fundado em 30 de setembro de 1928 ano xviii n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de...

12
*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 Semana de Junho de 2016 Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª Semana de Junho de 2016 ISCA HUMANA CONTINUA TREINAMENTO Pág.9 MORADORES ESCOLHEM LOCAL DE RECONSTRUÇÃO DE PARACATU II ENCONTRO DE CAÇADORES DE ASSOMBRAÇÃO SERÁ DIA 10 DE JULHO NA CÂMARA DE MARIANA. Veja programação na página 08 Inscrições por e-mail: [email protected] ou no site www.jornaloespeto.com.br A SAMARCO levou moradores de Paracatu dia 09 de junho, acompanhados da imprensa, em três locais para avaliarem onde será reconstruído o distrito destruído pelo rompimento da barragem. A escolha será decidida por votação dos moradores que hoje moram em casa alugadas em Mariana. Página 2.

Upload: dothu

Post on 16-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016

Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª Semana de Junho de 2016

ISCA HUMANA CONTINUA TREINAMENTO Pág.9

MORADORES ESCOLHEM LOCAL DE RECONSTRUÇÃO

DE PARACATU

II ENCONTRO DE CAÇADORES DE ASSOMBRAÇÃO SERÁ DIA 10 DE JULHO NA CÂMARA DE

MARIANA. Veja programação na página 08

Inscrições por e-mail: [email protected] ou no site

www.jornaloespeto.com.br

A SAMARCO levou moradores de Paracatu dia 09 de junho, acompanhados da imprensa, em três locais para avaliarem onde será reconstruído o distrito destruído

pelo rompimento da barragem. A escolha será decidida por votação dos moradores que hoje moram em casa alugadas em Mariana. Página 2.

Page 2: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016

Fu n d a d o e m 3 0 d e S e t e mbro d e 1 9 2 8 .Fundador:Prof. Cap. Ignácio Antônio VieiraRelançado em 24 de Dezembro de 1998.Diretor: Prof. Leandro Henrique dos SantosOmbudsmam e Jornalista: Gerhard SardoImpressão: Redação Jornal O ESPETO.Circulação: Passagem, Mariana, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Barra Longa, Catas Altas, Ouro Preto, e respectivos distritos. Periodicidade Semanal . Distribuição gratuita e livre acesso on-line. Alvará de Licença Municipal para funcionamento n° 385. Tel. Redação: 031-3558-4660 ou ( Oi) 031- 8844-8976 ( Claro) 031-8362-3964Endereço da Redação: Rua Olímpio Diniz, nº269 , Passagem de Mariana, Mariana, Minas Gerais, CEP: 35421-000 Email : [email protected] www.jornaloespeto.com.br

Ricardo Multimarcas

ParafusoReparo em Motores,

especialização em injeção eletrônica, Reparo em caixa de marcha, Mecâ-nica em Geral. Passagem.

3557-5155

2

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

Receba o jornal O ESPETO no seu celular ou computador: envie seu e-mail para : 9-8844-8976 ou [email protected]

www.jornaloespeto.com.br

Papelaria, xerox, impressão, Suprimentos de informática, encadernação espiral, capa dura,

recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. Tel: 31-3557-4322Av. Manoel Leandro Correia 95 A, Centro, Mariana

Manutenção de impressoras

Depois da tempestade vem a bonança. Mariana precisa muito de um bom tempo, depois de toda tem-pestade que atravessamos desde a catástrofe do rompi-mento da barragem da SAMARCO. Queda da arrecada-ção da prefeitura, ameaçando obras, empregos, crise no comércio, e ainda pessoas desabrigadas. Hoje caminha-mos para a bonança, pelo menos acreditamos nela.

Quem viu o olhar de quem perdeu tudo, agora pode olhar para os mesmos olhos e vê-los brilhar. Brilhar de esperança, brilhar de alegria. È o momento de acre-ditar, de trabalhar e participar. Movimentos populares e políticos cobram a volta da SAMARCO, e moradores já escolhem o local onde suas vidas serão reconstruídas.

Pessoas de países onde já aconteceram desastres,

guerras, terremotos, tsunamis, aprenderam uma lição: acreditar na vida sempre. È com otimismo que devemos olhar para frente e planejar nosso futuro. Tem época para lamentação, e época para ação.

Devemos aprender com o passado, mas trabalhar-mos para dias melhores no futuro.

Semana passada foi a vez dos moradores de Para-catu sonharem. Eles foram visitar terrenos para escolher a melhor opção para onde eles irão morar. Cheios de ale-grias e esperanças transbordavam de contentamento ca-minhando pelos caminhos imaginando casas, ruas, es-cola. A mensagem que fica é devemos prosseguir a vida acreditando num futuro feliz.

Depois da tempestade sempre vem a bonança.

Page 3: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 3

VELHICEDr. André Cota

Muitos jovens são temerosos à velhice exatamente pela ausên-cia de vivência plena: não ter tido ainda o prazer da conquista no trabalho (alcançar a aposentadoria com dignidade e exem-plos relacionados à ética profissional, honestidade e acima de tudo respeito às normas e às pessoas); não ter constituído uma família e não saber o pra-zer que se tem ao educar um filho; viver em uma comunidade onde todos os seus seguimentos lhe permitem participar.

Assim, eu nunca tro-caria meus amigos, mi-nha forma de vida, minha amada família por menos cabelo branco ou por uma barriga mais lisa.

Enquanto fui enve-lhecendo tornei-me mais amável e menos crítico de mim mesmo. Eu me tor-nei meu próprio amigo ... Eu não me censuro por comer `churrasco´ de vez em quando, ou comprar algo de bobo que eu não precisava, ou mesmo por não organizar a minha sala de leituras.

Eu tenho o direito de ser desorganizado, de ser extravagante e etc.

Vi muitos amigos queridos deixarem este

mundo cedo demais, an-tes de compreenderem a grande liberdade e o pra-zer de viver que vem com o envelhecimento.

Quem vai me cen-surar se resolvo tirar uns dias para pescar anual-mente?

Quem vai me censu-rar se resolvo ficar lendo ou pesquisando na inter-net até às três horas da manhã e dormir até às nove ou dez horas?

Eu dançarei ao som daqueles sucessos ma-ravilhosos dos anos 60 & 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por uma grande lembrança ... Eu vou! Quando me der vontade vou nadar na piscina ou andar pela praia com aqueles `short´ com todo elastério esti-cado sobre um corpo de-cadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares críticos e penali-zados dos outros.

Mas não se pode es-quecer: Eles também vão envelhecer.

Eu sei que, às vezes, sou esquecido; mas há mais algumas coisas na vida que devem ser es-quecidas.

Eu me recordo das coisas mais importantes ...

Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado.

Como não quebrar seu co-ração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, quando perde um amigo, ou mesmo quan-do perde um animal de estimação com o qual compartilhava as manhãs de domingos por longos anos ?

Mas corações par-tidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é ima-culado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.

Eu sou tão aben-çoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, ter a família que tenho e poder ter visto minhas filhas crescerem; e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.

Muitos nunca cons-tituíram uma família, muitos nunca riram, morreram antes de seus cabelos ficarem cor de prata.

Conforme você en-velhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocu-

pa menos com o que os outros pensam.

Eu não me questio-no mais.

Eu ganhei o direito de estar errado.

Assim, para respon-der sua pergunta, eu gos-to de ser velho. A velhice me libertou e eu passei a gostar mais da pessoa que me tornei.

Eu não vou viver para sempre, mas en-quanto eu ainda estiver aqui, eu não pretendo perder tempo lamentan-do o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.

Eu vou continuar pescando, viajando, co-mendo churrasco (de vez em quando), comer uma sobremesa (se me ape-tecer) e dono de minhas opiniões.

No mais quero que minhas amizades sejam fortalecidas e que surjam novas amizades, porque é um direito do coração.

André Cota é ad-vogado e Membro do Ro-tary Clube de Mariana.

www.jornaloespeto.com.brhistória - notícias - humor - serviços - você encontra aqui . Acesse e confira

Page 4: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 4

AUTO ESCOLA SÃO CRISTOVÃORua Bom Jesus

451, Centro, Barro Preto - Mariana,

Tel: 3557-2767 / email:

[email protected]

Telhados - portões - grades - calhas - rufos - forro PVC - pinturas

Tels : 98438-6868 98958-0515

MAX ESTRUTURAS METÁLICAS

DIREITO DO CONSUMIDOR Por Jairo A. Santos

Prezado (a) leitor (a) do Jornal O Espeto. De acordo com seu e-mail, pelo que entendi sua amiga teve no cartão de cré-dito fornecido pelo banco alguns débitos indevidos. Na ocasião procu-rou o PROCON, infeliz-mente após varias tentativas informaram que não teria como resolver via PRO-CON, devido do nome já ter ido para o Serasa e não tem como pagar a divida que não é dela. Vejamos; creio que no PROCON ouve um atendi-mento preliminar não resol-vido, partiu para a CIP (carta de investigação preliminar), provavelmente uma audiên-cia de conciliação sem êxito com decisão fundamentada

atendida ou fundamentada não atendida. Dessa decisão da primeira fase do processo adminis-trativo ou é arquivada ou continua a fase lesão deli-tiva, PROCON / Banco ou Instituição Financeira. Portanto o consumidor tem o direito ainda de ajui-zar ação nos Juizados Espe-ciais cujo valor até 20 (vinte) salários mínimos , podendo ser assistidos por advogado ou não, excedendo esse va-lor é obrigatório ter assis-tência técnica. Diante da sua situação e interesse deverá juntar to-dos os documentos, proto-colos, decisão do PROCON, e fazer ficha de termo no Juizado Especial. Devido sua questão não

ter resolvido na esfera admi-nistrativa passa a ser na esfe-ra do judiciário. O artigo 42 e Parágrafo Úni-co da Lei 8078 de 11 de se-tembro de 1990 diz ; Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor ina-dimplente não será exposto a ridículo, nem será subme-tido a qualquer tipo de cons-trangimento ou ameaça.Parágrafo único. O consu-midor cobrado em quantia indevida tem direito à repe-tição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de en-gano justificável. Veja ainda o artigo 39 inciso IV e V da Lei 8078 de 11 de setembro de 1990;

Art. 39. É vedado ao for-necedor de produtos ou ser-viços, dentre outras práticas abusivas:IV – prevalecer-se da fra-queza ou ignorância do con-sumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para im-pingir-lhe seus produtos ou serviços;V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

Jairo Anatólio Dos Santos, Bacharel em Direito, Pós Graduado Direito Penal e Processo Penal. Ex; gerente do Procon Municipal, Poli-cial Militar reformado.

Contato: [email protected]: 31-98736-1897

Jairo esclarece dúvida de leitora que teve cartão de crédito com débitos não reconhecidos

Page 5: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 5

Foi finalizado o asfaltamento da rua José Calixto Milagres no bairro Boa Vista. Reali-zado pela empresa 3T, o asfaltamento começou em dia chuvoso trazen-do em alguns trechos problemas que serão totalmente refeitos pela empresa. Vale a pena lembrar que esta obra vai beneficiar a popula-ção e principalmente aos moradores.Mesmo sabendo que a obra é um benefício

para os moradores tem pessoas que criticam e não sabem que tem fis-calização do Secretaria de transportes e obras (Setop) do governo de Minas Gerais, Câmara Municipal de Acaiaca, Ministério Público e a prefeitura, portanto antes de tecerem os co-mentários e críticas pro-curem saber com deta-lhes da obra. Em breve esta-remos realizando mais asfaltamentos na cidade, com o apoio do deputa-

do estadual Thiago Cota na libe-ração de recursos junto ao gover-no de Minas Gerais.

Fonte e foto : Assessoria de Co-municação da Prefeitura de Acaiaca

Prefeitura de Acaiaca termina asfalto na rua José Calixto Milagres

CÂMARA APROVA MENÇÃO HONROSA PARA SINDICATO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

A Câmara recebeu membros do Sindicato dos Trabalhadores em Transpor-tes Rodoviários de Mariana, Ouro Preto e Itabirito (ST-TROP) .

O presidente do sindi-cato, Wanderson Silva, uti-lizou a Tribuna Livre para informar ao Legislativo e à população sobre a subsede do STTROP que foi instala-da em Mariana em dezem-bro de 2015. A unidade está localizada à Rua Copacaba-na, nº 85, no bairro Nossa Senhora Aparecida (Alto

da Colina). Wanderson está à frente do sindicato há 11 anos. Ele destaca que o ST-TROP foi fundado em 1989 e a unidade instalada aqui na cidade tem o objetivo de “estreitar ainda mais o rela-cionamento com o trabalha-dor de Mariana”.

Cristiano Vilas Boas (PT) apresentou uma Men-ção Honrosa ao sindicato “devido a grande contri-buição que o sindicato vem dando ao município, princi-palmente agora com a inau-guração do subsede aqui em

Mariana que está atendendo os trabalhadores com aten-dimento social, odontológi-co, médico e também com requalificação profissional”. A Menção foi aprovada por unanimidade durante a mesma reunião.

O presidente do sin-dicato ressalta as vantagens geradas pela presença da subsede sindical em Maria-na, como a economia para os trabalhadores por evitar que tenham que se deslocar até Ouro Preto ou Itabirito para sanar alguma dúvida

sobre direitos trabalhistas, revisão ou rescisão de con-trato de trabalho, além de cursos de capacitação pro-fissional de acordo com a Resolução nº 168/2014 do Conselho Nacional de Trân-sito (Contran).

“Esperamos atender os anseios e as expectativas da categoria e da sociedade e a gente fica muito orgulho-so com esse reconhecimen-to da Câmara. Estendo-o a toda categoria que a gente representa”, destaca o presi-dente da Instituição. (CMM)

Page 6: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 6VEREADORES COBRAM EXPLICAÇÕES SOBRE

ATERRO SANITÁRIO DE MARIANA

Na reunião da última segunda-feira (6), a Câmara de Mariana recebeu o se-cretário de Obras, Helbert Luís; a coordenadora de operação do Aterro Sanitá-rio, Denise de Almeida; e o procurador do município José Celso para esclareci-mentos a respeito do aterro sanitário municipal.

A presença dos ser-vidores da prefeitura foi solicitada pelo requeri-mento 295/2016 de autoria do vereador Geraldo Sales “Bambu” (PDT), vice-presi-dente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Ele afirma ter visitado o local e constatado que as obras que deveriam ter tido continui-dade desde 2011 não foram realizadas.

Bambu destaca que quando assumiu interina-

mente a prefeitura em 2011, assinou o Termo de Ajusta-mento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público e a Superintendência Re-gional de Meio Ambiente (Supram) para readequação e operação do aterro. Ele afirma que existiam muitas toneladas de lixo no local depositados inadequada-mente e foram investidos R$ 3,5 milhões para aten-der as exigências do TAC. “As obras teriam que ter tido sequência, o que não aconteceu. Não houve aten-ção adequada com o nosso aterro. Não podemos mais aceitar essas negligências, a população de Mariana não pode pagar por isso. Quem negligenciou deve ser res-ponsabilizado pelos seus atos”, destaca o vereador.

Denise explica que as operações no ater-ro foram iniciadas em 2009 e que no ano se-guinte foram constata-dos problemas em re-lação à plataforma, que estava com excesso de deposição de resídu-os. As obras iniciadas no local tiveram que ser paralisadas devido ao período chuvoso e em 2011 houve a ne-cessidade de se fazer

uma readequação dessa área e nos anos seguintes não houve continuidade. “Essa intervenção teria que ter sido continuada no ano de 2012, porém não foi feito o processo licitatório para continuar as obras e, como não foi executada, o TAC foi descumprido”, explica Denise.

A coordenadora res-salta a necessidade de fazer a implantação de três pla-taformas simultâneas para receber o resíduo que chega diariamente e para compor-tar o resíduo excessivo que terá que ser removido para recuperação da drenagem de fundo.

Já José Celso ressalta que existe outro problema, que é um imbróglio judicial do processo de licencia-mento. Segundo ele, Ma-riana respondia à Supram regional de Ubá, mas, o município recebeu um co-municado que passaria a pertencer à Supram Metro-politana de Belo Horizonte. “Nós poderíamos fazer um TAC em Belo Horizonte, mas para isso nós teríamos que tirar o processo de Ubá. Mas em razão das reviravol-tas políticas, não sabemos se nós pertencemos à Ubá ou à Belo Horizonte. Temos

que constatar isso e ver que providências tomar”, afirma o procurador.

De acordo com Hel-bert Luís falta apenas re-solver a questão jurídica para dar ordem de serviço à empresa que venceu a licita-ção em 2013 e dar continui-dade às obras. “A empresa que venceu o certame fez um documento afirmando que irá exercer os preços da planilha daquela época. O documento está anexado junto ao processo”, destaca o secretário.

Para o presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas, esses esclarecimen-tos são importantes para entender a situação. Ele de-fende a reciclagem do lixo e cita a Suécia como exemplo. “Talvez seja o momento de mudarmos nossa direção, de reciclarmos 80% ou 90% do nosso lixo gerando em-prego e renda. Fazer como a Suécia que recicla 97% do seu lixo”, ressalta Freitas.

Segundo informações do Executivo, a coleta sele-tiva que é realizada na cida-de representa 6% do quan-titativo total de resíduo que é produzido durante o ano.

Fonte e foto : Comu-nicação da Câmara de Ma-riana.

Page 7: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 7ALHO E SAL GROSSO NAS LOJAS

Alinha-mento, balan-

ceamento, pneus de

qualidade e bom preço !

Mariana: 355-72108 Ouro Preto : 3551-2200

HOROSCÚPO

Estão presentes nas lojas e butecos de Mariana ( e até em alguns escritórios de advogados) o alho e o sal grosso. Mas não é para prevenir ata-que de vampiros, mas sim para espantar o olho gordo! Alguns também esperam que traga sorte, que a Samarco volte a fun-cionar, até lá, haja sal grosso e alho, pelo menos o sacolão está vendendo !

Aries: Beba mais água e pare com essa cachaçada. Seu bebumDica: seu amor vai aparecer, na sua frente, já! Mas não vale ficar sentado em casa.Touro : Não se apresse, todo se encaixa, o seu chifre é de rosca. Dica: tomar banho com sal.Gêmeos: Aprenda a andar sozi-nho, para de encher o saco dos outros, Dica no amor: chifre a vista. Tá precisano arrumar uma compania. Para de ficar no face-book, você adora fofoca, vai ar-rumar a casa, lavar prato, varrer.Cancer: tomar caldo de mandio-ca,é isso que você está precisan-do, e ficar mais esperto também.Isso não aprende na escola não viu ! No amor os astros dizem que você tem tendência a ser chifrado por esses dias ! Leão: Para de arrumar briga à toa, pelo menos arruma um mo-tivo. Dica : comer capim gordu-ra. Cor: roxo, na perna, no olho. Touro: Tendência a ganhar um par de chifres nesse mês, nem precisa tomar cuidado. Lambe sal grosso que é bom pra você.Virgem :Vai sair, tirar a teia de aranha da boca, passear, para de só ficar em casa. Dica banhoadoçado com mel e sal grosso também.

Libra:Essa mania sua de doença é chata, você também é uma pes-soa injuada. Dica chupar limãopra ver se conserta essa sua cara. No amor fartura, falta tudo, pão duro tem que ficar sozinho mes-mo, Beba bastante água e pare um tempo com essa cachaçada!Escopião: Tome chá de formiga que é bom para suas vistas. Dica: lava a mão e para de limparnariz. Para dor de cabeça vai benzê. No amor pare de ser pi-riguete ou galinha, vê se toma banho frio e esfria essa cabeça.Sagitário: Não adianta ficar com raiva. Tem coisa que só vai pio-rar e pronto! Dica: mais sol na nuca. No amor chifre vai pegar você ! Na alimentação pode co-mer de tudo, já tá todo fudido mesmo, aproveite a vida ! Peixes : Toma muito cuidado es-ses dias pois o trem pro seu lado vai pegá, olha o olho gordo. Dica sair de casa com galho de arru-mada atrás da orelha!Capricornio : Se quiser sorte tem que apostar,para de chocar em casa, vai fa-zer algo que presta. Previsão no amor : muito chifre .Aquário : Aquariano você é cha-to e reclama só porque esquece-ram do seu signo....Detalhe

Fica feio plantar e outro comer, bem feito.Fica feio apicultor teimoso levar ferroada de ma-rimbondo na quinta-feira santa de corpus christe, já não tinha emendado quando foi tirar mel na sexta-feira da paixão e abelha entrou no ouvido e foi uma guerra pra tirar! Fica feio rapaz de Diogo fazer nome do pai ao passar pelo Cine Clube em Passagem.

Fica feio Galo perder para o Cruzeiro por 3 a 1 , com o Cruzeiro com 3 jogadores expulsos. Tim Carioca de Passagem ficou muito triste ! Ele disse que a solução é investir na base e parar de jogadores profissionais. Assim não tem jeito...Fica feio ir na festa, beber, e esquecer namorada pra trás.Fica feio sair correndo com medo da polícia e não tem carteira, só que tava a pé! Esqueceu ?Fica feio esquecer onde deixou carro no centro.Fica feio fazer aniversário e fingir que é outro dia só para não dar festa.Fica feio ficar sem tomar banho só porque a CEMIG cortou a luz da casa há cinco anos!

Page 8: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 8

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE CAÇADORES DE ASSOMBRAÇÃO : Promoção : ACAM : Associação de Caçadores de Assombração de Mariana

Dia 10 de julho na Câmara de Mariana. Incrições: [email protected]

MANHÃ CIENTÍFICATemas relacionados com a Ciência, Meio Ambiente, e Inovação Tecnológica.8:30 Credenciamento 09:00 Abertura09:30 Documentário sobre a ACAM10:00 Palestras :

Inteligência Artificial Nanoteclogia Inversão dos polos

magnéticos da Terra: A verdadeira causa da extinção

dos dinossauros Glacialização da Terra O dilúvio comprovado

com dados ciêntificos Em busca de contato

extraterrestre: Projeto da Inglaterra Nomofobia: a doença do celular Metafísica: a ciência do estudo do sobrenatural e sua colaboração no

trabalho dos caçadores de assombração.

Astrologia: O tamanho do universo

Formigas : se o homem sumisse o que sobraria no planeta ?

Um ano no espaço: Efeitos da falta da gravidade no corpo humano.

Fontes de energias alternativas

TARDE SOBRENATURALTemas relacionados com Ufologia,

Sobrenatural e Misticismo 13:00 Testemunhas e fotos de avistamentos de OVNIs em Mariana, Passagem, Furquim, Bandei-rantes, Camargos, Monsenhor Horta e Ouro Preto O que querem os ETs ? O caso da nave no pé

de manga em Passagem. Lista das assombrações mais

procuradas da região. Apresentação de estudos sobre

Lobisomens, Vampiros e Zumbis Locais mais assombrados de Minas O mistério dos seres híbridos: sereias,

centauros, pegasus, grifos, minotauros e Caboclo Dágua.

Teste de identificação de lobisomens: resultado em um minuto.

Benzição, rezas e chás: o uso do pensamento positivo na medicina

Relatos de assombrações nas minas do Parque do Gogo

O acidente do Saci Transmutação: relatos de pessoas que

viram cupin, lobo, gato, pássaro, porco e Mapa de Pire Reis

Os Annunaki e os assírios : Vestigios de homens gigantes

Vestígios dos continentes perdidos : Atlântida, Lemúria e Mu.

Page 9: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 9

Frango Assado aos domingosChurrasquinho todos os dias

Rone - Rosário - Mariana

ISCA HUMANA CONTINUA TREINAMENTO

Daniel Leão começou seu treinamento para servir de isca para a mega operação de caça ao Caboclo Dágua, organi-zada pelo Prof. da UFOP Milton Brigoline. O treinamento tem a supervisão de Tenente Dutra do Corpo de Bombieros de Minas e de Vicente Bispo, chefe de segurança da UFOP. Daniel disse que até tem acompanhamento de dentista Sr. Fabiano para afiar seus dentes caso entre em luta corpo a corpo com o Caboclo Dágua. Prof. Milton Brigoline ainda não divulgou a data da mega operação pois vai confirmar a data depois de reunião com representantes da Polícia Mili-tar de Barra Longa, Acaiaca, Diogo, Ponte Nova e Mariana .

*Por Michael TeixeiraNo dia 12 de maio, re-

alizamos uma visita ao CA-MAR, Centro de Reciclagem de Mariana, onde são reco-lhidos todos os lixos reciclá-veis da nossa cidade e dos distritos. Conhecemos um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido ali através da Cidinha, uma das responsá-veis pela associação, que nos contou a história do projeto e que em Mariana havia 32

famílias trabalhando no li-xão e mais de 100 catadores de lixo, todos trabalhadores autônomos.

O CAMAR começou como uma oportunidade de oferecer melhores condi-ções de trabalho para esses catadores de lixo: “Fui con-vidada para fazer parte da liderança, então vi a opor-tunidade de ajudar o grupo por algo que traria retorno não só para os catadores,

mas também para a socie-dade” – disse Cidinha. Esse projeto foi uma conquista de todos os catadores que antes trabalhavam sem reconheci-mento e hoje conseguem se desenvolver em um grupo e ajudar a comunidade.

No CAMAR todo o lixo reciclável recolhido é separado pelos funcionários e enviado em caminhões para Belo Horizonte, onde o lixo será reciclado e reutili-

zado.Visitando essa asso-

ciação que vem fazendo o melhor para a nossa cidade, aprendemos sobre a coleta e esperamos dar todo o nos-so apoio e reconhecimento para o CAMAR.

Seja consciente, reci-cle você também!

*Michel Teixeira é pre-sidente do Interact Mariana, organização de jovens que faz parte do Rotary Clube.

Jovens do Interact visitam o Camar e aprendem na prática sobre a importância de reciclar

VAZAMENTO INCOMODA MORADORES DE SANTA

RITA DE CÁSSIAMoradores da rua Cafundão, próximo ao número 61, no bairro Sta, Rita de Cássia, re-clamam que tem água escorrendo 24 horas e acreditam da subestação do SAAE. Afirmam que a rua está em péssimo estado de conser-vação. Quer reclamar envie para [email protected] ou “whatizapi” : 98844-8976

Page 10: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 10Arquidiocese promove encontro de Movimentos Populares em Mariana

Aconteceu o segundo 2º Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em Diálogo com o Papa Fran-cisco. O encontro reuniu no Centro de Convenções diversos movimentos bra-sileiros e da Argentina, en-tre grupos rurais, urbanos, indígenas e quilombolas, na busca de uma sociedade

mais justa e igualitária.Segundo o secretário

adjunto de Desenvolvimen-to Social e Cidadania, João Paulo Paranhos, trazer para Mariana o fórum nacional é acreditar e compartilhar os ideais do Papa Francis-co. “Tudo que foi discuti-do vai ser acompanhado e trabalhado. Recebemos na

nossa secretaria o Conselho Nacional dos Direitos Hu-manos com representantes dos movimentos populares para dialogar como o poder público atuou com o rom-pimento da barragem e a população de Bento, então, queremos e estamos sempre abertos ao diálogo e é assim que o prefeito Duarte Júnior

tem trabalhado”, disse.O encontro também

contou com a presença do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e re-presentantes do clero, que destacaram a importância do diálogo através da união dos movimentos.

Foto: Tamara Martins - Pref. Mariana.

Page 11: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 11PREFEITURA DE MARIANA DISTRIBUI 200 MUDAS

DE ÁRVORES NO DIA DO MEIO AMBIENTE A Prefeitura de Ma-riana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (06), a doação de cerca de 200 mudas de árvores nativas. A ação teve como objetivo marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Am-biente.

De acordo com o secretario, Rodrigo Carneiro, as mudas foram para lembrar e cons-cientizar a população da im-portância da preservação da nossa flora. A distribuição foi realizada em frente ao Centro de Con-venção.

Durante a reunião da Câmara de Mariana realizada na segunda-feira, dia 30, os vereado-res aprovaram Menção Honrosa para a Socieda-de Musical São Caetano pelos seus 180 anos de fundação. A iniciativa é de autoria do vereador Juliano Duarte (PPS) e do presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), pelo trabalho que a banda realiza com os jovens do distrito de Mon-senhor Horta. Atendendo solicitação do vereador Raimundo Horta (PMDB), “por ser um momento ímpar”, a Menção Honrosa nº 04/2016 será assina-da por todos os parlamentares.

O presidente Tenente Freitas destaca que “essa Menção Honrosa é um reconhecimento da Câmara ao trabalho fantástico desenvolvido por esta Sociedade Musical”. A Menção Honrosa à So-ciedade Musical São Caetano será entregue pela Câmara no mês de novembro.

Câmara aprova 370 mil reais para os atigindos pela barragem

Repasse aos atingidos pela barragem – Na mesma reunião, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 40/2016 que autoriza o Executivo a abrir crédito no orçamento para nova distribuição de recursos arrecadados para as famílias atingidas pela barragem de Fundão.

O projeto foi aprovado com uma Emenda Modificativa Aditiva assinada por todos os vere-adores presentes e define o limite da abertura de crédito em R$ 370 mil.

O valor refere-se ao saldo remanescente das doações depositadas nas contas criadas pela Pre-feitura, além do valor de R$ 800 mil que já foi re-passado aos atingidos com a aprovação do Projeto de Lei nº 28/2016, no dia 28 de março, que criou o Fundo Municipal de Amparo aos Atingidos.

Após o repasse, que será feito em cotas iguais às famílias, as contas deverão ser encerradas e o processo será finalizado.

Fonte: Câmara de Mariana.

Câmara de Mariana aprova homenagem Banda São Caetano

Page 12: Fundado em 30 de Setembro de 1928 Ano XVIII n°348 1ª ... o espeto 348 b.pdf · recarga de cartuchos a tinta e a laser. Manutenção de Impressoras. ... de ser extravagante e etc

*O ESPETO* Ano XVIII - n°348 1ª Semana de Junho de 2016 12Alunos do Curso de Educação Patrimonial da

ACAM visitam o Caraça Os participantes do curso de educação patrimo-nial da ACAM ( Associação de Caçadores de Assombra-ção de Mariana), visitaram no último fim de semana o Parque do Caraça. O curso é feito em parceria com a escola Dom Silvério leva os participantes a redescobrir o sentido de patrimônio histórico e natural, promo-vendo visitas orientadas pela região, pois não se ama o que não se conhece. O curso é aos sába-dos e é quinzenal. O encer-ramento das atividades será em agosto, onde os partici-pantes receberão certifica-dos. Para entrar em contato com ACAM: 9-8844-8976.