guia de novas geraÇÕes para rotarianos

8
GLOBAL OUTLOOK INFORMATIVO ROTÁRIO GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS COPYRIGHT © 2011 BY ROTARY INTERNATIONAL. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Upload: rotary-cidade-industrial

Post on 16-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

GUIA DESENVOLVIDO PELO RI E DIVULGADO NO ISSUU PELO ROTARY CLUB CONTAGEM CIDADE INDUSTRIAL

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

globaloutlookI N F O R M A T I V O R O T Á R I O

GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

Copyright © 2011 by rotary international. todos direitos reservados.

Page 2: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

O que é rede de clubes de serviços para estudantes

programa no qual intercambistas e famílias anfitriãs compartilham culturas

rede de clubes de serviços sediados na comunidade ou em uma universidade

programa de treinamento de liderança

programa mais antigo da Fundação rotária, com o intuito de promover a compreensão internacional

programa de estudos em paz e resolução de conflitos

Participantes 12 a 18 anos 15 a 25 anos 18 a 30 anos 14 a 30 anos Universitários e profissionais

Universitários e profissionais

Começou em 1962 1929 (adotado oficialmente em 1974)

1968 1960 (adotado oficialmente em 1971)

1947 1999

Participação 300.000 associados e 13.000 clubes em 140 países e regiões geográficas

8.000 alunos em 80 países e regiões geográficas

194.000 associados e 8.400 clubes em 170 países e regiões geográficas

varia anualmente *

700 jovens de 70 países e regiões geográficas por ano

até 100 bolsistas em sete universidades por ano

Eventos arrecadação de fundos e projetos humanitários locais e internacionais

tours, acampamentos e atividades escolares

projetos humanitários e atividades de desenvolvimento profissional

seminários, acampamentos e workshops

apresentações em rotary Clubs e orientação cultural

encontros e seminários internacionais

Como os rotarianos podem se envolver

Fazendo parceria com outro clube e organizando eventos de interact

organizando eventos distritais para os intercambistas

Criando projetos de desenvolvimento profissional com um rotaract Club

apresentando workshops no próximo ryla do distrito

patrocinando ou sendo conselheiro de um bolsista

lançando uma campanha para atrair candidatos

• • • • • •

INTERACT

RYLABOLSAS

EDUCACIONAIS

CENTROS ROTARY PELA

PAz

INTERCâMBIO DE JOVENS DO

ROTARY

ROTARACT

PROgRAmAS PRó-juveNTude DO ROTARY

* os números de participação no ryla não estavam disponíveis. ilU

str

ões

de

ott

o s

tein

ing

er

Page 3: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

90% dos alumni dizem que compareceram a uma

reunião de Rotary Club.

3% dos rotarianos participaram de programas do Rotary.

66% dos alumni dizem

ter interesse em se tornar rotarianos.

58% dos clubes dizem não

recrutar ex-participantes como associados.

33% dos ex-rotaractianos

interessados em se associar a um Rotary Club são convidados.

80% dos alumni que se tornaram

rotarianos dizem ter sido recrutados pelo clube.

81% dos alumni que se tornaram

rotarianos tiveram uma função de liderança.

ALUMNI: FuTuROS ROTARIANOS?

ilU

str

ões

de

ott

o s

tein

ing

er

Page 4: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

você está perdoado se acha que a última coisa que os jovens querem é fazer parte do Rotary. Eles são distraídos, egocêntricos, materialistas, impacientes, grosseiros e ingratos. E sem contar que a Geração Y é, sem dúvida, a mais desleal que o mundo já viu.

Embora conceitos sensacionalistas como estes vendam revistas, eles não representam a verdade. Contrário à imagem negativa que a Geração Y recebe, este grupo de pessoas nascidas do início dos anos 80 até o fim dos anos 90 representa uma ótima oportunidade ao Rotary. Diferente da Geração X (nascida entre meados dos anos 60 e início dos anos 80), a Geração Y quer fazer parte de algo maior. Juntos, seus integrantes querem servir a comunidade, fazer a diferença e ter a confiança e autoestima de que podem fazê-lo. Além disso, eles são ambiciosos e buscam oportunidades de networking, e mantêm contato com seus mentores a fim de ganharem vantagem competitiva em suas carreiras.

O Rotary representa muito do que é importante para a Geração Y, e muitos jovens e rotarianos não sabem disso. A seguir, há três ideias de como engajar esse grupo de pessoas a se envolverem com o Rotary.

1) Olhe para trás A pergunta mais comum que escuto de rotarianos sobre esse assunto é: “Onde encontrá-los?”. Minha resposta

é que provavelmente não é preciso procurar por jovens para convidá-los ao clube. Você certamente já os conhece.

Da mesma forma que empresas fazem suas previsões de vendas analisando seus prospectos, contatos e atividades passadas, os Rotary Clubs podem adotar uma perspectiva de crescimento do quadro associativo. Na teoria, não há porque ter um número baixo de rotarianos potenciais, pois todos os anos, centenas de milhares de jovens participam de programas organizados por clubes e distritos. Pense nos jovens de sua região que estiveram envolvidos com o Rotary, seja por Intercâmbio de Jovens, RYLA, Interact ou Rotaract. Onde eles estão hoje? Eles são associados do seu clube? Por que não? Eles sequer foram convidados?

Se quiser expandir o quadro do seu clube, comece entrando em contato com os jovens que você já conhece e que foram beneficiados pelo trabalho que o clube faz. Você se surpreenderá ao saber quantos deles desejam retribuir; eles só estão à espera de um convite.

2) Comece aos poucos É verdade, geralmente os jovens preferem não se comprometer a longo prazo. Independente do motivo pelo qual isso aconteça, para atrair pessoas novas aos clubes, convide-as para participar de um projeto curto, pois ao se engajarem nessas atividades, elas vão começar a entender a Visão do Rotary e interagir com os associados. Esse relacionamento gradativo ajuda na decisão de se tornarem rotarianos.

3) Seja audaz Os jovens de hoje têm um forte senso de servir. Apesar da Geração Y ter a reputação de ser egocêntrica, cerca de

70% dela faz trabalho voluntário toda semana, de acordo com um estudo de 2005. Se os clubes quiserem atrair esse grupo motivado por causas sociais, eles devem demonstrar como fazer parte do Rotary permite que os jovens alcancem sua ambição maior: mudar o mundo.

Infelizmente, os rotarianos não fazem um bom trabalho na promoção de todas as coisas fantásticas que fazem. Sem a publicidade adequada, o público em geral vê o Rotary como um pequeno grupo social que se reúne para comer toda semana. Para atrair pessoas ambiciosas à organização, seja audaz e conte a história inspiradora de 1,2 milhão de pessoas dedicadas a causar um impacto real e sustentável no mundo. Essa mensagem trará os melhores resultados.

Os membros da Geração Y são engajados, talentosos e motivados. O lugar deles é no Rotary, para continuar o grande trabalho da organização. Depende dos clubes e de seus associados assegurar que esses jovens sejam convidados e inspirados a se juntarem à organização.

Michael McQueen é orador, pesquisador, autor de best-sellers, e mora em Sidney, Austrália. Leia mais em www.thenexgengroup.com.

NO PONTO: A geRAçãO Y queR SeRvIRpor Michael McQueen

Page 5: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

quando se recebe algo, se dá algo. Essa foi a conclusão que Corbett Parker tirou após passar um ano na Holanda como Bolsista Educacional da Fundação Rotária. Em 2008, dois anos após voltar para casa, ele fundou o Rotary Club de Houston Skyline, no Texas, EUA, que hoje tem vários rotarianos que participaram de programas da Fundação.

“Os ex-participantes e rotaractianos são as duas maiores fontes de associados do Rotary”, diz Parker. “Não precisamos vender o Rotary para eles.”

Os clubes que obtêm sucesso em recrutar alumni de programas do Rotary usam duas táticas: começam cultivando relacionamentos e procuram atender às necessidades daqueles possíveis associados, que muitas vezes estão abaixo da faixa etária média de rotarianos.

Parker sugere criar uma associação de ex-participantes local, para que os alumni possam manter contato entre si. “Temos que ter um meio-termo entre aqueles que decidem não permanecer em contato com o Rotary e aqueles que se tornam rotarianos dedicados”, comenta. O clube muitas vezes envolve a Associação de Alumni da Fundação Rotária da Grande Houston em seus projetos e eventos sociais.

Grete Lavrenz, ex-rotaractiana e Bolsista Educacional de 2003-04 no País de Gales, defende a ideia de se criar relacionamentos o mais rápido possível. O clube dela, o Rotary Club de Twin Cities Nights, em Minnesota, EUA, patrocina bolsistas, convida ex-participantes para fazerem parte de processos de seleção e falarem em reuniões do clube. Os números falam por si só: 12 dos seus 20 associados participaram de programas do Rotary.

Após criar uma boa base de recrutamento, os clubes devem se adaptar à realidade dos alumni. Para Fonia Wong, ex-rotaractiana e ex-intercambista, os horários de reuniões da maioria dos Rotary Clubs de Hong Kong representavam um problema. “Muitos clubes têm suas reuniões na hora do almoço, e os jovens não conseguem sair do trabalho antes das 19h00”, ela explica. Por conta disso, Wong

e outros rotaractianos deram início ao Rotary Club de Central, que se reúne às 19h30 e tem 11 ex-participantes de programas entre os 33 associados.

O maior obstáculo para recrutar alumni e jovens em geral é, muitas vezes, financeiro. Pauline Henderson-Ferguson, presidente fundadora do Rotary Club de Sarnia-Lambton After-Hours, Ontário, Canadá, foi associada de um outro clube por muitos anos, mas as cotas anuais de C$1.000 e o custo de admissão de C$750 pesavam. As cotas anuais do seu novo clube são de C$200, e não há taxa de admissão. “Várias das pessoas que eu convidava há anos para se tornar rotarianos nunca aceitavam, até que esse clube deu a elas a oportunidade de se associarem sem um grande comprometimento financeiro.”

O Rotary Club Houston Skyline dá um desconto em cotas anuais de US$200 para os associados com menos de 35 anos de idade. Mas Parker não dá moleza aos mais jovens, e diz a eles: “Nossos projetos exigem a participação direta de todos; se não recebemos o seu dinheiro, queremos o seu tempo”.

Os alumni e rotarianos jovens geralmente têm mais tempo do que dinheiro, mas os clubes podem usar a motivação que eles têm para investir. O clube de Hong Kong realiza um projeto humanitário em sua última reunião de cada mês. Fundado em 2009, o clube vem trabalhando em uma iniciativa de longo prazo para ajudar na

adaptação de crianças migrantes. Wong menciona que a ênfase não está em doar dinheiro, mas sim, em servir.

Mas, mesmo com esses ajustes, é difícil reter associados mais jovens. “Um dos maiores desafios em Rotary para quem tem de 30 a 40 anos é que eles estão passando por mudanças significativas, se

casando, tendo filhos, e isso dificulta a retenção”, explica Lavrenz, cujos companheiros rotários têm de 30 a 50 anos.

Abrir as portas das reuniões para familiares tem ajudado o Rotary Club Sarnia-Lambton After-Hours a atrair pessoas mais jovens que têm filhos. Giz de cera e livros para colorir estão disponíveis no clube e o local de reunião oferece uma refeição especial para crianças. “Essa é uma excelente oportunidade para que as famílias passem mais tempo juntas, e para ensinar aos pequenos a importância de Dar de Si Antes de Pensar em Si”, acrescenta Henderson-Ferguson. Como resultado, duas das crianças mais velhas que frequentavam as reuniões com seus pais se tornaram interactianas.

O recrutamento de ex-participanoes pode ser tão simples quanto convidar alguém para se tornar rotariano, ou complicado como formar um novo clube com características que vão ao encontro do estilo de vida dos jovens. Mas uma coisa é certa, com mais de 100.000 alumni do Rotary a cada ano, essas são ideias que todos os clubes podem implementar.

Susie Ma é escritora free-lancer e já contribui anteriormente ao Global Outlook.

COmO TRANSFORmAR AlumNI em ROTARIANOSpor Susie Ma

Page 6: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

Rotaract no mundoO Rotaract é um dos programas que mais cresce, com 8.440 clubes em 516 distritos e 170 países e regiões geográficas. Os locais representados no mapa contam com mais de 50 Rotaract Clubs.

África do Sul 41Alemanha 170Algéria 9Anguila 1Antígua e Barbuda 1Argentina 241Armênia 2Aruba 1Austrália 68Áustria 21Azerbaijão 2Bahamas 4Bangladesh 220Barbados 1Barein 1Belarus 3Bélgica 55

Belize 5Benin 6Bolívia 18Bósnia e Herzegovina 4Botswana 2Brasil 680Bulgária 37Burkina Faso 7Burundi 1Cabo verde 1Camarões 6Canadá 72Cazaquistão 1Chade 1Chile 32China 2Chipre 9

Cingapura 21Colômbia 74Congo 1Coreia 140Costa do marfim 13Costa Rica 11Croácia 8Curaçao 1dinamarca 9djibuti 1dominica 1egito 44el Salvador 4emirados Árabes unidos 2equador 23escócia 8eslováquia 4

eslovênia 6espanha 34estados unidos 611estônia 2etiópia 15Fiji 3Filipinas 589Finlânda 4França 80gabão 2gana 18granada 1grécia 24guam 1guatemala 13guiana 6guiné 1

guiné equatorial 1Haiti 7Holanda 57Honduras 12Hong Kong 36Hungria 8Ilhas Caiman 2Ilhas Cook 1Ilhas do Canal 1Ilhas Tuks e Caicos 2Ilhas virgens Americanas 2Ilhas virgens Britânicas 1Índia 2.129Indonésia 38Inglaterra 88Irlanda 5Irlanda do Norte 5

Número de Rotaract Clubs por país e região geográfica (em 29 de dezembro de 2010)

Page 7: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

legenda

n 50 a 100 clubes

n 101 a 300 clubes

n 301 a 1.000 clubes

n mais de 1.000 clubes

Islândia 1Israel 12Itália 417jamaica 26japão 287jordânia 7Kosovo 2lesoto 1letônia 2líbano 19lituânia 5luxemburgo 1macau 6macedônia, ex-República

da Iugoslávia 3madagascar 10maiote 1malawi 3

malásia 47mali 5malta 1marrocos 22maurício 11mauritânia 2méxico 205moçambique 3moldávia 1mônaco 1mongólia 5montenegro 1montserrat 1Nepal 67Nicarágua 4Níger 2Nigéria 275Noruega 12

Nova Zelândia 13País de gales 1Panamá 7Papua Nova guiné 1Paquistão 56Paraguai 18Peru 103Polinésia Francesa 1Polônia 20Porto Rico 7Portugal 52quênia 26quirguistão 1República Centro Africana 1República democrática

do Congo 10República dominicana 27República Tcheca 9

Reunião 5Romênia 34Ruanda 1Rússia 34Samoa 1San marino 1Santa lúcia 2São Cristóvão e Névis 1São martinho 1São vicente e granadinas 1Senegal 2Sérvia 18Seychelles 1Sint maarten 1Sri lanka 61Suazilândia 4Suécia 16Suíça 19

Suriname 3Tailândia 63Taiwan 118Tanzânia 16Timor leste 1Togo 3Trinidad e Tobago 15Tunísia 17Turquia 140ucrânia 16uganda 55uruguai 27venezuela 30Zâmbia 6Zimbábue 8

Page 8: GUIA DE NOVAS GERAÇÕES PARA ROTARIANOS

Lista de tarefas de recrutamento Joana é presidente da Comissão do Quadro Associativo de seu clube. Há interesse em recrutar jovens durante o próximo ano

rotário, e felizmente, ela tem um plano.

JULhO Joana prepara uma lista de ex-participantes de programas do Rotary que visitaram o clube, e busca suas informações de contato na internet.

SETEMBRO Um Bolsista Educacional dá uma palestra na reunião do clube, e Joana o inclui na lista de contatos.

OUTUBRO Joana cria uma página de rede social para o clube e faz contato com alumni. Uma ex-participante demonstra interesse em se associar ao Rotary, e Joana a convida para uma reunião.

NOVEMBRO Joana participa de uma reunião do Rotaract Club para falar sobre o atual projeto do seu clube. Ela pede as informações dos rotaractianos e os convida a dar uma olhada na página de rede social que criou.

DEzEMBRO Joana prepara uma reunião da família rotária, aberta a parentes e amigos de rotarianos. Ela aproveita e convida todos da sua lista e da página de rede social do clube.

JANEIRO A reunião da família rotária é um sucesso. Joana pega as informações de todos os jovens que comparecem. Um ex-interactiano revê o rotariano que tinha sido seu conselheiro e aceita o convite de se associar.

FEVEREIRO Joana planeja uma campanha do alimento para março, e busca voluntários em sua lista de contatos.

MARÇO Os rotarianos e os jovens voluntários se divertem muito no evento. Dois jovens são convidados para se tornarem rotarianos e um deles aceita.

ABRIL O clube realiza outra reunião da família rotária e a lista de Joana continua crescendo.