federação em ação set/out 2012

72
‘ASSINE+SAÚDE’ FCDL-MG OFICIALIZA SUA ADESÃO À CAMPANHA EM PROL DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL em AÇÃO FEDERAÇÃO PONTO ELETRÔNICO ELEIÇÕES 2012 ENTENDA PORQUE A LEGISLA- ÇÃO AINDA GERA POLÊMICAS CDLS MINEIRAS PROMOVEM DEBATE COM CANDIDATOS A revista do movimento lojista mineiro set/out 2012 nº33 ano 2

Upload: federacao-cdls-minas-gerais

Post on 19-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A revista do movimento lojista mineiro - set/out 2012 - nº33 Expediente: Supervisora de comunicação: Ana Paula Rodrigues - Publicitária: Luana Lorenzi Jornalista responsável: Bárbara Campos - MT 17068/MG - Projeto gráfico e diagramação: Rogério Janu Foto de capa: Rogério Janu - Impressão: Paulinelli / 1.000 exemplares

TRANSCRIPT

Page 1: Federação em Ação Set/Out 2012

‘Assine+sAúde’FCdL-MG oFiCiALizA suA Adesão à CAMpAnhA eM proL dA sAúde púbLiCA no brAsiL

emAÇÃOFEDERAÇÃO

Ponto ElEtrônico ElEiçõEs 2012EntEnda PorquE a lEgisla-ção ainda gEra Polêmicas

cdls minEiras PromovEm dEbatE com candidatos

a revista do movimento lojista mineiro set/out 2012 nº33 ano 2

Page 2: Federação em Ação Set/Out 2012
Page 3: Federação em Ação Set/Out 2012

MensAGeM do presidente

Federação em Ação - set/out de 2012

Rog

ério

Jan

u

Amigos do movimento lojista,

2012 tem sido um ano de grandes conquistas para o movi-mento lojista mineiro, e muito nos orgulha o fato de poder contribuir para estas realizações. Ao longo desse ano, tive-mos demonstrações ímpares da força do varejo em Minas, oportunidades em que ficaram evidentes a união e poten-cial das CDLs mineiras.

No mês de julho, conquistamos o título de maior delegação estadual no XIII Encontro Latino-Americano de Líderes, reali-zado pela Confederação Latino-Americana (CLAM). Ao todo, 125 representantes das CDLs mineiras estiveram conosco em São Paulo, para esse evento que teve como principal objetivo facilitar o acesso de lideranças do comércio va-rejista do Brasil e de parceiros Latino-Americanos, a um treinamento focado nas estratégias para os negócios.

A edição do Projeto ECOM 2012 realizada no mês de outu-bro em Belo Horizonte, também surpreendeu pelo sucesso de público e, sobretudo, pela necessidade de mudança im-posta ao varejo em todo o mundo. Isso porque, vivemos um novo contexto econômico que vem exigindo outras for-mas de lidar com os clientes, adequação às tendências e, principalmente o desenvolvimento de um planejamento no qual esteja prevista a continuidade e o crescimento sus-tentável das vendas, também no ambiente virtual.

O momento é propício para destacarmos o que, nesse se-gundo semestre, mais nos chamou a atenção no que diz respeito a atuação do movimento lojista mineiro. No mês de agosto, contabilizamos mais uma vitória do varejo em Minas, que foi a mobilização intensa feita para que o gover-nador Antonio Anastasia vetasse o Projeto de Lei 721/2011. O projeto, de autoria do então deputado estadual Délio Ma-lheiros, obrigavava os Bancos de Dados, cadastros de con-sumidores e os serviços de proteção ao crédito a comunica-rem aos consumidores, por Carta Registrada na modalidade Aviso de Recebimento, a negativação do seu nome.

Como todos sabem, a sanção do citado projeto, traria pre-juízos incalculáveis aos Bancos de Dados de Proteção ao Crédito, ao comércio e consumidores, trazendo desequilí-brio para as relações de consumo. Por esse e por todos os outros motivos já citados deixo aqui, meu agradecimento especial às Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais que aderiram à causa, somaram e contribuíram para esse importante passo em nossa trajetória.

Page 4: Federação em Ação Set/Out 2012

diretoriA 2011/2014PrEsidEntE JOSÉ CÉSAR DA COSTA 1° vicE-PrEsidEntEVANDIR DOMINGOS DA SILVA 1° vicE-PrEsidEntE administrativo E FinancEiroMARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA 2° vicE-PrEsidEntE administrativo E FinancEiroFRANCISCO JOSÉ DE MELO vicE-PrEsidEntE da rEgião Zona da mataANTÔNIO CHALA SADEvicE-PrEsidEntE da rEgião triÂnguloCELSO VILELA GUIMARÃES vicE-PrEsidEntE da rEgião rio docEFLÁVIO GONÇALVES LEALvicE-PrEsidEntE da rEgião cEntro-oEstELUIZ VICENTE DA COSTAvicE-PrEsidEntE da rEgião noroEstEMARCOS ANTÔNIO LUIZ vicE-PrEsidEntE da rEgião sulNILSON ANDRADEvicE-PrEsidEntE do alto ParanaÍbaPEDRO PAULO FONSECA DE FREITAS

vicE-PrEsidEntE da rEgião cEntralROBERTO ALFEU PENA GOMES vicE-PrEsidEntE das rEgiõEs JEquitinHonHa E mucuriROSILDA GONÇALVES SANTOS vicE-PrEsidEntE da rEgião nortEWANDI MILTON RIBEIROconsElHEiros Fiscais JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA JOSÉ DE OLIVEIRA BARBOZAMAURÍCIO HENRIQUE MARTINSVANESSA MARIA LOBATO MACIEL dirEtoria EsPEcialdirEtor dE comunicação institucionalFÚLVIO FERREIRAdirEtora dE missõEs intErnacionais DARLENE MARIA DE CARVALHO MOURAdirEtor dE EXPansão dE cdls JOSÉ ALVES DE AGUIARdirEtora do consElHo do sEbraE-mgMAURA DE FÁTIMA MENDONÇA SANTOScoordEnador das cdls JovEm dE minas gEraisGEOVANNE GUALBERTO TELES

Federação em Ação - set/out de 2012

a revista ‘Federação em ação’ é uma publicação da Federação das câmaras de dirigentes lojistas do Estado de minas gerais (Fcdl-mg).

av. silviano brandão, 25, sagrada Família - bH/mg - cep: 31030-525 Fone: (31) 2532-3300 / Fax: (31) 2532-3328

site: www.fcdlmg.com.br / E-mail: [email protected]

Page 5: Federação em Ação Set/Out 2012

expediente

Federação em Ação - set/out de 2012

supervisora de comunicação: Ana Paula Rodrigues - Publicitária: Luana Lorenzi Jornalista responsável: Bárbara Campos - MT 17068/MG - Projeto gráfico e diagramação: Rogério Janu Foto de capa: Rogério Janu - impressão: Paulinelli / 1.000 exemplares

editoriAL Caro leitor,

A revista ‘Federação em Ação’ está de cara nova. Uma pu-blicação mais sofisticada e atual, não só em aparência, mas também em conteúdo. Aliada ao cenário de mudanças e atenta ao perfil dos leitores, a equipe de Comunicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Ge-rais (FCDL-MG) desenvolveu um novo projeto editorial e grá-fico para esta publicação.

O novo layout, a combinação de cores e a padronização de elementos são fruto de um estudo técnico cujo objetivo é proporcionar praticidade e rapidez na localização das infor-mações. Confira o que esta nova edição traz:

Assim como ocorreu no primeiro semestre desse ano, o ca-lendário de eventos direcionados ao varejo mineiro continua movimentado. Além da 1° Conferência Estadual de Desen-volvimento Regional e do Projeto ECOM 2012, o varejo minei-ro se prepara, para a 53ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, a ser realizada entre os dias 14 e 16 de novembro, em Natal (RN).

Veja também diversos dados sobre a atuação dos micro e pequenos empresários, e empreendedores individuais. Uma pesquisa realizada em parceria entre SPC Brasil e Universi-dade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela as característi-cas do empreendedor brasileiro.

Ainda nessa edição, uma matéria que discute a obrigatorie-dade do Registro Eletrônico de Ponto (REP) para as MPEs. A portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ainda é motivo de muitas dúvidas e polêmicas. Já ou-tro levantamento, mapeado pelo Sebrae-MG, mostra como o número de empreendedores individuais que querem sair da informalidade aumentou em todo o estado. Na editoria de economia, revelamos mais dados do perfil desse empreen-dedor individual.

Na editoria de sustentabilidade, o assunto é ‘empreende-dorismo sustentável’. Você vai entender o que pensam os micro e pequenos empresários sobre tema. Vai ver também dois casos de sucesso: empresários mineiros provam que é possível aliar ações sustentáveis e lucratividade.

Quando vai às compras, você, consumidor tem o hábito de verificar os prazos de validade dos produtos que escolhe? Então conheça a campanha ‘ De olho na validade’, que visa incentivar os consumidores e fornecedores a estarem aten-tos à validade dos produtos oferecidos.

E lembre-se: a revista está de cara nova, mas o compromis-so com o conteúdo de qualidade continua o mesmo.

Boa leitura.

Page 6: Federação em Ação Set/Out 2012

suMÁrioediÇão 33 (set/out)

GerAL

MoViMento LoJistA

CdL JoVeM

CndL

Pag.08 - EntrEvista: Presidente do conselho deliberativo sebrae-mg

Pag.10 - sEbraE-mg:Entidade comemorou seus 40 anos, em grande estilo

1024

Pag.12 - Encontro dE lÍdErEs:minas leva título de maior delegação estadual no evento

Pag.14 - PolÍticas Públicas:conferência discute desenvolvimento regional

Pag.16 - dirEito do consumidor:Programa reforça atenção aos prazos de validade

Pag.18 - Ponto ElEtrônico:Entenda as questões que envolvem o registro

Pag.20 - PEsquisa:sPc brasil e uFmg revelam perfil do empreendedor

Pag.22 - FoPEmimPE:Fcdl-mg sedia reuniões dos comitês temáticos do Fórum

Pag.23 - ParcEria:bb e cndl assinam acordo e beneficiam micro empresários

Pag.24 - bdmg:Há 50 anos fazendo história na economia de minas

Pag.28 - rEsultados:cdls mineiras tornam-se correspondentes bancários

Pag.30 - ElEiçõEs 2012:movimento lojista mobiliza debate com candidatos

Pag.34 - comércio ElEtrônico:Ecom 2012 reúne mais de 500 participantes em bH

Pag.42 - sPc:Entenda o papel e atuação do conselho Estadual de sPc

Pag.44 - consciEntiZação:cdl Jovem Patrocínio discute legislação eleitoral

Pag.45 - inclusão social:cdl Jovem bH é parceira no projeto ‘ver é bom demais’

Page 7: Federação em Ação Set/Out 2012

Pag.60 - banco dE PalEstrantEs:cdl, invista no aperfeiçoamento do seu associado

38 CApA

‘Assine + sAúde’: FCdL-MG oFiCiALizA suA Adesão à CAMpAnhA e MobiLizA MoViMento LoJistA Mineiro nA LutA por uM serViÇo de sAúde MAis diGno pArA A popuLAÇão brAsiLeirA

sustentAbiLidAde

AssessoriAs

eConoMiA

CAsos de suCesso

CdL eM FoCo

pArCeriA FCdL-MG

FederAÇão eM AÇão

Giro peLAs CdLs

Pag.46 - mEio ambiEntE:saiba o que pensam os empresários sobre o assunto

Pag.50 - FormaliZação :Empreendedores individuais querem sair da informalidade

Pag.52 - rElacionamEnto:cdl itaúna promove primeiro seminário de comunicação

Pag.54 - cdl divinóPolis:uma instituição de credibilidade para os associados

Pag.56 - assEssoria JurÍdica

Pag.60 - atuação:confira as atividades da entidade em prol do varejo

Pag.60 - dEstaquEs:ações das cdls em todo o Estado de minas gerais

54Pag.57 - canal JurÍdicoPag.58 - assEssoria contábilPag.59 - assEssoria dE comunicação

Page 8: Federação em Ação Set/Out 2012

8Federação em Ação - set/out de 2012

no ano em que o sebrae-mg completa quatro décadas de atuação, o atual presidente do conselho deliberativo da insti-tuição, lázaro luiz gonzaga, fala sobre o cenário e expectativas para as micro e Pequenas Empresas (mPEs) em minas, alavancas fundamentais para o crescimento econômico, social e sustentável do país. o empresário que está à frente da instituição desde 2011 e cujo mandato se estende até 2014, também pontua as conquistas e os principais desafios do sebrae-mg, entidade privada sem fins lucrativos, que traz em sua missão a promoção a competitividade e ao desenvolvi-mento sustentável das mPEs, além de fomentar o empreendedorismo no Estado.

Fcdl-mg: ao longo dos 40 anos, o sebrae-mg se moder-nizou, acompanhando as necessidades das micro e Pe-quenas Empresas. nesse sentido, quais são as principais conquistas na história da entidade?São quatro décadas de muitas conquistas. Quando surgiu, no princípio da década de 1970, o então Ceag-MG dispunha de uma infraestrutura muito limitada. Era tudo muito mo-roso, difícil. Os técnicos viajavam de ônibus, por estradas de terra. Os treinamentos aconteciam em igrejas, debaixo de árvores, onde fosse possível. E, como a instituição não era ainda conhecida, havia uma desconfiança do empresa-riado, que só comparecia aos cursos depois da certeza de que os técnicos não eram fiscais do governo. Felizmente, em janeiro de 1991 criou-se o Sebrae, instituição privada e, a partir daí, as coisas começaram a melhorar. De 40 anos para cá, abrir e manter as Micro e Pequenas Empresas no Brasil são tarefas menos complicadas. Além disso, Minas Gerais possui a quarta melhor taxa de sobrevivência de MPEs, ficando atrás apenas dos Estados de Roraima, Pa-raíba e Ceará, que possuem taxa igual ou superior a 79%. Uma das razões para a evolução do segmento é a forte atuação do Sebrae.

Fcdl-mg: o sebrae-mg se propõe a ser uma instituição de referência em soluções de gestão para as mPEs, contri-buindo para um Estado mais competitivo, sustentável e justo. quais são os principais norteadores que orientam a atuação da entidade?A atuação do Sebrae é norteada pela busca de soluções de gestão para as micro e pequenas empresas, contribuindo para um Estado mais competitivo, sustentável e justo.

Fcdl-mg: quais são as principais contribuições da entidade em seu contexto de atuação?São as várias formas de contribuição, ou de prestação de serviço do Sebrae-MG. Fazemos atendimento individual ao empreendedor. Para se ter uma ideia, em 2011 registra-mos 217 mil atendimentos presenciais e 793 mil a distân-cia, esses últimos realizados via site e/ou telefone. Temos atendimentos coletivos por meio dos quais recebemos as demandas de grupos de empresas, associações ou arran-jos produtivos locais. Também realizamos ações como a Feira do Empreendedor, o maior evento em prol do micro e pequeno empresário de Minas Gerais, e do Brasil. Ape-nas para se ter uma ideia, basta dizer que, realizada de dois em dois anos, esta Feira soma, no Brasil, mais de 80 edições, 1,5 milhão de visitantes e mais de um milhão de empresários capacitados. Outros projetos de destaque realizados pela entidade em todo o Estado são: o Desa-fio Sebrae, um jogo virtual para universitários, que visa estimular o empreendedorismo e a gestão de pequenos negócios; o Educampo, para a capacitação de produtores rurais; programas de incentivo, formação e capacitação de empreendedores, como Sebrae em Ação, Meu Primeiro Ne-gócio e Negócio a Negócio.

Fcdl-mg: Em que medida o sebrae-mg é responsável pelo desenvolvimento e desempenho das mPEs em minas? Essa é a razão de ser do Sebrae. Temos a missão de con-tribuir para o desenvolvimento sustentável das Micro e Pe-quenas Empresas. Atuamos lado a lado com os donos de MPEs ajudando-os a encontrar soluções para os obstáculos que dificultam a consolidação de seus empreendimentos.

entreVistA: LÁzAro Luiz GonzAGA, presidente do ConseLho deLiberAtiVo do sebrAe-MG, FALA sobre A AtuAÇão dA entidAde no estAdo

gEral

8

Page 9: Federação em Ação Set/Out 2012

“atingir todos os 853 municípios mineiros com a Lei Geral devidamente implemen-tada é um de nossos maiores desafios.”

Fcdl-mg: qual o papel das mPEs no cenário econômico nacional? E em âmbito estadual?Se atentarmos para o fato de que as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% do universo das em-presas brasileiras (em Minas elas são 99,2%), já teremos uma noção bem clara do que representam estes empre-endedores para o nosso crescimento. São 13,2 milhões de empregos com carteira assinada e uma representatividade de 20% do PIB nacional. Só em Minas Gerais são 688,6 mil negócios formais (99,2%). Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 10 anos, de cada três ocupações abertas no segmento privado não agrícola, dois são empreendimentos com menos de 10 tra-balhadores. E mais: para os próximos oito anos, até 2020, estima-se que surgirão 19 milhões de novas ocupações, sendo que mais da metade serão ocupadas por empresas similares, de até 10 empregados.

Fcdl-mg: a ampliação da sede é uma das ações que mar-cam os 40 anos da entidade. quais serão os benefícios da iniciativa?A atual sede do Sebrae-MG, na Avenida Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, inaugurada em 1995, está sendo ampliada. As obras começaram em junho passado e devem

ser concluídas em 2014. É uma unidade moderna, que fi-cará ainda mais funcional quando pronta. Com isso, trará mais conforto aos nossos clientes e funcionários.

Fcdl-mg: Em que medida a nova distribuição administra-tiva, com a divisão em regionais irá auxiliar a atuação da entidade em minas?Atualmente o Sebrae-MG está dividido em oito Regionais – Centro, Jequitinhonha e Mucuri, Norte, Noroeste, Rio Doce, Sul, Triângulo e Zona da Mata –, que, por sua vez, se sub-dividem em 50 microrregiões. Por meio destes escritórios, atendemos a todos os 853 municípios mineiros. Essa divisão contribui para a interiorização dos projetos do Sebrae-MG. Hoje temos 282 projetos coletivos, desenvolvidos para se-tores econômicos que reúnem mais de 7.000 empresas em todas as regiões do Estado.

Fcdl-mg: a realidade social e econômica brasileira está mudando rapidamente. nesse sentido, quais são os desa-fios do sebrae-mg para os próximos anos? O Sebrae-MG atua em várias frentes – Comércio, Indústria, Turismo, Atendimento Individual, Agronegócio, Educação, Inovação e Tecnologia, Estratégia e Diretrizes, Inteligência Empresarial, Políticas Públicas – e em cada uma destas unidades existem metas a cumprir e desafios a vencer. Mas, para ficar só em um exemplo, eu diria que atingir todos os 853 municípios mineiros com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa devidamente implementada, é um de nossos maiores desafios.

Glá

uci

a Ro

dri

gues

Page 10: Federação em Ação Set/Out 2012

10Federação em Ação - set/out de 2012

Estímulo ao desenvolvimento e promoção da competitividade são alguns dos pilares de atuação da entidade, que neste ano de 2012, completou quatro décadas de trabalho em prol das micro e pequenas empresas mineiras

sebrAe MinAs: uMA trAJetóriA MArCAdA peLo estíMuLo Ao eMpreendedorisMo, CriAtiVidAde e inoVAÇão

Os pequenos negócios representam hoje cerca de 25% do PIB do país, mantém 52% dos empregos formais e são res-ponsáveis por 40% dos salários. É nesse contexto extrema-mente positivo que o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais (Sebrae-MG) comple-tou, no dia 11 de julho, seus 40 anos de existência.

São quatro décadas de desafios, mas igualmente de muitas conquistas, e com elas a prova de que as Micro e Peque-nas Empresas (MPEs) são alavancas fundamentais para o desenvolvimento e crescimento econômico, social e susten-tável não só em Minas, mas em todo o país.

A cerimônia de comemoração pela data foi realizada no dia 10 de julho no Sesc Palladium, localizado na Região Central de Belo Horizonte. Cerca de mil participantes com-pareceram à solenidade que, além da diretoria, presiden-tes, ex-presidentes e colaboradores da instituição, contou com a participação de autoridades, imprensa, parlamenta-res, diversas entidades de classe e empresários mineiros.

Em seu pronunciamento, o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Lázaro Luis Gonzaga, destacou a importância da instituição que deve ser vista como “um patrimônio brasileiro, com destaque para a atuação no Es-tado de Minas Gerais”. O presidente também destacou, em seu discurso, a filosofia da sustentabilidade, adotada como uma prioridade da entidade, que vem se mostrando pioneira na orientação das micro e pequenas empresas também neste quesito.

Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, mediante a impossibilidade de compare-cimento ao evento, deixou sua mensagem aos presentes. Em sua avaliação, o Sebrae Minas tem sido um importante agente de desenvolvimento, contribuindo para a construção de um Estado mais competitivo, sustentável e socialmente mais justo. “A instituição é um exemplo de dinamismo, agili-dade e inovação, o que a tem levado a resultados consagra-dores. A diretoria e os funcionários, altamente preparados, têm garantido o prestígio e a credibilidade à instituição”.

Rena

to C

obuc

ci -

Impr

ensa

MG

gEral

Page 11: Federação em Ação Set/Out 2012

11Federação em Ação - set/out de 2012

O primeiro presidente do Sebrae-MG, que à época ainda era Centro de Assistência Gerencial de Minas Gerais (Ceag), Valternômem Coelho dos Santos, enfatizou a importância da entidade para o desenvolvimento do Estado, bem como o papel das MPEs neste cenário. “Estamos tratando de um bem muito especial e insubstituível para a sociedade que são as micro e pequenas empresas. Temos que proteger este patrimônio extraordinário, e sempre entendi o Sebrae como o antídoto, a vacina contra esse mal que é a morta-lidade dessas empresas em todo o país”, ponderou Valter-nômem Coelho.

Na sequência, foi a vez do diretor superintendente do Se-brae-MG, Afonso Maria Rocha, se pronunciar. Ele que tam-bém iniciou sua carreira profissional no Sebrae em 1986, quando a instituição era Ceag, revelou que à sua época as MPEs já exerciam papel fundamental para o desenvolvi-mento do país, e destacou a importância do Sebrae nesse cenário. “Nesses 40 anos, o Sebrae Minas construiu uma história de sucesso, cumprindo sua visão de futuro que é se consolidar como uma instituição referência em soluções de gestão para as micro e pequenas empresas”, destacou o diretor superintendente da instituição.

Na avaliação de Afonso Maria Rocha, a entidade é reconhe-cida como uma “competente e eficaz agência de promo-ção do desenvolvimento”, cuja atribuição é proporcionar o crescimento do Estado mineiro, melhorando seus indica-dores sociais e de sustentabilidade. Ainda de acordo com o superintendente, o Sebrae Minas consolida, a cada ano, sua capilaridade: “estamos hoje em oito regionais e 50 microrregiões. Temos compromisso com a melhoria dos in-dicadores sociais onde atuamos. Nossa carteira de projetos hoje compreende 311 iniciativas em praticamente todos os segmentos econômicos do Estado, nossa intenção é que cada grupo de empresários diretamente atendido, sirva de

exemplo e inspiração para outros. Somos a voz das micro e pequenas empresas, garantindo apoio ao segmento que mais gera renda no país”, garantiu.

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, por sua vez, destacou o ambiente favorável de negócios e investi-mentos no Estado, que proporcionam abertura, desenvol-vimento de empresas e geração de empregos. “Graças ao trabalho dos empresários, dos trabalhadores, da sociedade civil, com a participação do governo e das entidades, con-seguimos superar obstáculos. Vivemos em um ambiente negocial muito propício em Minas Gerais”, afirmou.

O governador destacou ainda as parcerias que o Governo de Minas tem com o Sebrae-MG em vários programas, um trabalho que envolve investimentos da ordem de R$ 38 milhões. “Como exemplo, cito o Plug Minas. Nós temos lá milhares de alunos do ensino médio da rede pública esta-dual, dedicados às diversas atividades de inclusão digital, conhecimento, e técnicas de qualificação. Com o Sebrae-MG, temos ações visando despertar o empreendedorismo”, pon-tuou Antonio Anastasia.

Como não poderia deixar de ser, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) enquanto entidade de classe e grande parceira do Sebrae-MG, presti-giou a instituição por seus 40 anos de trajetória. “Nos orgu-lhamos em fazer parte da história de uma instituição com tão nobre missão. Este é um marco na história da entidade, e por isso, além de muito sucesso, desejamos continuar tendo o Sebrae Minas como um de nossos grandes parcei-ros”, destacou José César da Costa, presidente da FCDL-MG.Como parte da programação prevista para a solenidade, ao final, os participantes conferiram um show com os músicos Paula Santoro, Lô Borges, Flávio Venturini e Túlio Mourão que encantaram com canções do Clube da Esquina.

Divu

lgaç

ão F

CDL-

MG

Divu

lgaç

ão F

CDL-

MG

11

Page 12: Federação em Ação Set/Out 2012

12Federação em Ação - set/out de 2012

Minas GErais LEva títuLo dE Maior dE Maior dELEGação EstaduaL participantE no Encontro Latino-aMEricano dE LídErEs

“Quando construímos objetivos e traçamos, juntos, nossas metas, estamos mais propensos ao êxito, e o XIII Encontro Latino-Americano de Líderes, veio ressaltar, mais uma vez, que o movimento lojista mineiro está no caminho certo”. A avaliação é de José César da Costa, presidente da FCDL-MG. Nesta décima terceira edição do evento, realizada nos dias 28 e 29 de julho em São Paulo, além de todo o aprendizado adquirido e da interação com os demais participantes, as 125 inscrições, de presidentes e diretores das CDLs mineiras, ren-deram a Minas Gerais o título de maior delegação estadual.

Cerca de 1.200 participantes, entre empreendedores, líde-res do varejo nacional e expositores de vários países da América Latina integraram o público do Encontro de Líderes. Promovido anualmente pela Confederação Latino-Americana (CLAM), o evento teve como principal objetivo facilitar o acesso de lideranças do comércio varejista do Brasil e de parceiros Latino-Americanos à tecnologia, além de contri-

buir para a ampliação da capacidade de inovação, sobretudo para as micro, pequenas e médias empresas, com foco na consolidação de um mercado comum Latino-Americano.

Neste ano, a programação teve como tema central a ques-tão dos “Líderes de honra – Lições dos grandes líderes”, promovendo um treinamento focado nas estratégias indis-pensáveis ao mundo empresarial. Entre os palestrantes que integraram a programação da 13ª edição do Encontro Latino- Americano de Líderes estavam Milton Luis de Melo Santos, Julio Cesar, Valdir Pietro Bom, Emerson Kapaz, Robson Do Val, Cesar Souza, Augusto Cury e Tarsis Wallace, além de representantes do SEBRAE, que apresentaram o contexto em que as MPEs atuam.

Na avaliação do presidente da FCDL-MG, José César da Cos-ta, o encontro veio reforçar sua importância enquanto ins-trumento de capacitação profissional dos líderes do varejo

união é A nossA ForÇA

gEral

Page 13: Federação em Ação Set/Out 2012

13Federação em Ação - set/out de 2012

união é A nossA ForÇA

nacional e internacional: “realizado anualmente pela Con-federação Latino Americana, o Encontro Latino-Americano de Líderes tem atuado de forma decisiva na capacitação e formação de uma nova geração de empreendedores, no sentido de torná-los aptos a enfrentar os grandes desa-fios do século XXI. Por isso, muito nos alegra o fato de Minas Gerais, ser reconhecida como maior delegação esta-dual deste evento. É prova de que os líderes mineiros têm buscado, de maneira incansável, por oportunidades que possam agregar em informação e conhecimento”, destacou José César.

Além do temário técnico, a programação do evento con-templou apresentações e atividades que proporcionassem aos participantes uma experiência também focada no lado emocional, e na valorização da arte e cultura, com a apre-sentação do Maestro Júlio Medaglia à frente da Orquestra Sinfônica, e Ballet Bolshoi.

“Encantar-se com as novas tecnologias é tão importante quanto encantar-se com o que dá sustentação emocional às pessoas que as põem em prática diariamente. O empresário lida hoje com os altos e baixos da globalização do mundo dos negócios, bem como com as exigências do mercado, cada vez mais competitivo. Nos tempos atuais o Q.I. - Quoeficiente de Inteligência - é tão importante para as empresas quanto o Q.E. - Quoeficiente Emocional –”, pontuou Gerson Gabrielli, presidente da Confederação Latino-Americana (CLAM).

O XIII Encontro Latino-Americano de Líderes foi realizado no Centro de Convenções do Hotel World Trade Center (WTC), em São Paulo. Além da representatividade do movimento lojista mineiro com a presença da FCDL-MG e diversas CDLs, o evento contou com a participação de outras instituições como Caixa Econômica, Sebrae, Ambev, Avianca, Braskem, Profiseg, Odonto Medical Group, Governo do Estado de São Paulo e Sabesp.

O evento se tornou uma das principais referências de de-bate da realidade empresarial e econômica do Brasil e da América Latina, tendo conquistado, a cada ano, o respeito e o reconhecimento por desenvolver um projeto de for-mação de líderes. Entre os palestrantes de renome que passaram pelas edições anteriores estão estudiosos, es-pecialistas e autoridades de renome como Leonardo Boff; Washington Olivetto; o atual vice-presidente da República, Michel Temer; a economista Miriam Leitão; o escritor Au-gusto Cury; o médico Dráuzio Varella e o publicitário Duda Mendonça.

Divu

lgaç

ão C

LAM

Divu

lgaç

ão C

LAM

Divu

lgaç

ão C

LAM

Page 14: Federação em Ação Set/Out 2012

14Federação em Ação - set/out de 2012

Minas Gerais é o primeiro Estado a promover a etapa estadual das discussões que irão nortear o debate em âmbito nacional

reForMuLAÇão dA poLítiCA nACionAL de desenVoLViMento reGionAL VAi ContAr CoM ContribuiÇões de estAdos brAsiLeiros

Desenvolvimento regional para a integração nacional. Este é um dos principais objetivos da 1° Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, a ser realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Brasília (DF). A proposta é pro-mover um debate em âmbito nacional que acarretará em princípios e diretrizes para a reformulação da Política Na-cional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Para que a Conferência aconteça no final do ano, estão sendo realizados, ao longo deste segundo semestre, eta-pas estaduais. A ideia é que esses encontros regionais

possam contribuir com propostas efetivas ao processo de formulação das diretrizes para uma nova política regional brasileira, constituindo um espaço de deliberação, divulga-ção, e, sobretudo, de diálogo federativo e social.

Organizada pelo Ministério da Integração Nacional, a inicia-tiva pretende promover o desenvolvimento sustentável e a superação das desigualdades regionais do país, assegu-rando inclusão socioeconômica, melhoria da qualidade de vida, proteção civil e segurança hídrica da população. Na prática, significa que este movimento representa o esforço

Omar

Fre

ire

- Im

pren

sa M

G

gEral

Page 15: Federação em Ação Set/Out 2012

15Federação em Ação - set/out de 2012

do governo federal de indicar conexões para a interação entre as políticas de desenvolvimento regional e as demais políticas públicas, além de promover o fortalecimento da cooperação e uma maior aproximação com os demais en-tes federados, instituições de ensino superior e sociedade.

“Desenvolvimento e Integração Regional: Tornando Minas Mais Gerais”, este foi o lema apresentado por Minas Gerais Entre os dias 01 e 03 de agosto, gestores do Estado, União, municípios, segmentos da sociedade civil, empresários e acadêmicos participaram da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, na Cidade Ad-ministrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG). Minas foi o primeiro Estado no país a realizar sua conferência preparatória para a Conferência Macrorregional do Sudeste, que será realizada entre os meses de outubro e novembro, e a Conferência Nacional, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Brasília. O evento teve o objetivo de abordar os temas relacionados ao planejamento e práticas para a promoção do desenvolvimento regional integrado, com o intuito de diminuir as disparidades existentes entre as regiões e avançar em um projeto desenvolvimentista para Minas Gerais.

Como parte do calendário nacional proposto pelo Ministé-rio da Integração, a iniciativa resultou nos cinco princípios e 20 diretrizes que os mineiros levarão às conferências do Sudeste e Nacional, contribuindo para a formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Também foram eleitos 20 delegados do setor pú-blico e da sociedade civil que representam Minas nas pró-ximas etapas, defendendo as propostas e os interesses do Estado. Entre os eleitos, estão seis do poder público, seis da sociedade civil, quatro do setor empresarial e quatro do setor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Norteados por quatro eixos temáticos (governança, partici-pação social e diálogo federativo, financiamento do desen-volvimento regional, desigualdades regionais e os critérios de elegibilidade: vetores do desenvolvimento regional in-tegrado), os participantes do evento discutiram propostas de políticas levando em consideração a heterogeneidade das regiões, reforçando a ideia de soma de esforços entre diversos agentes para o desenvolvimento do país. O en-contro foi coordenado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), com o apoio do Ministério da In-tegração Nacional e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A abertura oficial do evento foi presidida pelo governa-dor Antonio Anastasia, que na oportunidade, falou sobre a necessidade de melhorar a inclusão regional, diminuin-do as desigualdades dentro de Minas e em todo o Brasil, com foco em infraestrutura física e social.“Nosso principal objetivo é apresentar propostas para trabalhar a inclusão regional, ou seja, diminuir essas desigualdades por meio da melhoria da infraestrutura física e social, sempre levan-do a atratividade de empresas, novos empreendimentos e geração empregos para as regiões que são menos desen-volvidas”, destacou o governador do Estado.

Para a subsecretária de Desenvolvimento Regional da Secre-taria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urba-na (Sedru), Beatriz Morais, o evento cumpre seu objetivo de discutir o desenvolvimento das regiões de Minas com o foco na diminuição das diferenças. “Minas Gerais sai na frente, não só por promover a primeira conferência do país, mas por proporcionar um debate de conteúdo, que envolveu vá-rios segmentos da sociedade, resultando em propostas que vão ser de grande valia para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

A Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional é um processo organizado em três etapas integradas e sequenciais:

ConFerênCiAs estAduAis: 1º de AGosto A 11 de outubro.

ConFerênCiAs MACrorreGionAis: 17 de outubro A 15 de noVeMbro.

ConFerênCiA nACionAL: 12 A 14 de dezeMbro, eM brAsíLiA (dF).

15

Page 16: Federação em Ação Set/Out 2012

16Federação em Ação - set/out de 2012

de oLho nAVALidAde: proGraMa incEntiva o consuMidor a obsErvar prazos dE vaLidadE dos produtos E fornEcEdorEs a criarEM MEcanisMos dE controLE

Desde julho deste ano, o consumidor mineiro que se de-parar com algum produto fora do prazo de validade terá o direito de obter, gratuitamente, a mesma mercadoria que esteja dentro do prazo, antes de passar pelo caixa. A determinação, integra o programa ‘De olho na validade’, uma iniciativa da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Procon Estadual, Fórum dos Procons Mineiros e o Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais. O protoco-lo de intenções para que a medida entrasse em vigor foi assinado em maio desse ano. A partir da data, os estabe-lecimentos tiveram 45 dias para aderir voluntariamente à iniciativa e se adequarem.

A proposta, que já conta com a participação de 60 redes su-permercadistas, incluindo as maiores empresas do Estado, vem trazendo benefícios à população na medida em que, além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior ao prazo de validade, não só pelo fornece-dor, que deve arcar com o fornecimento gratuito do produ-

to, mas também pelo consumidor que será estimulado a observar a informação. A implantação do programa, válido em todo o território mineiro, é feita por adesão voluntária pelos supermercadistas, que são facilmente identificados por meio de cartazes explicativos afixados em pontos de grande circulação. A relação dos supermercados participan-tes, com os respectivos endereços de lojas, está disponível na internet, nos sites do Movimento das Donas de Casa (www.mcdmg.com.br), do Procon-MG (www.mp.mg.gov.br/procon) e da Amis (www.amis.org.br).

Trata-se de uma iniciativa criada em São Paulo, em 2011, pela Fundação Procon São Paulo e da Associação Paulis-ta de Supermercados. Já aderiram ao programa “De olho na validade” Estados como Paraíba, Pará, Espírito Santo e São Paulo. Em Minas Gerais, a campanha terá abrangência estadual, atingindo, inclusive, municípios em que exista apenas um supermercado participante.

com informações asscom MpMG

ConsuMidor poderÁ soLiCitAr troCA de produto VenCido

gEral

Page 17: Federação em Ação Set/Out 2012

Federação em Ação - set/out de 2012

Art. 1º Fica instituído para compras no varejo, na for-ma do disposto nos artigos seguintes, o Programa “De Olho na Validade”, cujos objetivos são prevenir a prática de oferta de produtos com prazo de validade vencido, incentivar o consumidor a verificar tal informação no ato da compra e propiciar mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.

Art. 2º Os participantes do Programa “De Olho na Valida-de” deverão, quando o consumidor, dentro do estabele-cimento comercial, identificar um produto cujo prazo de validade esteja vencido, fornecer a ele, de forma gratui-ta e imediata, um outro produto idêntico e próprio para o consumo.

§ 1º. Na hipótese de, no estabelecimento comercial, não existir produto idêntico àquele cujo prazo de validade esteja vencido, o consumidor terá direito a qualquer produto similar da mesma seção com preço equivalente.

§ 2º. Na hipótese do § 1º, se não houver produto com preço equivalente que atenda ao consumidor, o mesmo poderá optar por um outro produto de preço superior ou inferior existente na mesma seção, sendo que, no primei-ro caso, deverá complementar a diferença do valor, e, no segundo, não fará jus a crédito remanescente.

§ 3º. O consumidor receberá gratuitamente a mesma quantidade de produtos com prazo de validade vencido que ele encontrar na área de vendas, salvo se houver vários produtos do mesmo lote de registro, hipótese em que o consumidor receberá 01 (um) produto por lote.

§ 4º. O fornecedor não é obrigado a ceder ao consumi-dor, de qualquer forma, crédito equivalente ao valor do produto encontrado com o prazo de validade vencido.

Art. 3º. O direito previsto no artigo 2º somente é aplicável antes da concretização da compra do produto.

Parágrafo único. Quando a constatação do vencimento do prazo de validade do produto ocorrer após a con-cretização da compra (pagamento), aplicam-se as regras estabelecidas na legislação de defesa do consumidor.

Art. 4º. O fornecedor deverá ostentar, em todo o esta-belecimento, placas e avisos sobre o Programa “De Olho na Validade” e suas regras, os quais, obrigatoriamente, seguirão o padrão gráfico elaborado pela Associação Mi-neira de Supermercados – Amis.

Art. 5º. A adoção das regras e procedimentos acima dispos-tos não impede, de qualquer modo, a atuação dos órgãos de defesa do consumidor em razão de atos fiscalizatórios ou de denúncias de consumidores, tampouco impede, por parte do consumidor, a realização de reclamação.

Art. 6º. A adesão por parte dos fornecedores ao Progra-ma “De Olho na Validade” é feita de forma voluntária, por prazo indeterminado, podendo ser cancelado pelo fornecedor a qualquer momento, desde que, de forma inequívoca e ostensiva, informe o consumidor.

Fonte: Assessoria Jurídica do Procon-MG

reGrAs do proGrAMA

Consumidor,

caso encontre algum produto com validade vencida, antes de passar pelo caixa, você receberá gratuitamente o mesmo produto, ou um similar, dentro da validade

Page 18: Federação em Ação Set/Out 2012

Federação em Ação - set/out de 2012

portaria do Ministério do trabalho e Emprego (MtE) ainda gera dúvidas entre os principais envolvidos por essa medida

noVo ponto eLetrôniCo pArA MiCro e pequenAs eMpresAs entrA eM ViGor

gEral

A Portaria 1.510, de 21 de agosto de 2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta a marcação de ponto, entrou em vigor no dia 03 de setembro deste ano para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Apesar de não ser tão recente, o assunto ainda é motivo de dúvidas e mui-tas polêmicas que envolvem o próprio MTE, os fabricantes dos equipamentos que registram o ponto, e as MPEs.

A portaria determina que são obrigadas a instalar o Registra-dor Eletrônico de Ponto (REP), todas as empresas que já uti-lizam o Serviço de ponto eletrônico, com mais de 10 funcio-nários e carteira assinada. O que muda desse novo Serviço em relação ao já adotado pela maioria das empresas, entre outras especificações, é a necessidade de que os aparelhos sejam certificados por órgãos técnicos, possuam memória

inviolável e emitam os recibos de papel ao trabalhador no momento de entrada ou saída do ambiente de trabalho.

Ainda de acordo com a portaria, o funcionário não é obriga-do a guardar o comprovante, mas a empresa deverá man-ter o equipamento disponível para a fiscalização por cinco anos, a contar do último registro de ponto feito no aparelho. A principal alegação do Ministério é que esse tipo de Serviço além de evitar fraudes, apresenta vantagens frente aos mé-todos já utilizados pela facilidade e velocidade conseguida na transmissão das informações para os Serviços de folha de pagamento, e garantia no direito dos trabalhadores.

Para aqueles empresários que ainda não fizeram a aquisição do aparelho, atenção às recomendações: segundo o art. 74

Rog

ério

Jan

u

Page 19: Federação em Ação Set/Out 2012

19Federação em Ação - set/out de 2012

da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), empresas com menos de dez funcionários são dispensadas de qualquer tipo de registro de ponto; as empresas que realizam o con-trole de ponto por meio da marcação manual ou de forma mecânica, via cartão em papel, não precisam migrar para o Serviço. E ainda: Serviços eletrônicos alternativos de contro-le de jornada podem ser aceitos, desde que autorizados por convenção ou acordo coletivo de trabalho. Isso significa que alguns equipamentos e Serviços sem impressão de tíquete poderão ser mantidos, desde que aceitos pelo sindicato de classe por acordo ou convenção.

Somente as empresas que não estão em qualquer das três condições anteriores, e pretendem usar o registro eletrô-nico, estão sujeitas ao cumprimento das regras contidas na Portaria 1.510/09 do MTE, e, por isto são obrigadas a comprar o Registrador Eletrônico de Ponto (REP), com im-pressão de tíquete.

A empresária referência no assunto em Minas Gerais, Lu-cienne Cenízio, recomenda cautela nesse processo em fun-ção das brechas que ainda confundem os micro e pequenos empresários. “Além do custo da aquisição do equipamento, existem falhas ainda mais graves que vão desde o processo de impressão do tíquete, pois com o passar do tempo as in-formações são apagadas, até a vulnerabilidade do aparelho, já que todos os dados da empresa podem ser perdidos em caso de um acidente, por exemplo”, explica.

Lucienne ainda pontua que a própria entrada do Inmetro como órgão certificador gera dúvidas. “A participação do Inmetro indica a necessidade de novo processo de regu-lamentação e certificação dos aparelhos, já que os atuais apresentam desconformidade com as regras estabelecidas pelo próprio ministério”, completa.

pArA queM JÁ CoMprou

De acordo com Lucienne Cenízio, para os empresários que já adquiriram o equipamento ou têm como única opção possível o REP, que estes sejam consumidores exigentes e criteriosos. “Antes, durante e após a compra, documente toda e qualquer ação, desde o orçamento até a manuten-ção, durante os cinco (05) anos passíveis de fiscalização do equipamento, notifique o seu fornecedor e o MTE sempre que notar algum descumprimento do REP às exigências, e principalmente, antes da compra, obtenha de seu fornece-

dor o compromisso de reposição ou recall do REP após de-zembro/2013”, recomenda Lucienne.

CArACterístiCAs do noVo serViÇoexiGidAs peLA portAriA 1 .510/2009

reLóGio interno de teMpo reAL

MostrAdor deVe exibir horA, Minutos e seGundos

FunCionAMento ininterrupto poruM período de 1 .440 horAs nA AusênCiA de enerGiA eLétriCA

teM iMpressor de bobinA de pApeLinteGrAdo e de uso exCLusiVo, que perMitA iMpressões CoM durAÇão MíniMA de CinCo Anos

eVitArÁ FrAudes nAs horAstrAbALhAdAs

prAzos pArA A MedidA

O prazo para adequação a este novo Serviço é de 90 dias, a contar da data em que a portaria entrou em vigor. Nesse pe-ríodo, nenhuma empresa poderá ser multada, já que a pri-meira visita é sempre orientativa. Essa é a terceira e última etapa de implantação do novo ponto, que começou em 2 de abril deste ano. Nesse dia, a medida passou a vigorar para empresas do varejo, da indústria e do setor de serviços. Em 1º de junho, foi a vez das empresas dos setores agrícola e agropecuário se adaptarem à medida.

Page 20: Federação em Ação Set/Out 2012

20Federação em Ação - set/out de 2012

queM é o pequeno

Levantamento realizado por meio de uma parceria entre o serviço de proteção ao crédito no brasil (spc) e universidade federal de Minas Gerais (ufMG) aponta características dos empreendedores no brasil

Homem. 42 anos. Ensino médio completo. Faturamento bruto de até R$ 60 mil por mês. Não usou financiamento bancário na hora de abrir o próprio negócio. Emprega fa-miliares. Essas são algumas das características apontadas em estudo divulgado recentemente sobre o perfil do em-preendedor de pequeno e médio porte do varejo brasileiro. O levantamento, demandado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), foi realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e levou em conta dados coletados em junho deste ano junto a comerciantes varejistas das 27 capitais brasileiras.

A pesquisa também aponta que 77% dos empreendedores tiveram que usar capital próprio ou pediram empréstimos aos familiares (9%) na hora de abrir o empreendimento. Do total de empresários entrevistados, apenas 7% disseram ter utilizado linhas de crédito bancário. “Apesar de toda publi-cidade do Governo sobre uma política de redução de juros e

e Médio eMpreendedor brAsiLeiro?

de direto acesso ao crédito, o resultado que chegamos é de que o empreendedor não está sendo alcançado pelo Serviço financeiro nacional”, avalia o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr.

Entre outros dados apurados pelo levantamento, está a par-ticipação feminina no empresariado, que hoje responde por 31%. Apesar disso, o estudo aponta que os homens lideram o segmento com a fatia de 69% do setor varejista. Já em relação à escolaridade, 46% dos entrevistados têm ensino médio e 43%, possuem formação superior ou pós-gradua-ção. Cerca de 63% dos empresários entrevistados estão no negócio atual há mais de 10 anos e 67% já havia trabalhado no varejo ou tiveram negócios herdados da família.

“Esses dados refletem o grau de maturidade do empreendi-mento do lojista. Empresas que passam do segundo ano de operação conseguem desenvolver a atividade comercial por

gEral

Page 21: Federação em Ação Set/Out 2012

21Federação em Ação - set/out de 2012

mais tempo”, pontua o economista da Confederação Nacio-nal de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC, Nelson Barrizzelli.

Quanto ao uso de novas tecnologias, o atual cenário va-rejista surge como uma oportunidade de mercado para empresas desenvolvedoras de softwares e prEstadores de serviços e consultores na área de tecnologia da informação. Isso porque, o estudo mostra que 82% dos empreendedores não utilizam novas tecnologias como e-commerce, automa-ção comercial informatizada, displays interativos e sites de compras coletivas. “As empresas de T.I pecam por priorizar produtos e serviços para o varejo de grande porte. Não adianta tentar oferecer para uma mercearia o mesmo Ser-viço que serve para uma grande rede de supermercados. Enxergo nas pequenas e médias empresas um mercado de aproximadamente 800 mil varejistas com grande potencial a ser explorado”, comenta Roque Pellizzaro Jr.

Por outro lado, o estudo informa que 53% dos empresá-rios pretendem investir no negócio, mas de outras formas: fazendo ampliações na loja, adquirindo maquinário e con-tratando mais mão de obra. Esses tipos de investimentos mostram o otimismo dos entrevistados com a economia, uma vez que 57% deles não esperam aumento da inadim-plência. No entanto, mais uma vez a maioria dos varejistas

afirmou que esses investimentos serão feitos exclusiva-mente com capital próprio.

O motivo de tanto investimento próprio, segundo a CNDL, é que o crédito oferecido pelos bancos é limitado, a bu-rocracia é alta e os juros cobrados são caros. “Os bancos seguem um raciocínio mercadológico: preferem emprestar capital de giro a curto prazo (juros maiores) do que liberar crédito para um investimento de longo prazo (juros meno-res)”, explica Roque Pellizzaro Junior.

Para o dirigente lojista, o mecanismo deveria funcionar exatamente ao contrário, já que, de acordo com o estudo, o faturamento bruto dos varejistas é de aproximadamente R$ 60 mil por mês e 50% empregam de um a quatro funcio-nários por estabelecimento. “A massa do varejo brasileiro é formada por empresas pequenas e simples. Uma possí-vel solução para encorajar o acesso desses empreendedo-res ao crédito seria seguir o exemplo do que hoje é feito com o crédito agrícola, ou seja, deveriam ser oferecidas certas linhas de crédito desburocratizadas e obrigatórias na carteira dos bancos. Caso nada seja feito, este dinheiro não vai chegar para quem mais precisa”, avalia.

Com informações Assessoria de Imprensa CNDL

40%80%

85%

39%

82%

CoMo CoMeÇou no VAreJo

34%

26%Assumiu negócio da família

Nunca trabalhou em varejo

Trabalhava em varejo

teM o AtuAL neGóCio hÁ MAis de 5 Anos

nunCA teVe neGóCio AnteriorMente

possui ensino superior CoMpLeto

não usA teCnoLoGiA no Apoio à VendA

Page 22: Federação em Ação Set/Out 2012

22

FopeMiMpe: uMA FerrAMentA pArA A ConstruÇão de poLítiCAs púbLiCAs VoLtAdAs pArA os pequenos neGóCios eM MinAs GerAis

Membros dos comitês do fórum permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de pequeno porte (fopEMiMpE) reúnem-se para debater e propor ações para o segmento

gEral

Federação em Ação - set/out de 2012

Identificar as necessidades das Micro e Pequenas Empre-sas (MPEs) de todo o Estado, propondo e apresentando ações de trabalho de acordo com suas demandas, por áre-as. Esse foi o objetivo das Reuniões dos Comitês Temá-ticos do FOPEMIMPE, realizadas entre os dias 18 e 20 de setembro na sede da FCDL-MG. Trata-se de um movimento realizado periodicamente pelos membros dos seis grupos.

Na manhã do primeiro dia, membros do Comitê de Forma-ção e Capacitação Empreendedora fizeram uma avaliação das propostas para as ações do grupo que é o responsável por mapear as necessidades e difusão da capacitação em-presarial e de mão de obra para as MPEs. A tarde foi a vez dos membros do Comitê de Investimento, Financiamento e Crédito, cuja função está associada ao aumento de crédito saudável e adequado para os pequenos negócios.

Já no dia 19, se apresentaram os membros do Comitê de Acesso a Mercados, responsável por viabilizar ações para fomentar o acesso das micro e pequenas empresas ao mer-cado de compras governamentais e de fornecimento para grandes empresas. Também neste dia, foram discutidas as questões relativas a atuação do Comitê de Racionalização legal e Burocrática. Os membros realizaram a revisão das propostas em andamento e adequação para a Lei Geral do Estado, além da otimização de Processos de Pré-Contrato, uso da Certificação Digital, baixa de empresas e obrigato-riedade do cartão de ponto.

No terceiro e último dia das reuniões dos comitês tema-ticos, foi a vez dos membros dos Comitês de Qualidade e Inovação, e Comércio Exterior. Os grupos são responsáveis por desenvolver ações para disseminar a cultura da quali-dade e estimular a capacitação tecnológica, e criar meca-nismos para facilitar os processos de exportação, melhorar a competitividade e ampliar oportunidades no mercado internacional, respectivamente.

o FopeMiMpe

Presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o FOPEMIMPE é composto por instituições que representam o poder público e os setores da indústria, do comércio e serviços e do turismo.

A participação nos comitês temáticos não é restrita aos membros do fórum. Todos podem contribuir para a cons-trução de propostas, incluindo empresas e entidades re-presentativas por meio do envio de demandas para o de-bate nos comitês temáticos. D

ivulg

ação

FCD

L-M

G

Page 23: Federação em Ação Set/Out 2012

23Federação em Ação - set/out de 2012

bAnCo do brAsiL (bb) e ConFederAÇão nACionAL de diriGentes LoJistAs (CndL) oFiCiALizAM pArCeriA

a iniciativa vai beneficiar as Micro e pequenas Empresas (MpEs) no que diz respeito ao acesso ao crédito. Entre as medidas, está a reabertura de linha de crédito para financiar o pagamento do 13º salário das empresas

Cláu

dio

Ara

újo

cndl

O Banco do Brasil (BB) e a Confederação Nacional de Dirigen-tes Lojistas (CNDL) assinaram, no dia 08 de agosto, parceria com o objetivo de reforçar o compromisso do BB com o co-mércio varejista, realizando ações conjuntas para facilitar o acesso ao crédito às Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa vai beneficiar empresas associadas às Federações das Câma-ras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o país, por meio do programa BOM PARA TODOS, estratégia de posicionamento do Banco do Bra-sil lançada em abril de 2012.

Todos os produtos e serviços oferecidos na parceria visam o fortalecimento do setor, envolvendo principalmente os em-presários de pequeno porte, por meio de soluções de capital de giro e opções de compra parcelada para incrementar as vendas e ampliar a oferta de crédito ao consumidor final.

Entre as medidas previstas está a reabertura das contrata-ções do BB Giro Décimo Terceiro Salário, linha de crédito que oferece capital de giro às empresas de todos os ramos e por-tes para o pagamento do 13º salário dos seus empregados, mais os encargos sociais incidentes.

O prazo de pagamento é de até 13 parcelas e as taxas de juros são a partir de Taxa Referencial (TR), mais 0,98% ao mês. Essa linha tem ainda, como diferencial, a carência de até 120 dias para o pagamento da primeira parcela. Com isso, o empresário pode contratar o empréstimo já em agosto e começar a pagar em 2013, sem comprometer seu fluxo de caixa para as vendas do final do ano.

Os comerciantes receberão informações sobre o BB Crediário, linha de crédito direcionada às pessoas físicas que oferece o financiamento de bens e serviços em até 48 vezes, com taxas de 1,88% a 1,95% ao mês, diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo. Assim, o lojista pode receber à vista suas vendas e o consumidor ganha prazo para pagar suas com-pras. Os lojistas associados ao Serviço CDL também poderão conferir a ‘Antecipação de Créditos ao Lojista’ e ‘Desconto de Cheque’, ambos com taxas diferenciadas, além do ‘Cartão de Crédito CNDL’, ainda em fase de desenvolvimento.

O evento de oficialização da nova parceria entre as institui-ções foi realizado na sede da CNDL, em Brasília, e contou com a participação do vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do BB, Osmar Dias; do diretor de Micro e Pequenas Empresas, Adilson Anísio; do gerente de Empréstimos e Financiamentos, Flávio Alvim, e de outros executivos do Banco; além de dirigentes da CNDL.

Com informações Assessoria de Imprensa CNDL e Banco do Brasil

23

Page 24: Federação em Ação Set/Out 2012

24Federação em Ação - set/out de 2012

bdMG:hÁ 50 Anos proMoVendo o desenVoLViMento soCiALMente inCLusiVo e sustentÁVeL, e A diVersiFiCAÇão dos setores produtiVos Mineiros instituição tEM trajEtória Marcada pELa ExcELência na GEstão, coMproMEtiMEnto coM a ética, E principaLMEntE, EM sintonia coM os novos dEsafios da EconoMia do Estado dE Minas GErais

Promoção ao desenvolvimento é o termo mais marcante na atuação do Banco de Desenvolvimento de MInas Gerais (BDMG) que carrega, já em seu nome, as responsabilidades de um agente financeiro e de fomento do Governo Estadual.

Nessas cinco décadas de existência, completos em setembro deste ano, o banco vem apoiando, sem distinção, empreen-dimentos dos mais variados portes e que contribuem para a dinâmica do Estado, incentivando setores vitais para a economia mineira como indústria, agricultura, agronegócio, comércio, prestação de serviços e infraestrutura. A interio-rização do desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais foram, notoriamente, uma das preocupações da

instituição que, com o passar do tempo as transformou em metas, e por isso, são hoje uma realidade em todo o Estado. O banco está presente em 853 municípios e em todas as regiões do território mineiro, levando soluções financeiras adequadas à realidade do empreendedor e facilitando, cada vez, mais seu acesso ao crédito.

Criado em 1962, o BDMG desempenha uma participação es-tratégica no crescimento da economia de Minas. De acordo com o atual presidente do BDMG, Matheus Cota de Carva-lho, a instituição foi criada para apoiar o desenvolvimento industrial, mas logo passou a estimular outros segmentos. “Nossa atuação não se restringe aos setores tradicionais,

movimEnto loJista

Page 25: Federação em Ação Set/Out 2012

25Federação em Ação - set/out de 2012

pois temos atendido às demandas da nova economia, prin-cipalmente nas áreas de tecnologia e serviços (call centers e shopping centers, dentre outros). Esses são alguns dos marcos alcançados, que consolidou o BDMG como o maior banco estadual de fomento”, explica.

Identificou-se, ao longo do tempo, que a evolução do banco se deu especialmente em quatro setores: desembolsos aos municípios mineiros, acesso das micro e pequenas empre-sas ao crédito, apoio à inovação e estruturação de projeto. Por isso, um dos focos principais que compõem a nova es-tratégia do BDMG é multiplicar a base de clientes de micro e pequeno portes, facilitando o acesso a recursos financeiros e agilizando as concessões de crédito.

Para se ter uma ideia desse cenário, de janeiro a julho de 2012, o BDMG desembolsou R$ 156 milhões para micro e pequenos empreendedores, um crescimento de 43,1% supe-rior ao mesmo período do ano passado (R$ 108,9 milhões). Houve aumento do número de clientes atendidos nesse seg-mento, passando de 1.641 entre janeiro e julho de 2011, para 2.052 entre janeiro e julho de 2012. Esses resultados têm sido alcançados por meio de uma série de ações, como

a formação da rede de Correspondentes Bancários, na qual a FCDL-MG é uma entidade parceira do banco, a revitalização do atendimento por meio do call center, o Renova Geraminas (programa de relacionamento que visa diferenciar empresas que já são clientes do Banco) e avanços na solicitação de financiamentos pela web.

“Dessa forma, o BDMG demonstra estar comprometido no melhor atendimento às MPEs. Nossa expectativa é alcançar cerca de R$ 300 milhões em liberações para empresas de mi-cro e pequeno porte em 2012, cumprindo a meta de alcançar 6 mil clientes, mais do que o dobro da base atual”, adianta Matheus Carvalho.

Isso porque, o segmento tem papel preponderante tanto na economia mineira como em todo o país, conforme ex-plica o presidente do BDMG, Matheus Cota de Carvalho. “As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego e renda nos mais diversos setores econômicos. Só em Minas Gerais, os micro e pequenos empreendedo-res representam um universo de mais de 700 mil negócios formais, cerca de 50% da força de trabalho formal e 40% da massa salarial”.

Acer

vo B

DM

G

Inicialmente o BDMG ocupou dois andares do Banco Mineiro da Produção, na Praça Sete. 1962.

Page 26: Federação em Ação Set/Out 2012

26Federação em Ação - set/out de 2012

bdMG no Futuro

Muitos são os planos da instituição para os próximos anos. Além de facilitar o acesso ao crédito para as Micro e Pe-quenas Empresas, estar mais próximo dos clientes, apoiar a economia do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade; e ser mais parceiro das administra-ções municipais, são alguns dos objetivos do BDMG para os próximos anos.

CinquentenÁrio do bdMG

Para a celebração do aniversário, a instituição preparou várias ações. Uma delas é o hotsite Rede de Histórias, uma iniciativa do BDMG Cultural que compõe o Projeto Memo-rial BDMG 50 anos. Na rede social, cidadãos, funcionários, clientes, imprensa, entre outros públicos, podem se ca-dastrar e compartilhar mídias. Os formatos dos arquivos vão desde textos e fotos, a vídeos e links. As informações reunidas contribuirão para contar a história do Banco e projetar o seu futuro.

Na esfera cultural, a instituição está com uma programação extensa de eventos, tanto na capital quanto no interior. Um concurso de fotografia, Retrato de Minas, tem a participa-ção de fotógrafos profissionais e amadores que concorrem com imagens relacionadas ao desenvolvimento do Esta-do. Para o Vale do Jequitinhonha, estão sendo organizadas sessões de cinema abertas ao público, nas quais serão exibidos vídeos com depoimentos de moradores locais. Na área musical, há ainda o JK em Seresta, com apresentações de serestas típicas de Diamantina. Quem passar pela sede do banco, na capital mineira, também poderá conferir uma exposição fixa no hall de entrada do edifício com os 50 anos da história do Banco e as expectativas para o futuro.

O BDMG possui várias linhas de financiamento destinadas ao segmento de empresas de micro e pequeno porte. Es-tas são diferenciadas das demais existentes no mercado, porque se caracterizam por longos prazos de carência e de amortização do financiamento, e também pelas mais baixas taxas de juros.

Acer

vo B

DM

GAc

ervo

BDM

GAc

ervo

BDM

G

Page 27: Federação em Ação Set/Out 2012

27Federação em Ação - set/out de 2012

BDMG Geraminas: a linha financia capital de giro para em-presas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. As ta-xas fixas são bastante competitivas e foram revisadas em maio de 2012, sendo ofertadas a partir de 0,89% ao mês.

BDMG Fixo Fácil: financia projetos de investimento para ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos e investimentos intangíveis nos setores de indústria, comér-cio e prestação de serviços. Os valores financiáveis são de até 80% dos investimentos, limitado a R$ 4 milhões por cliente e os juros a partir de 0,91% ao mês.

BDMG Giro Fácil: financia empresas dos setores de indús-tria, comércio e serviços, com no mínimo dois anos de operação. A linha financia 100% da necessidade de capital de giro da empresa, limitado a até R$ 4 milhões. Os juros são a partir de 0,95% ao mês.

BDMG Giro Média Empresa: financia capital de giro a médias empresas dos setores de indústria, comércio e serviços com faturamento anual entre R$ 6 milhões e R$ 90 milhões. O valor financiável é de até R$ 3 milhões por empresa.

Pró-Inovação: financia projetos de desenvolvimento ou im-plantação de inovação de produtos e serviços. Os juros são de 8% ao ano, carência é de 12 meses, com prazo de 48 meses para amortização. O valor financiável é de até R$ 2 milhões.

Proptec: financia projetos de implantação, ampliação e modernização de empresas localizadas em parques tecno-lógicos, como o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH--TEC). Os juros são de 9% ao ano, a carência é de 12 meses e o valor financiável é de até R$ 2 milhões.

Acer

vo B

DM

G

Apresentação do projeto vencedor para construção da nova sede do BDMG. O projeto é de autoria dos arquitetos Humberto Serpa, Marcos Vinicius Rios Meyer, William Amos Abdala, Márcio Pinto de Barros. 1969. Acervo BDMG.

Page 28: Federação em Ação Set/Out 2012

28Federação em Ação - set/out de 2012

atuando como correspondentes bancários do bdMG, entidades de todo o Estado contribuem para a dinamização da eco-nomia regional, geração de oportunidades, emprego e renda

CdLs MineirAs LeVAM soLuÇões FinAnCeirAs AdequAdAs Ao Mi-Cro e pequeno eMpreendedor e CoLAborAM pArA o desenVoL-ViMento de seu MuniCípio

Mais Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) estão interes-sadas em se tornar Correspondentes Bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Por isso, em breve, uma nova turma de representantes das entidades participa, em Belo Horizonte, de um novo treinamento ofe-recido pelo banco. A expectativa é capacitar mais de 25 representantes de CDLs para que as entidades exerçam a função de Correspondente Bancário em seu município.

Na prática, significa que as instituições irão transferir os benefícios disponibilizados pelo BDMG aos seus associados, apresentando às empresas soluções financeiras, bem como

efetuando a recepção e encaminhamento de propostas de financiamento. A ideia é descentralizar e ampliar o acesso ao crédito para o segmento, além de garantir facilidade e agilidade nos processos solicitados.

Entre os dias 12 e 13 de julho deste ano, representantes de 12 CDLs de todo o Estado, participaram do primeiro treina-mento para CDLs promovido pelo BDMG para a função de Correspondente Bancário. Para Messias Antonio, que repre-sentou a CDL Rio Pardo de Minas, a capacitação permitiu aos participantes conhecerem, em detalhes, as etapas de análise de uma proposta de financiamento. A forma como

Dir

lain

e M

ayre

movimEnto loJista

Page 29: Federação em Ação Set/Out 2012

29Federação em Ação - set/out de 2012

as vantagens desse tipo de serviço foram apresentadas, também foi bastante interessante, em sua avaliação. “O co-nhecimento adquirido durante o treinamento vai nos pro-porcionar maior segurança na prestação dos serviços pro-postos por meio desta parceria com o BDMG”, completou o participante.

Entre CDLs que participaram do primeiro treinamento estão a CDL Buritis, CDL Barbacena, CDL Conselheiro Lafaiete, CDL Formiga, CDL Ipanema, CDL Itajubá, CDL Lagoa Formosa, CDL Muriaé, CDL Paraguaçu, CDL Patrocínio, CDL Rio Pardo de Minas e CDL Sete Lagoas.

Os treinamentos são resultado da parceria firmada entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Ge-rais (FCDL-MG) e o BDMG, em maio deste ano. A entidade foi procurada pela instituição financeira por sua abrangência, potencial visto pelo banco para a captação de novos clien-tes. Entre os fatores considerados pelo BDMG, para a escolha da Federação como parceira, está a credibilidade e atuação da entidade, que sempre busca melhores condições para o desenvolvimento de suas Federadas e, consequentemente, para todas as empresas associadas às CDLs de Minas Gerais.

“Esperamos que as CDLs possam continuar interessadas neste movimento e ampliar, ainda mais sua atuação em todo o Estado, agindo como um importante agente social cuja preocupação central é o desenvolvimento de seu muni-cípio”, comentou José César da Costa, presidente da Federa-ção das CDLs mineiras.

Por meio dos correspondentes, o Banco espera cumprir a meta de alcançar 6 mil clientes neste ano, mais do que o dobro da base atual. O objetivo da instituição é ampliar, cada vez mais, a carteira de clientes, atingindo 25 mil novos contratos até 2014.

CdL MuriAé é A priMeirA CdL A se tornAr Correspondente bAnCÁrio

Depois de toda a documentação entregue e das orientações recebidas, a CDL Muriaé, na região Norte do Estado, foi a primeira entidade a se tornar um Correspondente Bancário. A entidade desempenha a função desde julho deste ano, quando, durante o evento ‘Café com Crédito’ foi feita a assi-natura do convênio com o banco. Na oportunidade associa-dos, entidades, autoridades e demais empresários do mu-nicípio conheceram as novas condições de financiamento e linhas de crédito oferecidas aos micro, pequenos e médios empresários mineiros.

Entre os produtos a serem oferecidos pelo BDMG por meio da CDL estão opções como o Giro Fácil, Geraminas e Fixo Fácil, com concessões de capital de giro e expansão das em-presas. Na avaliação de José César da Costa, presidente da FCDL-MG, a expectativa para esta iniciativa são as melhores: “Estamos certos de que a ampliação do acesso ao crédito para o financiamento dos mais diversos empreendimentos em Muriaé vai contribuir não só para o crescimento do mo-vimento lojista, mas irá propiciar a melhoria e desenvolvi-mento das condições socioeconômicas da região”, destacou o presidente.

O presidente da CDL Muriaé, Gustavo Ferreira, explicou que o novo panorama favorecerá os empresários da cidade que buscam crédito para se fortalecer no mercado. “A CDL fará a intermediação entre a empresa e o BDMG, sem cobrar ne-nhuma taxa extra. Além disso, o crédito será facilitado, com taxas a partir de 0,41% ao mês, que nenhum outro banco oferece”, explicou.

Nélio Araújo, diretor da AGRA Financiamentos, que atuou como parceira da CDL no processo de adequação dos do-cumentos de acordo com as normas do BDMG, evidenciou a força da união na busca pelos empréstimos. “A média de aprovação para empréstimos junto ao BDMG é de 50%, e em Muriaé conseguimos aprovar 80%”, informou.

Em Muriaé, a CDL e a AGRA Financiamentos serão as respon-sáveis por repassar toda a documentação necessária para que a empresa adquira o crédito solicitado. O BDMG fará o cadastro e a consulta das condições da solicitante, cabendo novamente ao Correspondente Bancário formalizar o acordo, para seja feita a liberação do crédito.

Dir

lain

e M

ayre

Dir

lain

e M

ayre

29

Page 30: Federação em Ação Set/Out 2012

30Federação em Ação - set/out de 2012

cada eleitor tem sua parcela de responsabilidade na escolha dos representantes políticos. por isso, no segundo turno dessas eleições, pense ainda mais e vote consciente

étiCA, CoMproMisso e trAnspArênCiA

Um Brasil mais justo e livre da corrupção. Esse é o desejo de todos os brasileiros. Mas para que isso aconteça, para que a impunidade nacional seja reduzida, é preciso que os cidadãos façam mais do que cobrar efetiva punição dos corruptos. É preciso antecipar esse processo, que pode ser evitado no momento em que o eleitor está diante da urna. Neste ano de 2012, nos mais de 5.500 municípios brasilei-ros, os eleitores escolheram ou reelegeram seus candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Nas cidades em que haverá o segundo turno, esta partici-pação não pode se resumir ao contato do cidadão com a urna e não deve ser entendida como uma obrigação cujo não comparecimento implica em uma série de restrições como o cancelamento do título de eleitor, impossibilidade de inscrever em concursos públicos, de obter carteira de identidade ou passaporte, renovar matrícula em institui-ções de ensino oficial, e até mesmo de obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo.

Pelo contrário, o voto é uma conquista e deve ser utiliza-do com critério e responsabilidade. Isso porque, a escolha por um candidato implica, posteriormente, na validação de seus projetos, ações e de seu comprometimento com o eleitorado. Nesse sentido, é necessário criar e incenti-var a cultura da preocupação com as competências e as responsabilidades atribuídas a cada cargo para o qual os candidatos são escolhidos.

Atualmente, diversas campanhas e ferramentas estão à disposição dos eleitores para que conheçam os perfis dos candidatos, incentivando o voto limpo, ou seja, livre de interesses e influências, e o respeito à legislação eleitoral. As eleições de 2012 foram, por exemplo, as primeiras do

país nas quais a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) entrou em vigor. O objetivo da lei, fruto de ini-ciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assi-naturas, visa melhorar o perfil dos candidatos a cargos eletivos do país, tornando público o acesso às informações da vida pregressa dos candidatos e mais rígidos os crité-rios de inelegibilidade, ou seja, daqueles que não podem se candidatar.

A partir das eleições deste ano, não puderam se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbi-dade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores. Também estiveram impedidos de disputar as eleições aqueles que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação.

CdLs CoLAborAM pArA o Voto ConsCiente A descrença com o meio político e a falta de compromis-so e seriedade com o voto por parte de muitos cidadãos, foram ponto de partida para que diversas CDLs mineiras, preocupadas com esse cenário, convidassem os candida-tos aos cargos eletivos em seu município, para um diálogo mais próximo.

Ao proporcionar um espaço para que os eleitores pudes-sem ouvir dos candidatos aos cargos eletivos seus planos, propostas, estratégias e prioridades de gestão, caso elei-tos, as iniciativas contribuiram para que as comunidades se envolvessem com a política e percebessem a importân-cia que ela desempenha na vida de cada um.

movimEnto loJista

30

Page 31: Federação em Ação Set/Out 2012

31Federação em Ação - set/out de 2012

CdL bArbACenA: Nos meses de agosto e setembro, a entidade recebeu três candidatos à Prefeitura do município. A ordem de esco-lha foi realizada por meio de sorteio entre a diretoria da entidade e as assessorias dos candidatos. Os encontros, realizados separadamente, contaram com a participação da diretoria da CDL Barbacena, associados, lojistas, gerentes de bancos, imprensa e representantes de outras entidades.

CdL diVinópoLis: A CDL Divinópolis utilizou-se do seu evento ‘Bom dia Lojis-ta’, realizado periodicamente, para promover um debate com os candidatos à Prefeitura. Foram determinadas cinco datas, uma para que cada candidato pudesse apresentar seus planos e propostas de governo. O evento contou com a presença de associados, lojistas e demais interessados em conhecer as propostas para o município.

CdL/bh:Nos dias 17 e 19 de setembro, a CDL de Belo Horizonte juntamente com presidentes das instituições que compõem o Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, en-tidade que congrega instituições representativas do setor produtivo do Estado, reuniram-se com dois dos candidatos à Prefeitura: Patrus Ananias (PT) e Marcio Lacerda (PSB). Na oportunidade, cada presidente formulou uma pergunta.

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

CdL GoVernAdor VALAdAres: Cumprindo o seu papel como representante da classe em-presarial, a CDL Governador Valadares convidou os candida-tos a Prefeitura do município para um café da manhã com a diretoria, associados da entidade e imprensa. Os encontros foram realizados entre os dias 17 e 21 de setembro. Cada candidato juntamente com seu vice, teve um dia para apre-sentar suas propostas. D

ivulg

ação

Page 32: Federação em Ação Set/Out 2012

32Federação em Ação - set/out de 2012

CdL itAJubÁ: Na série de encontros promovida pela CDL, cada candidato teve 15 minutos para expor suas propostas de governo. Os entrevistados também responderam a cinco perguntas de interesse do segmento comercial, formuladas pela entidade com a colaboração de seus associados. Os empresários do município foram convidados a participar dos encontros e, de fato, marcaram presença.

CdL ipAtinGA: A CDL e Associação Comercial de Ipatinga, preocupadas com a gestão do futuro prefeito do município nos próximos quatro anos, promoveram uma série de encontros com os quatro candidatos à Prefeitura de Ipatinga. As reuniões, re-alizadas na última semana de setembro, contaram com a participação de associados das duas entidades, lojistas e demais interessados nesse movimento de cidadania.

CdL itAúnA: As entidades integrantes do Centro de Desenvolvimento Econômico de Itaúna (ACE, CDL, SICOOB Centro-Oeste, SINDI-MEI e ACONITA) realizaram, no dia 20 de setembro, um en-contro com os candidatos a prefeito do município. Estiveram presentes associados, diretores das entidades e imprensa. Ao final de cada entrevista, os candidatos receberam a carta de agradecimento pela participação, as reivindicações, bem como o “GUIA DO CANDIDATO EMPREENDEDOR”.

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

CdL ipAneMA: Reforçando seu compromisso com a classe empresarial do município, a CDL Ipanema promoveu, nos dias 18 e 20 de setembro, um encontro com os dois candidatos à Prefeitu-ra. Além dos associados, participaram cerca de 50 alunos do Ensino Médio da E. E. Coronel Calhau, que participam do projeto “Politizar é Preciso”, cujo objetivo é colaborar para que os jovens eleitores estejam conscientes de voto. D

ivulg

ação

Page 33: Federação em Ação Set/Out 2012

33Federação em Ação - set/out de 2012

CdL uberAbA: A CDL Uberaba recebeu, no mês de setembro, o candidato a prefeito do município, Adelmo Carneiro Leão (PT) e sua candidata à vice-prefeitura, Luciene Fachinelli. O presiden-te da CDL, Fúlvio Ferreira, destacou que as reivindicações da entidade estão “resumidas em um só pleito”, ou seja, concentradas na criação de uma Secretaria Municipal que represente as micro e pequenas empresas.

CdL ponte noVA: Durante o ‘Café com Ideias’ do mês de setembro, a CDL e ACIP de Ponte Nova convidaram os cadidatos à Prefeitura do município a exporem suas ideias e propostas aos empre-sários da cidade. Pela regra, houve um tempo determinado para explanação de cada um dos candidatos, que responde-ram também a duas perguntas feitas pelo público presente, por meio de sorteio.

CdL uberLândiA:A entidade recebeu o candidato Gilmar Machado (PT), e seu candidato à vice Paulo Vitiello, que é também ex-vice--presidente da CDL Uberlândia. Na oportunidade, diretores da entidade relembraram as reivindicações feitas ao pré--candidato como a regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte, bem como a requalificação do Centro e instala-ção de câmeras de vídeo monitoramento nos bairros.

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

CdL LAGoA sAntA: A CDL de Lagoa Santa e Associação Comercial e Empresa-rial promoveram, em dias alternados, um Café da Manhã com três candidatos à Prefeitura do município. O encontro, realizado na sede das entidades, contou com a participa-ção do empresariado local e se revelou como uma grande oportunidade de apresentação e debate das propostas dos candidatos aos cargos. D

ivulg

ação

Page 34: Federação em Ação Set/Out 2012

34Federação em Ação - set/out de 2012

belo Horizonte foi a oitava capital brasileira a receber o projeto EcoM 2012. Mais de 500 pessoas marcaram presença neste grande evento de capacitação, informação e formação profissional focado na inclusão digital e adequação do comércio eletrônico e do varejo aos novos tempos

inCLusão diGitAL, inoVAÇão e oportunidAdes

movimEnto loJista

As expectativas para o comércio eletrônico no Brasil e no mundo estão cada vez melhores. As mudanças nos hábitos dos consumidores, cada vez mais exigentes, os novos for-matos de lojas, que passaram a existir também no mundo virtual, e a diversidade dos produtos e serviços oferecidos, fez com que, no primeiro semestre deste ano, o setor mo-vimentasse R$ 10,2 bilhões. A probabilidade é 2012 seja encerrado com uma alta de 20% nas vendas online em relação a 2011.

Para se ter uma ideia desse cenário somente em 2011 fo-ram feitos mais de 53,7 milhões de pedidos através da in-ternet, número 34% maior que no ano anterior. Além disso, mais de nove milhões de pessoas começaram a comprar online, sendo que desses novos e-consumidores, 61% per-tencem à classe C.

De acordo com outro levantamento realizado pelo e-bit, unidade do grupo Buscapé dedicada a informações sobre comércio eletrônico, a participação de pequenos varejistas no total de faturamento do mercado de e-commerce, tam-bém cresceu. Em 2010 eles representavam 7% do fatura-mento e no primeiro semestre de 2011 fecharam com 8% do total de faturamento.

Entretanto, apesar dos dados otimistas para o setor, alguns fatores como a falta de conhecimento em tecnologia e as dificuldades de planejamento por parte dos empresários, ainda são grandes empecilhos para a inserção do segmento nesse nicho do mercado. De acordo com um levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mesmo com 37, 6 milhões de consumidores de comércio eletrônico, 40% das empresas brasileiras ainda não estão na rede.

Os dados apontam para uma necessidade imediata, por par-te dos empresários, no que diz respeito à busca por infor-mação e preparo para esta nova realidade. Significa que os empresários devem estar atentos e criar ou adaptar seus negócios de modo que eles estejam preocupados em pro-ver conectividade, conteúdo relevante, e principalmente, segurança para que todo o processo de compra/venda seja realizado com segurança. Significa também que a informa-ção é uma das principais ferramentas capaz de fornecer o subsídio necessário para que os empresários possam lidar com os grandes desafios impostos ao setor.

www.ecom2012.com.br2012

II Seminário NACIONAL de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamentos

e Negócios na Web

I Workshop NACIONAL de Redes & Mídias Sociais

Page 35: Federação em Ação Set/Out 2012

35Federação em Ação - set/out de 2012

Foi nesse contexto que Belo Horizonte recebeu, no dia qua-tro de outubro, a segunda edição do Seminário e Workshop de Comércio, Negócios Eletrônicos e Meios de Pagamentos – ECOM 2012. Mais de 500 participantes, entre empresários, lojistas, estudantes, comerciantes e varejistas estiveram reunidos no Hotel Dayrell. Foram aproximadamente oito ho-ras de duração e nove palestras de especialistas e autorida-des que contemplaram assuntos como ‘Segurança e crimes cibernéticos/virtuais’, ‘Marketing moderno na era digital’, ‘Direito digital na era dos negócios eletrônicos’, ‘A mobi-lidade e conectividade revolucionando negócios’, ‘Logística na era digital’, ‘Publicidade e comunicação na era digital’, ‘Finanças e economia digital’, ‘A revolução do código de bar-ras no comércio, serviços e redes hoteleiras’, entre outros. A grande novidade deste ano foi o I Workshop Nacional de Redes & Mídias Sociais.

A capital mineira foi a oitava cidade a sediar o projeto pen-sado e desenvolvido, pelo segundo ano consecutivo, em formato de ‘road show’. Significa que, de acordo com um calendário previamente estabelecido, até novembro deste ano, outras seis cidades brasileiras irão receber as pales-tras do ECOM 2012. Portanto, trata-se de um megaevento nacional, de interesse público, sem fins lucrativos, com objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento com foco na inclusão digital comercial. O seminário pretende ainda fornecer, aos participantes das 14 cidades brasileiras (12 capitais que irão sediar os jogos da Copa de 2014, além de Florianópolis e Belém), subsídios para a preparação do co-mércio, varejo, rede hoteleira e demais atividades empre-sariais e comerciais do país, no contexto de organização da Copa do Mundo em 2014.

Isso porque, o Mundial vai antecipar no Brasil uma tendên-cia já adotada no exterior que é a comercialização de produ-tos no meio digital. Nesse sentido, além de colaborar para a promoção da inclusão comercial na web, o ECOM 2012 vem contribuindo para que empresários que estão na Web pos-sam ser identificados, visitados e tenham a oportunidade de terem seus produtos e serviços vendidos fora do espaço físico do estabelecimento.

Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da FCDL-MG, José César da Costa, destacou a importância do conhecimento nesse contexto de mudanças: “os celulares e os tablets deverão ser os principais precursores desta nova economia digital, mudando consideravelmente o perfil do

Div

ulg

ação

FCD

L-M

GDiv

ulg

ação

FCD

L-M

GDiv

ulg

ação

FCD

L-M

G

Page 36: Federação em Ação Set/Out 2012

36

consumidor moderno. A internet e as redes sociais propi-ciarão aos micro e pequenos empresários, profissionais li-berais e empreendedores, as mesmas oportunidades que as grandes empresas tinham com as mídias tradicionais de exposição e visibilidade. Portanto habitar a web é hoje muito mais que uma palavra de ordem, é uma questão de sobrevivência. Nesse sentido, entender esta nova economia e dominar os meios de comunicação serão decisivos para o sucesso dos negócios e do desenvolvimento nos próximos tempos. O objetivo do evento é compartilhar experiências e visões de sucesso, criando um ambiente para novas ideias e para a busca incessante de informação e conhecimento”, destacou o presidente da FCDL-MG.

José César avaliou ainda que o ECOM significou uma opor-tunidade ímpar para que representantes do varejo de todo o país pudessem se atualizar e acompanhar esta tendência que está revolucionando o comércio por mudar a relação com o consumidor e o ato de vender. “A inserção no meio eletrônico, tem ido além de uma questão puramente co-mercial. Trata-se, muito mais de uma decisão estratégica de adequação e continuidade dos negócios. Por isso a im-portância de espaços como este, capazes de reunir profis-sionais competentes para nos auxiliar nesse processo de transição”, afirmou.

pALestrAs‘O novo mundo dos negócios na era digital e a Copa 2014’. Esse foi o tema da primeira palestra do ECOM 2012. Minis-trada pelo especialista em Marketing Estratégico e Comuni-cação Institucional, Marcelo Castro, a apresentação contem-plou o contexto dos negócios no mercado digital, bem como a finalidade das redes sociais neste novo cenário. O pales-trante, que também é diretor-geral do evento, apresentou as características e deu dicas importantes para os empresários que desejam sobreviver neste “novo mundo”. “A concor-rência não está mais limitada à proximidade física entre as lojas. Seu concorrente pode estar do outro lado do mundo”, afirmou o palestrante. Em sua avaliação, a revolução tecno-lógica e cultural dos negócios está apenas começando. “A Copa do Mundo de 2014 vai antecipar uma onda de inovação tecnológica que não estava esperada, mas que vai avançar por cima de todos os negócios nos próximos anos”.

Também palestraram no ECOM 2012, o executivo da REDE-CARD, Luiz Marlani, que compartilhou com os participantes, informações importantes sobre o e-commerce e como as

Na sequência, foi a vez do gerente de hospitalidade do Comitê Executivo de Belo Horizonte para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Alexandre Hill Maestrini, falar aos par-ticipantes. Na oportunidade, ele que representava oficial-mente o atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, compartilhou com os participantes as ações e projetos da Prefeitura para a Copa do Mundo em 2014 e Copa das Con-federações, a ser realizada no Brasil já em 2013.

De acordo com Maestrini, diversos projetos de infraestru-tura, como por exemplo, aqueles relacionados à mobilida-de urbana, já estavam previstos no cronograma de ações da atual administração municipal.

Ainda segundo o integrante do Comitê Executivo da Copa, o Mundial vai potencializar o negócio de todos os tipos de fornecedores e prEstadores de serviço, já que estes pas-sarão a fornecer seus produtos em grandes quantidades, haja vista a proporção do evento.

O ECOM 2012 é uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), juntamente com Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o país, além de diversas entidades e instituições de todo o país.

Federação em Ação - set/out de 2012

O presidente da FCDL-MG, José Cesar da Costa e o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato

Div

ulg

ação

FCD

L-M

G

Page 37: Federação em Ação Set/Out 2012

37

empresas, independente do seu porte, podem se preparar para o futuro do mercado; Luiz Henrique Pelizon, executivo da CIASHOP que falou aos participantes sobre a inserção no mundo dos negócios eletrônicos; Rodrigo Cheiricatti de Carvalho, executivo da VIVO, que abordou o tema da ‘Tec-nologia e mobilidade”; Edna Bossay - executiva do UOL que deu dicas de como as pequenas e médias empresas podem alavancar seu negócio pelo comércio eletrônico; Mauricio Salvador, consultor empresarial e presidente da ABCOMM, cuja palestra abordou o tema ‘Vendendo + pela Internet’; Rodrigo Demétrio, sócio-diretor da FACÍLEME apresentando estratégias de redes sociais para empresas; Fábio Petruceli, representando o SEBRAE que falou sobre empreendedorismo na era digital; Fábio Vargas, consultor e especialista em co-mércio eletrônico da Caixa Econômica Federal que apresen-tou aos participantes conceitos aplicados da montagem de uma loja virtual. Ao final, foi realizado o primeiro Workshop de Redes & Mídias Sociais.

expo eCoM 2012

Ao longo do dia, os interessados também puderam buscar suporte individual e orientação para seus negócios com os consultores e especialistas que ficaram à disposição dos participantes na Expo ECOM, um espaço de exposição no qual as empresas de tecnologia e serviços apresentaram seu produto, bem como as principais tendências tecnológicas para os interessados em atividades de comércio eletrônico e infraestrutura de tecnologia da informação. Consultores de marketing e negócios também ficaram à disposição para auxiliar a todos os interessados em inovar seus negócios ou simplesmente adequar as tendências e oportunidades.

o perFiL do e-ConsuMidora classe ab é responsável por 61% do total do e-commerce, a classe c, responde por 35% dos consumidores virtuais e a classe d/E representa 4%. a parcela compreendida entre os 25 e 44 anos de idade é a maioria entre os consumidores, sendo 48% da popu-lação que realiza compras online. o estudo mostra, também, que 15% dos consumido-res têm entre 15 e 19 anos e 17% entre 20 e 24 anos. outros 13% têm de 45 a 54 anos e apenas 6% têm entre 55 e 64 anos. a idade média do consumidor das lojas virtuais é de 33 anos. cerca de 43% dos internautas costumam recorrer à internet antes de re-alizar compras e, se o produto tiver valor superior a r$ 1.500, é na web que buscarão mais informações. Entre os produtos preferidos por esses consumidores estão: livros (30%), telefones e acessórios para celulares (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos de tecnologia pessoal (17%), como câmeras digitais, leitores de mP3.

Page 38: Federação em Ação Set/Out 2012

38Federação em Ação - set/out de 2012

MoViMento LoJistA

se une MAis uMA Vez pArAMostrAr suA ForÇA e potenCiAL

Mineiroa fcdL-MG oficiaLizou, no Mês dE sEtEMbro, sua adEsão à caMpanHa ‘assinE + saúdE’. o objEtivo da EntidadE é MobiLizar cdLs MinEiras no rEcoLHiMEnto dE assinaturas para projEto dE LEi quE prEtEndE dEstinar Mais rEcursos ao sEtor dE saúdE no país

caPa

Page 39: Federação em Ação Set/Out 2012

Mineiro

Federação em Ação - set/out de 2012

Div

ulg

ação

- F

CDL-

MG

Coletar, no mínimo, 1,5 milhão de assinaturas em pelo me-nos cinco Estados brasileiros. Esse é o total, equivalente a 1% do eleitorado nacional, e o mínimo necessário para que seja apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular. Portanto, essa é a meta da campanha ‘Assine + Saúde’.

O movimento está sendo feito em todo o país, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM). Em Minas Gerais, a articulação da campanha é realizada pela Assembleia Legislativa (ALMG) e conta atualmente com o apoio de pelo menos dez entidades, como Associação Mé-dica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Muni-cípios (AMM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), entre outras.

O objetivo de uma mobilização tão grande e que vem con-quistando o apoio de tantas entidades mineiras como a FCDL-MG, é apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que destina 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública. Isso porque, com a regulamentação da Emenda 29, em janeiro deste ano, os municípios ficaram obrigados a investir 15%, e os Estados e Distrito Federal, 12% no setor.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), a regulamentação da

emenda, sancionada em janeiro, obriga os Estados a inves-tirem 12% de suas receitas na saúde e os municípios, 15%. Já o mínimo de 10%, previsto para a União, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. “O Governo Federal, detentor da maior parte dos recursos, não possui percentual definido. Nossa campanha quer recompor o texto original”, afirma o deputado estadual Carlos Mosconi.

Para o presidente da FCDL-MG, José César da Costa, a entida-de fará uso de sua abrangência para atingir o maior número possível de cidadãos em todo o Estado. “Entendemos que o acesso aos serviços relacionados à área da saúde, é um direito de todo o cidadão brasileiro que deve ser respeitado e viabilizado da melhor maneira possível. Nesse sentido, o ingresso da Federação na campanha mostra, não só o reco-nhecimento da mobilização por parte de representantes do varejo mineiro, mas o potencial da FCDL-MG enquanto uma entidade formadora de opinião, capaz de fomentar e mobili-zar suas federadas nesta luta”, destaca José César.

Até o mês de setembro, cerca de 300 mil assinaturas foram recolhidas em Minas Gerais, pois o preenchimento do for-mulário é bastante simples. Basta que o cidadão informe seu nome completo, endereço e título de eleitor. Aqueles que não tiverem o título em mãos podem informar sua data de nascimento e nome completo da mãe. Para os interes-sados em replicar a iniciativa em seu município ou região, o site da FCDL-MG (www.fcdlmg.com.br) também disponibi-liza os formulários para recolhimento das assinaturas, bem como todo o material de divulgação da campanha.

Page 40: Federação em Ação Set/Out 2012

40Federação em Ação - set/out de 2012

FCdL-MG nA CAMpAnhAA solenidade de oficialização da nova parceria entre a FCDL-MG e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi re-alizada no dia 11 de setembro, quando representantes das duas instituições reuniram-se. Na oportunidade, também estiveram presentes representantes das CDLs de Betim e Itabira, que reforçaram seu apoio à iniciativa.

Durante o encontro, o presidente da FCDL-MG, José César da Costa, destacou a importância de um movimento de inciativa popular como o Assine + Saúde, orientado pela ALMG e que conta, a cada dia, com o apoio de mais enti-dades e instituições em todo o Estado. “Não poderíamos ficar de fora de uma causa tão nobre como esta. Estamos ligados ao segmento que mais gera emprego e renda no país, que é o comércio. Por isso, vamos trabalhar de for-ma efetiva para o recolhimento de, no mínimo, 150 mil assinaturas, essa é a meta do movimento lojista mineiro. Esperamos que esse projeto por recursos para a saúde saia do papel em breve”, afirmou José César.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que a participação da FCDL-MG reforça a campa-nha por mais recursos para a saúde pública. Dinis Pinheiro comentou que o movimento já conseguiu mais de 300 mil assinaturas no Estado desde o início da mobilização, em abril deste ano. “Juntos teremos a oportunidade de rede-senhar a saúde pública no Brasil”, afirmou Dinis Pinheiro.“A capacidade de buscarmos grandes aliados em Minas tem feito toda a diferença. A porta do comércio, por exem-plo, está sempre aberta para o cidadão mineiro e essa parceria é, com certeza, a forma mais viável de chegarmos até ele”, destacou o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes (PSC).

Já o deputado Glaycon Franco (PRTB) destacou a relevância da parceria com a FCDL-MG dada a abrangência do projeto ‘Assine + Saúde’. “Essa campanha é um dos maiores pro-jetos de inclusão social. Temos a certeza de que as CDLs mineiras apoiarão esse grande movimento”.

Rogé

rio

Janu

40

Page 41: Federação em Ação Set/Out 2012

41Federação em Ação - set/out de 2012

e de nenhuma entidade, mas de todo o povo brasileiro”. Segundo ele, não se trata de uma luta utópica ou irres-ponsável.

O deputado federal e ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, que também esteve pre-sente, afirmou que qualquer pesquisa de opinião pública aponta a saúde como prioridade para o povo brasileiro, mas essa vontade não se expressa no Congresso Nacional. Por isso, ele encara o projeto de lei de iniciativa popular como a única forma de reverter a situação. Pestana sugeriu que o projeto seja apresentado no início de 2013, logo após o fim do recesso parlamentar no final deste ano.

Após a cerimônia, os presentes seguiram para o Hospital Luxemburgo, localizado na região Centro Sul de Belo Hori-zonte, para que dirigentes da instituição também pudes-sem oficializar sua adesão à iniciativa.

O deputado Carlos Mosconi afirmou que a adesão do Hos-pital Luxemburgo fortalece a campanha e que os recursos são necessários para manter o funcionamento de muitas instituições de saúde. Ele destacou que o hospital é uma referência para o tratamento oncológico no Estado.

O Hospital Luxemburgo integra o Instituto Mário Penna, que também é composto pelo hospital com o mesmo nome e pela Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Segundo o atual presi-dente da rede, Miguel Martini, 60% dos pacientes com cân-cer na Região Metropolitana de Belo Horizonte são atendi-dos na instituição. “Se não houver recursos, o atendimento da saúde pública fica deficiente”, completou.

Iniciada em abril deste ano, a campanha ‘Assine + Saúde’ já alcançou outras regiões do Brasil. No mês de agosto, presidentes das Comissões de Saúde de 13 parlamentos - 12 Estados brasileiros e Distrito Federal - estiveram na ALMG, para também oficializar seu comprometimento com efetivação da iniciativa em suas respectivas localidades.

Entre os Estados representados por seus parlamentares estavam Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Es-pírito Santo, Roraima, Rondônia, Amazonas, Maranhão e o Distrito Federal. Também participaram do evento diversos deputados estaduais mineiros e representantes de entida-des parceiras da campanha ‘Assine + Saúde’.

Na oportunidade, o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, lembrou que a média de gastos com a saúde no país é semelhante a de países pobres da África, em torno de 8% do Produto Interno Bruto (PIB). “De que adianta o Brasil ter a sexta maior economia do mundo, se esse dinheiro não beneficia o cidadão, oferecendo a ele, por exemplo, saúde de boa qualidade?”, questionou.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mos-coni (PSDB) destacou que o movimento por mais recursos para a área “não é de nenhum partido, de nenhum Estado

MoViMento GAnhA Apoio de outros estAdos

Ric

ardo

Bar

bos

a -

ALM

G

Page 42: Federação em Ação Set/Out 2012

42Federação em Ação - set/out de 2012

Entenda a atuação e principais atribuições deste conselho que é uma extensão do serviço de proteção ao crédito (spc). além de Minas Gerais, que foi o primeiro a instituí-lo, outros Estados brasileiros contam com esse órgão auxiliar

VoCê ConheCe o ConseLho estAduAL do serViÇo de proteÇão Ao Crédito de MinAs GerAis (CespC- MG)?

Zelar pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC), maior Ban-co de Dados e informações cadastrais da América Latina. Esta é uma das principais atribuições dos Conselhos Esta-duais do SPC. Instituídos em novembro de 2011, seguindo uma determinação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os Conselhos auxiliam os demais existentes Deliberativo, de Administração e Fiscal, nos trabalhos a se-rem desenvolvidos pelos Bancos de Dados de SPC em cada Estado. Significa que todos os Estados que possuem SPCs são obrigados a constituir um Conselho Estadual, de acordo com o artigo 77 do Estatuto da CNDL.

Em Minas, a constituição desse Conselho, cuja instituição data o mês de novembro do ano passado, conforme orienta-ção da CNDL, reúne 11 membros. Além da FCDL-MG e CDL-BH, entidades que têm assentos permanentes, outras nove CDLs integram esse Conselho. São elas: Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia.

Os critérios utilizados nessa primeira composição foram o número de consultas realizadas pelas CDLs, ou seja, as en-tidades com maior volume de acessos ao SPC foram esco-lhidas nesse primeiro momento, além de serem CDLs adim-plentes perante CNDL e à FCDL-MG. Já a FCDL-MG, mesmo sem possuir SPC, foi escolhida para representar todas as CDLs que utilizam esse sitema no Estado de Minas Gerais.

A próxima composição do Conselho Estadual se dará por meio de uma eleição, que irá aumentar para 14 o número to-tal de membros. De acordo com o estatuto, serão mantidos os membros com assentos permanentes; FCDL-MG e CDL-BH; a inclusão dos assentos constantes para CDL Contagem e CDL Uberlândia, entidades cotistas do SPC Brasil; duas CDLs

cotistas consorciadas do SPC Brasil com mais pontuações referentes a consultas e registros, além das oito entidades eleitas de acordo com o processo eleitoral definido em regu-lamento próprio aprovado pelo CESPC MG.

Além de zelar pelo SPC, o Conselho Estadual mineiro, de acordo com seu estatuto vigente, possui outras funções sendo a principal a de organizar o trabalho dos SPCs manti-dos pelas entidades mineiras, direcionando o funcionamen-to destes fomentando sua atividade focada na produtivida-de. Pode-se ainda, atribuir ao CESPC o papel de deliberar sobre os recursos gastos pela ‘Base Centralizadora’ para aplicar a receita no desenvolvimento e aperfeiçoamento do próprio serviço, como o custeio dos seus departamen-tos, em especial, do comercial e jurídico; regular e reduzir os conflitos existentes entre os SPCs no Estado, além de apresentar relatório semestral à CNDL e à FCDL-MG sobre o número total de associados e de consultas e registros realizados ao Serviço SPC efetuados por cada CDL mineira. Seus membros reúnem-se uma vez por mês em sua sede, que fica na CDL/BH.

CespC/MG proMoVe treinAMento so-bre o serViÇo de proteÇão Ao Crédito

a capacitação foi realizada na sede do conselho, em belo Horizonte. a iniciativa teve por objetivo apresentar aos representantes das cdLs mineiras os produtos oferecidos pelo spc, além de preparar as equipes de vendas para a prospecção de novos associados

movimEnto loJista

Page 43: Federação em Ação Set/Out 2012

43Federação em Ação - set/out de 2012

Mais de 120 pessoas entre executivos, vendedores e opera-dores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) participaram, no mês de julho, do ‘Treinamento Comercial das Entidades Mineiras’, encontro organizado pelo Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais (CESPC/MG).

O objetivo da capacitação, realizada na sede da CDL/BH, foi apresentar os produtos oferecidos pelo SPC, bem como preparar as equipes de vendas para comercializar consul-tas e registros para os novos associados, além de apresen-tar as vantagens e a necessidade do lojista em registrar os consumidores inadimplentes.

Na manhã do primeiro dia, o vice-presidente de relações institucionais da CDL/BH, Marcelo Souza, deu boas vindas aos participantes, comentando a atuação do CESPC/MG e adiantando a programação prevista para os dois dias.

Na sequência foi a vez de Ronaldo Guimarães, gerente de vendas e produtos do SPC, conversar e propor aos parti-cipantes reflexões sobre como pequenas atitudes podem influenciar na competição e desempenho das entidades. De acordo com Ronaldo, existem práticas necessárias e que são aplicáveis à realidade de todas as CDLs, no entan-

to, é preciso, por exemplo, que para isso haja organização e comprometimento.

Entre os aspectos trazidos à reflexão pelo palestrante, es-tavam o perfil dos novos competidores desse mercado. Ronaldo Guimarães trouxe ainda informações importantes acerca do perfil dos vendedores, compartilhando dicas de aparência pessoal, suporte a vendas, e pós-venda, que de-vem focar nas necessidades das empresas.

Na parte da tarde foi a vez da gerente jurídica do SPC Brasil, Vivian Meira, falar sobre questões relativas a go-vernança, que têm por objetivo assegurar a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do convênio e garantir a conformidade das entidades e dos parceiros de acordo com as regras contratuais.

Na oportunidade, a palestrante também esclareceu dúvi-das sobre o cadastro do novo sócio e como manter um sócio filiado. Já a palestrante Eliane Torres, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Comércio, por sua vez, falou aos participantes a respeito da reestruturação do setor comer-cial - recrutamento, seleção, remuneração, metas e aná-lise dos relatórios gerenciais.

Div

ulg

ação

- F

CDL

MG

Page 44: Federação em Ação Set/Out 2012

44Federação em Ação - set/out de 2012

cdL jovem patrocínio orienta empresários e colaboradores sobre a legislação referente à propaganda política em estabe-lecimentos comerciais

estAr inForMAdo é seMpre o MeLhor neGóCio

Div

ulg

ação

CDL/

ACI

P Jo

vem

Pat

rocí

nio

cdl JovEm

Preocupados com a legislação eleitoral para veiculação de propagandas nos estabelecimentos comerciais, seis in-tegrantes da CDL Jovem de Patrocínio foram às ruas para conversar com lojistas e empresários sobre o assunto. A série de visitas, realizada no mês de setembro, teve por objetivo levar aos proprietários e funcionários orientações sobre a propaganda política dentro das empresas, de modo a evitar, para o comércio, quaisquer complicações do ponto de vista jurídico. Foram realizadas duas visitas por semana, uma média de 20 estabelecimentos atendidos e cerca de 160 pessoas alcançadas semanalmente.

Além do diálogo, os jovens prepararam uma cartilha com os principais tópicos da Resolução TSE nº. 23.370 de 14.12.2011 que afeta diretamente os empresários e colaboradores do co-mércio local, além de anúncios para jornais, revistas e sites, release para a imprensa, spots para as rádios, faixas e cami-setas. Todo o material da ‘Campanha de Conscientização dos Empresários e Colaboradores’ foi elaborado sob orientação da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral da Co-marca de Patrocínio. A ação contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial (ACIP).

De acordo com Luiz Orione, analista de marketing da CDL/ACIP e que colaborou na divulgação da campanha, a ideia de levar esse tipo de orientação ao movimento lojista no município surgiu de um diagnóstico feito pela CDL Jovem sobre a falta de conhecimento de muitos empresários so-bre o assunto. “Não pensamos na campanha em função de algum fato específico como a punição de algum estabeleci-mento comercial que estivesse descumprindo a legislação. Na verdade, o objetivo foi justamente levar a informação aos empresários para evitar qualquer tipo de transtorno”, explica. Ainda de acordo com Luiz Orione, muitas pessoas não sabem, por exemplo, que toda loja, mesmo sendo de propriedade privada, é um bem de uso comum e, pela lei, é proibida a propaganda política de qualquer natureza nesse tipo de lugar.

“Os empresários e funcionários tiveram a percepção correta de que estávamos lá para auxiliá-los. Esta foi uma iniciativa em que a CDL Jovem trabalhou de forma proativa, identifican-do uma situação e se adiantando para prestar um serviço, e levar a informação”, concluiu o analista de marketing da CDL/ACIP, Luiz Orione.

Page 45: Federação em Ação Set/Out 2012

45Federação em Ação - set/out de 2012

Ver é boM deMAis

cdl JovEm

projeto da fundação cdL pró-criança e cdL jovem, ambas unidades de negócios da cdL/bH, facilita o acesso de crianças e adolescentes de belo Horizonte às consultas oftalmológicas

Mais de 4 mil testes de acuidade visual, 1529 exames oftal-mológicos e 1165 óculos doados. Este é o balanço do projeto ‘Ver é bom demais’, que existe desde 2002. A iniciativa é realizada pela Fundação CDL Pró-Criança em parceria com o Centro de Desenvolvimento Lojista (CDL) Jovem de Belo Horizonte, a Ótica Centro Visão e Lions Club Internacional, organização pela qual participa do projeto o Médico Oftal-mologista voluntário Dr. Icek Majer Weinreich, responsável por realizar os exames nas crianças e adolescentes. Nos me-ses de agosto e setembro, o projeto fez a entrega de mais 13 óculos às crianças e adolescentes atendidas pelo Espaço Criança Esperança (ECE-BH), no Aglomerado da Serra, região Centro Sul da capital mineira.

O atual presidente da CDL Jovem BH, Ronnye Antunes, conta que a ideia inicial do projeto foi de um antigo presidente da entidade e que com o passar do tempo a Fundação CDL Pró-Criança assumiu a execução do projeto. “Nosso objetivo é contribuir para o cumprimento de uma ação proposta e, consequentemente, beneficiar a sociedade como um todo. Por isso, nossa gestão busca envolver toda a diretoria nas iniciativas e, desta forma, também atrair mais jovens em-presários para a nossa entidade. Além do apoio aos proje-tos, a CDL Jovem desempenha um importante papel que é a formação de novos líderes”, explica Ronnye Antunes.

As ações do ‘Projeto Ver é Bom Demais’ são realizadas por meio de um ciclo de atendimento dividido em três etapas: exame de acuidade visual, que se baseia na avaliação da capacidade de crianças e adolescentes; consultas oftalmo-lógicas e fornecimento de óculos. O público dessa iniciativa é constituído por crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos e de baixa renda. De acordo com a coordenadora institucional da Fundação CDL Pró-Criança, Luciana Coutinho, a entidade atua estabelecendo parcerias com outras instituições que atendam o público do projeto.

“Nosso objetivo é prestar esse tipo de serviço às crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes. Muitos deles, por exemplo, não têm bom rendimento em sala de aula porque, de fato, não conseguem enxergar o quadro. Por isso o ‘Ver é bom demais’ contribui para a melhoria não só do rendimento escolar, mas da autoestima das crian-ças”. Ainda de acordo com Luciana Coutinho, a Fundação CDL Pró-Criança, trabalha, no momento, a aproximação com escolas públicas que atendam o público proposto na inicia-tiva. “Nesse segundo semestre, faremos um trabalho com a Escola Estadual Presidente Antônio Carlos, localizada na região Centro Sul de Belo Horizonte, para que os alunos sejam atendidos”, adianta a coordenadora institucional da Fundação CDL Pró-Criança.

Div

ulg

ação

CDL

Jove

m B

H

Page 46: Federação em Ação Set/Out 2012

46

eMpreendedorisMo sustentÁVeL: CoMo AndA A preoCupAÇão dos MiCro e pequenos eMpresÁrios brAsiLeiros CoM A sustentAbiLidAde? pesquisa realizada pelo sebrae aponta que muitos empreendimentos adotam práticas sustentáveis em seus negócios. ape-sar disso, levantamento também indica que essa deve ser uma questão intimamente ligada a gestão e parte das estratégias das empresas do segmento

sustEntabilidadE

Page 47: Federação em Ação Set/Out 2012

47

coleta seletiva de lixo:

controle do consumo de papel:

controle do consumo de água:

controle do consumo de energia:

destinação adequada de resíduos tóxicos:

70,2% sim

72,4% sim

80,6% sim

81,7% sim

65,6% sim

29,8% não

27,6% não

19,4% não

18,3% não

34,4% não

SUA EMPRESA REALIZA/FAZ:

A questão dos empreendimentos sustentáveis deixou de ser uma tendência e está virando realidade em todo o país. Se por um lado trata-se de uma questão imposta pela le-gislação e pelo próprio mercado, por outro, o interesse do consumidor por produtos e serviços produzidos nesta linha ambientalmente correta, aumenta a cada dia. Por isso as empresas precisam alinhar-se a esse conceito. Algumas de-las já estão preocupadas com as novas práticas e em incor-porar o eixo ‘sustentabilidade’ à gestão. Outras, no entanto, ainda não percebem a sustentabilidade dos seus negócios como uma “oportunidade de ganhos”.

É o que confirma a pesquisa feita pelo Sebrae Nacional, di-vulgada em maio deste ano, com 3,9 mil empresários do segmento em todo o país. O levantamento intitulado ‘o que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabili-dade’ revelou que os micro e pequenos empreendedores se importam com a questão ambiental e entendem a complexi-dade do tema. Segundo o estudo, a maioria dos entrevista-dos sabe que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não apenas a um ou dois desses pontos.

O mesmo levantamento identifica que 72% entendem que as micro e pequenas empresas (MPEs) devem atribuir alta importância à questão do meio ambiente e 79% acham que as empresas que adotam ações de preservação do meio am-biente podem atrair mais clientes. Já para 47% dos empre-sários consultados, a questão ambiental representa opor-tunidades de ganhos para sua empresa, outros 40% não vêem ganhos nem despesas e 13% acham que a questão ambiental representa custos e despesas.

Quanto as práticas adotadas, segundo a pesquisa, algumas medidas já estão sendo executadas pelos pequenos e mé-dios empresários: 70,2% fazem coleta seletiva de lixo, 72,4% realizam controle de consumo de papel, 80,6% racionam o consumo de água, 81,7% de energia, e 65,6% fazem uso adequado de resíduos tóxicos.

Apesar disso, um percentual expressivo de empresários de micro e pequenas empresas ainda não têm por hábito uti-lizar matérias-primas ou materiais recicláveis no processo produtivo (51,7%), assim como realizar captação de água da chuva e/ou reutilização de água (83,4%). Muitos também não participam do processo de reciclagem de pilhas, bate-rias ou pneus (50,9%).

De modo geral, os dados indicam a necessidade do conceito ‘sustentabilidade’ ser uma prática de gestão das MPEs micro e pequenas empresas, que devem ver nesse novo modelo, uma estratégia de mercado. Embora muitos visualizem os ganhos diretos para as empresas, para outro grupo expres-sivo de empresários, as oportunidades de ganhos relacio-nadas à questão ambiental ainda não estão bem definidas. Parte desse resultado por ser atribuído ao fato de que a sus-tentabilidade requer investimentos e, na mesma medida, indica que há uma necessidade de esclarecimento quanto às vantagens de implementação de ações relacionadas à preservação ambiental.

As práticas não devem se limitar apenas à reciclagem, eco-nomia de energia ou uso racional de papel. Mais do que um conceito, a sustentabilidade corporativa será o fator de sucesso competitivo para todas as empresas que têm uma visão diferenciada sobre o mercado e o próprio negócio.

Federação em Ação - set/out de 2012

fonte: sebrae nacional

Page 48: Federação em Ação Set/Out 2012

48Federação em Ação - set/out de 2012

iMobiLiÁriA e GrÁFiCA ApostAM nA eConoMiA Verdeações das empresas mineiras comprovam que investir em práticas ecológicas traz resultados

Quem foi que disse que sustentabilidade inviabiliza a lucrati-vidade? Apesar da adoção das práticas sustentáveis ser algo cada vez mais frequente entre as empresas de todos os por-tes, o pensamento de que um empreendimento sustentável só gera gastos e, na mesma medida, esbarra na questão dos lucros, ainda é muito comum.

Apesar disso, empresários que traçaram sua estratégia e adotaram esse conceito como um dos pilares da administra-ção já colhem os bons frutos.

Cerca de R$ 220 mil foi o investimento feito pelo empresário mineiro José Cláudio Fonseca para abrir uma gráfica susten-tável. Significa, por exemplo, que ao invés de tinta, as im-pressoras da gráfica utilizam cera: uma economia de oito car-tuchos e 15 mil folhas impressas a mais. A máquina derrete a cera dentro de um compartimento e gera menos poluição.O empresário também investiu no papel feito à base do ba-

gaço de cana-de-açúcar. Tudo isso sem cobrar nada a mais do cliente e a qualidade do serviço é a mesma. Com os novos produtos, a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Práticas Sustentáveis. “A gente está gerando hoje 92% a menos de resíduo para cada trabalho que fazemos. O que representa, em um único cliente, às vezes 1,5 mil quilos a menos de cartucho jogado no meio ambiente”, revela José Cláudio. O empresário fatura cerca de R$ 35 mil por mês. O resultado é uma prova de que sustentabilidade e rentabilida-de podem, sim, caminhar juntas.

A ‘economia verde’ também vem trazendo bons resultados para Odilon de Lima. Com mais de 40 anos de experiência no ramo imobiliário, o empresário mineiro investiu cerca de R$ 120 mil na reforma do prédio em que funciona sua empresa e na compra de equipamentos. Hoje, a imobiliária tem 500 clientes e o faturamento médio gira em torno de R$ 60 mil por mês. Com o negócio em expansão, o empre-sário investiu R$ 100 mil na preservação ambiental de uma fazenda em Itabirito, próximo a Belo Horizonte.

Os clientes são convidados a conhecer o local e ajudar nas práticas sustentáveis. Como reconhecimento pelas ações re-alizadas na fazenda, o empresário recebeu também do Se-brae o Prêmio “Práticas Sustentáveis.”

Com informações G1

uso racional da impressão e papel:controle do consumo de materiais

energeticamente eficiente: sem desperdício de energia

sem desperdício de água: medidas para utilização e reuso da água

controle da qualidade do ar: nos padrões de conforto e higienização

destinação adequada de resíduos: descarte controlado dos materiais

conceito de sustentabilidade como uma estratégia da gestão

Características dos empreendimentos sustentáveis

Page 49: Federação em Ação Set/Out 2012

49

Page 50: Federação em Ação Set/Out 2012

50

somente nos seis primeiros meses deste ano foram 93.800 mil formalizações em Minas Gerais, 12 mil a mais que prevista para todo o ano. segundo projeções do sebrae nacional, daqui a dois anos, o número de Empreendedores individuais (Eis)será maior que o total de micro e pequenas empresas (MpEs) no brasil

Minas é o terceiro Estado em número de Empreendedores Individuais (EIs) no país, com 294.831 mil. De acordo com o Sebrae-MG, a maior concentração de Empreendedores In-dividuais mineiros está na Região Central do Estado. Entre as cidades com maior número de formalizados está Belo Horizonte (49,8 mil), Contagem (11,8 mil), Uberlândia (11,1 mil), Juiz de Fora (7,2 mil), Betim (7,1 mil), Montes Claros (5,1 mil) e Ribeirão das Neves (4,8 mil). Minas Gerais só perde para São Paulo (628 mil) e Rio de Janeiro (315 mil) em número de formalizações. No Brasil, esse total ultrapassa 3,2 milhões de trabalhadores e a expectativa é de quatro milhões de brasileiros formalizados até 2014.

Atividades do varejo continuam liderando o ranking dos em-preendimentos com a maior quantidade de formalizados. Outras cinco atividades que concentram o maior contingente de EIs mineiros são: barbearias, bares, lanchonetes, obras de alvenaria e atividades estéticas.

O aumento no número de formalizações pode ser associado à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que entre outras medidas, criou a figura do Empreendedor Individual. De acordo com dados do Sebrae-MG, entidade que vem traba-lhando Serviçoticamente junto aos municípios mineiros para a regulamentação dessa legislação, já são 445 as cidades com a implantação total ou parcial da lei. Também de acordo com a instituição, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no

pAGA Menos iMpostos

trAbALhAM seM eMpreGAdos

eM MediA

FAturA Até

por Anor$60 MiL

r$34,00/Mês

96%

ranking nacional da Lei Geral implementada, atrás apenas do Paraná.

De acordo com Jefferson Ney Amaral, analista de Políticas Publicas do Sebrae-MG, 85 são os municípios mineiros que já conseguiram ‘tirar a lei do papel’. Significa que nessas localidades, os empreendedores individuais, micro e pe-quenos empresários já são beneficiados com ações efetivas desse processo. “A implementação efetiva da Lei em uma cidade trabalha com foco na desburocratização da trami-tação dos documentos legais para abertura de empresas, concentra as compras públicas no mercado local, além de incentivar a formalização das empresas de pequeno porte, com consequente aumento no número de empreendedores individuais (EIs)”, explica.

entendA A Lei GerAL dA MiCro e pequenA eMpresA

Sancionada em 14 de dezembro de 2006 pelo então presi-dente da República, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Lei 123/2006, e atualizada quatro vezes desde sua criação, a legislação estabelece diferenças entre os empreendimen-tos de grande porte e os de menores proporções, a medida que reconhece a desigualdade entre grandes, pequenas e médias empresas e cria um ambiente favorável ao cresci-mento dos pequenos negócios. Os empresários devem ficar

Economia

eMpreendedores indiViduAis quereM sAir dA inForMALidAde

Federação em Ação - set/out de 2012

Page 51: Federação em Ação Set/Out 2012

51

96%

ensino superiorCoMpLeto

operA seu neGóCionA propriA CAsA

do sexoMAsCuLino7,1%

43%

46%

atentos e verificar se a Prefeitura e o Estado estão cumprin-do a lei, pois ela é obrigatória para todo o Brasil.

Nesse sentido, a Lei 123/2006, é uma forma de assegurar aos pequenos empreendedores uma série de vantagens para a gestão de seus negócios, pois garante a simplificação no processo de abertura da empresa, facilidades no pagamento de impostos, obtenção de crédito, acesso à tecnologia, ex-portação, venda para o governo, enfim, garante a formaliza-ção do empreendedor individual.

Outros benefícios são ainda previstos pela lei, como a pos-sibilidade da realização de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas e a reserva de uma cota de até 25% para a contratação de estabelecimentos com esse perfil. Nesse caso, menos burocracia significa mais oportunidade para os empresários, que além de aumentar seus lucros, irão contribuir para a geração de emprego e renda em seu município.

Grande parte dos benefícios da Lei Geral depende de regu-lamentação por parte dos governos municipais e estaduais. Significa, nesse cenário, que os municípios brasileiros têm que se ajustar para realizar os atendimentos às empresas e, principalmente, implementar os benefícios e as políticas previstas. Mesmo assim, a lei já tem seus efeitos perce-bidos: desde 2009, cerca de 2,4 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores individuais, 240 mil deles em Minas. Além disso, o número de pequenos empresários optantes pelo Simples (Serviço Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) passou de um milhão em 2009 para 5 milhões em 2012, segundo dados do Sebrae.

o que é uM ei

Empreendedores Individuais são trabalhadores sem sócios e com receita bruta anual de até R$ 60 mil ou de R$ 5 mil por mês. Além disso esses empreendedores não podem ter

participação em outra empresa como sócio ou titular, são autônomos e ambulantes que normalmente não pagam tri-butos. Ao passar de trabalhador informal para empreende-dor passa-se a ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ser enquadrado no Simples Nacional, ficando isento de tributos federais. Outras vantagens da formalização são o direito à cobertura previdenciária e acesso a financiamentos diferenciados. Também com as contribuições, o empreende-dor individual passa a ter benefícios como auxílios materni-dade e doença, e aposentadoria. O custo para formalização é o pagamento mensal de alguns impostos, que totalizam R$ 33,25, pago por meio de carnê emitido pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br.).

Federação em Ação - set/out de 2012

o perFiL do eMpreendedor indiViduAL no brAsiL

De acordo com o estudo sobre o Empreendedor Individual realizado pelo Sebrae e divulgado em agosto desse ano, o novo grupo de empreendedores individuais é formado por homens e mulheres com idade entre 25 e 39 anos, e ensino médio completo. Eles estão em maior número na região Su-deste, e trabalham em casa, principalmente em atividades de comércio ou serviços.

Em geral, não têm outra fonte de renda e buscaram a for-malização para ter acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e à nota fiscal. Os novos empreendedores pretendem crescer e faturar mais de R$ 60 mil por ano. O levantamento mostra ainda que 94% dos Empreendedores Individuais recomendam a formalização.

Sobre o principal motivo para a adesão, 69% apontaram os benefícios adquiridos relacionados aos seus negócios, entre eles ter uma empresa formal, emitir nota fiscal, crescimen-to, facilidade de abertura do negócio, acesso a crédito, e venda de seus produtos a outras empresas.

Com informações Sebrae Nacional

Page 52: Federação em Ação Set/Out 2012

52Federação em Ação - set/out de 2012

cdL e acE itaúna promoveram o primeiro seminário de comunicação no município. Evento discutiu o potencial e os dife-renciais dos meios de comunicação com alcance em massa, como a tv e internet

entender, enVoLVer, ACoMpAnhAr, FideLizAr. quAL o MeLhor CAMinho pArA se CoMuniCAr CoM seu CLiente?

Estabelecer uma comunicação cada vez mais eficiente com seu público. Este é um dos principais objetivos de qual-quer organização no cenário contemporâneo e, igualmen-te, um de seus maiores desafios. Nesse sentido, investir em conhecimento e apostar no desenvolvimento pessoal e profissional deve ser um das alternativas para que esse objetivo seja alcançado.

Foi pensando nisso que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaúna e Associação Comercial e Empresarial (ACE) promoveram, no dia 31 de julho, o primeiro Seminário de Comunicação das entidades. Atual e interativo, o evento reuniu cerca de 80 pessoas entre empresários, profissionais da área e demais interessados no Centro de Desenvolvi-mento Econômico e Social (CDE) do município.

A programação contemplava duas palestras. Uma delas, “Mídias digitais no cenário empresarial: desafios e oportu-nidades”, foi ministrada pelas publicitárias, Maria Luiza e Mariana Anselmo, sócias da empresa ‘Argumento Digital’. Na ocasião, as profissionais destacaram as oportunidades da internet para as empresas que planejam utilizar as re-des sociais como Facebook e Twitter, como ferramentas es-tratégicas na abordagem e relacionamento com o público das organizações.

Maria Luiza destacou, por exemplo, que abrir uma conta em uma rede social e postar artigos sem critério e um plane-jamento prévio, não é suficiente. “É importante saber que antes mesmo de começar a utilizar uma rede social é pre-ciso planejar”, informou. De acordo com a publicitária, os cinco pilares para este processo são: entender; segmentar; envolver; acompanhar e fidelizar.

Div

ulg

ação

- C

DL

Itaú

na

Div

ulg

ação

- C

DL

Itaú

na

casos dE sucEsso

52

Page 53: Federação em Ação Set/Out 2012

53Federação em Ação - set/out de 2012

A outra palestra, ministrada pelo gerente de Relações Cor-porativas da TV Integração (afiliada Rede Globo), Antônio Leonardo Lemos, “Os diferenciais do meio TV”, abordou os diferenciais da televisão enquanto um importante meio de comunicação capaz de exercer grande influência so-bre a sociedade brasileira. De acordo com o palestrante, as telenovelas e o jornalismo televisivo são importantes programações para retorno publicitário, principalmente pe-los resultados de audiência obtidos através dos dados do instituto IBOPE. Segundo Antônio Lemos “a abrangência da TV, com grande penetração e garantia de retorno imediato, tornam viáveis a publicidade neste meio, que deve ser feita por meio do planejamento de mídia das empresas”.

Dados apresentados por Antônio Lemos e Ana Carolina, analista de marketing da TV Integração, mostram que Itaú-na tem aproximadamente 26.839 televisores, sendo 85.786 telespectadores potenciais. “Quando se fala em pontos de audiência, é importante destacar que cada ponto equivale a 268 domicílios (857 indivíduos) no município de Itaúna. Uma novela das 21h da TV Globo, por exemplo, tem em mé-dia 50 pontos de audiência em Itaúna, o que atinge cerca de 12.000 domicílios”, informou Ana Carolina.

Para a publicitária Michele Moreira, o Seminário de Co-municação permitiu aos participantes um conhecimento mais amplo sobre os meios de comunicação. “Identifica-mos perfeitamente quais são os desafios e oportunidades da Internet e da TV, principalmente no cenário de nossa região”, destacou.

O diretor de comunicação da ACE Itaúna, André Brasil, ava-liou como positivo esse primeiro Seminário de Comunica-ção realizado pela CDL e ACE Itaúna. De acordo com André, o público participante se mostrou interessado por um con-teúdo que está intimamente ligado ao dia a dia das pes-soas, e porque foi abordado de uma forma bastante aces-sível. “Agregar conhecimento sempre é importante para todos nós, principalmente quando se trata de assuntos relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O 1° Seminário de Comunicação teve por objetivo desen-volver o conhecimento desta área tão importante para o fortalecimento das organizações, bem como de toda a so-ciedade”, informou o diretor de comunicação. Ainda se-gundo André, a expectativa das entidades é que este tipo de evento seja realizado anualmente.

Div

ulg

ação

- C

DL

Itaú

na

Page 54: Federação em Ação Set/Out 2012

54Federação em Ação - set/out de 2012

Gestão administrativa moderna, relacionamento direto com o lojista e ações focadas no aperfeiçoamento profissional, aparecem como os principais fatores que contribuem para a consolidação da entidade como uma referência no município

CdL diVinópoLis: uMA instituiÇão de CredibiLidAde pArA os AssoCiAdos e CoMunidAde

Uma das dez melhores cidades de Minas Gerais para inves-timento, de acordo com levantamento realizado pela Funda-ção Getúlio Vargas. Esse é o perfil do município mineiro de Divinópolis. Cidade polo da Região Centro Oeste e distante 120 km da capital, Belo Horizonte, Divinópolis caracteriza-se principalmente pela indústria confeccionista e siderurgia.

A prestação de serviços, comércio diversificado e qualida-de das instituições de ensino regular e de graduação em mais de 15 áreas, também contribuem para o desenvolvi-mento da cidade, que hoje apresenta o quinto melhor Ín-dice de Desenvolvimento Humano do Estado (IDH). É nesse contexto socioeconômico em que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis atua. Com 45 anos de história e muitas conquistas ao longo de sua trajetória, a entidade se propõe a trabalhar pela defesa dos interesses de seus associados do comércio varejista, que hoje chegam a 1.200.

Na avaliação do atual presidente da instituição, Rafael Pinto Nogueira, a CDL tem um papel fundamental para o município, por meio do comércio e dos serviços prEstados. “Em Divinópolis significamos mais de 80% da sociedade empresarial, com uma contribuição notória aos cofres pú-blicos. Este montante é de real significância na arrecada-ção municipal e, consequentemente, para a vida do mu-nicípio, pois, ocupamos a maioria dos imóveis de grande valor da cidade, o que nos torna grandes contribuintes de IPTU e ISSQN. Vamos então a outro indicador que é a geração de empregos. Dados do Ministério do Trabalho confirmam que está no comércio e prestação de serviços a fonte maior de empregos em Divinópolis. Empregamos 70,1% dos trabalhadores da cidade”, informa o presidente.

Div

ulg

ação

CDL-

Div

inóp

olis

cdl Em Foco

Page 55: Federação em Ação Set/Out 2012

55Federação em Ação - set/out de 2012

estruturA

A sede da instituição, considerada como uma das grandes conquistas da CDL Divinópolis é constituída por sete anda-res e diversas salas multimídia para a realização de cursos e encontros empresariais. E muitos são os planos da enti-dade para os próximos anos, como as reformas no prédio, previstas para 2013. “São muitos os planos e expectativas por parte da CDL Divinópolis e cada qual com seus desa-fios a serem vencidos. Queremos buscar novas ações que sejam diferenciais para os associados, ampliar aquelas que já estão consolidadas como as campanhas institucionais, datas comemorativas e de premiações, além de realizar mais palestras e seminários, que já são referência na re-gião”, conclui Rafael Pinto Nogueira.

Ainda de acordo com o presidente da entidade, a CDL pri-ma pela capacitação de seus associados de modo que es-tes estejam sempre em um patamar competitivo no merca-do. Nesse sentido, um dos grandes desafios é também ser competitiva neste mercado para ser exemplo para estes.

Ao todo são 33 funcionários da CDL aptos a atender os associados, já que a entidade oferece diversos produtos e serviços. Além do mais completo Banco de Dados de in-formações cadastrais da América Latina, a entidade conta com as áreas de assessoria jurídica, recursos humanos, central de negociação, aperfeiçoamento profissional, por meio de cursos realizados na própria entidade ou nas em-presas, oferencendo apoio integral ao associado.

reLACionAMento

A entidade conta com um departamento comercial respon-sável pelo relacionamento direto com os associados, um trabalho decisivo para prospecção e manutenção do qua-dro de associados. Diversos meios de comunicação dire-cionados ao empresário do município, desenvolvidos pela CDL também cumprem essa importante função de diálogo

entre ambos. São eles: o informativo impresso VITRINE, cuja periodicidade é bimestral; o Informativo online, envia-do semanalmente ao mailing de associados, ferramentas como o próprio site, Facebook e Twitter, além dos e–mail marketing e malas diretas enviados aos associados.

Entre as ações realizadas periodicamente pela entidade também está o ‘Bom dia Lojista’, um canal de relaciona-mento estratégico com os empresários, conforme explica Rafael Pinto Nogueira: “como a CDL Divinópolis é a casa do associado, então, o ‘Bom dia Lojista’ é um momento para trocas de informações e ideias entre os associados e a entidade sobre diversos assuntos relevantes para o nosso comércio”. Ainda de acordo com o presidente da CDL Divinópolis, todas as ações da entidade são planejadas conforme as necessidades dos lojistas.

endereço: Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro. divinópolis / MG Cep 35.500-024 - Fone (37) 3229-7233 Fax (37) 3229-7201e-mail: [email protected]

Div

ulg

ação

CDL-

Div

inóp

olis

Page 56: Federação em Ação Set/Out 2012

56

AssessoriA JurídiCA

Federação em Ação - set/out de 2012

A FiGurA do AVAListA nos títuLos de Crédito

assEssorias

É comum nas atividades mercantis ou de prestação de ser-viços, a utilização de títulos de crédito como garantia de pagamento dos produtos ou serviços. Entre os títulos de crédito mais utilizados nas relações comerciais estão a nota promissória, a duplicata e o cheque e, já em desuso, a letra de câmbio.

Esses títulos são regidos por leis próprias, advindas da LUG – Lei Uniforme de Genebra de 1930, do Decreto 57.663/1966 e, mais recentemente, pela Lei 10.406/2002 - Código Civil. As normas aplicáveis aos principais títulos de crédito são: Lei 7.357/85 – para Cheque, Decreto 57.663/1966 – para Nota Pro-missória e Letra de Câmbio e Lei 5.474/1968 – para Duplicata.Tanto o aval, dado pelo avalista, quanto a fiança são ga-rantias pessoais dadas para confirmação em caso do não pagamento pelo devedor principal. Todavia, o aval é garantia dada em títulos de crédito, e a fiança, em contratos. Deste modo, o avalista garante o pagamento do título tal qual o emitente do título e, caso este não cumpra a obrigação pe-cuniária constante do título do crédito, o avalista fica obri-gado a pagá-lo.

Dentre as normas contidas no novo Código Civil está a proi-bição do aval parcial e o aval dado sem o consentimento do cônjuge. Antes, não havia a obrigatoriedade do cônjuge consentir para que o aval tivesse validade. Esta nova norma

introduzida em 2002 no Código Civil gerou polêmica. Como exceção, o aval é permitido sem a anuência do cônjuge, caso tenham casado sob o regime de separação absoluta de bens. Nos outros regimes de bens, o artigo 1.647 do Código Civil obriga a anuência do cônjuge para validade do aval.

A controvérsia sobre a nulidade ou anulabilidade do aval, dado sem o consentimento do outro cônjuge, quando ca-sados sob o regime de comunhão universal de bens, ou de separação parcial de bens, foi dirimida pelo Conselho Federal de Justiça - CFJ. Em 2007, o Conselho Federal de Justiça – CFJ uniformizou entendimento sobre o artigo 1.647 do Código Civil – Lei 10.406/2002 -, dispondo que o aval não pode ser anulado pela simples falta de vênia conjugal. Vide transcrição do Enunciado 114/2007 do CNJ, in verbis:

Enunciado 114 – art. 1.647: o aval não pode ser anulado por falta de vênia conjugal, de modo que o inc. iii do art. 1.647 apenas caracteriza a inoponibilidade do título ao cônjuge que não assentiu. assim, nas relações comerciais onde a empresa solicita o aval como garantia de pagamento de títulos de crédito (cheques, notas promissórias ou duplica-tas), o avalista não poderá alegar a anulabilidade do aval dado, sem o consentimento do cônjuge.

Fonte: Decreto 57.663/1966, Lei 10.406/2002, aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça.

Sara Toshie Sato - Advogada da FCDL-MG - OAB/MG 75.875

Page 57: Federação em Ação Set/Out 2012

57Federação em Ação - set/out de 2012

CAnAL JurídiCo

1 - A diretoria da CDL, por meio de seu presidente solicita informações e o parecer jurídico, sobre as mudanças no estatuto desta Federação, no que diz respeito à prorrogação de mandatos dos presidentes das CDLs.

Resposta: O Estatuto da CNDL determinou a prorrogação dos mandatos das FCDLs e CDLs até 31/12/2014. A FCDL-MG durante assembleia realizada em Caxambu em 16/03/2012, alterou seu estatuto social prorrogando o atual mandato da diretoria e conselho fiscal da Federação para até 31/12/2014, determinando que as CDLs também prorroguem os manda-tos das atuais diretorias e conselhos fiscais até 31/12/2014.

Para tanto, é necessário que a CDL convoque assembleia geral (ordinária ou extraordinária, dependendo da forma estabelecida no estatuto social) para que os associados ra-tifiquem a decisão de forma soberana.

O prazo para realização da assembleia geral pela CDL, para prorrogação do mandato termina em 04/09/2012, prazo dado pelo Estatuto Social da CNDL, ou seja, de um ano, a contar da aprovação ocorrida no Estatuto Social da CNDL em 04/09/2011.

Caso a CDL não convoque assembleia para prorrogação do mandato de sua diretoria e conselho fiscal, estará renun-ciando a este direito, permanecendo com o atual mandato vigente.

2 - Alguns associados no último dia 24/07, foram abordados pela vigilância sanitária do município, com o oficio circular VISA/SML/SL/MG 006/12, baseada na Lei Estadual, e con-forme o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, foram proibidos de comercializar produtos ópticos em suas lojas.

Os lojistas indignados nos procuraram para saber quais pro-vidências a instituição CDL poderá tomar em defesa destes, tais como o “mandado de segurança”. Temos camelôs que vendem seus produtos em feira livre e na rua, a vigilância sanitária foi questionada sobre estes e os mesmos disse-ram que não podem fazer nada, pois os camelôs não têm CNPJ, diferentemente dos produtos vendidos pelos ambu-lantes, os produtos dos lojistas tem procedência legal, fato que causa indignação aos solicitantes.

Resposta: Procedi à análise do Ofício Circular VISA /SMS/SL/MG nº006/12, encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, comunicando a todos os estabelecimentos que co-mercializam produtos ópticos em desconformidade com a Lei Estadual 15.177/2004, que estará procedendo, dentro do prazo de 30 dias, a fiscalização dos citados estabelecimen-tos quanto ao cumprimento das normas da lei estadual.

Imperioso esclarecer que a Lei Estadual 15.177/2004 encon-tra-se plenamente em vigor, podendo ser exigida quanto ao seu cumprimento.

Diante disso, a fiscalização sanitária, o Ministério Público e outros órgãos fiscalizadores das normas vigentes poderão fiscalizar a aplicação da citada lei.

Assim, a CDL deve orientar os associados que não estejam autorizados a comercializar lentes de contato, óculos de sol e/ou de grau, que dentro deste prazo, providenciem a retirada das citadas mercadorias para que não sejam fisca-lizados e autuados.

Concomitantemente, a CDL poderá encaminhar ofício res-posta a Prefeitura e Ministério Público solicitando dos mesmos a fiscalização de atividade irregular dos camelôs e toureiros, inclusive com mercadorias sem garantia, em descumprimento ao Código de Proteção e Defesa do con-sumidor – Lei 8.078/90, e desta forma em total afronta a lei estadual, porquanto os óculos de sol, de grau ou lentes de contatos por estes ‘comercializados’ de forma irregular, sem garantia de procedência, trará os mesmos prejuizos informados pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optome-tria, de que trata a lei estadual e a normativa do citado órgão.

A priori, entendo não ser cabível um mandado de seguran-ça, uma vez que os requisitos são o direito líquido e certo, ato arbitrário e ilegal da autoridade coatora e o descumpri-mento da lei, e a vigilância sanitária municipal, dentro de sua competência, pode fiscalizar lei estadual que encontra--se em vigor, portanto, não há excesso em sua conduta, nem mesmo conduta em desconformidade com os precei-tos legais.

Sara Toshie Sato - Advogada da FCDL-MG - OAB/MG 75.875

Page 58: Federação em Ação Set/Out 2012

58

AssessoriA ContÁbiL

Federação em Ação - set/out de 2012

eMpresAs terão noVA obriGAÇão ACessóriA

Os trabalhadores terão que receber mensalmente todas as informações sobre o pagamento de contribuições ao Insti-tuto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da retenção de 11% sobre os salários, as empresas devem prestar contas do recolhimento de 20% sobre a folha de salários. A nova obrigação acessória foi criada pela Lei nº 12.692, publicada na edição do dia 25/07/12 do Diário Oficial da União (DOU).

A nova norma, que altera a Lei nº 8.212, de 1991, sobre contribuições previdenciárias, prevê ainda que o INSS está obrigado a enviar as empresas e trabalhadores, quando so-licitado, extrato relativo ao recolhimento da contribuição. Para ser colocada em prática, porém, a medida ainda precisa ser regulamentada pelo governo. É necessário ainda definir de que forma as informações serão prestadas.

Para o secretário de Políticas de Previdência Social do Minis-tério da Previdência, Leonardo Rolim, a nova obrigação aces-sória vai auxiliar o trabalhador a monitorar o recolhimento ao INSS pelas empresas. “Isso vai ajudar o trabalhador a não ter uma surpresa negativa de que a empresa não recolheu os valores”, afirma Rolim, acrescentando que os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil já conse-guem ter acesso a esses extratos. Os trabalhadores também podem conseguir essas informações nos sindicatos.

A Receita Federal, segundo advogados, edita há anos nor-mas nessa linha, que fazem do contribuinte um fiscal. Para o advogado Rodrigo Rigo Pinheiro, do Buccioli & Advogados Associados, a nova lei cria mais burocracia para o empre-gador. “Há também o receio de que, além de ter mais um dever, as empresas passem a correr o risco de ter que arcar com mais uma multa, caso não preste essa informação ade-quadamente”, afirma.

No fim de junho, a Receita Federal já havia criado outra obri-gação acessória. Determinou que pessoas físicas e empresas informem sobre transações com estrangeiros que envolvam a prestação de serviços ou cessão de direitos, como royal-ties, que impactem seu patrimônio.

Instituída pela Instrução Normativa da Receita nº 1.277, caso não seja cumprida, o contribuinte será multado em R$ 5 mil por mês de atraso no envio das informações, mais 5% do valor da operação com o exterior.

(Colaboraram Thiago Resende e João Villaverde, de Brasília)

Fonte: Valor Econômico

assEssorias

Page 59: Federação em Ação Set/Out 2012

59

AssessoriA CoMuniCAÇãoConheCendo e VALorizAndo o púbLiCo interno

Federação em Ação - set/out de 2012

“Funcionário bom, é funcionário motivado”. Afirmação, que trata do relacionamento dos funcionários com a empresa para qual trabalham, não é mero jargão. Significa que o colaborador que se sente bem no ambiente de trabalho, comprovadamente, é mais produtivo e eficiente em suas atribuições. Muitas pessoas, entretanto, acreditam que ape-nas salário e bom relacionamento com os superiores são, por exemplo, os únicos fatores capazes de fazer um funcio-nário motivado no trabalho. E exatamente por esse motivo, essas pessoas não acreditam ou desconhecem o poder da comunicação interna nas organizações.

Mas afinal, o que é Comunicação Interna? Entende-se por Comunicação Interna o esforço de uma empresa, órgão ou entidade em estabelecer canais que possibilitem o relacio-namento, ágil e transparente, da direção da empresa com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram.

Esse movimento de diálogo entre os colaboradores de uma instituição, amplia a visão do funcionário, dando-lhe o conhecimento sistêmico da atuação de sua empresa e, principalmente, contribuindo para que este tenha noções claras de como seu trabalho pode colaborar diretamente para o sucesso da entidade.

beneFíCios dA CoMuniCAÇão internA

- Evita a ‘rádio peão’, conversas improdutivas e tantas in-formações distorcidas que acabam por contribuir para um clima de incerteza entre os funcionários;

- Os colaboradores têm a segurança de conversarem com seus gestores para apresentar sugestões e propostas inova-doras que agregam valor e diferencial ao negócio;

- A boa comunicação interna não exige obrigatoriamente grandes investimentos, pois pode ocorrer por meio do diálo-go aberto entre líderes e equipes;

- Esse movimento contribui para que os profissionais desen-volvam competências comportamentais tão valorizadas em um mercado competitivo;

- Informações oficiais e periódicas sobre a atuação da em-presa, e outras como datas comemorativas, mudanças de turno, datas de reuniões, solicitações podem ser divulgadas nos veículos destinados à comunicação interna.

assEssorias

Page 60: Federação em Ação Set/Out 2012

60 Federação em Ação - set/out de 2012

aPErFEiçoamEnto loJista

CdL, inVistA no AperFeiÇoAMento

LoJistA de seu AssoCiAdo

Page 61: Federação em Ação Set/Out 2012

61

rEforMuLação do sErviço dE apErfEiçoaMEnto Lojista da fcdL-MG GarantE faciLidadE E aGiLidadE no atEndiMEnto, aLéM dE uM rEsuLtado pErsonaLizado dE acordo coM a dEManda dE cada EntidadE MinEira

Federação em Ação - set/out de 2012

A FCDL-MG acaba de reformular seu serviço de aperfeiçoa-mento lojista. O objetivo, como não poderia deixar de ser, é auxiliar as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de todo o Estado interessadas em investir em espaços de capacitação profissional em seu município.

Além da reformulação e ampliação de todo o banco de pa-lestrantes com a renovação das parcerias e, principalmente, a inclusão de novos consultores, a entidade também conta com uma equipe preparada para receber as demandas das CDLs. São profissionais altamente qualificados aptos a aten-der às solicitações das Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o Estado, oferecendo um serviço personalizado, segun-do as demandas e especificações de cada CDL.

O objetivo é mediar o contato entre as entidades e os con-sultores, de modo que as palestras sejam adaptadas, nas temáticas e linguagem, às necessidades de cada entidade e com o formato proposto para os eventos. Todos os consulto-

res são organizados por áreas e temas das palestras. “Nosso objetivo é prestar toda assistência à CDL que irá promover um evento em seu município e precisa de um profissio-nal de referência em determinada área de conhecimento”, destaca Belchior Gonçalves, gerente de relacionamento da FCDL-MG.

Para que isso aconteça, basta que a entidade entre em contato com a FCDL-MG especificando sua demanda, o tipo e área de atuação do profissional desejado. “A partir dai, realizamos o contato com o palestrante mais indicado para que este possa adaptar seu material de acordo com a especificação da CDL”, informa Dirlaine Mayre uma das profissionais responsáveis pela reestruturação do Departa-mento Comercial.

Saiba mais sobre esse serviço de aperfeiçoamento lojista. Entre em contato com a FCDL-MG enviando um e-mail para [email protected] ou pelo telefone (31) 2532-3309.

ConFirA nestA ediÇão ALGuMAs ÁreAs de ConheCiMento

adMinistração E GEstão dE pEssoas

Planejar, organizar, direcionar, criar métodos, diagnosticar, gerir uma organização. Essas são algumas das atribuições do administrador, cuja função principal é garantir o bom funcionamento de uma empresa, independente da área em que atua: finanças, recursos humanos, logística, qualidade de processos e gestão de pessoas. O campo da adminis-tração e gestão de pessoas se propõe a oferecer o conhe-cimento dos principais métodos e instrumentos que subsi-diem os colaboradores a alcançar os melhores resultados na gestão de uma instituição. Para essa área do conheci-mento, a FCDL-MG estabeleceu parcerias com consultores

e palestrantes especializados, aptos a orientar as Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o Estado e seus associados. Nesse leque de opções, os interessados poderão conferir temas como Vendas: comprometa-se com o seu sucesso; Comprometimento como fator de diferenciação; Coopera-ção: uma estratégica competitiva na estrutura organizacio-nal; A liderança estratégica alinhada à gestão de pessoas; Como gerir sua empresa tornando-a mais competitiva e tantas outras.

Page 62: Federação em Ação Set/Out 2012

62Federação em Ação - set/out de 2012

coMunicação E MarkEtinG

financEiro

jurídico

Você sabia que 80% dos problemas corporativos são pro-venientes de falhas na comunicação? Por isso, investir em Comunicação e Marketing é fundamental em qualquer ne-gócio. Um bom planejamento estratégico é um dos fatores que contribuem, significativamente, para a projeção de qualquer organização no mercado, sobretudo no segmento do varejo, um dos mais dinâmicos de qualquer economia. Divulgar produtos, fidelizar e auxiliar no relacionamento com os clientes, desenvolver estratégias para personalizar o atendimento e potencializar o negócio, são algumas das frentes de atuação exigidas pelo mercado dada a sua com-

Planejamento e gestão. Estas são duas palavras de ordem em qualquer ambiente corporativo. Planejar é traçar me-tas, elaborar planos que tenham um objetivo ou projeto específico. A gestão, por sua vez, muito tem a ver com ad-ministração e controle de ações propostas. Nesse sentido, o planejamento ou a gestão do departamento financeiro de uma empresa pode ser entendido como a estratégia criada para que os recursos sejam otimizados, de modo a garan-tir saúde financeira de uma organização, liquidez e até mesmo ampliação dos lucros sobre os investimentos. No âmbito pessoal, o planejamento das finanças constitui um passo importante para aqueles que desejam cumprir seus

O departamento jurídico de qualquer organização que já conta com profissionais do Direito, é considerado, atual-mente, um setor estratégico. O perfil desses colaborado-res deve ser flexível e inovador dentro dos limites éticos, dados os desafios diários da profissão e o dinamismo do ambiente dos negócios. Os profissionais que integram o departamento jurídico de uma empresa devem estar aten-tos às novas tendências do mercado, além da visão de negócio, pensamento estratégico e ação rápida frente às questões do movimento lojista no qual os mais diferentes públicos se relacionam. Diversos são os fatores que ex-

plexidade e níveis de relacionamento entre as empresas e o próprio mercado. Nesse contexto, um plano de comuni-cação é essencial por apresentar soluções e metodologias orientadas para as organizações, independente do porte e setor em que atua. Ciente desse cenário, a FCDL-MG dis-ponibiliza, em seu banco de palestrantes, uma gama de profissionais prontos para atender as CDLs nessa área do conhecimento. As palestras incluem temas de Comunica-ção e Gestão; Comunicação e Marketing para Pequenas e Médias Empresas; Consultoria de Imagens; Marketing Mo-tivacional, além de Vendas e Marketing.

objetivos a curto, médio ou longo prazo, da forma mais es-truturada e completa possível. Os consultores parceiros da FCDL-MG vão auxiliar as CDLs mineiras e seus respectivos públicos na ampliação desses conhecimentos, já que mui-tos deles, em suas palestras, compartilham informações e ferramentas de controle financeiro, contribuindo para que as entidades sejam capazes de desenvolver os métodos e estratégias mais adequadas para o crescimento de uma instituição. Entre as temáticas abordadas estão gestão do dinheiro, gestão de investimentos, gestão do risco finan-ceiro e as relações com os investidores.

plicam a projeção que esse departamento tem adquirido nas empresas: a complexidade da legislação brasileira, a abertura de mercado, e as próprias relações de consumo são alguns deles. Por meio da FCDL-MG e de seu banco de palestrantes e consultores especializados no assunto, as CDLs mineiras podem ter acesso a palestras que con-templam Código de Defesa do Consumidor e a empresa; O SPC e o empresário; Crédito e inadimplência ; O comércio e o cheque; Cheque e nota promissória: uma abordagem prática; O Novo Código Civil e o empresário; além de um Seminário sobre SPC.

62

Page 63: Federação em Ação Set/Out 2012

63

FederAÇão eM AÇãoFAeMG entreGA As MedALhAs do Mérito rurAL 2012

diretoriA dA FCdL-MG reúne-se nA entidAde

reunião do FopeMiMpe é reALizAdA nA sede dA FCdL-MG

Federação em Ação - set/out de 2012

A FCDL-MG esteve presente na entrega da Medalha do Mérito Rural, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Durante a cerimônia, reali-zada em comemoração ao Dia do Produtor Rural Mineiro, no mês de julho, na capital, 19 pessoas e instituições que pres-taram relevantes trabalhos ao meio rural, foram homenagea-das. A solenidade teve a presença de autoridades, parlamen-tares e representantes de entidades de diversos segmentos.

O presidente da FCDL-MG, José César da Costa, recebeu no dia 16 de agosto, os vice-presidentes, diretores e conselhei-ros da entidade para mais uma reunião. De acordo com a pauta prevista, os presentes discutiram assuntos de inte-resse do movimento lojista mineiro, como os projetos para criação de novas CDLs, produtos e serviços oferecidos pela Federação, missões internacionais, além da apresentação das ações de comemoração aos 40 anos da FCDL-MG.

O encontro que reuniu representantes do Fórum, foi rea-lizado no dia 10 de agosto, e teve por objetivo discutir as determinações da Portaria 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A medida prevê a regulamentação para as micro e pequenas empresas brasileiras que já são optantes ou optarem pelo registro eletrônico de ponto. Entre as de-terminações está, por exemplo, a exigência que os equipa-mentos tenham memória inviolável.

Div

ulg

ação

FAEM

GDiv

ulg

ação

FCD

L-M

G Div

ulg

ação

FCD

L-M

G

Page 64: Federação em Ação Set/Out 2012

64

FederAÇão eM AÇãopresidente dA FCdL-MG pArtiCipA de CAFé pArLAMentAr

FederAÇão MinAs eM reunião eM tiMóteo

presidente dA FCdL-MG presente nA reunião dA diretoriA dA CndL

Federação em Ação - set/out de 2012

Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, parlamentares e representantes de entidades estiveram reunidos, no mês de agosto, na sede da ACMinas, na capital mineira, para mais um Café Parlamentar. A entidade prestou sua homenagem ao Sebrae-MG pelos 40 anos de história, completos em julho deste ano. Na avaliação do presidente da FCDL-MG, José Cé-sar da Costa, a tradição da entidade está ligada ao estímulo, ao empreendedorismo e promoção da competitividade.

José César da Costa, presidente da FCDL-MG, esteve reunido no dia 25 de setembro com representantes das CDLs que in-tegram a II União Regional das CDLs do Estado de Minas Ge-rais, para uma reunião extraordinária. Também participaram do encontro o presidente do Conselho de Administração do SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena Gomes e Bruno Lozi, Gerente de Relacionamento e Produtos do SPC, que apresentou os novos produtos do Serviço para as CDLs.

O presidente da FCDL-MG, José César da Costa, esteve na sede da CNDL, em Brasília, no dia 20 de setembro, onde toda a diretoria da entidade esteve reunida. Entre os assuntos tratados na reunião, estavam a Convenção Nacional do Co-mércio Lojista, agendada para o mês de novembro, o projeto ECOM 2012, cuja proposta é oportunizar espaço de capacita-ção profissional focado no comércio eletrônico, indicadores de inadimplência, pesquisa de varejo e outros temas.

Div

ulg

ação

ACM

inas

Div

ulg

ação

CN

DL

Div

ulg

ação

FCD

L-M

G

Page 65: Federação em Ação Set/Out 2012

65

Giro peLAs CdLsMérito eMpresAriAL 2012 de ArCos preMiA As eMpresAs e proFissionAis

ConseLheiro LAFAiete ConheCe os preMiAdos CoM o Mérito LoJistA 2012

CdL CurVeLo proMoVe pALestrA de sensibiLizAÇão do eMpreteC

Federação em Ação - set/out de 2012

Para valorizar e evidenciar as conquistas do comércio no município, a CDL e Associação Comercial e Empresarial de Arcos promoveram, no dia 29 de setembro, o Mérito Empre-sarial 2012. O evento reuniu empresários, profissionais libe-rais e colaboradores das empresas que fazem parte deste crescimento, permitindo que diversos segmentos tivessem um relacionamento mais próximo com diferentes públicos, além de fomentar ainda mais o comércio e serviços.

O comércio de Conselheiro Lafaiete, região Central do Esta-do, conheceu nos mês de agosto, os premiados em mais uma edição do Mérito Lojista. Na ocasião, as melhores em-presas, escolhidas por meio de uma pesquisa de opinião pública, receberam o troféu. Além da premiação, os partici-pantes do evento assistiram ao desfile da Miss Comerciária Minas Gerais 2012, eleita em maio deste ano no Hotel Tauá, Cristiane Santana, e ao show da banda Rock Santeiro.

‘O caminho do sucesso’. Esse foi o tema da palestra realiza-da pelo Sebrae-MG e CDL Curvelo no dia 24 de setembro. A iniciativa integra o Empretec, um treinamento desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, que tem por ob-jetivo estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor. O curso é destinado ao empreendedor que pretende melhorar o seu desempenho nos negócios, identificando seus potenciais para o sucesso.

Div

ulg

ação

- C

DL

Div

ulg

ação

- C

DL

Page 66: Federação em Ação Set/Out 2012

66

Giro peLAs CdLsCdL diVinópoLis é hoMenAGeAdA nA CâMArA dos VereAdores

CdL ForMiGA CoMeMorA diA do CLiente CoM proGAMAÇão espeCiAL

ConseLhos dA MuLher eMpreendedorA eM AÇão nAs CdLs

Federação em Ação - set/out de 2012

A CDL Divinópolis recebeu, no dia 14 de setembro, a Me-dalha do Centenário. A solenidade ocorreu na Câmara dos Vereadores, com o objetivo de homenagear os cidadãos, em-presários e entidades que realizaram trabalhos beneficiando o município em suas diversas áreas. O presidente da CDL Divinópolis, Rafael Pinto Nogueira, recebeu a honrosa con-decoração juntamente com os diretores da entidade Mônica Simões Machado Vitor e José Luiz Seabra.

Em comemoração ao Dia do Cliente, lembrado no dia 15 de setembro, a CDL Formiga promoveu um evento especial organizado por membros da CDL Jovem. Cerca de 150 par-ticipantes, entre empresários e colaboradores, conferiram a palestra “Alta performance no relacionamento com os clien-tes”. A palestrante, Eliana Torres, fez uma abordagem dinâ-mica sobre atendimento. O público também foi contemplado com uma apresentação musical e sorteio de brindes.

As CDLs de Ipatinga e Timóteo mobilizaram as associadas de seus municípios na luta contra o câncer de mama. As iniciativas marcaram o apoio das entidades ao ‘Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da po-pulação, empresas e entidades.

Div

ulg

ação

- C

DL

Div

ulg

ação

- C

DL

Page 67: Federação em Ação Set/Out 2012

67

Giro peLAs CdLs

Federação em Ação - set/out de 2012

Gerente do sebrAe nA reGionAL rio doCe VisitA CdL ipAneMA

A CDL Ipanema recebeu, em setembro, a visita do gerente do Sebrae-MG na Regional Rio Doce, Fabrício Fernandes. Na oportunidade, Fabrício Fernandes agradeceu a parceria com a CDL de Ipanema e se colocou à disposição, ressaltando seu interesse para ouvir expectativas da entidade. Além dos re-presentantes do Sebrae-MG, estiveram presentes no encon-tro a vice-presidente da CDL Ipanema, diretoras, membros do Conselho Superior e toda equipe de colaboradores. D

ivulg

ação

- C

DL

CdL ipAtinGA proMoVe CApACitAÇão FoCAdA no desenVoLViMento de Gerentes

A CDL Ipatinga e Associação Comercial promoveram entre os dias 24 e 27 de setembro, capacitação focada na formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, proporcio-nando aos participantes o exercício de habilidades geren-ciais para aqueles que vislumbram o cargo. O facilitador da capacitação foi Charles Magalhães, administrador de empre-sas, especializado em Gestão Empresarial pela Fundação Ge-túlio Vargas e em Gestão Estratégica de RH pelo Unileste-MG. D

ivulg

ação

- C

DL

CdL itAbirito é hoMenAGeAdA CoM o dipLoMA JK de Mérito de desenVoLViMento

A premiação foi entregue no encerramento da 8ª Semana de Desenvolvimento Econômico, uma iniciativa da Prefeitura de Itabirito e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita), realizada no mês de agosto. Nesse ano, o evento tratou o tema “Estratégias e Novas Oportuni-dades para o Desenvolvimento de Itabirito”. Além da CDL, foram homenageadas as entidades e associações que mais contribuíram para o desenvolvimento do município. D

ivulg

ação

- C

DL

Page 68: Federação em Ação Set/Out 2012

68

Giro peLAs CdLs

Federação em Ação - set/out de 2012

CdL itAJubÁ proMoVe MAis uMA ediÇão do prêMio Mérito LoJistA 2012

Conhecido como o oscar do varejo itajubense, o Mérito Lo-jista 2012 foi entregue pela CDL do município a 50 empresas vencedoras, eleitas em 45 diferentes categorias, segundo pesquisa de opinião pública, realizada pela Unifei Jr. Além de reunir os melhores empresários do varejo o evento, rea-lizado no mês de julho, contou com a presença de diversas autoridades. Os funcionários do comércio, também foram lembrados por meio do Comerciário Homenageado. D

ivulg

ação

- C

DL

CdL itAúnA e ACe reALizAM o V seMinÁrio de MediCinA e seGurAnÇA do trAbALho

Programa de Controle Auditivo e Programa de Proteção Res-piratória foram alguns dos temas contemplados no 5º Se-minário de Medicina e Segurança do Trabalho. Cerca de 70 pessoas participaram do evento. Entre os palestrantes con-vidados estavam a Fonoaudióloga, Dra. Luciana Karla Morei-ra Amaral, o Engenheiro em Segurança do Trabalho, Darlley Gomes Moreira, o Médico do Trabalho, Dr. Geraldo Eustáquio Pereira e Heleno Vilela, Consultor em Segurança do Trabalho. D

ivulg

ação

- C

DL

pALestrA “Atender beM GerA MAis VendAs” nA CdL JAnuÁriAA CDL Januária recebeu, no dia 16 de agosto, o palestrante Ricardo Gandra. Na oportunidade, o jornalista e especialista em marketing empresarial, de forma irreverente e descon-traída, falou aos participantes sobre os desafios, oportuni-dades e diferenciais que um bom atendimento pode gerar no segmento do varejo. O evento contou com aproximada-mente 240 participantes entre estudantes, empresários, as-sociados e colaboradores. D

ivulg

ação

- C

DL

Page 69: Federação em Ação Set/Out 2012

69

Giro peLAs CdLs

ii enContro dA MuLher eMpreendedorA nA CdL pAtroCínio

ponte noVA ConheCe os preMiAdos no Mérito eMpresAriAL 2012

Federação em Ação - set/out de 2012

Um espaço de aprendizado, descontração e integração da mulher no meio empresarial. Esse foi o cenário do II Encontro da Mulher Empreendedora, realizado pela Câmara da Mulher Empreendedora, CDL Associação Comercial e Industrial de Patrocínio. Entre as atrações estavam a palestra “Conscienti-zando todos para as mudanças através das atitudes certas”, com William Caldas, coffee break, desfile de roupas íntimas e happy hour de encerramento com coquetel.

A CDL e Associação Comercial de Ponte Nova realizaram, no mês de setembro, mais uma edição do Mérito Empresarial. A Homenagem Especial foi entregue ao sr. Antônio Bartolomeu Barbosa. Também foram homenageadas 51 empresas devido aos seus anos de fundação. A solenidade ainda teve o anún-cio do Empresário do Ano de 2012, cujos homenageados foram os irmãos André e Rogério Leite, da Construbel, como os Empresários do Ano.

Div

ulg

ação

- C

DL

Div

ulg

ação

- C

DL

CdL MutuM inAuGurA noVAs instALAÇões dA sede e ConVênios iMportAntes

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mutum inaugurou no mês de agosto, as novas instalações de sua sede social. O even-to, que contou com a presença de lideranças empresariais de várias cidades mineiras, autoridades locais, associados e outros convidados, marcou também o lançamento de dois convênios, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) e a nova parceria com o BDMG que torna a entidade um Correspondente Bancário. D

ivulg

ação

- C

DL

Page 70: Federação em Ação Set/Out 2012

70

Giro peLAs CdLsCdL/ACiAti proMoVeM MAis uMA CApACitAÇão no MuniCípio

CAMpAnhA ‘CoMérCio AtiVo’ dA CdL uberAbA preMiA os úLtiMos ConteMpLAdos

CdL uberLândiA reuniu MAis de 500 ContAdores e eMpresÁrios pArA pALestrA sobre FisCo diGitAL

Federação em Ação - set/out de 2012

Entre os dias 20 e 23 de agosto, a CDL de Timóteo e Asso-ciação Comercial promoveram mais um treinamento para os associados. Desta vez, a palestra contemplou a questão da motivação em tempos de crise, e teve por objetivo mostrar que os momentos difíceis pedem profissionais comprome-tidos, apaixonados e que geram resultados. A capacitação, contou com a participação de empresários e vendedores.

A CDL e a CTBC entregaram, no mês de setembro, a pre-miação aos últimos contemplados da ‘Campanha Comércio Ativo’. A iniciativa teve por objetivo auxiliar a movimentação do comércio no Centro de Uberaba, já que se trata de uma região em que estão sendo realizadas obras de contenção de enchentes. Isso porque, as intervenções afetam direta-mente o funcionamento de 180 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços associados à CDL.

“Fisco Digital e a Integração Total”. Esse foi o tema da pales-tra do especialista em Serviço Público de Escrituração Digital (SPED), Dante Barini Filho, realizada no mês de setembro na CDL Convenções e Eventos. A palestra foi uma realização da CDL Uberlândia, em parceria com a Alterdata Software. A ini-ciativa integra um ciclo de palestras promovida pela entidade e Sebrae/MG, realizado de agosto a novembro, e cujo obje-tivo é contribuir para o aperfeiçoamento da classe lojista.

Div

ulg

ação

- C

DL

Div

ulg

ação

- C

DL

Div

ulg

ação

- C

DL

Page 71: Federação em Ação Set/Out 2012

71

pronta entrega paralela ao

entrada exclusiva para lojistas

Page 72: Federação em Ação Set/Out 2012

72