formaçao de aço trip

2
FORMAÇAO DE AÇO TRIP Aço TRIP Aço TRIP é um aço de alta resistência normalmente utilizado na indústria automotiva. TRIP significa "Transformação plasticidade induzida." Ela é conhecida por sua excelente combinação de resistência e ductilidade. Microestrutura Aço TRIP tem uma microestrutura constituída por austenita retida em uma matriz de ferrite. Além de austenita retida também contém fases difíceis como Bainite e Martensite. O teor de silício e de carbono superior de aços TRIP resultados em fracções volúmicas significativas de austenite retida na microestrutura final. Aços TRIP utilizar quantidades mais elevadas de carbono que os aços de fase dupla para se obter o teor de carbono suficiente para estabilizar a fase de austenite retida a abaixo da temperatura ambiente. Maiores teores de silício e / ou alumínio acelerar o ferrite / formação bainite. Eles também são adicionados para evitar a formação de carboneto na região bainita. Propriedades metalúrgicas Durante a deformação plástica e esforço, a fase austenita retida é transformada em martensita. Assim, o aumento da força pelo fenômeno de encruamento. Esta transformação permite maior resistência e ductilidade. Alta capacidade de encruamento e alta resistência mecânica emprestar estes aços excelente capacidade de absorção de energia. Aços TRIP

Upload: everaldo-fernandes

Post on 25-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aços TRIP são aqueles que adquirem maior plasticidade mediante a ocorrência de transformação de fase induzida geralmente por deformação plástica. No caso, a sigla TRIP em inglês significa “Transformation Induced Plasticity”.

TRANSCRIPT

Page 1: Formaçao de Aço Trip

FORMAÇAO DE AÇO TRIP

Aço TRIP

Aço TRIP é um aço de alta resistência normalmente utilizado na indústria automotiva. TRIP significa "Transformação plasticidade induzida." Ela é conhecida por sua excelente combinação de resistência e ductilidade.

Microestrutura

Aço TRIP tem uma microestrutura constituída por austenita retida em uma matriz de ferrite. Além de austenita retida também contém fases difíceis como Bainite e Martensite. O teor de silício e de carbono superior de aços TRIP resultados em fracções volúmicas significativas de austenite retida na microestrutura final.

Aços TRIP utilizar quantidades mais elevadas de carbono que os aços de fase dupla para se obter o teor de carbono suficiente para estabilizar a fase de austenite retida a abaixo da temperatura ambiente. Maiores teores de silício e / ou alumínio acelerar o ferrite / formação bainite. Eles também são adicionados para evitar a formação de carboneto na região bainita.

Propriedades metalúrgicas

Durante a deformação plástica e esforço, a fase austenita retida é transformada em martensita. Assim, o aumento da força pelo fenômeno de encruamento. Esta transformação permite maior resistência e ductilidade. Alta capacidade de encruamento e alta resistência mecânica emprestar estes aços excelente capacidade de absorção de energia. Aços TRIP também apresentam um efeito de assar endurecimento forte seguinte deformação. Os dados até agora não demonstrou muita evidência experimental da ductilidade efeito TRIP aumentando, uma vez que a maior parte da austenite desaparece no primeiro 5% de deformação plástica, um regime onde o aço tem ductilidade adequada já. Muitas experiências mostram que os aços TRIP são, na verdade simplesmente um aço de dupla fase mais complexa.

Efeito de elementos de liga

Page 2: Formaçao de Aço Trip

A quantidade de carbono determina o nível de tensão a que o austeninte retido começa a transformar em martensite. Em níveis mais baixos de carbono, a austenita retida começa a se transformar quase imediatamente após a deformação, o aumento da taxa de trabalho e formability endurecimento durante o processo de estampagem. A teores de carbono mais elevados, a austenite retida é mais estável e começa a transformar-se apenas com níveis de tensão, além daqueles produzidos durante a formação.

Aplicações

Como resultado da sua capacidade de absorção de alta energia e resistência à fadiga, aços TRIP são particularmente adequados para peças estruturais e de segurança automotiva, tais como travessas, longarinas, B reforços pilar, soleiras e adesivos para reforços

A gama TRIP mais comum de aços laminados a frio compreende 2 graus em ambos os formatos revestidos e não revestidos e um grau laminado a quente, identificados pela sua resistência à tração mínima, expressa em MPa.