ficha de trabalho biologia iniciação e continuação

11
Selecção de Questões Exame 2006 1ª Fase – Grupo III III Giardia: um elo perdido na evolução das células eucarióticas? Alguns autores consideram que Giardia apresenta uma ultra-estrutura semelhante à das células eucarióticas mais primitivas. É nucleada, apresentando, curiosamente, dois núcleos idênticos; no entanto, não apresenta mitocôndrias nem cloroplastos, e a ocorrência de outros organitos (como retículo endoplasmático ou aparelho de Golgi) não é consensual entre os diferentes autores. Existem diferentes espécies de Giardia, que podem infectar vários animais. No homem, o microrganismo vive em condições anaeróbias no interior do intestino, alimentando-se dos produtos mucosos secretados pelos tecidos intestinais. Este microrganismo é um parasita unicelular que, ao longo do seu ciclo de vida, alterna entre duas formas: quisto e trofozoíto. Os trofozoítos multiplicam-se por bipartição no interior do intestino delgado. Quando os parasitas passam para o intestino grosso, ocorre a formação de quistos, formas resistentes, que podem contaminar aquíferos, constituindo formas infectantes. A infecção por Giardia (giardíase) é uma doença de veiculação hídrica. 1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Em anaerobiose, a via responsável pela transferência de energia da molécula de glicose para o ATP é a _____ cujo rendimento energético é _____ àquele que se obtém em aerobiose. (A) respiração aeróbia [...] superior (B) respiração aeróbia [...] inferior (C) fermentação [...] superior (D) fermentação [...] inferior 2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Giardia é um ser _____ que se alimenta por _____ dos produtos secretados pelos tecidos intestinais do homem. (A) autotrófico [...] fagocitose (B) heterotrófico [...] endocitose (C) heterotrófico [...] exocitose (D) autotrófico [...] pinocitose 3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Ao nível de um país, os maiores surtos de giardíase estão associados, principalmente,… (A) ... a sistemas hídricos contaminados.

Upload: stephanie-gates

Post on 30-Jun-2015

866 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

Selecção de Questões

Exame 2006 1ª Fase – Grupo III

IIIGiardia: um elo perdido na evolução das células eucarióticas?

Alguns autores consideram que Giardia apresenta uma ultra-estrutura semelhante à das células eucarióticas mais primitivas. É nucleada, apresentando, curiosamente, dois núcleos idênticos; no entanto, não apresenta mitocôndrias nem cloroplastos, e a ocorrência de outros organitos (como retículo endoplasmático ou aparelho de Golgi) não é consensual entre os diferentes autores.

Existem diferentes espécies de Giardia, que podem infectar vários animais. No homem, o microrganismo vive em condições anaeróbias no interior do intestino, alimentando-se dos produtos mucosos secretados pelos tecidos intestinais. Este microrganismo é um parasita unicelular que, ao longo do seu ciclo de vida, alterna entre duas formas: quisto e trofozoíto.

Os trofozoítos multiplicam-se por bipartição no interior do intestino delgado. Quando os parasitas passam para o intestino grosso, ocorre a formação de quistos, formas resistentes, que podem contaminar aquíferos, constituindo formas infectantes. A infecção por Giardia (giardíase) é uma doença de veiculação hídrica.

1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Em anaerobiose, a via responsável pela transferência de energia da molécula de glicose para o ATP é a _____ cujo rendimento energético é _____ àquele que se obtém em aerobiose.

(A) respiração aeróbia [...] superior (B) respiração aeróbia [...] inferior(C) fermentação [...] superior (D) fermentação [...] inferior

2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Giardia é um ser _____ que se alimenta por _____ dos produtos secretados pelos tecidos intestinais do homem.

(A) autotrófico [...] fagocitose (B) heterotrófico [...] endocitose(C) heterotrófico [...] exocitose (D) autotrófico [...] pinocitose

3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Ao nível de um país, os maiores surtos de giardíase estão associados, principalmente,…

(A) ... a sistemas hídricos contaminados.(B) ... à ingestão de água em piscinas públicas.(C) ... ao contacto com animais infectados.(D) ... à transmissão directa entre os membros de uma família.

4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Uma das medidas tomadas durante um surto de giardíase foi a administração de medicamentos que interferem com a síntese de DNA, em Giardia. Esta medida actua ao nível dos _____, inibindo directamente a _____.

(A) quistos [...] replicação (B) trofozoítos [...] replicação(C) quistos [...] tradução (D) trofozoítos [...] tradução

5. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas à bipartição.

A – A bipartição é um processo de reprodução assexuada.B – Durante a bipartição, podem ocorrer mutações.C – As células-filhas têm metade do número de cromossomas da célula-mãe.

Page 2: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

D – As células-filhas resultantes da bipartição têm diferentes tamanhos.E – A divisão mitótica dá origem a duas células-filhas.F – O material genético é duplicado antes da fase mitótica.G – Durante a anafase, ocorre a disjunção dos cromossomas homólogos.H – No início da interfase, tanto as células-filhas como a célula-mãe, têm a mesma quantidade de DNA.

6. Alguns autores consideram Giardia um elo perdido na evolução entre células procarióticas e célulaseucarióticas, enquanto outros defendem que terá evoluído a partir de células eucarióticas mais complexas, por perda de determinados organitos.Apresente uma possível via de investigação que permitisse comprovar uma das hipóteses mencionadas e rejeitar a outra.

Critérios de correcção grupo III1. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção D; Versão 2 – Opção A2. ........................................................................................................................................... 6 pontosVersão 1 – Opção B; Versão 2 – Opção C3. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção A; Versão 2 – Opção D4. ........................................................................................................................................... 6 pontosVersão 1 – Opção B; Versão 2 – Opção D5. ........................................................................................................................................... 9 pontosVersão 1 – Verdadeiras: A, B, E, F, H; Falsas: C, D, GVersão 2 – Verdadeiras: A, C, D, E, G; Falsas: B, F, H6. ......................................................................................................................................... 13 pontosA classificação deste item tem em consideração aspectos de conteúdo e da organização lógico- -temática.A resposta contempla as seguintes etapas:1.ª etapa – Determinação da sequência de aminoácidos de proteínas equivalentes em Giardia e em células procarióticas e eucarióticas actuais.2.ª etapa – Comparação das sequências de aminoácidos determinadas.3.ª etapa – Estabelecimento do grau de afinidade entre as espécies estudadas.

Ou1.ª etapa – Determinação da sequência de nucleótidos das moléculas de DNA de Giardia e de células procarióticas e eucarióticas actuais.2.ª etapa – Comparação das sequências de nucleótidos determinadas.3.ª etapa – Estabelecimento do grau de afinidade entre as espécies estudadas.

Exame 2006 2ª Fase

III

Alongamento do caule na planta do arroz

O arroz é uma planta semi-aquática. Algumas variedades que conseguem sobreviver durante, pelo menos, um mês, em águas com profundidades superiores a 50 cm, têm uma capacidade extrema de alongamento do caule ao nível dos entrenós (região de um caule entre dois nós sucessivos; os nós constituem os locais de inserção das folhas). O crescimento é induzido por um sinal do ambiente e é mediado, pelo menos, pela interacção de três hormonas: o etileno, o ácido abcísico e as giberelinas.

Métraux e Kende (1983) compararam o comprimento dos entrenós, ao longo de 7 dias, em dois grupos de plantas de arroz das variedades mencionadas. Um grupo foi mantido emerso; o outro grupo foi sujeito ao seguinte regime: as plantas foram parcialmente submersas num tanque de 1 metro de altura, de modo que um terço da folhagem permanecesse fora de água; à medida que foram crescendo, foram progressivamente afundadas no tanque (gráfico a da figura 4).

Os resultados desta investigação estão registados no gráfico b da figura 4.

Page 3: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

a b

Figura 4

Numa segunda investigação, Métraux e Kende (1983) aplicaram externamente etileno, numa concentração de 0,4 μL L–1, a um grupo de plantas que cresceram fora de água, e registaram o comprimento dos entrenós ao longo de 7 dias. Os resultados foram comparados com os obtidos com um outro grupo de plantas, mantido nas mesmas condições, mas ao qual não foi aplicado etileno (figura 5).

Figura 5 – Resultados da 2.ª investigação de Métraux e Kende

1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

O objectivo da _____ investigação efectuada por Métraux e Kende (1983) foi estudar o efeito da _____.

(A) primeira […] aplicação externa de etileno no alongamento dos entrenós(B) primeira […] submersão das plantas no alongamento dos entrenós(C) segunda […] aplicação externa de etileno na concentração desta hormona nos tecidos(D) segunda […] submersão das plantas na concentração de etileno nos tecidos

2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Em ambas as investigações, o grupo _____ era constituído por plantas _____.

(A) de controlo […] emersas, não tratadas com etileno(B) experimental […] emersas, tratadas com etileno(C) de controlo […] submersas, não tratadas com etileno(D) experimental […] submersas, tratadas com etileno

3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

A afirmação que traduz a conclusão da segunda investigação de Métraux e Kende (1983) é:

Page 4: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

(A) o aumento da profundidade faz variar a concentração de etileno nos tecidos dos entrenós.(B) a alteração da concentração de etileno no meio é responsável pelo alongamento dos entrenós.(C) o alongamento dos entrenós depende da profundidade a que as plantas estão submersas.(D) o alongamento dos entrenós é independente da concentração de etileno no meio.

4. Experiências efectuadas com plantas de arroz indicam que a velocidade de absorção de iões potássio é menor quando as plantas estão colocadas em solos inundados (pouco arejados) do que quando as plantas se encontram em solos sem problemas de arejamento.

Explique de que modo o arejamento do solo interfere na velocidade de absorção de iões potássio do solo para o interior da raiz.

Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: respiração aeróbia, transporte activo e energia metabólica.

5. As giberelinas estimulam o alongamento celular, regulando a expressão dos genes que codificam a síntese de determinadas proteínas.Faça corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmações relativas à síntese e maturação de proteínas, um dos números (de I a VIII) da chave relativa a alguns intervenientes nesses processos.

AfirmaçõesA – Unidade de informação hereditária, constituída por uma sequência de nucleótidos.B – Sequência de ribonucleótidos que especifica a estrutura primária das proteínas.C – Local onde ocorre a síntese de proteínas.D – Monómero constituinte das proteínas.E – Origem das vesículas responsáveis pelo transporte de proteínas para exocitose.

ChaveI – Aminoácido II – RNA mensageiro III – RNA ribossómicoIV – Complexo de Golgi V – Gene VI – NucleótidoVII – DNA VIII – Ribossoma

Critérios de correcção III1. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção B; Versão 2 – Opção C2. ........................................................................................................................................... 6 pontosVersão 1 – Opção A; Versão 2 – Opção B3. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção B; Versão 2 – Opção D4. ......................................................................................................................................... 13 pontosA classificação deste item tem em consideração aspectos de conteúdo, da organização lógico--temática e da utilização de linguagem científica.A resposta contempla os seguintes tópicos:• durante a absorção de iões potássio para o interior da raiz, ocorre transporte activo;• quanto maior for a quantidade de ATP disponível nas células, maior poderá ser a velocidade detransporte activo de iões potássio para o interior da raiz;• quanto maior for a quantidade de oxigénio existente no solo, maior poderá ser a taxa derespiração aeróbia.Devem ser utilizados adequadamente, no contexto da resposta, os conceitos de respiração aeróbia, de transporte activo e de energia metabólica.5. ........................................................................................................................................... 8 pontosVersão 1 – A –V B – II C – VIII D –I E – IV

Page 5: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

IV A malária

A malária é uma doença infecciosa causada por protistas parasitas do género Plasmodium. Estes parasitas têm um ciclo de vida complexo, que inclui dois hospedeiros: o homem e mosquitos do género

Anopheles (figura 6). Os parasitas passam por diferentes estádios, cada um com uma morfologia e um papel distintos no seu ciclo de vida.

Figura 6 – Ciclo de vida de Plasmodium vivax

A malária é uma doença frequente em zonas tropicais e subtropicais favoráveis à reprodução dos mosquitos, que colocam os ovos em águas estagnadas, onde as larvas eclodem e se alimentam até atingirem o estado adulto.

Apesar de décadas de combate, a doença tem vindo a ganhar terreno à medida que aumenta a resistência dos mosquitos aos insecticidas e a resistência dos parasitas aos medicamentos administrados a pessoas infectadas. Um desses medicamentos é a cloroquina, que, por se ter tornado pouco eficaz, tem sido menos receitada nos últimos anos.

A ocorrência de mutações nos parasitas dá origem a diferentes fenótipos, que podem apresentar resistências distintas aos medicamentos existentes no mercado. Mutações que conferem resistência aos medicamentos tornam, muitas vezes, os parasitas que as apresentam menos aptos em ambientes onde os medicamentos estão ausentes.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas ao ciclo de vida de Plasmodium vivax.

A – Durante a reprodução no fígado, o crossing-over contribui para a variabilidade genética.B – Ocorrem fenómenos de recombinação genética no interior do mosquito.C – A passagem da fase diplóide para a fase haplóide ocorre no interior do corpo humano.D – No fígado, ocorre a segregação dos cromossomas homólogos.E – Neste ciclo, a fase diplóide é dominante.F – A mitose intervém na produção de merozoítos, nos glóbulos vermelhos.G – Os esporozoítos presentes nas glândulas salivares dos mosquitos são haplóides.

Page 6: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

H – A redução cromática ocorre entre a formação do ovo e a formação dos esporozoítos.

2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Tanto no homem como no mosquito...(A) ... a mobilização da energia dos nutrientes ocorre essencialmente por respiração aeróbia.(B) ... as trocas gasosas efectuam-se por difusão directa.(C) ... a digestão iniciada nas cavidades digestivas termina no interior das células que as revestem.(D) ... o fluido circulante é transportado em vasos sanguíneos e em lacunas.

3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Alguns medicamentos administrados a pessoas infectadas actuam ao nível da transcrição ou da tradução em Plasmodium. Durante a _____ ocorre a _____.

(A) transcrição […] ligação do RNA mensageiro aos ribossomas(B) transcrição […] duplicação da molécula de DNA(C) tradução […] migração do RNA mensageiro do núcleo para o citoplasma(D) tradução […] polimerização de uma cadeia peptídica

4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Quando se administram simultaneamente dois medicamentos, com diferente modo de acção, a uma pessoa infectada com Plasmodium, a probabilidade de sobrevivência dos parasitas é _____ do que quando se administra apenas um medicamento, o que torna o tratamento simultâneo com dois medicamentos _____ eficaz do que com um.

(A) menor […] menos (B) maior […] mais(C) menor […] mais (D) maior […] menos

5. A erradicação da malária está dependente da implementação de medidas de controlo que actuam a diversos níveis.

Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Constituem medidas de intervenção directa na eliminação de larvas do mosquito Anopheles e na transmissão de Plasmodium do mosquito para o homem, respectivamente,...

(A) ... a drenagem de pântanos e a administração de medicamentos que actuam nos eritrócitos humanos.(B) ... a administração de medicamentos que actuam no fígado e a aplicação de insecticidas nas paredes das habitações.(C) ... a utilização de mosquiteiros nos quartos e a colocação de telas nas janelas e portas das habitações.(D) ... a introdução de peixes insectívoros em pequenos lagos e a aplicação cutânea de cremes repelentes de insectos.

6. Explique de que modo a diminuição da utilização de cloroquina nos últimos anos está relacionada com a diminuição da resistência dos parasitas a este fármaco.

Critérios de correcção IV1. ........................................................................................................................................... 9 pontosVersão 1 – Verdadeiras: B, F, G, H; Falsas: A, C, D, EVersão 2 – Verdadeiras: A, D, E, F; Falsas: B, C, G, H2. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção A; Versão 2 – Opção D3. ........................................................................................................................................... 6 pontosVersão 1 – Opção D; Versão 2 – Opção B

Page 7: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

4. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção C; Versão 2 – Opção A5. ............................................................................................................................................ 6 pontosVersão 1 – Opção D; Versão 2 – Opção C6. ......................................................................................................................................... 13 pontosA classificação deste item tem em consideração aspectos de conteúdo e da organização lógico- -temática.A resposta contempla os seguintes tópicos:• na presença de cloroquina, sobrevivem os indivíduos que lhe resistem, aumentando globalmente a resistência das populações (do protozoário) aos fármacos que a contêm;• na ausência de cloroquina no meio, os parasitas não resistentes são mais aptos do que os parasitas resistentes;• retirando-se a cloroquina do meio, a sobrevivência e reprodução diferenciais dos parasitas com diferentes fenótipos traduzem-se no aumento da frequência dos parasitas não resistentes.

Exame 2002 Biologia

Grupo VNa figura 6 está representada esquematicamente uma superfície respiratória alveolar na qual se indicam valores das pressões dos gases respiratórios.

Figura 61. Tendo em atenção os dados da figura 6, faça corresponder a cada uma das letras que identificam as afirmações a seguir referidas um dos números da mesma figura.

A – Transporta sangue venoso.B – Transporta sangue proveniente da artéria pulmonar.C – Transporta sangue após a hematose.D – Transporta sangue com maior concentração de hidrogenocarbonato.

1.1. Justifique as respostas dadas na pergunta 1., relativamente a C e D.

2. O tipo de estrutura esquematizada pode ser encontrado no(a):

A – Aranha B – Grilo C – GolfinhoD – Caracol E – Pombo

(Transcreva a letra da opção correcta.)

Page 8: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação

3. Refira duas características da superfície respiratória esquematizada que justificam a sua eficiência.

4. De entre as características a seguir indicadas, transcreva as duas letras correspondentes às que permitem a alguns vertebrados a sua independência em relação às variações de temperatura do meio.

A – Maior eficiência das superfícies respiratórias.B – Existência de uma circulação dupla e incompleta.C – Existência de uma circulação dupla e completa.D – Existência de uma circulação simples.E – Existência de hemoglobina no sangue.

4.1. Justifique a resposta dada à pergunta 4.

Grupo VI

4. De entre os factores abaixo referidos, indique a letra que identifica o que tem menor influência nasubida da água, no caule das plantas de grande porte.A – Transpiração.B – Coesão entre as moléculas de água.C – Pressão radicular.D – Adesão das moléculas de água às paredes celulares.E – Existência de forças de tensão a nível das folhas.

4.1. Justifique a resposta dada à pergunta 4.

Critérios de correcção V e VI

Page 9: Ficha de Trabalho Biologia iniciação e continuação