fibromialgia - carlos daniel - curso anyi 2014 - turma ananta jaya.pdf

11
1 FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014 Curso de Formação em Yoga Integral – 2014 Aula: ANATOMIA E FISIOLOGIA – Profa. Simone Campanha Aluno: Carlos Daniel Medeiros – Turma Ananta Jaya. FIBROMIALGIA O QUE É PRESCRIÇÕES DA YOGA AULA DIRIGIDA A ALUNOS COM FIBROMIALGIA Anyi. 2014.

Upload: carlos-d-medeiros

Post on 10-Dec-2015

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

1FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Curso de Formação em Yoga Integral – 2014Aula: ANATOMIA E FISIOLOGIA – Profa. Simone Campanha

Aluno: Carlos Daniel Medeiros – Turma Ananta Jaya.

FIBROMIALGIA

O QUE É

PRESCRIÇÕES DA YOGA

AULA DIRIGIDA A ALUNOSCOM FIBROMIALGIA

Anyi. 2014.

Page 2: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

2FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

FIBROMIALGIA

1) O que é Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome de dor crônica e não inflamatória, sem causa conhecida e que se manifesta clinicamente por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono e indisposição causando ou agravando estados de desânimo acentuado e depressão. Os sintomas da fibromialgia, como acarretam diminuição e até mesmo interrupção das atividades físicas acabam por provocar alterações de humor o que agrava ainda mais a condição de dor desta síndrome. Estatísticamente, a fibromialgia é mais frequente no sexo feminino (80% dos casos) dos 30 aos 60 anos.

Resumindo, o sintomas desta síndrome podem ser listados assim: • dorcrônicageneralizadadenervosearticulações• dorpélvicaedorabdominalsemcausaidentificada(síndromedointestinoirritável)• enxaquecarecorrente• fadiga,desânimoeirritação• sonointranquiloouinsônia• perdadefoco/concentração/memória• dormênciaeformigamentonasmãosenospés

2) Prescrição de Yoga para casos de Fibromialgia

O Yoga, por ser uma prática não agressiva que flexibiliza e tonifica grupamentos musculares, além de conduzir para a redução dos níveis de stress e da ansiedade, é altamente recomendável aos que sofrem dessa enfermidade. Deve-se porém ter em mente que a demanda aeróbica das pessoas com quadro de fibromialgia não deve ser muito exigida durante práticas físicas ou respiratórias já que isso prejudica o metabolismo da fibra muscular, favorecendo o acúmulo de substâncias que levam à dor. O Yoga, portanto, como um trabalho processual e progressivo, tem foco no ritmo respiratório (pranayama) como fator de equibrio do sistema nervoso e desintoxicação energética do corpo.

Assim sendo, o intrutor de yôga deve ter em mente, no caso do aluno com fibromialgia:• melhorar os sintomas de dor;• evitar contrações dolorosas de grupos musculares;• melhorar o tônus muscular (asanas que trabalhem o chacra muladhara);• favorecer a coordenação motora para as atividades diárias;• melhorar a disposição (chacra anahata);• auxiliar no controle do peso (manipura);• auxiliar no controle da ansiedade e, considerando que trata-se de uma disfunção do sistema nervoso cetnral,

regularizar o sistema parasimpático (pranayamas e yoganidras);• melhorar a insegurança (muldhara) e a autoestima (plexo solar - chacra manipura);• trabalhar a aceitação ou melhor, auxiliar ao aluno a lidar com o problema cultivando a auto-paciência (muladhara),

percebendo que pode conviver com a doença desde que se cuide de sua alimentação, de seu humor e mantenha uma atividade física constante - desde que recomendável com profissional que entenda as questões específicas da doença.

• quanto à questão da alimentação é recomendado evitar alimentos que acidificam o sangue como alimentos muito doces ou salgados artificialmente, alimentos industrializados em geral e adootar almentos que alcalinizam o sangue como limão, laranja, verduras, frutas e legumes crus ou levemente cozidos.

Page 3: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

3FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

3) Aula para Pessoas com Quadro de Fibromialgia

Combasenaanáliseacimamonteiaseguinteaula:

3. 1 -AQUIETAMENTO - 5 MINUTOS INICIAISDesenvolvimento: Finalidade:

1.EmposturasentadasukhasanainiciarcomomantraOhm(3vezes).2.Aindaemsukhasana,sidhasanaoupadmasana(dependendodaestruturacorporaldoaluno),deolhosfechados,entoaroGAYATRIMANTRA.oGayatrimantranoiniciodaaulaafimdeestimular:consciêncianoaqui-agora,osentidoderealizaçãovital,garantiraenergiavitalecriarumaatmosferadeproteçãoeacolhimento.

“OmbhurbhuvahasvahaTatsaviturvarenyamBhargodevasyadhimahiDhiyoyonahprachodayat”

Prepararoalunopsiquicaeemocionalmentementeparaapráticaetrazerofocoparaomomentopresente.

3.2 - HARMONIZAÇÃO - 5 MINUTOSPranayamas: Finalidade:UjiayiPranayamaNadiShudanacomPranaMudraouVishnuMudra;RajaPranayama(respiraçãocompleta)ouKumbakaPranayama.

Atuapositivamentesobreosistemanervosocentral.

3.3 - FLEXIBILIZAÇÃO - 8 MINUTOSAsanas: FinalidadePawanmuktasana 1 e 2- antireumático

Paraliberaçãodearticulaçõesdocorpo.Achoadequadoportratar-sedeumasériedeasanassimplescomaçãoanti-reumática,digestivaeenergizante.Assériesemconjuntotemforteatuaçãonamehoradaauto-estimaefuncionamcomopreparaçãofísicaparaospróximosasanas.

3.4 - DESENVOLVIMENTO - DE 15 A 20 MINUTOS

Aula 1 - RESISTÊNCIA, CONSCIÊNCIA E FLEXIBILIZAÇÃOAsequênciaabaixofuncionaparatrabalharaforçadevontadeeaautoestimadoalunocomFM,tambémforamescolhidasporatuarembenéficamentenosistemanervosocentral-basedoproblemadafibromialgia.Asposturaspodemserencadeadasporpequenosconjuntosdevyniasanassendointervaladaspormomentosdedescanso(sukhasana/sidhasana,dandasanaouvajrasana)afimdedartempoaoalunosentirosefeitosdaprática.Ousodecorda,bloquinhos,almofadasoumesmodaparedecomosuporteérecomendávelemalgumasposturas.

Obs.:Emtodososasanasapermanênciaeaformadefazervariamconformeograudepossibilidadedoalunocomfibromialgia.

Asana FinalidadeDandasana Aumenta a confiança em si mesmo. Fortalece e flexibilia joelhos, tornozelos e coluna. Usar os

bandhas uddhyana e mula para melhorar o controle do sistema nervoso simpático - controle do stress e da ansiedade.

Naukasana Ele aumenta sua capacidade do corpo para resistir a doenças do quadril para trás e afins. Além disso, como o abdómen é esticado e o pâncreas e do fígado estão sob pressão, que podem segregar de forma mais eficiente. Como o pâncreas produz mais insulina, você tem uma melhor digestão e redução de açúcar no sangue.

Khurmasana ou Balasana

Acalmam o sistema nervoso central. Alivia a dor nas costa. Relaxa todos os músculos do tórax e braços.

Vajrasana Bom para a digestão e acidez se praticado após as refeições. Fortalece os músculos pélvicos e pre-vine hérnias. Aumenta a flexibilidade dos joelhos. Fortalece a sensação de segurança

Page 4: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

4FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Marjariasana Flexibiliza pescoço, ombros e coluna vertebral. Fortalece as articulações dos pulsos e ombros. Mas-sageia os órgãos digestivos. Tonifica o abdômen. Melhora a digestão.

Bujhangasana Fortalece os músculos das costas e o ventre. Favorece a digestão e equilibra o sistema nervoso. Aju-da a melhorar a postura. Estimula e tonifica região genital. Fortalece os glutéos e diminui o excesso de gordura nessa região. Ação benéfica e intensa sobre as vértebras da coluna, mantendo a flexibili-dade destas. Combate prisão de ventre, gases intestinais e indigestão.

Adho Mukha Sva-nasana

Melhora a artrite dos ombros; previne a escoliose, cifose e lordose; trabalho intenso na região dorsal; rejuvenesce as células do cérebro, diminui a fadiga; exerce a ação sedativa no organismo; regulariza o ritmo cardíaco.

Tadasana Reforça o senso de equilíbrio e todo sistema nervoso central. Aumenta a força mental. É utilíssima para quem tem problemas de vertigem e insônia.

Utkatasana (postura da cadeira)

Exercita a força muscular, equiliíbrio e a força de vontade. Pode ser feita em variações menos fortes de acordo com a possibilidade do aluno.

Vrksasana Desenvolve o sentido de equilíbrio. Aumenta a capacidade de concentração. Tranquiliza o sistema nervoso e acalma a mente. Focaliza a conciencia para corpo físico. Tonifica e fortalece os músculos e nervos das pernas, favorecendo o enrigamento sanguíneo das mesmas. Estimula e flexibiliza as articulações das extremidades inferiores. Alonga o tórax e tonifica os ombros. Alivia as moléstias do nervo ciático.

Chaturanga Dandasana

Exercita a força interior e a autoconfiança. Esta postura exige atenção para o equilíbrio entre esforço e rendição. Ensina o foco mental conhecido nos padas do yoga (Patanjali) como Dharana. Neste tipo de asana, aprende-se manter a equanimidade apesar das condições desfavoráveis ou dolorosas em que se encontre.

Ardha Matsyendrasana

Tradicionalmente pensado para massagear os órgãos abdominais no intuito de desintoxicar o fígado e os rins, e estimular o fogo digestivo. Melhora o funcionamento do sistema nervoso. Alivia a tensão da coluna vertebral torácica. Fortalece os músculos do abdômen e das costas. Aumenta a circulação sanguínea na região pélvica fornecendo para essa região sangue fresco com nutrientes e oxigênio, melhorando a saúde dos órgãos reprodutivos, bem como do sistema urinário. Benéfico para distúrbios menstruais. Indicado em casos de prisão de ventre e contra-indicado em casos de hérnia de disco.

Observação: Os bandhas uddhyana e mula podem ser usados para melhorar o controle do sistema nervoso simpático - controle do stress e da ansiedade - nas seguintes posturas: Dandasana, Naukasana, Vrksasana, Chaturanga Dandasana.

Aula 2 - SURYA NAMASKARA (idealmente praticar pela manhã)

Esta aula visa aliar flexibilidade com motivação, por entender que este vinyasa contribui para aquietar o praticante, controlando o stress e a ansiedade que são estados característicos de quem sofre com os efeitos desta síndrome. Assim, os ganhos dessa prática são: o equilíbrio dos sistemas nervoso e emocional, a estabilização do ritmo respiratório e a ativação da circulação de sangue na coluna vertebral, além da expansão e fortalecimento das articulações e dos músculos.

Asanas FinalidadePranamasana ou Tadasana

Reforça o senso de equilíbrio e todo sistema nervoso central. Aumenta a força mental. É utilís-sima para quem tem problemas de vertigem e insônia.

Hasta Utthanasana Corrige os ombros carregados e solta as articulações dos ombros. Estimula a circulação do sangue. Alonga a coluna vertebral e tonifica os nervos da espinha dorsal. É útil para estimular os centros do cérebros que estão para ser despertados.

Utthanasana Alonga e fortalece a musculatura geral, corrige a postura, melhora a digestão, trabalha as glân-dulas tireóide e paratireóide, renais, supra-renais e glândulas hepaticas.

Padhastasana Propicia o alongamento e tonificação dos músculos da coluna, dos nervos, tendões, glândulas e órgãos do corpo.Alonga a coluna e pernas. Auxilia na digestão e na solução de problemas gástricos. Estimula os rins, o fígado e o pâncreas. Energiza os órgãos sexuais. Estimula a ativi-dade cerebral. Proporciona clareza de pensamento.

Ashwa Sanchalasana Corrige a postura, ajusta a coluna vertebral, neutraliza efeitos de posturas incorretas do dia a dia; fortalece braços e pernas, peito e barriga; elimina tensões nas costas; dá ampla flexibili-dade.

Page 5: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

5FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Parvatasana ou Adho Mukha Svanasana

Promove uma reversão sanguínea do coração e do cérebro; alonga as pernas e braços, for-talecendo braços, mãos, pernas; elimina flacidez; elimina excessos abdominais; fortalece o trapézio e a clavícula.

Ashtanga Namaskara Fortalece braços, pernas, barriga, trapézio, toda a coluna vertebral, glúteos, fortalecimento car-dio-respiratório profundo (traz equilíbrio energético). Fortalece ainda toda a estrutura nervosa e emocional.

Bujhangasana Trabalha todo o sistema nervoso e emocional; grande resultado em correção postural, fortalec-imento da medula espinal e da coluna vertebral; desenvolve e tonifica juntas, tendões, liga-mentos, nervos e vasos sanguíneos de todas as regiões do corpo em especial a da coluna. Nas mulheres: combate à TPM, disfunções menstruais, elimina cistos e miomas.

3.5 - RELAXAÇÃO OU YOGANIDRA

Aofimdaspráticasdeasanas,comosalunosemposemeditativa(sukhasana,siddhasanaouvajrasana)fazerumrespiratóriolivreecompleto,lento,longoeprofundo,tantonainspiraçãoquantonaexpiração,afimdeaquietarosbatimentoscardíacoseprepararoalunoparaarelaxação.

ComoalunoemSavasana,consultaroalunonosentidodeproporalmofadasafimdegarantirmaiorconforto,casoachenecessário,depoisconduzí-loparaoestadoderelaxamentoatravésdaatençãovoltadaaoestadodecontentamentoapósaprática.

Apósarelaxação,comtodosemposturameditativa,averiguarseháalgumaobservaçãoaserfeitaousetêmanecessidadedeexporalgocomoumasensaçãoqueteve/estátendodoprocesso.

CarlosDMedeirosJaneirode2015.

Page 6: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

6FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Page 7: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

7FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Page 8: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

8FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Page 9: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

9FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Page 10: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

10FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014

Page 11: Fibromialgia - Carlos Daniel - Curso Anyi 2014 - Turma Ananta Jaya.pdf

11FIBROMIALGIA - Carlos Daniel Medeiros. Anyi 2014