folha da cana nº 39 - novembro 2012

8
Folha da Cana DELTA SUCROENERGIA INFORMATIVO DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 01 Nasce a Delta Sucroenergia Os sócios da Usina Caeté S/A, do Grupo Carlos Lyra consolidaram em 04 de outubro de 2012 a cisão de- finitiva do grupo, que envolveu as usinas de Minas Gerais e Alagoas. O processo deu origem a duas empresas distintas com operações independentes societariamente, operacionalmente e financeiramen- te. Em Minas Gerais, o grupo passa a se chamar DELTA SUCROENERGIA. A separação das operações trará maior autonomia para ampliar com solidez a atuação das unidades que passam a ser administradas de forma independente pelos irmãos Elizabe- th (com o controle das unidades do Nordeste) e Robert Lyra (responsável pelas unidades do Sudeste). A nova marca DELTA SUCROE- NERGIA passa a responder pelas unidades localizadas no Triângulo Mineiro: Delta na cidade de Delta/ MG, Volta Grande em Conceição das Alagoas/MG e Conquista de Minas localizada na cidade de Con- quista/MG. Juntas estas unidades represen- DESTAQUE Ano V • N°39 • Novembro 2012 tam a maior produção canavieira do estado de Minas Gerais, com uma moagem prevista para esta sa- fra de 9,3 milhões de toneladas. A DELTA SUCROENERGIA já nas- ce com valores e planos para o fu- turo sem perder o legado de uma história de sucesso. Dando conti- nuidade a qualidade dos produtos e no foco da inovação, a valoriza- ção das pessoas, a defesa pelo meio ambiente e a postura sempre guia- da pela sustentabilidade”, afirma o presidente do grupo, Robert Lyra.

Upload: delta-sucroenergia

Post on 25-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha da Cana é uma publicação do departamento de Comunicação e Marketing da Delta Sucroenergia. Email para contato: [email protected]

TRANSCRIPT

FolhadaCanaDELTA SUCROENERGIA

I N F O R M A T I V O

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 01

Nasce a Delta Sucroenergia

Os sócios da Usina Caeté S/A, do Grupo Carlos Lyra consolidaram em 04 de outubro de 2012 a cisão de-finitiva do grupo, que envolveu as usinas de Minas Gerais e Alagoas.

O processo deu origem a duas empresas distintas com operações independentes societariamente, operacionalmente e financeiramen-te. Em Minas Gerais, o grupo passa a se chamar DELTA SUCROENERGIA.

A separação das operações trará maior autonomia para ampliar com solidez a atuação das unidades que

passam a ser administradas de forma independente pelos irmãos Elizabe-th (com o controle das unidades do Nordeste) e Robert Lyra (responsável pelas unidades do Sudeste).

A nova marca DELTA SUCROE-NERGIA passa a responder pelas unidades localizadas no Triângulo Mineiro: Delta na cidade de Delta/MG, Volta Grande em Conceição das Alagoas/MG e Conquista de Minas localizada na cidade de Con-quista/MG.

Juntas estas unidades represen-

DESTAQUE

Ano V • N°39 • Novembro 2012

tam a maior produção canavieira do estado de Minas Gerais, com uma moagem prevista para esta sa-fra de 9,3 milhões de toneladas.

A DELTA SUCROENERGIA já nas-ce com valores e planos para o fu-turo sem perder o legado de uma história de sucesso. Dando conti-nuidade a qualidade dos produtos e no foco da inovação, a valoriza-ção das pessoas, a defesa pelo meio ambiente e a postura sempre guia-da pela sustentabilidade”, afirma o presidente do grupo, Robert Lyra.

ExpedienteColaboração Comitê de Comunicação Interna: Aline Gonçalves (Administração), Ana Paula Alves (Comunicação), Camilla La-zak (Comunicação), Dilma Ferreira (Susten-tabilidade), Eudenice Lourdes Melo (Agríco-la), Fabiana Franco (Gestão da Qualidade), Guy Georges (Administração), Hudson Ma-cedo (Sesmt), Karina Borges (RH), Louren-ço Sena (Comunicação), Lucilene Ferreira (Gestão da Qualidade), Mariângela Amaral (RH), Robson Pacheco (Agrícola), Robson Trida (Sesmt), Samarone Pereira (Gestão de Projetos) e Úrsula Alves (RH).Colaborou com esta edição: Lorena Leite (Administração Industrial).

Impressão: 3.000 exemplaresGráfica e Embalagens W/S Ltda.

Folha da Cana é uma publicação do Departamento de Comunicação da Delta SucroenergiaAssessora de comunicação: Camilla LazakRelações Públicas responsável:Lourenço SenaProjeto gráfico: Ana Paula AlvesFone:(34)[email protected]

Conheça a nova marcaA Mudança

A vida nos traz mudanças o tem-po inteiro e cabe a nós transformá-las em oportunidades. É com esse pensamento que foi preparada a mu-dança: a Caeté Sudeste passa a ser in-dependente da Caeté Nordeste, ado-

DESTAQUE

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 02

A Marca

Delta é a quarta letra do alfabeto grego e simbolizada por um triângu-lo, um elemento cheio de significados e tão rico quanto a própria cana. O formato do símbolo remete à bandeira mineira e a folha de cana assim como as cores representam a região, o verde, a origem da matéria prima e a sustentabilidade ambiental.

tando o nome Delta Sucroenergia. Esse é o caminho natural de uma

história que começou quando o grande potencial de Minas Gerais chamou a atenção e o grupo inves-tiu nessa região. A parceria deu tão certo, que dentro do estado, o gru-po tem a maior moagem de cana de

açúcar e a liderança das vendas no segmento de açúcar cristal.

Essa região se tornou a menina dos olhos, e essa mudança irá apro-ximar ainda mais esse mercado, permitindo adaptar a realidade ao contexto geográfico e humano que atuamos.

O nome

Mais que uma referência à Delta/MG, cidade que sediará a matriz, a escolha do nome é o reconhecimento da empresa ao Triângulo Mineiro que recebeu o grupo e proporcionou felicidades desde a implantação da unidade Volta Gran-de, depois com a unidade Delta e que se reafirmou com a unidade Conquista de Minas. Delta é um novo nome, mas que carrega todos os nossos valores.

Fique por dentro das políticas de qualidade

Política de Segurança de AlimentosA Delta Sucroenergia – Unidade Volta Grande produtora de açúcar

e etanol, assume o compromisso em:• Atender os requisitos legais, regulamentares, estatutários e dos

clientes, aplicáveis a segurança dos alimentos. • Oferecer produtos livres de contaminação aos nossos clientes.• Comunicar ao longo da cadeia produtiva de alimentos os aspectos

relevantes de segurança de alimentos. • Implementar melhoria contínua em seus processos e produtos.

Política de QualidadeProduzir com qualidade, de modo sustentável, Açúcar, Álcool, Ele-

tricidade e outros derivados da cana-de-açúcar, dentro das especifi-cações exigidas pelo mercado, satisfazendo o cliente, aprimorando os processos, produtos e colaboradores e buscando a melhoria contínua na eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Conhecer nossas atividades, saber mais sobre nossos produtos e ver como funciona a gestão da qualidade de nossa empresa é fundamental. Para isso, nesta edição você verá saberá um pouco mais sobre a política de qualidade e a política de segurança alimentar.

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 03

Usina realiza semana do trânsito

Aconteceu nos dias 01 a 07 de Outubro, a semana de trânsito da Delta Sucroenergia, com o tema “A vida em primeiro lugar”. A inicia-tiva da usina contou com o apoio da CIPA e CIPATR e teve o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre os danos que a falta de segu-rança no trânsito podem trazer à so-ciedade colocando em risco muitas vidas, tanto dos motoristas quanto dos pedestres que por elas circulam.

Durante toda semana, cerca de 7 mil colaboradores puderam parti-cipar das atividades voltadas para a conscientização no trânsito. Dentre as atividades realizadas, diversas pa-

GIRO PELA USINA

lestras foram dadas por colaborado-res que compõe a CIPA e a CIPATR.

No intervalo do almoço, no refei-tório, cada dia um colaborador de um determinado setor repassava estatís-ticas e números de morte no trânsito para os colaboradores presentes.

Na unidade Volta Grande, foram realizadas blitz com os motoristas, com o intuito de alertar sobre a im-portância do uso do cinto de segu-rança e orientando os mesmos a não usarem o celular enquanto dirigem.

Nas três unidades, toda a frota de ônibus que transportam os cola-boradores também passou por uma blitz, onde os colaboradores foram

orientados a usarem o cinto de se-gurança durante todo o trajeto.

Em parceria com o DETRAN, também foi realizada a exposição de carros batidos em vários pontos estratégicos das usinas, com frases de conscientização. Os locais de ex-posição dos veículos forma visita-dos durante toda a semana.

A campanha interna da Delta Su-croenergia referente a semana do trânsito, foi feita com os próprios co-laboradores, gestores e motoristas que foram fotografados utilizando o cinto de segurança, reafirmando a importância do uso do mesmo.

Christiano Ferreira de Freitas, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Delta Sucroenergia.“Anualmente, aproximadamente dois milhões de pessoas morrem vítimas do trânsito. Os principais fa-tores são o comportamento inseguro e o excesso de velocidade. Nesta semana, concentramos esforços para conscientização dos condutores e usuários de veículos. Verificamos que as pessoas se sensibilizaram com a campanha, porém é necessária uma mudança de comportamento. É preciso lembrar que os aci-dentes também podem acontecer com a gente e precisamos fazer a nossa parte para evitar ou minimizar os efeitos. Agradecemos a participação da CIPA e CIPATR que teve um papel muito atuante nesta semana além de todos os colaboradores que contribuíram para o sucesso desta importante campanha”.

Usina forma 111 alunos pelo Prosa e Qualificação Profissional

A Delta Sucroenergia realizou no dia 18 de Outubro, no Centro de Cul-tura José Maria Barra, em Uberaba, a solenidade de formatura de 111 jo-vens qualificados no Prosa – Progra-ma Social de Alfabetização e Educa-ção de Adultos e também alunos da 2ª turma do Programa de Qualificação Profissional dos cursos de Mecânico de Máquinas Agrícolas e de Eletricista Automotivo.

O PROSA é uma iniciativa da usina que proporciona o acesso ao estudo para mais de 400 colaboradores. Em 2011, foram implantadas 3 telessalas nas unidades Delta e Volta Grande, fa-cilitando ainda mais o acesso à educa-ção aos colaboradores que trabalham em turnos. Nesta modalidade, 94 co-laboradores fazem os cursos do ensi-no fundamental e médio diariamente

no local de trabalho. O Programa de Qualificação Pro-

fissional formou sua segunda turma, ao todo 100 jovens entre 18 e 24 anos tiveram a oportunidade do primeiro emprego e concluíram os cursos profis-sionalizantes de Mecânico de Máquinas Agrícolas e Eletricista Automotivo.

Estiveram presentes na solenida-de, João Carlos França Diegues (Dire-tor da Escola Sesi), Altemir Rôso (Pre-sidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande), além dos representan-tes da Delta Sucroenergia, como o gerente corporativo agrícola Augus-to Vasconcelos, o gerente corporati-vo industrial Willams Luz, o gerente de controladoria Wellington Moraes, o coordenador de manutenção au-tomotiva da unidade Volta Grande Denilson de Almeida Cavalcanti e a

DESTAQUE

assistente social Marisa Benoti que foi paraninfa da turma de ensino fun-damental e médio do Prosa.

Durante os pronunciamentos da formatura, a paraninfa da turma do Prosa, Marisa Benoti ressaltou a emo-ção de ver todos os formandos ali. “É com muita emoção que posso dizer que vocês conseguiram vencer mais esta etapa da vida, que trará bons fru-tos na vida profissional”.

O paraninfo da turma de Quali-ficação Profissional, professor Leo-nardo Correa Ribeiro, agradeceu a parceria com a usina. “A Delta Su-croenergia incentiva os estudos e a qualificação profissional para seus colaboradores, valorizando e dando oportunidade a todos. Estou muito feliz em vê-los aqui hoje comemo-rando mais esta conquista”.

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 04

Mesa de honra

FormandosHomenagem dos formandos para uma pessoa especial

Entrada dos formandos

Entressafra: hora da manutenção

GIRO PELA USINA

Setor de Meio Ambiente tem nova equipe

Conheça a nova equipe que compõe o setor de Meio Ambiente da Delta Sucroenergia sob a coor-denação de Fabiana Silva Franco.

A entressafra é um período no qual a usina paralisa sua produção por cer-ca de 3 a 4 meses, visando a matura-ção da cana de açúcar e a manutenção de seus equipamentos e máquinas no parque industrial.

Em dezembro entraremos neste período, que se prolongará até mar-ço de 2013, uma nova etapa em que nossas equipes de manutenção jun-tamente com todos os colaboradores entram em ação para tradicionalmen-te, realizar devidas manutenções em equipamentos, garantindo uma me-

lhor eficiência industrial, mantendo as condições operacionais destes e assim, eliminando intervenções corretivas desnecessárias no período de safra. Durante a safra, a usina trabalha em torno de 8 a 9 meses, durante 24 horas por dia, com máquinas operando sem parar, sofrendo maiores desgastes. As-sim, um bom trabalho preventivo deve ser realizado na entressafra.

A dedicação e empenho de todos os funcionários envolvidos são de extre-ma importância, pois estas atividades comprometem toda a produção que

está por vir, envolvendo principalmen-te custos, já que a quebra de um equi-pamento durante o período de safra representa maior prejuízo para a usina, e até benefícios aos colaboradores, que ganham com uma boa produção. O me-nor período de entressafra que vamos dispor requer uma manutenção eficaz e bem direcionada, com um maior apro-veitamento do tempo, realizando ações baseadas em informações concretas obtidas a partir de inspeções, vistorias completas, análises de espessuras, aná-lises de vibrações entre outros.

Williams Luz - Gerente Corporativo Industrial

“Na entressafra todas as atenções são voltadas para a manutenção. A eficiência neste período é um grande passo para a realização dos objetivos e metas durante a safra. A pró-xima entressafra será curta, por isso estamos trabalhando no planejamento utilizando ferramentas e sistemas de medições para atender o cronograma, melhorar a qualidade e maximizar a aplicação dos recursos.”

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 05

Mirella dos Santos, Ioli Ramos, Fernando Rossi, Janiel Lopes de Oliveira, Fabiana Franco, Matheus Bellini, Jose Egildo da S. Sousa, Nei Costa da Silva

Equipe da unidade Volta GrandeEquipe da unidade Delta

Siamig e Senar realizam curso

Nos dias 15 a 19 de Outubro, foi realizada a terceira etapa do curso operador de colhedeira de cana de açúcar e aplicação de agrotóxico, com o objetivo de fomentar multi-plicadores internos, capacitando-os

para treinar outros colaboradores, desenvolvendo não só as pessoas, mas também a organização. O curso é uma parceria com iamig (Associa-ção das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) e o Senar (Serviço

TREINAMENTOS

Nacional de Aprendizagem Rural), ao todo foram capacitados 17 pes-soas de usinas da região que são associadas à Siamig, desse total três pessoas capacitadas pertecem à Delta Sucroenergia.

Usina recebe treinamento de liderança

Aconteceu nos dias 01 a 05 e 20 de outubro, o treinamento para de-senvolvimento da Liderança, minis-trado por Celso Rodrigues e Célia Lopes da consultoria Nucleo Geos e teve como tema: Gestão Orgânica – Liderança para Resultados.

O treinamento faz parte da filosofia

Gestão Orgânica que alinha as práticas de gestão e apoia o MPT (Manutenção Produtiva Total), que atualmente em de-senvolvimento na indústria e agrícola.

Participaram do treinamento cer-ca de 130 colaboradores na função de líderes, coordenadores e gerentes das unidades Delta, Volta Grande e

Conquista de Minas.O objetivo do treinamento é pro-

porcionar o desenvolvimento das li-deranças com aplicabilidade imedia-ta. A Delta Sucroenergia investe na gestão para aquisição de novas com-petências e habilidades, expandindo a capacidade de criar resultados.

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 06

Conheça o Funil BagO Funil Bag é mais uma inovação

que a Delta Sucroenergia adotou depois de uma pesquisa realizada pelo Coordenador de Tratos Cultu-rais, José Fernando de Souza Stá-bile, visando a segurança dos seus colaboradores. Com essa inovação, a equipe de Tratos Culturais da uni-dade Delta, aumentou a segurança dos seus colaboradores e também a

economia em desperdícios de adu-bo e agilidade no abastecimento. O Funil Bag é composto de mango-te de borracha e tubo telescópico, que proporciona fácil manuseio, além do sistema de abertura e fe-chamento na saída do adubo, que acompanha correntes que auxiliam as alças do bag, tornando ainda mais seguro a operação, existe tam-

bém uma corda de acionamento e sistema de refletor para o encaixe da válvula bag.

Segundo o operador de máqui-nas, Sandro Garofalo, a melhoria foi aprovada pelos colaboradores “Essa melhoria de processo trouxe mais praticidade e agilidade para o nosso dia a dia, além de mais segu-rança.” finaliza Sandro.

GIRO PELA USINA

No dia 05 de outubro, colabora-dores da Delta Sucroenergia assi-naram o contrato da casa própria, na sede da Prefeitura Municipal de Uberaba. Estavam presente o prefei-

to da cidade Anderson Adauto e os representantes da Cohagra (Compa-nhia Habitacional Vale do Rio Gran-de). O programa da Cohagra de Uberaba em parceria com a usina,

possibilitou vários colaboradores a realizarem o sonho da casa própria, localizada no bairro Jardim Belo Ho-rizonte, as casas tem previsão de en-trega para daqui 12 meses.

Forma antiga de trabalho

(Colaborador embaixo do Bag)Melhoria do Processo (Colaborador distante do Bag) Processo atual

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 07

Colaboradores assinam contrato da casa própria

Câncer de mama: previna-seDICAS

Mamas são glândulas cuja princi-pal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.

Câncer de mama é uma doença que ataca mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.

Estão também mais propensas a de-senvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou ti-

veram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de re-posição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na meno-pausa (acima dos 50 anos).

No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apre-sentar fatores de risco identificáveis.

Sintomas Em geral, o primeiro sinal da do-

ença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endu-recido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumen-tados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

DiagnósticoA mamografia (raios-X das mamas)

é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais tam-bém auxiliam a estabelecer o diagnósti-co de certeza.

Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não.

TratamentoAs formas de tratamento variam con-

forme o tipo e o estadiamento (análise das características e da extensão do tu-mor) do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radio-terapia (radiação), hormonoterapia (me-dicação que bloqueia a ação dos hor-mônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastecto-mia (retirada completa da mama).

O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.

Recomendações• Faça o autoexame das mamas

mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação;

• Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anual-mente;

• Não se esqueça de que a mamo-grafia deve ser realizada todos os anos;

• Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atin-gir os homens. Portanto, especialmen-te depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e pre-sença de líquido nos mamilos.

DELTA SUCROENERGIA FolhadaCana | 08

Use a água com moderaçãoVeja alguns dados importantes e a

gravidade deste assunto:• 1,3 bilhões de pessoas, no mundo,

não tem acesso à água potável.• 60 nações estão em conflito por

causa da água.• Destas, 35 estão em conflito armada.A guerra pela água já é uma realida-

de! Ela valerá muito mais que o petróleo! Quem aqui bebe petróleo?

Faça a sua parte, veja as dicas:1) Faça o teste do hidrômetro – feche

todas as torneiras de sua residência, se o relógio continuar se movimentando sua

a casa está com algum vazamento, con-serte imediatamente.

2) Não brinque com a válvula do vaso sanitário – Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros de desperdício.

3) Coloque no copo apenas o que vai beber, sem jogar o resto fora.

4) Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa. Reu-tilize a água que saí da máquina para lavar a calçada.

5) Desligue o chuveiro para se en-saboar e reabra para se enxaguar, evite

banhos demorados – O chuveiro aberto du-rante 15 minutos gasta 60 litros de água.

6) Lave o carro com o balde.7) Deixe a torneira fechada enquanto es-

cova os dentes ou faz a barba.8) Antes de lavar a louça, remova restos

de comida dos pratos e das panelas, ensa-boe, e só abra a torneira para o enxague.

9) Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas.

10) Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápi-da da água, utilize regador em vez de man-gueira.Fonte: Site Consciência com ciência

Fonte: www.drauziovarella.com.br