facebook marketing: passo a passo para sua … · como falamos no começo, uma das principais...

17
FACEBOOK MARKETING: PASSO A PASSO PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Upload: doantuyen

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FACEBOOK MARKETING: PASSO A PASSO PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

INTRODUÇÃOCOMO CRIAR UMA PÁGINA NO FACEBOOKQUAL TIPO DE CONTEÚDO PUBLICARCOMO USAR O FACEBOOK ADSCOMO CONSEGUIR MAIS ENGAJAMENTOCOMO MONITORAR E GERENCIAR A PÁGINACONCLUSÃOSOBRE MX CURSOS ONLINE

0304060911141617

SUMÁRIO

3

Introdução

O Facebook é, sem dúvida alguma, a rede social que mais cresce entre os usuários de internet no Brasil. São milhares de pessoas que acessam a plataforma diariamente, e pelos mais variados motivos: seja para ver fotos da festa do final de semana, ficar por dentro das novidades no mercado em que trabalha, compartilhar conteúdos com seus amigos, e também falar sobre o que está fazendo e/ou consumindo.

Neste último ponto é que as empresas entram em cena, já que se o usuário vai falar sobre aquilo que consome, necessariamente uma empresa estará envolvida. Além disso, o boom de crescimento da rede chamou a atenção de negócios dos mais variados segmentos, que querem se aproveitar deste fenômeno para potencializar suas ações de marketing. Acontece que nem todas as empresas sabem ao certo como pensar, planejar e executar uma boa estratégia de marketing na rede social do Mark Zuckerberg.

Partindo deste princípio, pensamos em criar este e-book, que vai te mostrar um passo a passo detalhado do processo para implementar uma boa estratégia de marketing digital. O conteúdo vai mostrar todos os detalhes de uma boa estratégia, desde a criação de uma página para sua empresa, até o funcionamento dos anúncios pagos, os melhores tipos de conteúdo para publicar, como conseguir um bom engajamento, e claro, como monitorar tudo isso. Vamos lá?

O Facebook é uma plataforma de comunicação que possui

recursos dos mais variados, tanto para empresas quanto

para pessoas físicas. A principal distinção encontrada

entre ambos é que pessoas físicas devem usar perfis

enquanto as empresas devem usar as páginas, também

conhecidas como fan pages.

Como criar uma página no Facebook

Algumas diferenças que tornam mais favorável para uma empresa a criação de uma página ao invés de um perfil:

» Enquanto os perfis têm uma limitação de 5 mil amigos adicionados, nas páginas, não há um limite de fãs da marca — aqueles que clicam em “curtir” na sua página.

» Perfis não podem ser associados a campanhas de anúncios pagos na rede social. Ou seja, enquanto o Facebook permite que você pague para que sua página seja visualizada por mais pessoas, isso não é possível no caso de um perfil.

» Páginas possuem recursos exclusivos para campanhas de marketing que os perfis não possuem, como a capacidade de agendar publicações, e ainda a possibilidade de ter mais de um usuário com funções administrativas na página e com níveis hierárquicos diferentes. Dessa forma, ninguém precisa ter senha para acessar a página da empresa.

4

Por fim, a última vantagem é que as páginas possuem uma ferramenta chamada Facebook Insights, que fornece dados sobre o acesso à página, como interações, engajamento, horários de maior engajamento, dados sobre a audiência, entre outros.

Levando em consideração estes pontos, chega a hora de criar a página da sua empresa no Facebook. Sobre isso temos também algumas orientações e boas práticas.

Escolha um nome que faça sentido para sua marca, e mais do que isso, depois das primeiras 25 curtidas, escolha uma URL condizente com seu negócio. Você só poderá alterá-la uma vez depois de criar.

Utilize na página imagens de qualidade, especialmente o avatar e a imagem de capa, pois são elas que vão representar a empresa naquele espaço. Garanta fotos de qualidade para que o material não fique com baixa resolução, o que vai reduzir a credibilidade da sua marca.

Transmitir profissionalismo é fundamental e, para isso, preencha todos os campos da página corretamente para que nenhuma informação fique faltando: como endereço, horário de funcionamento, site e uma breve descrição sobre a empresa.

5

COMO CRIAR UMA PÁGINA NO FACEBOOK

Basicamente, uma persona é uma descrição de uma pessoa possível e que reúne características pessoais, profissionais e psicológicas baseadas em pesquisas com os clientes efetivos da sua empresa. Para ficar mais fácil de entender, vamos explicar o processo de construção da persona.

6

Depois de criar a página, chega a hora de alimentar com

conteúdo, mas, antes de sair postando sem planejamento,

um detalhe é bastante importante: para quem você vai

fazer o conteúdo? Para responder esta pergunta, existe

uma ferramenta bastante usada no marketing de conteúdo

e no Inbound Marketing: a persona.

Qual tipo de conteúdo publicar

No começo, você vai fazer pesquisas com seus usuários e clientes perguntando sobre essas características que falamos acima. Depois de fazer isso, você deve analisar todas as respostas com o objetivo de identificar padrões, características que se repetem em mais de uma pessoa. São esses padrões que vão virar as características da sua persona. Com isso, vai ficar muito mais fácil saber qual tipo de conteúdo postar, já que você já vai saber com quem sua empresa fala no Facebook.

Sobre o tipo do conteúdo, vale destacar que nenhum usuário entra no Facebook para comprar coisas. Como falamos antes, os objetivos são os mais variados mas, em geral, envolvem relacionamento. Por este motivo, o conteúdo da sua empresa também precisa ser focado mais no relacionamento e menos na venda efetiva. Postagens com dicas, novidades, e conteúdo útil e relevante costumam fazer sucesso.

Além disso, crie mensagens que façam parte do dia a dia das pessoas, e que insiram o discurso da sua marca e do seu produto na vida dos usuários, sempre pensando que o objetivo é que eles compartilhem com seus amigos.

7

QUAL TIPO DE CONTEÚDO PUBLICAR

Vale lembrar também que as redes sociais não perdoam erros, e por isso você precisa ficar bastante atento para evitar conteúdos que possam ter duplo sentido, ou que, em contextos variados, estimulem um possível erro de interpretação.

Quanto aos dias e aos horários mais indicados, depende muito do seu público e da sua audiência. Dias e horários podem variar, mas o básico mínimo de postagens para uma estratégia minimamente razoável deve ser o de um post por dia, todos os dias da semana, no final da tarde.

8

QUAL TIPO DE CONTEÚDO PUBLICAR

9

Nele, qualquer usuário da rede social pode criar uma campanha paga a partir de diversos objetivos, que podem variar desde promover a página para ganhar curtidas, até patrocinar um post, um vídeo, evento ou mesmo um link para o site.

As vantagens em usar a plataforma são várias, como a possibilidade de criar mais de um anúncio na mesma campanha, a facilidade para criar peças patrocinadas com múltiplas imagens e texto, além de permitir que o usuário defina o valor que vai investir na plataforma. O resultado é que empresas de qualquer porte conseguem fazer campanhas patrocinadas, já que não há limite mínimo nem máximo para o orçamento.

Como falamos no começo, uma das principais vantagens

de páginas para empresas é a possibilidade de patrocinar

posts e de associar o link da página a uma campanha de

anúncios pagos. Esse recurso é usado pelos anunciantes

através dos chamados Facebook Ads — a plataforma de

publicidade do Facebook.

Como usar o Facebook Ads

10

COMO USAR O FACEBOOK ADS

Mesmo com todas estas, a principal vantagem ainda é a possibilidade de segmentar a audiência para melhorar o resultado. Isso significa que você segmentar o público do anúncio com base em todas as informações que as pessoas compartilham na rede: idade, estado civil, formação, gostos, curtidas, hábitos, entre tantos outros.

Ainda é possível subir listas de e-mails de clientes na plataforma e criar campanhas específicas para estas pessoas, podendo também expandir esta lista para pessoas semelhantes a ela. Com a segmentação, as iniciativas ficam muito mais assertivas e o resultado, sem dúvida, será melhor do que se a campanha estivesse sem a segmentação.

11

Basicamente, ter engajamento significa que os fãs da sua marca ou empresa gostam do seu conteúdo e demonstram isso através das interações na rede social: curtidas, comentários e compartilhamentos.

Existem algumas maneiras diferentes de atingir este objetivo, comprovadas por outras empresas e mesmo pelo mercado de marketing online, mas, antes de falar sobre elas, vamos atentar para um detalhe. Na ânsia de conseguir aumentar seu engajamento, muitas empresas acabam comprando curtidas para a sua página, e acham que isso vai ser bom pelo aumento na audiência da empresa.

Uma orientação: não faça isso! Muitas dessas curtidas podem vir de perfis falsos, ou até mesmo de pessoas reais mas que provavelmente não irão condizer com a persona do seu público. O resultado será uma página com muitos fãs e um engajamento baixíssimo, que posteriormente será penalizado pelo algoritmo do Facebook, que, devido ao baixo engajamento destes perfis, acabará também não mostrando os posts para as pessoas reais que efetivamente curtiram a página. Para corrigir isso, só há uma saída: criar uma página nova e começar do zero.

Se ninguém acessa as redes sociais para comprar

nada, o objetivo de uma estratégia de uma empresa no

Facebook não deve ser o de gerar vendas diretamente.

Se a meta é gerar relacionamento, o resultado passa

a ser resumido em uma palavra bastante comum no

marketing digital: o engajamento.

Como conseguir mais engajamento

12

COMO CONSEGUIR MAIS ENGAJAMENTO

PROMOÇÕES E SORTEIOS

Todo mundo gosta de exclusividade e, por isso, investir em promoções, sorteios e cupons específicos apenas para os fãs da página no Facebook é uma forma excelente de gerar engajamento. Isso sem contar que ações como essas podem trazer ainda mais fãs para a página.

INTERATIVIDADE

Relacionamento tem tudo a ver com interatividade, e conteúdos interativos costumam gerar um engajamento maior, normalmente, em casos em que o usuário precisa escolher entre esta ou aquela opção, dar uma resposta para uma pergunta ou até mesmo homenageando amigos através de marcações.

IMAGENS E VÍDEOS

A internet é audiovisual e o Facebook não é diferente. Posts com imagens e vídeos costumam ganhar mais visibilidade pelo algoritmo da rede social e, consequentemente, geram mais engajamento, além de serem uma forma bem mais interessante de comunicar determinados tipos de conteúdo.

13

COMO CONSEGUIR MAIS ENGAJAMENTO

CONHECIMENTO

Se a sua empresa for de um segmento em que o conhecimento acumulado pelo negócio faz a diferença para as pessoas, não hesite em compartilhar esse conteúdo com seus seguidores. Isso gera confiança no cliente, e autoridade no mercado. Duas características que naturalmente vão aumentar o engajamento.

OBJETIVIDADE

Vivemos em mundo ágil e dinâmico, em que as pessoas dispõem de cada vez menos tempo. Na internet, essa lógica é ainda mais potencializada e, por isso, sua empresa deve ser objetiva em tudo o que comunica no Facebook. Ou seja, vá direto ao ponto!

SOCIABILIDADE

Como falamos antes, as pessoas entram no Facebook para se divertir, se relacionar e se emocionar. Por isso, sua empresa deve entrar nestes diálogos fornecendo conteúdos que favoreçam esse tipo de interação. Conteúdos que estimulem a diversão, o relacionamento e a emoção, ao mesmo tempo em que atuam para ajudar a construir a sua marca.

14

Para fazer isso existem dois caminhos:

» Quando suas ações forem direcionadas apenas a objetivos dentro da rede social — curtidas, compartilhamentos, engajamento etc. —, o caminho é usar o Facebook Insights, a ferramenta fornecida pela própria rede social e que mostra dados relacionados a estas interações.

» Quando a iniciativa direcionar o usuário para o seu site, o caminho é usar o Google Analytics para entender quais ações na rede social que trouxeram mais resultados em relação à conversão no site.

De nada adianta entender a plataforma, compreender seu

usuário e desenvolver uma estratégia incrível se você não

conseguir monitorar os resultados de suas iniciativas.

Como monitorar e gerenciar a página

15

COMO MONITORAR E GERENCIAR A PÁGINA

Possivelmente, nesta análise, você vai encontrar ações que não tiveram o resultado esperado e, com base nesses números, sua empresa poderá modificar alguns pontos da estratégia para ajustá-la em busca de melhorar o resultado.

Para isso, formule ações baseadas em hipóteses de resultados, defina uma métrica, um objetivo a atingir, coloque a ação em prática por um período determinado e, ao término, avalie para entender como foi a performance. Dependendo do que acontecer, fica mais fácil para encontrar melhorias.

16

Conclusão

Se você chegou até aqui, imagino que você já esteja convencido das vantagens de se investir no marketing no Facebook. Entender a metodologia e as boas práticas para este tipo de ação é fundamental para o sucesso no marketing na rede social, especialmente pelas particularidades que o Facebook possui, e também por ser a rede que mais tem usuários.

Ter o conhecimento específico de como fazer esse tipo de marketing vai gerar inúmeras oportunidades de negócio, ainda mais para profissionais freelancer que já fazem algum tipo de trabalho na internet. Mais conhecimento para agregar valor ao seu trabalho e aos seus clientes.

Nosso conteúdo passou também pela parte técnica da plataforma, mas, antes de finalizarmos, é importante lembrar que, se sua empresa quiser ser melhor nas redes sociais, é importante lembrar: o Facebook é repleto de pessoas e, para ter sucesso neste tipo de marketing, é preciso entender as pessoas. Assim, sua marca passa a conversar de igual para igual com os usuários, sem parecer que quer apenas vender alguma coisa, mas também mostrando que se preocupa com as pessoas e quer ajudá-las a resolver seus problemas.

A MX Cursos Online é uma empresa que, desde 2007, atua na área de treinamentos e educação a distância. O negócio, que começou com o envio de DVDs para os clientes, hoje conta com um portal e uma plataforma exclusiva com todos os treinamentos em vídeo, em que cada aluno assiste onde quiser, na hora em que quiser, e ainda pode emitir um certificado de conclusão do curso.

Atualmente, a empresa conta com o apoio das principais empresas de TI do país, como a Hostnet, iMasters, Arteccom, e com mais de 100 mil clientes cadastrados e professores renomados no mercado que respondem às dúvidas dos alunos pela própria plataforma.