gastrite (1)

2
Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337) Construção de itens de Ciências Naturais 2013 9.º Ano de Escolaridade A gastrite carateriza-se por um ardor e uma dor de estômago. Estes sintomas são as principais queixas de quem sofre desta inflamação da mucosa estomacal. O desconforto esporádico, porém, não é suficiente para o veredito de gastrite. Só vale a pena marcar uma consulta médica quando os sintomas duram mais de duas semanas. Para o diagnóstico o especialista pedirá uma endoscopia. As imagens obtidas no exame revelarão se o indivíduo tem um dos dois tipos mais comuns da doença, a aguda, provocada pelo consumo abusivo de álcool ou de remédios, por exemplo, ou a crónica, que tem como causas principais o stresse constante, o tabaco e o café. Uma bactéria, a Helicobacter pylori, também pode ser responsável pela doença. “De qualquer forma, a dieta precisa de sofrer mudanças”, avisa Orlando Ambrogini Júnior. Alimentos ácidos, gorduras, cafeína e álcool devem ser banidos. Os remédios só devem ser tomados se, apesar das alterações na alimentação, a dor não desaparecer. Baseado em http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/medicina/conteudo_295681.shtml Figura 1 – O estômago e a inflamação provocada pela Helicobacter pylori Na resposta de 1 a 2, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta. 1. Para evitar uma gastrite não deve ser ingerido (A) Frutas, legumes e café.

Upload: deolinda-silva

Post on 27-Dec-2014

369 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Gastrite (1)

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

Construção de itens de Ciências Naturais 2013

9.º Ano de Escolaridade

A gastrite carateriza-se por um ardor e uma dor de estômago. Estes sintomas são as principais queixas de quem sofre desta inflamação da mucosa estomacal. O desconforto esporádico, porém, não é suficiente para o veredito de gastrite. Só vale a pena marcar uma consulta médica quando os sintomas duram mais de duas semanas. Para o diagnóstico o especialista pedirá uma endoscopia. As imagens obtidas no exame revelarão se o indivíduo tem um dos dois tipos mais comuns da doença, a aguda, provocada pelo consumo abusivo de álcool ou de remédios, por exemplo, ou a crónica, que tem como causas principais o stresse constante, o tabaco e o café. Uma bactéria, a Helicobacter pylori, também pode ser responsável pela doença. “De qualquer forma, a dieta precisa de sofrer mudanças”, avisa Orlando Ambrogini Júnior. Alimentos ácidos, gorduras, cafeína e álcool devem ser banidos. Os remédios só devem ser tomados se, apesar das alterações na alimentação, a dor não desaparecer.

Baseado em http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/medicina/conteudo_295681.shtml

Figura 1 – O estômago e a inflamação provocada pela Helicobacter pylori

Na resposta de 1 a 2, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.

1. Para evitar uma gastrite não deve ser ingerido (A) Frutas, legumes e café.(B) Café, gorduras e peixe.(C) Açúcar, café, alimentos quentes.(D) Alimentos ácidos, cafeína e álcool.

2. A gastrite é uma inflamação do(A) Duodeno.(B) Estômago.(C) Pâncreas.(D) Fígado.

Page 2: Gastrite (1)

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

3. Faz corresponder a cada uma das designações expressas na coluna A a respetiva definição que consta na coluna B.Escreve na folha de respostas apenas as letras e os números correspondentes. Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez.

Coluna A Coluna B(a) Estômago(b)Duodeno(c)Pâncreas(d)Fígado(e)Vesícula Biliar

(1)Orgão que neutraliza a acidez do quimo e emulsiona os lípidos(2)Tubo que liga o estômago ao intestino delgado(3)Local onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção(4)Localiza-se atrás do estômago, entre o duodeno e o baço(5)Faz a ligação entre a boca e o esófago(6)Situa-se por baixo do diafragma, no lado esquerdo do abdómen(7)Local onde ocorre a libertação de secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa(8)Orifício de saída das fezes