geografia questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · geografia – quÍmica 1ª série – 2015...

24
1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 1) Observe a imagem. A imagem sugere que a) as favelas são vistas pelos governos e suas políticas públicas somente sob a ótica da organização da segurança e combate ao crime, mas não sob o ponto de vista da humanização e criação de condições dignas de sobrevivência para os moradores. b) a criação das UPP’s, Unidades de Polícia Pacificadora, é vista como um ponto culminante das políticas públicas que trouxeram melhorias gerais para a população das comunidades de periferias da cidade do Rio de Janeiro, eliminando os bolsões de pobreza destas áreas. c) As UPP’s são o avanço das UPD’s, uma vez que as comunidades faveladas já possuem os serviços públicos de educação, saúde, transporte, energia, água, só faltava mesmo a segurança pública, através das bases militares no alto dos morros. d) A presença do Estado, na forma das UPP’s, demonstra que os governos sempre atuaram de forma firme e contundente no processo de formação educacional, cultural e social da população favelada, faltando, hoje em dia, somente a instalação de residências melhores para os moradores.

Upload: lamthuan

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1

GEOGRAFIA – Questões de 01 a 20 1) Observe a imagem.

A imagem sugere que

a) as favelas são vistas pelos governos e suas políticas públicas somente sob a ótica da organização da segurança e combate ao crime, mas não sob o ponto de vista da humanização e criação de condições dignas de sobrevivência para os moradores.

b) a criação das UPP’s, Unidades de Polícia Pacificadora, é vista como um ponto culminante das políticas públicas que trouxeram melhorias gerais para a população das comunidades de periferias da cidade do Rio de Janeiro, eliminando os bolsões de pobreza destas áreas.

c) As UPP’s são o avanço das UPD’s, uma vez que as comunidades faveladas já possuem os serviços públicos de educação, saúde, transporte, energia, água, só faltava mesmo a segurança pública, através das bases militares no alto dos morros.

d) A presença do Estado, na forma das UPP’s, demonstra que os governos sempre atuaram de forma firme e contundente no processo de formação educacional, cultural e social da população favelada, faltando, hoje em dia, somente a instalação de residências melhores para os moradores.

Page 2: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

2 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

2) Leia. O crescimento da população mundial

A população mundial chegará a mais de 9,5 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhora de acesso ao tratamento do HIV e da AIDS. O estudo, elaborado pela divisão de população do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicas da ONU (DESA), analisa as tendências demográficas no âmbito nacional, regional e mundial, com a ideia de servir como indicador para as pesquisas e estatísticas que são feitas no órgão. De acordo com a pesquisa, o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 7 bilhões atuais para 9,5 bilhões em 2050, segundo o informe. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento. Sozinhos, estes países devem passar de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 8,2 bilhões de habitantes em 2050.

Acerca do crescimento demográfico, assinale os itens a seguir com F (falso) ou V (verdadeiro) e marque a sequência correta.

I. O texto infere que o crescimento demográfico ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.

II. Nos países africanos, mesmo com uma grande parte da população contaminada pela AIDS e outras doenças, existe uma grande diferença entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Esse fato explica o incremento populacional na África.

III. O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa.

IV. O Brasil, por sua grande dimensão territorial e baixo índice de povoamento, não tem que se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos.

V. A redução na taxa de mortalidade infantil e na expectativa de vida é um bom indicador da melhoria das condições de vida em um país.

a) F – V – V – F – F b) V – V – F – V – V c) V – F – F – V – F d) F – F – V – F – V

Page 3: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 3

3) Observe o gráfico sobre urbanização brasileira e responda:

Analisando as curvas de população urbana e rural, é CORRETO se afirmar que:

a) desde meados do século passado a população urbana já dominava o total

geral de população. b) o aumento numérico da população urbana foi proporcional ao decréscimo

da população rural. c) estima-se para a década de 2020 uma redução do número de habitantes

em cidades. d) o Brasil só se tornou país urbano entre o final dos anos 1960 e início dos

anos 1970. 4) A população brasileira está cada vez mais velha, seguindo uma tendência que

se observa desde 1992. Pessoas com 60 anos ou mais, que eram 7,9% da população brasileira em 1992, passaram a ser 12,5% no início do ano de 2015. Já o índice de crianças de até 9 anos, que representavam 22,1% dos brasileiros há 17 anos, chegou a 15,5% em 2008. As constatações são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essas mudanças observadas na estrutura etária da população brasileira estão relacionadas a diversos fatores. Um deles é

a) A elevação da taxa bruta de natalidade, verificada em todas as regiões do

Brasil, bem como em todas as classes sociais. b) Maior acesso da população aos métodos contraceptivos, além de melhoria

gradual do nível de escolarização e do nível de renda das famílias mais pobres.

c) O aumento da taxa bruta de mortalidade, consorciado com a elevação da expectativa média de vida da população.

d) A elevação das taxas de mortalidade infantil, em virtude da redução da renda média da população mais pobre.

Page 4: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo 2010

Com base na charge anterior, deduz-se que

a) nossa população cresceu bastante nos últimos anos. b) a infraestrutura urbana tem melhorado na periferia. c) existe grande disparidade entre as classes sociais. d) o setor urbano está sofrendo perda de população.

6) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os fatores que explicam o

envelhecimento da população brasileira.

a) Aumento da taxa de fecundidade e declínio do crescimento vegetativo. b) Aumento da taxa de natalidade e redução da mortalidade infantil. c) Decréscimo da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida. d) Crescimento vegetativo acelerado e densidade demográfica elevada.

Page 5: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 5

7) A ilustração abaixo mostra que os fluxos migratórios são uma constante no espaço brasileiro.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil – banco de questões. São Paulo: Harbra, 2001. p. 79. [Adaptado]

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois fatores que explicam a rapidez e a intensidade com que o campo tem impelido os trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos.

a) Prática da policultura e instalação de fazendas coletivas populares. b) Mecanização da produção agrícola e maior concentração fundiária. c) Aumento da produção familiar e estímulo à agricultura de subsistência. d) Financiamento da casa própria e prática do cooperativismo agrícola.

8) É comum nas grandes metrópoles brasileiras, o trabalhador residir em uma

cidade da região metropolitana e se deslocar diariamente até a cidade principal para trabalhar. Esse vai e vem diário do trabalhador é chamado de

a) Migração Pendular. b) Migração de Transumância. c) Migração de Êxodo rural. d) Migração Sazonal.

9) O intenso processo de metropolização que se verificou na região Sudeste do

Brasil levou ao surgimento da primeira megalópole do país.

Assinale a alternativa que esteja relacionada a esse fato:

a) A integração física das cidades que compõem este espaço acentua os problemas relacionados ao inchaço urbano.

b) A brusca redução da migração para outras áreas brasileiras, uma vez que esta se transformou na única fonte atrativa de empregos no país.

c) O desaparecimento dos espaços rurais em toda a região Sudeste, em consequência da expansão metropolitana.

d) O fortalecimento dos espaços rurais com a saturação de tradicionais centros geradores de trabalho nas cidades.

Page 6: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

6 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

10) O mapa a seguir representa a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro ligada aos municípios de seu entorno, sendo esse mosaico de cidades formado por um grande emaranhado de elementos naturais e antrópicos.

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza o fenômeno urbano que o mapa aponta.

a) Região urbana global – há formação de grandes redes de centros urbanos,

muito acentuada na quantidade de população, aumentando em demasia o número de grandes cidades numa mesma região.

b) Conurbação – há crescimento das manchas urbanas de cidades vizinhas, encontrando-se com a mancha urbana da metrópole principal, São Paulo, acabando por formar um único aglomerado urbano interligado entre si.

c) Megalópoles – centro econômico do Brasil, de enorme concentração de população, bastante urbanizado e industrializado, unificando duas áreas metropolitanas distantes geograficamente, mas interligadas por suas atividades econômicas.

d) Macrocefalia urbana – região de alta densidade demográfica, com sede de grandes corporações e base de complexas redes de serviços modernos, sendo a maior cidade do país e maior região de concentração econômica e populacional.

Page 7: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 7

11) Os gráficos etários de uma população são também chamados de Pirâmides Etárias. Observe os dois casos a seguir.

Entre as alterações que podem ser notadas na pirâmide de 2025 em relação à de 2005 está

a) a redução da natalidade, verificada no ápice da pirâmide. b) o aumento da fecundidade, verificado no corpo da pirâmide. c) a redução da expectativa de vida, verificada no ápice da pirâmide. d) o aumento população economicamente ativa, verificada no corpo da

pirâmide. 12) Leia o gráfico a seguir.

Fluxo de imigrantes em direção ao Brasil

A análise deste gráfico permite deduzir que

a) durante a Segunda Guerra Mundial aumentou o afluxo de imigrantes para o Brasil.

b) foi durante o período da Ditadura militar que aumentou o fluxo de imigrantes.

c) com a abolição da escravidão, intensificou-se a opção pela mão de obra imigrante.

d) as maiores entradas de imigrantes concentram-se após a Segunda Guerra Mundial.

Page 8: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

8 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

13) Leia:

O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres, há 10 anos atrás, remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Entre os principais destinos de brasileiros estão os seguintes países:

a) Estados Unidos, Japão e Paraguai. b) Espanha, China e Bolívia. c) Reino Unido, Coréia do Sul e Japão. d) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.

Page 9: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 9

14) Observe as imagens abaixo sobre três cidades em diferentes países:

Aparecida do Norte - Brasil

Meca - Arábia Saudita Jerusalém -

Palestina/Israel

Estas cidades têm em comum a função de serem

a) comerciais b) religiosas c) industriais d) portuárias

15) Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil

Movimentos de imigração para o Brasil se intensificaram em 2012,

especialmente de haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses, a imigração cresceu 50%, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.

(http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao)

Entre os fatores para o aumento da presença de estrangeiros no país está

a) a liderança econômica do Brasil entre os Brics, sendo o país de mais forte

crescimento entre os membros deste grupo. b) a iminente crise nuclear que atinge a Europa, amedrontando a população

local, mas espalhando o terror entre países de outros continentes. c) as mudanças climáticas, com aumento da temperatura global, levando a

uma sensível redução na produção de alimentos, fato na verificado ainda no Brasil.

d) a busca de empregos em países de economia emergente, como o Brasil, além de uma forte crise na economia internacional que atingiu países da zona do euro.

Page 10: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

10 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

16) Leia. Outubro [2013] - 7 Bilhões de Habitantes no Planeta Terra.

Até outubro de 2013, provavelmente em alguma cidade indiana ou chinesa, nasceu o bebê que fez a população atingir a marca de 7 bilhões de habitantes. A ONU estima que seremos 10 bilhões até o fim do século, quando, finalmente, a população vai começar a diminuir (...).

A questão, que está representada no gráfico abaixo, sempre afligiu a humanidade, pelo menos desde que o reverendo britânico, Thomas Malthus (1766-1834) previu, em 1798, um desfecho catastrófico para o aumento rápido da população mundial (...).

Folha de São Paulo - 1/8/2011 - Cad. Ilustríssima. Adaptação.

A análise dos dados no gráfico e no texto acima, aliada a seus conhecimentos, permite afirmar CORRETAMENTE que

a) a chamada teoria Malthusiana afirmava que os recursos naturais

cresceriam a uma velocidade superior à população, resultando num quadro de fome em massa, no final do século passado.

b) a produção mundial de alimentos per capita foi inferior a 70%, no período de 1951 a 1995, quando o crescimento da população mundial foi alarmante.

c) o aquecimento global, a educação e o controle de natalidade estão entre os fatores apontados por demógrafos para assegurar a qualidade de vida no planeta.

d) o problema não está na incapacidade de produzir comida em escala global para alimentar a população, e sim na distribuição dos recursos econômicos.

Page 11: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 11

17) Sobre as questões de violência urbana no Brasil, responda “V” – Verdadeiro e “F” – Falso, depois assinale a sequência correta:

No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas. Em alguns casos, esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.

O crescimento desordenado das cidades e o êxodo rural pouco influenciam o aumento da violência urbana.

Em vários momentos, o crime organizado consegue superar a ação do governo no setor de segurança.

Problemas sociais como desemprego, deficiência dos serviços públicos, principalmente os de segurança pública, contribuem para o aumento da violência.

A violência urbana está atrelada às classes menos favorecidas do Brasil.

a) V – F – V – V – F. b) F – V – F – F – F. c) V – F – F – V – V. d) F – F – V – V – V.

18) Observe a charge.

Uma possível solução para este problema descrito na charge é

a) a proibição total e imediata da circulação de veículos no centro das grandes cidades.

b) a adoção de leis que obriguem os habitantes das metrópoles a se deslocar com bicicletas.

c) a expansão dos transportes coletivos, com maior número de linhas de metros e ônibus.

d) a construção de um número maior de heliportos e adoção de pedágio urbano.

Page 12: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

12 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

19) Sobre o crescimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que:

a) Nas últimas duas décadas não houve uma redução gradual nas taxas de

fecundidade, ou seja, não houve redução do número de filhos por mulher. b) Desde o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872,

chegando aos dias atuais, sempre se verificou o aumento da população brasileira, que hoje ultrapassa 204 milhões.

c) O perfil de família no Brasil vem sendo alterado ao longo de todo o século XX, podendo-se verificar atualmente semelhanças com a família brasileira do início do século passado.

d) A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão das facilidades em educar.

20) O declínio da fertilidade no mundo é surpreendente. Em 1970, o índice de

fertilidade total era de 4,45 e a família típica no mundo tinha quatro ou cinco filhos. Hoje é de 2,435 em todo o mundo, e menor em alguns lugares surpreendentes. O índice de Bangladesh é de 2,16, uma queda de 50% em 20 anos. A fertilidade no Irã caiu de 7, em 1984, para 1,9, em 2006. Grande parte da Europa e do Extremo Oriente tem índices de fertilidade abaixo dos níveis de reposição.

(Carta Capital, 02.11.2011)

A queda da fertilidade em um país é responsável por novos arranjos demográficos, dentre eles

a) o forte aumento das taxas de urbanização. b) a apresentação de padrões de vida mais baixos. c) a mudança na composição etária da população. d) o aumento imediato da expectativa de vida.

Page 13: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 13

QUÍMICA – Questões de 21 a 40

21) Entre os nutrientes inorgânicos indispensáveis aos vegetais, estão o Nitrogênio

(para o crescimento das folhas), o Fósforo (para o desenvolvimento das raízes) e o Potássio (para a floração). Por isso, na fabricação de fertilizantes para o solo, são empregados, entre outros, os compostos KNO3, Ca3(PO4)2, e NH4Cl que são, respectivamente, denominados de: a) nitrito de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio. b) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e cloreto de amônio. c) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio. d) nitrato de potássio, fosfato de cálcio e cloreto de amônio .

22) Nem todos os compostos classificados como sais apresentam sabor salgado.

Alguns são doces, como os etanoatos de chumbo e berílio, e outros são amargos, como o iodeto de potássio, o sulfato de magnésio e o cloreto de césio. A alternativa que apresenta apenas fórmulas de sais com gosto amargo é: a) KI, MgSO4, CsCl. b) K2I, MgSO3, CsCl. c) KI, MgSO3, CsCl2 d) K2I, MgSO4, CsCl2

23) Associe corretamente, de cima para baixo, as colunas a seguir:

I) Na2B4O7.10H2O II) Mg(OH)Cl III) NaKSO4 IV) NaHCO3

(___) sal básico (___) sal duplo (___) sal ácido (___) sal hidratado

A associação correta é: a) I, III, IV, II b) II, IV, III, I c) I, II, III, IV d) II, III, IV, I

Page 14: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

14 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

24) A reação da hematita (fórmula química Fe2O3) com monóxido de carbono (CO) em alto-forno representa o processo industrial para a obtenção do ferro metálico (Fe), que, após resfriamento, solidifica-se.

Fe2O3 (s) + CO (g) Fe (s) + CO2 (g) Em relação a esse processo podemos afirmar, exceto:

a) A hematita é um óxido de caráter básico. b) O dióxido de carbono é um óxido de caráter ácido. c) O monóxido de carbono é um óxido neutro. d) O monóxido de carbono forma um ácido em meio aquoso.

25) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução na água da chuva de

óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre eles, os principais óxidos responsáveis pela chuva ácida são: NO2, SO2 e SO3. Indique os nomes desses óxidos, respectivamente: a) óxido de nitrogênio, óxido de enxofre II, óxido de enxofre III. b) dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, trióxido de enxofre. c) monóxido de dinitrogênio, óxido de dienxofre, óxido de trienxofre. d) monóxido de dinitrogênio, óxido de enxofre, trióxido de enxofre.

26) Na Idade Média, era usual o emprego de óxido de chumbo (IV) como pigmento branco em telas. Em nossos dias, com o aumento do teor de H2S na atmosfera, proveniente da queima de combustíveis fósseis, pinturas dessa época passaram a ter suas áreas brancas transformadas em castanho escuro, devido à formação de sulfeto de chumbo (II). No trabalho de restauração dessas pinturas são empregadas soluções diluídas de peróxido de hidrogênio, que transformam o sulfeto de chumbo (II) em sulfato de chumbo (II), um sólido branco. As fórmulas do óxido de chumbo (IV), sulfeto de chumbo (II), peróxido de hidrogênio e sulfato de chumbo (II) são, respectivamente: a) PbO, PbS, H2O2, PbSO4. b) PbO2, PbS, H2O2, PbSO4. c) Pb2O3, PbS, H2O2, Pb(SO4)2. d) PbO2, PbS, H2O2, PbSO3.

Page 15: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 15

27) Observe esta figura, em que está representado um dispositivo elétrico utilizado para testar a condutividade elétrica de diferentes materiais.

É correto afirmar que a lâmpada não vai se acender se, no dispositivo

representado, os terminais dos fios forem mergulhados em

a) ácido acético puro. b) leite de magnésia. c) suco de limão. d) vinagre de maçã.

28) Um químico analisou as características de dois óxidos não identificados denominados aqui como sendo X e Y, os resultados obtidos dessa estão a seguir, analise-os: O óxido X é sólido à temperatura ambiente e reage prontamente com água, formando uma solução de pH 12 (básico) e produz um sólido branco ao reagir com ácido carbônico. O óxido Y é um gás à temperatura ambiente que não reage com a água. É responsável por algumas mortes por asfixia, principalmente em garagens muito fechadas com o carro em funcionamento em marcha lenta. Baseando-se nessas informações, é correto afirmar que os óxidos X e Y correspondem, respectivamente, a a) SO2 e CO. b) SO3 e CO. c) CaO e CO. d) CaO e CO2.

Page 16: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

16 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

29) A prefeitura de uma pequena cidade decidiu despejar todo o esgoto doméstico em uma lagoa próxima. Assinale a alternativa que contém o gráfico que representa o que deve ter ocorrido com as concentrações de nutrientes (linha contínua) e de oxigênio dissolvido (linha interrompida) a partir do momento X, correspondente ao início do despejo.

a)

b)

c)

d)

Page 17: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 17

30) Leia as afirmações abaixo:

I. O efeito estufa é um processo natural e de muita importância, que ajuda manter a temperatura adequada ao desenvolvimento da vida na Terra como hoje a conhecemos.

II. O aumento do efeito estufa traz uma aceleração do ciclo hidrológico e resultando disso, fenômenos climáticos e meteorológicos extremos que se tornaram mais frequentes nas últimas décadas.

Sobre as afirmações anteriores é correto afirmar que:

a) I é verdadeira e II é falsa. b) II é verdadeira e I é falsa. c) I e II são falsas. d) I e II são verdadeiras.

31) Emissão de gás carbônico por veículos no Brasil aumenta quase 300% em 30 anos.

Disponível em: <http://noticias.r7.com/cidades/noticias/emissao-de-gas-carbonico-por-veiculos-no-brasil-aumenta-quase-300-em-30-anos-20110922.html>

Se, em um ano, forem emitidos pelos veículos 100 milhões de toneladas de gás carbônico, e se todo esse gás carbônico for transformado em ácido carbônico pela reação com vapor de água, quantos mols de água serão necessários para realizar essa transformação?

CO2 + H2O H2CO3

a) 4,45 x 1012 mol b) 2,21 x 1014 mol c) 1,87 x 1014 mol d) 2,27 x 1012 mol

Page 18: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

18 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

32) Um químico preparou 1 litro de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) usando 2 mol do tal ácido. Sabendo que os ácidos se dissociam liberando íons em meio aquoso, quantos mols de SO4

2- (sulfato) e H+ (prótons) estão presentes respectivamente na solução, se considerarmos uma dissociação equivalente a 100%?

a) 2 e 4 b) 2 e 1 c) 1 e 2 d) 4 e 2

33) Usinas termoelétricas poluem o meio ambiente com óxidos de enxofre. Usinas que funcionam com derivados de petróleo são aquelas que mais poluem com esses óxidos. Considere que uma usina termoelétrica lance diariamente 64 toneladas de SO2 na atmosfera. Em quantos dias terá lançado na atmosfera 108 mol de SO2?

a) 32 dias b) 64 dias c) 100 dias d) 120 dias

34) A mistura das soluções aquosas de nitrato de prata (massa molar 169,9 g.mol-1) e de cloreto de sódio (massa molar 58,5 g.mol-1) gera uma reação química que produz cloreto de prata (143,4 g mol-1) e nitrato de sódio, conforme mostra a seguinte equação química:

AgNO3(aq) + NaCℓ (aq) AgCℓ (s) + NaNO3(aq)

Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. A ocorrência dessa reação química é perceptível devido à formação de um sólido. 2. A massa molar do NaNO3 é 85 g.mol-1. 3. Quando consumidos 117 g de NaCℓ, serão produzidos 286,8 g de AgCℓ. 4. O NaNO3 formado é insolúvel em água. 5. O AgCℓ é classificado como um sal.

São verdadeiras somente as afirmativas:

a) 1 e 2. b) 2, 3 e 4. c) 3, 4 e 5. d) 1, 2, 3 e 5.

Page 19: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 19

35) Em muitas residências é bastante comum o uso de desodorizantes sanitários. Os desodorizantes são formulações que têm na sua composição substâncias microbioestáticas, capazes de controlar os odores desagradáveis advindos do metabolismo microrgânico. Não apresentam efeito letal sobre microrganismos, mas inibem o seu crescimento e multiplicação. A figura a seguir apresenta o rótulo de um determinado produto adquirido em supermercados.

De acordo com as informações do rótulo deste desodorizante sanitário, a massa do princípio ativo e do tensoativo aniônico biodegradável presente na sua formulação é

a) 0,42 g de Preventol e 7,50 g de ácido sulfônico b) 0,042 g de Preventol e 0,75 g de ácido sulfônico c) 7,50 g de Preventol e 0,42 g de ácido sulfônico d) 0,042 g de ácido sulfônico e 0,75 g de Preventol

36) Água de lavadeira é o nome dado a uma solução aquosa de NaCℓO. Esse sal é formado pela reação entre cloro e hidróxido de sódio, de acordo com a equação química a seguir:

Cℓ2 + 2 NaOH → NaCℓ + NaCℓO + H2O

Uma fábrica de produtos para piscina produz esse sal de acordo com essa reação.

Qual massa de NaCℓO será produzida quando se reagir completamente 2 mol de cloro com quantidade suficiente de hidróxido de sódio?

a) 1,49 g b) 149 g c) 7,45 g d) 74,5 g

Page 20: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

20 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

37) Em situações de emergência, equipes médicas precisam usar máscaras de oxigênio em pacientes. Nessas máscaras, o oxigênio que será usado pelo paciente é gerado pela sua própria expiração de gás carbônico.

O gás carbônico exalado reage com o óxido KO2 presente na máscara, de acordo com a reação:

4KO2 + 2 H2O + 4 CO2 4 KHCO3 + 3 O2

Se um adulto exalar 0,2 mol de gás carbônico por minuto, qual a quantidade de oxigênio em mol gerada por ela em 10 minutos, a partir dessa reação?

a) 2,0 mol b) 1,5 mol c) 0,15 mol d) 0,12 mol

38) Em um experimento, uma placa de zinco de massa igual a 10 g foi deixada

dentro de uma solução de sulfato cúprico.

Depois de certo tempo verificou-se que a placa de zinco estava desgastada porque ocorreu a reação:

Zn (s) + CuSO4 (aq) ZnSO4(aq) + Cu (s)

Considere que nessa reação o zinco (M = 65,5) foi consumido e que a massa inicial foi reduzida à quarta parte. Nesse caso, a massa de cobre (M = 63,5) metálico foi formada por a) 7,3 g b) 6,5 g c) 5,8 g d) 4,5 g

Page 21: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 21

39) O medicamento “Leite de Magnésia” é uma suspensão de hidróxido de magnésio. Esse medicamento é utilizado para combater a acidez estomacal provocada pelo ácido clorídrico, encontrado no estômago. Sabe-se que, quando utilizarmos 14,5 g desse medicamento, neutraliza-se certa quantidade do ácido clorídrico, produzindo 19 g de cloreto de magnésio. O grau de pureza desse medicamento, em termos do hidróxido de magnésio, é igual a:

Dados: Mg(OH)2 = 58 g/mol; HCl = 36,5 g/mol e MgCl2 = 95 g/mol.

Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O

a) 50 % b) 60 % c) 80 % d) 85 %

40) São colocadas para reagir entre si, as massas de 1,00 g de sódio metálico e

1,00 g de cloro gasoso. Considere que o rendimento da reação é 100%. São dadas as massas molares, em g/mol: Na = 23,0 e Cl = 35,5. A afirmação correta é: a) Há excesso de 0,153 g de sódio metálico. b) Há excesso de 0,352 g de sódio metálico. c) Há excesso de 0,282 g de cloro gasoso. d) Nenhum dos dois elementos está em excesso.

Page 22: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

22 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

Page 23: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

1ª Série – 2015 GEOGRAFIA - QUÍMICA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 23

Page 24: GEOGRAFIA Questões de 01 a 20 - colegioequipe.com.br · GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015 4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 5) Brasil: O que revelaram os dados do Censo

GEOGRAFIA – QUÍMICA 1ª Série – 2015

24 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO