gabarito edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

8
Parceria entre MPE e Uninorte garante atendimento à população PÁGINA 2 FACULDADE Gabarito JORNAL DA EDUCAÇÃO ACESSE ESTE JORNAL NO SITE ANO VIII EDIÇÃO Nº 354 RIO BRANCO-AC, 30 DE MAIO A 5 DE JUNHO DE 2011 E-MAIL: [email protected] ATUALIDADE PÁGINA 4 Livro de Laurentino Gomes está à venda na Livaria Betel DIVULGAÇÃO/DECOM ESCOLA PÁGINA 3 Aula prática sobre solos no Colégio Padrão Membros do Poder Judiciário iniciam Projeto “Justiça na Escola” com reunião realizada no Colégio Meta com professores e equipe técnica. PÁGINA 8 DIVULGAÇÃO/COLÉGIO META JUSTIÇA NA ESCOLA COMEÇA NO META VARIEDADE PÁGINA 5 Escola de Reforço amplia quadro de professores Colégio Acreano realiza Gincana de Matemática PÁGINA 7 ELIANA ANDRADE/GABARITO DIVULGAÇÃO/COLÉGIO PADRÃO

Upload: portal-gabarito

Post on 29-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

Parceria entre MPE e Uninorte garante

atendimento à populaçãoPágina 2

F A C U L D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO

ACESSE ESTE JORNAL NO SITE

Ano VIII EdIção nº 354 RIo BRAnco-Ac, 30 dE mAIo A 5 dE junho dE 2011 E-mAIL: [email protected]

A T U A L I D A D E

Página 4

Livro de Laurentino gomes está à venda

na Livaria Betel

DIV

ULG

AÇÃO

/DEC

OM

E S C O L A

Página 3

aula prática sobre solos no Colégio Padrão

Membros do Poder Judiciário iniciam Projeto “Justiça na Escola” com reunião realizada no Colégio Meta com professores e equipe técnica.

Página 8

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO M

ETA

JUSTIÇA NA ESCOLA COMEÇA NO META

V A R I E D A D E

Página 5

Escola de Reforço amplia quadro de professores

Colégio Acreano realiza Gincana de Matemática

Página 7

ELIA

NA

AND

RAD

E/G

ABAR

ITO

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO P

ADRÃO

Page 2: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

F A C U L D A D ERio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Nem tudo é BullyingARTIGO

Paula Velozo

n Os jovens de agora não são exatamente os jovens de ontem, da mesma forma que a escola de outrora não é a mes-ma escola do presente, porém sempre existiu no contexto es-colar divergência entre alunos, que por muitas vezes vão além de uma simples discussão, passando por ofensas verbais até agressões físicas.

Porém, não podemos afir-mar que toda e qualquer situ-ação dessa seja chamada de bullying, termo em inglês que designa a prática persistente de ofensas e até mesmo agressões físicas contra colega(s), que

vêm assustando pais, escolas e imprensa.

Quando uma pessoa é ofen-dida por outra, pode ser até de-nominado começo de bullying, mas não podemos afirmar que seja. Agressões eventuais ou isoladas não configuram essa prática. Dois alunos brigando por conta de uma disputa no futebol não é bullying.

Para se tornar bullying, es-ses atos devem ser frequentes. A direção da escola deve estar atenta para coibir todo tipo de infração na escola, mas deve compreender que bullying é bem diferente de ser questio-nado ou ter opinião diferente de uma pessoa. Bullying é você sofrer perseguição por não se enquadrar no perfil de outra pessoa e ela te diminuir, te desmerecer, tentar fazer você mudar porque é diferente. Mas que fique bem claro, bullyng ou não, ofensas, violência e preconceito devem ser com-batidos e punidos pela escola e pela sociedade, mas nem tudo é bullying.

Paula Velozo é Pedagoga e especialista em Psicopedagogia.

Atua no Ateliê de Leitura, localizado na Rua Dom Bosco, 560

- Bosque. Telefone 3224-6806

DEC

OM

/UN

INO

RTE

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIO

atividade teve vacinação pelos acadêmicos de Enfermagem (à esquerda)

MPE e Uninorte realizam 1º mutirão de atendimento

No dia 19 de maio de 2011 foi comemora-do o Dia Nacional da Defensoria Pública.

Parceria entre as duas instituições garante atendimento gratuito

Uninorte e Iesacre organizam arraialn A Uninorte e o Iesacre irão promover no dia 22 de junho (véspera de feriado) o seu VII Arraial. O evento objetiva manter viva uma das expressões culturais mais tradicionais do Brasil, a festa junina, e colaborar com a arrecadação de fundos para os formandos.

A festança acontecerá no es-tacionamento do Campus Cidade Universitária Uninorte, a partir das 18h, que contará com decora-ção especial, barracas de alimen-tos, entretenimento infantil, apre-sentação de quadrilhas e música ao vivo. Mais informações no site www.uninorteac.com.br.

A Associação dos Defensores Públicos do Acre em parceira com a União Educacional do Norte (Uninorte) promoveu

o 1º mutirão de atendimento gratuito.

Foram atendidas 1.527 pes-soas que receberam orientações jurídicas, de saúde e receberam cartilhas ilustradas sobre o direi-to das crianças e adolescentes, que também serão distribuídas nas escolas municipais e esta-duais da capital.

Professora Maria do Carmo, coordenadora de Odontologia

participou do evento (acima)

acadêmicos de Serviço Social, com a professora ildelene e Thiago Monte Verde, do Decom (à esquerda)

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

Page 3: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

E S C O L A

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Eliana Andrade

Experiência com solos no PadrãoProfessora de Ciências realiza atividade prática para alunos descobrirem os diversos tipos de solos da Região Norte

Os estudantes do 5º ano da manhã e tarde do Colégio Padrão desenvolveram uma

aula prática sobre solos. A ativi-dade aconteceu na quinta-feira, 26, no pátio da escola. Os alunos foram orientados pela professora da disciplina de Ciências, Car-mem Nunes.

De acordo com informações da professora Carmem, com base nesse conteúdo foi realizada uma experiência com os tipos de solo da Região Norte, observando algumas características, como absorção e retenção da água e nutrientes, por meio de sua coloração. Os alunos também observaram o solo em que foi construída a escola.

Depois que os alunos apren-deram todos os tipos de solos, a professora finalizou a aula com uma atividade extraclasse, orientando os estudantes a de-senvolverem uma pesquisa para

saber o tipo de solo existente ao redor de suas residências.

A professora Carmem falou da importância de realizar uma atividade prática com os alunos, ela diz que tanto enriquece o aprendizado quanto os deixa cada vez mais interessados em aprender sobre o assunto.

“Experiências como essa enriquecem o aprendizado dos alunos levando-os a uma melhor compreensão através da prática, além de estimular o interesse sobre a matéria”, finaliza.

A estudante Maria Luiza Pompermaier, falou da experi-ência em conhecer mais sobre o solo com a aula prática. “A experiência deixou o aprendizado mais fácil e eu descobri assuntos que não estão no livro”, conta.

IFAC abre inscrições para Mostran O Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) através da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação está com ins-crições abertas para a I Mostra de Pesquisa e Inovação na Educação Profissional no Estado do Acre: Desafios para o Desenvolvimento Sustentável Regional.

Alunos dos cursos Técnicos,

Tecnológicos e Superiores do IFAC e Cursos Técnicos do Instituto Dom Moacyr podem inscrever seus tra-balhos de pesquisa para concorrer a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no valor de R$ 360,00 por 12 meses. Serão premiados os vinte melhores projetos.

As inscrições poderão ser

feitas até 25 de julho de 2011 no site www.ifac.edu.br. O re-gulamento já está disponível no site. A Mostra é resultado de um projeto realizado pelo IFAC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Professora Carmem nunes com os alunos do 5º ano da tarde

alunos do 5º ano manhã (acima) e a aluna Maria Luiza (à esquerda): experiência

Assessoria de Comunicação IFAC

Page 4: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

A T U A L I D A D E

Livro 1822 de Laurentino Gomes está à venda na Livraria Betel

Lançado em 2007, até hoje o livro-reportagem “1808” recebe elogios e continua vendendo.

A última contagem da editora Planeta chegou a 700 mil exem-plares da obra sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Também rendeu a Lau-rentino Gomes o prêmio Jabuti na categoria não-ficção.

O sucesso, concordam críti-cos e leitores comuns, se deve a forma prazerosa da escrita e a revelação de curiosidades histó-ricas que provavelmente, nunca irão aparecer nos livros didáticos de História do Brasil.

Três anos depois e no rastro das comemorações dos 188 anos da Independência do Brasil, o curioso jornalista oferece aos leitores a continuidade dessa história. Em “1822” ele começa onde parou. Ou seja, o que acon-teceu por aqui depois da volta de D. João VI para Portugal, tendo como ponto alto a decisão de D. Pedro às margens do riacho Ipiranga.

O autor do livro esteve em Rio Branco na segunda-feira, 16, dentro do projeto “Sempre um Papo”. Laurentino Gomes disse que o foco continua sendo

Livro está entre os mais vendidos da lista da Veja e foi lançado em Rio Branco durante o Projeto Sempre em Papo

Laurentino gomes esteve em Rio Branco para lançar o livro 1822

MATRICULE-SE NO PRÉ-VESTIBULAR DO CURSO QUE MAIS APROVA CANDIDATOS NA UFAC av. Ceará, 612 – Bairro Habitasa

CEP 69.910-735 – Rio Branco – aCFone: (68) 3223-2607

[email protected] COM QUEM GARANTE O SEU SUCESSO!

PRÉ-VESTiBULaR E COnCURSOS

Nesta aventura pela história Laurentino Gomes conduz o leitor por uma jornada pela Independência do Brasil. Resultado de três anos de pesquisas e composto por 22 capítulos intercalados por ilus-trações de fatos e persona-gens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I. O livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação inde-pendente em 1822.

Livro: 1822Autor: ALaurentino Gomes

Páginas: 328Editora: Ediouro

ISBN 9788520924099

POLE

IRO

.wO

RDPR

Ess.

COM

DICA DE LIVRO

o perfil pouco conhecido dos principais personagens. Não à

toa, o complemento do título é “Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”.

“Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822”, esclarece o autor. “A Independência resultou de uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lide-ranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos”.

O livro pode ser adquirido na Livraria Betel, na Rua Guiomard Santos, 348 - Bosque (ao lado da Thenny Vídeo). Informações podem ser obtidas através dos te-lefones 3223-8909/3223-8945.

Equipe do sub-17 do Alternativo se classifica nos Jogos Escolares

Professor Franklin com alunos que disputaram a fase zonal

n A equipe do Colégio Alter-nativo sub-17 foi classificada para a fase municipal dos Jogos Escolares 2011.

Segundo o professor de Educação Física do colégio, Franklin Ígma, o time se clas-sificou durante a realização da Fase Zonal dos Jogos Escolares. “Participamos nas categorias sub-14 e sub-17 (masculino). Na categoria sub-14, ficamos na quarta colocação e não con-seguimos nos classificar para a

fase municipal. Já no sub-17 ficamos na terceira colocação e estamos classificamos para a fase municipal dos jogos es-colares, que serão disputados apenas por doze equipes no mês de junho”.

As equipe que se classifi-caram nas fases zonais e na categoria sub-17 foram do Colégio Alternativo, Colégio Armando Nogueira, Alcimar Leitão, Ejorb e Heloisa Mou-rão Marques.

VÍTO

R G

ABRIE

L/G

ABAR

ITO

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Page 5: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

V A R I E D A D E

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

ELIA

NA

AND

RAD

E/G

ABAR

ITO

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO A

LTER

NAT

IVO

Enem está com inscrições abertas via internet até o dia 10 de junhon As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram iniciadas na segunda-feira (23), exclusiva-mente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho.

O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril. A por-taria com o edital do exame de outubro foi publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (19). O Inep es-pera um total de 6 milhões de inscritos.

No edital, o Inep reafirmou

o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condiciona-do a uma manifestação oficial da Justiça.

Também não será per-mitido ao candidato usar relógio, lápis e borracha. Os estudantes poderão entrar com os telefones celulares nas salas onde as provas serão aplicadas, mas os aparelhos serão desligados e guardados em sacolas e colocados sob a carteira dos candidatos.

O MEC deu início em 2009 a um projeto de substi-tuição dos vestibulares tradi-cionais pelo Enem.

Escola de reforço amplia quadro de professoresNovos professores atenderão demanda de alunos matriculados

A procura de pais interes-sados em matricular seus filhos na Escola de Reforço “Leitura

em Cena, Aprendizado e Ação”, vem crescendo a cada dia. Por conta disso, as professoras Héri-ca Freitas e Bárbara Leite, preo-cupadas em manter a qualidade de ensino, decidiram aumentar o número de profissionais.

Segundo as professoras Hé-rica Freitas e Bárbara Leite, no inicio do mês, a escola contratou mais duas professoras para aten-der melhor seus alunos. Assim como cresce a procura, aumen-tamos gradativamente o número de professores. “Para cada quatro

alunos há um professor, com atendimento específico para tra-balhar as dúvidas individualmen-te”, contam as professoras.

De acordo com as professo-ras, a ideia de contratar novos profissionais é garantir a quali-dade de ensino. “A escola não visa quantidade e sim qualidade de ensino e aprendizagem”, explicam.

Os novos professores con-tratados estão sempre sendo orientados pelas professoras Hérica e Bárbara no decorrer das atividades desenvolvidas com os alunos.

O mês de maio é o período que acontecem as provas bimes-

trais nas escolas, por conta disso, a Escola de Reforço informa que trabalha com antecedência os estudantes que irão participar dos testes.

A escola trabalha com alu-nos do 1º ao 9º Ano do Ensino Médio, com salas formadas, no máximo, com dez alunos para cada turma e estas são formadas de acordo com a escolaridade.Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira. Para as turmas da manhã, o atendimento é de 8h às 12h e a tarde das 14h às 18 h.

Eliana Andrade

A Livraria Betel avisa aos pais que está atendendo todas as listas de livros das escolas particulares

de Rio Branco Rua Guiomard Santos, 348 - BosqueTelefones 3223-8909/3223-8945

Professora Hérica e Bárbara com os alunos da escola de reforço: mais profissionais

Page 6: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011

6 V A R I E D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Criatividade durante a construção das figuras geométricas

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO V

ITÓ

RIA

Conceitos de geometria no VitóriaAula prática de Matemática leva alunos a aprenderem como fazer figuras geométricas usando palitos e massa

Alunos do Colégio Vitória participam de projeto em prol do pensamento geomé-

trico. Através das aulas realiza-das em sala e com o auxílio de algumas atividades os alunos do 8º ano enriqueceram seus conhe-cimentos geométricos.

Em uma aula bastante diver-tida, a turma utilizou palitos de churrasco e massa de modelar para a construção de um cubo. Os alunos capricharam na arte e mediante as observações feitas ,puderam identificar os concei-tos de ponto, pontos colineares, pontos coplanares, reta, plano, vértices, arestas e faces.

A professora de Matemáti-

ca, Edvanda, ficou encantada com seus alunos. “Estou muito orgulhosa dos trabalhos, foram realizados em dupla e ficaram ótimos, pois a dedicação e em-penho foram incontestáveis nesta aula”, destaca.

Segundo a professora, a aula foi muito proveitosa, os alunos vibravam quando terminavam de construir suas figuras e faziam questão de expô-las aos outros colegas. “A turma interagiu bas-tante e houve um aproveitamento riquíssimo da aula, pois puderam aprender na prática, conceitos de geometria”, conclui.

Ana Paula Xavier

atividade fez com que alunos aprendessem conceitos de geometria

Cubos foram feitos com palitos de churrasco e massa de modelar

Page 7: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011

7A T U A L I D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

ANA

PAU

LA X

AVIE

R/G

ABAR

ITO

Professor Januário Bonfim destaca envolvimento dos alunos no projeto do Colégio José Rodrigues Leite

Colégio Acreano realiza gincanaGincana de Matemática tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e fazer com que os alunos se envolvam

OColégio Acreano está promovendo a Gin-cana de Matemática com alunos do 9º Ano.

O projeto é desenvolvido às sextas-feiras e está sendo reali-zado desde o dia 20 de maio e vai até o dia 8 de julho. Segundo a Coordenadora de Ensino, So-corro Costa, todos os anos são desenvolvidas atividades como esta na escola.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Eliomar Amo-rim e Adalberto Rangel diante da justificativa de elevar a qualidade de ensino e fazer com que os alunos aprendam de forma pra-zerosa, estimulando a serem mais participativos e ativos.

De acordo com a coordena-dora Antônia Inês Loureiro o objetivo do projeto é mobilizar um estudo da matemática de forma dinâmica, desenvolvendo

o raciocínio lógico dos alunos, fazendo com que busquem uma formação mais completa, influen-ciando na melhoria do ensino.

A escola desenvolve outros projetos anuais, visando a Pro-vinha Brasil, além da gincana. A coordenadora ressalta que a escola faz simulados de Língua Portuguesa e de Matemática. “Nossa preocupação é familia-rizar os alunos ao modelo de prova”, explica.

Os alunos serão avaliados de acordo com a organização, participação e pontuação dos grupos. Conforme a coordenado-ra pedagógica Francisca Carlos Cavalcante a premiação ao final da gincana de Matemática será com medalhas além de mais dois pontos na média bimestral.

n Em comemoração aos 26 anos da Escola José Rodrigues Leite, a direção apresentou aos alunos, no dia 20 desse mês, o projeto de leitura “Prêmio José Rodrigues Leite”. O evento está previsto para acontecer no final de junho. O projeto foi desenvol-vido pelos professores juntamen-te com a direção da escola.

De acordo com informações do coordenador pedagógico Ja-nuário Alves Bonfim só poderão participar do concurso os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estiverem regularmente matri-

culados e frequentando as aulas. O tema escolhido foi “José Ro-drigues Leite: eu faço parte dessa história”.

Segundo o coordenador, os temas escolhidos foram divididos para serem apresentados por cada série. O 1° Ano irá a apresentar Crônicas, o 2º Ano Memórias Li-terárias; o 3º Ano Artigo de Opi-nião. Poesia e Ortografia ficaram livres para todas as séries.

Após a divulgação do projeto para os estudantes, os professores de Língua Portuguesa ficarão responsáveis por dar prossegui-mento aos temas com instruções

Alunos irão participar do Prêmio José Rodrigues Leite

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

para os alunos.O professor Januário destacou

a atividade como uma forma de trabalhar nos alunos o incentivo a leitura, além de comemorar o aniversário da escola.

As premiações para os ven-cedores também já foram divul-gadas, entre eles: um aparelho celular, R$ 100 em dinheiro, um MP3, além de medalhas, diplo-mas de participação e publicação dos textos.

Ana Paula Xavier

Eliana Andrade

Coordenadoras pedagógicas antonia inês Loureiro e Francisca Carlos Cavalcante: premiação estimula alunos

Coordenadora de Ensino, professora Socorro Costa, diz que atividades no Colégio acreano são anuais

ELIA

NA

AAN

DRAD

E/G

ABAR

ITO

Page 8: Gabarito Edição nº 354 de 30 de maio a 5 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 30 de maio a 5 de junho de 2011

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

PROJETO “JUSTIÇA NA ESCOLA” É INICIADO NO COLÉGIO META

Membros do Poder Judiciário se reúnem com equipe técnica e professores do Colégio Meta e explicam projeto

Os professores e equipe técnica do Colégio Meta juntamente com membros do Poder

Judiciário do Estado do Acre e representantes do Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e do Conselho Tutelar se reuniram na manhã de sábado, 14, para um encontro pedagógico.

De acordo com informações da pedagoga Alessandra Gon-çalves, que faz parte do Núcleo de Apoio Técnico da Vara da Infância e da Juventude, o Poder Judiciário elaborou o projeto “Justiça na Escola” para levar informações a todas as escolas. O objetivo da reunião era, além de divulgar o projeto, esclarecer aos presentes como funciona cada uma das instituições.

Esteve presente no encontro

o juiz da Vara da Infância e da Juventude Romário Divino, o promotor Francisco Maia, o de-fensor público Renato Castelo, Maria da Liberdade, do 1º Con-selho Tutelar e Pedro Alexandre, do 2º Conselho Tutelar.

Outro ponto importante cita-do por Alessandra foi de explicar também como a escola deve agir e a quem procurar, caso necessi-tem dos serviços do órgão. A pri-meira etapa do projeto foi traba-lhar com os professores. “Nossa principal intenção é aproximar a Justiça da escola”, disse.

No encontro os professores também fizeram uma reflexão sobre o 1º bimestre letivo em 2011 com a intenção de propor ações que melhores ainda mais o trabalho pedagógico da escola.

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO M

ETA

Eliana Andrade

Professores, coordenadores e diretores do Colégio Meta participam de reunião com membros da Vara da infância e da Juventude e do Conselho Tutelar para conhecer o Projeto “Justiça na Escola”

Promotor de Justiça Francisco Maia explica ações da Promotoria da infância e Juventude aos presentes