foto/divulgação eleita rainha da expo- cordeiro 2017 para...

4
Macuco, 28 de julho 2017 - ANO XIX - EDIÇÃO Nº305- PERIODICIDADE SEMANAL WFG Elétrica / Tel.:(22) 2551-3755 Cel.:(22) 981446236 E-mail: [email protected] Metrologia e Saúde Ocupacioanal Página 02 3 de agosto: 100 dias para a Reforma Trabalhista entrar em vigor Página 02 Nova tarifa de pedágio na RJ 116 começa a valer no dia 1º de agosto Página 03 75ª Expo-Cordeiro foi sucesso de público e organização Página 03 Sara Felipe é eleita Rainha da Expo- Cordeiro 2017 O charme, a beleza, a desenvoltura e a simpatia da mulher do interior mostrou ter espaço cativo na Exposição Agropecuária de Cordeiro. Na noite de sexta-feira, 21, o evento principal foi exatamente o Concurso Rainha da Expo- 2017, cujo sucesso se deu graças à elegância das belíssimas candidatas que concorreram ao posto, deixando para o jurado a difícil missão de escolher a mais bela entre todas. Página 04 Sara Felipe Foto/divulgação Operação da Polícia Ambiental em Bom Jardim apreende 41 pássaros em cativeiros Cinco homens foram detidos e 41 pássaros, que estavam mantidos em cativeiro, apreendidos em uma operação da Polícia Ambiental no município de Bom Jardim na manhã de quarta-feira (26/07). Segundo os policiais, a apreensão ocorreu em endereços diferentes na localidade conhecida como Sítio do Caparaó. Os suspeitos foram levados para a 158ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. Segundo a polícia, os pássaros de diversas espécies, como coleiro, trinca-ferro e azulão, foram levados para o Comando de Polícia Ambiental (CPAM) onde vão passar por uma avaliação veterinária, antes de serem devolvidos à natureza. Foto/divulgação Polícia Ambiental

Upload: buikhuong

Post on 29-Mar-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Foto/divulgação eleita Rainha da Expo- Cordeiro 2017 para ...jornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-305.pdf · mente a opinião do Jornal O Macuco ... A varicela

Macuco, 28 de julho 2017 - ANO XIX - EDIÇÃO Nº305- PERIODICIDADE SEMANAL

WFG Elétrica / Tel.:(22) 2551-3755Cel.:(22) 981446236E-mail: [email protected]

Metrologiae Saúde

Ocupacioanal Página 02

3 de agosto: 100 diaspara a Reforma

Trabalhista entrar emvigor

Página 02

Nova tarifa de pedágio na RJ 116começa a valer no dia 1º de agosto

Página 03

75ª Expo-Cordeirofoi sucesso de

público eorganização

Página 03

Sara Felipe éeleita Rainhada Expo-Cordeiro 2017 O charme, a beleza, a desenvoltura e a simpatia da mulherdo interior mostrou ter espaço cativo na ExposiçãoAgropecuária de Cordeiro. Na noite de sexta-feira, 21, oevento principal foi exatamente o Concurso Rainha da Expo-2017, cujo sucesso se deu graças à elegância dasbelíssimas candidatas que concorreram ao posto, deixandopara o jurado a difícil missão de escolher a mais bela entretodas.

Página 04 Sara Felipe

Foto/divulgação

Operação da Polícia Ambiental em BomJardim apreende 41 pássaros em cativeiros

Cinco homens foram detidos e 41 pássaros, que estavam mantidos em cativeiro, apreendidos em uma operação daPolícia Ambiental no município de Bom Jardim na manhã de quarta-feira (26/07). Segundo os policiais, a apreensãoocorreu em endereços diferentes na localidade conhecida como Sítio do Caparaó. Os suspeitos foram levados para a158ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. Segundo a polícia, os pássaros de diversas espécies, como coleiro, trinca-ferro e azulão, foram levados para o Comandode Polícia Ambiental (CPAM) onde vão passar por uma avaliação veterinária, antes de serem devolvidos à natureza.

Foto/divulgação Polícia Ambiental

Page 2: Foto/divulgação eleita Rainha da Expo- Cordeiro 2017 para ...jornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-305.pdf · mente a opinião do Jornal O Macuco ... A varicela

Editora de Jornais e Livros LtdaRua: Jorge Abi-Ramia, 129, bairro: Nova Macuco,

Macuco RJCep: 28.545.000

Editora e jornalista diplomada responsável: Elisangela de Paiva Mtb/RJ: 32231

Assessora Jurídica: Valéria de Mello

Diretor: Lázaro Crispim Gonçalves

Colaboradores: Noemi Laje, Iesa de Paiva, Thiago Dias,Leonardo Bessa, Greice Keli e Eduardo Neiva.Tiragem: 4 mil exemplares.

Circulação: Macuco, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastiãodo Alto , Bom Jardim e Trajano de Moraes

“ Os conceitos e opiniões emitidos, não refletem obrigatoria-mente a opinião do Jornal O Macuco”

e-mail: [email protected]

JORNAL O MACUCO/ARTIGOSMacuco, 28 de julho de 2017 02

Metrologiae Saúde

Ocupacioanal

Parece mais do que óbvio a importância da metrologiano dia a dia do cidadão. Entretanto, algumas ações aindasão necessárias para que a cultura metrológica se tornerealmente efetiva. Voltamos no caso dos audiômetros.Conforme esclarecido em outras matérias é uma dasquestões de aplicação imediata da metrologia, no campoda saúde, que ainda carece de iniciativas em termos degestão pública. Os resultados obtidos com essa tecnologia podeminterferir nas pretensões a um determinado emprego.Além disso, o correto diagnóstico, através dos resultadosdas medições é essencial para o enquadramentoadequado das condições de trabalho, em função dosriscos físicos em que se encontramos trabalhadores epara aqueles que buscam uma colocação no mercadode trabalho. Ressaltamos que no passado não existiam laboratóriosacreditados pelo Inmetro habilitados pararealizar ascalibrações deste tipo de equipamento, largamenteutilizado por diversos profissionais e em diversasinstituições de saúde. Esse era um serviço oferecidoapenas pelo próprio Inmetro. O tempo de espera eramuito grande, em função da demanda e que tendeaumentar ainda mais. Esses equipamentos, cujas características tecnológicasimpõem o estabelecimento de infra-estrutura laboratorialavançada, do ponto de vista tecnológico. Da mesmaforma, a capacitação dos recursos humanos érelativamente demorada e altamente especializada, demodo a realizar os ensaios pertinentes a calibração dosmesmos, de acordo com os rígidos padrõesinternacionais. No Município de Macaé - RJ, como um exemplo prático,o antigo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia -IMMT foi acreditado para realizar estas calibrações.Atuando como um órgão da estrutura municipal, o mesmopodia atender toda a demanda desse tipo de serviço, tantopara o município quanto para qualquer outra região dopaís e exterior. Além dessa demanda imediata,entendemos ser importante que as empresas, queprestam os mais variados serviços, solicitem aosprofissionais e, também, as instituições de saúde queapresentem o número do certificado de calibração (deorganismo acreditado pelo Inmetro) dessesequipamentos junto ao laudo clínico. Outra iniciativa, extremamente louvável, será odesenvolvimento de debates públicos em fóruns quecontemplem esse tema, tais como nas reuniões da CIPAdas diversas organizações. Outra sugestão se concentranos debates da Câmara de Vereadores que poderão, comcerteza, aumentar o grau deenvolvimento da sociedadenessa situação de alta relevância social.

Eduardo NeivaFísico pela UFRJ, Geofísico da Indústria do Petróleo,Mestre em Metrologia para a QualidadeIndustrial pela PUC-Rio, Membro da Associação dosEngenheiros da Petrobras e da Society ofPetroleum Engineers (Sociedade de Engenheiros dePetróleo), Ex Professor da Rede Pública eParticular de Ensino, Ex Diretor da Regional RJ daSociedade Brasileira de Metrologia – SBM/RJ e ExPresidente do Instituto Macaé de Metrologia eTecnologia - IMMT.

Jornal O MACUCO

3 de agosto: 100 dias para a ReformaTrabalhista entrar em vigor No próximo dia 3 de agosto, o Brasil estará a exatos 100dias da entrada em vigor da Reforma Trabalhista, que alteroumais de 100 pontos da CLT. Ainda restam muitas dúvidas paraa população em relação ao que mudará e, até, ao que nãomudará em seus contratos de trabalho a partir do dia 11 denovembro – marco de 120 dias transcorridos após apublicação da sanção da legislação no Diário Oficial. Há quem ainda questione se a reforma é boa ou ruim. “Estaé uma questão de ponto de vista. Depende do projeto de paíse do modelo de sociedade que se deseja construir”, analisa ajuíza do trabalho Cléa Couto, presidente da Amatra1. "De fato,a Reforma flexibiliza as leis trabalhistas. E isto pode, sim, servisto com bons olhos pelo capital estrangeiro, por exemplo,que passará a enxergar o Brasil como um celeiro de mão-de-obra barata e de fácil contratação. Já do ponto de vista denossa Constituição Cidadã, na perspectiva de uma sociedademais justa e igualitária, a Reforma é desastrosa, porque retiradireitos do trabalhador e aprofunda a desigualdade social",conclui a magistrada.

O que muda (ou não) com a reforma:

NÃO MUDA: Licença Maternidade A entrada em vigor da nova legislação não altera em nadaas regras da Licença Maternidade, que é um benefícioprevidenciário. "Toda gestante ou mãe adotante tem direito apelo menos 120 dias de afastamento de sua função, prazoque pode se estender a até 180 dias no serviço público federal,no funcionalismo de muitos municípios e estados do país enas organizações que aderiram ao Programa EmpresaCidadã. Todas as mulheres grávidas que trabalham de carteiraassinada continuam sem poder ser demitidas sem justa causadesde a data da concepção até cinco meses após o parto.Depois do nascimento, elas continuam com o direito garantidode amamentar seu bebê mesmo durante a jornada. Asmulheres podem tirar dois períodos de 30 minutos todos osdias para se dedicarem à amamentação”, explica Cléa Couto,presidente da Amatra1.

MUDA: Insalubridade e gestação De acordo com a Amatra1, houve perda de direitos no artigo394-A da Reforma. Se antes a CLT garantia o afastamento deempregadas gestantes ou lactantes de atividades ou locaisinsalubres, agora esta mulher só será afastada da função casoleve ao empregador um atestado médico determinando anecessidade disso. A exceção é para o grau máximo deinsalubridade, que continua com o automático afastamentoda gestante. Já a lactante, mesmo neste caso, permanecerána função se não levar atestado médico determinando ocontrário.

NÃO MUDA: 13º salário Assim como a Licença Maternidade, as regras para o

pagamento do 13º salário não foram alteradas e continuamsem poder ser modificadas por acordo coletivo. "O 13ºsalário é devido a todos os trabalhadores e calculado daseguinte forma: 1/12 da remuneração devida emdezembro, multiplicada pelo número de mesestrabalhados. Se o empregado trabalhou pelo menosquinze dias em um mês, ele será calculado integralmente.O pagamento pode se dar em uma ou duas parcelas,conforme escolha do empregador. No caso de pagamentoem parcelas, a primeira deve ser quitada até o dia 30 denovembro. Já a segunda parcela pode ser paga até o dia20 de dezembro. Para a opção de pagamento em parcelaúnica, o prazo de pagamento é o 5º dia útil de dezembro”,explica a magistrada.

NÃO MUDA: 30 dias de férias Número de dias de férias não foi alterado, ou seja,permanece em 30 dias.

MUDA: Contagem das férias Os contratos de 30 horas semanais - que hoje dão direitoa férias proporcionais - passam a ter garantidos os 30dias de férias também. A nova legislação permite que asférias sejam parceladas em até três períodos, masnenhum deles pode ter menos de cinco dias, e um deveter 14 dias, no mínimo. Antes, essa divisão estava restritaa dois períodos. "Outra novidade é que não será permitidoiniciar a contagem as férias a partir de dois dias antes deferiados nacionais”, pontua a juíza do trabalho.

MUDA: Indenização por dano extrapatrimonial Agora, as indenizações por danos extrapatrimoniaispassam a ser calculadas com base no salário doempregado. Danos extrapatrimoniais são aqueles queatingem honra moral, imagem, intimidade, sexualidade,entre outros aspectos da relação trabalhista, como aprópria vida do trabalhador. “A vida e a dignidade daspessoas terão valores diferentes, de acordo com aremuneração. O CEO e um trabalhador intermitente estãodentro do elevador da empresa quando este sofre umapane e cai. A indenização pela morte será proporcionalao salário de cada um”, exemplifica Cléa.

MUDA: Teletrabalho A nova legislação regulamenta o teletrabalho. “Aempresa passa a poder transferir ao empregado o custoda manutenção do local de trabalho (energia elétrica,mobiliário, equipamentos eletrônicos da residência dotrabalhador). As atividades que serão realizadas peloempregado deverão ser especificadas por meio decontrato individual e, se o empregador quiser mudar oregime por conta própria, deverá haver comunicaçãoprévia de 15 dias”, esclarece a presidente da Amatra1.

Fim do inverno é o período demaior incidência de catapora

A catapora, ou varicela, é uma doença imunoprevenívelaltamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zóster, queacomete principalmente crianças. A transmissão pode ser pelocontato com o líquido da bolha formada na pele ou pela tosse,espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.A varicela pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que seestende do fim do inverno até a primavera (agosto anovembro), sendo comum, neste período, a ocorrência desurtos em creches e escolas. O risco de transmissão devaricela existe em qualquer lugar do mundo, especialmentenas áreas urbanas com grandes aglomerados populacionais.Entre 2000 e 2013, o Brasil registrou 7.113 casos de catapora.O maior número de notificações da doença (2.097) foi naregião nordeste, correspondendo a 29,4% dos casos. Emseguida, a região sudeste com 1.794 (25,2%) e a centro-oestecom 993 (13,9%). O ano de 2013 apresentou o maior registrode casos de catapora (857), contra 181 no ano 2000, queobteve o menor índice.Prevenção Uma forma de evitar a catapora é com a vacinação contraa doença. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e aSociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendamduas doses da vacina contra a varicela: a primeira aos 12meses e a seguinte a partir dos 15 meses de idade, com umintervalo de 3 meses da primeira dose.Sintomas Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e21 dias após o contágio da doença. Além de manchasvermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no courocabeludo, e se disseminam pelo corpo, se transformando empequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucosdias o líquido escurece e as bolhas começam a secar ecicatrizam. Este processo causa muita coceira, e as lesõesna pele podem ser infectadas pelas bactérias das unhas oude objetos utilizados para coçar.Evolução do quadro O período de incubação é de 4 a 16 dias e a transmissão sedá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pelee até cerca de 6 dias depois, quando todas as lesõesnormalmente se encontram na fase de crosta. Deve-se afastara criança da creche ou escola por cerca de 7 dias, a partir doinício do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.Tratamento No tratamento da catapora, em geral, são utilizadosmedicamentos específicos recomendados pelo médico paraaliviar a dor de cabeça, baixar a febre e aliviar a coceira. Oscuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitosapenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal éfazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser

coçadas e as crostas não devem ser retiradas.Mitos e verdades sobre a CataporaA Dra. Evely Tanaka, Gerente Médica de Vacinas da GSKesclarece alguns mitos e verdades sobre a catapora:1) Somente crianças podem contrair cataporaMito: apesar de mais comum em crianças, qualquerpessoa pode contrair a doença ao longo da vida.2) Quem teve catapora pode ter herpes zóster no futuroVerdade: qualquer pessoa que teve catapora em algummomento da vida pode desenvolver herpes zóster. Umavez adquirido o vírus, a pessoa fica imune à catapora. Noentanto, esse vírus permanece em nosso corpo a vidatoda e pode, ou não, ser reativado e causar o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.3) Adultos não podem tomar a vacinaMito: A vacina está indicada também para adultos queestejam susceptíveis e que não tenham contraindicações.4) Pode-se contrair catapora mais de uma vezVerdade: Geralmente quem teve catapora fica imune,porém, em casos raros uma pessoa que já teve a doençapode não f icar imune, especialmente osimunocomprometidos.5) Todas as marcas de catapora na pele sãopermanentesMito: Geralmente as lesões evoluem para a cura masalgumas pequenas cicatrizes podem permanecerindefinidamente.66) Coçar a pele favorece a infecção bacterianasecundáriaVerdade: Coçar as lesões pode favorecer infecçõessecundárias, que são as principais causas de internaçãode pessoas com varicela. A complicação mais comum éa infecção da pele, em geral pela introdução de bactériasnos ferimentos através da coçadura.67) Se a gestante já teve a doença, o bebê não precisaser imunizadoMito: a imunidade transferida para o feto pela mãe que játeve varicela, assegura, na maioria das vezes, proteçãoaté 4 a 6 meses de vida extrauterina.8) A contaminação é feita pelo arVerdade: o contágio acontece por via respiratória, mastambém através do contato com o líquido da bolha oupela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminadospelo vírus.9) Crianças com catapora podem adquirir pneumoniaVerdade: as principais complicações da catapora, noscasos graves ou tratados inadequadamente, são aencefalite, a pneumonia e infecções na pele e ouvido.10) Gestantes não podem tomar a vacinaVerdade: a vacina contra a varicela está contraindicadadurante a gravidez.

Page 3: Foto/divulgação eleita Rainha da Expo- Cordeiro 2017 para ...jornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-305.pdf · mente a opinião do Jornal O Macuco ... A varicela

JORNAL O MACUCOMacuco, 28 de julho de 2017 03

Jornal O Macuco. Edição nº 305, 28 de julho de 2017, página 03.

Doenças cardíacas tendem aaumentar no Inverno,

principalmente em idosos Nesta quarta-feira, dia 26de julho, foi comemorado oDia dos Avós, e por isso, éimportante lembrar doscuidados com os nossosvelhinhos, principalmentequando o assunto é ocoração. Muitos não sabem,mas no Inverno o número dedoenças cardíacas tendem aaumentar e acomete princi-palmente as pessoas commais idade. Isso acontecedevido as baixas tempera-turas, que em podem causara diminuição da circulaçãosanguínea no músculocardíaco. “Nós costumamos prestaratenção nas doenças maiscomuns dessa época, comogripes e resfriados, mas

com a chegada do frio e adiminuição do fluxo san-guíneo, as chances de umidoso com gripe ter uminfarto aumentam considera-velmente, e a vacinaçãocontra gripe previne taiseventos”, explica o Dr.Massimo Colombini, médicode família do aplicativoDocway. Ainda segundo oespecialista, um estudo paraverificar o impacto da vacinacontra gripe na redução deinfartos, publicado no ano de2000, demonstrou umaredução de 78% daocorrência dos infartos, alémde redução dos níveis dehospitalização. Dados da AssociaçãoAmericana do Coração

(American HeartAssociation), de 2015,mostram que nessa épocado ano, os casos de infartocardíaco chegam aaumentar entre 20% e 25%,com riscos ainda maiorespara aqueles que já tenhamuma predisposição ousofrem de alguma doençano coração. Para evitar essetipo de situação, além davacinação, é muitoimportante ter hábitossaudáveis. “Uma alimen-tação adequada aliada aexercícios físicos regulares,ainda a prevenção é a formamais eficaz contra todo tipode doença”, completa omédico.

26 de julho -dia dos avós

Foto/divulgação

Nova tarifa de pedágio na RJ116 começa a valer em 01/08

A nova tarifa básica dopedágio da RJ 116 (Itaboraí– Nova Friburgo – Macuco)começará a ser cobrada àzero hora da próxima terça-feira, dia 1º de agosto. Ovalor da tarifa passa deR$5,40 para R$5,60. Oreajuste é anual e ordinárioe faz parte do contrato deconcessão estabelecidoentre o Governo do Estadoe a Concessionária Rota116S/A e serve também para acontinuidade das obras emelhorias ao longo dos 140quilômetros de concessão.O reajuste foi aprovado porunanimidade na terça-feira(25/07) durante sessãoregulatória da Agetransp(Agência Reguladora deServiços Públicos Conce-didos e TransportesAquaviários, Ferroviários eMetroviários e de Rodoviasdo Estado do Rio de Janeiro)e publicado no Diário Oficialdesta quinta-feira (27/07). “O reajuste serve não sópara manter o equilíbrio docontrato e podermoscontinuar a fazer amanutenção e prestar aassistência aos motoristas,como realizar melhorias narodovia”, explica DavidAugusto Barbosa, superin-tendente geral da

Concessionária, lembrandoque atualmente a Rota 116vem duplicando a rodovia naárea de Itaboraí, até oentroncamento com a BR101, em Duques. Outramelhoria apontada pelosuperintendente é amodernização dos trevos econfluências ao longo da RJ116 como realizado recente-mente em Sambaetiba e noentroncamento com a RJ122, em Cachoeiras deMacacu. A RJ 116 tem quatropraças de pedágio, loca-lizadas nos quilômetros 1,9em Itaboraí; 48,8, em Ca-choeiras de Macacu; 90,4em Nova Friburgo e 122,3em Cordeiro. A tarifa deR$5,60 é para carros depasseio. Para caminhões eônibus de até dois eixos atarifa passa para R$11,20.Veículos de três a seis eixoso valor será de R$22,40 eacima de seis eixos serácobrada a tarifa básicamultiplicada pelo número deeixos do veículo. A Concessionária Rota 116administra desde março de2001, o eixo rodoviárioformado por um trecho de1,7 km da RJ 104 (Itaboraí)e a RJ 116, no trecho entreItaboraí a Macuco

totalizando 140 quilômetrosde rodovia concedida. Oatendimento ao usuário éfeito ininterruptamente 24horas por dia, com serviçosde inspeção, reboque deveículos leves e pesados,caminhões para apreensãode animais e de combate afocos de incêndio. Osusuários contam com basesde apoio em diferentestrechos da rodovia e sãofeitos investimentos naampliação e conservação dasua malha rodoviária comovem ocorrendo no TrechoNorte. Entre as várias melhoriasimplantadas pela Conces-sionária Rota 116 S/A nosúltimos anos, está a terceirafaixa de rolamento do trechode subida da Serra dos TrêsPicos, diminuindo o tempode deslocamento dosmotoristas no acesso aosmunicípios de NovaFriburgo e cidades vizinhase a ampliação do TrechoNorte da Rodovia comterceira faixa e acostamento.Também vem sendo feitoinúmeros investimentos emcontenções de encostas,alargamentos de pontes erecuperação do pavimentoasfáltico.

PORTARIA BOM PREVI Nº. 043/ 2017, DE 20 DE JULHO DE 2017.

O DIRETOR PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIADOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM - BOM PREVI, no uso desuas atribuições e de acordo com o Processo Administrativo n.º 140/2017, de 19 de julho de2017 – BOM PREVIR E S O L V E:CESSAR o benefício de aposentadoria do senhor RENALDO JOSÉ ERTHAL, Motorista, Matrícula12/0003 GPC, Nível VI, Padrão I, em razão do óbito ocorrido em 02/07/2017.Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos financeiros a partirda data do óbito.Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Bom Jardim/RJ, em 20 de julho de 2017.

IVANIR ELEDIR THULLERDIRETOR PRESIDENTE

75ª Expo-Cordeiro foisucesso de público e

organização

Desde sua primeiraedição, em 1921, aExposição Agropecuária setornou um marco paraCordeiro, que é conhecidoem muitas regiões pelarealização daquela que ésua maior festa e se tornoutambém sua marcaregistrada, atraindo produ-tores rurais, industriários,comerciantes, empresáriose visitantes de todo país.Contudo, nos anos ante-riores, passada a euforia doevento, a AdministraçãoMunicipal acabava arcandocom seus ônus e acu-mulando dívidas por ter decustear as altíssimas des-pesas da festa.Construindo um legado Ciente dessa situação evivenciando dias difíceisdiante da grave crisefinanceira, o prefeito LucianoBatatinha cogitou atémesmo não realizar aExposição para não preju-dicar outros setores, comoEducação e Saúde. Assim,ao lado da vice-prefeitaMaria Helena, ele decidiuoptar por um formato inédito,que obedeceu a umplanejamento criativo,inteligente e minucio-samente organizado,tornando possível a 75ªExpo-Cordeiro, realizadaentre quarta-feira e o últimodomingo (de 19 a 23 dejulho).

Por determinação doprefeito, depois de promoverpreviamente uma licitaçãoaberta às empresasespecializadas no ramo deeventos de grande porte, aPrefeitura de Cordeiroterceirizou a 75ª ExposiçãoAgropecuária de Cordeiro,cujos resultados superaramtodas as expectativas, o quese ratif ica pela intensaparticipação popular duranteos cinco dias de festa,quando milhares decordeirenses e visitantesfrequentaram o bom e velhoParque Raul Veiga paradesfrutar da programaçãoda feira.Primando pelaorganização Apesar do imprevisto coma iluminação na primeiranoite, falha corrigida para orestante do evento, desde adistribuição e colocação debarracas e estandes;passando pela limpezarealizada diariamente norecinto; qualidade deexposição e leilão deanimais, com a consequentevalorização do agronegócio;manutenção da segurança epoliciamento; assistênciamédica e presença deambulâncias; parque dediversão; e culminando comos eventos culturaisoportunizando uma vitrineaos artistas locais, aorganização foi um sucesso,

especialmente pelo tempoínfimo de planejamento.

Domingo inédito No que se refere aosshows, a área reservada àsapresentações musicaisficou pequena para o grandepúblico, que literalmentelotou as dependências doparque de eventos e seespremeu para acompanharuma programação eclética ecujos horários marcadospara os shows foramrespeitados, seguindodeterminação da f irmavencedora do processolicitatório. Os artistastambém avalizaram aqualidade da organização. Visitando todos os ritmosmusicais, capazes deagradar aos mais variadosgostos, a programação dosshows teve seu ponto alto noúltimo domingo, 23, quandoo palco principal abrigou deforma inédita na Expo-Cordeiro mais de cincohoras de música, diversão eintegração entre bandas,cantores e expectadores,com a presença de seisartistas diferentes para odelírio dos fãs. “Nãopoderíamos f inalizar umevento desse porte senãopela oferta de um domingãoespecial, com o que há demais empolgante na músicada atualidade”, definiu umdos organizadores do show.

Foto e fonte/Ricardo Vieira Ascom Cordeiro

Pela primeira vez em quase 100 anos de sua rica história, a principal feira rural fluminense foi realizada semqualquer custo para os cofres públicos

SEBRAE/RJ anunciaprogramação em Cordeiro

www.jornalomacuco.com.br(22) 2554-1221

A Prefeitura de Cordeiro –através da Secretaria deIndústria, Comércio eD e s e n v o l v i m e n t oEconômico e da Sala doEmpreendedor – continuamantendo um trabalhofundamental de parceriacom o SEBRAE/RJ, fatorque tem sido preponderantena viabilização de cursos eoficinas visando enriqueceros conhecimentos deempresários, pequenos emédios empreendedores domunicípio. Seguindo essa parceria, aSala do Empreendedoranuncia que em breve oSEBRAE estará retomandoa programação constante desua agenda para 2017 emCordeiro. Por isso, éimportante que os

interessados estejamatentos e se planejem paraparticipar das capacitaçõesque sejam mais adequadasàs carências e perfis de suasempresas, aproveitando aexperiência eprofissionalismo dostécnicos do SEBRAE. Confira o CronogramaOficial: AGOSTO – 17/08, 19h,Gratuito: Café Empresarialcom ‘Apresentação deSoluções a Oportunidadespara o seu Negócio’; 22/08,19h, Gratuita: Palestra‘Programa SEBRAE MaisGestão de Indicadores eResultados’; SETEMBRO – 06/09, 19h,R$ 30,00: Palestra ‘10

Principais Soluções paraVender pela Internet’; 20/09,19h, R$ 30,00: Palestra‘Como Atrair, Conquistar eManter Clientes’; OUTUBRO – 04/10,18h30min, Gratuita: Oficina‘SEI Vender ’; 09/10,18h30min, Gratuito: Curso‘SEI Comprar ’; 25/10,18h30min, Gratuito: Curso‘SEI Planejar’. Todos os interessados emse inscrever podem entrarem contato pelo telefone(22) 2551-1220 –Associação Comercial,Industrial e Agrícola deCordeiro, ou procurar oresponsável na sede daentidade, na Avenida Raul

Veiga, Centro, Cordeiro.

Page 4: Foto/divulgação eleita Rainha da Expo- Cordeiro 2017 para ...jornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-305.pdf · mente a opinião do Jornal O Macuco ... A varicela

JORNAL O MACUCOMacuco, 28 de julho de 2017 04

Sara Felipe (representante do município) foi eleita Rainhada Exposição Agropecuária de Cordeiro 2017. A bela concorreu ao posto com mais sete representantes! Parabéns Sara Felipe!

Foto/facebook divulgação

Paloma Barreto representou o município de Macuco no desfile para a Escola da Rainha da Expo Cordeiro, econseguiu a segunda colocação, atingindo o posto de princesa da festa! Parabéns Paloma! Na foto, a primeira dama Andréia Tupini Boaretto, Paloma Barreto, o prefeito da cidade de Macuco - Bruno Boaretto, odiretor de turirmo de Macuco - Maurício Góes e a macuquense Juliana Pacheco, em noite festiva e comemorativa na

Expo Cordeiro.

Foto/Facebook divulgação

Sara Felipe é eleita Rainhada Expo-Cordeiro 2017Foto/ CÍCERO MARRA

O charme, a beleza, adesenvoltura e a simpatia damulher do interior mostrouter espaço cativo naExposição Agropecuária deCordeiro. Na noite de sexta-feira, 21, o evento principalfoi exatamente o ConcursoRainha da Expo-2017, cujosucesso se deu graças àelegância das belíssimascandidatas que concorreramao posto, deixando para ojurado a difícil missão deescolher a mais bela entretodas as belas. E foram sete osmunicípios participantes:Cantagalo, Thalia RodriguesCavalcante; Cordeiro, Sarada Silva Felipe; DuasBarras, Carla HelenaFernandes Marins; EstrelaDalva (MG), AlaineAparecida dos Santos;Macuco, Paloma BarretoReis Peres, Sumidouro,Natália Corrêa de Souza e

Souza; e Trajano de Moraes,Victória dos SantosNogueira. As postulantes ao cargo deRainha da Expo-Cordeiroderam um verdadeiro showparticular, arrancandoaplausos e deixando opúblico extasiado a cadapasso na passarela, poronde passaram impecáveisdificultando ainda mais otrabalho do júri. Como sefossem veteranas na arte dobem desfilar, as seteprovaram que enquantohouver luzes iluminandouma bela mulher napassarela, haverá a magia ea tradição dos concursos debeleza. O julgamento dosjurados, que apreciaram osquesitos beleza facial ecorporal, charme, elegância,simpatia e desenvoltura. Ao f inal, após umaacirrada disputa, o corpo dejurados – formado por Duda

Emmerick, Evandro Binelly,Marlene Salgado, DaniellaOrtega, Paula Tavares eManucie Junqueira – chegoua uma conclusão, atribuindoa vitória à cordeirense Sarada Silva Felipe, que já haviacausado frisson ao vencer oConcurso Garota Cordeiro, eacabou se consagrando devez, numa vitória apontadacomo merecida, não só peladecisão do júri, masespecialmente pelaaclamação popular. Oresultado ficou da seguinteforma: Rainha da Expo-Cordeiro 2017 – Sara daSilva Felipe, Cordeiro;Primeira Princesa – PalomaBarreto Reis Peres, Macuco;e Segunda Princesa – CarlaHelena Fernandes Marins,Duas Barras. Presente ao coquetel queantecedeu aos desfiles aolado da primeira dama, Kilza

Machado Ramos, e da suavice-prefeita, Maria Helena,coube ao prefeito LucianoBatatinha entregar apremiação à nova Rainha daExpo-Cordeiro, a quemcaberá o reinado de um ano,representando o municípionos mais diversosconcursos de beleza, emespecial nas exposiçõesagropecuárias realizadas nointerior do Estado do Rio deJaneiro. O evento teve aindaa participação da Rainha daExpo-Cordeiro 2016, CíntiaGarcia, também deCordeiro, que fez uma belahomenagem à saudosaestil ista Cida Couros,vestindo um de seus trajes.Os trajes de todos osmunicípios eram de criaçãode Rafael Carvalhaes, deCantagalo, exceto o deMacuco, criação de MaurícioGóes.

As representantes de beleza desfilaram deslumbrantes na Expo Cordeiro 2017

Texto/Ricardo Vieira

ANIVERSARIANTES!

Fotos/facebook divulgação

Marcos Peter Biscácio Leal -27/07 Parabéns!!!

Grasi Cuha - 28/07.Parabéns!!!

Elenir Joi( a Calida) -

celebrou o seuaniversário nodia 28 de julho! Parabéns!!!

*A equipe dojornal O Macucodeseja à todos

os aniversariantesmuito sucesso e

felicidades!