exposição marta emília, no espaço anémona

4
grandes painéis com um efeito metonímico excepcional: o que encanta não é somente o trabalhoso ofício de recorte e colagem, mas indubitavelmente a capacidade única dessa artista ao criar dimensões e espaços geométricos utilizando a disposição das cores no plano. É como colorir o movimento e fixá- lo no momento necessário para que cada parte construa a dimensão óptica que encanta o fruidor. Quando eu estou fazendo as colagens, parece que estou bordando a cor do movimento, a experiência do espaço. Exposição “Marta Emília”, no Espaço Anémona O Espaço Anémona traz à cidade do Porto uma das mais importantes artistas de arte contemporânea brasileira. Marta Emília tem modificado, ao longo de mais de uma década de trabalho, a produção artística no Brasil: num país em que o mundo associa arte contemporânea ao eixo Rio de Janeiro São Paulo, a artista plástica leva as atenções para o Nordeste, região com a maior amálgama cultural do país, ao fazer de sua arte a miscelânea entre o que há de mais recente no design e as mais intrínsecas tradições culturais. Muitas dessas tradições têm origem portuguesa, como os bordados e as rendas. Marta Emília “tece” seus quadros com papéis A4 pintados com tinta guache e tinta para tecido e recortados em formas geométricas minúsculas. O resultado são Seria pintura se não fosse recorte... “Brocal Dourado” (100 x 80 cm; recorte e colagem sobre MDF)

Upload: associacao-mais-brasil

Post on 20-Jul-2015

674 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exposição Marta Emília, no Espaço Anémona

grandes painéis com um efeito

metonímico excepcional: o que encanta

não é somente o trabalhoso ofício de

recorte e colagem, mas indubitavelmente

a capacidade única dessa artista ao criar

dimensões e espaços geométricos

utilizando a disposição das cores no

plano. É como colorir o movimento e fixá-

lo no momento necessário para que cada

parte construa a dimensão óptica que

encanta o fruidor.

Quando eu estou fazendo as

colagens, parece que estou

bordando a cor do movimento, a

experiência do espaço.

Exposição “Marta Emília”, no Espaço Anémona

O Espaço Anémona traz à cidade do Porto uma das mais importantes artistas de arte contemporânea brasileira. Marta Emília tem modificado, ao longo de mais de uma década de trabalho, a produção artística no Brasil: num país em que o mundo associa arte contemporânea ao eixo Rio de Janeiro – São Paulo, a artista plástica leva as atenções para o Nordeste, região com a maior amálgama cultural do país, ao fazer de sua arte a miscelânea entre o que há de mais recente no design e as mais intrínsecas tradições culturais. Muitas dessas tradições têm origem portuguesa, como os bordados e as rendas. Marta Emília “tece” seus quadros com papéis A4 pintados com tinta guache e tinta para tecido e recortados em formas geométricas minúsculas. O resultado são

Seria pintura se não fosse recorte...

“Brocal Dourado” (100 x 80 cm; recorte e colagem sobre MDF)

Page 2: Exposição Marta Emília, no Espaço Anémona

A exposição

Marta Emília com uma das peças da instalação “Arraia”; ao fundo, o painel “Samambaias Elétricas”

A Marta Emília consegue apreender elementos locais e depois desenvolve

uma linguagem própria que alcança dimensões universais. Para mim, esse é o

maior valor do artista, quando ele cria instrumentos que o permite produzir obras

de arte universalizadas, numa linguagem que dialoga com outros povos, sem

olvidar das cores, das formas, da identidade cultural própria do artista.

Viviane Franco, do curso de Art Criticism da New York University

A exposição “Marta Emília” contará com a presença da artista na vernissage, a ocorrer a 16 de Setembro, às 20 horas, no Espaço Anémona (Travessa de Cedofeita, nº 62, Porto). No dia seguinte, 17, a mostra fará parte da abertura conjunta das galerias da Miguel Bombarda. A exposição, a decorrer até o dia 28 de Outubro, é formada por dois painéis de 200 x 100 cm e oito quadros de 100 x 80 cm, uma grande instalação interativa e um painel em que o público é responsável por desfazê-lo, realçando a interatividade por meio de um trabalho work in progress.

Os títulos das obras são letras de música de cantores ou bandas brasileiras, como “Minha carne é de carnaval” (Os Novos Baianos), “Brocal Dourado” (Tulipa Ruiz) e “superbacana superflit supervick superist superbacana” (Caetano Veloso). Uma verdadeira mistura de linguagens poéticas na reinvenção de outras décadas, quer seja da altura das antigas marchinhas de carnaval a inspirar as formas e a explosão de cores nas obras, quer seja pelo remix musical que suscita a criação de novas atmosferas para os geometrismos dos anos 1960.

Page 3: Exposição Marta Emília, no Espaço Anémona

Detalhes do painel “Samambaias Elétricas” (200 x 100 cm; recorte e colagem sobre MDF)

Workshops

“Poesia Visual em interface com a Arte Contemporânea” será o primeiro workshop realizado por Marta Emília, a 22 de setembro às 21 horas. No dia seguinte, 23, e no mesmo horário, “Arte Contemporânea: o que há de novo?” é o tema discutido pela artista. Os workshops serão realizados gratuita- mente no Espaço Anémona (Travessa de Cedofeita, n° 62, Porto). Marta Emília é Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Professora e investigadora de Literatura de Língua Portuguesa e de Arte Contemporânea, é responsável por cursos de especialização na área das poéticas interartes e das artes visuais, além de actuar como pesquisadora nos campos da poesia visual e das poéticas de vanguarda.

Marta Emília no processo de recorte e colagem do painel “Minha Carne é de Carnaval”

Page 4: Exposição Marta Emília, no Espaço Anémona

O projecto da Galeria Anémona é difundir o conceito proposto pelo Espaço: aliar a arte à natureza, quer seja na forma orgânica das obras dos artistas convidados, quer seja na própria temática proposta pelo trabalho. A escolha dos artistas dá-se por dois critérios fundamentais: a qualidade da produção artística, que inclui o bom acabamento e os recursos empregados, e a criatividade, porque é dela que vem a originalidade e o valor único agregado à obra. O objectivo maior é que cada projecto consiga construir um pensamento estético marcante e agregador.

Jardim vertical na fachada do Espaço Anémona: a proposta é unir a arte à natureza

A galeria de arte

Para mais informações: [email protected]

Painel “Minha Carne é de Carnaval” (200 x 100 cm; recorte e colagem sobre MDF)

Detalhes do quadro “Recorte Bordado” (100 x 80 cm; recorte e colagem sobre MDF)

www.eanemona.com Travessa de Cedofeita, 62, Porto +351 22 208 10 04 / +351 918810299