grécia

19
GRÉCIA Alunos: Osmar, Lucas, Igor e Alan

Upload: osmar-felipe

Post on 02-Aug-2015

68 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Grécia

GRÉCIA Alunos: Osmar, Lucas, Igor e Alan

Page 2: Grécia

LÍNGUA OFICIAL

O grego moderno, língua oficial da Grécia, difere de muitas formas do grego antigo e é falado por cerca de 13,1 milhões de pessoas.

Na Grécia é falado por quase toda a população.

A língua grega moderna - isto é, o falar inicialmente restrito a um certo extrato das populações da Grécia meridional, acrescido de componentes eruditas e elementos estrangeiros (principalmente franceses e ingleses) - só se tornou a língua oficial do país em 1976. Até esta data, a língua oficial era a chamada "catarévussa", o grego clássico, uma variante livresca decalcada do grego bizantino.

Page 3: Grécia

SAÚDE

Em 2009 a Grécia era o país da União Europeia com mais médicos por mil habitantes (6,17 por mil habitantes), muito mais do que a Romênia, o país da UE com menos médicos por mil habitantes (2,16), e com uma grande diferença para o segundo colocado, a Áustria, que tem 4,85 médicos por mil habitantes. Segundo os dados da OCDE o rácio médicos-habitantes era ligeiramente diferente, sendo de 6,1, o maior da OCDE, grupo de países em que a média era de 3,1. .

A Grécia gastava em 2010 10,25% do seu PIB de 299, 1024 mil milhões de dólares em despesas de saúde, o oitavo país da UE que em proporção do PIB mais gastava. Ou seja 12,12% das despesas totais do estado.

Na Grécia havia em 2010 uma esperança média de vida de 80,39 anos, a sétima maior da UE.

Page 4: Grécia

EDUCAÇÃO

O ensino obrigatório na Grécia compreende as escolas primárias e o ensino secundário. Creches são populares, mas não obrigatórias. Os jardins de infância são agora obrigatórias para qualquer criança acima de 4 anos de idade. As crianças começam a escola primária com 6 anos e permanecem lá por seis anos. A entrada ao ginásio começa aos 12 anos e tem a duração de três anos.

O ensino secundário pós-obrigatório consiste em dois tipos de escolas: as escolas secundárias unificadas as escolas de ensino técnico-profissional. O ensino secundário pós-obrigatório também inclui institutos de formação profissional, que proporcionam um nível formal, mas não classificado, de educação. Como eles podem aceitar graduados do ensino secundário, esses institutos não são classificados para oferecer um determinado nível de educação.

Page 5: Grécia

CLIMA

O clima da Grécia pode ser classificado em três tipos (mediterrânico, a alpino e o temperado) que influenciam regiões bem definidas do seu território. A cadeia de montanhas de Pindo afeta fortemente o clima do país, tornando o lado ocidental dela (áreas propensas a ventos do sul), em média, mais úmidas do que as áreas situadas a leste da mesma (sotavento das montanhas). O tipo de clima mediterrâneo apresenta invernos suaves e húmidos e verões quentes e secos. As regiões das Cíclades, Dodecaneso e Creta, no Peloponeso Oriental e partes da Grécia Central, são as regiões mais afetados por este tipo de clima. Temperaturas raramente atingem valores extremos ao longo das costas, embora, como a Grécia é um país altamente montanhoso, nevascas ocorrem com frequência no inverno. Às vezes neva mesmo nas Cíclades ou no Dodecaneso. O clima alpino é dominante, principalmente nas áreas montanhosas do noroeste da Grécia.

Page 6: Grécia

DANÇAS

A dança grega é uma paixão local que expressa o estado de espírito de seu povo. Podemos classifica-las em dois grandes grupos: as foclóricas, típicas e tradicionais, originárias das ilhas e das montanhas, são exibidas em dias festivos e de comemorações. O outro grupo, das danças boêmias, são originárias das prisões, das épocas de guerra e dos portos, especialmente o de Pireus; as mais modernas, como o Tsiftetéli, são exibidas quase que diariamente nas boates de Atenas. As danças foclóricas são inúmeras e tem a característica de sua região de procedência, variando desde a vestimenta utilizada até os instrumentos musicais. Assim, a gaita está muito ligada às músicas do norte da Grécia, como o violino às músicas das ilhas ( Nisiótika ). O Buzuki é o instrumento musical mais típico e está presente quase que obrigatoriamente em qualquer ritmo da música grega. As roupas utilizadas nas danças foclóricas variam de região para região e conforme a conotação que a música tenha. Por exemplo, o Tsoliá é a roupa do soldado grego utilizada nas danças que representam a bravura enquanto que o Vraka, calças com pernas largas e botas é muito comum nas ilhas. As mulheres freqüentemente dançam com lenços ou chapéu na cabeça, significando o respeito.

Page 7: Grécia

O Kalamatianô teve origem na região de Kalamata, ao sul do Peloponeso. É uma dança que costuma abrir uma festa ou apresentação e tem a coreografia em forma de caracol. O Tsâmiko foi criado na região das montanhas na época da invasão turca. Demonstra a bravura, a coragem, o equilíbrio dos soldados gregos e a dor das mulheres ao se despedirem de seus maridos guerreiros.

O Kritiko, originário da ilha de Creta, também é conhecida como Pendozali ( do grego pente=cinco, Zali=passos ), a dança dos cinco passos, de origem guerreira, e que o tempo transformou em dança de festas, para homenagear o deus das festas, Dionísio.

Tsâmiko Kalamatiano

Kritiko

Page 8: Grécia

COMIDAS TÍPICAS

A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos, pão, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas predominam o mel e as nozes, algumas utilizando massa filo, como a baclavá.

O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite. Um condimento popular é azeite fervido em lume muito brando com a casca, ou mesmo fatias de limão; a “infusão” é deixada a curtir durante a noite e no dia seguinte é coado e, se estiver muito ácido, acrescenta-se azeite. Este condimento pode usar-se com fatias de pão, grelhados, sopa de feijão ou de grão-de-bico, e na salada de tomate.

Page 9: Grécia

A culinária grega utiliza mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do Mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, endro e folhas de louro, manjericão, tomilho, funcho, noz-moscada, cravo e canela.

Mussacá Taramosalata

Skordalia Pastitsio

Típica salada grega

Prato de souvlaki

Page 10: Grécia

TURISMO

Uma porcentagem importante do produto interno bruto PIB) da Grécia vem do turismo. De acordo com estatísticas do Eurostat, a Grécia recebeu mais de 19,5 milhões de turistas em 2009, o que significa um aumento em relação aos 17,7 milhões de turistas que visitaram o país em 2007. A grande maioria dos visitantes na Grécia em 2007 vieram do continente europeu, alcançando 12,7 milhões de turistas, enquanto a maioria dos visitantes vindos de uma única nacionalidade foram os do Reino Unido (2,6 milhões), seguidos de perto por aqueles da Alemanha (2,3 milhões).

Em 2010, a periferia mais visitada da Grécia foi a da Macedônia Central, com 18% do fluxo turístico do país total (atingindo 3,6 milhões de turistas), seguido de Attica, com 2,6 milhões e do Peloponeso, com 1,8 milhões. O Norte da Grécia é a região geográfica mais visitada do país, com 6,5 milhões de turistas, enquanto a Grécia Central é a segunda, com 6,3 milhões.

Page 11: Grécia

PONTOS TURÍSTICOS

Acrópolis Ilhas Jonicas

Page 12: Grécia

RELIGIÃO

A grande maioria dos gregos são cristãos sendo está fé seguida por 92% da população. A Igreja Ortodoxa Grega é a principal denominação religiosa do país e representa quase toda a população do país,34 e que é constitucionalmente reconhecida como a "religião dominante" da Grécia. Outras religiões importantes incluem o catolicismo, o islamismo e o protestantismo.

De acordo com uma pesquisa de 2005 do Eurobarêmetro, 81% dos cidadãos gregos acreditam que existe um Deus, enquanto que 16% acreditam em algum tipo de espírito ou força vital e 3% responderam que não acreditam que haja algum tipo de Deus, espírito ou força vital.

Page 13: Grécia

EXTENSÃO

O país consiste de um território continental na extremidade sul dos Bálcãs, da península do Peloponeso, separada do continente pelo canal de Corinto, e de numerosas ilhas, incluindo Creta, Rodes, Eubeia e os arquipélagos do Dodecaneso e das Cíclades no mar Egeu, e das Ilhas Jónicas no mar Jónico. A Grécia tem mais de 14880 km de costas e uma fronteira terrestre de 1160 km.

Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seco e rochoso. Só 28% da terra é arável. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas húmidas. O Pindo, a cadeia montanhosa central, tem uma altitude média de 2650 m. O lendário monte Olimpo (Macedônia) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo 2917 m de altitude. O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Cíclades. Tem uma área total de 131.957 km².

Page 14: Grécia

RENDA

Grécia é um país desenvolvido, seu PIB per capita ou renda per capita equivale a 29.882 de dólares para o ano de 2009, um valor comparável ao de Itália e Espanha. De acordo com uma pesquisa realizada pela The Economist, o custo de vida em Atenas, está perto de 90% do custo de vida em Nova York. A economia grega também enfrenta problemas significativos, incluindo os níveis de desemprego em elevação, uma burocracia ineficiente e corrupção generalizada. Embora continuando acima da média da zona euro, o crescimento econômico passou a ser negativo em 2009 pela primeira vez desde 1993. Com uma boa administração econômica, e menos corrupção o pais poderá se reerguer novamente.

Page 15: Grécia

COPA DO MUNDO

A seleção da Grécia nunca conquistou um titulo mundial. Já se classificou para duas copas do mundo mas foi eliminada ainda na fase de grupos.

Eles irão jogar a copa desse ano aqui no Brasil. Estão no grupo C e irão enfrentar Japão, Costa do Marfim e Colômbia.

Page 16: Grécia

CURIOSIDADES

1. O Mussaká é um dos pratos gregos mais conhecidos. Seu preparo leva berinjela e carne de carneiro cortadas em fatias, dispostas como uma espécie de lasanha e cobertas com molho béchamel. Alguns estudiosos acreditam que a receita surgiu com a chegada da berinjela à Grécia, trazida pelos árabes. O nome da receita vem do turco "mussakka", que, por sua vez, deriva de uma expressão coloquial árabe-egípcia cujo significado é "congelado". Uma porção do prato tem 372 calorias.

2. Os gregos consomem 21 quilos de azeite de oliva per capita por ano. Espanha e Itália ficam na marca de 10 a 12 quilos, respectivamente.

3. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.

Page 17: Grécia

4. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Grécia, a oliveira mais antiga do mundo fica em Pano Vouves, em Kolymari, na Ilha de Creta. A espécie tem uma expectativa de vida de 300 a 600 anos, mas estima-se que esse exemplar tenha cerca de 5 mil anos. A região de Kolymari é uma das mais tradicionais produtoras de azeite na Grécia, chegando a fabricar 30 toneladas por dia.

5. O espeto de carnes empilhadas, conhecido no Brasil como churrasco grego, se chama gyro em seu país de origem. Ele é servido no pão sírio e vem acompanhado de pepino, iogurte e outros complementos.

6. Os romanos chamavam os antigos gregos de "comedores de cevada", porque o cereal era um dos principais pilares da alimentação do povo.

7. Uma das carnes consideradas nobres na antiga Grécia era a do cão. Ela costumava ser consumida em ocasiões festivas. No dia-a-dia, dava-se preferência ao javali, veado, lebre, raposa e porco-espinho.

8. As mulheres de Esparta davam banho de vinho em seus filhos recém-nascidos. Era a maneira de comprovar a saúde do bebê.

Page 18: Grécia

9. O filme Casamento Grego (2002), que mostra a realização do matrimônio da filha de um casal grego, se tornou o filme independente de maior sucesso no mundo ao arrecadar mais de 250 milhões de dólares em bilheteria. O antigo campeão era A Bruxa de Blair (1999).

10. A personagem Toula, interpretada pela atriz Nia Vardalos, tinha 27 primos de 1º grau. Participaram do casamento da até então solteirona 10 madrinhas, todas com vestidos azul-turquesa. Na festa, havia 2 esculturas de gelo e um bolo com 5 camadas