falhas do contrato do simop

3
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 001/2013 – CEL- SIMOPUBLI CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 001/2013 – CEL- SIMOPUBLI Contrato assinado em 22 de janeiro de 2014. Equipamentos embarcados para a frota de 3.000 ônibus Prevê o cancelamento do contrato em caso de não cumprimento do projeto piloto (Cláusula 17.2 da minuta do contrato). O projeto piloto seria demonstrar as funcionalidades do sistema em 150 veículos no prazo máximo de 05 meses a contar da assinatura do contrato. O projeto piloto não foi implantado dentro do prazo estipulado, sendo aprovado com ressalvas apenas em dezembro de 2014. Principais itens não atendidos no projeto piloto (itens retirados do Apendice C do edital): FR-007 Ser capaz de controlar anúncio da próxima parada ou pontos do trajeto (painéis visuais e por áudio). FR-014 Comunicação com as Centrais de Operação e Fiscalização (dados e voz). --> As operadoras não foram envolvidas na execução do projeto piloto FR-038 Comunicação de dados e voz com todos os elementos no terreno (ônibus, PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE, terminais, ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO, fiscais, despachantes, garagens, etc.). FR-044 Tempos de espera por ônibus em ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO, pontos de paradas e terminais. FR-059 Integração com o SBE (Sistema de Bilhetagem Eletrônica). FR-228 Integração com serviço de Unidade de Resposta Audível (URA). FR-174 Informe do tempo estimado de chegada dos próximos dois ônibus, para cada LINHA. A designação das linhas a serem exibidas para cada unidade de PMV deve ser realizada remotamente pelo CTM; I FR-175 Tempo previsto de partida dos próximos cinco ônibus para cada LINHA. I FR-176 Avisos e informações de contingências. I FR-177 Informação institucional. Mesmo não atendendo o piloto, a empresa que ganhou a licitação recebeu o valor referente a esta fase, correspondente a 20% do valor total do contrato. O contrato prevê o sistema 100% implantado com 21 meses após a assinatura do contrato (Apendice C - Página 1). Contando da assinatura esse prazo venceu em outubro de 2015. Principais itens não atendidos na FASE II FR-120 Passageiros a bordo/carregamento do próximo ônibus; FR-121 Valores médios de passageiros embarcados/desembarcados. FR-136 Quantidade de passageiros que tenham subido na última parada;

Upload: roberta-soares

Post on 20-Jan-2017

162 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Falhas do contrato do Simop

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 001/2013 – CEL- SIMOPUBLICONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 001/2013 – CEL- SIMOPUBLI

Contrato assinado em 22 de janeiro de 2014.Equipamentos embarcados para a frota de 3.000 ônibusPrevê o cancelamento do contrato em caso de não cumprimento do projeto piloto (Cláusula 17.2 da minuta do contrato).O projeto piloto seria demonstrar as funcionalidades do sistema em 150 veículos no prazo máximo de 05 meses a contar da assinatura do contrato.O projeto piloto não foi implantado dentro do prazo estipulado, sendo aprovado com ressalvas apenas em dezembro de 2014.

Principais itens não atendidos no projeto piloto (itens retirados do Apendice C do edital):FR-007 Ser capaz de controlar anúncio da próxima parada ou pontos do trajeto (painéis visuais e por áudio). FR-014 Comunicação com as Centrais de Operação e Fiscalização (dados e voz).   --> As operadoras não foram envolvidas na execução do projeto pilotoFR-038 Comunicação de dados e voz com todos os elementos no terreno (ônibus, PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE, terminais, ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO, fiscais, despachantes, garagens, etc.). FR-044 Tempos de espera por ônibus em ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO, pontos de paradas e terminais.FR-059 Integração com o SBE (Sistema de Bilhetagem Eletrônica). FR-228 Integração com serviço de Unidade de Resposta Audível (URA). FR-174 Informe do tempo estimado de chegada dos próximos dois ônibus, para cada LINHA. A designação das linhas a serem exibidas para cada unidade de PMV deve ser realizada remotamente pelo CTM; IFR-175 Tempo previsto de partida dos próximos cinco ônibus para cada LINHA. IFR-176 Avisos e informações de contingências. IFR-177 Informação institucional. 

Mesmo não atendendo o piloto, a empresa que ganhou a licitação recebeu o valor referente a esta fase, correspondente a 20% do valor total do contrato.

O contrato prevê o sistema 100% implantado com 21 meses após a assinatura do contrato (Apendice C - Página 1). Contando da assinatura esse prazo venceu em outubro de 2015. 

Principais itens não atendidos na FASE IIFR-120 Passageiros a bordo/carregamento do próximo ônibus; FR-121 Valores médios de passageiros embarcados/desembarcados.FR-136 Quantidade de passageiros que tenham subido na última parada; FR-137 Quantidade de passageiros que tenham descido na última parada;FR-138 Número de passageiros a bordo por trechos definidos. 

Principais itens não atendidos na FASE IIIFR-069 Controle e informação de correspondência entre LINHAS (Sicronização de transbordo de passageiros em pontos geográficos) FR-173 Registro e gravação de imagens nos PONTOS DE EMBARQUEE DESEMBARQUE. FR-185 Registro e gravação de imagens nas plataformas. FR-186 Disponibilização de imagens, dados e vídeo. A designação das imagens a serem exibidas para cada unidade de PMV deve ser realizada remotamente pelo CTM; FR-197 Registro e gravação de imagens nos ônibus. FR-198 Disponibilização de imagens, dados e vídeo. . A designação do conteúdo para cada unidade de PMV deve ser realizada remotamente pelo CTM; 

Page 2: Falhas do contrato do Simop

Principais itens não atendidos na FASE IVEspecíficos para dispositivos móveis.FR-200 Informações de novidades na rede (novos serviços, ampliações, etc.) por assinatura.FR-203 Tempo de espera estimado para o serviço consultado por assinatura.FR-204 Serviços que atendem a parada solicitada por assinatura.FR-206 Função alerta de proximidade do ônibus esperado.FR-207 Confirmação de compra de créditos.FR-209 Serviços de roteamento de viagem. Roteirizador da origem ao destino, incluindo precurso a pé, modais (ônibus, metrô, barcos, etc) e opção de reposta por menor tarifa, menor número de trocas, menor distância e menor tempo.

CALL CENTERFR-239 Assinatura em lista para avisos de chegada de ônibus (serviço de comunicação móvel).FR-240 Assinatura em lista para avisos sobre incidentes que afetam uma LINHA especificada.

Itens adicionais não atendidos, específicos para usuários (Apendice N):--> Portal na WEB informando: horário de chegada dos ônibus, planejamento de viagem quando o usuário informa origem e destino o sistema deveria informar a melhor rota, visualização do itinerário em mapas, visualização da velocidade média nos corredores, localização dos pontos de parada, programação horária das linhas.--> Portal para SmartPhone e Tablet que respeite a limitação de acessibilidade dos dispositivos móveis.--> Aplicativos para iOS e Android disponível para download no site do CTM--> Informação para os paineis já comprados e instalados nos terminais do RMR capaz de exibição de conteúdo institucional, mensagens, vídeos.--> Display do motorista com a exibição de barra de regulação de viagem informando as próximas paradas e o horário esperado.

Percorrendo as estações de BRT nota-se que não há qualquer informação ao usuário sendo exibida por esta solução.Consultando os usuários do sistema de transporte, não se percebe qualquer aplicativo oficial desta solução em operação.Pesquisando o terminal de comunicação dos poucos ônibus em operação, não há a exibição da barra de viagens informando as próximas paradas.O CALL CENTER não está preparado para responder de acordo com o que pede o edital.

Consultando as principais operadoras de transporte do Recife o retorno é de que o sistema deixa muito a desejar, e não atende às necessidades básicas do transporte.

Esta semana foi instalado um painel de informação ao usuário na estação Guararapes, mas analisando por uma manhã na data de 25/11/2015 as informações são inconsistentes, diversos ônibus passarem pela estação e não tinham informações exibidas nos painéis, os horários previstos não correspondem à realidade.