filosofia intro

11
FILOSOFIA Profº.Giogio Paulo

Upload: vinicius-vieira

Post on 20-Jun-2015

5.733 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Filosofia intro

FILOSOFIAProfº.Giogio Paulo

Page 2: Filosofia intro

FILOSOFIA 1. A CONDIÇÃO HUMANA –

1.1 Traços característicos da humanidade; 1.2 A Cultura e os Modos de Vida; 1.3 A Linguagem Humana.

2. O PENSAMENTO MÍTICO – 2.1 Conceito de Mito; 2.2 Funções do Mito; 2.3 O Mito no Mundo Atual.

Page 3: Filosofia intro

3. O CONHECIMENTO FILOSÓFICO – 3.1 A Gênese do pensamento filosófico; 3.2 O Pensamento grego; 3.3 A Filosofia como o mais alto grau de

conhecimento. 4. A CONSCIÊNCIA CRÍTICA E A

FILOSOFIA – 4.1 Filosofia e Reflexão; 4.2 Reflexão e Sabedoria.

Page 4: Filosofia intro

5. A CULTURA – 5.1 A dimensão cultural do humano.

6. OS VALORES SOCIAIS – 6.1 A natureza social do homem.

7. A MORAL E A ÉTICA – 7.1 Reflexão sobre a Moral; 7.2 Consciência Moral; 7.3 Natureza e Moralidade.

Page 5: Filosofia intro

8. CONCEPÇÕES DE POLÍTICA – 8.1 Concepções da Vida Política; 8.2 O Homem, a sociedade e a política.

9. DEMOCRACIA – 9.1O Estado Democrático.

10. O PARADIGMA DA MODERNIDADE. 11. A LIBERDADE HUMANA.

Page 6: Filosofia intro

Natureza humanaA natureza humana é um conjunto de

características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, sociobiologia, psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisas sobre o assunto.

Page 7: Filosofia intro
Page 8: Filosofia intro

De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que acredita-se que seja normal e/ou invariável através longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. Esse entendimento entretanto é equivocado, dado que a ciência não crê em natureza humana, pois tem essa um carater metafísico.

Page 9: Filosofia intro

Metafísica e éticaExistem várias perspectivas em relação à natureza e

essência fundamentais dos seres humanos. Estes são, de qualquer forma mutuamente exclusivos e, a seguinte lista não é de forma alguma exaustiva:

Naturalismo filosófico: que inclui materialismo e racionalismo. Engloba um conjunto de pontos de vista que os seres humanos são puramente fenômenos naturais; Seres sofisticados que evoluiram para o nosso atual estado através de mecanismos naturais como a evolução. Filósofos humanistas determinam o bem e o mal através do que seriam as "qualidades humanas universais", mas outros naturalistas empregam esses termos como meros rótulos colocados em quão bem o comportamento individual está em conformidade com às expectativas da sociedade, e é o resultado da nossa psicologia e socialização.

Page 10: Filosofia intro

A religião Abraamica sustenta que um ser humano é um ser espiritual que foi deliberadamente criado por um único Deus, em sua imagem, e existe em contínuo relacionamento com Deus. O bem e o mal são definidos em quanto os seres humanos se amoldam ao caráter descrito na "lei de Deus".

Noções politeísticas animísticas variam, mas geralmente descrevem os seres humanos como cidadãos em um mundo povoado por outros seres espirituais inteligentes ou mitológicos, como deuses, demônios, fantasmas, etc. Nestes casos, a maldade humana é frequentemente considerado como o resultado de influências sobrenaturais ou corrupção (embora possa ter muitas outras causas também).

Page 11: Filosofia intro

O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.

A apropriação intelectual do objeto supõe que haja regularidade nos acontecimentos do mundo; caso contrário, a consciência cognoscente nunca poderia superar o caos.

Por exemplo, Kant diz: "Se o cinábrio [minério de mercúrio] fosse ora vermelho, ora preto, ora leve, ora pesado (...), minha imaginação empírica nunca teria ocasião de receber no pensamento, com a representação) da cor vermelha, o cinábrio pesado".