falsificación de medicinas

11
A Cura Falsificada No rastro da dor e da impunidade provocada pela máfia dos medicamentos Alana Rizzo – Jornal Estado de Minas - Brasil

Upload: colpin

Post on 04-Jul-2015

439 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Falsificación de medicinasPor Alana Rizzo

TRANSCRIPT

Page 1: Falsificación de medicinas

A Cura Falsificada

No rastro da dor e da impunidade provocada pela máfia dos

medicamentos

Alana Rizzo – Jornal Estado de Minas - Brasil

Page 2: Falsificación de medicinas

A PAUTAA falsificação de produtos médicos transformou-se em problema de saúde pública, com status de crime organizado e cada vez mais infiltrado nas estruturas do Estados. Grupos conseguem abastecer até mesmo o Sistema Único de Saúde (SUS). Há ligações próximas com o narcotráfico e o roubo de cargas.

313 toneladas apreendidas nos seis primeiros meses de 2009

45 toneladas apreendidas em 2008

Page 3: Falsificación de medicinas

O Brasil não produz estatísticas que mostrem o número total de vítimas. Só no Rio Grande do Sul, estima-se que 7 mil pessoas foram prejudicadas pelas próteses falsificadas. Em outros três casos, foram registradas 40 mortes.

Page 4: Falsificación de medicinas

A CARA DA MORTE

● Ana Carla de Souza Nascimento,9meses, antibiótico falsificado●Ricardo Diomedes, de 57 anos, contraste para raio X●Júlio Gonçalves Corrêa Filho, 79anos, remédio para câncer●Enéas Faria Souto, de84anos, remédio para câncer●Alvina Teixeira Clezar, prótese falsificada●Geraldo Ferreira, de 70 anos, remédio para câncer●Belarmino Moura, 73 anos, remédio para câncer●Theodoro de Lima, 77 anos, remédio para câncer●Cyro Amâncio dos Santos, 77 anos, remédio para câncer●Almir Lopes Filho, de60anos, remédio para câncer●Antônio Dias Martins, de62 anos, remédio para câncer●Agenor Gomes do Nascimento, 58anos, remédio para câncer●José Guimarães Horta, de61 anos, remédio para câncer●Antônio Augusto de Paula, de 80 anos, remédio para câncer●Otávio Assis Martins, de83 anos, remédio para câncer●Raimundo Nonato de Souza, de 63 anos, remédio para câncer●Rejane Lapolli Azevedo, de 51 anos, contraste para raio X●Aldenora Isaías da Silva, de 56 anos, contraste para raio X●Maria Rufino de Oliveira, de 75 anos, contraste para raio X●Otávio Gonçalves de Lima, de 63 anos, constraste para raio X●José Pedro Mateus, 38 anos, contraste para raio X●Edmar Nascimento, 56anos, contraste para raio X●Antônio de Oliveira Silva, de 67 anos, contraste para raio X●José FerreiraRodrigues, de66anos, contraste para raio X●Aldenora da Silva, de 56 anos, contraste para raio X●Nivaldo FranciscoBelchior, de64 anos, contraste para raio X●Maria Percídia Gomes de Morais, contraste para raio X●Adélia GonçalvesQueiroz, contraste para raio X

Page 5: Falsificación de medicinas

165 pessoas foram denunciadas pelo envolvimento com a máfia das próteses no Rio Grande do Sul. São médicos, administradores de hospitais e empresários.

Page 6: Falsificación de medicinas

A ROTA

Page 7: Falsificación de medicinas
Page 8: Falsificación de medicinas

Identificamos três casos em que o próprio governo bancou a distribuição de produtos piratas na rede pública de saúde

Page 9: Falsificación de medicinas
Page 10: Falsificación de medicinas
Page 11: Falsificación de medicinas

EQUIPE Alana RizzoMaria Clara PratesRenato AlvesThiago Herdy

Repórteres fotográficos

Ronaldo de OliveiraMarcelo Sant’AnnaBeto Magalhães

Contato: [email protected]