gestÃo de residuos

16
SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS, CERTIFICAÇÕES E EDIFICAÇÕES Especializada no desenvolvimento de atividades e tecnologias sustentáveis e práticas ambientais eficientes para o setor industrial, de serviços e da construção civil, visando essencialmente à redução de custos. Buscamos a elaboração e execução de projetos para a logística da cadeia de resíduos com o mínimo de desperdício possível e a transformação em produtos e insumos em retorno para a própria empresa. A gestão sustentável compreende as etapas e ciclos desde o planejamento ao enquadramento legal e certificação ou desde a criação de propostas até o monitoramento e os resultados concretos. Marcia Rosina Alves (21) 9273-4939 / (21) 7766-0666 / ID 696*2879 / (21) 2428-1089 [email protected] www.aegengenharia.eco.br

Upload: felipe-mendonca-correa

Post on 04-Jun-2015

270 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GESTÃO DE RESIDUOS

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS, CERTIFICAÇÕES E EDIFICAÇÕESEspecializada no desenvolvimento de atividades e tecnologias sustentáveis e práticas ambientais eficientes para o setor industrial, de serviços e da construção civil, visando essencialmente à redução de custos. Buscamos a elaboração e execução de projetos para a logística da cadeia de resíduos com o mínimo de desperdício possível e a transformação em produtos e insumos em retorno para a própria empresa. A gestão sustentável compreende as etapas e ciclos desde o planejamento ao enquadramento legal e certificação ou desde a criação de propostas até o monitoramento e os resultados concretos.

Marcia Rosina Alves(21) 9273-4939 / (21) 7766-0666 / ID 696*2879 / (21) 2428-1089

[email protected]

Page 2: GESTÃO DE RESIDUOS

SUSTENTABILIDADE

Palavra de ordem

Ambiental

Social

Econômico

Se não preservar um dia vai

acabar

A empresa precisar dar

lucro

As organizações são feitas por pessoas

Page 3: GESTÃO DE RESIDUOS

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE

RESÍDUOS - O QUE ÉDefinição com base na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

A principal função da gestão é atender a legislação e em sua extensão é prospectar oportunidades de redução de custos, melhorando a imagem de empresa socialmente responsável.

Page 4: GESTÃO DE RESIDUOS

LEI nº 12.305 PNRS – Art. 20

Plano de Gerenciamento de Resíduos

Plano de Gerenciamento de Resíduos é um

requisito legal e não pode ser elaborado por

qualquer pessoa. Elaboramos o Plano com base

em metodologia PDCA com utilização de

ferramentas da qualidade para as melhorias

contínuas.

Page 5: GESTÃO DE RESIDUOS

LEI nº 12.305 PNRS – Art. 30

Responsabilidade Compartilhada

A reciclagem é apenas uma das exigências da

política. Utilizamos o conceito dos 7 R.

1- Reduzir2- Reutilizar3- Reaproveitar4- Reciclar5- Repensar6- Recusar7- Recupera

Page 6: GESTÃO DE RESIDUOS

QUEM SOMOS

A AEG Engenharia, Arquitetura e Serviços Ambientais, é uma empresa formada por profissionais com mais de 25 anos de experiência na gestão de atividades da construção civil e da gestão sustentável empresarial.

Na área de Construção Civil, gerencia, desenvolve e executa projetos de obras civis, reformas e restauração de bens imóveis com foco em construções sustentáveis.

Os serviços ambientais compreendem o desenvolvimento de soluções da cadeia de logística dos resíduos para a redução de despesas com uso de alternativas e tecnologias sustentáveis e transformação de resíduos em produtos e insumos através da execução e manutenção de projetos de gestão e planejamento personalizados. As atividades não causam impactos ao negócio do cliente e buscam sempre a redução do desperdício garantindo assim a sustentabilidade e o cumprimento  da legislação.

Page 7: GESTÃO DE RESIDUOS

QUEM SOMOS

Em sua abrangência sustentável a empresa atua na gestão corporativa da sustentabilidade através da criação de instrumentos de aferição e indicadores ou do suporte para as certificações NBR ISO 14000, 16000 e 18000, selo AQUA e selo Azul (ambos da construção civil), além de auditorias, capacitação de equipes e enquadramento legal.

Como todas essas ações envolvem comprometimento não somente legal e ambiental, a empresa também possui expertise para o planejamento e execução de projetos da comunicação sustentável que inclui entre outros os programas individualizados para a educação ambiental, relatórios socioambientais, intermediação para o diálogo e parcerias entre diferentes agentes sociais.

Page 8: GESTÃO DE RESIDUOS

NOSSAMISSÃO E VALORES

A AEG tem como foco a sustentabilidade em seus processos de gestão e objetiva essencialmente a criação, planejamento e execução das atividades tanto da construção civil quanto de serviços ambientais baseadas em critérios universais de qualidade, criatividade e produtividade com responsabilidade socioambiental.

Para nós a Gestão Sustentável Empresarial é antes de tudo um compromisso de cidadãos com a preservação da natureza e transformações sociais para uma melhor qualidade de vida. O investimento em conhecimento e tecnologias sustentáveis tem um viés econômico para garantir a continuidade do negócio com o menor impacto ambiental possível.

MISSÃO

VALORES

Page 9: GESTÃO DE RESIDUOS

FILOSOFIA DE GESTÃO

Nós,Compartilhamos o entendimento e a certeza de que o mercado atual já reconhece as ações sustentáveis como INVESTIMENTO e que estas mesmas atividades precisam ainda integrar institucionalmente todos os níveis.

Mas,Nada se faz sem pessoas, portanto, o foco do trabalho está voltado para este potencial da gestão que é a capacitação de PESSOAS para um alto desempenho e valorização das equipes como empreendedoras para a EXCELÊNCIA.

Somente isto,É o que confere às instituições credibilidade, produtividade e IDENTIDADE no negócio que dificilmente se apagarão ou se perderão com o tempo.

UM JEITO DIFERENCIADO DE FAZER GESTÃO

Page 10: GESTÃO DE RESIDUOS

ESTRUTURA MATRICIAL DE

SERVIÇOSElaboração, execução e manutenção de projetos de gestão de resíduos em todas as etapas incluindo a logística da geração a destinação e o enquadramento legal. Oferecimento de tecnologias e alternativas sustentáveis em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2010) com retorno do investimento e sem prejuízo da atividade produtiva

Matriz de

Serviços AEG

RESÍDUOS

SUSTENTABILIDADE

CORPORATIVA

RELAÇÕES COM STAKEHOLDERS

EDIFICAÇÕES

Page 11: GESTÃO DE RESIDUOS

ESTRUTURA MATRICIAL DE

SERVIÇOSGestão corporativa da sustentabilidade com a criação dos instrumentos de aferição e indicadores, suporte de consultorias para as certificações ISO 14000, 16000, 18000, Selos AQUA e AZUL (da construção civil sustentável), auditorias, capacitação legal e treinamento de equipes

Planejamento e execução de projetos da comunicação sustentável com partes interessadas que inclui a criação de programas de educação ambiental apropriado para as demandas, intermediação para o diálogo e parcerias entre diferentes agentes sociais do terceiro setor, comunidades ou órgãos do governo

Gerenciamento de projetos e execução de obras civis, reformas e restaurações de bens imóveis, com foco em construções sustentáveis

Page 12: GESTÃO DE RESIDUOS

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

(ALGUNS EXEMPLOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS COM RETORNO PARA A EMPRESA)

Transformação mecânica de resíduo orgânico em adubo

Utilização de recicláveis em produtos e brindes para a própria empresa e clientes

Reciclagem de Entulho da Construção civil (Pavimentação, calçadas, blocos, tijolos)

Transformação de resíduos de madeira em Placas OSB

Captação, armazenamento e uso da água da chuva para substituir a água tratada.

Iluminação LED para interiores e exteriores

Page 13: GESTÃO DE RESIDUOS

EQUIPE A&G

Márcia Rosina do Carmo Alves

Psicóloga, formação em treinamento e desenvolvimento, com MBE em Economia e Gestão de Sustentabilidade pela UFRJ, Supervisora Executiva de Serviços da Central Globo de Produção - TV GLOBO (Projac) por 28 anos, responsável pela gestão de contratos com mais de 2000 prestadores de serviços, incluindo o Gerenciamento de Resíduos (volume equivalente ao de uma cidade de 60.000 habitantes) com projetos e atividades premiadas e divulgadas no Brasil e no exterior. Responsável pela elaboração e implantação do Projeto de Educação Ambiental da área de Serviços da Infraestrutura do Projac, Projeto de transformação dos resíduos orgânicos em adubo, entre outros. [email protected]

Page 14: GESTÃO DE RESIDUOS

EQUIPE A&G

Marilena Braga Marques Guimarães

Arquiteta, MBA em gerenciamento de projetos, pós graduação em Gestão da Construção Civil e Restauração de Bens Imóveis, 31 anos de experiência com gerenciamento de obras nas empresas Soares Leone, Sertenge, Carvalho Hosken, RJZ e Cyrella, Niskier, Calper, Grupo Fator, CHL e PDG, Queiroz Galvão e Engeziler.

Page 15: GESTÃO DE RESIDUOS

EQUIPE A&G

Jadiel Guerra

Economista, com especialização em Planejamento e Gestão Ambiental e mestrado em Práticas em desenvolvimento sustentável pela UFRRJ, auditor de sistemas de gestão e professor pela FAETEC de Administração e de cursos livres universitários de Administração financeira, foi Coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da Central Globo de Produção - TV GLOBO (Projac) por mais de 25 anos com atividades premiadas e divulgadas no Brasil e no exterior. Os mais recentes projetos foram desenvolvidos na Mata Atlântica (Amazonas) com o desenvolvimento sustentável de comunidades e na África (Moçambique) em trabalhos de campo para redução da pobreza de comunidades carentes. Autor do livro Qualidade & Serviços e de capítulo na publicação Benchmais: as 85 melhores práticas socioambientais no Brasil, é responsável pela realização de diversos workshops e seminários relativos aos trabalhos de equipes na execução de iniciativas sustentáveis nas empresas.

Page 16: GESTÃO DE RESIDUOS

OBRIGADO!Marcia Rosina Alves