facebook marketing - dados gerais

16
Dados Gerais sobre o 1º Debate sobre Marketing no Dicas, conceitos e opiniões sobre como sua empresa pode utilizar o Facebook como ferramenta de marketing e relacionamento.

Upload: agencia-social-tag

Post on 05-Dec-2014

1.610 views

Category:

Business


2 download

DESCRIPTION

Este documento foi criado com base em todas as informaçõe compartilhadas no 1º Debate Sobre Marketing no Facebook promovido pela agência Social Tag.

TRANSCRIPT

Page 1: Facebook Marketing - Dados Gerais

Dados Gerais sobre o 1º Debate sobre

Marketing no

Dicas, conceitos e opiniões sobre como sua empresa pode utilizar o Facebook como ferramenta de marketing e

relacionamento.

Page 2: Facebook Marketing - Dados Gerais

Apresentação Quando fundamos a Agência Social Tag, isso tem quase 01 ano, nós sempre tivemos o conceito e a idealização de ter uma empresa que, além de prestar serviços de qualidade e com retorno para nossos clientes, pudéssemos influenciar e “evangelizar” o mercado, não somente de Mídias Sociais, sobre o poder das novas mídias e plataformas digitais como forma de relacionamento e marketing. Esse foco fez com que criássemos alguns debates e eventos, de janeiro de 2011 até junho deste mesmo. Nesse período realizamos e promovemos o #ArenaPontoCom, um evento criado em Vitória/ES pelo amigo André Damasceno. Com isso, percebemos que realizar eventos era muito mais do que levar grandes palestrantes e ter horas e horas de palestra sem nenhuma interação.

No 2º semestre de 2011, percebemos que o crescimento do Facebook no Brasil era algo que estava não só na mídia, mas na mente e na dúvida de muitos empreendedores. Esses profissionais buscavam cada vez mais entender como a maior plataforma de Rede Social do mundo poderia ajudar no marketing de suas empresas. Então, em outubro/2011 realizamos na Fnac Pinheiros o 1º Debate sobre Marketing no Facebook. O evento contou com a presença de grandes palestrantes. Juliana Lima, consultora em Marketing Digital, Felipe Spina, Planner e escritor do e-book Facebook Marketing, Israel Degasperi, publicitário, palestrante e profissional de Mídias Sociais e Beto Tercette, fundador do Café com Blogueiros e sócio-diretor de planejamento da Agência Social Tag. O evento foi um sucesso, mais de 300 inscrições e presencialmente mais de 150 pessoas debatendo, interagindo, perguntando e respondendo sobre o tema. Aprendemos bastante, conversamos muito, fizemos novos amigos e novos negócios e com toda certeza entendemos com esses grandes palestrantes como o utilizar o Facebook de forma correta no marketing de nossas empresas. Este documento é um breve resumo com algumas dicas, ideias, links, dados e opiniões sobre como você pode tirar um bom proveito da maior Redes Social do planeta, conversar e se relacionar com seus milhares de consumidores que estão a procura da sua marca ou seu produto. Boa leitura! Abraços, Chico Montenegro [email protected] // www.socialtag.com.br Sócio-diretor Operacional Agência Social Tag // SocialMediaMarketing

Page 3: Facebook Marketing - Dados Gerais

Agradecimentos Um evento como o 1º Debate sobre Marketing no Facebook só é possível com a presença de grandes profissionais, bons debatedores, bons ouvintes e um ótimo público. O evento contou com a presença de grandes palestrantes. São eles:

• Juliana Lima, Consultora e focada em Marketing Digital: Ex-Coordenadora de Comunicação do Apontador, foi responsável pela estratégia de RP, Social Media e Comunicação. Formada em Desenho Industrial com especialização em Comunicação Visual pela FAAP. Começou no mercado de Internet há 6 anos e colabora frequentemente em aulas de Inovação na ESPM-SP. Uma comunicadora nata e grande estudiosa do Marketing Digital no Brasil e no Mundo.

• Felipe Spina, Escritor do E-book Facebook Marketing: Atua há 8 anos web marketing, tem passagens por algumas agências do mercado publicitário e clientes. Ano passado, ganhou o prêmio de TOP DOG de Planejamento de Mídia pela Miami Ad School. Conheceu o facebook em 2006 e desde então está, todos os dias, conectado e em busca de novas oportunidades. Recentemente escreveu o seu primeiro eBook Facebook Marketing.

• Israel Scussel Degásperi, Publicitário, Palestrante e Consultor: Pós-graduado em Novas Mídias, Rádio e TV, analista de redes sociais da Tecnisa, fundador e editor do blog Midias Sociais, escreve para o Blog Tecnisa, iMaster, Nós da Comunicação, TechTudo. Um dos maiores nomes da Social Media no Brasil.

• Beto Tercette, Empreendedor e Diretor da Social Tag: Idealizador do Café Com Blogueiros e do Social Cult, Diretor de Planejamento da SocialTag, Blogueiro apaixonado por mídias sociais, estudioso das Novas Mídias e criativo por natureza.

Para esse profissionais que acreditam no desenvolvimento do mercado digital, nós da Social Tag, deixamos o nosso MUITO OBRIGADO pela colaboração, incentivo e troca de informações. Mas, sem um público interessado no assunto, em debater, perguntar, responder, ouvir e interagir bastante, este evento não teria nos proporcionado tanto conhecimento como foi possível. Então, para você que foi ao evento, que assistiu pelo streaming, que se inscreveu e que ainda irá em eventos promovidos pela Social Tag. OBRIGADO!!! Abraços, Equipe Social Tag Beni Kuhn, Beto Tercette, Chico Montenegro, Rafael Nunes, Renata Milagres, Ana Paula Cruz, Fernanda Naresi, André Pacheco e Sr. Newton Schenkman. [email protected] // www.socialtag.com.br

Page 4: Facebook Marketing - Dados Gerais

História do Facebook

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O website possui 750 milhões de utilizadores, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.

No Ad Planner Top 1000 Sites, que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em fevereiro de 2011, o Facebook aparece como 1º colocado, com 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%.

Dados do Wikipédia (Outubro/2011).

Dados do Facebook no mundo

Page 5: Facebook Marketing - Dados Gerais

Dados do Facebook no Brasil

Crescimento do Facebook no Brasil nos últimos 06 meses.

Para saber mais, acesse nosso slideshare e confira os slides de Felipe Spina http://www.slideshare.net/socialtag

Essas estatísticas mostram que o Facebook tem uma penetração no Brasil de 15,14% em comparação com a população do país que é de 40,10% em relação ao número de usuários de Internet. O número total de usuários do Facebook no Brasil hoje é de 30.453.260 e cresceu mais de 13.094.420 nos últimos seis meses.

Page 6: Facebook Marketing - Dados Gerais

Distribuição de usuários por idade

O maior grupo de idade é atualmente de 18 até 24 anos com um total de 9.745.043 usuários, seguido pelos usuários na idade de 25 até 34. Há 46% de usuários do sexo masculino e 54% usuários do sexo feminino no Brasil, em comparação com 63% e 37% na Turquia e 50% e 50% no México. No gráfico você pode ver que o maior ganho nos últimos três meses foi registrado pelo grupo de faixa etário dos 18 até 24.

Esse crescimento como fonte de tráfego ajuda em diversas coisas, algumas delas são:

• Mais vendas • Construção de marca • Aumento de visibilidade • Engajamento com o usuário • Relacionamento aprimorado • Monitoramento • Novas oportunidades de atuação

Page 7: Facebook Marketing - Dados Gerais

Páginas que mais crescem no Facebook – Top5

Page 8: Facebook Marketing - Dados Gerais
Page 9: Facebook Marketing - Dados Gerais

Nova timeline do Facebook Como ativar?

O Facebook anunciou recentemente a reformulação do site. O ponto mais esperado é a nova timeline, que promete organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida.

Se o usuário se conectar após vários dias de ausência verá aparecer em seu "mural" as informações mais importantes publicadas por seus "amigos" durante este intervalo de tempo, e aqueles que se conectam de maneira regular verão primeiro as atualizações mais recentes.

Para testar a nova versão, você precisa ser o chamado “desenvolvedor” ou pseudo-desenvolvedor, já que nem todo mundo aqui sabe criar aplicativos. O Facebook irá ativar aos poucos essa nova timeline, e as modificações de páginas para empresas também aparecerão em breve aqui no Brasil. Mas, existe uma forma rápida e simples de transformar a sua timeline (perfil) e utilizar a nova versão. Confira:

1. O processo é bastante simples, mas exige que você tenha uma conta verificada na rede social. Se você não possui, localize o botão "Conta" no canto superior direito da rede social e depois clique em "Configurações de conta". Em seguida, clique sobre o botão "Celular". Se seu número móvel já estiver cadastrado, pule o passo número 2.

Page 10: Facebook Marketing - Dados Gerais

2. Insira um número de celular para que uma mensagem de texto seja enviada ao seu aparelho. Devido ao grande fluxo de pedidos, talvez sejam necessários vários dias até que o código seja recebido. Cadastrando um cartão de crédito válido também é possível verificar a conta (bem mais rapidamente).

3. Já logado na rede social, localize (por meio da barra de buscas) o aplicativo "Desenvolvedor", com um ícone semelhando ao do Facebook. Autorize o acesso do app à sua conta.

4. Em seguida, é obrigatório que você crie um novo aplicativo. Para isso, acesse o atalho http://bit.ly/nIsEMm e preencha nomes para os campos "Add Display name" e "Add Namespace" (não será necessário mandar nenhum arquivo de programação, apenas indicar a criação do app). É nesse momento que o Facebook exigirá que sua conta seja verificada.

Page 11: Facebook Marketing - Dados Gerais

5. Na página de configurações do aplicativo criado, procure o link "Open Graph", no menu à erquerda. Uma nova janela será carregada e você precisará confirmar que é um ser humano. Para isso, digite um verbo em inglês ("read" ou "write", por exemplo) na caixa ao lado de "People can". E ao lado de "a", insira um substantivo que complete a frase (como "book").

6. Logo após a confirmação do envio, você será redirecionado para a página de edição do aplicativo. Mude "write" para "wrote" no campo ao lado de "Past Tense" e salve as alterações.

7. Há mais duas abas de configuração do aplicativo. Altere qualquer coisa em um dos campos em cada página e salve tudo novamente. Aguarde alguns instantes.

8. Volte para a página inicial do seu perfil do Facebook, onde será possível visualizar um frame especial para desenvolvedores, e um convite para testar a timeline. Clique no botão "Obtenha o seu agora mesmo!". O Facebook deve recarregar seu perfil já com o novo layout.

9. Inicialmente, apenas você mesmo poderá ver as alterações em sua página, mas é possível fazer com que as modificações sejam mostradas a todos. Para isso, clique sobre o botão "Publish now" que está no topo da tela.

Para saber mais, acesse nosso slideshare e confira os slides de Israel Degasperi http://www.slideshare.net/socialtag

Page 12: Facebook Marketing - Dados Gerais

Páginas ou Grupos no Facebook? Durante o evento percebemos que uma grande dúvida e as perguntas que mais surgiam, era sobre perfis, páginas ou grupos no Facebook. Quando vamos divulgar a nossa empresa, produto ou serviço, o que devemos criar? Vamos entender melhor como cada parte funciona. Confira:

Grupos No Facebook, os grupos servem para juntar um conjunto de utilizadores em redor de um determinado interesse. Você pode, por exemplo, criar um grupo de amigos que jogam futebol juntos. O grupo pode ser privado e permite o envio de mensagens em massa, portanto é ideal quando os membros se conhecem e estão realmente interessados em trocar informações entre eles.

Páginas As páginas no Facebook servem para pessoas ou organizações se comunicarem com os seus fãs. São um meio fantástico de divulgação e quase todas as grandes empresas já apostam fortemente numa página de Facebook. Verifiquem os exemplos acima quando falamos das Top5 páginas do Facebook no Brasil.

O fato é que os grupos são bons para o utilizador comum, mas quem usa o Facebook para fazer marketing da sua empresa, produtos ou serviço deve optar sempre por criar páginas. FanPages, como são chamadas as páginas do Facebook são tão úteis e ilimitadas e para um desenvolvedor (webdesigner/webmaster) não existe limites na criação de aplicativos e customização. Vamos verificar alguns pontos das FanPages.

• Notificações

As publicações feitas pelos administradores da página são propagados para as timelines dos seus fãs, da mesma forma que uma publicação pessoal é enviado para os nossos amigos. Esta é a principal razão para ter uma página com milhares de fãs. Sempre que fazemos uma publicação, geramos muitas visualizações. O mesmo não acontece com os grupos.

• Estatísticas

O administrador de uma página no Facebook tem acesso a um painel de estatísticas chamado Insights. A informação disponível é muito útil e tem sido melhorada constantemente. Os grupos não oferecem esta função.

Page 13: Facebook Marketing - Dados Gerais

• URL personalizado

É possível criar um URL do tipo www.facebook.com/agenciasocialtag para uma página. Um grupo não tem essa possibilidade. Com uma URL personalizada fica muito mais fácil a divulgação da sua empresa.

• SEO

Tanto as páginas como os grupos podem ser indexados no Google. No entanto as páginas permitem mais técnicas de optimização, como o URL personalizado que mostramos acima. Além disso, as criações de abas customizadas são feitas em um ambiente externo e com isso podemos incluir códigos de análise como as do Google Analytics, por exemplo.

• Aplicativos

Numa página é possível adicionar aplicativos. Através da aplicação FBML ou iframe podemos inserir código HTML na página. A possibilidades são imensas, enquanto nos grupos não existe esta opção.

• Widgets

Os widgets permitem fazer a ligação entre uma página de Facebook e um site relacionado. Com certeza voc6e já viu em algum site uma caixa, na lateral de blogs ou sites, com os fãs no Facebook e o botão para curtir. Os grupos e perfis não permitem fazer o mesmo.

Exemplo de como ficará a nova FanPage no Facebook.

Page 14: Facebook Marketing - Dados Gerais

Páginas para entender mais No evento, a Juliana Lima em sua apresentação, comentou sobre diversas páginas criadas pelo Facebook para orientar o usuário e empresas na criação de diversas funções. Essas páginas funcionam como fóruns de orientação e por incrível que pareça quase ninguém conhece. E são mais de 230 páginas criadas para orientação. Vamos dar alguns exemplos:

facebook.com/marketing

facebook.com/FacebookAds

Para saber mais, acesse nosso slideshare e confira os slides de Juliana Lima http://www.slideshare.net/socialtag

Page 15: Facebook Marketing - Dados Gerais

Algumas estratégias para utilizar sua FanPage de forma correta

1. Faça perguntas aos seus fãs

Fazer perguntas é sem dúvida uma das estratégias que melhor funciona em páginas de fãs do Facebook, especialmente se você tiver milhares de fãs engajados em sua página. Quando você faz perguntas em sua página de fãs, você deve ter em consideração o aspecto “simples” da pergunta. A pergunta deverá ser fácil de responder, e curta, para que seus fãs não sintam necessidade de dar respostas demasiado complexas. E pode ter certeza que isso funciona muito bem.

2. Compartilhe dicas exclusivas Uma característica engraçada deste tipo de publicação é que ela é altamente motivadora e tendo em consideração o público alvo da página (faça sempre postagens de acordo com o seu público alvo) funciona de forma extremamente positiva. Você pode criar posts exclusivos, mas curtos, sobre seu mercado, seus produtos, benefícios que sua empresa tem e notícias relevantes.

3. Faça enquetes As enquetes são uma forma muito positiva de interação com seus usuários, uma vez que eles apenas necessitam clicar em sua opção preferida e com isso participarem da votação. O número de fãs não necessita ser alto para essa utilização. Dependendo da pergunta você pode utilizar isso como base para verificar oportunidades de lançamentos de produtos ou entender como seu consumidor está olhando para sua empresa.

4. Compartilhe vídeos e fotos Os vídeos, quando utilizados de forma correta, são também uma excelente forma de gerar engajamento em sua página de fãs. E o melhor de tudo é que os vídeos não precisam de ser seus ou criados por você ou sua empresa. Se encontrar bons vídeos no Youtube ou no Vimeo, compartilhe com seus fãs, juntamente com um texto descritivo da situação que pretende realçar. Com fotos, faça a mesma coisa e verifique o engajamento através dos likes e comentários. Instigue o diálogo!

Créditos das dicas Para mais informações interessantes, confira o post feito pelo pessoal da Escola Dinheiro, de onde tiramos essas 4 dicas. Confira aqui: http://www.escoladinheiro.com/2011/10/28/estrategias-infaliveis-para-usar-em-sua-pagina-de-fas-do-facebook/

Page 16: Facebook Marketing - Dados Gerais

### Este documento foi criado com o conteúdo compartilhado no 1º Debate sobre Marketing no Facebook e alguns posts encontrados em buscas feitas pelo Google. Todos os créditos foram dados aos devidos autores. Slide de Juliana Lima: http://www.slideshare.net/socialtag/1-debate-sobre-marketing-no-facebook-juliana-lima Slide de Felipe Spina: http://www.slideshare.net/socialtag/1-debate-sobre-marketing-no-facebook-felipe-spina Slide de Israel Degasperi: http://www.slideshare.net/socialtag/1-debate-sobre-marketing-no-facebook-israel-degasperi-9928656