guia erasmus 2012

20

Upload: banco-santander-totta

Post on 05-Dec-2014

2.477 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Guia erasmus 2012
Page 2: Guia erasmus 2012
Page 3: Guia erasmus 2012

Atreve-te a viajar

3

Editorial

Seria um jovem já adulto. Com 25 anos, que com-pleta este ano, o programa Erasmus podia contar--te hoje todas as viagens que fez, todos os amigos que encontrou, todas as culturas que conheceu. Podia dizer-te que esta seria, sem dúvida, uma das melhores experiências da tua vida, certeza confir-mada inequivocamente por todos aqueles que por ela passaram. Indicar-te-ia os segredos de cada país, partilharia contigo todas as emoções associa-das a um novo amor – quase sempre deixado para trás, mas vivo em cartas, ou mais recentemente, em e-mails e pelo facebook –, lembrar-te-ia que no final de cada viagem serias um estudante mais responsável, mais autónomo. Já para não falar de um aluno mais completo, cujo currículo faria inveja a qualquer outro da tua universidade. Mas isto é apenas uma pequena parte do que o jovem Eras-mus te diria.

ficHa TécNica: Título registado no I.C.S. sob o n.º 123881 | Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA| Empresa Jornalística n.º 223575 | Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais | NIPC 505434229 | Capital Social €156.480,00 | Principais accionistas Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva | Editora: Patrícia Tadeia | Paginação: Filipa Andrade | Marketing: Director de Marketing – Luís Rebola | Publicidade: Director Comercial – Ricardo Branco | Coordenadoras Agências – Ana Silveira, Joana Santana; Agências – Adriana Macedo, Margarida Rêgo, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Tavares; Directos – Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade | Distribuição: José Magalhães | Sede Redacção: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº 3, 1549-023 Lisboa | Tel: 21 416 92 10 | Tiragem: 5 000 | Distribuição: Gratuita

Patrícia Tadeia | Editora

Índice

04PROGRAMA ERASMUS O que é, quem pode candidatar-se, quais os países onde podes ir08TESTEMUNHOSHistórias na primeira pessoade quem fez EraSMuS10BOLSAS Como cobrir os custos de estudar fora

11SOLUÇÕES SANTANDER TOTTASuper Conta Estudantes universitários12MOBILIDADEO apoio da agência Nacional PrOaLV13FINANCIAMENTODescobre as vantagens do Crédito EraSMuS

14DESTINOS ERASMUSOs melhores países e os mais exóticos16GUIA DE SOBREVIVÊNCIAaspectos a ter em conta durante a tua experiência EraSMuS18LINKS ÚTEISOnde procurar mais informação

Entretanto, nós por cá, contamos-te o que é estar longe de quem gostas, mas perto de um novo mundo, de um país desconhecido que só tu podes descobrir. E que altura podia ser melhor do que esta em que os teus sonhos são os mais genuínos, em que cada momento é vivido intensamente?Com este guia, queremos que te atrevas a viver essa experiência. Dizemos-te como tudo funciona, como te podes inscrever, quais os países que tens à es-colha, quais os apoios financeiros para enfrentar as despesas de viver no estrangeiro, quais as vanta-gens e quais os cuidados associados a essa viagem. Mas acima de tudo, lançamos-te o desafio. E dizemos--te “atreve-te!”, soma esta experiência à tua vida. Lembra-te do jovem Erasmus e em tudo o que ele já viveu. E, já agora, até vai dar um certo jeito, porque quando conversares com ele, vais querer ter o que contar, certo?

Guia Erasmus 2012

Page 4: Guia erasmus 2012

4

PROGRAMA ERASMUS

estudantes sem fronteiras!Estudar num novo país é conhecer uma realidade diferente da nossa. Por isso, convém saberes tudo sobre o Programa Erasmus para estares preparado e já agora, perceberes porque é que este programa que existe há 25 anos é tão importante na construção de uma visão europeia mais tolerante e alargada.

O QUE É O PROGRAMA ERASMUS?

O Programa EraSMuS, em homenagem ao filósofo holandês Erasmo de roterdão, é um siste-ma que promove a mobilidade dos estudantes universitários. Os estudantes têm a oportunidade de passar temporadas de 3, 6 e 12 meses a estudar noutro país, alargando os seus horizontes sociais e culturais.Nascido em 1987, o EraSMuS propor-ciona aos estudantes europeus estudar num dos 27 Estados-membros da união Europeia e ainda nos países do Espaço Económico Europeu como a Noruega, a Islândia, o Liechtenstein ou candidatos à união Europeia.

Page 5: Guia erasmus 2012

Guia Erasmus 2012

5

estudantes sem fronteiras! SAbiAS que…

» EraSMuS é também a sigla de European region action Scheme for the Mobility of university Students (em português, Esquema de acção regional Europeia para a Mobililidade de Estudantes universitários)?» Nos últimos 20 anos, Portugal surge como um dos países mais apetecíveis para os estudantes estrangeiros que pretendem fazer EraSMuS?» até 2012, a meta europeia é atingir os três milhões de estudantes em mobilidade transnacional?

PARA QUEM E PARA QUE SERVE?

Em Portugal, é à agência Nacional PrOaLV – Programa aprendizagem ao Longo da Vida que cabe o papel de gerir o Programa EraSMuS. a missão passa por promover uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, ou seja, aprender em todas as fases da vida académica. Na licenciatura, no mestrado ou no estágio profis-sional, o espaço europeu de mobilidade académica existe para que possas desenvolver

competências num país estran- geiro e aplicá-las no teu futuro profissional. O co-

nhecimento académico, a diversidade linguística,

a coesão social, a cidadania activa, o diálogo intercultural e a realização pessoal são mais- -valias para qualquer estudante EraSMuS. E assim dás os pri-meiros passos para te tornares um cidadão do mundo.

Page 6: Guia erasmus 2012

6

» Os 27 países da União Europeia: alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, reino unido, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, república Checa, Chipre, Malta e roménia;» Turquia; » Os países da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) / EEE (Espaço Económico Europeu): Islândia, Liechtenstein e Noruega.

que pAÍSeS eStão envolvidoS

Estudantes do ensino superior, inscritos em Institutos Politécnicos e universidades habilitados com carta universitária EraSMuS.

quem pode uSufruir do erASmuS

PROGRAMA ERASMUS

Page 7: Guia erasmus 2012

7

eiS o que Se pode fAzer em erASmuS

» Mobilidade de Estudantes realização de um período de estudos (em licenciatura ou mestrado); realização de um período de estágio profissional.

» Mobilidade de Pessoal Missões de Ensino Dirigido a pessoal docente de uma instituição de ensino superior nacional que queira leccionar numa universidade

estrangeira.

» Mobilidade de Pessoal Formação Profissional Pessoal docente e não-docente de uma instituição de ensino superior (IES) nacional, para formação numa IES estrangeira; Pessoal docente e não- -docente de uma instituição de ensino superior (IES) nacional, para formação

numa empresa estrangeira.

» Cursos Intensivos de Línguas ERASMUS Estes cursos dão aos estudantes EraSMuS que visitam esses países, para a realização de períodos de estudos ou de estágios, a oportunidade de estudar a língua em questão por períodos compreendidos entre duas e seis semanas, com o objectivo de se prepararem para o seu período de mobilidade EraSMuS.

E O QUE GANHO COM ISSO?

Durante a temporada passada num país e instituição de ensino superior estrangeira, os estu-dantes têm a garantia de obter o reconhecimento académico como parte integrante do pro- grama de estudos da sua

universidade de origem, resultado do acordo prévio

entre as instituições parceiras e o estudante,

através de um plano de estudos acor-

dado: o Learning agreement.

No final do período de estudos, o estudante recebe da instituição anfitriã um documento que certi-fica a frequência e aproveitamen-to no plano de estudos acordado (Transcript of records). Importante também é saberes que os estudantes EraSMuS estão isentos do pagamento de propinas na instituição anfitriã, podendo, no entanto, ser-lhes cobradas pequenas verbas referentes a seguros, quotas de associações de estudantes, fotocópias, material de laboratório, etc.

Guia Erasmus 2012

Page 8: Guia erasmus 2012

Ninguém melhor do que os estudantes Erasmus para falar deste programa. a Bárbara e o Hugo contam-te, na primeira pessoa, tudo sobre este desafio.

quem fez é que sabe!

8

TESTEMUnhOS

O QUE tE MARCOU MAIS? Penso que foi o Erasmus no verda-deiro conceito da palavra... Os ami-gos que fiz de todo o mundo o que me integrou em diversas culturas distintas em termos de tradição e Design.

O QUE tROUxEStE dA AlEMANHA?uma visão completamente dife-rente do Design em geral, principal-mente o de Comunicação e a apre-ciação por uma cultura austera, mas muito acolhedora ao mesmo tempo e com tradições e modo de estar na vida totalmente diferente dos países do sul europeu.

COMO fOI A AdAPtAçãO? O QUE fOI MAIS dIfíCIl E MAIS fáCIl?Quando cheguei pensei que o mais complicado em termos de adap-tação seria a língua, porque falo fluentemente inglês e de alemão

BáRBARA PEREIRACURSO: Design de ComunicaçãoUNIVERSIdAdE: IaDE UNIVERSIdAdE ERASMUS: Westfälische Wilhelms universität Münster agregada à Münster university of applied Sciences, alemanha (2008/2009)

cheguei sem saber nada. Mas o que me custou mais ao início foi a solidão. Vivia numa residência em que estava sozinha num quarto e tive pouco contacto com outros residentes. Com o passar do tempo fui fazendo mais amigos e pas-sando menos tempo no quarto, mas mesmo assim acho que foi o mais difícil. O mais fácil foi sem dúvida acordar, olhar pela janela e ver tudo coberto de neve porque mesmo com frio é uma sensação incrível.

RECORdAS UM EPISódIO ENGRAçAdO? O episódio mais engraçado que me lembro sem envolver bebedei-ras “erásmicas” foi a maior queda que dei na minha vida! Münster tem um lago muito grande que no Outono está cheio de cisnes e pes-soas a passear de barco, mas no Inverno transforma-se numa pla-

taforma espessa de gelo excelente para a patinagem. armei-me em artista e caí de uma forma tal que andei meses com uma nódoa negra do tamanho de uma bola de futebol na coxa. Mas tirando a parte da dor, foi super engraçado todo o momento.

QUAl A IMPORtâNCIA dESSA Ex-PERIêNCIA NA tUA VIdA? Esta experiência teve dois pon-tos fortes de impacto na minha vida: a experiência magnífica resultante das aulas que tive na minha área e o conhecimento que absorvi sobre uma cultura totalmente diferente da que es-tou acostumada... Fez-me ver o Design de uma forma diferente; e viver sozinha... Por muito que me tenha custado a adaptação cresci em termos emocionais e apren-di a resolver as coisas por mim mesma, a lidar com as coisas do dia-a-dia.

O ANO EM

tRêS PAlAVRAS

INOVAdOR

dESAfIANtE

INESQUECíVEl

Page 9: Guia erasmus 2012

9

Hugo guimArãeS CURSO: Engenharia Informática e de Computadores

UNIVERSIdAdE: Instituto Superior Técnico – universidade Técnica de Lisboa

UNIVERSIdAdE ERASMUS: Technische universität Wien, Áustria (2010/2011)

O QUE tE MARCOU MAIS? Toda a experiência! Perceber que se consegue ser feliz noutro sí-tio que não o que conhecemos é uma das melhores sensações que já vivenciei. O problema é mesmo quando temos de voltar a casa. Consegui perceber que para onde quer que vá, consigo adaptar-me como um bom português.

O QUE tROUxEStE dA áUStRIA? um livro que encontrei perdido num autocarro. Neste momento um dos meus objectivos é apren-der alemão suficiente para con-seguir lê-lo e poder voltar a Viena a comunicar em alemão. Também trouxe as coisas normais, como amigos, experiências e fotogra-fias.

COMO fOI A AdAPtAçãO? Como estudante açoriano a viver longe de casa, não achei a adapta-

Guia Erasmus 2012

ção difícil. O mais complicado foi a língua, contudo desenrasquei--me sempre bem apenas com o inglês e com o pouco alemão que sabia. De resto, foi relativamente simples conhecer novas pessoas e fazer amigos a partir das orga-nizações que ajudam estudantes Erasmus a conhecerem-se.

RECORdAS UM EPISódIO ENGRAçAdO? Logo no primeiro fim-de-semana que estive em Viena, um francês que vivia no mesmo edifício que eu pediu-me a mim e aos meus colegas de apartamento para o deixarmos fazer a sua festa de aniversário na nossa casa porque era a maior. Deixámos por ser uma boa forma de conhecer pes-soal. a noite estava a correr bem até que um pouco depois das 22h a polícia aparece no apartamento por ter havido uma denúncia pelo som. Identifiquei-me por me

terem garantido que como era a primeira vez, não haveria proble-ma nenhum e que só à segunda identificação é que teria de pagar uma multa. Saí de casa com al-guns amigos, mas os restantes continuaram a festa na minha casa. O resultado foi que meses depois, quando estava a uma se-mana de voltar a Portugal, recebo uma carta da polícia a dizer que posso escolher pagar 40 euros ou passar 20 horas na prisão. acho engraçado porque do meu grupo de amigos achava que seria o úl-timo a poder ir preso, contudo já tive essa “oportunidade”.

QUAl A IMPORtâNCIA dESSA Ex-PERIêNCIA NA tUA VIdA? Ainda não consigo quantificar muito bem, contudo sinto-me uma pessoa muito mais comple-ta! Sinto-me mais social, ou seja, hoje em dia normalmente penso primeiro num bem comum e só posteriormente no meu. Também não quero ficar por Portugal e mal acabar o mestrado vou ten-tar arranjar trabalho num país germânico. Coisa que antes seria apenas uma ideia muito rebusca-da e que hoje em dia é totalmente possível.

O ANO EM tRêS PAlAVRAS

fANtáStICOfENOMENAlMAGNífICO

Page 10: Guia erasmus 2012

10

ir em erASmuS com os bolsos cheios

BOLSAS

Os estudantes Erasmus podem usufruir de alguns apoios financeiros para fazer face às despesas de estudar e viver num país estrangeiro.

BOlSA dE MOBIlIdAdE

a bolsa de mobilidade EraSMuS é um apoio concedido apenas aos alunos que se candidatam ao Programa EraSMuS e apenas cobre as despesas de deslocação e alojamento durante o período de estudos noutro país. O valor desta bolsa depende sempre do custo de vida do país de destino e do número de meses de permanência, pelo que além destes valores convém teres algumas poupanças extra para que não tenhas surpre-sas desagradáveis.Se pretendes fazer EraSMuS e precisas de obter informações sobre as bolsas de mobilidade informa-te junto da tua universi-dade.Para já, ficas a saber que este apoio só é atribuído a quem cumpra estes requisitos: possuir nacionalidade portuguesa ou residir em Portugal há pelo menos dez anos; ter o 1.º ano de estudos completo; mérito académico e avaliação do número de cadeiras em atraso.

BOlSA SUPlEMENtAR

Os alunos com dificuldades socioeconómicas comprovadas podem ainda beneficiar de uma bolsa suplementar, numa lógica de poderem usufruir das mesmas oportunidades, para além da bolsa de mobilidade EraSMuS. Os estudantes não elegíveis para obter este tipo de bolsa, mas que entretanto vejam a situação financeira do agregado familiar alterar-se, podem também apre-

sentar candidatura a uma bolsa suplementar. Para isso devem recorrer aos serviços de acção social da instituição de ensino superior a que pertencem. Nesta situação enquadram-se também os estudantes EraSMuS com esta-tuto de estudante-trabalhador que deixem de usufruir dos rendi- mentos do trabalho devido à mobilidade. Para te candidatares a este tipo de bolsa deves ser beneficiário da Acção Social Escolar no ano lectivo em causa e ser elegível para uma bolsa de mobilidade EraSMuS.

Page 11: Guia erasmus 2012

a expectativa sobre o que vamos encontrar, a universidade, as aulas, os professores, os novos amigos, onde vamos comer, o que vamos conhecer, são apenas alguns dos pensamentos comuns a quem vai experienciar um Programa de Mobilidade Internacional, muitas das vezes sem companhia na viagem de ida. O desconhecido é sempre algo que nos faz aprender e, conforme nos adaptamos a cada situação nova, vamo-nos preparando para as adversidades ao longo da vida.

SOlUçõES útEIS E RáPIdAS

E porque isso já é só por si um desafio considerável, é muito importante assegurarmos que tudo aquilo que depende de nós e que podemos assegurar nos dá o conforto necessário para tudo o resto. Já imaginaste estares numa cidade desconhecida sem trocos nos bolsos e sem cartão de crédito, ou outra forma de pagamento? Podias sempre utilizar a Internet e efectuar uma transferência, mas e os códigos de acesso?

Estas são aquelas adversidades que podes e deves evitar e, para isso, o Santander Totta disponibiliza-te um conjunto de soluções úteis para que acedas sempre à tua conta bancária em qualquer parte do mundo. Podes manter a tua Super Conta Estudantes universitários, que está isenta de qualquer comissão de manutenção. aproveita também o plafond de 1.000 euros para os teus primeiros dias no país estrangeiro, através do cartão Light universitário do Santander Totta, criado especialmente para este fim.

A tUA CONtA EM QUAlQUER lUGAR

Para acederes à tua conta ban cária, quando e onde quiseres, tens à tua disposição o ser viço Netbanco e apoio4u. Podes efectuar diversas operações: transferências, carrega-mentos de telemó vel, entre muitas outras. antes de partires em via gem, basta que te dirijas ao teu Balcão ou que ligues para o apoio4u – 707 21 23 23, 21 780 73 24, 91 358 23 23 , 93 220 25 25 ,96 593 24 25.

11

Soluções a pensar em ti

antes ou depois da tua experiência em EraSMuS, a adesão ao Netbanco permite-te o acesso a um conjunto alargado de vantagens através do Portal Bons Momentos. Descobre mais informação em www.santandertotta.pt ou então envia as tuas dúvidas por e-mail: [email protected].

Verás que a tua experiência EraSMuS vai ser inesquecível e, com certeza, irá contribuir positivamente para a tua vida de estudante e futuro profissional.

Como em qualquer situação das nossas vidas que quebre a rotina do dia-a-dia, esta nova experiência pode causar-te uma certa ansiedade. O Erasmus não é excepção. Descobre as soluções que o santander Totta tem para ti, para que tudo corra sem percalços.

Guia Erasmus 2012

Page 12: Guia erasmus 2012

12

mobilidade num país da sua prefe-rência, na grande Europa.

Ser estudante erASmuS

Porquê ir em ERASMUS?

a mobilidade EraSMuS propor-ciona um conhecimento e uma vivência que não se consegue obter “entre portas” e é, para muitos estudantes, a primeira grande viagem das suas vidas, o início da independência! adquirir novos conhecimentos e competências, tal como a possibilidade de fazer novas amizades, são algumas das vantagens de uma experiência noutro país europeu, além dos benefícios no plano educacional, linguístico e cultural. Isto (e muito mais) é o EraSMuS!

experiências que se repetem há mais de 20 anos

Mais de 50 mil universitários portugueses já fizeram ERASMUS

Com 25 anos de existên-cia, o Programa EraSMuS continua a ser o ex-libris dos programas Europeus de Mobi-lidade. Em Portugal, cerca de 80 instituições de ensino superior participam no programa, enviando todos os anos mais de cinco mil estudantes para um período de estudos ou de estágio no estrangeiro. Cerca de 50 mil es-tudantes portugueses viveram já uma experiência de mobilidade EraSMuS, e, por toda a Europa, mais de 2 milhões tiveram a opor-tunidade de realizar um período de

Fazer estágio ERASMUS,um novo desafio

Desde há três anos, o programa EraSMuS abraça uma nova for-ma de mobilidade estudantil no ensino superior: a mobilidade de estudantes para estágios (SMP – Student Mobility for Placements).

MOBILIDADE

Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vidaavenida Infante Santo, 2 Piso 4 – 1350-178 LISBOa | PortugalTel.: +351 213 944 760 | Fax: +351 213 944 737e-mail: [email protected]: www.proalv.pt | http://proalv.pt/erasmusInPt/

contActoS

Esta é uma oportunidade única para os estudantes reali- zarem um período de estágio profissional numa empresa ou organização de outro país europeu (anteriormente apenas possível ao abrigo do programa Leonardo da Vinci). Entre 2007 e 2009 o número de estudantes SMP triplicou (de 276 para 668), prevendo-se o seu aumento nos próximos anos académicos. as competências adquiridas em estágio permitem, à vasta maioria dos participantes, perspectivarem um impacto positivo e facilitador na sua integração profissional, bem como na (re)formulação das suas expectativas profissionais.São muitas as portas que se abrem para um futuro trabalho, nomeada-mente no estrangeiro.

Isabel duarte | Directora da aN PrOaLV

Isabel Joaquim | Coordenadora do Programa EraSMuS

Isabel Duarte, directora da aN PrOaLV

Page 13: Guia erasmus 2012

13

Há muitas razões para não se ter uma experiência EraSMuS, mas não se pode deixar de ter esta expe- riência por razões financeiras. Foi este princípio que esteve na base da criação do Crédito EraSMuS com Garantia Mútua, um crédito de aprovação automática até 5.000 euros por ano que só tem que ser reembolsado um ano após a conclusão do curso.a internacionalização é, hoje em dia, um dos aspectos fundamentais na formação. a globalização das economias obriga a que qualquer profissional esteja preparado para enfrentar desafios e dar resposta a problemas globais, que envolvem outras culturas, outros mercados, outras línguas. Para isso, a experiência EraSMuS (ou outro programa de mobilidade internacional) é fundamental como complemento à formação universitária.

crédito erASmuS: ninguém fica de fora

Numa experiência EraSMuS, tudo nos faz crescer, tudo nos ensina coisas novas. Desde os problemas de sobrevivência do dia-a-dia, o termos que viver fora do nosso conforto familiar habitual, o termos que gerir a nossa liberdade por nossa conta e risco, o facto de lidarmos com outras culturas, outras línguas, outras realidades onde pomos em causa os padrões aos quais estamos habituados no dia-a-dia da nossa sociedade local – tudo contribui para formarmos uma mentalidade mais aberta, com maior personalidade, com mais autonomia e mais criatividade.

FInAnCIAMEnTO

Sebastião BeltrãoDirector Santander universidades

Porque as bolsas de mobilidade não chegam para todos, e porque a educação é um investimento com retorno, associámo-nos a esta linha de crédito apoiada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior através da Sociedade de Garantia Mútua, em condições excepcionais, o que me leva a crer que ninguém fica de fora.

“Numa experiência EraSMuS, tudo nos faz crescer, tudo nos ensina coisas novas.”

Guia Erasmus 2012

Page 14: Guia erasmus 2012

ESPANHAo país de ‘nuestros hermanos’

É o país mais escolhido para fazer EraSMuS. as universidades espanholas estão no Top 500 das melhores universidades para estudar fora. Madrid, Granada (galardoada com a Estrela de Ouro em 2007), Valência, Salamanca, Barcelona e Sevilha são as cidades com mais procura. O melhor: a cultura do país, a comida e a proximidade da língua.O pior: Se preferes ter uma experiência completamente dife-rente, Espanha não é para ti.

O difícil no Erasmus é mesmo escolher o destino, por isso, o mu mostra-te os melhores países e também os mais improváveis para viver a experiência.

14

DESTInOS ERASMUS

OS MELhORES

próxima paragem: o mundo

ItálIA ideal para os românticos

a Itália é o segundo destino mais escolhido pelos estudantes portugueses e o quinto pelos estudantes europeus. Quem nunca sonhou andar de vespa pelas ruas de roma, passear de gôndola pelos canais de Veneza ou assistir à Semana da Moda em Milão? O melhor: a cultura, a hospitali-dade dos italianos e a comida.O pior: O idioma não é muito fácil de aprender à primeira.

POlóNIAo país da paz

Este pode ser um país interessante onde estudar. Fica longe, a cultura e a língua são completa-mente diferentes da nossa e o nível de vida não é muito elevado. Na universidade de Varsóvia podes até conhecer o ‘Eterno Estudante’, estátua homenagem ao aluno com mais matrículas de sempre.O melhor: a História e a cultura, a humildade dos polacos, a cerveja.O pior: A língua é dificil de compreender.

REINO UNIdO e a diversidade cultural

O reino unido tem algumas das melhores universidades do mundo. Londres, Glasgow, Oxford e Cambridge, são mundialmente famosas pela sua tradição académica. além disso, o reino unido é um dos países com maior diversidade cultural.O melhor: a língua, a diversidade cultural e a tradição académica.O pior: a comida, o clima e o custo de vida elevado.

Page 15: Guia erasmus 2012

15

OS MAIS EXÓTICOS próxima paragem: o mundoISlâNdIA

estudar numa ilha

É um dos países menos explora-dos pelos estudantes EraSMuS e recebeu apenas 353 alunos de toda a Europa – e nenhum deles era português – no ano lectivo de 2008/2009. Talvez isso aconteça pelo facto de a Islândia ser um país distante e insular, mas isso pode ser um desafio aliciante. O melhor: a paisagem natural e o facto de praticamente todos os islandeses falarem bem inglês.O pior: apesar de muito liberal, a comunidade islandesa tende a ser fechada, uma característica dos países nórdicos.

BUlGáRIAconhecer os Balcãs

Se és fã dos filmes de Kusturica, talvez te agrade conhecer melhor a realidade dos Balcãs. a Bulgária tem 41 instituições de ensino superior, mas em 2008/2009 apenas 11 estudantes portugueses e 382 europeus optaram por ir estudar para este país.O melhor: a música e a cultura, a alegria dos búlgaros.O pior: a língua, a economia e o nível de desenvolvimento.

A EStóNIA país dos lagos

Localizada no Norte da Europa, no mar Báltico, a Estónia é conhecida pelos seus inúmeros lagos e pelas grandes florestas. A Universidade Académica de Tallin fica na capital e é uma das várias universidades do país. Pode resultar numa experiência EraSMuS diferente.O melhor: a paisagem natural, a cultura e o nível económico.O pior: a língua e o clima rigoroso.

Guia Erasmus 2012

Page 16: Guia erasmus 2012

a experiência Erasmus tem tudo para dar certo, mas um bom planeamento ajuda a evitar as surpresas desagradáveis e a garantir momentos inesquecíveis.

16

tudo o que precisas de saber antes de fazeres a mala

1.º PASSO CUltURA

a primeira coisa a fazer depois de saberes que vais estudar para o estrangeiro é procurar mais infor-mação sobre a tua universidade, o teu novo país e a cidade que vai ser a tua casa durante os próximos meses. Há aspectos culturais e do dia-a-dia que convém investigar.

GUIA DE SOBREvIvênCIA

2.º PASSOAlOJAMENtO

Na maior parte dos casos, o De-partamento de EraSMuS de cada universidade portuguesa comunica com a universidade estrangeira e trata do alojamento. Mas por vezes podem existir problemas. Para te prevenires contra isso, consulta o site da universidade para onde vais estudar e procura o Guia de aco-lhimento online, que inclui infor-mação sobre alojamento e residên-cias universitárias.

3.º PASSOSAúdE

Todos os cidadãos europeus que viajem no Espaço Económico Eu-ropeu (Eu, Suíça, e países da EFTa) têm direito a um Cartão Europeu de Saúde que facilita o acesso a cuidados médicos urgentes e gratuitos nos serviços de saúde públicos desses países. Contacta a Segurança Social e não te esqueças que este cartão não substitui qualquer seguro de viagem.

Page 17: Guia erasmus 2012

4.º PASSOIdIOMA

Falar um novo idioma pode não ser fácil nos primeiros tempos. Normalmente, a universidade que te recebe oferece um curso livre para que te possas integrar mais facilmente. Informa-te da data dos mesmos e garante que chegas lá a tempo.

17

tudo o que precisas de saber antes de fazeres a mala

Se tiveres dificuldades em planear a tua viagem, também podes pedir ajuda à EraSMuS Student Network (ESN). representada em 33 países da Europa, a ESN é uma associação internacional sem fins lucrativos que faz o acolhimento de estudantes EraSMuS no país de destino. antes de os estudantes chegarem, há um tutor que entra em contacto com eles e prepara a sua chegada: vai buscá-los ao aeroporto, ajuda-os a procurar casa, fornece-lhes todos os números de emergência. a ESN organiza também uma semana com algumas actividades recreativas e de lazer para a integração dos estudantes (festas, viagens locais e visitas culturais). Sabe mais em https://esn.org/.

erASmuS Student netWorK

5.º PASSO VIAGEM

Planeia a tua viagem com o máximo de antecedência possível. Convém ires uns dias antes de as aulas começarem para fazeres o reconhecimento do local da universidade e da cidade.

6.º PASSO tElECOMUNICAçõES

antes de ires para fora, é impor-tante saberes como podes usar o telemóvel no estrangeiro, quanto vais gastar por chamada, se é preciso activar serviço de roaming ou se há soluções mais baratas. Informa-te junto da tua operadora móvel.

7.º PASSOBANCO

Para não pagares taxas de utilização enquanto estiveres fora, opta por fazer movimentos através de um serviço bancário como o NetBanco, por exemplo.

!

Guia Erasmus 2012

Page 18: Guia erasmus 2012

18

LInkS úTEIS

onde procurar mais informação

APRENdER líNGUAS NO EStRANGEIRO

BBC - www.bbc.co.uk/languages/index.shtml a BBC oferece excelentes cursos gratuitos online para principiantes. Material áudio e vídeo disponível! Centro Europeu de línguas - www.ecml.at/interactive/database.aspO Centro Europeu de Línguas Modernas tem ligações a fóruns virtuais dedicados à aprendizagem de línguas e a bases de dados interactivas.

INfORMAçõES GERAIS

Worldstudent.com - www.worldstudent.com/uk/studyabroad/index.shtml Tudo o que um estudante precisa de saber para estudar noutro país. Selecciona o país que te interessa e acede a informação geral sobre estabelecimentos de ensino, financiamento, alojamento e saúde. UNESCO - http://portal.unesco.orgSítio dedicado exclusivamente aos estudos no estrangeiro: sistemas educativos, reconhecimento, bolsas de estudo e outras informações úteis.

SItES INStItUCIONAIS Portal da Juventude Europeu - http://europa.eu/youthreúne informações úteis para quem estuda no estrangeiro. European Youth Information and Counselling Agency – http://www.infomobil.org/ Fornece informações úteis sobre o país para onde queres ir: alojamento, onde ir e o que ver, serviços de informação para a juventude, etc. Portal do Cidadão - www.portaldocidadao.ptTem informações úteis para cidadãos portugueses no estrangeiro em situações de emergência.

REdES dE EStUdANtES NA EUROPA

ERASMUS Student Network - www.esn.org Representada em 33 países da Europa, a ESN é uma associação internacional sem fins lucrativos que faz o acolhimento de estudantes EraSMuS no país de destino. a ESN organiza também uma semana com algumas actividades recreativas e de lazer para a integração dos EraSMuS. European Students Union - www.esib.orgOrganização que representa os estudantes europeus de 37 países cujo objectivo é promover os interesses sociais, económicos, educacionais e culturais dos estudantes europeus.

Page 19: Guia erasmus 2012
Page 20: Guia erasmus 2012