foz do iguaçu, 16 de setembro de 2011 c/coletivo l b n...

17
Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B 003/2011. Ilustríssimo Senhor Adriano Bardou Martins Comité de Relações Trabalhistas Itaipu Binacional Nesta Assunto: entrega da pauta reivindicatória unificada 2011/2012 Encaminhamos pela presente a Pauta Reivindicatória Unificada dos Empregados da ITAIPU Binacional, representados pelo SINEFI, SENGE, SINDENEL e SINAEP, para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos caso sejam necessários. Atenciosamente Ulisses Kaniak SENGE SINDENEL II SINAEP

Upload: phamphuc

Post on 14-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011C/Coletivo l B n° 003/2011.

Ilustríssimo SenhorAdriano Bardou MartinsComité de Relações TrabalhistasItaipu BinacionalNesta

Assunto: entrega da pauta reivindicatória unificada 2011/2012

Encaminhamos pela presente a Pauta Reivindicatória Unificada dosEmpregados da ITAIPU Binacional, representados pelo SINEFI, SENGE,SINDENEL e SINAEP, para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho2011/2012.

Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos caso sejamnecessários.

Atenciosamente

Ulisses KaniakSENGE

SINDENEL II SINAEP

Page 2: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

PAUTA REIVINDICATORIA UNIFICADA DOS EMPREGADOS DA ITAIPUBINACIONAL REPRESENTADOS PELO SINEFI, SINDENEL, SINAEP E

SENGE PARA A DATA BASE DE 1° DE NOVEMBRO DE 2011

01 - Abrangência

Manutenção da cláusula.

02 - Vigência

O presente Acordo Coletivo de Trabalho terá vigência a partir de 1° de novembrode 2011, devendo ter a duração necessária para adequação da data baseconjuntamente com a MD.

03 - Jornada de trabalho

A ITAIPU Binacional, quanto à jornada de trabalho, adotará os seguintesprocedimentos:

> Implementará a jornada contínua de seis horas diárias, de segunda a sexta-feirq, para as atividades executadas em horário comercial.

> Desobrigará seus empregados e empregadas de efetuar compensação defolga antecipada, para atender necessidades de trabalho da empresa nosfinais de semana.

> Reduzirá a jornada de trabalho para os empregados e empregadas quecumprem horário comercial, para 36:00 horas semanais.

> A Itaipu Binacional deverá definir o próximo calendário de compensação decomum acordo com os sindicatos, e a compensação dos dias ponte serádiluída, ao final do expediente, pelo número de dias trabalhados no ano.

> Implantará imediatamente o horário flexível na Diretoria Técnica.

> Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido das 08:00h às l4:00h nos escritóriosda entidade.

04 - Hora extra

A ITAIPU Binacional manterá, em todas as áreas da empresa, o atualmenteacordado para remuneração de hora extraordinária quanto ao valor do saláriohora, compensação, percentuais de remuneração e mínimo de horas quandoefetuadas após o encerramento do expediente.

Parágrafo Primeiro - A partir de 1° de novembro de 2011, na renovação do Bancode Horas, a ITAIPU Binacional adotará para os empregados e as empregadasenquadrados como Nível Universitário o mesmo procedimento adotado com osdemais empregados e empregadas, quanto ao pagamento e acúmulo de horasextraordinárias.

Parágrafo Segundo - Na hipótese de o empregado e a empregada vir a serconvocado/escalado a prestar serviços em horário destinado ao repouso, desde

(&~

Page 3: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

que não imediatamente anterior ou posterior à sua jornada normal de trabalho, ser-lhe-á garantida a remuneração mínima de 4 (quatro) horas extras.

05 - Sobreaviso

Manutenção da cláusula.

06 - Férias de trinta dias úteis

A ITAIPU Binacional implementará a prática de l dia útil nas férias, a partir documprimento do 2° ano probatório como empregado da empresa, até o limitealcançável de 30 dias úteis de férias para empregados e empregadas com 10 anosde casa.

07 - Férias em dois períodos

A Itaipu Binacional alterará o atual procedimento possibilitando aos empregados eempregadas o gozo de férias em até três períodos de 10 dias cada.

08 - Prazo para pagamento da remuneração de férias

Manutenção da cláusula.

09 - Gratificação de férias

Manutenção da cláusula.

10 - Auxílio alimentação

A ITAIPU Binacional manterá o pagamento do auxílio alimentação/refeição durante13 vezes no ano e adotará a partir de l ° de novembro de 2011, o valor de R$ 750,00(setecentos e cinquenta reais)/mês.

Parágrafo Único - A ITAIPU Binacional viabilizará a aceitação do cartão refeiçãoem todos os restaurantes dentro da IB.

11 - Política educacional ensino fundamental e médio

A ITAIPU Binacional continuará mantendo os benefícios educacionais atuais(convénios) para o nível de ensino maternal, pré-escolar, fundamental e médio,profissionalizante e ensino especial para empregados e empregadas e/oudependentes devendo, contudo, implementar as seguintes melhorias:

> Corrigir os valores do reembolso dos gastos com material didático para o anoIetivode2012.

> Introduzir o pagamento pleno pela ITAIPU Binacional dos gastos com o ensinode tempo integral para dependentes.

> Manutenção do auxílio educação até a conclusão do ensino médio aosdependentes do empregado e empregada que se aposenta. ^

T

Page 4: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

12 - Política educacional Nível superior

> Instituir auxílio educação curso superior a todos os empregados e asempregadas e aos dependentes dos mesmos.

> Oportunizar aos empregados e empregadas a possibilidade de participar decursos na UNILA/PTI/UAB/UFSC.

13 - Política educacional Cursos de Pós-Graduação e de Mestrado

> Oportunizar aos empregados e empregadas a possibilidade de participar decursos na UNILA/PTI/UAB/UFSC.

> Disponibilizar cursos de pós-graduação e de mestrado in company.

> Estender o pagamento de Pós-Graduação também para empregados eempregadas que não estejam enquadrados em nível universitário, mas quesejam graduados e o curso seja de interesse da empresa.

14 - Auxílio creche

A ITAIPU Binacional concederá o auxílio-creche igualitariamente a todos os seusempregados e empregadas, até os 5 anos incompletos do dependente, comodireito da criança e não como benefício do empregado e empregada.

15 - Política habitacional

A ITAIPU Binacional se compromete a definir durante a vigência do ACT 2011/2012,uma nova política habitacional que leve em consideração a situação dosempregados e empregadas que, atualmente, estão excluídos do referidobeneficio.

Parágrafo Primeiro - A Itaipu Binacional buscará junto a Caixa Económica Federal arealização de convénio que possibilite aos empregados e empregadas a aquisiçãode imóvel com taxas diferenciadas de financiamento.

Parágrafo Segundo - A Itaipu Binacional indenizará os empregados e asempregadas lotados em Curitiba, pela venda das casas e pela alteração nocontrato de trabalho, decorrente do Aditamento n° 2 ao ACT 2003/2004.

Parágrafo Terceiro - A ITAIPU Binacional concederá auxílio moradia aosempregados e empregadas de Curitiba que não foram indenizados pela alteraçãounilateral no contrato de trabalho.

16 - Complemento Auxílio Enfermidade

Manutenção da cláusula.

17 - Assistência médica, hospitalar, odontológica e farmacêutica

A ITAIPU Binacional continuará concedendo assistência à saúde gratuita a todos osseus empregados e empregadas e dependentes legais e aos aposentados/aposentadas e pensionistas, através de convénios e do Programa de Assistência

,1

Page 5: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

Médica Hospitalar Odontológica - PAMHO, devendo, contudo, implementar asseguintes melhorias:

a) Dependentes

> Estender para todos os empregados e as empregadas, independente dadata de admissão, o direito de incluir o pai e a mãe como dependentespara efeito do PAMHO.

b) Medicamentos

> Reembolso integral de medicamentos para tratamento de saúde quandoreceitados por médicos.

> Inclusão de medicamentos fitoterápicos na relação de medicamentos deuso contínuo.

> Estender o reembolso de medicamentos de uso continuado ao pai e à mãedo empregado e empregada.

> Incluir nos procedimentos medicamentosos custeados pela ITAIPU Binacionala vacina HPV para as empregadas/dependentes.

c) Procedimentos médicos/hospitalares

> Não limitar o número de sessões de psicologia sem custo para o empregadoe a empregada.

> Incluir os procedimentos fisioterápicos Pilotes no PAMHO.

> Não limitar o número de sessões de hidroterapia e RPG (ReeducaçãoPostural Global) sem custo ao empregado e empregada.

> Incluir no PAMHO os tratamentos por Acupuntura.

> Reduzir para 3 anos o prazo entre cirurgias oftalmológicas, reduzindo dosatuais 5° para 3°.

d) Valores de reembolso

> Atualizar o valor para reembolso de óculos, armação/lentes e lentes decontato, reduzindo o prazo para novo reembolso de lente ou óculos de 24meses para 12 meses.

> Atualizar os valores de reembolso referente a consultas médicas em todas asespecialidades para, no mínimo, R$ 150,00.

e) Atendimento médico / hospitalar

> Implementar carteira do PAMHO com validade em todo o território nacional.

> Aprimorar os critérios utilizados pela Empresa para liberação de examesquando solicitados por médicos credenciados.

18 - Assistência odontológica

A ITAIPU Binacional continuará concedendo assistência odontológica,implementando as seguintes melhorias:

> Inclusão do pai e a mãe do empregado.

> Limitação do número de implantes por pessoa e não pelas arcadasdentárias.

(£L

Page 6: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

19 - Auxílio funeral

Manutenção da cláusula.

20 - Correção salarial

A ITAIPU Binacional corrigirá os salários dos seus empregados e empregadas, em 1°de novembro de 2011, pela variação do IPCA medido pelo IBGE, referente aoperíodo compreendido entre 1° de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011,conforme o estabelecido no ACT vigente, devendo a cláusula ser renovada para oACT 2012/2013.

20.1 - Aumento real dos salários

A ITAIPU Binacional concederá a todos os seus empregados e empregadas, a partirde 1° de novembro de 2011, um aumento salarial real de 3% (três por cento) sobreos salários já corrigidos.

21 - Pagamento do salário

Manutenção da cláusula.

22 - Adicional por tempo de serviço

Manutenção da cláusula.

23 - Abono salarial

A ITAIPU Binacional pagará a todos os seus empregados e empregadas um abonoequivalente a 2 remunerações, do mês de novembro 2011, sem tributação aoempregado e empregada, garantido um piso liquido de R$ 6.500,00 (seis mil equinhentos reais).

24 - Adicional Regional

A ITAIPU Binacional incorporará o adicional regional na tabela salarial para todos osempregados e as empregadas de seu quadro funcional.

25 - Décimo terceiro salário

Manutenção da cláusula.

26 -Procedimentos

c - Concurso interno

A ITAIPU Binacional manterá e estimulará o Concurso Interno como mecanismopara migração interna dos empregados e empregadas, inclusive a mudança paracargos de carreira de outra natureza, quando do preenchimento de eventuaisvagas existentes, também das decorrentes do PPDV, devendo o concurso internoser efetuado com prova de conhecimento especifico.

Page 7: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

e - Transporte

> Implementar linha de ônibus Casa de Força/Edifício da Produção ao PT l, comintervalo de 30 minutos no horário de almoço, passando pelos restaurantes,academia e barreira principal.

> Estender as linhas do transporte dos empregados e empregadas até PortoMeira, Três lagoas e Santa Terezinha de Itaipu.

27 - Eleições para a CIR-ME

Manutenção da cláusula.

28 - Eleições para o Comité de Investimentos da FIBRA

Manutenção da cláusula.

29 - Reuniões de Acompanhamento

Manutenção da cláusula.

30 - Participação nos lucros ou resultados

A ITAIPU Binacional se compromete a manter, em 2012, uma política departicipação nos resultados, cujas regras para definição de metas coletivas, metaindividual, montante a ser distribuído, forma de distribuição, data de pagamento edemais itens necessários, serão discutidas e acordadas com os sindicatosrepresentantes dos trabalhadores e trabalhadoras, devendo as regrasestabelecidas constarem de documento à parte.

31 - Contribuição assistência! e mensalidade sindical

Manutenção da cláusula.

32 - Liberação de dirigentes sindicais

Manutenção da cláusula.

33 - Saúde de trabalhador

Manutenção da cláusula incluindo as seguintes condições:

> Efetuar levantamento nas áreas que apresentem potencial para condiçõesambientais periculosas, insalubres e/ou penosas para verificar a existênciadesses riscos.

> Revisar o conteúdo do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para osempregados e empregadas lotados na Diretoria Técnica.

> Elaborar, com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras o Programa dePrevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) de cada atividade e posteriordivulgação, para suporte ao PCMSO (Programa de Controle Médico de SaúdeOcupacional).

Page 8: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

> Implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)para suporte técnico à emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

> Reestruturar imediatamente a área de medicina laborai, contratando comoempregados médicos e médicas para cobertura de, no mínimo, 40 horassemanais.

34 - Fontes normativas

Manutenção da cláusula.

35 - Treinamento

Criar um sistema que possibilite a todos os técnicos de nível médio participar deseminários, fóruns, feiras e congressos para que se mantenham atualizados.

36 - Utilização de horário extraordinário

Manutenção da cláusula.

37 - Cumprimento de tarefas dentro do horário normal

Manutenção da cláusula.

38 - Realização de horas extras

Manutenção da cláusula.

39 - Fornecimento de EPI (SF6)

Manutenção da cláusula.

40 - Fornecimento de EPI e obrigatoriedade de uso

Manutenção da cláusula.

41 - Campos eletromagnéticos

Manutenção da cláusula.

42 - Liberdade sindical

Manutenção da cláusula.

43 - Exercício dos direitos sindicais

Manutenção da cláusula.

Page 9: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

44 - Eleições sindicais - não ingerência da empresa

Manutenção da cláusula.

45 - Preservação dos cargos dos dirigentes sindicais

Manutenção do capuf.

Parágrafo Único - Concessão de tratamento igualitário ao dirigente sindicalconforme praticado aos demais empregados e empregadas.

46 - Uniformes

A ITAIPU Binacional fornecerá uniforme a todos os seus empregados e empregadas.

47- Adicionais de insalubridade e periculosidade

Manutenção da cláusula.

48 - Adicional de periculosidade

A ITAIPU .Binacional pagará, a partir de 1° de novembro de 2011, o adicional depericulosidade por risco eletrico no percentual de 30% (trinta por cento), a todos osempregados e as empregadas que estejam percebendo, a título de periculosidadepor risco eletrico, percentual menor que esse.

Parágrafo Primeiro - Considerar como área de risco para efeito de periculosidadepor risco eletrico a Área Industrial.

Parágrafo Segundo - Pagamento do Adicional de Periculosidade para osprofissionais lotados na Divisão de Inspeção/Superintendência de Materiais, querealizam inspeção em fábrica de equipamentos eletroeletrônicos destinados aUsina de ITAIPU, a exemplo do que ocorre nas empresas do Grupo Eletrobrás.

49 - Diárias de viagem

A ITAIPU Binacional reformulará sua política de diárias de viagem extinguindo databela de diária de viagem os grupos "C" e "D".

50 - Gastos de transferência

Manutenção da cláusula.

51 - Descanso semanal remunerado

Manutenção da cláusula.

52 - Licença paternidade

A ITAIPU Binacional, a partir de 1° de novembro de 2011 ampliará o gozo dalicença-paternidade, inclusive ao pai adotivo, para 15 dias corridos.

Page 10: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

53 - Seguro de vida coletivo

Manutenção da cláusula.

54 - Comunicação de sinistro

Manutenção da cláusula.

55 - Contratação de dependente

Manutenção da cláusula.

56 - Solução de conflitos

Manutenção da cláusula.

57 - Informação ao sindicato

Manutenção da cláusula.

58 - Ocupação de cargos vagos

Manutenção da cláusula.

59 - Ocupação de Cargos Gerenciais

A ITAIPU Binacional estabelecerá como critério que a ocupação de cargos dechefia não poderá ser exercida por empregados e empregadas requisitados, e queo tempo mínimo de empresa para ocupação de cargo gerencial por empregadoe empregada do quadro próprio seja de, pelo menos, 5 anos.

Parágrafo Único - Incorporação ao salário da gratificação de função gerencial aoempregado ou empregada que acumule 04 (quatro) anos na função.

60 - Assistência legal

Manutenção da cláusula.

61 - Educação para filhos de empregados, portadores de necessidadesespeciais

Manutenção da cláusula.

62 - Garantias para empregados portadores de necessidades especiais

Manutenção da cláusula.

Page 11: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

63 - Visto de permanência no exterior

Manutenção da cláusula.

64 - Abrigos nos pontos de parada de transporte

A ITAIPU Binacional se compromete a melhorar e aumentar a cobertura nos pontosde ônibus a serem indicados pelos Sindicatos.

65 - Inspeções do Ministério do Trabalho

Manutenção da cláusula.

66 - Normas para negociação ou modificação do ACT

Manutenção da cláusula.

67 - Normas em caso de redução de pessoal ou supressão de postos detrabalho

Manutenção da cláusula.

68 - Jornada de trabalho para turnos de revezamento

A ITAIPU Binacional equalizará na vigência do presente ACT as jornadas de turnosde revezamento, tendo como parâmetro os turnos praticados na operação deusina e despacho de carga.

69 - Salário família

Manutenção da cláusula.

70 - Permanência no imóvel da ITAIPU após desvinculação

Manutenção da cláusula.

71 - Liberação para exame final

Manutenção da cláusula.

72 - Cumprimento de tarefas dentro do horário normal

Manutenção da cláusula.

73 - Plano de cargos e salários

A ITAIPU Binacional se compromete a discutir com as entidades sindicais aimplantação das seguintes práticas na gestão do PCS:

Page 12: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

> Eventual implementação de PCR deverá ser precedida de ampla discussãocom os empregados e empregadas, possibilitando aos mesmos aelaboração de sugestões para melhorias antes da implementação.

> Incluir no PCS a sistemática de promoção por mérito e antiguidadealternadamente.

> Manter em 2012 o programa anual de mérito aos empregados eempregadas aplicando o percentual de 4,3% (quatro vírgula três por cento),de sua folha salarial linearmente, inclusive aos aderentes ao PPDV.

> Corrigir/diminuir as distorções de enquadramento existentes entre ostrabalhadores e trabalhadoras que executam a mesma atividade.

> Elastecer a carreira dos Secretários Executivos.

> Instituir sistema de avaliação das gerências, pelos empregados eempregadas.

> Capacitar os gerentes da Empresa sobre políticas de RH e Gestão dePessoas.

> Respeitar os pisos salariais profissionais, quando estabelecidos em Lei.

> Distribuição do mérito desassociada do valor da folha por superintendênciae sim dividido o montante pela quantidade de empregados da empresa.

> Adequação salarial dos arquitetos ao mercado e as outras empresaspúblicas.

> Adequação salarial dos advogados ao mercado e o praticado pelaEletrobrás com direito ao recebimento de honorários advocatícios desucumbências.

> Enquadrar os empregados e as empregadas de nível universitário na curvade maturidade, de acordo com o Plano de Cargos e Salários vigente,ratificado pela RDE-126/02.

> Atualizar o cargo funcional dos empregados e empregadas que executamfunção diferente e muito mais complexa do que o enquadramento do cargoatual.

> A gerência da área de lotação do empregado e empregada deverájustificar ao RH os motivos pela não progressão funcional do empregado eempregada se a mesma não ocorrer num período de 03 anos.

> Concessão automática de l nível ao empregado e empregada quepermanecerem sem movimentação salarial por período superior a 3 anos.

> Maior amplitude na carreira de motorista com maior exigência deescolaridade.

> Suprimir os sub-níveis da tabela salarial.

> Criar um canal de comunicação sobre o PCS visando esclarecer ofuncionamento do mesmo bem como os reais objetivos do SGD.

> Compatibilizar as tabelas salariais da MD/ME quanto a diferença entre oprimeiro e o último salário da tabela.

> Adotar sistema de avaliação de desempenho único e padronizado paratoda a empresa, em ambas as margens, devendo o sistema de avaliaçãoser do pleno conhecimento do quadro funcional.

f

Page 13: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

> Revisão funcional/salarial pelo RH dos casos encaminhados pelos sindicatosde empregados e empregadas que permaneçam muito tempo semalteração funcional ou que não sejam contemplados quando dadistribuição do mérito ou da correção de distorções.

> Equalizar os salários iniciais da carreira de engenheiros e administradores aopraticado no mercado.

> Plano de Carreira e Remuneração em Y.

> Aceleração e integração dos projetos para gestão do capital humano comparticipação de representantes do sindicato, com vistas a desenvolverferramentas eficazes para gestão das carreiras.

74 - Combate ao assédio moral e ao assédio sexual

Manutenção da cláusula.

75 - Isonomia

Atendida a binacionalidade da Entidade, vigora o princípio da isonomia quesignifica a igualdade de tratamento entre os empregados da ITAIPU, sem distinçãode nacionalidade, sexo, raça, religião, estado civil, data de contratação, nempreferências políticas ou sindicais, salvo a diferença de salário derivada daexistência de um quadro de carreira, sendo, que os benefícios outorgados aostrabalhadores contratados no Paraguai, serão estendidos aos empregadoscontratados no Brasil, de forma binacional.

Parágrafo Único - A política de recursos humanos aplicada aos empregadoscontratados pela ITAIPU no Brasil deverá buscar a igualdade de tratamento comrelação aos empregados contratados no Paraguai, observando o disposto nosartigos 2°, 5° e 6° do Protocolo Sobre Relações do Trabalho e Previdência Social.

76 - PPDV

Manutenção da cláusula.

77 - Prorrogação da licença maternidade

Manutenção da cláusula.

78 - Licença amamentação

Manutenção da cláusula.

79 - Readaptação profissional

Manutenção da cláusula.

80 - Adicional de insalubridade por agentes biológicos

Manutenção da cláusula.

Page 14: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

81 - Adicional para trabalhadores e trabalhadoras em turnos de revezamento

Implantação do Adicional de Penosidade de 5% (cinco por cento) sobre o saláriobase acrescido do anuênio.

82 - Abono de faltas

A ITAIPU Binacional implantará as seguintes melhorias na sistemática de abono defaltas:

a) Conceder aos empregados o mesmo tratamento dispensado àsempregadas de licença abonada para acompanhamento de cônjuge,dependentes, pai e mãe quando em consulta ou tratamento de saúde.

b) Abonar as ausências decorrentes da necessidade de utilização de algumserviço ou atendimento em órgão público que não abre no horário dealmoço;

c) Abonar o dia de realização do exame periódico.

d) Padronizar, como direito do empregado e empregada, o abono de 3 diasde falta/ano, independente de abonação do gerente.

83 - Academia de ginástica

Ampliar e melhorar a academia de ginástica e expor os critérios para inscrição /admissão dos atletas.

84 - Adicional para telefonistas

A ITAIPU Binacional adotará, a partir de 1° de novembro de 2011, aos empregadose empregadas que exerçam a função de telefonista o pagamento de adicional depenosidade e/ou insalubridade.

85 - Admissão

A ITAIPU Binacional extinguira a exigência do período probatório de dois anos paraos empregados e as empregadas admitidos por processo seletivo externo.

86 - Ambiente de trabalho

A ITAIPU Binacional quanto à melhoria no ambiente de trabalho tomará asseguintes providências:

> Implantará espaços para convivência (sala com poltronas, TV etc.) nointervalo do almoço nas áreas e escritórios onde o contingente de pessoasdemande tal espaço.

> Construirá vestiário na El. 108 da Casa de Força para os trabalhadores etrabalhadoras da área de manutenção da Diretoria Técnica.

87 - Cedidos/requisitadosA ITAIPU Binacional, tendo em vista a consolidação do empreendimento ITAIPU, doquadro próprio e do concurso externo como forma de contratação, secompromete a acabar com a figura do requisitado no decurso do ACT 2011 /2012.

Page 15: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

88 - CicloviasAdaptar as vias para permitir a entrada/saída em horário normal de funcionáriosutilizando bicicleta, com segurança.

89 - Comissões paritárias de conciliação

A ITAIPU Binacional em respeito ao princípio da binacionalidade, na vigência dopresente ACT, instalará as Comissões Paritárias de Conciliação previstas no Artigo 8°do Protocolo Sobre Relações do Trabalho e Previdência Social e no Capítulo IX doRegulamento de Pessoal.

90 - Comissão sindical de negociação

A ITAIPU Binacional liberará de suas atividades laborais, nos dias de negociaçãodesta pauta, os/as dirigentes sindicais bem como os empregados e as empregadaseleitos em Assembleia para fazer parte da comissão sindical de negociação, a qualserá formalizada através de correspondência pelos sindicatos.

91 - Controle de frequência

A ITAIPU Binacional, para o pessoal lotado na CHI, definirá um único local pararegistro eletrônico de frequência preferentemente na Barreira Central/ME.

92 - Conveniar estacionamentos

A Itaipu Binacional celebrará convénios com estacionamentos localizados nasproximidades do Escritório da Comendador Araújo, com a finalidade de reduzir asdespesas dos empregados e empregadas com estacionamento.

93 - Fim da locação de mão-de-obra

A ITAIPU Binacional se compromete a promover processo seletivo externo paraingresso de qualquer trabalhador e trabalhadora na empresa, independente daqualificação jurídica que tenha o trabalho a ser executado, e a não celebrar, apartir da vigência desse acordo, contratos com intermediários, empresasinterpostas e/ou prestadoras de serviços, cessando-se definitivamente a locaçãode mão-de-obra.

Parágrafo Único - Até que se realize processo seletivo externo para preenchimentodessas vagas, todos os trabalhadores e trabalhadoras contratados através deempresas interpostas e/ou prestadoras de serviços deverão ter tratamentoisonômico com os pertencentes ao quadro próprio.

94 - Folga de brigadista

Concessão de folga remunerada de 5 dias/ano aos brigadistas.

7 14

Page 16: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

95 - Função Acessória

A ITAIPU Binacional compromete-se a remunerar a função acessória, consistenteem dirigir veículo da empresa pelo empregado e empregada, durante ou paraexercício de sua atividade principal.

96 - Garantia de emprego

A Itaipu Binacional se compromete a manter os empregos de seus empregados eempregadas, ficando proibidas as dispensas coletivas ou arbitrárias, mesmo face aintrodução de inovações tecnológicas, somente promovendo rescisões contratuaisque sejam decorrentes de justa causa ou demissões de iniciativa do empregado eempregada.

97 - Licença prémio

Instituir licença prémio de 3 meses a cada período de 5 anos efetivamentetrabalhados.

98 - Ouvidoria interna

A ITAIPU Binacional implementará uma Ouvidoria Interna para manifestação dosempregados e empregadas sobre assuntos internos a empresa.

99 - PAB - CEF

Utilização do posto de serviço no Edifício Parigot de Souza para uso exclusivo dosempregados, empregadas, aposentados, aposentadas e dependentes.

100 - Penalidade

Pelo descumprimento das obrigações constantes no ACT, fica estipulada multacorrespondente a R$ 500,00 (quinhentos reais) por infração e por empregado ouempregada, revertendo o resultado em benefício da parte prejudicada.

101 - Portal de Transparência

A ITAIPU Binacional criará um Portal de Transparência da Empresa nos moldes deoutras empresas e órgãos da administração pública.

102 - Principio binacional

A Itaipu Binacional, em respeito ao princípio da binacionalidade, adotará deimediato as seguintes medidas:

> Equiparar os empregados e as empregadas brasileiros lotados em Curitiba,aos empregados e empregadas paraguaios lotados nesta localidadequanto a Salário, Adicional Regional e Adicional por Menor Sede.

> Equiparar a Turma de 2005 que na ME foi contratada no nível 11 e na MD nonível 26 e de analista de sistemas ME/MD contratados em 2009.

Page 17: Foz do Iguaçu, 16 de setembro de 2011 C/Coletivo l B n ...sindenel.com.br/sindenel/fckeditor/arquivos/PAUTAunificadaITAIPU.pdf · > Instituirá, nas sextas-feiras, horário corrido

> Não permitir que os QAF's dos empregados e empregadas da ME fiquem nadependência de liberação pela gestão da MD.

> Enquadrar imediatamente no nível salarial inicial da função, constante databela salarial do PCS Único, os empregados e as empregadas brasileiroscontratados através dos últimos processos seletivos externos e que seencontram desenquadrados salarialmente, devendo, nos próximos processosseletivos externos constar como salário de contratação, pelo menos, osalário inicial da função.

> Enquadrar funcionalmente no PCS os trabalhadores e trabalhadoras da MEque executam a mesma atividade dos trabalhadores e trabalhadoras daMD.

> Pagar ajuda habitacional aos empregados brasileiros com direito a moradiae ainda não contemplados, retroativa ao início do direito, conformeprocedimento adotado pela Empresa na MD.

103 - Qualidade de vida/integração

A ITAIPU Binacional criará programas efetivos na melhoria da qualidade de vida deseus trabalhadores e trabalhadoras implementando, também, jogos de integraçãopara todos os empregados e as empregadas, como forma de contribuir para umavida saudável.

104 - Restaurante / lanchonete

A ITAIPU Binacional se compromete a implantar até o primeiro trimestre de 2012 orestaurante/lanchonete na Casa de Força, conforme já discutido e acordado.

105 - Viagens a serviço

A Itaipu Binacional priorizará procedimentos para que as viagens dos empregadose empregadas, a serviço da empresa, sejam feitas sempre em horário comercial.

Parágrafo Único - Os períodos fora do horário normal da jornada de trabalho,inclusive o período para o deslocamento, deverão ser computados como horaextraordinária.

Assi/Paulo£eppSINEF

anos Mmoru Koseki

Luiz ÃtYdré M. de(/ SINAEP

16