou em harmonia, sem se conseguir perceber quem é que estuda numa escola de música e quem é que pertence a um grupo de percussão.

O ensaio acabou por ser o primeiro de muitos hinos aos princípios basilares do Festival de Música de Setúbal, certame que se pretende como um ponto de convergên-cia da comunidade local em torno da univer-salidade dos ritmos musicais.

“Comunicação” é o tema da edição des-te ano do Festival de Música de Setúbal. E a mensagem passou no final do dia. não tan-to por palavras, mas mais por compassos. tony haynes, Fernando Molina, os profes-sores da Academia e dos belabatuke Elsa Mobilha e António brazinha, assim como os vinte jovens músicos, as estrelas da sessão, entenderam-se, sem desafinar.

O suficiente para que Molina lançasse uma última pergunta: “Gostaram ou não?!”

O “sim” coletivo apenas conseguiu ser su-plantado pelos evidentes sorrisos de satisfação, ansiosos pela chegada do ensaio seguinte.

veja a reportagem em vídeowww.mun-setubal.pt/pt/galeria-video

ou diretamente neste código QR

31bastidores

Page 30: Guia de Eventos - maio | junho 2013

32MAIO | JUNHO 2013

25.º PRÉMIO JUVENILDE ALDEIA DA PIEDADEProvas de ciclismo de estrada e de destreza em infantis, inicia-dos, juvenis e cadetes.Freguesia de São LourençoOrg.: Centro Ciclista AzeitonenseApoio: Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal

CLASSIC ARTE PIANO ACADEMYGala de final de ano.Casa da CulturaSala José Afonso

CURTAS DETHE LEGENDARY TIGERMANExibição de curtas-metragens da Femina Series, de Paulo Fur-tado, presente na sessão, e do filme Domesticada, obra correa-lizada com Rodrigo Areias.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo e CMS

SETFESTA 2013Primeiro dia do tradicional certa-me setubalense, com tasquinhas, divertimentos e espetáculos. Largo José AfonsoOrg.: Juntas de freguesia da Anunciada e de Santa Maria da Graça, ACOES e movimento as-sociativo do concelho

PALAVRA DE MULHERSofia vitória e luís Figueiredo apresentam em concerto um conjunto de histórias, maiorita-riamente de amor, vividas pelas personagens femininas do uni-verso de Chico buarque.Fórum Municipal Luísa Todi

CADERNOS ITALIANOSApresentação do livro de Eduar-do Pitta.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: DDlX e CMS

CONCERTOEspetáculo com tio Rex e Filho da Mãe, do festival FuMO.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

23 DOM

0 9 h 3 0// 13h00

Gratuito

1 7 h 0 0// 18h00

3 €

2 7 Q u I

2 1 h 3 01 €

2 8 S E X

1 8 h 0 0// 01h00

GratuitoAté 7 julho

2 1 h 3 0

2 2 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 05 €

Page 31: Guia de Eventos - maio | junho 2013

33programa

FITNESS DAYAtividades diversas de body pump, Ystep, Xcore, Ypilates, Ycycling, durante a manhã, e body combat, Ylocal, Ygap, Yjump, Yessence, Yextreme, Ycycling e zoom dance.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: ACM YFitness

I TROFÉU JOGOS DO SADOtorneio aberto de hóquei em pa-tins, integrado nos “11.os Jogos do Sado”, uma das novidades do programa.Pavilhão do Clube NavalSetubalenseOrg.: CMS e Clube navalSetubalense

O MARO Grupo de leitura reúne para discutir a obra da autoria de John banville.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

AS MULHERES DE SETÚBALApresentação da obra de Anita vilar.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudosbocageanos

CAFÉ À TARDEAtuação de bateria do Conser-vatório de Artes do Coral luísa todi.Casa da Baía

LIVESTREAM– MOVIMENTO PERPÉTUOSessão com DJ convidados.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: Movimento Perpétuoe Piston Recordings

CONCERTOEspetáculo com Pop Dell’Arte e um Corpo Estranho, do festival FuMO.Fórum Municipal Luísa Todi

MODA SADO 2013Desfile de modelos e jovens criadores de moda.Auditório José AfonsoOrg.: CMS

O CONTRABAIXODissertação desconcertante so-bre a vida feita por um contrabai-xista, numa peça baseada no livro homónimo de Patrick Süskind.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: visões úteis

I TROFÉU JOGOS DO SADOSegundo dia de torneio de hó-quei em patins.Pavilhão do Clube NavalSetubalense

2 9 S A b

1 0 h 0 0// 12h001 5 h 0 0// 20h00

Gratuito

1 4 h 0 0// 20h00

Gratuito+ dia 30

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

30 DOM

0 9 h 0 0// 20h00

Gratuito

Page 32: Guia de Eventos - maio | junho 2013

34MAIO | JUNHO 2013

BALANÇOExposição de fotografia de Fábio vicente.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00

PELO SONHO É QUE VAMOS – 60 ANOSMostra com manuscritos de po-emas do livro de Sebastião da Gama.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Org.: Associação Sebastiãoda Gama e CMS

JOSÉ MOURINHO – 50 ANOSExposição fotográfica e docu-mental, que inclui ainda objetos pessoais e troféus do treinador de futebol.Galeria Municipal do 11Antigo Quartel do 11Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Sab e dom, das 14h00 às 19h00

PINTURAColetiva de 11 artistas de Setúbal.Restaurante “A Champanheria”Avenida luísa todi, 414

SENTADOS NO ALENTEJONU FEMININOExposições de Mel de G.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00

O SENTIR DA DIFERENÇAAcrílico sobre tela de Florbela Glindim.Centro de Cidadania Ativa

CANTIGAS DO MAIOFotografia.Casa da CulturaCafé das ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 às 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Café das Artese Associação José Afonso

VESTIDO DE CHITA Exposição itinerante alusiva ao 30.º aniversário do Concurso do vestido de Chita. Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e Grupo de Animação do uCRD Praiense

10.ª MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA Exposição das imagens vencedo-ras da décima edição da iniciativa integrada no Mês da Juventude. Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org: CMS e Artiset

BEM DITA CRISEExposição de António Jorge Gon-çalves. Inauguração às 15h00.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org: CMS e DDlX

AT É 1 8M A I O

AT É 1 8M A I O

AT É 2 6M A I O

AT É 2 8M A I O

AT É 3 0M A I O

M A I O0 1 / / 3 1

M A I O0 2 / / 3 1

M A I O0 3 / / 3 1

M A I O0 4 / / 3 0

0 4 M A I//05 JUN

Page 33: Guia de Eventos - maio | junho 2013

35exposições

M A I O0 9 / / 3 1

1 1 M A I//03 JUN

1 8 M A I//21 SET

2 4 M A I//08 JUN

2 5 M A I//13 JUL

3 1 M A I//13 JUN

JUNHO0 1 / / 3 0

JUNHO0 4 / / 2 7

28 JUN//10 JUL

29 JUN//14 JUL

MUNDO DOS CONTOS DE FADASExposição bilingue sobre os con-tos de fadas tradicionais alemães.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

DESASSOSSEGOMaquetas de curta-metragem.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesOrg.: CMS

ENTRE MARÉS | TERRA VERDEExposiçoes de fotografia de José Costa e de fotografia, ins-talação e vídeo de Rosa nunes. visitas guiadas por marcação. Inauguração às 17h00.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

AS ANTIGAS PROFISSÕES DE AZEITÃOExposição de concurso de foto-grafias alusiva às antigas profis-sões da região de Azeitão. Inau-guração às 18h30.Museu Sebastião da GamaOrg.: Junta de Freguesiade S. lourençoApoio: CMS

HADRON COLLIDERFotografia de virginie Duhamel.Casa Bocage

CHAPÉUSOs chapéus, as histórias, as for-mas e cores serviram de estí-mulo à criatividade de um grupo de artistas plásticos. Inaugura-ção às 19h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

MOSTRA INFANTILExposição de trabalhos realiza-dos no âmbito dos workshops infantis do Atelier: 2pontos.Casa da Cultura Café das ArtesOrg.: Café das Artese Atelier: 2pontos

CERAMÍSTICAObras de João Alainz. Inaugura-ção às 19h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

HORIZONTES VÁRIOSColetiva de Aníbal Madeira, Fer-nando Araújo, Madureira Pais, Mendes Pais, Maria Oliva e Mimi. Inauguração às 19h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

ESCULTURA EM BARROtrabalhos de Florbela Glindim, do Março Mulher 2013.Casa da CulturaCafé das Artes

Page 34: Guia de Eventos - maio | junho 2013

agir36

1.ª LIGA – TAÇA CIDADEDE SETÚBALCampeonato de futebol de 7, com um jogo por jornada, aos domin-gos à tarde ou em dias de semana à noite, que inclui a disputa de uma taça, oferecida pela Autarquia.EB 2,3 de AranguêsInformações: 913 681 [email protected].: OrangePurple EventsApoio: CMS

1 9 M A I//21 JUL

ROTA DOS GOLFINHOS E OUTRAS ROTASCruzeiros diários, com o mínimo de cinco participantes, com iní-cio na Doca das Fontainhas.Informações: 962 405 933Org.: troiaCruze

SESSÕES TOASTMASTERSEncontros temáticos que abor-dam, entre outros, questões sobre liderança e orientação de equipas e oratória em público. Em maio, sessões nos dias 2, 16 e 30, e, em junho, a 13 e 27.Informações: 918 446 691Org.: toastmasters Club e IPS

100.º ANIVERSÁRIO As celebrações do centésimo aniversário do Grupo Musical e Desportivo união e Progresso, de vendas de Azeitão, incluem atividades desportivas, feira de motos antigas, a 12 de maio, e passeio destes veículos, a 1 de junho, e iniciativa com artesana-to e espetáculos de rua, a 1 e 2 de junho.

M A I OJUNHO

1 0 h 3 0// 13h001 4 h 3 0// 17h001 7 h 3 0// 20h00

M A I OJUNHO

0 1 M A I//02 JUN

Gratuito

Torneio de estrelasOs principais campeonatos nacionais de fute-bol encerram a temporada mas a emoção do desporto-rei continua num relvado setubalen-se. O sintético da Eb 2,3 de Aranguês é o cam-po escolhido para o evento desportivo “1.ª liga – taça Cidade de Setúbal”, uma competição da “Allstars torneios de Futebol”, por equipas de sete elementos, a realizar entre 19 de maio e 21 de julho. um campeonato e uma taça são disputados por equipas de empresas da região ou de grupos particulares, com um mínimo de dez jogadores e um máximo de 14, estando as inscrições abertas até 10 de maio. Após a ex-periência-piloto, está programada a realização de um campeonato semestral e de jogos entre as melhores equipas locais e de lisboa, num formato liga dos Campeões.

MAIO | JUNHO 2013

Page 35: Guia de Eventos - maio | junho 2013

agir37

FORMAÇÕES DO ASSOCIATIVISMOAções dirigidas ao movimento associativo para aquisição de competências técnicas, peda-gógicas e interventivas, refor-çando a qualidade dos serviços. De manhã, sobre Manual do Dirigente Associativo e, de tar-de, sensibilização para as boas práticas nas áreas da higiene e qualidade alimentar – ASAE.Casa da CulturaSala José AfonsoInscrições (até 22 maio):265 545 170Org.: CMS

WINE SUNSET PARTYCruzeiros enoturísticos para ob-servação de golfinhos, sábados, com cerca de três horas, na em-barcação Esperança. Inclui ani-mação musical, degustação de produtos regionais e provas de vinho comentadas pelos produ-tores das adegas da Península de Setúbal.Informações: 265 545 010Org.: CMS, Rota de vinhose Comissão vitivinícola daRegião da Península de Setúbal

OPEN WEEKAtividades desportivas e even-tos radicais, workshops, confe-rências e a inauguração oficial do Jardim de Infância do Centro urbano da bela vista fazem par-te desta iniciativa, a realizar em vários espaços e equipamentos públicos do concelho.Informações: 265 739 540Org.: ACM/YMCA de Setúbal

2 5 M A IS A b

0 9 h 3 0// 17h30

JUNHO/ / S E T

1 7 h 3 0// Setúbal

1 8 h 0 0// Tróia

JUNHO0 3 / / 0 8

Gratuito

15 JUNS A b

0 9 h 0 0//13h00

23 JUND O M

1 0 h 0 0//18h00

Gratuito

24 JUNS E G

1 0 h 0 0//17h00

Gratuito

A decorrer

8 € | geral4€ | residentes

e turistas alojados

Gratuito | -10

DIÁLOGO INTERCULTURALFormação para o movimento associativo.Casa da CulturaSala José AfonsoInscrições (até 12 junho):265 545 170Org.: CMS

PIQUENICÃO CONCELHIOA 10.ª edição da iniciativa mu-nicipal, direcionada à população sénior, inclui um almoço e mo-mentos de animação musical com baile. Parque Sant’IagoOrg.: CMS e juntas de freguesia

SANTOS POPULARESFesta de encerramento das co-memorações dos Santos Po-pulares destinada à população sénior. Parque Sant’IagoOrg.: CMS

PASSEIOS DA SALPercursos urbanos e de na-tureza em diversos locais do concelho.Informações: 265 227 685www.sal.ptOrg.: SAl – Sistemas de Ar livre

Page 36: Guia de Eventos - maio | junho 2013

38MAIO | JUNHO 2013

A decorrer

D I A Sú t E I S0 9 h 3 01 1 h 0 01 4 h 3 0

0 5 M A ID O M

1 1 h 0 02,5 €M/4

0 5 M A ID O M

1 1 h 3 01,5 €

ANIMAÇÕES NOS POLOSDA BIBLIOTECA MUNICIPALAnimação da leitura “Contos de Encantar”, a partir de contos tra-dicionais portugueses e de hans Christian Andersen, e “O Peixi-nho Descontente”, para crianças dos 3 aos 10 anos, oficina de escrita criativa “baú de histó-rias”, para alunos a partir do 2.º ano do 1.º ciclo, e visita guiada “biblioteca viva”, para grupos organizados.Informações: 265 537 240

AS AVENTURAS E DESVENTURAS DO CAPITÃO VENTURAE DO SEU CRIADO GIJÓNPeça do teatro Sem Pés nem Cabeça, de Almada.Cinema Charlot– Auditório MunicipalMarcações: 919 080 629

O MUNDO SECRETODE ARRIETYCinema infantil para toda a família.Casa da CulturaSala José Afonso

HÁ FESTA NO PARQUEAtividades para toda a família.Parque do BonfimOrg.: CMS

JUNHO0 1 / / 0 2

1 0 h 0 0// 19h00

Gratuito

Férias à vistaO Dia Mundial da Criança e o encerramen-to de mais um ano letivo são comemorados numa grande festa para toda a família. O “há Festa no Parque”, na 5.ª edição, proporciona dois dias de brincadeira e convívio, de ma-nhã à noite, porque pais e filhos bem mere-cem momentos descontraídos. O bonfim é o espaço verde, no coração da cidade, pri-vilegiado para a realização deste aconteci-mento, de entrada gratuita, organizado pela Câmara Municipal. Entre as várias atividades calendarizadas, destacam-se ateliers de pin-tura facial e de pintura de mural, modelagem de balões, insufláveis, circuitos de prevenção rodoviária, dynamic bungee, jogos tradicio-nais, exposição de projetos escolares, feira do livro, música, dança, teatro, modalidades desportivas e peddy papper. Em simultâneo, decorre a Mostra de Cursos e Profissões de escolas profissionais, ensino superior e empresas.

Page 37: Guia de Eventos - maio | junho 2013

39infantil

FAMÍLIASEm maio, Dia da Mãe, a 11, e Festa das Sementeiras, com plantação de uma horta vertical e jogo sobre flo-ra, a 18. Entre junho e setembro, no primeiro e último sábado, noite das Crianças, na ludoteca, e de 11 de junho a 13 de setembro, Ateliers de verão. A 22 de junho, Festa da Crian-ça, com ateliers diversos.Made in KidsInformações: 934 904 330

A PRINCESA BAIXINHAPeça para crianças, aos domin-gos, pelo teatro do Elefante.Casa da CulturaSala José Afonso

O GALINHO VAIDOSOEspetáculo para a família pelo Gru-po de Animação e teatro Espelho Mágico. Sessões para escolas nos dias 27, 10h30, e 28, 14h00.Fórum Municipal Luísa Todi

SETÚBAL DÁ DE VOLTARecolha de manuais escolares usados, editados entre 2008 e 2013, para reutilização por ou-tros estudantes.Biblioteca Municipal Informações: 265 537 240

TODOS OS CÃESMERECEM O CÉUCinema em Dia Mundialda Criança.Casa da CulturaSala José Afonso

DIA MUNDIAL DA CRIANÇAAtividades “vamos descobrir o Museu através da pintura”, “Ce-râmica para todos”, “Pequenos Seres” e pinturas faciais.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

A ESTANTEPeça do tAS que procura esti-mular o gosto pela leitura, pelo teatro e pela arte em geral tendo como objeto central o livro.Casa da CulturaSala José Afonso

CLUBE DE LEITURA DE VERÃOleituras animadas, internet, ví-deo, oficinas de expressão, en-contros com autores, concursos e passatempos e visitas a locais de interesse lúdico e cultural.Biblioteca Municipal– Serviços CentraisInscrições: 265 537 240

Consultar ainda as páginasda secção Espaços

M A I O/ / S E T

1 9 M A I//23 JUN

1 0 h 0 08 € | Criança

+ acomp.5 € | Ac. extra

2 6 M A ID O M

2 1 h 3 0

JUNHO/ / O U T

01 JUNS A b

1 1 h 3 01,5 €

01 JUNS A b

0 9 h 0 0// 12h301 4 h 3 0// 17h30

Gratuito

JUNHO02 DOM09 DOM30 DOM

1 1 h 0 03,5 €M/4

21 JUN//31 JUL

1 8 h 0 0

Page 38: Guia de Eventos - maio | junho 2013

retrovisor / projetor40

MAIO | JUNHO 2013

um José Mourinho sensibi-lizado inaugurou a exposi-ção que a Câmara Munici-pal de Setúbal lhe dedicou, patente até 26 de maio, de-monstrando a forte ligação à cidade onde nasceu há meio século.

“Setúbal é especial para mim. É o único local onde me tratam como eu gos-to de ser tratado. Gosto de ir tranquilo na rua, que me chamem de Zé, de ser uma pessoa normal”, confiden-ciou o treinador de futebol, após inaugurar a exposição “José Mourinho – 50 anos”, numa chuvosa manhã de 23

de março, na nova Galeria Municipal do 11. “Setúbal é o único ponto de retorno fixo.”

O técnico agradeceu à Câmara Municipal de Setú-bal, na pessoa da presiden-te, Maria das Dores Meira, a organização desta exposi-ção retrospetiva, com a au-tarca a salientar: “Hoje, que-remos que seja a estrela da cidade que o viu nascer, da cidade que gosta sempre de ter de volta a casa os seus filhos diletos.”

Além das imagens, que retratam o percurso profis-sional vitorioso pelo FC Por-to, Chelsea, Inter de Milão e

Homenagem sensibiliza Mourinho

ONE (HER)MAN SHOWherman José sobe ao palco para apresentar 90 minutos de um espetáculo musical inevita-velmente repleto de humor.Fórum Municipal Luísa Todi

BANDAS FILARMÓNICASO IX Festival de bandas Filarmó-nicas da Cidade de Setúbal reúne a participação de oito conjuntos oriundos de diferentes regiões do País. O certame conta com um desfile dos grupos na baixa comercial e com atuações no Parque do bonfim. O concerto de encerramento está a cargo da anfitriã banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

BIATHLECerca de 500 atletas são espe-rados na prova do Campeonato da Europa. O evento, que decor-re pela primeira vez em Setúbal, inclui ainda a “Prova Popular Open”, aberta a todos os atletas amadores.Parque Urbano de Albarquel

ATELIERS DE VERÃODo desporto à multimédia, das ar-tes aos ofícios, os temas são mui-tos e diversificados, promovendo--se atividades orientadas para o público juvenil e sénior. Inscrições durante o mês de junho.Org.: CMSInformações: 265 545 170

J U L H O0 5 S E X06 SAb

14 €

J U L H O06 SAb07 DOM

J U L H O20 SAb21 DOM

J U L H O/ / A G O

Page 39: Guia de Eventos - maio | junho 2013

retrovisor / projetor41

Jorge Palma

ÍNTIMO. Um Fórum Municipal Luísa Todi esgotado aplaudiu de pé no final do espetáculo que Jorge Palma, acompanha-do do filho Vicente, deu a 5 de abril. O cantautor passou em revista os quarenta anos de carreira, num concerto acústico que contou com a participação do duo Couple Coffee, com Luanda Cozetti, voz, e Norton Daiello, baixo.

Real Madrid, a mostra inclui inúmeros troféus conquis-tados por José Mourinho, como a bola de Ouro de 2010 de melhor treinador do mundo, assim como objetos pessoais do técnico, entre o quais o icónico sobretu-do e o precioso bloco de apontamentos.

“Disse que sim a esta ex-posição principalmente pelos miúdos setubalenses, que, como eu, têm de ter sonhos. O meu era este e espero que estes mesmos miúdos, como eu fui há quarenta anos, lu-tem pelos seus sonhos e que acreditem que é possível.”

1.º FESTIVAL DE JAZZDE VERÃO DE SETÚBALFesta que promete grandes con-certos ao redor do melhor jazz português.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Class Jazz de SetúbalApoio: CMS

XV FESTA DO TEATROA grande festa das artes de palco traz, ao longo de sete dias, a dife-rentes salas de Setúbal, compa-nhias cénicas nacionais e estran-geiras. Confirmadas já estão as participações de Artistas unidos e da francesa Dos à Deux, de teatro gestual, assim como o anfitrião teatro Estúdio Fontenova.

AGOSTO0 9 S E X1 0 S A b11 DOM1 6 S E X1 7 S A b18 DOM

AGOSTO2 4 / / 3 1

Page 40: Guia de Eventos - maio | junho 2013

ver42

MAIO | JUNHO 2013

não há volta a dar… essa coisa de tirar uma simples fotografia a algo que me seja indi-ferente catapultou-me para uma sequência mais estranha de ideias…

A mera decisão de olhar extrai o objec-to do oceano indiferenciado das coisas que não nos interessam. São-nos indiferentes porque nem damos pela existência, e se lhes instituíssemos um lugar na consciência, ou no subconsciente sequer, já seriam diferen-tes. O indiferente só tem lugar no conforto morno da total inconsciência.

Portanto, lá pretendi tirar uma foto sem condicionantes, sem apego, sem fio neuro-nal de Ariadne que a ligasse a outro lugar, ou-tra situação, outro universo de ideias – uma foto que me fosse ‘igual ao litro’.

lixei-me, tropecei na armadilha da inver-são porque afinal a atracção e a repulsa são da mesma intensidade emotiva.

Afinal, não me é indiferente, inquieta-me e fico reactivo. Reajo olhando, ou reajo olhan-do noutra direcção. Passou a existir no meu (sub)consciente – incómodo, comichoso.

uma coisa é o objecto, outra é a imagem desse objecto. não larguei mão do controlo, desse maldito controlo sobre o modo de olhar e do fazer. O monstro ficou domesticado. Só há maneira de captar o indiferente como tal, não olhando nunca no acto da captação. Agir sem intenção ou sensação e deixar o acaso incidir na diferenciação do mundo pessoal.

O olhar seria um acontecimento à poste-riori, o enquadramento também.

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

O Monstro

Page 41: Guia de Eventos - maio | junho 2013

compasso43

Claro que na música não poderia ser diferente, pelo que o homem também teve necessidade de criar regras e, por outro lado, um conjunto de sinais e códigos, uns mais explícitos, de forma a toda a gente poder vê--los, com outros que teriam de existir para a sua organização, mas mais dissimulados, para que somente aqueles envolvidos nesse objetivo pudessem percebê-los.

Assim, a música assenta numa conju-gação magistral (e mesmo matemática) de sete notas – sistema tonal – pelo menos no hemisfério ocidental, uma vez no oriente (por exemplo na Índia) é utilizado um outro, com doze notas, o atonal.

é também parte integrante desta cons-trução a linguagem oral e escrita efetuada nas partituras, subjugada às várias claves e sím-bolos, comandando os ritmos, andamentos, compassos e silêncios que, nâo raras vezes, emprestam o clima e a emoção à composiçâo.

no entanto, para o músico poder ouvir e ser ouvido pelos seus pares, é necessário uma só-lida base de comunicação, através de códigos previamente estabelecidos. Quem nunca viu um baterista dar início a uma música através do ba-ter das suas baquetas, às vezes tido por neces-sário, ou mesmo um olhar fugaz para o compa-nheiro, trocado para que ele possa ter uma ação fundamental na peça a ser executada?

Fernando MarquesMúsico

“Por entre códigos, sinais e silêncios”

A organização, nas mais variadas formas observadas em todos os domínios, seja no reino humano ou mesmo no animal, foi, des-de o advento da vida neste planeta, o pilar fundamental da evolução das espécies.

na realidade, hoje sabemos que certas máximas são inquestionáveis, tais como “a união faz a força” e “da quantidade nasce a qualidade” ou então “a repetição conduz à perfeição”, só para citar algumas; por outro lado, toda a colaboração e relacionamento carece de elementos necessários à boa co-municação entre todos.

Estes elementos foram criados no sentido de definir uma linguagem e modus operandi comuns, de modo a que todos os pudessem entender. Sabemos hoje que na pré-história o ser humano se reunia em grupos no sentido de caçar, com armas desenvolvidas e aceites por todos os seus portadores, tendo conse-guido mesmo fazer frente a seres monstruo-sos, tais como mamutes e felinos descomu-nais, já extintos; as táticas e armas utilizadas conduziram assim a grandes vitórias, que hoje nos suscitam admiração e respeito.

no que concerne à comunicação foram também, desde cedo, inventadas formas de intervenção que, no caso humano, envolviam a voz, instrumentos de percussão, troncos de árvores, fumo de arbustos queimados e, mais posteriormente, fios metálicos, vários tipos de ondas de rádio, satélites, enfim, uma panóplia de soluções, só para citar algumas.

Page 42: Guia de Eventos - maio | junho 2013

44leituras MAIO | JUNHO 2013

A tradução (1953-1956) é de Álvaro Cunhal, a que se devem também as notas que ilumi-nam, histórica e socialmente, a tragédia. Feita nas condições duríssimas da sua reclusão, quando viveu onze anos de rigoroso isola-mento na Penitenciária, burlando a vigilância policial, traduziu e fez passar para o exterior, em segredo, o seu notável trabalho.

no ano em que se celebra o Centená-rio de Álvaro de Cunhal, é da maior justeza lembrar o notável intelectual, o homem de cultura, o artista que Álvaro Cunhal foi, trans-pondo as fronteiras da área de actividade em que foi mais conhecido enquanto político, re-volucionário, um dos mais importantes teóri-cos do marxismo-leninismo.

nesta versão do Rei lear, as notas são exemplares e demonstram, como se isso fos-se necessário, a enorme estatura de um dos maiores políticos e intelectuais portugueses.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Uma tragédia intemporal

“Rei lear” é, provavelmente, a mais paradig-mática obra de Shakespeare. Muito mais que um drama, é uma tragédia. lear, senhor de enorme sageza e exímio na arte de governar, que tinha ganho com saber e experiência, acaba vítima das suas paixões, da egomania.

Cego pela vaidade pessoal decide a sua sucessão, o que desencadeia uma tragédia de complexa magnitude em que chocam violentamente o amor, a amizade, a frontali-dade, a coragem, a generosidade, a gratidão, o perdão, a hipocrisia, o egoísmo, a traição, a perfídia, a ambição.

uma densa rede de inter-relacionamen-tos, sociais e psicológicos, magnificamente descrita pelo génio de Shakespeare com profundo sentido crítico da época, fazendo brilhar o que é melhor e o que vale a pena no comportamento humano.

ver no palco ou na versão cinematográ-fica de Kurosawa, com o título “Ran”, é expe-riência excepcional. Mas ler esta “tradução” portuguesa do Rei lear é usufruir do raro prazer de uma leitura límpida, como se “O Rei lear” tivesse sido escrito em português, sem trair ou desvirtuar o espírito da obra do grande dramaturgo inglês.

O Rei LearWilliam ShakespeareEditorial Caminhotradução e notas: Álvaro CunhalCapa: José Serrão, com desenho de Álvaro Cunhal2.ª edição: Setembro 20021.ª edição: Tipografia Scarpa (em fascículos de 1961-1966), com tradu-ção de Maria Manuela Serpa (nome escolhido pelo editor para ocultar o do tradutor)

Page 43: Guia de Eventos - maio | junho 2013

45fitas

complexos que lhes permitiram a obtenção de resultados técnicos superiores.

Do ponto de vista das produções cons-truídas por cada uma das esferas, estas foram habitualmente diferenciadas a vários níveis. Em primeiro lugar, do ponto de vista tecnológico e técnico, pelo facto de os amadores terem aces-so a materiais abaixo do padrão profissional, foi atribuída inferior qualidade aos seus trabalhos. também do ponto de vista estético, conside-rou-se que os resultados obtidos pelo amador ficariam aquém dos do profissional, conceção alicerçada no desrespeito ou incapacidade de réplica, por parte dos amadores, do cânone estilístico e gramatical edificado e reproduzi-do comercialmente pelo cinema industrial. Do ponto de vista temático, o cinema amador foi dominantemente remetido para esfera privada e, em particular, para o contexto familiar, o que o desprestigiou face ao cinema profissional.

Finalmente, produtos amadores e profis-sionais circularam frequentemente em canais distintos o que reforçou a sua oposição. As imagens em movimento construídas por pro-fissionais foram habitualmente elaboradas para consumo público e difundidas nesse âmbito enquanto os amadores, a quem durante tanto tempo esteve interdito o acesso aos canais de circulação extrafamiliares ou amadores, conce-beram os seus filmes para esse meio.

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

Cinema amador na era do digital (II)

Ao longo da história do cinema, a diferen-ciação entre amador e profissional foi efe-tuada a partir de quatro elementos: os pro-tagonistas e suas condições de produção; a tecnologia utilizada; as produções fílmicas (destacando-se aqui os seus componentes técnicos, estéticos e temáticos); os modos de circulação e difusão das mesmas.

O primeiro elemento diz respeito aos agen-tes que participam na construção dos trabalhos fílmicos. A designação de profissional é atribuí-da aos que constroem imagens em movimento a troco de uma remuneração enquanto a de amador destina-se àqueles para quem esta atividade consiste num passatempo não pago. Os profissionais são frequentemente observa-dos como especialistas, muitas vezes com for-mação na área, que ganham a vida com essas competências, enquanto os amadores são vis-tos como os que aprendem frequentemente de forma autodidata, por amor à arte ou diletantis-mo, e que não têm pretensões de obter dinheiro ou vasto reconhecimento com esta atividade.

Quanto ao segundo elemento, a dife-rença encontrada é resultante da especifi-cidade da tecnologia que ficou afeta a cada categoria. Desde o início, os equipamentos e suportes amadores foram concebidos como versões simplificadas e menos dispendio-sas do que os profissionais que requeriam menor competência técnica para a sua ma-nipulação. Em contraponto, os profissionais tiveram acesso a meios mais sofisticados e

Page 44: Guia de Eventos - maio | junho 2013

“Cinema tem muito a dar”

Pedro Estêvão Semedo

Page 45: Guia de Eventos - maio | junho 2013

pessoa47

Antes da imagem, as letras eram “o meio de expressão” de Pedro Estêvão Semedo, mas no primeiro ano de literatura da Faculdade de Ciências Sociais e humanas concluiu que “es-crever não era a melhor forma de o fazer”, nem o meio artístico que o fazia sentir mais à vontade.

Interrompeu os estudos e nesse mesmo ano encontrou e explorou o cinema e o vídeo, que, até então, tinham passado desperce-bidos ao jovem setubalense, agora com 26 anos. “Descobri que me sentia muito bem a trabalhar nesse meio”, conta.

De um consumidor banal de filmes, sem prestar muita atenção a planos, luz, concei-tos, talentos de um ou outro realizador ou mesmo ator, Pedro apostou na formação e foi de malas e bagagens para as Caldas da Rainha, onde, durante três anos, frequentou a Escola Superior de Artes e Design. “Já vejo tudo de forma muito diferente.”

Andrei tarkovsky, realizador russo que o fez descobrir “que o cinema podia ter uma linguagem com muito a dar”, Jim Jarmusch, uma das referências atuais, Ingmar bergman, Akira Kurosawa, lars von trier e Stanley Ku-brick são alguns dos mestres cinematográ-ficos internacionais de Pedro. Em português, o setubalense destaca Miguel Gomes, com o filme “Aquele Querido Mês de Agosto”, a irre-verência de João César Monteiro, as curtas--metragens “muito inteligentes” de nuno Ro-cha. Já o trabalho do mais velho realizador do mundo Manoel Oliveira “tem dias”.

Em 2010, ano em que Pedro Estêvão Se-medo terminou o curso de som e imagem, contexto em que fez as primeiras curtas--metragens, começou logo a filmar “um bo-cadinho de tudo” como se quisesse compen-sar o que tinha perdido até então. Mesmo a relação que tinha com Setúbal mudou muito desde o regresso das Caldas da Rainha.

Conheceu pessoas “muito interessan-tes” e com quem tem trabalhado, como o músico João da Ilha e o realizador João bor-deira, entre outros.

Entre a rodagem e a pós-produção de um filme, o favoritismo de Pedro Estêvão Se-medo recai sobre a primeira, embora sejam duas fases de um processo cinematográfico completamente distintas. Filmar, considera, é uma experiência mais livre, de interação com as pessoas in loco, com o imprevisto a obrigar a alterar o rumo da estória. Como a impossibilidade de a atriz e de o técnico de som comparecerem na rodagem.

Já a pós-produção é um trabalho “mais sóbrio, repetitivo e diferente”, etapa durante a qual o realizador conta com amigo de in-fância, Mário Guilherme, com quem partilha a produtora “Garagem”.

Apesar do sucesso da curta “Da realida-de e da ficção”, com a participação do ator Duarte victor, exibida na última edição do Festroia e numa sessão do ciclo “Curtas Sa-dinas 2012 – Conversas com Realizadores”, Pedro considera que “é um bocado diferen-te” daquilo a que chama o “seu” cinema de autor. “Identifico-me com o filme ‘q.b.’ mas não sinto que seja um filme verdadeiramente à minha imagem.” Quatro exibições autocrí-ticas depois, há que fazer algo de novo. “Va-mos seguir para o próximo.”

O realizador confessa que ainda tem muito para aprender. A experiência ganha-se à medida que se trabalha, ao mesmo tempo que gosta de contar com os meios de que dispõe para fazer um filme, de forma a ga-rantir toda a liberdade na criação.

“Felizmente a produtora tem tido muito trabalho”, congratula-se, sobretudo na área do vídeo, em projetos musicais com os blas-ted Mechanism e João da Ilha.

Page 46: Guia de Eventos - maio | junho 2013

rotas48

MAIO | JUNHO 2013

Monumentos vivos

A qualidade do arvoredo do concelho atinge o pico com os dezasseis casos de árvores ou conjuntos com a classificação de interesse público, mas muitas outras têm algo que as distingue ou que faz despertar a curiosidade.

Oliveira, pinheiro, araucária, lagunária, melaleuca, bôrdo, hibisco, grevília, choupo e pimenteira, em distintas variantes, são as espécies com exemplares considerados de excelência que irrompem dos férteis terre-nos de Setúbal ou em meio urbano.

no caso da oliveira destaque para um conjunto existente na En 10, entre vila Fresca e vila nogueira de Azeitão, onde se encontra a mais velha, que, segundo se calcula, tem cer-ca de 2000 anos.

Já o título de árvore mais alta é ostenta-do por um plátano localizado no Parque do bonfim. Em rigor são dois, com mais de 30 metros de altura, o equivalente a um prédio de habitação de dez andares.

noutra medida de grandeza, um pinhei-ro-manso de vila nogueira, numa placa ajar-dinada de uma urbanização, é a árvore mais grossa de todo o concelho, com uma circun-ferência de tronco superior a 4 metros.

há ainda um conjunto de outros espécimes arbóreos que, independentemente de estarem ou não classificados como de interesse público ou municipal, assumem importância especial em Setúbal, como uma rara lagunária existente em meio urbano, no bairro do Montalvão.

VELHA (1). Em vários pontos de Azeitão, nomeadamente na bacalhôa, há oliveiras milenares, mas as árvores mais antigas do concelho são um conjunto à beira da En 10, quilómetro 26,6, sentido vila Fresca--vila nogueira, junto da Quinta velha. Estas oliveiras, supostamente introduzidas na região por fenícios, têm cerca de 2000 anos.

ALTA (2). Dois plátanos, junto dos bancos onde muitas gerações de namorados se sentaram, no Parque do bonfim, no relvado mais pró-ximo da entrada norte, serão as árvores mais altas de Setúbal, com 32,5 e 32 metros. nesta zona verde, outros espécimes rivalizam em altura com aqueles.

GROSSA (3). Junto de vila nogueira de Azeitão, uma placa relvada de uma zona habitacional que inspira tranquilidade, nas traseiras da Rua Fialho de Almeida, tem um pinheiro-manso com uma dimensão de copa que dá sombra a toda a zona. Mas o que mais impressiona são os 4,25 metros de circunferência do tronco, o mais grosso do concelho.

RARA (4). O interesse de uma lagunária da Rua Oliveira Martins, nas traseiras da Praceta do Montalvão, é motivado por se tratar de uma espécie ornamental que apresenta um porte raro em meio urbano. tal como um sobreiro da Avenida Mestre lima Freitas e uma cornalheira da Avenida Portela.

Page 47: Guia de Eventos - maio | junho 2013

cidade49

Biodiversidade, ecologia e natureza dão o mote às atividades do Moinho de Maré da Mourisca, como ações de sensibilização, visitas guiadas e palestras, numa parceria da Autarquia com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Engrenagem à mó antiga

A mó já não gira impulsionada pelo rodízio, numa engrenagem ativada pela força da água estuarina do Sado, dotando de funcio-nalidade o Moinho de Maré da Mourisca.

Agora ecomuseu, este moinho, um dos quatro do género do Estuário do Sado, é exemplo dos tempos em que o homem se orientava, com ciência e mestria, pelo horá-rio e força das marés. uma sábia utilização de energia renovável, a da água, que fazia mover toda a engrenagem do processo de moagem de cereais.

Integrado numa das mais belas paisagens de Setúbal, a cerca de oito quilómetros da cida-de, o moinho de maré está localizado na her-dade da Mourisca, no Faralhão, propriedade do Instituto da Conservação da natureza e das Florestas (ICnF). Aliás, toda a área protegida, uma zona de sapal e arrozais, está inserida na Reserva natural do Estuário do Sado (RnES).

Construído junto de uma represa, presu-mivelmente em 1601, como indica uma lápi-de no interior, o Moinho de Maré da Mourisca inclui salas de moagem, de armazenamento e de apoio ao moleiro.

Com seis mós, que funcionavam em simul-tâneo, alinhadas numa plataforma de pedra e madeira, o processo de moagem dos grãos de cereal era feito entre três a quatro horas, con-soante a maré, duas vezes por dia. Para tal era necessário que a caldeira enchesse até à preia--mar, água que ficava retida por meio de uma comporta. Aberto o pejadouro, a água era condu-zida para o rio a uma velocidade suficiente para fazer girar o rodízio e acionar o sistema de rodas dentadas que, por sua vez, movimentava as mós.

Era esta a engrenagem do processo de moagem do Moinho de Maré da Mourisca que funcionou até à década de 70. Abandonado e em ruínas, o ICnF adquiriu o imóvel apostan-do na sua reconstrução, em 1995, dando uma dinâmica lúdico-pedagógica ao espaço.

Gerido agora numa parceria com a Câ-mara Municipal de Setúbal, está voltado sobretudo para a educação ambiental e o turismo de natureza, como a observação or-nitológica, sendo o estuário um local privile-giado de migração de aves, bem como para dar a conhecer ao público os engenhos in-dustriais que enriquecem o nosso património.

Page 48: Guia de Eventos - maio | junho 2013

MAIO | JUNHO 2013

Relaxante & Bom

“Ritália & bocage” é uma das novidades mais doces e que recupera um dos espaços emble-máticos da cidade, o antigo restaurante boca-ge, mesmo ao lado dos Paços do Concelho.

“Quisemos manter a arquitetura e a alma do espaço”, conta Filipe blanquet, um dos pro-prietários desta pastelaria e bistrot, termo fran-cês para umas refeições mais descontraídas, onde o vinho é servido ao copo, um projeto que vem sendo alimentado há dois ou três anos.

E se já é um prazer voltar a passar as portas, tipo saloon, desta casa renovada, com uma história que remonta a 1907, me-lhor ainda é sentarmo-nos à mesa com uma pastelaria variada e requintada.

Ao lanche, os bolos originais multiplicam--se na vitrina e enchem o olho e o palato até dos menos gulosos. O pasteleiro tem sempre o cuidado em dar a provar várias texturas e diferentes sabores. Cupcakes, brownies, chee-secakes e scones, “muito saborosos e ligeiros”, são confecionados pelo próprio Filipe blanquet, designer e pasteleiro, que se tem destacado no mundo da moda com originais vestidos de açúcar. Alguns modelos da nova coleção inte-gram todo o “ambiente calmo e relaxante do salão” do “Ritália & bocage”.

Manter o nome do poeta setubalense foi imprescindível, em jeito de tributo ao antigo restaurante, além de exibir a fachada do lo-cal num momento registado pelo fotógrafo Américo Ribeiro. Originais são de igual forma mesas e cadeiras, um painel de azulejos alu-sivo a bocage e outros pormenores.

Curiosidade tem levantado o nome “Ri-tália”. Quem é? Está relacionado com Itália? nada disso. Filipe blanquet aponta para um poema de bocage, de leitura obrigatória na-quele espaço. Ritália foi uma das mulheres cantadas pelo poeta.

• Sentado à mesa, no sofá ou no cadeirão, o cliente pode apreciar de forma descontraída uma refeição. Almoços com menu a cinco euros, que inclui sopa, miniprato e café.

• Jantares à porta fechada, para cerca de vinte pessoas, são aceites, mediante marcação.

• O “R & B” está aberto sete dias por semana, das 08h00 às 20h00. Ao sábado, o horário pode prolongar-se até à meia-noite quando há animação.

• Duas mesas altas brancas, junto das janelas, recriam o ambiente do bistrot francês, dando um rasgo descontraído e informal ao espaço.

RITÁLIA & BOCAGEPAStElARIA & bIStROtRua da Marquesa do Faial, n.º 10

prazeres50

Page 49: Guia de Eventos - maio | junho 2013

51afazer

Alô companhia

O sítio da Envelhecer com Prazer, acessível em www.envelhecer.org, divulga vários projetos dinamizados pela asso-ciação de solidariedade social, entre eles o Centro in Domo nostra, orien-tados para a inclusão social e o bem-estar da população sénior.

uniseti.wordpress.comNão há idade limite para se aprender e a Univer-sidade Sénior de Setúbal acredita neste princípio

http://youtu.be/EQw-7UIdLFwO Living Home Center ainda é um protótipo, mas não faltará muito à Microsoft para o lançar no mercado. Trata-se de um projeto para cidadãos com mobilidade reduzida e população sénior para ter acesso facilitado a ser-viços fundamentais da so-ciedade digital. Tudo atra-vés de comando de voz

Prazer em envelhecer

Quando o telefone toca já não é a rádio que desenlaça amar-ras atadas pela solidão, mas antes o projeto-piloto Centro in Domo nostra, iniciativa inovadora feita a pensar na popula-ção idosa a viver isolada ou com dificuldades de locomoção.

trata-se de um programa em experimentação pela asso-ciação de solidariedade social Envelhecer com Prazer que pro-move encontros por conferências telefónicas nas quais partici-pam pessoas em situação de isolamento em Setúbal e Palmela.

Com a ajuda de um moderador, durante sensivelmente três quartos de hora os participantes falam de tudo um pouco, geralmente sobre tópicos de temas propostos para o encon-tro, como saúde ou cultura, ou participam em jogos e visitas guiadas a locais famosos, mediante “percursos” baseados em fotos distribuídas antecipadamente na casa de cada utente.

todos os dias, às cinco da tarde, uma média de quatro pessoas participa nos encontros gratuitos, trocando impres-sões sobre os temas, mas muitas vezes partilhando também amarguras e alegrias.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pe-los telefones 265 548 128 e 969 383 068 ou na sede da Enve-lhecer com Prazer, na Rua Mariano Coelho, n.º 7, 1.º Esq.

Page 50: Guia de Eventos - maio | junho 2013

52intervir MAIO | JUNHO 2013

arTES

artes plásticas

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

artesanato, Pinturae desenho

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecere viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

daNÇa

academia de dançaContemporâneaInfo: 265 236 463

academia de dançase artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

academia União desportiva e recreativadas PontesInfo: 917 585 686 | 914 310 969

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

riTMUSSociedade Musical e Recreativa união SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

bEM-ESTar

ioga

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Instituto Portuguêsda JuventudeInfo: 265 521 200

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

• Ioga pais/filhos e PilatesEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

biodanzaInfo: 919 193 246

CidadaNia

“Orientação na Procurade Emprego” e “Oficinade Alfabetização”.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Page 51: Guia de Eventos - maio | junho 2013

intervir53

dESPOrTO

Escola Municipalde desporto de Setúbalnúcleos de Pentatlo, nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida luísa todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

CapoeiraAulas do Centro Culturalde Capoeira Água de beber,às terças e quintas, 19h00.Clube de Futebol “Os Sadinos”Info: 918 667 108

TriatloIniciação pelo Remo Clubelusitano, às segundas e quartas---feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

LÍNGUaS

alemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

LiTEraTUra

Grupos de LeituraEspaço de discussãode obras literárias.biblioteca Municipal– Serviços Centraise Polo Sebastião da GamaInfo: 265 537 240

MOSTraS

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de azeitãoSegundo domingo do mês,das 07h00 às 17h00.vila nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’arte!Mostra, artes performativas, animações e workshops,das 10h00 às 20h00, no último fim de semana do mês na Galeria Comercial Jumbo Setúbal e, quando as condições atmosféricas permitem, no segundo na Avenida luísa todi.

Mostra de antiguidadese de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida luísa todi

Venda de livrosObras usadas de alfarrabistas.Galeria Comercial Jumbo Setúbal

Encontro de motose carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.largo José Afonso

Mercado agrobioQuintas-feiras,das 14h00 às 18h00.Jardim do Quebedo

Page 52: Guia de Eventos - maio | junho 2013

intervir54

MAIO | JUNHO 2013

MÚSiCa

academia de Músicae belas-artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

allegro– atelier de Estudos artísticosPiano, violino, guitarras clássica e elétrica, flauta, bandolime gaita de foles.Info: 919 859 524 | 966 472 478

arena– Criatividades Musicaisbaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

Coral infantil de SetúbalInclui Coro Feminino tuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de azeitãovozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Conservatório regionalde Setúbaltodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

dámsomtécnicas vocais de jazz e bossa nova, formação musical, piano, órgão, bateria, acordeão, saxo-fone, baixo, guitarras clássica, elétrica e de flamenco e violinos clássico e elétrico.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Sociedade FilarmónicaPerpétua azeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENiOrES

“desportivamenteem (re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais promovem bem--estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, identidadese Patrimónios”visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170. Org.: CMS

Page 53: Guia de Eventos - maio | junho 2013

55espaços

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Convento de Jesus – Galeria de Pintura Quinhentista

Rua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.: 265 537 890Ter a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• Retábulo de pintura da Igreja de Jesus da 1.ª metade do séc. XVI, além de outras pinturas dos séculos XV, XVI e XVII, assim como peças de ourivesaria sacra.Serviços: Visitas guiadas, maletas pedagógicas, exposições itinerantes, serviço educativo e aten-dimento científico a investigadores e a estudantes.

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorí-cia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Centro de Documentação Bocagiano.

Page 54: Guia de Eventos - maio | junho 2013

espaços56

MAIO | JUNHO 2013

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu Oceanográfico Luís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 212 189 791Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta públi-ca da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 13h00 às 19h00

Polo da Bela VistaAv. da Bela Vista, 10 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 13h00 às 19h00

Page 55: Guia de Eventos - maio | junho 2013

55espaços

SALAS DE ESPETÁCULOS

Fórum MunicipalLuísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 127

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

SErViÇO EdUCaTiVOTEATRO. Escola de Artes Performativas, do Tea-tro do Elefante, Sala José Afonso, terças e quintas, 18h45, dos 12 aos 15 anos, e, 19h30, para adultos, e, às quartas, formações pelo Equilíbrio Dinâmico, às 18h00 e às 20h00.MÚSICA. Aulas de expressão musical, na Sala José Afonso, sábados, 10h30, pela Capricho Setubalense. ARTES. Workshops para crianças de pintura e material reciclado, sábados, 12h00, e domingos, 14h30, de dese-nho a carvão, terças, de pintura a óleo, quartas, 18h00, Espaço das Artes, pela Artiset, e atelier de criação es-pontânea, 4 de maio a 8 de junho, sábados, 16h00, Cen-tro de Documentação, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, pela Associação José Afonso.DANÇA. “Danças do Mundo para Crianças”, dos 6 aos 12 anos, no Salão Nobre, maio e junho, sá-bados, das 10h00 às 11h00, por Joana Coelho. Na Sala José Afonso, a Dança & Companhia dá aulas às segundas de jazz kids, às 18h00, de dança jazz, às 19h00, e de danças de salão, às 20h00. Às terças, bollywood, às 21h30. Informações: 265 236 168.

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 | Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a sex, das 09h00 às 20h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00Dom e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Posto Municipal de Turismo – Azeitão

Rua José Augusto Coelho, 17 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 10h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom e feriados, das 10h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo – LVT

Travessa Frei Gaspar, 10 | Tel.: 265 539 120 Seg e sab, das 09h30 às 12h30e das 14h00 às 18h00Ter a sex, das 09h30 às 18h00

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 09h30 às 19h30Turismo de natureza com passeios pedestres e fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

Page 56: Guia de Eventos - maio | junho 2013