fórum técnico do gás natural veicular gnvenquadramento das infrações lavradas junto aos postos...

35
Fórum Técnico do Gás Natural Veicular GNV Rio de Janeiro, 29/08/2017

Upload: others

Post on 15-Feb-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Fórum Técnico do Gás Natural Veicular – GNV

    Rio de Janeiro, 29/08/2017

  • Fórum Técnico do Gás Natural Veicular – GNV

    09:15 – Abertura do evento pela Diretoria da ANP

    09:30 – Apresentação da ANP/SFI

    09:50 – Apresentação do Inmetro 10:10 – Apresentação CEG

    10:30 – Apresentação do SINDCOMB

    10:50 – Apresentação do SINDREPA

    11:10 – Apresentação da empresa MAT S/A

    11:30 – Discussão com os demais agentes interessados

    AGENDA

  • Fórum Técnico do Gás Natural Veicular – GNV

    Apresentação da ANP/SFI – Superintendência de Fiscalização do Abastecimento

    Evento multidisciplinar para o alcance de objetivos estratégicos: - Promover as boas práticas de segurança na

    revenda de GNV; - Construir ações de valorização do produto GNV; - Conhecer novas demandas do mercado do GNV; - Analisar demanda específica do segmento de

    revenda sobre pressão máxima de abastecimento de GNV.

  • A ANP : Gestão da Estratégia

    MISSÃO Regular as atividade econômicas das indústrias do petróleo, do gás natural, seus derivados, e dos biocombustíveis de forma transparente e efetiva, promovendo o interesse público e atraindo investimentos para o desenvolvimento do Brasil.

    VISÃO Regular em prol do desenvolvimento e em benefício da sociedade.

    VALORES ÉTICA | AUTONOMIA | PROFISSIONALISMO | PREVISIBILIDADE | TRANSPARÊNCIA | COOPERAÇÃO | COMPROMETIMENTO

    CONSTRUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA ANP – 2017 a 2020

  • A ANP: Gestão da Estratégia

    MAPA ESTRATÉGICO DA ANP – 2017 a 2020

  • Ajustes nas Prioridades da ANP – 2017 a 2020

    A ANP : Gestão da Estratégia

  • Ajustes nas Prioridades da ANP – 2017 a 2020

    A ANP : Gestão da Estratégia

  • MAPA ESTRATÉGICO DA ANP – 2017 a 2020 Objetivos estratégicos na dimensão APRENDIZADO E CRESCIMENTO

    A ANP : Gestão da Estratégia

  • Cenário de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural

    Mapa das áreas contratadas de E&P

    Fonte: ANP, 06/2017 – www.brasil-rounds.gov.br

  • Produção de Petróleo e Gás Natural

    Perfil da Produção no Brasil

    Fonte: ANP, 06/2017 – Oportunidades no Setor de Petróleo e Gás Natural no Brasil Rodadas de Licitações 2017-2019

  • Infraestrutura

    Infraestrutura para Movimentação de Gás Natural

    Fonte: ANP – Anuário Estatístico 2017

  • Matriz Veicular Nacional - MVN

    Participação dos Combustíveis na MVN – 2015 x 2016 (tep)

    Panorama do Abastecimento de Combustíveis 2017

  • Fórum Técnico do Gás Natural Veicular – GNV

    MOTIVAÇÃO 1

    Segurança nos Sistemas de GNV

  • Componentes de um Sistema Veicular GNV

  • Componentes de um Sistema de GNV POSTOS DE REVENDA

    Fonte: IBP, 2010

  • BASE LEGAL

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    “(...) Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e

    leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. (...) § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 5, de 1995)”. (grifos nossos)

  • LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997. “(...) Art. 8º A ANP terá como finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, cabendo-lhe: (Redação dada pela Lei nº 11.097, de 2005) (...) I - implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis, contida na política energética nacional, nos termos do Capítulo I desta Lei, com ênfase na garantia do suprimento de derivados de petróleo, gás natural e seus derivados, e de biocombustíveis, em todo o território nacional, e na proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; (Redação dada pela Lei nº 11.097, de 2005)(...)” (grifos nossos).

    BASE LEGAL

  • LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997. “(...) Art. 8º (...) VII - fiscalizar diretamente e de forma concorrente nos termos da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, ou mediante convênios com órgãos dos Estados e do Distrito Federal as atividades integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, bem como aplicar as sanções administrativas e pecuniárias previstas em lei, regulamento ou contrato; (Redação dada pela Lei nº 11.909, de 2009) (...) XV - regular e autorizar as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustíveis, fiscalizando-as diretamente ou mediante convênios com outros órgãos da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios. (...)” (grifos nossos).

    BASE LEGAL

  • LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997.

    “(...) Art. 81. Não se incluem nas regras desta Lei os equipamentos e instalações destinados a execução de serviços locais de distribuição de gás canalizado, a que se refere o § 2º do art. 25 da Constituição Federal. (...)” (grifos nossos)

    BASE LEGAL

  • Núcleos Regionais de Fiscalização do Abastecimento - NRF Os NRFs executam “... as atividades de planejamento, monitoramento de resultados e controle das ações de fiscalização de jurisdição da regional, diretamente realizadas, em operações conjuntas ou em forças-tarefas, ...”, segundo diretrizes da SFI.

    SFI NRF

    AM

    MG

    SP

    DF

    BA

    RS

    RJ

    Superintendência de Fiscalização do Abastecimento

    SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO - SFI - Compete à SFI “... propor as diretrizes, as metas, as prioridades e as políticas para a fiscalização dos agentes regulados que compõem o abastecimento nacional de combustíveis, ...”, diretamente ou por meio de convênios com órgãos públicos.

    -A SFI é “... responsável pela instauração, instrução e julgamento em 1ª instância dos processos administrativos relativos aos autos de infração lavrados ...” .

  • Recente Ação de Fiscalização da ANP na cidade do Rio de Janeiro/RJ

    Postos de Revenda Varejista de GNV em Operação fiscalizados pela ANP em Agosto/2017

  • Recente Ação de Fiscalização da ANP na cidade do Rio de Janeiro/RJ

  • Robusta Rede de Avaliação da Conformidade

    Fonte: Inmetro, 2010

  • Estratégia Regulatória

    Elaboração de Normativos Regulatórios pela ANP

    Fonte: ANP – Panorama do Abastecimento de Combustíveis 2017 (Processo de Elaboração de Novas Resoluções)

  • Estratégia Regulatória

    Elaboração de Normativos Regulatórios pela ANP

    Fonte: ANP – Panorama do Abastecimento de Combustíveis 2017 (Processo de Elaboração de Novas Resoluções)

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões Em 19/07/2017, o SINDCOMB promoveu uma reunião em sua sede na cidade do Rio de Janeiro /RJ, com a participação da ANP, além de várias organizações e empresas do mercado de GNV para discussão de extensa pauta, ocasião em que o sindicato solicitou que a ANP reavaliasse o enquadramento de auto de infração relacionado a pressões de abastecimento de GNV, no âmbito da Lei nº 9.847/99, tendo sido orientado pelos representantes da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (SFI) desta Agência reguladora presentes naquela reunião a encaminhar o pleito por meio de comunicação formal ao órgão regulador.

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões De fato, em 21/07/2017, o SINDCOMB protocolizou a carta nº OF-PRES/026 na ANP com a solicitação de alteração do enquadramento das infrações lavradas junto aos postos revendedores de combustíveis, durante ações de fiscalização, após os mesmos terem sido flagrados abastecendo veículos com pressão de GNV que, durante o ciclo de enchimento dos cilindros, em algum momento, atingiram valores superiores ao quanto estabelecido na Resolução ANP nº 41/2013, ou seja, acima de 22,0 MPa (220 bar).

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões A Carta nº OF-PRES/026 teve como base esclarecimentos de fabricante de cilindros de GNV e as normas ABNT NBR nº 11.353/2007 e Norma ABNT NBR NM ISO nº 11.439/2008, que suportariam a hipótese de que pressões “... abaixo de 260 bar ainda que superiores a 220 bar não devem ser classificadas como infrações às questões de segurança (artigo 3º inciso VIII – Lei 9.847/99) e sim como falhas em equipamentos necessários ao exercício da atividade e revenda varejista (artigo 3º inciso IX – Lei 9.847/99)”.

    O SINDCOMB realça trecho das normas em que “... a pressão máxima não pode exceder 260 bar, independentemente das condições de enchimento ou temperatura” e também ressalta que acredita que a “... SEGURANÇA DO SISTEMA ESTÁ BEM GARANTIDA ATÉ, PELO MENOS, 300 bar (=30,0 MPA)”.

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões

    O sindicato adiciona informações operacionais dos sistemas de GNV em PRCOMB à sua argumentação, com ênfase em justificativas de que desvios da pressão de abastecimento de GNV são resultados de variações de composição do gás proveniente de distribuidoras, de “... pequenas variações de pressão de entrada que afetam o delicado ajuste eletromecânico dos compressores de GNV.”. Assim, ainda segundo o SINDCOMB, tais oscilações ocorrem algumas vezes, principalmente em horário de pico de consumo, que não dependem da vontade do revendedor, sendo que também não há dolo dos postos de combustíveis quando variações da pressão de abastecimento são ocasionadas por picos de eletricidade, considerando o fato das revendas trabalharem com compressores alimentados eletricamente por circuitos de 380/440 Volts, submetidos a manutenções quase que diariamente.

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões

    Em resumo, o SINDCOMB requer revisão por parte da ANP “... da classificação da penalidade aplicada nos casos dos abastecimentos de GNV a pressões superiores a 220 bar, mas inferiores a 260 bar.”. Atual “ VIII - deixar de atender às normas de segurança previstas para o comércio ou estocagem de combustíveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade física ou a saúde, o patrimônio público ou privado, a ordem pública ou o regular abastecimento nacional de combustíveis: Multa - de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais);”

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Recebimento de Sugestões

    Em resumo, o SINDCOMB requer revisão por parte da ANP “... da classificação da penalidade aplicada nos casos dos abastecimentos de GNV a pressões superiores a 220 bar, mas inferiores a 260 bar.”. Proposta

    “IX - construir ou operar instalações e equipamentos necessários ao exercício das atividades abrangidas por esta Lei em desacordo com a legislação aplicável: Multa - de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais);”

  • Estratégia Regulatória

    Elaboração de Normativos Regulatórios pela ANP

    Fonte: ANP – Panorama do Abastecimento de Combustíveis 2017 (Processo de Elaboração de Novas Resoluções)

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Estudo Interno da ANP

    Para a análise da questão da segurança dos sistemas de GNV, também suscitada pelo SINDCOMB por meio da correspondência de nº OF-PRES/026, entendemos que existem dois assuntos que precisam de análise detalhada da ANP, em partes distintas, com ampliação do fórum de discussão. A primeira parte, de natureza eminentemente técnica, versa sobre o valor da Pressão Máxima de Abastecimento (PMA) e suas implicações para a construção e operação de instalações de revenda varejista de GNV, com aderência obrigatória aos requisitos necessários para a manutenção da segurança do sistema de abastecimento de GNV em PRCOMB.

  • DISCUSSÃO PRÉVIA E ESTUDOS

    Estudo Interno da ANP

    Para a análise da questão da segurança dos sistemas de GNV, também suscitada pelo SINDCOMB por meio da correspondência de nº OF-PRES/026, entendemos que existem dois assuntos que precisam de análise detalhada da ANP, em partes distintas, com ampliação do fórum de discussão. A segunda parte é referente ao arcabouço regulatório que sustenta o enquadramento das infrações e a aplicação de penalidades resultantes das ações de fiscalização das atividades de abastecimento nacional.

  • Fórum Técnico do Gás Natural Veicular – GNV

    Rio de Janeiro, 29/08/2017