ir de erasmus é

30

Upload: trinhdat

Post on 10-Jan-2017

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ir de Erasmus é
Page 2: Ir de Erasmus é

SUMÁRIO

Publicação editada na íntegra ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Reportagem também disponível na Politécnico TV

FILOXENIA 3

INFORPOLIS 6

EM FOCO 14

ESPÍRITO ACADÉMICO 16

AUXILIAR DE MEMÓRIA 21

Page 3: Ir de Erasmus é
Page 4: Ir de Erasmus é

A minha experiência Erasmus começou no dia 18 de fevereiro em Leuven (Bélgica), durante a qual realizei o meu estágio profissional e participei em atividades desenvolvidas pela universidade e empresa que me acolheram, a University College Leuven-Limburg e a Cegeka NV, respetivamente.

Leuven é uma das maiores cidades universitárias da Bélgica, urbe onde se vive um clima frenético com bastante gente jovem a circular nas ruas (maioritariamente estudantes) e que possui uma arquitetura pitoresca por toda a cidade, com muitos espaços verdes e enormes praças que durante todas as noites se enchem de estudantes. O povo desta cidade costuma estar habituado a acolher pessoas de outros países e quase toda a gente fala um pouco de inglês, por isso é bastante fácil alguém de fora, como eu, conseguir adaptar-se.

A minha adaptação a esta nova cultura foi bastante rápida e fácil, visto que não é muito diferente da nossa, a maior diferença com a qual me deparei foi na alimentação, onde predominam os fritos e se janta às 6 da tarde…

Durante o meu período de mobilidade, juntamente com outros estudantes internacionais, tive a oportunidade de visitar outros países da Europa central e durante estas viagens vivi experiências inesquecíveis.

A nível profissional também foi muito enriquecedor, considerando que tive a oportunidade de estagiar numa das maiores empresas tecnológicas da Bélgica que utiliza técnicas de trabalho muito sofisticadas. Posso afirmar que aqui cresci bastante enquanto profissional.

ERAsmUs promove o enriquecimento académico e cultural e todos os estudantes que tenham oportunidade devem aproveitar, não só pelo convívio intercultural, mas também pelo facto de porém à prova os sentidos de responsabilidade, sobrevivência e independência. A minha experiência Erasmus terminou no dia 25 de junho e durantes estes 4 meses e meio vivi experiências muito boas, que nunca tinha esperado viver, conheci pessoas que me vão deixar saudades e senti que estar fora da minha zona de conforto foi bom para crescer.

Testemunhos de uma experiência inesquecível:Estudantes “Outgoing” do Instituto Politécnico de Viseu

A MINHA EXPERIÊNCIA ERASMUS EM LEUVEN

miguel OliveiraAluno CTesP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos mó[email protected]

SUM

ÁR

IO

4

Page 5: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

5

Page 6: Ir de Erasmus é
Page 7: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

7

Está a decorrer até ao próximo dia 5 de março o período de candidaturas para a realização de provas de acesso ao ensino superior para “maiores de 23 Anos” aos 32 cursos de licenciatura que o Instituto Politécnico de Viseu disponibiliza.

Podem inscrever-se para a realização das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 Anos os candidatos que tenham completado 23 anos até 31 de dezembro de 2017 e que não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior.

Esta forma de ingresso permite a muitos cidadãos e profissionais que almejam melhorar os seus conhecimentos e habilitações prosseguir ou retomar os seus estudos, numa perspetiva de formação contínua.

A candidatura à realização das provas é feita pelos interessados nos prazos definidos nos editais próprios, on-line ou através de impresso próprio entregue nos serviços Académicos das escolas superiores do IPV.

Informação mais detalhada sobre todo o processo de candidaturas e inscrições pode ser consultada nos editais das escolas superiores do IPV, na página web: www.ipv.pt.

MAIORES DE 23 ANOS COM CANDIDATURAS ABERTAS NO POLITÉCNICO DE VISEU

Joaquim AmaralComunicação e Relações Públicas • [email protected]

MAIORES DE 23 ANOS COM CANDIDATURAS ABERTAS NO POLITÉCNICO DE VISEU

Joaquim AmaralComunicação e Relações Públicas • [email protected]

Page 8: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

8

sensibilizar os estudantes para a importância do multilinguismo foi o objetivo principal de uma sessão realizada no auditório da Escola superior de saúde de Viseu no dia 29 de janeiro. Visão das Línguas Estrangeiras e Empregabilidade na Área da Saúde, uma iniciativa que reuniu alunos e professores em torno da comunicação em língua não materna, trouxe o saber, a vivência e a experiência adquirida de atores relevantes que se destacaram profissionalmente graças à sua capacidade de interação em diferentes contextos linguísticos.

Duas ideias a reter: o domínio de línguas é um fator positivo na empregabilidade e as competências em línguas estrangeiras são fatores diferenciadores num mundo cada vez mais globalizado.

O evento surge no âmbito de um projeto de investigação do IPV “Línguas Estrangeiras e Empregabilidade”, coordenado pela professora Véronique Delplancq, da Escola superior de Educação de Viseu, no qual a Escola superior de saúde de Viseu é parceira. O projeto tem como objetivos contribuir para a melhoria da empregabilidade dos diplomados, reforçando a competitividade da oferta formativa com base nas necessidades dos empregadores da região em termos de competências em LE.

LÍNGUAS E EMPREGABILIDADE NA ÁREA DA SAÚDE

Jorge AlvesPolitécnico TV • [email protected]

O 6º simpósio sobre a Diretiva do Uso sustentado dos Pesticidas foi seguido no Instituto Politécnico de Viseu por webstream. A transmissão foi possível graças ao envolvimento do Grupo de Trabalho sobre Pesticidas da Quercus, associação membro da Pesticides Action Network Europe que copromove anualmente um simpósio focado na implementação da Diretiva do Uso sustentado dos Pesticidas e nos avanços da Produção Integrada na União Europeia.

Docentes e investigadores da Escola superior Agrária de Viseu acompanharam em direto o evento realizado no Parlamento Europeu.

6º SIMPÓSIO SOBRE A DIRETIVA DO USO SUSTENTADO DOS PESTICIDAS

Page 9: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

9

O Politécnico de Viseu marcou presença nos dias 29 e 30 de janeiro na oitava edição do mATGOUVEIA, evento organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, este ano subordinado à temática da divulgação da matemática e da tecnologia.

O IPV realizou duas palestras e apresentou o “DeeBike”, um projeto de sensibilização para os consumos energéticos”. Eelaborado na nossa instituição, nomeadamente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica, o projeto possui uma forte componente pedagógica e cívica centrada na poupança energética, aliada a uma atividade física conhecida e divertida (neste caso, o ciclismo).

O simples ato de ligar um computador a uma tomada é de tal forma banal, que a maioria das pessoas não faz ideia do que é necessário para ter energia disponível. Não tendo a mente aberta para este facto, é muito vulgar as famílias portuguesas deixarem estes aparelhos (entre centenas de outros) ligados à tomada de energia, mesmo não estando a ser utilizados. Assim, a comunidade é convidada a percorrer um percurso (simulado) de bicicleta, com etapas de diferentes dificuldades (subidas, descidas e em terreno plano). Em cada etapa do percurso são acionadas cargas (neste caso lâmpadas), de maior ou menor potência, que, ligadas a um gerador elétrico, provocam um maior ou menor esforço no pedalar do utilizador, simulando o percurso. Este sistema permite aos ciclistas perceberem o esforço necessário para produzirem energia para alimentar determinados aparelhos.

IPV MARCA PRESENÇA NO 8º MATGOUVEIA 2018

Joaquim AmaralComunicação e Relações Públicas • [email protected]

Paulo CorreiaDepartamento de Engenharia Eletrotécnica • ESTGV|[email protected]

Page 10: Ir de Erasmus é

Na sequência da rentrée deste novo ano académico, já verificada no pretérito mês de novembro, o Politécnico de Viseu voltou a participar em mais oito eventos organizados pela associação Inspiring Future durante o mês de janeiro de 2018.

Assim, esteve na Escola secundária de s. Pedro, em Vila Real, no dia 8; na Escola secundária Emídio Navarro, em Viseu, no período da manhã do dia 16; na Escola secundária de s. Comba Dão, no período da tarde do dia 16; na Escola secundária José macedo Fragateiro, em Ovar, no dia 18; na Escola secundária Dr João de Araújo Correia, no Peso da Régia, no dia 19; na Escola secundária soares Basto, em Oliveira de Azeméis, no dia 22; na Escola secundária da Anadia, no dia 25; e no Colégio Liceal de santa maria de Lamas, no dia 30.

Por via do modelo organizacional da Inspiring, nas escolas secundárias onde não houve apresentações institucionais, o IPV esteve presente apenas com o seu stand institucional. No que respeita às escolas onde foi propiciada a divulgação da oferta formativa, foram também efetuadas palestras, sempre precedidas pela habitual projeção do filme de apresentação da instituição. Estas versaram a temática das Ciências & Engenharias, das Ciências sociais e Humanas, das Artes e dos CTEsT, nova oferta formativa ministrada pelos politécnicos.

Como já vem sendo hábito, as representações do IPV foram visitadas por inúmeros alunos de vários graus de ensino, mas sobretudo do 10º, 11º e 12º ano e, ainda, dos cursos profissionais. Mas também alguns docentes, diretores de turma e psicólogos das escolas visitadas fizeram questão de abordar a nossa equipa, também eles em busca de informações alusivas à oferta formativa disponibilizada pelas escolas superiores integradas. A que respeita ao ingresso, aos conteúdos académicos dos cursos ministrados e às saídas profissionais de que dispõem os futuros licenciados.

Nos eventos de orientação vocacional foram distribuídos folhetos com a oferta formativa e a caracterização da instituição, a que se juntaram os sempre muito requisitados cubos puzzle, já considerados como a imagem de marca do Politécnico de Viseu. E também pelos corredores destas escolas se fez ouvir o já denominado e sobejamente conhecido som do IPV.

IPV CONTINUA A INSPIRAR O FUTURO!

maria da Conceição PereiraRelações Externas • [email protected]

SUM

ÁR

IO

10

Page 11: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

11

Page 12: Ir de Erasmus é

O Ensino superior foi escrutinado durante um evento realizado no Politécnico de Viseu, no dia 17 de janeiro, a propósito do lançamento da obra Educação Superior em Portugal: uma nova perspetiva. Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o livro assenta num estudo sobre o futuro do Ensino superior no nosso País coordenado pelo professor Júlio Pedrosa, tendo como coautores os investigadores Pedro Nuno Teixeira, maria João moreira e Artur miguel santoalha.

O início da sessão – Educação superior em Portugal: síntese, conclusões e propostas de orientação para a rede de Ensino superior – foi marcado pelas intervenções do presidente do IPV, professor João monney Paiva, e do professor manuel Carmelo Rosa, diretor do serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na apresentação do estudo, o professor Júlio Pedrosa afirmou que não se pode pensar no Ensino Superior sem ter em conta os aspetos demográficos, os indicadores de envelhecimento e a qualificação da população

LANÇAMENTO DA OBRA EM VISEU“EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PORTUGAL: UMA NOVA PERSPETIVA”

SUM

ÁR

IO

12

Jorge AlvesPolitécnico TV • [email protected]

portuguesa. A intervenção foi seguida com muita atenção por uma qualificada plateia, incluindo personalidades que já assumiram responsabilidades governativas na área da Educação, professores e investigadores. O diálogo que estabeleceram com os autores do estudo revelou-se sério e profundo, abordando questões fundamentais que ressaltam de uma análise cuidada sobre o funcionamento da rede de Ensino superior em Portugal.

Também as conclusões e as recomendações propostas na obra foram debatidas. Para os investigadores nela envolvidos não há instituições a mais, atendendo ao enorme défice de qualificações da população; apenas na faixa etária dos 25 aos 34 anos, existem 600 mil jovens em Portugal que não têm mais do que o 9º ano de escolaridade.

Igualmente relevada a importância do Ensino superior no desenvolvimento e na economia regional. Sobre este tópico, lembrou no final o presidente do IPV a necessidade do interior do País se organizar para resolver os problemas de assimetrias que afetam o progresso local.

Page 13: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

13

Page 14: Ir de Erasmus é
Page 15: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

15

A questão que se coloca é muitas vezes a inversa: tudo o que não se deve fazer para se ser bem-sucedido quando o pretendido é transmitir conhecimento. É este o mote do plano de médio prazo que a Pró-Presidência do IPV para a Comunicação de Ciência desenhou.

Desde 2017 que o “Tudo o que - oficina de comunicação de ciência”, funciona. As primeiras duas edições foram dirigidas a alunos do IPV, e mais recentemente, uma outra, para docentes e investigadores.

A primeira edição, realizada em novembro de 2017, foi direcionada a alunos do Instituto Politécnico de Viseu e visava explorar as ferramentas necessárias a uma boa comunicação, em particular nas vertentes científica e interpessoal. A segunda edição decorreu nos dias 24 e 31 de janeiro e foi dirigida a docentes e investigadores do IPV. A sessão teve como objetivo explorar os aspetos relacionados com a comunicação direta e a divulgação de ciência junto do público em geral. As inscrições esgotaram muito rapidamente, num espaço temporal de duas horas. Tendo em consideração o elevado número de inscrições que não puderam ser atendidas, ficou agendada para breve uma nova edição desta sessão.

“TUDO” O QUE SE DEVE FAZER,PARA BEM COMUNICAR CIÊNCIA

Alexandre AibéoPró-Presidente do IPV para a Comunicação de Ciência e Promoção da Cultura Cientí[email protected]

Joaquim AmaralComunicação e Relações Públicas • [email protected]

A oficina aborda temas como a voz e o discurso, a postura e linguagem corporal, como lidar com o espaço físico, o que é o “ride” técnico, o tipo de audiência e como lhe chegar, os vários tipos de desenho de apresentação, entre outros temas. Este curso de formato prático pretende ir ao encontro das principais lacunas dos participantes nas diversas solicitações que encontrarão na vida académica e profissional, ajudando-os a corrigi-las através de jogos, dinâmicas de grupo, exemplos, “trabalhos de casa” e simulação de situações reais.

Previsto está também o crescimento do curso em duração, especialização e diversidade do público-alvo. Um segundo nível está já previsto para os que frequentaram o primeiro - um curso mais focado, em que especialistas de várias áreas contíguas, como o teatro ou o jornalismo, ajudarão os participantes a ir ainda mais longe. Também está no horizonte desta Pró-Presidência alargar o curso a outros públicos, nomeadamente alunos de escolas secundárias e colaboradores de empresas com ligações ao Instituto Politécnico de Viseu.

Page 16: Ir de Erasmus é
Page 17: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

17

Para comemorar o Dia do Estudante, a Tunadão esteve no dia 24 de janeiro a tocar para os alunos da EB 2,3 e da Escola secundária de Gouveia. Foi uma manhã soalheira e bastante divertida. Obrigado pelo convite e pela forma como fomos recebidos.

TUNADÃODo Coração do Dão uma Tuna com Paixão!

Joaquim AmaralComunicação e Relações Públicas • [email protected]

TUNADÃO 1998 • AEESSV • AEESEV • AEESTGL

Page 18: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

18

Novo ano, nova imagem. Confere a nova imagem da Tunadão para 2018.Aproveitamos para deixar o convite ao leitor para passar pela nossa página do Facebook – Tunadão 1998 – Tuna

do IPV ( https://www.facebook.com/tunadao1998 ) de forma a deixar o seu like e seguir todas as novidades que temos no futuro.

Page 19: Ir de Erasmus é

O auditório da EssV acolheu no pretérito dia 15 de janeiro a cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola superior de saúde de Viseu (AEEssV) 2018-2019.

Polistécnica felicita os alunos empossados, desejando-lhes um mandato de muito sucesso.

EMPOSSADOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AEESSV

EMPOSSADOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AEESEV

O auditório Professor manuel Albuquerque acolheu no dia 24 de janeiro a cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola superior de Educação de Viseu (AAEsEV).

Polistécnica felicita os alunos empossados, desejando-lhes um mandato de muito sucesso.

Eis os novos membros que tomaram posse:

Direção:Presidente - Bruno Faria Vice-Presidente - mariana Filipa Dias Tesoureira - Andrea Gonçalves 1º secretário - Pedro Catalarrana 2º secretário - Pedro Garcia

Assembleia geral: Presidente - Tati moreira 1º secretário - Gonçalo Quinteiro 2ª secretária - Diana Faustino

SUM

ÁR

IO

19

Page 20: Ir de Erasmus é

Conselho Fiscal:Presidente - Zé Amorim secretário - Raphael Pontes Relator - Gonçalo Coelho

Departamento Comunicação e Relações Públicas: Presidente - Jorge Tavares Vice-Presidente - miguel Alexandre 1º Vogal - Águeda Granja 2º Vogal - Beatriz Almeida

Departamento Educação e Cultura:Presidente - Adriana santos Vice-Presidente - Catarina Sofia Pereira 1º Vogal - Daniela Lourenço 2º Vogal - Andreia Cunha

A Associação de Estudantes da Escola superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (AEEsTGL) assinalou no pretérito dia 1 de janeiro o seu 16º aniversário. Os festejos este ano decorreram no dia 17 do mesmo mês. Depois dos “parabéns”, tempo para o “mítico” bolo de aniversário e o “grandioso” brinde.

Fundada em 1 janeiro de 2002, pela AEEsTGL passaram ao longo destes anos muitos dirigentes que tudo fizeram em prol dos estudantes de Lamego.

Parabéns AEEsTGL. Vida longa!

AEESTGL CELEBROU 16º ANIVERSÁRIO

SUM

ÁR

IO

20

Page 21: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Journal of Education, Technologies, and Health

millenium

Período temporal de publicação | Time period of publication

Serie yearSérie 1 - 1996/2016 ano 1-21• •|

Série 2 - 2016/2018 ano 0-• •| 2Serie year

Acesso livre e gratuito • Free access

Madalena Cunha

Diretor • Director

S rie • Anoé | |Serie 2 Year 2

ISSNe (versão electrónica• )1647-662Xelectronic version

Pre�xo DOI CrosRef: https://doi.org/10.29352/mill0205

novembro• dezembro•|november december

janeiro•january fevereiro•| february 2018

Page 22: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 23: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 24: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 25: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 26: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 27: Ir de Erasmus é

Curso de Gestão de Projectos com Recurso a Software Específico (MS-PROJECT)

Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu Campus Politécnico, Repeses, 3504-510 Viseu Mais informações e inscrições em www.adiv.pt, ou através do e-mail: [email protected] ; Telef: 232 480 662

- Início: 13 de abril de 2018 - Duração: 21 horas - Propina: 118€ para alunos e ex-alunos ADIV/IPV e desempregados ou 130€ restantes situações - Horário: sexta – feira: das 19h30 às 22h e sábado das 09h às 13h e das 14h às 18h - Formador: Eng. Hugo Carvalho - Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

SUM

ÁR

IO

Page 28: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 29: Ir de Erasmus é

SUM

ÁR

IO

Page 30: Ir de Erasmus é

Polistécnica - Informação IPV | janeiro | 2018 Proprietário e Editor Instituto Politécnico de Viseu Av. José maria Vale de Andrade Campus Politécnico 3504-510 Viseuemail [email protected]. 232480700 Fax. 232480750/232480780Diretor João Luís monney de sá Paiva Coordenação Joaquim AmaralCorpo Redatorial Joaquim Amaral, Jorge Alves, Ester Araújo, Conceição Pereira Conceção Gráfica Paulo medeirosFotografia Joel marques, Arquivo IPV, PolitécnicoTV, ColaboradoresEdição on-line João Rodrigues IssN 1647-6638

A Coordenação de Polistécnica agradece o envio de informação sobre atividades realizadas, eventos a ocorrer, ou outra julgada relevante, bem como comentários e/ou sugestões que visem uma melhor informação institucional.Os conteúdos devem ser enviados para: [email protected]

Números Anteriores

SUM

ÁR

IO