guia de eventos nov | dez 2014

56
novembro/dezembro 2014

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Agenda de novembro e dezembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

nov

embr

o/de

zem

bro

201

4

Page 2: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser feitos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com o Serviço Municipal de Comu-nicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SETÚBALGUIA DE EVENTOSN.º 99novembro | dezembro 2014

FICHA TÉCNICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoSMCI - Serviço Municipalde Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãoHugo Martins, Marco Silva, Susana ManteigasFotografiaJosé Luís Costa, Mário Peneque, Rui David (exposição sobre José Maria da Fonseca)Conselho EditorialAna Bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva,Miguel Farropas, Paulo Anjos, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel Lopes, Rita PereiraPaginaçãoMiguel Farropas, Raquel LopesImpressãoDaniel & Lino, LdaRedaçãoSMCI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de Bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSN 1646-0464CapaClipe de LeituraContracapaAntónio Cunha

Foto do Leitor de Cília Costa

Os interessados em participar na rubrica Foto do Leitor devem remeter-nos as imagens para o endereço eletrónico [email protected], com indicação do nome do autor, numa referência à parte e não como assinatura inclusa. Reservamo-nos o direito de selecionar o trabalho a divulgar em cada edição e agradecemos que seja mencionado que a Câmara Municipal de Setúbal está autoriza-da a utilizar as imagens noutros suportes.

Page 3: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

3nota de abertura

gu

ian

ov

/dez

Setúbal tem em curso um projeto de promoção da leitura que se reveste de ineditismo, com recurso ao espaço públi-co, o que comporta alguns riscos, comprometendo o êxito total, mas lança um desafio a todos.

O Clipe de Leitura, tema de capa desta edição do Se-túbal – Guia de Eventos, mantém-se até ao final do ano em fase experimental. Assim haja sucesso para poder continuar.

A ideia é simples. Em suportes afixados em bancos de jardim na Avenida Luísa Todi e no Parque do Bonfim estão livros que podem ser levados por quem deixar outros em troca. Desta forma, ganham todos. O problema é que, às primeiras tentativas, quem os tirou não os replicou. E, as-sim, um projeto interessante no país europeu que menos consome cultura pode estar comprometido. Vamos ver se agora é de vez. Para todos ganharem.

Esta edição do Guia de Eventos destaca ainda um di-versificado conjunto de atividades ao dispor da população, como os festivais Círculo de Jazz e Lado B, na música, a apresentação de Gata em Telhado de Zinco Quente, dos Ar-tistas Unidos, e de O Sonho, do TAS, no teatro, exposições sobre os setubalenses Fran Paxeco e Francisco Finura, nas artes, e um certame dedicado à filmografia francesa, no ci-nema. E, claro, tudo o que o Natal tem para oferecer.

Respeitopelos livros

Page 4: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

4NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014sumário

44PESSOA“O meu ponto forteé a direção de atores”André Marques, 30 anos, realizador de cinema, tem um gosto especial por filmar pessoas, relações humanas e culturas.

28BASTIDORESPequeninossó no tamanhoO Coral Infantil de Setúbal está a comemorar 35 anos dedicados à formação de cantores que compõem um naipe de vozes afinado.

20NATAL

Espetáculos musicais, exibição de filmes, realização

de certames inspirados na quadra, apontamentos

de dança e de teatro e atividades desportivas

compõem um vasto programa comemorativo do Natal, que decorre ao longo de dezembro um pouco por todo o concelho. No último

dia do ano, as duas margens do Sado aproximam-se para uma grande festa

de entrada em 2015.

13ARTISTAS UNIDOS

A companhia cénica lisboeta traz a Setúbal o clássico de Tennessee

Williams “Gata em Telhado de Zinco Quente”, sobre

a passagem do mundo velho, feito de recalcamento e repressão,

para um mundo novo que teima em não chegar. A peça, com

encenação de Jorge Silva Melo, é apresentada numa sessão

única a 15 de novembro, no Fórum Luísa Todi.

Page 5: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

nov/dezsumário

47CIDADEFonte em largode trambolhõesA fonte do Largo José Afonso foi mudada de um convento para o local onde, na altura, muitas pessoas caíam por causa de redes de pesca.

24LADO B

A terceira edição do festival centrado na música improvisada e experimental leva à Casa da Cultura nomes como A Jigsaw, grupo de blues e folk que atua a 6 de dezembro. Pelo certame, a decorrer entre os dias 5 e 7, passam ainda o pianista Tiago Sousa, o grupo Timespine que junta Tó Trips, Adriana Sá e John Klima, o projeto setubalense Vaiapraiae a improvisação de bandas sonoras por Charlie Mancini.O certame inclui ainda cinema.

11FILMES FRANCESES ”Libre et Assoupi”, a história de um homem que tem como horizonte o sofá da sala, é um dos filmes a exibir na 15.ª Festa do Cinema Francês, com apresentações no Charlot. No total são exibidos seis filmes, entre 13 e 15 de novembro, incluindo uma sessão especial para as escolas, numa oportunidade de assistir a algumas obras arredadas do circuito comercial.

novembro 06 eventosdezembro 20 eventos

bastidores 28 coral infantil de setúbal

exposições 30 mostras de artesagir 35 cursos e concursosinfantil 36 júnior e famíliaretrovisor 38 como foiprojetor 38 janeiro

ver 40 andreas stöckleincompasso 41 fernando marquesleituras 42 manuel augusto araújofitas 43 marta pinho alves

pessoa 44 andré marquesrotas 46 livros de setúbalcidade 47 fonte do lg. josé afonso prazeres 48 corktaleafazer 49 crowdfunding intervir 50 atividades fixasespaços 53 contactos

Page 6: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

6NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

novembro

exposições pág. 30 | agir pág. 35 | infantil pág. 36

A decorrer

Gratuito

CLIPE DE LEITURAProjeto de troca de livros e jor-nais em locais públicos, através de suportes metálicos instala-dos em bancos de jardim, com o objetivo de incentivar os hábitos de leitura regulares.Avenida Luísa TodiParque do BonfimOrg.: Elucid’ArteParceria: CMS

Page 7: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

7programa

Letras partilhadasTraga um livro e leve outro! O apelo cultural é impulsionado no “Clipe de Leitura”, ação iné-dita que procura estimular hábitos de leitura regulares no espaço público e que fomenta, ao mesmo tempo, a troca e partilha das mais variadas obras literárias.

A curiosidade desperta na passagem pela Avenida Luísa Todi, na zona defronte da Biblioteca Pública Municipal, assim como no Parque do Bonfim, na praça do lago. Há su-portes metálicos fixados em bancos de jar-dim, com vários títulos à espera de leitores.

A pausa para uma leitura pode significar uma agradável surpresa, até porque nunca se sabe o que está à espera no clipe. Pode ser um qualquer livro, de qualquer género, formato ou tamanho. Uma obra literária já conquistada por uns e à espera de ser partilhada por outros.

As primeiras leituras foram cedidas no final de setembro pela Associação Cultural e Artística Elucid’Arte, promotora da iniciativa em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, por ocasião da instalação dos “cli-pes” nos bancos de jardim.

Começou com uma dezena de livros, de diferentes áreas, uma vez que os suportes metálicos aceitam qualquer tipo de publi-cações que as pessoas decidam partilhar. É tudo o que aparecer, até porque a escolha não é limitada a assunto ou género.

No arranque, as publicações em circu-lação no âmbito do “Clipe de Leitura” foram acompanhadas de separadores de livros personalizados, com poemas de Bocage e imagens alusivas à temática das Comemo-rações Bocagianas.

O sucesso e a continuidade da ação cul-tural dependem dos leitores. Assenta numa espécie de contrato entre os cidadãos de uma sociedade.

“Esperemos que tenha o dom de pro-mover hábitos de leitura na cidade e, so-bretudo, que dê a oportunidade a todos, sem exceção, de tomarem contacto com a literatura”, apontou Rui Pereira, da As-sociação Elucid’Arte, no início do projeto, que se mantém, pelo menos, até ao final do ano.

Replicação cultural

Cativar as pessoas que utilizam o espaço público a ler e fazer com que os livros e os jornais circulem de mão em mão e por vá-rios locais são objetivos da ação cultural, implementada em Setúbal. A ideia do “Clipe de Leitura” surgiu num processo de busca de exemplos de ações culturais que pudessem ser transpostas na cidade, recaindo a es-colha, em termos do conceito e do suporte utilizado, numa iniciativa semelhante dina-mizada na Holanda. A ação naquele país foi o ponto de partida para replicar, com as devi-das adaptações, o projeto em Setúbal.

Page 8: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

8NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

CÍRCULO DE JAZZConceptualmente, esta é a gé-nese do festival experimentalista Lado B, agendado para dezem-bro. O Círculo de Jazz, o “lado A”, pode ser mais conservador, mas não deixa de ser vanguardista.Casa da CulturaCapricho SetubalenseOrg.: CMSParceria: Capricho SetubalenseExperimentáculo

07 // 09

3 € | dia5 € | festival

Vórtice jazzísticoO Círculo de Jazz, na quarta edição, abre, a 7, pelas 21h30, na Sociedade Musical Capri-cho Setubalense, com a Big Band Capricho. A noite prossegue com Osso Vaidoso, com Ana Deus (Ban e Três Tristes Tigres) e Alexan-dre Soares (GNR e Três Tristes Tigres), num projeto inspirado em Mário Cesarini. Um dos pontos altos do festival surge dia 8, às 21h30, na Casa da Cultura, com Rodrigo Amado Wire Quartet, estreia em Setúbal do grupo lidera-do por um dos portugueses com mais pro-jeção internacional na atualidade. O bebop e free-jazz fluem com a ajuda de Manuel Mota, guitarra, Hernâni Faustino, contrabaixo, e Ga-briel Ferrandini, bateria. A noite termina com Quarteto Guida Palma, voz acompanhada por Luís Filipe Martins, no contrabaixo, Luís Bar-rigas, teclas, e Sérgio Caldeira, bateria. Cabe a Xaral’s Dixie encerrar o certame, dia 9, às 16h00, igualmente na Casa da Cultura.

FITNESSAtividades desportivas, com zum-ba, grit e fitmind, do projeto Ativo dos 0 aos 100 – Manhãs no Par-que.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | WomanFit

DIÁLOGOS COM O MEDOConversa com Fernando Casaca que foca a exposição e o con-fronto da personagem com os seus medos e a transformação da obra literária para o teatro, de participação gratuita, à tarde, e filmes sobre a temática, a 3,5 eu-ros com oferta de bebida, à noite. Casa do ElefanteInformações: 265 535 640927 751 881Org.: Teatro do ElefanteDiana Lima

0 1 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 02 1 h 0 02 3 h 0 0

+ dia 2

8

Page 9: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

9programa

XIX BOCAGEFestival Internacional de Tunas da Cidade de Setúbal, com a participação da Trovantina, de Leiria, da InoporTuna, de Lisboa, da FAN-Farra da Académica de Coimbra e da Tuna de Agrícolas de Sevilla, Espanha.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: ESTuna

DIÁLOGOS COM O MEDOExibição de seleção cinemato-gráfica a partir do conceito e das interpretações do medo. Casa do Elefante

MILAGRE DE MILÃOSessão da Lauro António Master-class com o filme de Vittorio de Sica.Fórum Municipal Luísa Todi

CONVERSAS SOBRE FOTOGRAFIACasa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

INTERSTELLAREstreia nacional do filme de Chris-topher Nolan, sobre as aventuras de um grupo de exploradores que utiliza buracos negros para viajar pelo espaço, lidando com viagens no tempo e com dimensões pa-ralelas.Cinema Charlot– Auditório Municipal

JOSÉ CID – VOZ E PIANOO músico apresenta-se em Se-túbal com um espetáculo inti-mista. Participação especial do fadista João Ferreira Rosa.Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 h 3 04 € | geral

3 € | estudantes

0 2 D O M

2 1 h 0 02 3 h 0 0

3,5 € | com bebida

0 3 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 4 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

0 6 Q U I

2 1 h 3 04,5 € | geral

3,5 € | estudantes,

cartão jovem e

+65 anos

0 7 S E X

2 1 h 3 015 €

Page 10: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

10NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

DIÁRIO DE UM LOUCOA partir da obra homónima de Ni-kolai Gógol, o texto revela a histó-ria de vida de um homem simples, angustiado com a realidade quo-tidiana, que vai cultivando peque-nas loucuras. Peça encenada por Miguel Assis e interpretada por Olavo Nóbrega.Teatro de BolsoReservas: 965 823 899 Org.: Água Ardente – Produções Teatrais

MANHÃS NO PARQUEAula de zumba e sessão de tae-kwondo, do Ativo dos 0 aos 100 – Manhãs no Parque.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | LATI

OS FORAIS DE SETÚBAL(1249/1514)Conferência por João Costa.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de EstudosBocageanos

DADAÍSMO E SURREALISMOPalestra de António Galrinho so-bre os dois estilos, com especial destaque para as inovações téc-nicas, estéticas e conceptuais.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

DIÁRIO DE UM LOUCOPeça encenada por Miguel Assis e interpretada por Olavo Nóbre-ga, a partir da obra homónima de Nikolai Gógol.Teatro de Bolso

7.ª FEIRA DE OUTONOIniciativa com venda, exposição e degustação de produtos re-gionais, passeios de natureza, workshops e ações de educação ambiental.Moinho da Maré da MouriscaOrg.: CMS

DIÁRIO DE UM LOUCOPeça encenada por Miguel Assis e interpretada por Olavo Nóbre-ga, a partir da obra homónima de Nikolai Gógol.Teatro de Bolso

0 7 S E X

2 1 h 3 05 €

+ dias 8 e 9

0 8 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 05 €

+ dia 9+ info dia 7

0 9 D O M

1 0 h 0 0 //18h00

Gratuito

1 6 h 0 05 €

+ info dia 7

Page 11: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

11programa

DIA EUROPEU DO ENOTURISMOMostra e degustação com ostras e espumante. Casa da BaíaInformações: 265 545 010Org.: CMS

SÃO MARTINHOFesta com convívio.Campo do Alto da GuerraSport Clube

UMBERTO DA película de Vittorio de Sica passa na Lauro António Master-class.Fórum Municipal Luísa Todi

SÃO MARTINHOFestejos populares.Largo da Fonte NovaOrg.: Toma Lá Dá CáCentro de Cidadania Ativa

LIBRE ET ASSOUPIO filme de Benjamin Guedj, so-bre um homem cujo horizonte é o seu sofá, é exibido na 15.ª Fes-ta do Cinema Francês.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Institut Français du Portugal Alliance Française de Setúbal CMS

HOTEL NEW HAMPSHIREExibição do filme de Tony Ri-chardson, de 1984. Iniciativa do ciclo Cinema Cá em Casa, com o tema “Famílias Disfun-cionais”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

PALESTRA E POESIACasa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Uniseti | Centro de Iniciati-vas Manuel Medeiros

1 8 h 0 0Evento pago

1 0 S E G

1 9 h 0 0

2 1 h 0 0Gratuito

1 1 T E R

1 5 h 0 0 //18h00

Gratuito

1 3 Q U I

2 1 h 3 03 € | geral

descontos especiais

2 1 h 3 01 €

1 4 S E X

1 5 h 0 0Gratuito

Page 12: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

12NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

KHALIL ENSEMBLEFragmentos musicais da obra de Rabih Abou-Khalil são interpreta-dos pela banda de Alexandre Pe-dro, percussões, Daniel Romeiro, flauta, José Tavares, alaúde, e Rute, dança. O espetáculo, com o tema “O Oriente aqui…”, integra o ciclo Músicas do Mundo.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

LA COUR DE BABELA 15.ª Festa do Cinema Francês exibe o documentário de Julie Bertuccelli sobre adolescentes estrangeiros a residir em França.Cinema Charlot– Auditório Municipal

FICA FITAula aberta com exercícios car-diovasculares e de desenvolvi-mento da coordenação motora, do Ativo dos 0 aos 100 – Manhãs no Parque.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS

NOS CAMINHOS DE SÃO FILIPEPasseio pelas serranias do Viso, com encontro no parque de es-tacionamento do Forte de São Filipe.Informações: 265 227 685 www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

LE SCHPOUNTZO filme de Marcel Pagnol, cen-trado num jovem que aspira ser ator, é apresentado na 15.ª Fes-ta do Cinema Francês.Cinema Charlot– Auditório Municipal

1 4 S E X

2 1 h 3 03 €

2 1 h 3 03 € | geral

descontos especiais

1 5 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 09 € | geral

4 € | residentes e turistas alojados

Gratuito | -10 anos

1 5 h 0 03 € | geral

descontos especiais

Page 13: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

13programa

COMME UN LIONA 15.ª Festa do Cinema Francês encerra com a longa-metragem de Samuel Collardey, sobre um jovem senegalês que sonha ser estrela do futebol.Cinema Charlot– Auditório Municipal

DESCRIÇÃO DA ARRÁBIDAApresentação da obra do pa-dre Inácio Monteiro, numa edição preparada por António Mateus Vilhena e Daniel Pires, com posfácio de José Eduardo Franco.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de EstudosBocageanos

HISTÓRIAS E MEMÓRIASApresentação do livro de Sara Monteiro, com sete contos e oito poemas, seguida da inaugura-ção da exposição “Paisagens”, da mesma autora.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

GATA EM TELHADODE ZINCO QUENTEOs Artistas Unidos apresentam, numa encenação de Jorge Silva Melo, o clássico de Tennessee Williams, que explora valores como a ganância, a superficiali-dade, o desejo, a falsidade, o re-calcamento e a repressão, a par-tir da cultura dos Estados Unidos sulista.Fórum Municipal Luísa Todi

ARRÁBIDA ULTRA TRAIL Evento com três provas despor-tivas, um ultra trail, de 80 quiló-metros, um minitrail, com 14,5, e um trail, com 23, que inclui o Grande Prémio de Trail para bombeiros, todas com partida no Castelo de Palmela e chega-da no Forte de S. Filipe. Parque Natural da ArrábidaInformações:www.arrabidaultratrail.comOrg.: do.it SportsApoio: CMS

2 1 h 3 03 € | geral

descontos especiais

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 08 € | plateia6 € | balcão

4 € |estudantes

e +65M/16 anos

1 6 D O M

0 7 h 0 0 //24h00Evento pago

Page 14: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

14NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

DUAS MULHERESFilme de Vittorio de Sica na Lauro António Masterclass.Fórum Municipal Luísa Todi

ENCONTRO MUNICIPALDE BOCCIAAtividade com os utentes que participam no projeto Desporti-vamente em (Re)Forma.Pavilhão Antoine VelgeOrg.: CMS | FPDD

BEL CANTO ITALIANOGala de ópera com os cantores Bárbara Barradas, Carlos Cardo-so e André Marques e o pianista João Paulo Santos, que interpre-tam árias, duetos e tercetos de Bellini, Verdi e Donizetti.Fórum Municipal Luísa Todi

THE HUNGER GAMES:THE MOCKINJAY PART 1Estreia nacional de episódio em que Katniss Everdeen se torna o símbolo de uma nação em rebe-lião para pôr fim ao regime do Capitólio e à abolição dos Jogos da Fome.Cinema Charlot– Auditório Municipal

AS VIRGENS SUICIDASExibição do filme de Sofia Cop-pola, de 1999. Iniciativa do ciclo Cinema Cá em Casa, com o tema “Famílias Disfuncionais”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

1 7 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 9 Q U A

0 9 h 3 0Gratuito

2 0 Q U I

2 1 h 3 010 €

2 1 h 3 04,5 € | geral

3,5 € | estudantes,

cartão jovem e

+65 anos

2 1 h 3 01 €

Page 15: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

15programa

COMPANHIA PORTUGUESADE BAILADO CONTEMPORÂNEOEspetáculo pedagógico, com sessões exclusivas para esco-las, sobre alimentação saudá-vel, com coreografia de Cláudia Sampaio e direção de Vasco Wellenkamp.Fórum Municipal Luísa Todi

SEXTAS DE FOTOGRAFIA Palestra com o tema “A fotografia como meio de conhecer e enten-der o Mundo”, por Maurício Abreu. Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis | MAEDS

FESTIVAL DO SALMONETEEvento gastronómico que des-taca este peixe em restaurantes da cidade. Inclui, no último dia do certame, às 18h00, uma mostra e degustação com receituário tradi-cional e gourmet na Casa da Baía.Informações: 265 545 010Org.: CMS Apoio: Makro | Lallemand

TORNEIO ABERTODE PATINAGEM ARTÍSTICA APSCompetição com apresentações de atletas dos 8 aos 20 anos de perto de duas dezenas de clubes do distrito.Pavilhão Municipaldas ManteigadasOrg.: Clube Patinagem do SadoAssociação de Patinagemde Setúbal

OUTEIROS DE ALRASCAHPasseio de natureza por antiga quinta e subida a um cume de onde se avista uma paisagem inebriante. Concentração no Par-que de Merendas da Comenda.Informações: 265 227 685 www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

MARCHA E CORRIDAAtividade na distância de 4,5 quilómetros pelo centro da ci-dade, com início e fim no Parque Urbano de Albarquel, seguida de aula de chi-kung. Iniciativa do Ativo dos 0 aos 100 – Manhãs no Parque.Org.: CMS

2 1 S E X

1 0 h 3 01 4 h 3 0

Gratuito

2 1 h 0 0 Gratuito

2 2 S A B

ATÉ 07 DEZ

0 8 h 0 0 //23h00

Gratuito

1 0 h 0 09 € | geral

4 € | residentes e turistas alojados

Gratuito | -10 anos

1 0 h 0 0Gratuito

Page 16: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

16NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

EVENTOS APPACDMCerimónia de entrega de prémios do XIX Concurso de Poesia da APPACDM de Setúbal e do IX Con-curso Comunidade Escolar, este integrado no Festival ExpressArte – XV Encontro de Teatro, Dança e Música, evento que decorre no concelho entre 21 de novembro e 3 de dezembro com espetáculos de diversas instituições.Salão Nobre dos Paçosdo Concelho

AMOR SADINOLançamento do romance de Mar-co Barrancos que tem como ce-nário Setúbal, o Sado e a Arrábida.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

PALESTRA E POESIACasa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Uniseti | Centro de Iniciati-vas Manuel Medeiros

MEU PÁTRIO SADOTarde Intercultural, das Jorna-das Europeias do Património, com visita a exposição homó-nima, conferência “As Muralhas: um projeto de reflexão e uma oportunidade de dinamização urbana”, por Pedro Marques, palestra “Azulejaria de Setúbal e Azeitão”, pela LASA, e apon-tamento musical por João Fer-nandez.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS e outras entidades

O MANDARIMReunião aberta do Grupo de Leitura sobre o livro de Eça de Queirós.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

2 2 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0 Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

Page 17: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

17programa

POEMAS À PROCURADE BEIJOSLançamento do livro de Ana Pau-la Rosa, com a participação do Coral Luísa Todi.Salão Nobre dos Paçosdo ConcelhoOrg.: Centro de EstudosBocageanos

FADO PARA SETÚBALO Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, em que a cantora é acompanhada por Jorge Pi-mentel, na guitarra portuguesa, Carlos Sequeira, viola de fado, e Filipe Martins, contrabaixo, apresenta arranjos de temas marcantes do fado e da música popular portuguesa.Fórum Municipal Luísa Todi

THE DROWNING BRIDEProjeto musical de Ana Figuei-ras, na voz e na guitarra, e João Sousa, vários instrumentos, com sonoridades folk, country e mur-der ballads.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

9.º GRANDE PRÉMIODA ARRÁBIDACompetição de atletismo com 12,5 quilómetros para atletas nos escalões de juniores, senio-res e veteranos, e prova aberta não competitiva de 7, em mar-cha ou corrida, com partida no Jardim de Vanicelos.Informações: www.lebresdosado.ptOrg.: Associação Lebres do SadoApoio: CMS

YOGA OPEN DAY Aula aberta para experimentar o ioga.Áshrama Súrya Setúbal– Centro do YogaInformações:www.yogasetubal.com

ONTEM, HOJE E AMANHÃA Lauro António Masterclass exibe a obra de Vittorio de Sica.Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 08 €

2 1 h 3 03 €

2 3 D O M

1 0 h 0 0//12h30Evento pago

2 4 S E G

Todo o dia

2 1 h 0 0Gratuito

Page 18: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

18NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

UMA FAMÍLIA À BEIRADE UM ATAQUE DE NERVOSExibição do filme de Valerie Fa-ris e Jonathan Dayton, de 2006. Iniciativa do ciclo Cinema Cá em Casa, com o tema “Famílias Dis-funcionais”. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

PESSOA + PESSOASSessão sobre poesia com Sara Loureiro e Marrachinho Soares.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis | MAEDS

CAMINHADA E IOGAA atividade, com início e fim no Parque Urbano de Albarquel, in-clui passeio e aula de ioga na Serra de S. Luís. Iniciativa do Ati-vo dos 0 aos 100 – Manhãs no Parque.Org.: CMS | Clube Montanhismo de Setúbal | Centro do Yogade Setúbal

AMADA VIDAO livro de Alice Munro é discuti-do pelo Grupo de Leitura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

CONFERÊNCIAEncontro subordinado ao tema “Os livros, os editores e os livrei-ros nos anos da ditadura de Sa-lazar”, por Nuno Medeiros.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de EstudosBocageanos

2 7 Q U I

2 1 h 3 01 €

2 8 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 9 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

Page 19: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

19programa

HOMENAGEMA FERNANDO GUERREIROEspetáculo dedicado ao ator, encenador e poeta setubalense, com teatro, música, vídeo e de-poimentos de colegas e amigos.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Artistas/amigos | CMS

LAVOISIERConcerto com a banda de Ro-berto Afonso e Patrícia Relvas, do ciclo Emergências.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | Experimentáculo

MERCADINHO DO MOINHOMostra de produtos regionais, com artes e ofícios, e atividades para os mais novos.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

UM ANIVERSÁRIO COM…GOSPELConcerto comemorativo do 35.º aniversário do Coral Infantil de Setúbal, que se junta em palco ao Coro Gospel de Lisboa e ao Coro Feminino TuttiEncantus.Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 h 3 02,5 €

2 2 h 0 03 €

3 0 D O M

1 0 h 0 0 //18h30

Gratuito

1 8 h 0 05 € | plateia3 € | balcão

Page 20: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

20NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

exposições pág. 30 | agir pág. 35 | infantil pág. 36

dezembroD E Z SETÚBAL CELEBRA NATAL

Durante o mês, a quadra é feste-jada em todos os pontos do con-celho, com atividades para todas as idades. Do teatro ao cinema, da música à dança, das feiras temá-ticas aos encontros, do desporto à gastronomia, o Natal motiva um conjunto alargado de eventos, organizados pela Câmara Muni-cipal, pelas juntas de freguesia e por diversas instituições.

Page 21: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

21programa

COMO ERA ANTIGAMENTEO NATAL?Troca de experiências de vida, por populares.Biblioteca MunicipalPolo da Gâmbia Org.: Junta de Freguesia de Gâm-bia, Pontes e Alto da Guerra

BAD SANTA – O ANTIPAI NATALExibição do filme de Terry Zwigoff, de 2003. Iniciativa do ciclo Cinema Cá em Casa, com o tema “Natal”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

ESPÍRITO DE NATALEM AZEITÃO 2014Vila Nogueira de Azeitão transfor-ma-se no Reino do Natal, com um Jardim Encantado e um Mercado de Natal com produtos regionais para a consoada. O programa in-clui uma “Temporada Musical em Azeitão”, a partir de 6 de dezem-bro, nas igrejas e capelas locais. Org.: Junta de Freguesiade Azeitão

STB CHRISTMAS MARKETFeira de Natal, com venda de artesanato e animação cultural.Praça de BocageLargo da MisericórdiaOrg.: CMS

NATAL COM TODOS Tarde intercultural com música, dança e outras atividades.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS | APPACDM

NATAL COM MÚSICANA BIBLIOTECAAtuações do coro feminino Tut-tiEncantus, do coro municipal Afina Setúbal e da Tuna de Aran-guês.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

ACADEMIA DE DANÇACONTEMPORÂNEAEspetáculo de Natal, com parti-cipação de todos os alunos da instituição.Fórum Municipal Luísa Todi

MERCADINHO DE NATAL II Mostra de Produtos Regionais, com venda de artigos e cabazes, showcooking e degustação de Doce de Natal confecionado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, passeio pe-destre e contos.Moinho de Maré da Mourisca

1 0 Q U A

1 0 h 0 0Gratuito

1 1 Q U I

2 1 h 3 01 €

1 2 / / 1 4

Gratuito

1 2 / / 2 4

1 0 h 0 0 //20h00

Gratuito

1 3 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 3 S A B

1 6 h 0 0Gratuito

1 3 S A B

1 6 h 0 04 €

1 3 / / 1 4

1 0 h 0 0 //18h00

Gratuito

Page 22: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

22NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

2222NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

NATAL DOS FLAMINGOSFestival com demonstração de patinagem artística dos atletas do Clube Patinagem do Sado, com especial destaque para os escalões mais jovens.Pavilhão Municipaldas ManteigadasOrg.: Clube Patinagem do SadoApoio: CMS

FESTA DE NATAL SÉNIOR 2014Baile com Ricardo Gonçalves e música pelo Grupo de Cantares do Centro Comunitário de S. Se-bastião e pelo Grupo Coral de Música Popular de S. Sebastião.Grupo Desportivo IndependenteInscrições: 265 719 520Org.: Junta de Freguesiade S. Sebastião

ACADEMIA LUÍSA TODIEspetáculo de Natal com a par-ticipação de todas as classes de conjunto dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.Fórum Municipal Luísa Todi

DESPORTIVAMENTEEM (RE)FORMA Festa de Natal com manhã de atividade física que envolve os utentes de todos os polos do projeto municipal dirigido à po-pulação sénior.Pavilhão Antoine VelgeOrg.: CMSCentro do Yoga de Setúbal

FELIZ NATALExibição do filme de Christian Carion, de 2005. Iniciativa do ci-clo Cinema Cá em Casa, com o tema “Natal”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

ARTEMANIAAtividades de expressão artísti-ca para construção de presentes de Natal.Centro de Cidadania AtivaInformações: 265 547 450

CONCERTO DE NATALA Orquestra Metropolitana de Lisboa, conduzida pelo maestro Nicholas Kraemer, e o Coro Sinfó-nico Lisboa Cantat, com coorde-nação de Jorge Carvalho Alves, interpretam a “Grande Missa em Dó Menor” e “Vesperae Solennes de Confessore”, de Mozart.Fórum Municipal Luísa Todi

1 4 D O M

1 4 h 0 0 / /18h00

Gratuito

1 4 D O M

1 5 h 0 0Gratuito

1 4 D O M

1 8 h 0 03,5 €

1 6 T E R

1 0 h 0 0Gratuito

1 8 Q U I

2 1 h 3 01 €

1 8 / / 1 9

1 9 S E X

2 1 h 3 015 €

Page 23: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

23programa

RÉVEILLONMúsica, diversão noturna e um espetáculo pirotécnico sobre o plano de água do Sado são atra-tivos do programa de fim de ano que une Setúbal e Troia.

3 1 Q U A

Gratuito

Setúbal festeja 2015

Uma festa na frente ribeirinha dá as boas- -vindas a 2015 com atuações musicais e um espetáculo de fogo-de-artifício projetado so-bre o Sado.

Em Setúbal, a Doca dos Pescadores, com vários pontos de interesse, volta a ser o epicentro das festividades, num recinto com música antes e depois das 12 badaladas, e, à hora certa, um espetáculo pirotécnico.

A noite mais festiva do ano, com ativida-des em Troia, envolve a participação de bares da Avenida Luísa Todi e da zona à beira-rio, que promovem um programa especial de di-vertimento e folia até ao amanhecer.

FESTA DE NATALDAS CRIANÇAS 2014Tarde de animação. No final, Pais Natal motards distribuem pre-sentes.Grupo Desportivo IndependenteOrg.: Junta de Freguesiade S. Sebastião

CONCERTO DE NATALDA JUVENTUDEA Orquestra Académica Metro-politana apresenta a “Sinfonia dos Brinquedos”, de Leopold Mo-zart, “Ma Mère L’Oye”, de Ravel, e a “Sinfonia n.º 40, K. 550”, de Wolfgang Mozart.Fórum Municipal Luísa Todi

CORAL LUÍSA TODIConcerto de Natal em que par-ticipa igualmente o Coral Infantil Luísa Todi, com temas clássicos e populares de reportório alusivo à época.Igreja de S. Sebastião

O CONTO DE NATALDOS MARRETASSessão especial de Natal apre-senta o filme de Brain Henson, baseado na obra de Charles Di-ckens.Fórum Municipal Luísa Todi

2 0 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

2 0 S A B

2 1 h 3 05 €

2 0 S A B

2 1 h 3 0Gratuito

2 5 Q U I

1 7 h 0 0Gratuito

23programa

Page 24: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

24NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

MATRIMÓNIO À ITALIANAFilme de Vittorio de Sica na Lau-ro António Masterclass.Fórum Municipal Luísa Todi

CONVERSAS SOBRE FOTOGRAFIACasa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

S. FRANCISCO XAVIERO ponto alto das comemora-ções dedicadas ao padroeiro da cidade de Setúbal é uma cerimónia junto do monu-mento à beira-rio. Uma hora antes há missa, na Igreja de S. Julião, e estão previstas outras atividades ao longo do dia. Jardim da Beira-MarOrg.: CMS | LASA | Vigarariade Setúbal

VARIAÇÕES DE CASANOVAEstreia nacional do filme-ópera de Michael Sturminger, com John Malkovich, em que a his-tória é contada em palco e fora dele em interpretações que des-vendam os episódios das aven-turas do maior sedutor de todos os tempos.Cinema Charlot– Auditório Municipal

0 1 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 2 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

0 3 Q U A

1 0 h 0 0Gratuito

0 4 Q U I

2 1 h 3 04,5 € | geral

3,5 € | estudantes,

cartão jovem e

+65 anos

24

LADO BFestival que se apresenta co-mo o reverso do Círculo de Jazz, realizado em novembro. Centra-se mais na música im-provisada e experimental. Inclui uma sessão de cinema.Casa da CulturaOrg.: CMSParceria: Capricho Setubalense Experimentáculo

05 // 07

3 € | dia5 € | festival

A outra face da músicaA terceira edição do Lado B começa dia 5, às 22h00, com o pianista Tiago Sousa, que apresenta uma musicalidade híbrida de erudição e jazz. Segue-se, na mesma noite, uma ocasião rara para ver ao vivo Timespine, grupo experimentalista que junta Tó Trips, no dobro e na percussão, Adriana Sá, no zither e nas eletrónicas, e John Klima, no baixo elétri-co. No dia 6, às 22h00, a música cabe a Vaia-praia, projeto setubalense de voz e piano, estilo cantautor e lo-fi. O serão termina com A Jigsaw, grupo de blues e folk. A encerrar o festival, no dia 7, às 17h00, atua Charlie Man-cini, que apresenta, de improviso, bandas sonoras de clássicos do cinema mudo. A 7.ª Arte também está presente no Lado B, dia 6, às 15h00, com a sessão, gratuita, de “Uivo”, documentário de Eduardo Morais sobre o ra-dialista António Sérgio, autor de programas como “Som da Frente” e “A Hora do Lobo”.

Page 25: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

25programa

ASTRONOMIA /ASTROFOTOGRAFIAApresentação por Pedro Ré.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis | MAEDS

MANHÃ ATIVA E SOLIDÁRIAAtividade de corrida e marcha pela Avenida Luísa Todi, com início e fim no Parque Urbano de Albarquel, seguida de aula de fitness. A iniciativa, do Ativo dos 0 aos 100 – Manhãs no Parque, promove uma recolha de bens não perecíveis para instituições.Org.: CMS

EM TERRAS DE ALCUBEPasseio pedestre pela serra de São Francisco e Vale de Alcu-be, com encontro na Capela das Necessidades.Informações: 265 227 685 www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

WILLIAM TURNERPalestra de António Galrinho so-bre o artista inglês que conduziu a pintura às portas da abstração.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

0 5 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

0 6 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 09 € | geral

4 € | residentes e turistas alojados

Gratuito | -10 anos

1 6 h 0 0Gratuito

VII POR TERRAS DO SADOQuatro tunas disputam os pré-mios do concurso.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: TASCA

RETALHOS DA VIDAExibição de filme de diversos autores na Lauro António Mas-terclass.Fórum Municipal Luísa Todi

ADVERSUS – ESPETÁCULOPOÉTICO DE LARGO ESPECTROEspetáculo cénico pela Andante – Associação Artística.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

SEMANA DO ALCORRAZEvento gastronómico que des-taca este peixe em restaurantes da cidade. Inclui, no último dia do certame, às 18h00, uma mostra e degustação com receituário tradicional e gourmet na Casa da Baía, com entradas a 6 euros.Informações: 265 545 010Org.: CMS Apoio: Makro

2 1 h 3 04 € | geral

3 € | estudantes

0 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 2 S E X

2 1 h 3 03 €

1 3 S A B

ATÉ DIA 21

Page 26: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

26NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

MULHERES E LUZESO SHEICK BRANCOO primeiro filme é de Federico Fellini e Alberto Lattuada, o se-gundo, apenas de Fellini. Sessão da Lauro António Masterclass.Fórum Municipal Luísa Todi

O MUSEU DAS PALAVRASAntónio Galrinho apresenta o seu romance, que gira em torno das paixões humanas e das artes, com um livreiro e um pintor como personagens principais.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Artiset

HOBBIT: THE BATTLEOF THE 5 ARMIESEstreia nacional do filme de Pe-ter Jackson, terceira parte da adaptação do livro “O Hobbit” para o cinema.Cinema Charlot– Auditório Municipal

1 5 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 7 Q U A

2 1 h 3 0Gratuito

1 8 Q U I

2 1 h 3 04,5 € | geral

3,5 € | estudantes,

cartão jovem e

+65 anos

A DESUMANIZAÇÃODiscussão do Grupo de Leitura sobre a obra de Valter Hugo Mãe.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

CONSERVATÓRIO DE ARTESDO CORAL LUÍSA TODIAudição de final do 1.º período.Coral Luísa Todi

SPOKENJAZZConcerto com o projeto musical de Tiago Gomes, na voz, e Zé Len-castre, saxofone.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

JOGO DE JANELASApresentação do livro de Fran-cisco Ceia.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

1 3 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 03 €

1 4 D O M

1 6 h 0 0Gratuito

Page 27: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

27programa

QUINTAS DE AZEITÃOPasseio pela zona do Vale do Alambre, com percursos por ca-minhos medievais até às aldeias e quintas de Azeitão, com início na Igreja de Oleiros.Informações: 265 227 685www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

OS INÚTEISO filme de Federico Fellini é mos-trado na Lauro António Master-class.Fórum Municipal Luísa Todi

O SONHOPeça do Teatro Animação de Setúbal, com texto de August Strindberg e encenação de Car-los Curto, em que o espetador é convidado a assistir ao desenro-lar de um sonho, numa viagem profunda através de ambientes simbólicos. Sessão especial co-memorativa do 39.º aniversário do TAS.Fórum Municipal Luísa Todi

O SONHOPeça do Teatro Animação de Setúbal, com texto de August Strindberg e encenação de Car-los Curto.Fórum Municipal Luísa Todi

DEPOIS DO DIAEM QUE NASCEU O CINEMASessões especiais da Lauro An-tónio Masterclass, com colabo-ração de João Pereira Bastos. À tarde, é exibido “Isto é Cinerama”, dos irmãos Lumière, e, à noite, passam “O Milagre de TODD-AO”, de Louis de Rochemont III, e “Oklahoma!”, de Fred Zinnemann.Fórum Municipal Luísa Todi

1 0 h 0 09 € | geral

4 € | residentes e turistas alojados

Gratuito | -10 anos

2 2 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 7 S A B

2 1 h 3 05 €

M/12 anos+ dia 28

2 8 D O M

1 6 h 0 05 €

+ info dia 27

2 9 S E G

1 8 h 0 02 1 h 3 0

Gratuito

Page 28: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

local de ensaio, uma sala adornada com carta-zes a divulgar antigos festivais de música coral.

Antes de tomarem o lugar nas quatro filas de cadeiras dispostas em género de plateia ao fundo da sala, pegam nos manuais acondi-cionados numa caixa. “Tu estás mal sentada”, aponta Nuno Batalha. “És segunda voz, mete isso na cabeça”, diz, sem repreender.

A turma ainda procura a “melhor forma” para os ensaios depois das férias do coral, que acompanham os períodos de interregno letivo. Além dos treinos à quinta-feira, os coralistas reúnem-se para praticar aos sábados à tarde.

Notas soltas do piano pedem a atenção da turma. Há uma espécie de período antes da or-dem do dia para uma rápida avaliação do gru-po. Fala-se ainda do dia aberto do Coral Infantil de Setúbal. O maestro lança o repto: “Toca a trazer amigos para cantar.”

O relógio marca dez minutos depois das sete. É tempo de começar o ensaio com os 27 coralistas presentes, até porque a hora e meia disponível para trabalhar a harmonia vocal flui com demasiada rapidez. O estalo dos dedos de Nuno Batalha marca o ritmo. Um, dois, três e… soltam-se as vozes.

Cantam como gente grande, ensaiam duas vezes por semana e levam muito a sério a formação musical. Criançase jovens fazem o Coral Infantil Setúbal, instituição a celebrar 35 anos. Pequenas vozes fazem um grande coro

Harmonia vocal

Aazáfama no Coral Infantil de Setúbal co-meça minutos antes das sete da tarde. É

quinta-feira, dia do primeiro ensaio semanal dos pequenos coralistas, a trabalhar num re-portório especial para o espetáculo comemo-rativo dos 35 anos da instituição musical.

Antes do trabalho de preparação vocal, crianças e jovens do coro, dos 6 aos 16 anos, aproveitam para descontrair. Os mais novos divertem-se em brincadeiras nos corredores. Os mais crescidos trocam dois dedos de con-versa, com temas de adolescência.

O maestro Nuno Batalha dirige o projeto musical, com quatro dezenas de coralistas. À chegada, tem uma receção calorosa dos pupilos. Sem grandes demoras, encaminham-se para o

Page 29: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

A tarde começa com temas clássicos de música coral, que puxam a boa disposição. São acompanhados de pequenas coreogra-fias que contagiam ainda mais a alegria do grupo. A satisfação da turma é comprovada no final. Polegares para cima e um uníssono “yeahhhh!”.

Nuno Batalha fomenta uma relação infor-mal na turma. Gosta que o tratem pelo nome, mas Catarina insiste em “arreliar” o maestro vai para dois anos. “Ó professor…”, ao que este responde de imediato: “Já te disse que não é professor, é Nuno.”

Segue-se reportório gospel, com espiritu-ais negros por compositores contemporâne-os. O género musical dá tema à próxima gran-de atuação do Coral Infantil de Setúbal, com canções em português, inglês e zulu, uma das línguas oficiais da África do Sul.

Há uma maior ansiedade na turma, pois estes temas são mais complicados e ainda pouco praticados. “Sem stress. Ainda temos muito tempo para acertar.”

O voto de confiança renova o moral dos pequenos coralistas, que entoam vários te-mas a uma, duas e três vozes.

O treino vocal de um humming chorus motiva uma maior atenção do maestro. “Fos-te cedo de mais. É uma questão de olhares para mim”, corrige, ao apontar para uma das jovens que integram o grupo de segundas vozes.

Pouco depois, são os graves que geram uma interrupção. Nuno Batalha, apoiado pelo som do piano, demonstra como quer o tom. “Isso é o fantasma da ópera?”, alguém per-gunta a brincar. “Já me chamaram coisas piores”, solta, sorridente, o mentor.

Os ponteiros do relógio aproximam-se das oito e meia da noite e a inquietação co-meça a notar-se no grupo. O gospel “Down by the Riverside” é a última música a trabalhar. À hora certa, palmas coletivas pelo bom ensaio. A sala fica vazia num ápice e as sebentas vol-tam para a caixa. Até ao próximo ensaio.

Veja a reportagem em vídeowww.mun-setubal.pt/pt/galeria-video

ou diretamente neste código QR

29bastidores

Page 30: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

MANUEL FRAN PAXECO (1874 -1952)Exposição documental de ver-tente biográfica e histórica sobre o jornalista, escritor e diplomata. Galeria Municipal do 11Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 à 18h00Org.: CMS

2 0 D E Z//08 MAR

Gratuito

FRANCISCO FINURAA exposição “Francisco Finura | Um homem muito grande que vi-via num mundo muito pequeno…” é composta por fotografias, docu-mentos, artefactos, ferramentas e objetos pessoais do homenagea-do. Inauguração às 16h00.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | Francisco Finura (filho)

29 NOV//01 FEV

Gratuito

Especialista de tudoFrancisco Augusto da Silva Finura (13/04/1929 – 04/09/2012), figura típica e ilustre de Setúbal, que o conhecia por “Finuras“, notabilizou-se pe-las inúmeras profissões que exerceu, tendo fica-do conhecido como “o homem dos mil e um ofí-cios”. Dotado de extremo talento para encontrar as soluções técnicas para todo o tipo de desa-fios, foi um autodidata que se intitulava “operário especializado em trabalhos não especializados”. Uma exposição mostra o génio deste setubalen-se, que, de uma máquina de lavar roupa, criou um engenho para produzir pasta de sardinha.

Setubalense ilustreFran Paxeco dá o nome à antiga Rua Direita do Troino, e, no Brasil, à Praça de S. Luís do Maranhão, além de a vias em São Paulo e no Cruzeiro do Sul-Acre, e à Biblioteca do Grémio Literário Português em Belém do Pará. Em Setúbal, onde nasceu, consta ainda no Tríp-tico dos Setubalenses Ilustres, do pintor Lu-ciano dos Santos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A vida deste jornalista, escritor e diplomata, que desde cedo defendeu os ideais republicanos, o que lhe valeu a perseguição no final da monarquia, pode ser conhecida numa exposição patente entre o final de dezembro e o início de março.

30NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

Page 31: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

31exposições

REEXPOSIÇÃOTrabalhos fotográficos de Carlos Santana. Inauguração às 18h00.Casa do ElefanteSeg a sex, das 10h00 às 17h00Org.: Teatro do ElefanteCarlos Santana

DESTA CANÇÃO QUE APETEÇOExposição discográfica de José Afonso, integrada nas come-morações dos 40 anos do 25 de Abril. Inauguração às 16h00.Galeria Municipal do 11Org.: Associação José AfonsoApoio: CMS

ENTRE A SERRA E O MARExposição de pintura de Flor-bela Glindim.Moinho de Maré da MouriscaTer a dom, das 10h00 às 18h00

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 2013Mostra das 98 ilustrações do livro solidário, com histórias escritas por 5 mil crianças. Escola Superior de EducaçãoSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 09h00 às 17h00Org.: Projeto“Histórias da Ajudaris” | IPS

07 NOV//31 DEZ

Gratuito

08 NOV//13 DEZ

Gratuito

09 NOV//31 DEZ

Gratuito

N O V1 7 / / 2 9

Gratuito

LUGARES E ETCETERAExposição de pintura de Antó-nio Albino Gonçalves.Claustros da Casa da BaíaTodos os dias, das 09h00 às 20h00

7NUSMostra fotográfica de Manuel Galrinho.Galeria-Bar La BohèmeTer a dom, das 21h30 às 02h00

GENTE GIRA DA REGIÃOExposição composta por ses-senta entrevistas feitas por Quim Gouveia a individualida-des da região. Na inaugura-ção há animação musical pelo autor.Mercado do LivramentoTer a dom, das 07h30 às 14h00

EM BUSCA DO AZIMUTEMostra de artes plásticas de Acácio Cainete, pintor que abraça e expande os conceitos surrealistas. Inauguração às 18h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a sab, das 16h00 às 17h30 e das 20h30 às 23h00Dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

N O V0 1 / / 2 9

Gratuito

N O V0 1 / / 3 0

Gratuito

N O V0 2 / / 3 0

Gratuito

N O V0 7 / / 2 0

Gratuito

Page 32: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

32NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

II SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE DE BOLSOInauguração e entrega de pré-mios no dia 6, às 16h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset | Galeria Aberta

VITRAL E BIJUTARIAExposição de Isabel Fidalgo. Inauguração às 17h00Clube Militarde Oficiais de SetúbalPraça de BocageTodos os dias, das 10h30 às 18h00

JOSÉ MARIA DA FONSECA– 180 ANOSExposição com imagens, infor-mação histórica e espólio, sobre a empresa vinícola José Maria da Fonseca. Inauguração às 17h00.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Org.: José Maria da Fonseca

D E Z0 5 / / 1 8

Gratuito

D E Z0 6 / / 1 2

Gratuito

1 2 D E Z//31JAN

Gratuito

PARA ALÉM DA GLÓRIA– ENTRE O TROFÉU E A IMAGEMExposição de imagens do Arqui-vo Fotográfico Municipal Améri-co Ribeiro, descritas pelo Centro de Memórias, que se cruzam no espaço e no tempo com a cole-ção de troféus do Vitória Futebol Clube, em processo de inventá-rio e tratamento pela Autarquia. A mostra pretende dar a conhe-cer ao público dois projetos mu-nicipais de salvaguarda patri-monial e homenagear o clube no 104.º aniversário. Inauguração às 18h30.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | VFC

DUAS FORMAS DE ARTEExposição de trabalhos em vi-tral de Isabel Fidalgo e pintura de João Geada.Casa da CulturaEspaços das ArtesOrg.: Artiset

MARÉS LUNARESFotografias de Cláudio Rosa.Escola Superior de EducaçãoOrg.: IPS

20 NOV//14 FEV

Gratuito

21 NOV//04 DEZ

Gratuito

D E Z0 1 / / 1 2

Gratuito

Page 33: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

33exposições

IMPRESSÕESExposição de artes plásticas de Fer-nando Teigas, Gilberta Mimo, Inês Reis, Martin, Tatino, Teresa Correia, Vasco Vieira e Za Rodrigues, alunos do atelier de Maria José de Brito.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

CARTAS VÁRIASMostra bibliográfica e docu-mental “Cartas Várias: cor-respondência de Agostinho da Silva para António Telmo e para a sua afilhada”.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00Org.: Centro de EstudosBocageanosApoio: CMS

PAISAGENSExposição de fotografia de Nuno Costa.Casa BocageOrg.: CMS

SENTIR SEBASTIÃO DA GAMAMostra dos alunos de fotografia da Universidade Sénior de Azeitão.Museu Sebastião da Gama

MEU PÁTRIO SADODesenho, design, fotografia, instalação e vídeo são abor-dagens integradas na mostra, dinamizada no âmbito das Jornadas Europeias do Patri-mónio 2014.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

AT É 0 6N O V

Gratuito

AT É 1 4N O V

Gratuito

AT É 1 5N O V

Gratuito

AT É 2 2N O V

Gratuito

AT É 2 2N O V

Gratuito

QUADROS, QUADRADOS, QUADRICULADOSMostra de pintura de António Galrinho, com a participação de Afonso Carvalho, que expõe tra-balhos em banda desenhada. Inauguração às 18h00.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Artiset

FOTOGRAFIAMostra de trabalhos fotográficos de António Correia. Inauguração às 17h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

ROGÉRIO CHORA – 50 ANOS DE PINTURAExposição do pintor setuba-lense Rogério Chora.Galeria Municipal do 11Org.: CMS

1 3 D E Z//09 JAN

Gratuito

2 0 D E Z//08 JAN

Gratuito

AT É 0 2N O V

Gratuito

Page 34: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

34NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

AMÉRICO SILVA. PROJECTOS – 1994/2002Fotografia de Américo Silva, inspira-da no espaço urbano. Inclui ateliers pedagógicos (tel. 265 239 365).Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

GENEROSIDADE DA TERRA E SOLIDARIEDADE DOS HOMENSMostra com 13 temas que retrata a “Villa Romana do Rabaçal”, em Penela, entre 1984 e 2010. Inclui ate-liers pedagógicos (tel. 265 239 365).Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

TESOUROSDO MUSEU DE SETÚBAL/CONVENTO DE JESUSDiversidade do acervo do Museu de Setúbal, incluindo peças arqueológi-cas e obras de arte sacra e arte con-temporânea, com destaque para o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista.Galeria Municipaldo Banco de PortugalTer a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 10h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

ANTIMONUMENTOSExposição de 28 esculturas de Virgílio Domingues pertencentes a um espólio que o artista doou à cidade de Setúbal.Galeria Municipaldo Banco de Portugal

AT É 3 1J A N

Gratuito

AT É 3 1J A N

Gratuito

A decorrer

Gratuito

Permanente

Gratuito

SUSTENTÁVEL E DESCARTÁVELA artista plástica Isabel Seru-ca expõe obras realizadas em Tetra Pak, material que recicla artisticamente.Museu Oceanográfico Luís SaldanhaPortinho da ArrábidaTer a sex, das 10h00 às 16h00Sab, das 15h00 às 18h00

NOTAS DE VIAGEMExposição de José Mouga, numa iniciativa do programa comemorativo do 2.º aniver-sário da Casa da Cultura.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesOrg.: CMS | DDLX

3.ª MOSTRA DE ARTESANATOTrabalhos de munícipes da freguesia.Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaSeg a sex, das 09h00às 12h00 e das 13h00 às 17h00Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

AT É 2 9N O V

Gratuito

AT É 3 0N O V

Gratuito

A T ÉD E Z

Gratuito

Page 35: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

agir35

ATIVIDADES DO ALAMBREEm novembro, “Percurso das Ca-vernas”, a 6, “Percurso da Crista do Risco”, 16, e “Fotografia de Pai-sagem”, 22. Em dezembro, “Per-curso das Marmitas do Gigante”, a 8, e “Percurso da Comenda”, 14.Informações: 212 183 103Org.: YMCA CAMP Alambre

LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESAWorkshop para maiores de idade. A primeira sessão é às 10h00, a segunda, às 18h30.Casa do ElefanteInscrições: 932 155 074Org.: Teatro do ElefanteCristina Grácio

FÓRUM IPSEmpreendedorismo e empregabi-lidade dão tema ao encontro.Auditório da Escola Superior de Ciências EmpresariaisOrg.: IPS | Fórum Estudante

JOB PARTYDinamização de seminários de apoio à integração no mercado de trabalho.Auditório da Escola Superior de Ciências EmpresariaisOrg.: IPS

N O V/ / D E Z

Eventos pagos

N O V1 5 S A B2 1 S E X

N O V2 1 S E X

0 9 h 1 5Gratuito

N O V24 SEG

Todo o diaGratuito

N O V2 4 / / 2 8

Todo o diaGratuito

D E Z07 DOM

0 8 h 3 0//18h30

35 €30 € | 2 ou

+ inscrições

D E Z

1 3 S A B1 0 h 0 0//13h00

AT É 1 5D E Z

A decorrer

1 0 h 3 0 1 4 h 3 0

30 € | geral15 € | 4//12

Gratuito |até 4 anos

12.ª SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIAMostra de atividades no âmbi-to do Dia Nacional da Cultura Científica. Escola Superior de TecnologiaOrg.: IPS

BIRDWATCHINGWorkshop de iniciação à obser-vação de aves com seis horas de prática e duas de teórica, que incide na transmissão de no-ções sobre as regras gerais da atividade, material usado e feno-logia e topografia das espécies.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: Birds & Nature | CMS

PODCAST ÁUDIO E VÍDEOWorkshop para educadores e do-centes do pré-escolar e primeiro ciclo.Casa da BaíaInformações: 265 710 814Org.: IPS

IPS JUNIOR CHALLENGE 2015Concurso de ideias inovadoras, com inscrições abertas para es-tudantes do ensino secundário e profissional.Informações: 265 710 814 www.ips.ptOrg.: IPS

ROTA DOS GOLFINHOS– ROTA DA BAÍA MAIS BELACruzeiros diários numa mais belas baías do mundo. Em Setú-bal, o embarque é feito na Doca de Recreio das Fontainhas.Informações: 962 405 933Org.: TroiaCruze

Page 36: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

36NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

N O V / / D E Z

1 0 h 0 01 4 h 0 0

Gratuito

N O V02 DOM

1 6 h 0 07 € | adulto

+ criança4 € | extra

ANIMAÇÕES NA BIBLIOTECAAnimações de leitura “No dia em que a mata ardeu” e “Dona Bruxa Gorducha”, oficina de es-crita criativa “Baú das Histórias” e visita guiada “Biblioteca Viva”, em novembro, e “Pai Natal, Pai Natal, quem és tu afinal?”, em dezembro. As bibliotecas estão ainda a promover, até dezem-bro, a ação “Dar de Volta”, de receção de manuais escolares usados para entrega a outros estudantes.Biblioteca MunicipalServiços CentraisMarcações: 265 537 240Org.: CMS

À PROCURA DO Ó-Ó PERDIDOTeatro de marionetas da Lua Cheia, para maiores de 4 anos, em que um bebé, com a ajuda do ar, da água, do fogo e do con-tador de histórias, reencontra o seu precioso bocadinho de te-cido levado por um passarinho enquanto dormia.Teatro de BolsoOrg.: CMS | TAS

LE PÈRE FRIMAS L’OEIL DU LOUPSessão da 15.ª Festa do Cinema Francês, com a exibição de duas curtas-metragens para escolas.Cinema Charlot– Auditório Municipal

PIRILAMPOS E ESTRELASEspetáculo com texto de António Torrado, criação e interpretação de Ana Lúcia Palminha e ilustrações e objetos de Yara Kono, baseado num livro que grava sons e compõe uma melodia, numa caixa-paisa-gem onde alguém há de ir parar.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

UMA MÃO CHEIA DE…Peça do Teatro Animação de Se-túbal, para maiores de 4 anos, com Célia David, Sónia Martins e Susana Brito, de promoção da leitura, que permite experimentar, brincar e jogar com as letras, as palavras e as fra-ses de modo a construir e descons-truir os textos escritos no papel e a dar-lhes vida. Igualmente disponível para escolas e festas de Natal, por marcação (tel. 265 532 402).Teatro de Bolso

ENCONTRO COM… A ESCRITORA MANUELA RIBEIROAtividade sobre os livros “Uma Letra, Mil Palavras” e “Assalto na Quinta” para crianças do pré--escolar e do 1.º ciclo.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

N O V1 3 Q U I

1 5 h 0 01 €

N O V16 DOM

1 1 h 0 03 € | crianças4 € | adultos

3//5 anos

N O V16 DOM23 DOM30 DOMD E Z07 DOM14 DOM

1 6 h 0 07 € | adulto

+ criança4 € | extra

N O V2 0 S E G

1 0 h 0 01 1 h 0 0

Gratuito

Page 37: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

37infantil

ESTÓRIAS CONTADAS PELO VENTOPeça com Célia David e Carlos Curto, do TAS, para maiores de 3 anos, em que o vento que de tanto viajar tudo transporta, até o pó dos livros, tudo vê e sabe de cor estórias de longe, das pes-soas, dos animais, da chuva, do passado e do futuro. Igualmente disponível para escolas e festas de Natal, por marcação (tel. 265 532 402).Teatro de Bolso

ATELIERS DE FÉRIAS DE NATALAtividades de pinturas, desenhos e jogos.Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaOrg.: Junta de Freguesia de Gâm-bia, Pontes e Alto da Guerra

CABELOS EM PÉ! Teatro de marionetas da Lua Cheia, para maiores de 4 anos, em que Rodi decide averiguar, perguntar, cheirar e procurar até descobrir o que é o medo.Teatro de BolsoOrg.: CMS | TAS

ANIMAÇÕES MUSEOLÓGICASAnimações “O Bomboca Quer Trabalhar” e “Nós Dançamos com as Máquinas” e visitas guiadas à oficina-museu, in-cluindo exposição “Nós Traba-lhamos com as Máquinas”, com recriação dos processos de fa-brico de ferragens. CAO1 da APPACDMRua Vale Cerejeiras, 26Informações: 265 235 646

…AQUI HÁ TESOUROS!Animação teatralizada para crian-ças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico, a partir do Retábulo do Convento de Jesus.Galeria Municipaldo Banco de PortugalMarcações: 265 537 880Org.: CMS

LUÍSA TODI APRESENTA-SE...Animação para alunos do 3.º ao 6.º ano pelo serviço educativo do Mu-seu do Trabalho Michel Giacometti.Casa BocageMarcações: 265 537 880Org.: CMS

BIODANZAAtividade para crianças dos 6 aos 9 anos.Informações: 966 322 [email protected]

Consultar ainda as páginasda secção Espaços

D E Z0 6 S A B1 3 S A B

1 6 h 0 07 € | adulto

+ criança4 € | extra

D E Z1 5 / / 3 0

0 9 h 0 0//12h00

Gratuito

D E Z21 DOM

1 6 h 0 07 € | adulto

+ criança4 € | extra

ATÉ DEZ

1 € M/ 4 anos

Ano letivo

Gratuito

Ano letivo

Gratuito

A decorrerS E X

1 8 h 3 0//20h00

Page 38: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

retrovisor / projetor38

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

O Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, foi vivido de forma intensa, com um con-junto de atividades que incluiu homenagens, eventos cultu-rais e inauguração de obras e espaços.

A celebração começou com a cerimónia do hastear da bandeira na varanda dos Pa-ços do Concelho, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no monumento erigido na praça dedicada ao poeta.

Em sessão solene nos Paços do Concelho, foram homenageados funcionários municipais aposentados e condecoradas com a Medalha

de Honra da Cidade figuras pú-blicas de diferentes quadrantes sociais.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, apontou Setúbal como “uma das cidades mais im-portantes do País”, com “uma clara visão estratégica de desenvolvimento”.

As comemorações do feriado municipal incluíram também a inauguração das obras de arte pública “Zéfiro”, na rotunda da Avenida Álvaro Cunhal, e “Sardinhas”, na ro-tunda das Fontainhas, ergui-das com o patrocínio da Fun-dação Buehler-Brockhaus.

Cidade em festa

BARRANCO DE CEGOSReunião aberta do Grupo de Lei-tura em torno do livro de Alves Redol.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

A ESTRADAA “Lauro António Masterclass” apresenta o filme de Fellini, com Giulietta Masina e An-thony Quinn nos principais pa-péis, obra que retrata a Itália do pós-guerra, decadente e pobre, em mais uma sessão dedica-da à idade de ouro do cinema italiano.Fórum Municipal Luísa Todi

LUÍSA TODIComo é tradição, o concelho as-sinala com um programa come-morativo o aniversário da canto-ra lírica setubalense Luísa Todi. Em 2015 completam-se 262 anos do nascimento da mezzo--soprano que encantou as prin-cipais óperas do mundo durante o século XVIII.

TROVAS & CANÇÕES“Luísa Todi homenageia Ruy de Carvalho” num espetáculo em que, entre outros, partici-pam o ator, com João Correia, na viola, e Ricardo Gama, na guitarra.Fórum Municipal Luísa Todi

JANEIRO0 3 S A B

1 6 h 3 0Gratuito

JANEIRO0 5 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

JANEIRO0 9 S E X

Gratuito

JANEIRO1 0 S A B

Evento pago

Page 39: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

retrovisor / projetor39

Disto & Daquilo de volta

REGRESSO. Os Disto & Daquilo voltaram num espetáculo que reuniu alguns dos músicos que compuseram esta banda setubalense dos anos 80, a que se juntaram dois elementos novos. A reaparição deu-se à entrada da Casa da Cultura, o edifício onde o grupo fez os últimos ensaios, então ocupado pelo Círculo Cultural de Setúbal, há quase trinta anos.

O lançamento do livro “Retábulo do Convento de Jesus de Setúbal”, edição da Autarquia, na Galeria Munici-pal do Banco de Portugal, uma conferência sobre Bocage conduzida, na Casa da Cultura, por Daniel Pires, do Centro de Estudos Bocageanos, a inau-guração da sede do Lions Club de Setúbal, nas antigas instala-ções do Banco de Portugal, e a cerimónia de entrega de pré-mios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bo-cage, organizado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, nos Paços do Concelho, foram outros eventos.

OLIMPÍADAS DA CORRIDARealização de um conjunto de atividades de atletismo, com ver-tente competitiva de corridas de velocidade. Atividade do projeto municipal Ativo dos 0 aos 100.Complexo Municipal de Atletismo

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOAConcerto com a ópera em dois atos “Don Giovanni”, de Mozart. A Or-questra Metropolitana de Lisboa, no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara Municipal, realiza em Setúbal, em 2015, três concertos em coprodução com a Autarquia, a que acrescem outras atuações.Fórum Municipal Luísa Todi

JANEIRO1 7 S A B

Gratuito

JANEIRO1 7 S A B

Evento pago

Page 40: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

ver40

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

É tão simples… não vejo com frequência tamanho saber… é agradável passear pelos lugares e sentir que a ordem humana se pode moldar à ordem natural. Nesta paisa-gem bruta de Basalto na ilha do Pico, a mão humana intervém com uma delicadeza que às vezes torna difícil traçar uma linha clara entre os dois. Cria uma filigrana, ora visível e vinculativa, ora discreta e quase imperceptí-vel no enquadramento da paisagem. Evoca em mim um princípio pelo qual se rege a evolução natural e não só: introduzir altera-ções tanto quanto necessárias e pelo míni-mo possível.

O desenho branco de cal é um mimo

Acto Mínimo

recorrente no fundo que cola o Basalto, de-marca constantemente o sítio relevante do homem.

A presença luminosa no interstício entre doméstico e selvagem.

A criatividade situa-se nas arestas da intenção.

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Page 41: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

compasso41

ar, mesmo com as melhores técnicas vocais. A tessitura, sim, é uma característica que se pode melhorar, procurando “alargar” ou “aprofundar” o palco e a projeção vocais, aplicando técnicas ao nível da voz e da respiração, pelo que em poucos meses podemos constatar uma evolu-ção, se o artista se empenhar a sério naquela tarefa.

Existem assim incontáveis tipos de vozes com timbres muito particulares e identitários, que todos reconhecemos de imediato; quem não reconhece a voz de Joe Cocker, com a sua rudeza e rouqidão muito próprias, o “ataque” de soprano de Bono, com uma maviosidade e um recorte quase femininos, mas também com uma carga de agressividade e emoção, sempre que se justifica a mensagem das suas músicas, só para nomear alguns exemplos?

O timbre é assim algo que não podemos explicar, nem conseguimos compreender como é que alguns artistas agradam mais a uns do que a outros; eu, por exemplo, gosto de ouvir as grandes vozes da música clássica e ópera, como o Plácido Domingo e o José Carreras, ou, por outro lado, os mais novos Alessandro Safina e Andrea Bocelli, mas o meu preferido é o ini-gualável e desaparecido Luciano Pavarotti.

É com certeza algo inexplicável, ao nível sensitivo, sempre que o seu timbre faz desen-cadear em mim uma tal emoção.

Fernando MarquesMúsico

“O mistério do timbre”

Desde que me lembro, sempre senti uma gran-de curiosidade em saber por que razão muitos gostam dum qualquer artista, mas de outro nem tanto.

Esta questão parece pacífica mas, no en-tanto, está longe de poder ser explicada com critérios objetivos ou numéricos, tendo em con-ta que estamos a lidar com conceitos do domí-nio subjetivo, onde a emoção, a sensibilidade e a simples empatia desempenham um papel fundamental nas nossas preferências.

Lembro-me dos meus tempos do Liceu, em que já havia uma consciência crítica sobre as escolhas, mas também da minha mãe, que, quando eu chegava a casa, me confrontava com o facto de estar a ouvir a rádio mas mu-dava de estação de imediato logo que ouvisse o Paulo de Carvalho a cantar.

Ela não gostava dele, ou melhor, da voz dele, e eu ficava triste, pois achava que ele tinha uma das melhores e mais belas vozes do nosso pe-queno cantinho português; hoje é um dos gran-des consagrados do nosso meio musical, com lugar cativo na história da nossa música, quer como intérprete, quer como compositor.

Todos temos assim uma inclinação pró-pria para determinadas características, que são apanágio dos artistas que as carregam desde o berço, que se provam no futuro pelo talento que conseguem fazer perpassar para os outros.

Uma particularidade inquestionável naque-les é o timbre da sua voz, algo que não se com-pra numa qualquer farmácia ou supermercado, nem mesmo se consegue burilar ou aperfeiço-

Page 42: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

NOVEMBRO | DEZEMBRO 201442

leituras

desencontros. Ele em paixão crescente. Ela esperando o homem que ama.

Na quarta noite, o homem aparece. Na-tacha corre para ele. Larga-o para abraçar com força e dar um beijo intenso no Sonha-dor. Vai-se embora com o homem. Na ma-nhã seguinte o Sonhador recebe uma carta: “Meu Deus! Um momento inteiro de alegria! Não será isso o bastante para uma vida inteira?...”

Um romance encantatório de Dostoié-vski que é uma intensa batalha entre a vida real vazia e o seu oposto: uma vida de fulgu-rantes imaginações.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

Texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Quatro noites, uma manhãuma vida inteira

A personagem principal do livro é a cidade de São Petersburgo a viver as suas noites brancas, quando o sol nunca se põe e o dia se confunde com a noite, “noite maravilhosa, uma dessas noites que apenas são possí-veis quando somos jovens”.

Há um homem, o Sonhador, como lhe chama o autor, que vagueia pelas noites brancas. Nesse deambular estabelece uma relação directa com o leitor nos cinco capítu-los do livro, quatro noites e uma manhã.

As quatro noites são marcadas pelo en-contro com uma bela jovem numa ponte, em a que salva de ser assaltada. Ela também é uma sonhadora. Sonha com o regresso de um homem por quem se apaixonou, que se foi embora, prometendo voltar volvido um ano. Estabelece-se entre os dois uma rela-ção que vai durar essas quatro noites.

Entre os dois, o abismo entre os sonhos e a vida. A história do sonhador é a de uma vida vazia, povoada pelos seus devaneios, abandonando-se a uma solidão extrema. Natacha vive, não por sua escolha, uma vida real vazia que preenche sonhando um sonho que poderá tornar-se real. As noites brancas vão-se preenchendo nesses encontros e

Noites BrancasFiódor DostoiévskiEditora: Clube do AutorTradução: Maria João LourençoRevisão: Rui AugustoCapa: autor não identificado136 páginas

Page 43: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

43fitas

de edição. Quase desde a sua génese, as câ-maras DV vieram equipadas com uma porta IEEE 1394 (também designada por FireWire ou iLink) que permitia ligá-las, através de um cabo, a um computador pessoal, de forma a transferir para aí as imagens e poder editá-las. Este aspeto conciliava-se com o facto de, no mesmo período, estarem já disponíveis, para aqueles computadores, alguns sistemas de edição não-linear, delineados a partir dos seus antecedentes industriais. Pouco tempo depois, a indústria viria a integrá-los no seu trabalho, já que os mesmos ofereciam elevada qualidade, ao mesmo tempo que permitiam uma redução substancial de custos, por não estarem de-pendentes de placas de conversão analógico--digital (como ocorria com alguns dos seus antecessores não-lineares.

Estes novos materiais de captação e edi-ção de imagem em movimento vieram permitir o alargamento do número de intervenientes no território da produção cinematográfica. Os não profissionais passaram a ter à sua disposição equipamentos de registo com elevada quali-dade de imagem, baixo custo e fácil utilização. Além disso, obtiveram a possibilidade de editar as imagens mediante interfaces simplificadas, através dos seus computadores pessoais.

(Continua)

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

A digitalização do cinema, além do contexto industrial

O final dos anos 1990 assinalou um novo mo-mento na digitalização do cinema. Em 1995, um consórcio dos principais fabricantes mun-diais de câmaras de vídeo lançou no merca-do o Digital Video (DV), um formato digital de captura de imagens, destinado a múltiplos segmentos de utilizadores profissionais e amadores.

Este novo formato de captura de imagens, assim como todos os seus sucessores digitais, seja para imagens em movimento ou fixas, foi tornado possível graças à criação do charged couple device (CCD), mecanismo que funciona como um sensor que permite converter a luz em descargas elétricas.

Os equipamentos associados ao formato DV ofereceram várias possibilidades indis-poníveis nos materiais analógicos. Entre os benefícios apresentados podemos nomear a superior qualidade de imagem, comparativa-mente à do vídeo analógico; a não degradação da imagem ao longo do tempo ou mediante o seu processamento ou reprodução; o bai-xo custo desses equipamentos e materiais consumíveis; e a sua pequena dimensão, em particular no caso dos equipamentos MiniDV – uma das variantes do formato, concebida inicialmente para utilização amadora –, as-peto que possibilitava grande portabilidade e mobilidade e, por isso, novas modalidades de utilização. Outro elemento, e talvez o mais im-portante nesta comparação, era a forma como estes equipamentos facilitavam o processo

Page 44: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

“Sou cineastaem primeira mão”André Marques

Page 45: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

pessoa45

Natural de Setúbal, divide atualmente a vida entre a terra natal, Lisboa e o estrangeiro por força das circunstâncias da profissão.

André Marques capta imagens e apre-senta-as com ou sem movimento. Por isso se define como um “cineasta em primeira mão, mas também fotógrafo”.

Por estes dias é debaixo dos holofotes do cinema que André brilha com mais intensi-dade, embora as luzes nunca estejam verda-deiramente apontadas para ele. É realizador e argumentista.

De caminho, porque a afirmação de um nome na indústria cinematográfica assim o exige, é frequente as fichas técnicas das obras que cria darem crédito a André Marques em campos como produtor, fotografia, editor e coeditor.

“Sim, é a escrever e a dirigir um filme que me sinto mais confortável e retiro mais prazer. Mas faço o que o for necessário para que os projetos se tornem uma realidade e, principal-mente, que tenham a qualidade que desejo, como os imaginei. É a lei natural das coisas. Temos de ir à luta pelo que acreditamos”, re-sume através do constante tom assertivo.

A exigência e o empenho do realizador de 30 anos têm dado frutos. Ou, pelo menos, pré-mios. E muitos, entre eles o Jovem Revelação entregue pela Câmara Municipal em outubro.

Enquanto a lista de galardões já é grande, curiosamente, os filmes são curtos. Curtas--metragens mais precisamente.

Enquanto a primeira longa deve surgir em breve, “Luminita”, uma curta, foi o mais recen-te projeto a estar presente e a receber prémios, como o “grand prix” do festival de cinema da cidade grega de Drama.

Mas o mais significativo para André Mar-ques foi entrar nas salas comerciais pela primeira vez. “Fico feliz em receber prémios,

claro, principalmente numa área tão subjetiva. Mas o que queria era chegar ao público. É para esta partilha que penso os filmes. O ‘Luminita’ tem um significado especial por ter passado em Lisboa, no Porto e em Setúbal.”

Esta proximidade tão desejada está rela-cionada com a temática que prefere filmar. “As pessoas, as relações humanas, as culturas” é o que as lentes de André procuram gravar a cada fotograma, a cada fala.

Esta visão humanista reflete-se também no trato com as pessoas nas filmagens. “Di-ria que o meu ponto mais forte é a direção de atores”, avalia o realizador ao meditar sobre o cunho “André Marques” no cinema.

O realizador setubalense fala com con-fiança no cinema que cria e defende a cinema-tografia nacional. “Eu, tal como muitos outros realizadores portugueses, trabalhamos com os meios que temos e que são poucos. O que faz um filme de Hollywood ser bom é o orça-mento que há para gastar. Portugal é o país da União Europeia com o orçamento mais baixo, não para o cinema, atenção, mas para toda a cultura.”

Por isso, assume que é preciso “muito jogo de cintura” para fazer o que faz e, aci-ma de tudo, “ter ancas para o fazer”, tanto mais quando se fala de uma indústria “tão competitiva”.

Em paralelo, desenvolve vários projetos na área da publicidade, sem contar com a om-nipresente fotografia.

Como passatempo dedica-se ainda à música. Mero “passatempo, hobby, o que se quiser chamar”, mas que existe inclusivamen-te em formato de álbum, intitulado “Songs of Tomorrow”. Este, tal como trabalhos de outras vertentes artísticas, está disponível a olhos e ouvidos na página de André Marques, em www.andremarques.co.uk.

Page 46: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

rotas46

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

Páginas tantas

RETÁBULO (1). O Retábulo do Convento de Je-sus de Setúbal, uma obra-prima da pintura por-tuguesa renascentista, é explicado em várias abordagens científicas, numa edição da Câma-ra Municipal, com coordenação do investigador Fernando António Baptista Pereira e participação de diversos especialistas.

ARQUITETURA (2). Inês Gato de Pinho faz a história e a análise arquitetónica de um dos edifícios emblemáticos de Setúbal. “De Colé-gio de S. Francisco Xavier a Palácio Fryxell” dá nome ao livro, uma edição de dezembro de 2013, do Instituto Politécnico de Setúbal.

GOLFINHOS (3). Muitas imagens de um dos íco-nes do património natural de Setúbal. Pedro Nar-ra, que conhece como ninguém os hábitos destes habitantes do Sado, mostra toda a beleza num autêntico álbum de família dos roazes que for-mam a única comunidade de golfinhos residente em Portugal.

HISTÓRIA (4). Uma viagem cronológica sobre “Se-túbal Sob a Ditadura Militar 1926|1933”, um livro que resulta de uma investigação do historiador Albérico Afonso, que inclui fotografias, recortes de jornais e ou-tros documentos da época, os quais mostram as lutas dos operários e conserveiros.

Um livro é um bom presente em qualquer al-tura do ano, em especial no Natal, e a opor-tunidade pode ser encontrada nas livrarias da cidade e nos espaços municipais Coisas de Setúbal e Casa da Cultura.

Setúbal está em voga e, para lá do que mostram as imagens na televisão, há todo um fascínio histórico por descobrir, possível de descobrir nos livros.

A obra “Retábulo do Convento de Jesus de Setúbal”, dedicado ao retábulo da Igreja de Jesus, destrinça este tesouro da pintura renascentista nas várias vertentes, oferecen-do ao leitor diversos ângulos de abordagem desta obra.

Do património artístico para a arquitetura, Inês Gato de Pinho conta a história da trans-

formação do Colégio de S. Francisco Xavier em palácio de uma das famílias mais conhe-cidas, os Fryxell. A mesma autora e investi-gadora tinha já lançado um outro trabalho – “Vilegiatura Marítima em Setúbal” – sobre a muito procurada colónia balnear, entre os séculos XIX e XX.

E por mencionar os benefícios das águas, não é por acaso que a única comunidade de golfinhos do País habita no rio Sado. As ima-gens falam por si neste livro de Pedro Narra.

Já a história de Setúbal tem vindo a ser contada por Albérico Afonso Costa, que, em dois livros, retrata a comunidade setu-balense: “História e Cronologia de Setúbal 1248|1926” e “Setúbal Sob a Ditadura Mili-tar 1926|1933”.

Page 47: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

cidade47

Um século depois,a fonte do antigo Passeio do Lago continua no mesmo local, no Largo José Afonso, localizado na antiga Rua da Praia e onde a burguesia passeava pelas áreas ajardinadas e os pescadores estendiam redes

Passeio e trambolhões

Banhos de dia, passeios à noite. Era assim que a sociedade setubalense e os forasteiros se en-tretinham, em finais do século XIX, usufruindo de uma das maiores colónias balneares do País, com areal, apenas na zona urbana, das Fontai-nhas ao Troino.

É o caso do Passeio do Lago, localizado a poente da então Rua da Praia, atual Avenida Luísa Todi, precisamente no Largo José Afon-so, que tanto foi ponto de entretenimento para a burguesia como local de trabalho para os pes-cadores. Num trabalho de Inês Gato de Pinho, sobre a “Vilegiatura Marítima em Setúbal – Do século XIX ao início do século XX”, a investi-gadora cita o poeta e memorialista Arronches Junqueiro, que descreve o jardim como “um vasto hexágono tendo ao centro um grande lago circular, circundado de um largo passeio com bancos”.

Ora ao centro desse lago existe uma fonte, datada do século XVIII, que, segun-do o historiador Almeida Carvalho, proveio, no século seguinte, do claustro do Conven-to de Nossa Senhora do Carmo, quando o Largo José Afonso, que também já se cha-

mou Parque das Escolas, começou a ser requalificado.

Por mais elogios que Arronches Junqueiro tivesse feito à arborização do Passeio do Lago – a norte, pinheiros, a poente e sul, plátanos e, a leste, amoreiras –, em “Setúbal nos meados do século XIX”, e à vista para o rio, “delicioso de cor, até às dunas da Troia”, aquele local aprazível teve outros fins.

Era na Rua da Praia que os pescadores con-sertavam as redes de pesca e as amarravam às árvores do Passeio do Lago para secá-las.

“Para se atingir o Passeio do Lago era pre-ciso saber andar sobre as redes, que estavam constantemente estendidas. Quando elas eram de malha miudinha, ia bem. Mas quando as malhas eram largas, os trambolhões eram fre-quentes”, escreve Arronches Junqueiro.

No atual Largo José Afonso, a 1 de outubro de 1933, foi inaugurado o monumento que as-sinalou a passagem do primeiro centenário da morte da cantora lírica setubalense Luísa Todi. A glorieta, da autoria do arquiteto Abel Pascoal e do escultor Leopoldo de Almeida, foi transferida cinco anos depois para o local onde hoje se encontra.

Page 48: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

Contos feitos de vinho

CORKTALE - WINE BARRua Plácido Stichini, 2

prazeres48

De vinhos e tapas se faz o Corktale, o novo wine bar de Setúbal. O espaço, inspirado num cruzamento de modernidade com ele-mentos tradicionais da atividade vinícola, traz de volta o conceito das antigas tabernas e recupera hábitos de outros tempos.

Uma visita ao Corktale não pode ser feita à pressa. O ambiente intimista, acom-panhado de música que apela a momentos de descontração, impõe uma presença mais demorada, até porque há uma generosa se-leção de vinhos a descobrir e muitos sabores a provar.

A ideia de Hélio Pereira, já com alguns anos, foi criar um espaço onde o cliente, “depois do trabalho, pode degustar um bom vinho”.

Porém, o Corktale é mais do que um bar. É um espaço que cultiva saberes e procura educar as pessoas a gostar de vinho.

As degustações vínicas, com referências de vários produtores nacionais, de regiões de norte a sul, são complementadas por uma seleção de tapas para picar. Entre as iguarias, destaque para o queijo de Azeitão amanteigado, para o paio de porco preto e para o chouriço apimentado.

“Cork”, de cortiça, “tale”, de conto. A mis-tura de conceitos, que dá nome ao espaço, aberto no início de agosto, pode gerar con-fusão mas a explicação é simples: “Não há bom vinho sem boas rolhas de cortiça e cada garrafa numa mesa dá sempre início a uma história.”

Para o futuro, uma nova aposta. Com a dinamização de workshops, direcionados para o público em geral, o Corktale procura transmitir conhecimentos de base aos clien-tes, nomeadamente sobre como apreciar corretamente um vinho e escolhê-lo bem.

• A carta de vinhos do Corktale tem 175 referências. O cliente pode comprar uma garrafa ou simplesmente pedir um copo para degustar.

• As produções da península de Setúbal e do Alentejo são as mais procuradas. Contudo, há sabores de norte a sul do País a descobrir.

• Porque há vinhos que puxam o petisco, existem várias tapas para picar, em tábua ou em xisto, com queijo, chouriço, torresmos e lombo

de porco.

• Destaque para a decoração, com vários apontamentos em madeira. No chão há pipas

e o balcão é adornado com candeeiros feitos de garrafas.

• O espaço, instalado na zona de bares da Avenida Luísa Todi, está aberto todos os dias das 16h00 às 02h00.

Page 49: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

49afazer

Todos por um

O empreendedorismo é qualidade em voga nos dias que correm, nascendo na internet ferramentas que ajudam a dar o “empurrão” que falta para que pequenas ideias se tornem grandes.

Um dos conceitos inovadores nesta área é o de crowdfunding, anglicismo para uma noção simples: quem gosta de uma iniciativa pode financiá-la.

A PPL – Crowdfunding Portugal (http://ppl.com.pt) é uma pla-taforma portuguesa criada precisamente para reunir apoios em torno de projetos nacionais inovadores.

Vários empreendimentos já conseguiram juntar verbas signifi-cativas através deste processo. Em breve, graças ao crowdfunding, será comercializado o novo jogo de tabuleiro “Vem aí a Troika!”.

E até os famosos recorrem a este canal, como a banda Blasted Mechanism, que reuniu os fundos necessários para gravar o mais recente álbum e produzir fatos e material cénico.

A plataforma funciona à base de apoios e não de doações. Quem contribui para um projeto tem direito a recompensas, defi-nidas pelos promotores dessa iniciativa.

Para manter a transparência, caso não se recolham os fundos num determinado período de tempo, os valores reuni-dos até à data limite são devolvidos aos que apoiaram a ideia.

A Massivemov, acessível em www.massivemov.com, é outra grande plataforma portuguesa de crowdfunding. Os projetos recebem os valores reunidos pelas contribuições caso sejam atingidos 80 por cento do objetivo num prazo máximo de três meses

www.crowdfunding networks.comA Crowdfunding Networks, também portuguesa, distingue-se principal-mente por ter as próprias redes sociais. Através de cinco redes, divididas por áreas temáticas, dirige os projetos aos públicos-alvo adequados

www.kickstarter.comPágina internacional onde o crowdfunding come-çou a ficar famoso. Em 2013 divulgou o projeto “Peeble”, um relógio com tecnologia avançada, que pedia 100 mil dólares de apoio. Reuniu 10 milhões, 266 mil e 845 dólares

Apoio massivo

Page 50: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

50NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014intervir

ARTES

Artes plásticas

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier de Vitral TiffanyInfo: 933 323 203

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

ArtesanatoDesenho e Pintura

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

CIDADANIA

“Finanças pessoais”, “Português e Cidadania” e oficinas de informática.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecer e viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

Escola de ilusionismoTOP MAGICUnião SetubalenseInfo: 265 522 818

LÍNGUAS

AlemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço FuturoSeguro AranguezInfo: 265 283 377

DESPORTO

CapoeiraAulas do Centro de Capoeira Água de Beber, terças e quintas, 19h00, e sábados, 11h00.Pavilhão do Comércio e IndústriaInfo: 918 667 108

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida Luísa Todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque Urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

Escola Municipalde Desporto de SetúbalNúcleos de Pentatlo, Nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

TriatloIniciação pelo Remo ClubeLusitano, às segundas e quartas--feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

Page 51: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

intervir51

BEM-ESTAR

Ioga

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

Ioga, Pilates e Preparação para o NascimentoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

BiodanzaInfo: 919 193 246 | 925 638 520966 322 777

MOSTRAS

Mercado AgrobioQuintas-feiras, das 14h00 às 18h00.Jardim do Quebedo

Mercado Mensal de AzeitãoPrimeiro domingo do mês,das 09h00 às 17h00.Vila Nogueira de Azeitão

Mercadinho do MoinhoMostra de produtos regionais, no último domingo do mês. Moinho de Maré da Mourisca

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês,das 08h00 às 18h00.Vila Nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostra de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida Luísa Todi

Mostr’Arte!Artesanato e animações, sextas e sábados, das 19h00 às 24h00.Avenida Luísa Todi(junto do Quiosque Laranja)

STB Urban MarketMostra de artigos alternativos, no último fim de semana do mês, das 10h00 às 19h00.Praia da Saúde

Motos e carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.Largo José Afonso

DANÇA

Academia de DançaContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Dançase Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativa das PontesInfo: 919 895 681 | 937 085 665

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

Dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– Cultura em MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

RITMUSSociedade Musical e Recreativa União SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

Page 52: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

intervir52

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

MÚSICA

Academia de Músicae Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Sociedade Filarmónica ProvidênciaInstrumentos de sopro e percussão, guitarra elétrica e cavaquinhos.Info: 917 730 599

Arena– Criatividades MusicaisBaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Conservatório Regionalde SetúbalTodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino TuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de AzeitãoVozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

DámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamenteem (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais promovem bem--estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

Mais SaberInformática, inglês e fotografia.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, Identidadese Patrimónios”Visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170. Org.: CMS

Page 53: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

53espaços

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorí-cia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Centro de Documentação Bocagiano.

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Conventode Jesus

Serviços técnico e administrativo:Rua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.:265 537 890Exposição de longa duração:“Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”Galeria Municipal do Banco de PortugalAvenida Luísa Todi, 119Ter a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00Apresentação de obras representativas da diversi-dade cronológica e temática do acervo do Museu, com arte sacra (artes plásticas e decorativas), com especial destaque para o retábulo de pintura da Igreja do Convento de Jesus, da primeira metade do século XVI, arte contemporânea (pintura e escultu-ra), dos séculos XIX e XX, e achados arqueológicos.Serviços: Centro de documentação e serviço educativo

Page 54: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

espaços54

NOVEMBRO | DEZEMBRO 2014

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu OceanográficoLuís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 265 009 982Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta públi-ca da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

Polo da Bela VistaRua do Moinho, 5 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Page 55: Guia de Eventos Nov | Dez 2014

55espaços

SALAS DE ESPETÁCULOS

Fórum MunicipalLuísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 [email protected]

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

SERVIÇO EDUCATIVOMÚSICA. Aulas de expressão musical, pela Ca-pricho Setubalense, sábados, 10h00 e 11h00, ins-tituição que tem escola de música de segunda a sábado.ARTES. Ateliers de pintura sobre material reciclado, para crianças dos 6 aos 12 anos, sábados, 10h00, e domingos, 14h30 (963 034 025). A Artiset (918 928 573) promove, às 18h00, aulas de desenho a carvão, às terças, e de pintura a óleo sobre tela, quartas.TEATRO. Workshop de expressão dramática para crianças, com Célia David, domingos de novembro, “Pinóquio e a baleia branca”, do Teatro do Elefan-te, 30 de novembro e 28 de dezembro, 11h00, e “Às Avessas”, 9 de dezembro, 10h00 e 14h30. DANÇA. Aulas de dança sénior, do Enclave – Cul-tura em Movimento (917 052 293), quartas-feiras, 17h00. CINEMA. “Como treinares o teu dragão”, 9 de no-vembro, 10h30.

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 | Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] os dias, das 09h00 às 20h00

Posto Municipal de Turismo de Azeitão

Praça da República, 47 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00Dom e feriados, das 09h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Travessa Frei Gaspar, 10 | Tel.: 265 539 120 Seg a sex, das 09h00 às 18h00 Sab, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 10h00 às 18h00Turismo de natureza com passeios pedestrese fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

55espaços

Page 56: Guia de Eventos Nov | Dez 2014