revista motivacao nov dez 2009

32
Prof. Heinz diz como ter Energia nos Profissionais otimistas as atitudes de resultado últimos minutos são mais valorizados AVALIE 2009 E ACERTE EM CHEIO NO PRÓXIMO ANO! Confira as estratégias para repensar todas as áreas de sua vida e se planejar para 2010

Upload: mars-pickup

Post on 23-Dec-2015

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista em foco

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Prof. Heinz diz como ter Energia nos Profissionais ot imistas as atitudes de resultado úl t imos minutos são mais valorizados

AVALIE 2009 E ACERTE EM CHEIO NO PRÓXIMO ANO!

Confira as estratégias para repensar todas as áreas de sua vida e se planejar para 2010

Page 2: Revista Motivacao Nov Dez 2009

EDITORIAL

CARACTERÍSTICAS DOS GRANDES LÍDERES

Um dos principais desejos de qualquer profissional que pensa cm crescer dentro de u m a empresa é se tornar líder. Mas qualquer pessoa eslá apta a conquistar essa oportunidade? Será que você tem condições de liderar uma equipe? Uma forma de obter as respostas para essas questões é analisar se você possui algumas das características dos grandes líderes. Confira, abaixo, quais são elas c descubra se estará pronto para liderar cm 201(1!

G r a n d e s l í d e r e s n ã o f a z e m a s c o i s a s s o z i n h o s - Um líder reco­nhece as habilidades dos outros e lhes dá poder. Eles sabem que não podem lazer tudo sozinhos e que não deveriam nem tentar. Além disso, um grande líder nunca fica com lodo o crédito. Pelo contrário, ele o repassa para quem realmente fez o trabalho.

G r a n d e s l í d e r e s f a z e m a m i g o s - As relações amigáveis dos grandes líderes vêm do respeito e da confiança que eles têm por seus subordinados. E isso não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Deve ser cultivado com o (empo e deriva do respeito e preocupação sinceros pelos outros. Grandes líderes têm a habilidade de lazer pessoas de todos os níveis sentirem-se importam es.

G r a n d e s l í d e r e s c h a m a m p a r a s i a s r e s p o n s a b i l i d a d e s - Hap Arnold era o general comandante da Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial . Em seu livro Army flyer, ele dá um exemplo de como esse ponto é importante. Arnold conta que, certo dia, um jovem major recebeu uma mensagem de seu superior: "Você bebeu demais no Clube dos Oficiais ontem à noite. Não deixe isso acontecer de novo". O problema é que o jovem major nem estava no Clube dos Oficiais naquela noite. Para evitar alritos, ele decidiu não lazer nada. Alguns dias depois, ele recebeu u m a outra mensagem: "Você bebeu demais novamente. Este é o seu últ imo aviso!". Preocupado e confuso, porque novamente não havia saído, ele foi falar com o comandante , que foi bem claro: "Major, você é responsável por todos em seu esquadrão. Você não estava se embebedando pessoalmente no Clube dos Oficiais, mas um dos membros de seu esquadrão estava, e você é o responsável!".

Raúl Candeloro /1 : li

Qot ivação

E-mail: ([email protected] Site: www.molivaonllne.cofTi.br

Diretor Raúl Cande lo i o

Diretora-executiva Si lv ia C a m p o s silviafaJeditoraquantum.corn.br

Redatora-chefe Karetl Jarrizwski karencftimolivaonl ine.com br

Projeto Gráfico A n d e r s o n L. A.

Direção de Arte Bruna C. M o n l e n e g r o [email protected]. br

Diagramação Jonny San los

Revisão Tânia C h e r e m e l a taniatítiedi loraquanlum.com. br

Gerentc-comercial Pr isc i la Vie i ra pFÍscilafníerJitoraquantum.com.tir

Jornalista responsãvel K a r e n J a i d / w s k i S R T E 7 5 1 5 - P R

Motivação c p u b l i c a d a 11 vezes por ano pela Ed i to ra Q u a n t u m e c o m e r c i a l i z a d a pe la Edi tora I n i e l l i m a x Ltda. Cx, Posta l 19530 - Cu r i t i ba -PR CEP 8 2 1 0 0 4 5 0

Para assinar: 0 3 0 0 7 8 9 - 2 0 1 0 ou 4 0 0 4 - 0 1 7 4 o u acesse o s i te :

Atendimento ao Assinante atendimento@motivaont ine.com.br

Todas as capitais: 4004-0174 (custo de ligação tal Rt 0:08)

Demais localidades: 0300 789-2010 (custo de ligação local Rt 0.08)

Horário de atendimento: 8h ás 19h

Editora Quantum Lida. T i ragem desta ed ição: 10 .000 exemp la res . Todos os d i re i tos reservados . A reprodução lotai ou parcial deste mater ia l só 6 permi t ida med ian le autor ização prévia da Editora Quan tum L ida . , e desde que c i lada a fonte. 0 con leúdo dos ar t igos ó de responsab i l idade dos autores.

Demais publicações da Editora Quantum:

VtuiilaMaia'"-. Liderança e InvestMâis.

Nossa missão é: "A judar nossos c l i en tes a vender m a i s , a lender me lho r e aumenta r a luc ra t i v idade c o m in ic ia t i va , é t i ca , qua l i dade e c r i a t i v i dade"

Pré-impressão e impressão:

| Max lg rá l i ca ( 4 1 ) 3 0 2 5 - 4 4 0 0

Page 3: Revista Motivacao Nov Dez 2009

v Nesta edição

Editorial - Característ icas dos grandes líderes Com a Palavra - Prof. Heinz .... 04 Otimismo - Profissionais ot imistas são mais valor izados Contando História - A cerva torta Capa - Avalie 2009 e acerte em cheio no próximo ano 12 Superação - Desafie-se! SOS Motivação - O que fazer quando não há reconhec imento no trabalho? Crescimento Profissional - Boas maneiras! 24 Dinâmica - Entrevista: c o m o reconhecer os outros 27 Motivação - A hora do sprint Mais! - Um pouco de neurociência Profissional Voluntário - Apos tando na mudança 31 Ralph Marston - Riscos e recompensas

Page 4: Revista Motivacao Nov Dez 2009

COM A PALAVRA I Por Natasha Schiebel I Fotos: divulgação

OF. HEINZ Aprenda a desenvolver as atitudes que vão levá-lo

aos resultados que você deseja

C c a m i n h o p a r a o s r e s u l t a d o s q u e d e s e j a m o s n e m s e m p r e é f ác i l . P a r a c h e g a r m o s a té lá , p r e c i s a m o s e n f r e n t a r d i f i c u l d a d e s e te r

m u i t o m a i s q u e t a l e n t o , c o n h e c i m e n t o s e h a b i l i d a d e s . P r e c i s a m o s te r a t i t u d e s .

E é s o b r e e s s a s a t i t u d e s e c o m o d e s e n v o l v ê - l a s q u e Prof. H e i n z , p a l e s t r a n t e e c o n s u l t o r d a á r e a d e m o t i v a ç ã o e a u t o r d o l i v ro Atitudes de resultado, f a l a c o m e x c l u s i v i d a d e à rev i s ta Motivação. C o m a p a l a ­v r a , Prof. H e i n z .

Page 5: Revista Motivacao Nov Dez 2009

R e c e n t e m e n t e , o s e n h o r e s c r e v e u o l i v r o Atitudes de resultado. M a s o q u e s ã o a t i t u ­d e s d e r e s u l t a d o p a r a o s e n h o r ? Antes de responder a pergunta, quero expli­car por que oplei por falar em resultado, e não em sucesso. A palavra sucesso caiu em desgaste, e o sucesso é muito abstrato, mui to diferente de pessoa para pessoa. Eu prefiro falar em resul tado, pois acredito que dá u m a idéia melhor de conquista, de consistência, de "pé no chão" - até porque o que a gente busca são resultados positivos sempre. l i os resultados que colhemos na vida pessoal e profissional são derivados das nossas a t i tudes . Não ad ian ta termos conhecimentos e habilidades se não tivermos as ati tudes correias. Conheço muita gente que tem c o n h e c i m e n t o , t a len to e acaba não decolando na vida nem conquis tando resultados porque não possui as at i tudes corretas. Esquece coisas simples, como ter objetivo, foco e persistência.

A pr imeira coisa é ter acesso a essas ati­t u d e s , saber qua i s são e las . A base do m e u livro é u m es tudo que identificou 18 a t i tudes a p r e s e n t a d a s , g e r a l m e n t e , por empreendedo re s que c o n s e g u i r a m bons resu l tados . Mas n ã o é necessár io ser as mesmas 18 at i tudes. Você precisa identi­ficar quais delas podem ser interessantes para a sua vida e desenvolvê-las a par t i r de en tão , ou seja, o pon to pr inc ipa l é a autoavaliação. Identifique quais at i tudes você já t em, mas que precisa me lhora r ; quais já t em e já estão na medida certa e quais você n ã o t em e precisa ter. Assim,

começa a desenvolver em si m e s m o isso que vai levá-lo a conseguir bons resultados. Mas é impor t an t e saber que o resul tado é multifatorial , por isso você precisa se pre­ocupar com lautas a t i tudes. Já o fracasso, mui tas vezes, pode ser monofatorial - um erro pode ser fatal.

E o q u e s ã o a t i t u d e s c o n t r á r i a s a r e s u l t a ­d o s ? C o m o a g i r e m r e l a ç ã o a e l a s ? Não se planejar, não ler Foco, não ser per-sistente, ser desmotivado, etc. Enfim, andar contra o que é positivo sempre a t rapa lha . Mais u m a vez a autoavaliação é importante. Perceba se você está a n d a n d o no sentido contrário às ati tudes de resultado e comece a se policiar para agir de maneira diferente. Desenvolva suas at i tudes positivas e volte a conseguir resultados excelentes.

E m s e u l i v r o , v o c ê f a l a s o b r e o c a m i n h o q u e p r e c i s a m o s p e r c o r r e r p a r a c o n q u i s t a r n o s s o s s o n h o s . N a s u a o p i n i ã o , q u a l é a

c Inha< Ia p a r a o s u c e s s o ? 0 q u e p r e c i s a ­m o s f a z e r p a r a s u p e r a r e s s e s d e s a f i o s ? Eu acredito que os momen tos difíceis são os divisores de águas em nossas vidas. E é a part i r deles que desenvolvemos a terceira at i tude que destaco: persistência. Momen­tos ru ins vão surgir, mas você precisa ter resiliência e persistência para poder superá-los. No en tan to , é impor tan te dizer que a persistência consiste em cair, levantar-se e fazer as coisas diferentes de an tes . De nada ad ian ta você cair, levantar-se e fazer o m e s m o que havia feito an te r io rmente -isso é teimosia. Seja persistente, mas tenha foco na solução, não no problema.

Page 6: Revista Motivacao Nov Dez 2009

í É o que nos move são nossos objetivos. Para ter motivação, você precisa ter motivos para agir.

. Portanto, pense nisso e supere as más fases y ip

M a s a n t e s d e s u p e r a r e s s e s d e s a f i o s p o d e ­m o s n o s s e n t i r d e s m o t i v a d o s , p o i s n ã o é f á c i l e n f r e n t a r m o m e n t o s d i f í c e i s . N a s u a o p i n i ã o , o q u e n o s s o s l e i t o r e s q u e e n f r e n t a m f a s e s r u i n s p r e c i s a m f a z e r p a r a n ã o " d e i x a r a p e t e c a c a i r " ? Primeira coisa: lembre-se de quais são seus motivos para agir, ou seja, qual é a motiva­ção que você tem na vida, na carreira. Aí, red imens ione seus objetivos e busque-os novamente. Sc você só reclamar, reclamar e reclamar, vai criai um círculo vicioso e j amais vai sair dele. O que nos move são nossos objetivos. Para ler motivação, você precisa ler motivos para agir. Portanto, pense nisso e supere as más fases.

N a s u a o p i n i ã o , n o a m b i e n t e c o r p o r a t i v o , q u a i s s ã o o s f a t o r e s q u e i n f l u e n c i a m p o s i ­t i v a m e n t e a m o t i v a ç ã o d e u m p r o f i s s i o n a l ? C o m o é p o s s í v e l o t i m i z á - l o s ? T r a b a l h a r em um a m b i e n t e psicológico positivo de trabalho, em que há um bom relacionamento entre colegas, líderes e cola­boradores (e vice-versa), já é algo que motiva. Além disso, ler r econhec imento q u a n d o se at inge bons resultados, ser elogiado por conquistas e se sentir crescendo dentro da empresa t ambém são fatores motivadores. Outro ponto a ser lembrado é a preocupação com a verdade. Ambientes em que há fofoca e mexerico, geralmente, são desmotivadores, pois fazem com que os colaboradores não se s in tam seguros, afinal, o motivo de fofoca pode ser eles da próxima vez.

E s t a é a ú l t i m a e d i ç ã o d e 2 0 0 9 d a r e v i s t a M o t i v a ç ã o . N o f i m d o a n o , m u i t a s p e s s o a s j á e s t ã o d e s m o t i v a d a s p a r a a l c a n ç a r o s

o b j e t i v o s p r e v i s t o s n o c o m e ç o d o a n o . Q u a i s s ã o s u a s d i c a s p a r a q u e n o s s o s l e i t o r e s e s p a n t e m e s s a d e s m o t i v a ç â o e a p r o v e i t e m o s d o i s ú l t i m o s m e s e s p a r a o b t e r m u i t a s v i t ó r i a s ? Queria destacar cinco atitudes do meu livro que acho importantes nesse momento: lei' objetivos, fazer um planejamento, ser per­sistente, comprometido e saber se relacionar. O fato é: nem tudo está perdido. Sempre há tempo para reverter um mau momento e con­seguir melhores resultados. Por isso, planeje esses dois últimos meses, tenha objetivos concretos, persista neles, comprometa-se em alcançá-los e saiba se relacionar com as pessoas (pie estão à sua volta. Assim, o fim do ano será muito melhor do (pie você imaginava.

Q u a i s s ã o s u a s d i c a s p a r a q u e n o s s o s l e i t o ­r e s c o m e c e m 2 0 1 0 c o m o p é d i r e i t o ? Para começar u m ano bem, a m i n h a suges­tão é: tenha uma visão positiva sobre ele e acredite na prosperidade, a fugentando a visão de escassez. No ano que vem, com o mercado reaquecendo, com certeza, muitas opor tunidades vão surgir. Acreditar nisso já ajuda a começar bem 2 0 1 0 . Além disso, pense no que você vai fazer para aproveitar bem esse ano que vai começar. Planeje-se, t e n h a sonhos e busque-os . Essas são as pr imeiras at i tudes para que você consiga muitos resultados excelentes no ano que vai começar.

" í Pa ra saber mais: Livro: Atitudes de resultado: 18 estratégias para lazer seu sonho acontecer Autor: Prol. Heinz

Page 7: Revista Motivacao Nov Dez 2009

/ ^ S U ^X Inteligência Emocional — {> ftjQ cabeças quentes e os corações frios

^ f t \ M \ ^ ^ ^ T » J « M w c a resolveram qualquer coisa" BillyFraham

Gostou da mensagem? Acesse www.motivaonline.com.br e faça a impressão desta página como pôster ou baixe-a como papel de parede em seu computador.

Page 8: Revista Motivacao Nov Dez 2009

OTIMISMO I PorÔmarSouki

P R O F I S S I O N A I S OTIMISTAS SÃO MAIS V A L O R I Z A D O S D e acordo com a consultora americana Cynthia Shapiro, há uma tendência de pessoas otimistas

serem mais valorizadas no mercado de trabalho. E, se você já trabalhou com pessimistas, vai logo concordar com ela. Afinal, não é nada fácil conviver com alguém que sempre passa a idéia de que a vida o persegue, que não acredita em si mesmo nem na empresa, desestimula sua equipe e não consegue visualizar o sucesso. A pergunta, então, é: "Como posso ser percebido como um profissional otimista?". Confira, a seguir, quatro maneiras de ser mais otimista e o que fazer para que isso ajude a aumentar suas chances de ser mais valorizado.

F a l e c o n o s c o : w w w . m o t i v a o n l i n e . c o m . b r

Page 9: Revista Motivacao Nov Dez 2009

OTIMISMO

1 . T e n h a u m a i m a g e m d e s u c e s s o - Você me pergunta: "Como vou passa ra idéia de que sou bem-succdido se, na reaI idade, fui despedido de meu último emprego?". Cada dia é um recomeço! Sim, você foi mandado embora, mas talvez essa tenha sido sua grande chance, a oportunidade para recomeçar. Amanhece um novo dia em sua vida, por isso, dê graças a Deus por estar vivo e poder sair para irradiar alegria, entus iasmo e ot imismo a todos à sua volta. Wall Disney, no início, foi despejado da sala que utilizava como estúdio. Não desanimou, pois enviou uma carta a seus clientes, em tom de vitória, comunicando a mudança para "novas instalações". De fato, o fracasso defini­tivo não existe, o que há é um resultado diferente daquele que almejávamos. Não importa o que tenha acontecido com você, o que vai fazer a diferença, na verdade,é sua forma de interpretar as situações de sua vida. Passe, de hoje em diante, a ver ate mesmo o insucesso como um passo a mais r umo à vitória. Bill Gales contrata profissionais que já passaram por empresas que quebraram. Ele diz que o fracasso é um ótimo professor. Concordo, desde que a pessoa saiba "sacudir a poeira e dar a volta por cima".

2 . A c r e d i t e m a i s n o s p r o j e t o s d a e m p r e s a -Para que isso aconteça, você deve começar com u m a autoa ná lise. Dentro de sua área de atuação, liste as coisas que mais gosta dc lazer e também as empresas que poderão lhe oferecer a oportun idade de desenvolver esses talentos. A ntes dc fazer contato com uma organização verifique se realmente gostaria dc trabalhar lá. Antes de ir até o local da entrevista, convença-se de que você é a pessoa indicada para aquela posição. Passe em sua mente u m filme altamente positivo de sua atuação naquele lugar. Escute o "sim" da pessoa que irá contratá-lo e sinta a sensação agradável da vitória. No caso de você já ter sido admitido e gostar de seu

trabalho, é importante fazer com que todos os dias sejam como o primeiro. Seja aquele profissional que constantemente renova em si mesmo e no ambiente à sua volta o sentimento dc gratidão pela vida e pela oportunidade de trabalho que recebeu.

3 . A j u d e a c o n v e n c e r s u a e q u i p e a a b r a ç a r i n o v a ç õ e s - A primeira coisa que você vai questionar é a qualidade do novo produto. Será que a empresa eslá inovando apenas por inovar, como uma "jogada dc marketing", ou se r ea lmen te está preocupada com o bem-estar do consumidor? O Great Place to Work Institute (GPTW) publicou a lista das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Elas criam ambientes de confiança, camaradagem, credibilidade e respeito que incentivam a inovação, a comunicação e o comprometimento. Portanto, o incentivo à inovação é importante, e mais importante ainda é o zelo pela qualidade de vida tanto dos funcionários quanto do consumidor. Por isso, quando você está totalmente conven­cido da qualidade de um novo produto, seu en tus iasmo irá ajudar no convencimento ilos outros.

4 . T e n h a u m a v i s ã o d e f u t u r o o t i m i s t a - Pla­nejamento estratégico é fundamental para as empresas. Sc a sua ainda não tem, sugira à diretoria que crie um plano de crescimento. Isst) quer dizer que a organização chegará e x a t a m e n t e aonde deseja? Nem sempre , mas ajuda, isso sim, a estimular seu cres­cimento. O combustível tanto das pessoas quanto das organizações é a capacidade de visualizar um estado desejado melhor que o atual. Portanto, acostume-se a viver com uma forte expectativa de dias melhores. Para isso, comece a ser, hoje, a pessoa que você gostaria de ser amanhã!

a ô m a r Souki ministra treinamentos para equipes de vendas e é autor de 17 livros, entre elesAs 7 chaves da íidelização de clientes.

j l 1 * ^ . Visite o site: ••'>•••..com.br

Page 10: Revista Motivacao Nov Dez 2009

CONTANDO HISTORIA Da Redação

A CERVA T O R T A Uma cerva cega de um olho passeava pela praia. Para evitar surpresas desagradáveis, usava

sempre o olho bom para vigiar a terra e a mata, onde caçadores poderiam aparecer. Voltava o olho ruim para o mar, pois suas águas não poderiam oferecer nenhum tipo de perigo a alguém de sua espécie - pelo menos, era assim que ela pensava.

No entanto, para sua infelicidade, um bando de homens chegava à costa de navio e, ao verem a cerva distraída, olhando em outra direção, não tiveram dúvida: atiraram do mar mesmo. A cerva nem teve tempo de correr antes de tombar na areia. Pressentindo o fim de sua vida, pensou: "Eu sou mesmo uma coitada! Estava de olho na terra, que parecia cheia de perigos, e o mar, que eu pensava ser meu refúgio, trouxe-me a morte".

Baseado em tabula de Esopo

Para saber mais : Livro: Fábulas de Esopo para executivos Autor: Alexandre Rangel Editara: Original

Moral da história para sua vida prática:

N u n c a a c h e q u e v o c ê está 1 0 0 % correto - Por mais que conheça muito bem as atividades que desenvolve, jamais ache que tudo está sob seu controle e que imprevistos não acontecerão. Esteja atento, pois alguma surpresa pode acontecer no caminho e, se não estiver preparado, não saberá como reagir.

T e n h a u m s e g u n d o p l a n o - Sempre busque duas ou mais alternativas para resolver um problema. Caso algo falhe na primeira vez, você terá uma segunda chance para solucionar. Estenda as possibilidades e evite grandes prejuízos.

A t e n ç ã o a o q u e e s t i v e r f a z e n d o - Às

vezes, estamos tão acostumados a fazer uma mesma atividade constantemente que não temos cuidado com o que pode acontecer de diferente. Por isso, evite o piloto automático em sua vida e busque sempre caminhos e soluções diversos.

1 0 m o t i v a ç ã o - N o v / D e z 2009 F a l e c o n o s c o : w w w . m o t i v a o n l i n e . c o m . b r

Page 11: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Seja qual for a sua necessidade, a Localiza tem sempre a melhor solução

Segurança, flexibilidade, maior disponibilidade de frota e atendimento rápido e diferenciado que só a maior rede de aluguel de carros da América Latina pode oferecer.

ás

Reservas 24h: 0800 979 2000 www.localiza.com

Page 12: Revista Motivacao Nov Dez 2009

CAPA I Por Natasha Schiebel I Fotos: Divulgação

AVALIE 2009 E ACERTE EM

CHEIO NO P R Ó X I M O A N O !

Avaliar tudo o que foi feito durante o ano que está chegando ao f im e o que está sendo feito agora pode ser fundamental para o sucesso do seu planejamento para 2010.

Valorize cada uma dessas etapas e seja mais feliz pessoal e profissionalmente

Page 13: Revista Motivacao Nov Dez 2009

A relação dos personagens vividos por Morgan Freeman e Jack Nicholson no filme Antes de partir começa quando os dois se encontram no mesmo

quarto de hospital no qual esperam a morte chegar. Com o passar do tempo, eles se tornam amigos e passam a compartilhar sonhos, desejos, alegrias e tristezas. É aí que tomam uma decisão: ambos devem pensar em uma lista de coisas que desejam fazer "antes de partir". Assim, eles começam juntos uma empreitada para realizar sonhos ainda vivos na cabeça dos doi

Esta reportagem da última edição da sua revist um simples objetivo: fazê-lo entender por que é pre sobre o que foi feito ao longo deste ano e planejar o que s realizado no próximo para que você seja mais feliz em to os aspectos da sua vida - carreira, mente, sociedade, famíl finanças, espírito, identidade e corpo. E, para Tommy Nels um dos maiores especialistas em planejamento de vida, essa história tem muito a ver com o enredo do filme, mas você vai entender es ligação no decorrer do texto.

P o r q u e r e v i s a r o a n o q u e e s t á c h e g a n d o a o f i m ? Planejar o ano que vai começar já é comum tan lo em ambientes corporativos como na vida pessoal dos indivíduos. No e n t a n t o , m u i t a s pessoas a i n d a m e n o s p r e z a m a revisão do ano que está chegando ao fim, pois a c h a m que o que já passou deve ser esquecido.

Dulce Maga lhães , doutora em plane­j a m e n t o de c a r r e i r a pela UniversidadeColumbia, EUA, explica que "toda avaliação nos p e r m i t e c o n s o l i d a r a aprendizagem do processo v iv ido, pois , d u r a n t e ele, es tamos tão envolvidos na tarefa que não temos condições de percebê-la in te i ramente" . Ou seja, para Dulce, essa avaliação ampl ia nossa perspectiva e nos opor tun iza a apropr iação dos acertos e a aprend izagem com os erros.

Mas a especial is ta concorda que essa ta re fa n ã o é n a d a fácil, pois e s t a m o s mui to mais acos tumados a planejar que avaliar . No e n t a n t o , para ela, a me lhor

mane i ra de fazer isso é to rnando-se um observador do próprio sucesso, com um olhar imparc ia l , sem ju lgamen tos sobre quem ou o que cont r ibuiu ou prejudicou d u r a n t e aquele período. "Devemos o lhar o processo como u m a exper iência de u m tempo de nossa própria consciência, mas em que já não somos nós mesmos, pois nos t r ans fo rmamos o t empo todo. Sem essa identificação, sa ímos de uma posição de defesa e podemos compreender e acolher nossos c o m p o r t a m e n t o s e a t i tudes para depois pensar em como é possível sermos melhores no p róx imo ano" , aponta .

Para facilitar a aplicação dessa avalia­ção, Tommy Nelson sugere a uti l ização de u m a fer ramenta (pie ele c h a m a de Pizza da vida (mate r ia l d isponível no site da revista M o t i v a ç ã o ) . "Faça u m círculo e divida-o em q u a n t o s pedaços você quer avaliar. Anal ise pedaço por pedaço dando notas a eles. Assim, você poderá avaliar cada aspecto da sua vida c fazer uma espé­cie de t e r m ô m e t r o inter ior para saber no que precisa me lhora r e em quais pontos já está bem", esclarece.

Page 14: Revista Motivacao Nov Dez 2009

• QUE PONTOS ANALISAR Para ajudá-lo a dar início a essa etapa, sugerimos que você divida a sua pizza em oito pedaços:

m<

(

I Várias análises podem ser feitas -sobre stta carreira: está satisfeito na empresa em que trabalha? No cargo que ocupa? Você se dá bem com seus colegas de trabalho? Avalie cada um desses aspectos (e o que mais achar interessante) e dê uma nota paia sen desempenho nessa área. Também responda quatro perguntas em relação a ela:

0 que você espera dessa área em sua vida?

• O que tem leito em relação a sua carreira, mas que deveria parar de lazer? Há a lguma coisa que você faz e deveria conti nua r Iazendo?

• E o que não está sendo leito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera de sua carreira?

; - É importa nte que você ava I ie como 1 o seu desenvolvimento durante o ano que á chegando ao fim. Fez cursos suficientes

úra crescer pessoal e profissionalmente? I .eu o que gostaria de ler?Também responda quatro

rguntas em relação a esse item: • O que você espera dessa área em sua

vida? O que tem leito em relação a sua mente, mas (pie deveria parar de fazer?

• Há a lguma coisa que você faz e deveria cont inuar fazendo?

• E o que não está sendo leito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera dessa área em sua vida?

Em 2009, você conseguiu fcjtanter bons relacionamentos no trabalho? E com seus amigos, conseguiu viver bons

pmentos? Também responda quatro per-ntas em relação a isso:

O que você espera dessa área em sua vida? O que tem feito em relação à sociedade, mas que deveria parar de fazer?

Há a l g u m a coisa que você faz e deveria con t inuar fazendo? Ii o que não está sendo leito, mas que p rec i s a ser r e a l i z a d o u r g e n t e m e n t e para você consegui r o que espera dessa área?

i Para sermos felizes, precisamos m u i t a mais que apenas t rabalhar . Portan­to, pe rgun te a si mesmo se, em 2009, você conseguiu passar o t empo que queria com sua família, com seus pais, i rmãos, filhos e companhei ros . Dá para melhorar no ano que vem? rambém responda quatro per­g u n t a s em relação à família:

O que você espera dessa área em sua vida? O que tem leito em relação à família, m a s que deveria parar de lazer? Há a lguma coisa que você faz e deveria con t inua r fazendo? E o que não está sendo feito, mas que p r e c i s a ser r e a l i z a d o u r g e n t e m e n t e para você conseguir o que espera dessa área?

Page 15: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Há alguma coisa que você faz e deveria continuar fazendo? E o que não está sendo feito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera dessa área?

A parte financeira é mais um aspecto importante da nossa

vida. Avalie como você gastou o que recebeu, se o seu salário é suficiente para o que gasta, como pode diminuir suas despesas em 2010, enfim, laça um levantamento de tudo o que entrou e saiu para saber se 2009 foi positivo ou negativo nesse aspecto. Também responda quatro perguntas em relação às finanças: • O que você espera dessa área em sua vida? • O que tem feito em relação às finanças, mas

que deveria parar de fazer? • Há a lguma coisa que você faz e deveria

continuar fazendo? li o que não está sendo feito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera dessa área?

Para estar bem espiritualmente, você não precisa escolher uma religião para seguir. No entanto, é importante que esteja bem consigo mesmo para estar feliz. Como foi 2009 nesse ponto? Também responda quatro perguntas em relação a isso:

O que você espera dessa área em sua vida? O que tem feito em relação à área espiritual, mas que deveria parar de fazer?

Apesardeo relacionamento com seus colegas, familiares e amigos ser superimportante, é essencial também que

você lenha sempre um tempo para si mesmo. Você tem praticado seus hobbies? Tem feito o que gosta? Ou acaba deixando seus próprios interesses de lado por querer agradar a quem ama? Também responda quatro perguntas em relação a isso:

O que você espera dessa área em sua vida? • O que tem feito em relação à identidade,

mas que deveria parar de lazer? • Há a lguma coisa que você faz e deveria

continuar fazendo? E 0 que não está sendo feito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera dessa área?

o r p o - Como vai a sua saúde? Você tem dormido bem? Ido ao dentista regularmente? Não se pode deixar esse pedaço da pizza de lado nunca se você quer estar bem cm todos os outros, pois ele influencia drasticamente o andamento de tudo. Portanto, analise-o da m e l h o r mane i r a possível para poder dizer no planejamento do ano que vem o que precisa ser leito para chegar à nota dez! Também responda quatro pe rgun tas e m relação ao corpo: • O que você espera dessa área em sua

vida? O que tem feito em relação ao corpo, mas que deveria parar dc fazer?

• Há a lguma coisa que você faz e deveria continuar fazendo? E o que não está sendo feito, mas que pre­cisa ser realizado urgentemente para você conseguir o que espera dessa área?

Page 16: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Deu para entender a importância de rever o ano que está chegando ao fim, não é mesmo? Pois então, mãos à obra! Se você gostou da "pizza", utilize-a. Se não, escolha um método de sua preferência, mas não deixe de realizar essa avaliação, pois ela irá ajudá-lo a fazer um planejamento para 2010 ainda melhor.

P l a n e j a n d o o a n o q u e v e m Fernando Pessoa, poeta e escritor português, disse certa vez que "navegar é preciso". Mas, aproveitando a rima dos verbos, podemos dizer que "planejar é preciso". H, para Meiiy Kamia, psicó­loga organizacional, planejar é preciso para não ficarmos "escorregando" pela vida, dan­do passos em falso, decidindo pelo que não queremos e nos frustrando. "Quem não estabelece metas nem planeja corre um risco maior de tomar deci­sões erradas por não estar claro o que espera da vida e aonde quer chegar. Ao planejarmos nossa vida, realizamos umaautoanálise, o que faz com que nos conheçamos melhor - e o autoconhecimentoé um fator imprescindível para uma vida melhor", declara.

I i, quando o assunto é planejamento, todo mundo tem um método de preferência. Alguns optam por pensarem metas para cada pedaço da pizza e escrevê-las em um papel (que tal­vez acabem deixando de lado no decorrer do ano), outros preferem fazer um planejamento estratégico diário (ou seja, acabam não pla­nejando nada antecipadamente e se deixam levar pelos acontecimentos do dia a dia) e ainda existem os que não planejam nunca.

Mas, se há uma coisa que você precisa entender, é q u e "planejar é preciso". Coloque essa paráfrase à frase de Pessoa cm sua cabeça e pense no seu planejamento. Se ainda precisa

de um empurrãozinho para começar a colocar em prática a arte de planejar, veja o que Wana Pinho Tavares, gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos , t em a dizer: "O

planejamento vai lhe possibilitar perceber a realidade, avaliar os c a m i n h o s e cons­t rui r um referencia] futuro. Essa pratica traz vários benefícios, como: segurança , motivação, redução de custos e d iminuição do estresse".

E é nessas e tapas que entra a tal da lista que Morgan F recman e Jack Nichol-son Fizeram no filme e que você t a m b é m pode lazer , l.ogo a b a i x o , você poderá conferir várias dicas para fazer sua lista, mas , se preferir, acesse o site da revista M o t i v a ç ã o e impr ima a sugestão dc Lista de p lane jamento .

S u a l i s t a ! "Ao criar uma lista de coisas que se quer lazer ao longo de u m de terminado período, você estipula quais são suas metas, objetivos e começa o real planejamento da sua vida". Essa declaração de Tommy nos faz entender que depende de nós a seriedade dc nossa lista. No caso do filme, os personagens que­riam apenas realizai sonhos. No en tan to , o p lanejamento para o ano que virá pode lei início em uma simples lista.

Se você seguir o conselho anterior dc Tommy e u t i l i za r a pizza d.i vida para lazer a avaliação de 2009, pode part ir das respostas às perguntas para a lista tio pla­nejamento. Você pode lazer uma lista para cada pedaço ou, então, uma que contenha uma mela para cada um daqueles pedaços. No en t an to , é impor t an t e entendei que, como explica Dulce, planejar não é definir t udo o que vamos fazer, mas sim o que queremos alcançar. "A part i r daí, pode-se estabelecer l inhas mestras e manter-se fle­xível para muda r os métodos tan tas vezes q u a n t a s forem necessárias, sem perder os propósitos de vista", anal isa .

Ou seja, depois de fazer seu planeja­mento , você não deve ler medo de precisar m u d a r a lgumas rotas. É impor tan te , sim, imaginar qual caminho deverá ser seguido, mas é necessário ter e m men te que nem sempre as coisas saem como planejamos, e aí é preciso rever as metas e objetivos.

Page 17: Revista Motivacao Nov Dez 2009

B a s t a s ó p l a n e j a r ? Você deve concordar que, para conseguir alcançar metas, objetivos e, até mesmo, a felicidade plena, não basta apenas fazer um planejamento caprichado e completo, afinal, ele não sai do papel sozinho. No entanto, pode ser que você não saiba por onde começar, e é aí que as dicas de nossos consultores podem ajudá-lo.

Depois de fazer a avaliação de 2009 e o planejamento para 2010, Meiry sugere que você descarte o que não deseja mais - objetos, roupas, papéis, pensamentos, sentimentos, mágoas, angústias, hábitos e vícios - , pois ela acredita que o fim do ano é u m ótimo momento para renovar nossa forma de nos relacionarmos com a vida. E, descartando c reciclando tudo o que não serve mais, você consegue fazer isso.

Para Wana, acreditai' no que se planejou e lei atitudes, ou seja, buscar o que se deseja,

são fatores fundamentais para o sucesso do planejamento que você fez. "Nada de desani­mar na primeira curva. Siga adiante que, com certeza, coisas melhores virão", garante.

Dulce afirma que "a única receita que existe é viver o momento presente. Ficar se preocupando demais com o que já passou e o que está por vir não muda em nada nosso presente, já que é nesse momento que fazemos as grandes escolhas de nossas vidas. Por isso, é importante estarmos conscientes de como e com o que gastaremos nosso dia de hoje. Portanto, para que o a m a n h ã seja melhor e o planejamento funcione, cuide do hoje". E Tommy sugere que você agradeça o que conquistar, comemore cada vitória e reflita sempre sobre o que fez e o que vai lazer. Esse é o caminho.

Aproveite o restante de 2009 para lazer tudo isso. Assim, 2010 tende a ser muito mais proveitoso.

PLANEJAMENTO NA PRÁTICA A pizza da vida funciona bem na prática, mas você pode ter sentido falta de formas de plane­jamento mais práticas. Por isso, Meiry aconselha: • Antes de realizar o planejamento, faça um exercício de introspecção, perguntando a si

mesmo o que você realmente gosta de fazer na vida e se isso traz algum benefício para mais alguém. A partir dai, você sabe o que deve ser colocado ou não nesse planejamento.

• Tente ser objetivo. Quanto mais for assim, mais nítido será seu alvo, metas e objetivos. Seu planejamento se torna mais palpável dessa forma.

• Evite fazer uma coisa pensando em outra. Essa é a pior forma de traição. Concentre-se em determinado ponto que quer colocar no seu planejamento e siga com ele até concluí-lo. Assim, você cria metas mais coesas.

• Depois de feito o planejamento, viva cada momento intensamente, sem se preocupar se está seguindo à risca o que foi planejado, apenas atuando para que as metas estabelecidas sejam cumpridas. Como já foi dito, é possível rever o trajeto durante a caminhada.

• Prepare-se para receber e comemorar suas conquistas. Seguindo esses passos, elas com certeza acontecerão!

Q Para saber mais : Livro: 0 processo da pérola Autora: Tommy Nelson Editora: Saraiva

M o t i v a P l u s Acesse o site www.motivaonline.com.br e baixe os materiais citados nesta matéria. Basta clicar na seção Mot iva P l u s e, em seguida, ba ixar os arquivos Lista de pla­nejamento e Pizza da vida. — I f t i H I

@ Vis i te OS s i tes : www.meirykamia.com.br, www.tommynelson.com.br, www.work.com.br, www.ricardoxavier.com.bre www.hvalue.com.br

Page 18: Revista Motivacao Nov Dez 2009
Page 19: Revista Motivacao Nov Dez 2009

TESTE COMO VOCÊ USA SEU TEMPO 1. Você sabe o que vai fazer hoje? ( ) Depende, que dia é hoje? ( ) Não, não da semana. Do mès. ( ) E em que mês estamos mesmo? ( ) Isso mesmo. De dois mil e... ?

2. Quantos clientes você consegue atender por dia? ( ) Depende. ( ) Varia. ( ) Não dá para saber. ( ) Veja bem, são tantas coisas que influenciam.

3. Você mantém os dados dos clientes de sua carteira agendados e atualizados? ( ) Atualizar? ( ) Agenda? ( ) Dados? ( ) Clientes?

4. Você sabe quais clientes têm mais possibilidades de comprar de você hoje? ( ) O primeiro nome que eu achar. ( ) Veja bem, são tantas coisas que influenciam. ( ) E quem entende cabeça do cliente? ( ) Viu o jogo ontem? Golaço, hein.

5. O que você vai fazer para alcançar sua meta hoje? ( ) Veja bem, são tantas coisas que influenciam. ( ) Primeiro, tenho de achar onde coloquei a meta. ( ) Vou perguntar pro Jorjão qual é a meta. ( ) Depende, que dia você disse que era hoje mesmo?

Resultado: NENHUM

E o que você esperava? Infelizmente, há muitos vendedores desse tipo por aí. Pessoas que não planejam seu dia nem seu tempo e só reagem aos acontecimentos, perdendo vendas e clientes. Você pode evitar esse tipo de problemas com a Agenda VendaMais. Com ela, você:

• Controla e acompanha seus compromissos e metas de vendas. • Consegue medir sua produtividade, sabendo quantos clientes

você atende e quanto vende por dia. • Tem espaço para anotar os dados importantes dos clientes,

impedindo que você deixe algum inativo. • Motiva-se com dicas e frases inspiradoras de vendas.

E muito mais.

Não perca tempo! Ligue agora mesmo para os telefones 4004-0174 ou 0300 789-2010 e garanta já a sua AgendaVendaMais.

Acesse: www.edi toraquantum.com.br

Page 20: Revista Motivacao Nov Dez 2009

SUPERAÇÃO ! Por Cr is i iane Dias

FIE-SE!

Aprenda a lição de um jovem que superou, persistiu e está no caminho do sucesso

Jlll uita gente reclama que não consegue subir na vida. A empresa não reco-I V I nhece o trabalho, a família não ajuda e nada melhora. Mas, por incrível que

pareça, ainda existem pessoas que lutam, superam as dificuldades e vencem. Um exemplo disso? Um jovem de 24 anos chamado Diego Bergamini.

Page 21: Revista Motivacao Nov Dez 2009

SUPERAÇÃO

Ele tem uma história de força, coragem e determinação que pode proporcionar lições para você aplicar em sua vida. Pilho de mãe solteira, com renda mensal de 300 reais, c u m a vida humilde fizeram parte da infância dele. No entanto, isso não foi motivo para Diego deixar as coisas do jeito que estavam.

Diego estudou em escola pública e l inha uma vida difícil, mas ele sempre foi estudioso e achava que essa era a maneira de mudar as coisas. Em 1994, ele foi convidado para participar do Programa Bom Aluno, que oferece alguns benefícios para os melhores estudantes - e essa foi a porta de entrada para o seu sucesso.

M u d a n ç a s - Devido ao esforço, o jovem con­seguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular, mas teve de enfrentar a dificul­dade de possuir apenas um par de roupas para ir a semana inteira estudar, o dinheiro da passagem era contado e ainda precisava superar a realidade que vivia, pois, enquanto ele est udava, os colegas passeavam no shop­ping, faziam compras e se divertiam,

Entretanto, isso só serviu de incentivo para ele pensar no futuro e ultrapassar as barreiras. "Tudo o que eu quero, consigo. Sc eu me dedicar de verdade, eu tenho. Por isso, não desisto no meio do caminho", conta Diego, que se emociona ao lembrar t ambém que, certo dia, ele e sua mãe estavam passando em frente de uma universidade particular e ela comentou do sonho que tinha de ver o filho estudando lá.

O sonho da mãe necessariamente não se realizou em uma universidade particular. Diego, mais uma vez, surpreendeu, estudou bastante e passou no vestibular para o curso de administração internacional de negócios na Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Lembro até hoje que, na época do vestibular, enquanto eu estudava, meus amigos jogavam futebol, brincavam e aproveitavam a vida, e eu apenas via aquilo acontecendo. Na época, foi difícil, mas valeu muito a pena", relata.

N o v o s c a m i n h o s - E m 2005, Diego se formou e, depois de muitos estágios cm Curitiba, surgiu mais u m a surpresa para o jovem: a oportunidade de t rabalharem São Paulo, na Krali Foods Brasil. Ele, (pie não conhecia a capital paulistana, enfrentou o desafio e foi. Passou por alguns setores da empresa até chegar ao posto de coordenador de trade marketing - área que analisa os hábitos e pre­ferências dos consumidores para conseguir o sucesso tias vendas dos produtos.

Diego passou um a n o e meio trabalhan­do na Krali , porém seu des t ino mudou novamente: "Eu gostava muito de traba­lhar lá, mas surgiu a idéia de es tudar no exterior, en tão resolvi buscar mais para mim", confessa, li, em setembro deste ano, Diego foi para Milão estudar na Universitá (iommerciale l.uigi Bocconi se especializar ainda mais para, daqui a cinco anos, quem sabe, voltar ao Brasil. "Quero morar aqui. Vou tentar u m cargo de gerência na minha área ou começar a dar aulas, q u e é algo (pie eu gosto", deseja o jovem.

F ó r m u l a d e s u c e s s o ? - Superar todos os desafios de uma vida humilde, conseguir estudar e se destacar ensinou a 1 )iego que é preciso lutar pelo (pie se quer: "Para quem t inha pouca coisa na vida, eu me superei muito e consegui mudar minha realida­de. O melhor é ir à luta". I i , para você, ele deixa três lições para se superar, persistir e ver seus sonhos realizados. Acompanhe, aplique e supere-se!

1 . N u n c a d e s i s t a - A part i r do momento que você desistir, acabou.

2. C o n f i e e m v o c ê - Tente, tente , tente sempre. Você pode não consegui r as coisas naquele momento, mas u m dia elas chegam.

3. P r a t i q u e o b e m - Se você não praticar tudo dentro de uma ética, não vai con­seguir. Faça sempre o bem que você vai atrair só o bem.

Page 22: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Jtimeám-j imva nova mwâta fiawa voce.

fAXUXM> Jim^aáj numa â/nÁxz

Page 23: Revista Motivacao Nov Dez 2009

SOS MOTIVAÇÃO Da Redação

O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ RECONHECIMENTO NO TRABALHO?

"Meu chefe não reconhece meu trabalho. Se erro, ele briga comigo, mas, quando laço melhor que devia, não recebo sequer um elogio. O que devo lazer nessa situação?"

(Leitor optou por não se Identificar)

Rosana Rodrigues é consultora de desenvolvimento pessoal e profissional, alua na Crescimentum como executive coach e é consultora de negócios desde junho de 2004,

Seria muito leviano assegurar que existe a p e n a s uma causa para e s s e problema. É possível que a lgumas variáveis estejam envolvidas, como a falta de alinhamento dos valores pessoa i s com os valores da empre­sa, insatisfação com seu trabalho/ prof issão , d e s m o t i v a ç ã o ou, a té mesmo, a diferença de perfil com-por tamenta l . É possível que e s s e chefe tenha um perfil que valorize a objetividade e assertividade e tenha um foco tão grande nos resultados que a c a b e não u s a n d o a empat ia para se comunicar com as pessoas . Já você pode ter um perfil que valoriza a comunicação e acredita que a valo­rização dos acertos seja fundamental para a manutenção e melhoria de sua performance. Buscar o autoconheci-mento e conhecer o perfil das pessoas a nossa volta pode ajudar muito na construção de relacionamentos sau­dáveis e produtivos.

Isabel Rios Pineiro • diretora da Paradigma Pesquisa e Desenvolvimento do SER Humano. Ela é psicóloga, especialista em psicologia clínica, organizacional e do trabalho.

Não caia na tentação de desempe­nhar o papel de vitima, queixando-se ou comentando com outros colegas e s sa situação. É importante entrar no canal de comunicação de seu gestor, procurando perceber o que ele realmente quer no desempenho d a s p e s s o a s , o que valoriza nos demais profissionais e não em você, tente perceber o que os colegas que recebem elogios dele fazem de dife­rente, etc. Outra estratégia é fazer o melhor para você se sentir bem com a qual idade de seu trabalho sem esperar reconhecimento para não ficar frustrado se ele não vier. Ao mostrar mais resultados, sente com seu gestor e exponha e s sa sua expectativa de receber feedbacks construtivos e, principalmente, elogios quando merecidos, pois assim você se sente melhor e rende mais.

Visite o s i te: www.crescimentum.com.br Visi te o si te: www.paradigma-sc.com.br

Envie suas dúvidas para o e-mail: [email protected]

Page 24: Revista Motivacao Nov Dez 2009

CRESCIMENTO PROFISSIONAL I Por Cristiane Dias

Page 25: Revista Motivacao Nov Dez 2009

| L j inguém gosta de chegar a um lugar e encontrar um cheiro desagradável I X de comida, resíduos de alimentos no chão e mesas sujas. Principal­

mente quando esse lugar é o próprio ambiente de trabalho, correto?

Ouvimos muito sobre as regras de eti­queta, como se comportar à mesa, ter êxito em reuniões da empresa, saber se vestir c várias outras dicas para ser u m bom profissional. Agora, vocêjá pensou em como se comportar quando está comendo na empresa? Independente­mente dos motivos que lenha para comer no ambiente de trabalho, sempre vale algumas d icas para você evitar qualquer "mico" perante o chefe e colegas.

Por isso, nós pesquisamos os erros mais comuns e os t rouxemos para você saber quais são e, é claro, como evitá-los.

M i c o s ? - Uma gafe muito cometida por profissionais que comem na empresa é a Ia 1 la de preocupação com o cheiro da comida. Vancssa Cordeiro, recem-con-Iratada em uma empresa de comunica­ção, já na primeira semana passou por uma situação nada agradável. "Eu levo marmita para a empresa, e o refeitório fica ao lado das salas de trabalho. Cer­to dia, t inha levado risoto de camarão para o almoço, esquentei a comida no micro-ondas e, simplesmente, o cheiro do camarão se alastrou por todos os lados. É claro que isso virou assunto para o dia inteiro: 'Nossa, que cheiro de peixe, credo'", conta Vanessa.

Esse cenário é normal para você? C o n h e c e a l g u é m ou você m e s m o já passou por a lguma s i tuação como essa? Confira a lista de erros comuns que a consultora de etiqueta empresarial Maria Aparecida Araújo revelou:

» Comer s a n d u í c h e com m o l h o , p r o v o c a n d o qua lquer t ipo de sujeira ou um cheiro forte.

» Não recolher os resíduos que ficam na mesa onde se come.

» Falar de boca cheia ou mui to alto. » Comer frutas que de ixam u m odor forte, como

tanger ina . » Fazer v i t a m i n a s com m a m ã o ou b a n a n a -

frutas que depois de um tempo exa l am u m cheiro ru im.

•• Descuidar-se e d e r r a m a r bebidas ou comida no teclado do computador ou em d o c u m e n t o s impor t an te s .

» Comer batatas fritas e, depois, pegar e m papéis impor t an t e s com as mãos sujas. Não lavar as mãos n e m lazer h ig iene bucal .

Você se encont rou em a lgum erro ac ima? Não? P a r a b é n s pelo exemplo , mas , se a l g u m deles faz par te do seu dia a dia, en tão aproveite para eliminá-lo agora ou então se prepare para garantir u m apel ido c o m u m a pessoas que não t o m a m os devidos cuidados:

Preguiçoso - N ã o p r e p a r a o l oca l a n t e s d e c o m e ç a r a c o m e r .

Desleixado - N ã o t e m t a l h e r e s e p r a t o s e m b o m e s t a d o d e c o n s e r v a ç ã o . D e s o r g a n i z a d o - N ã o l i m p a o s r e s í d u o s e u t e n s í l i o s u t i l i z a d o s .

E s p e r t i n h o - P e g a a l i m e n t o s d o s o u t r o s n a g e l a d e i r a d o se tor .

D e s a s s e a d o - N ã o s e p r e o c u p a c o m a a d e q u a d a c o n s e r v a ç ã o d o s a l i m e n t o s q u e va i inger i r .

Maestro - Q u a n d o i n t e r p e l a d o p o r a l g u é m , r e s p o n d e g e s t i c u l a n d o c o m o s t a l h e r e s .

Page 26: Revista Motivacao Nov Dez 2009

O que o líder acha disso - Por mais que esses apelidos sejam até certo ponto engraçados, não deixe que eles estraguem a sua imagem profissional.

A gerente comercia I Thajzi Morani conta que deve exis-l ir u m a p r e o c u p a ç ã o por parle dos colaboradores em comer c deixar tudo l impo e organizado. "B verdade que a empresa deve ser um local onde as pessoas possam se sentir em casa, mas t ambém é verdade que é de casa que se traz a educação! Bom-senso e entendimento de que o direito individual te rmina onde começa o do outro são regras importantes que não podem ser ensinadas na empresa, isso deve lazer parte da formaçãoe do caráter do indivíduo", afirma.

Ela também diz que bom-senso é a palavra de ordem para evitar que isso aconteça com você, e aconselha que, ao utilizar um local de uso comum, você deve ter o cuidado de manter o ambiente limpo para que ele esteja em bom estado quando outro colaborador for usá-lo. Você deve t ambém lavar tudo o que utilizar, não deixando potes sujos nas pias, que devem estar secas e com a louça lavada. "Infelizmente, a maioria não segue essas regras de convivência. Muitas vezes, tive de solucionar conflitos entre os cola­boradores dc limpeza e os demais em vista disso", lembra.

Evitando conflitos - E, para que não haja desconforto na hora de comer na empresa, a professora dc cerimonial, protocolo e etique­

ta do Centro Europeu Sônia Dinklwysen deixa a l g u m a s dicas. Acompanhe quais sãoe sempre se lembre de que erros como esses podem prejudicar sua imagem profissional, o.k.?

» Preste a tenção à postura - mesmo que esteja c o m e n d o na empresa , é sempre bom ler cuidado com os cotovelos e braços sobre a mesa.

" Respeite o espaço dos outros colaborado­res t ambém. Evite usar o celular quando estiver comendo e deixe-o, de preferência, no modo silencioso ou no vibracall. As mulheres que têm cabelos longos devem prendê-los para evitar que, porventura, eles caiam ou encostem na comida.

» Durante a refeição, adote o comportamento tio "saber conversar", ter calma e, primei­ramente , saber ouvir sem interromper, além de nunca conversar com comida na boca.

" É educado da sua parle oferecer lugar a sua mesa, mas sempre respeitando o espaço alheio.

" Depois da refeição, l impe o que sujou e deixe tudo organizado.

» Quanto à higiene após a refeição, lembre-se de que esse momento é muito íntimo. Faça a escovação dos dentes e/ou retoque da maquiagem no toaletc.

» O bom compor tamento reza a polidez. e a consciência de deixar com que outras pesso.is laçam uso dos mesmos serviços do "refeitório" com eficiência e rapidez, portanto não prolongue demais a conversa após a refeição.

Pronto! Agora você já sabe como se com­portar quando comer na empresa. E não deixe essa regra de etiqueta apenas aqui, pratique-a e se diferencie dos demais quando precisar fazer qualquer refeição na empresa em que t rabalha.

Para saber mais: ü g j ^ p ^ K i Livro: Etiqueta empresarial: sei

bem educado ê... Autores: Maria Aparecida Araújo Editora: Qualilymark

Visite os sites: www.etiquetaempresarial.com.br e www.centroeuropeu.com.br

Page 27: Revista Motivacao Nov Dez 2009

u e r i n t e g r a r u m g r u p o d e p e s s o a s ? E n t ã o , a p l i q u e a d i n â m i c a a s e g u i r e a p r e n d a c o m o f a z e r i s s o d e u m a f o r m a s i m p l e s e d i v e r t i d a .

OBJETIVOS: !• Iniciai o processo de integração do grupo par t indo da forma mais elementar de

estabelecer um relacionamento: a conversa a dois.

!• Dar opor tunidade aos membros da equipe para apresentarem seus valores e carac­terísticas pessoais por meio da verbalização feita pelo seu parceiro de conversa.

!• Quebrar o gelo.

) - Essa é u m a das dinâ micas mais simples sobre apresentação de pessoas e pode ser aplicada a qualquer grupo, desde que haja pouco ou n e n h u m conhecimento entre seus membros . É impor tan te que o ambiente seja o mais amplo possível a fim de acomodar todas as pessoas agradavelmente - no chão, almofadas ou em cadeiras.

evisto - Em torno de 50 minutos para grupos de até 30 participantes.

P roced imen tos O facilitador deve dar todo o esclarecimento necessár io an tes de iniciar a d inâmica : !• É i m p o r t a n t e a pa r t i c ipação in tegra l

para que , no fim da d i n â m i c a , todos sa ibam q u e m é q u e m .

I^Para a t ing i r u m amplo c o n h e c i m e n t o grupai , é necessário que os membros do g rupo se c o n h e ç a m ent re si.

!• Para iniciar, os par t ic ipantes devem se agrupa r em duplas , p referenc ia lmente descon tiecidas.

!• As duplas irão conversar duran te cinco a sete minu tos em forma de ent revis ta .

!• Ao fim desse período, todos devem retor­nar ao grupo, onde cada memb ro fará a apresentação do colega entrevis tado.

!• Não é permi t ida a au toapresen tação . !• Cada colega deve ficar a ten to d u r a n t e

a ap resen tação feita pelo parceiro: se está correia e co r responde ao que foi conversado.

Para saber mais: L ' " R O : S O ^ ' ' " ' ; " " " : A ( ' E Í W

WTffi.lffiW Autores: Albiyenor & Rose Mi1

Editora: Qualilymark

Page 28: Revista Motivacao Nov Dez 2009

A HORA DO SPRINT Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de seus planos Gerhard Erich Boehme

hina, 2008. No complexo aquático chamado Cubo D'Agua, todas as atenções estão voltadas ao norte-americano Michael Phelps, que che­

gou à Olimpíada de Pequim com a missão de conquistar oito medalhas de ouro numa mesma edição dos jogos. Após faturar o primeiro ouro nos 400 metros medley, Phelps abre a prova do revezamento 4x100 estilo livre para a equipe dos EUA. Contudo, ele é superado pelo australiano Eamon Sullivan, entregando a prova na segunda colocação para seu companheiro.

Page 29: Revista Motivacao Nov Dez 2009

MOTIVAÇÃO

Garrei l Weber-Gale, por sua vez, faz u m a prova fantástica, colocando os EUA na primeira posição após sua passagem. No entan to , Cullen Jones t em u m desempenho medíocre, perdendo a liderança para os franceses e permi t indo a aproximação dos aus­tral ianos. Jason l.ezak é o quarto e últ imo nadador nor te-americano a saltar na piscina. Ele enfrenta o ex-recordista mundia l da prova, o francês Alain Bernard, que já larga com u m a vantagem de 59 centésimos de segundo.

Após os primeiros 50 metros de prova, a diferença de tempo aumen ta para 82 centé­simos. Parece ser o fim do sonho dourado de Phelps. Mas, nos últ imos 20 metros, Lezak dá um sprint (uma técnica de partida e força de explosão que acentua o nível do grau dc aceleração de modo a desenvolver uma grande velocidade num curto período dc tempo) inacrcdilável e supera Bernard em apenas oito centésimos, vencendo a prova e batendo o recorde mundia l .

E n e r g i a n o s ú l t i m o s m i n u t o s A cada réveillon, temos o hábito de planejar uma série de resoluções de ano-novo. Assim, estabelecemos as mais diversas metas. Coisas como cuidar melhor da ali­mentação, praticar atividade física com regularidade, t rabalhar com maior afinco e entus iasmo em busca de resultados mais eletivos, etc. Entretanto, as semanas passam, uma crise econômica se instala, a desmotivação nos abale e passamos, até mesmo, a acreditar que todas aquelas metas não podem mais ser alcançadas porque as adversidades são muitas e o tempo é curto.

O a luno com notas vermelhas desconfia que será reprovado, o vendedor com baixo índice de negócios tem quase certeza dc que será demit ido e o atleta com resultados pífios conforma-se que será derrotado. Entretanto, é exa tamente nesse momento que precisamos promover uma grande virada. Valorizar o pouco tempo (pie nos resta, fazendo uso dos recursos disponíveis para perseguir resultados extraordinários. Há partidas de futebol que são vencidas nos acréscimos conce­didos pelo juiz. Há concorrências que são vencidas pelo postulante (pie entrega seu envelope dc oferta no úl t imo minuto .

E s f o r ç o s u p r e m o - O es tudante inteligente perceberá que, com dedicação e concentração, poderá passar nos exames finais. O vendedor astuto encontrará na retomada da economia e nas lestas de fim de ano a senda para cumpri r sua cola. O atleta bem preparado psico­logicamente saberá que as derrotas passadas são apenas sementes para a matur idade e que a vitória mais impor tante está no próximo ponto a ser disputado.

Jason l.ezak fez história com um esforço supremo nos últ imos instantes de sua prova. Venceu por uma fração de segundo. Como ele mesmo declarou, sua preocupação não estava em compensar o tempo de desvantagem que l inha ao assumir a prova nem em enfrentar u m oponente renomado. Seu único objetivo era ajudar sua equipe e fazer o seu melhor.

Agora, pergunte a si mesmo: o que já foi leito ao longo deste ano e o que você ainda pode, deve c irá fazer com os dias que lhe restam antes de mais uma virada no calendário? ©

Tom Coelho é professor em cursos de MBA, palestrante e escritor. Tem seus artigos publicados em mais de 400 veículos em 1 4 países. Além disso, é autor do livro Sete vidas: lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional, da Editora Saraiva. Visite o site: www.tomcoelho.com.br

Page 30: Revista Motivacao Nov Dez 2009

MAIS! I Por Luciana Beatriz

U M POUjpO DE N E U R O C I E N C I A V ocê sabia que desvendar os segredos do cérebro pode ser a chave para aproveitar o melhor

da vida? Pensando nisso, pesquisadores de diversas áreas científicas desenvolveram um termo chamado neurociência, que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso do cérebro para entender a lógica por trás de comportamentos cotidianos.

Segundo a autora do livro Pílulas de neitroeièiieia para uma vida melhor, Suzana Herculano-Houzel, desvendar os mistérios do cérebro pode nos ajudara resolver conflitos relevantes a nossa vida individual, melhorar nossos relacionamentos, saúde, bem-estar e contribuir paia uma vida mais plena.

Os mistérios da memória Com a enorme quantidade de notícias e informa­ções que recebemos por meio de livros, internet ou jornais, parece que nossa memória dá conta cada vez menos delas. Graças à seletividade de memória, nosso cérebro elimina o excesso e man­tém i i s lembranças úteis, aquelas que t ransmi tem aprendizado e experiência.

Durante 0 sono, acontece a consolidação da memória e, nesse momento , as informações rece­bidas no decorrer do dia são estabilizadas. "É como se o cérebro passasse o dia fazendo rascunhos em um bloco de notas e, à noite, tivesse a oportuni­dade de passar a l impo as anotações", explica a autora. Hssa seleção é muito útil em outros campos de nossa vida, como nos relacionamentos. Uma memória extraordinária seria incapaz de esque­cer acontecimentos ruins, humilhações ou outros eventos negativos, causando um grande sofrimen­to. "Esquecer é parte integral do bom funciona­mento da memória, assim como registrar grande parte do que acontece ao nosso redor t ambém é fundamental", afirma Suzana. Por isso, o sono é essencial para garant i r a boa funcionalidade de nossa memória .

Agora que você conheceu u m pouco sobre neuroc iênc ia , vá até a seção M o t i v a P l u s do site www.motivaonl ine.com.br econfira o texto Segre­dos para mante r o cérebro ativo. Boa leitura! ©

Suza n a Hercui,

NEUROCIÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR

O Para saber mais : Livro: Pílulas de neurociência para uma vida melhor Autor: Suzana Hercu lano-Houze l Editora: Sextante

Page 31: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Por Cr is t iane Dias I PROFISSIONAL VOLUNTÁRIO

N o m t Meire Tranjan Formação Superior completo em matemática Profissão: Empresária

"Ensinar jovens a se prepararem para o campo de trabalho"

APOSTANDO NA MUDANÇA Transformar vidas é o objetivo da e m p r e s á r i a Mei re T ran jan , que divide seu tempo entre t rabalhar e praticar o voluntariado. Seu currí­culo de voluntária não é pequeno, pois desde 1989 Meire ajuda pessoas carentes. No começo, ela auxiliava em orfanatos e, em seguida, ganhou o cargo de diretora dc um lar para idosos. Hoje, é responsável por dar aulas a pessoas que têm dificul­dades para ingressai' no mercado de t rabalho.

P r o j e t o - Ao perceber que em sua própria empresa os selecionados para t rabalhar recebiam mais pre­paração, Meire começou a pensar nas pessoas q u e n ã o p o s s u í a m essa mesma condição de ter boas instruções para en t ra r no merca­do de t rabalho . Então, ela buscou mater ia is sobre compor t amen to , motivação, adminis t ração c outros temas para ajudar essas pessoas carentes a crescerem profissional­mente. Meire montou apostilas para dar cursos e, e m fevereiro deste ano , o Projeto Cirinéia a convidou para ser professora.

O projeto existe desde 1996 e tem como objetivo ajudar as pessoas carentes dc São José do Rio Preto, em São Paulo, SP. As famíl ias que precisam de qualquer tipo de ajuda

vão até o local, fazem o cadastro e podem partici­par das diversas ações que o grupo de voluntár ios propõem, até mesmo das aulas que a empresár ia oferece. "O primeiro curso durou 4 meses, com 12 alunos, e foi um sucesso total. Neste segundo semes­tre, in ic iamos uma nova tu rma com 32 alunos, e já temos inscrições para 2010", alegra-se Meire.

E, se exis te u m motivo para a vo lun tá r i a se motivar a inda mais a ajudar, é quando se lembra da situação de uma a luna . "Ela disse que eu muda­va vidas por meio do curso, pois, an tes , ela era u m trapo h u m a n o , u m a pessoa sem autoes t ima e desempregada e, após as aulas, ela se deu u m a nova chance, acreditou, focou c hoje está empregada", relembra.

Depois de t an ta experiência como voluntár ia , Meire nos deixa u m recado: "Não espere algo r u i m acontecer e m sua vida para começar a ajudar o próximo. Comece já!".

Para saber mais: Visite o site: www.cirineia.com.bt

i l i - i M i i w w w m n l i v n o n l i n e . c o m . b r N o v / D e z 2009 - m o t i v a ç ã o 3 1

Page 32: Revista Motivacao Nov Dez 2009

Riscos e recompensas Para p o d e r vence r , v o c ê d e v e es ta r d i s p o s t o a pe rde r . S e p a s s a r a v i d a in te i ra c o m m e d o d o f r a c a s s o , f r a c a s s o é e x a t a m e n t e o q u e v o c ê c o n s e g u i r á .

D e s d e o m o m e n t o e m q u e v o c ê n a s c e , a v i d a p a s s a a o f e r e c e r r i s c o s . N ã o i m p o r t a o n d e v o c ê v i va , o t i p o d e t r a b a l h o q u e e x e r ç a o u q u a n t o d i n h e i r o t e n h a - s e m p r e v ã o ex is t i r r i s c o s . N ã o d á p a r a e s c a p a r : h á r i s c o s e m o c i o n a i s , f í s i cos , f i n a n c e i r o s , s o c i a i s , e n t r e o u t r o s . É i m p o s s í v e l v i ve r s e m e les . O q u e t e m o s d e a p r e n d e r é c o m o faze r o r i s co va le r a p e n a .

S e r i a t o l o d e n o s s a p a r t e n o s a r r i s c a r m o s s e m a p o s s i b i l i d a d e d e g a n h a r m o s a l g o . M a i s t o l o a i n d a s e r i a d e i x a r m o s q u e o m e d o d e f a l ha r n o s i m p e d i s s e d e agir. C o n s i d e r e o s e g u i n t e : v o c ê c h e g o u a té a q u i a p e s a r d e t o d o s o s r i s c o s e, n o c a m i n h o , a p r e n d e u a l g u m a s c o i s a s . V o c ê , p r o v a v e l m e n t e , j á f a l h o u a n t e s e c e r t a m e n t e n ã o m o r r e u d e v i d o a i s so .

E n t ã o , s e j a o q u e fo r q u e v o c ê q u e i r a , v á a t r ás ! V i ve r é a r r i s c a d o d e q u a l q u e r f o r m a , p o r i s so p r o c u r e o s r i s c o s q u e t r a g a m a s m a i o r e s r e c o m p e n s a s . E s c o l h a o d e s a f i o e, d e p o i s , d e d i q u e - s e t o t a l m e n t e a e le . F i q u e e m p é , s e j a d i f e r e n t e e c o n q u i s t e s e u s s o n h o s .

Ralph Marston