grupo de estudos - 1 - aborto de anencéfalos e redação

26
Grupo de Estudos - CAp Contrato Social Aborto de Anencéfalos

Upload: gustavo-souza

Post on 26-Jul-2015

111 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Grupo de Estudos - CAp

Contrato SocialAborto de Anencéfalos

Page 2: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Contrato Social

Prudência;Educação;Ousadia;Respeito;Disciplina;

Page 3: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de AnencéfalosConceito de anencefalia“A anencefalia é um defeito congênito,

que atinge o embrião por volta da quarta semana de desenvolvimento, ou seja, numa fase muito precoce. Em função dessa anomalia, ocorre um erro no fechamento do tubo neural, sem o desenvolvimento do cérebro” Segundo o médico docente em genética na Universidade de São Paulo (USP) e especialista em medicina fetal, Thomaz Rafael GolloDisponível em: <

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5711780-EI8399,00-Anencefalia+quanto+tempo+e+possivel+sobreviver+sem+cerebro.html > Acessado em: 20.05.2012 às 23:53.

Page 4: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5711780-EI8399,00-Anencefalia+quanto+tempo+e+possivel+sobreviver+sem+cerebro.html > Acessado em: 20.05.2012 às 23:53.

Page 5: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Diagnóstico

“O diagnóstico pode ser feito a partir do terceiro mês de gestação por meio de uma ultrassonografia. Segundo Gollop, mesmo que a anomalia seja detectada precocemente, não há mecanismos que possam ser adotados para salvar o feto.”

Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5711780-EI8399,00-Anencefalia+quanto+tempo+e+possivel+sobreviver+sem+cerebro.html > Acessado em: 21.05.12 às 11:00.

Page 6: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

“O Código Penal, promulgado em 1940, autoriza o aborto em apenas dois casos: se a gravidez resulta de estupro ou não existe outro meio de salvar a vida da gestante. A gestação de anencéfalos traz mais riscos para a mãe que uma gestação "normal" — mas só em certos casos é necessário interrompê-la para salvar a vida da mulher.”

Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aborto-de-anencefalos-a-causa-correta-no-lugar-errado > Acessado em: 21.05.12 às 10:20.

Page 7: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Art. 128 - Não se pune o Aborto praticado por médico:

 Aborto NecessárioI - se não há outro meio de salvar a vida da

gestante; Aborto no Caso de Gravidez Resultante de

EstuproII - se a gravidez resulta de estupro e o Aborto é

precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Page 8: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

A Decisão do STF“Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal

Federal decidiu liberar o aborto de anencéfalos nesta quinta-feira. A causa é boa e a sentença era esperada. Desde 2004, quando o ministro Marco Aurélio Mello concedeu a primeira liminar autorizando o aborto de um feto anencéfalo, todas as vezes que casos do tipo chegaram à corte a decisão foi igual.”Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aborto-de-anencefalos-a-causa-correta-no-lugar-errado > Acessado em: 21.05.12 às 10:21.

Page 9: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

A Decisão do STF“Esta decisão, tomada no dia 12 de abril

último, é histórica. Com exceção dos ministros Cezar Peluso e Ricardo Lewandowski, o STF votou a favor do aborto nestes casos em que o feto não sobrevive ao nascimento. As razões alegadas são diversas tanto para os que foram a favor quanto para os que foram contra, mas o fato é que o Supremo Tribunal decidiu de forma laica, contrariando a posição da Igreja Católica e da maioria dos religiosos, embora se saiba que há grupos católicos a favor do aborto neste caso.”Disponível em: < http://g1.globo.com/platb/yvonnemaggie/2012/04/13/aborto-de-anencefalo/ > Acessado em: 21.05.12 às 10:23.

Page 10: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Aborto de Anencefálicos no Mundo“De acordo com estudo da Universidade de

Brasília, quase metade dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) permitem a interrupção da gravidez nesses casos. São 94 países - entre eles Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Canadá, África do Sul e França.”

Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,o-aborto-de-anencefalos-no-mundo,860282,0.htm > Acessado em: 21.05.12 às 10:29.

Page 11: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Page 12: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

A antecipação do parto de um feto anencéfalo passa a ser voluntária e, caso a gestante manifeste o interesse em não prosseguir com a gestação, poderá solicitar serviço gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de autorização judicial. Os profissionais de saúde também não estão sujeitos a processo por executar a prática.

Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5716187-EI306,00-Aborto+de+anencefalos+nao+e+mais+crime+decide+STF.html > Acessado em: 21.05.12 às 10:42.

Page 13: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de AnencéfalosInformações de Especialistas

“Cinquenta por cento das mortes em casos de anencefalia são provocadas ainda na vida intrauterina. Dos que nascem com vida, 99% morrem logo após o parto e o restante pode sobreviver por dias, ou poucos meses. "Os que sobrevivem, conseguem fazer o movimento involuntário de engolir, respirar e manter os batimentos cardíacos, já que essas funções são controladas pelo tronco cerebral, a região que não é atingida pela anomalia. Alguns não precisam do auxílio de aparelhos e chegam até a serem levados para casa, mas vivem em estado vegetativo, sem a parte da consciência, que é de responsabilidade do cérebro", afirma o professor de bioética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Roberto Goldim.”

Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5711780-EI8399,00-Anencefalia+quanto+tempo+e+possivel+sobreviver+sem+cerebro.html > Acessado em: 21.05.12 às 10:45.

Page 14: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de AnencéfalosInformações de Especialistas

“’O especialista em bioética defende que é um equívoco afirmar que os bebês anencéfalos são "natimortos cerebrais". Ele diz que o Conselho Federal de Medicina revogou uma resolução em 2010 que tratava os casos de anencéfalos como morte encefálica, já que eles apresentam uma "viabilidade vital". "O mais importante é desmistificar a visão de que a anencefalia é incompatível com a vida extrauterina. Temos um caso em Porto Alegre, no Hospital de Clínicas da UFRGS, de paciente que viveu quatro meses. Enquanto para algumas mães é um sofrimento levar adiante uma gestação que vai resultar em morte, para outras é importante permitir o curso natural até a morte", diz ao defender o direito de escolha nesses casos.”

Page 15: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Informações de Especialistas

“Já os casos de bebês que apresentam uma sobrevida maior - de até 2 anos - os especialistas concordam que não podem ser considerados anencefalia. Thomaz Gollop cita como exemplo a menina Marcela de Jesus Galante Ferreira, que sobreviveu 1 ano e 8 meses após ser diagnosticada como anencéfala. Para o geneticista, esse é um caso extremamente raro de uma anomalia chamada merocrania - quando há resquícios do cérebro revestido por uma membrana que protege contra infecções e prolonga a expectativa de vida. ‘Mesmo assim, todos os casos também culminam na morte’.”

Page 16: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

Brasil é o quarto País com maior incidência de casos

“A incidência é de aproximadamente um em cada mil nascimentos no Brasil. ‘Isso corresponde a cerca de 3 mil casos por ano’, afirma Gollop. Segundo ele, o País é o quarto do mundo com o maior número de casos de anencefalia. Em primeiro lugar está o País de Gales. 'Não sabemos por que da incidência maior nesses países, já que apresentam características tão diferentes’, afirma.”

Page 17: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Aborto de Anencéfalos

A ciência ainda não sabe explicar exatamente as causas da anencefalia. Gollop explica que ela é uma condição multifatorial, influenciada por fatores genéticos, ambientais, sazonais e geográficos. O médico disse ainda que há formas de prevenir pelo menos metade das ocorrências a partir da ingestão de ácido fólico (um tipo de vitamina B) dois meses antes e no primeiro mês da gestação.

Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5711780-EI8399,00-Anencefalia+quanto+tempo+e+possivel+sobreviver+sem+cerebro.html > Acessado em: 21.05.12 às 10:53.

Page 18: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Argumentação

1. Construir uma dissertação sobre “Aborto de Anencéfalos”(não redigir narração, nem poema).10 à 30 linhas.2. Trocar a dissertação com outra pessoa para correção.3.Construir argumentos inquebráveis.

Page 19: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

No que precisamos melhorar?

Não comece a redação com períodos longos. Exponha logo as suas ideais. Não fundamente seus argumentos com falas que não sejam de domínio público.– Ex.: A mulher da minha vizinha estava

comentando que o seu filho mais novo fumava um baseado de vez em quando, fiquei admirada com a simplicidade com que ela falava.

Page 20: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Erros Mais Comuns

Aspecto visual:– qualidade da letra–margem– espaço entre as palavras– pontuação– facilidade de leitura– períodos

Page 21: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

DicasNão generalize, nem agrida a

grupos:

A política é corrupta, todos os políticos são corruptos, é a sua natureza.;

Os professores sempre são chatos;Os brasileiros são ignorantes;Todos adolescentes são

energúmenos;

Page 22: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Dicas

A postura mais adequada para se fazer um texto dissertativo é a impessoalidade.

Evite o queísmo, compromete a compreensão do seu texto.

O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal, portanto não utilize palavras que indiquem intimidade com o mesmo.

Page 23: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Dicas

O que se solicita do vestibulando é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial da escrita.

Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

Não exagere nos exemplos, evite fatos de sua vida particular.

Page 24: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Pecados

Mostrar que é “o bom”. Complicar. Escrever difícil.

Não se preocupe em demonstrar cultura e conhecimento excessivos.

As “grandes notas” vêm de redações simples.

Só recorra a um termo menos conhecido se ele se ajustar melhor no texto do que um termo usual.

Page 25: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Pecados

Criticar as universidades, as instituições e figuras públicas.

Esse negócio de “meter a lenha” não dá pontos.

Faça a crítica “construtiva”: mostre os erros e aponte soluções.

Page 26: Grupo de Estudos - 1 - Aborto de Anencéfalos e Redação

Pecados

Evite Definições de Palavras AmbíguasDado um tema como “A Liberdade”, a

maioria tende a sair definindo:A Liberdade é ...A Liberdade é ...A Liberdade é ..., monotonamente,

maçantemente, insuportavelmente, de uma pobreza de espírito que revoltaria até São Francisco.

É sempre melhor criar uma história, relatar um episódio, dentro da qual e no decorrer do qual apareça o tema.