folha maggio

12
Treze de Maio - - Ano 1 - Nº 16 15 de Janeiro de 2013 POLÍTICA Página 6 Câmara de vereadores devolve recursos à Prefeitura de Treze de Maio ESPORTE Página 11 Trezemaiense Ezequiel está nos planos do Braga de Portugal. Negócio está em avaliação Ex-prefeito Xela entrega as chaves do comando para Keke que já atua na Prefeitura de Treze de Maio Crise na avicultura continua: Preço da carne de frango aumenta Página 7 Página 12

Upload: folha-maggio

Post on 26-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ano 01 Edição 16

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Maggio

Tr eze de Maio - - Ano 1 - Nº 1615 de Janeiro de 2013

POLÍTICA

Página 6

Câmara de vereadoresdevolve recursos à

Prefeitura de Tr eze de Maio

ESPORTE

Página 11

Tr ezemaiense Ezequiel está nosplanos do Braga de Portugal.

Negócio está em avaliação

Ex-prefeito Xela entrega as chaves do comando paraKeke que já atua na Prefeitura de Tr eze de Maio

Crise na avicultura continua:Preço da carne de frango aumenta

Página 7

Página 12

Page 2: Folha Maggio

2 Política 15 de Janeiro de 2013

Folha Maggio CNPJ: 15.575.739/0001-07Endereço: Rua João Fragnani, nº 93, CentroTreze de Maio/SC - CEP: 88710-000Telefone: (48) 3625-0920Editora Chefe: Lysiê O. dos Santos / [email protected]

Diagramação: Fábio Julio Gonçalves / 9637-6952 - [email protected] Comercial: Maria Aparecida O. dos Santos [email protected]

Fotografia: Thamara O. dos Santos - [email protected]: Gilmar Recchia, Erica Borges, Daniela Teodoro, Paula Fregnani,Stela Guarezi, Valerio Nandi

Gráfica: Click Artes - Fone (48) 3438-1950 / e-mail: [email protected]

Tiragem: 1000 exemplares

Acesse o nosso site: folhamaggio.com.br

Chegou 2013Primeira edição do Folha Maggio do ano de 2013, seguindo firme para

o primeiro aniversário e vamos chegar lá. Desejamos que este seja um ano importante na vida de cada um. Va-

mos renovar nossas forças para fazer deste ano o melhor de todos. Cultivaramizades, buscar nossos sonhos, acreditar que todos são possíveis.

Após 8 anos sendo governado pelo Ex-Prefeito Xela, já estamos emnovo período com o Prefeito Keke. Assumiu dia primeiro, com missa naigreja matriz e cerimonial no centro de convivência Pedrinho S. Marcon.Muita gente prestigiou a posse do Keke e Nego, bem como de todos osvereadores e lotaram estes ambientes.

Ex-prefeito Xela sai de cabeça erguida, pela administração que fez dei-xando a prefeitura em dia com todas suas obrigações. Oposição esboçaalguma crítica ao valor investido no centro de convivência, mas isso ficano campo das especulações. O fato é que o ambiente está ai, e sendo bas-tante utilizado.

Prefeito Keke promete cumprir suas promessas de campanha, e se en-gajar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quer retribuir a con-fiança que o eleitor depositou em seu nome nas urnas. Desejamos sucessoao Prefeito e toda sua equipe.

Na câmara de vereadores nenhuma surpresa, Rosinei de Pieri Nogaredo(PSDB), vereador mais votado, foi eleito presidente da câmara para osprimeiros dois anos. Vereador Vanio Ghisi (PP) deve mesmo ir para o de-partamento jurídico da Prefeitura, subindo o primeiro suplente Demá (PP).O Prefeito está tentando puxar o vereador Antonio Frasson (PP) para umasecretaria, abrindo espaço assim para outro suplente Vitalino G. Nandi (PP)assumir uma vaga na câmara. Estes dois suplentes fariam então um rodíziocom outros dois suplentes, Menudo (PP) e Rogério Soratto (PSDB), já queValcírio Junior que também é suplente fica no departamento jurídico dacâmara e outro que também é suplente Jorge Nandi (PSD) assume umaassessoria na câmara e seu partido não comandará nenhuma secretaria. Aquestão é que para isso acontecer o PSDB teria que abrir mão da secretariade Obras ou de Agricultura, compensando com a de Educação. Resta saberse o PSDB concorda, já que indicou o Rogério Soratto para Obras, e mais,não tem nome disponível para secretaria de Educação.

Que os interesses da população seja colocado acima de interesses parti-culares. É o que desejamos.

E que nunca precisemos presenciar fatos de prefeito não entregando aschaves da Prefeitura e outros desmandos que vimos por este Brasil afora.

Parabéns cidadãos de Treze de Maio, que fazem deste, o melhor lugarde se viver.

Page 3: Folha Maggio

3Geral15 de Janeiro de 2013

CLASSIFICADOS

twitter.com/patricknandi

Um molho de chaves foi encontrado em frente aPapelaria Cinderela. O dono favor entrar em conta-to. Fone: 36250920

ACHADOS E PERDIDOSVende-se Buffet para sorvetes (bal-

cão em inox, refrigerado, 4 portas comentrada para 2 freezer, estufa para cas-quinhas, 3 cubas para caldas quentes e18 cubas para coberturas). Tratar fone:48-36250920

iPad 5 e novo iPad miniserão lançados em março

Uma versão ainda mais fina e leve do tablet da Apple está sendo preparadapara lançamento em março, de acordo com rumores de sites especializadosem tecnologia. O iPad 5 aproveitaria algumas inovações de design do iPadmini, lançado no início de novembro, para manter o ciclo de atualizações dosprodutos da gigante americana. iPad mini terá tela de retina - característicaconsiderada uma ausência sentida no tablet de 7 polegadas da Apple. Os lan-çamentos das novas versões desses tablets diminuiria consideravelmente o jácurto “ciclo de vida” dos produtos da empresa.

Postos à venda apenas no mês passado na maior parte dos países, os ta-blets ainda são muito recentes no mercado. A quarta e atual geração do iPadfoi lançada oito meses após a última versão, e a próxima pode surgir dentrode apenas cinco meses.

Março tem sido o mês habitual de lançamento de iPads pela Apple. Deacordo com o CNET, o siteMacotakara não apresenta as fontes das informa-ções prestadas, e não é possível afirmar se seria proveitoso para a companhia

anunciar um novo produto tão próximo do último lançamento.

Dilma: sem ciência e tecnologia nãoseremos uma nação desenvolvida

A presidenta Dilma Rousseff, no dia 18 de Dezembro de 2012, destacou aimportância do investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação,durante entrega da XXVI Edição do Prêmio Jovem Cientista, no Palácio doPlanalto. Para Dilma, sem o desenvolvimento dessas áreas, o Brasil não seráum país desenvolvido, que superou a pobreza e a miséria.

“Nós estamos diante da possibilidade de dar o grande salto na qualidadeda inovação e da ciência no nosso país. Salto fundamental parra elevar acompetitividade da nossa economia. Mas também para assegurar que o Bra-sil tenha, de fato, na década que estamos vivendo e nas seguintes, condiçõespara nos tornarmos uma grande nação de classe média. Sem ciência, tecnolo-gia e inovação, nós não seremos essa nação desenvolvida, e esse país que

sepultou em definitivo a pobreza extrema e a pobreza”, disse Dilma.

Empresário precisa ter salárioPara que uma empresa seja bem sucedida, é preciso seguir ao pé da letra o

“Princípio da Entidade”, ou seja, os sócios deverão separar totalmente seusgastos pessoais com as despesas da empresa.

É necessário assim estipular o Pró-labore que nada mais é que o saláriodo proprietário da empresa. Para determinar seu salário verifique quanto quevocê pagaria para que um administrador ou gerente realizasse suas funçõesatuais.

Gestão do tempoNo mundo em que vivemos, é imprescindível a organização de nosso tem-

po diante da cobrança de resultados e metas que precisamos cumprir. Por issocentralize seus compromissos, em uma agenda, no seu celular ou computa-dor. Com as tecnologias existentes hoje, é possível gerenciar as tarefas diári-as com qualidade.

Tr einamentoNo período de 21 à 23 de janeiro de 2013 será realizado na Associação

Empresarial em Criciúma o curso Aumento da Produtividade e Redução deDesperdícios em Processos Industriais, visando o conhecimento técnico re-ferente a ferramentas de qualidade e desenvolvimento de projetos de melho-ria contínua nas indústrias. Informações pelo fone 48 3461-0908 com Mirian.

Celular e a qualidade de vida no BrasilIndicador de um banco suíço determina a quantidade de horas que uma

pessoa precisa trabalhar para adquirir o celular Iphone, um dos mais vendidosno mundo. No Brasil, de acordo com este índice, os paulistas levam 106 ho-ras para adquirir o aparelho. Em comparação com Nova Iorque, nos EstadosUnidos, o celular custa em média 27 horas de trabalho. Os motivos para ocusto elevado em nosso país, segundo especialistas: burocracia, alta cargatributária e vias de transporte ineficiente.

“Seus clientes mais insatisfeitos são suamaior fonte de aprendizado.” (Bill Gates)

Foco em Negócios

Page 4: Folha Maggio

4 Saúde 15 de Janeiro de 2013

SAIBA COMO CUIDAR DO SEU CORAÇÃOPara quem não sabe, nosso

coração é um músculo que pre-cisa ser exercitado. Hoje mui-tas pessoas sofrem de algumproblema cardíaco e culpam oazar por isso, mas o que nãopercebem é que este problemaé fruto de maus hábitos de anosatrás. As doenças cardíacas eataques do coração são as mai-ores causas de mortes no mun-do, sendo responsáveis por 45%

Todos já devem terfalado ou escutado al-guém comentar sobre osbenefícios do Omega 3em nosso organismo.Este nada mais é queuma gordura polissatu-rada conhecida comogordura boa ou essenci-al para saúde. Este tipode gordura não pode serproduzida por nosso or-ganismo, mas pode seringerida na alimentação.O Omega 3 também pode ser encontrado em óleos vegetais, comoa linhaça, ou em peixes como salmão. Estudos mostram que esteóleo pode proporcionar vários benefícios como:· Redução de gordura localizada;· Redução do estresse;· Motivação;· Melhora da memória;· Diminuição dos níveis de triglicerides, ajudando a reduziras doenças do coração.

Fica aí uma boa opção para quem não adere aos peixes ouóleos de peixe em sua dieta.

de todas as mortes em países in-dustrializados, e até 25% em ou-tros.

Para que você entenda melhorpodemos citar vários exemplos,como o sedentarismo, já que aca-ba deixando o coração desprepa-rado para algumas situações quepodem exigir necessidade físicaou emocional. A pessoa que nãorealiza nenhum exercício físicotende a ser uma pessoa obesa, con-

sequentemente desenvolve hipertençãoarterial e acaba acumulando gorduraruim para seu organismo, como o LDL,conhecido como colesterol ruim.

Não podemos deixar de citar a ali-mentação, procurar sempre reduzir aquantidade de sal ingerida, dar preferên-cia a alimentos saudáveis e não indus-trializados e manter o peso ideal para seucorpo. Devemos também verificar o ní-vel de colesterol anualmente e saberadministrar o estresse do dia a dia.

SAIBA QUAIS OS SINTOMASQUE PODEM CARACTERIZAR

UM INFARTO:Desconforto no peito: sintoma clássicode ataque cardíaco;Tosse persistente: pode ser o resultadodo acúmulo de líquidos nos pulmões de-vido à insuficiência cardíaca;Tontura: a perda de consciência podeocorrer num ataque cardíaco;Fadiga: sentir-se muito cansado o tem-po todo pode indicar insuficiência cardíaca;Náusea ou falta de apetite: o inchaço abdominal causado pela retenção hídricapode indicar mau funcionamento do coração;Dor em outras partes do corpo: a dor pode começar no peito e se espalhar paraos ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula, ou no abdômen;Falta de ar: pode indicar também o início de um ataque cardíaco;Suor frio repentino;Inchaço: a insuficiência cardíaca pode causar retenção hídrica.Fraqueza extrema: pode ocorrer nos dias que antecedem um ataque cardíaco;

Caso tenha identificado alguns destes sintomas, maiores são as chances de apre-sentar um quadro de insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco.

CONHEÇA OSBENEFÍCIOS DO OMEGA 3

Page 5: Folha Maggio

5Geral15 de Janeiro de 2013

Em 2013 "cave poços"No livro de Genesis no capítulo vin-

te e seis nos relata uma parte da histó-ria de um homem chamado Isaque, fi-lho de Abraão que foi um dos patriar-cas da antiguidade e denominado paida fé. As escrituras sagradas conta quehouve uma grande fome na terra ondeele estava e ele partiu para uma outraterra chamada Gerar. Então o Senhorapareceu a Isaque e disse: "Não desçaao Egito; procure estabelecer-se na ter-ra que eu lhe indicar. Permaneça nestaterra mais um pouco, e eu estarei comvocê e o abençoarei. Porque a você e aseus descendentes darei todas estasterras e confirmarei o juramento quefiz a seu pai Abraão. Tornarei seus des-cendentes tão numerosos como as es-trelas do céu e lhes darei todas estasterras; e por meio da sua descendênciatodos os povos da terra serão abençoa-dos, porque Abraão me obedeceu eguardou meus preceitos, meus manda-mentos, meus decretos e minhas leis".Assim Isaque ficou em Gerar. Isaqueformou lavoura naquela terra e no mes-mo ano colheu a cem por um, porqueo Senhor o abençoou. O homem enri-queceu, e a sua riqueza continuou aaumentar, até que ficou riquíssimo.Possuía tantos rebanhos e servos queos filisteus o invejavam. Estes taparamtodos os poços que os servos deAbraão, pai de Isaque, tinham cavadona sua época, enchendo-os de terra.Então Abimeleque pediu a Isaque: "Saide nossa terra, pois já és poderoso de-mais para nós". Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar eali se estabeleceu. Isaque reabriu ospoços cavados no tempo de seu paiAbraão, os quais os filisteus fecharam

HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIOE POSSE DE ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES:

No dia 04/01/2013 a Policia Civil e Militar de Treze de Maio e Jaguaruna, cum-priram um Mandado de Prisão em desfavor de R.A.S., 25 anos, acusado de tentarmatar um homem de 27 anos, cuja prisão ocorreu no Morro do Taquari, localidadede São Sebastião em Treze de Maio. Após a prisão foram realizadas buscas na matapela arma de fogo utilizada no crime, sendo encontrado, escondido nos fundos daresidência do autor, um revolver calibre 38 Rossi com 21 munições intactas, ocasiãoem que ele também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e muni-ções, sendo encaminhado ao Presídio de Tubarão. O acusado é natural de Capão daCanoa/RS e por duas vezes tentou matar a vitima, a primeira vez ele foi à residênciada vitima, no último natal, no centro de Treze de Maio e, quando sacou da armapercebeu movimentação de populares, quando apenas desferiu uma "coronhada"na cabeça da vitima. No dia seguinte ele seguiu a vitima de moto até a localidade doRio Vargedo, abordando-a na ponte da divisa entre Treze de Maio e Morro da Fuma-ça, quando realizou um disparo em direção à cabeça da vitima, tendo esta se prote-gido com os braços, onde o projétil atingiu a mão, transfixando o braço. Em deses-pero a vítima jogou-se num riacho, enquanto o autor ainda realizou diversos tiros. Avitima deu entrada no hospital de Treze de Maio e, posteriormente, no hospital N.Sra. Da Conceição de Tubarão. Iniciadas as investigações, o autor foi identificado elocalizado, sendo requerido a sua prisão que foi prontamente deferida pelo juiz ecumprida na última sexta-feira. O autor possui passagens policiais por furto e envol-vimento com drogas. Um segundo suspeito, o A.D.S., 19 anos, natural de PraiaGrande/SC, que dirigia a moto do autor, também foi identificado e detido.

PLANTAÇÃO DE MACONHA:Por volta das 19:00 horas desta quinta-feira, policiais civis de Treze de Maio,

Sangão e Jaguaruna, investigavam o tráfico de drogas na localidade de Morro Gran-de, Sangão, quando encontraram plantado em meio a um matagal na Vila Paraná,diversos pés de maconha, alguns com quase um metro de comprimento. Os pés demaconha foram apreendidos e amostras serão encaminhados à pericia, sendo que,posteriormente, será instaurado inquérito policial para apurar os responsáveis pelocultivo.

DROGAS E OBJETOS DE PROCEDÊNCIASUSPEITA SÃO APREENDIDOS:

No centro de Jaguaruna policiais militares abordaram o veículo VW/Parati, pla-cas MES-7134 que estava indo para o Balneário Camacho, com quatro ocupantesem atitude suspeita. Ao realizarem a revista pessoal foi encontrado com dois adoles-centes dois torrões de maconha, sendo que no interior do veículo foi encontradouma roçadeira à gasolina marca Stihl FS 220 e várias roupas novas ainda com eti-quetas de preços e dois pares de tênis novos na caixa marca DG, objetos estes deprocedência suspeita. O motorista do veículo, A.D.J., 32 anos, possui várias passa-gens policiais, inclusive por envolvimento com arrombamento de caixa eletrônico,sendo que não portava documentação do veículo, motivo pelo qual este foi guincha-do. Os quatros sujeitos foram encaminhados à delegacia onde foram tomadas asmedidas previstas em lei. Investigações serão realizadas para apurar a procedênciados objetos apreendidos, vez que as informações prestadas pelos suspeitos foraminsuficientes.

TRAFICANTES PRESOS EM FLAGRANTE:Foram presos no Balneario Camacho, na noite de 31.12.2012, os indivíduos JCT

e PUAG e uma mulher CA. A prisão ocorreu após intenso serviço de investigaçãodesenvolvido pelo Setor de Investigação da Delegacia de Jaguaruna, pois informesdavam conta que JCT residente no município de Imbituba nos finais de semana sedirigia até Jaguaruna e região,mais precisamente no Balneário Camacho onde tam-bém possui residência de familiares, entregando quantidade considerável da drogapara "clientes" cativos.

No início da noite os policiais descobriram que JCT estaria se dirigindo atéJaguaruna onde possivelmente faria uma entrega. Diante da informação foi monta-da a operação para abordar o veículo ocupado pelo então investigado, veículo este jápreviamente identificado.

Por volta das 00h:30min, foi avistado o veículo do qual desceu a referida mulher,a qual abordada acabou admitindo que estava indo fazer a entrega da droga. Imedi-atamente foi abordado o veículo e preso JCT. Na sequência foi preso PUAG que seencontrava na casa de CA.

Participaram da operação policiais civis da delegacia de Jaguaruna, policiaismilitares de Jaguaruna e da Operação Veraneio, coordenados pelo Delegado JoãoAdolpho Fleury Castilho.

depois que Abraão morreu, e deu-lhesos mesmos nomes que seu pai lhes ti-nha dado. Os servos de Isaque cavaramno vale e descobriram um veio d'água.Mas os pastores de Gerar discutiramcom os pastores de Isaque, dizendo: "Aágua é nossa!" Por isso Isaque deu aopoço o nome de Eseque, porque discu-tiram por causa dele. Então os seus ser-vos cavaram outro poço, mas eles tam-bém discutiram por causa dele; por issoo chamou Sitna. Isaque mudou-se dalie cavou outro poço, e ninguém discutiupor causa dele. Deu-lhe o nome de Re-obote, dizendo: "Agora o Senhor nosabriu espaço e prosperaremos na terra".Dali Isaque foi para Berseba. Naquelanoite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eusou o Deus de seu pai Abraão. Não tema,porque estou com você; eu o abençoa-rei e multiplicarei os seus descenden-tes por amor ao meu servo Abraão". Isa-que construiu nesse lugar um altar e in-vocou o nome do Senhor. Ali armouacampamento, e os seus servos cavaramoutro poço.

Gênesis 26:2-25A água na teologia bíblica represen-

ta vida, bênção, sinal da presença deDeus, imagem da pessoa que se deixaconduzir por Deus e por sua graça. Seesforce para nunca ficar sem água.

A bênção do Senhor Deus todo po-deroso está sobre ti, não tenha medo dosinvejosos, quando entulharem teus "po-ços", desentulhe outra vez ou cave por-que sempre que tiveres uma atitude defé a água jorrará e te trará abundância.

Deus abençoe você e sua família!Pra. Maria Aparecida.

Page 6: Folha Maggio

6 Geral 15 de Janeiro de 2013

Câmara de vereadores devolverecursos ao executivo trezemaienseOs gastos ordenados da Câ-

mara Municipal de Vereadoresde Treze de Maio possibilita-ram a presidência, a devoluçãode 228.979,24 reais para o Exe-cutivo em 2012.

Segundo o vereador RosineiDe Pieri Nogaredo, presidentereeleito do legislativo munici-pal, o montante é resultado dasoma dos recursos provenientesda sobra de valor financeiro eorçamentário referente aos re-passes efetuados durante o ano.

Rosinei desenvolveu umagestão voltada para a contençãode despesas e transparência. Em2011 devolveu aos cofres públi-cos cerca de 134 mil reais, queforam revertidos em obras nomunicípio. Já em 2012 a Câma-ra repassou no mês de junho,cerca de 115 mil reais destina-dos ao calçamento da comuni-dade de São Roque. No final doano, foram devolvidos mais 114mil reais à Prefeitura. O mon-tante foi destinado à quitação daúltima parcela do salário dosfuncionários.

No total foram devolvidoscerca de 360 mil reais em doisanos, resultado que se destacaentre as Câmaras municipais daregião. “Nossa gestão na presi-dência da Câmara sempre pri-mou pela transparência, e nouso dos recursos financeirosnão podia ser diferente. Coor-denamos todas as despesas semsustos e prejuízos ao erário, so-brando ainda um saldo de qua-se R$ 230 mil que devolvemos

ao Executivo. Nos últimos anosreformamos toda a Câmara, in-vestimos bastante, mas semdesperdícios”, ressalta o vere-ador.

De acordo com o presiden-te, um dos fatores que contri-buíram foi a boa gestão e equi-pe reduzida. “Na Câmara traba-lhamos com um grupo reduzi-do de funcionários, mas de qua-lidade. Apesar disso, todos osvereadores dispõem de assesso-ria. Só tenho a agradecer ao tra-balho e dedicação do FabrisioBez Fontana que sempre foimuito competente e nos auxiliaem todo o tempo na Câmara. Amaioria das Câmaras não valo-riza o recurso público, mas nóspriorizamos andar na lei e va-lorizar a confiança da popula-ção”, explica.

No dia 1º de janeiro após asolenidade de posse do novopoder executivo e legislativo foieleita a nova Mesa Diretora da

Câmara. A disputa ocorreu en-tre duas chapas (01 e 02), a cha-pa 01 apresentou Rosinei No-garedo como presidente e a cha-pa 02 apresentou GiovaneRocha para o respectivocargo. A chapa 01 venceupor cinco votos a quatro,elegendo Rosinei Nogaredocomo Presidente para o bi-ênio 2013/2014. O cargo device-presidente ficou com overeador Eduaro Longo(PP), para 1º secretário fi-cou o vereador Jairo deSouza (PP) e 2º secretário,o vereador Antonio Frasson(PP).

De acordo com Rosinei,as expectativas para o plei-to são boas com o novo timede vereadores. “A popula-ção será bem representadacom esse novo time. Percebe-mos que os vereadores da opo-sição querem mudanças e seeles quiserem mostrar serviço,

e não simplesmente ser do con-tra, como muitos foram nosmandatos anteriores, às portasestarão abertas e com certeza

trabalharemos para o cresci-mento do município”, enfatiza.

Rosinei afirma que o Execu-tivo também está bem represen-

tado e que será parceiro naaprovação de projetos para odesenvolvimento da cidade.“Conheço o Keke há muito tem-po, um homem trabalhador,simples e não tenho dúvida dacompetência dele e do Nego.Estaremos juntos para fazer umbom trabalho”, declara.

Para 2013 o vereador já ela-bora projetos e requerimentossolicitados pela população queserão apresentados nas primei-ras sessões da Câmara. “Já te-mos alguns projetos, um delesé a questão da creche que va-mos cobrar do executivo. Con-versei com o Prefeito sobre aconstrução de casas popularese outras propostas que em fe-

vereiro e março já estarão nopapel”, afirma.

O vereador ressalta que aCâmara de Treze de Maio foiuma das únicas que não rea-justou o salário dos vereado-res. “Nosso salário não au-mentou, não ganhamos nadapor sessão extraordinária.Treze de Maio possui políti-cos sérios que não visam olucro próprio, mas o bem es-tar da população”, destaca.

A primeira sessão de 2013será realizada no dia 04 de fe-vereiro com os nove vereado-res eleitos. “Vou tentar pas-sar minha experiência aosmeus colegas. A política já me

proporcionou muitas coisasboas e vamos continuar traba-lhando com transparência e ho-nestidade”, conclui.

Page 7: Folha Maggio

Prefeito e vereadores tomamposse em Treze de Maio

7Geral15 de Janeiro de 2013

Ano novo, governo novo. Em Treze de Maio, 2013 já co-meçou com a posse do prefeito eleito Clésio Bardini de Biasi(PP), do vice-prefeito Agnaldo Carara (PSD) e demais verea-dores na terça-feira (01), em uma solenidade no Centro de Con-vivência Pedrinho Silvestro Marcon. A cerimônia foi prestigi-ada por autoridades, parentes dos empossados e sociedade ci-vil.

O evento se iniciou às 19 horas com uma missa na igrejamatriz São José e teve continuidade no referido Centro de Con-vivência. Na ocasião, os nove vereadores eleitos para o manda-to 2013/2016 entregaram as declarações de bens e seus diplo-mas.

Após isso, foi a vez do prefeito Clésio e o vice Agnaldo,que também entregaram as declarações de bens, seus diplomase leram o Termo de Posse e assinaram o livro de posse.

Durante o ritual da posse, o vereador Manoel Rodrigues,representante da bancada PMDB/PT fez um breve discurso agra-decendo a todos que os apoiaram pelo voto de confiança. “Va-mos fazer oposição sim, mas consciente e inteligente. Quere-mos manter uma relação de harmonia com o executivo e sere-mos vereadores atuantes”, afirmou o vereador, popularmenteconhecido como Nelinho.

Representando a bancada PP/PSDB/PSD, o vereador Jairode Souza também fez um breve discurso agradecendo a todos.“Sinto-me honrado em ser o vereador mais votado do meu par-tido. Nos comprometemos em fiscalizar e contribuir para umamaior qualidade de vida aos munícipes”, declarou Jairo.

Antes de entregar o cargo, o prefeito Arilton FrancisconiCândido fez uma breve retrospectiva de seus oito anos de man-dato, agradeceu a toda sua equipe pelo trabalho realizado eafirmou que deixou a cadeira de prefeito em boas mãos. “Clé-sio é uma pessoa simples e honesta, tenho certeza que ele, seuvice Agnaldo, bem como toda sua equipe farão um excelentetrabalho, dando continuidade em fazer de Treze de Maio umexemplo de administração pública para toda a região”, comen-tou.

Clésio fez um discurso se comprometendo com o governo eaproveitou para ratificar seus compromissos firmados em cam-panha onde todos, segundo ele, serão honrados como forma deagradecimento ao mandato que lhe foi outorgado democratica-mente pelo povo de Treze de Maio. “Neste mandato eu honra-rei fielmente o juramento que fiz de bem servir aos interessespolíticos e administrativos de Treze de Maio. Vamos continuarconstruindo uma nova cidade, compatível com as expectativasda população e com o perfil de um município economicamentepróspero e de uma cidade mais bela, mais humana e social-mente justa, então só temos a agradecer a esse povo maravilho-so e com certeza nosso município terá mais quatros anos demuita responsabilidade, prosperidade e trabalho”, discursou.

Após os discursos, foi eleita a nova Mesa Diretora da Câ-mara. Foram apresentadas duas chapas, sendo que a chapa 01foi vencedora por cinco votos a quatro, ficando o vereadorRosinei de Pieri Nogaredo como presidente para a gestão 2013/2014. A partir deste ano os vereadores a ocupar uma cadeira nacâmara são: Rosinei de Pieri Nogaredo (PSDB), Jairo de Sou-za (PP), Antônio Frasson Filho (PP), Vanio Ghisi (PP), Eduar-do Longo (PP), Zilberto Redivo (PMDB), Geovane João Ro-cha (PT), João Luiz Nandi (PMDB) e Manoel Ricardo Rodri-gues (PMDB).

Page 8: Folha Maggio

8 Geral 15 de Janeiro de 2013

Crédito fundiário temtaxa de juros reduzidas

Famílias catarinenses beneficiadas

Secretaria de Estado daAgricultura e da Pesca,executora do ProgramaNacional de Crédito Fun-diário (Pronaf) em SantaCatarina, informa que oConselho Monetário Naci-onal (CMN) aprovou, nasexta-feira, 4, a redução nataxa de juros para o Pro-naf, que passa de 5% para2%. Para os jovens rurais(de 18 a 29 anos) e as fa-mílias de agricultores emsituação de pobreza os ju-ros são ainda menores, 1%e 0,5% respectivamente,dando a estes agricultoresum tratamento igualitário,independente da região emque vivem.

A Resolução 4177 pre-

O Pronaf concede fi-nanciamentos aos agricul-tores familiares sem terraou com pequenas propri-edades para aquisição deterras. A política públicado Governo Federal emconvênio com Governodo Estado de Santa Cata-rina beneficia os agricul-tores e fornece subsídiospara que possam produzire prover o próprio susten-to.

No ano de 2012, fo-ram aprovadas 398 pro-postas pela Câmara Téc-nica Fundiária, para com-pra de imóveis rurais, eque representará a aplica-

vê, também, a universali-zação da assistência técni-ca e extensão rural (Ater),que passa a valer por cin-co anos para novos contra-tos, com um repasse de R$1.500 por beneficiário/ano. As medidas aprova-das foram publicadas nasegunda-feira (dia 7), noDiário Oficial da União epassam a vigorar em 1º deabril de 2013. As mudan-ças tornam o programamais atrativo e eficaz napromoção da sucessão ru-ral e no combate a pobre-za no campo.

O CMN aprovou aindaa Resolução 4178, que es-tabelece novas regras pararenegociação de dívidas

do PNCF, Banco da Terrae Cédula da Terra. A reso-lução possibilita aos con-tratos inadimplentes, em31/12/12, a renegociaçãode todas as parcelas ven-

cidas, a redução para 2%na taxa de juros e o alon-gamento do prazo de fi-nanciamento, permitindoaos agricultores familiarescom alguma pendência em

seus financiamentos pos-sam renegociar suas dívi-das e, dessa forma, voltema acessar as políticas pu-blicas de custeio e sociais.

Para ter direito as no-

vas condições o benefici-ário deverá fazer a adesãoao processo de renegocia-ção e apresentar a docu-mentação necessária até28 de março 2013, impre-terivelmente. A formaliza-ção e o pagamento daamortização tem prazo li-mite para 28 de junho des-te ano. No caso dos con-tratos adimplentes em 31/12/12, a redução da taxade juros será automática.A individualização doscontratos inadimplentespode se feita simultanea-mente à renegociação,mantendo inclusive osmesmos prazos para a ade-são e formalização do pro-cesso.

ção de um montante de R$30 milhões. Além da con-tratação da terra foram con-tratados projetos de inves-timento produtivo na linhado Pronaf A, sendo atendi-das 277 famílias, e, em vir-tude de desistências de be-neficiários dos imóveis fi-nanciados foram regulari-zadas 26 propriedades ru-rais por meio de transferên-cias na forma de assunçãode dívida.

Como normas de en-quadramento no Programa,o agricultor não pode terrenda líquida anual superi-or a R$ 15 mil e seu patri-mônio não pode ser supe-

rior a R$ 30 mil. Deve com-provar atividade agrícolade pelo menos 5 anos du-rante os últimos 15 anos e,por fim, não possuir paren-tesco em primeiro e segun-do grau com o vendedor doimóvel.

Desde seu início em1999, o Programa Nacionalde Crédito Fundiário bene-ficiou 11.319 agricultoresfamiliares em Santa Cata-rina. A operacionalizaçãodo Programa é feito em par-ceria entre a Secretaria deEstado da Agricultura e daPesca, Secretarias de De-senvolvimento Regional,Sindicatos Rurais e Epagri.

O que mudou no PNCF

Page 9: Folha Maggio

9Social15 de Janeiro de 2013

Que as tachas e Spikes estão super na moda,isso ninguém duvida não é mesmo? E agoraacreditem elas invadiram os sutiãs... Mas ecomo usá-los? As it-girls gringas usam porbaixo de blusas mais soltinhas. De ombro caí-do. Ou se você for corajosa o suficiente parausá-lo como top Croppedd, que, aliás, é outrasuper tendência para ser usado com saia, shortou calça de cintura alta. Aposte e inove...

Super Tendência ROCK- Sutiã de Spike

EVENTOS...

E quem soprouvelinhas no ultimo diado ano foi à belíssimaCarla Fregnani, no dia31/12/2012 a belacompletou mais umano de vida, além dascomemorações de boasvindas à 2013... Carladesejamos à vocêmuitas felicidades esucesso!

Parabéns aoEduardo J. DeBiasi... Futuro doTigre, quecompletou mais umano de vida no dia09/01/2013... Afamília deseja umFeliz Aniversário,repleto de alegrias erealizaçõesprofissionais.

Parabéns para osenhor IvanirVitorassi, quecomemorou maisum aniversário nodia 05/01/2012.São os votos deseus familiares eamigos. Muita paz,saúde erealizações.Parabéns!

O Grupo de jovens da Igreja Católica de Treze de Maio esteve presente naterça-feira dia 08/01/2012 na missa em Jaguaruna, onde apresentaram umlindo teatro... Teatro Leilão de uma Alma!

Desejamos muitasfelicidades aonosso queridoamigo Bico Doce,que comemoroumais um anode vida no dia03/01/2013, na fotocomemorando seuaniversário ao ladode sua família!FELICIDADES!

As belas da vez sãoPriscila Felipe eLuana Vitorassi,

curtindo a ultimanoite de sábado de

2012 em grandeestilo na PlaceBeach Club...

Eu costumo dizer quea amizade e o amor são

uns dos sentimentos maisbonitos do mundo, felizesos que possuem amigos,

na foto um exemplo deamizade para a vida

toda... Dayane Stenbach,Felipe Vieira, Éryca

Borges, CaroliniPerdoná, Mirella

Modolon. Reveillon 2013em Laguna.

O brinco que envolve toda aorelha, conhecido como EarCuff, ficou famoso através dacoleção da designer de jóiasfrancesa, Annelise Michelson,criadora do modelo de spikes. Omodelo evoluiu, pipocou empassarelas mundo a fora e ga-nhou fãs cheias de personalida-de por aí.

Para não deixar o visual pesado, é usado em somente uma orelha, na outra, obrinco pode ser uma jóia delicada que combine com a peça principal. Tambémpode dispensar colares. A regra é deixar o Ear Cuff brilhar sozinho!!!

Ear Cuff

Page 10: Folha Maggio

10 Cultura 15 de Janeiro de 2013

HISTORIA E CULTURATREZEMAIENSE

EM FOCO

LOCALIDADE: Linha Fragnani

Entr evista realizada com o senhor Edgar Preve Fragnani

Sr. Edgar: Os dados que tenho foram relatados por MárioFragnani. Nos anos de 1840, na longínqua Itália numa cidade-zinha chamada Villa Bartolomea, na província de Verona con-traíram matrimônio Antônio e Ana Fragnani.

Deste casamento tiveram cinco filhos. Entre eles, Basílioque casou-se com Angela Busoni.

Em 1878 chegou à Itália uma publicidade da América, prin-cipalmente do Brasil, que havia muitas terras para trabalhar ehavia gente encarregada do governo brasileiro para fazer estapublicidade e negociar a viagem dos italianos que queriam par-tir com destino ao Brasil.

Então este povo cansado de passar privações sem terra, semalimento, e sem dinheiro, começou a sonhar com a terra longín-qua no Brasil. No dia 10 de março 1877, estes imigrantes parti-ram da Itália, chegando ao Rio de Janeiro no dia 10 de abril, ummês depois.

Do Rio de janeiro foram transportados até Laguna, passan-do por Tubarão até Azambuja, sempre conduzidos pelo engenheiro Joaquim Vieira Ferreira e semprecantando “merica merica un bel mazzolino di fior”. Chegando a Azambuja no dia 28 de abril num total de291 pessoas e juntos fundaram a primeira colônia italiana no sul de Santa Catarina-Azambuja. Depois dealgum tempo a família Fragnani foi viver em Rio Santo Antônio. Lá cortavam as árvores, plantavammilho, arroz e feijão para não esquecer a Itália plantavam a uva e faziam o vinho.

O casal Basilio e Angela com muito sacrifício cortou a mata e preparavam a madeira para fazer ascasas e as estrebarias. Eles tiveram sete filhos e ajudaram a fundar Pedras Grandes.

Seus filhos casaram e cada um foi morar em lugares diferentes, sendo entre eles Mansueto, que casou-se com Maria de Pieri e foram morar em Treze de maio. Augusto casou-se com Luisa Modolon e tambémforam morar em Treze de Maio.

A Linha Fragnani, antes determinada linha Jesuíno Correia. A Linha Jesuíno Correia correspondia aVila Maria e a Linha Fragnani.

Por volta dos anos de 1915, já havia duas famílias moradoras na propriedade de Mário Fragnani,tratava-se de José e Antônio. O sobrenome é desconhecido, mas este logo se mudou para outras bandas.

Nesta época passou a residir nesta comunidade Luiz Margotti Vergínio Vitorassi e o seu irmão Augus-tinho Vitorassi, e próximo a Gruta residia Luíza Zamparati.

A casa de Luíza era de pau a pique. Conta a história, que quando ela tinha que viajar a noite ou demadrugada pelas picadas, pegava vários vagalumes e colocava em um vidro transparente, para servir delanterna e iluminar por onde tinha que passar.

Por volta de 1916, Mansueto Fragnani que residia em Rio Santo Antônio, fixou residência nestacomunidade e passou a residir ali também Domingos Bressan. O trabalho era derrubar mato a machado,enfrentando as cobras e outros perigos.

A lavoura era de milho, feijão, arroz, trigo e batata doce para engordar os porcos. Alguns possuíamvaca de leite para o sustento da família. O milho era debulhado a noite para não ocupar tempo de dia. Acolheita que se destinava ao comércio era transportada com ajuda de carro de boi até Tubarão, saindodaqui a tarde até o Morro do Formigão e ali pousavam no capim graxa. O produto era trocado pormercadorias da necessidade da família, como por exemplo, querosene, riscado para confeccionar ascalças, riscadinho para as camisas e tecidos para os lençóis.

Por volta de 1920 houve uma grande enchente, onde a água alcançou mais de um metro na residênciade Luiz Margotti, que teve que soltar os porcos do chiqueiro para que eles não se afogassem, e a famíliafoi se abrigar na casa de Mansueto Fragnani.

No ano de 1927, Mansueto passou a construir uma casa nova, pois a antiga era muito velha.As dificuldades da época eram muitas. A busca da água com balde na fonte que sempre ficavam longe

da casa, não existia energia elétrica, logo, usava-se lamparina de querosene e com essa pouca claridade asmulheres remendavam as roupas, e as crianças liam e escreviam.

As roupas eram lavadas no rio, onde se colocava o chamado lavador de madeira.Com muito trabalho foram criando a família e com as economias foram adquirindo terras para a

colocação de seus filhos. Primeiro adquiriram a terra de Luiz Margotti que dizia que tinha que sair dali, pois se ficasse iria

morrer de fome. Desta maneira, mudou-se para Gravatal. Um tempo depois compraram a terra quepertencia a Augustinho Vitorassi.

Por volta de 1930 a 1935, passou a morar nas proximidades da gruta, Paulo Mathiola.Em 1935 nasceu o senhor Mário Fragnani e por volta de 1940, com ajuda do genro Gildo Bez

Fontana, Mansueto Fragnani construiu um engenho de farinha de mandioca. Logo após, Gildo BezFontana e Antônio Boneli também construíram um engenho de farinha, no córrego que leva a gruta e aoEdgar. Nesta época, tudo era precário, pois tinha pouca água para mover os engenhos. O engenho deMansueto era o que tinha o maior volume de água. A mandioca era ralada com o ralador tocado a braço,o sovador era movido à tração animal, a prensa para enxugar a massa era movida a braço. A lavoura de

mandioca era sempre cultivada no morro, e deixavam as partes mais baixas para as pastagens. Onde nãochegava o carro de boi, era carregada a mandioca no balaio, nas costas e então levadas ao engenho.Otransporte de farinha era feito em carro de boi até a Estação Cocal ,onde passava o trem. Os compradoreseram Jaime e Agenor Búrigo.

Virginio Vitorassi também montou um mongiolo para pilar o arroz e o café. Cultivava-se, tambémcana para a produção de açúcar.

Sempre se tinha chácara de banana e no meio, pés de café, tudo para o sustento da família.Tambémpossuíam patos, marrecos, galinhas e gansos para a utilização de ovos e a carne para fazer o caldo e a sopa.As lavouras eram feitas longe de casa, até dois quilômetros de distância. Era feito uma barraca de palha,onde se abrigavam da chuva e faziam as refeições, os homens trabalhavam na roça e eram as mulheresencarregadas de levar os cestos com as refeições.

Outra estrada saía da Linha Fragnani para Boa Vista, aonde iam para a aula. Para ir para a igreja emTreze de Maio, a estrada não era diferente, iam de carro de boi, a cavalo ou a pé, levando os sapatos nasmãos, pois na época não tinha ponte para atravessar o rio, os carros de bois passavam por dentro e aspessoas iam a pé e passavam por uma pinguela de 3 metros de comprimento. Na altura da Cooperativaeram deixados os carros de bois, e calçado os sapatos para ir á igreja. Por volta de 1948, a famíliaMansueto resolveu mudar o engenho e colocá-lo a 200 metros abaixo para alcançar maior queda d´água.Foi comprado um motor a gasolina onde diminuiu o trabalho braçal. Por volta de 1950 os moradores sereuniram e construíram uma ponte próxima ao pórtico, denominada “ponte da preguiça”, que foi constru-ída com pá, enxada e picareta, auxiliado por arado puxado a boi. O primeiro caminhão a chegar a casa deMasueto para inaugurar a estrada foi de Gentil Bez Fontana, em um domingo de manhã e a família fez umalmoço em agradecimento.

Neste ano, a família Mansueto comprou um rádio. Em 1955 entrou na Linha Fragnani a lavoura defumo. José Medeiros adquiriu parte das terras de Maximiliano Nogaredi pertencentes à Linha Fragnani econstruiu três estufas de fumo. As lavouras de mandiocas foram desaparecendo, os engenhos foramdesativados, pois a lavoura de fumo tomou conta da economia durante 57 anos. Por volta de 1958,colocaram um gerador de energia, mas a água para mover o gerador era muito fraca, e as lâmpadas nãoclareavam o suficiente, mas melhorou, pois não precisavam mais de lamparinas a querosene. No ano de1974, deu uma enchente onde todos ficaram isolados sem ponte e sem estrada.

Neste ano também entrou a energia elétrica da CELESC, através da cooperativa de energia de Trezede Maio, este foi um grande passo, pois as famílias podiam comprar seus eletrodomésticos.

Nesta época as economias foram melhorando e cada família já poderia comprar um carro para usarpara negócio ou para passear. Em 1977, alguns moradores compraram tratores. Com o passar do tempo,cada um colocou uma ordenhadeira sofisticada, com oito jogos de teteiras, que aquece a água e leva tudoautomático. Edgar Fragnani também tinha uma estufa que derrubou e fez um casarão e colocou umalambique para a fabricação de cachaça, a famosa cachaça do Dega.

Na linha Fragnani o leite é uma das principais fontes de renda atualmente.É também um polo turístico onde através da iniciativa do senhor Edgar que com a ajuda das pessoas

construíram uma gruta, e uma escadaria e uma igreja, onde está sendo visitado por dezenas de pessoas. Aigreja foi construída com a doação do povo de Treze de Maio.

Foi construída uma avenida projetada pelo engenheiro civil Diogo Fragnani e Rangel Medeiros, e umestacionamento para 105 vagas. Tudo foi feito nos finais de semana, comenta o senhor Edgar Fragnani,que agradece a todos que de uma forma ou de outra contribuiu para que aquela Avenida fosse construída.

“Aqui nesta comunidade existe nascente de água mineral pura e é incrível que este recurso mineralnão seja explorado e levado para as casas da população, pois na maioria das localidades deste municípioestá ocorrendo problema de abastecimento de água.” Lamenta o senhor Edgar.

Na oportunidade ele nos relatou que nos últimos quatro anos, foi realizado muitos trabalhos peloCAEP, que conseguiram o terreno para a construção da Avenida. Já foi feito a drenagem da mesmacolocando os postes e o meio fio. Foi aberta uma rua atrás do barraco. A Avenida possui um canteirocentral toda florida. Tudo isto só foi possível com doações e ajuda de todos.

Coluna cultural: Como surgiu alocalidade de Linha Fragnani?

Edgar Preve Fragnani

Page 11: Folha Maggio

11Esportes15 de Janeiro de 2013

Ezequiel está a poucos passos de sertransferindo ao futebol português

Ezequiel Jacinto De Bi-asi, 19 anos, atua como la-teral direito do Criciúma.Em maio de 2012 iniciousua caminhada como pro-fissional no CampeonatoBrasileiro da Série B. Nasua primeira temporadaparticipou de 18 jogos ga-nhando destaque entre otime. “Pra mim foi muitobom iniciar a carreira comoprofissional já na Série B,foi um ano proveitoso”,afirma.

Tudo se encaminhapara que o lateral-direitoEzequiel deixe o Heriber-to Hülse e cruze o OceanoAtlântico. O time catari-

Lateral-direito do Criciúma fala sobre expectativas e projetos para 2013

nense aguarda os últimosdetalhes para anunciar deforma oficial o empréstimodo atleta ao Braga, de Por-tugal. Faltam apenas deta-lhes para concluir a nego-ciação. A informação dointeresse do time portugu-ês, pelo prata da casa tri-color, foi confirmada pelogerente de futebol RodrigoPastana.

“Existe o interesse doBraga, de Portugal. Esta-mos analisando a propos-ta”, admite Pastana. Com achegada do lateraldireito Sueliton ao estádioHeriberto Hülse, e a con-tratação de Diego Renan,do Cruzeiro, que tambématua na posição, aumentamas chances de Ezequiel es-tar deixando o Tigre.

De acordo com o pai eatual empresário de Eze-quiel, Clesio Bardini DeBiasi, a proposta será ana-lisada priorizando o melhorpara o atleta. Enquantoisso, Ezequiel treina nor-malmente com os demaiscolegas na pré-temporadano estádio Heriberto Hül-

se.Após oito anos afasta-

dos da elite do futebol na-cional, o Criciúma garan-tiu sua vaga na Série A de2013. Com a conquista dotítulo, torcedores convictoslotam as arquibancadaspara assistir os jogos, au-mentando assim a venda deacessórios e adereços. Al-guns chegam a partir paraa agressão, como foi regis-trado na disputa entre o Ti-gre e o Avaí.

Segundo Ezequiel a co-brança da torcida é válida.“Agora estamos em outropatamar, a torcida já come-ça a cobrar, mas a cobran-ça é válida e deixa a genteaté mais motivado para jo-gar.”, declara.

O atleta tem contratocom o Criciúma até 2015.O time participa do Cam-peonato Catarinense de2013. A primeira batalhaserá no dia 20 de janeirocontra o Camburiú.

O futebol é uma paixãonacional e através da mo-dalidade muitas entidadescarentes foram beneficia-

das. Com o sentimento desolidariedade, jogadores dediferentes clubes se reuni-ram com o intuito de aju-dar a quem precisa. Ezequi-el já participou de três jo-gos beneficentes em 2012.O último foi o jogo das es-trelas em Tubarão. Organi-zado pelo jornalista Pauli-nho Sachetti e o jogadorRenan Bressan da Bielo-russia. O evento arrecadou2,3 toneladas de alimentos.“É gratificante participardeste ato de solidariedade,é um ato simples que vaiajudar a muitos”, diz.

Ezequiel por onde pas-sa leva o nome de Treze deMaio, não esquecendo desuas raízes. “O pessoal daregião conhece Treze deMaio e aqueles que aindanão vieram tem vontade deconhecer. No site coloca-ram que eu era de Tubarão,mas assim que vi já pedipra trocar, pois sou de Tre-ze de Maio com muito or-gulho”, declara.

O gosto pelo futebolvem de família e o irmãode Ezequiel, Eduardo Ja-

cinto De Biasi vem se des-tacando no juvenil do Cri-ciúma. “Ele se dedica mui-to, é esforçado, não tenhodúvida que vai conseguirchegar como titular”, afir-ma.

De acordo com Ezequi-el, para 2013 a meta é soli-dificar a carreira como pro-

fissional. “Meu projeto éme firmar bem como pro-fissional. Não sei fazer ou-tra coisa, é uma alegria tra-balhar no que eu gosto,faço com prazer. O come-ço foi difícil, mas o segre-do é não desistir dos so-nhos, que na hora certa agente conquista”, conclui.

Page 12: Folha Maggio

12 Geral 15 de Janeiro de 2013

Calor intenso provoca perda de maisde 16 mil frangos em Treze de MaioA produção de carne

de frango passa por ummomento muito difícil.Há empresas fechando,criadores que estão semreceber e, em alguns ca-sos, aves morrendo defome. Esse cenário decrise transformou mui-tas granjas de Treze deMaio e região em cemi-térios de frangos.

A crise, mais intensana região, afetou todo osetor. Um dos motivosfoi o calor intenso ocor-rido no final do ano de2012 que provocou amorte de mais de 16 milf rangos em Treze deMaio.

De acordo com a ve-terinária do Icasa Rena-ta Gaspar que atua jun-to a Epagri e a Secreta-ria de Agricultura do Es-tado, os avicultores de-vem ficar atentos com asmudanças de temperatu-ras para não perder maisfrangos. “A temperaturaideal é de 26, 27 ºC, masno final do ano foramregistrados temperatu-ras de até 39ºC dentrodos aviários, o que pro-vocou a perda de maisde 16 mil frangos emTreze de Maio. Foi umconjunto de fatores, osfrangos estavam quaseprontos para o abate,eram machos, tudo con-tribuiu”, afirma.

A veterinária aconse-lha aos produtores a

acatarem a orientaçãodos técnicos para nãosofrerem mais perdas.“O calor excessivo pre-judica as aves. Uma dasorientações é em dias demuito calor, subir os co-medouros, evitar que asaves se alimentem nes-te período. Também po-dem melhorar a estrutu-ra com isolamentos.Tem que se prevenir,pois o clima está muitodesajustado e sempreacatar tudo o que os téc-nicos orientam”, decla-ra.

Com as transaçõesentre as empresas, al-guns avicultores estão

sem receber os últimoslotes, passando por umacrise. Segundo o avicul-tor Valmor Viel Filho, aempresa Tramonto jáentrou em contato e secomprometeu em saldara dívida. “Estamos semreceber os dois últimoslotes, mas a empresa fa-lou que irá pagar em trêsparcelas. Estavamoscom o aviário vazio atéagora”, relata.

Segundo o produtor,alguns vizinhos que alo-jaram frangos perderammais de três mil , emfunção do forte calorocorrido no natal.

Com a crise no setor,

o consumidor já sente a

alta do preço da carne nomercado. A carne defrango está cerca de15% mais cara e a ten-dência é aumentar mais.Em 2013 será o ano deoscilações e mudançasno cenário da avicultu-ra. “Quem pensa em in-vestir em frango é bomesperar pra ver como vaificar a situação das em-presas e a safra do mi-lho. Para aqueles comoeu que já investiram, ojeito é trabalhar bastan-te para tentar recuperaro que foi perdido”, ex-

plica o avicultor ValmorViel.

Os avicultores pas-sam por momentos difí-ceis desde o último se-mestre com a alta nopreço do milho que fezsubir o custo da raçãoem mais de 40%. O mi-lho e a soja, que repre-sentam cerca de 70%dos custos de produçãodas aves, precisam via-jar do Centro-Oeste atéSanta Catar ina paraabastecer os produtoreslocais e chegam até40% mais caros porconta da viagem.

O frete de cada sacade grãos que vem doMato Grosso do Sul edo Paraná chega a ser de10,00 reais, ou seja, opreço do milho acabadobrando por causa do

frete. Além do custoadicional com a comprade insumos de outrosestados, Santa Catarinatambém é penalizadapela questão logística.Como o principal poloprodutor fica no Oestedo estado, há a dificul-dade em escoar a cargapor via rodoviária. Aprincipal estrada de liga-ção da região com o li-toral, a BR-282, já estásobrecarregada com ovai e vem de caminhõesque levam o produto aosportos. A soma de fato-

res levou algumas em-presas a falência com-prometendo a produçãono Estado.

A companhia JBSanunciou que assinoutermo de compromissopara adquirir a Agrovê-neto, empresa catarinen-se especializada em car-ne de frango, por R$ 128milhões. A Agrovêneto éuma empresa especi-alizada em carne de fran-go, instalada no municí-pio de Nova Veneza,Santa Catarina, com ca-pacidade diária para pro-cessar 140 mil aves, ven-didas no Brasil e no ex-terior. “A aquisição daAgrovêneto complemen-ta o negócio da JBS nosegmento de aves noBrasil”, disse o comuni-cado do grupo, que é omaior processador deproteína animal do mun-do. A nova unidade seráincorporada à JBS Aves,que passa a ter quatrounidades neste setor noBrasil, com uma capaci-dade de processamentode 1,34 milhão de avespor dia. Além da Agro-vêneto, a JBS tambémestá em negociação coma empresa Tramonto quenão disponibilizou mai-ores detalhes. Apesar dasdificuldades, a produçãode aves catarinenses ain-da é forte. Santa Catari-na mantém o posto deprincipal exportador en-tre os demais estadosbrasileiros. Segundo da-dos da União Brasileirada Avicultura (Ubabef),Santa Catarina tem maisde 10 mil avicultoresproduzindo num setorque emprega diretamen-te 40 mil pessoas, e in-diretamente, mais de 80mil trabalhadores. A ati-vidade por aqui é res-ponsável por 2,5% daprodução em todo omundo e detém 8% dosnegócios mundiais defrangos, com destaqueem vendas para Europa,Oriente Médio e Japão.

Segundo o o avicultor Valmor Viel Filho, alguns vizinhos que alojaram frangosperderam mais de três mil, em função do forte calor ocorrido no natal

A empresa Tramontojá entrou em contatoe se comprometeu em

saldar a dívida.afirmou o avicultorValmor Viel Filho