guia para criaÇÃo de um curso onlineblog.contentools.com/wp-content/uploads/2015/09/ebook... · a...

22
GUIA PARA CRIAÇÃO DE UM CURSO ONLINE da ideia à divulgação

Upload: buithu

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Introdução Capítulo 1 - Planejamento Capítulo 2 - Produção Capítulo 3 - Divulgação/Publicidade Capítulo 4 - Acompanhamento Conclusão

Sumário3 5 9

121619

IntroduçãoManter-se competitivo no mercado de ensino a distância é sempre um desafio. A oferta de cursos online não para de crescer, por isso, é preciso se diferenciar, entregar ao público-alvo cursos cada vez mais surpreendentes. Para surpreender, escolha sempre pensar em profundidade de conteúdo, abordagens inovadoras, visual impecável, interatividade.

Para alcançar os resultados esperados é necessário ter um pensamento estratégico, e é por isso que Contentools e Edools se reuniram para criar este guia que vai ajudá-lo a formatar um curso online que realmente se destaque, e coloque a sua empresa no topo da preferência das pessoas que estão no radar do seu negócio.

3

COMPARTILHAR

Planejamento

A etapa do planejamento é muito importante. Ela será a base para que o curso nasça de uma forma estratégica e assertiva, inclusive sendo um excelente produto para se destacar no mercado. Sendo assim, não deixe de observar os seguintes aspectos em seu planejamento:

Faça um estudo de temas

O estudo dos temas deve começar com um brainstorm, aquele momento em que se reúne a equipe para sugerir temas livremente. Reunir as ideias para depois refiná-las é muito importante e deve ser um ritual seguido cada vez que se inicia um planejamento de um curso.

5

COMPARTILHAR

1

Analise o mercado e a concorrência

Ter a concorrência sempre no radar é uma sábia decisão. Afinal, você pode fazer um curso excelente, mas se ele seguir os mesmos moldes do que o concorrente já oferece, diminuem as chances de sucesso.

Faça igual ao concorrente, mas não deixe de imprimir a sua marca. Insira elementos que possam tornar seu curso único. Ofereça-o em mais opções de mídia, torne a linguagem e a didática mais acurados e diferenciados.

O mercado também deve ser contemplado neste planejamento. Para isso, faça pesquisa entre seus atuais alunos, entre os ex-alunos e também entre os potenciais alunos. Perguntando a eles quais suas necessidades ou interesses em conhecimento, você terá uma visão de quais produtos criar.

Esteja atento também às pesquisas oferecidas pelos institutos de pesquisas. Você pode usar, por exemplo, o Guia de Profissões da Catho, que é um dos mais completos do Brasil. Ao verificar a procura por uma determinada posição profissional, você consegue perceber quais assuntos podem interessar a um determinado grupo profissional e ter insights para criar cursos que realmente atendam as demandas de mercado.

61 Planejamento

COMPARTILHAR

Defina precificação com base no modelo de negócio

O próximo passo é a forma com que este produto será oferecido ao mercado. Você está vendendo um curso para que as empresas entreguem a seus colaboradores ou está vendendo diretamente aos consumidores finais? É importante ter isso em mente na hora de planejar um curso.

Com esta visão, ficará mais fácil precificar. Sabendo da demanda, conhecendo os diferenciais da sua oferta e também entendendo quem é seu público-alvo, você poderá oferecer o curso online por um preço justo, obtendo lucro e sendo aceito pelas pessoas.

Defina o formato do conteúdo

Agora é a hora de definir como você entregará o conteúdo das aulas do seu curso. Por se tratar de um produto online, as possibilidades são inúmeras e quanto mais interativo, melhor. Contudo, você precisa saber exatamente quem é seu público-alvo, pois cada perfil de aluno tem suas preferências. Existem perfis que preferem aulas em vídeos, outros somente texto, fóruns, slides etc.

O ideal é mesclar alguns destes formatos para que o curso fique leve e atrativo.A fixação do conteúdo também deve ser considerada nesta escolha.

71 Planejamento

COMPARTILHAR

Dica: conheça a Edools, a melhor plataforma EAD do Brasil, na qual você pode centralizar tudo num único dashboard e tem ainda um excelente suporte.

Dê uma atenção especial para os vídeos, pois esta é uma mídia que não para de crescer. Em 2014, o YouTube, maior player de distribuição de vídeos online, revelou que o Brasil é segundo país que mais movimenta a plataforma.

Defina os recursos necessários

Na última etapa do planejamento, é chegada a hora de verificar quais os equipamentos que serão necessários para a confecção do seu curso. Coloque no papel quais equipa-mentos você precisará utilizar (computadores, câmeras fotográficas e filmadoras, microfones etc.).

Considere a hipótese de ter estes equipamentos na sua empresa - monte um estúdio -, mas você também pode alugá-los em empresas especializadas. Há ainda a possibilidade de contratar uma empresa especializada em filmagens para web.

Outro ponto importante é a definição dos softwares e da plataforma onde seu curso estará disponível para ser disponibilizado ao mercado. Procure uma plataforma que te ajude a automatizar todo o processo, desde a contratação por parte do aluno até as avaliações, tendo total liberdade de customizar a aparência de acordo com o posicionamento visual da sua empresa.

81 Planejamento

COMPARTILHAR

Produção

Pronto, com tudo bem planejado, inclusive com o budget definido, chegou a hora de colocar a mão na massa e confeccionar o seu curso online. Aqui estão algumas dicas para a etapa de produção:

Sumarização dos assuntos e divisão dos módulos e aulas

Pense no curso como uma evolução no aprendizado do seu aluno. Com isso em mente, divida-o em módulos que contemplam um determinado número de aulas. Cada módulo é uma etapa a ser percorrida pelo aluno até concluir todos e finalizar o curso.

9

COMPARTILHAR

2

Sumarização dos assuntos e divisão dos módulos e aulas

Pense no curso como uma evolução no aprendizado do seu aluno. Com isso em mente, divida-o em módulos que contemplam um determinado número de aulas. Cada módulo é uma etapa a ser percorrida pelo aluno até concluir todos e finalizar o curso.

Você pode disponibilizar todos estes módulos para que o aluno vá aproveitando conforme sua vontade ou disponibilidade (on demand) ou então fazer com que ele siga uma determinada trilha - a cada módulo finalizado, o próximo da sequência é liberado.

Não esqueça de criar um sumário para que o aluno já tenha ideia de como será o curso em todas as suas etapas. Você pode resumir este sumário em suas comunicações, na hora de fazer o marketing digital em landing pages ou no site da escola ou instituição.

Roteirização, gravação e edição de vídeos

Para facilitar seu trabalho e visualizar o final do produto, crie um roteiro. Neste roteiro, coloque o tempo ideal para tratar de cada assunto, quem serão os ministradores (professores, tutores). O roteiro é uma espécie de esquema que deve ser seguido a risca durante a gravação dos vídeos e a produção dos textos, áudios etc.

102 Produção

COMPARTILHAR

Com o roteiro em mãos, é hora de fazer as gravações, produzir e refinar os textos, enfim, é hora de produzir o curso. O roteiro também é um norteador da edição dos vídeos.

Definir os responsáveis pelo processo produtivo (roles)

Defina entre a equipe qual etapa cada profissional deve produzir. Delegue as funções e defina prazos de entrega. Considere uma margem de tempo para eventuais ajustes finos que precisem ser feitos antes de juntar todas as peças do seu curso online.

Redação dos materiais complementares

Também é recomendado que você ofereça materiais complementares aos seus alunos, aqueles que o aluno poderá consultar para enriquecer seu conhecimento. Artigos de opinião, white papers, e-books… Tudo que você possa entregar como anexo para que o curso fique mais rico para o aluno.

Configuração dos conteúdos na plataforma de EAD

Feito tudo isso, é hora de subir o conteúdo pronto na sua plataforma EAD. Nela, insira requisitos para acesso ao conteúdo, bem como tornar todo o processo automatizado e intuitivo para os usuários.

Pense na experiência do aluno com o conteúdo, tornando o “manuseio” simples e prazeroso para o internauta.

112 Produção

COMPARTILHAR

Divulgação/PublicidadeO conteúdo é a chave da criação. De nada adianta produzir um excelente curso online se ninguém souber da existência dele, certo? Com o mar de conteúdo que não para de crescer na web, é preciso fazer alguns esforços de Marketing Digital para ser encontrado pelas pessoas certas nas horas certas e fazer do curso um sucesso. Para isso, siga as seguintes dicas:

Escolha dos melhores canais (pagos e gratuitos)

Se você sabe exatamente quem é o seu público-alvo, fica bem mais fácil determinar em quais canais seu curso será anunciado. A seguir, veja alguns destes possíveis canais e como utilizá-los, pagando ou de forma gratuita:

12

COMPARTILHAR

3

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes canais para reverberar as comunicações em torno do seu curso online. Você pode trabalhar com Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube, por exemplo.

Contudo, comece criando conteúdos para o blog da sua escola ou instituição. Você pode criar um blogpost apresentando o curso, suas vantagens e benefícios e depois fazer uma chamada nas redes sociais linkando para este post. Dentro do post, não esqueça de criar uma call to action que ajude a convencer os internautas a clicarem no link do curso para se inscrever.

Esta é a maneira gratuita e simples de utilizar as redes sociais. Você pode ir além e investir em Ads, o serviço de anúncios pagos dentro das redes sociais. Para isso, procure dentro de cada rede social o botão de Ads (Facebook Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads etc.).Ali, investindo um determinado valor, você poderá direcionar anúncios chamando para a landing page do seu curso. Cuidado com a segmentação do seu anúncio. Segmente por gênero, localização geográfica, idade, perfil profissional etc. Quanto mais segmentações ele tiver melhor, pois assim você saberá que seu anúncio só será entregue ao público-alvo do seu curso.

133 Divulgação/Publicidade

COMPARTILHAR

Google

Otimize as comunicações em torno do seu curso (blogposts, landing pages, vídeos etc.) para que ele seja encontrado e indexado pelo Google. Em outras palavras, utilize pala-vras-chave poderosas para que na hora em que seus potenciais alunos façam buscas sobre os assuntos relacionados ao curso, a sua empresa apareça entre os primeiros resul-tados.

No Google, você também pode investir em anúncios. Por meio de Adwords, você pode segmentar anúncios assertivos que se destaquem na primeira página dos resultados de busca e também em sites que aceitem anúncios do Google.

Mais uma vez é bom lembrar: tudo irá depender da forma que você irá segmentar seus anúncios.

Mapeamento de potenciais parceiros

Outra forma muito assertiva de conseguir visibilidade online do seu curso é por meio de parcerias. Você pode contactar blogueiros especializados, por exemplo. Existem muitos especialistas nos assuntos abordados em seu curso que podem fazer menções a ele em seus blogs e redes sociais. Tenha o cuidado, contudo, de não contactar pessoas que de alguma forma concorram com a sua empresa.

143 Divulgação/Publicidade

COMPARTILHAR

Analise o mercado e a concorrência

Ter a concorrência sempre no radar é uma sábia decisão. Afinal, você pode fazer um curso excelente, mas se ele seguir os mesmos moldes do que o concorrente já oferece, diminuem as chances de sucesso.

Faça igual ao concorrente, mas não deixe de imprimir a sua marca. Insira elementos que possam tornar seu curso único. Ofereça-o em mais opções de mídia, torne a linguagem e a didática mais acurados e diferenciados.

O mercado também deve ser contemplado neste planejamento. Para isso, faça pesquisa entre seus atuais alunos, entre os ex-alunos e também entre os potenciais alunos. Perguntando a eles quais suas necessidades ou interesses em conhecimento, você terá uma visão de quais produtos criar.

Esteja atento também às pesquisas oferecidas pelos institutos de pesquisas. Você pode usar, por exemplo, o Guia de Profissões da Catho, que é um dos mais completos do Brasil. Ao verificar a procura por uma determinada posição profissional, você consegue perceber quais assuntos podem interessar a um determinado grupo profissional e ter insights para criar cursos que realmente atendam as demandas de mercado.

Faça buscas no Google para mapear estas pessoas. Você também poderá encontrá-las em fóruns de discussões no Linkedin, por exemplo. Ofereça vantagens para que estas pessoas se interessem pelo seu curso e se sintam a vontade para recomendá-lo. Por exemplo, você pode oferecer o curso gratuitamente para um blogueiro influente e combinar com ele que, caso goste, publique uma resenha ou avaliação do curso.

Use a criatividade na hora de buscar e firmar parcerias. Pense sempre numa estratégia de troca que seja boa para ambos os lados.

153 Divulgação/Publicidade

COMPARTILHAR

Defina precificação com base no modelo de negócio

O próximo passo é a forma com que este produto será oferecido ao mercado. Você está vendendo um curso para que as empresas entreguem a seus colaboradores ou está vendendo diretamente aos consumidores finais? É importante ter isso em mente na hora de planejar um curso.

Com esta visão, ficará mais fácil precificar. Sabendo da demanda, conhecendo os diferenciais da sua oferta e também entendendo quem é seu público-alvo, você poderá oferecer o curso online por um preço justo, obtendo lucro e sendo aceito pelas pessoas.

Defina o formato do conteúdo

Agora é a hora de definir como você entregará o conteúdo das aulas do seu curso. Por se tratar de um produto online, as possibilidades são inúmeras e quanto mais interativo, melhor. Contudo, você precisa saber exatamente quem é seu público-alvo, pois cada perfil de aluno tem suas preferências. Existem perfis que preferem aulas em vídeos, outros somente texto, fóruns, slides etc.

O ideal é mesclar alguns destes formatos para que o curso fique leve e atrativo.A fixação do conteúdo também deve ser considerada nesta escolha.

Acompanhamento

Esta é uma etapa que se tornará frequente depois que seu curso já estiver disponível para a venda. Você precisará acompanhar a performance do produto para, assim, ir ajustando as engrenagens de sua estratégia de marketing digital. Veja algumas dicas importantes neste processo:

Monitore e promova a interação com os alunos

Em todas as frentes onde seu curso for publicado, seja no site, na landing page, nas redes sociais, é necessário fazer um acompanhamento do que as pessoas estão dizendo sobre e a respeito dele. Para isso, não basta emitir comunicados, é preciso também dialogar.

16

COMPARTILHAR

4

Dica: conheça a Edools, a melhor plataforma EAD do Brasil, na qual você pode centralizar tudo num único dashboard e tem ainda um excelente suporte.

Acompanhe os comentários das redes, cheque sempre a caixa do e-mail para onde vão os comentários e responda sempre com rapidez. É importante ter alguém em sua equipe disponível para fazer este acompanhamento. Além de sanar as dúvidas e identificar oportunidades de vendas, ao monitorar e promover a interação você estará alavancando seu curso na internet, tornando-o mais fácil de ser encontrado pelo público-alvo.

Determine e analise métricas

Também é importante criar métricas de vendas e, como seu curso é vendido na web, acompanhe também indicadores como acessos, engajamento, relacionamento e conversões.

Ao definir estes indicadores, você terá um parâmetro para mensurar se ações de marketing digital estão mesmo funcionando ou se é preciso reinventar a roda no meio do caminho.

Pela lógica, quanto mais o site do curso for acessado, maior engajamento ele terá e maiores serão as taxas de conversão.Por isso parta sempre de um objetivo de vendas, para então, poder identificar as demais métricas.

174 Acompanhamento

COMPARTILHAR

Lançamento de novos cursos

Um outro resultado bacana que se obtém ao fazer o acompanhamento da performance de um curso na internet é a possibilidade de identificar pelas interações as novas oportunidades de construção e lançamento de novos cursos.

As pessoas costumam deixar comentários sobre interesses em outros formatos de cursos, em outros assuntos. Destes comentários podem surgir insights para a criação de novos produtos.

Venda de novos cursos para alunos antigos

Outro ponto que não deve ser deixado de lado são as ações de ofertas de novos cursos para antigos alunos. Nunca deixe de manter um relacionamento com as pessoas que já fizeram cursos em sua escola ou instituição. Mostre-se sempre presente entregando conteúdo sempre fresco, que agregue valor na vida das pessoas, assim, elas estarão mais receptivas para receber e-mails marketing, por exemplo, com oferta de novos cursos.

184 Acompanhamento

COMPARTILHAR

Pronto, com tudo bem planejado, inclusive com o budget definido, chegou a hora de colocar a mão na massa e confeccionar o seu curso online. Aqui estão algumas dicas para a etapa de produção:

Sumarização dos assuntos e divisão dos módulos e aulas

Pense no curso como uma evolução no aprendizado do seu aluno. Com isso em mente, divida-o em módulos que contemplam um determinado número de aulas. Cada módulo é uma etapa a ser percorrida pelo aluno até concluir todos e finalizar o curso.

Este guia, acreditamos, pode ser revisitado sempre que você lançar um novo curso online. Agora que você já sabe o passo a passo para a criação de um novo produto de sucesso, não deixe de tornar esta construção sempre uma estratégia. Com o tempo, os processos propostos aqui se tornarão mais fluidos e você nem precisará mais do guia.

Com a prática, a criação de um novo curso online se tornará muito fácil e você até ousará fazer adaptações, incluir descobertas que vai fazendo durante o caminho.

Se você acredita que o marketing digital pode tornar seus cursos online mais conhecidos e melhor direcionados para o público-alvo do seu negócio, não deixe de conhecer a Plataforma Contentools para a gestão e automação do seu conteúdo, e a Plataforma Edools para automação da gestão dos seus cursos online.

Agradecemos a leitura e desejamos sucesso!

Conclusão

19

COMPARTILHAR

ORGANIZE SUA ESTRATÉGIA. Estruture seu planejamento de marketing de conteúdo. GERENCIE IDEIAS E PAUTAS. Centralize sugestões de pautas, revisões, comentários e resultados em um único local. CONTROLE A PRODUÇÃO. Organize e planeje os conteúdos por status de produção, tipo de conteúdo, prazos e responsáveis. CENTRALIZE SEU TIME. Defina permissões do time e os fluxos de trabalho de cada tipo de conteúdo. AGENDE AS PUBLICAÇÕES. Integrações com Wordpress e redes sociais que facilitam o trabalho e ajudam manter a frequência das publicações. ANALISE SEUS RESULTADOS. Mensure o impacto de seus conteúdos.

Conheça aqui, todas as funcionalidades da Plataforma Contentools.

ContentoolsA Contentools é mais completa plataforma de marketing de conteúdo. Foi criada para otimizar os processos e garantir melhores resultados! Controle seu marketing de conteúdo em um só local:

Edools

A Edools permite que qualquer pessoa ou empresa tenha o seu próprio ambiente profissional e white-label para vender seus cursos online.

Você pode criar personalizações básicas ou explorar toda a flexibilidade da plataforma utilizando nossa API e Sistema de Temas.

Clientes como Terra, Endeavor, Stefanini e Grupo Ser Educacional, além de centenas de outros, utilizam o Edools na gestão de seus cursos online.

Fale com um de nossos consultores para conhecer melhor nossa plataforma

Com o roteiro em mãos, é hora de fazer as gravações, produzir e refinar os textos, enfim, é hora de produzir o curso. O roteiro também é um norteador da edição dos vídeos.

Definir os responsáveis pelo processo produtivo (roles)

Defina entre a equipe qual etapa cada profissional deve produzir. Delegue as funções e defina prazos de entrega. Considere uma margem de tempo para eventuais ajustes finos que precisem ser feitos antes de juntar todas as peças do seu curso online.

Redação dos materiais complementares

Também é recomendado que você ofereça materiais complementares aos seus alunos, aqueles que o aluno poderá consultar para enriquecer seu conhecimento. Artigos de opinião, white papers, e-books… Tudo que você possa entregar como anexo para que o curso fique mais rico para o aluno.

Configuração dos conteúdos na plataforma de EAD

Feito tudo isso, é hora de subir o conteúdo pronto na sua plataforma EAD. Nela, insira requisitos para acesso ao conteúdo, bem como tornar todo o processo automatizado e intuitivo para os usuários.

Pense na experiência do aluno com o conteúdo, tornando o “manuseio” simples e prazeroso para o internauta.