"gente em acção" nº40 - junho 2005

12
www.anossaescola.com/rodao Nº 40 - Junho 2005

Upload: aevvr

Post on 24-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão

TRANSCRIPT

Page 1: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

www.anossaescola.com/rodao

Nº 40 - Junho 2005

Page 2: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 2ENTREVISTA

PROF. ANTÓNIO ESCARAMEIAPresidente do Assembleia do Agrupamento

JOSÉ ANDRADE; CÁTIA BARRETTO; LILIANA RIBEIRO (9º A)

O jornal “Gente em Acção”, como já vem sendo tradição,entrevistou uma figura da nossa escola, tendo escolhido,neste período escolar, o nosso professor de EMRC, Pe.

António Escarameia, que é também pároco de Vila Velha deRódão, Fratel e Perais.

Fomos encontrá-lo na Biblioteca, onde nos recebeuamavelmente.

Gente em Acção – Sr. Professor,agradecemos a sua disponibilidade egostaríamos que nos desse umaspalavrinhas para o nosso jornal: - Quala sua função neste jornal da escola?

A. Escarameia - É com muito gostoque respondo às vossas perguntas.

Antes de mais quero dizer-vos queeste jornal é, também, um pouco de mimmesmo. Eu fui um dos seus fundadores,em 1984. A principio, teve o título de “ORodense”.

Sempre colaborei na sua redacçãoe edição.

Recordo muito bem os tempos emque o jornal era escrito manualmente.Só mais tarde apareceram as primeirascopiadoras a álcool, depois a copiadorase gravadoras em “stencil” (folha de cera),até à moderna edição electrónica que,num pequeno ecrã do nossocomputador, permite editar, visualizar ecorrigir o jornal.

Actualmente, no jornal, sou umsimples colaborador e co-responsávelna redacção, com o professor LuísCosta.

Acha que os alunos têm interessepelo jornal?

Interesse?…Interesse pelo jornal é uma coisa

muito relativa.O interesse dos alunos pelo jornal

será aquele que os professores lhesincutirem. Se os professores dasdiversas disciplinas não os motivarempara colaborar no jornal da escola, écertíssimo que os alunos não sentirãointeresse pelo mesmo. No entanto, o quevemos é que ele vai aparecendo todosos períodos lectivos!…

Mudando de assunto, diga-nos: - Háquantos anos é professor desta Escola?

Desde que a Escola começou, em1973. Recordo perfeitamente ter tidocomo alunos alguns dos vossos pais.

Os tempos eram mais difíceis. Nãohavia as comodidades que vós tendeshoje. Mas havia já, muito espírito decolaboração, de responsabilidade e

mais disciplina.

Falou da antiga Escola, tem delaalgumas recordações que nos queiracontar?

Da antiga Escola tenho muitasrecordações. Ali, as dificuldadesajudaram-nos a viver menos distraídospara as realidades da vida. Colaborei nasua construção, tal como alguns dosoutros professores e funcionários. Nosprimeiros meses, era uma alegria verprofessores e alunos a trabalharem naconstrução dos pavilhões, juntamentecom os operários, durante as horas derecreio. Eu cheguei a fazer parede!

Falando agora, de modo geral, o quepensa da escola que temos nos nossosdias?

A escola que temos é a que nósconstruímos no nosso dia-a-dia. Aindanão existe uma escola perfeita, porque aescola é feita por professores, alunos,encarregados de educação ecomunidade envolvente.

Os defeitos ou virtudes de cada umdestes agentes vai definir a escola quetemos.

A escola perfeita é a que visa a pessoahumana completa, isto é, na plenitudedas suas dimensões, em queconvergem e se fundem ciência ecriatividade, análise e fantasia, técnica e

contemplação, educação moral epreparação profissional, compromissosocial, religioso e político.

Agora, pergunto eu, será esta aescola que nós temos, no nosso país?

Eu julgo que não!… Ainda estamosmuito longe da a alcançar!…

E o que pensa dos alunos da nossaEscola?

Em poucas palavras direi que osjovens da nossa Escola sãoexcepcionais: generosos, humildes ecom uma alma tão cheia de vida que,muitas vezes, se torna contagiante.

De certeza que já me ouviste dizerque, por vezes, eu saio mais rico dasnossas aulas do que quando entrei: éque vós também me ensinais os valoresda vida, da alegria, da juventude. Algunsde vós tendes um espírito muito forte.

No entanto, ainda há jovens que,sendo jovens, já são velhos.

Compreendeis?

Acha que os pais participam na vidada Escola?

Há muitos pais que, por falta devalores culturais, não se preocupampela vida escolar dos filhos. Tenho penaque isto aconteça.

Nos meus encontros com ascomunidades destas paróquias, muitasvezes, tenho lembrado os pais de que aformação integral dos nossos alunos sóserá eficaz, na medida em que existircolaboração entre Família, Escola eIgreja.

Muitos pais, apesar de amarem osseus filhos, esquecem-se de que elessão a coisa mais preciosa que Deuslhes deu. Esquecem-se da suaeducação e formação, estando a perderuma ocasião de fazer deles Homens eMulheres de amanhã.

Page 3: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 3ENTREVISTA

De modo geral, hoje, muitos jovenssão inconstantes. O que pensa destajuventude?

Dos jovens, em geral, tenho umaopinião muito pessoal.

Eu gostaria que eles soubessemestar mais e melhor nos seus lugares esoubessem dar uma ordem deprioridade aos valores que estruturam avida , a sociedade e o futuro.

Vejo que há muitos jovens quequerem atingir a meta do “mais emelhor”, mas não têm coragem de sairdo ponto de partida.

Querem desenvolver umapersonalidade forte, mas vivemamarrados a convencionalismossociais.

Querem ser ouvidos, mas nãoouvem.

Querem que o mundo melhore, masnão melhoram o seu pequeno mundo.

No entanto, há muitos jovensverdadeiramente empenhados na suaconstrução e na construção de ummundo melhor. É consolador verificarque muitos jovens se preocupam emcultivar os verdadeiros valores da vida,numa vivência de fé cristã. Basta verificaro que se passa em tantos encontrosnacionais e estrangeiros, onde milharese milhares os jovens dão testemunhodos seus ideais.

Agora, se não se importa, vamosfalar de si. Diga-nos, onde nasceu?

Sou alentejano, do Alto Alentejo. Nascino concelho de Marvão, maisconcretamente no lugar de S. Salvadorda Aramenha. Ali, vivi no preciso localonde actualmente se fazem asescavações da cidade de Amaia.

Quando era criança, nunca mepassou pela mente que naquele lugar,onde tanto brinquei, haveria, enterrada,tanta riqueza arqueológica. Vale a penavisitar o local.

O que o levou a ser padre?Olhai, quando somos crianças,

gostamos de ser como as pessoas quenós admiramos.

Na minha infância, havia duaspessoas que eu admirava – o médico eo padre. Eram duas pessoas com quemos meus familiares se davam muitobem. Sobretudo o padre. Tinha por mimuma amizade grande, a ponto de melevar, muitas vezes, no seu“calhambeque”, nas suas deslocaçõespelo concelho.

Quando me perguntavam o quequeria ser quando fosse crescido, aresposta vinha logo: ou médico ou padre.

Quando terminei a escola primária,entrei no Seminário Preparatório deGavião (de Abrantes), por ser mais baratodo que ir para o Liceu de Portalegre. Ali

fiquei 2 anos; depois fui para Alcains, 4anos; e finalmente, para Portalegre, 6anos, onde nasceu a minha vocação parao sacerdócio.

De 49 alunos entrados, somente 6chegámos ao fim do curso filosófico eteológico, após 12 anos de estudo. Osoutros foram escolhendo outrasprofissões, sobretudo professores eadvogados.

Era bom aluno e comportava-sebem?

Procurei ser sempre bom aluno,educado, respeitador e amigo dosoutros. Foi isto que me ensinaram a ser,na minha casa. Por isso procurei sersempre fiel a estes princípios,obviamente com muitos altos e baixos.

Fui um aluno médio. Tive algumasdificuldades que procurei ultrapassar,com muito trabalho. Naquele tempo, ocurso dos Seminários era bastante difícil,equivalendo hoje a várias licenciaturas:Literatura Universal, História da Igreja,Latim, Grego, Filosofia, Teologia e, eu poropção, Música.

Para além da sua actividadereligiosa, como participa na vida local?

Ao longo destes anos estive sempreao serviço da comunidade, participandoem todas as actividades que me foramsolicitadas.

Cargos de mais responsabilidade,além do ensino, apenas exerci quatro:presidente da Associação dosBombeiros Voluntários; tesoureiro doCentro Municipal de Cultura eDesenvolvimento de V. V. Ródão,presidente da Assembleia da Santa Casada Misericórdia e presidente daAssembleia do Agrupamento de Escolasde V. V. Ródão.

Fora desta paróquia, fui, nos anos 80,regente do Orfeão de Proença-a-Nova.

Como professor que é, diga-nos oque pensa do ensino em Portugal.

Uma boa pergunta!A opinião que eu tenho do sistema

educativo, em Portugal, é muito pessoale pode ser polémica. Mas eu tenho dedizer-vos o que penso:

O sistema educativo português estámoribundo. Portugal está na cauda daUnião Europeia (UE) em termos e

indicadores educativos.Olhando para o panorama da

educação praticada entre nós, qualquerobservador minimamente informadodiria que as medidas são extremamentesimples. Estão ao nível do sensocomum. O problema é que ninguémparece ter vontade de as tomar, tãovastas e ramificadas são as redes deinteresses instalados.

O panorama do sistema ensino,após todas as reformas, no início de2005, continua a ser de um completodesperdício de recursos humanos efinanceiros, mas também de resultadosescolares que são simplesmentevergonhosos.

O nível dos saberes exigidosdesceu. Como exemplo, posso garantir-vos que o vosso exame de Português,do 9º ano, há 40 anos (exceptuando asperguntas dos Lusíadas) estava ao níveldos alunos do 4º Ano (antiga 4ª Classe).

A descoordenação global dosserviços do Ministério é manifesta. Aincompetência minou o que restava dasua credibilidade. A colocação deprofessores no ano lectivo de 2004/2005demonstrou à sociedade esta realidade.

Os novos cursos tecnológicos,lançados no anos lectivo de 2004/2005,apresentam já os piores sintomas,nomeadamente uma fraca procura.

As taxas de abandono escolar noensino básico e secundário são as maiselevadas da UE. O insucesso escolarcontinua a ser elevadíssimo e foi jáassumido de forma resignada pormuitas escolas.

A violência nas escolas, nomeada-mente as agressões a professores, e ainsegurança nas escolas não pararamde aumentar.

O resultado de tudo isto é de fazerenvergonhar qualquer português.

Depois de tudo o que vos disse, tiraivós as conclusões!…

Para terminar, quer deixar algumamensagem aos jovens?

Quero.Jovens, procurai ser sempre jovens.

Amai a vida. Não sejais medíocres. Faceaos sonhos desfeitos, lutai sempre e,se for preciso, começai de novo!

Page 4: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 4NOTÍCIAS DA ESCOLA

OFICINA DE TEATROALUNOS DA OFICINA

No dia 19 de Maio, os alunos daOficina de teatro, frequentaram umworkshop orientado pelos actoresPaulo Patraquim, Luciana Ribeiro eSofia Cabrita, organizado pelosprofessores de Oficina de Teatro,Carlos Pina e Graça Passos emcolaboração com o CENTA, na Tapadada Tojeira – Salgueiral. Este workshopteve como objectivo trabalhar amovimentação no espaço, acaracterização das personagens e acolocação de voz.

No final, os alunos fizeram umapequena entrevista ao actor eencenador Paulo Patraquim.

Oficina de Teatro (OT) -Gostaram de fazer este trabalhoconnosco?

Paulo Patraquim (PP) – Sim,porque este tipo de trabalho dependemuito de vocês, e portanto é sempreum enriquecimento para nós. O nossotrabalho está muito centrado naspessoas e por conseguinte é semprediferente.

OT - Há quanto tempo fazemteatro juntos?

PP – Há um ano.OT – Como se conheceram?PP – O Bica Teatro já existe há

mais tempo mas o primeiro trabalhoque fizemos juntos foi no Centa, no anopassado com o projecto “OsClandestinos”. Temos um carinhoespecial pelas tábuas deste estúdio.

OT – Tencionam voltar atrabalhar connosco?

PP – Se vocês quiserem. O BicaTeatro também faz formação, o nossotrabalho não é só ensaiar e fazerespectáculos, sempre que quiseremestamos disponíveis. O trabalho deformação enriquece sempre aspessoas, porque estamos a trabalharo nosso EU. Quando era estudante tiveum professor, muito importante paramim que disse: “Há três coisas muitoimportantes:

- Primeira – Observar;- Segunda – Observar;- Terceira – Observar;É muito importante observar os

outros e observarmo-nos a nós. O queestá cá dentro, o nosso EU interior,tem de ser alimentado e acarinhado.É muito importante fazer as coisascom prazer, se têm que ser feitas queas façamos com prazer. Essa alegriaestá cá dentro mas a vida do nossodia a dia desgasta-a.

É necessário preservar essaalegria, essa beleza interior, essa força,para conseguirmos chegar ondequeremos.

NOTA: O Paulo Patraquim está afazer uma série para a RTP1 com aequipa que fez o “João Semana”, quecomeçará a passar em Janeiro. È umaadaptação da obra (Quando os LobosUivam, de Aquilino Ribeiro) e está aser filmada na Covilhã.

O grupo participante no workshop

6º A (ÁREA DE PROJECTO)

10 De JunhoDia de Camões, Dia de

Portugal e dasComunidades Portuguesas

Luís de Camões tem um lugarespecial na literatura portuguesa doséculo XVI.

A sua obra é fortemente marcadapelas suas viagens.

Escreveu inúmeros poemas entreos quais “Os Lusíadas”. Neste livro,Camões canta em verso a história dePortugal até D. João III, mas o temaPrincipal é a viagem de Vasco da Gamaà Índia.

Não se sabe ao certo, nem o localnem o ano do seu nascimento. Pensa--se que foi por volta de 1524, emLisboa.

Tinha um espírito aventureiro eturbulento, tendo sido várias vezesdesterrado. Em África, perdeu um olhoem combate.

Foi amado por várias damas, entreas quais se diz estar a infanta DonaMaria, filha de Dom Manuel.

Morreu em Lisboa, no dia 10 deJunho de 1580.

O que é? Em 1977 o Governo Democrático

Português decretou que o “Dia 10 deJunho”, devia ser uma trindade: “Diade Portugal”, “Dia de Camões” e “Diadas Comunidade Portuguesasespalhadas pelo Mundo!”

Os emigrantes, aceitaram de bomgrado o Dia de Camões como “Dia doEmigrante Português”, pois Camõestambém foi emigrante durantedezassete anos!

Como se Festeja?No 10 de Junho, Dia de Camões

canta-se o Hino Nacional, com a mãodireita no coração, que significa umsinal de respeito.

Cita-se e lê-se a obra de Luís deCamões “Os Lusíadas”.

Costuma-se colocar a bandeiraPortuguesa na janela.

Organizam-se desfiles militaresonde está presente o presidente daRepública.

Os Emigrantes Portugueses,espalhados pelo mundo, organizamfestas para comemorar este dia quetambém é o seu.

Page 5: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 5NOTÍCIAS DA ESCOLA

JOSÉ PEDRO ANDRADE E DAVID VENTURA (9ºA)

No passado dia 28 de Maio osalunos do 9º ano dirigiram-se à Covilhã,a uma Feira de Formação Vocacional.

Os alunos exploraram a feira, queera constituída por vários stands ondenos podiam informar sobre os cursosque podemos escolher e em queescola os podemos frequentar.

Pudemos fazer algumasexperiências, especialmente nosstands dedicados à Físico-Química.Também nos pudemos deliciar nosstands de Hotelaria e Gestão. Deseguida, tivémos uma actividade emque nos eram apresentados ospercursos educativos do EnsinoSecundário, Tecnico-Profissional,Profissional e Superior. Encontrámosvários espaços que representavam osdiversos cursos do Ensino Secundário,cursos de Especialização Tecnológica,Ensino Superior e Mundo do Trabalho.

Pudemos explorar a informaçãoapresentada nos vários espaços epreparar as escolhas a realizar no finaldo 9º ano, de modo a construirmos onosso futuro escolar e profissional.Toda a turma saiu da feira satisfeita eesclarecida!

Visita de Estudo

Feira de Formação Vocacional

Em caso dedúvida, não há nada como

experimentar... coisas diferentes!

COLABORADORESProfessores, Alunos

Pessoal não Docentee Enc. Educação

EDIÇÃOCentro de Recursos

IMPRESSÃOSemedo - Soc. Tipográfica, Lda.

Castelo Branco

[email protected]

NA INTERNETwww.anossaescola.com/rodao

EU E OSOUTROS

No dia 17 de Junho de 2005 osalunos do 1º Ciclo foram ao CENTA,inauguraram a exposição dos trabalhosno Salgueiral tiveram ateliers de ArtesPlásticas e de Dança. Se quiser visitara exposição basta telefonar para oCENTA.

VIDEO CD2OO4-2005

Foi produzido um VideoCD (quepode ser lido em qualquer leitor de DVDde sala ou num computador multi-média) que documenta as actividadesrealizadas no nosso Agrupamentodurante o presente ano lectivo. Todosos interessados poderão adquirí-lo nasEscolas do Agrupamento. As verbasrecolhidas serão incluídas no orça-mento da Escola para realização deVisitas de Estudo e compra dematerial escolar.

Page 6: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 6NOTÍCIAS | TALENTOS

EB1 PORTO DO TEJO

ALUNOS DA EB1 / JI PORTO DO TEJO

A GuardaNacional

Republicanaesteve na Escola EB1/Jardim de

Infância do Porto do Tejo

No dia 30 de Maio, deslocou-se ànossa escola uma equipa da GuardaNacional Republicana para nos explicarquais os serviços que esta Instituiçãopresta à nossa comunidade.

Os agentes da G.N.R traziam doiscães; um deles estava treinado paraprocurar pessoas desaparecidas e paraapanhar ladrões e outros malfeitores. Ooutro era menos perigoso, meigo edivertido. Crianças e até os adultospodem brincar com ele. Está presenteem festas comemorativas.

Os agentes apresentaram ainda umfilme onde mostraram como nosdevemos comportar na via pública paraevitar acidentes graves. Explicaram-nosalgumas das regras comportamentaisa seguir, quando pessoas estranhasnos oferecem coisas ou boleia. Nuncadevemos abrir a porta quando estamossozinhos em casa, pois podemos correrperigo.

Deram-nos ainda mais conselhos eresponderam a todas as nossasperguntas e dúvidas.

Agradecemos muito à G.N.R. estasessão de esclarecimento.

O nosso Muito Obrigado.

A Nossa Junta de Freguesia

O dia 3 de Junho foi a data em quetivemos o prazer de receber uma equipada Junta de Freguesia de Vila Velha deRódão. Estiveram presentes o Sr. EuricoFigueiredo Lopes Mota que é oPresidente, e a Dª. Maria AdelaideCaçador, que é a Secretária. Há aindamais pessoas ligadas à Junta deFreguesia e à Assembleia de Freguesia.São ao todo 12 elementos.

Informaram-nos que a Junta sereúne todos os meses para tratar deassuntos relacionados com asactividades da freguesia.

As suas competências são muitas.Destacamos algumas: fazer orecenseamento eleitoral; passardocumentos (declarações e atestados);fornecer material de limpeza e expedienteàs escolas do 1ºCiclo e do ensino Pré-escolar; apoiar ou comparticiparactividades de interesse da freguesia,de natureza cultural, social, educativa,desportiva e recreativa, como é o casodo apoio às nossas visitas de estudo,na festa de Natal e outras; também

ANA, INÊS E JOANA (E.B.1 PERAIS)Visita de Estudo

No dia 10 de Maio de 2005, os alunosdo primeiro ciclo do Agrupamento deEscolas de Vila Velha de Ródão foramvisitar a fábrica da Renova, em TorresNovas e as fábricas do vidro na MarinhaGrande.

Em Torres Novas vimos as Fábricas1 e 2 do papel.

Na fábrica 2 vimos a ETAR (Estaçãode Tratamento de Águas Residuais) e,no seu interior, vimos as várias fases porque passa o papel até ser utilizado nasnossas casas como os rolos de papelhigiénico, os guardanapos ,os lençosdas mãos...

Junto da fábrica 1, vimos a nascentedo rio Almonda, água essa necessáriaao seu funcionamento.

A seguir fomos para a MarinhaGrande que é uma cidade do distrito deLeiria e tem muitas fábricas entre elasas do vidro, plástico e moldes...

A Barbosa e Almeida (BA) é umafábrica do vidro onde a principal matéria-prima que utilizam é areia que é bemlavada e tratada.

O vidro passa por fornos onde atemperatura está a 1200 graus. Às peçasde vidro que se partem ou são rejeitadasdá-se o nome de casco e voltam para oforno.

Nesta fábrica fazem-se garrafas decerveja, frascos e boiões destinadas às

indústrias de alimentação e bebidas.Com perto de 90 anos de existência,

iniciou a sua actividade comercial em1912 e a sua actividade industrial em1930. Em Espanha, iniciou a suaactividade em 1998.

Hoje, a BA é o segundo fornecedoribérico de embalagens de vidro.

Ainda visitámos outra fábrica, aJasmim, que é uma fábrica-estúdio devidro, criada em 1996, cujo principalobjectivo é recuperar a tradiçãovidreira,do trabalho manual onde seproduzem e vendem peças de vidro. Asmatérias-primas usadas nesteprocesso são: areia própria, calcário eoutros produtos químicos.

A areia é fundida a 1400º a moldagemé feita a 1200º.

Cada forno dura cerca de sete ou oitoanos e depois é substituído.

A cor azul que o vidro apresenta,quando está a altas temperaturas deve--se ao óxido de cobalto.

colabora com os sistemas locais deprotecção civil e de combate aosincêndios; manda limpar e reparar oscaminhos rurais.

Ficámos também a saber que asmulheres não podiam votar antes do 25de Abril de 1974 porque não vivíamosem Democracia. Os imigrantes nãopodem votar.

A Junta de Freguesia de V.V. de Ródãoé a maior freguesia do nosso Concelho,tem 14 povoações e abrange uma áreade 9041 hectares e tem cerca de 2000habitantes.

Agradecemos imenso adisponibilidade do nosso Presidente eda Secretária.

Page 7: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 7CENTRO DE RECURSOS

PESQUISA ELABORADA PELO 6º A (ESTUDO ACOMAPNHADO)

Em Grande Forma:A Alimentação

O cálcio existente no leite fazcrescer os ossos e fortalece os dentes.Se comeres um alimento derivado doleite em todas as refeições, podes ficardescansado que terás cálciosuficiente.

1 copo de leite = 1 requeijão = 5queijinhos frescos = 15 gr de queijosuiço

A carne, o peixe e os ovosO nosso corpo tem células tão

pequenas que nem as conseguimosver. Para se construírem e paracrescerem, as células precisam demateriais: as proteínas que existem nacarne, no peixe e nos ovos. Ésuficiente comer um destes alimentospor dia.

50 g de peixe = 50 g de frango =1 ovo

O pão, as massas e as lentilhasOs farináceos dão-nos energia, que

nos permite brincar, correr, saltar,trabalhar e até dormir. Eles tambémnos dão preciosas proteínas. Secomeres farináceos em cada refeição,é garantido que estarás em forma todoo dia.

100gr de batatas = 100gr de arrozcozido = 100gr de lentilhas

O pão, a margarina, o óleo e oazeite

As gorduras fornecem reservas eenergia, que ajudam a lutar contra ofrio ou a fazer um esforço prolongado.Também ajudam o cérebro a

desenvolver-se. Devemos consumir umpouco em cada refeição.

Os frutos e os legumesOs frutos e os legumes só nos dão

coisas boas: as vitaminas e tambémas fibras que ajudam os alimentos aviajar pelo corpo. Se comeres pelomenos uma peça de fruta ou umlegume em cada refeição, ficas cheiode vitaminas.

As bebidasO nosso corpo é constituído por

uma grande parte de água. Para viverestamos sempre a utilizá-la. Então épreciso estar sempre a renová-la. Ossumos, as bebidas gaseificadas eoutras bebidas doces são feitos comaçúcar. Podemos beber mas semexagerar, apenas muito pouquinho decada vez.

Sabes quantos copos de águadevemos beber por dia? Dez copos.

Os açúcares e os bolosSe comeres demasiados doces, já

não tens fome para o restante. Tentanão comer mais do que o equivalentea 7 ou 8 colheres de açúcar por dia.

1 cubinho de açúcar = 1rebuçado = 1 colher de café deaçúcar = 2 quadrados de chocolate

2 cubinhos de açúcar = 1bolacha = 1 colher de café de geleia= 1 colher de sopa de compota

Mas o açúcar estraga os dentes.Não te esqueças de os lavar bem!

Jerusalém estava muito animada echeia de gente. Celebrava-se a festado Pentecostes, pois era o tempo dascolheitas. De perto e de longe vinhamas pessoas, e em toda a cidade sepodia ouvir muita gente a falar emlínguas diferentes.

Encontravam-se nesta cidade,pessoas de todo o mundo entãoconhecido, do Poreto, da Ásia, daFrígia, da Panfília, de Cirene e muitoscolonos de Roma.

Os Apóstolos e alguns outrosdiscípulos encontravam-se reunidosnuma sala em Jerusalém e, com eles,estava também a Mãe de Jesus.

Lembravam-se que antes de partir,o Mestre lhes tinha dito para não saíremde Jerusalém até que o Pai lhesenviasse o Espírito Santo.

Esperavam por isso, porque entãopoderiam começar a sua grande obrade converter o Mundo.

De repente, ouviu-se um grandeestrondo no céu, como uma forte rajadade vento que encheu toda a casa. Eviram descer umas línguas de fogosobre a cabeça de cada um deles. Erao sinal da vinda do Espírito Santo.

Foi extraordinário o efeito quecausou neles! Passaram de pessoasassustadas a pessoas cheias depoder e alegria, que sentiam que nadaos podia impedir de dizer ao mundo averdade acerca de Jesus.

In As mais belas histórias daBíblia,Edições Verbo

A descida doEspírito Santo

RECOLHA DO 5ºA (EST. ACOMPANHADO)

ANA, INÊS, JOANA (EB1 PERAIS)

Quinta-feira da Ascensão é também o Dia da Espiga.Antigamente este dia era santo de guarda.Hoje a festa religiosa foi transferida para o domingo seguinte.O ramo é apanhado pelo meio-dia e é composto de:5 papoilas vermelhas que significam alegria (fartura de vinho).5 malmequeres que significam ano de dinheiro.5 espigas de trigo ou centeio que significam fartura de pão.Um raminho de oliveira que significa azeite e paz.Se for apanhado ao meio-dia fica benzido e só assim tem valor.Este dia é celebrado na sexta quinta-feira depois da Páscoa. Este ano foi

lembrado no dia 5 de Maio de 2005.

Dia da Espiga(Quinta-Feira da Ascenção)

Page 8: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 8TALENTOS

PROF. CARLOS PINA JESSICA E BIANCA (5ºA - ESTUDO ACOMPANHADO)Dá-me brilho

Não ter de o fazerpara sentir a encontrar-meConsigo ver bem e já não tenho [armasassim em causa e aproveitomas não esqueço o que levo [comigoInjecto nos olhos o brilhoe não é a força que insisteNaturalmente vão-se definindoformas que justificocom actos que não possuem [sinónimosDá-me o equilíbrio em tons de vidaespalha o que consegues fazernão digas quando acontecee faz-me não ter a certezapara poder repetir.

Brota da Terra...Nasce na fonte...Cristalina!Água... mulher e menina,gera a vida de suas entranhas,hidrata e regeneraGera a morte por suas façanhasEnxurrada, enchente...Poderosa, imponente!Água... homem e meninoRega os camposEscorre das cascatas em sinfoniaem som de sinoNo amanhecer cai em gotas de [orvalho,incolor e nacarada...paradoxal!Corre tranquila... enxurradaLava o corpo cansadoda luta do diaForte, move moinhos,produz energiaMolha a seca, mata a sedeÁgua mole em pedra duraForte, ninguém te segura!És dona da tua vontade...

Água

O Mosteiro da Batalha

Uma história do tempo deD. João I

Segundo a tradição, D. João Iprometera que, se alcançasse a vitória,mandaria construir um Mosteiro emhonra de Nossa Senhora. Terminada avitória, disparou uma seta ao acaso paraque a sorte decidisse o lugar onde sehavia de erguer o Monumento.

E o Monumento foi construído,recebeu o nome de Mosteiro de SantaMaria da Vitória, mas foi conhecido atéhoje por Mosteiro da Batalha.

A Construção do Mosteiro daBatalha

Quando o rei D. João I resolveumandar construir um monumento paracomemorar a vitória contra oscastelhanos, resolveu também que essemonumento seria tão extraordináriocomo a própria batalha de Aljubarrota.Então chamou o maior arquitectoportuguês e encomendou-lhe umedifício deslumbrante. Esse homemchamava-se Afonso Domingues, era

natural de Lisboa. Tal como aconteciana época, além de imaginar e desenharas plantas para os edifícios, tinha quesaber fazer cálculos de engenharia eacompanhar as obras a par e passo,dando ordens directas aos MestresPedreiros.

As construções demoravam imensotempo. Afonso Domingues esteve anosna Batalha, envolvendo-se com paixãono grande projecto da sua vida. Mas avida pregou-lhe uma partida terrível,porque antes do seu projecto estarconcluído ficou cego.

Nessa altura o rei D. João I chamouo Mestre Huguet, um arquitectoestrangeiro, para o substituir.

Afonso Domingues sofreumuitíssimo por não poder terminar a suaobra-prima. E essa tristeza deu origema uma lenda, que, embora não tendocomo cenário os campos de batalha, sepode considerar uma lenda heróica.Quem contou a história foi o grandeescritor Alexandre Herculano, que aescreveu muitos séculos depois e lhedeu o nome de Abóbada.

Os mais velhos, como eu, talvezainda se lembrem das antigasestrumeiras. As camas dos animaiseram aí misturadas com matos, palhas,restos de comida dos animais, ououtros. Na minha região até as própriasruas eram propriedade privada.

Estas estrumeiras acabaramprincipalmente devido a questões dehigiene. Os animais foram afastadosdas povoações (actualmente até aomaneio dos mesmos é diferente), asruas foram calcetadas.

A compostagem, pode-se dizer, sãoas modernas estrumeiras. Em vez deestrume dá-se-lhe o nome de composto,e o que era feito de modo mais ou menostradicional passou a ter uma explicaçãomais ou menos científica.

Fala-se nos diferentes subprodutosadicionados, do controlo da temperaturae humidade, de revirar o composto.

Tem várias vantagens: tem o aspectohigiénico, a valorização de variadossubprodutos, que deste modo não irãopara o aterro sanitário, e a obtenção de

matéria orgânica e nutrientes para osolo e culturas.

Podem-se misturar os mais variadosmateriais: resíduos florestais e agrícolas,lixos domésticos, da restauração ououtros. Em princípio, quanto maisvariados forem “os componentes” maisrico será o composto.

Há que ter em atenção que deveráhaver uma triagem prévia: eliminarmetais, plásticos, pilhas, borrachas,vidros, óleos industriais e todas assubstâncias não passíveis dedegradação, ou que possam contaminarsolos ou culturas.

Se aos restos do seu jardim, horta,pomar, pecuária, juntar os matos, ascamas dos animais, ou os restos da suacozinha, decerto que será um bomprincípio para uma boa compostagem.

Por exemplo os ossos e os restosde marisco são uma boa fonte de cálcio;e os solos da nossa Região são todosde reacção ácida, logo deficientes emcálcio. Decerto que os ossos se vãomanter no solo, por muito tempo, semse “desfazerem”. A parte mineral não éatacada por microrganismos e é estaparte a que se vai manter. Pode tentartriturá-los e assim melhor se poderãomisturar com o solo, fornecendo,lentamente, cálcio e fósforo, ao solo eculturas.

ACOMPOSTAGEM

PROF. FERNANDO FERREIRA

Page 9: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 9NOTÍCIAS | TALENTOS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE V. V.RÓDÃO

Os pássaros viram o teu nomeGuardado no sussurrarDo riacho campestre,E cantam baladas de amorSó para te verem mergulharNas suas águas límpidas...Eu, que anseio à condiçãoDe areia sob os teus pés,Invento artimanhasPara poder tocarO teu ventre de menina.

PROF. ANTÓNIO OLIVEIRA

CONVÍVIO DAASSOCIAÇÃO DE PAIS

A Associação de Pais e Encarre-gados de Educação do Agrupamentode Escolas de Vila Velha de Ródãorealizou, no passado dia 5 de Junhono Campo de Feiras da localidade, oseu III convívio anual.

Com esta iniciativa realizada, numaépoca próxima do encerramento dasactividades lectivas e do dia Mundialda Criança, procura-se juntar pais efilhos e mostrar o quanto é importanteo empenhamento e a participação dospais na educação dos seusdescendentes.

A mensagem que constitui otrabalho desta associação é um sinalbem evidente do envolvimento dasociedade civil na educação dascrianças.

Foi um dia quente, muito bempassado e onde a criançada se divertiue brincou e os pais conviveram,trocaram impressões, apresentaramsugestões e, acima de tudo,colaboraram contribuindo para osucesso da actividade.

Para o próximo ano esta iniciativavai de novo realizar-se, masapresentará algumas novidades aonível das actividades a desenvolver edo modo de organização.

Fazendo um breve balanço do quefoi a acção desenvolvida por estaAssociação de Pais, no ano lectivo de2004-2005, podemos apontar asseguintes iniciativas:

- Promoção de actividadesextracurriculares destinadas àscrianças dos infantários: expressãomusical e expressão motora. Estaactividade foi integralmente suportadapela Associação contando com o apoiofinanceiro das Juntas de Fratel e deVila Velha de Ródão;

- Dinamização e participação nodesfile de Carnaval e nas feirasrealizadas no concelho.

- Oferta de equipamento informático(4 Computadores pessoais) àsescolas, cedido pela Caixa Geral deDepósitos.

- Participação empenhada nosórgãos de gestão escolar ondeestamos representados.

A este envolvimento na comunidadeonde nos inserimos apenas desejamosque o esforço por nós desenvolvido sejacorrespondido pelas demais entidades,com o necessário apoio para queconsigamos concretizar os projectosque mais valorizam as nossas crianças.

No dia vinte e sete de Abril decorreuo concurso prosa e poesia subordinadoao tema: “O 25 de Abril“ .

A participação foi positiva, e após umaleitura atenta o júri do concursoseleccionou os trabalhos elaboradospelas alunas: Rita Filipa do 6º A e RuteSanto do 7º A.

A todos os que participaram osnossos parabéns!

Concurso “As Olimpíadasda Leitura“

Durante o terceiro período decorreuesta actividade, tendo sido valorizado otrabalho da aluna Catarina Rodrigues do6º A.

Desejamos que continue a participarneste tipo de iniciativas!

Concurso do 25 de Abril

Page 10: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 10DIA DA CRIANÇA

Os alimentos O.G.M’s outransgénicos já chegaram ao nossopaís. Entram na composição de muitosprodutos alimentares que compramostodos os dias mas pouca gente sabeo que são.

No âmbito da Àrea de Projecto onosso grupo realizou um inquérito parasaber se a comunidade escolar estáinformada sobre este tipo de alimentos.

O inquérito abrangeu maior parteda população escolar: 126 pessoas ,incluindo funcionários, professores ealunos dos 2º e 3º ciclos.

Concluímos que grande parte dacomunidade escolar ainda não estáinformada sobre os O.G.M’s; apenas19% sabem o que são, 24% ouviramfalar, 22% já ouviram falar emtransgénicos , 6% afirmam terconhecimento sobre a inclusão deO.G.M’s nos alimentos queconsomem. Concluímos também quenão há o hábito de ler a informaçãosobre os ingredientes dos produtosalimentares adquiridos visto queapenas 28% dos interrogados afirmouter esse cuidado.

Perguntas:1º- Já ouviu falar em O.G.M’s?2º- Já ouviu falar em transgénicos?3º- Sabe o que são O.G.M’s?4º- Sabe se os alimentos que

consome têm O.G.M’s?5º- Quando compra um produto

alimentar lê a informação sobre osingredientes?

Os O.G.M’s ou transgénicos sãoalimentos que resultaram da alteraçãoda sua informação genética, sãoOrganismos GeneticamenteModificados. Esta alteração pode terobjectivos meramente comerciaiscomo por exemplo criar milho vermelhoporque se vende mais. Nesse casoretirar-se-ia, por exemplo, a informaçãogenética (D.N.A.) das células do

SABE O QUE SÃOO.G.M’s ?

LILIANA RIBEIRO; CÁTIA BARRETO (9ºA)

6º A (ÁREA DE PROJECTO)

1 de JunhoDia Da Criança

O que é?O Dia das Crianças só passou a

ser comemorado mesmo em 1960,quando a fábrica de brinquedos Estrelafez uma promoção junto com aempresa Johnson & Johnson paralançar a “Semana do Bebé Robusto” eaumentar as suas vendas. A ideia dasduas empresas deu tão certo queoutros comerciantes resolveramadoptar a mesma estratégia. E assim,o dia 12 de Outubro é dia da criançaganhar presentes, no Brasil!

Muitos países comemoram o Diada Criança em outros dias do ano. NaÍndia é a 15 de Novembro. Na China eno Japão a comemoração acontece a5 de Maio. .Em Portugal eMoçambique comemora-se no dia 1 deJunho.

A Organização das Nações Unidas,também conhecida como ONU,comemora o dia de todas as criançasdo mundo em 20 de Novembro. Foinessa data que os países aprovarama Declaração dos Direitos dasCrianças.

Como se festeja?- Organizam-se actividades

escolares.- Oferecem-se presentes às

crianças.- Realizam-se espectáculos e

desfiles.Pretende-se, neste dia, chamar a

atenção para os Direitos da criançadivulgando situações diárias de abusose maus tratos que afectam milharesde crianças em todo o mundo.

CONCURSO “CAÇA ÀS PILHAS”A classificação (número de pilhas entregues), no dia 16

de Junho é a seguinte1º Os Traquinas do Porto do Tejo 1404

8º Os Ursinhos 1789º Os Traidores 15110º Os Três Sócios 9311º Os Três Mosqueteiros 9112º Os Abóboras 6513º Os Fogões 33

2º Arranca Pilhas 7523º Bate na Avó 3134º Os Estrelinhas 2795º As Perigosas 2096º Pop Girls 2087º Os Ninjas 203

morangueiro responsável por essacaracterística para a colocar nascélulas do milho que assim passariama produzir esse corante.

Apesar de já estarem no mercadohá uma grande polémica sobre oconsumo destes alimentos pois nãohá estudos suficientes que assegurema sua inocuidade para a saúde dosconsumidores para além da suarepercussão a nível dos ecossistemas.

A nossa Área de Projecto é sobreagricultura biológica e nesta práticaagrícola é proibida a utilização deespécies O.G.M’s.

Gráfico: percentagem depessoas que responderam “sim”.

EspecialDIA DA

CRIANÇAna página 12

Page 11: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 11DESPORTO

JOSÉ P. ANDRADE, IRENEU ROBALO (9ºA)

É por todos reconhecida aimportância de uma prática regular deactividade física, pelos seus efeitosbenéficos para a saúde em geral, aindamais quando esta é desenvolvida emconvivência saudável com o Natureza,procurando não só criar hábitos de vidasaudáveis, como também desenvolvero respeito pelo meio ambiente. Sendoassim e com este propósito, no dia 18de Maio, o grupo de Educação Físicaorganizou uma Caminhada Pedestre àSerra das Talhadas. Esta actividadecontou com a participação de cercade 70 alunos pertencentes aos váriosanos de escolaridade. No decorrerdesta actividade foram ainda realizadosvários Jogos Tradicionais, queproporcionaram momentos de grandediversão e de convívio entre os alunose professores participantes.

Caminhada Pedestre

PROF. ANA PAULA CUNHA

Corta-MatoDistrital

No dia 22 de janeiro de 2005, nocampo da Feiteira, em Castelo Brancorealizou-se o Corta-Mato distrital, coma participação da nossa escola.Saímos às 9 horas da manhã.Estávamos ansiosos para ver tanto anossa como a capacidade física dosnossos adversários.

Os alunos no escalão IniciadosMasculinos do Agrupamento de Escolasde Vila Velha de Ródão na modalidadede Atletismo de Pista, prova realizada nodia 17 de Março de 2005, no Estádio/Pista do Valongo em Castelo Branco,venceram por equipa a Fase FinalDistrital de Atletismo de Pista, que foramos seguintes: (Diogo Pires, João Mota,Pedro Fonseca, Pedro Silva, TiagoAlmeida, André Cardoso, Hugo Cardoso,Ricardo Pires, Fábio Nunes, JoséAndrade, Rúben Martins e AntónioFontelas). Por classificações individuais,tivemos duas alunas campeõesdistritais, que foram as seguintes: InêsAlves no escalão Iniciada Feminino naCorrida de Velocidade de 80m e no Saltoem Comprimento e a Tânia Carrilho noescalão Juvenil Feminino no Salto emComprimento.

Estes alunos foram apurados para oCampeonato Regional de Atletismo dePista 2005, realizado no Estádio Cidadede Coimbra, no dia 9 de Abril de 2005onde estiveram envolvidos os melhoresatletas dos distritos de Aveiro, Viseu,Guarda, Coimbra, Leiria e CasteloBranco (representado pelos nossosalunos de Vila Velha de Ródão, deSobreira Formosa e de Afonso de Paivade Castelo Branco).

As provas consistem nas corridas develocidade, barreiras, estafetas e corridade longa duração, nos saltos emcomprimento e altura, por fim olançamento do peso, os nossos alunosobtiveram bons resultados, visto quetodos bateram os seus recordespessoais, destacando um aluno DiogoPires que passou as eliminatórias eatingiu a final da corrida de velocidadedos 80m tendo também resultadosinteressantes no salto em altura.

ATLETISMO DEPISTA 2005

PROF. CARLOS SILVA

No dia 1 de Junho de 2005, osalunos do 2º ciclo de Vila Velha deRódão participaram na actividade deCanoagem com os professores deEducação Física de 2º e 3º ciclos. Unsdias antes da participação nestaactividade houve uma acção deformação para os alunos ficarem asaber mais sobre a modalidade. No dia1 de Junho à tarde os alunos forampara o cais do Rio Tejo onde seencontravam os monitores e algunscaiaques, pagaias e coletes.Colocaram-se os caiaques perto do rio,onde foi dada uma breve explicaçãosobre regras de segurança. Com aajuda dos monitores pegámos naspagaias e introduzimos os caiaques norio em grupos de dois alunos. Foi umdia diferente passado num sítio muitobonito.

ANA RITA CARDOSO; SARA PINHO (6ºA)

Canoagem

No escalão masculino, a nossaescola conseguiu ficar em 2º lugar.Havia bons atletas, alguns jáfederados, mas como tudo o que háde bom também há de mau...

Foi um dia para não esquecer, atéporque fizemos aquilo de quegostamos (desporto), divertimo-nosmuito. E apesar de não conseguirmosas melhores classificações, não pornão termos capacidade mas sim pornão termos treinado, não ficámostristes porque no desporto o importanteé participar.

Page 12: "Gente em Acção" nº40 - Junho 2005

Pág. 12ÚLTIMA

No dia 1 de Junho, comemorámosna nossa escola o dia da criança.

Esta actividade foi promovida pelosprofessores de Línguas e nelaparticiparam os alunos do 2º e 3º ciclos.

Foi desenhado um mapa giganteonde estavam assinalados os várioscontinentes e que foi exposto na nossa

6ºAMapa-Mundo

Por iniciativa do Departamento deLínguas, e numa interacção com osoutros departamentos, foi efectuadoum lançamento de balões no campode feiras da vila, no âmbito da Feira doLivro realizada pela Câmara Municipale pelo Centro Municipal de Cultura, quemereceu o maior entusiasmo por partedos alunos e professores envolvidos.

DIA DA CRIANÇA

LANÇAMENTODE BALÕES

escola, onde figuravam vários desenhoscom as bandeiras Portuguesa, Britânicae Francesa, pintadas por nós. Tambémescrevemos frases alusivas à criançaem Inglês, Português e Francês queforam afixadas no mapa.

Resultou um trabalho muito bonito etodos os participantes gostaram destaactividade.

Alunos vão e vêem,professores ficam e vão

Uns com desgosto outrosnem tanto

Alguns deixam saudadesOutros.... bem ...o que

importa é que ninguém éindiferente à passagem por

estas terras de gente beirã ...

Sim, é isso, mais um fim de anoescolar que aí está e parecendo seruma tradição que pretende instalar--se mais uma vez, a educação foiatingida por alguma instabilidade....

Governos vêem e vãoPolíticas de hoje, verdades

absolutasPromessas para nunca

cumprirMaledicência reinanteDescrédito, Desilusão,

Desmotivação...

Em nome do ConselhoExecutivo deste Agrupamentoapresento um público agradeci-mento e homenagem a todos osprofissionais da educação, pessoaldocente e não docente em exercíciode funções neste Agrupamento deEscolas, pelo empenho, dedicaçãoe excelente trabalho desenvolvidoem prol dos alunos, suas famílias eda educação em geral ...

Até SetembroBoas Férias!

EDITORIAL