ficha adverbios

3
DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2013/2014 FICHA DE TRABALHO DE PORTUGUÊS Nome: ________________________________________________ Ano: _____ Turma: ______ CLASSE DE PALAVRAS: O Advérbio 1. Observa os advérbios destacados nas frases: a) O João faz regularmente os trabalhos de casa. b) Olhei para ele distraidamente. 1.1 Analisa a sua forma e escolhe a opção correta: a) Estes advérbios formam-se a partir de um adjetivo e do sufixo “- mente”. b) Estes advérbios formam-se a partir de um nome e do sufixo “- mente”. 1.2 O que acontece se os retirarmos da frase? A frase fica mais ______________ (rica/pobre), porque o advérbio _____________ (modifica/não modifica) palavras ou frases, _________________ (acrescentando/não acrescentando) informações. 2. Transforma os adjetivos seguintes em advérbios terminados em “–mente”. errado desajei tado magnífico guloso frequente simples provável curioso 2.1 Que transformação tiveste de fazer nos adjetivos que possuem uma forma para o masculino e outra para o feminino (biformes)? ________________________________________________________________ ___ ________________________________________________________________ ___ E nos adjetivos acentuados? ________________________________________________________________ ___ 3. Agora, observa as seguintes frases:

Upload: cristina-felicio

Post on 29-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Adverbios

DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I

2013/2014

FICHA DE TRABALHO DE PORTUGUÊS

Nome: ________________________________________________ Ano: _____ Turma: ______

CLASSE DE PALAVRAS: O Advérbio

1. Observa os advérbios destacados nas frases:

a) O João faz regularmente os trabalhos de casa.b) Olhei para ele distraidamente.

1.1 Analisa a sua forma e escolhe a opção correta:

a) Estes advérbios formam-se a partir de um adjetivo e do sufixo “- mente”.b) Estes advérbios formam-se a partir de um nome e do sufixo “- mente”.

1.2 O que acontece se os retirarmos da frase?

A frase fica mais ______________ (rica/pobre), porque o advérbio _____________ (modifica/não modifica) palavras ou frases, _________________ (acrescentando/não acrescentando) informações.

2. Transforma os adjetivos seguintes em advérbios terminados em “–mente”.

errado desajeitado magnífico gulosofrequente simples provável curioso

2.1 Que transformação tiveste de fazer nos adjetivos que possuem uma forma para o masculino e outra para o feminino (biformes)?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

E nos adjetivos acentuados?___________________________________________________________________

3. Agora, observa as seguintes frases:

O André não pode vir à escola.Até a Sandra foi à festa.Estiveste realmente em Paris.Caminha devagar.A Inês disse que sim.Apenas o Diogo ficou feliz com a notícia.Quando partes?Correste demasiado.O rapaz agiu bem.Onde mora a vossa avó?

A tua irmã chegou cedo.O teu primo está muito atrasado.Comi pouco hoje.O João também jogou.Todos, excepto o Carlos, fizeram o trabalho.Levanta-te já.Senta-te ali.Aquela cidade é longe demais.O relógio está dentro da caixa que está mais perto.

3.1 Os advérbios destacados podem ser colocados no plural? ___________ Têm feminino ou masculino? _______________

Page 2: Ficha Adverbios

3.2 Observa a frase: “O rapaz agiu bem.”Na frase destacada, o que fez o rapaz bem? ____________ .

Repara que nesta situação, o advérbio “bem” está a modificar o verbo. No entanto, o advérbio pode também modificar o sentido de:

Um adjetivo – “O teu primo está muito atrasado.Outro advérbio - relógio está dentro da caixa que está mais perto.Uma oração – Certamente ficou em casa.

3.3 Agrupa, agora, os advérbios nas colunas seguintes tendo em conta o seu valor.

lugar modo tempo interrogativo afirmação/negação quantidade e grau inclusão/exclusão

4. Reescreve as frases abaixo, substituindo os advérbios destacados por expressões equivalentes. Observa o exemplo.

O Pedro chegará brevemente – O Pedro chegará em breve.

a) Repentinamente, o vento derrubou a jarra. - b) Certamente, o André faltou à aula. - c) A Andreia faltou novamente ao ensaio. - d) Entrem silenciosamente. - e) Comi demasiado. – f) Chegaste novamente atrasado. –

Estas expressões, formadas por duas ou mais palavras, e que incluem geralmente uma preposição são locuções adverbiais.

Bom Trabalho