funÇÕes da linguagem

2
FUNÇÕES DA LINGUAGEM O modo como se organiza a linguagem está diretamente ligado à função que se deseja dar a ela, isto é, à intenção do locutor. A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato da comunicação. A linguagem pode assumir as seguintes funções: FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: ocorre quando o locutor ou emissor é posto em destaque. Está centrada na expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do locutor. É subjetivo, pessoal. O destaque dado ao locutor é reforçado pela presença de verbos e pronomes na primeira pessoa. Ex.: No retrato que me faço - traço a traço – Às vezes me pinto nuvem, Às vezes me pinto árvore... FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: ocorre quando o interlocutor ou receptor é posto em destaque e é estimulado pela mensagem. É comum nos textos com função predominantemente conativa, o emprego dos verbos no imperativo e de verbos e pronomes na 2ª ou na 3ª pessoas; nesse caso, em concordância com o pronome de tratamento você. Ex.: Compre batom. Quebre o gelo. FUNÇÃO REFERENCIAL: ocorre quando o referente ou contexto é posto em destaque. Sua função principal é informar. Os textos jornalísticos, científicos e didáticos são o melhor exemplo da função referencial da linguagem. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: ocorre quando o código é posto em destaque. Quadrinhos: s.m.pl. Narração de uma história por meio de desenhos e legendas dispostos numa série de quadros; história em quadrinhos. Observe que a intenção fundamental desse texto é esclarecer ao falante da língua portuguesa qual o sentido de uma palavra dessa língua: quadrinhos. Nesse caso, o código da língua é utilizado para explicar a si mesmo. FUNÇÃO FÁTICA: ocorre quando o canal é posto em destaque. As situações em que é comum o uso dessa função são: cumprimentos diários, conversas de elevador, nas primeiras palavras de uma aula... Não há intenção de dar nenhuma informação, somente testar o canal da comunicação.

Upload: polilinhares

Post on 24-Jul-2015

139 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEMO modo como se organiza a linguagem está diretamente ligado à função que se deseja dar a ela,

isto é, à intenção do locutor.A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a

cada um dos componentes do ato da comunicação.A linguagem pode assumir as seguintes funções:

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: ocorre quando o locutor ou emissor é posto em destaque. Está centrada na expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do locutor. É subjetivo, pessoal. O destaque dado ao locutor é reforçado pela presença de verbos e pronomes na primeira pessoa.Ex.: No retrato que me faço

- traço a traço –Às vezes me pinto nuvem,Às vezes me pinto árvore...

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: ocorre quando o interlocutor ou receptor é posto em destaque e é estimulado pela mensagem. É comum nos textos com função predominantemente conativa, o emprego dos verbos no imperativo e de verbos e pronomes na 2ª ou na 3ª pessoas; nesse caso, em concordância com o pronome de tratamento você.Ex.: Compre batom.

Quebre o gelo.

FUNÇÃO REFERENCIAL: ocorre quando o referente ou contexto é posto em destaque. Sua função principal é informar. Os textos jornalísticos, científicos e didáticos são o melhor exemplo da função referencial da linguagem.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: ocorre quando o código é posto em destaque. Quadrinhos: s.m.pl. Narração de uma história por meio de desenhos e legendas dispostos numa série de quadros; história em quadrinhos.

Observe que a intenção fundamental desse texto é esclarecer ao falante da língua portuguesa qual o sentido de uma palavra dessa língua: quadrinhos. Nesse caso, o código da língua é utilizado para explicar a si mesmo.

FUNÇÃO FÁTICA: ocorre quando o canal é posto em destaque. As situações em que é comum o uso dessa função são: cumprimentos diários, conversas de elevador, nas primeiras palavras de uma aula... Não há intenção de dar nenhuma informação, somente testar o canal da comunicação.

FUNÇÃO POÉTICA: ocorre quando a mensagem é posta em destaque. O uso de recursos literários na construção da linguagem evidencia a função poética, que ocorre principalmente em textos literários, tanto em prosa como em verso.Observe:

O delegado proibiu bombas, foguetes, busca-pés,Chamalotes checoslavos numa chuva de chispas,

Enchem o chão chispas de todos os tons,De chamas rubras. Listas de todas as cores

Chagas de enxofre chinesas e no fimChiam, sempre umChoram, tchi – bum!Cheiram,