gestão ambiental, cisternas de placas

13
Gestão Ambiental RENATO BRASIL

Upload: bruno-silva

Post on 07-Jul-2015

321 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

slid : gestão ambiental tema: cisternas de placas combate a seca no semi-árido nordestino uma forma de amenizar o sofrimento e buscar soluções para uma melhor gestão dos recursos hídricos oferecidos

TRANSCRIPT

Gestão AmbientalRENATO BRASIL

Proposta Seminário

Aprendendo a conviver com a seca no semiárido nordestino: Estratégias de sobrevivência.

Cisternas De Placas.

O Que é Uma Cisterna De Placas?

A cisterna de placas é um reservatório de forma cilíndrica, coberta e semienterrada. O modelo mais adotado pelos produtores rurais, tem a capacidade de armazenar 15.000 litros de água.

Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Qual à Utilidade Da Cisterna De Placas?A cisterna de placas está se difundindo principalmente nas regiões semiáridas, onde a irregularidade das chuvas, o isolamento das moradias e a falta de infraestrutura de distribuição de água potável tornam necessária a recuperação das águas das chuvas que escoam sobre as construções. Também são utilizadas como deposito para água captada em outros mananciais, como carros pipas, etc.

Quais As Vantagens Da Cisterna De Placas?

Em relação a outros modelos já difundidos, representa uma alternativa tecnológica adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais, pois sua construção é acessível aos pedreiros do meio rural, de baixo custo e longa durabilidade. As cisternas são cobertas evitando assim a exposição à luz com a criação de algas (lodo), sujeira, acidentes e reduzindo a evaporação.

Conforme as famílias, antes das cisternas, as mulheres, principalmente, viviam situações de muito sofrimento. Tinham que percorrer longas distâncias para pegar água de péssima qualidade em cacimbas, barreiros de açudes, olhos d'água etc.

Hoje, as famílias que tem cisternas, mesmo quando não chove, reivindicam um carro-pipa de água aos gestores públicos ou compram, fazendo economias a partir das bolsas sociais distribuídas pelo governo federal e, assim, estão tendo acesso a água de melhor qualidade.

Vemos então que a cisterna é de extrema importância para o combate à seca no semiárido, amenizando um pouco o sofrimento trazendo de volta a prosperidade ao povo sertanejo, diminuindo os impactos negativos e aumentando os positivos. De acordo com depoimentos das famílias, hoje quem tem uma cisterna tem um tesouro. Isso não resolve todos problemas mas contribui certamente para o melhoramento das famílias beneficiadas.

O acesso à água é uma necessidade primária para a existência da vida, mas atualmente, muitas sociedades têm sofrido a “duras penas” em virtude da carência de água. Neste sentido, a gestão dos recursos hídricos tem se tornado uma “necessidade concreta”. Para tanto, o uso de cisternas de placas como tecnologia para captação e armazenamento de água tem se difundido, especialmente no semiárido brasileiro.

Ana Beatriz

Bruno Silva

Caio Moises

Letícia Queiroz

Vinicius Egberthy