gaia e o lixoclean4kids.weebly.com/uploads/5/8/1/1/58116391/gaia_book_brasilian_portgl.pdfo ano novo...

36
GAIA E O LIXO Hitre Tace

Upload: others

Post on 28-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • GAIA E O LIXOHitre Tace

  • GAIA E O LIXOHitre Tace

    Luna Pestotnik StresNadia Komarova

  • Gaia e o lixo

    Era uma vez Gaia, uma filha da amigável Mãe Natureza. Gaia não gostava de lixo. Mais que isso, ela ficava brava com qualquer um que deixasse um vestígio de lixo.

    Ela pegava o lixo sempre que via algum. Varria o lixo orgânico. Ela se divertia ajudando as crianças a identificar os tipos de lixo. Mas as crianças não ouviam e jogavam lixo no chão e até um vez jogaram Simbro no lixo reciclável de plástico. Desde então, Gaia não vai mais a escolas porque ela percebeu que as crianças não a escutam.

  • Uma vez, entretanto, ela foi a uma escolinha infantile. Lá ela encontrou crianças pequenas que jogavam o lixo todo no mesmo recipient. Ela entrou na sala e começou a repreender as crianças por poluir a natureza e aumentar o trabalho das faxineiras. As crianças riram de suas formas e cores estranhas e seu rosto ficou deformado de raiva. Então ela explicou para as crianças, de forma mais calma, que elas poderiam separar o lixo. As crianças não entenderam e então ela foi para casa.

    Gaia decidiu tirar uma longa soneca. Ela dormiu por dois anos. Já que ninguém estava recolhendo o lixo, ele se acumulou na superfície da Terra. As pessoas começaram a se preocupar. Elas pensaram em como deixaram passar os alertas de Gaia para serem cuidadosas com o lixo.

  • Agora as pessoas se arrependeram de suas ações. Todas foram até a caverna de Gaia, mas demorou muito para acordá-la. Quando conseguiram, elas pediram desculpas por não a ter obedecido. Gaia levantou rapidamente e distribuiu trabalho para cada cidadão. Eles varreram e limparam por três dias e três noites. Quando tudo estava limpo, eles deitaram e dormiram.

    Gaia foi a primeira a acordar. Ela fez lixeiras de papel e as pintou com cores diferentes. Ela preparou um brinquedo para as crianças da escolinha para as ensinar e separar os tipos de lixo. Ela deixou instruções escritas e, então, antes mesmo das pessoas acordarem, ela foi para outra cidade para ajudar o mundo!

  • Gaia na cidade de papel

    Gaia foi até a cidade de papel. Ela ficou muito triste quando chegou lá. Ela viu com os próprios olhos o motivo do nome da cidade. Por que as pessoas não constróem casas sólidas? Ela viu os prédios de papel e os papéis jogados na rua, em todo lugar. Eles jogavam os prédios arruinados na rua e construíam prédios novos. Em toda a cidade ela viu árvores cortadas, como se estivesse em um deserto.

    Surpresa, ela olhou ao redor e viu uma escolinha. Ao redor da escola, ela viu desenhos por todos os lados, feitos somente em um lado do papel. Ela decidiu evitar um dano maior e tentou convencer as pessoas e crianças a ajudar a limpar a cidade. Ela foi até o prefeito, mas ele a colocou na cadeia. Por sorte, choveu aquela noite e a chuva destruíu as paredes de papel da cadeia e ela escapou.

  • No próximo dia, ela foi à escolinha, onde um prédio novo de papel já estava construido. Ela achou que assim que as casas caiam, novas casas eram construídas. Era ainda mais lixo. Ela foi até a escola e levou as crianças ao centro da cidade para ver quanto papel era usado somente para as casas. Então ela mostrou fotos de outros lugares que ela já havia visitado e limpado.

    As crianças ficaram tristes porque a cidade era tão suja. Elas perguntaram à Gaia como podiam ajudar. Gaia disse que elas podiam ajudar desenhando nos dois lados do papel, em vez de só um. As crianças, em uma só voz, prometeram fazer assim.

    Gaia então saiu de férias por três semanas.

  • Quando voltou, ela achou o lugar limpo e viu que as casas não eram mais feitas de papel, mas de tijolos, para durarem mais.

    Ela queria agradecer as crianças, mas ficou tão surpresa ao ver que elas estavam desenhando nos dois lados do papel que as abraçou! As crianças estavam muito felizes de poder morar emu ma cidade limpa e o prefeito pediu desculpas à Gaia, por tê-la colocado na cadeia.

    Mesmo depois que Gaia saiu da cidade, as pessoas continuaram a limpar e Gaia mandou um jogo de presente de despedida para as crianças. Mas essa é outra história. Agora vamos com Gaia para a próxima cidade.

  • Ano Novo de vidro!

    O Ano Novo chegou. Agora Gaia já está cansada.

    Cada cidade no seu caminho está cheia de lixo. O lixo é diferente aqui e ali, mas todos são igualmente horríveis. Mas, no Ano Novo, o mundo vai ser melhor e mais limpo, Gaia disse a si mesma.

    Gaia já viu casas de vidro de longe. Todas feitas de vidro. Esse lugar está atolado em vidro. Na escolinha as crianças estavam fazendo enfeites de vidro. Somente um menino, Niko, não queria fazer enfeites e estava chorando. Ele disse que cada ano eles faziam na escola cerca de, pelo menos, 16786 enfeites. Ele disse que eram muitos.

  • Gaia o ouviu e, de noite, foi até ele. No começo, ele estava assustado, mas então ele perguntou porque ela estava lá. Gaia explicou que ele estava certo e que estavam usando muito vidro e no dia seguinte eles foram juntos à escolar. As crianças prometeram explicar aos pais que deveriam economizer mais.

    A Gaia deu um jogo para as crianças brincarem e foi visitar novos lugares.

  • Yuuuuck Lixo orgânico!!

    Gaia estava andando pela fazenda e achou que era uma fazenda bem limpa.

    Na fazenda viviam várias crianças. Todas muito bem comportadas, alimentavam os animais, varriam a poeira em volta da casa, limpavam e brincavam.

    Mas por que as crianças não querem limpar o lixo orgânico?

  • Eles acham muito, muito fedorento. Erik, Ema, Liza, Drejc, Marina, Lara, Klarissa, Veronika, Vatnika, Marta, Manta, Valej e Jakob não gostavam desse serviço, porque para eles o lixo orgânico fede muito.

    Só a mais nova, Ajka, gosta de limpar o lixo orgânico, porque ela sabe que o fazendeiro Jože vai dar algum doce para ela. As outras crianças apenas dizem: »Yuuuck, lixo orgânico«quando precisam levar o lixo até a vila para o fazendeiro Jože.

    Elas devem levar as cascas de banana, laranjas, limões, romã.... Porque na vila tem o fazendeiro Jože, que gera eletricidade a partir do lixo. O fazendeiro tem tudo sob controle e fica muito zangado se descobre que as crianças estão se comportando mal.

  • Gaia explicou para as crianças que o fazendeiro Jože gera eletricidade a partir do lixo orgânico para que a sua mãe possa fazer panquecas para as crianças. Agora, as crianças estão ansiosas para levar o lixo, apesar de que a mãe só faz panquecas três vezes ano ano.

  • Gaia e as embalagens plásticas

    Simbra viajava da cidade de papel para outro sitio qualquer. Durante a sua caminhada atraves dos bosques pensava em como bonito era o planeta se nao estivesse poluido. Desde que a Mae Natureza a enviou para a Terra, ja tinha resolvido muitos problemas. Mal imaginava que muito brevemente algo terrible iria acontecer.

    Ela viu um riacho e ficou encantada, uma vez que nao tomava um banho ha muito tempo. Entrou no riacho para um longo banho quando viu um saco plástico enorme, contorcendo-se como uma serpente na tormenta que se aproximava. A serpente desapareceu num turbilhão. Simbra flutuou mais perto do redemoinho e em um instante ela despareceu.

  • Ela chegou em um lugar em que tudo era feito de embalagens. Ela estava debaixo d’água. Ela viu animais diferentes. Os animais não podiam respirar porque tinham muitas sacolas plásticas. Eles viviam no meio de embalagens plásticas.

    Quando Gaia viu isso, ela foi até a escolinha. Lá as crianças estavam aprendendo sobre lixo. Gaia ouviu o que a professora explicou. De repente ela interrompeu e contou a verdade. O que vai acontecer se não pararem de usar tantas embalagens? O mundo vai lotar de plástico e os animais vão nadar no meio de sacolas plásticas!

    A professora lembrou de como, durante um mergulho no rio, ela trombou com uma pequena sacola plastica e ela não queria trombar em uma maior. Ela contou isso ao prefeito e já que não mentiam na cidade, eles começaram a limpar. Gaia colheu flores para as crianças, levou um jogo e deu de presente para elas.

    Ela pegou suas coisas, se despediu e seguiu para salvar o mundo, pulando em um redemoinho que a levou para o oceano.

  • O poder de Gaia

    Gaia estava debaixo d’água. Ela estava indo para casa. Ela aproveitou o mar agradável, mas de repente parou. Ela chegou ao lugar onde o lixo vai parar quando vem de lugares onde não é feita a reciclagem.

    Gaia estava observando e não viu ninguém. Só viu lixo. Lixo orgânico, embalagens, papéis e vidro. Gaia ficou presa no meio disso e ficou com medo dos tentáculos de plastic sujo de monstros submarinos.

  • Assim, ela resolveu usar seus poderes. Ela direcionou suas mãos para o lixo e uma intensa luz surgiu. Essa luz explodia e transformava o lixo em árvores.

    Para Gaia, a luz era muito forte e ela não viu mais nada. Na manhã ela acordou na floresta e ficou feliz que tinha finalmente usado seu poder. Agora o mundo estava salvo. Ela se despediu da Terra e voltou para a Mãe Natureza.

  • Gaia diz

    Gaia voltou para casa. Ela contou para a Mãe Natureza sobre sua viagem. De cidades, vilas, o redemoinho e de como ela havia conseguido usar seu poder. "Eu gosto de ajudar as pessoas", ela disse. E então começou a sonhar.

  • Gaia é uma filha da Mãe Natureza. Sua mãe a enviou para resolver problemas e Gaia já salvou muitas cidades. Dessa vez, ela está em uma prisão de papel!

    Gaia é a filha da Mãe Natureza! Sua mãe a enviou para resolver problemas e Gaia já salvou muitas cidades. Gaia foi à cidade de vidro para ajudar o mundo, que estava afogando em lixo.

    Gaia é a filha da Mãe Natureza! Sua mãe a enviou para resolver problemas e ela salvou a fazenda. Pelo menos 14 crianças não gostam de cuidar do lixo orgânico. E Gaia as ajudou e as crianças aprenderam como salvar o mundo.

    Gaia é a filha da Mãe Natureza! Sua mãe a enviou para resolver problemas e Gaia já salvou muitas cidades. Dessa vez ela está perdida em um furacão de plástico e salva o mundo do desastre.

    Gaia é a filha da Mãe Natureza! Sua mãe a enviou para resolver problemas e Gaia salvou os oceanos. Dessa vez, usando seu poder especial.

    Gaia é a filha da Mãe Natureza! Sua mãe a enviou para salvar o mundo e ela já salvou muitos lugares.