gabarito edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

8
Gabarito JORNAL DA EDUCAÇÃO ACESSE ESTE JORNAL NO SITE ANO VIII EDIÇÃO Nº 357 RIO BRANCO-AC, 20 A 26 DE JUNHO DE 2011 E-MAIL: [email protected] Profissões e Meio Ambiente são temas abordados durante a Feira do Conhecimento realizada na sexta-feira, 17. PÁGINA 8 ALTERNATIVO REALIZA XVIII FEIRA DO CONHECIMENTO FACULDADE PÁGINA 2 Aula de dança no curso de Pedagogia da Faculdade Meta EVALDO PEREIRA RIBEIRO/GABARITO ATUALIDADE PÁGINA 4 Inadimplência prejudica investimentos VARIEDADE PÁGINA 6 Livro A Bíblia do Enem está à venda na Livraria Betel ESCOLA PÁGINA 7 Feira Multidisciplinar é realizada no Colégio Meta

Upload: portal-gabarito

Post on 29-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO

ACESSE ESTE JORNAL NO SITE

Ano VIII EdIção nº 357 RIo BRAnco-Ac, 20 A 26 dE junho dE 2011 E-MAIL: [email protected]

Profissões e Meio Ambiente são temas abordados durante a Feira do Conhecimento realizada na sexta-feira, 17.Página 8

ALTERNATIVO REALIZA XVIII FEIRA DO CONHECIMENTOF A C U L D A D E

Página 2

aula de dança no curso de Pedagogia da Faculdade Meta

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

A T U A L I D A D E

Página 4

inadimplência prejudica

investimentos

V A R I E D A D E

Página 6

Livro a Bíblia do Enem está à venda

na Livraria Betel

E S C O L A

Página 7

Feira Multidisciplinar é realizada no Colégio Meta

Page 2: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

F A C U L D A D ERio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Enem ou Vestibular: eis a questão...ARTIGO

Paula Velozo

n Nas últimas semanas o falató-rio dentro das turmas de Ensino Médio e cursinhos de pré-vesti-bular foi sobre a decisão da Uni-versidade Federal do Acre abolir o vestibular e fazer a seleção de ingresso na universidade através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Muitos apro-varam essa ideia, outros não. A questão é: será que nossos alunos estão preparados para esse novo sistema único de avaliação? Será que os nossos alunos vão poder concorrer a uma vaga dos cursos de maior procura, com os alunos dos grandes centros de ensino de

outros Estados?Um sistema único de avalia-

ção é a forma mais democrática de avaliação a nível nacional, pois o aluno pode concorrer a uma vaga em qualquer universidade do país, desde que a universida-de aceite a avaliação do Enem, porém, será que de fato os alunos do Brasil inteiro estão democra-ticamente iguais, com escolas equipadas e bons professores? Para a realidade do aluno acriano, o fim do vestibular foi positivo ou negativo?

As provas do Enem têm carac-terísticas contextualizadas, para

Paula Velozo é Pedagoga e especialista em Psicopedagogia.

Atua no Ateliê de Leitura, localizado na Rua Dom Bosco, 560

- Bosque. Telefone 3224-6806

ELIA

NA

AND

RAD

E/G

ABAR

ITO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

Aula de dança na Faculdade MetaAcadêmicos do curso de Pedagogia participam de aula de dança e apresentam na disciplina Arte e Educação

Os estudantes do cur-so de Pedagogia da Faculdade Meta (Fa-meta) realizaram no

dia 31 de maio uma atividade de dança e apresentaram em sala. A professora Hérica Freitas de Almeida, da disciplina Arte e Educação, foi a responsável pela criação do trabalho.

Para a professora Hérica Frei-tas, o objetivo de desenvolver esse tipo de aula foi destacar a importância da arte na educação, além contar como parte de pro-cessos avaliativos.

Cada aluno criou e montou sua própria coreografia, em se-guida fizeram a apresentação. A dança contou com a participação de dançarinos profissionais.

Segundo a professora Hérica

Eliana Andrade

Professora Hérica Freitas com alunos e convidados durante a

aula de dança (acima e ao lado)

testar as habilidades de constru-ção do conhecimento, as questões são baseadas na lógica e os mes-mos assuntos permeiam em mais de uma disciplina para testar a capacidade de intertextualização do aluno, as questões são agrupa-das em 4 áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecno-logias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Já nas provas do vestibular, as perguntas são dividas por assuntos, nos cha-mados conteúdos programáticos, com provas de Língua Estran-

geira, Matemática, Biologia, História, Geografia, Química, Física, Português e Literatura, com muitas questões da famosa “decoreba”. As duas avaliações têm Redação.

E os nossos alunos, para qual sistema de avaliação estão preparados? A escola é forma-dora de que tipo de avaliação? Vestibular ou Enem, eis a questão...

Freitas, a atividade foi bastante interessante e demonstrou o en-gajamento e interesse dos alunos em realizar um bom trabalho.

Page 3: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

E S C O L A

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Aprendendo a fazer biscoitos no Colégio PadrãoAlunos utilizam assuntos de Matemática em atividade prática

Os estudantes Jardim I dos turnos manhã e tarde realizaram no dia 8 de junho uma

atividade trabalhando a inter-disciplinaridade na prática: “Fa-zendo Biscoitos de chocolate”. A atividade foi realizada pela professora Reginita Farias.

Durante a aula, os alunos revisaram vários assuntos já estu-dados no primeiro semestre como artes manuais, órgãos dos senti-dos, cores (através dos confetes coloridos) entre outras. Mas o principal foco foram os assuntos

estudados na aula de Matemática referentes à quantidade (cheio e vazio), pesado e leve (medindo a quantidade dos ingredientes) e muito e pouco.

Depois da aula teórica, com ajuda da professora, os alunos seguiram para a aula prática quando iniciaram a produção dos biscoitos. Em seguida, já assados, eles comeram e até puderam le-var para casa.

A professora Reginita disse que ficou muito satisfeita com o desempenho dos alunos, além da satisfação de ensinar os pequenos

com aula prática e ao mesmo tempo divertida. “Esta foi uma maneira de revisar o que apren-demos em sala de aula de uma forma prática e divertida, fazendo biscoitos”, diz a professora.

De acordo com a estudante Isabelle Cristina, a experiência de fazer biscoitos foi tão boa que ela pretende dar continuidade na produção em sua residência. “Eu vou fazer na minha casa também”, diz Isabelle.

Professora Reginita com a turma da tarde preparam os bolos utilizados na atividade prática

DIV

ULG

AÇÃO

/ASC

OM

IFA

C

Eliana Andrade

Mão na massa: alunos aprendem Matemática na prática (acima e abaixo)

Page 4: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

A T U A L I D A D E

Eva Oliveira, diretora do Colégio Vitória

ww

w.F

INAN

CASP

ESSO

AIS.

BLO

G.B

R

Inadimplência prejudica escolasDiretores de escolas particulares estimulam que pais paguem em dia as mensalidades através de promoções

A inadimplência nas esco-las particulares ainda é um dos grandes proble-mas enfrentados pelos

diretores. Os alunos inadimplen-tes não podem ser impedidos de assistir aulas, fazer provas ou ter acessos a documentos. Por outro lado, vem a questão da manuten-ção que as escolas investem para melhor atender os estudantes.

Pensando nisso, a direção do Colégio Padrão elaborou uma estratégia para reduzir o número da inadimplência. Ha três anos a escola passou a investir em campanhas, sorteios, brindes e até descontos.

Segundo o diretor adminis-trativo do Colégio Padrão, Lucas Duarte, no decorrer do semestre os pais que efetuarem o pagamen-to até a data prevista concorrem à isenção para o mês seguinte. Além de um sorteio no final do ano de uma TV de Led. “Depois que criamos essa campanha, o número de inadimplentes caiu bastante”, conta.

Ainda segundo o diretor, nos anos anteriores o número de de-vedores era de 30%. No decorrer dos investimentos, esse número caiu para 10%. “A cada mês os pais se mostram interessados em efetuarem o pagamento em dia”, disse.

A diretora do Colégio Vitória,

Eva Oliveira, disse que a situa-ção também não é diferente. Há alguns anos havia um número considerável de pais inadimplen-tes. Depois de algumas reuniões foi definida uma metodologia para solucionar o problema: os pais que pagassem as mensalidades até o dia 5 de cada mês teriam um desconto de 30%.

“A conscientização dos pais nesse sentido fez com que redu-zisse bastante. Hoje temos um percentual de 17% de inadim-plentes, e a melhora foi grande”, afirmou.

O Colégio Meta, um dos mais antigos de Rio Branco também passa pela mesma situação. As campanhas em torno da redução, apesar dos números ainda regis-trados, têm surtido efeito. “Ne-gociamos com os pais, dividimos valor, recalculamos juros e damos descontos. Fazemos tudo para fa-cilitar”, afirma o diretor, professor Itamar Zanin.

De acordo com o diretor, de cada dez alunos inadimplentes matriculados, três ainda permane-cem na escola. A situação é crítica porque ao efetuarem a matrícula, os pais assinam um compromis-so, a instituição se compromete de prestar os serviços, a escola cumpre com o dever, no final falta co-responsabilidade por parte dos responsáveis pelo aluno. Eliana Andrade

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

MATRICULE-SE NO PREPARATÓRIO DO ENEM PARA INGRESSO NOS

CURSOS DA UFAC av. Ceará, 612 – Bairro Habitasa CEP 69.910-735 – Rio Branco – aCFone: (68) 3223-2607

[email protected] COM QUEM GARANTE O SEU SUCESSO!

PRÉ-VESTiBULaR E COnCURSOS

Segundo o professor Itamar Zanin, em Rio Branco existe um acordo feito pelo Sindicato das Escolas Particulares de não matri-cular alunos devedores de outras instituições particulares. No ato da matrícula é exigida uma certidão negativa de que o aluno está em dia com a escola. “Essa é a única proteção que nós temos entre as escolas”, conclui.

Hoje temos um percentual

de 17% de inadimplentes

Negociamos com os pais

e damos descontos

Depois da campanha,

a inadimplência caiu bastante

itamar Zanin, diretordo Colégio Meta

Lucas Duarte, diretordo Colégio Padrão

inadimplência não permite que escolas realizem investimentos em infraestrutura a melhorias na parte física

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

ELIA

NA

AND

ADE/

GAB

ARIT

O

Page 5: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

F A C U L D A D E

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Uninorte e Centro acadêmico realizam Semana de ArquiteturaPela primeira vez Centro Acadêmico participa da organização da Semana de Arquitetura e Urbanismo

O Centro Acadêmico e a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uni-

norte realizaram, no período de 6 a 10 de junho a 5ª edição da SemanAU - Semana de Arquite-tura e Urbanismo. Foram cinco dias voltados para o tema “Mo-bilidade Urbana: ontem, hoje e

amanhã”, com a participação de profissionais de diversas áreas ligadas ao tema que realizaram palestras, oficinas e cursos para todos os estudantes dos cursos de arquitetura e engenharia. Um loft foi montado em duas salas pelos alunos do 8º período.

Decom/UNINORTE

acadêmicos do 8º período com o apresentador alan Rick, professor Marco Brandão e coordenadoras auriene e Rita (acima)

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

DEC

OM

/UN

INO

RTE

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Loft do alan Rick foi uma das atrações da Semana de arquitetura e Urbanismo da Uninorte (acima e ao lado)

Page 6: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011

6 V A R I E D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Livraria Betel recebe A Bíbliado Enem 2011

Com esse livro inédito e inovador, você vai re-alizar o seu sonho: en-trar na universidade.

A Bíblia do Enem fará com que você se familiarize com os mo-delos de questões propostas no Enem e amplie a sua capacidade de pensar, relacionar, interpretar e identificar variáveis relevantes em situações-problema.

Além das soluções e dos co-mentários de todas as questões, o livro identifica também a ha-bilidade avaliada pelo Enem em cada uma delas. Dessa forma, você terá a real dimensão desse modelo de avaliação diferen-ciada e obterá um excelente resultado.

A Editora Log colocou no mercado um livro que dará aos candidatos que buscam uma vaga na universidade uma refe-

Livro é dividido em duas partes, com ênfase sobre o Enem e provasrência para seus estudos. Este material tem como base o Exa-me Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os responsáveis pela publi-cação optaram por desenvolver este material, dividindo-o em duas partes. Na primeira parte, é apresentada uma síntese sobre o percurso do Enem. É expli-cado, em linhas gerais, o que fundamenta esse tipo de avalia-ção e quais são seus principais objetivos.

Além disso, é focada a con-cepção de educação adotada por esse exame e quais os princípios pedagógicos que permeiam as questões do teste. O objetivo é dar aos candidatos uma visão ge-ral da importância desse exame nos momentos atuais, vendo-o como um processo avaliativo que vem trazendo impactos para

o fazer pedagógico de muitas es-colas brasileiras e para o proces-so seletivo de várias instituições de ensino do país.

Na segunda parte, o livro traz os testes propostos pelo Enem. Esses testes serão apresentados de uma forma bem didática. Além das questões que os com-põem, é identificada a habilidade avaliada em cada uma delas para que o candidato tenha a real dimensão do que está sendo co-brado em cada item. A resolução comentada das questões também faz parte deste material.

A Bíblia do Enem 2011 tem a pretensão de ser um instrumento efetivo de apoio aos seus estu-dos. Sendo assim, é imprescin-dível que o candidato o conheça detalhadamente porque, só dessa maneira, ele poderá cumprir o papel a que se propõe.

n O professor Sergio Santos lançou, no sábado, 18, o livro O Regresso, durante coquetel na Livraria Betel. O livro é resultado do financiamento da Lei Muni-cipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil, e teve o patrocínio do Colégio Meta.

O autor disse que é importante o estímulo da Lei de Incentivo à Cultura para que novos escrito-res sejam lançados no mercado. Ele destacou o apoio do Colégio Meta, através dos diretores Ita-mar Zanin e Evaristo De Luca. “Quando procuramos os dois di-

retores fomos prontamente aten-didos e agora, neste lançamento, quero agradecer ao Colégio Meta e à Livraria Betel, na pessoa do proprietário, Ivaldo Pureza, que acolheu este evento”. Amigos e colegas da Universidade Federal do Acre (Ufac) estiveram presen-tes ao lançamento do Livro.

Sergio Santos é professor do curso de Letras da Ufac e é mestre em Letras, Linguagem e Identidade. Foi 2º lugar no II Prêmio Garibaldi Brasil de Lite-ratura Acreana, com o conto “De Amores e Segredos”.

Livro “O Regresso” é lançado na Betel

A Livraria Betel avisa aos pais que está atendendo todas as listas de livros das escolas particulares

de Rio Branco Rua Guiomard Santos, 348 - BosqueTelefones 3223-8909/3223-8945

Edições do livro a Bíblia do Enem estão à venda na Livraria Betel

Sergio Santos autografa livro O Regresso durante lançamento

Professora doutora Margarete Edul faz a apresentação do livro

FOTO

S: E

VALD

O P

EREI

RA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Page 7: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011

7E S C O L A

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Professores acompanharam as atividades desenvolvidas durante a Feira ambiental

Meta realiza feira multidisciplinarOs estudantes do 8º

ano do Colégio Meta realizaram uma Feira Ambiental Multidis-

ciplinar. A atividade aconteceu na manhã do dia 9, na quadra do Colégio. Diversos temas foram abordados e se dividiam entre grandes problemas ambientais com propostas para possíveis soluções.

Para essa feira, no decorrer das aulas, os estudantes realiza-ram trabalhos de pesquisa e estu-dos, com acompanhamentos dos professores. Também puderam fazer pesquisas detalhadas dos assuntos, realidades diferentes e semelhantes, ideias inovado-ras e em seguida sintetizaram e expuseram através de recursos como cartazes, maquetes, víde-os, dentre outros.

Os professores Francineide e Manoel de Jesus, da disciplina

Feira Ambiental Multidisciplinar foi realizada com a participação dos professores que orientaram as atividadesde Geografia, Marcos Areal e Laysa Vasconcelos, da discipli-na de Ciências, e Soraya Jarude e Raquel Matos de Português foram os responsáveis pela re-alização dos trabalhos com os alunos.

A feira foi bastante prestigia-da pelo público que compareceu ao local. Muitos trabalhos foram exibidos e elogiados pelos visi-tantes.

Os educadores ficaram muito satisfeitos com os resultados das apresentações realizadas juntamente com os alunos. Para eles, essa atividade é uma forma de trabalhar a conscientização e realização do sonho de uma sociedade sustentável pautada na boa administração dos seus recursos ambientais.

Os temas trabalhados foram a “A urbanização e ambiente”, “industrialização e ambiente”,

“Poluição dos rios”, “Pecuária e ambiente”, “As queimadas”, “A agricultura e ambiente”, “Lixo e

IFAC terá unidade na região da Sobral em Rio Brancon O Governo do Estado do Acre e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) estudam a implantação de uma unidade do IFAC na região da Sobral, complexo habitacional de maior densidade populacional de Rio Branco.

Com a gestão do deputado federal Sibá Machado, o governa-dor Tião Viana e o reitor Marcelo Minghelli se reuniram na tarde da quinta-feira, 16, para análise das melhores áreas.

O superintendente do Patrimô-nio da União no Acre, Glenilson Figueiredo, e o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFAC, Marcelo Garcia, parti-ciparam das discussões.

Governo e IFAC também estão fechando acordo para a ampliação das atividades do Instituto em Xapuri. O Campus Avançado rece-berá investimento de mais de R$ 4 milhões do Governo Federal para instalação na cidade do Núcleo de Inovação Tecnológica (Laborató-rios e Biblioteca). Outra parceria em encaminhamento é o Programa Servidor de Bem com a Vida, Ser-vidor de Bem com o Acre.

Assessoria de Comunicação IFAC3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

aterros sanitários”, “Mineração e ambiente”, “Meios de transporte e ambiente”, “Hidrelétricas e Eliana Andrade

Participação dos alunos e de visitantes foi intensa durante a exposição realizada na quadra coberta do Colégio Meta

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

LÉG

IO M

ETA

ASSE

SSO

RIA

DE

COM

UN

ICAÇ

ÃO/I

FAC

governador Tião Viana e o reitor Marcelo Minghelli estudam parcerias

ambiente”, dentre outros.

Page 8: Gabarito Edição nº 357, de 20 a 26 de junho de 2011

Rio Branco-acre, 20 a 26 de junho de 2011

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

PROFISSõES E MEIO AMBIENTE NA XVIII FEIRA DO ALTERNATIVO Mais de 60 trabalhos foram apresentados por alunos na noite da sexta-feira, 17, na quadra do Colégio Alternativo

Alunos de todas as turmas do Colégio Alternativo partici-param da XVIII Feira

do Conhecimento, realizada na sexta-feira, 17. Ao todo foram apresentados 21 trabalhos no Ensino Médio e 44 no Ensino Fundamental.

Este ano a Feira de Conheci-mento abordou os temas O Meio Ambiente e Suas Transformações e Identidade Profissional, como forma de os alunos identificarem e compreenderem as mudanças ocorridas no Ambiente e criar uma oportunidade de discussões sobre a carreira que querem se-guir, abrangendo os mais varia-dos aspectos da profissão.

Segundo a professora Patrícia, uma das organizadoras da feira, desde quando o homem começou a conviver em grandes comu-nidades, ele alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência e lhe proporcionar conforto. “A alteração do espaço preexistente para a habitação humana, na criação de cidades e grandes metrópoles, causou pro-blemas como chuvas intensas e torrenciais, inundações, queda de morros, ventania em determina-dos locais, poluição, assim como instabilidade climática”.

Na abertura do evento, foi explicado o objetivo da feira. Devido os problemas existe uma necessidade maior de profissio-nais capacitados para atuar nas descobertas com o objetivo de se aproveitar melhor o ambiente sem degradá-lo e até de tentar recuperá-lo. “A formação destes profissionais começa ainda na escola e depende das relações estabelecidas entre as pessoas que desempenham papéis im-portantes em suas vidas, como os pais e os professores”.

Fazer uma escolha profissio-nal tem uma dimensão muito

Doutores da alegria: alunos do da 1ª série do Ensino Médio buscaram na Pediatria a inspiração para o trabalho apresentado

durante a Feira do Conhecimento (acima)

ampla, pois repercute na escolha do ambiente, da rotina de traba-lho, do estilo de roupa, ou seja, do estilo de vida que o jovem quer levar. A feira terminou com um desfile do grupo de Propaganda e Marketing.

A coordenação da feira foi dividida pelos níveis de ensino e a organização. As turmas do Ensino Fundamental ficaram a cargo da professora Patrícia (Ci-ências e Biologia) com o apoio da professora Giana (Ciências e Química). No Ensino Médio o projeto foi coordenado pelas di-retoras Rafaela e Elizabeth e com apoio da coordenadora Railsa.

“O diferencial desta feira no quesito organização foi que cada turma de Ensino Fundamental teve um tema central que foi dividido em subtemas de acordo com os conteúdos abordados na sala de aula ao longo do ano”, disse a professora Patrícia.

A avaliação se deu em duas etapas: a primeira de pesquisa e organização de materiais e a segunda de apresentação. No En-sino Médio os alunos procuraram informações de universidades e profissionais da área a respeito da profissão desejada.

Energia nuclear foi o tema escolhido pelos alunos da 8ª série BCoordenadora Rafaela, diretoras Fátima e Beth acompanham as atividades

arquitetura e Urbanismo foi o tema do grupo da 2ª série do Ensino Médio, formada pelos alunos Bruna, angélica, aline, Vítor,

Miguel, Marina e aline (acima)

Professor Romero avalia os trabalhos na feira

alunos das 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio apresentaram o tema Música

FOTO

S: E

VALD

O P

EREI

RA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O