gestÃo e empreendedorismo aula ii patricia azevedo1

91
Fraternidade e o Tráfico Humano “É para a liberdade que Cristo nos libertou” Gl, 5,1- Pe Ari A. Reis-Pe Luis Carlos Dias CNBB

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

103 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

PATRICIA AZEVEDO 1

GESTÃO E EMPREENDEDORISMOAULA II

Page 2: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

2

CONCEITO DE PLANO E NEGÓCIOS

• É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. (SALIM, 2001 – p. 16)

• Documento formal contendo uma declaração de missão, a descrição dos bens e serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da empresa.esadmba.wordpress.com/glossario/

• O plano de negócios age com um rascunho do seu projeto e possibilidade de sistematização das idéias do empreendedor. Apresenta a vantagem de poder ser revisado e aprimorado antes que os recursos tenham sido utilizados.

PATRICIA AZEVEDO

Page 3: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

3

EMPREENDEDORISMO

• É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. A perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. (DORNELLAS, 2008 – p. 22)

• Característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores.

PATRICIA AZEVEDO

Page 4: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

4

RELAÇÃO ENTRE PLANO DE NEGÓCIOS E

EMPREENDEDORISMO

PATRICIA AZEVEDO

EMPREENDEDORES

Page 5: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

5

VISÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO

• Meados sec 17 - Acordo com o governo• Sec 18 - diferenciação entre capitalismo e empreededorismo• Fim do séc 19 – confusão entre empreendedor com o administrador• Década de 50/60 – o empreendedorismo era mal visto – cultura de empregado.• Virada do séc – empreendedorismo toma forma no Brasil

PATRICIA AZEVEDO

Page 6: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE

• Pesquisa de Mercado

• Pesquisar a concorrência

• Pesquisa de possível satisfação do cliente

PATRICIA AZEVEDO

Page 7: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

PATRICIA AZEVEDO

CASE IIDENTIFICANDO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

MARCOS É CASADO E TEM DUAS FILHAS ADOLESCENTES. TEM OBSERVADO QUE TODOS OS FINS DE SEMANA SUA ESPOSA E FILHAS GASTAM EM TORNO DE R$ 200,00 EM UM SALÃO DE BELEZA QUE FICA NA QUADRA ABAIXO DAS QUE ELAS MORAM. QUANDO MUITAS VEZES SE PROPÕE A BUSCÁ-LAS PERCEBE QUE, INDEPENDENTE DO HORÁRIO, O SALÃO ESTÁ SEMPRE CHEIO BEM COMO OS OUTROS DOIS SALÕES QUE EXISTEM NA QUADRA. MARCOS TEM IDENTIFICADO UMA POSSIBILIDADE DE LUCRAR COM SALÃO DE BELEZA.AVALIE QUAL DAS OPORTUNIDADES , CONFORME O PROCESSO EMPREENDEDOR, É A MAIS INDICADA PARA MARCOS.

Page 8: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE I

NA SUA QUADRA EXISTE UMA LOJA BEM DE FRENTE PARA A RUA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ DENTRO DE SEU ORÇAMENTO. EM SUA QUADRA NÃO EXISTE NENHUM SALÃO DE BELEZA.MARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM SUAS VIZINHAS E SUA FAMILIA E VERIFICA QUE TODAS GOSTARIAM DE TER UM SALÃO MAIS PRÓXIMO DE CASA.FAZ OUTRA PESQUISA EM QUE VERIFICA QUE O EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA INICIAR O NEGÓCIO CUSTA O VALOR REFERENTE A UM DOS CARROS DA FAMÍLIA.

Page 9: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE II

NA QUADRA ONDE ESTÁ LOCALIZADO O SALÃO EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR EXISTE UMA LOJA VIRADA PARA DENTRO DA QUADRA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ BEM ACIMA DE SEU ORÇAMENTOMARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM AS FUNCIONÁRIAS DOS OUTROS SALÕES E DESCOBRE QUE O SALÃO QUE SUA ESPOSA E FILHAS FREQUENTAM FOI, NA VERDADE, O TERCEIRO A SER ABERTO E QUE A PARTIR DE QUINTA FEIRA PESSOAS QUE NÃO TENHAM FEITO RESERVA ANTECIPADA NÃO CONSEGUEM SER ATENDIDAS TENDO QUE PROCURAR EM OUTRA QUADRA JÁ QUE OS OUTROS DOIS SÃLÕES DA QUADRA LOTAM A PARTIR DE TERÇA FEIRA.VERIFICA AINDA QUE POR FALTA DE DIVULGAÇÃO QUATRO SALÕES JÁ TENTARAM ABRIR SUAS PORTAS NA QUADRA SEM OBTER SUCESSO APÓS TRÊS MESES.

Page 10: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO1

PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE III

DURANTE SUA PESQUISA INFORMAL MARCOS RECEBE UM CONVITE DA DONA DO PRIMEIRO SALÃO QUE SE LOCALIZA NA QUADRA EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR PARA SE TORNAR SÓCIO. A DONA EXPLICA QUE, APESAR DO MOVIMENTO INTENSO, PARA NÃO PERDER A FREGUESIA JÁ FIDELIZADA HÁ TRÈS ANOS, ELA PRECISA EXPANDIR O NEGÓCIO MAS QUE NÃO POSSUI CAPITAL PARA TAL.MARCOS PERCEBE QUE O CAPITAL INICIAL NECESSÁRIO PARA ENTRAR NA SOCIEDADE É MAIOR DO QUE NECESSÁRIO PARA ABRIR O NOVO SALÃO NESTA QUADRA.