federação em ação - edição especial 40 anos

44
Edição Especial março 2013 nº36 ano 3

Upload: federacao-cdls-minas-gerais

Post on 25-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A revista do movimento lojista mineiro - Edição Especial 40 anos FCDL-MG - Março 2013 - nº36

TRANSCRIPT

Page 1: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

Edição Especial março 2013 nº36 ano 3

Page 2: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos
Page 3: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

3Federação em Ação – março de 2013

MensageM do Presidente

Amigos do movimento lojista,

São quatro décadas de histórias. Uma longa trajetó-ria que mescla superação de desafios, grandes con-quistas, lutas diárias, sonhos realizados, aprendizado. Mas foi principalmente o fato de “acreditarmos” que nos trouxe até aqui. Acreditar que seria possível quan-do todos achavam que seria improvável.

Acreditar na existência de um movimento pujante, cha-mado movimento lojista mineiro e na necessidade de uma entidade de classe que pudesse representá-lo em âmbito estadual. Confiar no poder de transformar a vida de milhares de empresários em todo o estado de Minas Gerais e contribuir para que juntos, nos fizésse-mos mais fortes e, uma vez mais fortes, fôssemos re-conhecidos como um dos segmentos mais propulsores do desenvolvimento econômico no estado e no país.

Há 40 anos nascia a FCDL-MG: uma entidade do setor varejista que se propõe a atuar ativamente em prol dos anseios do segmento. A credibilidade e apoio po-lítico conquistados pela Federação converteram-se na criação de um espaço adequado para os trabalhos de nossas federadas.

A visibilidade e representatividade da entidade perante todos os setores da economia mineira são hoje pilares edificados que ficarão eternizados na história do movi-mento lojista. A aquisição da nova sede da FCDL-MG foi outra importante conquista ao longo desses 40 anos e simboliza o alicerce para a superação de novos de-safios e desenvolvimento de soluções inovadoras que certamente contribuirão para que a FCDL-MG se man-tenha como a maior federação do Brasil.

Por isso, aproveito o espaço para agradecer às CDLs mineiras, principais balizadoras das nossas ações, e aos funcionários, parceiros e fornecedores que escre-vem, diariamente, a nossa história.

Rog

ério

Jan

u

José César da CostaPresidente FDCL-MG

Page 4: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

4Federação em Ação – março de 2013

PRESIDENTE JOSÉ CÉSAR DA COSTA 1° VICE-PRESIDENTEVANDIR DOMINGOS DA SILVA 1° VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIROMARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA 2° VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIROFRANCISCO JOSÉ DE MELO VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO ZONA DA MATAANTÔNIO CHALA SADEVICE-PRESIDENTE DA REGIÃO TRIÂNGULOCELSO VILELA GUIMARÃES VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO RIO DOCEFLÁVIO GONÇALVES LEALVICE-PRESIDENTE DA REGIÃO CENTRO-OESTELUIZ VICENTE DA COSTAVICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NOROESTEMARCOS ANTÔNIO LUIZ VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO SULNILSON ANDRADEVICE-PRESIDENTE DA REGIÃO ALTO PARANAÍBAPEDRO PAULO FONSECA DE FREITAS VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO CENTRALROBERTO ALFEU PENA GOMES VICE-PRESIDENTE DAS REGIÕES JEQUITINHONHA E MUCURIROSILDA GONÇALVES SANTOS VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NORTEWANDI MILTON RIBEIROCONSELHEIROS FISCAIS JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA JOSÉ DE OLIVEIRA BARBOZAMAURÍCIO HENRIQUE MARTINSVANESSA MARIA LOBATO MACIEL DIRETORIA ESPECIALDIRETOR DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONALFÚLVIO FERREIRADIRETORA DE MISSÕES INTERNACIONAIS DARLENE MARIA DE CARVALHO MOURADIRETOR DE EXPANSÃO DE CDLS JOSÉ ALVES DE AGUIARDIRETORA DO CONSELHO DO SEBRAE-MGMAURA DE FÁTIMA MENDONÇA SANTOSCOORDENADOR ESTADUAL CDL JOVEMGEOVANNE GUALBERTO TELES

COORDENADORA DE COMUNICAÇÃOANA PAULA RODRIGUES PUBLICITÁRIALUANA LORENZI JORNALISTA RESPONSÁVELBÁRBARA CAMPOS – MT 17068/MG ARTE E DIAGRAMAÇÃOLÉO GUIMARÃES IMPRESSÃORONA EDITORA (2.000 exemplares)

A revista ‘Federação em Ação’ é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas doEstado de Minas Gerais (FCDL-MG).

Av. Silviano Brandão, 25 • Sagrada FamíliaBelo Horizonte • Minas Gerais • CEP: 31030-525Tel: (31) 2532-3300 • Fax: (31) 2532-3328Site: www.fcdlmg.com.brE-mail: [email protected]

Diretoria 2011/2014 Expediente

FCDL-MG

Page 5: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

5Federação em Ação – março de 2013

sUMÁrio

CoMeMoraÇÕes

rePresentaÇão estratégiCa

atUaÇão integrada

resgate históriCo

FCDL-MG recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

6

Amparar e atuar na defesa dos interesses dovarejo junto aos poderes Executivo e Legislativo

26

FCDL-MG: conheça essa entidade que sepropõe a representar e defender osinteresses do varejo mineiro

20

Diretoria fala sobre os 40 anos da FCDL-MG14

60 Encontro de Presidentes reúne mais de 120dirigentes lojistas em Belo Horizonte (MG)

8

Código de Defesa do Contribuinte28

Oportunidades, crescimento e receita para as CDLs: conheça os serviços oferecidos pela FCDL-MG

22

10 Seminário de Executivos das CDLs Mineiras surpreende e agrada participantes

10

Frente Parlamentar de Apoio ao Varejo29

Capacitação e aperfeiçoamento: saiba quais sãoos eventos do calendário lojista mineiro

24

Nova sede da FCDL-MG: uma conquistade todo o movimento lojista

12

Fopemimpe30

Assine + Saúde31

Fórum das Entidades Empresariais34

Movimento Nova 38136

Agenda Minas38

Mobilização política32

Minas Legal

resgatehistóriCoPágina Central:

especial linha dotempo FCDL-MG

Page 6: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

Div

ulga

ção

6Federação em Ação – março de 2013

COMEMORAÇÕES

Evento foi realizado no dia 21 de março noPlenário Juscelino Kubistchek da Casa Legislativa

FCdL-Mg reCebe hoMenageM daasseMbLeia LegisLativa de Minas gerais

Page 7: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

7Federação em Ação – março de 2013

Homenagear a entidade pelos seus 40 anos de exis-tência e atuação em prol do varejo mineiro. Esse foi o objetivo da solenidade realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à FCDL-MG na noite do dia 21 de março de 2013.

O requerimento para a Reunião Especial de Plená-rio, que reuniu mais de 100 representantes do mo-vimento lojista mineiro e convidados, foi feito pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). “A FCDL-MG é a maior federação do Brasil. Uma entidade que conseguiu, graças ao espírito empreendedor de seus líderes, um papel de destaque no cenário na-cional”, justificou o deputado.

Em sua fala, o parlamentar destacou que a mis-são da Federação vai muito mais além do papel de contribuir para o processo contínuo de aprimora-mento de suas federadas: “eu digo que esta mis-são é muito mais ampla, pois homenagear a FCDL é aplaudir o trabalho de todas as CDLs do nosso Estado. Os verbos capacitar, evoluir, agregar, qua-lificar, organizar, fazer, discutir, possibilitar, realizar são apenas algumas ações que encontro ao lembrar do papel e da importân-cia de uma organização como a FCDL-MG. A federação merece to-das as homenagens pela total e completa sinergia com todos os integrantes do movimento lojista mineiro”, destacou Antônio Carlos Arantes (PSC).

Ainda de acordo com o parlamentar, a “Casa do Povo” já valoriza o trabalho da FCDL-MG. “Temos aqui uma Frente Parlamentar estadual que de ma-neira legítima representa os interesses do comércio varejista mineiro. Inclusive esta Frente é liderada pelo amigo, deputado Duarte Bechir e também con-ta com nosso apoio”, lembrou.

Em seu discurso, o presidente da FCDL-MG, José Cé-sar da Costa, reforçou a importância de todos os que contribuíram para o desenvolvimento da ins-tituição durante os seus 40 anos de existência e do relacionamento com a ALMG, através, principal-

mente, da Frente Parlamentar de Apoio ao Varejo. Na oportunidade, José César também pontuou al-guns dos pilares que hoje direcionam as atividades da instituição: “caminhar com foco nos anseios da classe comercial que representa; edificar, dar con-sistência, sobretudo sustentabilidade, numa época em que o mercado econômico se descortina com grandes oportunidades de negócios e desafios ace-lerados e ao mesmo tempo exige de seus protago-nistas a quebra de paradigma, inovação, avanços tecnológicos, revisão de conceitos”, destacou José César da Costa.

Presidindo a mesa, o deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), destacou as principais frentes de atuação e conquistas da entidade ao longo de seus 40 anos, reforçando a mobilização da FCDL-MG no movimen-to “Assine + Saúde”, iniciativa da ALMG em prol da destinação de mais recursos para a área da saúde, além da atuação política liderada pela FCDL-MG para

que o projeto de lei que obrigaria os detentores de bancos de da-dos e cadastros de consumidores e serviços de proteção ao crédito a comunicarem a negativação do nome de consumidores por meio de carta registrada fosse vetado.

O parlamentar parabenizou o presi-dente da federação e destacou sua trajetória como liderança no setor varejista mineiro e brasileiro. “Esse empresário do ramo de constru-ção civil e madeireira, dotado de

grande espírito de liderança, ocupara anteriormente os postos de conselheiro fiscal e vice-presidente da FCDL-MG e de vice-presidente da CDL de Conselheiro Lafaiete, atualmente, acumula as funções de vice-pre-sidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Prote-ção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas”, lembrou Mário Caixa.

Também estiveram presentes na solenidade o secre-tário municipal adjunto de Desenvolvimento Econô-mico, Marcelo Souza e Silva, representando o prefei-to de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; Jonísio Lustosa Nogueira, diretor da Associação Comercial de Minas Gerais, e o deputado Rômulo Veneroso (PV).

A FCDL-MG é a maior federação do Brasil: uma entidade que conseguiu, graças ao espírito empreendedor de seus líderes, um papel de destaque no ce-nário nacional

Page 8: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

8Federação em Ação – março de 2013

COMEMORAÇÕES

60 enContro de Presidentes reúne Mais de 120dirigentes Lojistas eM beLo horizonte (Mg)

Uma apresentação dos presidentes de CDLs minei-ras recém-empossados marcou o início das ativida-des do Encontro de Presidentes.

O evento que ocorre tradicionalmente há seis edi-ções é uma iniciativa da FCDL-MG e tem por objetivo viabilizar um espaço destinado ao aperfeiçoamento profissional dos dirigentes lojistas.

Nesse sentido, além de uma programação focada no aprendizado, a proposta foi proporcionar uma opor-tunidade ímpar para que os participantes pudessem estreitar seu relacionamento e traçar, em conjunto, novas metas para o movimento lojista mineiro.

“Este é um momento especial de oportunidades e conhecimento, e que coincide com uma data espe-cialíssima que é o aniversário da FCDL-MG. Devemos aproveitar não só as palestras, mas os momentos do almoço, coffee breaks e intervalos para ampliar nosso relacionamento com outras CDLs. É dessa for-ma que conseguiremos vencer, construir, trabalhar, conforme orienta o próprio hino da nação lojista”, reforçou o presidente da FCDL-MG, José César da Costa, na abertura do evento no dia 22 de março.

Após as apresentações dos novos dirigentes lojis-tas, José César da Costa, falou aos presentes da atuação da entidade, cada vez mais atenta às de-

Temário técnico do evento, destinado a presidentes de CDLs de todo o Estado, destacou a importância de um modelo de gestão integrada que deve estar atento às grandes e constantes mudanças do mercado

Antô

nio

Carlos

Page 9: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

9Federação em Ação – março de 2013

mandas de suas federadas. Na sequência, os parti-cipantes passaram às discussões na Assembleia Or-dinária e prestação de contas da entidade, realizada pelo vice-presidente administrativo e financeiro da FCDL-MG, Marco Antônio Oliveira.

Na oportunidade foi apresentado, em primeira mão um novo serviço a ser oferecido em breve pela FCDL-MG, fruto de uma parceria estratégica para o ensino de idiomas – o CDL Idiomas – nos municípios mineiros.

Também se apresentou na manhã do primeiro dia (22/3) do Encontro de Presidentes, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr. “É um prazer muito grande retor-nar a Minas Gerais. Hoje vim falar sobre o calendário de eventos da CNDL”, adiantou. Conforme explicou o dirigente lojista, a entidade modificou a estrutura dos eventos realizados anteriormente. “Nesse ano não teremos a tradicional Convenção Nacional, o que não significa que não teremos nenhum evento”.

De acordo com Pellizzaro, o Fórum Nacional do Co-mércio é a nova proposta de evento pensada para os anos ímpares do calendário lojista já que nos anos pares continuarão sendo realizadas as Convenções Nacionais. “Em um fórum todo mundo participa e o modelo não é o de palestra, mas de plenária de de-bates de temas que estão influenciando o dia a dia das nossas empresas. Queremos levar o movimento lojista para o cenário de grandes discussões nacio-nais”, explicou.

PALESTRAS

Na tarde do dia 22, Joaquim Rubens e Clovis de Barros Filho apresentaram-se com as palestras ‘Governança Corporativa e estratégia aplicada’ e ‘Desenvolvimento da confiança para superar desafios’, respectivamente.

Joaquim Rubens Filho esclareceu aos participantes as diferenças conceituais entre governança, gestão e governança corporativa. O palestrante também falou sobre modelos de negócios, reconfiguração desses modelos, buscando sempre associar a te-oria às práticas, principalmente àquelas alinha-das à estratégia. Segundo Joaquim, a governança, é basicamente, o governo de qualquer instituição,

independente de seu porte ou segmento de atua-ção e a definição de prioridades é uma das ideias centrais desse conceito. Falhas de coordenação e divergência de interesses são alguns dos fatores que influenciam negativamente a boa governança, de acordo com o palestrante.

Com muito bom humor, simplicidade e principal-mente, sinceridade, Clovis de Barros Filho surpre-endeu o público em uma palestra que mesclou motivação, ética, valores pessoais e profissionais, bem como a superação de desafios. Exemplos do cotidiano e de sua vida profissional deram o tom de sua apresentação marcada pela descontração, mas também pelas inúmeras reflexões lançadas ao público.

No segundo (23/03) e último dia de evento, presi-dentes das CDLs mineiras participaram do workshop “Líderes em Excelência”, com o consultor Paulo Cé-sar Ferreira. A proposta do espaço foi proporcionar que os participantes pudessem associar a teoria e prática, levando reflexões e até mesmo soluções para suas entidades. Na oportunidade, Paulo César que é formado em administração de empresas e atua há mais de quinze anos com entidades em-presariais, apresentou uma pesquisa que apurou o grau de desenvolvimento de CDLs, suas característi-cas, desafios e partes interessadas na dinâmica da entidade. No workshop, Paulo César dividiu a turma de participantes em três grandes grupos para que, com auxílio de outros consultores, identificassem pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças na gestão das CDLs, prestação de serviços em uma en-tidade e atuação no ambiente empresarial.

O EVENTO

Gratuito para presidentes, o evento foi cuidado-samente elaborado para destacar a importância de um modelo de gestão integrada que deve es-tar atento às grandes e constantes mudanças do mercado, e que vem exigindo, por sua vez, novos rearranjos nas organizações. Por isso, entre os pa-lestrantes estavam profissionais que são referência no segmento em que atuam em todo o país e, suas apresentações, visam promover o desenvolvimento organizacional a fim de agregar valor às entidades.

Page 10: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

10Federação em Ação – março de 2013

COMEMORAÇÕES

Evento foi realizado na sexta-feira (22) no Hotel Ouro Minas,em Belo Horizonte (MG). A iniciativa aconteceu paralelamenteao 60 Encontro de Presidentes das CDLs Mineiras

10 seMinÁrio de exeCUtivos das CdLs Mineiras sUrPreende e agrada PartiCiPantes

Mesas redondas nas áreas comercial e jurídica, e workshop focado em gestão. Esse foi o formato do 10 Seminário de Executivos das CDLs Mineiras. A pro-posta do evento, uma novidade no calendário de ati-vidades do movimento lojista mineiro, foi promover o alinhamento e nivelamento de informações relacio-nadas às práticas de gestão e varejo em todo o Esta-do, e contribuir para que ao retornar aos seus muni-cípios, os participantes pudessem, de fato, aplicar o conhecimento adquirido à sua realidade profissional.

Na abertura do evento, o 1o vice-presidente da FCDL-MG , Vandir Domingos da Silva deu boas vindas aos par-

ticipantes e destacou que as CDLs mineiras devem aproveitar as oportunidades como o Seminário de Executivos para se profissionalizarem e crescerem.

Na sequência, os participantes deram início às ati-vidades da primeira mesa redonda. Focada na área comercial, a apresentação que teve como facilitador o gerente regional de Negócios do SPC Brasil – Su-deste, Rodrigo Rotondo, destacou os produtos viá-veis para comercialização nas CDLs.

De acordo com Rotondo, as entidades devem apro-veitar o momento e criar oportunidades de negócios.

Foto

s: A

ntôn

io C

arlo

s

Page 11: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

11Federação em Ação – março de 2013

“É preciso entender e conhecer a praça e a melhor forma de atuar nela”, destacou o palestrante. Os participantes, por sua vez, pediram, por exemplo, mais clareza quanto ao processo de repasse dos lucros gerados pelas consultas ao SPC. Isso porque, empresas geralmente instaladas em mais de uma localidade, fazem consultas a uma única CDL, o que prejudica as demais entidades.

Também como convidada da mesa redonda comer-cial, estava a gerente executiva da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz que na oportunidade, destacou ques-tões importantes e que podem ser o diferencial na atuação de uma entidade, compartilhando com os participantes alguns dos direcionamentos e práticas adotados pela CDL Uberlândia.

Na primeira mesa redonda jurídica, apresentou-se a advogada da CDL Divinópolis, Maria de Lourdes Andrade com o tema ‘Normatização jurídica para as CDLs’. Em sua fala, a profissional contemplou tópi-cos indispensáveis à atuação de qualquer entidade como o estatuto social, novos regulamentos de SPC e seus impactos para as CDLs.

A segunda mesa redonda jurídica, por sua vez, con-tou com a participação de Eustáquio Norberto de Almeida, advogado da Fecomércio-MG. Na oportu-nidade, Eustáquio falou aos participantes sobre o Código de Defesa do Contribuinte destacando prin-cipais aspectos para as empresas e acesso ao CADE-CON via DECONs, pelas CDLs.

Para fechar a programação do 10 Seminário de Execu-tivos, os profissionais participaram do workshop “Ex-periência planejada – capacitando executivos” com o administrador de empresas Paulo César Ferreira. A proposta foi proporcionar que os participantes pu-dessem associar a teoria e prática, levando reflexões e até mesmo soluções para suas entidades.

Na oportunidade, Paulo César que atua há mais de quinze anos com entidades empresariais dividiu a turma de participantes em três grandes grupos para que, com auxílio de outros consultores, identificas-sem pontos fracos, fortes, oportunidades e amea-ças na gestão das CDLs, prestação de serviços em uma entidade e atuação no ambiente empresarial.

Vandir Domingos

Lécia Queiroz

Paulo César Ferreira

Rodrigo Rotondo

D’Ângelo Ciccarini

Gilmar Barbosa

Page 12: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

12Federação em Ação – março de 2013

Mais de 100 convidados, entre presidentes, executi-vos e representantes de CDLs mineiras, autoridades, ex-presidentes e dirigentes lojistas de outros estados participaram, na noite do dia 22 de março da inaugu-ração oficial da sede da Federação. A entidade, que antes ocupava um conjunto de salas em um edifício no centro da capital, agora está disposta em uma moderna construção de três andares com salas am-plas e toda infraestrutura adequada à realização dos trabalhos e projetos em prol do varejo.

Situada na região central de Belo Horizonte, mais precisamente na Linha Verde, um conjunto de vias que interliga principais avenidas de Belo Horizonte e conecta o centro da cidade ao Aeroporto Interna-cional Tancredo Neves, em Confins, e à Cidade Ad-ministrativa do governo do Estado, a nova sede da FCDL-MG é mais uma conquista na história de todo

o movimento lojista mineiro. Diversas CDLs minei-ras apoiaram este audacioso projeto idealizado e aguardado por diversas gestões. À época, dirigentes lojistas de todo o estado fizeram empréstimos em dinheiro para a reforma do imóvel, onde funciona atualmente a Federação.

Na solenidade, José César da Costa, presidente da Federação lembrou que o momento da inauguração representa “um marco simbólico e material na con-jugação de esforços em prol de um bem comum que é o desenvolvimento do varejo em Minas Gerais”. José César citou as dificuldades que permearam essa trajetória, mas destacou a força e a união dos com-panheiros do movimento lojista, agradecendo, em especial, aos presidentes anteriores a ele, bem como à diretoria da Federação. “Meus amigos, a aquisição e reforma da nova sede para a Federação foi uma

Evento de inauguração oficial do prédio foi realizado no dia 22 de marçoe integrou a programação em comemoração aos 40 anos da entidade

nova sede da FCdL-Mg: UMa ConqUistade todo o MoviMento Lojista

COMEMORAÇÕES

Foto

s: A

ntôn

io C

arlo

s

Page 13: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

13Federação em Ação – março de 2013

das principais metas de nossa gestão, mas chegar até aqui não foi nada fácil. Vencemos momentos de muita ansiedade e aflição até chegarmos a concre-tude desse sonho. Parabéns a todos pela sede da FCDL-MG, símbolo da grandeza e da ambição do mo-vimento lojista mineiro”, destacou José César.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr. que prestigiou a solenidade, pontuou que a nova sede da FCDL-MG é a base para outras tantas conquistas e para o desen-volvimento do comércio no Estado. “Essa estrutura física que hoje se inaugura servirá como base para o grande desenvolvimento que ainda está por vir e parabéns a essa diretoria por compreender isso”. Pellizzaro reforçou a importância do segmento para a economia do país, que em sua avaliação, pode ser comparado a “uma locomotiva que puxa o cresci-mento econômico”.

Representando o governador do Estado, Antonio Anastasia, esteve presente a Secretária de Estado de

Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Doro-thea Werneck. Na oportunidade Dorotea destacou a pujança do movimento lojista mineiro e lembrou das peculiaridades de Minas se comparado às outras uni-dades federativas brasileiras. “Que esse prédio seja o reflexo de toda a solidez da atividade do segmento. Sem o comércio não adianta produzir, o comércio é o canal pelo qual o produto sai de uma unidade fabril e chega ao consumidor. Mas mais do que isso, é o comércio que indica onde precisamos crescer na nossa produção. E por isso, esse trabalho deve ser sempre aplaudido e reconhecido”, salientou.

Moacir Muzzi, presidente da FCDL-MG por duas ges-tões, no período de 1977 a 1981, destacou na opor-tunidade que quem valoriza um presidente é o seu sucessor ao perceber o trabalho e os resultados de uma gestão. “Me sinto valorizado em nome de to-dos os ex-presidentes. Temos certeza que demos um pouco da nossa vida para o movimento no qual acre-ditamos e quem dá seu tempo dá parte de sua vida”, afirmou Muzzi.

Page 14: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

14Federação em Ação – março de 2013

RESGATE HISTÓRICO

A FCDL-MG é um farol, uma bússola que tem a competên-cia de orientar tanto as CDLs quanto as lojas uma que vez que possui competência e de-terminação para apontar no-vos rumos. Ao longo dos seus

40 anos a FCDL sempre buscou parcerias e serviços que vão de encontro às necessidades dos empre-sários e suas empresas o que faz com que o varejo mineiro se torne forte. Evolução e solução são os sobrenomes desta que é maior entidade lojista de estado no Brasil. Parabéns àqueles que construíram e, em especial, ao presidente José César da Costa, um abnegado e que sabe agregar lideranças em tor-no do Movimento Lojista.

Fúlvio FerreiraDiretor Especial FCDL-MG

Este aniversário representa a maturidade e a experiência ad-quirida ao longo desses anos pela FCDL-MG. O início, como muitos sabem, foi difícil, nos deparamos com diversos obs-táculos, mas a união e força

de vontade foram fundamentais para que pudéssemos seguir em frente. Ainda hoje temos desafios a superar, mas já desfrutamos as alegrias geradas pelo nosso tra-balho. Vejo a FCDL-MG como uma Federação atuante e que é referência para o movimento lojista em todo o país. Estamos alinhados com as demandas do comércio varejista e nosso objetivo é sempre trabalhar para o fortalecimento e crescimento de cada CDL mineira.

José César da CostaPresidente FCDL-MG

Muitos são os motivos para co-memorar estas quatro décadas. Destaco, por exemplo, a luta contra as altas e abusivas taxas praticadas pelas operadoras de cartões de crédito, a instituição

da Frente Parlamentar de Apoio ao Varejo e a conquis-ta da atual sede da FCDL-MG: um marco na história do movimento lojista mineiro. Acredito que esta Federação como uma entidade de seu porte e com sua atuação, ainda tem grandes desafios pela frente, sendo o princi-pal deles, o de ser cada vez mais reconhecida no seg-mento em que atua, sempre atenta às demandas e na defesa dos interesses do varejo.

Pedro Paulo Fonseca de FreitasVice-presidente FCDL-MG para assuntosda Região Alto Paranaíba

A liderança de uma entidade é medida pela sua competência e envolvimento com as suas principais causas. Nestes 40 anos de trajetória nossa Fe-deração tem cumprido com a

nobre missão de ser defensora de nossos interesses e mesmo ser a caixa de ressonância de nosso varejo. Dentre os principais projetos implementados destaco a 49a Convenção Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas e 20a Convenção Estadual que foram reali-zadas em parceria com a CDL de Uberlândia e CDLs do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba numa prova de compromisso e reciprocidade com a CNDL e para com o movimento lojista em Minas.

Celso Vilela Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos do Triângulo Mineiro

diretoria deixa sUa MensageMde aniversÁrio à FederaÇão

Page 15: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

15Federação em Ação – março de 2013

É com grande orgulho e ex-trema satisfação que a CDL de Paraguaçu registra seu aplauso às comemorações que marcaram, no dia 19 de mar-ço último, o quadragenário

ano de existência da nossa federação. Trata-se de um marco histórico – não pelo aspecto longevidade, mas sim pela sua importância – que jamais poderia passar despercebido, mesmo porque a FCDL-MG é hoje uma entidade atuante e reconhecida no contexto econô-mico de Minas Gerais como a mais legítima represen-tante do seu segmento varejista. Receba, presidente José César, os cumprimentos da nossa CDL Paraguaçu, extensivos a todos e todas as entidades mineiras. Va-mos continuar nosso trabalho de engrandecimento e representatividade deste importantíssimo segmento da economia nacional.

Nilson AndradeVice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Sul

É uma honra acompanhar de perto a evolução do trabalho realizado pela Federação. Com trabalho afinco e com a con-tribuição de muitos, a história do comércio de Minas Gerais hoje é escrita de forma sólida

e marcante. A FCDL/MG não é somente uma instituição a mais do setor, ela tem como missão diária abrir ca-minhos, criar facilidades, capacitar, formar e transfor-mar todo este empenho em vendas. Temos a certeza da qualidade dos serviços prestados que objetivam a cada ação acelerar o saber dos profissionais das CDLs mineiras, estimulando o seu crescimento. São 40 anos de trabalho árduo e cujos resultados são visivelmente apontados. Parabenizo o presidente José César, que com maestria conduz este processo e que, tenho cer-teza, continuará por muitos anos realizando sonhos.

Vandir Domingos da Silva 10 Vice-presidente FCDL-MG

Uma conquista que não pode ser esquecida nesses 40 anos, com certeza, é a aquisição da sede da FCDL-MG, que é um marco na história. Outro ponto é a organização e estruturação

financeira que está sendo feita nos últimos anos pela entidade. O trabalho que vem sendo feito pelo presi-dente e pelos diretores da entidade está cada vez mais representativo. A própria equipe da Federação, que apoia todas as entidades e faz com que o movimento lojista cresça a cada dia. Além dos eventos como o En-contro de Presidentes, que tem sido muito gratificante e todas as CDLs têm elogiado; a implementação do Miss Comerciária e os encontros do Tauá, que valorizam a classe e fazem com que os colaboradores e executivos das CDLs sintam-se valorizados. E isso tudo é resultado de um trabalho muito bem feito pelo presidente e pela diretoria da FCDL-MG.

Maura Mendonça Diretora Especial FCDL-MG

Nestes 40 anos de história, a FCDL-MG não satisfeita em cumprir apenas o seu papel, foi muito além da proteção ao crédito, foi buscar no social o compromisso com o mundo real e o entendimento diante

das dificuldades de cada um e de suas limitações. Aos que se superam aplaude, aos que buscam acolhe, trei-na, ensina, motiva e age sempre pensando por suas fe-deradas. Patriarca de um movimento que se solidificou através do trabalho, lançou-se sem medo nas adversi-dades e comprometida com os resultados alcançou a vitória. Busca estratégias, analisa a dinâmica do merca-do, inova, capacita, qualifica as CDLs federadas com a preocupação de novas parceiras e com visão futurista vem concluindo sua missão e fortalecendo seus valo-res. Parabéns FCDL-MG pelo sucesso destes 40 anos e pelo seu aniversário que festejamos juntos!

José Alves de AguiarDiretor Especial FCDL-MG

Page 16: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

16Federação em Ação – março de 2013

RESGATE HISTÓRICO

Os 40 Anos da FCDL-MG, além de um marco na história eco-nômica do nosso estado, re-presenta o compromisso com crescimento do comércio vare-jista e de serviços. É um gran-de desafio para quem fez e faz

esta história. Contribuindo de forma estratégica para o desenvolvimento da classe empresarial e, trazendo desta forma amplos benefícios para toda a sociedade, a Federação sempre se manteve focada em sua gran-de missão, que é gerar orientação, planejamento e, integração a todas as esferas do comércio, sobretudo, com um trabalho ético e dotado do mais absoluto res-peito. Parabéns FCDL-MG!

Vanessa Maria Lobato MacielConselheira Fiscal FCDL-MG

Para projetar o futuro é preciso relembrar o passado. Foi difícil chegar até aqui, mas, hoje, so-mos um sucesso. Agradeço a todos os presidentes, diretores e colegas que passaram pela

FCDL-MG ao longo desses 40 anos pelo empenho e dedicação ao longo da história da entidade. Durante esse percurso de luta em prol do Movimento perce-bemos a importância do nosso trabalho para o co-mércio do estado. Hoje, usufruimos de uma realidade que com muito esforço é reconhecida como a maior Federação do país, fruto de uma gestão pautada em pilares que nos unem e fortalecem a cada dia. Temos um futuro promissor! Sinto-me orgulhoso de pertencer e participar de um segmento que é o maior gerador de emprego e renda do país.

Wandi Milton Ribeiro Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Norte

Completar 40 anos é algo fan-tástico para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais e estamos co-memorando isso com muita in-tensidade. Vejo a importância da FCDL-MG por dois ângulos. O

primeiro deles é de dentro da entidade, como integrante de sua Diretoria. O segundo ângulo é como presidente da CDL Betim. Quatro décadas têm significado tradição, sucesso de administração e eficiência na representativi-dade do comércio lojista estadual. Essa tríplice virtude, entre as muitas que a Federação possui, se traduz na magnitude de ser a maior federação em número de CDLs filiadas do país. Os esforços da entidade de classe pelo desenvolvimento contínuo do varejo e das CDLs são fundamentais, porque esses esforços, somados à excelente capacidade de administrar bem e unir, que o presidente José César mostra o tempo todo, têm se traduzido em inúmeros sucessos. E esses sucessos têm fortalecido ainda mais o já altivo Movimento Lojista Mi-neiro. Com a FCDL-MG, as vozes das CDLs mineiras e de seus lojistas filiados são escutadas em um só coro. Um coro fortíssimo e respeitado.

José Barboza Conselheiro Fiscal FCDL-MG

Como diretor da FCDL-MG e representante da CDL no in-terior, sinto-me honrado, pois sei os desafios que uma enti-dade de classe enfrenta. São muitas conquistas pelo Movi-

mento Cedelista Mineiro. Alcançamos o reconheci-mento estadual e nacional, não só pelo espaço físico e pela assistência prestada a todas as CDLs mineiras, mas principalmente pela representatividade no Esta-do. Fazemos parte de um grupo de organizações, o G11, que representa os setores do estado na busca por melhorias para nossa classe. A FCDL-MG abriu caminhos para suas federadas e isso é um ganho sig-nificativo para o Movimento Lojista em Minas Gerais. São muitas coisas para comemorar, conquistas que muitos nem sabem, mas que nos legitimam e fazem da nossa Federação a maior do Brasil e traz ganhos significativos para todos. A união do Movimento Lo-jista Mineiro é o que nos fortalece diariamente.

Flávio Gonçalves Leal Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Rio Doce

Page 17: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

17Federação em Ação – março de 2013

É motivo de júbilo participar da comemoração dos 40 anos da FCDL-MG, que ao longo dos anos, vêm obtendo conquis-tas importantes para a classe lojista, destacando principal-mente a dinâmica atuação do

presidente José César da Costa, que com muito es-forço adquiriu a nova e magistral sede, condizente com a grandeza da entidade, hoje mais do que nunca a legítima representante das CDLs Mineiras, junto a todos os poderes constituídos. A comemoração é de todos. Parabéns CDLs e à toda Diretoria.

João Batista de Assis Pereira Conselheiro Fiscal FCDL-MG

Em 2009, então Presidente da CDL Barbacena, tive a felicida-de de comemorar os 40 Anos da entidade. Agora como Vice--Presidente da FCDL-MG me sinto ainda muito mais honra-

do em pertencer a esta entidade que também come-mora seus 40 anos. Ao atual Presidente – José César da Costa – e a toda Diretoria que tão bem estão conduzin-do, para o bem dos empresários desta grande Minas Gerais, parabéns a todos.

Antônio Chala SadeVice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Zona da Mata

Uma Federação que outrora era tímida e sem recursos, hoje vive sua melhor fase. Com sede própria, em localização privile-giada na nossa capital e sendo homenageada com frequência por diversos órgãos públicos, é

prova de que está no caminho certo e prestando grande trabalho em prol do movimento lojista mineiro. Esta que é uma entidade forte que orienta e capacita suas fede-radas, tem vários motivos para comemorar seus 40 anos de fundação. Nós CDLs do interior do estado, hoje pode-mos dizer que temos na capital uma coluna de apoio, que fortalece nosso trabalho frente aos associados.

Luiz Vicente da Costa Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Centro-Oeste

A Federação está cumprin-do seu papel em incentivar e auxiliar os trabalhos das CDLs mineiras e de seus associados. Estamos no caminho certo e projetamos um futuro promis-

sor para o Movimento Lojista Mineiro. Sinto-me hon-rado em fazer parte de uma entidade que tem como lema a União para alcancar o fortalecimento e promo-ver o desenvolvimento sustentável da classe. Percebo ao longo dessas quatro décadas de existência, o quanto a FCDL-MG atua em prol dos interesses e empenha--se para atender as demandas de suas federadas. Nos últimos anos a entidade tem firmado parcerias estraté-gicas com o intuito de oferecer cada vez mais serviços gerando oportunidades de crescimento para as CDLs. Outro ponto positivo, principalmente da gestão atual, é a integração entre a FCDL-MG e suas federadas in-dependente de seu porte: grande, médio ou pequeno. Represento uma CDL de pequeno porte e percebemos a abertura e a oportunidade que a Federação nos dá para interagir com todo o Movimento Lojista, em especial, por meio dos grandes eventos de capacitação e aper-feiçoamento profissional. Assim temos mais condições de lutar por nossos interesses.

Marcos Antônio Luiz Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Noroeste

Parabéns FCDL-MG por seus 40 anos de lutas e conquistas. Continue sendo e tendo su-cesso na caminhada junto aos lojistas mineiros, fortalecendo assim a economia de nosso país e edificando sonhos e an-

seios dos membros deste valioso movimento.

Darlene Maria de M. Carvalho Diretora Especial FCDL-MG

Page 18: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

18Federação em Ação – março de 2013

É motivo de grande satisfa-ção fazer parte da diretoria da FCDL-MG, uma entidade que completa quatro décadas de existência e de atuação eficaz. A FCDL-MG é uma referência entre as entidades afins. Aqui,

as CDLs encontram apoio e estímulo para evoluir e se aperfeiçoar no seu importante papel de valorizar, de promover as atividades lojistas. Nesta data come-morativa, parabenizamos à FCDL-MG e reafirmamos nosso compromisso de trabalho e dedicação a esta importante instituição.

Maurício Henrique Martins Conselheiro Fiscal FCDL-MG

Olhando no retrovisor dos 40 anos da FCDL-MG, vejo um caminho claro de ener-gia e vigor sendo apontado para o que vamos construir daqui para frente. Parabeni-

zo especialmente o Presidente José César da Costa pela gestão compartilhada e adoção de atitudes ousadas frente à competitividade de um mundo de mudanças velozes. Parabéns a todos por esses 40 anos da FCDL-MG.

Rosilda Gonçalves Vice-presidente FCDL-MG para assuntosda Região Jequitinhonha e Mucuri

Ao longo dos seus 40 anos a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mi-nas Gerais, FCDL-MG, sempre soube representar o comér-cio do Estado. Com objetivos

definidos, a entidade sempre foi uma fomentado-ra do setor contribuindo para o desenvolvimento e progresso das CDLs. O atual presidente e todos os ex-presidentes sempre trabalharam em prol da união e do bem comum.

Roberto Alfeu Pena Gomes Vice-presidente FCDL-MG paraassuntos da Região Central

RESGATE HISTÓRICO

São quarenta anos de sucesso, e uma trajetória que começou timidamente e se desenvolveu através de laborioso trabalho realizado por todos os diretores que passaram pela FCDL-MG , culminando com o atual su-

cesso. Hoje a entidade é uma das mais influentes fe-derações do movimento lojista brasileiro. Parabéns à FCDL-MG por estas quatro décadas de sucesso.

Francisco José de Melo 20 vice-presidente adm. e financeiro FCDL-MG

Ao longo de sua trajetória, a FCDL-MG deixa vários e impor-tantes legados para o varejo mineiro, dentre eles destaco o processo de interiorização do movimento lojista mineiro com a criação de Câmaras de

Dirigentes Lojistas (CDLs) em todo o estado. Trata-se de um projeto de expansão ousado e que vem não só fortalecendo o segmento, mas contribuindo de maneira significativa para padronização das entida-des de classe que representam o nosso movimento. Outro ponto que merece ser destacado é a preocu-pação da entidade em modernizar-se, acompanhan-do as tendências e compartilhando o conhecimento com todas as federadas por meio dos eventos de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Ressalto ainda, a representatividade da entidade junto às es-feras públicas de poder, usando sua influência e cre-dibilidade. Sobre o CDL Jovem, entendo que a atual gestão deu um passo importante e ao mesmo tempo estratégico ao instituir uma coordenação estadual para o movimento lojista jovem. Nosso objetivo é formar lideranças e capacitar os membros do CDL Jo-vem para que sejam nossos futuros representantes.

Geovanne Teles Coordenador Estadual FCDL Jovem

Page 19: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

201420132010 2011 20122007 2008 200920062003 2004 20052000 2001 20021997 1998 19991994 1995 1996

1991 1992 19931988 1989 19901985 1986 19871973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984

Fundação da Federaçãodas Câmaras deDirigentes Lojistas deMinas Gerais (FCDL-MG)

Acontece a 1ª Convençãodo Comércio Lojista deMinas Gerais

Reunião da Diretoriada FCDL-MG

1ª Feira dos Pioneirosde Atendimento aoConsumidor no Brasil

Criação da Frente Parlamentarde Apoio ao Comércio Varejistaem parceria com a ALMG

FCDL-MG promove o1º Encontro de Profissionaisdas CDLs Mineiras

Posse da diretoriada FCDL-MG,gestão 2007/2009

Nasce o Fórum Permanentedas Microempresas e Empresasde Pequeno Porte (Fopemimpe)

49ª Convenção Nacional doComércio Lojista e 20ª ConvençãoEstadual do Comércio Lojista deMinas, em Uberlândia - MG

Aquisição e reformada sede própria

ALMG homenageia aFederação pelos seus40 anos de existência

FCDL-MG faz mobilizaçãopela não redução dajornada de trabalho

A Medalha Santos Dumont éconcedida ao Presidente daFCDL-MG, José César da Costa

FCDL-MG fecha parceriacom BDMG para corres-pondente bancário

O presidente da FCDL-MGrecebe a Medalha daInconfidência, emOuro Preto - MG

FCDL-MG apoia o movimento“Assine+Saúde”, iniciativada ALMG

Regulamentaçãodo Código de Defesado Contribuinte (CDC)

FCDL-MG recebe o seloMinas Legal pelo apoioprestado ao Programa

Movimento Lojistaunido contra altas taxasdas operadoras decartão de crédito

Page 20: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

201420132010 2011 20122007 2008 200920062003 2004 20052000 2001 20021997 1998 19991994 1995 1996

1991 1992 19931988 1989 19901985 1986 19871973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984

Fundação da Federaçãodas Câmaras deDirigentes Lojistas deMinas Gerais (FCDL-MG)

Acontece a 1ª Convençãodo Comércio Lojista deMinas Gerais

Reunião da Diretoriada FCDL-MG

1ª Feira dos Pioneirosde Atendimento aoConsumidor no Brasil

Criação da Frente Parlamentarde Apoio ao Comércio Varejistaem parceria com a ALMG

FCDL-MG promove o1º Encontro de Profissionaisdas CDLs Mineiras

Posse da diretoriada FCDL-MG,gestão 2007/2009

Nasce o Fórum Permanentedas Microempresas e Empresasde Pequeno Porte (Fopemimpe)

49ª Convenção Nacional doComércio Lojista e 20ª ConvençãoEstadual do Comércio Lojista deMinas, em Uberlândia - MG

Aquisição e reformada sede própria

ALMG homenageia aFederação pelos seus40 anos de existência

FCDL-MG faz mobilizaçãopela não redução dajornada de trabalho

A Medalha Santos Dumont éconcedida ao Presidente daFCDL-MG, José César da Costa

FCDL-MG fecha parceriacom BDMG para corres-pondente bancário

O presidente da FCDL-MGrecebe a Medalha daInconfidência, emOuro Preto - MG

FCDL-MG apoia o movimento“Assine+Saúde”, iniciativada ALMG

Regulamentaçãodo Código de Defesado Contribuinte (CDC)

FCDL-MG recebe o seloMinas Legal pelo apoioprestado ao Programa

Movimento Lojistaunido contra altas taxasdas operadoras decartão de crédito

Page 21: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

201420132010 2011 20122007 2008 200920062003 2004 20052000 2001 20021997 1998 19991994 1995 1996

1991 1992 19931988 1989 19901985 1986 19871973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984

Fundação da Federaçãodas Câmaras deDirigentes Lojistas deMinas Gerais (FCDL-MG)

Acontece a 1ª Convençãodo Comércio Lojista deMinas Gerais

Reunião da Diretoriada FCDL-MG

1ª Feira dos Pioneirosde Atendimento aoConsumidor no Brasil

Criação da Frente Parlamentarde Apoio ao Comércio Varejistaem parceria com a ALMG

FCDL-MG promove o1º Encontro de Profissionaisdas CDLs Mineiras

Posse da diretoriada FCDL-MG,gestão 2007/2009

Nasce o Fórum Permanentedas Microempresas e Empresasde Pequeno Porte (Fopemimpe)

49ª Convenção Nacional doComércio Lojista e 20ª ConvençãoEstadual do Comércio Lojista deMinas, em Uberlândia - MG

Aquisição e reformada sede própria

ALMG homenageia aFederação pelos seus40 anos de existência

FCDL-MG faz mobilizaçãopela não redução dajornada de trabalho

A Medalha Santos Dumont éconcedida ao Presidente daFCDL-MG, José César da Costa

FCDL-MG fecha parceriacom BDMG para corres-pondente bancário

O presidente da FCDL-MGrecebe a Medalha daInconfidência, emOuro Preto - MG

FCDL-MG apoia o movimento“Assine+Saúde”, iniciativada ALMG

Regulamentaçãodo Código de Defesado Contribuinte (CDC)

FCDL-MG recebe o seloMinas Legal pelo apoioprestado ao Programa

Movimento Lojistaunido contra altas taxasdas operadoras decartão de crédito

Page 22: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

201420132010 2011 20122007 2008 200920062003 2004 20052000 2001 20021997 1998 19991994 1995 1996

1991 1992 19931988 1989 19901985 1986 19871973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984

Fundação da Federaçãodas Câmaras deDirigentes Lojistas deMinas Gerais (FCDL-MG)

Acontece a 1ª Convençãodo Comércio Lojista deMinas Gerais

Reunião da Diretoriada FCDL-MG

1ª Feira dos Pioneirosde Atendimento aoConsumidor no Brasil

Criação da Frente Parlamentarde Apoio ao Comércio Varejistaem parceria com a ALMG

FCDL-MG promove o1º Encontro de Profissionaisdas CDLs Mineiras

Posse da diretoriada FCDL-MG,gestão 2007/2009

Nasce o Fórum Permanentedas Microempresas e Empresasde Pequeno Porte (Fopemimpe)

49ª Convenção Nacional doComércio Lojista e 20ª ConvençãoEstadual do Comércio Lojista deMinas, em Uberlândia - MG

Aquisição e reformada sede própria

ALMG homenageia aFederação pelos seus40 anos de existência

FCDL-MG faz mobilizaçãopela não redução dajornada de trabalho

A Medalha Santos Dumont éconcedida ao Presidente daFCDL-MG, José César da Costa

FCDL-MG fecha parceriacom BDMG para corres-pondente bancário

O presidente da FCDL-MGrecebe a Medalha daInconfidência, emOuro Preto - MG

FCDL-MG apoia o movimento“Assine+Saúde”, iniciativada ALMG

Regulamentaçãodo Código de Defesado Contribuinte (CDC)

FCDL-MG recebe o seloMinas Legal pelo apoioprestado ao Programa

Movimento Lojistaunido contra altas taxasdas operadoras decartão de crédito

Page 23: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

19Federação em Ação – março de 2013

40 ANOS TRABALHANDO PELO VAREJO DE MINAS.

PARABÉNS, FCDL

O BDMG SE ORGULHA DE SER

PARCEIRO DESTA HISTÓRIA.

www.bdmg.mg.gov.br

BD-0050-13 40 ANOS FCDL_AD 20x27cm.indd 1 4/22/13 5:20 PM

Page 24: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

20Federação em Ação – março de 2013

ATUAÇÃO INTEGRADA

FCdL-Mg: ConheÇa essa entidade qUe se ProPÕe a rePresentar e deFender os interesses do varejo

Nos últimos anos, o setor de comércio e serviços o grande responsável por aumentar a competitivida-de interna e externa, gerando milhares de empregos qualificados e contribuindo de forma expressiva para acelerar o progresso tecnológico. É o setor terciário que responde por quase 70% do Produto Interno Bru-to (PIB) brasileiro e por mais de 75% dos empregos formais, segundo o IBGE. Só o comércio varejista é formado por mais de um milhão e quatrocentos mil empresas, com receita total de um trilhão e seiscentos bilhões de reais.

No que diz respeito a atuação das micro e pequenas empresas, em especial, o número desses empreen-dimentos, em Minas, cresceu 38,5% em 11 anos. De acordo com dados do Sebrae-MG, entre 2000 e 2011 foram abertos 198,3 mil pequenos negócios no Es-tado, um aumento médio de 3% ao ano no número de empreendimentos. É nesse contexto em que atua a FCDL-MG. Atualmente, dentre as funções que competem à entidade pode-se destacar a de congregar e coordenar as Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de Minas Gerais (CDLs); colaborar com entidades similares, na defesa dos direi-tos e deveres do comércio; cumprir o estatuto da CNDL; prestar assistência ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e a outros serviços relacionados aos interesses empresariais e varejistas; divulgar às CDLs seus ser-viços, produtos e ações institucionais. A FCDL-MG se preocupa ainda em estimular iniciativas e projetos de lei focados no desenvolvimento do comércio lojista.

RECONHECIMENTO

As leis que reconhecem a Federação como uma ins-tituição sem fins lucrativos e prestadora de serviços à sociedade foram sancionadas pelo prefeito da capi-tal Márcio Lacerda e pelo vice-governador do Estado,

Alberto Pinto Coelho, no exercício de governador do Estado, no final de 2012. “O comércio varejista emprega mais de 8,8 milhões de pessoas em todo o país, portanto, é dever do Po-der Público reconhecer o trabalho da FCDL-MG em prol desta parcela produtiva que movimenta a eco-nomia das nossas cidades”, informou o ex-vereador belo-horizontino, Hugo Thomé (PMN). O parlamentar foi o autor do Projeto de Lei 2.239/2012, que declara de utilidade pública a FCDL-MG. Após a aprovação na Câmara Municipal de Belo Horizonte e sanção do pre-feito da capital, Márcio Lacerda (PSB), o Projeto de Lei 2239/2012 originou a Lei n0 10.566, de 5 de dezembro de 2012, oficializando o reconhecimento. Na Assembleia Legislativa, a iniciativa de reconhe-cer a FCDL-MG como entidade de utilidade pública foi do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). A Lei n0 20.494 de 27 de novembro de 2012, originária do Projeto de Lei 3.390/2012, foi sancionada pelo vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho.

A estrutura operacional da FCDL-MG é cons-tituída por assessorias técnicas nas áreas jurídica, contábil, de comunicação e even-tos, preparadas para oferecer a orientação necessária à criação e desenvolvimento de CDLs. Estas atividades têm o objetivo de for-talecer, ainda mais, suas federadas e seus benefícios se estendem às empresas asso-ciadas. Por isso, a FCDL-MG vem firmando diversas parcerias para oferecer mais servi-ços às suas Federadas: oportunidades que geram crescimento.

ESTRUTURA

Page 25: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

21Federação em Ação – março de 2013

Page 26: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

22Federação em Ação – março de 2013

Tendo em vista tais objetivos estratégicos a FCDL-MG fechou, em 2012, diversas parcerias cujo principal objetivo é potencializar a atuação do movimento lojista mineiro. Seguro de vida, planos de saúde e odontológico, ensino de idiomas, consultorias, capa-citação e aperfeiçoamento profissional, são alguns dos serviços que as CDLs mineiras têm a sua disposi-ção: uma atuação integrada que promete aumentar a receita e auxiliar os trabalhos das CDLs mineiras e de seus associados. Isso porque, nessas quatro décadas de história, a entidade identificou que fortalecimen-

to e crescimento são termos que se projetam quase como palavras sinônimas para o movimento lojista mineiro e expressam conceitos sempre ligados a um desenvolvimento perene, baseado no equilíbrio das relações. A FCDL-MG entende que sua atuação que se propõe a ser cada vez mais representativa, passa por um processo contínuo de aprimoramento. E a Fede-ração de Minas está buscando esse preparo ao traçar novas metas e estratégias capazes, efetivamente, de projetá-la no cenário mineiro e atender às tantas ex-pectativas das CDLs de todo o estado.

ATUAÇÃO INTEGRADA

Proporcionar o desenvolvimento das CDLs mineiras eagregar valor ao seu portfólio de serviços

oPortUnidades, CresCiMento e reCeita Para as CdLs: ConheÇa os serviÇos oFereCidos PeLa FCdL-Mg

Page 27: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

23Federação em Ação – março de 2013

Para as CDLs e associados interessados em investir no aperfeiçoamento profissional, a FCDL-MG está investindo na ampliação do banco de palestrantes e consultores. O objetivo é agregar em conheci-mento, experiência e compartilhamento de con-ceitos, técnicas e tendências atuais para o varejo. Profissionais altamente qualificados recebem as demandas de cada CDL mediando o contato entre a entidade e o consultor, de modo que as palestras, cursos ou workshops possam ser adaptados con-forme o formato do evento proposto. Entre as áreas de conhecimento que já possuem palestrantes par-ceiros da FCDL-MG estão: administração; gestão de pessoas; comunicação e marketing; financeiro; ju-rídico; vendas e responsabilidade socioambiental.

Valores acessíveis e diferenciados daqueles prati-cados pelas operadoras no mercado em relação aos planos individuais; adesão individual e cobrança di-reta para o colaborador; sem despesas para as CDLs que podem ainda ampliar suas receitas. Estes são apenas alguns benefícios do CDL Saúde. Em parceria com a PrevQuali, a FCDL-MG oferece planos de saú-de e odontológicos na modalidade coletivo empre-sarial. Na prática, essa parceria significa uma série de vantagens para as CDLs, como o favorecimento do papel institucional das federadas junto aos seus associados já que a ação irá possibilitar que as CDLs os apoiem na gestão do benefício, e ausência de ônus financeiro e administrativo para as entidades.

A solução para quem deseja uma opção em seguro de vidas é o plano “Agora Sim – Vantagens para Você”. Fruto da parceria entre a FCDL-MG e a Mon-geral Aegon, este serviço é destinado aos associa-dos e familiares da CDL, e oferece diversos bene-fícios em saúde e bem-estar do próprio segurado, como descontos em medicamentos. Trata-se de se-guros individuais especialmente desenhados para oferta nos balcões das CDLs mineiras. Os produtos oferecidos por meio desta parceria são aplicáveis a vários públicos, contam com condições comerciais

adaptáveis, além de um processo de capacitação da equipe de vendas facilitado. Os segurados concor-rem a quatro sorteios mensais de até R$ 50.000,00 pela Loteria Federal, para realizar os seus sonhos.

São disponibilizadas, gratuitamente para as entida-des, as campanhas publicitárias para as principais datas do varejo. São peças para que as CDLs pos-sam fazer o download, imprimir e trabalhar junto aos seus associados, contribuindo para potencia-lizar as vendas nesses municípios. Com o objetivo de fortalecer a marca CDL em todo o Estado e con-tribuir para o aumento das vendas nas principais datas comemorativas do varejo, a FCDL-MG também oferece, duas vezes ao ano, a opção de compra co-letiva do material. A proposta é reduzir custos na impressão das peças: quanto mais CDLs mineiras optarem pela compra conjunta, mais em conta fica-rá o valor a ser pago.

Mais que oferecer linhas de crédito exclusivas para as micro e pequenas empresas que precisam rees-truturar seus negócios, aumentar capital de giro ou investir em projetos de expansão, o BDMG tem con-tribuído com a geração de receitas para as CDLs. Por meio de uma parceria firmada em maio de 2012 entre a FCDL-MG e o banco, as entidades podem se tornar Correspondentes Bancários. Depois de treinamentos específicos oferecidos pelo BDMG, as CDLs mineiras estão aptas a divulgar e acompanhar o processo de concessão de crédito aos lojistas associados, sempre com acompanhamento das equipes do banco. Entre estes benefícios estão linhas de financiamento como Giro Fácil, Geraminas e Fixo Fácil.

CDL ENSINO +CONHECIMENTO

CDL SAÚDE +QUALIDADE DE VIDA

CDL VIDA +SEGURANÇA

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS +DIVULGAÇÃO

CORRESPONDENTE BANCÁRIO +RECEITA

Quer saber mais sobre um dos serviços oferecidos pela FCDL-MG?

Envie um e-mail para [email protected] ou ligue (31) 2532-3306.

Page 28: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

24Federação em Ação – março de 2013

ATUAÇÃO INTEGRADA

Viabilizar espaços de capacitação e aperfeiçoamento profissional para o movimento lojista mineiro. Este é um dos principais objetivos da Federação

ConheÇa os eventos ProMovidosanUaLMente PeLa FCdL-Mg

Ofici

na d

a Im

agem

Antô

nio

Carlos

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 29: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

25Federação em Ação – março de 2013

Tradicionalmente a FCDL-MG promove uma série de eventos focados no aprendizado, interação e relacio-namento de seus participantes. Por isso, no calendá-rio do varejo estão a Convenção Estadual do Comércio Lojista; Encontro de Profissionais; Encontro de Presi-dentes; Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Negócios na Web e Meios de Pagamento – ECOM; Reu-niões Regionais; Seminário de Executivos e a Comen-da José Alencar.

ENCONTRO DE PRESIDENTES

Um evento focado nas lideranças do movimento lo-jista mineiro. Levantamento realizado pela FCDL-MG apontou para a necessidade de um espaço específico para capacitação de dirigentes lojistas. Jaboticatubas foi o primeiro município mineiro escolhido para se-diar o evento que reúne, anualmente, presidentes das entidades de todo o estado.

CONVENÇÃO ESTADUAL DO COMéRCIO LOJISTA E ENCONTRO DE PROFISSIONAIS

Investir no aperfeiçoamento de colaboradores de CDLs, dirigentes e lojistas, proporcionando aos parti-cipantes um espaço de interação, troca, compartilha-mento e, sobretudo, aprendizado. Essa é a proposta da Convenção Estadual do Comércio Lojista e Encon-tro de Profissionais das CDLs, eventos tradicionais no calendário do varejo mineiro.

SEMINÁRIO DE EXECUTIVOS DAS CDLS MINEIRAS

A proposta, uma novidade no calendário de ativi-dades do movimento lojista mineiro, é promover o alinhamento e nivelamento de informações relacio-nadas às práticas de gestão e varejo em todo o Es-tado e contribuir para que ao retornar aos seus mu-nicípios, os participantes possam, de fato, aplicar o conhecimento adquirido à sua realidade profissional.

ECOM

Realizado anualmente em parceria com a FCDL-MG, demais Federações e CDLs do país, o projeto ECOM - Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Negócios na Web e Meios de Pagamento, é uma realização da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

que visa levar informação, formação profissional e capacitação empresarial a empresários, empreende-dores, varejistas e comerciantes. Em suas últimas edi-ções, o evento discutiu a preparação do comércio, va-rejo, rede hoteleira e demais atividades empresariais e comerciais no contexto da Copa do Mundo em 2014.

COMENDA JOSé ALENCAR

Instituída no ano em que a FCDL-MG completa 40 anos de atuação em prol do movimento lojista mineiro, a Comenda visa o reconhecimento e valorização de em-presários e autoridades que se destacaram ou vem se destacando por suas relevantes atividades profissionais e sociais. As indicações são avaliadas por uma Comis-são Especial constituída para este fim e cujos mem-bros realizam uma análise criteriosa da trajetória dos possíveis agraciados e suas efetivas contribuições ao desenvolvimento do estado e país. A Comenda também representa uma homenagem ao saudoso José Alencar que foi, e continua sendo, uma referência para o movi-mento lojista e classe empresarial como um todo.

MISS COMERCIÁRIA

Criado em 2010 pela FCDL-MG, o concurso Miss Co-merciária tem por objetivo reconhecer e valorizar a presença feminina no comércio varejista mineiro e, por isso, tornou-se um dos eventos mais aguardados pelo movimento lojista. O evento é realizado anual-mente pela Federação durante a Convenção Estadual do Comércio Lojista e Encontro de Profissionais das CDLs Mineiras. Na oportunidade, representantes de CDLs de todo o estado, escolhidas na etapa munici-pal do concurso, desfilam charme, beleza e simpatia e uma comissão de jurados elege a garota mais bela do comércio.

REUNIÕES REGIONAIS

Criar oportunidades de aproximação e diálogo com as unidades cedelistas mineiras. Estes são alguns dos objetivos das reuniões regionais realizadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mi-nas Gerais (FCDL-MG). O projeto, surgiu de uma ne-cessidade sentida tanto pela FCDL-MG quanto pelas CDLs mineiras de estabelecer um canal de comunica-ção mais ativo entre ambas as partes.

Page 30: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

26Federação em Ação – março de 2013

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

Estimular iniciativas a anteprojetos de lei que pos-sam contribuir para o desenvolvimento do comér-cio lojista; defender o princípio da liberdade, que se desdobra no campo político sob a forma de demo-cracia e, no campo econômico, no primado da livre iniciativa. Estes são apenas dois dos direcionadores que orientam a atuação da FCDL-MG na defesa de suas federadas junto às esferas públicas do poder, legitimando essa representatividade.

Por isso, neste ano de 2013, ano em que a FCDL-MG completa suas quatro décadas de existência, foram traçados novos planos e metas ainda mais arrojados e capazes, efetivamente, de projetar o varejo no ce-nário mineiro e atender às expectativas das CDLs de todo o estado.

Além de palestras e eventos específicos realizados em parceria com as CDLs mineiras, o Sebrae-MG, por exemplo, é um grande parceiro e apoiador dos espaços de capacitação viabilizados pela FCDL-MG. A entidade está sempre presente nas Convenções Estaduais do Comércio Lojista e Encontro de Profissionais, Encontro de Presidentes, workshops e missões empresariais in-ternacionais, auxiliando na infraestrutura e capacitação dos colaboradores e dirigentes lojistas. Trata-se de uma aliança fundamental para o incentivo e fomento ao em-preendedorismo em todo o estado.

Confira a seguir algumas frentes de atuação da FCDL-MG e o apoio às causas políticas, econômicas e sociais.

A FCDL-MG legitima sua representatividade acompanhando a tramitação de projetos de lei, articulando mobilizações e firmando parcerias estratégicas nos âmbitos econômico e político, nos mais diversos segmentos

aMParar e atUar na deFesa dos interesses dovarejo jUnto aos Poderes exeCUtivo e LegisLativo

Page 31: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

27Federação em Ação – março de 2013

Aumento de 1% do FPMque signi�cou em 2011 um acréscimo de

cerca de 3 bilhões aos cofres municipais

Pró-acesso

integração a mais de 200 municípios mineiros

Termo de ajustamento de gestão

parceria com o TCE-MG para prorrogar o uso do sisitema para 2014

SICOM Programa de

fortalecimento das associações

microrregionais

30 milhões de reais

1 bilhão de reaismedida de compensação federal

aos incentivos tributários para combater a crise mundial em 2009

Minas Comunica

2294 servidores quali�cados

através do CQGP

60 milhões convênio de repasse de multas de trânsito

acesso a telefonia móvel para mais de 400 municípios

mais de 60 mil participantes em eventos nos últimos 5 anos

A AMM atua como estrutura de articulação política legislativo e judiciário como representante legítima das 853 cidades, o maior número de municípios reunidos do Brasil. Ao mesmo tempo em que defende os interesses e os direitos dos municípios mineiros, oferece a eles ferramentas para se tornarem autônomos econômica e juridicamente através da implementação de uma gestão e�ciente.

DepartamentoMeio Ambiente

Departamentode Saúde

Departamento DesenvolvimentoEconômico

Departamento deEconomia

DepartamentoJurídico

Departamento deEducação

DepartamentoAssistência Social

Departamento de Serviços Especializados

DepartamentoContábil /Tributário

DepartamentoCaptação de Recursos

Departamentode Convênios

Além da importante representação política, a AMM está estruturada para prestar assessoria nas seguintes áreas:

Fundomaq

Alteração da resolução 414 da ANEEL

equipamentos para fomentar o

desenvolvimento

Pelo fortalecimento do movimento municipalista e por Minas.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio AMM..pdf 1 23/04/2013 16:59:11

Page 32: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

28Federação em Ação – março de 2013

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

Promover o bom relacionamento entre o Fisco e o contribuinte, protegendo-o contra o exercício abusi-vo do poder de fiscalizar; assegurar a ampla defesa dos direitos do empresariado no âmbito dos proces-sos administrativos; prevenir e reparar os danos pa-trimoniais e morais decorrentes de abuso de poder por parte do Estado na fiscalização, lançamento e cobrança de tributos de sua competência; assegurar a adequada e eficaz prestação de serviços gratuitos de orientação aos contribuintes. Estas são apenas algumas diretrizes do Código de Defesa do Contri-buinte (CDC) regulamentado e publicado no Diário Oficial do Estado, pelo Governador Antonio Anasta-sia, em novembro de 2012.

A regulamentação do Código era aguardada pelo mo-vimento lojista mineiro há 12 anos, data em que foi aprovada a Lei 13.515 de 07 de abril de 2000. Duran-te todo esse tempo de espera a FCDL-MG juntamen-te com outras entidades de classe de todo o Esta-do, manteve-se atuante em prol da regulamentação dessa ferramenta de equalização das relações entre o Fisco e o empresariado. Também em novembro do ano passado a atuação da FCDL-MG como membro do Cadecon foi ratificada com a aprovação do decreto.

O órgão pertence ao Sistema Estadual de Defesa do Contribuinte (Sisdecon) e atua na defesa dos direitos do empresariado, seja pessoa física ou jurídica. Sua instituição já estava prevista nos artigos 23 a 26 da Lei 13.515/2000 e artigos 25 a 39 do Decreto 46.085/2012.

A primeira reunião de trabalho foi realizada em fe-vereiro deste ano, quando os participantes do en-contro elegeram o vice-presidente e secretário da Câmara, e propuseram uma discussão sobre o Re-gimento Interno.

Código de deFesa do ContribUinte

Div

ulga

ção

Page 33: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

29Federação em Ação – março de 2013

A exemplo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que instituiu a Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista, a Federação das Câ-maras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL--MG), não poderia deixar de estreitar o relaciona-mento com poder legislativo.

Para isso foi criada, em 2009, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista em Minas por meio da qual o comércio varejista mineiro atua junta-mente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sob a liderança do deputado Bechir Duarte (PSD), a

iniciativa tem por objetivo tratar dos interesses dos micro e pequenos empresários do comércio varejis-ta mineiro no âmbito da Casa Legislativa.

A proposta é estabelecer uma relação mais próxima entre o Legislativo e o segmento, por meio da qual haja liberdade para proposições de projetos favo-ráveis ao desenvolvimento do comércio no Estado. Este é um grupo de membros dos poderes legisla-tivos estaduais que têm sua atuação intensificada em função de um interesse comum, independente de seu partido político.

Frente ParLaMentar de aPoio ao varejo

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 34: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

30Federação em Ação – março de 2013

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

Instituído pelo Decreto n0 44.853, de 02 de julho de 2008, o Fopemimpe é um dos instrumentos pre-vistos na Lei Geral, sendo um espaço destinado à discussão de assuntos de interesse das micro e pe-quenas empresas e desenvolvimento de propostas. O fórum contempla ainda várias ações de susten-tabilidade que envolvem, por exemplo, o aumento da empregabilidade, redução da mortalidade das MPEs, regularização e formalização das empresas, desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Outro grande objetivo do Fopemimpe é permitir o acesso às diversas formas de gestão e tecnolo-

gias modernas por meio de trabalhos envolvendo workshops, debates, plenários e apresentações mul-timídia, além de articular e promover, em conjunto com órgãos dos governos estadual e municipal e as entidades de apoio e de representação das MPEs, a regulamentação necessária ao cumprimento de to-dos os aspectos da Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006.

A FCDL-MG é uma grande parceira desta iniciativa e, além de participar e contribuir nas deliberações do fórum cede seu espaço para as reuniões periódicas dos Comitês Temáticos e Assembleias Gerais.

FoPeMiMPe

Div

ulga

ção

Foto

s: F

opem

impe

Page 35: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

31Federação em Ação – março de 2013

Coletar, no mínimo, 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco estados brasileiros. Esse é o total, equivalente a 1% do eleitorado nacional, e o mínimo necessário para que seja apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular. Por-tanto, essa é a meta da campanha ‘Assine + Saúde’.

Em Minas Gerais, essa articulação é realizada pela Assembleia Legislativa (ALMG) e conta atualmente com o apoio de mais de dez entidades, como Asso-ciação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Câma-ras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção

Minas Gerais (OAB-MG), entre outras. A FCDL-MG oficializou sua adesão e apoio à iniciativa em se-tembro de 2012 durante uma solenidade organiza-da para este fim. O objetivo de uma mobilização tão grande e que vem conquistando o apoio de tantas entidades mineiras como a FCDL-MG, é lutar por um sistema de saúde mais digno para a popu-lação brasileira.

Desde então, a Federação tem feito uso de sua abran-gência para atingir o maior número possível de cida-dãos em todo o estado, entendendo que o acesso aos serviços relacionados à área da saúde é um direito de todo o cidadão brasileiro que deve ser respeitado e viabilizado da melhor maneira possível.

assine + saúde

Div

ulga

ção

Page 36: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

32Federação em Ação – março de 2013

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

Em agosto de 2012 a FCDL-MG iniciou uma intensa mobilização política junto às CDLs mineiras em prol do veto do governador do Estado, Antonio Anastasia, a um projeto de lei que obrigaria os detentores de bancos de dados e cadastros de consumidores e ser-viços de proteção ao crédito a comunicarem a nega-tivação do nome de consumidores por meio de carta registrada na modalidade Aviso de Recebimento.

Se sancionada, a iniciativa, de autoria do deputado estadual Délio Malheiros, traria prejuízos incalcu-láveis para o comércio lojista em Minas Gerais aos bancos de dados de proteção ao crédito, ao comér-cio e consumidores, trazendo desequilíbrio para as relações de consumo.

Depois de vetado pelo governador do estado, no mês de outubro a Assembleia Legislativa de Minas Gerais manteve o veto à proposição que poderia prejudicar o varejo no Estado pondo fim à luta e protegendo o comércio varejista mineiro.

MobiLizaÇãoPoLítiCa

Em novembro de 2012 a FCDL-MG juntamente com a FIEMG recebeu o selo Minas Legal pelo apoio pres-tado ao programa. Instituído em março de 2012, a condecoração é uma forma de reconhecimento pú-blico a entidades, instituições, personalidades e às pessoas que se distinguem no apoio ao programa e na prática de ações de cidadania fiscal.

Entre os objetivos do programa Minas Legal, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Fazenda de Mi-nas Gerais, em parceria com diversos órgãos públi-cos, instituições e entidades, estão a conscientiza-ção da sociedade sobre a gestão fiscal, valorização e incentivo de ações cidadãs, proteção das receitas públicas e repressão de práticas ilícitas. A iniciativa engloba ainda projetos e ações em diversas frentes, desde a educação fiscal nas escolas até a fiscali-zação do destino dos recursos do tesouro público. A estrutura do Minas Legal é composta por um Co-mitê Gestor que é o responsável pela instituição, normatização e coordenação da iniciativa, além do estabelecimento de parcerias estratégicas. Os gru-pos temáticos, por sua vez, estão incumbidos de trabalhar pela conscientização, controle, visibili-dade e transparência do programa, bem como das premiações que o Minas Legal oferece. Ao Fundo Estadual para a Cidadania Fiscal Mineira (FECIFIM), que também integra a estrutura do programa e da qual a FCDL-MG é integrante, fica a responsabilida-de de suporte financeiro aos projetos e ações vin-culadas ao programa Minas Legal.

Minas LegaL

Div

ulga

ção

Page 37: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

33Federação em Ação – março de 2013

0800 570 0800  |  www.sebraemg.com.br

O III Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis incentiva e valoriza as micro e pequenas empresas que transformam o mundo e são exemplo na construção de um novo modelo organizacional.

Acesse www.premiosebraemgsustentavel.com.br. Sua empresa será reconhecida e ainda pode servir de exemplo para outras organizações adotarem uma postura mais sustentável.

Inscrições de 15 de maio a 15 de julho.twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.br

BLOG

twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.brBLOG

twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.brBLOG

twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.brBLOG

twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.brBLOG

twitter.com/sebrae_mg|fb.com/sebraemg | sebraemgcomvoce.com.brBLOG

SUSTENTABILIDADE É UM BOM NEGÓCIO PARA TODOS: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E SUA EMPRESA.

EE-0057-13B-AD REVISTA FEDERACAO EM ACAO-20x27.indd 1 4/18/13 6:20 PM

Page 38: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

34Federação em Ação – março de 2013

FórUM das entidades eMPresariais de Minas gerais

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

Analisar e atuar estrategicamente na conjuntura eco-nômica mineira na defesa dos interesses do estado. Essa é uma das principais proposições do Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais - entidade que congrega as principais instituições representati-vas do setor produtivo de Minas.

Para tanto, periodicamente, presidentes das 11 ins-tituições que integram esse movimento, reúnem-se para discutir sobre assuntos pertinentes ao cenário em que atuam, fortalecendo um canal de diálo-go constante entre as organizações e contribuindo

para o desenvolvimento econômico do estado. O movimento trabalha buscando o apoio das lideran-ças políticas mineiras nas esferas do Executivo e no Legislativo, tanto no próprio estado, quanto no plano federal, bem como de empresários e comuni-dade acadêmica representada pelas universidades e centros de conhecimento.

O objetivo consensual é a definição de linhas de ação que conduzam Minas e os mineiros a posicio-namentos afirmativos diante de questões cruciais para o desenvolvimento sustentável, assegurando

Robe

rto

Stuc

kert

Filh

o

Page 39: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

35Federação em Ação – março de 2013

que o estado ocupe efetivamente o espaço que lhe é de direito no cenário nacional e que este posicionamento resulte em impactos positivos no desenvolvimento econômico e social. Isso porque Minas Gerais é o segundo maior estado brasileiro em população, tem o segundo maior colégio elei-toral e contribui com mais de 10% para a formação do PIB nacional.

Nos anos eleitorais, o grupo promove debates com candidatos aos cargos eletivos nos âmbitos muni-cipal, estadual e federal. São espaços de discussão de temas pautados de acordo com as demandas apresentadas pela sociedade nos diferentes seg-mentos representados pelo Fórum e contribuindo para que os eleitores conheçam melhor as propos-tas de cada candidato.

Associação Comercial e Empresarial de Minas - ACMinas, entidade que integra o grupo, também promove, periodicamente, o “Café Parlamentar” e oferece a oportunidade de um encontro com as principais lideranças empresariais e políticas mi-neiras, em torno de questões relevantes da vida nacional e, em especial, de ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social. Já partici-param deste tradicional encontro, diversas auto-ridades e especialistas, ministros de Estado, go-vernadores, prefeitos e dirigentes de órgãos da administração pública de todos os níveis para uma troca de informações sobre um tema determinado, de interesse da sociedade civil e da comunidade de negócios.

Além da FCDL-MG integram o Fórum das Entidades Empresariais do Estado a Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Câmara de Dirigentes Lo-jistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio/MG), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Serviço Bra-sileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Se-brae-MG) e Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Minas Gerais (Setcemg).

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Gera

ldo

de P

aula

Page 40: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

36Federação em Ação – março de 2013

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

A situação da rodovia 381 é algo que incomoda o movi-mento lojista mineiro há tempos, que sempre reivindi-cou a duplicação da estrada. Nesse sentido, dirigentes lojistas da CDL João Monlevade, têm articulado, há cer-ca de oito anos, diversas manifestações e passeatas chamando a atenção da população e autoridades para os riscos iminentes da rodovia e a necessidade de sua duplicação. Blitzes com caminhoneiros, distribuição de panfletos e até mesmo interdição da via, têm sido algumas das iniciativas da classe lojista desde então.

A duplicação da BR também integra as reivindicações listadas na Agenda Minas e que conta agora com uma ação específica de mobilização. No dia 21 de março

de 2013, foi lançado o Movimento Nova 381, para mo-nitorar as obras da duplicação da estrada, da fase de editais até sua conclusão. A ação, coordenada pelas Regionais da Fiemg do Vale do Aço e do Rio Doce e executada em parceria com as entidades de classe empresariais do estado, busca promover o desenvol-vimento socioeconômico de Minas a partir das opor-tunidades de negócios que podem ser criadas com a duplicação da 381.

Esta é uma rodovia de extrema importância econô-mica para o país, por ligar os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O trecho de Belo Horizonte à divisa do estado de Minas Gerais com

Div

ulga

ção

Page 41: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

37Federação em Ação – março de 2013

o Espírito Santo é o que possui as piores condições de tráfego de toda malha rodoviária brasileira. O traçado sinuoso em pistas simples em boa parte do trajeto, aliado ao intenso volume de tráfego, tornaram a BR-381 Norte uma das rodovias mais perigosas do Brasil, já que a estrada se converteu, ao longo dos últimos anos, em palco de grandes e graves acidentes, a pon-to de ser chamada “rodovia da morte”. Anualmente, mais de R$ 200 milhões são gastos no atendimento de acidentados somente no trecho entre Belo Horizonte e o Espírito Santo.

Para a economia, a duplicação da BR-381 é obra in-dispensável para facilitar o escoamento da produção das empresas mineiras e para o recebimento de in-sumos necessários à sua operação. A BR-381 Norte é um importante elo entre as rodovias do sudeste e do nordeste do país, e único eixo de ligação do vetor leste de Minas Gerais com seus importantes parques industriais, destacadamente no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, à região sudeste e o sul do país.

As entidades de classe empresariais mineiras, par-ceiras na Agenda de Convergência para o Desenvol-vimento de Minas Gerais e no Movimento Nova 381, enxergam na duplicação da rodovia uma oportunida-de de transformá-la completamente.

A ideia é que de simples via de escoamento de carga ela passe a ser uma rota de desenvolvimento. Um salto de qualidade no ambiente empresarial e, princi-palmente, na qualidade de vida de todos os mineiros. A transparência é um dos pilares deste movimento, que busca se comunicar com clareza, objetividade e verdade.

Para isso, foi criado o site www.nova381.com.br, por meio deste espaço, as pessoas podem conhecer de-talhes e se engajar no movimento, que tem potencial de gerar transformação ambiental, social e econômi-ca significativas para o estado de Minas Gerais.

Com informações Movimento Nova 381

Page 42: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

38Federação em Ação – março de 2013

Estabelecer uma estratégia - técnica, suprapartidária e consensual - comprometida com o desenvolvimen-to sustentável e elevação do padrão de qualidade de vida da sociedade. Essa é a proposta da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento de Minas Ge-rais, ou Agenda Minas. O documento elaborado pe-los integrantes do Fórum das Entidades Empresariais reúne as demandas consideradas prioritárias para os segmentos, a serem entregues ao Governo Federal.

O principal objetivo da iniciativa é recolocar Minas Ge-rais na rota dos investimentos vindos de Brasília, em prol do desenvolvimento do cenário econômico minei-ro e representa um ato efetivo de estabelecimento de uma atuação nas esferas públicas federal, estadual e municipal, nas quais cada membro representativo tem responsabilidades a cumprir para dar continuidade aos projetos propostos. Entre os itens levantados pe-los empresários e parlamentares estão investimentos, ações e projetos nas áreas de infraestrutura, social, educacional, comércio e serviços, de saúde, do patri-mônio histórico e cultural e da defesa social.

É uma agenda positiva, englobando seis linhas de atuação: projetos de lei em tramitação no Congresso

Nacional de relevante interesse para Minas Gerais (1); Projetos de infraestrutura econômica previstos no PAC e no Orçamento Geral da União (2); Projetos de infraestrutura que podem ser viabilizados por meio de concessão e PPPs – Parcerias Público-Privada (3); Projetos de investimento das maiores estatais fede-rais, especialmente, do Grupo Petrobrás e Eletrobrás (4); Projetos de educação, saúde e segurança pública de grande impacto no desenvolvimento e qualidade de vida (5); Definição de estratégias e articulações políticas para elevar a representatividade e partici-pação mineira nos principais órgãos de decisão do governo federal (6).

Ao todo, são 16 pontos contidos no documento: pro-jetos de investimentos da Petrobras no Estado, que representa 10% do faturamento da empresa e recebe 1% de seus investimentos; projetos de infraestrutura a serem executados com parcerias público-privadas; projetos de infraestrutura a serem executados com re-cursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC); projetos de educação, saúde, economia, conhecimen-to, defesa social e cultura; outras prioridades especí-ficas, como a instalação do Tribunal Regional Federal em Minas Gerais.

REPRESENTAÇÃO ESTRATéGICA

agenda Minas

Seba

stiã

o Ja

cint

o

Page 43: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos
Page 44: Federação em Ação - Edição Especial 40 anos

Participar da vida política é direito de todo cidadão.Por isso, a Assembleia facilita o acesso para você chegar à Casa do Povo.

Você pode acompanhar o trabalho dos parlamentares,consultar os projetos e as notícias e apresentar sugestões.

Acesse a Assembleia pela internet, TV ou telefone. Ou venha aqui pessoalmente. Fique à vontade, a Assembleia é a sua Casa.

Acesse: www.almg.gov.brAssista: TV Assembleia – em BH, canal 35 UHFFale: Centro de Atendimento ao Cidadão – (31) 2108 7800Venha: Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Santo Agostinho –Belo Horizonte. Atendimento das 7h30 às 20h.

TodAs As porTAs dA AssembleiAesTão AberTAs pArA Você.