guarujá diÁrio oficial de - guaruja.sp.gov.br · continham desenhos e dicas de prevenção. os...

24
Guarujá DIÁRIO OFICIAL DE Terça-feira, 20 de março de 2018 • Edição 3.919 • Ano 17 • Distribuição gratuita • www.guaruja.sp.gov.br Prefeitura trabalha para minimizar alagamentos na Cidade PÁGINAs 4 e 5 Expectativa é de que, em até 2 anos, 60% dos problemas com alagamentos estejam solucionados. Núcleo de Combate às Enchentes, criado por decreto em janeiro do ano passado, trabalha para resolver os problemas em curto, médio e longo prazo COMBATE ÀS ENCHENTES PÁGINA 3 PÁGINA 6 Estudantes fazem trabalho de conscientização Perequê terá torneio de pesca neste domingo COMBATE AO MOSQUITO CAMPEONATO SANTISTA Hygor Abreu ÚLTIMA PÁGINA Femag terá segunda edição CULTURA Anúncio de que haverá segunda edição na Cidade foi feito na última terça-feira (13), durante a festa de lançamento do álbum “Guarujá Hits 2018”, que contou também com apresentações dos artistas da Cidade e da Orquestra Municipal

Upload: phamtuyen

Post on 16-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GuarujáDIÁRIO OFICIAL DE

Terça-feira, 20 de março de 2018 • Edição 3.919 • Ano 17 • Distribuição gratuita • www.guaruja.sp.gov.br

Prefeitura trabalha para minimizar alagamentos na Cidade

PÁGINAs 4 e 5

Expectativa é de que, em até 2 anos, 60% dos problemas com alagamentos estejam solucionados. Núcleo de Combate às Enchentes, criado por decreto em janeiro do ano passado, trabalha para resolver os problemas em curto, médio e longo prazo

COMBATE ÀS ENCHENTES

PÁGINA 3 PÁGINA 6

Estudantes fazem trabalho de conscientização

Perequê terá torneio de pesca neste domingo

COMBATE AO MOSQUITO CAMPEONATO SANTISTA

Hygor A

breu

ÚLTIMA PÁGINA

Femag terá segunda edição

CULTURA

Anúncio de que haverá segunda edição na Cidade foi feito na última terça-feira (13), durante a festa de lançamento do álbum “Guarujá Hits 2018”, que contou também com apresentações dos artistas da Cidade e da Orquestra Municipal

2 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

“Van da Solidariedade”

Doações de Leite

Cardápios sujeitos a alterações

TIBério birolini

BOM PRATO

Cubos de carne, cabotiã e batata doce, arroz, feijão, repolho bicolor, banana e suco de uva

Escarola a mexicana, frango a Orange, batata Lisboa, banana e suco de goiaba

Restaurante Alimenta Cidadão Rua Colômbia s/n - Vila Baiana

Restaurante Bom Prato Av. Áurea Gonzalez de Conde, 47 - Jd. Progresso

restaurante

menu

popularR$ 1

Raquel C

axiléFotos/P

MG

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá recebeu na última sexta-feira (16) a doação de 300 litros de leite dos restaurantes - Australiano Pub e Delírio Natural. Os donativos foram arrecadados através da campanha: “Toneladas de Solidariedade”, realizada pelo proprietário das empresas, Marcel Metsu.

Na última quinta-feira (15), a “Van da Solidariedade” do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá entregou 50 litros de leite, 72 sabonetes e 37 brinquedos para o Centro de Convivência “Meu Espaço, Minha Esperança”.

expediente

GuarujáDIÁRIO OFICIAL

DO MUNICÍPIO DE

Conteúdo produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarujá.

O noticiário relativo às atividades da Câmara Municipal, bem como a produção e edição de seus atos oficiais, são de responsabilidade exclusiva do Poder Legislativo.

DOE SANGUE,DOE VIDA

Colabore com o Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ Av. Santos Dumont, 800 • Santo AntônioCEP 11432-502 • TEL 3308.7000 SITE www.guaruja.sp.gov.br E-MAIL [email protected]

Jornalista responsável Simone Queirós • MTb. 30.804 Projeto gráfico e diagramação Diego RubidoImpressão Gráfica Diário do Litoral Tiragem 10 mil exemplares

UNIDADE FISCALDO MUNICÍPIO R$ 3,17

Usafa Cidade Atlântica tem expediente alterado nesta sexta-feira (23)

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Cidade Atlântica vai alterar o seu expediente nesta sexta-feira (23), para realizar reunião com a equipe. Por isso, nesta data, a Usafa funcionará das 8 às 15 horas. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (26). O endereço é Rua Uruguai, 3.000, no bairro Cidade Atlântica.

ATENDIMENTO

3TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Caminhada aconteceu contou com a participação de aproximadamente 100 alunos

Alunos da EM Franklin fazem caminhada para conscientizar população do bairro

Confira as ações de zeladoria e limpeza realizadas nos bairros

Iniciativa envolveu estudantes do 4º ano da unidade, no Jardim Boa Esperança

Padarias, açougues, ofici-nas mecânicas, merca-dos e até a unidade de

saúde foram alvos de uma ação de conscientização promovida por alunos da Escola Munici-pal Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança.

O principal objetivo foi de mobilizar a população do bairro sobre os cuidados ne-cessários com doenças como a dengue, chikungunya, zika e também febre amarela. A Secretaria Municipal de Edu-cação apoia a iniciativa.

A caminhada aconteceu na última sexta-feira (16) e contou com a participação de aproximadamente 100 alunos, todos pertencentes ao 4º ano da unidade. As crianças, na faixa etária dos 9 e 10 anos,

confeccionaram cartazes que continham desenhos e dicas de prevenção.

Os estudantes abordavam aqueles que passavam pelo tra-jeto da caminhada e alertavam sobre a importância de não deixar água parada em casa, evitando assim que o mosquito se prolifere.

Conforme explica a orien-tadora pedagógica da Esco-la, Adriana Rocha Garcia, a proposta está sendo traba-lhada com os alunos desde fevereiro. “Hoje foi uma ação final de um conteúdo que te-mos abordado com eles em sala de aula. As crianças se sentiram muito importantes nesta missão, de serem por-tadores das informações à população”.

COMBATE AO MOSQUITO

MANUTENÇÃO

Fotos/PM

G

Objetivo foi mobilizar a população sobre cuidados necessários com a dengue, chikungunya, zika e febre amarela

BOCA DE LOBOOs serviços foram feitos no bairro Areião e imediações.

VARRIÇÃOEquipes focadas na varrição das principais ruas da Cidade.

CAPINAÇÃOOs trabalhos foram executados nas avenidas Abílio dos Santos Branco e imediações, na Guadalajara e Alameda das Palmas.

ROÇADA O serviço foi feito nas aveni-da Francisco Arnaldo Gime-nez e Acácias, Alameda das Magnólias, além do bairro Perequê e Umuarama, praia da Enseada.

LIMPEZA DE CANALServiço foi feito nas valas do Perequê e na Avenida Santa Adelaide.

CATA COISA O caminhão deste serviço esteve nos bair-ros Jardim Santa Maria, Santo Antônio, Jardim Primavera, Jardim dos Pássaros, Guaiúba, Tombo, Jardim São José, Vila Ly-gia, Vila Funchal, Santa Rosa, Jardim He-lena Maria e Santa Cruz dos Navegantes.

LIMPEZA MECANIZADAAs equipes atuaram nos bairros Sítio Conceiçãozinha, Cachoeira, Morrinhos, Santo Antonio, Guai-úba, Jardim Mar e Céu, Jardim Virgínia e na Marginal Piaçaguera.

Ações ocorreram de sexta (16) a segunda-feira (19)

4 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Em 2 anos, mais de 60% dos problemas de alagamento poderão estar resolvidos em Guarujá

Caminhões hidrojato, que darão fluidez ao serviço de manutenção nas tubulações, galerias e bueiros, serão entregues no próximo mês

Núcleo de Combate às Enchentes foi criado por meio de decreto em janeiro de 2017

Em até dois anos, as tradi-cionais chuvas da estação não deverão ser proble-

ma em Guarujá. A expectativa é de que mais de 60% das si-tuações, que hoje causam ala-gamentos na Cidade, estejam resolvidas nesse prazo.

Isso será possível devido a um trabalho que teve início em janeiro de 2017, quando foi criado, por decreto do Execu-tivo Municipal, o “Núcleo de Combate às Enchentes”.

Trata-se de um grupo técni-co, formado por representan-tes das secretarias de Governo, Planejamento, Infraestrutura e Obras, Serviços Urbanos, Defesa e Convivência Social e Assistência Social, que tem como missão estudar profun-

damente a questão das en-chentes e propor medidas de curto, médio e longo prazos.

Na época, estudos iniciais apontaram que a limpeza dos canais de drenagem pluvial nos bairros da Cidade eram a primeira medida a ser toma-da, e assim foi feito. Além de permitir que a água coletada fluísse mais rapidamente, sem obstáculos no interior do ca-nal, a questão da limpeza e o efeito visual começaram a mostrar que a manutenção e zeladoria da Cidade haviam sido retomadas.

Ficou claro, entretanto, que outras medidas precisariam ser adotadas em continuidade aos trabalhos de manutenção da Cidade como um todo. Porém,

o problema demandava ações mais fortes de planejamento de médio e longo prazos.

Além da limpeza dos canais que compõem o sistema de macrodrenagem, a Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) deu início à limpeza de ou-tros elementos do sistema que compõem a microdrenagem - como pavimentações, serviço de tapa-buracos, recomposi-ção de guias e sarjetas, caixas e bueiros, tubos e galerias.

NÚCLEO DE COMBATE ÀS ENCHENTES

“Não há na Prefeitura ne-nhum documento que mostre a última vez que esses serviços tinham sido executados. Mas em contato com a população durante o desenvolvimento dos trabalhos, constatamos que eles não eram feitos há pelo menos 10 anos. Por isso, a Cidade chegou nessa situação. Caminhões e caminhões com todo tipo de lixo foram remo-vidos dos bueiros e galerias durante esse primeiro ano de Governo”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão de Guarujá.

HIDROJATONa limpeza de bueiros e

galerias, a Seurb utilizava, pa-ralelamente, caminhões tan-

ques “hidrojato” e “sugadores” em regime de locação. Após estudos financeiros no ano passado, a Prefeitura optou por adquirir esses caminhões hidrojato em vez de locá-los. Com isso, foram adquiridos três caminhões, que estão em fase de montagem dos tanques e bombas de pressurização.

“A entrega deve acontecer até a primeira quinzena de abril. Isso vai permitir a fluidez do sistema e até a detecção de falhas pontuais nos tubos, o que hoje não é possível. Em mais 1 ano a maior parte das galerias, bueiras e caixas estarão em boas condições, tudo isso com a sim-ples manutenção dos sistemas de macro e microdrenagem”, afirma o secretário.

Helder Lim

a

5TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Além disso, ainda no ano passado, a Prefeitura resgatou projetos que haviam sido interrompidos no Governo anterior

Fotos Helder Lim

a

Aprovação de leis permite a obtenção de recursos

Outro fator fundamental para acabar com o problema de alagamentos e enchentes em Guarujá foi a aprovação de leis municipais que com-põem o “Sistema de Sanea-mento Municipal”, ou seja, o “Plano Municipal de Ge-renciamento dos Resíduos Sólidos”, o “Plano Municipal de Saneamento Básico” e o “Plano Municipal de Gestão da Macrodrenagem”.

Trata-se de um trabalho do Executivo Municipal, que, em conjunto com a Câmara Mu-nicipal de Guarujá, aprovou essas ferramentas essenciais para obtenção de convênios e recursos financeiros para a elaboração de projetos e obras que atendam todas as verten-tes do saneamento básico de uma Cidade.

Além disso, ainda no ano passado, a Prefeitura resga-tou projetos que haviam sido interrompidos no Governo anterior, como a macrodrena-gem do bairro Santo Antônio

(Bacia do Rio Santo Amaro), considerado um dos maio-res problemas da Cidade em termos de alagamentos e en-chentes, por este bairro estar abaixo do nível do mar, o que em ocasiões de fortes chuvas, concomitantes com as cheias da maré, provoca inevitáveis alagamentos.

RECURSOSAinda em 2017, a diretoria

de convênios da Secretaria de Planejamento e Gestão (Se-plan) cadastrou no Ministério das Cidades, no “Programa Avançar Cidades”, e também no programa de financiamen-to da Caixa Econômica Fede-ral (CEF) “FINISA”, as quantias de R$ 77,5 milhões em cada órgão para atender obras de macrodrenagem – quantias que se encontram em análise e tramitação.

No Ministério das Cidades a Prefeitura aguarda a apro-vação para obras no Bairro do

Santo Antônio (Bacia do Rio Santo Amaro), e na CEF para os bairros Jardim Las Palmas, Helena Maria, Santa Rosa I, II e III e Vila Lygia, todos da Bacia do Rio do Meio.

Projetos também estão sen-do licitados para os serviços de Batimetria dos Rios Santo Ama-ro e Rio do Meio, elementos im-portantes para os licenciamen-tos ambientais das referidas obras de desassoreamento em ambos os rios, outro trabalho que há décadas não é realizado nos rios e bacias hidrográficas do Município.

A Ilha de Santo Amaro é servida por 11 bacias hidro-gráficas e suas respectivas sub-bacias, a exemplo dos Rios do Peixe, Perequê, Crumaú, Acaraú, entre outros.

Os convênios contemplam obras de macrodrenagem nos canais existentes, construção de novos canais, piscinões, di-ques, manutenção e amplia-ções das tubulações e redes de drenagem subterrâneas, obras de microdrenagem em guias e sarjetas, caixas e bueiros, desassoreamento dos rios e repavimentações nas áreas de influência das referidas obras.

6 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Evento é organizado pela Associação Clube Santista de Pesca Amadora (A-CSPA)

Praia do Perequê recebe 1ª Etapa do Campeonato Santista

Judoca de Guarujá conquista medalha de bronze na Croácia

Taxa de inscrição custa R$ 25 e um quilo de alimento não-perecível

Neste domingo (25), a Praia do Perequê rece-be a 1ª Etapa do Campe-

onato Santista de Pesca deste ano. Contando com apoio da Prefeitura de Guarujá, via Se-cretaria de Esportes e Lazer (Seela), a prova tem início às 8 horas. Os interessados devem se inscrever no local, com uma hora de antecedência.

O evento é organizado pela Associação Clube Santista de Pesca Amadora (A-CSPA), que existe desde 1980 e é filiada à Federação Paulista de Pesca e Lançamento. Com inscrições no valor de R$ 25 e um quilo de alimento não-perecível, a prova terá modalidades para crianças e adultos, além de premiar os melhores colo-cados.

PESCA

JUDÔ

No último sábado (10), Ni-colas Dias, atleta da Associa-ção Esportiva de Guarujá, con-quistou a medalha de bronze no Circuito Europeu – sub-18 em Zagreb, na Croácia. A con-quista veio na repescagem, após Nicolas derrotar o atleta ucraniano Vladyslav Kazimi-rov. Depois da conquista na capital croata, Nicolas é agora líder do ranking nacional de judô.

Nicolas exaltou a conquista em terras croatas. “Não consi-go descrever a felicidade que estou sentindo, mas sei que todo o meu esforço valeu a pena mais uma vez. Foi muito bom ter caído sete vezes e ter

levantado oito, pois isso me fez ser mais forte no dia a dia, me fez conquistar esse título e me fará conquistar coisas incríveis na vida”, ressaltou o judoca.

Além da medalha de bron-ze na Croácia, o guarujaense coleciona os títulos de tricam-peão paulista, vice-campeão brasileiro, campeão sul-a-mericano e vice-campeão da seletiva nacional, mas a clas-sificação para o Circuito Eu-ropeu aconteceu após Nicolas conquistar o vice-campeonato da seletiva nacional, em de-zembro do ano passado em Porto Alegre.

“Tudo que precisei para al-

cançar esse sonho foi sempre acreditar, agir e nunca desistir, pois cedo ou tarde eu ia chegar lá! Não escutei comentários negativos, procurei me abas-tecer de pensamentos positi-vos e construtivos. Tenho que agradecer muito ao meu sen-sei Galileu Paiva, que sempre acreditou em mim, e mesmo nas horas mais difíceis esteve ao meu lado. Aos meus pais que me colocaram nessa tra-jetória de vida e nunca deixa-ram que eu desistisse no meio do caminho. Agradecer muito aos meus parceiros de treinos, amigos e todos que torceram por mim e me apoiaram”, con-cluiu Nicolas Dias.

Na ocasião, os alimentos se-rão doados a entidades benefi-centes do Município. Mais infor-

mações pelo e-mail [email protected] ou pelo link: ht-tps://goo.gl/cRdcmG.

O jovem é um dos partici-pantes do bolsa incentivo, que beneficia atletas da Cidade em treinos e competições. A ida do judoca para a Europa só

foi possível graças à parceria entre o programa “Café com ouvidor”, da Ouvidoria Mu-nicipal, com a Secretaria de Esportes e Lazer de Guarujá.

Bronze veio na repescagem, após Nicolas derrotar o ucraniano Vladyslav Kazimirov

Arq

uivo

/PM

G

Divulgação

7TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

D E C R E T O N.º 12.609.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 1.264.332,00 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 6º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social e na Secretaria Municipal de Saúde, um crédito na importância de R$ 1.264.332,00 (um milhão, duzentos e sessenta e quatro mil, trezentos e trinta e dois reais), destinado a suplementar as dotações de seus orçamentos vigentes, observadas as seguintes discriminações:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 10.01.00 06 181 3003 2 178 3 3 90 36 00 out. serv. terc. - pessoa física 1 264.332,00 16.01.00 10 301 1008 2 157 3 3 90 30 00 material de consumo 1 200.000,00 16.01.00 10 302 1009 2 159 3 3 90 30 00 material de consumo 1 800.000,00

TOTAL 1.264.332,00

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recurso oriundo da anulação abaixo discriminada:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 10.01.00 06 181 3003 2 178 3 3 90 39 00 out. serv. terc. - pessoa jurídica 1 264.332,00 16.01.00 10 301 1008 2 157 3 3 90 39 00 out. serv. terc. - pessoa jurídica 1 200.000,00 16.01.00 10 302 1009 2 159 3 3 90 39 00 out. serv. terc. - pessoa jurídica 1 800.000,00

TOTAL 1.264.332,00

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.PREFEITO

“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.610.“Altera dispositivo do Decreto nº 10.914, de

14 de maio de 2014, alterado pelo Decreto nº 12.396, de 06 de novembro de 2017, e dá outras providências.”

VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso das atribuições que a Lei lhe confere;Considerando os princípios que regem a Administração Pública, no-tadamente os da legalidade e moralidade, dispostos no artigo 37 da Constituição Federal;Considerando o estabelecido no § 1º, do Art. 21 da Lei Municipal nº 3.787, de 11 de novembro de 2009, que institui o Plano de Parcerias Público Privadas para que sejam desenvolvidas por meio de adequado planejamento, ações, programas, projetos e obras;Considerando a necessidade de se atender as normativas quanto à composição, gestão e competências correlatas do Conselho Gestor do programa de Parcerias Público Privadas, estabelecidas na referida Legislação;Considerando o disposto nos §§ 1º e 2º do Art. 3º, do Decreto Municipal nº 10.914, de 14 de maio de 2014; eConsiderando, por fim, o que consta no processo administrativo nº 9955/126056/2018;

D E C R E T A :Art. 1.º - Altera o § 4º do Art. 3º, do Decreto nº 10.914, de 14 de maio de 2014, alterado pelo Decreto nº 12.396, de 06 de novembro de 2017, passando a vigorar com a seguinte redação:“Art. 3.º (…)§ 1º (…)§ 4º - O Conselho ficará sob a presidência do representante indicado no inciso I, e a vice presidência sob o representante indicado no inciso III, ambos deste artigo.” (NR)Art. 2.º - Permanecem inalteradas as demais disposições contidas no Decreto nº 10.914, de 14 de maio de 2014.

Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 4.º - Revogam-se as disposições em contrário.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“SEGOV”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.611.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 174.899,69 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Educação, um crédito na importância de R$ 174.899,69 (cento e setenta e quatro mil, oito-centos e noventa e nove reais e sessenta e nove centavos), destinado a suplementar a dotação de seu orçamento vigente, observada a seguinte discriminação:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 12.01.00 12 361 1002 2 080 3 3 90 39 00 out. serv. terc. - pessoa jurídica 2 174.899,69

TOTAL 174.899,69

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com o repasse financeiro pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, para a execução do projeto “Saber em Ação” na Sustentabilidade Hídrica, contrato FEHIDRO nº 139/2017.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.612.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 468.677,69 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Habitação, um crédito na importância de R$ 468.677,69 (quatrocentos e sessenta e oito mil, seiscentos e setenta e sete reais e sessenta e nove centavos), desti-nado a suplementar a dotação de seu orçamento vigente, observada a seguinte discriminação:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 26.01.00 16 482 1005 1 074 4 4 90 51 00 obras e instalações 95 468.677,69

TOTAL 468.677,69

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recursos oriundos do superávit financeiro, verificado em 31/12/2017, dos valores repassados pelo Governo Federal dentro do Programa PPI Favelas/PAC-2 Projeto Enseada para a realização de obras de infraestrutura para unidades habitacionais, con-forme levantamento efetuado pela Secretaria Municipal de Habitação.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/eso

Registrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.613.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 11.345.136,56 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, um crédito na importância de R$ 11.345.136,56 (onze milhões, tre-zentos e quarenta e cinco mil, cento e trinta e seis reais e cinquenta e seis centavos), destinado a suplementar a dotação de seu orçamento vigente, observada a seguinte discriminação:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 25.01.00 15 451 2001 1 016 4 4 90 51 00 obras e instalações 92 6.850.724,10 25.01.00 15 451 2001 1 016 4 4 90 51 00 obras e instalações 95 229.788,63 25.01.00 15 451 2001 1 017 4 4 90 51 00 obras e instalações 92 2.904.905,37 25.01.00 15 451 2001 1 018 4 4 90 51 00 obras e instalações 92 1.359.718,46

TOTAL 11.345.136,56

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recursos oriundos do superávit financeiro em 31/12/2017, conforme levantamento efetuado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, proveniente de repasses de convênios estaduais e federais.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.614.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 1.360.000,00 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Saúde, um crédito na importância de R$ 1.360.000,00 (um milhão, trezentos e sessenta mil reais), destinado a suplementar as dotações de seu orçamento vigente, observadas as seguinte discriminações:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 16.01.00 10 301 1008 2 157 4 4 90 52 00 equipamentos e material permanente 5 1.000.000,00 16.01.00 10 302 1009 2 159 4 4 90 52 00 equipamentos e material permanente 5 360.000,00

TOTAL 1.360.000,00

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recursos oriundos dos valores repassados pelo Governo Federal conforme Proposta 11814454000117001 para a aquisição de equipamentos para a informatização da atenção básica (e-sus) e as Propostas 11814454000117708 e 11814454000117710 para renovação da frota do SAMU-192.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

ATOS OFICIAISGABINETE DO PREFEITO

8 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

D E C R E T O N.º 12.615.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 776.978,62 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Saúde, um crédito na importância de R$ 776.978,62 (setecentos e setenta e seis mil, no-vecentos e setenta e oito reais e sessenta e dois centavos), destinado a suplementar as dotações de seu orçamento vigente, observadas as seguintes discriminações:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$16.01.00 10 302 1009 2 159 3 3 90 30 00 material de consumo 95 154.978,62 16.01.00 10 302 1009 2 159 3 3 90 39 00 out. serv. terc. - pessoa jurídica 95 622.000,00

TOTAL 776.978,62

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recursos oriundos do superávit financeiro verificado no exercício de 2017 dos valores repassados pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, conforme levantamento efetuado pela Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde.

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.PREFEITO

“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.616.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 18.720,00 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Saúde, um crédito na importância de R$ 18.720,00 (dezoito mil, setecentos e vinte reais), destinado a suplementar a dotação de seu orçamento vigente, obser-vada a seguinte discriminação:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$16.01.00 10 122 1001 2 158 3 3 90 92 00 despesas de exercícios anteriores 2 18.720,00

TOTAL 18.720,00

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com recursos oriundos dos valores repassados pelo Governo do Estado de São Paulo conforme a Resolução SS-101 de 23 de dezembro de 2016, e respectivo termo de prorrogação de prazo firmado em 30/12/2016, visando à transferência de recursos financeiros para a realização da Campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.617.“Abre crédito adicional suplementar na importância

de R$ 930.000,00 e dá outras providências.”VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso de suas atri-buições legais e de conformidade com o disposto no inciso I do artigo 7º da Lei Municipal n.º 4.489, de 28 de dezembro de 2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto na Secretaria Municipal de Turismo, um crédito na importância de R$ 930.000,00 (novecentos e trinta mil reais), desti-

nado a suplementar a dotação de seu orçamento vigente, observada a seguinte discriminação:

CÓDIGO DA ESTRUTURA FUNCIONAL PROGRAMÁTICA R$ 18.01.00 23 695 2004 1 026 4 4 90 51 00 obras e instalações 2 930.000,00

Art. 2.º O valor do crédito aberto pelo artigo anterior será coberto, dentro das normas vigentes, com o repasse financeiro pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Turismo, para a realização de obras de revitalização dos acessos e entorno da rodoviária de Guarujá/SP, convênio DADE nº 268/2017.Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 19 de março de 2018.

PREFEITO“ORÇ”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

Portaria n.º 360/2018.-VÁLTER SUMAN, PREFEITO MUNICIPAL DE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere;

R E S O L V E:DESIGNAR, interinamente, o servidor CARLOS JOSÉ DOS SANTOS – Pront. 13.798, para o cargo de provimento em comissão, símbolo DAS-7, de Diretor de Recursos de Materiais, durante o impedimento de seu titular (Pront. 21.319), por motivo de férias, no período de 12/03/2018 a 31/03/2018.

Registre-se, publique-se e dê-se ciência.Prefeitura Municipal de Guarujá, 19 de março de 2018.

PREFEITOSecretário Municipal de Administração

“ADM”/iccRegistrada no Livro Competente“GAB”, em 19.03.2018Isabel Cristina F. de CamposPront. n.º 9.509, que a digitei e assino

ATOS OFICIAISSECRETARIAS MUNICIPAIS

ADMINISTRAÇÃOREPUBLICAÇÃO POR INCORREÇÃO

DESPACHOEdital nº. 001/2018 – Modalidade: Tomada de Preço.Processo administrativo nº 22409 / 186070 / 2017Objeto: “ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL INCLUINDO O RELATÓRIO DE IMPACTO DO MEIO AMBIENTE PARA INTERCONEXÃO VIÁRIA ENTRE AS PRAIAS DA ENSEADA E DO PERNAMBUCO, NO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ, ESTADO DE SÃO PAULO”.Após a análise dos documentos referentes ao envelope nº 01 ”Habi-litação”, apresentados ao Edital nº. 001/2018, do tipo Menor preço total, a Comissão Permanente de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia decide:I – INABILITAR a empresa licitante:• GEO BRASILIS CONSULTORIA PLANEJAMENTO MEIO AMBIENTE E GEOPROCESSAMENTO LTDA. Por não ter atendido ao item 6.1.4.1 do Edital, relativo a Qualificação técnica. II – HABILITAR às empresas licitantes:• L.A. FALCÃO BAUER CENTRO TECNOLÓGICO DE CONTROLE DA QUALIDADE; • EICOMNOR ENGENHARIA IMPERMEABILIZAÇÃO COMÉRCIO DO NORDESTE LTDA • HOLLUS SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECALIZADOS LTDA;• REGEA GEOLOGIA ENGENHARIA E ESTUDOS AMBIENTAIS; • GREENTEC CONSULTORIA E PLANEJAMENTO AGRO-FLORESTAL E DO MEIO AMBIENTE LTDA;• RAIZ CONSULTORIA HÍDRICA E AMBIENTAL.III - Com fundamento no artigo 109, I “b” da Lei nº. 8.666 de 1993, é fixado aos licitantes o prazo de 5 (cinco) dias úteis para interposição de recurso, a contar da lavratura da Ata.

IV - Em ato contínuo fica estabelecido o dia 26 de março de 2018, às 9 h 30min, na sala de reuniões da Diretoria de Compras e Licitações, no Paço Moacir dos Santos Filho / Guarujá / SP, para Sessão Pública de Abertura do Envelope nº. 02.V. Publique-se.

Guarujá, 19 de março de 2018.POLLIANA IAMONTI

PRESIDENTE

DESPACHOProcesso Administrativo nº 37899/3418/2017Edital de Pregão Presencial n.º 68/2017Objeto: Registro de Preços para aquisição e fornecimento de materiais escolares para formação de Kits para entrega ponto a ponto nas escolas da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Guarujá.I – Tendo em vista os elementos de convicção que instruem o pro-cesso em epígrafe, em especial a manifestação constante nos autos às fls. 1003 a 1013, referente ao recurso administrativo interposto pela empresa PLANETA EDUCACIONAL COMÉRCIO E CONFECÇÃO LTDA – EPP, em face da decisão que desclassificou as amostras refe-rentes aos lotes 01 (ampla participação); sendo tempestivo o recurso, com fulcro no art. 12, do Decreto Federal nº 3.555/2000; no mérito, decido pelo INDEFERIMENTO, mantendo a decisão de reprovação das amostras apresentadas pela referida empresa.II – Publique-se.

Guarujá, 19 de março de 2018.RENATO MARCELO PIETROPAOLO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

DESPACHOProcesso Administrativo nº 20219/3418/2017Pregão Presencial nº 62/2017Objeto: Registro de Preços para fornecimento de uniformes escolares para alunos da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Guarujá, com entrega ponto a ponto, por um período de 12 (doze) meses.I - À vista dos elementos de convicção que instruem o processo lici-tatório, de acordo com a aprovação das amostras exigidas no pregão em tela constante nos autos do processo e considerando a decisão da pregoeira encarregada de conduzir e julgar o certame, torno pública a ADJUDICAÇÃO do objeto em nome das empresas abaixo, conforme readequação dos preços:

LOTE 1 (COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP)

ADJUDICATÁRIA: BRASILSUL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA EPPITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 77,70 (setenta e sete reais e setenta centavos)02 R$ 85,50 (oitenta e cinco reais e cinquenta centavos)

LOTE 02(COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP)

ADJUDICATÁRIA: BRASILSUL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA EPPITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 97,00 (noventa e sete reais)02 R$ 50,00 (cinquenta reais)

LOTE 03(AMPLA CONCORRENCIA)

ADJUDICATÁRIA: H SOUZA GONÇALVES COMERCIAL MEITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 91,76 (noventa e um reais e setenta e seis centavos)02 R$ 47,71 (quarenta e sete reais e setenta e um centavos)

LOTE 04(AMPLA CONCORRENCIA)

ADJUDICATÁRIA: H SOUZA GONÇALVES COMERCIAL MEITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 91,76 (noventa e um reais e setenta e seis centavos)02 R$ 47,71 (quarenta e sete reais e setenta e um centavos)

LOTE 05(AMPLA CONCORRENCIA)

ADJUDICATÁRIA: H SOUZA GONÇALVES COMERCIAL MEITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 91,76 (noventa e um reais e setenta e seis centavos)02 R$ 47,71 (quarenta e sete reais e setenta e um centavos)

LOTE 06 (COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP)

ADJUDICATÁRIA: BRASILSUL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA EPPITEM VALOR UNITÁRIO01 R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

9TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

II – Em ato contínuo, HOMOLOGO o certame.III – Publique-se.

Guarujá, 19 de março de 2018.RENATO MARCELO PIETROPAOLO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

EXTRATO DE TERMO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº. : 044/2018TOMADA DE PREÇOS Nº.: 04/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº.: 17232/1867/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: HIGH TECH CONSULTANTS EIRELIOBJETO: Elaboração de projetos executivos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, dre-nagem, terraplenagem/pavimentação, geotécnica, iluminação pública e parecer técnico; As despesas decorrentes da contratação, objeto desta licitação, correrão a conta dos recursos consignados no or-çamento vigente, conforme segue:Órgão: 26.01 – Secretaria Municipal de HabitaçãoElemento de Despesa: 3.3.90.39.00Os serviços ora contratados serão diretamente acom-panhados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Habitação, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela CONTRATADA, nos ter-mos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93; Vigência de 06 (seis) meses, a partir da assinatura; Data da assinatura: 14 de março de 2018.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Prefeitura Municipal de Guarujá, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Adminis-tração – ADM, atendendo ao Tribunal de Justiça do Est. de S. Paulo – Comarca de Guarujá – Foro de Guarujá – Vara da Fazenda Pública – Mandado de Segurança – Prazo de Validade – Processo Di-gital nº.1004727-39.2016.8.26.0223 - Mandado nº.223.2016/017529-5 (fl.03), da Apelação /Re-exame Necessário (fl.33 à 40), e em atenção ao despacho datado de 02/03/2018, exarado pelo AGMP GM TRAB (fl.30 verso), e, cota datada de 08/03/2018 da Diretoria de Gestão de Pessoas – ADM GP, convoca a candidata abaixo relacionada, aprovada em Concurso Público de Provas, Provas de Título e Curso Introdutório – Edital 003/2011 – SESAU – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – JD. BOA ESPERANÇA - CLT, em conformidade com os artigos 5º e 6º da Lei Complementar nº. 135/2012 e suas alterações, conforme o que foi decidido no Processo Administrativo nº.21830/2016 – Vara da Fazenda Pública:

CLASSIF. Nº.INSCR. NOME DA CANDIDATA13º. 041466 TARCILLA MATTOS BARBOSA

A candidata acima mencionada, deverá comparecer impreterivelmente no dia 19/03/2018 (2ª feira) as 08h, no endereço sito à Rua Rio Branco, nº. 235 – bairro Perequê - USAFA (Contatar a enfermeira Srª. Fabiana Tavares), para atendendo o Tópico II, itens 19.1 e 19.1.1 do Edital 003/2011 – SESAU – AGEN-TE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, participar do Curso Introdutório de Formação Continuada (eliminatório), que acontecerá de 19 a 23/03/2018 (2ª a 6ª feira), não sendo permitido faltas.

Guarujá, 15 de março de 2018.Débora de Lima Lourenço

Diretora de Gestão de Pessoas - ADM GP - fagm

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Prefeitura Municipal de Guarujá, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Adminis-tração – ADM, atendendo ao Tribunal de Justiça

do Est. de S. Paulo – Comarca de Guarujá – Foro de Guarujá – Vara da Fazenda Pública – Mandado de Segurança – Classificação e/ou Preterição – Processo Digital nº.1001439-83.2016.8.26.0223, em atenção ao despacho exarado pelo AGM PGM TRAB., (fl.259) datado de 05/03/18, em atenção a cota da Srª. Diretora de Gestão de Pessoas – ADM GP fl.259 – verso) datada de 06/03/2018, convoca os candidatos abaixo relacionados, aprovados em Concurso Público de Provas, Provas de Título e Curso Introdutório – Edital 003/2011 – SESAU – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – VILA BAIANA, em confor-midade com os artigos 5º e 6º da Lei Complementar nº. 135/2012 e suas alterações, conforme o que foi decidido no Processo Administrativo nº.9532/2016 – Vara da Fazenda Pública: CLASSIF. Nº.INSCR. NOME DO CANDIDATO

1º. 041177 JULIANA CORREIA DA SILVA

2º. 041480 MICHELLE APARECIDA FRAULINI DE ANDRADE TAVARES

4º. 041023 EDGAR CRUZ RAMIRO DOS SANTOS9º. 041631 JOICE FERREIRA DOMICIANO OLIVEIRA12º. 041202 MARLI BORGES DOS SANTOS19º. 041842 JUCIENE APARECIDA DA SILVA SANTOS

Os candidatos acima mencionados, deverão com-parecer impreterivelmente no dia 19/03/2018 (2ª feira) as 08h, no endereço sito à Rua Rio Branco, nº.235 – bairro Perequê – USAFA (contatar a enfer-meira Srª. Fabiana Tavares), para atendendo o Tópico III, itens 19.1 e 19.1.1 do Edital 003/2011 – SESAU – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, participar do Curso Introdutório de Formação Continuada (elimi-natório), que acontecerá de 19 a 23/03/2018 (2ª a 6ª feira), não sendo permitido faltas.

Guarujá, 15 de março de 2018.Débora de Lima Lourenço

Diretora de Gestão de Pessoas - ADM GP - fagm

ADVOCACIA GERALCOORDENADORIA DE SINDICÂNCIA E

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINARProcesso Administrativo Disciplinar nº. 18.524/145214/2014.Advogados: Dr. Erasmo Soares da Fonseca Junior - OAB/SP- 249.715Dra. Gabriela Diniz Silveira – OAB/SP – 375.272Dra. Camila A. Sandin – AOB/SP- 198.047-EProcessado: J.G.H.J – prontuário: 17.859.De ordem da Presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar 1-C, ficam os advogados acima indicados, INTIMADOS, para que tomem ci-ência do termo de deliberação fls. 194/195, dos autos em epígrafe, bem como da confirmação da data da audiência de oitiva das testemunhas da administração e de defesa, previamente agendadas para o dia 21/03/2018, a partir das 14h15min.

Sara Santana De Maria de SouzaPresidente da Comissão de Processo 1-C

COORDENADORIA DE SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

Processo Administrativo Disciplinar nº 32306/2016Advogados:Dr. Gabriel Miceli de Carvalho OAB/SP n.°: 332.860Dr. Lucas Andrade de Mattos OAB/SP n.°: 366.536Dr. William de Oliveira OAB/SP n.°: 348.506Processado: M. V. C. L. D. S. – prontuário n. º: 13661De ordem da Presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar 1-A, ficam os advogados e o servidor acima indicados, INTIMADOS para tomar ciência do Termo de Deliberação de fls. 184-188,

no prazo de 05 (cinco) dias, bem como CIENTES da sessão de oitiva das testemunhas da Adminis-tração na data de 17/04/2018 a partir das 14 horas na Coordenadoria de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar – AGM PGM 3.2, situada à Rua Azuil Loureiro, 691, 3° e 5º andares, Santa Rosa, Guarujá-SP.

Regina Barboza Andrade Bezerra Presidente da Comissão de Processo

Administrativo Disciplinar 1-A

EDUCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – A.P.M.A Direção da E.M. Profª Dirce Valério Gracia serve-se do presente edital para convocar pais, professores, alunos, funcionários, Mestres e demais pessoas da comunidade para Assembleia Geral a ser realizada aos dezenove dias do mês de março de dois mil e dezoito, às onze horas em primeira chamada, e às onze horas e trinta minutos em segunda chamada, em uma das dependências desta Unidade Escolar, situada Avenida D. Pedro I nº 340 – Jardim Tejereba – Guarujá/SP, para tratar da seguinte ordem do dia: Eleição da APM.

Guarujá, 13 de março de 2018.Eloisa Flora Gracia

Diretora de Unidade EscolarPront. nº 12.883

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – A.P.MA Direção do CAEC Capitão Dante Sinópoli serve-se do presente edital para convocar pais,professores,-funcionários e demais pessoas da comunidade para a Assembléia Geral da APM (Associação de Pais e Mestres) a ser realizada aos vinte e três de março de dois mil e dezoito,às nove horas e trinta minutos em primeira chamada e às dez horas em segunda chamada,em uma das dependências deste CAEC, situado à Alameda Dracena, nº 513 - Vila Áurea-Gua-rujá /SP, para tratar da seguinte ordem: Eleição dos Membros da APM para o ano vigente.

Guarujá, 19 de março de 2018.Isabella Moura de Souza

Diretora da Unidade de EnsinoPront. 18259

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – A.P.M. A Direção da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet serve-se do presente edital para convocar os mem-bros da Associação de Pais e Mestres – A.P.M., pais, professores, funcionários e demais pessoas da co-munidade para Assembléia Geral a ser realizada aos vinte e sete dias do mês de março de dois mil e dezoito, às dezessete horas em primeira chamada e as dezessete horas e trinta minutos em segunda chamada, em uma das dependências desta Unidade de Ensino, situada à Rua João Luiz da Silva, 03 – Vila Lígia, Guarujá/SP, para tratar da seguinte ordem do dia: Eleição do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva da Associação de Pais e Mestres para o ano vigente; Destinação das verbas da APM/PMG Convênio, PDDE/FNDE, Recursos Próprios e Assuntos diversos.

Guarujá, 16 de março de 2018.Carlos Roberto de Messias

Diretor de Unidade de EnsinoPront: 16.822

EDITAL DE CONVOCAÇÃOAPM DA EM 1º DE MAIO

A direção da E. M. 1º de Maio serve-se do presente edital para convocar os membros da Associação de

Pais e Mestres da E. M. 1º de Maio, pais professores, funcionários e de demais pessoas da comunidade para Assembleia Geral a ser realizada ao vigésimo segundo dia do mês de março de dois mil e dezoito, às dezesseis horas em primeira chamada, e às de-zesseis horas e trinta minutos em segunda chamada, em uma das dependências desta Unidade Ensino, situada à Avenida Adriano Dias dos Santos nº. 611 – Jardim Boa Esperança – Guarujá/SP, para tratar da seguinte ordem do dia: Eleição e posse dos membros que farão parte da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Associação de Pais e Mestres. Destinação das verbas da APM/PMG Convênio, PDDE/FNDE e Recursos próprios para o ano vigente.

Guarujá, 16 de março de 2018.Diretor (a) da Unidade de Ensino

SANDRA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS Prontuário 15.066

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA direção da E.M. Primeiro de Maio serve-se do presente edital para convocar os classificados no processo seletivo dos cursos técnicos da educação profissional, que ainda não foram contemplados, para matrículas em vagas remanescentes. Os interessa-dos deverão comparecer à unidade escolar no dia 21/03/2018, nos horários estipulados, de acordo com o curso pretendido.

Curso Período do curso Total de vagas Horário de

atendimentoAdministração Tarde 12 16hMecânica Tarde 20 16h30Administração Noite 10 19hMecânica Noite 10 19h30Contabilidade Noite 03 20hMeio Ambiente Noite 13 20h30Química Noite 01 21h

Os interessados deverão portar os seguintes do-cumentos:- Certidão de Nascimento e/ou Casamento;- Uma foto 3x4; - Atestado de escolaridade e/ou Histórico Escolar do Ensino Médio. As matrículas serão efetuadas no limite do número de vagas para cada curso, conforme quadro, de acordo com a classificação obtida no processo seletivo.

Guarujá, 16 de março de 2018.Diretor (a) da Unidade de Ensino

SANDRA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS Prontuário 15.066

10 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

MEIO AMBIENTEPortaria SEMAM Nº 03/2018

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em atendimento a lei n° 3.937, publica os resultados das análises feitas pela CETESB no período de 11 de fevereiro de 2018 a 11 de março de 2018.

Balneabilidade das Praias de Guarujá - Período de 11/02/2018 a 11/03/2018

Praia – Local de Amostragem*UFC / 100 ml

***QualidadeFEVEREIRO MARÇO

11 18 25 11IPORANGA 1 PrópriaPEREQUÊ 104 1780 13 41 26 ImprópriaPERNAMBUCO 113 1 1 2 11 PrópriaENSEADA ESTR. DE PERNAMBUCO 110 20 1 17 10 PrópriaENSEADA AV. ATLÂNTICA 107 16 2 19 21 PrópriaENSEADA R. CHILE 49 105 1 102 12 ImprópriaENSEADA AV. SANTA MARIA 110 10 1 39 6 PrópriaPITANGUEIRAS AV. PUGLISI 48 1 1 13 3 PrópriaPITANGUEIRAS R. S. VALADÃO 66 1 2 2 3 PrópriaASTÚRIAS 3 1 2 16 2 PrópriaTOMBO 22 2 3 1 1 PrópriaGUAIÚBA 16 25 1 82 1 Própria

* Limite de Balneabilidade: 100 UFC/100 ml.**Pelo critério do Órgão Ambiental de acordo com a Resolução CONAMA 274/00: Densidades superiores a 100 UFC / 100 ml de enterococos em duas ou mais amostras de um conjunto de cinco semanas, ou valores superiores a 400 UFC / 100 ml na última amostragem, caracterizam a impropriedade da praia para recreação de contato primário. Fonte: CETESB

Secretaria do Meio Ambiente, 19 de março de 2018.Sidnei Aranha

Secretário de Meio Ambiente

HABITAÇÃOCOMUNICADO

Foi autorizado nesta data o desbloqueio no valor de R$ 823.882,21 (oitocentos e vinte e três mil, oitocentos e oitenta e dois reais e vinte e um centavos) de repasse, relativos ao pagamento parcial das medições de obra nº 23 e 24 do TC 0352668-06/2011/MCidades /CAIXA. Em conformidade com o disposto na Lei 9.452 de 20/março/1.997.

Guarujá, 19 de março de 2018.Marcelo Mariano

Secretário Municipal de Habitação

CONSELHO DE SAÚDEEdital de Convocação Nº. 03/18

Reunião ORDINÁRIAO Conselho Municipal de Saúde, disposto pela Lei Federal nº. 8.142/90 nos termos da Lei Municipal nº. 2258, de 06 de agosto de 1992, al-terada pela lei nº 3848, de 09 de setembro de 2010, no uso de suas atribuições legais, convocam todos os conselheiros, titulares, suplentes e população em geral, para Reunião ORDINÁRIA a ser realizada no dia 21 de março de 2018, na sede deste Conselho, sito a Rua Buenos Aires n° 190, – Vila Maia - Guarujá, com primeira chamada às dezes-seis horas e segunda chamada às dezesseis horas e trinta minutos, verificado quórum regimental, para deliberar sobre a seguinte pauta: I – Aprovação da Ata de 21/02/2018;II – Informes dos Conselheiros;III – Ordem do dia:a) Posicionamento Índice Vetor Dengue (LIRA);b) Posicionamento da Mortalidade Materna e Infantil do Município;c) Política de Educação Permanente em Saúde;d) Protocolos de Solicitação de Exames;e) Emendas Parlamentares Estaduais e Federais;IV – Deliberações:a) PAS – Programação Anual de Saúde 2018;b) Aditivo Contrato do Hospital Santo Amaro;V – Sugestões de Pauta;VI – Encerramento.

JOSÉ CARLOS SIMÕESPRESIDENTE

CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

EDITAL Nº. 10/2018 - CMDCAConvocação da Assembleia Ordinária

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá – CMDCA, no uso das atribuições legais estabelecidas na Lei Municipal nº 3.382, de 07 de junho de 2006, vem por meio deste, convocar os Conselheiros de Direitos titulares e Suplentes a participarem da Assembleia Ordinária, a ser realizada no dia 20 de março de 2018, primeira chamada às 8h30 e segunda chamada às 9 horas, nas dependências da Casa dos Conselhos, Rua Montenegro, nº455, Centro, Guarujá/SPPauta:• Editais das Empresas Elektro e Santos Brasil;• Fomento da Empresa Ecovias;• Edital da Estruturação Interna do CMDCA;• Revisão do Regimento Interno;• Assuntos gerais;• Assuntos Interno do Colegiado.

Guarujá, 16 de março de 2018.Marco Antonio Magalhães Duarte Silva

Presidente do CMDCA

CONTROLADORIA GERALFicam notificadas as entidades abaixo relacionadas a regularizarem, no prazo de 03 (três) dias úteis, as pendências apontadas nas Prestações de Contas relativas ao exercício 2016. Vencido o prazo, a entidade que continuar inadimplente será solicitada a inscrição em Dívida Ativa e ficará impedida de receber novos repasses ou pleitear novas parcerias conforme estabelece as instruções do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.Centro Comunitário da Praia Santa Cruz dos Navegantes CNPJ 57.729.873/0001-57Sociedade de Amigos do Bairro Maré Mansa CNPJ 54.343.819/0001-80Igreja Batista Peniel CNPJ 54.343.819/0001-80

Eduardo Vieira BuschControladoria Geral do Município

DEFESA E CONVIVÊNCIA SOCIAL

Edital Nº 02/03/2018/DITRAN/SEDECONFaço público, que, de acordo com a Lei Nº 2729 de 26/10/99, que dispõe sobre a renovação do alvará 2018 para a Atividade de Trans-porte de Escolar do Município de Guarujá e do Distrito de Vicente de Carvalho, segue abaixo relação dos permissionários que apresentam pendências documentais:

I.M. NOME PROCESSO29.647 MARIA DA LUZ VELOSO MARTINS ME 42412/201729.639 MARIA LINDINALVA VASCONCELOS DA SILVA 656/201827.629 ALAN ROCHA DA SILVA 3132/201828.521 MARIA APARECIDA DE SÁ DA SILVA ME 41413/201728.049 MARCOS RICHARD DA SILVA SANTOS 3590/201829.657 ADRIANA SILVA GALDINO DOS SANTOS 41582/201727.666 ELAINE ANDRADE DE SA -ME 41414/201727.870 ELENILDO PEREIRA DOS SANTOS ME 41965/201724.130 MIGUEL DUARTE MARTINS 41416/201751.712 AMAURI CESAR ESTEVAM 779/201851.762 WAGNER PORFIRIO MENEZES 1134/201823.669 SERGIO COSTA DA SILVA 42432/201726.323 A.L.PONTES TRANSPORTES ME 40970/201729.645 ALEXSANDRO EVARISTO 3217/201826.763 ADRIANA FÁTIMA DA COSTA 3258/201827.730 ROBERTO PACHECO TEODORO 780/201826.360 JOSE AILTON SANTOS ME 42292/201728.031 ALCINO TEODORO 2189/201828.956 JERRIMAR SANTOS SILVA 534/201822.255 JOSE ARIMATEA DE SOUZA 39299/2017

Os permissionários supracitados, deverão comparecer na DITRAN (Diretoria de Trânsito e Transporte Público) das 9 às 12 horas ou 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, a contar da publicação deste até o dia 2 de abril, o não comparecimento acarretará no indeferimento do processo além das penalidades previstas em lei.

Guarujá, 14 de março de 2018.Rodrigo Fonseca Beccari

Diretor de Trânsito e Transporte Público

INFRAESTRUTURA E OBRASCOMUNICADO 01/18SEINFRA/DSOLO 1.1

Faço público que foram emitidos OS ALVARÁS DE LICENÇA DE FUN-CIONAMENTO DE ELEVADORES, bem como a guia de recolhimento referente ao EXERCÍCIO 2018, que deverão ser retirados no setor de Arrecadação – SEFIN EXEC 2, de segunda a sexta feira no horário das 11:00 às 16:00 horas ou diretamente no site www.guaruja.sp.gov.br, mediante a apresentação do n° da Inscrição Comercial do Prédio ou o n° de cadastro em caso de residência.A referida cobrança tem vencimento em 21/12/2018.

Guarujá, 26 de fevereiro de 2018.Márcia Cristine de Souza

SEINFRA/DSOLO 1.1Prontuário – 7056-4

Eu curto o Diário Oficial

todo dia

facebook.com/prefeitura.guaruja

11TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ/SPSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Relatório conclusivo referente à execução técnica do plano de trabalho no ano de 2016, firmado no contrato de gestão 14/2015 em parceria da Prefeitura Municipal do Guarujá e o Instituto Corpore para o desenvolvimento da qualidade de vida.

MATINHOS/2017

1. RELATÓRIO CONCLUSIVO DA EXECUÇÃO DO CONTRATO DE GESTÃO 14/2015 E TERMO DE PRORROGAÇÃO EM 2016• Município – Guarujá/SP• Gestor Municipal – Maria Antonieta de Brito (Prefeita)• Secretário de Saúde – Marco Antonio Chagas da Conceição• Diretora de Atenção Básica – Maria Angela Segantini Cheida Faria2. OBJETIVOEste tem o propósito de demonstrar dados qualitativos e quantitativos das ações realizadas no município parceiro durante o ano de 2016, essas foram realizadas pelos funcionários contratados por esse Instituto, de acordo com as ações executadaspela equipe administrativa e assistencial, a fim de garantir o cumprimento das metas firmadas no termo de parceria instituído mediante assinatura do contrato.3. RELATÓRIO CONCLUSIVO DA EXECUÇÃO DO CONTRATO DE GESTÃO A finalidade do contrato de gestão nº 14/2015 tendo sua prorrogação em 2016, é o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, dos equipamentos destinados a Estratégia de Saúde da Família com inicial de 11 Unidades, e final, pós aditamento de contrato, 15 Unidades de Saúde sendo as ultimas quatro, com implantação progressiva e mais 05 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) também este com implantação progressiva.O plano de trabalho tem como objetivo final a implantação de novas unidades, a fim de ampliar a cobertura de Saúde da Família, de 41,12% em 2014, para 53,60% em 2016.A entidade manteve ao longo do ano de 2016quinze Unidades de Saúde da Família e três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). Iniciou-se com uma cobertura populacional de 41,12% para 53,60% ao final de 2016, totalizando a cobertura almejada e atendendo o objeto do contrato. Ocorreu avaliação quadrimestral dos indicadores de qualidade divididos em oito eixos, conforme estabelecido em contrato. Segue demons-trativo dos indicadores executados e avaliados ao longo do ano de 2016:

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Proporção de equipes de saúde da família completas.

Manter 100% das equipes completas

100%: 4 pontos Abaixo de 100%: não pontua

Número de equipes completas x100/Número total de equipes CNES NUMERO DE EQUIPES NO CNES 93% 90% 98% 100% 95% 4 0

2 Proporção de indivíduos cadastrados em relação ao previsto.

Cadastrar todas as pessoas da área de abrangência

Mais de 95%: 4 pontos 85 a 95%: 2 pontos < 85%: não pontua

Número de pessoas cadastradas x 100/ Número de pessoas estimado

da áreaWINSAUDE

Número de equipes x 4000 = meta 42*4000 = 168.000 % de cadastrados

35% 35% 4 0

3 Proporção de consultas médicas realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB

7 1/2 turnos por semana - 12 consultas agendadas + demanda

espontânea70,74% 69,35% 68,55% 70,56% 69,80% 4 0

4 Proporção de consultas de enfermagem realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB 7 turnos por semana - 10consultas

por turno + demanda espontânea 31,23% 27,07% 32,11% 28,71% 29,78% 4 0

5Proporção de períodos de visitas domiciliares do médico em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB 1 turno por semana 76,19% 51,90% 56,55% 52,86% 59% 4 0

6Proporção de períodos de visitas domiciliares do enfermeiro em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB 1 turno por semana 46,43% 30,48% 57,14% 44,76% 45% 4 0

7Proporção de períodos de visitas domiciliares do técnico de enf. em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB Não definido 41% 44% 63% 98% 62% 4 0

8 Proporção de famílias visitadas pelo ACS em relação às famílias cadastradas. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB Número de visitas realizadas /

Numero de familias cadastradas*100 0,00 0,00 0,00 3% 3% 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento médico.

Manter atendimento médico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontosNão manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas MÉDICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

2Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento odontológico.

Manter atendimento odontológico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas ODONTOLÓGICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

3Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento médico na Atenção Básica

Manter atendimento médico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas : 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal

S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

4Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento odontológico na Atenção Básica

Manter atendimento odontológico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas: 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal

S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

12 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

5 Proporção de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Reduzir o percentual de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Realizar abaixo de 5,20% (sispacto 2012): 4 pontos Realizar acima de 5,20 %: não pontua Fonte: SISPACTO

Número total de extrações dentárias em determinado local e período/ Número total de procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos selecionados no mesmo local e período x 100

Faturamento S.I.A. E Mapa de produçao Consolidado

Mensal

FATURAMENTO APRESENTADO NO S.I.A. 3,05% 2,85% 3,65% 3,11% 3,16% 4 4

6Cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Ampliar a cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Cobertura de mais de 86%: 6 pontos Cobertura de 66 a 85,99%: 4 pontos Cobertura de 50 a 65,99%: 2 pontos Cobertura de menos de 50%: não pontua

Número de famílias no sistema PBF acompanhadas pela Atenção Básica/

Número de famílias no PBF x 100

Sistema do Programa Bolsa

Família

INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO PBF

(LUIZ)Familias beneficiárias = 10.179

Familias Acompanhadas = 1.990 = 19,55% 19,55% 6 0

7 Proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (Icsab).

Reduzir o nº de internações por causas sensíveis à Atençao Básica

Menor ou igual a 32,62: 04 pontos Acima de 32,62: não pontua

Nº de internações por causas sensíveis selecionadas à Atenção Básica, em determinado local e período/Total de internações clínicas, em determinado local e período x 100.

SIHD

INTERNAÇÕE CLINICAS SENSIVEIS A AT BASICA EM MORADORES DOS BAIRROS

AFINS / INTERNAÇÕES CLINICAS EM MORADORES

DOS BAIRROS AFINS

16% 16% 4 4

8 Garantir assistência pós-hospitalar de qualidade

Ofertar consultas diárias de enfermeiro no SISREG (com confirmação de atendimento) para assistência pós hospitalar a pacientes da sua área de abrangência

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Número de consultas de ENFERMEIROS agendadas e confirmadas no SISREG Fonte: SISREG

SISREG100% DAS CONSULTAS

AGENDADAS COM CONFIRMAÇÕES

24,04% ##### 24,51% 28,62% 24,90% 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Fortalecer e ampliar as ações de prevenção e detecção precoce do câncer do colo de útero.

Ampliar a razão de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com um exame citopatológico

Realizar acima de 50 %: 04 pontos Abaixo de 43,99%: não pontua De 44 a 49,99%: 02 pontos

Número de exames citopatológicos realizados em mulheres de 25 a 64 anos/

Número de mulheres no mesmo grupo etário e mesmo local/3 x 100

SISCOLO

3367 COLETAS/ 3274 *100

(29467 MULHERES 25 A 64 A / 12 * 4)/3

= 3274

666 1072 748 881 102,84 4 4

2Fortalecer e ampliar as ações para o tratamento oportuno do câncer do colo de útero.

Realizar seguimento / monitoramento ao tratamento de todas as mulheres com diagnóstico de lesões intra-epiteliais de alto grau do colo de útero.

Realizar 100%: 04 pontos Realizar de 99.99 a 75%¨: 2 pontos Realizar abaixo de 74,99%: não pontua

Número de mulheres monitoradas/ Número de mulheres com diagnóstico de lesão intra

epitelial de alto grau do colo de utero no mesmo período e local x 100

Fonte: Relatório setorial - Saúde da Mulher

SISCOLO PACIENTES COM

LESÃO DE ALTO GRAU ACOMPANHADAS

23 pacientes identificadas/ 21 acompnahadas 91% 4 2

3Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno do câncer de mama.

Ampliar a razão de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Realizar acima de 43% : 04 pontos Realizar entre 30 a 42,99%: 2 pontos Realizar abaixo de 29,99%: não pontua

Número de mamografias para rastreamento realizadas em mulheres residentes na faixa

etária de 50 a 69 anos em determinado local e ano / População feminina na

mesma faixa etária no mesmo local e ano/2 x100

SISREG - MAMOGRAFIAS SOLICITADAS

1877 EXAMES REALIZADOS / 1928

* 100 (11568 MULHERES DE

50 A 69 A/12*4)/2

405 517 463 492 97,35 4 4

4

Percentual de seguinto/tratamento informado de

mulheres com diagnostico de lesoes intra-epiteliais de alto grau

do colo do utero

100% de seguimento/tratamento informado de

mulheres com diagnostico de lesoes intraepiteliais de alto

grau do colo do utero

Acompanhar 100% das mulheres com diagnosticos de lesoes

intraepiteliais de alto grau do colo do utero: 4 pontos

Abaixo de 99,99%: não pontua

N;umero de mulheres com diagnostico de lesao intraepitelial de alto grau com seguimento informado em determinado

ano local/ numero total de mulheres com diagnostico de lesao intraepitelial de alto grau, em determinado ano e local x 100

IDEM ITEM 2 23 pacientes identificadas/ 21 acompnahadas 91% 4 2

5 Percentual de parto normalAlcançar 70% de partos normais na área de abrangência de cada USAFA

Abaixo de 60%: não pontua Entre 60,01 a 70,99%: 2 pontos Acima de 71%: 4 pontos

Número de partos normais em local e período / Número total de partos no local

e período x100SIHD

Partos Normais / Partos totais por bairro

(fonte SIHD)63% 63% 4 2

6Proporção de nascidos vivos de mães com no mínimo sete consultas de pré-natal

Realizar 85% dos pré-natais com no mínimo 07consultas médicas de qualidade e uma consulta de puerpério até 42 dias pós-parto

Maior ou igual a 85% : 04 pontos Realizar de 75 a 84,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 74,99% : não pontua

Número de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal em local e período / Número total de nascidos vivos

do local e período x 100SINASC / SIAB 74% N.A. 4 0

7Percentual de testes de sífilis e HIV nas gestantes usuárias do SUS

Realizar teste de sífilis e HIV em 100% das gestantes

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99.99%: não pontua

Número de testes realizados para o diagnóstico de sífilis e HIV em gestantes, em determinado local e período/ Número de partos hospitalares do SUS, no mesmo

local e período x 100

LABORATÓRIO (MASSA DE

DADOS)

Exames - massa de dados (deficiencia

do dado: o relatorio de exames engloba

gestantes de todas as idades gestacionais

638% 638% 4 4

8Percentual de óbitos maternos em determinado período e local de residência

Diminuir a zero a taxa de mortalidade materna na região em mulheres com gestação de risco

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos maternos em gestações de alto risco em determinado período e local de residência/ Número total de gestações de risco no mesmo local e período x 100 Fonte: SIM, SISPRENATAL WEB ou E-SUS

SIM

para a base de calculo será necessário a

informação do nº de gestantes atendidas

no ambulatório de alto risco com a Atenção

Básica.

1 0 0 0 1 4 0

9 Taxa de mortalidade infantil e seus componentes

Diminuir a zero a mortalidade infantil pós-neonatal ou infantil tardia

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos em crianças de 29 dias a um ano de vida em local e período /Número total de nascidos vivos no local e período x1000

SIM / SINASC SIM / SINASC 7/2461x1000=2,8 10/2823x1000=3,5 11/3166x1000=3,5 11/3426x1000=3,2 3,25 4 0

10 Relação de óbitos infantis e fetais investigados

Realizar 100% de investigação nos casos de óbitos infantis e fetais dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos infantis e fetais investigados / Número de óbitos infantis e fetais totais x100

SIM / SINASC SIM 60/60X100=100% 68/68X100=100% 74/74X100=100% 81/81X100=100% 100% 4 4

11 Relação de óbitos maternos investigados

Realizar 100% de investigação nos casos de óbitos maternos dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos maternos investigados/ Número de óbitos maternos totais x100 SIM SIM 3/3X100=100% 3/3X100=100% 3/3X100=100% 3/3X100=100% 100% 4 4

12Proporção de óbitos em mulheres em idade fértil (MIF) investigados

Investigar 100% dos óbitos em MIF

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos de MIF investigados em local e período / Número de óbitos de MIF totais em local e período x100

SIM SIM 50/50X100=100% 58/58X100=100% 65/65X100=100% 80/80X100=100% 100% 4 4

13Nº de casos novos de sífilis congênita em menores de um ano de idade

Reduzir a zero os casos novos de sífilis congênita

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número absoluto de casos novos de sífilis congênita SINASC 4 0

14Prevalência de aleitamento materno exclusivo aos 04 meses de vida

Distribuição percentual de crianças até 4 meses de idade acompanhadas e em aleitamento materno exclusivo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Número de crianças até 4 meses de idade em aleitamento materno / Número

de crianças até 4 meses de idade acompanhadas x 100

SIABRELATORIO SIAB -

ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS E

GESTANTES

4 0

13TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

15 Prevalência de obesidade na população infantil

Promover atividades multiprofissionais sobre nutrição infantil e alimentação saudável. Encaminhar mensalmente relatório das etapas do processo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar menos de 4 reuniões mensais: não pontua

Número de atividades realizadas por USAFA Relatório das USAFAs

Planilha de Controle das

USAFAs 8 3 7 8

Ttotal de Reuniões

= 264 0

Promover diagnóstico nutricional antropométrico nas escolas do território 1x/ano

Cumpriu: 4 pontos Não cumpriu: não pontua

Relatos nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato Número de

obesos /Faixa etária x 100Fonte: Relatório

das USAFAs17 AÇÕES PARA LEVANTAMENTO

ANTROPOMÉTRICO5 2 4 6 Total = 17 4 4

16

Realizar reuniões periódicas sobre planejamento familiar por unidade de saúde

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Apresentação nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato

Lista de presença

Apresentação de lista de presença das

USAFAS14 11 24 17 66 4 4

Porcentagem de mulheres em idade fértil usando anticoncepcionais (DIU, injetáveis ou comprimidos)

Menos de 1/3: não pontua Mais de 2/3: 4 pontos Entre 1/3 e 2/3: 2 pontos

Número de mulheres em idade fértil usando métodos anticoncepcionais / Número de

mulheres em idade fértil no território x 100 Fonte: Relatório das USAFAs

11.579 MIF/3 = 3.859 3966 3954 3923 3898 atingiu 1/3 4 2

Número de DIU colocados Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número total de DIUs colocados por USAFA Fonte: Relatório das USAFAs

Registros da USAFA

Jardim Brasil. Proposta para NASF implantar.

0 0 0 0 0 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Ampliar o acesso à atenção

psicossocial da população, de forma articulada com os demais pontos de

atenção em saúde

Realizar uma roda de conversa semanal

Realizar 01 ou mais reuniões: 04 pontos

Não realizar: não pontuaNúmero de rodas de conversa realizadas por USAFA por mês Lista de presença listas de presenças e

consolidado de ações 33 30 36 45Total de Rodas de Conversas 144

Media quadrimestral 60

4 4

2 Acompanhar em conjunto

100% dos pacientes da saúde mental da área adscrita

Acompanhar 100% dos pacientes das áreas adscritas:

4 pontos Acompanhar abaixo de 99,9%:

não pontua

Número de pacientes acompanhados / Número de pacientes de saúde

mental na área adscrita x100Relatório de Visita

/ SIAB N.A. 4 0

nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Melhoria das condições de saúde do idoso e portadores de doenças

crônicas

Realizar ações em grupo, externamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 08 grupos : 04 pontos Realizar de 05 a 07: 02 pontos Realizar de 02 a 04: 01 ponto Realizar abaixo de 02: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA

Fonte: Lista de Presença PSE - Listas 22 17 26 36

101/15=6 reuniões cada

USAFA4 2

2Realizar ações em grupo, internamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 20 grupos: 04 pontos Realizar 14 a 19: 03 pontos Realizar 04 a 08: 01 ponto Abaixo de 03: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA

Fonte: Lista de Presença Levantar listas

310 20X15= 300

Grupos mensais

340 20X15= 300 Grupos

mensais

295 20X15=

300 Grupos mensais

369 20X15=

300 Grupos mensais

Total de Grupos 1.314 4 4

3 Taxa de internação por Diabetes Mellitus e suas complicações

Reduzir a taxa de internação por diabetes

Reduzir em 2% o número de internações por diabetes em relação à média da cidade (3,75). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número de internações por diabetes mellitus* e suas complicações na população de 30 a 59 anos, em determinado local e período/ População de 30 a 59 anos, no mesmo local e período X 10.000

SIHD

(CID: E10 a E14.9)14 internações/54716

pessoas*10000 = 7,13(Indice Guarujá)

Indice Corpore - 2,56

2,56 2,56 4 4

4 Taxa de Internações por Acidente Vascular Cerebral- AVC.

Taxa de internações por Acidente Vascular Cerebral ≤ 4,7 por 10.000 hab

Reduzir em relação à média da cidade (8,18). Atingir ≤ 4,7: 4 pontos Entre 4,8 e 6,8: 2 pontos Acima de 6,9: não pontua

Número de pacientes internados por AVC por local e período / Número total de pacientes registrados de hipertensão

arterial por local e período x 100 SIHD/SIAB

cod procedimento: 03.03.04.014-9 e

03.03.04.030-0 = 31 internações / 12.102 x 100

0,26% 0,26% 4 4

5Taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur (/10.000)

Reduzir em 2% da taxa de internaçao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur

Atingir a meta: 4 pontos Não atingir : não pontua

Número de internação hospitalar por fratura do fêmur em pessoas com 60 anos ou mais, por local de residência / Total da população com 60 anos ou mais, em mesmo período de tempo e local considerados no numerador x 10.000.

base de dados de internação

(CID S72)6 Internações / 10659 pessoas * 10000 =5,62 (indice

Guarujá) 2 internações/10659*10000 =

1,88 (indice Corpore)

1,88 4 4

6Número de cirurgias de prostatectomia suprapúbica acima de 65 anos por local de residência

Ampliar em 10% o número de Prostatectomia Suprapúbica, em relação ao ano anterior

Aumentar em relação à média da cidade do nº de procedimentos (4 ). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número absoluto de cirurgias de Prostatectomia Suprapúbica por residência - Código 04.09.03.002

SIHDNão houve internações no

municipio para realização desse procedimento

4 4

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde

Realizar vacinação do calendário básico através da busca ativa em 100% das crianças do território

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99,99%: não pontua

Proporção de vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança com

coberturas vacinais alcançadasSI-PNI

total de vacinas em < 1 ano com cob atingida/total de vacinas

para < 1 ano x 1000

De 11 USAFAs, 09 não atingiram

cob. em 08 vacinas

De 14 USAFAs, 09 não atingiram cob.

em 08 vacinas

De 14 USAFAs, 09 não

atingiram cob. em 08 vacinas

de 15 USAFAs, 09 não atingiram

cob. em 08 vacinas

4 0

2Proporção de casos de notificação compulsória imediata encerradas em até 60 dias após a notificação

Realizar investigação de 100% dos casos em até 60 dias

Realizar 100% em até 60 dias: 06 pontos Realizar 100% em + de 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em até 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em + de 60 dias: 02 pontos Demais condições: não pontua

Número de casos encerrados / Número de casos notificados x 100

Fonte: SINANSINAN

não se aplica( VE que encerra os casos)ano 2015 – 112/119 X

100=94,11 6 6

3Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera

Atingir a cura em 100% de casos novos aos 6 meses de tratamento

Atingir 100%: 4 pontos Abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x 100

TBWEB ano de coorte 2014 – 199/235x1000=84,68 CURA EM CASOS NOVOS NO ANO DE 2015 - 221/280 X 10000 = 78,92 4 0

4 Proporção de exames anti-HIV nos casos novos de tuberculose

Realizar o exame de HIV em 100% de casos novos de tuberculose

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de exames de HIV em casos novos de tuberculose no período / Número de casos novos de tuberculose no período x 100

TBWEB ano de 2015 – 234/235x100=99,57 REALIZAR HIV EM CASOS NOVOS 2015 - 2156/221 X 100 = 97,73 99,57 4 0

5 Número de casos novos de AIDS em menores de 5 anos

Zerar a incidência de casos novos de AIDS em menores de cinco anos

Nenhum caso: 4 pontos Qualquer número diferente de zero: não pontua

Número absoluto de casos de SIDA em menores de 5 anos SINAN referencia W Rocha 0 0 3 0 3 4 0

14 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

6 Número de testes sorológicos anti-HCV

Aumentar o acesso ao diagnóstico da hepatite C.

Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número de exames / Total da população adscrita x 1000 SINAN EXAMES DA MASSA DE DADOS

DO LABORATORIO 4,36 4,50 4,71 4,18 4,44 4 4

7Proporção de cura dos casos novos de hanseníase diagnosticados nos anos cortes

Atingir a cura em 100% de casos novos

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x100

SINANNão se aplica, paciente

encaminhado para referência, a fim de realizar o tratamento

referência W

Rocha ano 2015 – 10/11x100=90,91

####### 4 4

8Proporção de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase examinados

Examinar 100% de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos com todos os contatos intradomiciliares examinados no período / Número de casos no período x100 Fonte: SINAN

SINANNão se aplica, paciente

encaminhado para referência, a fim de realizar a busca

referência W

Rocha ano 2015 – 06/15x100=40

40 4 4

9Número de visitas domiciliares para controle de vetores (para o ACS, sempre que a situação epidemiológica determinar)

Cada ACS deve visitar 100% dos domicílios de sua microárea para efeito de controle de vetores

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casas visitadas por período / Número de casas na microárea x100

SIAB - Relatório de ACS´s

Número de visitas realizadas / Numero de familias

cadastradas*100

Famílias: 26291 Visitas: 24.139 =

91,81%

Famílias: 26.673 Visitas: 26.269

=98,48%

Famílias: 26.689

Visitas: 23.785= 89,11%

Famílias: 28.202 Visitas: 24.688 =

90,98%92,60 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Investir em qualificação e fixação de profissionais para o SUS

Realizar 04 horas de treinamento/ capacitação por mês por equipe nas diferentes categorias profissionais

Realizar 100%: 06 pontos Realizar 76 a 99,99%: 04 pontos Realizar 51 a 75,99%: 03 pontos Realizar 26 a 50,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 25,99%: não pontua

Número de horas de treinamento por pessoa por categoria profissional

em determinado local e período Fonte: Lista de presença

lista de presença Calcular as horas - listas de capacitação

Fev - 105 / Mar - 178 / Abr - 62 / Mai - 39 = 384 Profissionais 384 x 4 horas de capacitação = 1536 horas , considerar 420

colaboradores contratados91,43 6 4

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Média da ação coletiva de escovação dental supervisionada

Realizar ação coletiva de escovação supervisionada em 100% das escolas municipais e estaduais

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de estudantes participantes na ação coletiva de escovação em determinada escola e período / Número de estudantes da escola x100 Fonte:SIAB

S.I.A. TOTAL DE ALUNOS = 19.173

TOTAL DE ESCOVAÇÃO = 19808

4952495249524952

103% 4 4

2Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programada

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas Programadas

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas agendadas/ Número de primeiras consultas realizadas x 100 Fonte: S.I.A.

WinSaude/ SISREG SIABSISREG= 0

REALIZADAS = 473

SISREG= 0 REALIZADAS = 609

SISREG= 0 REALIZADAS

= 550

SISREG= 0 REALIZADAS

= 666 4 0

3Cobertura de Primeira Consulta de atendimento odontológico à gestante

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas nas Gestantes

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas em gestantes realizadas no local e período/ Número total de gestantes no mesmo local e período x 100

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA

PELO S.I.A. N.A. 4 0

4Razão entre Tratamentos Concluídos e Primeiras Consultas Odontológicas Programáticas

Concluir 100% dos Tratamentos Odontológicos em relação à Primeira Consulta Odontológica Programada

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de tratamentos concluídos em local e período / Número de primeiras consultas odontológicas x 100 Fonte: Relatório do setor odontológico

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA

PELO S.I.A. N.A. 4 0

5Média de Atendimento de Urgência Odontológica por Habitante

Realizar em média de 1 atendimento por 400 habitantes/ mês

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de urgências atendidas por local e período / Número de população adscrita no mesmo local e período x 1000

S.I.A.NUMERO DE ATENDIMENTOS DE URGENCIA NAS USAFAS /

POPULAÇÃO COBERTA X 10002,19 2,70 2,56 2,73 2,55 4 4

6 Taxa de incidência de alterações da Mucosa Oral

Realizar a investigação dos casos em até 15 dias

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de casos examinados e confirmados em local e período x 100/ Número de população adscrita ao local

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA

PELO S.I.A. N.A. 4 0

222 104

Faixa de desempenho das metas qualitativas

Percentual do total de recursos destinados ao desempenho

De 121 a 242 pontos 100%De 61 a 120 pontos 50%De 0 a 30 pontos 0%

Faixa de desempenho das metas qualitativas - PÓS ALTERAÇÕES PACTUADAS ENTRE A COMISSÃO E O INST. CORPORE Percentual do total de recursos destinados ao desempenho

De 111 a 222 pontos 100%De 55 a 110 pontos 50%De 0 a 54 pontos 0%

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Proporção de equipes de saúde da família completas. Manter 100% das equipes completas

100%: 4 pontos Abaixo de 100%: não pontua

Número de equipes completas x100/Número

total de equipesCNES NUMERO DE EQUIPES NO CNES 100% 100% 98% 98% 99% 4 0

2 Proporção de indivíduos cadastrados em relação ao previsto.

Cadastrar todas as pessoas da área de abrangência

Mais de 95%: 4 pontos 85 a 95%: 2 pontos < 85%: não pontua

Número de pessoas cadastradas x 100/ Número de pessoas estimado da área

WINSAUDENúmero de equipes x 4000

= meta 42*4000 = 168.000

% de cadastrados41% 41% 4 0

3 Proporção de consultas médicas realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB

7 1/2 turnos por semana - 12 consultas agendadas + demanda

espontânea105,40% 81,87% 99,82% 95,38% 95,62% 4 4

4 Proporção de consultas de enfermagem realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB

7 turnos por semana - 10consultas por turno + demanda espontânea

20,86% 20,34% 26,81% 21,93% 22,48% 4 0

5 Proporção de períodos de visitas domiciliares do médico em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB 1 turno por semana 45,71% 50,00% 26,19% 21,90% 35,95% 4 0

6 Proporção de períodos de visitas domiciliares do enfermeiro em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB 1 turno por semana 30,95% 36,67% 39,52% 10,95% 29,52% 4 0

7 Proporção de períodos de visitas domiciliares do técnico de enf. em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB Não definido 33% 49% 58% 41% 45% 4 0

8 Proporção de famílias visitadas pelo ACS em relação às famílias cadastradas. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de

consultas previstasSIAB

Número de visitas realizadas / Numero de familias

cadastradas*10036% 70% 85% 46% 59% 4 0

15TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento médico.

Manter atendimento médico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas MÉDICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

2Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento odontológico.

Manter atendimento odontológico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas ODONTOLÓGICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

3 Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento médico na Atenção Básica

Manter atendimento médico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas : 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

4 Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento odontológico na Atenção Básica

Manter atendimento odontológico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas: 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

5 Proporção de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Reduzir o percentual de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Realizar abaixo de 5,20% (sispacto 2012): 4 pontos Realizar acima de 5,20 %: não pontua Fonte: SISPACTO

Número total de extrações dentárias em determinado local e período/

Número total de procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos

selecionados no mesmo local e período x 100

Faturamento S.I.A. E Mapa de produçao Consolidado

Mensal

FATURAMENTO APRESENTADO NO S.I.A. 2,43% 3,97% 6,97% 2,78% 4,04% 4 4

6Cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Ampliar a cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Cobertura de mais de 86%: 6 pontos Cobertura de 66 a 85,99%: 4 pontos Cobertura de 50 a 65,99%: 2 pontos Cobertura de menos de 50%: não pontua

Número de famílias no sistema PBF acompanhadas pela Atenção Básica/

Número de famílias no PBF x 100

Sistema do Programa Bolsa

FamíliaINFORMAÇÕES FORNECIDAS

PELO PBF Familias beneficiárias = 6.556

Familias Acompanhadas = 2986 = 45,55% 45,55% 6 0

7 Proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (Icsab).

Reduzir o nº de internações por causas sensíveis à Atençao Básica

Menor ou igual a 32,62: 04 pontos Acima de 32,62: não pontua

Nº de internações por causas sensíveis selecionadas à Atenção Básica, em

determinado local e período/Total de internações clínicas, em determinado

local e período x 100.

SIHD

INTERNAÇÕE CLINICAS SENSIVEIS A AT BASICA EM MORADORES DOS BAIRROS

AFINS / INTERNAÇÕES CLINICAS EM MORADORES

DOS BAIRROS AFINS

13% 13% 4 4

8 Garantir assistência pós-hospitalar de qualidadeOfertar consultas diárias de enfermeiro no SISREG (com confirmação de atendimento) para assistência pós hospitalar a pacientes da sua área de abrangência

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Número de consultas de ENFERMEIROS agendadas e confirmadas no SISREG

Fonte: SISREGSISREG

100% DAS CONSULTAS AGENDADAS COM CONFIRMAÇÕES

31,74% 31,54% 25,54% 24,54% 28,34% 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Fortalecer e ampliar as ações de prevenção e detecção precoce do câncer do colo de útero.

Ampliar a razão de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com um exame citopatológico

Realizar acima de 50 %: 04 pontos Abaixo de 43,99%: não pontua De 44 a 49,99%: 02 pontos

Número de exames citopatológicos realizados em mulheres de 25 a 64 anos/Número de mulheres no mesmo grupo etário e mesmo local/3 x 100

SISCOLO1467 COLETAS/ 3274 *100 (29467 MULHERES 25 A 64

A / 12 / 4)/3 = 327444,81% 44,81% 4 2

2Fortalecer e ampliar as ações para o tratamento oportuno do câncer do colo de útero.

Realizar seguimento / monitoramento ao tratamento de todas as mulheres com diagnóstico de lesões intra-epiteliais de alto grau do colo de útero.

Realizar 100%: 04 pontos Realizar de 99.99 a 75%¨: 2 pontos Realizar abaixo de 74,99%: não pontua

Número de mulheres monitoradas/ Número de mulheres com diagnóstico de lesão intra epitelial de alto grau do colo

de utero no mesmo período e local x 100 Fonte:Relatório setorial - Saúde da Mulher

SISCOLO PACIENTES COM LESÃO DE

ALTO GRAU ACOMPANHADAS

55 pacientes com lesão de alto grau / 55 com seguimento 100% 4 4

3Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno do câncer de mama.

Ampliar a razão de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Realizar acima de 43% : 04 pontos Realizar entre 30 a 42,99%: 2 pontos Realizar abaixo de 29,99%: não pontua

Número de mamografias para rastreamento realizadas em mulheres residentes na faixa etária de 50 a 69 anos em determinado local e ano / População feminina na mesma faixa etária no

mesmo local e ano/2 x100

SISREG - MAMOGRAFIAS SOLICITADAS

2852 EXAMES SOLICITADOS / 1928 * 100

(11568 MULHERES DE 50 A 69 A/12*4)/2

600 656 701 895 148% 4 4

4

Percentual de seguinto/tratamento informado de mulheres com diagnostico de lesoes intra-epiteliais de alto grau do colo do utero

100% de seguimento/tratamento informado de mulheres com diagnostico de lesoes intraepiteliais de alto grau do colo do utero

Acompanhar 100% das mulheres com diagnosticos de lesoes intraepiteliais de alto grau do colo do utero: 4 pontos Abaixo de 99,99%: não pontua

N;umero de mulheres com diagnostico de lesao intraepitelial de alto grau com seguimento

informado em determinado ano local/ numero total de mulheres com diagnostico de lesao

intraepitelial de alto grau, em determinado ano e local x 100

SISCOLO IDEM ITEM 2 55 pacientes com lesão de alto grau / 55 com seguimento 100% 4 4

5 Percentual de parto normalAlcançar 70% de partos normais na área de abrangência de cada USAFA

Abaixo de 60%: não pontua Entre 60,01 a 70,99%: 2 pontos Acima de 71%: 4 pontos

Número de partos normais em local e período / Número total de partos no local e período x100 SIHD Partos Normais / Partos totais

por bairro (fonte SIHD) 57% 57% 4 0

6Proporção de nascidos vivos de mães com no mínimo sete consultas de pré-natal

Realizar 85% dos pré-natais com no mínimo07consultas médicas de qualidade e uma consulta de puerpério até 42 dias pós-parto

Maior ou igual a 85% : 04 pontos Realizar de 75 a 84,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 74,99% : não pontua

Número de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal em local e período / Número

total de nascidos vivos do local e período x 100SINASC??? 0

7 Percentual de testes de sífilis e HIV nas gestantes usuárias do SUS

Realizar teste de sífilis e HIV em 100% das gestantes

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99.99%: não pontua

Número de testes realizados para o diagnóstico de sífilis e HIV em gestantes, em determinado local e período/ Número de partos hospitalares do SUS,

no mesmo local e período x 100

LABORATÓRIO (MASSA DE

DADOS)

Exames - massa de dados (deficiencia do dado: o

relatorio de exames engloba gestantes de todas as idades

gestacionais

314% 314% 4 4

8Percentual de óbitos maternos em determinado período e local de residência

Diminuir a zero a taxa de mortalidade materna na região em mulheres com gestação de risco

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos maternos em gestações de alto risco em determinado período e local de

residência/ Número total de gestações de risco no mesmo local e período x 100

Fonte: SIM, SISPRENATAL WEB ou E-SUS

SIM

para a base de calculo será necessário a informação do nº de gestantes atendidas no ambulatório de alto risco com

a Atenção Básica.

nº óbitos=3 3 4 0

9 Taxa de mortalidade infantil e seus componentes

Diminuir a zero a mortalidade infantil pós-neonatal ou infantil tardia

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos em crianças de 29 dias a um ano de vida em local e período /Número total de

nascidos vivos no local e período x1000SIM / SINASC 7/2461x1000=2,8 10/2823x1000=3,5 11/3166x1000=3,5 11/3426x1000=3,2 3,25 4 0

10 Relação de óbitos infantis e fetais investigados

Realizar 100% de investigação nos casos de óbitos infantis e fetais dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos infantis e fetais investigados / Número de óbitos infantis e fetais totais x100 SIM / SINASC 60/60X100=100% 68/68X100=100% 74/74X100=100% 81/81X100=100% 100% 4 4

11 Relação de óbitos maternos investigados

Realizar 100% de investigação nos casos de óbitos maternos dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos maternos investigados/ Número de óbitos maternos totais x100 SIM 3/3X100=100% 3/3X100=100% 3/3X100=100% 3/3X100=100% 100% 4 4

12 Proporção de óbitos em mulheres em idade fértil (MIF) investigados Investigar 100% dos óbitos em MIF

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos de MIF investigados em local e período / Número de óbitos de MIF totais em local

e período x100SIM 50/50X100=100% 58/58X100=100% 65/65X100=100% 80/80X100=100% 100% 4 4

13Nº de casos novos de sífilis congênita em menores de um ano de idade

Reduzir a zero os casos novos de sífilis congênita

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número absoluto de casos novos de sífilis congênita SINASC 3 2 1 1 7 4 0

14Prevalência de aleitamento materno exclusivo aos 04 meses de vida

Distribuição percentual de crianças até 4 meses de idade acompanhadas e em aleitamento materno exclusivo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Número de crianças até 4 meses de idade em aleitamento materno / Número de crianças até 4

meses de idade acompanhadas x 100SIAB

RELATORIO SIAB - ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS E GESTANTES

94 83 90 74341 Realizadas

/ Meta quadrimestral

2404 4

15Prevalência de obesidade na

população infantil

Promover atividades multiprofissionais sobre nutrição infantil e alimentação saudável. Encaminhar mensalmente relatório das etapas do processo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar menos de 4 reuniões mensais: não pontua

Número de atividades realizadas por USAFA Relatório das USAFAs

Planilha de Controle das

USAFAs 4 1 1 1 Ttotal de

Reuniões = 07 4 0

Promover diagnóstico nutricional antropométrico nas escolas do território 1x/ano

Cumpriu: 4 pontos Não cumpriu: não pontua

Relatos nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato Número de obesos /Faixa

etária x 100Fonte: Relatório

das USAFAs17 AÇÕES PARA LEVANTAMENTO

ANTROPOMÉTRICO5 2 4 6 Total = 17 4 4

16 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

16 Estruturação do planejamento familiar

Realizar reuniões periódicas sobre planejamento familiar por unidade de saúde

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Apresentação nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato Lista de presença Apresentação de lista de

presença das USAFAS 12 8 14 8 42 4 0

Porcentagem de mulheres em idade fértil usando anticoncepcionais (DIU, injetáveis ou comprimidos)

Menos de 1/3: não pontua Mais de 2/3: 4 pontos Entre 1/3 e 2/3: 2 pontos

Número de mulheres em idade fértil usando métodos anticoncepcionais / Número de mulheres em idade fértil no território x 100 Fonte: Relatório

das USAFAs

11.635 MIF/3 = 3.878 3904 3898 3995 3898 3924 4 2

Número de DIU colocados Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número total de DIUs colocados por USAFA Fonte: Relatório das USAFAs

Registros da USAFA Jardim Brasil. Proposta para NASF

implantar.2 4 0 1 7 4 4

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população, de forma articulada com os demais pontos de atenção em saúde

Realizar uma roda de conversa semanal

Realizar 01 ou mais reuniões: 04 pontos Não realizar: não pontua

Número de rodas de conversa realizadas por USAFA por mês Lista de presença listas de presenças e

consolidado de ações 49 44 41 29Total de Rodas de

Conversas 163 Media quadrimestral 60

4 4

2 Acompanhar em conjunto 100% dos pacientes da saúde mental da área adscrita

Acompanhar 100% dos pacientes das áreas adscritas: 4 pontos Acompanhar abaixo de 99,9%: não pontua

Número de pacientes acompanhados / Número de pacientes de saúde mental na

área adscrita x100Relatório de Visita SIAB N.A. 4

nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO FEV MAR ABR MAI MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Melhoria das condições de saúde do idoso e portadores de doenças

crônicas

Realizar ações em grupo, externamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 08 grupos : 04 pontos Realizar de 05 a 07: 02 pontos Realizar de 02 a 04: 01 ponto Realizar abaixo de 02: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA Fonte: Lista de Presença PSE - Listas 22 5 39 47

113/15=7,5 reuniões cada

USAFA4 2

2Realizar ações em grupo, internamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 20 grupos: 04 pontos Realizar 14 a 19: 03 pontos Realizar 04 a 08: 01 ponto Abaixo de 03: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA Fonte: Lista de Presença Levantar listas

352 20X15=

300 Grupos mensais

267 20X15=

300 Grupos mensais

328 20X15=

300 Grupos mensais

301 20X15=

300 Grupos mensais

Total de Grupos 1.248 4 4

3 Taxa de internação por Diabetes Mellitus e suas complicações

Reduzir a taxa de internação por diabetes

Reduzir em 2% o número de internações por diabetes em relação à média da cidade (3,75). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número de internações por diabetes mellitus* e suas complicações na população de 30 a 59 anos, em determinado local e período/ População de 30 a 59 anos, no mesmo local e período X 10.000

SIHD

(CID: E10 a E14.9)3 internações/54716

pessoas*10000 = 1,66(Indice Guarujá)

Indice Corpore - 0,55

0,55 0,55 4 4

4 Taxa de Internações por Acidente Vascular Cerebral- AVC.

Taxa de internações por Acidente Vascular Cerebral ≤ 4,7 por 10.000 hab

Reduzir em relação à média da cidade (8,18). Atingir ≤ 4,7: 4 pontos Entre 4,8 e 6,8: 2 pontos Acima de 6,9: não pontua

Número de pacientes internados por AVC por local e período / Número total de pacientes

registrados de hipertensão arterial por local e período x 100

SIHD/SIABcod procedimento: 03.03.04.014-9 e

03.03.04.030-0 = 31 internações / 12.102 x 100

0,26% 0,26% 4 4

5Taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur (/10.000)

Reduzir em 2% da taxa de internaçao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur

Atingir a meta: 4 pontos Não atingir : não pontua

Número de internação hospitalar por fratura do fêmur em pessoas com 60 anos ou mais, por local de residência / Total da população com 60 anos ou mais, em mesmo período de tempo e local considerados no numerador x 10.000.

base de dados de internação

(CID S72)45 Internações / 10659 pessoas * 10000

=4,22 (indice Guarujá) 5 internações/10659*10000

= 0,46 (indice Corpore)

0,46 0,46 4 4

6Número de cirurgias de prostatectomia suprapúbica acima de 65 anos por local de residência

Ampliar em 10% o número de Prostatectomia Suprapúbica, em relação ao ano anterior

Aumentar em relação à média da cidade do nº de procedimentos (4 ). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número absoluto de cirurgias de Prostatectomia Suprapúbica por residência - Código 04.09.03.002

SIHDNão houve internações no municipio para realização

desse procedimentoNão houve internações no municipio para realização

desse procedimento 4 4

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde

Realizar vacinação do calendário básico através da busca ativa em 100% das crianças do território

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99,99%: não pontua

Proporção de vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança com coberturas vacinais

alcançadasSI-PNI

total de vacinas em < 1 ano com cob atingida/total de vacinas para

< 1 ano x 1000

de 15 USAFAs, 10 não

atingiram cob. em 08

vacinas

de 15 USAFAs, 09

não atingiram cob. em 08

vacinas

de 15 USAFAs, 13 não

atingiram cob. em 08 vacinas

de 15 USAFAs, 11 não atingiram cob.

em 08 vacinas 4 0

2Proporção de casos de notificação compulsória imediata encerradas em até 60 dias após a notificação

Realizar investigação de 100% dos casos em até 60 dias

Realizar 100% em até 60 dias: 06 pontos Realizar 100% em + de 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em até 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em + de 60 dias: 02 pontos Demais condições: não pontua

Número de casos encerrados / Número de casos notificados x 100 Fonte: SINAN SINAN

não se aplica( VE que encerra os casos)ano 2016 – 125/130 X

100=96,15NÃO SE APLICA

NÃO SE APLICA

NÃO SE APLICA NÃO SE APLICA 6 6

3 Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera

Atingir a cura em 100% de casos novos aos 6 meses de tratamento

Atingir 100%: 4 pontos Abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x 100

TBWEB ano de coorte 2015 – 221/280x100=78,92 78,92 78,92 78,92 78,92 4 0

4 Proporção de exames anti-HIV nos casos novos de tuberculose

Realizar o exame de HIV em 100% de casos novos de tuberculose

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de exames de HIV em casos novos de tuberculose no período / Número de casos novos de tuberculose no período x 100

TBWEB ano de 2016 – 215/221x100=97,73 97,73 97,73 97,73 97,73 97,73 4 0

5 Número de casos novos de AIDS em menores de 5 anos

Zerar a incidência de casos novos de AIDS em menores de cinco anos

Nenhum caso: 4 pontos Qualquer número diferente de zero: não pontua

Número absoluto de casos de SIDA em menores de 5 anos SINAN referencia W Rocha 0 0 0 0 0 4 4

6 Número de testes sorológicos anti-HCV Aumentar o acesso ao diagnóstico da hepatite C.

Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número de exames / Total da população adscrita x 1000 SINAN EXAMES DA MASSA DE DADOS

DO LABORATORIO 3,26 3,49 3,44 4,32 3,63 4 4

7Proporção de cura dos casos novos de hanseníase diagnosticados nos anos cortes

Atingir a cura em 100% de casos novos Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x100

SINANNão se aplica, paciente

encaminhado para referência, a fim de realizar o tratamento

referência W

Rocha ano 2015 – 6/7x100=85,71

85,71 4 4

8Proporção de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase examinados

Examinar 100% de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos com todos os contatos intradomiciliares examinados no período / Número de casos no período x100 Fonte: SINAN

SINANNão se aplica, paciente

encaminhado para referência, a fim de realizar a busca

referência W

Rocha ano 2016 – 13/30x100=43,33

43,33 4 4

9Número de visitas domiciliares para controle de vetores (para o ACS, sempre que a situação epidemiológica determinar)

Cada ACS deve visitar 100% dos domicílios de sua microárea para efeito de controle de vetores

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casas visitadas por período / Número de casas na microárea x100

SIAB - Relatório de ACS´s

Número de visitas realizadas / Numero de familias

cadastradas*10036% 70% 85% 46% 59% 4 0

17TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Investir em qualificação e fixação de profissionais para o SUS

Realizar 04 horas de treinamento/ capacitação por mês por equipe nas diferentes categorias profissionais

Realizar 100%: 06 pontos Realizar 76 a 99,99%: 04 pontos Realizar 51 a 75,99%: 03 pontos Realizar 26 a 50,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 25,99%: não pontua

Número de horas de treinamento por pessoa por

categoria profissional em determinado local e período

Fonte: Lista de presença

lista de presença Calcular as horas - listas de capacitação

6 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO JUN JUL AGO SET MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Média da ação coletiva de escovação dental supervisionada

Realizar ação coletiva de escovação supervisionada em 100% das escolas municipais e estaduais

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de estudantes participantes na ação coletiva de escovação em determinada escola e período / Número de estudantes da escola x100 Fonte:SIAB

S.I.A. TOTAL DE ALUNOS = 19.173 TOTAL DE ESCOVAÇÃO =11632

44963499

13635

61% 4 0

2Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programada

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas Programadas

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas agendadas/ Número de primeiras consultas realizadas x 100 Fonte: S.I.A.

WinSaude/ SISREG SIABSISREG= 0

REALIZADAS = 789

SISREG= 0 REALIZADAS

= 634

SISREG= 0 REALIZADAS

= 682

SISREG= 0 REALIZADAS

= 841 4 0

3Cobertura de Primeira Consulta de atendimento odontológico à gestante

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas nas Gestantes

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas em gestantes realizadas no local e período/ Número total de gestantes no mesmo local e período x 100

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

4Razão entre Tratamentos Concluídos e Primeiras Consultas Odontológicas Programáticas

Concluir 100% dos Tratamentos Odontológicos em relação à Primeira Consulta Odontológica Programada

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de tratamentos concluídos em local e período / Número de primeiras consultas odontológicas x 100 Fonte: Relatório do setor odontológico

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

5Média de Atendimento de Urgência Odontológica por Habitante

Realizar em média de 1 atendimento por 400 habitantes/ mês

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de urgências atendidas por local e período / Número de população adscrita no mesmo local e período x 1000

S.I.A.

NUMERO DE ATENDIMENTOS DE URGENCIA NAS USAFAS /

POPULAÇÃO COBERTA X 1000 Média do Municipio no Quadrim -

9,10% Média das USADAS no quadrim=1,27%

1,27% 1,27 4 4

6Taxa de incidência de alterações da Mucosa Oral

Realizar a investigação dos casos em até 15 dias

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de casos examinados e confirmados em local e período x 100/ Número de população adscrita ao local

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

222 108

 Faixa de desempenho das metas qualitativasPercentual do total de recursos destinados ao

desempenhoDe 121 a 242 pontos 100%De 61 a 120 pontos 50%De 0 a 30 pontos 0%

Faixa de desempenho das metas qualitativas - PÓS ALTERAÇÕES PACTUADAS ENTRE A COMISSÃO E O INST. CORPORE

Percentual do total de recursos destinados ao

desempenhoDe 111 a 222 pontos 100%De 55 a 110 pontos 50%De 0 a 54 pontos 0%

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ JAN/17 MÉDIA APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Proporção de equipes de saúde da família completas.

Manter 100% das equipes completas

100%: 4 pontos Abaixo de 100%: não pontua

Número de equipes completas x100/Número total de equipes CNES NUMERO DE EQUIPES NO CNES 98% 95% 95% 93% 95% 4 0

2 Proporção de indivíduos cadastrados em relação ao previsto.

Cadastrar todas as pessoas da área de abrangência

Mais de 95%: 4 pontos 85 a 95%: 2 pontos < 85%: não pontua

Número de pessoas cadastradas x 100/ Número de pessoas estimado da área ESUS

Número de equipes x 4000 = meta 42*4000 = 168.000

% de cadastrados24% 25% 27% 28% 26% 4 0

3 Proporção de consultas médicas realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas

Faturamento S.I.A.

7 1/2 turnos por semana - 12 consultas agendadas + demanda espontânea 73,46% 44,01% 8,91% 36,18% 40,64% 4 0

4 Proporção de consultas de enfermagem realizadas em relação ao previsto. No mínimo 95% do previsto

Mais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas

Faturamento S.I.A.

7 turnos por semana - 10consultas por turno + demanda espontânea 31,80% 20,57% 2,13% 18,21% 18,18% 4 0

5Proporção de períodos de visitas domiciliares do médico em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas

Faturamento S.I.A.

1 turno por semana * 42 médicos * 4 semanas 205,36% 175,60% 9,52% 53,57% 111,01% 4 4

6Proporção de períodos de visitas domiciliares do enfermeiro em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas

Faturamento S.I.A.

1 turno por semana * 42 enfermeiros * 4 semanas 56,55% 34,52% 0,00% 67,86% 39,73% 4 0

7Proporção de períodos de visitas domiciliares do técnico de enf. em relação ao previsto.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas SIAB 1 turno por semana * 84 técnicos de enf

* 4 semanas 22,92% 27,98% 0,60% 16,67% 17% 4 0

8Proporção de famílias visitadas pelo ACS em relação às famílias cadastradas.

No mínimo 95% do previstoMais de 95%: 4 pontos 90 a 95%: 2 pontos <90%: não pontua

Número de consultas realizadas x100/Número de consultas previstas ESUS Número de visitas realizadas / Numero de

familias cadastradas*100 201% 177% 181% 157% 179% 4 4

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento médico.

Manter atendimento médico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas MÉDICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

2Propiciar a ampliação do acesso a Atenção Básica através da cobertura populacional por cada equipe de saúde da família em atendimento odontológico.

Manter atendimento odontológico agendado através do SISREG e efetuar confirmações dos atendimentos

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Consultas ODONTOLÓGICAS agendadas e confirmadas no SISREG SISREG 0 0 0 0 4 0

3Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento médico na Atenção Básica

Manter atendimento médico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas : 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

OUVIDORIA3308.70800800.773.7000

18 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

4Ampliar o acesso de demandas espontâneas ao atendimento odontológico na Atenção Básica

Manter atendimento odontológico para as demandas espontâneas

Manter atendimento a demandas espontâneas: 4 pontos

Comparativo entre consultas agendadas e apresentação do faturamento mensal S.I.A E SISREG 0 0 0 0 4 0

5 Proporção de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Reduzir o percentual de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos

Realizar abaixo de 5,20% (sispacto 2012): 4 pontos Realizar acima de 5,20 %: não pontua Fonte: SISPACTO

Número total de extrações dentárias em determinado local e período/ Número total de procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos selecionados no mesmo local e período x 100

Faturamento S.I.A. E Mapa de produçao Consolidado Mensal

FATURAMENTO APRESENTADO NO S.I.A. 3,75% 2,59% 1,29% 1,44% 2,27% 4 4

6Cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Ampliar a cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família

Cobertura de mais de 86%: 6 pontos Cobertura de 66 a 85,99%: 4 pontos Cobertura de 50 a 65,99%: 2 pontos Cobertura de menos de 50%: não pontua

Número de famílias no sistema PBF acompanhadas pela Atenção Básica/ Número

de famílias no PBF x 100

Sistema do Programa Bolsa Família

INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO PBF

Familias beneficiárias = 6348 Familias Acompanhadas = 2478 = 39,03% 39,03% 6 0

7 Proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (Icsab).

Reduzir o nº de internações por causas sensíveis à Atençao Básica

Menor ou igual a 32,62: 04 pontos Acima de 32,62: não pontua

Nº de internações por causas sensíveis selecionadas à Atenção Básica, em determinado local e período/Total de internações clínicas, em determinado local e período x 100.

SIHD

INTERNAÇÕE CLINICAS SENSIVEIS A AT BASICA EM

MORADORES DOS BAIRROS AFINS / INTERNAÇÕES CLINICAS EM

MORADORES DOS BAIRROS AFINS

12,50% 14,47% 18,99% 9,77% 13,93% 4 4

8 Garantir assistência pós-hospitalar de qualidade

Ofertar consultas diárias de enfermeiro no SISREG (com confirmação de atendimento) para assistência pós hospitalar a pacientes da sua área de abrangência

Manter agenda no SISREG com confirmações: 4 pontos Não manter agenda no SISREG com confirmações: não pontua

Número de consultas de ENFERMEIROS agendadas e confirmadas no SISREG Fonte: SISREG

SISREG100% DAS CONSULTAS

AGENDADAS COM CONFIRMAÇÕES

43,62% 25,05% 29,25% 23,73% 30,41% 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Fortalecer e ampliar as ações de prevenção e detecção precoce do câncer do colo de útero.

Ampliar a razão de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com um exame citopatológico

Realizar acima de 50 %: 04 pontos Abaixo de 43,99%: não pontua De 44 a 49,99%: 02 pontos

Número de exames citopatológicos realizados em mulheres de 25 a 64 anos/Número de mulheres no

mesmo grupo etário e mesmo local/3 x 100

S.I. A. - Coletas realizadas por unidade por mês

2302 COLETAS/ 3274 *100 (29467 MULHERES 25 A 64 A /

12 / 4)/3 = 32741191 487 224 400 70,31 4 4

2Fortalecer e ampliar as ações para o tratamento oportuno do câncer do colo de útero.

Realizar seguimento / monitoramento ao tratamento de todas as mulheres com diagnóstico de lesões intra-epiteliais de alto grau do colo de útero.

Realizar 100%: 04 pontos Realizar de 99.99 a 75%¨: 2 pontos Realizar abaixo de 74,99%: não pontua

Número de mulheres monitoradas/ Número de mulheres com diagnóstico de lesão intra epitelial de alto grau do colo de utero no mesmo período e local

x 100 Fonte:Relatório setorial - Saúde da MulherSISCOLO

PACIENTES COM LESÃO DE ALTO GRAU

ACOMPANHADAS15 pacientes identificadas com lesão de

alto risco x 15 acompanhadas 100% 4 4

3Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno do câncer de mama.

Ampliar a razão de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Realizar acima de 43% : 04 pontos Realizar entre 30 a 42,99%: 2 pontos Realizar abaixo de 29,99%: não pontua

Número de mamografias para rastreamento realizadas em mulheres residentes na faixa etária de 50 a 69 anos em determinado local e ano / População feminina na mesma faixa etária no

mesmo local e ano/2 x100

SISREG - MAMOGRAFIAS SOLICITADAS

2513 EXAMES SOLICITADOS / 1928 * 100

(11568 MULHERES DE 50 A 69 A/12*4)/2

858 655 439 561 130% 4 4

4Percentual de seguinto/tratamento informado de mulheres com diagnostico de lesoes intra-epiteliais de alto grau do colo do utero

100% de seguimento/tratamento informado de mulheres com diagnostico de lesoes intraepiteliais de alto grau do colo do utero

Acompanhar 100% das mulheres com diagnosticos de lesoes intraepiteliais de alto grau do colo do utero: 4 pontos Abaixo de 99,99%: não pontua

N;umero de mulheres com diagnostico de lesao intraepitelial de alto grau com seguimento informado

em determinado ano local/ numero total de mulheres com diagnostico de lesao intraepitelial de

alto grau, em determinado ano e local x 100

SISCOLO PACIENTES COM LESÃO DE ALTO

GRAU ACOMPANHADAS

NÃO SE APLICA 100% N.A. 4 0

5 Percentual de parto normal Alcançar 70% de partos normais na área de abrangência de cada USAFA

Abaixo de 60%: não pontua Entre 60,01 a 70,99%: 2 pontos Acima de 71%: 4 pontos

Número de partos normais em local e período / Número total de partos no local e período x100 SIHD Partos Normais / Partos totais por

bairro (fonte SIHD) 59,42% 59% 4 0

6 Proporção de nascidos vivos de mães com no mínimo sete consultas de pré-natal

Realizar 85% dos pré-natais com no mínimo07consultas médicas de qualidade e uma consulta de puerpério até 42 dias pós-parto

Maior ou igual a 85% : 04 pontos Realizar de 75 a 84,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 74,99% : não pontua

Número de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal em local e período / Número

total de nascidos vivos do local e período x 100SINASC NÃO SE APLICA N.A. 0

7 Percentual de testes de sífilis e HIV nas gestantes usuárias do SUS

Realizar teste de sífilis e HIV em 100% das gestantes

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99.99%: não pontua

Número de testes realizados para o diagnóstico de sífilis e HIV em gestantes, em determinado local e

período/ Número de partos hospitalares do SUS, no mesmo local e período x 100

S.I. A.- TESTE RAPIDO DE SIFILIS E HIV EM GESTANTE

Exames - massa de dados (deficiencia do dado: o relatorio de

exames engloba gestantes de todas as idades gestacionais

85% 85% 4 0

8 Percentual de óbitos maternos em determinado período e local de residência

Diminuir a zero a taxa de mortalidade materna na região em mulheres com gestação de risco

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos maternos em gestações de alto risco em determinado período e local de residência/ Número total de gestações de risco no mesmo local e período x 100 Fonte: SIM, SISPRENATAL WEB ou E-SUS

SIMpara a base de calculo será

necessário a informação do nº de gestantes atendidas no ambulatório de alto risco com a Atenção Básica.

nº óbitos=4 4 4 0

9 Taxa de mortalidade infantil e seus componentes

Diminuir a zero a mortalidade infantil pós-neonatal ou infantil tardia

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua

Número de óbitos em crianças de 29 dias a um ano de vida em local e período /Número total de nascidos vivos no local e período x1000

SIM / SINASC 2,95 3,22 3,15 3,13 3,11 4 0

10 Relação de óbitos infantis e fetais investigados

Realizar 100% de investigação nos casos de óbitos infantis e fetais dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos infantis e fetais investigados / Número de óbitos infantis e fetais totais x100 SIM / SINASC 100% 100% 100% 100% 100% 4 4

11 Relação de óbitos maternos investigadosRealizar 100% de investigação nos casos de óbitos maternos dentro do território da USAFA

Realizar 100% : 04 pontos Realizar abaixo de 99,99% : não pontua

Número de óbitos maternos investigados/ Número de óbitos maternos totais x100 SIM 100% 100% 100% 0 100% 4 4

12 Proporção de óbitos em mulheres em idade fértil (MIF) investigados Investigar 100% dos óbitos em MIF Realizar 100% : 04 pontos

Realizar abaixo de 99,99% : não pontuaNúmero de óbitos de MIF investigados em local e período / Número de óbitos de MIF totais em local e período x100

SIM 100% 100% 100% 100% 100% 4 4

13 Nº de casos novos de sífilis congênita em menores de um ano de idade

Reduzir a zero os casos novos de sífilis congênita

Atingir a meta: 04 pontos Não atingir: não pontua Número absoluto de casos novos de sífilis congênita SINASC 9 4 0

14 Prevalência de aleitamento materno exclusivo aos 04 meses de vida

Distribuição percentual de crianças até 4 meses de idade acompanhadas e em aleitamento materno exclusivo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Número de crianças até 4 meses de idade em aleitamento materno / Número de crianças até 4

meses de idade acompanhadas x 100 ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS

E GESTANTES 71 84 78 66

299 Realizadas

/ Meta quadrimestral

240

4 4

15Prevalência de obesidade na população

infantil

Promover atividades multiprofissionais sobre nutrição infantil e alimentação saudável. Encaminhar mensalmente relatório das etapas do processo

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar menos de 4 reuniões mensais: não pontua

Número de atividades realizadas por USAFA Relatório das USAFAs

Planilha de Controle das USAFAs

Ttotal de Reuniões =0 4 0

Promover diagnóstico nutricional antropométrico nas escolas do território 1x/ano

Cumpriu: 4 pontos Não cumpriu: não pontua

Relatos nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato Número de obesos /Faixa etária x

100Fonte: Relatório das USAFAs

17 AÇÕES PARA LEVANTAMENTO ANTROPOMÉTRICO 5 2 4 6 Total = 17 4 4

16 Estruturação do planejamento familiar

Realizar reuniões periódicas sobre planejamento familiar por unidade de saúde

Realizar 04 reuniões mensais: 04 pontos Realizar abaixo de 04: não pontua

Apresentação nas reuniões da Comissão de Avaliação do Contrato

Lista de presença

Apresentação de lista de presença das USAFAS 36 16 15 6 73 4 4

Porcentagem de mulheres em idade fértil usando anticoncepcionais (DIU, injetáveis ou comprimidos)

Menos de 1/3: não pontua Mais de 2/3: 4 pontos Entre 1/3 e 2/3: 2 pontos

Número de mulheres em idade fértil usando métodos anticoncepcionais / Número de mulheres em idade fértil no território x 100 Fonte: Relatório das USAFAs

11.635 MIF/3 = 3.878 3807 3704 3912 3741 3791 4 0

Número de DIU colocados Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número total de DIUs colocados por USAFA Fonte: Relatório das USAFAs

Registros da USAFA Jardim Brasil. Proposta para NASF implantar. 3 2 2 2 9 4 4

19TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ JAN MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população, de forma articulada com os demais pontos de atenção em saúde

Realizar uma roda de conversa semanalRealizar 01 ou mais reuniões: 04 pontos Não realizar: não pontua

Número de rodas de conversa realizadas por USAFA por mês Lista de presença

listas de presenças e

consolidado de ações

14 40 37 30 121 4 4

2 Acompanhar em conjunto 100% dos pacientes da saúde mental da área adscrita

Acompanhar 100% dos pacientes das áreas adscritas: 4 pontos Acompanhar abaixo de 99,9%: não pontua

Número de pacientes acompanhados / Número de pacientes de saúde mental na área adscrita x100 RELATORIO DE VISITA SIAB N.A N.A N.A N.A N.A N.A.4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ JAN MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1

Melhoria das condições de saúde do idoso e portadores de doenças

crônicas

Realizar ações em grupo, externamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 08 grupos : 04 pontos Realizar de 05 a 07: 02 pontos Realizar de 02 a 04: 01 ponto Realizar abaixo de 02: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA Fonte: Lista de Presença

Houve registro, porém os números não foram

expressivos 4 0

2Realizar ações em grupo, internamente, com vistas a promoção da saúde e estilo de vida saudável

Realizar 20 grupos: 04 pontos Realizar 14 a 19: 03 pontos Realizar 04 a 08: 01 ponto Abaixo de 03: não pontua

Número de grupos formalizados por USAFA Fonte: Lista de Presença Levantar listas

282 14X15= 210

Grupos mensais

319 14X15=

210 Grupos mensais

268 14X15=

210 Grupos mensais

125 14X15=

210 Grupos mensais

Total de Grupos

quadrimestre = 994

4 3

3 Taxa de internação por Diabetes Mellitus e suas complicações

Reduzir a taxa de internação por diabetes

Reduzir em 2% o número de internações por diabetes em relação à média da cidade (3,75). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número de internações por diabetes mellitus* e suas complicações na população de 30 a 59 anos, em determinado local e período/ População de 30 a 59 anos, no mesmo local e período X 10.000

SIHD

(CID: E10 a E14.9)32 internações/54716 pessoas*10000 = 5,84(Indice Guarujá) Indice Corpore - 1,64

1,64 1,64 4 4

4 Taxa de Internações por Acidente Vascular Cerebral- AVC.

Taxa de internações por Acidente Vascular Cerebral ≤ 4,7 por 10.000 hab

Reduzir em relação à média da cidade (8,18). Atingir ≤ 4,7: 4 pontos Entre 4,8 e 6,8: 2 pontos Acima de 6,9: não pontua

Número de pacientes internados por AVC por local e período / Número total de pacientes

registrados de hipertensão arterial por local e período x 100

SIHD/SIABcod procedimento: 03.03.04.014-9 e

03.03.04.030-0 = 31 internações / 12.102 x 100

0,20% 0,20% 4 4

5Taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur (/10.000)

Reduzir em 2% da taxa de internaçao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur

Atingir a meta: 4 pontos Não atingir : não pontua

Número de internação hospitalar por fratura do fêmur em pessoas com 60 anos ou mais, por local de residência / Total da população com 60 anos ou mais, em mesmo período de tempo e local considerados no numerador x 10.000.

base de dados de internação

(CID S72)25 Internações / 10659 pessoas * 10000 =23,45 (indice Guarujá)

4 internações/10659*10000 = 3,75(indice Corpore)

3,75 3,75 4 4

6Número de cirurgias de prostatectomia suprapúbica acima de 65 anos por local de residência

Ampliar em 10% o número de Prostatectomia Suprapúbica, em relação ao ano anterior

Aumentar em relação à média da cidade do nº de procedimentos (4). Atingir a meta: 4 pontos Não atingir: não pontua

Número absoluto de cirurgias de Prostatectomia Suprapúbica por residência - Código 04.09.03.002

SIHD NÃO SE APLICA N.A. 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde

Realizar vacinação do calendário básico através da busca ativa em 100% das crianças do território

Realizar 100%: 04 pontos Realizar abaixo de 99,99%: não pontua

Proporção de vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança com coberturas vacinais

alcançadasSI-PNI

total de vacinas em < 1 ano com cob atingida/total de vacinas para < 1 ano x 1000

de 15 USAFAs, 10

não atingiram cob. em 08

vacinas

de 15 USAFAs, 12

não atingiram cob. em 08

vacinas

de 15 USAFAs, 11não

atingiram cob. em 08

vacinas

de 15 USAFAs, 12 não atingiram

cob. em 08 vacinas

4 0

2Proporção de casos de notificação compulsória imediata encerradas em até 60 dias após a notificação

Realizar investigação de 100% dos casos em até 60 dias

Realizar 100% em até 60 dias: 06 pontos Realizar 100% em + de 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em até 60 dias: 04 pontos Realizar 50 a 99,99% em + de 60 dias: 02 pontos Demais condições: não pontua

Número de casos encerrados / Número de casos notificados x 100 Fonte:

SINANSINAN

não se aplica( VE que encerra os casos)ano 2016 –

125/130 X 100=96,15NÃO SE APLICA

NÃO SE APLICA

NÃO SE APLICA NÃO SE APLICA N.A.6 0

3 Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera

Atingir a cura em 100% de casos novos aos 6 meses de tratamento

Atingir 100%: 4 pontos Abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x 100

TBWEB ano de coorte 2015 – 221/280x100=78,92 84,68 84,68 84,68 84,68 84,68 4 0

4 Proporção de exames anti-HIV nos casos novos de tuberculose

Realizar o exame de HIV em 100% de casos novos de tuberculose

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de exames de HIV em casos novos de tuberculose no período / Número de casos novos de tuberculose no período x 100

TBWEB ano de 2016 – 234/235x100=99,57 99,57 99,57 99,57 99,57 99,57 4 0

5Número de casos novos de AIDS em menores de 5 anos

Zerar a incidência de casos novos de AIDS em menores de cinco anos

Nenhum caso: 4 pontos Qualquer número diferente de zero: não pontua

Número absoluto de casos de SIDA em menores de 5 anos SINAN referencia W Rocha 0 0 1 0 0 4 4

6 Número de testes sorológicos anti-HCV

Aumentar o acesso ao diagnóstico da hepatite C.

Encaminhar registros: 4 pontos Não encaminhar: não pontua

Número de exames / Total da população adscrita x 1000 S.I.A. 7,63 6,72 6,86 6,38 6,90 4 4

7Proporção de cura dos casos novos de hanseníase diagnosticados nos anos cortes

Atingir a cura em 100% de casos novos

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos curados encerrados no período / Número de casos novos encerrados no período x100

SINANNão se aplica, paciente

encaminhado para referência, a fim de realizar o tratamento

90,91 90,91 90,91 90,91 90,91 4 4

8Proporção de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase examinados

Examinar 100% de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casos novos com todos os contatos intradomiciliares examinados no período / Número de casos no período x100 Fonte: SINAN

SINAN referência W Rocha ano 2016 – 13/30x100=43,33 60,6 60,6 60,6 60,6 60,6 4 4

9Número de visitas domiciliares para controle de vetores (para o ACS, sempre que a situação epidemiológica determinar)

Cada ACS deve visitar 100% dos domicílios de sua microárea para efeito de controle de vetores

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de casas visitadas por período / Número de casas na microárea x100 ESUS

RELATORIO DE MOTIVOS DE VISITA “CONTROLE AMBIENTAL/VETORIAL”

0% 0% 0% 0% 0% 4 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1 Investir em qualificação e fixação de profissionais para o SUS

Realizar 04 horas de treinamento/ capacitação por mês por equipe nas diferentes categorias profissionais

Realizar 100%: 06 pontos Realizar 76 a 99,99%: 04 pontos Realizar 51 a 75,99%: 03 pontos Realizar 26 a 50,99%: 02 pontos Realizar abaixo de 25,99%: não pontua

Número de horas de treinamento por pessoa por categoria profissional em determinado local e

período Fonte: Lista de presençalista de presença

Calcular as horas - listas de capacitação

6 0

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

1Média da ação coletiva de escovação dental supervisionada

Realizar ação coletiva de escovação supervisionada em 100% das escolas municipais e estaduais

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de estudantes participantes na ação coletiva de escovação em determinada escola e período / Número de estudantes da escola x100 Fonte:SIAB

S.I.A. TOTAL DE ALUNOS = 19.173 TOTAL DE ESCOVAÇÃO =14.138 2565 4563 2696 4314 74% 4 0

2 Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programada

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas Programadas

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas agendadas/ Número de primeiras consultas realizadas x 100 Fonte: S.I.A.

WinSaude/ SISREG SIABSISREG= 0

REALIZADAS = 789

SISREG= 0 REALIZADAS

= 634

SISREG= 0 REALIZADAS

= 682

SISREG= 0 REALIZADAS

= 841 4 0

20 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Nº INDICADOR META RANKING DE PONTUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO FONTE DA INFORMAÇÃO CÁLCULO OUT NOV DEZ jan/17 MÉDIA

APLICÁVEL Possível OBTIDA

3Cobertura de Primeira Consulta de atendimento odontológico à gestante

Realizar 100% das Primeiras Consultas Odontológicas nas Gestantes

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de primeiras consultas em gestantes realizadas no local e período/ Número total de gestantes no mesmo local e período x 100

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

4Razão entre Tratamentos Concluídos e Primeiras Consultas Odontológicas Programáticas

Concluir 100% dos Tratamentos Odontológicos em relação à Primeira Consulta Odontológica Programada

Atingir 100%: 4 pontos Atingir abaixo de 99,99%: não pontua

Número de tratamentos concluídos em local e período / Número de primeiras consultas odontológicas x 100 Fonte: Relatório do setor odontológico

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

5Média de Atendimento de Urgência Odontológica por Habitante

Realizar em média de 1 atendimento por 400 habitantes/ mês

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de urgências atendidas por local e período / Número de população adscrita no mesmo local e período x 1000

S.I.A.

NUMERO DE ATENDIMENTOS DE URGENCIA NAS USAFAS / POPULAÇÃO

COBERTA X 1000 Média do Municipio no Quadrim - 9,10% Média das USADAS no quadrim=1,27%

0,79% 0,79 4 4

6 Taxa de incidência de alterações da Mucosa Oral

Realizar a investigação dos casos em até 15 dias

Menor em relação à média da cidade: 4 pontos Maior ou igual: não pontua

Número de casos examinados e confirmados em local e período x 100/ Número de população adscrita ao local

INFORMAÇÃO NÃO DISPONIBILIZADA PELO S.I.A.

N.A. 4 0

208 95

N.A = Não se aplica (Pactuação entre a Prefeitura Municipal do Guarujá e o Instituto Corpore. Mediante discussão técnica nas reuniões, percebeu-se que a rotina e a rede de atenção básica do município apresenta estrutura diferente, bem como rotina de acom-panhamento desses casos diferenciada e portanto passam a não ser responsabilidade direta das equipes de estratégia de saúde da família.

4. JUSTIFICATIVAS DAS METAS NÃO ALCANÇADAS4.1 Desequilíbrio econômico financeiroO ano de 2016 foi o primeiro em que esta organização social não apresentou 100% de aproveitamento das metas estabelecidas no contrato/projeto, este fato deu-se a partir das dificuldades enfrentadas por esta entidade, conside-rando o desequilíbrio econômico financeiro que se estabeleceu no decorrer da execução do projeto. Com a finalidade de garantir a continuidade dos serviços executados pela ins-tituição e na tentativa de reduzir os danos que eram iminentes ao atendimento das equipes, notificamos oficialmente a secretaria de saúde, a secretaria de finanças e a Presidente da Comissão de avaliação e monitoramento do Contrato 14/2015 (anexos os ofícios 006/2015, e 007/2015 respectivamente proto-colados em abril e maio de 2015). Esses ofícios tinham por objetivo informar as dificuldades enfrentadas pela entidade, prejudicando, por conseguinte a execução do Contrato de gestão em questão, bem como a solicitação de termo aditivo que até o presente momento não foi providenciado. A elaboração deste termo aditivo era fundamental, no que diz respeito o equilíbrio financeiro, para a implantação das 8 equipes, passando das 34 equipes mantidas até então, para as atuais 42 equipes. A não elaboração desse termo aditivo comprome-teu diretamente o processo de gestão resultando no desequilíbrio financeiro, por terem sido realizadas glosas indevidas, e consequentemente no impacto negativo nos dados quantitativos e qualitativos apresentados.4.2 Atrasos de repasseÉ do conhecimento da Secretária Municipal de saúde do Guarujá que os repasses são realizados fora do estabelecido no contrato de gestão 14/2015 em seu anexo III Sistema de pagamento, conforme o que segue:Cláusula Terceira – Das Obrigações da Contratante: [...]Garantir os recursos financeiros para a execução do objetodeste Contrato, fazendo o repasse mensal nos termos do Anexo III Sistema de Pagamento.Anexo IIIEsse pagamento será realizado até o último dia útil do mês consignado.Neste cenário e em suma, o projeto apresentado na licitação, com as metasa serem alcançadas, que se sagrou vencedor do certame, levou em consideração que a Contratante, neste caso o Município de Guarujá, cumpriria integralmente com a sua obrigação de repassar os valores mensais até o último dia útil do mês, fato este que não ocorreu conforme demonstra o quadro abaixo:DATA PREVISTA

PARA O REPASSE

DATA DO REPASSE

NÚMERO DO DOCUMENTO DE CRÉDITO

VALORES REPASSADOS (R$) COMPETÊNCIA DIAS DE

ATRASO

30/11/2015 04/01/2016 FEDERAL R$ 261.842,25 nov/15 -3531/12/2015 06/01/2016 FEDERAL R$ 589.338,00 dez/15 -6

31/10/2015 20/01/2016 MUNICIPAL R$ 500.000,00 Out/15 e Nov/15 -81

30/11/2015 28/01/2016 MUNICIPAL R$ 300.000,00 Nov/15 e Dez/15 -59

31/01/2016 05/02/2016 FEDERAL R$ 765.338,00 jan/16 -531/01/2016 18/02/2016 MUNICIPAL R$ 500.000,00 jan/16 -1828/02/2016 29/02/2016 FEDERAL R$ 924.438,00 fev/16 -131/01/2016 18/03/2016 MUNICIPAL R$ 300.000,00 jan/16 -4731/01/2016 21/03/2016 MUNICIPAL R$ 300.000,00 jan/16 -5031/01/2016 29/03/2016 FEDERAL R$ 900.438,00 jan/16 -5828/02/2016 29/03/2016 MUNICIPAL R$ 743.526,48 fev/16 -3030/04/2016 29/04/2016 FEDERAL R$ 900.438,00 abr/16 130/05/2016 05/05/2016 MUNICIPAL R$ 787.975,29 mar/16 2530/04/2016 12/05/2016 MUNICIPAL R$ 300.000,00 abr/16 -1231/05/2016 25/05/2016 FEDERAL R$ 589.338,00 mai/16 631/05/2016 03/06/2016 FEDERAL R$ 307.100,00 mai/16 -330/04/2016 10/06/2016 MUNICIPAL R$ 727.046,84 abr/16 -4130/06/2016 23/06/2016 FEDERAL R$ 745.338,00 jun/16 730/06/2016 12/07/2016 FEDERAL R$ 159.100,00 jun/16 -1231/07/2016 12/07/2016 FEDERAL R$ 737.338,00 jul/16 1931/07/2016 28/07/2016 FEDERAL R$ 100.000,00 jul/16 331/05/2016 28/07/2016 MUNICIPAL R$ 330.607,55 mai/16 -5831/07/2016 18/08/2016 FEDERAL R$ 218.200,00 jul/16 -1831/07/2016 18/08/2016 FEDERAL R$ 485.012,67 jul/16 -18

30/06/2016 22/08/2016 MUNICIPAL R$ 821.320,48 jun/16 e jul/2016 -53

31/08/2016 01/09/2016 FEDERAL R$ 111.300,00 ago/16 -131/08/2016 13/09/2016 FEDERAL R$ 944.338,00 ago/16 -1331/08/2016 13/09/2016 MUNICIPAL R$ 160.000,00 ago/16 -1331/08/2016 14/09/2016 MUNICIPAL R$ 250.000,00 ago/16 -1430/09/2016 06/10/2016 FEDERAL R$ 250.000,00 set/16 -630/09/2016 10/10/2016 FEDERAL R$ 912.438,00 set/16 -1030/09/2016 13/10/2016 MUNICIPAL R$ 50.000,00 set/16 -1331/08/2016 13/10/2016 MUNICIPAL R$ 152.533,77 ago/16 -4330/09/2016 21/10/2016 MUNICIPAL R$ 355.316,70 set/16 -2131/10/2016 07/11/2016 FEDERAL R$ 745.338,00 out/16 -731/10/2016 10/11/2016 FEDERAL R$ 168.400,00 out/16 -1031/10/2016 10/11/2016 MUNICIPAL R$ 170.000,00 out/16 -1031/10/2016 01/12/2016 FEDERAL R$ 305.400,00 out/16 -3130/11/2016 09/12/2016 FEDERAL R$ 589.338,00 nov/16 -931/10/2016 09/12/2016 MUNICIPAL R$ 453.747,75 out/16 -3930/11/2016 19/12/2016 MUNICIPAL R$ 350.000,00 nov/16 -1930/11/2016 22/12/2016 MUNICIPAL R$ 475.713,95 nov/16 -2231/12/2016 29/12/2016 MUNICIPAL R$ 700.000,00 dez/16 2

TOTAL R$ 20.437.599,73

4.3 Descontinuidade do SIAB (Sistema de informação da atenção básica)Vale ressaltar que o SIAB foi substituído pelo E-SUS e para alimentá-lo de forma satisfatória e facilitada, adquirimos um software e iniciamos a implantação desse Sistema – Winsaude, que importa os dados de produção lançados pelas equipes, alimentando assim as bases de dados do Ministério da Saúde. Ocorre que, o desequilíbrio financeiro não nos permitiu oferecer a estrutura necessária e o pagamento em dia do fornecedor, para que a implantação ocorresse de forma satisfatória e em tempo oportuno. Resultando assim na não cobertura adequada das diretrizes definidas no projeto, mais fortemente pela insuficiência da alimentação do sistema de informação, isso porque o tempo de implantação do sistema se fez mais prolongado e moroso do que o tempo que prevíamos para a execução desta tarefa. 5. ATIVIDADES REALIZADAS NO MUNICÍPIO PELA EQUIPE DO INSTITUTO CORPOREFornecimento de Uniforme.Fornecimento de equipamento de proteção individual aos colaboradores.Grupo de HiperdiaCom a finalidade de proporcionar a todos os usuários de saúde informações sobre como controlar a pressão arterial as equipes de saúde da família ofere-ceram informações sobre este tema em sala de espera, bem como em grupos de HIPERDIA. Conscientizaram os pacientes de que a hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Ressaltaram também sobre a importância de entender que ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso. “Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal”. Isso porque, momentaneamente,

qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números. Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão.Confira a seguir uma lista delas:Manutenção do peso ideal: o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue;Prática de atividade física: atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar;Redução de sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarre-tando a hipertensão;Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle;Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável;Medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar;Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental;Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração;Exames médicos: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.Foram realizados em janeiro 62 grupos, fevereiro 60 grupos, março 61 grupos, abril 55 grupos, maio 65 grupos, junho 70 grupos, julho 60 grupos, agosto 46 grupos, setembro 53 grupos, outubro 59 grupos, novembro 57 grupos, dezembro 54 grupos.Grupo de GestantesCom o objetivo de proporcionar as futuras mamães informações sobre a importância do pré-natal e os cuidados com os recém- nascidos, os Médicos e Enfermeiros das unidades de saúde da família ressaltaram que o pré-natal é uma responsabilidade da mulher de extrema importância para garantir que a gestante e o bebe mantenham-se saudáveis durante toda a gestação, esta é a principal missão do pré-natal, mas o período também possui outros atributos. Além de fazer o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e diagnosticar intercorrências clínicas e/ou obstétricas, os nove meses de gestação tem tam-bém a função de preparar o casal para o parto, assim como para a amamentação.Os médicos responsáveis por cada equipe, alertaram sobre a importância de pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada ou antes de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são essenciais para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero. Geralmente são solicitados os seguintes exames: Glicemia, para avaliar se há presença de diabetes; Grupo sanguíneo e fator Rh, esse exame é muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, que pode levar à morte do feto; Anti-HIV, para identificar se há a presença do vírus da AIDS no sangue da mãe. Se a mãe for soropositiva, o médico prescreverá alguns medicamentos que reduzirão as chances de a doença ser transmitida para o bebê; Exame para detectar a sífilis, doença que pode causar malformações no bebê; Exame para detectar a toxoplasmose, pois essa doença pode ser transmitida ao feto, causando malformações; Exa-me para detectar a rubéola, doença que pode levar ao aborto, além de causar malformações no bebê; Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B, caso a mãe tenha o vírus da doença, algumas medidas podem reduzir as chances de transmissão do vírus para o bebê; Exame de urina e urocultura, para identificar se a mãe possui infecção urinária, que pode levar a um parto prema-turo, além de poder evoluir para uma infecção mais grave; Ultrassonografias, as ultrassonografias são utilizadas para a identificação da idade gestacional e possíveis malformações no bebê.Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É necessário que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. Alem da reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações.Foram realizados em janeiro 15 grupos, fevereiro 22 grupos, março 07 grupos, abril 18 grupos, maio 13 grupos, junho 11 grupos, julho 11 grupos, agosto 17 grupos, setembro 18 grupos, outubro 07 grupos, novembro 12 grupos, dezembro 10 grupos

Faixa de desempenho das metas qualitativas Percentual do total de recursos destinados ao desempenho

De 121 a 242 pontos 100%De 61 a 120 pontos 50%De 0 a 30 pontos 0%

Faixa de desempenho das metas qualitativas - PÓS ALTERAÇÕES PACTUADAS ENTRE A COMISSÃO E O INST. CORPORE

Percentual do total de recursos destinados ao

desempenhoDe 111 a 222 pontos 100%De 55 a 110 pontos 50%De 0 a 54 pontos 0%

Faixa de desempenho das metas qualitativas - PÓS ALTERAÇÕES PACTUADAS ENTRE A COMISSÃO E O INST. CORPORE EM

27/06/2017

Percentual do total de recursos destinados ao

desempenhoDe 104 a 208 pontos 100%De 51 a 104 pontos 50%De 0 a 50 pontos 0%

21TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Grupo de aleitamento maternoAs unidades de saúde da família realizaram durante os meses do ano de 2016 grupos de aleitamento materno, conduzidos pelos médicos e enfermeiros das equipes com o apoio dos pediatras do NASF (Núcleo de apoio a saúde da família) e os dentistas de suas respectivas áreas e territórios. As orientações para futuras mamães sobre a os benefícios e a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês foram ressaltadas em todos os encontros, bem como os benefícios advindos de uma amamentação correta que proporciona o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento do bebê.Os profissionais estimularam as mamães oferecerem o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, reforçando seus nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido, principalmente nos primeiros meses de vida.Foram realizados em janeiro 81 grupos, fevereiro 92 gru-pos, março 106 grupos, abril 88 grupos, maio 92 grupos, junho 94 grupos, julho 83 grupos, agosto 90 grupos, setembro 74 grupos, outubro 71 grupos, novembro 84 grupos, dezembro 78 grupos.Grupo de planejamento familiarO objetivo dos profissionais das unidades de saúde da família, é conscientizar a população a respeito dos métodos contraceptivos disponíveis.A constituição de família, muitas vezes se dá de forma inconsciente e sem controle, por falta de informação. O planejamento familiar é conjunto de ações asseguradas por lei, realizadas por parte de redes públicas de saúde, para dar à população o direito de escolher gerar ou não filhos.Através da oferta de vários métodos contraceptivos gratuitos e da venda de anticoncepcionais a preços reduzidos em far-mácias populares, o cidadão tem a possibilidade de prevenir a gravidez não desejada, aumentar os intervalos entre as gestações e reduzir a chance de ter uma gravidez de risco.Foram realizados em janeiro 20 grupos, fevereiro 14 gru-pos, março 11 grupos, abril 24 grupos, maio 17 grupos, junho 12 grupos, julho 08 grupos, agosto 14 grupos, setembro 09 grupos, outubro 36 grupos, novembro 16 grupos, dezembro 15 grupos.Grupo de orientação e cuidados hanseníaseAlgumas unidades de saúde da família realizaram no de-correr do ano de 2016 ações de antessala com objetivo de conscientizar os pacientes sobre a prevenção da hanseníase, uma doença infecciosa que pode ser tratada facilmente se diagnosticada cedo, entretanto, se não tratada, pode gerar complicações como deformação em algumas partes do corpo. Alguns sintomas de hanseníase são; sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor e frio. É importante ficar atento aos sintomas e qualquer sinal e sintoma procurar a Unidade de Saúde, explicou Joanita, acrescentando ainda que a doença possui tratamento simples e os medicamentos são gratuitos.Foram realizados em janeiro 8 grupos, fevereiro 14 grupos, março 11 grupos, abril 07 grupos, maio 09 grupos, junho 12 grupos, julho 08 grupos, agosto 14 grupos, setembro 09 grupos, outubro 11 grupos, novembro 08 grupos, dezembro 06 grupos.Grupo de tabagismoÉ realizado nas unidades de saúde da família e nas escolas, grupo de tabagismo com o objetivo de levar aos estudantes e munícipes, a conscientização crítica sobre o tabagismo, identificando os males do cigarro, e a importância de não entrar “nessa onda” de fumar.As pessoas começam a fumar principalmente influenciadas pela publicidade maciça do cigarro nos meios de comunica-ção de massa. Pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. A publicidade sabe aliar as demandas sociais e as fantasias dos diferentes grupos (adolescentes, mulheres, faixas economicamente mais pobres etc.) ao uso do cigarro, fazendo crer que, ao fumar, esses desejos serão realizados, aumentando o consumo do tabaco entre as pessoas mais facilmente influenciáveis.O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.Foram realizados em janeiro 20 grupos, fevereiro 14 gru-pos, março 23 grupos, abril 24 grupos, maio 17 grupos, junho 18 grupos, julho 21 grupos, agosto 14 grupos, setembro 09 grupos, outubro 17 grupos, novembro 16 grupos, dezembro 15 grupos

Grupo de adolescenteÉ Realizado na sala de reuniões das unidades de saúde da família, grupo de adolescentes como objetivo esclarecer dúvidas, falar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), sinais e sintomas e meios de prevenção.As DST são doenças causadas por vírus e bactérias que são, principalmente, transmitidas através de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.Com o intuito de prevenir essas doenças entre os adolescen-tes, que atualmente iniciam as relações sexuais mais cedo.Foram realizados em janeiro 14 grupos, fevereiro 14 gru-pos, março 12 grupos, abril 07 grupos, maio 05 grupos, junho 12 grupos, julho 08 grupos, agosto 14 grupos, setembro 11 grupos, outubro 11 grupos, novembro 08 grupos, dezembro 06 grupos.Grupo de apoio à saúde do idosoAs unidades de saúde da família do município de Guarujá, orientam os munícipes sobre a importância do envelhe-cimento saudável, pois não é possível fugir dele, mas é possível retardá-lo.Os colaboradores orientaram os participantes a ter uma alimentação saudável, com redução de açúcar, sódio e frituras, para evitar ou controlar doenças como diabetes e hipertensão arterial. Além disso, houve orientação a respeito dos tratamentos para estas doenças e os benefícios que uma atividade física regular pode gerar na vida da pessoa. Avaliações físicas também foram realizadas.Foram realizados em janeiro 10 grupos, fevereiro 09 gru-pos, março 12 grupos, abril 07 grupos, maio 05 grupos, junho 12 grupos, julho 11 grupos, agosto 14 grupos, setembro 11 grupos, outubro 07 grupos, novembro 05 grupos, dezembro 06 grupos.Grupo de apoio e tratamento à tuberculoseProfissionais de saúde que atuam na USAFAS realizam ações, com intuito de informar e alertar os pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento, a respeito da tuberculose.A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causadas por bactérias que afetam principalmente os pulmões. A doença pode causar tosse persistente por mais de três semanas, febre vespertina, emagrecimento, dentre ou-tros sintomas.A infecção ocorre quando uma pessoa saudável inala go-tículas que contém bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a doença e que não se encontra em tratamento. Pessoas que apresentam os sintomas devem buscar ajuda médica e realizar o tratamento de forma ininterrupta.Foram realizados em janeiro 05 grupos, fevereiro 06 gru-pos, março 09 grupos, abril 08 grupos, maio 05 grupos, junho 12 grupos, julho 11 grupos,agosto 14 grupos, setembro 11 grupos, outubro 07 grupos, novembro 06 grupos, dezembro 09 grupos.5.1 OUTRAS AÇÕES E CAMPANHASMoradores do bairro Jardim dos Pássaros recebem orien-tação sobre reeducação alimentar no Grupo de Obesidade.O encontro aconteceu no dia 11 de janeiro na USAFA Jardim dos Pássaros, em Guarujá/SP.

Gestantes de Guarujá (SP) assistem palestra sobre Zika Vírus

A ação aconteceu no dia 11 de fevereiro, na Unidade de Saúde da Família Sítio Conceiçãozinha.O objetivo da ação foi alertar a comunidade sobre o vírus da zika e esclarecer dúvidas. Zica vírus é uma doença transmitida pelo mesmo mosquito que a dengue, o Aedes aegypti; Ele se desenvolve em água parada e limpa. O vírus tem se alastrado no mundo todo e gerado grande preocupação às gestantes, pois foi constatado que existe uma ligação entre o vírus da Zica e a microcefalia; Que é uma doença de má formação do cérebro do bebê; O cérebro tem a circunferência menor que o normal e a criança pode ter dificuldade de aprendizagem. Ainda existem muitas dúvidas sobre este caso e está sob pesquisa e investigação.A melhor forma de prevenir a zika e todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é não deixar água parada em recipientes, plantas ou no quintal. Dessa forma o mos-quito não terá onde se reproduzir. Também é aconselhado à gestantes usar repelente de mosquito e evitar usar roupas que deixam as pernas e os braços expostos, pois são onde o mosquito geralmente pica.A palestra foi realizada pela enfermeira Patrícia e pela agente comunitária de saúde Cleia. Quinze pessoas par-ticiparam da ação, uma delas, Noêmia Vieira, relatou, “Eu gostei muito da palestra. Muitas pessoas não sabem o que o vírus pode causar nas pessoas e é importante saber para

a população se cuidar mais e ter a consciência de que nós podemos evitar essa doença”.

Moradores de Guarujá (SP) participam de palestra informativa sobre reeducação alimentar

A ação aconteceu no dia 15 de fevereiro, na USAFA Jardim dos Pássaros.Atualmente, no Brasil, o número de obesos vem aumentando muito. A obesidade é um problema grave que deve ser tratada antes de atingir o grau mais extremo. Geralmente, as pessoas com tendência à obesidade apresentam sinais que podem antecipar um diagnóstico e assim prevenir que se desencadeie outros problemas mais graves; Como por exemplo, compulsão alimentar, peso alto e problemas cardiovasculares. O objetivo principal da palestra foi orientar os usuários da Unidade a adotarem hábitos mais saudáveis em suas refeições, afinal, uma dieta balanceada pode trazer diversos benefícios à saúde de qualquer um.Existem alimentos que devemos usar como aliados pois eles podem ser propulsores para uma vida melhor. É im-portante saber a quantidade de alimento que seu corpo precisa para gerar energia suficiente para o dia, por isso é indicado consultar um nutricionista para orientar na dieta. De modo geral, deve-se fazer refeições bem variadas, explorar alimentos com fibra, ferro e vitaminas. Deve-se evitar sal e açúcar em excesso e evitar também gordura, optando por carnes magras. Para manter a saúde e o corpo em ordem, além de uma boa alimentação, também é importante agregar algum exercício físico à rotina, como uma caminhada, por exemplo.Dez pessoas participaram da palestra realizada pela nu-tricionista Daniele Taniolo, as assistentes sociais Andreia Santos Nascimento e Vanessa Gomes, os psicólogos André dos Anjos e Karla Bitencurt, a médica Maísa Soares Abreu, a Enfermeira Renata Oliveira, a gerente Maria Cristina e as agentes comunitárias de saúde Maria Tereza Jorge e Pâmela Beatriz Guimarães.

Treinamento sobre trabalho em equipe e comunicação é realizado em Guarujá (SP).

O treinamento aconteceu no dia 23 de fevereiro, na sala de treinamentos do escritório operacional Instituto Corpore.Dezessete colaboradores que atuam no Escritório Opera-cional Instituto Corpore Guarujá receberam um treinamento sobre trabalho em equipe e comunicação. O objetivo do treinamento foi ressaltar a importância do trabalho em equipe, mostrando que a união entre os colaboradores no ambiente de trabalho deixa todos mais motivados e comprometidos, atrelando a união e amizade, em prol de um bem e um objetivo comum. Sempre levando em consi-deração a comunicação efetiva. Além disso, o treinamento serviu para realizar a integração com a equipe.Temas como, mitos e verdades do trabalho em equipe e a importância da comunicação para que o trabalho em equipe seja realizado com sucesso, foram abordados através de roda de conversa em grupo e dinâmica.O treinamento foi realizado pela consultora de projetos Camila K. Corchak e pela coordenadora de projetos Roseli Tavares. Flávia Tavares, gerente administrativa do escritório, relatou a respeito da experiência, “O treinamento foi muito positivo, pois além de gerar integração de todos, abriu um espaço de reflexão, que apesar de descontraído, nos possibilitou entender a visão de profissionais de diversas áreas, sobre a importância do trabalho em equipe e da comunicação”.Mães de Guarujá (SP) participam de palestra sobre a importância da alimentação natural para os filhos.A ação aconteceu na sala de reuniões da Unidade de Saúde da Família Jardim Brasil, no dia 25 de fevereiro.O objetivo da palestra foi atingir mães com crianças de até dois anos de idade e orientá-las quanto às formas de alimentação natural.Durante essa fase da vida da criança é importante pro-porcionar a ela uma dieta nutritiva e variada, assim, a criança aprende a apreciar alimentos que fazem bem para sua saúde. Um dos maiores deveres dos pais é evitar dar açúcar e produtos industrializados (principalmente balas, pirulitos, doces e todo esse tipo de guloseima que as crianças adoram). O fato é que esses produtos fazem muito mal e podem alterar o humor da criança graças ao carregamento pesado de açúcar.Deve-se dar sempre preferência para produtos naturais; Frutas, verduras, legumes frescos e fazer pratos coloridos para chamar a atenção da criança. É válido insistir em fazer pratos naturais pois com isso a criança tende a crescer mais forte, saudável e resistente à doenças.A ação foi realizada pela médica Lúcia Godoy e a enfermeira Valdirene José. Sete pessoas participaram dessa palestra,

uma delas, Jennifer Neves Amorim, relatou, “Em poucas palavras quero parabenizar os colaboradores da Unidade pelo total apoio a nós mães. Continuem nessa dedicação e atenção, pois precisamos da ajuda de vocês”.Moradoras de Guarujá (SP) participam de palestra sobre HPV, no Dia Internacional da MulherA ação aconteceu no dia 8 de março, na sala de espera, antes das consultas da Unidade de Saúde da FamíliaO objetivo da ação foi orientar a população, sobre os cui-dados com o HPV. O HPV é uma doença sexualmente transmissível que é transmitida através do contato pele com pele. É muito comum, e tem cerca de 2 milhões de casos por ano no Brasil.O principal sintoma da HPV é surgimento de verrugas ou le-sões na pele e também pode não apresentar sintomas, mas pode ser constatada nos exames de rotina das mulheres.O HPV não tem cura, mas existem diversos tratamentos, que tem eficácia e aceitabilidade por parte do paciente de acordo com a a gravidade do caso. Os tratamentos variam entre químicos, quimioterápicos, imunoterápicos e cirúrgi-cos. O aconselhável é procurar ajuda médica para que o profissional oriente o paciente sobre o melhor tratamento. Para se proteger do HPV, existem dois tipos de vacinas que podem ser aplicadas, a Tetravalente e a Dhome, além disso, preservativos também devem ser usados paralelamente.Quinze pessoas participaram da palestra ministrada pela Dra. Wanessa Moreira. Uma delas, Márcia Santos Ribeiro, comentou sobre o assunto, “Achei muito interessante pois pude tirar minhas dúvidas”.Palestra sobre o valor e autoestima da mulher é realizada em Guarujá (SP) A palestra aconteceu na USAFA Cidade Atlântica, no dia internacional da mulher.No dia 08 de março, comemora-se o dia internacional da mulher. Este dia é lembrado devido à revindicações e lutas de mulheres que buscavam igualdade de direitos e valo-rização no trabalho e, consequentemente na sociedade, no século XIX. O valor da mulher tem sido conquistado aos poucos com o passar dos anos, mas ainda vive-se numa sociedade onde a mulher, muitas vezes, se cala e não tem conhecimento de seus direitos.Pensando na atual realidade de muitas mulheres, colabo-radoras realizaram uma ação na Unidade de Saúde da Família Cidade Atlântica para promover a conscientização feminina sobre a violência doméstica e as formas de com-batê-la. Além disso, buscou-se estimular a autoestima das mulheres para prevení-las de situações de vulnerabilidade, despertar o interesse na prática de atividade física para melhorar a autoestima, stress, depressão e ansiedade, fortalecendo-as emocionalmente.A gerente Daniela B. de Gregório, assistente social Andrea Souza do Nascimento e educadora física Andrea S. de Melo realizaram palestra e alongamento. Sete mulheres participaram da ação.Mulheres de Guarujá (SP) participam de palestra sobre a prevenção de câncer de mama.A ação aconteceu no dia 10 de março, na sala de espera da Unidade de Saúde da Família Jardim Brasil.O objetivo da ação foi orientar as mulheres sobre as formas de prevenção do câncer de mama, que é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher. Para reverter este quadro, é importante ter o diagnóstico precoce, pois geralmente no início da doença o tratamento é mais eficaz.Para obter um diagnóstico precoce, conta-se com a cons-cientização das mulheres sobre os exames preventivos da doença, principalmente o auto exame; Ele pode ser realizado durante o banho, é simples, rápido e indolor. É indicado realizar o autoexame uma vez a cada mês, de preferência logo após o período menstrual. Para complementar, é inte-ressante fazer uma mamografia ao menos uma vez ao ano.Quatorze mulheres participaram da palestra realizada pela enfermeira Nathalie Quirino. Para estimulá-las a fazerem o auto exame, foi apresentada a Mamamiga, que é um protótipo do seio. Além de incentivar, a Mamamiga também ajuda a mulher a reconhecer o que é normal e o que pode ser um nódulo na mama. Uma das participantes, Aline Santos, agradeceu pela iniciativa e relatou, “A palestra foi bem instrutiva, muitas informações necessárias foram passadas para a prevenção do câncer de mama”.Moradores de Guarujá (SP) recebem orientações sobre as formas de prevenção do Zika VírusA ação aconteceu no dia 10 de março, na sala de espera da Unidade Saúde da Família Jardim Brasil.O objetivo da ação foi orientar e esclarecer sobre as formas de combate e prevenção do Vírus da Zika. A doença deixou

22 TERÇA-FEIRA20.3.2018 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

o mundo sob alerta pela forma como está se alastrando. Apesar do vírus, há muitos anos, ter se desenvolvido em diversos países, ele ainda gera muitas dúvidas e está sob pesquisa. O que se sabe é que o vírus é transmitido prin-cipalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, que prolifera através de locais onde se acumula água.A principal maneira de acabar com o surto da doença é combatendo o mosquito para evitar sua reprodução. Ou seja, não deixar água parada em nenhum lugar. Geralmente os maiores focos do mosquito estão nas calhas, plantas que acumulam água e em seus pratinhos, garrafas e ou-tros recipientes destampados deixados no quintal e em propriedades abandonadas.Além de combater a água parada, é importante usar repe-lente, mesmo as pessoas já infectadas, para evitar que um mosquito pique e se contamine, assim ele pode transmitir o vírus para outra pessoa. As gestantes devem tomar cuidado redobrado, é aconselhado usar calças e blusas de manga comprida para evitar a picada do mosquito.Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas são: febre, dor nas articulações dor de cabeça, dor abdominal e diarreia. Se houver suspeita de Zika vírus, é indicado ir direto a uma unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito através de análise clínica ou exame de sangue. Não há tratamento específico para o vírus da Zika, existe apenas medicação recomendada para o alívio dos sintomas, como o paracetamol e a dipirona. Sete pessoas participaram da palestra ministrada pela enfermeira Jéssica Dambrósio.Mães do bairro Jardim Conceiçãozinha recebem orienta-ções sobre a anemia infantil.O grupo aconteceu no dia 15 de março, na USAFA Gentil Nunes Neto, em Guarujá (SP).A anemia infantil atinge crianças que estão saindo da fase de amamentação. O leite materno é rico em ferro, por isso nutre o bebê de forma adequada. Após os seis meses de idade, mães são orientadas a intercalar o leite materno com outros tipos de alimentação. O problema é que mui-tas mães cortam o aleitamento materno por completo, e buscam alimentar seus filhos com leite de vaca e outros tipos de alimentos. Essa transição radical pode causar a anemia ferropriva, pois muitas vezes a alimentação não tem ferro suficiente para nutrir a criança.Alguns estudos mostram que crianças com este tipo de anemia podem apresentar desânimo, além de se mostrarem infelizes e inativas. Portanto, além de ter atenção com o comportamento da criança, é importante visitar um médico regularmente.Pensando nisso, a enfermeira Ana Paula S. Cabral, odon-tologista Maiaty V. Scigliano, a auxiliar em saúde bucal Lucimary Rodolfo Naguiar, a técnica em enfermagem Maria Suely Soares e o agente comunitário de saúde do município Rodrigo de Sá, realizaram palestras, avaliações física e bucal. O intuito foi alertar os pais e combater a anemia infantil.Vinte e duas pessoas participaram do grupo, dentre elas, Luana Morais de Oliveira, que relatou ter a achado a palestra muito interessante, “Me ensinou coisas que eu não tinha conheci-mento e abordou diversos assuntos, portanto, aprendi muito”.Instituto Corpore, em parceria com comerciantes da co-munidade Jardim dos Pássaros, realiza dia de Beleza em Guarujá (SP).A ação aconteceu no dia 16 de março, na Unidade de Saúde da Família.A comunidade Jardim dos Pássaros recebeu um presente no dia 16 de março, na USAFA do bairro. O “Dia de Beleza” aconteceu com intuito de tornar acessíveis à população serviços como, corte de cabelo, esmaltaria e design de sobrancelhas. Além disso, os profissionais da unidade de saúde buscaram, através da ação, aumentar a proximidade com a comunidade.Aproximadamente 180 pessoas participaram da ação que foi realizada por comerciantes da região e pela gerente Maria Cristina A. Freitas, a escrituraria Allyne Mendes, as enfermeiras Hercilia Faria Estrado Macedo, Renata de Oliveira Rodrigues e Erika Lobão, os psicólogos André Souza dos Anjos e Karla Nunes, as profissionais de higienização Elaine de Menezes Carneiro e Ana Claudia da Silva, e pelas agentes comunitárias de saúde do município Maria Hele-na Xavier, Tatiane Correia, Iolanda Cardoso, Carla Alves Cardoso, Maria Tereza Jorge, Josielle Pereira, Josilene da Silva, Pamela Beatriz Pereira, Jussara Maria Justino e Talita Aparecida Belizardo.A moradora Luciana, deu sua opinião a respeito da ação, “Agradeço a todos que lembraram que existe mulher, não

só para cozinhar, lavar e passar, mas para mostrar sua beleza. Parabéns a todos da Equipe Embelleze e a todos da USAFA pelo evento lindo”. Elieser também deu seu depoimento, “Agradeço às mulheres da USAFA pelo trabalho de equipe com amor”.Pacientes da USAFA Vila Rã assistem palestra sobre a importância da água e formas de tratá-la. A ação foi rea-lizada no dia 22 de março, em Guarujá (SP)A água é um recurso finito, porém essencial para a vida de qualquer ser vivo do planeta. Apesar de tamanha impor-tância, é nítida a falta de preocupação com a preservação deste recurso. De acordo com pesquisas, menos de 3% da água do planeta é potável, sendo grande parte utilizada por indústrias e agropecuária, restando apenas cerca de 0,08% para consumo doméstico. A Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou que em aproximadamente 10 anos, cerca de 2,7 bilhões de pessoas podem ficar sem água, se não houverem mudanças no consumo.Deve-se utilizar a água com consciência, lavando carros e calçadas com baldes, tomando banhos mais curtos, eliminando possíveis vazamentos, dentre outras ações que auxiliam a não desperdiçar água.Com este pensamento os dentistas Luiz Fernando R. G. Gomes e Fabiana F. de Paula e a auxiliar de saúde bucal Gladys de Souza, realizaram uma palestra para os onze pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na USAFA Vila Rã, para orientar sobre o desperdício de água, o tratamento da água e alertar sobre a transmissão de doenças através da água não tratada.Colaboradores de Guarujá (SP) participam de apresentação de trabalho no XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS).A ação aconteceu no dia 15 de abril, no Palácio das Con-venções do Anhembi, em São Paulo (SP).O COSEMS é um evento que visa proporcionar espaços de discussões e de troca de experiências sobre Saúde Pública no Estado de São Paulo, direcionado a prefeitos, gestores e profissionais da área. Nesse ano o tema do evento, sediado na capital do estado, foi ‘SUS e o direito à saúde: política pública com qualidade e sustentabilidade’. O objetivo da participação nesse evento foi apresentar o trabalho desenvolvido na região de Vicente de Carvalho (Guarujá - SP) com as rodas de conversa que ocorrem nas USAFA’s dessa região com as equipes de ESF e o NASF, que dá suporte especificamente para essas unidades.A inscrição e participação da psicóloga da equipe neste evento ocorreram através da submissão de resumo, ela-boração de poster e participação na roda de conversa do congresso na modalidade ‘Atenção Básica’. A submissão do trabalho no COSEMS ocorreu a pedido de Iara Bega de Paiva, Coordenadora de Saúde Mental da Secretária de Saúde do Guarujá e quem acompanha a implantação do NASF junto ao Instituto Corpore.Apresentou-se a experiência desse dispositivo implantado no município (roda de conversa) para acolhimento e cuidado das questões relacionadas à Saúde Mental dentro da Aten-ção Básica e acompanhado por equipes interdisciplinares apoiados por profissionais do NASF. Também foi apontado o que a população traz de demanda e o grau de resolutividade desse espaço para as questões abordadas. Percebeu-se que a experiência de nosso município estava em consonância com o que outros municípios traziam a respeito da impor-tância das equipes de apoio para ampliação da atuação da ESF, resolução de problemas dentro da Atenção Básica e atendimento em rede, como preconizado pelo Ministério da Saúde. Cerca de sessenta colaboradores participaram da apresentação feita pela psicóloga Allana Rodrigues Alaion.Projeto “Sabor e Renda” ensina famílias do Bolsa Família a realizarem o aproveitamento integral dos alimentos, em Guarujá (SP).A aula prática aconteceu no dia 19 de abril.Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, a Prefeitura Municipal de Guarujá disponibilizou para a população o Caminhão Sabor e Renda, com intuito de oferecer aulas para famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Bolsa Família.No dia 19 de abril, quatorze participantes, do bairro Santa Cruz dos Navegantes, assistiram a uma aula com instruções sobre como realizar o aproveitamento integral dos alimentos na dieta diária e torná-la saudável e nutritiva.As colaboradoras do Instituto Corpore que atuam na USAFA Santa Cruz dos Navegantes, a nutricionista Daniele Taniolo, a enfermeira Juliana E. dos Santos D. Pereira e a psicóloga Karla Bittencourt foram responsáveis pela ação junto ao Caminhão Sabor e Renda.

Colaboradores de Guarujá (SP) participam de palestra sobre CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica).A ação aconteceu no dia 19 de abril, no escritório do Instituto Corpore em Guarujá (SP).O objetivo da palestra foi promover discussão sobre o cotidiano farmacêutico e esclarecer dúvidas sobre o Com-ponente Especializado da Assistência Farmacêutica.O CEAF é uma estratégia de acesso a medicamentos no âm-bito do SUS, a fim de garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial. Além de permitir o fornecimento de medicamentos de forma facilitada e humanizada aos pacientes das unidades públicas, o CEAF facilita a prescrição desses medicamentos pelos médicos.Na palestra ministrada pelas farmacêuticas Patrícia Con-ceição e Isabelle Moura, também foram abordados temas como o programa do Estado de São Paulo, que fornece medicamentos com custo elevado e que fazem parte de uma lista de patologias contempladas para uso destes medicamentos (antigo Programa de Alto- Custo/ Medi-camentos excepcionais). Quatorze colaboradores participaram do evento promovido pela Coordenadoria de Farmácia do Instituto Corpore.A capacitação aconteceu no dia 28 de abril, no escritório do Instituto Corpore.Aproximadamente trinta dentistas e auxiliares de saúde bucal do Instituto Corpore foram convocados a participar da capacitação para a Campanha Contra o Câncer Bucal que acontece do dia 30 de abril ao dia 20 de maio deste ano.Os assuntos abordados foram a importância da campanha, da orientação para os pacientes quanto ao auto-exame da boca, de alertar os pacientes quanto a higienização de próteses, de alertar os pacientes quanto às consequências negativas do usa de fumo, álcool e próteses mal adaptadas.Roberta Lopes Antunes, Coordenadora de Odontologia, foi a responsável por realizar a palestra para os colaboradores.20/05/2016 - Dia Internacional da Enfermagem é comemo-rado em Guarujá (SP), com direito a música, teatro e palestra.O evento aconteceu no Teatro Procópio Ferreira, no dia 13 de maio.Aproximadamente cento e cinquenta colaboradores, que atuam nas Unidades de Saúde de Guarujá (SP), foram convidados participar da II Cerimônia em Comemoração ao Dia da Enfermagem.Este evento teve a finalidade de homenagear o trabalho de todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem, e honrá-los pelo comprometimento, cuidado e assistência prestada aos moradores dos municípios.A Cerimônia contou com palestra da presidente do CO-REN-SP, enfermeira Fabíola de Campos Braga Mattozinho, além de música em homenagem à enfermagem, com a enfermeira Yasmin e com Edmilson Ribeiro. Contou tam-bém com dois atos teatrais, com o ator Bruno Barros, a psicóloga Allana Alaion, a educadora física Andrea Santos, o assistente administrativo Claudio Jessé, a nutricionista Danielle Taniolo, o escriturário Henrique Irineu, o enfermeiro Regivaldo Valentim, a assistente social Vanessa Gomes e a farmacêutica Vanessa Teixeira.A coordenadora de projeto, Roseli Tavares, que foi uma das organizadoras do evento, relatou sobre a experiência, “O serviço de enfermagem tem como rotina tratar da dor, das necessidades, dos males do próximo e, por diversas vezes, nos vimos no papel de cuidador. Por isso tentamos com este evento, em comemoração ao nosso dia, trazer um perfil lúdico e com o uso da arte, proporcionar um momento de reflexão sobre a necessidade que temos de receber cuidado. Por este motivo o nosso foco foi promover a ideia de que todo cuidador merece cuidado. O evento contou com a presença ilustre da presidente do COREN-SP que nos presenteou com conhecimento técnico sobre a enfermagem no Brasil e logo após fomos envolvidos pela arte do ator Bruno Barros que nos levou a viajar e repensar sobre nossas necessidades pessoais e essências para a vida, enquanto houver tempo”.A organização do evento também contou com a ajuda da coordenadora administrativa Flávia Tavares, da consultora de projetos Camila Corchak, da coordenadora de farmácia Mayara Taniole e da coordenadora de enfermagem Cláudia Castro, que deu sua opinião, “O evento aconteceu de forma muito agradável e organizada, podemos ver as várias faces do profissional de enfermagem, desde o mais lúdico até o mais técnico. Todos nos sentimos agraciados com a ho-menagem”. Além disso, todos os profissionais do escritório operacional do município de Guarujá colaboraram com a organização e não mediram esforços para que o evento

acontecesse da melhor forma possível.03/06/2016 - Mães do Bairro Cidade Atlântica são ho-menageadas, em Guarujá(SP). A homenagem aconteceu no dia 12 de maio.Aproximadamente quarenta mães, dentre colaboradoras e pacientes que aguardavam atendimento, foram home-nageadas no dia 12 de maio, na USAFA Cidade Atlântica. O intuito era lembrar o dia das mães com um mural de fotos; oferecer um horário diferente da rotina da unidade; rastreamento de câncer de colo de útero e de mama e realizar investigação de HIV , Hepatite B/C e Sífilis.Foram responsáveis pela ação, a gerente Daniela B de Gre-gório, as enfermeiras Andreia Santos de Oliveira e Paloma Vieira, as técnicas de enfermagem Ângela Pereira da Silva e Luana Aparecida Feijó, e a escriturária Sandra Amorim.Juliana do Nascimento, que participou da ação, relatou ter achado muito boa a ideia de realizar ações em horários diferen-tes, para que ela possa participar, já que trabalha o dia inteiro.18/08/2016 - Colaboradores que atuam na USAFA Cidade Atlântica, em Guarujá (SP), promovem palestra sobre Descarte de Medicação e Saúde BucalCom o objetivo de orientar os pais e responsáveis sobre o correto descarte de medicamentos e orientações de Saúde Bucal, os profissionais da Usafa promoveram a palestra no dia 05 de junho, na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues.A ação contou com a participação de 200 (duzentos) pais e responsáveis das crianças em idade escolar. Os profissionais responsáveis pela palestra foram, a Den-tista Thamires Duarte, a Farmacêutica Nathalya de Paula Ramos e a Auxiliar de Saúde Bucal Rafaela Saldanha.20/08/2016 - Profissionais da Usafa Vila Rã celebram o Dia mundial da conscientização de violência contra idosos, com palestra informativaO Dia 15 de Junho de 2006 foi declarado pela ONU “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” com o principal objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos. O Brasil caminha para se tornar um País de população majoritariamente idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.Diante disso no dia 14 de junho com intuito abraçar essa causa, os profissionais da Usafa Vila Rã, sendo eles a Farmacêutica Gabriela Terra, a Assistente Social Rosemary de Souza, a Enfermeira Michele de Oliveira e a Médica Camelia Pasquarelli, conscientizaram os idoso sobre pro-teção e defesa dos seus direitos. Um dos participantes Antônio de Souza relatou, que a palestra foi muito produtiva e esclarecedora. No total treze idosos participaram da ação.CONSIDERAÇÕES FINAISEste documento foi desenvolvido com o objetivo de trans-luzir as atividades realizadas pelo Instituto Corpore no município de GUARUJÁ/SP. O órgão público pode solicitar essa prestação de contas para verificação da contemplação do termo de parceria entre o município e a Instituição pareceira do Município.As ações foram expostas qualitativa e quantitativamente, as quais foram realizadas pelos funcionários contratados pelo Instituto Corpore, bem como as ações de contrapartida oferecidas ao município por esta Instituição.Frisa-se que o principal objetivo deste Instituto é contribuir de forma objetiva, perfaz e competente com todos os municípios parceiros, tendendo a melhoria dos serviços oferecidos e melhorando a qualidade de vida dos munícipes, promovendo a universalidade do acesso à população do município de Guarujá, a equidade priorizando os grupos de risco (idosos, crianças, mulheres, entre outros) e a integralidade através de atividades que contemplem a atenção necessária utilizando a prevenção, promoção e recuperação da saúde.

ASSINATURASAssinaturas de aprovação do relatório de prestação

de contas das atividades desenvolvidas pelo Instituto Corpore no município de Guarujá/SP referente ao ano

de 2016.Representante do Poder ExecutivoRepresentante do Poder ExecutivoRepresentante do Instituto Corpore

Representante do Conselho Municipal de Saúde

23TERÇA-FEIRA20.3.2018Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

ERRATAEXTRATO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATO

Pregão Presencial n.º 010/2016.Termo Aditivo de Contrato n.º 002/2018.Contrato Originário n.º 013/2016.Onde se lê: Processo n.º 129/2016.Leia-se: Processo n.º 146/2017.

Guarujá, 9 de março de 2018.Edilson Dias de Andrade

Presidente

EXTRATO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATOPregão Presencial n.º 017/2015.Termo Aditivo de Contrato n.º 003/2018.Contrato Originário n.º 003/2016.Processo n.º 166/2015.Contratante: Câmara Municipal de Guarujá.Contratada: Epower Tecnologia Serviços e Infor-mática Ltda.Objetivo: Referente renovação do contrato de presta-ção dos serviços de informática, abrangendo insta-lação e locação de equipamentos, fornecimento de insumos, manutenção preventiva e corretiva, com a inclusão de todos os materiais e mão de obra necessários - Lote 2.Prazo de Prestação de Serviços: 12 (doze) meses, a partir de 23 de fevereiro de 2018.Valor do Termo Aditivo: R$ 1.510.756,68 (um milhão, quinhentos e dez mil, setecentos e cinquenta e seis reais e sessenta e oito centavos).Dotação Orçamentária: n.º 01.031.0001.2.001-3.3.90.39.00 - Outros Serviços de Terceiros - Pes-soa Jurídica.

Guarujá, 27 de fevereiro de 2018.Edilson Dias de Andrade

Presidente

EXTRATO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATOPregão Presencial n.º 017/2015.Termo Aditivo de Contrato n.º 004/2018.Contrato Originário n.º 002/2016.Processo n.º 166/2015.Contratante: Câmara Municipal de Guarujá.Contratada: Mirasoft Tecnologia Comércio e Serviços de Informática Ltda.Objetivo: Referente renovação do contrato de presta-ção dos serviços de informática, abrangendo insta-lação e locação de equipamentos, fornecimento de insumos, manutenção preventiva e corretiva, com a inclusão de todos os materiais e mão de obra necessários - Lote 1.Prazo de Prestação de Serviços: 12 (doze) meses, a partir de 23 de fevereiro de 2017.Valor do Termo Aditivo de Contrato: R$ 498.097,80 (quatrocentos e noventa e oito mil, noventa e sete reais e oitenta centavos).Dotação Orçamentária: n.º 01.031.0001.2.001-3.3.90.39.00 - Outros Serviços de Terceiros - Pes-soa Jurídica.

Guarujá, 27 de fevereiro de 2018.Edilson Dias de Andrade - Presidente

REPUBLICAÇÃO COM ALTERAÇÕESEDITAL DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2018 Em cumprimento à Lei Federal nº 8.666/93, à Lei Federal 10.520/02 e alterações posteriores, informo que em decorrência do Processo Admi-nistrativo nº 182/2017, está aberto o Pregão Presencial nº 002/2018, que visa a o REGISTRO DE PREÇOS de aparelhos de ar condicionado e peças para a manutenção dos aparelhos existentes nas dependências do prédio do legislativo, con-forme especificações constantes do Edital e seus anexos. A íntegra do Edital poderá ser retirada, pessoalmente, na sede da Câmara Municipal de Guarujá, sito à Av. Leomil, 291 – Pitangueiras – Guarujá, ou na internet, no endereço eletrônico www.camaraguaruja.sp.gov.br. Encerrando-se o prazo para a entrega dos envelopes “A” – Proposta Comercial” e “B – Documentação”, no dia 03 de Abril de 2018 às 09:30 horas, quando se dará início a fase de credenciamento dos proponentes. Os demais atos que necessitarem de publicidade serão publicados no Diário Oficial do Município de Guarujá e no endereço eletrônico acima. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 4009-2138, no horário comercial ou pelo email: [email protected].

Guarujá, 19 de março de 2018.CLAYTON PESSOA DE MELO LOURENÇO

Pregoeiro

REPUBLICAÇÃOEDITAL DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2017Em cumprimento à Lei Federal nº 8.666/93, à Lei Federal 10.520/02 e alterações posteriores, informo que em decorrência do Processo Ad-ministrativo nº 151/2017, está aberto o Pregão Presencial nº 020/2017, que tem por finalidade a contratação de Serviços de manutenção pre-ventiva e corretiva da frota de veículos do Legis-lativo, em conformidade com as especificações constante do Anexo I do presente Edital. A íntegra do Edital poderá ser retirada, pessoalmente, na sede da Câmara Municipal de Guarujá, sito à Av. Leomil, 291 – Pitangueiras – Guarujá, ou na inter-net, no endereço eletrônico www.camaraguaruja.sp.gov.br. Encerrando-se o prazo para a entrega dos envelopes “A” – Proposta Comercial” e “B – Documentação”, no dia 04 de Abril de 2018 às 09:30 Horas, no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Guarujá, quando se dará início a fase de credenciamento dos proponentes. Os demais atos que necessitarem de publicidade serão publi-cados no Diário Oficial do Município de Guarujá e no endereço eletrônico acima. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 4009-2184, no horário comercial.

Guarujá, 19 de março de 2018.CLAYTON PESSOA DE MELO LOURENÇO

Pregoeiro

O Diretor Presidente do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos efetivos do Município de Guarujá, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, eConsiderando as normas contidas na Lei Complementar n° 179, de 21 de fevereiro de 2015, e alterações, que dispõem sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Guarujá;

RESOLVE:I – DEFERIR os benefícios de que trata o artigo 162 da Lei Complementar n° 179 de 21 de fevereiro de 2015, aos servidores abaixo relacionados, nos períodos descritos:

PORTARIA PROCESSO INTERNO PRONT NOME BENEFÍCIO INÍCIO DO

BENEFÍCIOFIM DO

BENEFÍCIO ÓRGÃO

263/2018 57/2013 17056 WALDEREZ DA SILVA TEIXEIRA AUXÍLIO DOENÇA 25/02/2018 26/03/2018 SESAU264/2018 053/2015 20.429 ROBERTA CATHERINE ELIOPOULOS CATALANI AUXÍLIO DOENÇA 16/03/2018 30/06/2018 SEDUC265/2018 938/2015 13.335 DEBORA EVANGELISTA DA SILVA AUXÍLIO DOENÇA 13/03/2018 09/05/2018 SEDECON266/2018 243/2016 12.583 REGINA CELIA DE CASTRO ROCHA AUXÍLIO DOENÇA 20/03/2018 15/06/2018 SEDUC267/2018 498/2016 18.658 GILBERTO LIMA BARROS AUXÍLIO DOENÇA 22/03/2018 15/05/2018 SEDUC268/2018 24/2017 18.359 DENI CARLOS PIMENTEL DE SOUSA AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 15/06/2018 SEDUC269/2018 152/2017 11.538 SOLANGE BARBOSA CABRAL DE ALBUQUERQUE AUXÍLIO DOENÇA 19/03/2018 10/04/2018 SESAU270/2018 208/2017 19.049 DULCILENE ALVES PINTO AUXÍLIO DOENÇA 22/03/2018 30/05/2018 SEDUC271/2018 325/2017 9.871 DENIZE FERNANDES VELASCO DE OLIVEIRA AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 15/05/2018 SEDUC272/2018 349/2017 11.755 MARIZA SIQUEIRA DE SOUZA AUXÍLIO DOENÇA 20/03/2018 31/03/2018 SEDUC273/2018 582/2017 19.651 ALEXANDRE RODRIGUES NANIA AUXÍLIO DOENÇA 13/03/2018 14/04/2018 SEDUC274/2018 741/2017 18.542 SHEILA DE ASSUNCAO LEAL AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 30/04/2018 SESAU275/2018 786/2017 2.646 ZENIVALDA DANTAS AUXÍLIO DOENÇA 14/03/2018 30/04/2018 SESAU276/2018 875/2017 10.908 DAISY OLIVEIRA LUIZ AUXÍLIO DOENÇA 27/03/2018 10/04/2018 SESAU277/2018 1027/2017 19.047 KELLY AMARAL DOS SANTOS AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 15/05/2018 SEDUC278/2018 143/2018 11.612 JULIO ROSA NETO AUXÍLIO DOENÇA 17/03/2018 07/06/2018 ADM279/2018 149/2018 11.152 ALBERTO DIAS AUXÍLIO DOENÇA 20/03/2018 30/05/2018 SESAU280/2018 167/2018 20.695 VANGELA ZITTEI DA SILVA AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 25/03/2018 SEDUC281/2018 183/2018 10.756 MIRIAM DE OLIVEIRA DE SOUZA AUXÍLIO DOENÇA 10/03/2018 08/04/2018 SEDUC282/2018 235/2018 20.340 BARBARA CECILIA DA CONCEICAO REIS AUXÍLIO DOENÇA 21/03/2018 05/04/2018 SEDUC283/2018 238/2018 15.045 ANA NAZARE MEDEIROS DA COSTA AUXÍLIO DOENÇA 20/03/2018 30/04/2018 SEDUC284/2018 294/2018 13.270 MAGNA CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO AUXÍLIO DOENÇA 06/03/2018 20/08/2018 SEDUC285/2018 295/2018 4.501 HARUKO FLORIZA YOKODA AUXÍLIO DOENÇA 07/03/2018 10/03/2018 SEDUC286/2018 322/2018 11.062 ROSEMARY MIRANDA DA PAIXAO AUXÍLIO DOENÇA 14/03/2018 30/04/2018 SEDUC287/2018 323/2018 11.014 RITA DE CASSIA NUNES GAMBERO AUXÍLIO DOENÇA 13/03/2018 09/04/2018 SEDUC288/2018 327/2018 18.724 RENATA DE ARAUJO CORREA AUXÍLIO DOENÇA 15/03/2018 28/04/2018 SEDUC289/2018 335/2018 10.302 MARISA BUENO DE OLIVEIRA AUXÍLIO DOENÇA 02/03/2018 31/05/2018 SEDUC290/2018 346/2018 3.896 SONIA MARIA SIQUEIRA RODRIGUES AUXÍLIO DOENÇA 17/03/2018 02/05/2018 SEDUC291/2018 353/2018 12.835 CRISTIANE COSTA DOS SANTOS AUXÍLIO DOENÇA 06/03/2018 20/03/2018 SEDUC292/2018 357/2018 11.492 DEBORA REGINA FERREIRA DA CRUZ AUXÍLIO DOENÇA 03/03/2018 07/04/2018 SESAU

III – Estas Portarias entrarão em vigor na data de sua publicação, retroativas ao início das concessões dos benefícios.IV – Publique-se e cumpra-se.

Guarujá, 19 de março de 2018.Everton Sant’AnaDiretor Presidente

PORTARIA 293/2018. -O Diretor Presidente do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos efetivos do Município de Guarujá, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, e,Considerando as normas contidas na Lei Complementar n° 179, de 21 de fevereiro de 2015, e alterações, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Guarujá;Considerando à Decisão Judicial da MM. Juíza de Direito Titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Guarujá conforme processo 4005430-21.2013.8.26.0223, pelo prazo de 30 dias, nos termos dos artigos 304, inciso I e 305 e seguintes da Lei Complementar Municipal 135/2012. Entretanto, diante da natural evolução da saúde dos indivíduos, a autora deverá apresentar a cada trinta dias relatório médico circunstanciado, nos autos, até a realização da perícia, para manutenção da tutela antecipada. A ausência de apresentação significará a revogação da medida antecipatória, independentemente de nova intimação.

R E S O L V E:I – CONCEDER a prorrogação do benefício de AUXILIO-DOENÇA de que trata o artigo 162 da Lei Comple-mentar n° 179 de 21 de fevereiro de 2015, a servidora Sra. MARLENE CAMPESTRINI BRODT, Prontuário 14.325, da Prefeitura Municipal de Guarujá, pelo prazo de 30 dias nos termos do processo 4005430-21.2013.8.26.0223.II – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 17/03/2018III – Publique-se e cumpra-se.

Guarujá, 19 de março de 2018.Everton Sant’AnaDiretor Presidente

GUARUJÁ PREVIDÊNCIA ATOS OFICIAISCÂMARA MUNICIPAL

ACESSE www.guaruja.sp.gov.br

GuarujáDIÁRIO OFICIAL DE24 TERÇA-

FEIRA20.3.2018

Festival de música ganha segunda edição

Anúncio aconteceu durante o lançamento do CD “Guarujá Hits 2018”

FEMAG

Na última terça-feira (13), durante a festa de lançamento do álbum

“Guarujá Hits 2018”, além das apresentações dos artistas da nossa Cidade, foi anunciado o acontecimento da segunda edição do Festival de Música Autoral do Guarujá (FEMAG). O concurso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Durante a cerimônia, o se-cretário de Cultura foi respon-sável por fazer o anúncio do segundo FEMAG. De acordo com ele, é uma satisfação ver o trabalho ganhando um futuro. “É uma realização ver que o formato proposto foi aceito. Melhor ainda é poder conti-nuar difundindo o trabalho dos músicos que temos aqui na Cidade”, diz ele.

As inscrições para quem deseja participar começarão nos próximos dias, a partir do regulamento que será publica-do no Diário Oficial.

I FEMAGO “Guarujá Hits 2018” é o

resultado final da primeira edição do FEMAG, que acon-teceu durante o segundo se-mestre do ano passado. Nele, estão presentes canções dos 10 músicos vencedores do con-curso, com as músicas premia-das e inéditas, que circulam entre os mais variados ritmos. O álbum possui gravações de rock e pop acústicos, sambas e músicas específicas da re-gião caiçara, com uso de ins-trumentos como, por exemplo, o pau de chuva. O álbum não é comercializado, torna-se parte do Patrimônio do Município e instrumento de divulgação da Cidade. Algumas cópias po-dem ser encontradas com os artistas que compõem o pro-duto ou também sendo solici-tado na Secretaria de Cultura.

No lançamento, que aconte-ceu no Teatro Municipal Procó-pio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), estavam

presentes os músicos e bandas que compõem o CD, trazendo ao palco apresentações ao vivo das canções campeãs. Além dis-so, para dar um tom a mais à festa, a noite contou com um concerto da Orquestra Muni-cipal de Guarujá.

GUARUJÁ E SEUS FESTIVAISNão se pode esquecer a his-

tória que a Pérola do Atlântico tem com festivais de música. Guarujá foi, em 1965, o local onde aconteceu a primeira eli-minatória do I Festival de Músi-ca Popular Brasileira, que reve-lou grandes cantores para todo o País, como a gaúcha Elis Regina, que fez sua marcante apresenta-ção onde rodava seus braços ao interpretar a canção “Arrastão” em um palco da Cidade.

Esses festivais de MPB fo-ram um marco da música du-rante a década de 60, e trazer de volta tal momento da histó-ria brasileira, junto à ligação que Guarujá tem com ele, foi a motivação para criar o Festi-val de Música Autoral de Gua-rujá. O concurso contou com o apoio da iniciativa privada para que tivesse conclusão em todas as suas etapas.

O secretário de Cultura enaltece a capacidade dos ar-tistas guarujaenses. “A cultura para ser feita, precisa de mate-rial humano. O FEMAG é uma política pública que deu certo, resultado do uso do material que temos aqui mesmo na Ci-dade e do talento e qualidade de nossos artistas”, afirma ele.

Foto

s H

ygor

Abr

eu

Rep

rodu

ção