formandas scalabrinianas a a caminho

18
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá... Salmo 37,5 FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Upload: others

Post on 23-Jul-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá...

Salmo 37,5

FORMANDAS

SCALABRINIANAS A

A CAMINHO

Page 2: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

“Formandas Scalabrinianas a Caminho”

Queridas formandas, formadoras, irmãs de nossas comunidades, leigos Scalabrinianos, vocacionadas e demais leitores do boletim “Formandas Scalabrinianas a caminho”.

“Deus é o autor da juventude e ele trabalha em cada jovem. A juventude é um tempo bendito para o jovem e abençoado para a Igreja e para o mundo. È uma alegria, uma canção de esperança e uma bem

aventurança.” n°135 (Exortação Apostólica Pós- Sinodal Christus Vivit. Papa Francisco.) Esperança e Ressureição é o que gostaríamos de começar esse ano de 2020 com o nosso primeiro boletim das Formandas Scalabrinianas a caminho. Esperança porque neste tempo de Quaresma fomos convidadas e convidados a viver a esperança do novo e do diferente, e junto com a campanha da Fraternidade que nos interpelou a ver e sentir a vida como dom e compromisso desde o sentir do cotidiano. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” Lc 10, 33-34. A vida como dom nos conduz a um compromisso. Despertamos par a responsabilidade de nossa existência e de todas as criaturas. E a Ressureição de Jesus nos traz à alegria, o encontro, a celebração que nos faz sentir e viver a celebração a Páscoa da Ressurreição de Jesus. Desde onde estamos, nas nossas comunidades, nas nossas paróquias, na catequese, no grupo de jovens, junto com os migrantes e refugiados. E também a nossa Ressureição com o Jesus alegre, peregrino e dinâmico nas nossas casas de formação, aonde acolhemos as Jovens Aspirantes e Postulantes de realidades diferentes, países diferentes, culturas diferentes este ano de 2020 que continuam o seu processo formativo abraçando o Carisma Scalabriniano, desejamos as boas vindas para todas a nossas formandas e formadoras que junto a Congregação e a Província Maria Mãe dos Migrantes faremos caminho. “O amor é sempre jovem” Beato João Batista Scalabrini.

Ir. Carmem L. Pereira

Page 3: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

DESAFIO: Viver com esperança, paz e alegria o tempo

em que estamos vivendo. Esperança é a única coisa mais

forte que o medo. (autor desconhecido)

Queridas formandas, mestras, irmãs

de nossas comunidades e demais

leitores do boletim “Formandas

Scalabrinianas a caminho”

Mais um boletim Formandas

Scalabrinianas a caminho está chegando em

vossas comunidades e lares. Agradeço a

colaboração de todos os grupos que com

muito empenho enviaram sua apresentação

e seus artigos.

Desejo, neste tempo de reclusão que estamos vivendo, que o mesmo, este

boletim, sirva para uma boa leitura e nos ajude a alegrar-nos com cada formanda

que está em nossas comunidades formativas fazendo seu processo de

discernimento. Que Jesus peregrino as acompanhe nesta caminhada.

Um abraço. Ir. Malgarida Cericatto *********************************************************************

Informativo Formandas Scalabrinianas a caminho Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas Ano XXXVII - Nº 112 Província Maria Mãe dos Migrantes – São Paulo - RS - Brasil Responsável: Equipe Formativa da Província Maria Mãe dos Migrantes Capa e Diagramação: Ir. Malgarida M. Cericatto, mscs. Foto da capa - Pátio da Comunidade Divino Mestre ( aspirantado) Passo Fundo R/S Revisão: Ir. Jakeline Danette Participação: Formandas da Provincia Maria Mãe dos Migrantes, mestras e Ir. Jakeline Danette Sede Provincial- Praça Nami Jefet, 96 - Ipiranga. 04205-050 – São Paulo / SP Tel. (11) 20662900

Page 4: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

“Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16)

A Páscoa para o cristão é vida nova em Jesus Cristo; é passagem do mundo para o Pai, é a ressureição da morte para a vida. É a vivência de um compromisso prático e concreto com os que estão perto de nós, com quem vivemos, na comunidade, em família e com os mais necessitados. O Cristo Ressuscitado ensina-nos o projeto do seu Reino e convida-nos a viver a paz, alegria, solidariedade, perdão, verdade e esperança.

O Cristo ressuscitado faz nascer no coração da pessoa de fé, a transformação interior, que é graça e dom de viver e compartilhar a alegria da sua ressurreição. ELE é a síntese do amor misericordioso do Pai. Pela sua morte deu-nos a vida, a cruz nos fala de amor, compaixão, misericórdia e perdão. Nela encontramos a maior prova de amor de Deus encarnado, um amor incondicional, entrega total e gratuita para com a humanidade.

A presença do ressuscitado gera em nós a liberdade para amar, perdoar, servir e sempre mais, agir como Ele, que com suas atitudes e gestos demonstrou pleno despojamento, doação da sua vida na liberdade e gratuidade. Viver como e em Jesus Cristo ressuscitado é poder dizer como Maria Madalena “Vi o Senhor” (cf. Jo 20,18).

Aspirantes da comunidade Mãe da Esperança – Uíge, Angola

Apresentação das aspirantes Formandas e formadora Ir. Larissa

Somos aspirantes da comunidade Mãe da Esperança em Uíge –Angola - 1ª foto-De esquerda para direita: Martinha, Teresa, Rita, Doroteia, Nzuzi, Maria Eugénia e Maria - 2ª foto Aspirantes com a mestra Ir. Larissa

Page 5: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Somos um grupo de 7 meninas, todas de nacionalidade angolana. Do nosso grupo, 3 encontram-se no segundo ano do aspirantado e 4 no primeiro ano. Viemos de diferentes lugares; A Doroteia, Martinha e Rita são da Província de Benguela e Maria, Teresa, Nzuzi e Maria Eugénia são da Província de Luanda, que também é a capital do nosso país. A seguir uma pequena apresentação de cada uma.

As do primeiro ano são: Doroteia Falaka, filha de Francisco Falaka e de

Julieta Nana, tenho 4 irmãos e ocupo a quarta posição e estudo na 11ª classe.

Nzuzi Dorcancia,

filha deÁlvaro Alfredo e Mafuta Isabel, tenho 6 irmãos 3 meninas e 3 rapazes, sou a terceira filha e estudo na 10ª

classe.

Maria Eugénia da Costa Silvestre, filha de Eugénio da Costa Dala e Maria A. Silvestre, tenho 6 irmãos e ocupo a quinta posição de

filha, estudo na 10ª classe.

Teresa Agostinho Pedro, filha de Manuel Pedro e Rosa António Agostinho, tenho 6 irmãos

e ocupo a quarta posição de filha, estudo na 11ª classe.

As do segundo são;

Maria Matuta Vieira, filha de Monteiro Pedro Vieira e de Emilía Bunga Matuta, tenho 8 irmãos e ocupo a terceira posição, estudo na 11ª classe.

Martinha Chambula Sandumbo Amaral,

filha de Matias Amaral e Raquel Ngueve Sandumbo, tenho 9 irmãos e ocupo a terceira posição de filha. Estudo na 11ª

classe.

Rita Catumbela Catito, filha de Domingos Catito e Juliana Ramos, tenho 8 irmãos e ocupo a quinta posição de filha. Estudo na 11ª classe.

Page 6: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Comunidade Missionária Discípula de Emaus. Fortaleza, CE

Aspirante Ana Flavia da Silva. Mestra: Ir. Carmen Lucia Oliveira Pereira

Deo Gratias! Sou Ana Flávia da Silva, natural de Chaval, município localizado no

extremo norte do Ceará. Da Diocese de Tianguá. Tenho 27 anos, filha de Maria

das Graças Silva e Francisco Fernandes da Silva. Tenho 8 irmãos, sendo eu a

caçula. Nasci no dia 21 de Agosto de 1992

Atualmente moro em Fortaleza na Comunidade Missionária Discípulas de

Emaús. A comunidade é formada pelas Irmãs Gema, Vitorinha, Idalina e

Carmen Lúcia, esta última é nossa formadora.

Este é meu segundo ano de Aspirantado. Eu trabalho e estudo, faço

curso de Iniciação à Vida Cristã e Aprofundamento Bíblico às terças e quartas na

ESPAC (Escola de Pastoral Catequética); tenho formação em casa, ajudo na

Pastoral dos Migrantes com aulas particulares de português e outras atividades

da Pastoral do Migrante e atuo na Paróquia como Catequista, colaborando no processo catequético de

jovens que estão se preparando para receber o sacramento da Crisma.

Minha saudação à todas as formandas que estão neste processo. A vocação é íntima da

felicidade. Que Deus, por intercessão de Maria, nos abençoe e nos conduza em nossos processos.

Aspirante Ana Flávia

6° SEMANA CATEQUÉTICA DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA.

Nos dias 10 a 14 de fevereiro de 2020, aconteceu no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, a 6° Semana Catequética da Arquidiocese de Fortaleza com o Tema: “Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos Missionários em Comunidade’’. Com assessoria do Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão

Episcopal de Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o evento foi promovido pela ESPAC (Escola de Pastoral Catequética) que completa em 2020, 50 anos a serviço de uma formação pastoral catequética mais íntegra, inclusiva e acessível.

O momento contou com a presença de inúmeros Catequistas das Paróquias da Arquidiocese e de outras Dioceses, além da presença de formandos e formandas da Vida Religiosa Consagrada que atuam nas paróquias como catequistas, bem como a Aspirante Ana Flávia, presente no evento. A Semana Catequética foi objetiva em refletir e provocar que a Iniciação à Vida Cristã é tarefa central e cumprimento do mandato missionário deixado por Jesus Cristo e que seu processo precisa levar em conta as necessidades de um novo tempo. Como aspirante Scalabriniana agradeço por essa oportunidade de participar e ser formada com um olhar para uma Igreja em

Page 7: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

saída em busca de ajudar melhor na catequese da nossa Paroquia Bom Jesus dos Aflitos e os Migrantes e Refugiados. Aspirante Ana Flavia da Silva.

COMUNIDADE DIVINO MESTRE – Passo Fundo – R/S

Formadora: Ir. Malgarida Cericatto Colaboradora e membro da comunidade: Ir. Santina Lorenzon Formandas: Pietra Scorsatto Angélica Caovila Bury

ANGÉLICA CAOVILA BURY Olá ! Sou aspirante na Comunidade Divino Mestre. Me chamo Angélica Caovila Bury, sou natural de Erechim, mas minha família reside em Barra do Rio Azul/RS Minha mãe se chama Tânia Marlene Caovila Bury e meu pai Nei Francisco Bury. Sou a irmã mais velha, tenho mais um irmão ele tem 11 anos e se chama Matheus Antônio Caovila Bury. Estudo na Escola Estadual de Ensino Básica Monteiro Lobato e estou cursando o 1° ano do Ensino Médio. A comunidade que eu pertenço é composta por mais uma aspirante, ela se chama Pietra e mais duas irmãs : Ir. Malgarida e a Ir. Santina. Aqui nós aprendemos muito, nos ajudamos , partilhamos experiências e enfrentamos momentos difíceis de saudades. Estou muito feliz de estar aqui e peço a Deus todos os dias, que cada vez me de mais luz para continuar nesta caminhada. Uma frase que me ajuda muito nos momentos difíceis é : continue a nadar!

Pietra Scorsatto Olá! Sou a aspirante Pietra Scorsatto, sou natural de São Paulo, atualmente minha família por parte de pai morra em Roca Sales-RS e por parte de mãe em São Paulo-SP. Sou filha de uma família muito amada por todos. Meu pai se chama Claudionir Scorsatto e minha mãe se chama Fabiana Clemente dos Santos. Tenho 4 irmãs e 1 irmão que se chamam: Giulia, Camile, Tamara, Tamires e Hugo. Amo eles de mais, são muito especiais para mim. Estou cursando o 2° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato , aqui do lado de casa. Gosto muito da escola, tem um ótimo aprendizado e estou me dedicando o máximo possível, aliás, eu amo estudar. Se eu ser uma Irmã Scalabriniana, terei

que estar preparada, principalmente nos estudos... Irei comentar um pouquinho sobre a minha comunidade atual Divino Mestre, e junto comigo tem a Angélica a minha colega do aspirantado, a Ir. Malgarida e a Ir. Santina. Juntas somos muito divertidas, somos atenciosas, gosto muito da companhia delas. Eu e a Angélica, gostamos demais da Congregação Scalabriniana e pretendemos viver o resto de nossas vidas aqui, como uma Scalabriniana. Tudo isso está me deixando muito feliz, e estou criando muita responsabilidade e uma personalidade muito boa, tudo aqui está me ajudando a criar planos muitos planos para

Page 8: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

que possa me tornar uma Scalabriniana com sucesso . E tenho certeza que este é o caminho em que pretendo seguir, pois isso foi uma decisão minha, pretendo me dedicar para os migrantes.

Minha frase força: Os desafios irão sempre surgir, você só precisa confiar e lutar para tudo superar! Boa sorte para todas nós.

Algumas epidemias e pandemias na história Neste artigo queremos mostrar como as epidemias e pandemias são cíclicas. Apresentamos como estiveram presentes na época em que viveu São Carlos, patrono de nossa Congregação, Beato João Batista Scalabrini, fundador, Beata Assunta e Servo de Deus Padre Jose Marchetti e atualmente Descrevemos como essas pestes deixam um rastro de morte, desequilíbrio e dificuldades econômicas mundialmente.

Peste na época de São Carlos Em 1576, a cidade de Milão foi vitimada pela peste da cólera, O povo foi abandonado pelos podres públicos, não teve outra ajudada senão a do bispo Carlos. Ele, pessoalmente, como o clero, ficou na cidade, compadecido do povo pobre e doente que ninguém socorria. Oferecia ajuda material e, acima de tudo, consolava-os abençoava-os e dava-lhes os santos sacramentos. Tendo esgotado todas as fontes de recursos disponíveis, Carlos largou mão de tudo que possuía no Palácio Episcopal, para amenizar a triste sorte dos afetados pela

peste. Mais de cem sacerdotes contraíram a peste por terem se dedicado a serviço dos doentes. Os doentes eram recolhidos em um velho hospital, mas logo faltou espaço para eles. Não foi vitima direta da peste, mas certamente seu zelo desgastou-lhe a saúde já enfraquecida pelas penitencias e jejuns. Isto também favoreceu a morte precoce de nosso santo patrono. Durante o período em que durou a epidemia que assolou Milão, o santo acolhida, ia ao encontro dos doentes e fazia penitencia para alcançar graças a seu povo.

Peste na época de João Batista Scalabrini Durante o verão de 1867, uma epidemia de cólera assolou a região e todos tiveram que amparar os doentes até que a doença fosse vencida. Para Scalabrini foi uma graça extraordinária de Deus, ajudar aquela gente em tão difícil situação. Por isso Scalabrini ficou surpreso quando o governo Italiano condecorou pela sua atitude durant e a epidemia. Scalabrini nada mais fez do que muitos outros, levando o amor aos necessitados. Quando terminou a epidemia o bispo o nomeou reitor do seminário, onde ficou mais três anos.

Peste na época de Padre José Marchetti Em 1896 Padre José Marchetti fez uma grande missão de Jaú, região enfestada pela febre amarela e pelo tifo. Depois de um mês teve de voltar a São Paulo, com os olhos brilhantes pela febre, as articulações encadeadas de reumatismo. Não se prostrou ao leito. Continuou assistindo os doentes e esteve buscando os órfãos nas casas dizimadas pela doença. No dia 28 de novembro nono aniversaria da Congregação Scalabriniana, ele se entregou. Foi obrigado a colocar-se na cama. O diagnóstico dos médicos que acorreram a sua cabeceira, não foi difícil: naquele expor-se continuamente ao contagio sem a devida precaução, especialmente quando assistia os doentes, o padre contraiu o tifo. Faleceu

no dia 14 de dezembro.

Page 9: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Pandemia nos dias atuais (COVID-19)

O COVID-19 é um vírus que começou a se espalhar a partir da China final do ano de 2019, tendo um grande crescimento em 2020, tornando-se uma pandemia mundial, muitas pessoas estão infectadas, e muitas já morreram.

A pandemia de COVID-19 (2019) é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Acredita-se que o vírus tenha uma origem zoonótica, porque os primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto

uma pandemia. Até 13 de abril de 2020, pelo menos 1 860 011 casos da doença foram confirmados em mais de 200 países e territórios, com grandes surtos nos Estados Unidos, Espanha ,Itália Alemanha, França, Irã ,China e Reino Unido . (Fonte Wikipédia)

O Papa Francisco realizou, em uma sexta feira (27/03/2020), a benção extraordinária Urbi et Orbi, na intenção do fim da pandemia do novo corona vírus. Além disso, concedeu indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados aos fiéis. O pontífice pediu para Deus “Olhar a dolorosa situação” da humanidade. “Deus onipotente e misericordioso, conforta teus filhos e abre nossos corações à esperança, porque sentimos sua presença de pai em nosso meio”, disse ao abrir a oração. O Papa também pediu aos católicos que tenham fé, paciência e demostrem união. Afirmou ainda que, em meio a um momento de caos social é necessário priorizar as vidas. “é tempo de separar aquilo que é necessário daquilo que não é (...) estamos todos no mesmo barco, todos.” Este é o momento da solidariedade autêntica, de dar uma mão, amar realmente o próximo e

multiplicar o bem.

Noviciado São Carlos América Latina e Caribe

Page 10: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Catequese Renovada De 27 a 30 de janeiro de 2020 tive a oportunidade de participar de uma formação para catequista, foi nós transmitido uma nova metodologia de evangelização. Por que somos uma comunidade eclesial participativa que somos leigos comprometidos com a palavra de Deus e a transformação social. Aprendi que a fé se aprofunda nas pequenas comunidades que testemunham o Cristo vivo. O testemunho é um meio de atrair as pessoas para uma maior aproximação de Jesus Cristo. Com minha experiência de catequese aprendi a catequese e um processo dinâmico de evangelização que parte do anuncio

do testemunho de vida na Igreja e na sociedade, e que sou uma continua aprendiz, além de orientar e animar um grupo de crianças, preciso visitar as famílias, e incentivas nas mesmas a leitura da Palavra de Deus e sentirem corresponsáveis com a educação crista da criança e com a comunidade n a qual faz parte. Sou muito grata por ter participado deste encontro Arquidiocesano para catequistas, foi um aprendizado do novo método catequético “catecumenal”, um modo dinâmico de ensinar voltado diretamente para a Palavra de Deus faz a família crescer na fé, no conhecimento e na experiência do Amor de Deus para consigo. Noviça Joanete Tibolla

O Senhor caminha conosco!

Desde a quarta feira de cinzas a Igreja nos possibilita um caminho de conversão e nos pede mudança de vida para “Ver, sentir compaixão e cuidar” de nossos irmãos. É um tempo oportuno de graça no qual a Igreja como mãe nos oferece um tempo de reflexão e oração. Neste contexto, venho questionando-me sobre o sentido do jejum e da fome. Existem tantas formas de jejuar, mas, como estou vivendo este tempo de oração e de jejum na minha vida? O que eu realmente desejo alcançar? Pensando bem, nós não temos fome, eu, pessoalmente, nunca tive fome por falta de alimentos. Um bom grupo, no Ocidente, tem um bem-estar alimentar, não sente fome como uma grande maioria em condições de pobreza estrema. Estes realmente não têm o alimento básico diário. Quanta injustiça! Como está minha partilha? Qual o jejum e a fome que a quaresma me pede, ninguém pode impor-me, mas, eu posso escolher viver desta ou daquela maneira este momento da graça de Deus. Minha disposição depende muitas vezes, da motivação, ou seja, da fome que tenho de encontrar-me com o Senhor da vida, o Ressuscitado, depende do desejo de viver a alegria do encontro pascal.

Querida coirmã em Cristo é com alegria que partilho com você um pouco do que venho refletindo neste período quaresmal. Hoje em dia vivemos numa sociedade virtual, onde tudo se torna cômodo e fácil: se precisamos de algo é só entrar no site da internet e já está tudo disponível, sem perda de tempo. Na sociedade do agora, do imediato, onde o ser humano se esquece de desejar e sonhar, o sentido da vida e a felicidade entra neste mesmo nível de aparência.

Page 11: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Nesta quaresma somos sacudidos pela situação global do Covid 19, o Senhor nos convida a olhar nossos valores e prioridades. Um tempo eclesial histórico, de atenção, oração, penitência e comunhão. A escuta da Palavra de Deus e o cuidado com o outro passa a ser nosso verdadeiro jejum. Nestes dias de quarentena, seja na Europa ou no Brasil, sinto que faço parte deste povo a caminho que está sendo conduzido para um afastamento social, um verdadeiro exílio como o do povo bíblico. Somos coagidos a fazer uma experiência de deserto, mas, como vivê-lo com a liberdade dos filhos da luz? Nesta confiança de que Deus está conosco é que desejo uma Feliz e Santa Páscoa! Noviça Patrizia Bongo

“ Deus se serve dos instrumentos menos aptos

e mais insignificantes para as suas obras”. Assunta Marchetti.

Nós, Ana Gabriela, Estefânia e Isaura, noviças do primeiro ano, queremos partilhar com vocês um pouco da nossa experiência, alegria e descobertas nesta nova etapa formativa. Cada dia é vivido como uma oportunidade de crescimento, de amadurecimento e de encontro com nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos descobrindo que noviciado é tempo de recolhimento, de estudo, reflexão, de convivência com o diferente e de compromisso firme para toda a vida. Noviciado é um jeito de responder ao chamado do Senhor, uma resposta pessoal e única. Noviciado é um modo de encontrar-se consigo, com Deus e com o outro, em um espaço específico que proporciona o silencio interior e a celebração do amor de Deus. Neste período de noviciado rezamos, meditamos, recreamos, passeamos e celebramos o Deus vivo em nossas vidas. Através da natureza, das pessoas, das celebrações litúrgicas e da nossa própria história, contemplamos e encontramos o verdadeiro sentido do seguimento de Jesus Cristo peregrino. Noviciado também é lugar de ação apostólica na Paróquia e no Santuário de Aparecida, é tempo de vida fraterna na diversidade de culturas. Somos responsáveis por nosso próprio crescimento humano, espiritual e apostólico. Assumimos com criatividade e dinamismo nosso processo formativo e nos empenhamos para viver no itinerário e no seguimento de Jesus Cristo. Também procuramos compreender de modo mais profundo o significado e as implicações concretas do chamado do Senhor em nossa própria vida através das

Page 12: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

responsabilidades diárias, liberdade na resposta e compromisso com o dom da vocação oferecido a nós por Deus. Que o Senhor nos abençoe nesta caminhada.

Noviça Ana Gabriela Cáceres Romero, Estefânia Pedro Bartolomeu e Isaura Inácio Manjate.

Aspirantado de Bogotá/Colômbia

Arte de orar

Durante este proceso formativo del aspirantado también he estudiado, y practicado los

diferentes métodos del Arte de Orar.

Creo que al practicar la oración voy palpando mis cualidades, defectos y dificultades para ejercitar el Art e de Orar, en un primer momento me parecía tan fácil y agradable. Pero lo he tomado con mucha seriedad este curso. Donde siento las grandes exigencias, problemas y dificultades de este “desafío” divino y humano, por medio del cual conocí los secretos de Dios que me llevan a comprometerme con los hombres. Con paciencia, con mucha fe, esperanza y amor, a veces como empezando de nuevo, iras lentamente observando nuevos cielos, nuevas tierras, nuevos horizontes. También sobran palabras, porque ha sido llamada por Dios a la exigencia más profunda que puedes tener: unirte plenamente con Dios a través del sacramento eucarístico, es decir, unirte a Dios por medio de Cristo-iglesia quien

actualiza sacramentalmente el gesto de dar la vida por ti por todos los hombres. Esto fue lo que aprendí de este curso del Arte de Orar, espero que ustedes también lo realices y veras, lo importante que es la oración.

Leiny Daniela Albaraccin Ovallos

Aspirante em Bogotá - Colômbia

Mestra: Cristina de Souza Santos

San Carlos Borromeo –Nuestro Patrono Durante el inicio del este año estuve leyendo, un libro, que me ha llamado la atención y se trata: de la historia de nuestro Patrono San Carlos Borromeo. Mientras que lo estaba leyendo pensaba las difíciles situaciones que pasaba día a día este valiente hombre. Pero por su grandeza, y, confianza en Dios, nunca desfallecía en las necesidades de los demás. San Carlos también vivió grandes momentos de dificultad, de mucha enfermedad contagiosas como: la fiebre bubónica (con tumores sangrantes), la pulmonar (con síntomas parecidos a los de la pulmonía), la septicémica y la hemorrágica, grandes epidemias y virus. San Carlos al presentarse en estos momentos fue muy paciente, fuerte, valiente y generoso especialmente con las personas pobres. Hoy escribo estos acontecimientos de San Carlos, ¿Por qué quise relacionarlos? Hoy nosotros vivimos algo parecido que vivió San Carlos en su vida, con esta pandemia que esta por todo el mundo, haciendo mortandades de personas importantes de

Page 13: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

nuestra historia como nuestros abuelos, padres, tíos y niños que serán nuestro futuro de los años. Me despido con este mensaje de San Carlos: mi mayor penitencia es el fervor que Dios me ha dado y, con frecuencia pienso retirarme a un monasterio a vivir como si solo Dios y yo existiésemos.

Leiny Daniela Albaraccin Ovallos

Aspirante em Bogotá - Colômbia

Comunidad Jesús Misionero, Santa Rita, Alto Paraná- PARAGUAY

Cordial saludo a las hermanas y formandas Scalabrinianas Mi nombre es: Ramona Vázquez.

Tengo 19 años de edad, nací el 31 de agosto de 2000, soy natural de la Colonia de María Auxiliadora distrito de tavai departamento de Caazapá PY. Soy la sexta hija de 10 hermanos. Mis padres son Rogelio Vázquez y Adela Pavón. Actualmente estoy viviendo en la comunidad de Jesús Misioneros –Santa Rita .PY Estoy realizando mi primer año de aspirantado.

PASCUA

Pascua es la celebración de la Resurrección de Jesucristo al tercer día después de haber sido crucificado, según relata el Nuevo Testamento. Es la celebración más importante de la iglesia cristiana. Con la pascua finalizamos la Semana Santa, día en que se conmemora la crucifixión y muerte de Jesús. Al tercer día, las mujeres van hacia el túmulo muy temprano para averiguar si continuaba allí el cuerpo de Jesús. La sorpresa de ellas, fue que ya no estaba más allí. Y cuestionándose entre ellas, Jesús se presentó a través de algunos ángeles y les preguntaba. ¿Que buscan? Fue el momento donde las mujeres reconocieron que era Jesús Resucitado. Resucitemos con Cristo, que la alegría llene nuestros corazones, fortalezca nuestros pasos en su seguimiento y que avive nuestra vos para dar testimonio de que El, porque Él vive en medio de nosotros. Pedimos al Espíritu Santo el don de la sabiduría para actuar de acuerdo a la sabiduría de Dios

Ramona Vázquez. Nombre: Luz Aurora González Sanabria. Edad: 18 años. Nacimiento: 19-06-2001. Nacida y pertenezco a María Auxiliadora, Distrito de San Cristóbal, Departamento de Alto Paraná PY. Estoy en el segundo año del aspirantado. Soy la penúltima hija de 7 hermanos y mis padres son: Víctor González Ayala y Angelina Sanabria Benítez.

Cuaresma La cuaresma comprende días de preparación para la Pascua de Resurrección, empieza el miércoles de ceniza y termina en la última cena de Jesús con sus discípulos.

Page 14: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

La cuaresma recuerda a cada cristiano su situación de pecado, la necesidad de convertirse. Es un tiempo de penitencia, de reconciliación, de cambio, de reflexión, de arrepentimiento, de querer ser mejores y de acercarse más a Jesús.

Para mí como aspirante, esta cuaresma fue un tiempo para examinar mi vida, para estar más tiempo con el Señor, un momento más oportuno que la Iglesia nos ofrece para reflexionar y contemplar todo el sacrificio que Jesús realizo por amor a la humanidad. Y a la vez de comprometerme a ser mejor cristiana y seguir los pasos del

Señor Resucitado. Luz Aurora González Sanabria

Comunidade Formativa São Carlos - Brasília

Elizângela Ramos de Santana

Sou Elizângela Ramos de Santana e tenho 24 anos. Nasci no dia 22 de outubro de 1995 em Barreiras, interior da Bahia. Meus pais se chamam Erisvaldo de Santana Ramos e Naide Ramos de Santana. Tenho cinco irmãos: Clebis Ramos de Santana (28 anos), Raí Ramos de Santana (26 anos), Hugo Ramos de Santana (22anos), Adelson Ramos de Santana (17anos) e Naiza Ramos de Santana (15 anos). Conheci a Ir. Rosania Gomes, animadora vocacional em um Kaire, (Encontro vocacional da Arquidiocese de Brasília). A Irmã me falou sobre o Carisma da Congregação das Irmãs Scalabriniana e citou

a passagem da bíblia „ “Eu migrante e voce me acolheu‟” (Mt, 25,35) que me tocou de modo muito especial. Eu ingressei na etapa formativa do aspirantado no dia 18 de fevereiro 2020 em Brasília – DF, na comunidade São Carlos junto com Amanda Vitória Silva. Nossa formadora é a Ir. Rita de Cássia Luiz. Em breve irei assumir a Pastoral da Catequese, na paróquia de Santa Cruz e a Pastoral do Migrante, na Arquidiocese de Brasília no núcleo Bandeirantes, atividades essas que estou ansiosa para começar. Já faz um mês e alguns dias que estou na casa de formação e está sendo uma experiência única na minha vida. O meu desejo é aprofundar mais no conhecimento sobre a congregação, o carisma scalabriniano e me entregar cada dia mais ao chamado que Deus me fez. Meu desejo é: tudo o que eu fizer durante o ano do aspirantado seja para meu crescimento vocacional e para o bem de cada criança que eu encontrar nas atividades da catequese, Bem como em cada migrante que tiver a oportunidade de conhecer no

Page 15: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

serviço de pastoral. Quero ajudar cada um a fazer uma experiência do encontro com a Palavra de Deus e com Jesus Cristo.

ORAÇÃO Deus Pai de Misericórdia

Vós que criaste o ser humano a vossa imagem Ensinai a cada um de nós a ter compaixão por cada

um dos irmãos que sofrem, ver além das aparências, ver o vosso rosto em cada um. Amém

Amanda Vitória Silva

Sou Amanda Vitória Silva. Tenho 21 anos e fui criada em Estrela do Indáia, interior de Minas Gerais. Nasci em uma época que considero especial, pois marca um momento muito lindo e importante para os católicos: 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes. Meus pais são casados há 25 anos, uma linda história de união e compromisso com Deus. Meu pai se chama Wilson Firmino da Silva, de 43 anos. E minha mãe Brigida de Fátima Faria Silva, 61 anos. Eu tenho apenas uma irmã de 23 anos, Bárbara Rosária Faria Silva. Meu primeiro contato com as irmãs Scalabrinianas foi

durante a animação vocacional em preparação aos votos perpétuos da Irmã Mariza Roberta Ruas, no dia 18 de novembro de 2018. Deste então iniciei meu processo de discernimento vocacional na Congregação das Irmãs Scalabriniana. Escolhi o Carisma Scalabriniano, pois quero enxergar Jesus Peregrino também nas pessoas sofridas, e que muitas vezes sofrem por não terem reconhecida sua dignidade humana. Quero servir a Cristo que se faz presente nos migrantes. Estou a um mês na etapa formativa do aspirantado, onde terei a oportunidade de aprender e colaborar na Pastoral Catequética da paróquia de Santa Cruz e na Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Brasília, núcleo Bandeirante. Minha vocação está sendo amadurecida a cada passo, ao caminhar com Jesus Peregrino e a Santa Virgem Maria, Mãe dos Migrantes. Mesmo com medo e com as incertezas que a vida nos trás, quero me comprometer com a graça de Deus a ser uma mulher de fé e perseverante na caminhada, na qual me sinto convocada a ser justa e humilde para com aqueles que o Pai me encarregar de cuidar. Oração Senhor Jesus Cristo olhai por aqueles que estão, sofrendo nos leitos dos hospitais Que estão agonizando por causa do coronavírus E Maria Santíssima nos proteja da pandemia E fazei cessar cada lágrima e o sofrimento das famílias que foram atingidas. Que nossos corações possam voltar para Deus Pai com alegria novamente. Amém.

Page 16: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Formandas da Comunidade de Yezu Wavutuka - Luanda /,Angola Zeferina Madalena Cambindja Afonso é meu nome. Proveniente de Benguela, natural do Huambo, e naturalidade de Angola. Tenho 19 anos de idade, nascida aos 30 de Janeiro de 2001. Sou filha mas velha de minha mãe, somos três irmãos, meu irmão do meio Justino Morais e a caçula, Jerusa Domingas. Meu pai José Afonso (falecido), minha mãe Edith Justa Ulica.

Meus pais me educaram na fé e assim aprendi a rezar, a conhecer e a amar a Deus. Eles me ensinaram a ser humilde, obediente, e paciente. Ingressei na comunidade Yesu Wavutuka das irmãs mscs no dia 2 de fevereiro de 2020. A minha entrada no Postulantado foi no dia 21 de março de 2020. Sou uma das primeiras postulantes em Angola, pois é na graça de Deus que sinto-me feliz com a vida que estou a levar. Um dos objetivos da minha vida é, alcançar as graças necessárias para seguir o caminho que Deus me concede. Nada é mais importante do que ser feliz e, aceitar a cada proposta que Deus nos coloca.

O que significa o tempo de quaresma

Começo assim a desenvolver o tema, com o título Quaresma. Mesmo que já saibamos muitas coisas sobre a Quaresma, nunca é demais recordar este tempo a que a liturgia chama. No princípio do Cristianismo não havia festas como acontece hoje: Natal, Páscoa, Pentecostes… Os cristãos reuniam-se semanalmente e celebravam os mistérios da vida de Jesus Cristo, sobretudo a morte e a ressurreição. As comunidades cristãs, com o andar do tempo acharam que para celebrar uma Festa tão importante era preciso prepará-la. Pelo ano 180 d.c os cristãos introduziram um período de três dias antes da páscoa, tempo de reflexão e jejum, como preparação para a grande festa da páscoa. O tempo foi passando e os cristãos continuaram a refletir: 3 dias de preparação para uma festa tão importante era pouco, precisavam de mais tempo. Foi assim que surgiu o ano 350, d. c. a Quaresma, 40 dias de preparação para grande festa da Páscoa. A palavra Quaresma, como todos sabemos está em conexão com o nº 40 que n-º 4 simboliza o Universo material. Na bíblia, o n-º40 é o tempo necessário de preparação para um grande acontecimento. Começando com a 4-º feira de cinzas e dura 40 dias, até a páscoa. A semana anterior á páscoa é chamada semana santa, onde celebramos os grandes acontecimento pascais… depois segue-se domingo de Ramo. 5-º feira santa, celebração da ceia de Jesus com os seus discípulos, 6-º feira santa celebração do mistério da morte de Jesus. Sábado a noite vigília pascal onde celebramos o mistério da ressurreição. Domingo de pascoa e a continuação da nossa alegria pascal.

Page 17: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

Quaresma é tempo de nos reconhecermos pecadores, de intensificar a oração, de fazer penitencia, de reviver a morte e a ressurreição de Jesus, de uma escuta mais assídua da Palavra de Deus, de mais generosidade na ajuda ao próximo, de acolhimento e escuta do outro, de conversão, de solidariedade, de preparação para a Páscoa, de promover a justiça e defender os mais fracos, de nos desprendermos dos bens materiais e de dar prioridade a Deus.

Postulante: Zeferina Madalena Cambindja Afonso Eu chamo-me Arminda Dolicia Primeiro, vivo em Angola, Luanda. Nasci em 22\07\2001 na cidade de Huambo e lá passei toda infância. Tenho 4 irmãos, vivemos com a Mãe e, atualmente somos residentes de Luanda.

Virtudes da Mulher e de Maria Neste tema abordarei sobre um ser divino e grandemente sereno, agradável aos olhos de Deus e ao mundo, que mesmo distante cuida, por onde passa deixa sempre uma marca, mesmo triste sorri e mesmo não tendo saída encontra soluções. Que por uma entrou a maldição e pela aceitação de outra, veio a Salvação. Este tema será dedicado para ti, mulher! Mulher, tu que és a fonte da humanidade, o

equilíbrio, o pilar em casa, trabalho, rua, e em qualquer parte da sociedade lenço dos que choram, almofada para quem precisa. Sabes o que procurar, onde e como encontrar, capaz de amar e sentir mesmo antes de ter visto; distingui apenas com o olhar, e mesmo com os olhos fechados senti com o coração. Tu és distinguida pelos seus dotes incomparáveis, reconhecida pelos seus valores, caracterizada pelas suas obras, comparada com as flores do jardim, olha por ti e em cada detalhes da flor se encontra as características dos frutos do seus grandes trabalhos. Deus te fez mulher um ser humano menos egoísta para dividir com o mundo

suas conquistas, Deus te deu o dom de fortalecer a família. Mulher, és o amor mais profundo que leva a paz aonde passa guerra. Capaz de deixar de sonhar para doar os seus sonhos e mesmo com fome partilha o seu pão. Mulher, tu és um ser distinto, pois grande é o Senhor que somente Ele consegue distingui-la. O seu valor é maior que qualquer ouro no mundo, incomparável és, com um amor sem igual. És semelhante ao navio do mercador, que traz os seus víveres de longe. Uma mulher de valor, o seu preço é maior que das pérolas. Abre a boca com sabedoria, tem na sua língua instruções de bondade e a sua lâmpada não se apaga. (Prov.31) Aspirante: Arminda Dolicia Primeiro

Luanda, Angola

Page 18: FORMANDAS SCALABRINIANAS A A CAMINHO

DATAS DOS ANIVERSÁRIOS

FORMANDAS 1- Leiny Daniela Albarracin Ovallos - 29 de janeiro

2- Zeferina Madalena C. Afonso - 30 de janeiro

3- Doroteia Falaka - 07 de fevereiro

4- Ana Gabriela C.Romero - 02 de março

5- Nzuzi Dorcancia Pascoal Álvaro - 15 de março

6- Pietra Scorsatto - 08 de abril

7- Estefânia Pedro Bortolomeu - 01 de junho

8- Joanete Tibolla - 17 de junho

9- Luz Aurora G. Sanabria - 19 de junho

10-Rita Catumbela Catito - 24 de junho 11-Arminda Dolicia Primeiro - 22 de julho

12- Ana Flavia da Silvia - 21 de agosto 13-Ramona Vázquez - 31 de agosto 14-Clara Jaqueline K.Nestor - 11 de setembro 15-Teresa Agostinho Pedro - 14 de setembro 16-Paula Letícia Prada Quiroga - 04 de outubro 17-Elizangela Ramos de Santana - 22 de outubro 18-Angélica Caovila Bury - 13 de novembro 19-Amanda Vitória Silva - 18 de novembro 20-Isaura Inácio Manjate - 21 de novembro 21-Maria Eugenia da Costa Silvestre - 05 de dezembro 22- Maria Matuta Vieira - 10 de dezembro 23-Martinha Chambula S. Amaral - 19 de dezembro 24-Patricia Bongo

EQUIPE DE FORMAÇÃO: Ir. Cristina de Souza Santos .................. 29/01 Ir. Jakeline Danette ........................... .. 15/02 Ir. Rita de Cássia Luiz ........................... .08/04 Ir. Roseli de Oliveira ............................ 08/05 Ir. Malgarida Cericatto......................... 14/05 Ir Luciana Pitol...................................... 06/07 Ir. Larissa G. Jará .................................. 23/07 Ir. Carmen Pereira................................. 27/07 Ir Elza Ferreira de Souza........................ 20/10 Ir. Rosinei Kuffel ................................. 28/12 Ir Analita Candaten............................... 17/07