folha maggio

12
Treze de Maio - - Ano 1 - Nº 11 30 de Outubro de 2012 Página 7 Governador lança edital para administração do Aeroporto Regional Sul em Jaguaruna INVESTIMENTO ELEIÇÕES Página 8 ESPORTE Página 11 Pela primeira vez, PT elege vereador em Treze de Maio Atílio Calegário atleta trezemaiense é exemplo de superação e saúde

Upload: folha-maggio

Post on 27-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ANO I - Edição 11

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Maggio

Tr eze de Maio - - Ano 1 - Nº 1130 de Outubro de 2012

Página 7

Governador lança edital paraadministração do AeroportoRegional Sul em Jaguaruna

INVESTIMENT O ELEIÇÕES

Página 8

ESPORTE

Página 11

Pela primeiravez, PT elegevereador em

Tr eze de Maio

Atílio Calegárioatleta trezemaiense

é exemplo desuperação e saúde

Page 2: Folha Maggio

2 Política 30 de Outubro de 2012

Folha Maggio CNPJ: 15.575.739/0001-07Endereço: Rua João Fragnani, nº 93, CentroTreze de Maio/SC - CEP: 88710-000Telefone: (48) 3625-0920Editora Chefe: Lysiê O. dos Santos / [email protected]

Diagramação: Fábio Julio Gonçalves / 9637-6952 - [email protected] Comercial: Maria Aparecida O. dos Santos [email protected]

Fotografia: Thamara O. dos Santos - [email protected]: Gilmar Recchia, Erica Borges, Daniela Teodoro, Paula Fregnani,Stela Guarezi, Valerio Nandi

Gráfica: Alternativa Gráfica

Tiragem: 1000 exemplares

Acesse o nosso site: folhamaggio.com.br

Uma empresa Brasileira é justamente a primeira a desenvolver um chip de65 nanômetros na América Latina. Para quem está por dentro do assunto, é ummarco na Microeletrônica Nacional. O chip será fabricado na Cingapura, já queno Brasil não há instalações para a fabricação desses semicondutores. O com-ponente, contém cerca de 90 milhões de transistores e 10 milhões de gates emuma superfície de pouco menos de 20mm². O chip é um de modulador para TVdigital, que poderá equipar Notebooks, Tablets, Smartphones, aparelhos de TVde tela plana, GPS...E qualquer tipo de aparelho eletrônico que com ele passama receber o sinal da TV digital Brasileira.

Em minha opi-nião, a ideia é grandi-osa, para mostrar aomundo que podemoscompetir nessa áreacom os EUA, Japão eos países desenvolvi-dos da Europa. E comesse chip instalado,ninguém precisará ad-quirir outro dispositi-vo, o funcionamento ésimilar ao da RedeWI-FI.

Brasil cria chip mais avançadojá produzido na América Latina Vivemos o momento pós-eleições, onde tudo volta ao normal na vida do

cidadão comum. Onde nada muda na vida da maioria dos eleitores. Da maioria,porque numa nova administração sempre haverá nomes novos integrando o go-verno, cargos de confiança do prefeito e alojamento de integrantes dos partidoscoligados, que elegeram prefeito e vice.

Que a nova administração, liderada pelo prefeito eleito Keke e o vice Nego,tenham lucidez para montarem sua equipe, sem o rancor que incorpora algunspolíticos. Sem a arrogância e prepotência que adotam políticos pobres de espíri-to, retaliando quem não for de seu agrado.

Correm rumores sobre compra de votos, e sabemos que é muito fácil gravartudo, com os equipamentos eletrônicos existentes hoje em dia. Que vereadoresbem eleitos estão sob suspeita e risco de não assumirem. É esperar para ver.

O ex-prefeito e candidato derrotado nas urnas, Itamar Bonelli foi cassadopela justiça eleitoral, mas já não faz mais diferença. Keke é o vencedor.

A composição da nova equipe de governo mexe com legislativo e cria umaexpectativa: algum vereador eleito assumirá uma secretaria? Terá rodízio entreos suplentes de vereadores como na administração do Xela? E a composição dacâmara seguirá a composição dos partidos coligados? É esperar para ver. Acre-ditamos que tudo ocorrerá na normalidade, já que os três partidos estão e tudoindica que seguirão alinhados.

Parabéns ao Nilton Crozetta, que assumiu o cargo de diretor da câmara, su-cesso. É um dos fundadores do seu partido.

É bom ver faixas de agradecimento pelos votos conquistados pelos candida-tos, eleitos ou não. Afinal acabou a eleição e a vida segue. Há, e tem um CamaroAmarelo na cidade, isso é muito bom, sinal de progresso, de aumento do poderaquisitivo.

E a vida segue, eleição acabou, Avenida Brasil acabou. Dona Martinha co-memora oitenta anos cheia de vida, esbanjando alegria, Criciúma vai voltar àelite do futebol brasileiro, Fluminense deve ser campeão. Palmeiras vai cair(será?).

E o mensalão hem? Vários acusados sendo julgados culpados, será que cum-prirão alguma pena? Joaquim Barbosa já é considerado candidato a presidenteda República, adversário de Dilma nas próximas eleições. Vai saber!

No Rincão, Décio Góes ganhou nas urnas, mas ao que tudo indica não assu-mirá por ser ficha suja, fato que se repete com ele quando foi eleito prefeito deCriciúma e também foi cassado. Salvaro, em Criciúma também está com pro-blemas e, mesmo que tenha feito mais de 77% dos votos válidos, pode nãoassumir e ter nova eleição naquele município. E assim muitos casos Brasil afo-ra. É a lei da Ficha Limpa fazendo acontecer. Isso vai fazer com que todostenham muito mais cuidados de agora em diante. É um começo e quem sabe issoajude dar mais credibilidade a política.

Pós-eleições

Page 3: Folha Maggio

3Geral30 de Outubro de 2012

Trabalhador poderá receber

informação do FGTS pelo celularA Caixa Econômica

Federal assinou o termode cooperação técnicacom as centrais sindi-cais para divulgar osnovos canais de infor-mações da conta vincu-lada do FGTS.

Com isso, o trabalha-dor que aderir aos ser-viços poderá receber in-formação atualizada desaldo, depósitos e sa-ques do FGTS no seucelular, através de men-sagens SMS, além derealizar a consulta doextrato pela internet. OSERVIÇO É TOTAL-MENTE GRATUIT O,e já está disponível.

O empregado que

optar por receber as infor-mações de sua conta doFGTS pelos novos mei-os receberá um extrato depapel em sua residência,até o mês de Fevereiro doano que vem, com todasas movimentações ocor-ridas nos meses anterio-

res.Para fazer a adesão

ao recebimento das in-formações do seu FGTSpelo SMS, o emprega-do deverá acessar o sitewww.fgts.gov.br ouwww.caixa.gov.br/fgtse fazer o seu cadastro.

Consumidor quer

mudanças no CDCPesquisa feita pelo

Disque-Câmara apon-tou que 72% dos cida-dãos querem mudan-ças no Código de De-fesa do Consumidor.Os entrevistados pedi-ram, principalmente,mais punição para em-presas que desrespei-tam o consumidor e

menos burocracia natroca de produtos e re-visão dos serviços.

Embora 62% tenhamafirmado que nunca de-sistem de lutar pelosseus direitos como cli-entes, quase 40% dosentrevistados admiti-ram que nunca recor-reram aos órgãos de

defesa do consumi-dor ou às agências re-guladoras. Os partici-pantes do levantamen-to citaram o excessode burocracia comoprincipal entrave. Fo-ram ouvidas 1.175pessoas entre os dias 6de maio e 1º de agostodeste ano.

Page 4: Folha Maggio

4 Saúde 30 de Outubro de 2012

Tr eze de Maio comemora o mês "OUTUBRO ROSA"

Para comemorar o mês"OUTUBRO ROSA", asUnidades de Saúde no mu-nicípio foram decoradaspor seus funcionários, coma intenção de chamar aatenção principalmente dopúblico feminino, quanto àprevenção do câncer demama.

De acordo com o INCA- Instituto Nacional de Cân-cer, no primeiro semestrede 2012, mais de um mi-lhão de mulheres entre 50e 69 anos fizeram mamo-grafia no âmbito do Siste-ma Único de Saúde (SUS),aumento de 41% em com-paração ao mesmo períodode 2010. Isto se deve aoaumento da oferta do exa-me de mamografia oferta-do pelo SUS e das campa-nhas de promoção e pre-venção da saúde da mulher.

"Mobilizar e conscientizar são as formas mais simples para a detecção precoce do câncer"

Políticas públicasO câncer de mama é

hoje o tipo de câncer quemais mata mulheres noBrasil. Para 2012 as esti-mativas do Instituto Naci-onal do Câncer (INCA)são de 52 mil novos casosde câncer de mama diag-nosticados no país e apro-ximadamente 13 mil mu-lheres serão vítimas fatais,o que significa que mais de

Durante todo o mês de outubro está sendo realizado o exame preventivo e o exame clínico das mamas com mais frequêncianas unidades de saúde, além de orientações e a entrega de panfletos. Em caso de dúvida, procure a sua unidade de saúde.

30 mulheres morrem pordia em decorrência da do-ença.

Em julho, o Ministérioda Saúde anunciou ofici-almente a incorporação domedicamento trastuzuma-be no SUS para o trata-mento adjuvante do câncerde mama. O medicamen-to tem grande impacto nasobrevida de pacientesHER2-positivo, um tipode câncer agressivo.

Já o projeto de lei2.784/08, que prevê a rea-lização, sempre que possí-vel, da reconstrução damama pelo SUS no mes-

mo tempo cirúrgico damastectomia, foi aprovadodia 12 de setembro, peloSenado, e agora aguardaretorno da Mesa Diretorada Câmara dos Deputa-dos. E o projeto de lei3887/97, que prevê o pra-zo máximo de 60 dias en-tre o diagnóstico e o iní-cio do tratamento adequa-do foi aprovado pela Câ-mara no mês de junho, eestá em análise do Sena-do.

A Federação Brasilei-ra de Instituições Filantró-picas de Apoio à Saúde daMama (Femama) busca a

isenção de IPI na aquisi-ção de veículos adaptadospara pessoas que tenhamsido submetidas à remo-ção total ou parcial degânglios axilares, e o for-necimento pelo SUS eplanos de saúde de quimi-oterapia oral durante ostratamentos.

"Se você, mulher, ain-da não realizou os exa-mes este ano, procurea Unidade de Saúdemais próxima da suacasa. São exames degraça e que podem sal-var a sua vida."

Dica de Saúde para as MulheresDe acordo com a Revista Científica Str oke,

mulheres que consumiram duas ou mais por-ções de frutas cítricas por dia por um períodode 14 anos, eram 10% menos propensas a sofrerum acidente vascular cerebral do que aquelasque comeram menos de duas porções por dia.

Isso se deve aos flavonóides que encontra-mos nas laranjas, limão, uva e frutas vermelhas.Elas melhoram a circulação e tem efeito antiin-flamatório o que reduz o risco da doença e decoágulos.

"Pr efira a fruta inteira ao suco delas."

Page 5: Folha Maggio

5Geral30 de Outubro de 2012

Tr einamento na Coorsel visasatisfação do consumidor

Por traz de um trabalhobem realizado e do êxitoque a Cooperativa Regio-nal Sul de EletrificaçãoRural – Coorsel, vem al-cançando, está o empenhoda cooperativa que inves-

TRAFICANTE É PRESO COM COCAINA E CRACK:Policiais de Sangão investigavam F.M.R., 23 anos, que tinha ido a Criciúma

buscar drogas para comercializar e, quando este retornava no seu veículo VW/Gol prata foi abordado na localidade de Morro Grande, sendo encontrado comele dois pacotes de cocaína e três pacotes de "crack" que dariam aproximada-mente 50 porções para venda. Com ele foram abordados também dois adoles-centes. Após as formalidades legais os adolescentes foram encaminhados aoCurador da Infância e Juventude da Comarca, quanto ao F.M.R. foi encaminha-do ao Presídio de Tubarão, ele que era ex-presidiario e agora retorna novamen-te.

MAIS DOIS ENVOLVIDOS NO HOMICÍDIO OCORRIDOHÁ UMA SEMANA EM SANGÃO FORAM IDENTIFICADOS:

A Polícia de Treze de Maio e Sangão realizaram diligências e encontraramA.C.I., 21 anos, proprietário do veículo VW/Gol vermelho que teria dado caro-na para A.M.B., vulgo "Baiano" autor dos disparos que assassinaram Neuzi Sis-sgler há uma semana, para esconder-se até as coisas "esfriarem". A.C.I., assimcomo Baiano também possui envolvimento com drogas. O sujeito que empres-tou a moto Bross para "Baiano" e C.F.L.P., vulgo "Ceará" assassinar a vítima,também foi identificado, sendo D.G., 28 anos, natural do Paraná que tinha fugi-do da Colônia Penal Agrícola de Palhoça. Com isso a Polícia conclui as investi-gações sobre este assassinato.

CAMINHÃO CLONADO É APREENDIDOEM MORRO GRANDE, SANGÃO:

Por volta das 17h00min, policiais deslocaram-se até a localidade de MorroGrande, Sangão, para apurar denúncia de um caminhão CLONADO, onde avis-taram o referido caminhão, marca Mercedes Benz, cor AMARELA, carroceriaABERTA, placa IKV-8442, sendo o caminhão abordado e identificado o condu-tor B.P.S., 70 anos. Ao ser analisada a documentação apresentada constatou-sealgumas irregularidades no tipo de papel bem como dados do veículo. Verifica-do a placa no sistema do DETRAN constatou-se a existência de um caminhãocom a mesma placa, porém na cor BRANCA e carroceria fechada (baú), sendofeito contato com o proprietário deste, o qual informou que o caminhão estavaestacionado naquele momento em Garibaldi/RS e pertence a uma empresa devidros. Em razão de suspeita de veículo CLONADO e suspeita de documenta-ção falsa, o caminhão amarelo foi apreendido, sendo o motorista B.P.S. condu-zido para a delegacia de Sangão onde foi instaurado o procedimento policialcabível.

RECUPERAÇÃO DE CAMINHÃO FUR TADO:A Polícia de Treze de Maio e Jaguaruna em investigações realizadas na

localidade de "Olho D'agua", entre Jaguaruna e Sangão, recuperaram o cami-nhão marca Iveco, placa MGD-2621, ano 2007, cor branca, com registro defurto/roubo em 12/08/2011 no município de Araranguá. A polícia identificoualguns envolvidos, sendo instaurado inquérito policial para completa elucida-ção dos fatos.

A corrida de sapinhos

Era uma vez uma corrida de sapinhos.O alvo era o alto de uma grande torre.A multidão assistia, muita gente vi-brando e torcendo. Começou a com-petição, a mesma multidão que torciaantes, agora começava a não acreditar,com sentimento e exclamação de pena,influenciaram os sapinhos a irem de-sistindo, um a um.

Mas havia um que persistia, e semligar para o que a multidão dizia, elese esforçava em busca do topo. E amultidão aumentava a pena pelo esfor-ço que o sapinho fazia, por achar queera em vão. E ele, cansado, mas tran-quilo na sua escalada. Ao final da com-petição, todos desistiram menos ele.

A curiosidade bateu, todos queriamsaber qual era a técnica do sapinho.Quando se aproximaram do sapinho eperguntaram como ele havia consegui-do, é que descobriram que ele era sur-do.

Não permita que pessoas com suaspalavras e ações negativas interfiramem sua vida, tirando suas esperanças,e enfraquecendo seu coração. Nossaspalavras tem poder para matar ou darvida. Que você faça boa escolha desuas palavras para dar vida e graça aosque a ouvem. Seja surdo(a) para aspalavras más.

"Nenhuma palavra má saia da bocade vocês, mas apenas a que for útil paraedificar os outros, conforme a neces-sidade, para que conceda graça aos quea ouvem.

Não entristeçam o Espírito Santo deDeus, com o qual vocês foram seladospara o dia da redenção.

Livrem-se de toda amargura, indig-nação e ira, gritaria e calúnia, bemcomo de toda maldade.

Sejam bondosos e compassivos unspara com os outros, perdoando-se mu-tuamente, assim como Deus perdoouvocês em Cristo."

Efésios 4:29-32

Deus abençoe você e sua família!

te no treinamento e capa-citação de seus funcioná-rios. Resultado disso sãofuncionários aptos e con-sumidores satisfeitos.

Na última semana aCoorsel deu início a mais

uma capacitação de seuscolaboradores. O treina-mento ministrado pelo pa-lestrante e administradorRonaldo dos Passos daempresa Ronydata, visa aexcelência no atendimen-

to e é dividido em três eta-pas com temas diferentes.A primeira aconteceu naúltima segunda-feira (22/10) nas dependências dasede da cooperativa emTreze de Maio com o tema:“Entender o Comporta-mento do Consumidor”. Aspróximas etapas acontece-rão nas próximas semanascom os temas: “Satisfação

do Consumidor” e “Traba-lho em Equipe”.

“Nos dias atuais capa-citar e treinar os funcioná-rios é ir de encontro com asatisfação dos consumido-res e associados. A satisfa-ção está na excelência.”Aponta o palestrante Ro-naldo dos Passos.

“Na minha administra-ção, cursos e treinamentos

como estes serão rotineirosdentro da cooperativa. Poisalém de excelente capaci-tação que os funcionáriosrecebem para realizar seustrabalhos com qualidade,os consumidores e associ-ados podem ter a certeza deque serão cada vez maisbem atendidos”, finaliza opresidente da Coorsel, Vi-torassi.

Page 6: Folha Maggio

6 Geral 30 de Outubro de 2012

O preço elevado do mi-lho e da soja, principais in-sumos da ração para aves esuínos, está provocando caosem algumas agroindústriasdo Estado. Sem dinheiropara comprar a alimentação,médias empresas comoAgrovêneto, de Nova Vene-za; e Tramonto, de MorroGrande, Sul do Estado, jáestão tendo que sacrificarmilhares de aves.

No último semestre, asoja e o milho ficaram 80%e 40% mais caros no Brasil.Os componentes da ração re-

presentam 60% do custoprodutivo. O capital de girolimitado não deixaria fôlegopara a compra de grãos compreços altos. Em Santa Ca-tarina, a saca de milho pas-sou de R$ 23 para R$ 35, e atonelada de farelo de soja, deR$ 550 para R$ 1,5 mil, de

Crise nas agroindústrias atingeavicultores de Treze de Maio

Alto preço de grãos causa crise na avicultura de SC

acordo com a Organizaçãodas Cooperativas do Estadode Santa Catarina Ocesc.

Em Treze de Maio osavicultores vivem momen-tos de apreensão passandopor situações desesperado-ras. “Os frangos ficarammais de sete dias sem ração.Foi uma tristeza. Eles nãopodiam ouvir o barulho decaminhão que vinham todospra frente a espera de comi-da. Chegou um momentoque começaram a praticarcanibalismo”, relata o produ-tor. “Todos os dias levanto

cedo para cuidar do aviário,mas nos últimos dias nemtinha coragem de entrar. Acena era horrível, ver milha-res de frangos comendo umao outro de tanta fome”.

De acordo com um casalde avicultores que preferiunão se identificar, os produ-

tores de frango estão viven-do uma grande crise. “É mui-to triste esta situação. Nãotemos incentivo e vamos fi-car no prejuízo com todasessas perdas. Nossos filhosnão querem trabalhar no se-tor agrícola e provavelmen-te aos poucos não vai restarmais ninguém”, afirma.

Segundo o secretário deagricultura do município, Al-bertino Viel, um dos setoresmais fortes da economia deTreze de Maio é a avicultu-ra o fumo e o leite. “Se bateruma crise na avicultura comcerteza vai prejudicar gran-de parte da nossa economia”,enfatiza o secretário.

A secretaria municipaldisponibilizou a máquinapara auxiliar os produtoresa retirar os frangos mortosdos aviários. “Estamos amais de 20 dias enterrandofrango. É uma tristeza e umgrande prejuízo para os pro-dutores. No geral, forammais de 7 mil frangos perdi-dos em todo o município”,declara.

Durante esta semana, ostécnicos da empresa Tra-monto estiveram em reuniãocom os produtores infor-mando-os sobre a situaçãoda empresa. “A crise do pre-ço nos insumos da ração oca-sionou algumas perdas. Es-tamos buscando alternativas

e uma delas será substituir omilho e a soja por canola emilheto que possuem asmesmas propriedades para aprodução da ração. Nossaperspectiva é que para o anoque vem o mercado se esta-bilize, mas até o fim desteano ainda teremos certas di-ficuldades”, explicou o su-pervisor técnico da Tramon-to, Braulio Chrestani.

A empresa Tramontopossui 14 produtores emTreze de Maio e 17 aviáriosalojando 400 mil frangos nogeral.

O produtor Valmor VielFilho de São Sebastião afir-ma que vive momentos deinsegurança em relação aosetor. “No meu aviário nãochegou a acontecer o cani-balismo, mas passamos pormomentos de insegurança.Os agricultores precisam deincentivo das empresas e au-toridades públicas para de-senvolver a atividade”, con-clui.

O produtor Vanio Nandique trabalha com a empresaAgrovêneto relata que pas-sou pela mesma dificuldadedos produtores da Tramon-to há 50 dias. “Passamos pormomentos bem difíceis háalguns meses atrás, ainda es-tamos com dificuldades e aração é racionalizada. A em-presa teve que diminuir 50%do abate diário pra podercontinuar”, declara.

Segundo o avicultor es-tão trabalhando sem expec-tativas para o futuro. “Aempresa está apenas man-tendo a marca e está difícil

para sobreviver. Antigamen-te recebíamos cerca de 0,60centavos por cabeça, hojeestão pagando 0,20 centa-vos. Estamos trabalhando noprejuízo sem perspectivas demelhoras. Se a empresa fe-char nós fechamos juntos,estamos sem opção”, con-clui Vanio.

A Secretaria de Estado daAgricultura e da Pesca, aCompanhia Nacional deAbastecimento (Conab), oMinistério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Mapa), o Ministério do De-senvolvimento Agrário(MDA) e entidades ligadasao setor produtivo estão or-ganizando grupo de trabalhopara criar um novo projetode abastecimento para San-ta Catarina.

O secretário João Rodri-gues reforçou o pedido paraque as agroindústrias tenhamprioridade na devolução docrédito tributário de PIS eCofins. Normalmente essecrédito demora meses paraser devolvido até o cálculoda tributação. Com a priori-dade da Receita Federal li-berando o pagamento antes,as empresas terão recursopara capital de giro. Trêsempresas catarinenses já es-tão na lista prioritária: Glo-boaves, Agrovêneto e Tra-monto.

Segundo João Rodri-gues, o Estado é um poloprodutor de carne e necessi-ta de milho para alimentar osanimais. “Santa Catarinaproduz 2,9 milhões de tone-ladas e consome 7,7 milhões

de toneladas. Somos um Es-tado altamente produtivo decarne, porém não atendemosa nossa demanda quando fa-lamos em grãos, ainda maisapós a seca que assolou boaparte dos municípios catari-nenses e agora a seca tam-bém nos Estados Unidos”,afirmou o secretário Rodri-gues.

O Ministério da Agricul-tura e a Conab explicaramque não há um problema deabastecimento de grãos nopaís, Santa Catarina e RioGrande do Sul são casos iso-lados pela redução dos em-barques do grão para o Esta-do. “O estoque da Conab éo maior da história com 14,6milhões de toneladas. Se nãohouvesse a crise nos EstadosUnidos, nós estaríamos tra-balhando com um preçoabaixo do mínimo no Cen-tro Oeste”, ressaltou o coor-denador geral de Cereais eCulturas Anuais do Mapa,José Maria dos Anjos.

Por fim, o secretário JoãoRodrigues falou sobre a im-portância de ações imedia-tas para atender a demandade milho em Santa Catarina.“Nós não temos mais prazos,precisamos de medidas ur-gentes. Sabemos que, a lon-go prazo, precisamos incen-tivar o plantio de milho emSanta Catarina e os arma-zéns devem se cadastrar jun-to a rede da Conab. Temosque buscar soluções para acrise grave que pode ter im-pacto negativo até mesmonos mercados compradoresde nossas carnes”.

Page 7: Folha Maggio

7Geral30 de Outubro de 2012

Aeroporto Regional Sul deJaguaruna começa a operar em 2013

Nesta terça-feira, dia 23,foi realizado a solenidade delançamento do edital de li-citação para contratação daempresa que vai administraro Aeroporto Regional SulHumberto Ghizzo Bortolu-zzi, em Jaguaruna. O gover-nador Raimundo Colomboafirmou que o aeroporto éeconomicamente estratégi-co e vai atender a uma po-pulação de cerca de 900 milpessoas de 48 municípiosdo sul do estado. O empre-endimento vai começar aoperar em 2013.

“A empresa gestora erao que faltava. Pensamosmuito no modelo de gestão.Junto com os órgãos de re-gulação federal discutimosque o melhor modelo seriaa gestão privada. O Estadoabsorveu um custo de R$250 mil por mês, por doisanos. A gestão deve estarnas mãos de profissionais,cumprindo exigências”,destacou Colombo.

Com o lançamento doedital, as empresas têm 30dias para apresentar os pro-jetos. Este edital vai valerpor um período de cincoanos. Depois desse prazo,outro edital será lançado, noqual o período de adminis-tração será maior. À vence-dora caberá a contrataçãodas companhias aéreas que

Com o lançamento do edital, as empresas têm 30 dias para apresentar projetos

irão operar no local. Já de-monstraram interesse em terescalas no aeroporto a Trip,Gol, Avianca, Azul e a NHT.

O secretário da Infraes-trutura, Valdir Cobalchini,disse que o processo nãodeverá demorar e que vári-as empresas já estão interes-sadas em gerir o aeroporto.Este é o primeiro aeroportode Santa Catarina que teráa administração terceiriza-da. “É uma novidade para oestado, mas não tenho dú-vida que será apenas o pri-meiro de muitos outros pro-jetos que vêm para desen-volver as regiões”.

Com uma área de 311hectares (equivalente a 377campos de futebol), o aero-porto mantém a maior pistado estado, com 2,5 mil me-

tros de comprimento por 30de largura. Ele foi projeta-do para receber aeronavesde grande porte, como oBoeing 761 e o Airbus 320.Os investimentos para cons-trução do aeroporto foramde R$ 60 milhões.

Diversas autoridadespolíticas federais e estadu-ais marcaram presença nolançamento. Representandoos deputados estaduais emnome da Bancada do SUl,o Presidente da Comissãode Transportes e Desenvol-vimento da Assembleia Le-gislativa, deputado ValmirComin (PP) classificou de“redenção” da Região Sul,o Aeroporto. “O pleno fun-cionamento do aeroporto re-presentará um grande saltono desenvolvimento econô-

mico, já que ele compõe ocomplexo logístico da Re-gião Sul, juntamente com aBR-101, porto de Imbitubae a Ferrovia Tereza Cristi-na, só para citar os mais pro-eminentes”, afirmou o de-putado.

Para o presidente da As-sociação Empresarial deCriciúma, Olvacir Bez Fon-tana, o aeroporto é uma rei-vindicação de muitos anos.“Finalmente vamos conse-guir finalizar uma obra tãoimportante. Será um divisorde águas para a economiado sul catarinense.”

No mesmo ato, o gover-nador Raimundo Colomboe o secretário de Desenvol-vimento Econômico Sus-tentável, Paulo Bornhausen,lançaram o edital de contra-

tação do projeto executivode drenagem e desassorea-mento do Rio Tubarão. Aação é para melhorar o es-coamento e diminuir ascheias. O investimento paraa execução do projeto seráde R$ 1,4 milhão, e prevê aseleção de empresa de con-sultoria para o projeto demanutenção, aprofunda-mento e recuperação da ca-lha do rio.

O prazo de execução doprojeto é de nove meses.Após será feita uma novalicitação para a empresa quevai realizar os trabalhos. Osecretário Bornhausen dis-se que a obra será comple-xa e terá um investimentode R$ 60 milhões, com re-cursos do governo do esta-do e federal. “A obra deve-

rá estar pronta em 24 me-ses. Cerca de 6,9 milhões demetros cúbicos de areia se-rão removidos, de um tre-cho de 29,7 quilômetros domanancial, entre a área ur-bana de Tubarão e a foz dorio, em Laguna.”

A obra foi recomendadapelo Comitê de Bacia Hi-drográfica do Rio Tubarão.O secretário regional deTubarão, Haroldo de Oli-veira Silva, disse que a obravai resolver um problemaque assola a população deTubarão, desde a devastado-ra cheia de 1974. “Basta cairuma chuva mais forte, quea cidade e seus moradores,da área urbana e da área ru-ral, já ficam em alerta, pre-ocupados. É mais uma con-quista para a região.”

Page 8: Folha Maggio

8 Geral 30 de Outubro de 2012

PT elege representante na câmarade vereadores de Treze de Maio

Com 305 votos, Geova-ne João Rocha foi eleito ve-reador e irá representar oPT entre as nove cadeirasdo legislativo trezemaiensea partir de 2013.

Geovane filiou-se aoPT em 2002. Antes de to-mar a decisão participou dereuniões de outros partidos,porém optou permanecerno PT. “Escolhi o PT por-que é um partido que incen-tiva os candidatos a tra-balhar e fazer a diferençapara a população”, afir-ma.

O vereador já foi can-didato em outras eleições.“Fui candidato em 2004e 2008. Em 2004 o PTparticipou com três can-didatos. Em 2008 colo-cou sete candidatos e lan-çou o candidato a prefei-to. As duas eleições saí-mos em chapa pura”.

Em 2012 o partido secoligou ao PMDB. “Re-solvemos fazer essa ali-ança com o PMDB pelasemelhança de projetos eafinidades. Colocamosbons candidatos e o Zé doPT como candidato a vice-prefeito, fortalecendo o par-tido no município”.

Segundo Geovane éuma grande responsabilida-de representar o partido nacâmara de vereadores. “Pramim é um grande orgulho

O Partido dos Trabalhadores de Treze de Maio elege pelaprimeira vez um representante que irá atuar no poder legislativo.

ser o primeiro candidatoeleito pelo PT”.

Entre os projetos divul-gados durante a campanhado candidato, o principalserá o setor agrícola. “Voudefender a agricultura e lu-tar para que seja implanta-do agroindústrias no muni-cípio e ter a disposição dosagricultores técnicos, agrô-nomos, veterinários entreoutros profissionais. Quere-

mos buscar novas alternati-vas aos produtores”.

De acordo com o candi-dato eleito a campanha foitranquila. “Na minha opi-nião foram eleitos um bomgrupo de vereadores queirão desenvolver bons pro-jetos. Vamos estar na câma-ra para somar, vou trabalharpelo bem de Treze de

Maio”.O Partido dos Trabalha-

dores foi fundado no muni-cípio no dia 15 de outubrode 1992 pelos militantesAntonio Mathias Ferreira,Manoel Cancelier, Dora,Jailson Freitas e Gilson deSouza. Iniciaram com setefiliados. Atualmente o par-tido possui 135 filiados eestá se fortalecendo no mu-nicípio. “O PT entrou no ce-nário político. Nas primei-ras eleições lançamos can-didatos para divulgar onome do partido, já nestaeleição vimos o cresci-mento e estamos conten-tes com o resultado”, rela-ta o presidente do diretóriodo PT, Antonio MathiasFerreira.

Nas eleições anterio-res, o PT saiu em chapapura, mas no pleito de2012 decidiram fazer a co-ligação com o PMDB.“Nosso propósito maiorera eleger vereador e mas-sificar o PT no município.

Tivemos uma boa aceitaçãodo PMDB, a coligação foipositiva”, afirma o presi-dente.

“Nós esperamos com oGeovane, dar uma linhapara a câmara de vereado-res. Vamos cobrá-lo para quecumpra os projetos e defen-da as entidades cooperativis-tas e rurais. Estamos juntos

Geovane João Ro-cha nasceu no dia 02 deoutubro de 1971. É ca-sado com Adriana deSouza e tem dois filhos:Bruna Felisbino Rocha ePhelipe Felisbino Ro-cha. “Minha família sem-pre me apoiou. A Brunajá é filiada ao PT todosme dão bastante força”.

O vereador estudouaté a 4ª série. Atuou emdiversos setores no mer-cado de trabalho. Trabalhou com gado de leite.Participou do grupo de agricologia Biotreze, sen-do um dos primeiros presidentes. Fez parte daAssociação dos Produtores Rurais; atuou comoagente de saúde animal e inseminador artificial.

Em 2004 assumiu a fábrica de conservas eatualmente continua na direção da mesma. “Em2006 investimos na ampliação da fábrica. Im-plantamos a produção de conservas de ovos decodorna e hoje cerca de oito produtores da avesão beneficiados com a produção”.

Em 2009 assumiu a presidência da Cooper-treze. “Atualmente estamos com 18 produtoresde laticínios no município. Vamos enfatizar du-rante a gestão o trabalho de cooperativismo, queé algo que funciona se tiver o apoio político”.

para somar e não atrapalhara administração e vamos dartodo o suporte para ele. Nos-so vereador terá uma asses-soria permanente para auxi-liá-lo na elaboração de pro-jetos”, explica.

Segundo o presidente, oPT foi um dos partidos quemais cresceu a nível regio-nal. “No geral o PT elegeubons candidatos que vão fa-zer a diferença a partir de2013”.

Ainda de acordo comAntonio é crucial que os ve-readores atuem na câmaracom requerimentos e proje-tos. “O rodízio entre os su-plentes não é tão benéfico.É importante que os verea-dores atuem, pois foi pra issoque foram eleitos. O rodíziodeveria ser feito em menorperíodo. O vereador precisase familiarizar com os traba-lhos para elaborar projetos efiscalizar as leis em prol domelhor para a população”,enfatiza.

Em nome do PT o presi-dente agradece a toda popu-lação pelos votos de confi-ança. “Gostaria de agradecera todos que nos receberam.A população trezemaiense émuito receptiva e por ondepassamos fomos bem acolhi-dos e isso já faz valer a penaparticipar da campanha elei-toral. Estaremos à disposiçãode todos”, conclui.

Biografia:

Geovane João Rocha

“Nesta eleição vimos ocrescimento e estamos

contentes com oresultado”, relata o

presidente do diretóriodo PT, Antonio

Mathias Ferreira.

Page 9: Folha Maggio

9Social30 de Outubro de 2012

O evento Jornadas deJovens Pesquisadores daAUGM criado em 1993se constitui em uma ati-vidade da Associaçãodas Universidades doGrupo Montevidéu -AUGM. A sede das "Jor-nadas de Jovens Pesqui-sadores da AUGM" é ro-tativa entre as universi-dades (22) do Grupo

Trezemaense em destaque no evento"jornadas de jovens pesquisadores da AUGM"

No dia 13 de outubro, nossa cidade foipalco de um grande encontro, 2º Levanta-teJovem, organizado pelo grupo InspiraçãoJovem da paróquia São José. Em média de300 pessoas passaram pelo local, jovens denossa e de outras dioceses marcarampresença.

O evento contou com a colaboração de:Padre Miro da Paróquia de Siderópolis queemocionou as pessoas que participaram dacelebração, do casal Camila Gonçalves eDavi que roubaram a atenção dos presentescom um momento de pregação, IrmãsAdoradoras da Misericórdia residentes nacidade de Cocal do Sul que alegraram opessoal com seus depoimentos e músicas,Rafael Rocha que encenou disfarçadamenteum mendigo, despertando curiosidade demuitos, Ministério de Música Atos II quealegrou maravilhosamente a Santa Missa,Ministério de Música de Araranguá quesacudiu o salão paroquial com sua animação,Grupo Força Jovem de São João de Azambujaque participaram da liturgia, Eduardo que fezum lindo momento de adoração aoSantíssimo, e ainda as voluntárias que

Camila Nandi Zanela

montevidéu. A cada edi-ção, a universidade quesedia o evento fixa umtema central de caráter es-tratégico que orienta ostrabalhos dos pesquisado-res. Nessa 20ª edição doevento, a UniversidadeFederal do Paraná - UFPRfoi escolhida, a qual soli-citou como tema nortea-dor a: "Cidadania e o De-senvolvimento Social".

Nos dias 2, 3 e 4 deoutubro, os estudantes deuniversidades participan-tes desta associação queenvolve a América Latina(maior parte do MERCO-SUL) e outros países comoa Itália, se reuniram emCuritiba para apresenta-

rem publicações (500trabalhos selecionados)de mais de 20 temas di-ferentes. A universidadeFederal de Santa Catari-na - UFSC sendo mem-bro deste grupo tem pordireito enviar 30 traba-lhos. Nesta jornada 27estudantes apresentaramsuas pesquisas científi-cas, entre eles o acadêmi-co Samuel Geraldi Frag-nani que defendeu o seutrabalho de biofísica quetem por titulo "Utilizaçãoda nanobiotecnologiaaplicada nas áreas soci-ais e tecnológicas comênfase a bactéria Magne-tospirillum magnetotac-ticum".

PARABÉNS GAROTO!

2º Levanta-te Jovem

ajudaram na cozinha servindo um deliciosolanche, e outros que ficaram de plantãocuidando da entrada e saída dosparticipantes.

O grupo Inspiração Jovem agradece atodos que colaboraram: "Todos, mas todosmesmo foram partes muito importantes narealização desse encontro, cada um foicomo um tijolinho que ajuda a erguer umaparede. Nós do grupo Inspiração Jovemficamos muito felizes com o resultado doencontro, e por podermos tocar o coraçãode tantas pessoas que saíram de láemocionadas, foram 3 meses de muitotrabalho e dedicação, de sono perdido,aulas perdidas, mas é no fim de tudo quevimos o quanto vale a pena fazermoscertos "sacrifícios" para agradar opróximo, não temos mais palavras paradescrever nossa emoção, só paraagradecer, primeiramente a Deus porguiar nossa caminhada, e a todos que deuma forma ou de outra colaboraram paraa realização deste evento. MuitoObrigado, e que venhaaaa opróximoooo!!!".

ANIVERSARIANTES

Evaldinho F. Pereira

O Grupo InspiraçãoJovem deseja quevocês possam termuitos anos de vida,abençoados e felizes,e que estes diasfuturos sejam todosde harmonia, paz edesejos realizados.Parabéns peloaniversário!

Parabéns paraAnthony CancelierPereira, filho deRosimere e EliasJúnior quecompletou seu 2ºaniversário no dia25/10. Quem prestahomenagem são seuspadrinhos Charline eFilipe e seus avósAntonio, Paula,Martinho e Lurdes etoda sua família.Felicidades!

Parabéns a MarcoAntonio que completoumais um ano de vida noúltimo 18/10. Seus paisBia e Diego Salvan lhe

desejam muitasfelicidades!

“Está se sentindo vazio? Preencha esse espaço com solidariedade. Saia desse buraco. Há muita gente precisando de você.”

A equipe do Projeto de Inclusão Social do Idoso da 3ª02 da EEB“Monsenhor Bernardo Peters”, pede a sua colaboração para a campanhade arrecadação de alimentos destinados ao Abrigo dos Velhinhos de Tu-barão. A sua contribuição poderá ser em dinheiro (que será destinado àcompra de alimentos) ou alguns dos itens citados abaixo:

- Amido de milho- Farinha láctea- Neston

Para mais informações entrar em contato com as alunas Daiane e Lua-na ou na secretaria da Escola (048) 3625-0467. A coleta dos alimentosserá todas as quintas na Escola.

Desde já a equipe e o Abrigo dos Velhinhos agradecem a colaboraçãode todos.

ALUNOS SOLIDÁRIOSJUNTOS SEREMOS MAIS!

Page 10: Folha Maggio

10 Cultura 30 de Outubro de 2012

HISTÓRIA E CULTURA TREZEMAIENSELOCALIDADE: LAGEADO

EM FOCO

Entrevista realizada com o Sr. Rosalino Damiani

Coluna Cultural :Como surgiu a localida-de de Lageado e qual aorigem do nome?

Senhor Rosalino:Os primeiros moradoresforam os Souzas. Erammoradores próximo aigreja. O senhor Lucasde Souza, inclusive erao único farmacêutico dalocalidade e chegava afazer pequenas cirurgi-as, mas quando a coisaera mais grave ele envi-ava o paciente para Tu-barão para o único mé-dico existente na cidadeo doutor Otto.

O senhor Lucas tevevários filhos, criou netose sobrinhos e junto comele também morava umsenhor de Porto Alegreque era quem trazia osremédios para a farmá-cia e inclusive era estesenhor quem compravamandioca que era leva-da para Laguna.

Não havia estradascomo as de hoje em dia.Era só um caminho emque o carro de boi eraatolado e se levava umdia inteiro até chegar no

centro da cidade de Tu-barão para levar os man-timentos.

A farinha que era le-vada para o Porto deLaguna era feita de ca-noa pelo rio do Lageadoque chegava até o Ca-macho e de lá seguia emfrente até chegar ao seudestino.

Eram feito mutirõespara fazer e arrumar asestradas até São Cristo-vão. Faziam as estradaspor conta própria.

Antigamente haviamuita dificuldade paramorar aqui. Era umaépoca de muitas dificul-dades e de muita escas-sez e havia muita fome.Na roça tudo era feitobraçal, usando a enxadacom grande dificuldade.

No inicio havia aquiapenas quinze famíliasque conseguiram colo-car uma engenhoca parafazer farinha que era tra-balhado com bois e va-cas. Trabalhavam o diainteiro e a noite desman-chavam a mandioca. TioAlbino Damiani colo-cou um engenho de açú-

car.Meus avôs vieram da

Itália e escolheram estelugar porque encontra-ram aqui um lugar maisdesmatado e com gran-de dificuldade conse-guiram comprar um pe-daço de terra e começa-ram o cultivo de ramade mandioca.

Quando eu tinha oitoanos eu ia para a dou-trina na igreja e me lem-bro de que havia apenasuma estrada e tudo eraum brejo e tudo alaga-do.

Vieram uns gaúchospara plantar arroz. Pe-gavam seis bois “malu-cos”, bois não domesti-cados e colocavamnuma canga três emcada lado, uma pessoaia à frente dos bois eoutra ia atrás cuidandodo arado. A água ia pelojoelho daqueles ho-mens.

Na época da colhei-ta tudo era feito comuma foice à mão. Anti-gamente na Praça doLageado a festa duravao dia inteiro. Vinhampessoas de todos os lu-gares. Havia muito mo-vimento de pessoas an-dando, conversando,namorando.

Era um vaivém des-de a praça até o cubícu-lo. Era um local bemmovimentado. Haviasalão de festa, farmáciae mercado.

Alguns dos primei-ros moradores foram:Lucas Miguel, Abrão

Brunato, Alfredo Bor-ba, Zezinho de Freitas(dono do salão), JúlioVitoreti, Armado....

Hoje o Lageado regre-diu. A principal atividade

econômica é o cultivo dearroz, plantação de euca-lipto, granja de frango.

Muitas pessoas saíramdo nosso lugar e foramtrabalhar em outros esta-

dos e em outras cidadespela falta de emprego. Osalimentos são todos com-prados na cidade. Sãopoucos os que trabalhamna lavoura.

Page 11: Folha Maggio

11Geral30 de Outubro de 2012

Atleta trezemaiense é exemplo de superação

Atílio desde cedo pra-tica esportes. Iniciou nofutebol e jogou até os 45anos. Em 1887 começou apraticar o atletismo e jásão 26 anos praticandoesta modalidade. “Um diafui a Tubarão e vi um car-taz de uma corrida rústicae falei pra minha mulherque iria participar. Dispu-tei a corrida e ganhei o pri-meiro lugar. Depois dissonão parei mais”, afirma ocorredor.

Na casa da família Ca-legário há uma parede es-pecial onde preservam cer-ca de 800 premiações en-tre troféus e medalhas con-quistados durantes os 26anos de carreira do espor-tista.

O atleta já representouTreze de Maio em diver-sas corridas e maratonaspor todo o país. Participou14 vezes da corrida SãoSilvestre no Rio de Janei-ro e Rio Grande do Sul,maratonas em São Paulo,Curitiba, foram oito mara-tonas de 42 km cada. Em

O atleta trezemaiense Atílio Vieira Calegario de 72 anos é um exemplo de superação, saúde e disposição física

toda a trajetória como atle-ta, um dos momentos mar-cantes para Atílio foi par-ticipar do X CampeonatoSul americano de atletasveteranos em Mar Del Pla-ta na Argentina. “Foi emo-cionante participar de umcampeonato internacional.Eram 10 países participan-tes e conquistei a medalhade bronze representando o

Brasil e Treze de Maio”,relembra Atílio.

Em 2006 um grave aci-dente de moto marcou avida do atleta prejudican-do seu rendimento físico.De acordo com a filha docorredor, Morgana Cale-gario ele é um exemplo desuperação e determinação.“Quando aconteceu o aci-dente foi um choque. A

perna foi totalmente atin-gida e se não fosse o bomcondicionamento físico,meu pai teria perdido aperna. Pra mim é um gran-de orgulho vê-lo recupera-do”, relata.

Atílio ficou quase doisanos em recuperação. Atu-almente possui oito para-fusos na área da bacia ediversas cicatrizes na per-

na e joelho que tem difi-culdade de dobrar.

Apesar de todas as di-ficuldades, o esportistanão desistiu e deu a voltapor cima. “No dia do meuacidente estava indo praTubarão de moto comprarmateriais pra corrida deSão Silvestre. Tinha espe-rança e fé que iria me re-cuperar e consegui”, expli-ca.

Para manter a disposi-ção, Atílio treina de três aquatro vezes por semanaalém de cuidar da alimen-tação. “Corro perto decasa, na Lage, no Centrotoda a semana, faço de 10a 20 km”.

O corredor além de pra-ticar o esporte possui o tra-balho secular. “Faço por-que gosto e tenho o apoioda Prefeitura Municipal.

Eu me sinto muito feliz,faço com amor”.

O último troféu foiconquistado na 3ª CorridaRústica de Navegantes ga-nhando o 2º lugar. Aos 72anos, o veterano já está sepreparando para partici-par da corrida de São Sil-vestre deste ano. Logo emseguida, vai para a mara-tona do Rio de Janeiro.

“Hoje em dia os jo-vens são muito parados.Eu me cuido, tenho umaalimentação saudável,não fumo, não bebo. An-tes de uma maratona evi-to comer carne vermelhae consumo bastante ver-dura, frutas e carne bran-ca. A pessoa não podepensar negativo, tem quesempre pensar positivo,não desanimar e nem pa-rar”, conclui.

Page 12: Folha Maggio

12 Geral 30 de Outubro de 2012

Cooperjovem será implantado em Treze de MaioEncerrou nesta sexta

(26), a jornada de 24 ho-ras de capacitação dosprofissionais da educa-ção da Rede Municipal eEstadual de Treze deMaio envolvidos no pro-jeto Cooperjovem, quevai ser desenvolvido emparceria com a Coorsel.Os três dias de capacita-ção iniciaram na quarta-feira (25), e foi realizadano município de Orleans.

O projeto piloto serálançado no próximo anoe será implantado emdois núcleos municipais(Centro de EducaçãoMunicipal e GiácomoBez Fontana) e na E.E.B.Monsenhor Bernardo Pe-

ters.De acordo com a Di-

retora do CEM, AdrianeBez Fontana Margotti,esta capacitação foi a pri-meira, sendo que outradeverá ser realizada emdata ainda a ser definida,mas já elogia o projeto.“Esta primeira etapa decapacitação teve por ob-jetivo conhecer o progra-ma e planejar as açõesque serão desenvolvidasa cerca do projeto dentroda sala de aula”, disse.

Já a secretária muni-cipal de Educação, Mari-léia Burato de Pieri Bres-san comentou que a fun-ção das escolas dentrodeste projeto é dissemi-

nar a informação de coo-perativismo, acompa-nhando o desenvolvimen-to do projeto. “Nós apoia-

mos o projeto porque nos-sa ideia é que, unindo for-ças, podemos repassar aimportância do cooperati-

vismo para os alunos, prin-cipalmente porque as cri-anças e adolescentes têmmais receptividade para

receber informações, semreceio de ousar e aprender.Estão abertas para novida-des”, finalizou.

Semana saúde bucalA Secretaria Munici-

pal da Saúde de Treze deMaio, este ano em par-ceria com a SecretariaMunicipal de Educação,iniciou a Semana daSaúde Bucal nesta se-gunda (22). Segundo acoordenadora do progra-ma “Saúde Bucal” nomunicípio, a odontólogaLeila Guarezi Silva, ainiciativa, que se esten-de até o dia 26, tem porobjetivo este ano deconscientizar os alunosda rede municipal e es-tadual de ensino sobre aimportância da higienebucal, além de homena-gear a categoria, que co-memora o Dia do Den-tista no dia 25.

Durante a semana asequipes de saúde bucalestiveram realizando vá-

Idosos recebem visitantesUma tarde animada,

cheia de alegria e músicamarcou o encontro dosidosos do Grupo Amor eVida, de Treze de Maio,com o grupo da melhoridade do município de Ja-guaruna nesta quinta (18),nas novas instalações doCentro de Convivência. A

Hospital São Sebastião deTreze de Maio em números

No mês de Setembro o Hospital São Sebastião de Treze de Maio realizou as seguintes atividades:

1.201 Consultas de Urgência e Emergência;247 Internações/Observações;13 Cirurgias;103 Atendimentos (suturas, gessos, curativos e outros);989 Sinais Vitais Verificados;639 kg de Roupas, Lavadas e Passadas;1.550 Refeições;596 Comprimidos;2,5 Litros de Xarope;1.358 Injetáveis Aplicadas;433 Frascos de Soros;43 Metros de Fio para Sutura;120 Ataduras para Procedimen-tos;

Com estes números, o HospitalSão Sebastião vem mostrar a so-ciedade que desenvolve um tra-balho de qualidade, buscando ainda aperfeiçoar os seus atendimentos. E a dire-ção do hospital ainda agradece a todos os colaboradores que contribuem para ocrescimento do mesmo.

rias atividades educati-vas junto às crianças eadolescentes, que escla-receram suas dúvidasatravés das palestras, es-covação supervisionada,cartilhas, vídeos e outrosvários tipos de trabalhos,sempre relativos ao tema“Importância da SaúdeBucal”. Além das ativi-dades educativas houveainda entrega de kits desaúde bucal para os alu-nos.

“Nosso objetivo é le-var a todas as crianças aimportância da preven-ção, higienização daboca e a visita periódicaao dentista”, explicouLeila. Ela também infor-mou que a programaçãodeste ano abordou temascomo a cárie, uso pre-ventivo do flúor, técni-ca de escovação e a ne-cessidade de consultarum dentista regularmen-te.

visita faz parte de uma sé-rie de ações de integraçãovoltadas para a terceiraidade no município.

De acordo com a Pri-meira-Dama do municí-pio, Marilete FrancisconiCândido, esses encontrossão um diferencial para ogrupo. "Com estas visitas,

nossos idosos se sentemvalorizados, fazem novasamizades e também se di-vertem, já que o principalobjetivo é a troca de expe-riências, a integração so-cial e o compartilhamentode momentos de descon-tração entre os integrantesdos grupos", comentou.