francisco c. p. martinho - a universidade não é uma Ágora

2
opinião Francisco Carlos Palomanes Martinho: A universidade não é uma ágora 29/05/2015 02h00 Quartafeira, 13 de maio de 2015. Assim como em todas as quartas no horário do vespertino, chego à Universidade de São Paulo para ministrar a disciplina de História Ibérica 1. Outros colegas fazem o mesmo. Enfim, um dia corriqueiro na universidade, "ma non troppo". Chego às 13h30 e encontro um animado grupo de percussionistas. Malgrado a péssima qualidade do som, o evento parece aceito naturalmente em um local de trabalho inadequado para semelhante "manifestação cultural". Que, aliás, repetese em quase todos os dias. Às vezes em nome de alguma causa. Outras, sabese lá o motivo. Justificáveis ou não, essas atitudes servem rotineiramente para prejudicar a atividadefim daquele espaço: a docência e a pesquisa. E se assim é no modorrento horário da tarde, pior ainda no da noite, quando ocorrem as famigeradas festas que, com níveis de organização empresariais, simplesmente impedem que se trabalhe. O que parece inacreditável em todo esse ambiente é que ninguém consegue garantir o bom funcionamento de um espaço destinado ao ensino e à reflexão. É terra sem lei. O clima de banalização do espaço universitário vai além. Basta uma greve, por exemplo, para que cadeiras sejam retiradas das salas de aula e se transformem em barricadas a fim de impedir o livre acesso de docentes, alunos e funcionários. Mobilização fácil essa que, digase, resulta apenas no impedimento ao diálogo entre as partes conflitantes. Além da vedação à troca de ideias, muitas cadeiras, pagas pelos impostos da população, acabam, como é de se esperar, danificadas, resultando em prejuízo para o Estado e para o contribuinte. Prejuízo, aliás, que virou rotina de forma inacreditável. Só no ano passado, seis projetores foram roubados do prédio da História e Geografia. Ninguém foi responsabilizado. A solução óbvia seria a instalação de câmeras de segurança. Mas na USP contamos com a oposição dos que acham que as mesmas resultarão em "controle". Em nome de um discurso ideologizado, impedese a defesa do patrimônio público. É como se um gestor tivesse que pedir licença para repor um vidro quebrado. Ou um diretor de uma repartição pública tivesse que pedir autorização para colocar as câmeras de segurança no Metrô, na Secretaria de Fazenda ou no Hospital dos

Upload: kaio-felipe

Post on 07-Nov-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Francisco Carlos Palomanes Martinho, professor do Departamentode História da USP, critica o clima de banalização do espaço universitário.

TRANSCRIPT

  • opinio

    FranciscoCarlosPalomanesMartinho:Auniversidadenoumagora29/05/201502h00

    Quartafeira,13demaiode2015.Assimcomoemtodasasquartasnohorriodovespertino,chegoUniversidadedeSoPauloparaministraradisciplinadeHistriaIbrica1.Outroscolegasfazemomesmo.Enfim,umdiacorriqueironauniversidade,"manontroppo".

    Chegos13h30eencontroumanimadogrupodepercussionistas.Malgradoapssimaqualidadedosom,oeventopareceaceitonaturalmenteemumlocaldetrabalhoinadequadoparasemelhante"manifestaocultural".Que,alis,repeteseemquasetodososdias.svezesemnomedealgumacausa.Outras,sabeselomotivo.

    Justificveisouno,essasatitudesservemrotineiramenteparaprejudicaraatividadefimdaqueleespao:adocnciaeapesquisa.Eseassimnomodorrentohorriodatarde,pioraindanodanoite,quandoocorremasfamigeradasfestasque,comnveisdeorganizaoempresariais,simplesmenteimpedemquesetrabalhe.

    Oquepareceinacreditvelemtodoesseambientequeningumconseguegarantirobomfuncionamentodeumespaodestinadoaoensinoereflexo.terrasemlei.

    Oclimadebanalizaodoespaouniversitriovaialm.Bastaumagreve,porexemplo,paraquecadeirassejamretiradasdassalasdeaulaesetransformemembarricadasafimdeimpedirolivreacessodedocentes,alunosefuncionrios.Mobilizaofcilessaque,digase,resultaapenasnoimpedimentoaodilogoentreaspartesconflitantes.

    Almdavedaotrocadeideias,muitascadeiras,pagaspelosimpostosdapopulao,acabam,comodeseesperar,danificadas,resultandoemprejuzoparaoEstadoeparaocontribuinte.

    Prejuzo,alis,quevirourotinadeformainacreditvel.Snoanopassado,seisprojetoresforamroubadosdoprdiodaHistriaeGeografia.Ningumfoiresponsabilizado.Asoluobviaseriaainstalaodecmerasdesegurana.MasnaUSPcontamoscomaoposiodosqueachamqueasmesmasresultaroem"controle".

    Emnomedeumdiscursoideologizado,impedeseadefesadopatrimniopblico.

    comoseumgestortivessequepedirlicenaparareporumvidroquebrado.OuumdiretordeumarepartiopblicativessequepedirautorizaoparacolocarascmerasdesegurananoMetr,naSecretariadeFazendaounoHospitaldos

  • Servidores.Acanhadosdiantedaobrigaodefazervaleralei,comosetalatitudenosfizessereacionrios,ficamoscalados.

    Esseocaminhoque,lentamente,auniversidadetrilhanosentidodeseudefinhamento.Notenhodvidadequeopoderpblicotambmresponsvelpelacrisevividanasuniversidadespblicas.Anovidadequenosoapenasosgovernantesosagentesdacrise.Hinimigosinternos,quedesprezamosabereahierarquiaacadmica.

    Emnomedeverdadesabsolutas,conduzidasporvanguardasautoritrias,notmdvidassobresuasaes.Sominoriasque,ignoradasnomundorealseescoramnessabolhaquetemsetornadoauniversidade.Omaisgrave,insisto,oacanhamentodiantedoimperativodefazervaleremasleis.Estas,universais,seaplicamtambmparaoespaouniversitrio.Oudeveriam.

    proibidofumaremumnibus?Nauniversidadetambm.proibidoconsumirbebidaalcolicaemrepartiespblicas?Nauniversidadetambm.proibidoapertareacenderumbaseadoemqualquerlugar,aomenosporenquanto?Nauniversidadetambm.AUSPnoumagoraseparadadomundoreal.Fazemospartedele.

    SomossustentadospormaioriasquenemsequersabemondeficaaUniversidadedeSoPaulo.Voltarseparaessasmaioriastarefaqueexigereflexoeempenho,masprecisamosarrumaracasaprimeiro.Omedodeimporaleiumcaminhocurtoefcilparaumareinterpretaomedocredenossacarreiraedopapeldauniversidade.Nomnimo.

    FRANCISCOCARLOSPALOMANESMARTINHO,53,professorDepartamentodeHistriadaUSP.autorde"ABemdaNao:OSindicalismoPortugusentreaTradioeaModernidade"(CivilizaoBrasileira)

    *

    PARTICIPAO

    Paracolaborar,[email protected].

    Osartigospublicadoscomassinaturanotraduzemaopiniodojornal.Suapublicaoobedeceaopropsitodeestimularodebatedosproblemasbrasileirosemundiaisederefletirasdiversastendnciasdopensamentocontemporneo.

    Endereodapgina:

    http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/05/1635112franciscocarlospalomanesmartinhoauniversidadenaoeumaagora.shtml

    Linksnotexto:

    [email protected]:[email protected]

    CopyrightFolhadeS.Paulo.Todososdireitosreservados.proibidaareproduodocontedodestapginaemqualquermeiodecomunicaao,eletrnicoouimpresso,semautorizaoescritadaFolhade

    S.Paulo.