informativo gratuito da associação de amigos mais ano 0...

8
Mais Informativo gratuito da Associação de Amigos do Loteamento Parque Residencial Villa dos Inglezes Ano 0 • Nº 08 Sorocaba, Setembro de 2007 Padrão das concertinas Assim como os muros, as concertinas são propriedade da associação. As concerti- nas fazem parte da segurança perimetral do Villa e sua modificação pode acarretar danos não somente à segurança, como também infringe as normas de construção vigentes. Saiba como agir quando for pre- ciso “alterar”as concertinas. Pág. 05 Eu moro no Villa A primeira noite que passou no Villa dos Inglezes, Marcos Vinícius Rodrigues não se esquece. Assustado, acordou às 3 h da madrugada com uma certeza perturba- dora: “Achei que tinha morrido. Pensava comigo: Eu morri... Desencarnei!”. Ta- manha estranheza foi causada pelo silên- cio que pairava. “Aqui nem as motos dos vigilantes fazem barulho”. Pág. 06 Cadastro de Prestadores de serviço Entre empreiteiros, pedreiros, serventes, pintores, domésticas e outros prestado- res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de 2.000 pessoas. Com o aumento do número de moradores e presta- dores de serviço, a relevância da segurança também cresce. Saiba como colaborar com a segurança. Pág. 03 Sabão socialmente ecológico Você sabia que aquele óleo de cozinha que você joga pelo ralo pode entupir o encana- mento? Sabia também que ele pode virar sa- bão e gerar empregos? Não? Conheça mais sobre a entidade que utiliza o óleo como re- abilitação social. Pág. 04 Escondidinho de carne seca Esta edição traz a receita de um prato especial: Escondidinho de carne seca. Pág. 08

Upload: others

Post on 30-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

MaisInformativo gratuito da Associação de Amigos do Loteamento Parque Residencial Villa dos InglezesAno 0 • Nº 08Sorocaba, Setembro de 2007

Padrão das concertinas

Assim como os muros, as concertinas são

propriedade da associação. As concerti-

nas fazem parte da segurança perimetral

do Villa e sua modificação pode acarretar

danos não somente à segurança, como

também infringe as normas de construção

vigentes. Saiba como agir quando for pre-

ciso “alterar” as concertinas.

Pág. 05

Eu moro no Villa

A primeira noite que passou no Villa dos

Inglezes, Marcos Vinícius Rodrigues não

se esquece. Assustado, acordou às 3 h da

madrugada com uma certeza perturba-

dora: “Achei que tinha morrido. Pensava

comigo: Eu morri... Desencarnei!”. Ta-

manha estranheza foi causada pelo silên-

cio que pairava. “Aqui nem as motos dos

vigilantes fazem barulho”.

Pág. 06

Cadastro de Prestadores de serviçoEntre empreiteiros, pedreiros, serventes, pintores, domésticas e outros prestado-res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de 2.000 pessoas. Com o aumento do número de moradores e presta-dores de serviço, a relevância da segurança também cresce. Saiba como colaborar com a segurança.

Pág. 03

Sabão socialmente ecológico

Você sabia que aquele óleo de cozinha que você joga pelo ralo pode entupir o encana-mento? Sabia também que ele pode virar sa-bão e gerar empregos? Não? Conheça mais sobre a entidade que utiliza o óleo como re-abilitação social.

Pág. 04

Escondidinho de carne seca

Esta edição traz a receita de um prato especial: Escondidinho de carne seca.

Pág. 08

Page 2: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

Editorial

02

O informativo deste mês traz em especial al-gumas notícias sobre um tema bastante

discutido: A SEGURANÇA, ou melhor, como aprimorá-la. Recentemente um residencial de luxo em Sorocaba teve uma casa furtada por uma ex-empregada doméstica. O roubo só foi possível graças ao cadastro não cancelado da funcionária. O Villa dos Inglezes recebe em mé-dia 2.000 prestadores de serviço por dia. Para entrar no residencial, todas as pessoas devem ter cadastro, principalmente os prestadores de ser-viço. A relação da segurança e a atualização de cadastro é apresentada na matéria da página 3.

A utilização da concertina também é um meio de preservar a integridade de moradores e colaboradores do residencial. Confira na pá-gina 5.

Na página 4 você irá conhecer o projeto so-cial que transforma óleo de cozinha em empre-go. O Centro de Orientação e Educação Social montou uma fábrica de sabão ecológico que é

produzido com óleo doméstico usado. Saiba como colaborar com o projeto.

“Achei que tinha morrido”. É o que afirmou o morador Marcos Vinícius Rodrigues, quando descreveu a primeira noite que passou no Villa dos Inglezes. O proprietário comenta como conheceu e se apaixonou pelo residencial. Leia essa história na página 6.

Uma questão que envolve todas as famílias do Villa é a construção da área de lazer e o novo prédio administrativo. Saiba como está o anda-mento das obras na página 8.

Está construindo e precisa de um pouco mais de espaço? Na matéria da página 3, você descobre como deve proceder no momento em que sua construção necessita utilizar um lote de apoio.

Essas e outras informações você confere nes-sa edição.

Boa leitura!

ExpedientePresidente: Mariza Stillitano Inglez de Souza Diagramação: Cerquetto ComunicaçãoReportagens: Joellen Pereira Fotos: Joellen Pereira e Arquivo da Associação de Amigos do Loteamento Parque Residencial Villa dos Inglezes

Comercial: FTJ Artes Gráficas Ltda. Tel.: (15) 2104.0018 Impressão: Paratodos Gráfica e EditoraTiragem: 1.100 exemplaresContato: [email protected]ção interna Para Anunciar: (15) 2104.0018

Page 3: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

03

Cadastro de prestadores de serviço

Diariamente o Villa recebe emmédia 2000 prestadores de serviços

Entre empreiteiros, pedreiros, serventes, pintores, domésticas e outros prestadores

de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diaria-mente cerca de 2.000 pessoas. Número elevado que comprova o crescimento do residencial. Com o aumento do número de moradores e prestadores de serviço, a relevância da segu-rança também cresce.

É de extrema importância que o proprie-tário faça o cadastro dos pres-tadores de serviço as-sim que os contratar. Ao iniciar uma obra, por exem-plo, o pro-p r i e t á r i o

deve cadastrar o empreiteiro e este deve cadas-trar os outros funcionários.

O cadastramento dos funcionários é uma responsabilidade do proprietário, previsto nas Normas e Posturas de Convivência, assim como o posterior cancelamento, que acontece no encerramento da obra ou prestação de ser-viços.

Um furto recentemente praticado em um residencial de luxo de Sorocaba só foi possível porque os proprietários não cancelaram o ca-dastro da ex-empregada que planejou o crime.

Os meliantes só foram identificados através das imagens do sistema de segurança, pois, como afirmaram os investigadores, não deixaram pistas.

O cadastro dos prestadores de serviço, através dos cartões de acesso, permite saber em tempo real quem permanece dentro do re-sidencial. A segurança efetiva só é possível com a colaboração de todos.

Para fazer o cadastro basta apresentar RG, CPF e atestado de antecedentes criminais do funcionário.

VisitantesOs visitantes, mesmo quando em compa-

nhia de proprietários, também devem realizar o cadastro. O registro de visitante exige apenas o nome, número do RG e placa do veículo. O cadastro é uma forma de prevenção a possíveis coações que possam acontecer na tentativa de entrada no residencial.

Utilização de lotes de apoio

Para utilizar terrenos vizinhos é necessá-ria a autorização do proprietário

Os proprietários de obra que neces-sitem utilizar lotes de apoio devem

solicitar a autorização que está dispo-nível na administração. A autorização deve ser encaminhada pelo dono da obra diretamente para o proprietário do lote vizinho.

O terreno não pode ser utilizado sem a prévia permissão do dono. No lote de apoio não é permitida a deposição de en-tulho, terra ou massa de concreto, ainda que momentaneamente.

O proprietário que está utilizando o lote vizinho compromete-se a entregá-lo completamente limpo, sob pena da não liberação do “habite-se” quando do tér-mino da obra.

Fila de prestadores no final da tarde

Page 4: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

04

Óleo de cozinha reaproveitado vira sabão ecológico

A diretora de programas sociais do COESO (Centro de Orientação e Educação So-

cial) Sandra de Freitas Borges solicita aos moradores do Villa dos Inglezes a doação de óleo doméstico usado. O óleo será utili-zado para a fabricação de sabão ecológico e outros produtos para limpeza.

Segundo a SABESP – Companhia de Sane-amento Básico do Estado de São Paulo, a gor-dura que é descartada pelo ralo acaba sendo ex-traída no processo em que a água é submetida nas estações de tratamento, porém, esta forma de descarte pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e rompimentos na rede de coleta. O ideal é que o óleo seja encaminhado para reci-clagem, pois evita problemas nos encanamen-tos e movimenta a economia.

O Projeto

O COESO beneficia mais de 400 crianças carentes que recebem reforço escolar, aulas de dança, música e artes marciais. Os pais destas crianças também recebem auxílio através de aulas de panificação e artesanato, além daqueles que traba-lham na fábrica de sabão ecológico. Atualmente, a fábrica possui capacidade

para produzir 25 mil barras de sa-bão.

O valor arre-cadado com a ven-da dos produtos para limpeza será totalmente revertido para a manutenção da fábrica, paga-mento de funcionários e auxílio nos projetos sociais. Sandra ressalta que as doações estão abertas para empresários de cozinhas indus-triais, pois, segundo ela, o fluxo de gordura destas empresas é muito grande e muitas vezes essas organizações não sabem o que fazer com o óleo a ser descartado. O que gera lixo nas em-

presas, no COESO tor-na-se oportunidade.

Para doar basta ar-mazenar o óleo em gar-rafas pet e ligar para o telefone 3388-8896, que os agentes ambien-tais da Instituição irão recolher as garrafas.

Água parada é ideal para o

mosquito da dengueCom a aproximação do verão e das

chuvas, os cuidados para a prevenção da dengue devem ser reforçados.

• Tampar tambores, barris, filtros e quais-quer objetos que possam acumular água• Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter o prato seco• Não deixar pneus expostos à chuva• Desobstruir as calhas do telhado• Manter o lixo em saco plástico fechado e em latões com tampa

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

Page 5: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

05

Utilização da concertinaAssim como os muros, as concertinas -

complexos de arame em formato espiral, instaladas acima dos muros – são proprieda-de da Associação. As concertinas fazem parte da segurança perimetral do Villa e sua modificação pode acarretar sérios danos à segurança, e tam-bém infringe as normas de cons-trução vigentes.

Nas obras em que exista a ne-cessidade de interferência nas con-certinas, é necessário pedir auto-rização na administração, que fará uma vistoria no local para a liberação do pedido. Caso a al-teração seja realizada sem prévia autorização da administração, o proprietário poderá receber uma notificação e em caso da não re-

solução do problema, é também passível de multa.

Colabore com nossa segurança!

Concertina faz parte da segurança perimetral

Teatro Municipal Teotônio VilelaInaugurado em 29 de ja-

neiro de 1983, o Teatro Municipal teve na estréia uma apresentação da or-questra Sinfônica e Coral Getúlio Vargas. Projetado pelo arquiteto L.A.G. Na-varrette, o teatro foi cons-truído em uma área de 450 metros quadrados. Conta com dois espaços cênicos, um interno, com 435 pol-tronas e outro externo, o Teatro de Arena, com capa-cidade para 600 pessoas. O

Padrão das lixeiras

Como aprovado na última assembléia, a administração está recebendo su-

gestões para definir o padrão das lixeiras individuais.

Os moradores que desejarem, poderão encaminhar sua sugestão diretamente para a administração ou enviadas para o

email residencialvilla-dosinglezes@super.

splicenet.com.br

C o n t a m o s com a colabo-ração de to-dos.

imag

eban

k.co

m

hall de entrada do teatro abriga o acervo do Museu que preserva objetos e documentação dos espetáculos ali exibidos. O lugar é elogia-do por artistas de renome pela sua excepcio-nal acústica.

Fonte: Secretaria da Cultura de Sorocaba

Horário de Funcionamento: Das 8 às 12h e das 13 às 17h.Endereço: Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes (ao lado do Palácio dos Tropei-ros, integra o conjunto arquitetônico do Alto da Boa Vista).Fone.: 3238-2222

Page 6: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

Nesse instante, o morador pede “Ouve isso. Escuta o silêncio disso aqui”. E é possível mes-mo. O silêncio só é “interrompido” pelo canto de um pássaro.

Os moradores também comentam sobre os bene-fícios que a construção da área de lazer trará aos as-sociados. Acreditam que a

área atende a coletividade, tornando-se um atrativo para todas as famílias.

Os outros moradores também são alvos de diversos elogios por parte do casal. “O pessoal

daqui é muito legal. Tem muita gente boa. Es-tamos felizes em relação a isso”. Silvia encerra a entrevista dizendo “O Villa é bonito, gostoso, ventilado, bem localizado... É contagiante!”.

06

Moro no VillaA primeira noite que passou no Villa dos In-

glezes, Marcos Vinícius Rodrigues não se esquece. Assustado, acordou às 3 h da madru-gada com uma certeza perturbadora: “Achei que tinha morrido. Pen-sava comigo: Eu morri... Desencarnei!”. Tamanha estranheza foi causada pelo silêncio que pairava. Acos-tumado a efervescência e ruídos da madrugada no bairro onde morava, ficou surpreso quando se mudou para cá. “Aqui nem as motos dos vi-gilantes fazem barulho”.

Surpreendente também é o envolvimento que ele observa entre o loteamento e o mer-cado. “Todo esse comércio que se desenvolveu ao redor do Villa, principalmente de materiais para construção, já aponta quanto é o sucesso deste residencial”.

Em toda sua experiência como corretor no setor imobiliário, Rodrigues nunca ob-servou tamanha agitação envolvendo um empreendimento. Sozinho, vendeu 360 lotes do Villa, vendas que aconteceram em tempo recorde.“Maior velocidade de vendas e negó-cios acontecem aqui. Incrível”.

Começou vendendo os lotes embaixo de um guarda-sol, em frente ao loteamento. Logo após passou para um trailer, um plantão pro-visório e uma tenda até chegar no plantão de vendas definitivo. E foi assim, de tanto vender, que também se encantou e resolveu comprar.

Junto com a esposa Maria Silvia mudou-se em julho para o loteamento. A esposa reconhe-ce que teve a oportunidade de conhecer outros residenciais, porém nenhum deles conquistou o seu interesse. “A localização, o ar, limpeza e jardinagem são diferenciais daqui”.

O morador aponta o planejamento do Villa

como um grande marco. “Quando duas empre-sas sérias – os empreendedores Splice e Kalipal – se juntam, o resultado é esse. Sucesso”.

Ao retornar para casa, Rodrigues diz que o

ritmo do trabalho vai desacelerando, toda vez que avista a entrada do Villa e, por isso, afirma “Não conheço ninguém insatisfeito aqui”. Se-gundo Silvia isso é resultado de um trabalho

em conjunto. “O Villa está crescendo natural-mente. As coisas estão tomando o rumo certo e isso só é possível com a participação dos mora-dores e colaboradores”.

“Achei que tinha morrido. Pensava comigo: Eu morri... Desencarnei!”

declarou o Marcos Vinícius, ao relembrar a primeira noite que passou no Villa.

Marcos Vinícius e a esposa Maria Silvia moram há quatro meses no Villa

Page 7: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

ClassificadosUm ótimo negócio espera por você, bem pertinho

07

Page 8: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais Ano 0 ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/... · res de serviço, o Villa dos Inglezes recebe diariamente mais de

Obras da área de lazer e Administração

estão adiantadas

08

Por Chef Rodrigo Anunciato

As obras de construção da área de la-zer e administração estão bastante

adiantadas. No local onde será implan-tada a área de lazer, está sendo realizada a terraplenagem, etapa da construção em que o terreno é ajustado às cotas de projeto para receber as futuras constru-ções. O próximo passo será a constru-ção dos muros de arrimo - estruturas reforçadas construídas com a finalidade de suportar grandes volúmes de terra visando um melhor aproveitamento do terreno. Serão executados muros de ar-rimo nas regiões da Sede Social e Qua-dra de Tênis.

AdministraçãoO novo prédio da Administração está na

fase de concretagem das lajes e na seqüência serão iniciadas a cobertura e acabamentos. O

Obras na área de lazer estão em fase de terraplenagem

Construção do prédio administrativo está fase de acabamento

prédio administrativo atualmente utilizado será transformado em Sala de Monitoramento visando o aprimoramento da Segurança.”

Rendimento: 4 porções

Ingredientes- 500 gr de carne seca- 1 kg de mandioca- 1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)- quanto baste de cheiro-verde- 1 copo(s) de requeijão- quanto baste de azeite- quanto baste de leite- quanto baste de manteiga- quanto baste de sal

Modo de PreparoDe véspera coloque a carne seca de molho

e vá trocando a água para tirar o sal. Cozi-nhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. Cozinhe a mandioca até que fique bem macia. Faça um purê com pouco leite (para ressal-tar o gosto da mandioca), manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex colo-que o purê de aipim, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.

Foto por: Douglas Tadeu Aby Saber FilhoFonte: www.cybercook.com.br

Escondidinho de carne secaReceita