guia de instalação dos produtos de suporte do emc clariion … · serviços deve instalar e...

60
Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers Nº da peça 300–004–864, Revisão A12 12.11.07 Este guia descreve como instalar e remover o EMC® Navisphere® Host Agent, o Navisphere Storage System Initialization Utility, o Navisphere Server Utility, o Navisphere Command Line Interface (CLI), o e o software admsnap em um sistema operacional Linux. Para obter informações sobre as versões dos sistemas operacionais com suporte e sobre o software do servidor do sistema de armazenamento das séries CX3 ou CX, consulte o Navegador de interoperabilidade do E-Labno site Powerlink®. Para os sistemas de armazenamento das séries AX4–5 ou AX150, consulte o link Matriz de suporte na página Instalação do site de suporte do sistema de armazenamento. Para os sistemas da série AX100, consulte Configurações suportadas na seção “Technical descriptions” do site de suporte do sistema de armazenamento. Este documento usa o termo “série CX3” para se referir aos sistemas CX3 modelos 10, 20, 40 e 80; e usa o termo “CX Series” para se referir aos sistemas de armazenamento das séries CX200, CX300, CX400, CX500, CX600 e CX700. Este documento também usa o termo série “AX4-5” para referir-se aos sistemas de armazenamento AX4-5SC, AX4-5SCi, AX4-5, AX4-5i e o termo “AX Series” para referir-se aos sistemas de armazenamento das séries AX150 e AX100. Os sistemas da série AX150 incluem AX150SC, AX150SCi, AX150 e AX150i. Os sistemas da série AX100 incluem o AX100SC, AX100SCi, AX100 e AX100i. Tópicos principais: Sobre o software de servidor do EMC Navisphere ........................... 3 Software para seu sistema de armazenamento ................................. 7 Encontrando informações atualizadas ............................................. 8 Instalando e removendo o Navisphere Storage System Initialization Utility .......................................................................................... 9 1

Upload: trinhkhuong

Post on 22-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia de instalação dos produtosde suporte do EMC CLARiiON

Server para Linux ServersNº da peça 300–004–864, Revisão A12

12.11.07

Este guia descreve como instalar e remover o EMC® Navisphere® HostAgent, o Navisphere Storage System Initialization Utility, o NavisphereServer Utility, o Navisphere Command Line Interface (CLI), o e o softwareadmsnap em um sistema operacional Linux.

Para obter informações sobre as versões dos sistemas operacionais comsuporte e sobre o software do servidor do sistema de armazenamento dasséries CX3 ou CX, consulte o Navegador de interoperabilidade do E-Lab™no site Powerlink®. Para os sistemas de armazenamento das séries AX4–5ou AX150, consulte o link Matriz de suporte na página Instalação do site desuporte do sistema de armazenamento. Para os sistemas da série AX100,consulte Configurações suportadas na seção “Technical descriptions” do sitede suporte do sistema de armazenamento.

Este documento usa o termo “série CX3” para se referir aos sistemas CX3modelos 10, 20, 40 e 80; e usa o termo “CX Series” para se referir aos sistemas dearmazenamento das séries CX200, CX300, CX400, CX500, CX600 e CX700. Estedocumento também usa o termo série “AX4-5” para referir-se aos sistemas dearmazenamento AX4-5SC, AX4-5SCi, AX4-5, AX4-5i e o termo “AX Series” parareferir-se aos sistemas de armazenamento das séries AX150 e AX100. Os sistemasda série AX150 incluem AX150SC, AX150SCi, AX150 e AX150i. Os sistemas da sérieAX100 incluem o AX100SC, AX100SCi, AX100 e AX100i.

Tópicos principais:

Sobre o software de servidor do EMC Navisphere ........................... 3Software para seu sistema de armazenamento ................................. 7Encontrando informações atualizadas............................................. 8Instalando e removendo o Navisphere Storage System InitializationUtility .......................................................................................... 9

1

Executando o Navisphere Storage System Initialization Utility.................................................................................................... 13

Determinando se o agente do host ou o Server Utility seráinstalado ...................................................................................... 20Requisitos para o agente do host, utilitário do servidor e para aCLI .............................................................................................. 23Instalando ou removendo o Navisphere Host Agent e a CLI ............ 25Configurando o Navisphere Host Agent ......................................... 36Usando o arquivo de configuração do Event Monitor....................... 38Executando o Navisphere Host Agent............................................. 39Instalando e removendo o Navisphere Server Utility ....................... 42Executando o Navisphere Server Utility.......................................... 47Instalando e removendo o Admsnap Utility .................................... 52Executando o Admsnap Utility....................................................... 58

2 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Sobre o software de servidor do EMC Navisphere

O software baseado no servidor EMC listado abaixo está disponívelno CD de suporte ao servidor que acompanha o sistema dearmazenamento ou no kit de upgrade (para fazer o upgrade de sistemasAX Series para o Navisphere Manager).

Para obter informações sobre o software de servidor compatívelcom o sistema de armazenamento CLARiiON® e a versão mínimado FLARE® necessária, consulte o Software para seu sistema dearmazenamento, página 7 .

Navisphere Storage System Initialization Utility

Navisphere Host Agent

Navisphere Server Utility

Admsnap Utility

Navisphere Command Line Interface (CLI)

Sobre o Navisphere Storage System Initialization Utility

Para os sistemas de armazenamento Fibre Channel, use o utilitáriopara detectar sistemas de armazenamento e para definir parâmetrosde rede (endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão). Alémdisso, em sistemas de armazenamento iSCSI com portas de dadosiSCSI conectadas a servidores Windows, use o utilitário para definirparâmetros de rede para essas portas.

Para os sistemas de armazenamento da série CX, um provedor autorizado deserviços deve instalar e executar o Initialization Utility.

Você pode executar o Initialization Utility a partir do CD de suportedo servidor ou instalá-lo em um servidor ou em outro host comouma estação de gerenciamento do Navisphere fora do array. O único

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 3

requisito é que o host esteja conectado à mesma sub-rede da rede dasportas de gerenciamento do sistema de armazenamento.

Sobre o Navisphere Host Agent

O Host Agent registra o HBA do servidor com o sistema dearmazenamento conectado quando o agente do host é iniciado. Essaação envia os registros do iniciador de cada HBA ao sistema dearmazenamento. Os registros do iniciador são usados para acessar osdados do sistema de armazenamento.

O agente pode então recuperar automaticamente as informações dosistema de armazenamento na inicialização ou quando solicitado peloManager ou pela CLI.

O agente do host também pode:

Enviar informações de mapeamento de unidades do sistemaoperacional aos sistemas de armazenamento CLARiiON®conectados.

Monitorar eventos do sistema de armazenamentos e notificar aequipe por e-mail, pager ou modem quando ocorrer um eventodesignado.

Recuperar o WWN do LUN e informações sobre recursos desistemas de armazenamento Symmetrix®.

Sobre o Navisphere Server Utility

O Server Utility permite executar as seguintes funções:

Atualizar as informações do servidor para o sistema dearmazenamento — Permite enviar o nome e o endereço IP doservidor para o sistema de armazenamento e, caso seja necessárioposteriormente, permite que você atualize ou exiba esses dados.

Verificar a alta disponibilidade do servidor (HA) — Permitedefinir se o servidor está configurado para HA (High Availability,alta disponibilidade), confirmando se o servidor possui pelo menosum caminho de conexão para cada controladora do storage dosistema de armazenamento e se o PowerPath® ou algum outrosoftware de failover, como o DMP ou PV Links, está em execução.O utilitário não detecta nenhum outro software de failover nativo,como o Sun StorEdge Traffic Manager ou Linux de vários caminhosnativo (MPIO).

4 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Usar o recurso de snapshots — Em sistemas de armazenamentoque usam o Navisphere Express, você pode iniciar ou interromperum snapshot no servidor de origem (servidor atribuído ao discovirtual de origem) ou permitir ou remover o acesso ao snapshotpelo servidor secundário (servidor atribuído ao snapshot).

Você pode executar o Navisphere Server Utility a partir do CD ouinstalá-lo nos servidores conectados ao sistema de armazenamento.Recomendamos enfaticamente que você instale o utilitário em todos osservidores conectados ao sistema de armazenamento.

Sobre o Admsnap Utility

O Admsnap Utility é um programa que você pode executar de formainterativa ou por meio de um script para gerenciar clones e snapshotsdo SnapView®. O Admsnap Utility reside nos servidores conectadosao sistema de armazenamento com o driver SnapView instalado.

Use os comandos do admsnap para:

Examinar novos dispositivos de armazenamento

Tornar dispositivos de armazenamento inacessíveis ao sistemaoperacional do servidor

Descarregar dados do cache no disco

Listar os dispositivos de snapshot atuais

Mapear e cancelar o mapeamento em uma sessão do SnapView

Iniciar e interromper uma sessão do SnapView

Se você tiver feito o upgrade para o Navisphere Manager e desejar gerenciarsnapshots, você deverá usar o software SnapView e o Admsnap Utility. Paraobter mais informações sobre o SnapView e o admsnap, consulte a ajuda doNavisphere Manager e a Referência das interfaces de linha de comando do EMCSnapView.

Sobre a CLI do Navisphere

A CLI complementa ou é uma alternativa ao Manager. Ele forneceuma interface de linha de comando para o gerenciamento de sistemasde armazenamento, inclusive o provisionamento de armazenamento,status e recuperação, e controle de informações de configuração. Você

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 5

pode usar a CLI para automatizar funções de gerenciamento atravésde scripts em shell e arquivos em lote. Para obter mais informações,consulte o Referência da Interface de Linha de Comando do Navisphere.

6 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Software para seu sistema de armazenamento

A Tabela 1 relaciona a versão mínima do FLARE que seu sistemade armazenamento CLARiiON necessita e o software do servidorcompatível com ele.

Tabela 1 Versões mínimas do FLARE e software compatível

Sistema de armazenamento Versão mínima do FLARE Software do servidor compatível

Série AX4–5 02.23.050.5.xxx Sistemas de armazenamento com o Navisphere Express— Navisphere Storage System Initialization Utility— Navisphere Server Utility— Navisphere CLI

Série AX150 02.20.xxx.5.yyy

Série AX100 02.16.xxx.5.yyy

Sistemas de armazenamento com o Navisphere Express— Navisphere Storage System Initialization Utility— Navisphere Server Utility— Navisphere CLISistemas de armazenamento com o Navisphere Manager— Navisphere Storage System Initialization Utility— Agente do Navisphere para host— Navisphere Server Utility— Admsnap Utility— Navisphere CLI

CX3–10c 03.24.010.5.xxx

Sistemas CX3 modelo 20,sistemas CX3 modelo 40 esistemas CX3 modelo 80

03.22.xxx.5.yyy

Séries CX700, CX500 e sérieCX300

02.16.xxx.5.yyy

Sistemas de armazenamento com o Navisphere Manager— Navisphere Storage System Initialization Utility— Agente do Navisphere para host— Navisphere Server Utility— Admsnap Utility— Navisphere CLI

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 7

Encontrando informações atualizadas

As informações mais atualizadas sobre o software de servidorCLARiiON® são publicadas no site do EMC Powerlink®.Recomendamos que você faça download das informações maisrecentes, antes de instalar qualquer software de servidor.

Para acessar o EMC Powerlink, use o link a seguir:

http://Powerlink.EMC.com

Depois de efetuar logon, selecione Suporte > Technical Documentationand Advisories e encontre o seguinte:

Navisphere Host Agent/CLI and Utilities Release Notes

EMC SnapView Command Line Interfaces Reference (Nº da peça069001181)

A revisão mais recente deste guia aplicável à sua versão de software.Para obter informações sobre sistemas de armazenamento FC4700,consulte a revisão A05 desse guia.

EMC Installation Roadmap for CX3 Series, CX Series, AX Series, and FCSeries Storage Systems (Nº da peça 069001166), que fornece uma listade verificação das tarefas que devem ser concluídas para se instalaro sistema de armazenamento em uma SAN (Storage Area Network,rede de armazenamento de dados) ou em uma configuração deconexão direta.

Para obter o conteúdo sobre gerenciamento e segurança mais atual,consulte a ajuda do EMC Navisphere Manager, que está disponívelna interface do usuário do Navisphere Manager e na seção Suporte> Technical Documentation and Advisories do site do Powerlink.

Para conhecer os comandos de CLI do Navisphere, consulte arevisão mais recente da EMC Navisphere Command Line Interface(CLI) Reference (Nº da peça 300–003–628).

8 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Instalando e removendo o Navisphere Storage System InitializationUtility

A EMC recomenda que seja instalado o utilitário no servidor;entretanto, você pode executar o Navisphere Storage SystemInitialization Utility a partir do CD de suporte do servidor.

Pré-requisitos de instalação

Para usar o Navisphere Storage System Initialization Utility em umhost Linux para inicializar o sistema de armazenamento, o servidordeve atender aos seguintes requisitos:

Executar uma versão aceita do sistema operacional.

Estar conectado à mesma sub-rede que as portas de gerenciamento10/100 do sistema de armazenamento que você deseja inicializar.Esse servidor também pode ser um servidor com conexões do FibreChannel para o sistema de armazenamento.

Se você tiver uma versão mais antiga do Initialization Utility do sistemade armazenamento, é necessário desinstalá-la antes de instalar a versãoatualizada.

Instalando o Navisphere Storage System Initialization Utility em um servidor Linux

A EMC recomenda que você instale a versão mais recente do softwareNavisphere Storage System Initialization Utility que seja apropriadopara sua configuração. Faça download da versão mais recente napágina de download de software no site do Powerlink® (CX3 Series eCX Series) ou no site de suporte do sistema de armazenamento (sérieAX4-5 e AX Series). Também é possível instalar o software a partirdo CD de suporte do servidor (qualquer sistema de armazenamento);entretanto, o CD talvez não contenha a versão mais recente para a suaconfiguração.

1. Efetue login na conta raiz de um servidor Linux que esteja namesma sub-rede do sistema de armazenamento.

2. No prompt da linha de comando, procure por um utilitário deinicialização existente:

rpm -qi naviinittool

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 9

Se uma versão anterior do software tiver sido instalada, você deveremovê-la antes de continuar.

3. Para fazer download do software para os sistemas dearmazenamento das séries CX3 e CX, faça o seguinte:

a. No site do Powerlink, selecione Suporte > SoftwareDownloads and Licensing e navegue para a seção de downloaddo Navisphere Storage System Initialization Utility, que podeestar tanto na seção CLARiiON Navisphere Storage SystemInitialization Utility quanto na seçãoCLARiiON NavisphereHost Based Agent/CLI Linux.

b. Selecione a versão apropriada do Initialization Utility parafazer download e selecione a opção para salvar o arquivo zipem seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux-INITTOOL-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Digite o comando a seguir para instalar o pacote do InitializationUtility:

rpm -ivh naviinittool-versão-build.noarch.rpm

10 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

onde versão e build são o número da versão e o número do builddo Initialization Utility.

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -U em vez de -i.

4. Para fazer download do software dos sistemas de armazenamentoda série AX4-5 ou AX Series, faça o seguinte:

a. No site de suporte do sistema de armazenamento, selecione olink para fazer download do software.

b. Selecione a versão apropriada do Navisphere Storage SystemInitialization Utility para fazer download e selecione a opçãopara salvar o arquivo zip em seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux-INITTOOL-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Digite o comando a seguir para instalar o pacote do InitializationUtility:

rpm -ivh naviinittool-versão-build.noarch.rpm

onde versão e build são o número da versão e o número do builddo Initialization Utility.

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -U em vez de -i.

5. Para instalar o software a partir do CD de suporte do servidor(qualquer sistema de armazenamento), proceda como segue:

a. No drive de um servidor Linux, insira o CD de suporte doservidor, fornecido com o sistema de armazenamento ou como kit de upgrade (para upgrade de sistemas AX Series paraNavisphere Manager).

b. A partir de uma janela do console, monte o CD:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 11

mount /mnt/cdrom

O CD também pode ser montado a partir do desktop Gnome ou KDE.

c. Altere para o diretório do CD:

cd /mnt/cdrom

d. Vá para o diretório do Linux:

cd linux

Esse diretório contém os pacotes de instalação do Linux.

e. Instale o Initialization Utility:

rpm -ivh naviinittool.noarch.rpm

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -U em vez de -i.

f. Quando terminar a instalação, remova o CD da unidade de CDdo servidor.

Removendo o Navisphere Storage System Initialization Utility em um servidor Linux

1. Efetue logon no servidor como root ou como membro de um grupoadministrativo.

2. Abra uma janela do terminal e digite o seguinte comando pararemover o Storage System Initialization Utility:

rpm -e naviinittool

12 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Executando o Navisphere Storage System Initialization Utility

Você pode iniciar o Initialization Utility do sistema de armazenamentoa partir do servidor no qual está instalado ou a partir do CD de suportedo servidor. O Initialization Utility do sistema de armazenamento temdois métodos para executar comandos — uma interface de linha decomando que pode ser por script ou um utilitário com base em textoque não pode ser por script. Antes de continuar, certifique-se de que osistema de armazenamento esteja ligado completamente.

Para inicialização do sistema de armazenamento, conecte o servidor a partirdo qual você está executando o utilitário e o sistema de armazenamento àmesma sub-rede da rede. Depois que você atribuir um endereço IP ao sistemade armazenamento, o servidor e o sistema de armazenamento poderão estarem sub-redes diferentes.

Iniciando e usando o Storage System Initialization Utility em um host Linux

Esta seção descreve os diversos métodos para iniciar e usar o StorageSystem Initialization Utility.

Iniciando o Initialization Utility baseado em texto a partir de um host

Para iniciar o utilitário baseado em texto a partir de um host, digite:

/opt/Navisphere/bin/naviinittoolcli

Iniciando o Initialization Utility a partir do CD

Para iniciar a versão baseada em texto ou a linha de comando doInicialization Utility a partir do CD, faça o seguinte:

1. No servidor, efetue login para a conta raiz.

2. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor, fornecidocom o sistema de armazenamento ou com o kit de upgrade (paraupgrade de sistemas da série AX para Navisphere Manager).

3. De uma janela do console, monte o drive de CD-ROM digitando oseguinte comando:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 13

mount /mnt/cdrom

4. Altere para o diretório do CD-ROM digitando o comando a seguir:

cd /mnt/cdrom

5. Acesse o diretório do Linux:

cd Linux

6. Dependendo da versão do Initialization Utility que deseja iniciar eexecutar a partir do CD, digite o comando apropriado:

Versão baseada em texto — ./naviinittoolcli

Versão da linha de comando — ./naviinittoolcli e inclui todas asopções compatíveis da linha de comando.

Usando o Initialization Utility baseado em texto

Para usar o Initialization Utility baseado em texto para iniciar seussistemas de armazenamento, faça o seguinte:

1. Leia o contrato de licença e digite y para aceitá-lo.

O utilitário examina automaticamente a sub-rede em busca desistemas de armazenamento suportados. Quando essa operaçãode detecção do sistema de armazenamento for concluída, outilitário listará, por número de série do hardware, todos ossistemas de armazenamento inicializados ou não que foremdescobertos. O número de série do hardware pode ser encontradona etiqueta localizada na parte de trás do chassi (HW S/N XXX000NNNNNNNN).

14 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Se o sistema de armazenamento que você está instalando nãofoi descoberto, verifique as conexões do cabo entre o sistema dearmazenamento e o host que executa o utilitário.

2. Insira o número do item do sistema de armazenamento a serinicializado e pressione Enter.

3. Usando as informações da planilha preenchida na planilha“Portas de gerenciamento do sistema de armazenamento”encontrada no guia de planejamento da configuração do sistema dearmazenamento, no documento de planilhas de planejamento ouna planilha de administração, siga as instruções na tela para alteraro nome do sistema de armazenamento, se desejado, e para definiros seguintes parâmetros de rede para as portas de gerenciamentodo sistema de armazenamento:

Usando as informações da planilha preenchida na seção “Portasde gerenciamento do sistema de armazenamento” da publicaçãoPlanejando a configuração do sistema de armazenamento doFibre Channelda seção A da Planilha de administração preenchida,siga as instruções na tela para alterar o nome do sistema dearmazenamento, se desejado, e para definir os seguintes parâmetrosde rede para as portas de gerenciamento 10/100 do sistema dearmazenamento:

Parâmetro Descrição

Controladora do storage A -Endereço IP

Endereço IP da porta de gerenciamento da controladorado storage A. Para um sistema de armazenamento CX3Series, esse endereço IP não pode ser 128.221.1.250,128.221.1.251,192.168.1.1 nem 192.168.1.2, porqueesses endereços são reservados. Para um sistemade armazenamento da série AX4-5 ou AX Series,esse endereço IP não pode ser 192.168.1.1 nem192.168.1.2, porque esses endereços são reservados.

Controladora do storage B -Endereço IP

Endereço IP da porta de gerenciamento da controladorado storage B. Para um sistema de armazenamento CX3Series, esse endereço IP não pode ser 128.221.1.250,128.221.1.251,192.168.1.1 nem 192.168.1.2, porqueesses endereços são reservados. Para um sistemade armazenamento da série AX4-5 ou AX Series,

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 15

Parâmetro Descrição

esse endereço IP não pode ser 192.168.1.1 nem192.168.1.2, porque esses endereços são reservados.

Máscara de sub-rede Máscara de sub-rede associada à LAN à qual a portade gerenciamento do sistema de armazenamento estáconectada.

Gateway Padrão Endereço de gateway padrão da LAN à qual a portade gerenciamento do sistema de armazenamento estáconectada.

4. Insira o nome desejado para o sistema de armazenamento com nomáximo 32 caracteres.

5. Usando as informações da planilha preenchida na “Planilhadas portas de gerenciamento do sistema de armazenamento”encontrada no guia de planejamento da configuração do sistemade armazenamento, no documento de planilhas de planejamentoou na planilha de administração, siga as instruções na tela paradefinir estas configurações de contas de usuário de gerenciamentodo sistema de armazenamento:

Usando as informações da planilha preenchida na seção “Portasde gerenciamento do sistema de armazenamento” da publicaçãoPlanejando a configuração do sistema de armazenamento do FibreChannel na seção A da Planilha de Administração preenchida, siga asinstruções na tela para definir as seguintes configurações de contasde usuário de gerenciamento para o sistema de armazenamento:

Configuração daconta

Descrição

Nome de usuário Nome de usuário para a porta de gerenciamento. Um nomede usuário válido deve começar por uma letra, pode contersomente letras e números, não pode ter mais de 32 caracterese faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo,exemplodenome3 é um nome de usuário válido e é diferentede EXEMPLODENOME3.

Senha Senha para a porta de gerenciamento. Uma senha válida podeconter somente letras e números, não pode ter mais de 32caracteres e faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Por

16 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Configuração daconta

Descrição

exemplo, exemplodesenha2 é uma senha válida e é diferentede EXEMPLODESENHA2.

Confirmação desenha

Senha inserida anteriormente para ser verificada.

6. Quando você tiver definido os parâmetros com os valoresdesejados, digite a para aplicar os valores.

7. Saia do utilitário digitando e.

Para um sistema de armazenamento da série CX3Se você tiver inserido um endereço IP da controladora do storagepela primeira vez ou tiver alterado um endereço IP da controladorado storage, o utilitário reinicializará o sistema de armazenamentoe a luz de falha da controladora do storage na parte de trás decada controladora começará a piscar. A reinicialização leva váriosminutos para ser concluída. Após sua conclusão, a luz de falha(LEDs) de cada controladora do storage pára de piscar e permaneceapagada.

Para um sistema de armazenamento da série AX4-5Se você tiver inserido um endereço IP da controladora do storagepela primeira vez ou tiver alterado um endereço IP da controladorado storage, o utilitário reinicializará o sistema de armazenamento eas luzes verdes de atividade começarão a piscar. A reinicializaçãoleva de cinco a seis minutos para ser concluída. Quando ela estiverconcluída, a luz do Botão Liga/Desliga de cada controladora dostorage permanecerá verde.

Para um sistema de armazenamento da série AXSe você tiver inserido um endereço IP da controladora do storagepela primeira vez ou tiver alterado um endereço IP da controladorado storage, o utilitário reinicializará o sistema de armazenamentoe a luz de inicialização/falha da controladora do storage na partede trás de cada controladora começará a piscar. A reinicializaçãoleva vários minutos para ser concluída. Após a conclusão, a luz deinicialização/falha de cada controladora do storage pára de piscar epermanece apagada.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 17

Utilizando o Initialization Utility de linha de comando

Para usar a versão de linha de comando do Initialization Utility, utilizequalquer opção apresentada abaixo com o comando naviinittoolcli.

eula [-language idioma]

discover [-all] [-xml]

configure –serial número_de_série [-file nome_do_arquivo][–ipa endereço_IP_do_spA|–sphosta nome_do_host_do_spA][-ipb endereço_IP_do_spB |–sphostb nome_do_host_do_spB][–mask máscara_de_sub-rede] [–gateway endereço_de_gateway][-user nome_do_usuário] [–password senha] [–storagenamenome_do_armazenamento] [-help]

onde:

eula

Exibe o Contrato de Licença de Usuário Final (EULA) da EMC no idioma especificado.

-language idioma O idioma padrão é Inglês. Atualmente, o único idioma válidoé Inglês.

discover

Detecta e exibe uma lista de sistemas de armazenamento parcialmente inicializados.

-all Detecta e exibe uma lista de sistemas de armazenamentoinicializados e parcialmente inicializados.

-xml Especifica que a saída será em formato xml.

configure

Especifica os parâmetros de rede para o sistema de armazenamento especificado.

-serialnúmero_de_série

Especifica o número de série do sistema de armazenamentoque você deseja inicializar.

-file nome_do_arquivo Especifica o nome do arquivo que armazenará todos osparâmetros de rede.

-ipa en-dereço_IP_do_spA|-sphostanome_do_host_do_spA

Especifica o endereço IP da controladora do storage A ou onome do servidor da controladora do storage A do sistemade armazenamento especificado.

18 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

-ipb en-dereço_IP_do_spB|-sphostbnome_do_host_do_spB

Especifica o endereço IP da controladora do storage B ou onome do servidor da controladora do storage B do sistemade armazenamento especificado.

-maskmascara_de_sub-rede

Especifica a máscara de sub-rede do sistema dearmazenamento especificado.

gateway gateway Especifica o gateway do sistema de armazenamentoespecificado.

-usernome_de_usuário

Especifica o nome de usuário para login no sistema dearmazenamento.

-password senha Especifica a senha para login no sistema de armazenamento.

storagenamenome_do_armazena-mento

Especifica o nome do sistema de armazenamentoespecificado.

-help Exibe a tela de ajuda e não inicia o processo de inicialização.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 19

Determinando se o agente do host ou o Server Utility será instalado

Dependendo das necessidades de seus aplicativos, você pode instalar oagente de host, o Server Utility ou ambos em um servidor conectado.

Se deseja instalar ambos os aplicativos, você deve instalar a versão6.22.20 ou posterior do Server Utility, antes ou após a instalação doagente do host. O recurso de registro do Server Utility será desabilitadoe o agente do host será usado para registrar os HBAs iSCSI ou as NICsdo servidor no sistema de armazenamento.

O Server Utility anterior à versão 6.22.20 não permite instalar o agente do hoste o Server Utility no mesmo servidor. No entanto, eles podem ser instaladosem servidores diferentes conectados ao mesmo sistema de armazenamento.

Se você não quiser instalar ambos os aplicativos, mas quiser usaralguns dos recursos disponíveis no Server Utility, pode executar oServer Utility a partir do CD de suporte do servidor.

Se você tiver um sistema de armazenamento da série AX4-5 ou AXSeries executando o Navisphere Express, deve instalar o Server Utility.O Host Agent é suportado somente nos sistemas de armazenamentoCX3 Series, CX Series e AX Series executando o Navisphere Manager.

A Tabela 2 descreve as diferenças entre o agente de host e o ServerUtility em um servidor conectado a um sistema de armazenamento.

Dependendo da versão do Server Utility, alguns dos recursos relacionados naTabela 2 podem não estar disponíveis.

20 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Tabela 2 Diferenças entre o agente de host e o Server Utility

Função Agente de Host Server Utility

Envia o mapeamento deLUNs e as informações dosistema operacionalpara o sistema dearmazenamento.

Sim – as informações domapeamento de LUN são exibidasna interface do usuário do Managerao lado do ícone de LUN oucom a CLI, usando o comando-lunmapinfo.

Sistemas de armazenamento da série AX4–5 e AX SeriesSim – as informações de mapeamento do LUN são exibidas nainterface de usuário do Gerenciador perto do ícone do LUN ou com aCLI que usa o comando -lunmapinfo. No Navisphere Express essasinformações são exibidas na página Gerenciar Discos Virtuais.Observação: O texto Registrado Manualmente apareceao lado do ícone do nome de host na interface do usuário doGerenciador UI, indicando que o Host Agent não foi usado pararegistrar esse servidor.Sistemas de armazenamento CX3 Series e CX SeriesNão – as informações de mapeamento do LUN não são enviadasao sistema de armazenamento. Somente o nome, ID e endereçoIP do servidor são enviados para o sistema de armazenamento.Observação: o texto Registrado Manualmente apareceao lado do ícone do nome de host na interface do usuário doManager, indicando que o agente do host não foi usado para registraresse servidor.

Executa automaticamentepara enviar informaçõesao sistema dearmazenamento.

Sim – nenhuma interação com ousuário é necessária.

Sistemas de armazenamento da série AX4–5 e série AXNão – você deve atualizar manualmente as informações iniciandoo utilitário ou pode criar um script para executar o utilitário. Como aexecução do Server Utility é por demanda, você tem mais controleem relação à freqüência ou quando o utilitário é executado.Sistemas de armazenamento CX3 Series e CX SeriesNão – você deve atualizar manualmente as informações iniciandoo utilitário ou pode criar um script para executar o utilitário. Como aexecução do Server Utility é por demanda, você tem mais controleem relação à freqüência ou quando o utilitário é executado.

Fornece validação deHA (High-Availability, altadisponibilidade)

Não – você pode executar o recursode validação de HA do Server Utilitya partir do CD sem precisar instalaro Server Utility.

Sistemas de armazenamento da série AX4–5 e AX SeriesAtualmente incompatíveis.Sistemas de armazenamento CX3 Series e CX SeriesSim – o recurso de validação de alta disponibilidade verifica se osoftware de failover está instalado no servidor e se existem caminhosfuncionais entre o servidor e cada controladora do storage nosistema de armazenamento.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 21

Função Agente de Host Server Utility

Requer conectividadede rede ao sistema dearmazenamento.

Sim – a conectividade de redepermite que as informações demapeamento de LUN sejamdisponibilizadas para o sistema dearmazenamento.

Sistemas de armazenamento da série AX4–5 e AX SeriesNão – as informações de mapeamento do LUN são enviadas pormeio de um caminho de dados até o sistema de armazenamento.Sistemas de armazenamento CX3 Series e CX SeriesNão – as informações de mapeamento do LUN não são enviadasao sistema de armazenamento.Lembre-se que se estiver usando oServer Utility para fazer upload de um relatório de alta disponibilidadepara o sistema de armazenamento, você precisa ter conectividadede rede.

Exige instalação. Sim – você deve instalar o agentede host no servidor.

Sistemas de armazenamento da série AX4–5 e AX SeriesNão – você pode executar o Server Utility a partir do CD. No entanto,recomendamos que você o instale no servidor.Sistemas de armazenamento CX3 Series e CX SeriesNão – você pode executar o Server Utility a partir do CD. No entanto,recomendamos que você o instale no servidor. Você deve instalar oServer Utility para usar o recurso de serviço de registro.

Observação: Se você instalar o agente do host e depois a versão 6.22.20 ou posterior do Server Utility, o recurso de serviço de registrodo Server Utility não será instalado. O Server Utility anterior à versão 6.22.20 não permite instalar o agente do host e o Server Utilityno mesmo servidor.

22 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Requisitos para o agente do host, utilitário do servidor e para a CLI

Para executar o agente do host, a CLI ou o utilitário do servidor, seuservidor deve atender aos seguintes requisitos:

Executar uma versão compatível com os sistemas operacionaisLinux.

Para as conexões Fibre Channel, instale o EMC CLARiiON que sejacompatível com hardware HBA e com o driver instalado.

Estar conectado a pelo menos uma controladora do storage (duascontroladoras para alta disponibilidade) em cada sistema dearmazenamento, diretamente ou por meio de um switch ou hub.Cada controladora do storage deve ter uma conexão IP.

Apenas para o agente do host e CLI - Estar em uma rede TCP/IPconectada a pelo menos uma controladora do storage (duascontroladoras para alta disponibilidade) no sistema dearmazenamento. A conexão de rede TCP/IP permite que oservidor envie informações de mapeamento de LUN ao sistemade armazenamento e que o Navisphere Manager ou a CLI secomuniquem com o sistema de armazenamento pela rede.

Ter uma conexão de rede TCP/IP configurada para qualquerhost remoto que você utilizará para gerenciar os sistemas dearmazenamento do servidor, inclusive:

qualquer servidor cujo navegador você utilizará para acessar oManager 6.X.

qualquer WIndows Server 2003 ou Windows Server 2000 queexecutam o software Storage Management Server.

qualquer servidor AIX, HP-UX, Linux, VMware ESX Server,NetWare, Solaris, Windows Server 2003 ou Windows Server2000 que executam a CLI.

Se você quiser usar a CLI no servidor para gerenciar os sistemasde armazenamento em um servidor remoto, o servidor deve estarem uma rede TCP/IP conectada tanto no servidor remoto comoem cada controladora do storage no sistema de armazenamento doservidor remoto. O servidor remoto pode estar executando um sistemaoperacional AIX, HP-UX, Linux, Solaris ou o Windows.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 23

Para obter informações sobre as revisões específicas do sistema operacional doservidor e do software FLARE e Access Logix do sistema de armazenamentoque são necessários para sua versão do agente do host, consulte as notas sobre aversão em relação ao agente do host no site EMC Powerlink. Para acessar essesite, consulte Encontrando informações atualizadas, página 8 .

24 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Instalando ou removendo o Navisphere Host Agent e a CLI

Você pode instalar o agente do host e a CLI juntos ou separadamente.Se você instalar os dois, instale o agente do host primeiro.

Para modificar uma configuração do agente do host, consulte apróxima seção.

Se você deseja instalar o agente do host e usar alguns dos recursos doServer Utility, consulte Determinando se o agente do host ou o Server Utility seráinstalado, página 20.

Instalando o Host Agent e a CLI em um servidor Linux

A EMC recomenda que você instale a versão mais recente do softwareNavisphere Host Agent e da CLI que seja apropriado para suaconfiguração. É possível fazer download da versão mais recentea partir da página de download de software no site do Powerlink(séries CX3 e CX) ou no site de suporte do sistema de armazenamento(sistemas de armazenamento da série AX). Também é possível instalaro software a partir do CD de suporte do servidor (qualquer sistema dearmazenamento); entretanto, o CD talvez não contenha a versão maisrecente para a sua configuração.

1. No servidor Linux, efetue o login para a conta raiz.

2. No prompt da linha de comando, procure um agente do host e umpacote de CLI existentes, digitando um dos seguintes comandos:

rpm -qa | grep navi

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 25

Se uma versão mais antiga do pacote do software naviagentcli ounaviagent estiver listada, é necessário removê-la antes de instalaro novo pacote do agente do host e da CLI.

3. Para fazer download do software para os sistemas dearmazenamento das séries CX3 e CX, faça o seguinte:

a. No site do Powerlink, selecione Suporte > Software Downloadsand Licensing e navegue para a seção de download para Linuxda CLI ou do Agente do Host do CLARiiON Navisphere.

b. Selecione uma versão apropriada do Navisphere HostAgent/CLI para obter por download e escolha a opção parasalvar o arquivo zip no seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Navi_Agent_CLI_Linux-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Insira este comando para instalar os pacotes do Host Agent eda CLI:

rpm -ivh naviagentcli-versão-build.noarch.rpm

onde versão e build são a versão e o número do build doNavisphere Host Agent/CLI.

26 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

O sistema exibe a palavra navigentcli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

4. Para fazer download do software dos sistemas de armazenamentoda AX Series com Navisphere Manager, faça o seguinte:

a. No site de suporte do sistema de armazenamento, selecione olink para fazer download do software.

b. Selecione uma versão apropriada do Navisphere HostAgent/CLI para obter por download e escolha a opção parasalvar o arquivo zip no seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Navi_Agent_CLI_Linux-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Digite o comando a seguir para instalar os pacotes do agentedo host e da CLI:

rpm -ivh naviagentcli-versão-build.noarch.rpm

onde versão e build são a versão e o número do build doNavisphere Host Agent/CLI.

O sistema exibe a palavra navigentcli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

5. Para instalar o software a partir do CD de suporte do servidor(qualquer sistema de armazenamento), proceda como segue:

a. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor,fornecido com o sistema de armazenamento ou o kit de upgrade(para upgrade de sistemas da AX Series para NavisphereManager).

b. Em uma janela do console, digite o seguinte comando paramontar o CD:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 27

mount /mnt/cdrom

O CD também pode ser montado a partir do desktop Gnome ou KDE.

c. Altere para o diretório do CD digitando o comando a seguir:

cd /mnt/cdrom

d. Altere para o diretório do Linux digitando o comando a seguir:

cd linux

Esse diretório contém os pacotes de instalação do Linux.

e. Digite o comando a seguir para instalar os pacotes do agentedo host e da CLI:

rpm -ivh naviagentcli.noarch.rpm

O sistema exibe a palavra navigentcli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

f. Se a janela do File Manager estiver aberta no diretório/mnt/cdrom, você deve fechar esse janela antes de tentardesmontar o CD. Depois, digite os seguintes comandos:

28 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

cdumount /mnt/cdrom

6. Verifique se o Navisphere Agent e/ou a CLI estão instaladosusando o comando rpm -qa | more.

Antes de poder usar o agente do host ou a CLI, é necessário modificaros scripts de login de usuário e configurar o arquivo de configuração doagente do host.

7. Se você tiver um host com vários endereços (diversas placas NICinstaladas no host), crie um arquivo agentID.txt para assegurar queo agente encontre a placa NIC correta.

Um computador host com diversos endereços tem diversos endereços IPconectados às redes; ele está conectado fisicamente a diversos links dedados que podem estar nas mesmas redes ou em redes diferentes. Quandovocê instala o Navisphere Host Agent em um host com diversos endereços,o agente do host, por padrão, vincula-se à primeira NIC do host. Se o seuhost contiver diversos endereços, para que o agente do host registre-se comsucesso no sistema de armazenamento CLARiiON desejado, você precisaconfigurar o agente do host para vincular-se a uma NIC específica. Vocêfaz isso configurando um arquivo agentID.txt.

a. Usando um editor de texto que não adicione formataçãoespecial, crie ou edite um arquivo denominado agentID.txt(com distinção entre maiúsculas e minúsculas) no diretório /(raiz) ou em outro diretório de sua escolha.

b. Adicione as seguintes duas linhas separadas ao arquivoagentID.txt, sem formatação especial:

Primeira linha: Nome completo do host

Segunda linha: Endereço IP da porta do HBA/NIC que

você deseja usar para o agente do Navisphere

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 29

Por exemplo, se o seu host tem o nome de host28 no domíniomydomain.com e ele contiver dois HBAs/NICs, HBA1/NIC1com o endereço IP 192.111.222.2 e HBA2/NIC2 com o endereçoIP 192.111.222.3 e você deseja que o agente do host use a NIC 2,configure o agentID.txt da seguinte maneira:

host28.mydomain.com192.111.222.3

O arquivo agentID.txt só deve conter essas duas linhas, sem nenhumaformatação. A primeira linha deve conter o nome do host e a segundalinha deve conter o endereço IP da porta do HBA / NIC, conformedescrito acima. Ambas as linhas devem terminar com um retorno decarro. Como resultado, o cursor ficará em uma terceira linha, mas essalinha não deve conter nenhum texto.

c. Salve o arquivo agentID.txt.

d. Se você criou o arquivo agentID.txt em um diretóriodiferente do raiz, para que o agente do host reinicie usandoo caminho correto para o arquivo agentID.txt após umareinicialização do sistema, defina a variável de ambienteEV_AGENTID_DIRECTORY para apontar para o diretórioonde você criou o arquivo agentID.txt.

e. Se um arquivo HostIdFile.txt estiver localizado no diretóriomostrado para seu sistema operacional, exclua ou renomeie essearquivo. O arquivo HostIdFile.txt está localizado no diretório/var/log/HostIdFile.txt.

f. Pare e depois reinicie o agente do host.

g. Quando o agente do host for reiniciado, confirme se ele estáusando o endereço IP que foi inserido no arquivo agentID.txt.Para fazer isso, abra o novo arquivo HostIdFile.txt. Você devever o endereço IP que foi inserido no arquivo agentID.txt.

Instalando a CLI do Navisphere em um servidor Linux

A EMC recomenda que você instale a versão mais recente do softwarede CLI do Navisphere que seja apropriado para sua configuração. Façadownload da versão mais recente na página de download de softwareno site do Powerlink (CX3 Series e CX Series) ou no site de suportedo sistema de armazenamento (sistemas de armazenamento da série

30 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

AX4–5 e AX Series). Também é possível instalar o software a partirdo CD de suporte do servidor (qualquer sistema de armazenamento);entretanto, o CD talvez não contenha a versão mais recente para a suaconfiguração.

1. No servidor Linux, faça login na conta raiz.

Se estiver instalando a CLI em um ESX Server, consulte a seção ESX.

2. No prompt de linha de comando, pro-cure alguma CLI existente digitando:rpm -qi navicli

Se uma versão anterior do software tiver sido instalada, você deveremovê-la antes de continuar.

3. Para fazer download do software para os sistemas dearmazenamento das séries CX3 e CX, faça o seguinte:

a. No site do Powerlink, selecione Suporte > Software Downloadsand Licensing e navegue para a seção de download para Linuxda CLI ou do Agente do Host do CLARiiON Navisphere.

b. Selecione a versão apropriada da CLI do Navisphere para fazerdownload e selecione a opção para salvar o arquivo zip emseu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux_navicli-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Digite o comando a seguir para instalar o pacote da CLI:

rpm -ivh navicli-versão-build.noarch.rpm

onde versão e build são a versão e o número do build da CLIdo Navisphere.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 31

O sistema exibe a palavra navicli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

4. Para fazer download do software dos sistemas de armazenamentoAX Series com Navisphere Manager ou dos sistemas dearmazenamento da série AX4-5, faça o seguinte:

a. No site de suporte do sistema de armazenamento, selecione olink para fazer download do software.

b. Selecione a versão apropriada da CLI do Navisphere para fazerdownload e selecione a opção para salvar o arquivo zip emseu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux_navicli-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Digite o comando a seguir para instalar o pacote da CLI:

rpm -ivh navicli-versão-build.noarch.rpm

onde versão e build são a versão e o número do build da CLIdo Navisphere.

O sistema exibe a palavra navicli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

5. Para instalar o software a partir do CD de suporte do servidor(qualquer sistema de armazenamento), proceda como segue:

a. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor,fornecido com o sistema de armazenamento ou com o kit deupgrade (para upgrade de sistemas AX Series para NavisphereManager).

b. A partir de uma janela de console, digite um dos comandos aseguir:

32 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

mount /mnt/cdrom

O CD também pode ser montado a partir do desktop Gnome ou KDE.

c. Altere para o diretório do CD digitando o comando a seguir:

cd /mnt/cdrom

d. Altere para o diretório do Linux digitando o comando a seguir:

cd linux

Esse diretório contém os pacotes de instalação do Linux.

e. Digite o comando a seguir para instalar o pacote da CLI:

rpm -ivh navicli.noarch.rpm

O sistema exibe a palavra navicli e uma série de sinais(#). Quando a instalação for concluída, o prompt do sistemaaparecerá novamente.

f. Se a janela do File Manager estiver aberta no diretório/mnt/cdrom, você deve fechar esse janela antes de tentardesmontar o CD. Depois, digite os seguintes comandos:

cdumount /mnt/cdrom

6. Confirme se a CLI do Navisphere está instalada usando o comandorpm -qa | more.

Modificando scripts de logon de usuário

Para usar os comandos navicli no prompt root sem digitar um caractere./ à esquerda dos comandos (por exemplo, ./navicli getagent), você devemodificar a variável de ambiente $PATH no script de logon do usuário.

Siga as etapas listadas abaixo para modificar a variável de ambientePATH:

1. Adicione /opt/Navisphere/bin a $PATH:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 33

PATH=$PATH:/opt/Navisphere/bin export PATH

Para confirmar o caminho, digite:

echo $PATH

2. Defina a variável do ambiente $PATH para todas as sessões delogon:

a. Para o perfil do usuário, edite $HOME/.bash_profile

b. Para o script de inicialização do usuário, edite $HOME/.bashrc

3. Se você estiver configurando um novo servidor, vá para Executandoo Navisphere Host Agent, página 39. Se você estiver apenas fazendoupgrade do agente do host ou da CLI em um sistema existente,você concluiu o upgrade.

Removendo o agente do host e a CLI em um servidor Linux

Para evitar a perda de informações específicas do local, copie o arquivo deconfiguração do agente (agent.config) em um local seguro antes de removerqualquer software do Navisphere.

1. Efetue logon no servidor Linux como root ou como membro deum grupo administrativo.

2. Abra uma janela de terminal e, dependendo da versão que estiverexecutando, digite um dos comandos a seguir para parar o agentedo host e, depois, desinstale os arquivos do agente do host e da CLI.

Versão 6.16.x.x.x (ou posterior)/etc/init.d/naviagent stoprpm -e naviagentcli | naviagent

Versão 6.7.0.4.7 (ou posterior)/etc/init.d/naviagent stoprpm -e naviagentcli-versão | naviagent-versãoPor exemplo, rpm -e naviagentcli-6.7.0.4.7-1 ou rpm -enaviagent-6.6.0.4.7-1

O sistema remove todos os arquivos necessários para executar oagente do host e a CLI.

34 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Uma cópia de backup do arquivo de configuração é salva em/etc/Navisphere/agent.config.rpmsave.

Removendo a CLI do Navisphere em um servidor Linux

1. Efetue logon no servidor Linux como root ou como membro deum grupo administrativo.

2. Abra uma janela de terminal e digite o seguinte comando pararemover a CLI:

rpm -e navicli

O sistema remove todos os arquivos necessários para executar aCLI do Navisphere.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 35

Configurando o Navisphere Host Agent

Antes de usar o comando navicli register do Navisphere CLI paraconfigurar seu sistema de armazenamento, você deve verificar seo arquivo de configuração do agente do host inclui um usuárioprivilegiado, como descrito em Adicionando usuários privilegiados, página37.

O caminho do arquivo de configuração do agente do host é/etc/Navisphere/agent.config.

Se você estiver configurando a sistema de armazenamento de legado,consulte a revisão A10 deste guia.

36 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Um sistema legado é um sistema de armazenamento da série FC que não estejaexecutando o software de servidor do gerenciamento de armazenamento.

Adicionando usuários privilegiados

Se você for usar a CLI do Navisphere para configurar todos os sistemasde armazenamento, o arquivo de configuração do agente do host deveincluir uma entrada que defina a pessoa que executará os comandos daCLI como usuário privilegiado.

Para definir um usuário privilegiado, adicione um usuário privilegiadolocal ou remoto adicionando a entrada apropriada abaixo.

Para um usuário local:

nome do usuário

Para um usuário remoto:

nome@nome_do_host do usuário

onde nome é o nome da conta da pessoa e nome_do_host é o nome doservidor remoto que a pessoa usará.

O arquivo de configuração do agente do host padrão inclui umaentrada raiz do usuário.

Salvando o arquivo de configuração do agente do host

1. Salve o arquivo de configuração do agente do host.

2. Se você concluiu a adição das informações ao arquivo deconfiguração do agente do host, interrompa e reinicie o agente dohost digitando os seguintes comandos:

/etc/init.d/naviagent stop/etc/init.d/naviagent start

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 37

Usando o arquivo de configuração do Event Monitor

O Agente do Host do Navisphere pode monitorar os eventos dosistema de armazenamento e realizar ações como o envio de e-mailou mensagem para pager caso ocorram eventos específicos. O EventMonitor que acompanha o Navisphere Manager fornece uma formainterativa de definir esses eventos e ações. Se você não tiver o EventMonitor, ainda pode definir esses eventos e ações editando o arquivode configuração do Event Monitor.

/etc/Navisphere/Navimon.cfg

O arquivo é autodescritivo; ou seja, seu texto descreve como definireventos e ações que você poderá tomar se ocorrerem eventos.Você pode testar o arquivo depois de editá-lo usando o comandoresponsetest da CLI do Navisphere, conforme explicado no documentoNavisphere Command Line Interface Reference (Referência da Interface deLinha de Comando do Navisphere).

38 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Executando o Navisphere Host Agent

Esta seção descreve como testar as conexões do agente do host e comoiniciar e interromper o agente do host.

Iniciando e parando o Navisphere Host Agent

Em um servidor Linux, o agente do host inicia automaticamentequando você leva o servidor até o nível inicial 3. Ao iniciar o agente dohost pela primeira vez, observe o registro do sistema quanto ao sistemaoperacional do servidor para certificar-se de que o agente iniciou e quenão ocorreu nenhum erro de dispositivo. O registro do sistema estálocalizado em mensagens/var/log/.

Quando um sistema de armazenamento apresenta tráfego intensode entrada/saída (isto é, aplicativos que estão usando o sistema dearmazenamento), as informações talvez não sejam relatadas ao agente do hostem tempo hábil, o que faz com que o agente do host necessite de vários minutospara executar uma tarefa de gerenciamento do sistema de armazenamento. Estecomportamento é mais evidente quando um agente do host está gerenciandodiversos sistemas de armazenamento. Além disso, se o registro de eventos dacontroladora do storage for grande e o arquivo de configuração do agentedo host estiver configurado para ler todos os eventos, ele pode levar algunsminutos para iniciar o agente do host.

Iniciando o agente do host

Efetue logon como root e digite este comando:

/etc/init.d/naviagent start

Parando o agente do host

Efetue logon como root e digite este comando:

/etc/init.d/naviagent stop

Testando as conexões do agente do host

Antes de continuar, você deve testar as conexões do agente do hostda seguinte maneira:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 39

1. Inicie o agente do host conforme descrito em Iniciando e parando oNavisphere Host Agent, página 39.

2. Procure erros no console e no registro do sistema operacionalpara ter certeza de que o agente iniciou e não ocorreram erros nodispositivo.

3. Verifique se o agente do host no servidor pode enxergar o sistemade armazenamento da seguinte maneira:

a. Digite o seguinte comando CLI:naviseccli |navicli [-d dispositivo]| -h nome dohost porta -list -hba

Você não pode especificar a opção –d e a opção –h ao mesmo tempo.

onde:

[-d dispositivo] é o nome do dispositivo do sistema dearmazenamento (que só tem suporte para sistemas legados).

-h nome do host é o endereço IP da controladora do storage.

40 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Para cada HBA do servidor, será exibida uma lista semelhante àlista abaixo: Para sistemas de armazenamento em um ambientede SAN (armazenamento compartilhado), a lista inclui HBAsem todos os hosts conectados.Informações sobre cada HBA:HBA UID: 10:00:00:60:B0:3E:46:AC:10:00:00:60:B0:3E:46:ACNome do servidor: siux134Endereço IP do servidor: 128.221.208.134Descrição do modelo de HBA:Descrição do fornecedor do HBA:Nome do driver do dispositivo do HBA:Informações sobre cada porta deste HBA:Nome do SP: spaNome do dispositivo do HBA: sp0Confiável: NÃOConectado: SIMID de origem: 1Definido: SIMTipo de iniciador: 0Nome do grupo de armazenamento:Grupo de armazenamento 134

b. Na lista, examine as informações de cada HBA instalado no hostpara verificar o caminho do HBA para a controladora do storage.

Status do agente do host e registro de erros

Enquanto o sistema está em execução, o sistema operacional controlainformações sobre os eventos do agente do host e seus erros, colocandoessas informações em arquivos de registro no servidor.

O registro de erros do agente do host controla informações sobre ainicialização, o desligamento e erros que possam ocorrer no agente dohost, como a impossibilidade de acessar um dispositivo no arquivo deconfiguração. Se ocorrerem problemas, uma boa maneira de começar asolucioná-los é com os arquivos de registro.

Os eventos e erros do agente do host são registrados em/var/log/agent.log. Os eventos do sistema são registrados em/var/log/messages.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 41

Instalando e removendo o Navisphere Server Utility

Esta seção descreve como instalar o Navisphere Server Utility.

Instalando o Navisphere Server Utility em um servidor Linux

A EMC recomenda que você instale a versão mais recente do softwareNavisphere Server Utility que seja apropriado para sua configuração.Faça download da versão mais recente na página de download desoftware no site do Powerlink (CX3 Series e CX Series) ou no site desuporte do sistema de armazenamento (sistemas de armazenamento dasérie AX4-5 e AX Series). Também é possível instalar o software a partirdo CD de suporte do servidor (qualquer sistema de armazenamento);entretanto, o CD talvez não contenha a versão mais recente para a suaconfiguração.

1. No host Linux, faça login na conta raiz.

2. No prompt de linha de comando, procure por um Server Utilityexistente:

42 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

rpm -qi naviserverutil

Se você tiver um sistema de armazenamento da série AX100 e ocomando acima não detectar uma versão anterior, tente digitar rpm -qiaxnaviserverutil.

3. Se uma versão anterior do software tiver sido instalada, você deveremovê-la antes de continuar.

4. Para fazer download do software para os sistemas dearmazenamento das séries CX3 e CX, faça o seguinte:

a. No site Powerlink, selecione Suporte > Software Downloadsand Licensing e navegue para a seção de download doNavisphere Server Utility, que pode estar tanto na seçãoCLARiiON Navisphere Server Utility quanto na seçãoCLARiiON Navisphere Manager.

b. Selecione a versão apropriada do Navisphere Server Utility parafazer download e selecione a opção para salvar o arquivo zipem seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux_HOSTUTIL-versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Instale o Navisphere Server Utility no servidor:

rpm -ivh naviserverutil.plataforma.rpm

Para um sistema SuSE ia64, use o comando a seguir:

rpm -i naviserverutil_suseversão-build.plataforma.rpm

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 43

onde versão e build são o número da versão e o número do builddo Server Utility e plataforma é o número da sua plataformaLinux (por exemplo, i386, ia64 ou x86-64).

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -u em vez de-ivh.

O processo de instalação adiciona uma linha ao arquivo/etc/rc.d/rc.local que inicia o Server Utility durante areinicialização, desde que raiz tenha permissão de execuçãopara o arquivo /etc/rc.d/rc.local.

5. Para fazer download do software dos sistemas de armazenamentoda série AX4-5 ou AX Series, faça o seguinte:

a. No site de suporte do sistema de armazenamento, selecione olink para fazer download do software.

b. Selecione a versão apropriada do Navisphere Server Utility parafazer download e selecione a opção para salvar o arquivo zipem seu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip Linux_HOSTUTIL-versão.zip

onde versão é a versão registrada no nome do arquivo do qualvocê fez download.

d. Instale o Navisphere Server Utility no servidor:

rpm -ivh naviserverutil.plataforma.rpm

Para um sistema SuSE ia64, use o comando a seguir:

rpm -i naviserverutil_suseversão-build.plataforma.rpm

44 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

onde versão e build são o número da versão e o número do builddo Server Utility e plataforma é o número da sua plataformaLinux (por exemplo, i386, ia64 ou x86-64).

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -u em vez de-ivh.

O processo de instalação adiciona uma linha ao arquivo/etc/rc.d/rc.local que inicia o Server Utility durante areinicialização, desde que raiz tenha permissão de execuçãopara o arquivo /etc/rc.d/rc.local.

6. Para instalar o software a partir do CD de suporte do servidor(qualquer sistema de armazenamento), proceda como segue:

a. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor,fornecido com o sistema de armazenamento ou com o kitde upgrade (para upgrade de sistemas da série AX paraNavisphere Manager).

b. A partir de uma janela do console, monte o CD:

mount /dev/cdrom /media/cdrom

O CD também pode ser montado a partir do desktop Gnome ou KDE.

c. Altere para o diretório do CD:

cd /mnt/cdrom

d. Vá para o diretório do Linux:

cd linux

Esse diretório contém os pacotes de instalação do Linux.

e. Instale o Navisphere Server Utility no servidor:

rpm -ivh naviserverutil.plataforma.rpm

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 45

Para um sistema SuSE ia64, use o comando a seguir:

rpm -i naviserverutil_suse.plataforma.rpm

onde plataforma é o número da sua plataforma Linux (porexemplo, i386, ia64 ou x86-64).

Se você estiver atualizando o utilitário no servidor, use -u em vez de-ivh.

O processo de instalação adiciona uma linha ao arquivo/etc/rc.d/rc.local que inicia o Server Utility durante areinicialização, desde que raiz tenha permissão de execuçãopara o arquivo /etc/rc.d/rc.local.

f. Remova o CD do drive de CD do servidor.

Removendo o Server Utility em um servidor Linux

1. Efetue logon no servidor Linux como root ou como membro deum grupo administrativo.

2. Abra uma janela de terminal e, dependendo de qual versão doServer Utility estiver instalada, digite o comando apropriado pararemover o Server Utility:

rpm -e naviserverutilourpm -e axnaviserverutil

Para determinar qual versão está instalada, digite rpm -qi naviserverutilou rpm -qi axnaviserverutil. Serão exibidas informações sobre o utilitário,caso ele esteja instalado.

46 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Executando o Navisphere Server Utility

Esta seção descreve como iniciar e como usar o Server Utility.

Iniciando o Navisphere Server Utility

Você pode executar o Server Utility a partir do servidor ou do CD desuporte do servidor.

Iniciando o Navisphere Server Utility em um servidor Linux

1. Abra uma janela do console.

2. Vá para o diretório bin do Navisphere e execute o Server Utility:

/opt/Navisphere/bin/naviserverutilcli

Iniciando o Navisphere Server Utility em um servidor Linux no CD

1. No servidor Linux, efetue login para a conta root.

2. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor, fornecidocom o sistema de armazenamento ou com o kit de upgrade (paraupgrade de sistemas AX Series para Navisphere Manager).

3. A partir de uma janela do console, monte o CD:

mount /mnt/cdrom

4. Altere para o diretório do CD:

cd /mnt/cdrom

5. Acesse o diretório do Linux:

cd linux

6. Execute o Server Utility:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 47

./naviserverutilcli

Usando o Navisphere Server Utility

O Navisphere Server Utility permite executar as seguintes funções:

Atualizar as informações do servidor no sistema de armazenamento

Executar tarefas de snapshot (somente com o Navisphere Express)

Gerar relatório de alta disponibilidade

Atualizando as informações do servidor no sistema de armazenamento

A opção Atualizar Informações do Servidor permite enviarinformações sobre o servidor a todos os sistemas de armazenamentoconectados. Para atualizar as informações do servidor, selecione aopção 1 na tela Bem-vindo do Server Utility e siga as instruções doutilitário.

Executando tarefas de snapshot

Para obter informações sobre o uso da opção de tarefas de snapshot,consulte a ajuda on-line do Navisphere Express.

Gerando um relatório de alta disponibilidade

A opção Gerar relatório de alta disponibilidade (opção 3) e ocomando naviserverutil hav [-upload] determinam se o servidor estáconfigurado para alta disponibilidade, verificando se ele possui nomínimo um caminho de conexão para cada controladora do storagedo sistema de armazenamento e se o PowerPath ou algum outrosoftware de failover, como DMP (Dynamic Multi-path, vários caminhosdinâmicos) ou PV Links, estão em execução. O utilitário não detectaránenhum outro software de failover nativo, como o software Linux devários caminhos nativo (MPIO).

Após a verificação, o utilitário gera um relatório resumido e salva-ono servidor. Se você emitir o comando naviserverutil hav com aopção -upload, o utilitário também envia o relatório ao sistema dearmazenamento específico.

Gere um relatório de alta disponibilidade para:

verificar o status de um servidor.

preparar para a instalação de software em um sistema dearmazenamento.

48 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Esta opção não é compatível com os com os sistemas da série AX4–5 com oNavisphere Express.

Verificando o status de um servidorPara verificar periodicamente o status de alta disponibilidade de umservidor, selecione a opção 3 na tela Bem-vindo do Server Utilitye siga as instruções do utilitário para gerar um relatório de altadisponibilidade.

Preparando para a instalação de software em um sistema dearmazenamentoSe você está gerando um relatório de alta disponibilidade comopré-requisito para atualização do software do sistema dearmazenamento, precisará fazer o upload desse relatório no sistemade armazenamento antes de instalar o software nele.

Para gerar e fazer upload de um relatório de alta disponibilidade, emitao seguinte comando do diretório no qual você instalou o utilitário:

naviserverutilcli hav -upload -ip endereço_IP|-h endereço_IP|nome_da_rede -user|-u nome_do_usuário-password|-p senha_do_usuário -scope|-s nível_de_escopo-secfilepath caminho_do_arquivo_de_segurança-port 443|2163 [-directory diretório_de_saída]

onde:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 49

-ip endereço_IP Especifica o endereço IP de uma controladora do storage no sistema dearmazenamento no qual você fará o upload do relatório. Não é possívelusar essa opção em conjunto com a opção -h.

-h endereço_IP |nome_da_rede

Especifica o endereço IP ou o nome da rede de uma controladora dostorage no sistema de armazenamento no qual você fará o upload dorelatório. Não é possível usar essa opção em conjunto com a opção -ip.

-user | -unome_do_usuário

Especifica o nome de login do sistema de armazenamento. Vocêdeve usar essa opção em conjunto com as opções -password | -p e-scope | -s. Não é possível usar essa opção em conjunto com a opção-secfilepath.

-password | -psenha_do_usuário

Especifica a senha necessária para acessar o sistema dearmazenamento. Você deve usar essa opção em conjunto com asopções -user | -u e -scope | -s. Não é possível usar essa opção emconjunto com a opção -secfilepath.

-scope | -snível_de_escopo

Especifica o nível de acesso que este nome de usuário e senha terão nosistema de armazenamento. 0 = global; 1 = local; 2 = LDAP. Você deveusar essa opção em conjunto com as opções -user | -u e -password | -p.Não é possível usar essa opção em conjunto com a opção -secfilepath.

-secfilepathcaminho_do_ar-quivo_de_segu-rança

Pesquisa o arquivo de segurança para o endereço IP específico. Se outilitário não encontrar o endereço IP especificado, ele usará a entradapadrão no arquivo de segurança.É necessário um arquivo de segurança para executar esta opção. Paraobter informações sobre como criar um arquivo de segurança, consulte oguia EMC Navisphere Command Line (CLI) Reference (Referência daLinha de Comando (CLI) do EMC Navisphere).Não é possível usar essa opção em conjunto com as opções -user |-u, -password | -p e -scope | -s.

-port 443 | 2163 Especifica o número de porta do Navisphere Management Server. Opadrão é 443.

-directory di-retório_de_saída

Especifica o diretório no qual você deseja depositar o relatório noservidor. Essa opção só é necessária se você estiver executandoo Server Utility a partir do CD. Caso contrário o relatório será salvoautomaticamente no diretório de instalação do Navisphere Server Utility.Se o Server Utility estiver instalado em seu servidor e você especificarum diretório, este sobrescreverá o diretório de instalação do Server Utility.

50 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Após fazer o upload do relatório de alta disponibilidadeAlém de executar o Server Utility para validar a alta disponibilidadedo servidor, recomendamos que você execute as seguintes verificaçõesmanuais.

Verificar o suporte do software e do hardware — Certifique-se deque você verificou se todos os produtos de software e hardwaresão compatíveis de acordo com o EMC E-Lab™ InteroperabilityNavigator e com as matrizes de suporte.

Essa ferramenta não verifica se você está executando o firmware de switchcompatível nem se você está usando switches redundante (recomendado).

Fazer o upgrade do software do sistema de armazenamento —Se você vai fazer um upgrade on-line do software do sistemade armazenamento ou se tiver adicionado um HBA, um LUNou alterou a conectividade (adicionou um caminho ou alterou ozoneamento):

Certifique-se de que você validou todos os produtos de softwaree hardware e estes são compatíveis e interoperáveis de acordocom o Navegador de interoperabilidade do E-Lab da EMC ecom as matrizes de suporte.

Verifique se todos os LUNs (discos virtuais) que os seusservidores acessarão durante o upgrade estão sob controle dosoftware de gerenciamento de caminhos. Para os servidores queexecutam o PowerPath e o DMP, consulte a seção Software deFailover na guia Detalhes do relatório e localize esses LUNs. Seeles não constarem na lista, o servidor perderá o acesso a essesLUNs durante o upgrade do software.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 51

Instalando e removendo o Admsnap Utility

A EMC recomenda que seja instalado o admsnap em todos osservidores conectados a um sistema de armazenamento que tenha odriver SnapView instalado.

Importante: Se estiver fazendo o upgrade do seu sistema dearmazenamento para a versão 02.19.xxx.5.yyy ou posterior do FLAREOE, você precisa fazer o upgrade do admsnap para a versão 2.9.x ouposterior. Antes de fazer o upgrade do FLARE, verifique se a versão doseu sistema operacional aceita a versão 2.9.x ou posterior do admsnap.Consulte as Notas sobre versão do Admsnap.

Pré-requisitos de instalação

Para poder instalar e usar o Admsnap Utility, você deve:

Instalar o SnapView em um sistema de armazenamento CLARiiONcompatível. Para obter uma lista de sistemas de armazenamentocompatíveis, consulte as notas da versão do SnapView e doadmsnap.

Habilite o controle de acesso de dados no mesmo sistema dearmazenamento CLARiiON.

Instalando o Admsnap Utility em um servidor Linux

A EMC recomenda que você instale a versão mais recente do softwareAdmsnap Utility que seja apropriado para sua configuração. É possívelfazer download da versão mais recente na página de download desoftware no site do Powerlink (CX3 Series e CX Series) ou no site desuporte do sistema de armazenamento (sistemas de armazenamentoda série AX com Navisphere Manager). Também é possível instalar osoftware a partir do CD de suporte do servidor (qualquer sistema dearmazenamento); entretanto, o CD talvez não contenha a versão maisrecente para a sua configuração.

1. No servidor Linux, efetue login como raiz ou como membro deum grupo administrativo.

2. Abra uma janela de terminal e digite o seguinte comando pararelacionar qualquer pacote admsnap que possa estar atualmenteinstalado:

52 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

rpm -qi admsnap

3. Procure na lista uma versão anterior do admsnap.

Se houver uma versão anterior instalada, remova-a conformedescrito em Removendo o Admsnap Utility em um servidorLinux, página 57.

4. Para fazer download do software para os sistemas dearmazenamento das séries CX3 e CX, faça o seguinte:

a. No site Powerlink, selecione Suporte > Software Downloadsand Licensing e navegue para a seção de download doAdmsnap Utility, que poderá estar localizada na seçãoCLARiiON SnapView ou na seção SnapView.

b. Selecione a versão apropriada do Admsnap Utility para fazerdownload e selecione a opção para salvar o arquivo zip emseu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip admsnap_versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Instale o admsnap usando o comando rpm -ivh (Red Hat) ouo comando yast (SuSe).

Usuários do Red Hat Linux — utilizem o seguinte comando:

rpm -ivh admsnap-versão-build.plataforma.rpm

onde versão e build são o número da versão e o número dobuild do Admsnap Utility e plataforma é o número de suaplataforma Linux.

Usuários do SuSe Linux — utilizem o seguinte comando:

yast -l SuSe_admsnap-versão-build.plataforma.rpm

onde versão e build são o número da versão e o número dobuild do Admsnap Utility e plataforma é o número de suaplataforma Linux (consulte os exemplos do Red Hat acima).

O software é instalado no diretório /usr/admsnap com osseguintes arquivos:

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 53

/usr/admsnap/admsnap/usr/admsnap/man/man1/admsnap.1/usr/admsnap/readme

5. Para instalar o software dos sistemas de armazenamento AX Seriescom Navisphere Manager, faça o seguinte:

a. No site de suporte do sistema de armazenamento, selecione olink para fazer download do software.

b. Selecione a versão apropriada do Admsnap Utility na seçãode download e selecione a opção para salvar o arquivo zip emseu servidor.

c. No prompt de linha de comando, navegue para o diretório ondesalvou o arquivo zip e descompacte o arquivo.

unzip admsnap_versão.zip

onde versão é a versão listada no nome do arquivo.

d. Instale o admsnap usando o comando rpm -ivh (Red Hat) ouo comando yast (SuSe).

Usuários do Red Hat Linux — utilizem o seguinte comando:

rpm -ivh admsnap-versão-build.plataforma.rpm

onde versão e build são o número da versão e o número dobuild do Admsnap Utility e plataforma é o número de suaplataforma Linux.

Usuários do SuSe Linux — utilizem o seguinte comando:

yast -i SuSe_admsnap-versão-build.plataforma.rpm

onde versão e build são o número da versão e o número dobuild do Admsnap Utility e plataforma é o número de suaplataforma Linux (consulte os exemplos do Red Hat acima).

O software é instalado no diretório /usr/admsnap com osseguintes arquivos:

54 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

/usr/admsnap/admsnap/usr/admsnap/man/man1/admsnap.1/usr/admsnap/readme

6. Para instalar o software a partir do CD de suporte do servidor(qualquer sistema de armazenamento), proceda como segue:

a. No drive do servidor, insira o CD de suporte do servidor,fornecido com o sistema de armazenamento ou com o kit deupgrade (para upgrade de sistemas AX Series para NavisphereManager).

b. Monte o sistema de arquivos do CD, digitando o seguintecomando:

mount /mnt/cdrom

c. Altere o diretório para a unidade de CD digitando o comando aseguir:

cd /mnt/cdrom

d. Altere para o diretório do Linux digitando o comando a seguir:

cd linux

Esse diretório contém os pacotes de instalação do Linux.

e. Relacione os nomes de arquivos contidos no CD:

ls

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 55

Você verá quatro pacotes rpm do admsnap para diferentesplataformas. Esses pacotes rpm são para a plataforma Intel 64bits (ia64), plataforma Linux com base em processador AMD ouLinux com base em Intel Xeon (x86_64), plataforma Linux de 32bits Intel (i386) e plataforma SuSE Linux (ia64).

f. Instale o admsnap usando o comando rpm -ivh (Red Hat) ouo comando yast (SuSe).

Usuários do Red Hat Linux — utilizem o seguinte comando:

rpm -ivh admsnap.plataforma.rpm

onde plataforma é o número de sua plataforma Linux.

Por exemplo:

rpm -ivh admsnap.i386rpmrpm -ivh admsnap.ia64.rpmrpm -ivh admsnap.x86_64.rpm

Usuários do SuSe Linux — utilizem o seguinte comando:

yast -i admsnap.plataforma.rpm

onde plataforma é o número de sua plataforma Linux(consulte os exemplos do Red Hat acima).

O software é instalado no diretório /usr/admsnap com osseguintes arquivos:

/usr/admsnap/admsnap/usr/admsnap/man/man1/admsnap.1/usr/admsnap/readme

g. Desmonte (umount) o sistema de arquivos do CD digitando:cdumount /dev/cdrom

h. Remova o CD do drive.

O admsnap está instalado em um servidor Linux.

7. Confirme se a versão correta do admsnap está instalada digitando oseguinte comando:

/usr/admsnap/admsnap help

56 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Esse comando exibe uma mensagem sobre o comando help (ajuda),que inclui o número de revisão do software admsnap instalado.

8. Configure o MANPATH para acessar as páginas do manual Linux.Edite o arquivo /etc/man.config incluindo as seguintes linhas:MANPATH /usr/admsnap/man

9. Configure os dispositivos sg por meio do utilitário MAKEDEV. Paraobter informações sobre como usar o utilitário MAKEDEV, consulteas páginas do manual do MAKEDEV.

Removendo o Admsnap Utility em um servidor Linux

1. Efetue logon no servidor Linux como root ou como membro deum grupo administrativo.

2. Abra uma janela de terminal e digite o seguinte comandopara listar todos os pacotes admsnap atualmente instalados:rpm -q admsnap

3. Para remover a versão anterior do software admsnap, digite:

rpm -e nomeonde nome é o nome do programa admsnap exibidopelo comando na Etapa 2.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 57

Executando o Admsnap Utility

Consulte a EMC SnapView Command Line Interfaces Reference (Referênciadas Interfaces de Linha de Comando do EMC SnapView) para obterinformações sobre a execução dos comandos admsnap.

58 Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers

Copyright© 2004–2007 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC atesta que as informações apresentadas nesta publicação são precisas e estão de acordocom as suas práticas comerciais a partir da data de divulgação. As informações estão sujeitas aalterações sem prévio aviso.

AS INFORMAÇÕES NESTA PUBLICAÇÃO SÃO FORNECIDAS "NO ESTADO EM QUESE ENCONTRAM". A EMC CORPORATION NÃO FAZ DECLARAÇÕES NEM OFERECEGARANTIAS DE QUALQUER TIPO RELATIVAS ÀS INFORMAÇÕES DESTA PUBLICAÇÃO EESPECIFICAMENTE SE ISENTA DE GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OUADEQUAÇÃO A QUALQUER PROPÓSITO ESPECÍFICO.

O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software da EMC descrito nesta publicação exige umalicença de software aplicável.

Para obter as listas mais atualizadas de nomes de produtos da EMC, consulte EMC CorporationTrademarks em EMC2.com.br.

Todas as outras marcas comerciais mencionadas neste documento pertencem a seus respectivosproprietários.

Guia de instalação dos produtos de suporte do EMC CLARiiON Server para Linux Servers 59

© 2011 - 2013 EMC Corporation. All Rights Reserved. EMC believes the information in this publication is accurate as of its publication date. The information is subject to change

without

notice.

THE INFORMATION IN THIS PUBLICATION IS PROVIDED “AS IS.” EMC CORPORATION MAKES NO

REPRESENTATIONS OR

WARRANTIES OF ANY KIND WITH RESPECT TO THE INFORMATION IN THIS PUBLICATION, AND

SPECIFICALLY

DISCLAIMS IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY OR FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Use, copying, and distribution of any EMC software described in this publication requires an applicable software license.

EMC2, EMC, and the EMC logo are registered trademarks or trademarks of EMC Corporation in the United State and other

countries.

All other trademarks used herein are the property of their respective owners.